idm - apostila retiro carnaval 2013

10
IGREJA DE DEUS MISSIONÁRIA IGREJA CONGREGACIONAL RETIRO 2013 IGREJA? O QUE É IGREJA? MICHAEL JOHANSSON MACEDO NATAL, BRASIL FEVEREIRO/2013

Upload: iuri-saraiva

Post on 20-Feb-2016

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Apostila Retiro Carnaval 2013

TRANSCRIPT

Page 1: IDM - Apostila Retiro Carnaval 2013

IGREJA DE DEUS MISSIONÁRIA

IGREJA CONGREGACIONAL

RETIRO 2013

IGREJA? O QUE É IGREJA?

MICHAEL JOHANSSON MACEDO

NATAL, BRASIL

FEVEREIRO/2013

Page 2: IDM - Apostila Retiro Carnaval 2013

IGREJA

“Hoje em dia, muitas pessoas entendem a igreja como um prédio. Esta não é a compreensão bíblica da igreja. A palavra igreja vem da palavra grega “Ecclesia”, que é definida como “uma assembléia”, ou “os que foram chamados”. O significado primário de “igreja” não é de um prédio, mas de pessoas. É irônico que quando você pergunta às pessoas que igreja frequentam, geralmente dizem Batista, Metodista, ou outra denominação. Muitas vezes eles se referem à denominação ou ao prédio. Leia Romanos 16:5: “...Saudai também a igreja que está em sua casa.” Paulo se refere à igreja em sua casa, não à igreja prédio, mas um corpo de crentes.

A existência da Igreja, poder, propósito e objetivo são baseados em quem Jesus é o que Ele tem feito.

A igreja é o Corpo de Cristo. Efésios 1:22-23 diz: “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” O Corpo de Cristo é feito de todos os crentes desde o tempo de Pentecoste até ao Arrebatamento. O Corpo de Cristo consiste em dois aspectos: (1) A igreja universal é a igreja que consiste de todos aqueles que têm um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. I Coríntios 12:13-14 diz: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.” Vemos que qualquer pessoa que crer é parte do corpo de Cristo. A verdadeira igreja de Deus não é nenhum prédio de igreja em particular ou denominação. A igreja universal de Deus é composta por todos os que já receberam a salvação através da fé em Cristo Jesus. (2) A igreja local é descrita em Gálatas 1:1-2: “PAULO, apóstolo ... E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia.” Aqui vemos que na província de Galácia havia muitas igrejas: o que chamamos de igreja local. Uma igreja Batista, igreja Luterana, igreja Católica, etc, não é A igreja, como a igreja universal, mas ao invés disso, uma igreja local. A igreja universal é composta por aqueles que já confiaram em Cristo para salvação. Estes membros da igreja universal deveriam buscar comunhão e edificação em uma igreja local.

Resumindo, a igreja não é um prédio, ou uma denominação. De acordo com a Bíblia, a igreja é o Corpo de Cristo: todos aqueles que já colocaram sua fé em Jesus Cristo para salvação (I Coríntios 12:13)”. O papel da Igreja: -ser sal e luz do mundo (Mateus 5:13-14); -pregar e proclamar o Evangelho (Mateus 28:18-20; Marcos 16:15-18); -pregar a Palavra (2 Timóteo 4:1-3); -propagar a glória de Deus (2 Coríntios 4:6-7); -ser como Jesus no mundo (1 João 2:6); -fazer as obras de Jesus (João 14:12); -ganhar o perdido (Lucas 19:10); -ser um testemunho da verdade (1 Timóteo 3:15); -edificar os santos (Efésios 4:12); -ligar e desligar com as chaves do reino dos céus (Mateus 16:19); -adorar, louvar e honrar a Deus (Colossenses 3:16); -ser um intercessor diante de Deus (Efésios 6:18-20); -vencer o mal com o bem (Romanos 12:21); -transmitir a graça de Deus (Romanos 1:11); -fazer discípulos (Mateus 28:18-20); -propagar o reino de Deus (Mateus 6:10); -resistir a Satanás (1 Pedro 5:8-9; Tiago 4:7).

