hoje macau 27 dez 2012 #2760

24
TEMPO PERÍODOS DE CHUVA MIN 15 MAX 19 HUMIDADE 80-95% • CÂMBIOS EURO 10.3 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUINTA-FEIRA 27 DE DEZEMBRO DE 2012 ANO XII Nº 2760 PUB ILHA DA MONTANHA David Chow tem projecto “manuelino” PÁGINA 6 DIREITOS DOS ANIMAIS Milhares de pessoas pedem lei de protecção PÁGINA 15 EDIFÍCIO SIN FONG Questionado relatório da DSSOPT PÁGINA 2 O documento tem 25 questões. Elaborado pelo Comité para os Direitos Humanos das Nações Unidas, o relatório a que o nosso jornal teve acesso questiona Macau sobre eventuais mudanças na defesa do ser humano. Violência doméstica, assunto recentemente trazido à baila na cena política da RAEM, é um dos temas que a ONU quer saber se há evolução. Ao mesmo tempo, a organização fala de abusos e incongruências das leis na área laboral e pergunta se os direitos dos residentes do território, sejam portugueses ou chineses, estão de acordo com a Declaração Conjunta. Uma palavra ainda para o método de escolha do líder do Governo: “Tencionam emendar a Lei Básica, para que mais pessoas possam escolher o Chefe do Executivo?”, questiona a ONU. PÁGINA 3 PUB Ter para ler ACTUALIZAÇÃO SALARIAL DA FUNÇÃO PÚBLICA PEREIRA COUTINHO ACUSA GOVERNO DE COMPLICAR SISTEMA PÁGINA 5 MORREU ALBERTINO ALVES DE ALMEIDA CONTADOR DE HISTÓRIAS PARTIU NA VÉSPERA DO NATAL PÁGINA 17 O que andamos nós a fazer? DIREITOS HUMANOS ONU pretende respostas

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 10-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 27 de Dezembro de 2012 • Ano X • N.º 2760

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

TEMPO PERÍODOS DE CHUVA MIN 15 MAX 19 HUMIDADE 80-95% • CÂMBIOS EURO 10.3 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006 MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUINTA-FEIRA 27 DE DEZEMBRO DE 2012 • ANO XII • Nº 2760

PUB

ILHA DA MONTANHA

David Chow tem projecto “manuelino”

PÁGINA 6

DIREITOS DOS ANIMAIS

Milhares de pessoas pedem lei de protecção

PÁGINA 15

EDIFÍCIO SIN FONG

Questionado relatórioda DSSOPT

PÁGINA 2

O documento tem 25 questões. Elaborado pelo Comité para os Direitos Humanos das Nações Unidas, o relatório a que o nosso jornal teve acesso questiona Macau sobre eventuais mudanças na defesa do ser humano. Violência doméstica, assunto recentemente trazido à baila na cena política da RAEM, é um dos temas que a ONU quer saber se há evolução. Ao mesmo tempo, a organização fala de abusos e incongruências das leis na área laboral e pergunta se os direitos dos residentes do território, sejam portugueses ou chineses, estão de acordo com a Declaração Conjunta. Uma palavra ainda para o método de escolha do líder do Governo: “Tencionam emendar a Lei Básica, para que mais pessoas possam escolher o Chefe do Executivo?”, questiona a ONU. PÁGINA 3

PUB

Ter para ler

ACTUALIZAÇÃO SALARIAL DA FUNÇÃO PÚBLICA

PEREIRA COUTINHO ACUSA GOVERNO DE COMPLICAR SISTEMA

PÁGINA 5

MORREU ALBERTINO ALVES DE ALMEIDA

CONTADOR DE HISTÓRIAS PARTIUNA VÉSPERA DO NATAL

PÁGINA 17

O que andamosnós a fazer?

DIREITOS HUMANOS ONU pretende respostas

Page 2: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

quinta-feira 27.12.2012política2

Andreia Sofia [email protected]

FOI no passado mês de Outu-bro que rebentou o caso do risco de ruína do edifico Sin Fong Garden, e o deputado

José Pereira Coutinho continua a mostrar-se preocupado com aquilo que considera ser “falta de fiscali-zação” da parte do Executivo, na hora de aprovar o projecto de obras do edifício ao lado. “Os queixosos denunciaram no meu gabinete que os graves problemas estruturais do edifício habitacional começaram a surgir após o inicio das obras do edifício Soho. (...) Verifica-se que

O arquitecto Carlos Marreiros considera que a apresentação

de uma lista da comunidade por-tuguesa ou macaense às eleições legislativas já não faz sentido, disse à Rádio Macau. “Julgo que é difícil a sua existência tal e qual se apresenta. Deu provas de que não consegue sequer atingir os mil votos. Quedar pelos oitocentos votos, participar só por participar, não traz resultados por ali além.

Habitação pública Fiscalização na Ilha Verde vai custarmais de trinta milhões A fiscalização dos novos lotes de habitação pública no Bairro da Ilha Verde vai custar mais de trinta milhões e meio de patacas. A Sociedade de Consultadoria em Engenharia Civil, Limitada foi a empresa escolhida pelo Executivo para prestar serviços de fiscalização à empreitada de construção dos blocos I e II, e Chui Sai On autorizou a celebração do contrato com a empresa. Segundo o Boletim Oficial (BO), o total do serviço é de 30 milhões e 588 mil patacas, montante que vai ser pago até 2016. Também publicado em BO, ontem, vieram os preços da habitação pública de Seac Pai Van. Os apartamentos mais baratos, em Coloane, vão custar 564 700 patacas. Estes são T1, que podem também ir até às 662 400 patacas. Os mais caros são os de tipologia 3, que vão das 924 mil patacas até a pouco mais de um milhão de patacas. - J.F.

Chan Meng Kam quer resolver questão das filas nas Portas do CercoO deputado Chan Meng Kam fez uma interpelação escrita ontem, onde previu que a pressão na principal fronteira de Macau vai ser pior devido ao novo comboio entre Cantão e Zhuhai. Por isso mesmo, o deputado insta o Governo a estar preparado para evitar esses problemas e questiona porque estão muitos canais nas Portas do Cerco fechados para os turistas. “Isso resulta em grandes filas.” - C.L.

Kwan Tsui Hangdeseja promoçãodas clínicas à noiteA deputada Kwan Tsui Hang propôs ontem, em interpelação escrita, a abertura de mais clínicas nocturnas nas organizações dos serviços de saúde, de forma a resolver a questão da falta de atendimentos durante a noite e aos feriados. A deputada cita estatísticas e afirma que no ano passado o serviço de emergência do Hospital de São Januário recebeu 218 mil pessoas, um aumento de quase o dobro em comparação com os números de 1999. Mas o director dos serviços de saúde assegura que os abusos nesse serviço atingiram os 70% na Taipa e 30% no Hospital de São Januário. Kwan Tsui Hang considera que a razão pelo abuso do serviço se deve à suspensão das clínicas à noite e nos feriados. - C.L.

O deputado José Pereira Coutinho volta a chamar a atenção para o estado de degradação do edifício Sin Fong, afirmando que a culpa está nas obras do prédio “Soho”, construído ao lado, acusando as Obras Públicas de falta de fiscalização. Coutinho pede ainda que o organismo apresente o relatório final sobre o estado de degradação e apresente mais medidas

Coutinho questiona DSSOPT sobre relatório do edifício Sin Fong

“Não chutar a bola para o lado”

Coutinho leva edifícios a plenário Há cerca de uma semana José Pereira Coutinho teve mais uma reunião com a DSSOPT para debater o estado de mais um edifício contíguo ao Sin Fong Garden, onde actualmente vivem cerca de 80 famílias. Contudo, o encontro terá sido “pouco produtivo”, segundo disse o deputado ao Hoje Macau. “O Governo não quer assumir responsabilidades”. Por essa razão, Coutinho prometeu levar o assunto à Assembleia Legislativa no próximo plenário, a 3 de Janeiro, durante o período das interpelações antes da ordem do dia.

durante cerca de 18 anos, e até ao inicio das obras das fundações do Soho, nada ocorreu no edifício Sin Fong, e é manifesto que há uma relação causa-efeito”, pode ler-se na interpelação escrita entregue ao Governo.

“Quais as razões da DSSOPT para não ter fiscalizado e em-bargado as obras de escavação aquando da demolição do edi-fício Soho?”, acrescenta ainda no documento.

Desta forma, o deputado diz que a Direcção para os Serviços de Transportes e Obras Públicas (DSSOPT) “tem responsabilida-des no projecto das fundações por ela aprovado, e deveria ter em atenção todos os condiciona-lismos impostos pela legislação vigente”.

Coutinho pede ainda que a DSSOPT “cumpra as promessas” e divulgue o relatório final sobre as causas da ruína do Sin Fong Garden, questionando quais as restantes medidas que serão

adoptadas de apoio aos resi-dentes, para lá das que já foram anunciadas.

QUAIS AS RESPONSABILIDADES?Coutinho fala ainda de uma situa-ção “enigmática” de “desresponsa-bilização” por parte da DSSOPT neste caso, e que esta “não pode chutar a bola para o lado”. “Siste-maticamente alguns responsáveis pelas obras públicas utilizaram os meios de comunicação social para ajudar a desculpabilizar a sociedade responsável e a socie-dade empreiteira das obras das

fundações do edifício Soho, sem que a DSSOPT nada tivesse feito para esclarecer a realidade para igualmente se desresponsabilizar.”

Coutinho fala ainda de pro-blemas que poderão ocorrer no futuro. “Ao permitir esta des-responsabilização, a DSSOPT cria um precedente muito grave na construção civil na RAEM, e permitirá que qualquer nova obra de construção cause os danos que bem entender em prédios vizi-nhos”. “Se assim for, teremos que demolir todas as construções fei-tas em Macau e começar de novo”, acrescenta ainda Coutinho.

Carlos Marreiros contra lista macaense ou portuguesa à AL

“Participar só por participar não traz resultados”

Parece-me importante haver uma ideia para maior exposição pública, para maior debate entre as pessoas e fazer conhecer planos e projectos ou simples discussão de ideias. Não advogo a participação de uma lista dita portuguesa ou macaense”, apontou no programa Entrevista.

Carlos Marreiros adianta que a participação da comunidade não se faz apenas na Assembleia

Legislativa. “A comunidade portuguesa deve ser menos au-tofágica, frequentar menos só os circuitos próprios da comunidade. Quebrar as fronteiras e participar civicamente de forma mais activa do que tem participado até agora”, defendeu.

Recorde-se que Casimiro Pinto já afirmou que a lista Voz Plural quer concentrar-se nos temas da saúde e da educação e ser candidata nas eleições para 2013. Também a justiça está na lista de prioridades da lista, que Casimiro Pinto diz estar disponí-vel para encabeçar nas próximas eleições. As mensagens da lista, afirma ainda, têm que chegar a toda a comunidade: macaense, portuguesa e chinesa.

www.hojemacau.com.mo

Page 3: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

3políticaquinta-feira 27.12.2012 www.hojemacau.com.mo

Documento da ONU questiona Macau sobre eventuais mudanças na defesa dos Direitos Humanos

A preparar análise de 2013

Joana [email protected]

O texto é simples: de-pois de a RAEM ter entregue um primeiro relatório

incompleto pós-Adminis-tração Portuguesa à ONU, a organização quer saber alguns detalhes, que vão ser analisa-dos em Março do próximo ano, altura da 107.ª sessão sobre Direitos Humanos em Genebra.

O Comité para os Direi-tos Humanos questiona, por exemplo, se houve alguma evolução no que à Lei de Combate à Violência Domés-tica diz respeito. Este foi um dos temas focados num outro artigo elaborado pela ONU, em Maio deste ano, onde os EUA acusavam Macau de não se esforçar por elaborar o diploma, mesmo com os ca-sos de violência deste género a aumentarem. “Por favor, forneçam informações sobre eventuais medidas adicionais tomadas para combater os casos de violência doméstica, para reprimir os agressores e providenciar compensações para as vítimas”, pode ler-se no relatório.

A ONU formula 25 questões e não deixa de lado problemas anteriormente apontados a Macau no que aos direitos humanos diz respeito. É o caso dos abu-sos no trabalho e da falta de leis laborais que resolvam os problemas constantes do território.

Em Maio deste ano, os EUA dedicaram 18 páginas sobre os direitos humanos em Macau, acusando o terri-tório de atacar os direitos dos cidadãos, impondo limites aos habitantes para mudar o Governo, atacando a liber-dade de imprensa e falhar na protecção aos trabalhadores.

As condições de trabalho mereceram um dos maiores

São perguntas que a Organização Mundial das Nações Unidas lança a Macau e espera ver respondidas. Em Setembro deste ano, o Comité para os Direitos Humanos da ONU elaborou um relatório intitulado “Assuntos que devem ser considerados, tendo em conta o primeiro relatório de Macau, de Maio de 2011”, a que o Hoje Macau teve ontem acesso. O texto evoca assuntos antigos, mas traz à baila novas questões

do site do jornal, segundo advogados, sem qualquer fundamentação legal.

A par de muitas outras questões, a ONU não deixa ainda de lado a questão dos limites na participação polí-tica. Este foi um dos temas que mereceu mais atenção dos EUA, em Maio, que diziam que só uma pequena fracção dos cidadãos tinha um papel a desempenhar na eleição do Chefe do Execu-tivo. A pergunta não falhou. “Por favor especifiquem se tencionam emendar a Lei Básica, para que mais pessoas possam escolher o Chefe do Executivo.”

A ONU tem a 107.ª ses-são em Março do próximo ano, altura em que a RAEM deverá entregar um novo relatório.

Por isso mesmo, no docu-mento que vai servir agora de orientação para a análise de Macau, a ONU volta a ques-tionar estes pontos. “Por favor, clarifiquem como é que o Governo protege os trabalhadores migrantes e como assegura que estes não são descriminados”, pode ler-se. “Por favor, expliquem o facto de a lei laboral de 2008 falhar na imposição de sanções contra patrões que não pagam salários, que não implementam limites de horas de trabalho e que não protegem os trabalha-dores migrantes e a tempo parcial.”

A ONU quer ainda saber se a RAEM tenciona activar legislação específica para os casos de assédio no local de trabalho e quantas pessoas nascidas localmente detêm cargos seniores na Admi-nistração.

PORTUGUÊS NA MIRA“Por favor, tendo em conta a Declaração Conjunta entre a

China e Portugal, indiquem se há medidas tidas em conta para assegurar os direitos dos residentes de Macau que detêm nacionalidade portuguesa e chinesa, tida já antes de 1999”, pode ler-se no documento da ONU.

Esta é uma das questões novas que o relatório da or-ganização traz e que não se fica por aqui. A ONU quer ainda saber se as leis e os julgamentos dos tribunais são traduzidos para ambas as línguas oficiais da RAEM e faz uma pergunta que tem estado, recentemente, na boca da sociedade local: “Como lidam com a falta de magistrados e advogados bilingues?”

No rol de criticas que a ONU lançou a Macau este ano, estava realçada a Lei de Segurança Nacional – e o mítico artigo 23º, que pune crimes contra a segurança do Estado –, afirmando que este continua a ser fonte de preocupação. Na sequência deste artigo, o relatório fala-

O QUE PEDE A ONUPOR FAVOR, PROVIDENCIEM INFORMAÇÕES....

