hibisco edição 26

36
dezembro 2012 • Hibisco 1 Lacerda Ano iii edição 26 dezembro 2012 Um contador de histórias Thiago ITIRAPINA Mãe Preta SOS VERÃO Milionário sotaque português e muita adrenalina No PAiÇANdU Homenagem às amas de leite Projeto cuide da pele e das curvas os 7 PASSOS para se tornar um Ativa Voz Agência de Notícias

Upload: revista-hibisco

Post on 19-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Publicação paulistana sobre comportamento, cortidiano e cultura, distribuída na zona norte.

TRANSCRIPT

dezembro 2012 • Hibisco 1

Lacerda

Ano iii edição 26 dezembro 2012

Um contador de histórias

Thiago

ITIRAPINA

Mãe Preta

SOS VERÃO

Milionário

sotaque português e muita adrenalina

No PAiÇANdU

Homenagem àsamas de leite

Projeto

cuide da pele e das curvas

os 7 PASSOSpara se tornar um

AtivaVoz

Agência de Not íc ias

Hibisco • dezembro 20122

dezembro 2012 • Hibisco 3

“Estamos prestes a dar adeus a 2012. Como foi seu ano? Resolveu o que queria? Conquistou tudo que desejou na virada? Fim de ano é, inevitavelmente,

tempo de fazer as contas, de colocar na balança o que se ganhou e perdeu no ciclo que se finda... e, tenha ele sido bom ou ruim, é hora de comemorar, de aproveitar os dias de descanso e, claro, o melhor de tudo: sonhar com o porvir.

Há quem zombe dos que sonham. Dizem que os que têm o pensamento “na lua”, querendo coisas além de suas possibilidades, não conseguem prosperar porque, segundo eles, vivem fora da realidade, tornando-se vítimas da própria ilusão. Em parte, eles estão certos, creio eu.

Concordo que quem sonha a esmo, sem planos, ora quer uma coisa, ora quer outra, tem grande chance de ficar só na vontade. No entanto, não acredito que exista um artista consagrado, grande político, cientista ou empresário que não tenha sua história iniciada com um sonho. Nunca ouvi falar de pessoas prósperas que não tenham sonhado com a prosperidade.

É... sonhar não é só bom; sonhar é o primeiro traçado que se faz da própria história. É um viver por querer e não viver por viver. É não deixar que a vida se torne, simplesmente, um passar de dias, que se repetem quase iguais.

É, sim, experimentar as coisas por inteiro; temperá-las ao nosso gosto e ver até onde a gente pode ir. É por isso que, em 2013, desejamos que você sonhe muito! E não precisa ficar com os pés firmes no chão! Porque sonhar com o que, hoje, é possível, nem é sonhar, é só querer.

Voe à vontade, sem medo e sem pressa para voltar. E quando terminar o voo – pronto!

O primeiro passo foi dado; você sonhou. Agora, volte para a Terra e mãos à obra.

Boa leiturae bom ano!

EditOrAClaudia Sá

MTB: 49233/[email protected]

dirEtOr COmErCiALJuliano PicceliMTB: 63853/SP

[email protected]

PrOJEtO GrÁFiCO,diAGrAmAçãO E ArtE

Pedro EwbankMTB: 00013/ES

[email protected]

rEviSãOizabel Cristina m. Lourenço

FOtO dA CAPAAdriano Fagundes

AdmiNiStrAtivOLeidiana Sá

[email protected]

CirCuLAçãO E ASSiNAturASHonny Sá

[email protected]

COLABOrAdOrESEster Jacopetti e Carlos Wizard

martins

AtivaVoz

Agência de Not íc ias

Claudia Sá Editora

Hibisco (issN 2236-4692) é uma publicação mensal da Voz Ativa Agência de Notícias, matriculada no 4º oficial do registro de Títulos e documentos, sob o nº 380. As opiniões expressas em artigos assinados e textos dos anúncios são de responsabilidade exclusiva de seus autores/empresas. É proibida a reprodução total ou parcial das matérias e artes criadas pela

editora sem autorização prévia, por escrito.

EndereçoAv. deputado emílio carlos, 118 - sala 17

são Paulo - sP - ceP: 02720-000Telefones: (11) 2389-9010 | 4304-4633

TirAGem: 10 miL eXemPLAres

imPrESSãO

UM BOM ANO

Editorial

Hibisco • dezembro 20124

dezembro 2012 • Hibisco 5

Hibisco • dezembro 20126

entrevista

Sumário

ThiagoLacerda

Fala sobrea experiência de

interpretargrandes heróis

14

26

18

31

22

08

eh, são Paulo!