Page 3: IDM - Apostila Retiro Carnaval 2013

Tema 1: Igreja Primitiva e Igreja Atual – Michael Johansson

O fundamento da Igreja – Karinne Guedes (20-25 minutos) Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

1 Coríntios 3:11

A Igreja de Jesus está fundamentada em Seus ensinamentos. (Jesus foi um mestre que teve discípulos. A sua principal tarefa era fazer seus discípulos aprenderem de coração os seus ensinamentos - Atos 1:1-2). O primeiro chamado da Igreja é de conhecer a Deus, seus ensinamentos. É necessário que conheçamos quem Ele é antes de irmos às ruas evangelizar e pregar. Não podemos falar de alguém ou de algo que não conhecemos. *Jesus - Lucas 2:40 / Lucas 2:41-52 / Lucas 4:14-15 - só depois que foi batizado e passou pelo deserto Jesus iniciou o seu ministério. (Tempo de preparo). *Discípulos - eram homens comuns, falhos e de pouca fé, mas que passaram cerca de três anos ouvindo os ensinamentos de Jesus. Após o dia de Pentecostes eles se encheram do Espirito Santo e baseados em tudo o que Jesus os havia ensinado eles começaram a ensinar e pregar com ousadia e milagres eram visto em todos os lugares. *Paulo - nasceu em Tarsis; era tanto judeu como cidadão romano (atos 22:3); estudou na escola judaica de Gamaliel em Jerusalém; perseguiu a igreja primitiva em Jerusalém (atos 8:3); se converteu ao cristianismo através de uma visão quando estava no caminho de Damasco (atos 9:1-9). Depois de sua conversão trabalhou com os cristãos em Damasco (atos 9:22), regiões desérticas da Arábia (Gálatas 1:17), e de Jerusalém. Sofreu oposição dos lideres judeus e foi enviado para Tarso (atos 9:26-30), aonde trabalhou por cerca de 10 anos. Barnabé vai até Tarso em busca de Saulo e o conduz para Antioquia (atos 11:25) e na igreja em Antioquia Paulo é separado pelo Espirito Santo para a obra (atos 13:2).

O revestimento de poder – Kathianny Aldeyze (20-25 minutos)

Joel 2:28-29 - E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e

as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.

A Igreja precisa estar revestida de poder do alto. Este poder do alto nos faz testemunhar acerca de Cristo. Ler Lucas 24:46-49; Atos 1:4; 1:8 e Atos 2.

Ser revestido do poder de Deus ou ser cheio do Espírito Santo é ser capacitado com poder do alto para realizar a obra de Cristo aqui na terra de uma forma mais eficaz. É a Igreja andar como Jesus andou aqui na terra durante o Seu ministério. É realizar a vontade do pai com mais ousadia.

O novo nascimento é uma experiência de mudança de vida, mas há ainda mais para o novo cristão! Jesus declarou em Atos 1:5: ... em poucos dias vós sereis batizados com o Espírito Santo.

Jesus estava falando aqui sobre o batismo no Espírito Santo. Ele disse que era uma capacitação, um revestimento de poder (Lucas 24:46-49) para o

serviço sobrenatural a Deus. Isso é algo mais do que ter uma vida interior com Ele (que está disponível através do novo nascimento). Batismo no Espírito é o poder de Deus equipando o crente para o serviço sobrenatural.

Este foi o cumprimento da promessa que João Batista tinha feito quando disse: Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Mateus 3:11).

Paulo disse: "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espirito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus". 1 Coríntios 2:4

Page 4: IDM - Apostila Retiro Carnaval 2013

O IDE - Stephanny Almeida (20-25 minutos) E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que

crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os

enfermos, e os curarão. Marcos 16:15-18

Podemos descobrir o papel da Igreja ao olharmos para a vida de Jesus e ao que Ele nos ensinou e ordenou. Mateus 28:16-20, Marcos 16:15-18.

Vamos dar uma olhada em Lucas 15. Aqui encontramos três parábolas que basicamente falam A MESMA COISA. Jesus enfatizou algo aqui neste capítulo e acho que deveríamos olhar com bastante atenção o que Ele quer nos dizer.

Nas três parábolas encontramos algumas coisas em comum: algumas coisas estão no lugar certo, algumas no lugar errado e existe alguém fazendo a figura de Deus. No lugar certo encontramos: 99 ovelhas, 9 moedas e um filho. No lugar errado encontramos: 1 ovelha, 1 moeda e um filho. Deus é representado por: Um pastor de ovelhas, uma mulher e um pai.