• sobre se alguém já evocou a convenção para sua

defesa em algum tribunal dados sobre queixas entregues

a Comissariado contra a Corrupção e à Direcção para os

Serviços dos Assuntos Laborais desde 2009 até agora

• sobre se o direito a entregar petições ao Chefe do

Executivo foi exercido por cidadãos de Macau

• sobre se foram tomadas medidas para responder a ataques

de terrorismo, se essas afectaram os direitos humanos e

sobre quantas deportações foram feitas baseadas neste

problema

• sobre o acesso da polícia a correspondência,

computadores ou outras informações privadas sob pretexto

da segurança nacional e como conciliam esta lei com a de

protecção aos dados pessoais

• sobre se há para acabar com as desigualdades salariais

entre homens e mulheres

• detalhadas em como é que o artigo 32 da Lei Básica - que

especifica protecção para mulheres, menores, idosos e

pessoas com deficiência – é realmente posto em prática

• sobre se a lei contra o crime organizado tem efeito,

nomeadamente no que toca a não culpar a mesma pessoa

pelo mesmo crime duas vezes

• sobre que medidas são implementadas para garantir que a

solitária é uma medida de último recurso e pelo tempo mais

curto possível

• sobre a existência de medidas para prevenir a exploração

sexual de mulheres

va da liberdade de imprensa em Macau. Para o Depar-tamento de Estado Norte--Americano, apesar dos subsídios providenciados pelo Governo aos jornais, os meios de comunicação social são críticos da Admi-nistração, havendo apenas a apontar consequências para alguns jornalistas relacio-nados com o Executivo. O relatório recorda casos em que profissionais dos média foram suspensos ou implica-dos em acções disciplinares sem razões aparentes e até despromovidos.

Recorde-se que, recen-temente, o próprio director do Hoje Macau confessou sentir, pela primeira vez, censura, depois de o Minis-tério Público (MP) ter man-dado apagar um comentário

capítulos no relatório norte--americano. Sem esquecer o que Shuen Ka Hung disse à imprensa na altura em que era director dos Serviços para os Assuntos Labo-rais – “se os trabalhadores migrantes não estivessem satisfeitos com Macau po-deriam sempre voltar para a sua terra natal” – o relatório atacou as incongruências da Lei Laboral. “Apesar de a lei exigir que os empregadores providenciem um ambiente de trabalho saudável e pro-tegido, não há disposições explícitas para isso nem para proteger o direito dos trabalhadores à manuten-ção do emprego, caso eles se recusem a trabalhar em condições perigosas.”

O relatório frisava ainda a ausência de um salário mínimo – excepto para os trabalhadores da área de segurança e limpeza -, a permissão de despedimento sem justa causa, desde que paga a indemnização, e a falta de clareza contratual.

Page 4: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

PUB

4 política quinta-feira 27.12.2012www.hojemacau.com.mo

ANÚNCIO“PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA, RECOLHA

E TRANSPORTE DE RESÍDUOS DA RAEM”Concurso Público

1. Entidade adjudicante: Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau.2. Entidade que realiza o processo de concurso: Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental.3. Denominação do concurso público: Prestação de Serviços de Limpeza Urbana, Recolha e Transporte de Resíduos da Região

Administrativa Especial de Macau.4. Modalidade do concurso: Concurso público.5. Local de prestação de serviços: Região Administrativa Especial de Macau.6. Objecto: Prestação de serviços de limpeza urbana, recolha e transporte de resíduos para a Região Administrativa Especial de Macau.7. Prazo da prestação de serviços: dez anos.8. Prazo de validade das propostas: O prazo de validade das propostas é de noventa dias, a contar da data do acto público do

concurso, prorrogável nos termos previstos no Programa do Concurso.9. Caução provisória: $40 000 000,00 (quarenta milhões de patacas) a prestar mediante depósito em dinheiro ou garantia bancária

aprovada nos termos legais em nome da Região Administrativa Especial de Macau.10. Caução definitiva: Para garantir o cumprimento do contrato, a sociedade adjudicatária deverá prestar uma caução definitiva

equivalente a 4% (quatro por cento) do valor total da adjudicação de prestação de serviços.11. Valor do preço mínimo proposto: $2 000 000 000,00 (dois mil milhões de patacas).12. Condições para concurso:

12.1 Só podem ser admitidas ao concurso as sociedades constituídas e registadas na Região Administrativa Especial de Macau e com capital social mínimo de $50 000 000,00 (cinquenta milhões de patacas) e cujo objecto social seja a prestação de serviços de limpeza urbana, recolha e transporte de resíduos, sem prejuízo das disposições previstas no ponto 12.4;

12.2 A sede e as principais subunidades administrativas da sociedade devem ser constituídas na Região Administrativa Especial de Macau, sem prejuízo das disposições previstas no ponto 12.4;

12.3 O concorrente deve ter pelo menos 10 (dez) anos de experiência no âmbito de limpeza urbana e pelo menos 10 (dez) anos de experiência no âmbito de recolha e transporte de resíduos; as supramencionadas experiências devem englobar, designadamente, a limpeza e a recolha de resíduos nas vias e espaços públicos, e instalações públicas destinadas ao uso público, entre outros espaços;

12.4 A entidade que realiza o processo de concurso pode aceitar a participação dos concorrentes que preencham apenas os requisitos do ponto 12.3. Se a um destes concorrentes forem adjudicados os serviços, este terá que obedecer às disposições previstas nos pontos 12.1 e 12.2, antes da data da celebração do contrato;

12.5 Em quaisquer circunstâncias, não será admitida a participação de consórcios no presente concurso.13. Local, dia e hora limite para apresentação das propostas:

Local: Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, Alameda Dr. Carlos d’ Assumpção, N.os 393-437, Edifício Dynasty Plaza, 10.º andar, Macau;Dia e hora limite: dia 18 de Fevereiro de 2013 ( 2a-feira), às 17H00.

14. Local, dia e hora do acto público de abertura das propostas: Local: Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, Alameda Dr. Carlos d’ Assumpção, N.os 393-437, Edifício Dynasty Plaza, 10.º andar, Macau;Dia e hora: dia 19 de Fevereiro de 2013 ( 3a -feira), às 9H30.Os concorrentes ou seus representantes deverão estar presentes ao acto público de abertura das propostas para os efeitos previstos no artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 63/85/M, de 6 de Julho, para esclarecer eventuais dúvidas relativas aos documentos constantes das suas propostas apresentadas no concurso.

15. Local, hora e preço para aquisição da cópia e exame do processo:Local: Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, Alameda Dr. Carlos d’ Assumpção, N.os 393-437, Edifício Dynasty Plaza, 10.º andar, Macau;Hora: Horário de expediente;Preço: $3 000,00 (três mil patacas).

16. Critérios de avaliação das propostas e respectiva ponderação:- A avaliação de propostas é dividida em três partes:

1.ª parte – “Avaliação de propostas de serviços”, que representa 40%;2.ª parte – “Avaliação de preço de serviços”, que representa 50%;3.ª parte – “Avaliação de elementos amigos do ambiente introduzidos nos serviços”, que representa 10%;

- 1.ª parte – a “Avaliação de propostas de serviços” é efectuada conforme o quadro seguinte:

Critérios de avaliação Ponderaçãoa) Experiência do concorrente na prestação de serviços semelhantes 35%b) Programa de garantia dos trabalhadores:

1. Programa de transição dos trabalhadores efectivos (8%)2. Plano de garantia para optimização de pessoal (16%)

24%

c) Planos de trabalho de serviços:1. Programa de garantia de qualidade de serviço (9%)2. Plano de trabalhos de operações (6%)3. Plano para a manutenção das instalações, dos equipamentos (operados à mão, mecânicos

e automáticos) e dos veículos (6%)

21%

d) Plano de investimento:1. Plano de investimento para a actualização das instalações, dos equipamentos (operados à

mão, mecânicos e automáticos), dos veículos, das peças sobressalentes e das ferramentas, entre outros (18%)

2. Plano de investimento de melhoria das instalações indicadas pela entidade adjudicante (2%)

20%

Avaliação de propostas de serviços (valor total de 100%) 100%

- 2.ª parte – “Avaliação de preço de serviços”:Na “Avaliação de proposta de serviços”, a proposta que obtiver o valor igual ou superior a 50%, é admitida para a fase de “Avaliação de preço de serviços”. É excluída a proposta que obtiver o valor da “Avaliação de proposta de serviços” inferior a 50%. Para a avaliação de preço de serviços, aplica-se o critério “O preço mais adequado é o melhor preço” que tem por base um “preço razoável”, calculado pelo preço médio das propostas admitidas pela comissão de abertura das propostas para a fase de “Avaliação de preço de serviços”, multiplicado por 0,95. Quanto for menor a diferença entre o preço proposto e o preço razoável (quer seja superior ou inferior), mais alto será o valor obtido. Pelo contrário, quanto for maior a diferença, menor será o valor obtido ou será atribuída a pontuação de zero pontos na avaliação.

- 3.ª parte – Avaliação de elementos amigos do ambiente introduzidos nos serviços:Trata-se da avaliação das propostas apuradas para a fase da “Avaliação de preço de serviços”. A “Avaliação de elementos amigos do ambiente introduzidos nos serviços” é efectuada conforme o quadro seguinte:

Critérios de avaliação Ponderação

a) Veículos a serem utilizados para serviços 70%

b) Instalações, equipamentos e bens consumíveis a serem utilizados para serviços 30%

Avaliação de elementos amigos do ambiente introduzidos nos serviços(valor total de 100%) 100%

- Valor total da proposta = Valor da “Avaliação de proposta de serviços” ´ 0,4 + Valor da “Avaliação de preço de serviços” ´ 0,5 + Valor da “Avaliação de elementos amigos do ambiente introduzidos nos serviços” ´ 0,1

17. As propostas e os documentos integrantes devem ser redigidos numa das línguas oficiais da Região Administrativa Especial de Macau ou em Inglês.

18. Junção de documentos de esclarecimento adicionais: Os concorrentes poderão comparecer na Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, sita na Alameda Dr. Carlos d’ Assumpção, N.os 393-437, Edifício Dynasty Plaza, 10.º andar, Macau, a partir de 26 de Dezembro de 2012 e até à data limite para a apresentação das propostas, para tomarem conhecimento de eventuais documentos de esclarecimento adicionais.

Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, aos 17 de Dezembro de 2012.

O Director Cheong Sio Kei

O Governo Central reconhece o trabalho da RAEM e apoia as Linhas de Acção

Governativa para o próximo ano. Esta é, pelo menos, a novidade que chega de Pequim, depois de Chui Sai On se ter encontrado com o presidente chinês, Hu Jintao, o primeiro--ministro, Wen Jiabao, e o secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China, Xi Jinping.

O Chefe do Executivo foi recebido pelas autoridades do Governo Central no dia 22, a quem apresentou o balanço do que foi feito pelo Governo de Macau e os objectivos para o próximo ano.

O Gabinete de Informação Financeira (GIF) conclui

os trabalhos para a nova pro-posta de lei para o combate ao branqueamento de capitais, esperando-se que entre na As-sembleia Legislativa (AL) até 2014. “Passámos os últimos anos a trabalhar nas formas de melhorar os trabalhos. Espera-mos que a proposta esteja na agenda da AL antes de 2014 ou o mais cedo possível”, disse a coordenadora do GIF, Ng

Man Seong, em declarações reproduzidas pela TDM.

Entre Janeiro e Outu-bro, o organismo recebeu um total de 1591 relatórios que indiciam suspeitas de actividades ilegais ligadas a movimentações de dinheiro. 70% dos casos acabam a ser investigados no Ministério Público (MP).

Ng Man Seong con-sidera que a maioria das actividades estão ligadas à

indústria do jogo, existindo uma tendência de aumento. “Muitos dos clientes dos casinos ficam por um curto período de tempo. Compram algumas fichas de jogo, jogam e vão-se embora. É difícil para nós investigar o seu historial e as suas transacções. Pode ser um processo algo complexo”. Para já, o GIF quer apostar em mais formações para os seus funcionários.

Nam Kwong na Ilha da MontanhaA Nam Kwong vai ser a empresa responsável pelo fornecimento e pela instalação de esquentadores a gás natural no novo campus da Universidade de Macau na Ilha da Montanha. A companhia de produtos químicos e petrolíferos vai receber um milhão e 800 mil patacas do Governo de Macau, com quem celebrou um contrato para o efeito. A Nam Kwong ainda recebe dinheiro este ano – 179 542 patacas -, sendo que o restante é pago em 2013. As despesas estão inseridas no orçamento do PIDDA da RAEM. – J.F.

Governo Central avisa Macaupara se preparar para eventuais adversidades

Pequim apoia LAG

Transacções suspeitas com tendências para aumentar

Combateao branqueamento

de capitais com nova lei

Segundo um comunicado oficial, Chui Sai On afirmou que Hu Jintao tem “grande consideração pelo esforço da RAEM no implemento, concretização e execução da Lei Básica e persistência no princípio de um país e respeito pelas diferenças dos dois sistemas”. O Governo Central considera o desenvolvimento da economia de Macau como a questão da maior importância, nomeadamente, em termos de cooperação regional e desenvolvimento sustentável do próprio território.

A intenção de transformar Macau num centro mundial de turismo e de lazer e como campo de serviços de cooperação económica e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa continua na lista das auto-ridades de Pequim, a par com a melhoria das condições da vida da população da RAEM, que incentivam a introdução de medidas a curto prazo para que Macau possa reparar-se devidamente para eventuais adversidades.

O Chefe do Executivo falou ainda dos votos de Hu Jintao de que Macau “continue a prestar grande atenção ao desenvolvimento da educação e preservação dos seus traços culturais especiais, designadamente em termos de fusão da cultura chinesa com a ocidental”.

Page 5: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

quinta-feira 27.12.2012 5www.hojemacau.com.mo sociedade

Andreia Sofia [email protected]

TERMINOU ontem por volta das 21 horas mais uma reunião da Comis-são de Avaliação das

Remunerações dos Trabalhadores da Função Pública (CARTFP), onde foi discutida a forma de criação do mecanismo permanente de actualização dos salários do sector público. Contudo, José Pereira Coutinho, deputado e presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM), considera que o Governo quer criar “um sistema à pressa” e teme pelas falhas que possam surgir. “Pode acontecer uma situação em que a inflação é quase 0%, por exemplo, e o sis-tema diz para haver um aumento dos salários de 5%. É irracional e uma disparidade. Há empresas do privado que aumentam os salários por arrastamento e o sistema da Função Pública é diferente, porque tem categorias. Cai-se no risco de criar um sistema que não representa a actualidade e a realidade social e que é ineficaz, e esse é o perigo”, explicou ao Hoje Macau.

Para tal, Coutinho defendeu a inclusão de especialistas univer-sitários da área da Administração Pública durante o debate, mas a ideia não foi bem acolhida. “Que-rem implementar um sistema à força. É contraproducente, porque há sempre uma questão politica por detrás da actualização salarial. Está-se a complicar o sistema, e não se olha para a realidade e especificidades de Macau. Uma coisa é fazer as estatísticas, outra é

O Grupo de Respeito pelos Direitos dos Homossexuais

(Macau LGBT Rights Concern Group) está a realizar o que diz ser o primeiro estudo sobre a situação dos homossexuais em Macau, diz a Rádio Macau.

Jason Chao, líder do grupo que é também presidente da Associação Novo Macau, afirmou à antena portuguesa da rádio que este é um estudo pioneiro e, por isso, com importância. “Esta pesquisa é a primeira investigação oficial, aberta e científica sobre a comuni-dade gay de Macau. Nesse sentido, é histórica.”

Desempregomantém-se estávelDados da Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) apontam para uma estabilização da taxa de desemprego. Entre Setembro e Novembro, situou-se nos 1,9%, semelhante aos 2% registados entre Agosto e Outubro deste ano. Já a taxa de subemprego ficou-se pelos 0,8%. Quanto à população activa, no mesmo período, foi de 356,2 milhares de pessoas e a taxa de actividade situou-se em 72,5%. Destaca-se que a população empregada atingiu 349,6 milhares de indivíduos, porém, em comparação com o período precedente, observou-se um acréscimo de 2.900 pessoas. Verificaram-se subidas significativas no número de empregados da educação e das actividades imobiliárias e serviços prestados às empresas. A população desempregada situou-se nos 6,6 milhares de pessoas, tendo-se reduzido 100 pessoas, face ao período antecedente. O número de desempregados à procura do primeiro emprego representou 16,7% do total da população desempregada, ou seja, decresceu 2,6 pontos percentuais em relação ao período passado.