Lazer & cultura

Vida saudável

Artigo

destinoArte na RuaMãe Preta

Roteiro

Cuide-seno Verão

Como se tornarmilionário

Itirapina

Na rede

4304-46332389-9010

revistahibisco.com.brrevistahibisco.com.br/blogfacebook.com/revistahibisco

DIVULgAçãO

dezembro 2012 • Hibisco 7

Hibisco • dezembro 20128

THiAGo

Lacerda“Sou basicamente um contador de histórias”

EntrevistaRE

DE

gLO

BO/D

IVU

LgAç

ãO

Hibisco • dezembro 20128

dezembro 2012 • Hibisco 9

Acostumado a interpretar personagens clássicos e heróis da magnitude de Calígula, Jesus e giuseppe garibaldi, Thiago Lacerda encara agora outra grande

empreitada em sua carreira: dar vida a Hamlet, de Shakespe-are, nada menos que a obra-prima do dramaturgo e o texto teatral mais estudado e representado do mundo.

Mas o desafio não era viver o papel, simplesmente. Era, sim, apresentar a um público que, provavelmente, já assistiu à peça algumas vezes na vida, um Hamlet jamais visto: o Hamlet de Thiago Lacerda. E para encontrar a essência do príncipe dina-marquês, atormentado pela dúvida, ele não mediu esforços!

Em cartaz no teatro Tuca, (Rua Monte Alegre, 1024. Perdi-zes. Telefone: 3670-8455), o ator conta na entrevista a seguir que para encontrar o Hamlet que queria, um dos caminhos foi cortar os cabelos (ele próprio!) de maneira desordenada, com buracos e falhas que deixam parte da cabeça à mostra, com o intuito de aflorar à tona o processo de sofrimento e desapego estético e espiritual pelo qual passa o personagem.

Lacerda também fala sobre o filme “O Tempo e o Vento”, que acabou de gravar e deve chegar aos cinemas e à telinha, em forma de minissérie, em 2013. A história é baseada em “O Continente”, primeira parte da trilogia “O Tempo e o Vento”, do escritor Érico Veríssimo.

Seu personagem, Capitão Rodrigo, que ele considera o “Ham-let” brasileiro, já foi vivido por Tarcísio Meira, numa produção glo-bal exibida em 1985, e Francisco Di Franco, no cinema, em 1971.

HiBiSCO: Quando surgiu a ideia e o convite pra montar a peça Hamlet? Thiago Lacerda: conversei com o ron daniels [diretor] há, aproximadamente, três anos. e a partir daí comecei a pensar na peça. Procurei por livros que me ajudassem na composição, começamos a trabalhar em cima dos textos, dos personagens... a partir daí, o que interessava eram as propostas que a direção estava oferecendo e, num terceiro momento, o jogo cênico entre os atores. Na reta final de ensaio, basicamente, o importante era a busca pela simplicidade que o ron nos ofereceu. essa ideia e toda essa profundidade precisavam chegar aos ouvidos e olhos dos expectadores. É uma história diferente e com outro olhar.

texto: claudia sá | Entrevista: ester Jacopetti

O ator, que vive Hamlet no teatro e acaba de filmar o clássico “O Tempo e o Vento”, fala sobre os desafios e o prazer de viver personagens épicos.

HiBiSCO: Suas experiências com personagens épicos anteriores ajudaram na hora de compor Hamlet?Thiago Lacerda: de alguma forma, sou um ator épico, porque os personagens que aparecem na minha carreira, muitos deles têm essa característica. Sinto prazer em interpretar grandes he-róis e figuras. De alguma forma, eles terminam voltando pra mim.

HiBiSCO: você sempre quis fazer Shakespeare? Thiago Lacerda: Sempre! acho que essa é uma vontade ineren-te a qualquer ator, pois não há material mais fértil e rico para um ator desfilar suas possibilidades e descobertas. Shakespeare era, sim, uma ideia, mas, na verdade, eu não tinha vontade de mon-tar esse texto, porque é o texto mais montado, mais conhecido. interessava-me por alguns outros textos, como Macbeth, Medida por Medida, coriolano... Mas terminou acontecendo, e eu achei que seria significativo, pois trabalhar com o Ron [Daniels] seria uma oportunidade de repensar sobre este texto, de enxergar coisas que talvez não tenha visto em todas as montagens que vi.

As coisas acontecem numa velocidade incrível, por isso as pessoas acham que estou sumido.

