icesp 22 anos - simplesdecriar.com · ensino de qualidade a você que nos incumbiu a confiança de...

11
Formando profissionais completos para o mercado de trabalho ICESP 22 ANOS Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 118 | 24/03/2017

Upload: phamxuyen

Post on 02-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Formando profissionais completospara o mercado de trabalho

ICESP 22 ANOS

Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 118 | 24/03/2017

2

Temos buscado, a cada dia, fortalecer o nosso compromisso de prestar um

ensino de qualidade a você que nos incumbiu a confiança de fazer parte do processo de formação profissional.

Já tivemos muitas experiências que nos fizeram reavaliar métodos e práticas e ter que mudar. Em nossas buscas diárias, construímos uma instituição que reúne pessoas idealizadoras, que têm a meta constante de transformar o mundo, porque só a educação é capaz.

Lutar pela igualdade social, racial e de gênero é um dos nossos objetivos

e metas que queremos sempre manter, até ver completamente erradicado do convívio humano.

EDITORIAL

Nesses 22 anos, firmamos o compromisso de levar as melhores oportunidades de ingresso no ensino superior com novos cursos na área da saúde. Aprovados com nota 4 pelo Ministério da Educação, hoje somos a faculdade numero 1 em marketing e gestão financeira no DF e a segunda em jornalismo. Isso revela o nosso empenho e a dedicação de nossos alunos para fazer a cada dia valer a pena.

Hoje, estamos com uma estrutura bem diferente daquela de 22 anos atrás. São mais de 4 mil alunos de graduação e pós-graduação. Ao todo, são 200 mestres, doutores e colaboradores, três unidades próprias bem equipadas. Temos Clinica Veterinária com atendimentos gratuitos, clínica odontológica, Projeto Leão Amigo que auxilia na declaração do imposto de renda e vários outros programas.

Temos como alicerce o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Busca-se consolidação da Pesquisa Científica, de modo a contribuir para o

desenvolvimento regional e nacional por meio da formação de recursos humanos qualificados a atuarem de forma crítica, reflexiva e inovadora.

As atividades do Next (Núcleo de Extensão) são propostas e elaborados a partir da reflexão sobre o trabalho cotidiano e coletivo de professores, técnicos e alunos da IES e pretendem retroalimentar a prática extencionista. Originam-se, pois, da prática teorizada e à prática retorna, representando um importante passo na institucionalização da Extensão, enquanto atividade-fim acadêmica. Projetos como “Cine Icesp”, “Portal do Egresso”, Copoetice.

A Faculdade Icesp compromissada com a responsabilidade social tem projetos de conscientização no trânsito como Passeio ciclístico e Maio Amarelo, em parceria com DER (Departamento de Estradas e Rodagens), que há seis anos já faz parte do calendário da instituição; A Feira das Profissões é outro grande evento que abrimos as portas para receber os alunos de terceiro ano do

3

EDITORIAL

ExpedienteGestora:Lindiane Reis

Assessoria de Comunicação:Wallinson Leandro e Vanusa Ferreira

Programação Visual:Kleber Oliveira e Paulo Cesar

Assistentes de Comunicação:Alisson Henrique, Fabiana Letícia e Walter Lobo

Estagiária:Elisângela Madeira

ensino médio para conhecer nossos cursos e ajudá-los na árdua decisão da escolha de uma futura profissão.

O projeto Cuidar é mais uma forma que temos para trabalhar com os alunos de forma humanizada. A ideia do projeto é trabalhar com o social, assim formamos cidadãos diferenciados no mercado de

trabalho. Além da experiência técnica, eles adquirem a sensibilidade de cuidar do outro de forma voluntária. O “Projeto Cuidar é realizado em escolas, empresas e locais públicos.

Nesses 22 anos, os parabéns vão para você Aluno, Colaborador, Professor que acreditam na Faculdade Icesp, que acredita na Educação.

NOVO PARCEIRO!