EM TODAS as parábolas Deus dá mais atenção ao “lugar errado”. Ele estava em busca do que estava perdido.

Na parábola do Filho Pródigo observamos que o Pai vê o filho indo embora de casa, mas sua atenção era grande sobre o filho perdido, esperando que ele voltasse para casa. O pai estava na expectativa de ver seu filho voltando para junto dele. Lucas 19:10 - Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

Onde Jesus está indo? Atrás da ovelha perdida, da moeda perdida e do filho pródigo. Ele está procurando o perdido, o não salvo, aquele que ainda não O conhece. E nós? Por onde temos caminhado? Seguir a Jesus significa ter foco em buscar, encontrar e salvar aquele que está perdido. Não podemos perder essa essência. ISSO É VIDA CRISTÃ. Nós fazemos parte das 99 ovelhas e Jesus está em busca da ovelha perdida. Imagine agora um prédio em chamas! O bombeiro tem a atenção em quem está dentro do prédio e não em quem já está fora do prédio. Eu não estou dizendo que Jesus não quer saber mais de nós por já estamos salvos. Claro que os Seus olhos estão sobre nós! Ele está conosco em todo o tempo, mas precisamos entender o que está no coração Dele. O perdido está no coração de Deus. E nós como Igreja do Deus Vivo temos um papel fundamental na busca pelo perdido. Na segunda parábola de Lucas 15 no verso 8 mostra que a mulher está procurando a moeda perdida com LUZ em suas mãos. Deus nos usa para iluminar este mundo escuro e chegar até o perdido. Nós somos o canal que Deus usa para chegar aos perdidos! Nós estamos acesos, somos luz no mundo para cooperar com o Senhor a chegar ao perdido.

E agora eu pergunto: Estamos seguindo a Jesus? Se quisermos ter experiências com Deus, se queremos ver o poder de Deus não há

nada mais importante a se fazer do que buscar a presença de Deus (entender o coração Dele) e ir ao perdido compartilhar o evangelho. O Evangelho é poder de Deus para salvação! Quer ver o poder de Deus? Fale sobre Jesus, compartilhe as Boas Novas. Não existe nada mais tremendo e poderoso do que alguém entregar sua vida ao Senhor Jesus.

O partir do pão, a união e comunhão na Igreja – Liv May Johansson - (20-25 minutos) E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas

orações. Atos 2:42 (ver contexto)

Leitura: 1 Coríntios 12:12-31, Romanos 12:4-5, Efésios 4:15-16, João 17:22-23 Sabemos que o diabo quer destruir a Igreja do Senhor Jesus. E sabemos também que a forma que ele tem conseguido trazer esta destruição é arruinando aquilo que forma e faz a igreja: as famílias. Se as famílias andam em união, a igreja andará em união. Se as famílias

Page 5: IDM - Apostila Retiro Carnaval 2013

andam em amor, a igreja também andará em amor. Problemas familiares tem sido um grande problema na sociedade em que vivemos e o diabo sabe disso. A igreja tem sido invadida por uma onda de princípios mundanos. O amor de muitos tem se esfriado e o que vemos hoje são muitos corações duros dentro da Casa do Senhor. Fofoca, mentiras, discórdias tem trazido divisão dentro das famílias e consequentemente, das igrejas. 1 Coríntios 10:16-17 – “Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão”. (Ou seja: um pão é feito por muitos grãos. Um vindo é feito por muitas uvas. Da mesma forma, nós que somos muitos, somos unicamente um pão, um só corpo, porque todos participamos de um único pão). Outro exemplo que podemos dar sobre o Corpo de Cristo é os de um purê de batatas. No inicio todas são totalmente diferentes: cada uma tem um tamanho e possui diferenças em sua casca. Após a casca ser tirada eles parecem estar mais parecidas, mas continuam a ter diferenças. Quando são amassadas e colocadas juntas, elas se tornam um grande purê de batatas! Não há diferenças. Assim é a Igreja: um grande purê de batatas, ou assim ela deve ser. Vejamos alguns aspectos interessantes na construção da Torre de Babel: Gênesis 11:1-9 O relato desta construção revela quatro elementos-chave para realizarmos a obra de Deus em unidade:

1. O compromisso de trabalhar em torno de um mesmo objetivo (v. 3,4) 2. Unidade entre as pessoas envolvidas (v.6) 3. Um sistema eficaz de comunicação (v. 1,6) 4. Agir conforme a vontade de Deus (os versículos 7 a 9 mostram que eles não estavam

fazendo isso). Os Salmos 133 também nos comunica como a união é importante para os filhos de Deus. João 13:34-35 : “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu

vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

Temor – Iuri Saraiva - (20-25 minutos)

Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

pois o nosso "Deus é fogo consumidor! Hebreus 12:28-29 Ver: Deuteronômio 10:12, 20-22, Atos 2:42-47, Atos 5:1-12, Atos 9:31, Pv 8:13, 2Co 7:1, Sl 111:10, 2Cr 19:9, Ap 15:4

Um dos maiores problemas na Igreja hoje em dia é a falta de temor a Deus. Muitos têm vivido de uma forma que não agrada a Deus e achado isso normal e dão a seguinte desculpa: “todos fazem o mesmo”. É necessário se entender que Deus abomina o pecado e que não é de qualquer maneira que podemos viver perante Ele. Ver Romanos 1:18-32.

Os crentes não devem ter "medo" de Deus. Não há nenhuma razão para que tenhamos medo dEle. Temos a Sua promessa de que nada pode nos separar do amor de Deus (Romanos 8:38-39). Temos a Sua promessa de que Ele nunca vai nos deixar ou nos abandonar (Hebreus 13:5). Temer a Deus significa ter uma reverência por Ele tão grande, que vai certamente influenciar como vivemos nossas vidas. Temer a Deus é respeitá-lo, submeter-se a Ele e louvá-lo com admiração. O temor de Deus é a base para andarmos em Seus caminhos, e para servirmos e amarmos a Ele.

Page 6: IDM - Apostila Retiro Carnaval 2013

Tema 2: Somos habitação do Espírito Santo. O que isto implica? Kathianny Aldeyze Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. (1 Coríntios 3:16-17)

Amor – Stephanny Almeida - (20-25 minutos) O amor de Deus nos faz valorizar as coisas. O amor de Deus deve estar em todas as coisas

de nosso dia-dia. Não há nada que você faça ou deixe de fazer que fará Deus deixar de te amar. Amor é uma escolha. Ele escolheu te amar.

Devemos amar a Deus acima de todas as coisas! Devemos amar ao próximo como Jesus nos amou. Quando nos deparamos, verdadeiramente, com o amor do Pai por nós, nossas vidas nunca mais serão as mesmas, pois o amor de Deus nos constrange.

O amor é o resumo da lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

Podemos mostrar o nosso amor a Deus guardando os Seus mandamentos. A Bíblia diz em 1 João 5:3 “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.”

A Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros. A Bíblia diz em 1 João 2:7-8 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, de vos ameis uns aos outros, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.

O amor não é só para amigos. A Bíblia diz em Mateus 5:43, 44 “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.”

Não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça. A Bíblia diz em Apocalipse 2:4-5 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”

Ler: 1 João 4:7-21 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que

nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 “Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus

mandamentos não são pesados”. 1 João 5:3 “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma,

e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. Mateus 22:37-40

Perdão - Michael Johansson - (20-25 minutos) “E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que

vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas”. Marcos 11:25-26

“Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe”. Lucas 17:3-4

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e

Page 7: IDM - Apostila Retiro Carnaval 2013

perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”. Colossenses 3:12-13

“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete”. Mateus 18:21-35

Santidade - Iuri Saraiva - (20-25 minutos) Não há como falar em Santidade, separação, consagração, dedicação, obediência e

fidelidade, sem falar de Daniel e seus amigos (Sadraque, Mesaque e Abede-nego). Daniel é um exemplo forte e sua história se apresenta como uma das mais lindas no que diz respeito à dedicação a Deus. (Ver Daniel 1)

A Santidade, por nos aproximar de Deus, por ser agradável a Deus e totalmente desagradável ao inferno, abre portas para a manifestação poderosa de Deus.

