i encontro nacional de tutores da estratégia amamenta e...

13
I Encontro Nacional de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil Lívia Alencar Nova Olinda do Norte - AM

Upload: duongliem

Post on 12-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

I Encontro Nacional de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

Lívia Alencar

Nova Olinda do Norte - AM

Dados Institucionais

Dados Institucionais

Município: Nova Olinda do Norte Estado: Amazonas População: 31.000 Prefeito: Joseias Lopes Secretária de Saúde: Jeane Neiva Bonfim Coordenadora de Atenção Básica: Gigelis Duque Vilaça Equipes de Saúde:

Realizadas Oficinas (Zona Urbana) Não realizadas (Zona Rural)

UBS Vale do Sol UBS Vila Flor

UBS Irmã Monica Borsa Lima UBS Antônio Ferreira

UBS Maria do Carmo C Castro Couto UBS Augusto Castro

UBS Maria Etelvina UBS Juracema Holanda

UBS Raimundo do Rosário Melo UBS Vila Nova

Dados Institucionais

A Boa Alimentação começa com a Amamentação

O aleitamento materno é de grande importância para os bebês, devendo ser exclusivo até os seis meses, quando não existir “contraindicação”, e a partir de então, introduzir alimentos complementares saudáveis. Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para que possam auxiliar as mães em suas duvidas e realizar explicações sobre o potencial do aleitamento materno para o bebê e a mãe, mostrando-lhes a fase correta para introdução da alimentação complementar a oficina é de extrema importância para fortalecer ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável.

Dados Institucionais

Período de realização e equipe envolvida

Para realização das oficinas, enviamos documento para o Conselho Municipal de Saúde, informando que as Unidades de Saúde seriam fechadas nas datas determinadas, pelo período da tarde para a realização da oficina de trabalho, assim como a importância para as equipes e população. Foram realizadas 05 oficinas no período de 09/09 a 09/10/13, uma a cada semana, envolvendo todos os profissionais das equipes de saúde (Médicos, enfermeiros, dentistas, NASF, Agentes de Saúde, vigias, ASG, recepcionistas, técnicos, e demais profissionais), totalizando 90 profissionais, com duração de 5 horas.

Dados Institucionais

Descrição das Atividades

As atividades foram realizadas por meio de rodas de conversa, utilizando a metodologia da educação critico-reflexiva. Conteúdos trabalhados por meio de discussões, trocas de experiências, dinâmicas de grupos, conhecimento da realidade local, síntese e propostas de ações para fortalecer a estratégia.

Dados Institucionais

Avaliação da Oficina - Participantes

Na avaliação dos participantes, as discussões da oficina de trabalho foram consideradas muito importantes, ricas, pois forneceu subsídios necessários para que os mesmos desenvolvam as ações propostas, multipliquem para os usuários o conhecimento adquirido, além de ter sido dinâmica, agradável e não “chata” . Foi considerado pela maioria uma “pena” o tempo de duração da oficina e como sugestão de mais de 80% dos participantes - “aumentar o tempo da oficina para 10 h, realizar mais vezes, expandindo para as famílias”.

Dados Institucionais

Avaliação da Experiência

O que dificultou a realização das oficinas foi à morosidade na reprodução de material didático, fechamento das UBS, a falta de comprometimento de alguns participantes a respeito do cumprimento do horário e apoio durante a organização das oficinas. Por outro lado avaliação positiva para participação nas atividades de grupo, colaboração com a tutora, envolvimento e atenção das equipes.

Dados Institucionais

Perspectivas e Necessidades

Para o próximo ano a proposta é realizar oficinas para as equipes da Zona Rural; fazer o monitoramento das unidades; realizar atualizações para os profissionais; expandir a oficina para as gestantes, puérperas, pais, e todos os interessados. Espera-se um pouco mais de apoio de todos os envolvidos no processo de organização das oficinas e principalmente no monitoramento. Seria interessante que outro profissional fizesse o curso de formação de tutores para facilitar o monitoramento; que fosse sugerido uma carga horária maior, visto que 5 horas não é suficiente para explanação de assuntos tão importantes.

Dados Institucionais

Fotos das Oficinas

Dados Institucionais

Fotos das Oficinas

Dados Institucionais

Fotos das Oficinas

Dados Institucionais

Fotos das Oficinas

Dados Institucionais

Obrigada!

Lívia Alencar Nutricionista – Coordenadora das Ações de Alimentação e Nutrição Nova Olinda do Norte - Am [email protected] (92) 9104-7804