35%desconto de até*

www.imoreimplantes.com.br

QD. 203, LT. 26, SALA 101Em frente ao Banco do Brasil

Recanto das Emas(61) 3434-5544

QD. 104, LT. 8, SALA 202Ao lado da Castelo ForteRecanto das Emas

(61) 3021-4141

BENEFÍCIO EXCLUSIVOPARA ALUNOS E COLABORADORES

4

PLAY NA PAUTA

DIA MUNDIAL DA ÁGUANo ano de rodízio de fornecimento de água no Distrito Federal, temos muito a aprender

Na quarta-feira (22), comemora-se o Dia Mundial das Águas. Em

1992 a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou a declaração universal dos direitos da água em Paris, um acordo de preservação entre as nações do mundo.

Em todo o mundo várias ONG’s e ativistas fazem protestos pelo dia da água pontuando sempre a preservação da água, senão virá escassez. A água está em presente em tudo o que fazemos. Usamos para uso doméstico, mas ela também abrange setores econômicos do país como a agricultura e a indústria. A água é recurso cada vez mais ameaçado e isso até inviabiliza a existência humana.

Um levantamento feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que a metade da população mundial (2,6 bilhões de pessoas) não tem saneamento básico. Que um em cada seis pessoas (cerca de 1,1 bilhão de pessoas)

não tem sistemas de abastecimento adequado.

Fala, doutorE para explicar melhor essa

situação atual, conversamos com o coordenador do curso de agronomia da Faculdade Icesp, doutor Marcelo Marinho.

Marinho explica que a atuação do Engenheiro Agrônomo atua principalmente no Setor primário do País, ou seja, atua na cadeia produtiva de alimentos e insumos (Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Educação e Gestão Ambiental et). “A Agronomia é a Ciência que estuda tudo que tem vida (todos os reinos) e que pode gerar algum benefício ao ser humano, portanto, é um profissional que necessita conhecer todos os nossos recursos naturais, dentre eles a Água”, comenta.

O professor/doutor também ressalta a importância de se entender que “a água é um recurso natural

5

PLAY NA PAUTA

com condições qualitativas limitantes e vital à sobrevivência humana. Por isso seu estudo é tão importante e fundamental para atuação do Engenheiro Agrônomo, afinal as atividades agropecuárias respondem a mais de 60% da demanda de água em escala global”, disse.

Para o coordenador, uma das formas de se estar atento à preservação da água é entender o que é Desenvolvimento Sustentável. “É aquele que visa suprir as necessidades das gerações atuais sem comprometer as gerações futuras. E nesse conceito encaixa-se todo o contexto que e s t a m o s

vivenciando a gestão da água em nossa sociedade”, explica.

Transformação para o consumoPor ser um país tropical e litorâneo,

o Brasil se beneficia também com a água do mar. Mas como alguém pode se utilizar das águas do oceano se é inconsumível? Por temos regiões de grandes secas como o Nordeste e Sudeste, um programa do MMA, Água Doce, permite transformar água salgada em doce, e assim, tornando-a potável. A dessalinização, como é conhecida essa técnica, alcançou comunidades rurais de extrema seca. De acordo com um levantamento da pasta, cerca de 150 mil pessoas de mais de 150 cidades do Nordeste e Sudeste foram atendidas pelo programa.

O Uso equilibrado da água já é uma realidade no Distrito Federal, que devido à estiagem das chuvas, os reservatórios diminuíram e chegou alguns meses a trabalhar com a capacidade de nível morto levando o Distrito a viver em sistema de rodízio do fornecimento de água.

A consciência de preservar água precisa alcançar a todos nós, fazendo nossa parte e cuidando da água como nosso maior bem, teremos sempre a água para além de consumir, para viver.

A ONU tem uma projeção de que daqui a 33 anos mais de 45% da população

mundial estará vivendo em países

que não poderão garantir a cota diária mínima de 50 litros de água por

pessoa.De acordo

com um estudo da ONU, a água ocupa 70% da superfície da terra, sendo que 97,5% dessa água é salgada. Da parcela de água doce 68,9% se encontram nas calotas polares, geleiras e regiões montanhosas; 29,9% está em águas subterrâneas; 0,9% nos solos e pântanos e somente 0,3% constitui a superfície de agua doce presente em rios e lagos.