RED

E g

LOBO

/DIV

ULg

AçãO

Hibisco • dezembro 201210

Entrevista

HiBiSCO: você está com corte diferente; é para o personagem?Thiago Lacerda: Fui eu mesmo quem cortei meus cabelos. gosto de brincar com o meu corpo e partir do que penso dos personagens. gosto de pensar na ideia de que durante o luto de hamlet, de alguma forma, ele se mutilou. a ideia é evocar o processo de desapego estético e espiritual; o sofrimento, a falta de compreensão e o luto que ele sofre.

HiBiSCO: você tem focado a sua carreira mais no teatro do que na televisão. Foi acontecendo naturalmente ou uma decisão? Thiago Lacerda: Não. Na verdade, estou fazendo outros traba-lhos na televisão também. São 14 anos fazendo televisão e mais de 18 trabalhos. as coisas acontecem numa velocidade incrível, por isso as pessoas acham que estou sumido. a novela “a Vida da gente” terminou em março... e esse tipo de trabalho é uma coisa que impregna a cabeça das pessoas. Nós trabalhamos com per-sonagens e histórias, e nós atores precisamos dar um tempo, de vez em quando, para que o público possa respirar. Ligo a televisão e vejo aquelas mesmas pessoas fazendo as mesmas coisas. isso me dá uma angústia e uma agonia... Será que ninguém percebe que isso está demais, está excessivo? até porque ele oferece outra oportunidade de te consumir massivamente. estar desde março sem trabalho na televisão é um tempo bastante razoável. Quero pensar em novela somente ano que vem.

HiBiSCO: você já tem algum projeto em vista? Thiago Lacerda: Acabei de fazer um filme que irá virar mi-nissérie. chama-se “o Tempo e o Vento”, de Jayme Monjardim, que também é um clássico, um épico. Faço o capitão rodrigo, que é um ícone, talvez o hamlet da literatura brasileira, porque todo o mundo já ouviu falar. a versão interpretada pelo Tarcisio Meira é incrível.

HiBiSCO: você buscou inspiração nele?Thiago Lacerda: o trabalho do Tarcísio é genial; confesso que sou fã e tenho respeito pela profissão que ele construiu ao longo desses anos, mas não posso copiar o capitão rodrigo dele. Não tenho esse direito. É claro que as referências existem e pode ser que, inconscientemente, eu tenha feito algumas ho-menagens ao Tarcísio e ao Francisco di Franco, por exemplo, que fez a versão para o cinema, que é maravilhosa e que pou-cas pessoas conhecem.

HiBiSCO: depois que você interpreta persona-gens intensos é difícil aceitar personagens mais simples?Thiago Lacerda: Sim. Tive a sorte de ter tido uma carreira mui-to auspiciosa. Venho de um trabalho cada vez mais interessante que o outro, e isso me faz ser um ator mais seletivo. realmente não me interesso mais por besteiras e babaquices ou bobagens... depois de calígula, capitão rodrigo, hamlet, Jesus... Não posso

mais fazer isso pela minha carreira. Não posso fazer isso com o calígula. Não posso topar alguma coisa que não esteja à altura de hamlet. cuido disso e vou defender os meus personagens.

HiBiSCO: você assistiu a versão de Hamlet com Wagner moura? O que você achou? Thiago Lacerda: Na verdade, tive a oportunidade de ver vá-rias vezes, inclusive com o Wagner que foi maravilhoso. Sou fã dele e acho que é um dos atores mais importantes do Brasil.

HiBiSCO: você acha que as pessoas farão com-parações sobre as duas interpretações?Thiago Lacerda: a comparação é inevitável, e as pessoas vi-vem disso, mas, para mim, isso é o que menos importa. o hamlet do Wagner foi maravilhoso, porque ele provocou algumas coisas. algumas pessoas gostaram, e outras não; algumas entenderam, e outras não... Mas duvido que elas tenham saído imunes a essa experiência. o olhar do público é individual para cada manifes-

Busco personagens que me desafiam e me interessam.

dezembro 2012 • Hibisco 11

RED

E g

LOBO

/DIV

ULg

AçãO

Entrevista

tação artística. Você olha o quadro da Monalisa e vê do seu jeito. a tua experiência é o que conta. Não existe uma maneira certa de se fazer um personagem e nem o ator certo.

HiBiSCO: você acha que interpretar esses per-sonagens, de certa forma o ajuda a desvincular--se da imagem de galã?Thiago Lacerda: Não faço minhas escolhas, preocupado com ser ou não galã, nem pensando que preciso fazer teatro para mostrar que não sou apenas um ator de televisão. Faço teatro porque preciso, porque eu faço “pão” e aqui é a “padaria”. É daqui que levo coisas para a televisão ou para o cinema. Quando terminei as filmagens do Capitão Rodrigo, na verdade, já estava com hamlet embaixo do braço. Um complementa o outro. Busco personagens que me desafiam e me interessam.