Candidaturasao FASEterminam dia 31 É já na próxima segunda-feira que termina o prazo para a entrega de candidaturas ao “Plano de pagamento dos juros ao crédito para os estudos”, projecto concedido pelo Fundo de Acção Social Escolar (FASE), plano que se destina a subsidiar os alunos que queiram continuar os seus estudos no ensino superior. No ano lectivo de 2011\2012, cerca de 1100 alunos beneficiaram deste apoio, que paga 70% dos juros do empréstimo, com os restantes 30% a serem entregues após a conclusão do curso. Actualmente existem protocolos com 9 bancos. Para os candidatos seleccionados, o valor máximo do empréstimo é fixado de acordo com os locais de frequência. Para Macau, China e Interior da China, o valor é de 150 mil patacas, enquanto que Taiwan e China é de 200 mil patacas. Para Hong Kong e China é de 400 mil patacas, enquanto que para outras regiões o valor fixa-se em 600 mil.

Grupo promove estudo sobre comunidade “gay” de Macau

O primeiro do territórioSegundo Jason Chao, a ideia

é perceber quantos homossexuais existem em Macau que, no geral, ainda se desconhece. “Não estamos cientes de qual é a situação actu-almente”, explica à rádio. “É por isso que precisamos desta pesquisa. Vamos recolher informações sobre as interacções sociais, o ambiente nos locais de trabalho e nas insti-

tuições de ensino. Vamos também querer saber se a comunidade gay sente que está a ser apoiada pelo Governo. Não temos uma visão completa sobre estas questões, e é por isso que queremos recolher estes dados”.

A pesquisa consiste num ques-tionário que pode ser acedido na página do Facebook do Grupo de

Respeito pelos Direitos dos Ho-mossexuais. As respostas podem ser dadas até ao próximo dia 4 de Janeiro.

Recorde-se que no passado dia 20, dia de aniversário da trans-ferência de soberania, o grupo LBGT fez o primeiro desfile gay por Macau, em luta pelos direitos dos homossexuais.

Debatido mecanismo de actualização salarial na Função Pública

“Está-se a complicar o sistema”José Pereira Coutinho, da ATFPM, não se conforma com a forma como está a ser criado o mecanismo permanente de actualização dos salários dos que trabalham para o Governo. Na reunião de ontem exigiu o apoio de académicos para evitar criar um sistema “contraproducente”. “Querem criar o sistema à força”, aponta

criar um sistema, e temos que pedir auxilio para fazer esse sistema, com catedráticos.”

SISTEMA “NADA FÁCIL”Segundo o presidente da ATFPM, “não é fácil” criar um mecanismo que faça uma actualização salarial permanente todos os anos. “Para que o sistema venha a existir tem

de ter em conta três componentes – o valor da inflação, a capacidade financeira da RAEM em suportar os aumentos e a questão politica e aceitação social dos aumentos. Estas três condicionantes nunca podem estar desvinculadas”, apon-ta Coutinho.

Quanto à proposta dos aumen-tos salariais de 6%, já anunciados

no inicio deste mês por Chui Sai On, Chefe do Executivo, já seguiu há muito tempo e já está nas mãos da secretária (Florinda Chan, secretária para a Administração e Justiça). Creio que em Março os trabalhadores já possam ter um aumento salarial”, aponta Pereira Coutinho, que não esquece os retroactivos perdidos.

Page 6: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

6 sociedade quinta-feira 27.12.2012www.hojemacau.com.mo

Cecília [email protected]

JÁ têm os preços e já podem ser escolhidas. As fracções económicas do Edifício On Son, em Seac Pai Van, estão

aptas para venda, com preços que rondam as 718 mil e o milhão de patacas. O edifício tem dois blocos, com 23 e 16 pisos, res-pectivamente, e disponibiliza um total de 366 fracções de habitação económica: 18 frac-ções T1, 300 fracções T2 e 48 fracções de T3.

O Instituto de Habitação (IH) disse ontem, contudo, que não há candidatos para os T1, pelo que apenas os outros estão a ser vendidos.

O edifício tem ainda um auto--silo, que irá disponibilizar 169 lugares, 71 para veículos ligeiros e 98 para motas, e um espaço comercial.

Ambos os edifícios dispõem de canalização para utilização de gás natural.

As unidades vão ser es-colhidas a partir de dia 23 de Janeiro, sendo que o IH vai enviar as cartas de aviso para os candidatos a partir do dia 2 do mesmo mês. A partir do dia 16 de Janeiro, os agregados familiares poderão visitar as fracções modelo instaladas no local do Edifício On Son.

O director do IH, Tam Kuong Man, disse não ter data certa para que todas as chaves das fracções sejam entregues, mas assegura que Seac Pai Van vai estar em condições para receber os mo-radores no primeiro trimestre do próximo ano.

Entretanto, o IH está a tratar de mais sete mil habitações públicas e vai concentrar-se a tratar dos contratos do edifício da habitação económica do Largo da Taipa.

O empresário de Macau David Chow vai investir cerca de dois

mil milhões de patacas na construção na ilha da Montanha de um centro comercial com uma praça ao “estilo manuelino”, num projecto de home-nagem à cultura portuguesa de Macau.

64 mil terãode fazer provade vida em 2013É já a partir desta semana que o Fundo de Segurança Social (FSS) vai começar a enviar as notificações a cerca de 60 mil beneficiários para a realização da prova de vida, sendo que são esperados para o ano cerca de 64 mil beneficiários que terão de entregar os documentos necessários do FSS. O albergue da SCM ou os cinco centros de acção social do Instituto de Acção Social (IAS) são alguns dos locais onde os interessados se poderão dirigir.

Habitação no Edifício On Son pode ser escolhida no próximo dia 23

Sem candidatos para T1

Problemana qualidadedas habitações públicasNa capa do jornal Ou Mun de ontem, era avançada a notícia de queda de azulejos na habitação social do Edifício Mong Sin. O Gabinete para o Desenvolvimento de Infra-Estruturas já enviou um comunicado de imprensa afirmando que a empresa de construção irá resolver o problema. A causa do incidentes será a mudança de temperatura, mas de acordo com a directora do centro de comunidade de Mong Há, Tam Sion Ho, que é também responsável pelo Edifício Mong Sin, os moradores da edifício já se queixaram há três meses desse problema, estando preocupados com a qualidade geral do edifício. Por isso mesmo, pede uma análise geral para a qualidade e segurança do prédio.

Centro comercial e praça ao “estilo manuelino” na ilha da Montanha

História portuguesa aqui ao ladoO projecto, denominado “Praça

da Amizade”, que vai ocupar uma área de cerca de 30.000 metros qua-drados de terreno, deverá começar a ser construído até ao final de 2013 e, depois, toda a obra deverá estar concluída até final de 2016, expli-cou David Chow à agência Lusa e à Teledifusão de Macau. “É a primeira infra-estrutura portuguesa na China, a primeira que é verdadeira, cons-truída de raiz e não uma cópia, tem um estilo e cultura verdadeiramente portugueses”, disse David Chow.

“Queremos ideias, queremos apoio de Portugal porque queremos fazer uma coisa única, a primeira construção de estilo manuelino por-tuguês aqui na China e que é também uma homenagem à cultura de Macau, ao papel de Macau enquanto ponte entre a China e os países de língua portuguesa”, afirmou.

A ideia conceptual do projecto com o qual David Chow se candi-datou, em hasta pública, ao terreno na ilha da Montanha, ilha chinesa adjacente a Macau, é do arquitecto Carlos Marreiros, mas o empresário esclareceu que o projecto está ainda

no início e que deverá ser edifica-do através do investimento de um consórcio.

Além das lojas no centro co-mercial, apoiado por um parque de estacionamento de 1.200 lugares, o espaço terá uma grande praça, lade-ada por um edifício que irá albergar restaurantes, onde David Chow também quer comida portuguesa.

O novo espaço não terá casinos - o jogo é proibido na China - e pre-tende ser um elemento de referência na arquitectura, possibilitando uma área de lazer para as famílias. “Não é só o jogo, quem quer jogar está a dez minutos de Macau, mas ali en-contra um pouco da história de que é feito Macau porque é de cultura portuguesa e Portugal, a sua cultura, está intimamente ligado a Macau e à sua história”, considerou.

Com capacidade para albergar cerca de 10.000 pessoas na grande praça, David Chow explicou que será um grande espaço para mostrar as diversas culturas, mas também para promover a cultura portuguesa que pretende ver encher a praça com regularidade.

Page 7: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

ANÚNCIO [N.º 376/2012]

Para os devidos efeitos, vimos por este meio notificar o representante do agregado familiar seleccionado da lista de espera de habitação económica abaixo mencionado:

N.º do boletim de candidatura Nome

*60161 *CHAN KIO NA

Em virtude de não existirem fracções disponíveis da tipologia no local a que se candidataram, mas há outras fracções da mesma tipologia disponível em Coloane, de acordo com os termos do n.º 8 do artigo 60.º da Lei n.º 10/2011 (Lei da habitação económica) e do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 26/95/M, de 26 de Junho, o Instituto de Habitação (IH) informa o representante do agregado familiar acima referido, através de ofício, para se dirigir pessoalmente ao IH, sita na Travessa Norte do Patane, n.º 102, Ilha Verde, Macau (perto da Escola Primária Luso-Chinesa do Bairro Norte), no dia 4 de Janeiro de 2013, às horas fixadas no respectivo ofício, para escolha das fracções de habitação económica disponíveis de T2 na zona de Coloane.

Nessa altura, o agregado familiar da lista de espera acima referido devem apresentar os documentos comprovativos (originais e cópias) abaixo mencionados, para efectuar a nova verificação dos requisitos da candidatura da aquisição de habitação económica. Caso as respectivas informações afectem os actuais requisitos da aquisição de fracção ou existirem mudança da composição dos agregados familiares acima referidos, este Instituto irá suspender, imediatamente, o procedimento da escolha de habitação económica:

1. Documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar e os seus cônjuges (caso houver) registados no boletim de candidatura de habitação económica.

2. Prova de casamento (aplicável aos indivíduos casados. Caso tenha entregue ao IH, nos últimos três meses, não é necessário a entregar de novo).

3. Boletim de candidatura dos dados dos agregados familiares de habitação económica devidamente preenchidos e assinados.

De acordo com os termos do n.º 2 do artigo 13.º do decreto-lei acima referido, com as alterações introduzidas pelo Regulamento Administrativo n.º 25/2002, caso o agregado familiar da lista de espera acima referido não tenha comparecido no IH, no dia e horas fixados, e apresentado os documentos acima referidos, para escolha de habitação ou não pretenda adquirir nenhuma das fracções de habitação económica disponíveis no momento pode optar entre, por motivo não justificado, implica a perda do direito de escolha e passagem automática para o último lugar da lista geral; ou após a apreciação dos dados apresentados, verifique que não reunir com os requisitos da candidatura, o agregado familiar seleccionado será excluído na lista geral.

* Em caso da 2.ª convocação, o agregado familiar seleccionado que não tenha comparecido no IH, no dia e horas fixados, e apresentado os documentos acima referidos, para escolha de habitação ou não pretenda adquirir nenhuma das fracções de habitação económica disponíveis no momento pode optar entre, será excluído na lista geral, de acordo com os termos das alínea a) do artigo 14.º do decreto-lei acima referido, com as alterações introduzidas pelo Regulamento Administrativo n.º 25/2002 e alínea 2 do n.º 5 do artigo 60.º da Lei n.º 10/2011.

No intuito de proporcionar o agregado familiar seleccionado para ter mais conhecimentos sobre as informações das fracções de habitação económica disponíveis, o IH juntamente o ofício enviará em anexo o catálogo com descrições das fracções para venda, tabela dos preços, rácio bonificado, pontos de observação, informações sobre a fracção de modelo. Caso o agregado familiar seleccionado não tenha recebido o ofício remetido pelo IH, até sete dias antes da data fixada, poderá dirigir-se ao IH sito na Travessa Norte do Patane n.º 102, Ilha Verde, Macau) ou consultar através do telefone n.º 2859 4875, durante o horário de expediente.

O Presidente,

Tam Kuong Man

18 de Dezembro de 2012

Anúncio

O Pedido do Projecto de Apoio Financeiro do FDCT para à 1ª vez do ano 2013

(1) Fins O FDCT foi estabelecido por Regulamento Administrativo nº14/2004

da RAEM, publicado no B. O. N° 19 de 10 de Maio, e está sujeito a tutela do Chefe do Executivo. O FDCT visa a concessão de apoio financeiro ao ensino, investigação e a realização de projectos no quadro dos objectivos da política das ciências e da tecnologia da RAEM.

(2) Alvos de Patrocínio(i) Universidades, instituições de ensino superior locais, seus institutos

e centros de investigação e desenvolvimento (I&D);(ii) Laboratórios e outras entidades da RAEM vocacionados para

actividades de I&D científico e tecnológico;(iii) Instituições privadas locais, sem fins lucrativos;(iv) Empresários e empresas comerciais, registadas na RAEM, com

actividades de I&D;(v) Investigadores que desenvolvem actividades de I&D na RAEM.

(3) Projecto de Apoio Financeiro(i) Que contribuam para a generalização e o aprofundamento do

conhecimento científico e tecnológico;(ii) Que contribuam para elevar a produtividade e reforçar a

competitividade das empresas;(iii) Que sejam inovadores no âmbito do desenvolvimento industrial;(iv) Que contribuam para fomentar uma cultura e um ambiente propícios

à inovação e ao desenvolvimento das ciências e da tecnologia;(v) Que promovam a transferência de ciências e da tecnologia,

considerados prioritários para o desenvolvimento social e económico;

(vi) Pedidos de patentes.

(4) Valor de Apoio Financeiro(1) Igual ou inferior quinhentos mil patacas. (MOP$500.000,00)(2) Superior a quinhentos mil patacas. (MOP$500.000,00)

(5) Data do PedidoAlínea (1) do número anterior Todo o anoAlínea (2) do número anterior A partir do dia 2 – Jan. – 2013 até 4 – Mar. – 2013 (O próximo pedido será realizado no dia 2 – Maio – 2013 ao 2 – Julho – 2013)

(6) Forma do PedidoDevolvido o Boletim de Inscrição e os dados de instrução

mencionados no Art° 6 do Chefe do Executivo nº 273 /2004,《Regulamento da Concessão de Apoio Financeiro》, publicado no B. O. N° 47 de 22 de Nov., para o FDCT. Endereço do escritória: Alameda Dr. Carlos d’Assumpção, n° 411-417, Edf. “Dynasty Plaza” 9° andar, Macau. Para informações: tel. 28788777; website: www.fdct.gov.mo.

(7) Condições de AutorizaçõesPor despacho do Chefe do Executivo nº 273 /2004, processa o

《Regulamento da Concessão de Apoio Financeiro》.

O Presidente do C. A. do FDCT, Tong Chi Kin 27 / 12 / 2012

7quinta-feira 27.12.2012 www.hojemacau.com.mo publicidade

Page 8: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

PUB

quinta-feira 27.12.2012nacional8

A China pode exigir que os utilizadores da In-ternet se registem com os nomes reais quando

se inscreverem nos fornecedores de rede, informou a imprensa estatal esta terça-feira, alargan-do uma política já em vigor nos microblogues, na tentativa de reduzir o que as autoridades classificam de “rumores” e “vul-garidade”.