Os milagres acontecem, os livramentos deixam os inimigos perplexos. Tudo isso, porque a Santidade nos aproxima de Deus e o desejo do nosso coração se alinha ao desejo do coração de Deus que se realiza plenamente em nossas vidas e através das nossas vidas. Filipenses 1:6 - Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

O processo de santificação começa com o novo nascimento, quando Deus faz cada crente santo e o separa para Ele. Este é um processo que ocorre no decorrer da vida. Quando aceitamos a Jesus o Espírito Santo começa em nós um processo chamado de SANTIFICAÇÃO aonde eu e você vamos deixando o velho homem para trás, dia a pós dia, e vamos nos revestindo do novo homem.

Versículos sobre santidade:

“Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus”. 1 Samuel 2:2

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos”. Isaías 57:15

“E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir”. Apocalipse 4:8

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. 1 Pedro 1:15-16

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”; Hebreus 12:14

“Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo”; Levítico 11:44

“Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade”. João 17:17 “Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?

Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente”. Salmos 24:3-4

“Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação”. 1 Tessalonicenses 4:7

“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra”. Salmos 119:9

Page 8: IDM - Apostila Retiro Carnaval 2013

Busca - Karinne Guedes - (20-25 minutos) “Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente”. 1 Crônicas 16:11 “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”.

Jeremias 29:13 “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”.

Jeremias 33:3 “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

Isaías 55:6 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão

acrescentadas”. Mateus 6:33 “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti,

ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” Salmos 42:1-2 O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Salmos 63:1

O nosso propósito aqui na Terra não é apenas ter conhecimento de quem Deus é, mas, também, termos um relacionamento profundo com Ele. Deus tem poder e a capacidade de nos deixar. Ele é Deus. Mas Ele escolheu, pela sua imensa graça, nos salvar e restaurar o relacionamento conosco.

A presença de Deus é real e verdadeira. Ele quer se revelar a nós, quer ter comunhão conosco. Nós podemos conversar com Ele, ouvir Dele, andar com Ele. A vontade de Deus é que estejamos Nele e com Ele a todo o momento. É o nosso estilo de vida.

É vontade de Deus que você o conheça. Quando você vier até Ele, Ele nunca irá te rejeitar. Ele ama te ouvir e falar com você. Ele ama quando você decide tirar tempo com Ele e O buscar. Colossenses 1:16-17 – “porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele”. ...”por ele e para ele”. Fala do propósito da criação, do propósito das nossas vidas. Jesus é um exemplo para nós de uma vida humana autêntica com Deus. Ele dizia: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”(João 4:34). A vida de Jesus era puro e verdadeiro relacionamento com o Pai. Jesus gastava horas e horas conversando com Seu Pai. E nós devemos seguir o exemplo de Jesus. A presença de Deus não é monótona e sem graça. A presença Dele é incomparavelmente MARAVILHOSA. Nada se compara a estar junto do Senhor. Como é bom estar diante do Amado da nossa alma!

Se fomos criados “para Ele” é porque Deus tem interesse de se relacionar conosco. Jesus veio para restaurar o nosso relacionamento com Deus. E é por isso que devemos nascer de novo: para que possamos adquirir de volta a vida com Deus que foi perdida no Início.

Relacionamento é algo dinâmico. Cada relacionamento é único entre você e outra pessoa e da mesma forma é o nosso relacionamento com Deus, é único. Nunca existiu, não existe e nunca existirá outro igual. E é por isso que Deus se relaciona e lida conosco de uma forma única. A chave para qualquer relacionamento é comunicação. E comunicação leva tempo. (O tempo gera “sensibilidade”).

Maturidade: que tipo de comunicação Deus pode ter com você? Por exemplo, eu não posso ter o mesmo tipo de comunicação com uma criança de cinco anos com a que tenho com uma de dezesseis anos, não é verdade? Deus tem muita coisa a falar, a revelar, mas muitas vezes não temos maturidade para entender e escutar algumas coisas. Maturidade em Deus só acontece através de relacionamento com Ele, de tempo investido na presença Dele. A vida eterna é conhecer a Deus. João 17:3 – “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. (A eternidade é parte da imagem de Deus em nós). Nós conhecemos a Deus através de revelação.