O uso da água num país é essencial para todas as atividades além da sobrevivência das pessoas, mas também para o desenvolvimento dos setores econômicos. 22% são usados na indústria; 8% doméstico e 70% agricultura. O Brasil é o quinto país de tamanho territorial e abriga 13,7 da água doce do planeta, disso 73% se encontra na bacia amazônica.

6

NO ICESP

PROJETO CUIDAR ICESP ATENDE A COMUNIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO

O projeto teve mais de 460 atendimentos

Na segunda-feira (20), os moradores de Santo Antônio

do Descoberto receberam mais uma edição do Projeto Cuidar. A ação foi realizada no Centro de Saúde Nº 6 e levou serviços de saúde gratuitos. E foi servido café da manhã para os pacientes.

A ação contou com alunos e professores do curso de enfermagem da Faculdade Icesp e com a equipe de enfermagem da coordenação de Programa Saúde da Família (PSF) de Santo Antônio. O curso levou os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, tipagem sanguínea, teste rápido de HIV, hepatite, exame

Por Elisangela Madeira

preventivo e ECG. Foram mais de 460 atendimentos.

Para a professora Judith Trevisan, coordenadora do curso de enfermagem, a principal importância dessa ação é cuidar da comunidade, que recebe atendimentos gratuitos com diagnósticos prévios e imediatos. “O aluno se sente realizado, aprende e passa a ter essa sensibilidade, que a área de saúde e assistência não é apenas hospitalar e sim na humanização, agregando valores, tanto para o aluno, que aprende a conviver e a tratar a comunidade, quanto para a comunidade que recebe esse auxilio”, disse.

7

ESPORTE

MINAS ICESP SEGUE LÍDER EM COMPETIÇÕES

Focadas e determinadas, as Minas Icesp vêm liderando todas as competições

CANDANGÃO – Liderança

No domingo (19), o Minas Icesp vence mais um jogo do

Campeonato Brasiliense de Futebol Feminino, na casa do adversário, no Centro do Treinamento do Gato (Ceilândia).

Ellen Nogueira abriu o placar. O segundo gol foi marcado por Barbrinha. Robinha aumentou a vantagem marcando o terceiro gol. E para fechar o placar de 4 x 0, Camila marcou mais um gol. O resultado garantiu a liderança do Minas Icesp no Candangão.

As Minas voltam a campo pelo Candangão, 26 de março, 10h. O local ainda não foi decidido.

LDU – primeira faseNa segunda-feira (20), O Minas

Icesp estreou nas seletivas da Liga de Desporto Universitário (LDU) com

vitória em cima da UnB num placar de 8x0.

O time se prepara agora para enfrentar a Upis no jogo da próxima segunda-feira (27) às 20h no Ginásio do Cruzeiro.

Para Nayeri Albuquerque, coordenadora do time, foi uma oportunidade de mostrar o árduo trabalho que as atletas vêm fazendo. “Colocamos em prática toda preparação que tivemos no início de temporada. Agora, a equipe se mantém focada para a próxima partida”, disse.

A Liga do Desporto Universitário é de realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e tem várias modalidades esportivas que são realizadas simultaneamente em vários estados até a fase final que é a competição de nível nacional.

8

NO ICESP

FACULDADE ICESP REALIZA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU

Nesta quarta-feira (22) foi realizado o primeiro dia de Colação de Grau,

no Salão Nobre do Clube do Exército. O evento foi presidido pela professora Ana Angélica Gonçalves Paiva, diretora acadêmica da Faculdade Icesp. A mesa de honra foi composta pela coordenadora de Administração e Marketing, professora Eline dos Anjos; coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira, professora Zenilde Ruas Santana; coordenadora de Recursos Humanos, professora Anelise Pereira; professor do curso de Aviação Civil, comandante Antônio Junqueira; coordenador de curso de Agronomia, professor Marcelo Marinho; coordenador do curso de Aviação Civil, professor Jorge José Carmo; coordenador do curso de Direito, professor João Marcelo Dantas. Famílias e amigos prestigiaram os formandos 2º 2016.