Uma lei que está a ser discutida esta semana propõe que as pessoas

A polícia chinesa salvou 89 crianças e deteve 355

suspeitos após ter desmante-lado várias redes de tráfico de crianças, anunciaram esta segunda-feira as autoridades.

A polícia de nove provín-cias, entre as quais a de Fu-jian, Yunnan, Sichuan, Anhui e Guangdong, participaram numa operação conjunta contra aquelas redes que

O Governo chinês sus-pendeu ontem 12 fun-

cionários enquanto decorre uma investigação sobre as causas do acidente de um autocarro escolar que viti-mou 11 crianças na segun-da-feira ao cair numa lagoa na província de Jiangxi.

De acordo com a agência oficial chinesa Xinhua, o Governo suspendeu alguns responsáveis dos depar-tamentos de Educação e Transportes, polícias de

trânsito e o vice-presidente da Câmara da cidade de Gui-xi, na província de Jiangxi, no leste do país.

O autocarro escolar esta-va aparentemente sobrelo-tado e acabou por cair numa lagoa quando transportava crianças com idades entre os quatro e os seis anos para o jardim-de-infância.

A directora do jardim--de-infância, que conduzia o autocarro, e quatro crian-ças sobreviveram ao aciden-

te. A primeira foi detida, informou o Governo local.

Na sequência do aciden-te, as autoridades chinesas estão a levar a cabo uma ins-pecção a todos os autocarros escolares da província para evitar outros acidentes seme-lhantes, segundo a Xinhua.

No ano passado, mais de 62 mil pessoas morreram em acidentes de viação na China, segundo os dados da polícia chinesa citados pela imprensa estatal.

Chinesa Dagong colocou ‘rating’ dos EUA sob “perspectiva negativa”A agência de ‘rating’ chinesa Dagong colocou a notação de crédito dos Estados Unidos sob “perspectiva negativa”, na sequência das dificuldades que o país enfrenta no que se refere à negociação orçamental. “Na crise da dívida norte-americana, cada partido político insiste em propostas favoráveis aos seus próprios interesses”, pelo que será difícil alcançar-se um consenso a longo prazo que resolva o problema, refere a Dagong em comunicado. “Devido ao ‘precipício orçamental’ que se aproxima, é provável que a economia norte-americana entre em recessão em 2013 e continue débil a longo prazo, o que debilitará ainda mais a base material para que o Governo pague as suas dívidas”, acrescenta a nota da Dagong.

China inaugurou a maior linha ferroviária de alta velocidade do mundoA China inaugurou ontem a maior linha ferroviária de alta velocidade do mundo, com 2.298 quilómetros, que une as cidades de Pequim e Cantão, no sul do país. O primeiro “comboio-bala” saiu de Pequim às 09:00 locais e deverá chegar a Cantão oito horas depois, o que supõe menos 12 horas de viagem face a um comboio convencional. Às 10:00 partiu um segundo “comboio-bala” de Cantão que deverá chegar a Pequim às 18:00 locais. Estes “comboios-bala” chineses viajam a uma velocidade média de 300 quilómetros por hora e param nas principais cidades do interior da China, como Shijiazhuang, Zhengzhou, Wuhan e Changsha, passando por seis províncias onde vive quase metade da população nacional chinesa, cerca de 600 milhões de pessoas. Com a abertura desta linha, a China afirma-se como líder mundial em alta velocidade ferroviária, com mais de 9.300 quilómetros em funcionamento em todo o país.

MANDADO DE NOTIFICAÇÃO N.° 578/AI/2012

-----Atendendo à gravidade para o interesse público e não sendo possível proceder à respectiva notificação pessoal, pelo presente notifique-se 汪民海(portador de Hong Kong Permanent Identity Card n.° A8315xxx), que na sequência do Auto de Notícia n.º 29/DI-AI/, de 04.05.2011, levantado pela DST e por despacho de 14.12.2012, exarado no Relatório n.º 795/DI/, de 11.12.2012, foi desencadeado procedimento sancionatório, por controlar a fracção autónoma situada na Avenida da Amizade, n° 1321, Edf. Hung On Center, Bloco 3, 14° andar X e utilizada para a prestação ilegal de alojamento. ---------------------------------No mesmo despacho foi determinado, que deve, no prazo de 10 dias, contado a partir da presente publicação, apresentar, querendo, a sua defesa por escrito sobre a matéria constante daquele Auto de Notícia, oferecendo nessa altura todos os meios de prova admitidos em direito. Nos termos do n.° 2 da artigo 14.° da Lei n.° 3/2010 não é admitida apresentação de defesa ou de provas fora do prazo. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------A matéria constante daquele Auto de Notícia constitui infracção ao artigo 2.º da Lei n.° 3/2010, tal facto é punível nos termos no n.° 1 do artigo 10.º da Lei n.° 3/2010. --------------------------------------------------------------------------------------------------O processo administrativo pode ser consultado, dentro das horas normais de expediente, no Departamento de Licenciamento e Inspecção desta Direcção de Serviços, sito na Alameda Dr. Carlos d'Assumpção n.ºs 335-341, Edifício �Centro Hotline�, 18.° andar, Macau. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Direcção dos Serviços de Turismo, em Macau, aos 14 de Dezembro de 2012.

A Directora dos Serviços, SubstªMaria Helena de Senna Fernandes

China pode vir a exigir nome real de utilizadores para acesso à Internet

Fim do anonimato

Polícia salva 89 crianças e prende 355 suspeitos de envolvimento em tráfico humano

Redes desmanteladasFuncionários suspensos depois da morte de crianças num acidente de autocarro

Responsáveis detidos

tenham de apresentar os seus car-tões de identidade emitidos pelo Governo ao assinar contratos de rede fixa e de acesso à Internet mó-vel, segundo jornais estatais. “A lei deve acompanhar o desenvol-vimento da Internet para proteger o interesse das pessoas”, disse o porta-voz do Partido Comunista num artigo na primeira página do “Diário do Povo”, reforçando pedidos similares veiculados na imprensa estatal na semana pas-sada. “Só assim a nossa Internet

será mais saudável, mais culta e mais segura.”

Muitos utilizadores dizem que as restrições têm como objectivo claro amordaçar ainda mais as conversas online muitas vezes mordazes, ruidosas - e talvez mais significativamente, anónimas -, num país onde a Internet oferece uma rara oportunidade para o debate aberto.

Estas medidas também poderiam impedir as pessoas de expor a corrup-ção online, por temor de represálias por parte das autoridades, disseram alguns cibernautas chineses.

O Governo diz que este sistema é necessário para evitar que as pes-soas façam acusações maliciosas e anónimas na Internet, e também que muitos outros países possuem regras similares.

começou no passado dia 18, disse Chen Shiqu, director do gabinete da luta contra os tráficos no Ministério da Segurança Pública.

As crianças foram co-locadas em casas seguras e a polícia procura os seus pais, informou a agência oficial Nova China. “Vamos recolher o ADN das crianças e utilizá-lo para encontrar os

seus pais através de uma base nacional de dados genéticos criada para lutar contra os tráficos”, adiantou Chen, citado pela agência.

Wang Xizhang, um alto funcionário da polícia da província de Fujian, explicou que a possibilidade de grandes lucros alimentava o tráfico.

Um bebé do sexo mas-culino comprado por cerca de 35.000 patacas nas pro-víncias pobres como Yunnan pode ser revendido por cerca de 75.000 a 95.000 patacas nas províncias mais ricas como Fujian ou Guangdong, precisou Wang.

Segundo Chen, desde Abril de 2009 a polícia des-mantelou 11 mil redes de tráfico e salvou mais de 54 mil crianças.

www.hojemacau.com.mo

Page 9: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

quinta-feira 27.12.2012 9www.hojemacau.com.mo região

O presidente russo, Vla-dimir Putin, assinou segunda-fe i ra em Nova Deli acordos

para vender ao exército indiano 71 helicópteros Mi-17B e peças para montagem de 42 aviões caças Sukhoi 30MKI.

O contrato para a venda de helicópteros Mi-17B tinha sido assinado em 2010, mas a Índia aumentou a sua encomenda inicial de 59 aparelhos para 71, anun-ciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, após um encontro entre Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh.

A Índia é actualmente o maior importador mundial de armas e os equipamentos militares de fabrico russo representam cerca de 70 por cento do seu abastecimento. “A Rússia é um parceiro chave nos nossos esforços para modernizar as forças armadas e melhorar a nossa defesa”, declarou Singh, após o encontro, durante o qual foram assinados 10 acordos de cooperação, nomeadamente sobre ciências, tecnologia e educação.

O montante total dos dois acordos no sector militar não foi divulgado, mas as agências noticiosas russas falaram de um valor de cerca de 24 mil milhões de patacas. “A natureza estratégica

Putin assina acordos para vender armamento ao exército indiano

Cooperação militar em altada parceria entre a Índia e a Rús-sia é confirmada pelo nível sem precedentes da nossa cooperação militar e técnica”, declarou Putin ao diário The Hindu, precisando

que o foco das relações futuras passará pelo “desenvolvimento conjunto de armas sofisticadas ao invés da simples compra de material militar”.

O comércio entre a Rússia e a Índia tem vindo a aumentar e o Fundo russo de investimento directo e o Banco de Estado da Índia criaram um consórcio de

investimento, no qual cada um poderá investir cerca de dez mil milhões de dólares para alargar a cooperação económica bilateral.

Os dirigentes falaram também sobre a construção da maior cen-tral nuclear na Índia, a Kudanku-lam, de concepção russa, no estado do Tamil Nadu (sul).

Após o encontro com Singh, o presidente russo assegurou que o seu diálogo tinha sido “substancial e construtivo”.

PUB

Page 10: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

PUB

10 região quinta-feira 27.12.2012www.hojemacau.com.mo

O Governo japonês li-derado por Yoshihiko Noda demitiu-se ontem em bloco horas antes da

eleição prevista pelo parlamento

Governo liderado por Noda demitiu-se em bloco antes das eleições

Meses decepcionantes no Japãodo conservador Shinzo Abe como primeiro-ministro e da nomeação da sua equipa.

Noda, de 55 anos, deixou as fun-ções de chefe do Governo japonês,

que desempenhava há apenas 16 meses, na sequência da derrota do seu Partido Democrático do Japão nas legislativas de 16 de Dezembro.

Depois de pouco mais de três

anos no poder, o Partido Democrático do Japão decepcionou os eleitores com a sua alegada incapacidade de cumprir as suas promessas econó-micas e sociais, tendo sido vencido

pelo Partido Liberal Democrata, o principal movimento conservador do Japão que governou o país desde o fim dos anos 50 até 2009 quase sem interrupções.

Abe, de 58 anos, será o sétimo primeiro-ministro do Japão em sete anos, depois de ter assumido as mesmas funções por um curto pe-ríodo de tempo entre 2006 e 2007.

Shinzo Abe tem como principal prioridade relançar o crescimento da terceira economia mundial ac-tualmente em recessão, ao mesmo tempo que terá de gerir a delicada relação com a China, na sequência da disputa territorial sobre umas ilhas no Mar da China Oriental, geridas por Tóquio, mas reivindi-cadas por Pequim.

Governo indianovai realizar inquérito especial sobreviolação colectivaO Governo indiano vai realizar um inquérito especial à violação colectiva de uma estudante de 23 anos, um caso que abala o país há dez dias. P. Chidambaram, ministro das Finanças e porta-voz do Governo, anunciou que um juiz reformado aceitou dirigir uma comissão de inquérito sobre o caso. O inquérito, sob a direcção do juiz Usha Mehra, vai tentar “identificar as eventuais falhas da polícia, ou de uma autoridade, ou de uma pessoa (...) e apurar responsabilidades”, declarou o porta-voz. A 16 de Dezembro, uma estudante de fisioterapia apanhou um autocarro com um amigo. Seis homens que estavam no autocarro, incluindo o condutor, violaram a rapariga e espancaram o amigo com barras em ferro, atirando os dois para fora do veículo. A rapariga está nos cuidados intensivos e registou um agravamento do seu estado de saúde no início da semana. Os seis homens, embriagados na altura dos factos, foram detidos. Também, no sul, na região de Tamil Nadu, uma mulher foi violada por dez homens na noite de Natal, indicou a polícia local à agência noticiosa francesa AFP. Os dez suspeitos foram detidos. Os números oficiais mostram que 228.650 dos 256.329 crimes violentos registados em 2011 na Índia foram contra mulheres, com o número das violações na capital a subir 17 por cento para 661 neste ano.

Yoshihiko Noda

Page 11: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

PUB

11regiãoquinta-feira 27.12.2012 www.hojemacau.com.mo

O novo embaixador japo-nês na China manifes-tou esta segunda-feira o seu compromisso para

melhorar as relações com Pequim, depois

de meses de tensão devido a uma disputa territorial no Mar da China Oriental. “A minha missão número um é a de melhorar as relações entre o Japão e a China”, declarou à televisão japonesa Masato Kitera, o diplomata de carreira.

“Explicarei aos líderes chineses que devemos melhorar os nossos vínculos económicos, mesmo que as nossas relações políticas estejam mais frias, porque as actividades das empresas japonesas contri-buem para a economia da China”, acrescentou.

“É importante aumentar os nos-sos intercâmbios em diversas áreas,

Ex-corretor da bolsa tailandês condenadoa quatro anos de prisãoUm tribunal da Tailândia condenou um ex-corretor da bolsa a quatro anos de prisão por ter divulgado falsos rumores na Internet sobre a saúde do rei Bhumibol, causando a queda da bolsa de Banguecoque em 2009, informou a imprensa local. O juiz do Tribunal Penal reduziu a pena inicial de seis anos depois de Katha Pajariyapong, de 39 anos, ter confessado os crimes durante a sua detenção em Novembro de 2009, apesar de se ter declarado como inocente durante o julgamento. Katha foi acusado do crime de lesa-majestade por ter divulgado rumores sobre a casa real tailandesa num fórum da Internet em Abril e Outubro de 2009, algumas semanas depois da hospitalização do rei. Uma dessas mensagens causou uma queda de oito por cento na bolsa da Tailândia a 15 de Outubro de 2009.

Novo embaixador japonês na China promete melhorar relações bilaterais

Acalmar ressentimentos antigospara acalmar o ressentimento que possa existir entre os dois países”, explicou Kitera.

Pequim e Tóquio reivindicam

as ilhas Diaoyu, um arquipéla-go desabitado do Mar da China Oriental, a 200 km a nordeste da costa de Taiwan e 400 km a oeste

da ilha japonesa de Okinawa (sul).No sábado, o futuro primeiro-

-ministro japonês Shinzo Abe prometeu desenvolver os esfor-

ços necessários para recuperar “uma relação mútua benéfica que respeite os interesses estratégicos comuns”.