HiBiSCO: você pensa em escrever e dirigir? Thiago Lacerda: Não tenho talento nenhum, e nem saco. adoraria e admiro profundamente alguém que consegue colocar uma história no papel. eu até tenho algumas, mas o meu talento é outro. o ator conta a história do diretor, do autor, do produtor. ele até interfere, mas é um instrumento. gostaria de um dia po-der determinar a maneira de como contar uma história, claro que com a colaboração de algumas pessoas, mas, por enquanto, não tenho pressa, e não quero mudar a carreira. Sou basicamente um contador de histórias. *

Hibisco • dezembro 201212

dezembro 2012 • Hibisco 13

Hibisco • dezembro 201214

Eh, São Paulo!

Monumento à Mãe Preta

Uma homenagem às amas de leite

Hibisco • dezembro 201214

dezembro 2012 • Hibisco 15

Em São Paulo é quase impossível não estar com pressa. Talvez seja por isso que muitos paulistanos, nascidos e criados aqui, desconhecem muitos dos tesouros artísti-

cos expostos a céu aberto pelas ruas da cidade. Um deles fica ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paiçandu, no centro de São Paulo: o Mo-numento à Mãe Preta.

A obra, esculpida pelo artista Júlio guerra, é uma ho-menagem às amas de leite e à população negra do Brasil. Retrata o momento sublime da amamentação, remontando à época da escravidão, em que escravas que haviam dado à luz seus filhos davam de mamar aos filhos de suas senhoras.

Inaugurada em 23 de janeiro de 1955, como parte das comemorações pelo IV centenário da capital, a peça é feita de bronze fundido e patinado, repousa sobre um pedestal de granito e mede 2,20 metros x 2,60 metros. Em 2004, foi tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Apesar de passar despercebida por muitos dos que pas-sam por ali apressados, no típico corre-corre paulistano, e de sofrer com recorrentes atos de vandalismo, é ponto de encontros, protestos e comemorações. *

da redação

FOTO DE CLAUDIA SÁ

dezembro 2012 • Hibisco 15

Hibisco • dezembro 201216

dezembro 2012 • Hibisco 17

Hibisco • dezembro 201218

Vida Saudável

VerãoFique em forma e dê um chega para lá no ressecamento da pele

OVerão está chegando! É tempo de férias, praia, dias ensolarados e... infelizmente, a preocupação com o possível ressecamento, manchas na pele, devido à ex-

posição prolongada ao Sol que nessa época é inevitável... E, claro, com as curvas, pois, nesses períodos de descanso, em que quase sempre se passa longe de casa, é mais difícil ter uma dieta saudável.

Não, curtir a estação numa boa sem descuidar da beleza não é uma missão simples. Não se pode negar! Mas, com alguns cuidados e uma boa dose de disciplina, é bem possível! Para

da redação

começar, o que não pode faltar: chapéu, protetor solar e hidra-tante, muito hidratante.

Segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas, “o FPS 30 é o mais indicado, porque ele tem fácil absorção e previne a pele de doenças e do envelhecimento precoce”, re-comenda. “O uso do hidratante correto ao seu tipo de pele também pode garantir a proteção”, acrescenta.

CArdÁPiO dE vErãOPara manter o peso e ainda contribuir com a beleza da pele,

a nutróloga Liliane Oppermann afirma que, além dos cuidados externos, uma alimentação balanceada e adequada à época de calor, tem papel fundamental. Para ela, estar preparado para a estação, significa, também, priorizar a ingestão de alimentos leves, saudáveis e ricos em nutrientes.

A médica informa que comidas integrais devem compor ali-mentação diária nos dias mais quentes. “Macarrão, pães e arroz integrais são muito bem-vindos”, exemplifica. “O cardápio ideal

Hibisco • dezembro 201218

SXC

.HU

dezembro 2012 • Hibisco 19

deve ter carnes bran-cas e magras, legumes e verduras, preferen-cialmente cozidos no vapor”, completa.

Para a especialista, devem ser evitados alimentos preparados com ovos, gordura, lei-te ou qualquer comida que necessite de algum tipo de refrigeração específica, pois “o ca-lor aumenta a prolife-ração de bactérias que podem causar into-xicações alimentares”, alerta.

EvitE mANCHAS

Segundo a nutróloga, durante o Verão, “o cardápio deve ser rico em alimentos antioxidantes, como peixes, tomate e melancia - que contêm substâncias capazes de prevenir a formação de manchas e queimaduras na pele”, explica.