Colaram grau os alunos dos cursos de Agronomia, Direito, Recursos Humanos, Aviação Civil, Administração, Marketing, Ciências Contábeis, Gestão Financeira.

Os discursos dos oradores ressaltaram a luta de cada um, o aprendizado, o apoio recebido e o desejo de fazer a diferença no mercado de trabalho. Demonstração de alegria, emoção e dever cumprido.

Risoleta Dias, do curso de direito, nos conta os planos para o futuro. “Estou emocionada, muito satisfeita, foi uma luta muito grande, mas, graças a Deus, vencemos mais essa etapa. Agora, vou me preparar para OAB, pois durante a faculdade estudava para as provas, devemos dar um passo de cada vez. Estou muito feliz com essa conquista”, disse.

A noite foi de muita emoção e grandes expectativas. A juramentista Katia Christina Moreira, do curso de Direito, em nome de todos os colegas, firmou o compromisso, na leitura do juramento oficial da Faculdade Icesp, que representa todos os cursos.

Para formanda do curso de Direito, Gisele Augusto, esse momento é a realização de um sonho. “Desde que era criança sonhava em me tornar advogada,

9

NO ICESP

estou me sentindo realizada, vou me sentir mais feliz quando passar na prova da OAB. A luta foi grande a caminhada foi longa. Mesmo chorando, no final a gente ver que vale a pena, não desista”, declara.

Pedro Ytallo Alvares, do curso de Agronomia, incentiva quem ainda está na jornada. “Estou realizado em terminar o curso, a dica que dou é que os alunos de agronomia estudem muito, não deixem matéria pra trás e sigam em frente, uma hora a conquista vai chegar”, aconselha.

A professora Ana Angélica, em discurso, lembrou do aniversário de 22 anos da Faculdade Icesp e das grandes conquistas. “Estamos entre as melhores instituições de ensino superior do país, mais uma vez, estamos com o IGC (Índice Geral de cursos) 04, onde a nota máxima é 05. No Enade, tivemos ótimos indicadores e temos notas máximas em Marketing e Gestão Financeira, temos muito a comemorar. E temos a certeza de que estamos lançando no mercado de trabalho profissionais completos”, diz.

Na sexta-feira (24), às 20h00, no Clube do Exército, será realizada a Colação de Grau dos cursos de Enfermagem, Letras Inglês, Letras, Espanhol, Pedagogia, TSI, TADS, Jornalismo, PP, Med. Veterinária, Biomedicina, Radiologia, Gestão Ambiental.

Uso de “Em vez de” e “ao invés de”

A expressão “em vez de” é mais empregada com o significado de “em lugar de”, porém, pode significar “ao invés de”, “ao contrário de”.

Observe:A menina assistiu à TV em vez de filme. (Não poderá ser usado “ao invés de”, pois não há oposição de termos).

A professora, em vez de diminuir a nota do aluno, aumentou-a (a expressão “em vez de” poderia ser substituída por “ao invés de”, pois temos termos contrários “diminuir” e “aumentou”).

Se “em vez de” pode significar “ao invés de”, como poderemos identificar o emprego de ambas as expressões?

A expressão de “em vez de” pode ser empregada em múltiplas circunstâncias, desde que seus significados sejam mantidos. Já “ao invés de” poderá ser aplicada somente quando há termos que indicam oposição na frase, significando “ao inverso de”.

Por Sabrina Vilarinho - Graduada em LetrasEquipe Brasil Escola

10

SEU DIREITO

A Reforma da Previdência é um tema que vem sendo falado por toda a população brasileira. As novas regras para a aposentadoria têm deixa algumas pessoas, senão o país, todo com dúvidas e preocupação. Nesta edição, você confere a explicação do professor Marcio Eduardo, do curso de Direito, a respeito da reforma.

O Governo Federal enviou para o Congresso Nacional um projeto

de Emenda Constitucional, que trata da questão que tanto incomoda todo o povo brasileiro. Trata-se da reforma previdenciária, ou melhor PEC 287.