Page 12: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

quinta-feira 27.12.2012www.hojemacau.com.mo12 boas festas

Natal na rua PELA LENTE DE TIAGO ALCÂNTARA

Page 13: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

13quinta-feira 27.12.2012 www.hojemacau.com.mo boas festas

PUB

Page 14: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

quinta-feira 27.12.2012publicidade14

ANÚNCIOCONCURSO PÚBLICO PARA

“Embelezamento da Rua da Encosta e Acesso pedonal entre ZAPE e Guia – Obra da Zona 1”1. Entidade que põe a obra a concurso: Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes.2. Modalidade de concurso: Concurso Público.3. Local de execução da obra: Arruamentos e vias envolventes na Avenida do Dr. Rodrigo Rodrigues e Rua da Encosta.4. Objecto da Empreitada: Abrimento e Embelezamento dos arruamentos e Melhoramento das instalações do acesso pedonal.5. Prazo máximo de execução: 400 dias (quatrocentos dias).6. Prazo de validade das propostas: o prazo de validade das propostas é de noventa dias, a contar da data do Acto Público do Concurso,

prorrogável, nos termos previstos no Programa de Concurso.7. Tipo de empreitada: a empreitada é por Série de Preços. 8. Caução provisória: $800 000,00 (oitocentas mil patacas), a prestar mediante depósito em dinheiro, garantia bancária ou seguro-caução

aprovado nos termos legais.9. Caução definitiva: 5% do preço total da adjudicação (das importâncias que o empreiteiro tiver a receber, em cada um dos pagamentos

parciais são deduzidos 5% para garantia do contrato, para reforço da caução definitiva a prestar).10. Preço Base: não há.11. Condições de Admissão: Serão admitidos como concorrentes as entidades inscritas na DSSOPT para execução de obras, bem como as que

à data do concurso, tenham requerido a sua inscrição, neste último caso a admissão é condicionada ao deferimento do pedido de inscrição.12. Local, dia e hora limite para entrega das propostas:

Local: Secção de Atendimento e Expediente Geral da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, R/C, Macau;Dia e hora limite: dia 23 de Janeiro de 2013 (quarta-feira), até às 12:00 horas.Em caso de encerramento desta Direcção de Serviços na hora limite para a entrega de propostas acima mencionada por motivos de tufão ou de força maior, a data e a hora limites estabelecidas para a entrega de propostas serão adiadas para a mesma hora do primeiro dia útil seguinte.

13. Local, dia e hora do acto público:Local: Sala de reunião da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 5º andar, Macau;Dia e hora: dia 24 de Janeiro de 2013 (quinta-feira), pelas 9:30 horas.Em caso de adiamento da data limite para a entrega de propostas mencionada de acordo com o número 12 ou em caso de encerramento desta Direcção de Serviços na hora estabelecida para o acto público de abertura das propostas acima mencionada por motivos de tufão ou de força maior, a data e a hora estabelecidas para o acto público de abertura das propostas serão adiadas para a mesma hora do primeiro dia útil seguinte.Os concorrentes ou seus representantes deverão estar presentes ao acto público de abertura de propostas para os efeitos previstos no artigo 80º do Decreto-Lei n.º74/99/M, e para esclarecer as eventuais dúvidas relativas aos documentos apresentados no concurso.

14. Local, hora e preço para obtenção da cópia e exame do processo:Local: Departamento de Infraestruturas da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 16º andar, Macau;Hora: horário de expediente (Das 9:00 às 12:45 horas e das 14:30 às 17:00 horas)Na Secção de Contabilidade da DSSOPT, poderão ser solicitadas cópias do processo de concurso ao preço de $1 300,00 (mil e trezentas patacas).

15. Critérios de apreciação de propostas e respectivos factores de ponderação:- Preço razoável 60%;- Plano de trabalhos 10%;- Experiência e qualidade em obras 18%;- Integridade e honestidade 12%.

16. Junção de esclarecimentos:Os concorrentes poderão comparecer no Departamento de Infraestruturas da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 16º andar, Macau, a partir de 7 de Janeiro de 2013 (inclusivé) e até à data limite para a entrega das propostas, para tomar conhecimento de eventuais esclarecimentos adicionais.

Macau, aos 13 de Dezembro de 2012.

O Director dos ServiçosJaime Roberto Carion

www.hojemacau.com.mo

Page 15: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

15quinta-feira 27.12.2012 www.hojemacau.com.mo vida

Cecília [email protected]

MAIS de 1300 aman-tes dos animais saíram à rua no dia 23. Vestidos de

cor de laranja e preto, instaram o Governo a estabelecer rapida-mente uma Lei de Protecção aos Animais.

A manifestação foi orga-nizada pela Associação da Protecção dos Animais Aban-donados de Macau (APAAM), que saiu em grupo da praça do Tap Seac em direcção à Sede do Governo, onde entregou uma carta ao Chefe do Executi-vo. O pedido insta à elaboração de uma Lei de Protecção dos Animais, a condenação de pessoas que abusam grave-mente dos animais, a privação ao direito de criar animais a quem os já tenha abandonado e punições mais graves para quem ainda come carne de cães e gatos.

Mas os manifestantes não se ficam por aqui e pedem ainda a Chui Sai On que proibir a cria-ção de cães nos estaleiros obras ou estabeleça regulamentos para regular como é que estes devem ser criadas, obrigue as veterinárias a mostrar os seus certificados de qualificação e combata o contrabando dos animais vindos do continente.

O projecto de lei feito pelo Instituto para os Assuntos Cívi-cos e Municipais (IACM) ainda

HOJE NO PRATO

Espinafre

Paula BichoNaturopata e Fitoterapeuta • [email protected]

Nome botânico: Spinacia oleracea L.Família: Amaranthaceae (Chenopodia-ceae; Salsolaceae)

Originário da Pérsia, o Espinafre foi introduzido na Europa (Espanha) pelos Árabes no século XI sendo considerado como o príncipe dos vegetais. Já no sé-culo VII tinha sido oferecido por um rei do Nepal a um imperador chinês tendo ficado conhecido como a erva da Pérsia. Os epítetos têm sido muitos ao longo da História, de tal forma foi apreciado pelas Cortes. Mas quem popularizou o seu consumo foi Popeye, o mais famoso marinheiro no mundo, embora sobreva-lorizando as suas propriedades…Deste vegetal que cresce cerca de 30 cm de altura, existem diferentes varie-dades que se podem agrupar em 3 tipos principais: o de folhas lisas, o de folhas crespas (Savoy) e um híbrido intermédio (Semi-savoy). Na culinária utilizam-se as folhas que, além de deliciosas e avelu-dadas, ainda proporcionam benefícios medicinais.

COMPOSIÇÃOMuito rico em nutrientes o Espinafre contém vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, B6, ácido fólico, biotina, C, E, K, P), minerais (cálcio, enxofre, fósforo, mag-nésio, potássio, sódio) e oligoelementos (cobre, crómio, ferro, iodo, manganês, selénio, zinco), carotenoides (betaca-roteno, luteína, zeaxantina), coenzima Q10, aminoácidos (arginina, lisina), glicolípidos, fibras (celulose), saponina e clorofila. Segundo alguns autores o seu teor em nitritos e nitratos tem sido excessivamente enfatizado.

AÇÃO TERAPÊUTICAO Espinafre tonifica o coração, reduz os níveis elevados de colesterol, fluidifica o sangue e diminui a pressão arterial beneficiando o funcionamento dos vasos sanguíneos e reduzindo o risco de doença cardíaca e de trombose; é depurativo, remineralizante e tónico, aumenta o nú-mero de glóbulos vermelhos e a respetiva hemoglobina. Recomenda-se em situa-ções de hipertensão arterial, afecções da microcirculação (capilares), falta de apetite, astenia, anemia, hemorragias e menstruações abundantes.

Este vegetal protege o tecido nervoso e melhora as funções cognitivas, alivia os estados depressivos e combate a sensibilidade nervosa e o cansaço físico e psíquico. A sua riqueza em vitamina A e carotenoides antioxidantes previne as doenças oculares associadas ao en-velhecimento, tal como a degeneração macular e as cataratas.Estudos efetuados com o Espinafre têm revelado que o seu consumo regular tem efeitos anticancerígenos reduzindo o risco de contrair vários tipos de cancro ou atrasando a sua progressão.

COMO CONSUMIRO espinafre deve ser adquirido bem fresco, viçoso e com as folhas de cor verde escura. Dê preferência ao de cul-tura biológica. Deve ser consumido logo que possível já que se altera facilmente. Pode armazená-lo por poucos dias na gaveta de vegetais do frigorífico; para uma conservação mais prolongada pode optar pelo espinafre congelado. No mo-mento da confeção deve retirar os talos grossos, o que permite uma cozedura mais uniforme, e lavá-lo muito bem em água corrente de forma a eliminar os resíduos de terra e areia.

SUGESTÕES:• As folhas tenras podem ser consumidas cruas em saladas ou sanduíches.• Na sopa: A sopa de grão e espinafres é muito apreciada.• Em esparregado: Cozer ao vapor e a baixa temperatura para minimizar a perda de nutrientes.• Adicionado ao cuscuz, feijoadas ou pratos no forno: Bacalhau, tartes, qui-ches, lasanhas ou empadas.• Combina bem com peixe, carne, aves ou ovos.• Em suco ou infusão, como forma de tratamento.

PRECAUÇÕESDeve ser evitado em caso de cálculos renais, ácido úrico, gota, artrite, reu-matismo e inflamação do trato gastrin-testinal. O seu consumo excessivo pode reduzir a absorção do cálcio e ferro. Ambas as precauções se devem ao conteúdo de ácido oxálico, considerado um antinutriente.

Milhares de pessoas manifestaram-seem Macau pelos direitos dos animais

Para quando uma lei, senhor Chui?

não chegou à Assembleia Le-gislativa (AL) e o deputado Ng Kuok Cheong, que participou na manifestação, propõe ao invés de se entregar o rascunho à AL, se faça já uma consulta pública em Janeiro, de forma a apressar a entrega da lei.

Este ano já é o terceiro em que a APAAM realiza a manifestação e, segundo a

vice-presidente da associação, Lau Pui Chang, o número de participantes tem cada vez subido mais, o que mostra que “mais pessoas estão a dar atenção à questão do abuso dos animais”. A APAAM, tal como a ANIMA, queixa-se de estar a receber muitos cães sem partes do corpo, devido a abusos graves.

Page 16: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

quinta-feira 27.12.2012cultura16

PUB

PUB

A China celebrou esta quarta-feira o 119.º aniversário de nascimento de

Mao Tsé-tung com espectá-culos, mostras de arte e outras actividades para homenagear o fundador da República Po-pular, ainda muito recordado apesar das mudanças regista-das no regime comunista após sua morte em 1976.

Em Pequim, nas provín-cias de Hunan, onde Mao Tsé-tung nasceu em 1893, e de Gansu, foram realizados “shows vermelhos” para celebrar a figura do líder co-munista, enquanto algumas exposições, todas inspiradas no “Grande Timoneiro”, foram montadas em Henan e Tianjin. “Há uma década que organizamos shows com ‘canções vermelhas’ para celebrar o aniversário do

presidente Mao”, indicou o organizador do concerto em Hunan, Wang Junxiang, ao jornal “Global Times”.

No último domingo, em Pequim, centenas de pessoas reuniram-se nas imediações do parque Jingshan, situado na costa da Cidade Proibida, para entoar canções revolucioná-rias, sendo que a maioria trazia cartazes e retratos de Mao.

Alguns dos presentes, no entanto, mostraram o seu descontentamento com a homenagem ao antigo líder arrancando painéis de homenagem a Mao. “Apesar das exaltações e dos grupos patrióticos, as cerimónias não agradam a muitas pesso-as, as quais atribuem a Mao toda a responsabilidade por tragédias como a ‘Revolução Cultural’ (1966-1979)”, indi-cou o “Global Times”.

A rede de televisão esta-tal da China surpreen-

deu os telespectadores ao transmitir “V de Vingan-ça”, um filme de temática anarquista que relata uma revolta contra um Governo autoritário.

Os cibernautas chine-ses demonstraram alguma surpresa depois de assisti-rem ao filme, divulgando algumas das mensagens subversivas da película como: “As pessoas não de-vem ter medo do Governo, o Governo deve ter medo do povo”.

O filme foi exibido no horário nobre na CCTV 6 - canal de filmes da emissora estatal. Mas o título foi traduzido para “V Forças Especiais”. “Estou a sonhar?”, perguntou um utilizador do Sina Weibo depois de ver o filme, juntando-se a milhares de outros que postaram mensagens similares.

O filme tinha sido proi-bido na China, informou o jornal estatal China Youth Daily, e não foi exibido nos cinemas chineses.

Os cibernautas interro-gavam-se se a transmissão indicava relaxamento da censura - embora a maioria não acreditasse que o facto implique qualquer mudan-ça importante na política actual. “Não é fácil para um filme com este tipo de conteúdo ser transmitido na CCTV, eu não tenho certeza se é um sinal, vou esperar para ver”, disse um utilizador do Sina Weibo.

A CCTV não respon-deu imediatamente aos pedidos da AFP para co-mentar o facto.

O filme, protagoniza-do por Hugo Weaving e Natalie Portman, passa-se numa versão déspota da Grã-Bretanha, e retrata um lutador corajoso e carismá-tico conhecido como “V”, que inicia uma revolução contra o regime totalitário.

A máscara do pro-tagonista tornou-se um símbolo para os activistas contrários aos regimes au-toritários em todo o mun-do, com o grupo hacker Anonymous escolhendo-a como seu símbolo. AS canções em que ela

aparece na voz de um dos seus filhos, Caetano Ve-loso e Maria Bethânia, vão ficar para sempre na história da música popular brasileira. Muito provavelmente Dona Canô, que morreu esta terça--feira aos 105 anos, sabia disso.

Estava na sua casa, em Santo Amaro da Purifica-ção, na Bahia, depois de ter

China celebra aniversário de Mao com mostras de arte

Espectáculos a vermelhoTransmissão de ‘Vde Vingança’

na China surpreende

Símbolo contra a opressão

Partiu Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia

Parte da história da MPB

DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS DE FINANÇASEDITAL

Contribuição Predial Urbana

São, por este meio, avisados os contribuintes que pretendam beneficiar, relativamente ao exercício de 2012, da dedução das despesas de conservação e manutenção, previstas nos artigos 13º e 16º do Regulamento da Contribuição Predial Urbana, em vigor, de que deverão apresentar, no mês de Janeiro, uma declaração do modelo M/7, em separado para cada prédio ou parte dele.

Ficam dispensados da apresentação da referida declaração, quanto aos prédios não arrendados, no exercício de 2012.

O impresso da declaração será fornecido por estes serviços, no Edifício “Finanças”, no Centro de Serviços da RAEM e Centro de Atendimento Taipa, ou pode ser descarregado através do endereço electrónico www.dsf.gov.mo.

Aos, 5 de Dezembro de 2012.

A Directora dos Serviços,Vitória da Conceição

recebido alta hospitalar na sexta-feira. Foi nesta mesma casa, a 70 quilómetros de Salvador, que no dia do seu último aniversário (16 de Setembro) disse ao jornal brasileiro não ter medo da morte: “Acredito em Deus e sempre vivi com a minha família, com pessoas ao meu lado, com a casa cheia. Acho que esse é o segredo da longevidade.”

O número 179 da Avenida Viana Bandeira, a casa de Claudionor Vianna Telles Velloso, o nome de casada de Dona Canô, é ponto de paragem obrigatória na rota turística da cidade baiana, explica a imprensa brasileira, que a refere como figura de grande influência junto de empresários e políticos do Estado, e até de Lula da Silva, o ex-Presidente.

Mas a matriarca da fa-mília Velloso, que casou com José Teles Velloso em 1930, relativizou sempre essa importância: “Se hoje me reconhecem é por causa dos meus filhos”, disse ao jornal Folha de São Paulo, em 2000. Caetano e Bethânia são dois dos seus oito filhos.

www.hojemacau.com.mo

Page 17: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

17culturaquinta-feira 27.12.2012 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

ESTAVA internado no “quarto do James Bond” no hospital do Conde São Januário. Foi assim

que Albertino Alves de Almeida se referiu, com ironia, aquela que seria a sua última morada. Na tarde do passado dia 24 de Dezembro morreu este macaense de 80 anos, vitima de um cancro contra o qual lutava há quatro anos.

Em Macau deixou a sua marca na comunidade, não só através dos seus escritos como pelo seu jeito para o hóquei em patins. Um dos seus últimos trabalhos foi o livro “E qual é o problema? Extractos do Diário de um Macaense”, dis-ponível na Livraria Portuguesa.