Page 9: IDM - Apostila Retiro Carnaval 2013

Lucas 10:21-22 – “Naquela mesma hora, se alegrou Jesus no Espírito Santo e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

A única maneira de conhecermos a Deus é através de Jesus. Jesus é o único caminho até o Pai. Não existe outra maneira de chegarmos perto de Deus. Jesus revela o Pai a nós. Não posso conhecer a Deus por métodos humanos. O Deus invisível se tornou visível ao homem através de Jesus. Jesus veio a terra para: fazer o Pai conhecido entre os homens; mostrar como o homem deveria viver perante Deus; destruir as obras do diabo; morrer na cruz para a remissão de nossos pecados. Deus é um Deus de relacionamento! Tire tempo em conhecê-Lo! Você vai descobrir como Ele é real e o quanto Ele quer se revelar para você. Ele está vivo e vive em você. Aleluia!

Pecado - Liv May Johansson - (20-25 minutos) “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por

Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23 “Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. E esta é a mensagem que

dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”. 1 João 1:4-10

Pecar quer dizer, errar o alvo, ou seja, não atingir os padrões divinos. Vemos em Lucas 15:18, que o filho pródigo quebrou os padrões da casa de seu pai. Quando Adão e sua mulher deram ouvidos a serpente, ou seja, a Satanás, comendo da arvore do jardim que não deveriam, quebraram os padrões ditados por Deus – Gênesis 2:17. Conforme I João 3:4 diz, pecado é iniquidade, o homem deixa de obedecer a Deus para dar ouvidos a Satanás, que mudou o rumo das ordens divinas.

O pecado é livremente praticado pela sociedade – as manchetes diárias e as prisões lotadas são um dramático testemunho deste fato. Com pedofilia, pornografia, assassinatos em série, terrorismo, anarquia e cruéis ditadores, o mundo parece transbordar de violência, ódio e corrupção. Ler: Romanos 1:18-32.

Deus deu liberdade ao homem, depositando sobre a sua criação total confiança. Entretanto, lhe deu atribuições, que o homem não soube preservar: "Não comeras da arvore da ciência do bem e do mal" Gênesis 2:17. Quando o homem comeu, transgrediu, desobedeceu, pecou. Com este pecado Adão não somente se tornou pecador, mais também um escravo do pecado.

Adão e sua mulher Eva acolheram o pecado, que já era uma realidade. O homem foi contaminado pôr este vírus tão voraz que tem atacado com tanto ímpeto a humanidade. O pecado nos separa de Deus!

A profecia de Isaias 59:2, diz: "Mas as vossas iniquidade fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça". A primeira atitude do homem após o pecado foi esconder-se - Gênesis 3:10. Deus é Santo e o pecado não pode se misturar com a santidade divina - 1 Coríntios 3:17. Nossos pecados mostram a vergonha provocada pela desobediência ao seu Criador.

O homem se livra do pecado através de Jesus Cristo. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo – João 1.29. Através de Cristo, o homem se vê livra da maldição da

Page 10: IDM - Apostila Retiro Carnaval 2013

serpente – Gálatas 3.13, pois Ele se fez maldição por nós. Foi a sua morte que nos trouxe a libertação – Romanos 5.8,9 e nossa reconciliação com Deus – Romanos 5.10.

Quando confessamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas – Romanos 10.9,10, Ele se torna morador em nossos corações – João 14.23. A partir daí, o pecado não terá domínio sobre nós – Romanos 6.14, pois, agora, estamos debaixo do sangue de Cristo – Romanos 5.9. Este sangue nos dá direito a entrar nos céus pela porta - Apocalipse 22.14.

Depois que aceitamos a Jesus, Deus nos dá a capacidade, através do Espírito Santo, de não pecarmos mais. Antes, o pecado nos acorrentava e nos escravizava, mas agora fomos libertos e somos livres! Não livres para pecar, mas livres do pecado. O crente que peca se afasta de Deus. O crente que peca e não se arrepende passa a viver com um peso sobre ele. O crente que peca e vive no pecado passa a não conseguir escutar mais a voz de Deus e perde a comunhão. Esses são como crianças imaturas dentro da igreja, os famosos “crentes carnais”. Paulo cita esse tipo de crente na carta aos Romanos quando escreve: “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” 1 Coríntios 3:1-3. Assim entendemos que o pecado não é a vontade de Deus. Deus nos convida em Sua Palavra a conhecermos a Ele e a andar em excelência. O pecado não é e nunca foi uma opção para o crente. O pecado destrói as nossas vidas. Se arrependa hoje! É tempo de se render a Deus.