Tendo como principal fulcro a busca pelo equilíbrio das finanças da União, esse é o principal argumento Estatal que se possa mudar as regras previdenciária. Segundo um jornal de grande circulação, O perfil etário da sociedade brasileira vem mudando com o aumento da expectativa de vida e a diminuição da fecundidade (número de nascimentos), o que provoca um envelhecimento da população, esse novo perfil deverá gerar uma situação insustentável: “No atual ritmo, em 2060, vamos ter apenas 131 milhões de brasileiros em idade ativa (hoje são 141 milhões). No mesmo período, os idosos crescerão 263%”.

Entre as mudanças propostas na PEC 287 está a definição de uma idade para a aposentadoria: 65 anos, tanto no caso de homens quanto de mulheres. Segundo a PEC 287, as principais mudanças são no seguinte sentido;

Todos os trabalhadores ativos entrarão no novo sistema. Aqueles que têm menos de 50 anos (homens) ou 45 anos (mulheres) deverão obedecer às novas regras integralmente. Já quem tem 50 anos ou mais será enquadrado com uma regra diferente, com tempo adicional para requerer o benefício. Aposentados e aqueles que completarem os requisitos para pedir o benefício até a aprovação da reforma não serão afetados porque já possuem direito adquirido.

O governo pretende fixar idade mínima de 65 anos para requerer aposentadoria e elevar o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos. Atualmente, não há uma idade mínima para o trabalhador se aposentar. Pelas regras em vigor, é possível pedir a aposentadoria com 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos no caso dos homens. Para receber o benefício integral, é preciso atingir a fórmula 85 (mulheres) e 95 (homens), que é a soma da idade com o tempo de contribuição.

Os chamados segurados especiais, que inclui agricultores familiares,

11

SEU DIREITO

passariam a seguir a mesma regra de idade mínima dos segurados urbanos (65 anos). Atualmente, eles podem se aposentar com idade reduzida. Também os professores, que antes poderiam se aposentar com tempo reduzido ao contabilizar o tempo em sala de aula, seguirão as mesmas regras estabelecidas para os demais trabalhadores. A única exceção seria para os trabalhadores com deficiência. O tratamento especial continua existindo, mas a diferença em relação aos demais não poderá ser maior do que 10 anos no requisito de idade e 5 anos no de tempo de contribuição.

As principais mudanças, segundo a PEC será para os servidores públicos, ou seja, o grupo que segundo as normas vigente estão fora do teto da previdência, já que, estes têm um regime próprio e diferenciado. Os servidores públicos fazem parte de um sistema diferenciado chamado Regime de

Previdência dos Servidores Públicos (RPPS). No entanto, com a PEC, eles passarão a responder a regras iguais às dos trabalhadores do Regime Geral (RGPS): idade mínima para aposentadoria, tempo mínimo de contribuição, regra para cálculo de aposentadoria por incapacidade permanente para o trabalho, além das hipóteses de aposentadorias especiais.

Essas são algumas das principais mudanças proposta pelo Governo, e fruto de vários debates acalorados no Congresso Nacional.

Cabe ressaltar, que dentro do projeto de lei (PEC), nada foi aprovado, tal tema está em fase de discursão, segundo os mais entendidos ainda é cedo para falar de mudança, para a provação, necessário se faz um debate amplo em que a participação da sociedade se torna imprescindível.

Prof. Marcio Eduardo GonçalvesCurso de Direito

Projeto Escola Amiga chega ao Centro Educacional 04 do Guará

Nesta sexta-feira (24), o Projeto Escola Amiga chegou ao

Centro Educacional 04, do Guará para realizar palestra na “Semana da Água”, evento anual da escola. A professora Luciana de Moraes, do curso de Agronomia, conversou com os alunos sobre o uso consciente da água.

De uma forma dinâmica e animada, a professora comentou sobre a importância da preservação da água,

bem como os recursos hídricos, além de explanar sobre os estados das bacias hidrográficas.

Ao final, os estudantes participaram de uma gincana com prêmios.