Ao Hoje Macau, o comunica-dor Hélder Fernando recorda o momento em que lhe fez a última entrevista, publicada na edição do passado dia 21. Há alguns anos que não mantinham contacto e

Morreu Albertino Alves de Almeida, vitima de doença prolongada

Um macaense “contador de histórias estupendo”

quando soube onde seria o local da entrevista, Hélder Fernando ficou surpreendido. “Perguntei-lhe onde nos encontraríamos e a resposta fulminou-me: ‘Estou a lutar há quatro anos contra um cancro. Neste momento estou internado no quarto do James Bond, venha à sua vontade, amigo’”.

As palavras, essas, jorraram durante uma hora de conversa. “Encontrei-o magro, ar cansado, mas um sorriso imediato, dispo-nível, conversador, lucidíssimo, bem humorado. Respondeu a tudo o que lhe perguntei e falou de vários episódios que não estão na entrevista por eu os achar fora do contexto em que a programei. Recordou amigos antigos e presen-tes, de Vitorio Acconci ao padre Lancelote ou ao jornalista Rogério Beltrão Coelho”.

Já Miguel de Senna Fernan-des, presidente da Associação dos Macaenses (ADM) ficou surpreendido pela notícia. “Não cheguei a conhecer muito bem,

somos de tempos diferentes. Mas de testemunhos de amigos e pes-soas que o conheceram era uma pessoa de sete ofícios, escrevia, e era colaborador de alguns jornais. Depois era um grande desportista, um exímio hoquista, e foi uma das

coisas em que mais se celebrizou”, lembra ao Hoje Macau.

O INTERESSE DA ADMA ADM chegou a ponderar lançar a obra de Alves de Almeida, algo que poderá não ficar completamente posto de parte. “Estávamos a pensar, eu e uns amigos, se a obra, antes de ser lançada pela Livraria Portugue-sa, pudesse ser lançada simbolica-mente na ADM, porque é o livro de um macaense para macaenses. Faria todo o sentido se esse livro pudesse ser lançado. Ainda pensámos fazer qualquer coisa para recuperar. Claro que nunca mais se recuperou, com esta triste notícia.”

Contudo, Miguel de Senna Fer-nandes considera que mais projectos poderão surgir daqui para a frente. “Logo que regressarmos ao trabalho vamos ver se existe essa hipótese de fazer qualquer coisa com a obra do Albertino. Tem o seu lugar, logo se verá, se vamos ter condições.”

O Hoje Macau tentou ainda entrar em contacto com Rogério

Beltrão Coelho, editor, jornalista e amigo pessoal de Alves de Al-meida, mas tal não foi possível até ao fecho da edição. Apesar de se tratar de uma edição de autor, Beltrão Coelho deu apoio à sua obra. Alves de Almeida frisou estar “imensamente agradecido” por esse apoio.

SEGUNDO LIVRO ESTAVA A CAMINHOComo conta Hélder Fernando, Albertino Alves de Almeida não tencionava deixar as palavras, apesar da doença. “Ansiava o momento de editar o segundo livro de memorias”. Na entrevista concedida ao Hoje Macau, Alves de Almeida disse mesmo ser dono de “muitas mais histórias”, frisando existirem “muitos factos que devem ser contados”.

Miguel de Senna Fernandes fala de um “contador de histórias estupendo, e em Macau havia muitos. É mais um que se vai embora. Tenho muita pena”. “Era um membro activo (da comunida-de)”, recorda ainda o presidente da ADM. “Foi uma pessoa que viveu muito, e naturalmente com um manancial de histórias que leva consigo. Muitas vivências.”

Hélder Fernando não esquece ainda outras qualidades do maca-ense. A sua marca ficou na comu-nidade graças “à sua facilidade de comunicação, pelo sabor que punha em cada história que conta-va, pela convivialidade praticada, pelas ousadias e cabeça levantada, pela irreverência, pela ânsia cons-tante de saber mais”. “Tanto podia mostrar-se politicamente correcto, como o oposto, dependendo da sua sensibilidade perante os factos. As suas hiper-qualidades no mundo do desporto são históricas”, frisa ainda o comunicador da Rádio Macau.

Foi na tarde da véspera de Natal que o macaense Albertino Alves de Almeida, de 80 anos, partiu, vítima de cancro. O autor de “E qual é o problema? Extractos do Diário de um Macaense” é recordado pela sua paixão ao desporto, à escrita e à comunidade. Miguel de Senna Fernandes afirma que a Associação dos Macaenses chegou a ponderar o lançamento “simbólico” do livro, mas há mais actividades que poderão surgir

Page 18: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

quinta-feira 27.12.2012publicidade18 www.hojemacau.com.mo

www. iacm.gov.mo www. iacm.gov.mo

Aviso1. De acordo com o n° 2 do artigo 2° do Despacho do Chefe do Executivo n° 268/2003, alterado pelos Despachos do Chefe do Executivo nos 267/2004 e 109/2005, os portadores de licenças para cães de estimação, emitidas pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM), devem apresentar os seus pedidos de renovação da licença, durante os meses de Janeiro e Fevereiro de 2013. Expirado este prazo, os portadores ficam sujeitos a uma taxa adicional, que variará consoante os períodos, abaixo indicados, em que o tratamento das devidas formalidades se efectue. l De 1 de Março a 30 de Março: 30% da taxa da licença em causa; l De 31 de Março a 29 de Abril: 60% da taxa da licença em causa; l De 30 de Abril a 29 de Maio: 100% da taxa da licença em causa.

2. Caso, após noventa dias, não hajam tratado das formalidades de renovação da licença, as licenças originais serão consideradas caducadas.

3. Documentos comprovativos que é necessário entregar aquando da renovação da licença para cães de estimação do ano 2013: a. Original ou fotocópia da Licença para cães de estimação do ano 2012; b. Certificado válido de vacinação anti-rábica.

4. Horário e local de atendimento: a. Canil Municipal de Macau (Avenida do Almirante Lacerda, Macau) 2ª a 6ª Feira, das 9:00 às 17:00 horas. b. Canil Municipal de Coloane (Estrada de Cheoc Van, Coloane) 2ª Feira, das 10:00 às 15:00 horas. c. Centro de Prestação de Serviços ao Público da Zona Norte (Rua Nova da Areia Preta, no.52, Centro de Serviços da RAEM, R/C, Macau ) 2ª a 6ª Feira, das 9:00 às 18:00 horas. d. Centro de Serviços do IACM (Avenida da Praia Grande, Edf. China Plaza, 2° andar, Macau) 2ª a 6ª Feira, das 9:00 às 18:00 horas. e. Centro de Prestação de Serviços ao Público da Zona Central (Rotunda de Carlos da Maia, Nos .5 e 7, Complexo da Rotunda de Carlos da Maia, 3º andar) 2ª a 6ª Feira, das 9:00 às 18:00 horas. f. Centro de Prestação de Serviços ao Público das Ilhas (Rua da Ponte Negra, Bairro Social da Taipa, n° 75K, Taipa) 2ª a 6ª Feira, das 9:00 às 18:00 horas.

5. Taxa para renovação: MOP220.00 (inclui 10% de imposto de selo)

Aos 07 de Dezembro de 2012.

O Vice-Presidente do Conselho de AdministraçãoLei Wai Nong

AvisoPostos ambulantes para o pedido e renovação de licenças para cães de estimação do ano 2013Faz-se público que, nos termos do n° 7 do artigo 10° do “Código de Posturas Municipais do Concelho de Macau” e do n°

7 do artigo 10° do “Código de Posturas Municipais do Concelho das Ilhas”, é necessário requerer a licença anual para a posse de cães com idade igual ou superior a seis meses. Para facilitar aos donos de cães o tratamento das formalidades nos seus pedidos e renovação de licenças, o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais vai instalar postos ambulantes para a apresentação de pedidos e renovação de licenças para cães de estimação nos seguintes locais, durante o horário abaixo mencionado:

Data Horas LocalPenínsula

deMacau

05/01/2013(Sábado) 14:00-19:00 Jardim da Vitória

10/01/2013(5ª Feira) 17:00-19:00 Zona de Lazer do Edf. Lok Yeung Fa Yuen do Fai Chi Kei

11/01/2013(6ª Feira) 17:00-19:00 Zona de Lazer do Edf. Lok Yeung Fa Yuen do Fai Chi Kei

12/01/2013(Sábado) 14:00-19:00 Parque Urbano da Areia Preta

19/01/2013(Sábado) 14:00-19:00 Jardim de Luís Camões

25/01/2013(6ª Feira) 17:00-19:00 Parque Dr. Carlos D’Assumpção

26/01/2013(Sábado) 14:00-19:00 Praça de Ponte e Horta

Taipa 02/02/2013(Sábado) 14:00-19:00 Rotunda do Estádio, na Taipa

16/02/2013(Sábado) 14:00-19:00 Rotunda do Estádio, na Taipa

23/02/2013(Sábado) 14:00-19:00 Rotunda do Estádio, na Taipa

Coloane21/02/2013(5ª Feira) 17:00-19:00 Largo do Presidente António Ramalho Eanes, em Coloane

22/02/2013(6ª Feira) 17:00-19:00 Parque de Hac Sá, em Coloane

De acordo com o n° 1 do artigo 86° da Tabela de Taxas, Tarifas e Preços do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, ficam isentos de pagamento da vacina anti-rábica os cães que estejam registados e licenciados.

Aos 07 de Dezembro de 2012.

O Vice-Presidente do Conselho de AdministraçãoLei Wai Nong

ANÚNCIOCONCURSO PÚBLICO PARA

“EMPREITADA DE CONSTRUÇÃO DE PASSAGEMSUPERIOR PEDONAL NA ROTUNDA DO ISTMO”

1. Entidade que põe a obra a concurso: Gabinete para o Desenvolvimento de Infra-estruturas.2. Modalidade de concurso: concurso público.3. Local de execução da obra: Rotunda do Istmo.4. Objecto da Empreitada: construção de passagem superior pedonal.5. Prazo máximo de execução: 420 (quatrocentos e vinte) dias.6. Prazo de validade das propostas: o prazo de validade das propostas é de noventa dias, a contar da data do acto público do concurso, prorrogável, nos termos previstos no programa do concurso.7. Tipo de empreitada: a empreitada é por série de preços.8. Caução provisória: $ 3 380 000,00 (três milhões, trezentas e oitenta mil patacas), a prestar mediante depósito em dinheiro, garantia bancária ou seguro-caução aprovados nos termos legais.9. Caução definitiva: 5% do preço total da adjudicação (das importâncias que o empreiteiro tiver a receber em cada um dos pagamentos parciais são deduzidos 5 % para garantia do contrato, para reforço da caução definitiva a prestar).10. Preço base: não há.11. Condições de admissão: serão admitidos como concorrentes as entidades inscritas na DSSOPT para execução de obras, bem como as que à data do concurso tenham requerido a sua inscrição, neste último caso a admissão é condicionada ao deferimento do pedido de inscrição.12. Local, dia e hora limite para entrega das propostas: Local: sede do GDI, sita na Av. do Dr. Rodrigo Rodrigues, Edifício Nam Kwong, 10º andar; Dia e hora limite: dia 21 de Fevereiro de 2013, quinta-feira, até às 17,00 horas.13. Local, dia e hora do acto público: Local: sede do GDI, sita na Av. do Dr. Rodrigo Rodrigues, Edifício Nam Kwong, 10º andar, sala de reunião; Dia e hora: dia 22 de Fevereiro de 2013, sexta-feira, pelas 9,30 horas. Os concorrentes ou os seus representantes deverão estar presentes no acto público de abertura de propostas para os efeitos previstos no artigo 80º do Decreto-Lei nº 74/99/M e para esclarecer as eventuais dúvidas relativas aos documentos apresentados no concurso.14. Local, hora e preço para obtenção da cópia e exame do processo: Local: sede do GDI, sita na Av. do Dr. Rodrigo Rodrigues, Edifício Nam Kwong, 10ºandar; Hora: horário de expediente; Preço: $ 3 000,00 (três mil patacas).15. Critérios de apreciação de propostas e respectivos factores de ponderação: - Preço razoável: 60 %; - Plano de trabalhos: 10 %; - Experiência e qualidade em obras:18%; - Integridade e honestidade: 12%.16. Junção de esclarecimentos:

Os concorrentes poderão comparecer na sede do GDI, sita na sede do GDI, sita na Av. do Dr. Rodrigo Rodrigues, Edifício Nam Kwong, 10ºandar, a partir de 4 de Fevereiro de 2013, inclusive, e até à data limite para entrega das propostas, para tomar conhecimento de eventuais esclarecimentos adicionais.

Gabinete para o Desenvolvimento de Infra-estruturas, aos 14 de Dezembro de 2012.

O Coordenador do Gabinete,Chan Hon Kit

ANÚNCIO N.º 367/2012

Em relação ao concurso público para «Prestação de serviços de administração, incluindo limpeza, segurança, manutenção e reparação dos equipamentos colectivos e partes comuns do Edifício Cheng Choi do Bairro da Ilha Verde», publicado no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau n.º 48, II Série, de 28 de Novembro de 2012.

Tendo-se verificado uma inexactidão na tabela do 13.4 da página 33 do caderno de encargos do concurso público acima mencionado --- a exigência mínima do número de trabalhadores de administração, procede-se à respectiva rectificação e foram prestados esclarecimentos, nos termos do artigo 3.2 do programa do concurso, pela entidade que realiza o concurso e juntos ao processo do concurso.

Os referidos esclarecimentos e rectificações encontram-se disponíveis para consulta, durante o horário de expediente, no Instituto de Habitação, sito na Travessa Norte do Patane, n.º 102, Ilha Verde, Macau e também disponíveis na página electrónica do Instituto de Habitação (http://www.ihm.gov.mo).

O Presidente,

Tam Kuong Man 12 de Dezembro de 2012

Page 19: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

PUB

19quinta-feira 27.12.2012 www.hojemacau.com.mo desporto

O ano de 2013 vai decidir se a Selec-ção portuguesa de futebol cumprirá

no Mundial de 2014, no Brasil, uma oitava presença consecu-tiva numa grande competição ou se, 16 anos depois, voltará a falhar.

O início da campanha não foi positivo para a equi-pa das “quinas”, que, após quatro jogos, ocupa o ter-ceiro lugar, com os mesmos pontos de Israel e já a cinco da Rússia, não dependendo de si própria para alcançar o primeiro lugar.

Após a derrota em Mos-covo (1-0) e o surpreendente empate caseiro com a Irlanda do Norte (1-1), o selecciona-dor português, Paulo Bento, já assumiu que o principal objectivo é, para já, o se-gundo posto e o “play-off”.

O primeiro jogo do ano poderá mesmo ser decisivo, com Portugal a visitar Israel, a 22 de Março, terminando a campanha a 15 de Outubro, em casa, frente ao Luxem-burgo.

A nível nacional, o FC Porto procura o “tri” e o sétimo título em oito anos, numa época em que o Ben-fica parece ser o único rival. A luta poderá ser afectada pelas campanhas europeias das duas equipas, as únicas sobreviventes lusas.

Os “dragões” regressam, depois de uma eliminação precoce em 2011/12, aos oitavos de final da Liga dos Campeões, enquanto os “encarnados” foram rele-gados para a Liga Europa, competição que o treinador Jorge Jesus já assumiu que-rer ganhar.

Depois de um início de temporada desastroso, o Sporting parte para 2013 ain-da com a ilusão do terceiro lugar, de acesso à Liga dos Campeões, mas numa altura em que a descida já paira como uma ameaça. A Taça da Liga é o único troféu ao alcance.

O novo ano poderá mar-car a saída de José Mourinho do comando do Real Ma-drid, com a 10.ª conquista da Liga dos Campeões dos

Mourinho promete a Pérezque “vamos dar a volta à situação”De acordo com a imprensa espanhola, antes de vir de férias para Portugal, José Mourinho terá deixado uma mensagem tranquilizadora a Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, garantindo que “vamos dar a volta à situação”. O Real Madrid está no terceiro posto da liga espanhola, atrás do Atlético de Madrid, segundo classificado, e a 16 pontos do Barcelona, mas Mourinho assegurou que o clube espanhol não falhará nos objectivos que lhe restam na temporada, ou seja Taça do Rei e Liga dos Campeões. Depois de muita especulação em torno do futuro de Mourinho, e depois da imprensa espanhola ter garantido que Marcelo Lippi é o preferido do presidente dos merengues para ocupar o posto de Mourinho, Florentino Pérez parece agora disposto a dar mais algum tempo e espaço ao técnico português.

Luís Figo fala da Selecção portuguesaO ex-internacional português Luís Figo considera que a Selecção Nacional tem condições para fazer uma boa prestação no Campeonato do Mundo de 2014, que vai decorrer no Brasil. “O primeiro objectivo é sempre passar a fase de grupos. Depois, nas eliminatórias, tudo pode acontecer e, dependendo do momento de forma dos jogadores e da equipa, podemos aspirar a um lugar na final», disse Luís Figo em declarações ao site da Federação. Sobre a fase qualificação: “O primeiro lugar está difícil, apesar de matematicamente ainda ser possível, mas está complicado. Temos de lutar pelo segundo lugar, que acho que vamos conseguir. Depois, tudo depende da Selecção que se cruzar connosco [no play-off].”

Novas imagenscomprometem Raul MeirelesNovo capítulo na novela turca. Imagens divulgadas pelo diário AS comprometem seriamente a versão de Raul Meireles, que negou, de forma veemente, ter cuspido e chamado gay ao árbitro Halis Ozkahya, que o expulsou no derby entre o seu Fenerbahce e o rival Galatasaray. “Não aceito as acusações que me foram feitas. O árbitro diz que eu lhe cuspi na cara mas isso é mentira. Não o fiz e essas palavras são espacialmente graves porque não são a respeito de futebol, mas da minha pessoa. E sobre o facto de ter feito um símbolo gay, isso também não é verdade, é mentira. Não lhe chamei isso. Posso ter protestado com a decisão, mas as acusações sobre ter cuspido são absolutamente mentira”, afirmou na semana passada Meireles, que foi punido pela Federação turca com 11 jogos de suspensão.

Prognósticos para o ano desportivo de 2013

Portugal com duro caminho para o Mundial 2014

“merengues” a ser o seu grande objectivo, uma vez que a Liga parece destinada ao FC Barcelona. Cristiano Ronaldo poderá seguir-lhe o caminho, se aparecerem propostas milionárias.

Por vezes contestado pelos adeptos e com uma relação difícil com a im-prensa espanhola, “Mou” vai tentar repetir o que fez no FC Porto e no Inter de Milão – sair depois de conquistar a “Champions” -, tornando-se no primeiro técnico a vencer a prova em três clubes diferentes.

FÉLIX DA COSTA EM ALTANas pistas, dois jovens portugueses poderão “dar cartas” em 2013, com Mi-guel Oliveira a assumir a vontade de ser campeão de Moto3, enquanto António Félix da Costa deixou boas indicações no final de 2012, com várias vitórias, em especial no Grande Prémio de Macau.

O Mundial de ralis de 2013 arrancará órfão, de-pois do anúncio do abando-no de Sébastien Loeb, após nove títulos consecutivos, com o francês a fazer ape-nas quatro corridas na nova temporada.

Na Fórmula 1, a questão é se haverá alguém a impedir o alemão Sebastian Vettel de somar mais alguns recordes e vencer o título pelo quarto ano consecutivo.

Em ano de Mundiais de atletismo, esperam-se mais títulos para o jamaicano Usain Bolt, ladeado pelo seu compatriota Yohan Blake,

numa competição em que os portugueses parecem estar, mais uma vez, longe das medalhas.

Por seu lado, a Volta a França vai correr-se pela 100.ª vez, muito abalada

pelo caso do norte-ameri-cano Lance Armstrong, a quem foram retirados os sete triunfos no “Tour”, devido ao envolvimento na “mais sofisticada” rede de doping. - Lusa

Page 20: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

quinta-feira 27.12.2012publicidade20 www.hojemacau.com.mo

Page 21: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

SALA 1TWILIGHT SAGA: BREAKING DAWN (PART 2) [C]Um filme de: Bill CondonCom: Robert Pattinson, Kristen Stewart, Taylor Lautner14.30, 16.30, 19.30, 21.30

WRECK-IT RALPH [3D] [B](Falado em cantonês)Um filme de: Rich Moore14.15, 16.00, 17.45, 19.30

SALA 2THE HOBBIT: AN UNEXPECTED JOURNEY [3D] [A]Um filme de: Peter JacksonCom: Ian McKellen, Martin Freeman, Richard Armitage21.15

SALA 3JACK REACHER [C]Um filme de: Christopher McQuarrieCom: Tom Cruise, Robert Duvall, Rosamund Pike, David Oyelowo14.15, 19.30, 21.45

THE HOBBIT: AN UNEXPECTED JOURNEY [3D] [A]Um filme de: Peter JacksonCom: Ian McKellen, Martin Freeman, Richard Armitage16.30

quinta-feira 27.12.2012 21www.hojemacau.com.mo futilidades

[Tele]visão

Sudoku [ ] Cruzadas

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h RTPi14:45 RTPi DIRECTO19:00 Montra do Lilau (Repetição)19:30 Resistirei20:30 Telejornal21:00 TDM Talk Show21:30 Perdidos Sr.622:10 A Engraçadinha23:00 TDM News23:30 Herman 201200:30 Telejornal (Repetição)01:00 RTPi Directo

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:35 Poplusa15:30 AntiCrise16:00 Bom Dia Portugal17:05 Decisão Final17:55 Vingança18:40 Macau 201219:10 Maternidade 20:00 Jornal Da Tarde 21:15 O Preço Certo22:05 Portugal no Coração

30 - ESPN12:30 US Figure Skating Championship14:30 The Open Championship 2012 2nd Round17:30 Len European Short Course Swimming Championships 19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 201220:00 Great City Games Manchester20:30 The Football Review 2012-201321:00 X Games Los Angeles22:00 Sportscenter Asia 201222:30 AFC Champions League 2012 Semifinal Ulsan Hyundai vs. Bunyodkor

31 - STAR Sports13:00 Best Of The Championships, Wimbledon 201217:00 Rolex FEI World Cup Jumping 2012/13

18:00 FIA F1 World Championship 2012 - Highlights Grand Prix of Europe19:30 Best Of The Championships, Wimbledon 201221:00 One Fighting Championship-Best Of 201221:30 (LIVE) Score Tonight 201222:00 Intercontinental Rally Challenge 2012 - Season Review23:00 SBK Superbike World Championship 2012 - Season Review

40 - FOX Movies12:10 Up13:50 Cars 2

15:40 Planet Of The Apes17:40 Open Season19:10 Conan The Barbarian21:00 The Muppets22:45 Homeland23:45 Spider-Man 3

41 - HBO12:00 Green Lantern13:55 Intolerable Cruelty15:30 An American Tail17:00 2012 Rock And Roll Hall Of Fame Induction Ceremony19:35 Harry Potter And The Deathly Hallows00:15 The Eagle

42 - Cinemax12:45 Circuitry Man14:20 Red Water16:00 The Viking Queen18:00 Victory20:25 Behemoth22:00 The Last Airbender23:45 Fallen

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

SOPRO DO MAL • Donato CarrisiDeus é silencioso, o Diabo sussurra... Cinco pequenas covas numa clareira. Um braço, o esquerdo, enterrado em cada cova. Cinco raparigas desaparecidas, a mais nova com sete anos, a maior com 13. Acabarão por ser seis, ainda que ninguém tenha participado o seu desaparecimento – e ninguém sabe porquê. Têm apenas um ponto em comum: são filhas únicas de casais já com uma certa idade. A equipa de Investigação especial, chefiada pelo criminólogo Goran Gavila, ocupa-se do caso, no meio de fortes pressões para encontrar o culpado e devolver a tranquilidade à comunidade. O assassino tem um plano insólito para os seus homicídios, como num jogo de dominó em que cada peça aparece ligada à seguinte.

O QUARTETO DE ALEXANDRIA • Lawrence DurrellPela primeira vez em Portugal, a edição reunida e revista pelo autor, em 1962, dos quatro livros que compõem “O Quarteto de Alexandria - Justine, Balthazar, Mountolive e Clea”. Os quatro romances exploram a sociedade daquela cidade poliglota e cos-mopolita, repleta de intrigas, mistério e sensualidade, retomando genericamente uma mesma história sob diferentes pontos de vista, acrescentando e refazendo pormenores e situações. Uma série exuberante e sensual que é considerada uma obra-prima da literatura.

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Rectidão, honradez. 2-Profissão (Suf.). Artéria que leva o sangue oxigenado a todo o corpo. Consoante repetida. 3-Curral para recolha de gado. Marquei para outro dia. 4-Prosseguiamos. Irra!. 5-Sequência, sucessão. Vai ao chão. 6-Prata (s.q.). Língua do grupo itálico da família linguística indo-europeia. Estrôncio (s.q.). 7-Nelas. Voz do cão e do lobo (pl.). 8-Fruto da cuieira. Um dos naipes das cartas. 9-Antiga peça de armadura para a cabeça (pl.). Fazei grandes elogios. 10-Percebe. Encontrar, ver. Televisão (abrev.). 11-Terror causado pelo aparecimento de coisas sobrenaturais.VERTICAIS: 1-Qualquer colorido, excepto o branco e o preto. Barreira num passo de nível de caminho de ferro. 2-Preguei. Natural da Gália. 3-Fazes esmola. Consentimento. 4-A primeira pedra que forma a volta de um arco e assenta sobre um capitel, cimalha ou ombreira. Espécie de macaco americano. 5-Pó vermelho e condimento de pimentão seco.Toque, toada. 6-Encaminhar-se. Local, lugar. Chumbo (s.q.) 7-Letra grega. Plantar ervas, legumes ou hortaliças. 8-Zero. Residira, viera. 9-Imposto sobre o rendimento (sigla). Debaixo de. 10-Ibéricas.Demónio. 11-Pequena árvore sapotácea da América equatorial. Nome de homem.

HORIZONTAIS: 1-CONSCIENCIA. 2-OR. AORTA. BB. 3-RADIL. ADIEI. 4-IAMOS. ARRE. 5-C. SERIE. CAI. LATIM. SR. 7-NAS. UIVOS. O. 8-CUIA. OIROS. 9-ELMOS. GABAI. 10-LE. TOPAR. TV. 11-ASSOMBRAÇÃO.VERTICAIS: 1-COR. CANCELA. 2-OREI. GAULES. 3-N. DAS. SIM. S. 4-SAIMEL. AOTO. 5-COLORAU. SOM. 6-IR. SITIO. PB. 7-ETA. EIVIGAR. 8-NADA. MORARA. 9-C. IRC. SOB. Ç. 10-IBERAS. SATÃ. 11-ABIEIRO. IVO.

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

Aqui há gatoASSISTÊNCIA SOCIAL, SÉCULO XXIOs últimos dias antes do Natal foram pródigos em acontecimentos – a RAEM fez 13 anos de existência, foi realizada a primeira parada gay do território, Chui Sai On foi a Pequim apresentar as LAG (Linhas de Acção Governativa) de todos nós. Contudo, apraz-me destacar aqui um assunto mais secundário do que os já mencionados, mas nem por isso menos importante: o relatório final sobre a consulta pública, ligado ao processo de credenciação dos assistentes sociais. Em pleno ano 2012, os assistentes sociais ainda não possuem carteira profissional, nem um conselho que os represente. Ou seja, não deve ser difícil encontrar pessoas que se assumem como assistentes sociais, mas que não estudaram para tal e nem possuem outro tipo de competências – quem precisa realmente de ajuda acaba por não ser apoiado como deveria. É bom que o Executivo apresse este processo legislativo para bem de uma população que cada vez mais vive a braços com as consequências das disparidades económicas. Trata-se de uma questão fundamental, principalmente depois de Chui Sai On ter dado destaque à área social nas suas LAG. Como pode desenvolver os apoios, se os profissionais que trabalham no sector não estão totalmente credenciados? Olhando para o relatório, parece-me que é um dos poucos que vai de encontro ao que a população e profissionais pensam: pouca influência do Governo na ligação ao conselho profissional, eleição dos seus membros por sufrágio directo. Mas para mim o ponto mais importante prende-se com a inclusão dos assistentes sociais do sector público, algo que foi muito criticado na sessão de apresentação do projecto legislativo, em Maio. O documento vem agora mostrar que a inclusão dos funcionários públicos foi sempre defendida pela maioria. Da minha parte, concordo. Porquê a separação dentro do mesmo sector? Se os assistentes do sector público não iriam entrar porque a Função Pública tinha regras próprias, que regras são essas? Há que clarificar e definir muito bem os contornos de uma profissão que vai ser cada vez mais importante no futuro da RAEM, dadas as cada vez maiores disparidades económicas. Infelizmente.

Pu Yi

THE HOBBIT: AN UNEXPECTED JOURNEY

Page 22: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

quinta-feira 27.12.2012opinião22 www.hojemacau.com.mo

da estre laCarlos M. Cordeiro

lareira está acesa. Assumo à janela da sala e vejo a serra com o manto branco da neve. Agora que acabou a euforia do Natal, das prendas e dos abusos alimentícios tenho de sentar-me a escrever a

crónica para Macau. A neve dá que pensar e comparo-a com as notícias. Vêm e vão. Queria pegar numa boa notícia como ins-piração, assim a modos que a Igreja tinha expulsado vários padres por pedofilia. Mas não. As novidades que possam integrar esta última crónica que vos escrevo este ano são terrivelmente chocantes. O país está em baixa em semelhança com a temperatura que faz lá fora. A dívida pública aumenta cada vez mais e os parâmetros anunciados pelo Governo para que se cumprissem as exigências da troika ficam muito aquém do esperado. Como o mundo não acabou no passado dia 21 teremos de prosseguir com o destino em que fomos enquadrados. A Caixa Geral de Depósitos é o banco estatal onde os portugueses com ligação pecuniária ao Estado têm as suas contas. Era exigível que fosse exemplar mas, infelizmente, o seu administrador Nogueira Leite, personalidade que ajudou à eleição de Passos Coelho, demitiu-se afirmando que “o Governo não pode deixar a Caixa sem es-tratégia”. No caso da TAP a privatização era uma exigência. Tudo muito urgente porque a sustentabilidade da companhia aérea estava pelas ruas da amargura. Pelo meio do processo apareceu o alegado envolvimento do ministro Miguel Relvas como possível influenciador do negócio. Tanta pressa para nada. O Governo decidiu não privatizar deixando o presidente da empresa, Fernando Pinto, a botar discurso que surpreendeu os mais incautos, no momento em que salientou que “a privatização não é uma necessidade”. Entretanto, ficámos a saber que o BPN passou a buracão porque mais de quinhentos clientes com dívidas superiores a

Portugal está à deriva e não consegue encontrar um consenso político que defina as regras mestras de uma estratégia que resulte em benefício do povo. O povo está farto. São muitos anos a mentirem-lhe e, sabe-se agora, várias décadas em que alguns extorquiram o que não lhes pertencia

Janela de esperança

Ameio milhão de euros deixaram de pagar as dívidas, um incumprimento que ascende a três mil milhões. E o desemprego? Ai, o desempre-go que se transforma numa desgraça nacional. Só dois exemplos. Helena Fonseca ainda só tem 45 anos, mas já tem medo de não voltar a arranjar emprego, devido à crise. Trabalhou 19 anos no Bingo da Associação Académica da Amadora: vendia cartões, cantava os números. “Ter 45 anos é maravilhoso, mas em relação a arranjar emprego é muito complicado, princi-palmente na situação em que o nosso país se encontra. Não tenho perspectivas boas para o meu futuro, infelizmente. Trabalho desde os 18 anos, sempre fui muito independente. Vamos ver o que me vai calhar”, diz.

Ficar sem emprego com cerca de 50 anos afecta “a esmagadora maioria” das dimensões da vida da pessoa, para além da questão dos rendimentos: “O trabalho nas sociedades ocidentais estrutura toda a nossa vida. Estrutura o nosso quotidiano, as nossas expectativas, as relações que temos. Se dei-xamos de ter um quotidiano de trabalho, isso tem consequências nas nossas rotinas, nas nossas relações”, diz a socióloga do Centro

de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, Luísa Veloso. A especialista em Sociologia do Trabalho e do Emprego acrescenta que também a forma como a pessoa se posiciona na família é afectada. Luísa Veloso chama ainda a atenção para a “vergonha social” que algumas pessoas sentem por não terem emprego, o que faz com que “tenham mais tendência para ficar em casa, para se fecharem”: “A perda de emprego pode ser o princípio de exclusão social. Até vergonha de procurar emprego acontece. Não só há questões económicas, de sociabilidade, e família, como há esta questão da visibilidade.”

Afinal, que país é este e que tem a classe média quase na bancarrota? Um país sem rumo? As opiniões divergem acentuando-se, por um lado, a tónica de que no próximo ano as dificuldades serão enormes e por outro, que a viragem para melhor irá acontecer. Que mais poderá ser pior? Ainda mais do que não ter dinheiro para pagar as contas indispensáveis da água, electricidade e gás? Da renda de casa? Da escola dos filhos? Dos medicamentos?

Portugal está à deriva e não consegue encontrar um consenso político que defina as regras mestras de uma estratégia que resulte em benefício do povo. O povo está farto. São muitos anos a mentirem--lhe e, sabe-se agora, várias décadas em que alguns extorquiram o que não lhes pertencia. Um juiz jubilado que é nosso vizinho aqui na serra adiantou-nos que seria impossível se os tribunais se qui-sessem dedicar aos imensos casos que têm destruído a economia do país. Bem, podíamos estar aqui até anoitecer com o rol de novidades que não agrada a nin-guém, mas preferimos abrir a janela. E o frio? Somente a janela da esperança de que melhores dias virão.

Page 23: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editor Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; David Chan; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Leocardo; Maria Alberta Meireles; Mica Costa-grande; Paul Chan Wai Chi; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

23opiniãoquinta-feira 27.12.2012 www.hojemacau.com.mo

bairro do or ienteLeocardo

época festiva que agora passamos e o tempo frio em geral é a ruína de qualquer dieta. A maioria das pessoas ganha peso no período do Natal e do Ano Novo, uns mais, outros menos, mas já que

é “para a desgraça”, é bom saber onde se pode encontrar onde comer, e já agora usufruir de uma experiência gastronómica para mais tarde recordar. Em Macau não encontramos a variedade de restaurantes que existe na vizinha Hong Kong. Faltam-nos a cozinha árabe, russa, grega, turca ou africana. E até o rodízio brasileiro foi chão que já deu uvas. Mesmo assim no território conseguimos, com alguma boa vontade, encontrar uma pequena Babilónia de sabores. Hotéis caros à parte, podemos surpreender-nos com a oferta que obedece ao princípio dos três “B”: bom, bonito e barato. Tentarei com muito esforço não fazer muita publicidade gratuita.

Da cozinha ocidental podemos muito facilmente provar a excelente cozinha italia-na, muito graças a uma célebre família que emigrou para o território há várias décadas, e que monopolizou as pastas, ‘linguinis’ e ‘tortelinis’, e até as pizzas, antes da chegada do famigerado Pizza Hut. São pelo menos três os restaurantes da família Acconci, dos quais destaco aquele mais pequenote, na Travessa de S. Domingos, para mim o mais castiço. Mas já que estamos em Macau, a comida portuguesa merece uma nota de destaque. Os restaurantes que servem a ge-nuína cozinha lusa são raros, e convém não ser muito exigente, mas muitos esforçam-se, servindo os nossos típicos refogados, assa-dos e caldeiradas. Somos o povo da Ásia que espreme a azeitona, que frita o alho e a cebola, que usa e abusa do molho de tomate. O nosso querido bacalhau está presente, nem que seja na forma do local “arroz frito de bacalhau”, ou “Ma Ka Iao Chau Fan”, uma forma menos agressiva de apresentar o fiel amigo aos chineses do que o complexo bacalhau com natas, por exemplo.

A culinária macaense, um mundo de sa-bores diversos a descobrir, está infelizmente cada vez menos representada. O restaurante Riquexó sobreviveu graças à pressão dos seus irredutíveis clientes, mas além deste só existe um outro restaurante que serve a genuína cozinha local, com sede na Av. Almirante Sérgio e mais duas sucursais na Taipa. A cozinha macaense é única do mundo, pois sendo idêntica à portuguesa na forma e no estilo, utiliza ingredientes locais, como sejam o caril, o balichão, o gengibre, o sutate (ou molho de soja), o cebolinho, o tamarindo, o chouriço e o presunto chinês, o leite de côco ou a jagra. Muitas das receitas

No que diz respeito aos restaurantes, Macau está muito bem servido. Temos uma variedade invejável que nos deixam sem desculpa para nos queixarmos da monotonia. Basta saber procurar, deixar-nos guiar pelos sentidos e ter a audácia de entrar onde nos parece que se come bem

De água na bocavão-se perdendo de geração para geração, o que nos deixa muito pessimistas quanto à continuidade deste riquíssimo pote de sabores.

Mas já que estamos mesmo no maior continente do mundo, importa descobrir a maravilhosa comida asiática. Não sou grande adepto da cozinha chinesa, nomeadamente a da região de Cantão, a mais popular no território. A diversidade é indiscutível, mas aborrece-me a predominância das massas fritas, das sopas de fitas e dos “van tan”, coisas a pingar ou fritas com um óleo sabe-se lá de que idade, ou a sempre-mesmice dos pratos de arroz-com-qualquer-coisa. Além disso quem já provou os “yum-cha” ou os jantares chineses sabe que a vertente do sabor depende bastante do uso do glutamato monossódico, ou “mei cheng” (味精), um composto químico que é capaz de tornar uma simples caçarola de água a ferver numa deliciosa sopa. Artificialmente, é claro.

No que diz respeito à cozinha asiática em geral, segue-se muito a filosofia presente numa popular expressão em chinês: “tim sün fu lat”(甜酸苦辣), literalmente “doce, ácido, amargo e picante”, que são no fundo todos os sabores que a vida deve ter. A co-zinha tailandesa é um bom exemplo disso; gosto especialmente de um prato de massa com caldo, bife e rebentos de soja onde se junta malagueta, vinagre e no fim um pa-cote de açúcar – um pitéu que inclui todos estes “sabores da vida”. Quando cheguei a Macau existia uma miríade de restaurantes tailandeses, de que hoje restam apenas al-guns resistentes. Mesmo assim basta passar por algumas lojas da Rua Abreu Nunes e arredores e descobrir os mil e um sabores da culinária do país dos sorrisos, e ficar encantado com ervas, legumes e especiarias únicos. É nas lojas tailandesas que encontro a hortelã que me ajuda dar sabor ao borrego mais agressivo, ou a acicatar um banal chá de menta.

Além da comida tailandesa, temos ainda a birmanesa, que se pode provar em várias tasquinhas da Rotunda Carlos da Maia, vulgo “três candeeiros”, onde reside uma grande parte da comunidade deste país hoje conhecido por Myanmar. A especialidade é um prato de massas com galinha, caril e leite de côco, misturado com o magnífico balichão birmanês, que se pode encontrar facilmente (e felizmente) em muitos supermercados de Macau. A comida indonésia tem também o seu encanto no despertar dos sentidos, deliciosamente adstringente. Existe um conhecido restaurante na Estrada Coelho do Amaral, propriedade de ex-emigrantes chineses naquele país do sudeste asiático,

e portanto mais adaptado ao gosto local. A mais tradicional pode-se encontrar algures entre a Rua dos Mercadores e o Porto In-terior, escondida entre becos e travessas, mas ainda assim a melhor comida indonésia come-se em festas privadas organizadas por imigrantes, onde se pode provar o autêntico “nasi goreng” ou delicioso “randang”.

A comida filipina foi um parente pobre no território durante anos, apesar desta ser uma das maiores comunidades aqui residentes. Depois de várias tentativas frustradas, existe hoje um restaurante filipino em condições, perto do Hospital Kiang Wu, onde se podem provar os sabores do exótico arquipélago. A comida filipina é uma espécie de “prima” da comida mexicana, e aproxima-se muito da nossa em alguns aspectos. Têm a caldeirada, que chamam “kaldereta”, a jardineira, que chamam “menudo”, e até o pudim flan, que chamam de “leche flan”. Existe ainda perto do mercado da Mitra uma pequena cantina

onde se pode comprar uma caixa de arroz com dois pratos filipinos à escolha pela modesta quantia de 18 patacas. Onde mais se almoça por tão pouco?

Para o fim deixei a minha preferida, a comida indiana. Há muitos anos existia na Rua Fernão Mendes Pinto um excelente restaurante, cujo proprietário penso ser o mesmo do actual espaço na Nova Taipa. Este é sem dúvida o melhor restaurante indiano em Macau, mas felizmente existem outros. A gastronomia deste país é riquíssima, sempre com muito por descobrir, pois tal como na China, cada estado da União Indiana tem a sua própria gastronomia. Além do caril, com a presença da saudável curcuma, temos o sabor de outras ervas aromáticas, do aniz, do cardamomo e outros ingredientes mágicos, que garantem uma experiência única. Isto para não falar do pão, e especialmente do arroz, da variedade basmati, o arroz com mais fragrância e delicioso do mundo. E quanto a ele se juntam frutas, passas, pistáchios, cajus e cravinho, ingredientes do “pulao” de Caxe-mira, temos uma experiência inesquecível.

No que diz respeito aos restaurantes, Macau está muito bem servido. Temos uma variedade invejável que nos deixam sem desculpa para nos queixarmos da monotonia. Basta saber procurar, deixar-nos guiar pelos sentidos e ter a audácia de entrar onde nos parece que se come bem. Somos com toda a certeza bem recebidos. E depois da época festiva, e já de barriga cheia, é então altura de pensar em eliminar aqueles quilinhos a mais. Entretanto, siga a festa na Macau dos mil sabores.

A

Page 24: Hoje Macau 27 DEZ 2012 #2760

quinta-feira 27.12.2012www.hojemacau.com.mo

Chefe da polícia militar anuncia deserçãoO chefe da polícia militar da Síria desertou e declarou lealdade à revolta contra o presidente, Bashar al-Assad. A al-Arabya passou o vídeo em que aparece, fardado, a ler uma declaração: “Eu sou o general Abdulaziz Jassim al-Shalal, chefe da polícia militar. Desertei devido ao desvio do Exército do seu dever primário de proteger o país e a sua transformação em grupos de assassinato e destruição.” Uma fonte de segurança da Síria confirmou a deserção, mas minimizou a sua importância.

Sismo e explosãode gasoduto na RússiaA explosão de uma conduta de gás seguida de um pequeno terramoto de 5,2 graus atingiu a cidade de Sochi, no Mar Negro, onde serão organizados os Jogos Olímpicos de Inverno em 2014. De acordo com a Reuters, citando fonte do Ministério de Emergências, não houve danos nas infra-estruturas da cidade, após um terramoto de magnitude 5,2. A explosão do gasoduto aconteceu antes do sismo, pelo que não estará relacionado com o abalo.

Bomba junto a base americana faz mortosTrês civis e um segurança afegão morreram numa acção suicida registada esta quarta-feira perto de uma base militar dos Estados Unidos em Khost, no leste do Afeganistão. Segundo o vice-governador da província à agência EFE, o suicida transportava uma carga explosiva num carro; os explosivos terão sido acionados quando o indivíduo foi abordado num posto de controlo.

Conselho da Diáspora Portuguesa criadoO Conselho da Diáspora Portuguesa é formalmente criado esta quarta-feira com a presença do Presidente da República, pretendendo aproveitar as acções de portugueses influentes para promover a imagem de Portugal no mundo. Cavaco Silva - que será presidente honorário - e Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros, apadrinham a criação do Conselho, promovido pelo empresário Filipe de Botton.

EUA Testadofoguetão reutilizávelA empresa SpaceX revelou imagens de um teste ao foguetão Grasshopper, que descolou e aterrou com sucesso. A companhia espacial privada desenvolveu um protótipo de um foguetão que pode ser reutilizável. O equipamento descolou e manteve a posição vertical a cerca de 40 metros do chão, até aterrar de novo, em McGregor, no estado norte-americano do Texas. O objectivo do aparelho é o de poupar custos em viagens espaciais. Em vez do foguetão lançar uma sonda ou qualquer outro objecto e ser depois destruído, na aterragem, a empresa pode utilizar o equipamento mais do que uma vez.

Inventor da “Kalashnikov” hospitalizadoMikhail Kalashnikov, criador da arma AK-47, foi internado nos cuidados intensivos numa unidade hospitalar russa. O russo de 93 anos sofre de problemas cardíacos e desde Março que deixou de comparecer no local de trabalho, avança a agência noticiosa AFP. Mikhail é o criador de uma das armas de fogo mais conhecidas. A AK-47, conhecida pelo último nome do seu autor, Kalashnikov, foi utilizada por exércitos de todo o mundo no último século

ONU desmente ligação de português à organização

Artur Baptista da Silvaé suspeito de falsear

car toon VIOLAÇÃOpor Steff

O responsável pelo ga-binete de comunica-ção do Programa das Nações Unidas para o

Desenvolvimento (PNUD), em Genebra, confirmou oficialmente esta quarta-feira que Artur Bap-tista da Silva, que se fazia passar por consultor da ONU, não está ligado à instituição. A mesma fonte acrescentou que o logótipo usado nos cartões de visita pelo português está desactualizado.

Numa resposta enviada à Lusa, o responsável da ONU Adam Rogers disse desconhecer toda a polémica que envolve Artur Baptista da Silva mas confirmou que não há qualquer ligação entre o português e a organização. “O logótipo do cartão de visita [que Artur Baptista da Silva apresen-tava nos seus contactos profissio-

nais] já não é usado e o PNUD não desenvolve programas nos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvol-vimento Económico]. Todos os nossos recursos são usados para promover os Objectivos de De-senvolvimento do Milénio nos países em desenvolvimento”, explicou.

Artur Baptista da Silva deu várias entrevistas à comuni-cação social, apresentando-se como coordenador de um su-posto Observatório Económico e Social criado no âmbito do PNUD, informação que se veio a revelar falsa. Baptista da Silva dizia ainda ser consultor do Banco Mundial e professor de Economia Social da Milton Wisconsin University, uma uni-versidade que já não existe. Che-

gou mesmo a participar como orador convidado num debate organizado pelo International Club de Portugal sobre a crise europeia. A associação admite agora recorrer aos tribunais, caso se comprove ter sido enganada por um falso espe-cialista.

Depois de alguns dias de silêncio, Baptista da Silva respondeu às dúvidas que se levantaram sobre o seu per-curso académico e profissional através de um SMS, no qual afirmou estar a ser “vítima de uma chacina de carácter”. Na mesma mensagem, diz ainda que “para estar envolvido no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento não é habitual ser-se funcionário da ONU”.