Vida SaudávelmANtENHA-SE Em FOrmA

No calor, o corpo so-fre uma diminuição do metabolismo basal, por isso, para não ganhar peso, é preciso reduzir a quantidade de calorias ingeridas. “O corpo, de-vido aumento da tem-peratura, perde mais água e sais minerais através da transpiração, por isso o ideal é fracio-nar as refeições diárias, comendo mais vezes, em menos quantidade, e optando por alimen-tos mais leves”, reco-menda Liliane.

HidrAtE-SEA hidratação é outro fator de extrema importância nas

altas temperaturas. A ingestão de água mineral, sucos natu-rais, água de coco, frutas, e até mesmo picolés, é uma opção refrescante, saudável e pouco calórica. *

SXC

.HU

Hibisco • dezembro 201220

dezembro 2012 • Hibisco 21

Hibisco • dezembro 201222

Destino

iTirAPiNATerra de sotaque português e dos esportes de aventura

Para quem curte o sossego de ficar em meio à Nature-za e para aqueles que são apaixonados por adrenalina, Itirapina é um destino certeiro. A 220 quilômetros de

São Paulo, bem pertinho de Rio Claro, o município possui elementos naturais, ideais para a prática de esportes de aven-tura, como rapel, cascading, rafting, pesca esportiva e passeios náuticos.

Mas não são apenas as belezas naturais que encantam os visitantes da pequena cidade. Quem passa por lá, costuma

da redação

se admirar com a riqueza da cultura lusitana, herdada dos colonizadores vindos da Ilha da Madeira e preservada em construções do fim do século 19 e começo do século 20. Um exemplo é a capela Nossa Senhora da Conceição, que possui traços barrocos, fundada em 1839; outro é a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, construída em 1891.

Em Itirapira é possível, também, apreciar paisagens bucólicas e vivenciar o ambiente rural. Na histórica Fazenda das Palmei-ras, marcada pelo cultivo do café, inicialmente feito por mão

1

dezembro 2012 • Hibisco 23

de obra escrava e, com o fim da escravidão, por colonos ita-lianos, o visitante pode, ainda, conhecer de perto um pouco da história do Brasil.

turismoNa propriedade, o visitante pode se banhar em duas cacho-

eiras, e tem à disposição: área para camping, dois apartamentos com capacidade para cerca de 20 pessoas e um restaurante com comida típica caipira, feita no fogão à lenha. *

2

3

1 - represa do BroaTranquilidade e fartura de peixes atraem muitos

pescadores para o local. Ideal para a prática de esportes náuticos ou, apenas, apreciar um belo pôr do sol com a

família.

2 - Capela N. S. da ConceiçãoUma das heranças portuguesas, situada em Itaqueri da

Serra, vilarejo que deu origem à cidade.

3 - Cachoeira do monjolinhoTem uma queda de 12 metros e suas águas formam uma

piscina natural.

FOTO

S D

E RU

BEN

S CH

IRI

Hibisco • dezembro 201224

mirante das Águas: neste parque está situado o princi-pal cartão-postal da cidade: a Cachoeira do Saltão. Com mais de 70 metros de altura, é utilizada para prática de cascading. Para quem gosta de fortes emoções, outra opção é a cacho-eira Ferradura, com 47 metros de altura.

Já para aqueles que preferem a calmaria ou estão em viagem com a família, a dica é um banho revigorante da Cachoeira do Monjolinho, que tem uma queda de 12 metros e suas águas formam uma piscina natural.

represa do Broa: o local é propício para esportes aquá-ticos e onde também é possível pegar um barco e curtir um belo pôr do sol.

COmO CHEGArPegue a rodovia eng. Paulo Nilo romano que fica na saída 206 da Washington Luís.

destaques

FOTO

S D

E RU

BEN

S CH

IRI

Destino

Arte: Revista Hibisco

ItirapinaRod. Anhangüera

Rod. Washington Luis

Rod. EngenheiroPaulo N. Romano

Cachoeira do Saltão

represa do Broa

dezembro 2012 • Hibisco 25

Hibisco • dezembro 201226

Lazer & Cultura

Quem passar os últimos dias de 2012 na capital poderá aproveitar os últimos dias da tradicio-nal retrospectiva do cinema brasileiro, realiza-da anualmente pelo cinesesc, que termina no dia 27. com ingressos a 4 reais, a mostra reúne cerca de 80 longas-metragens lançados entre novembro de 2011 e outubro de 2012, entre ficções e documentários e filmes infantis.

Onde: rua Augusta, 2075, cerqueira césar. Quando: até 27 de dezembrotelefone: 3087-0500.

CineSesc exibe seleção de filmes nacionais a 4 reais

retrospectiva

CONFirA A PrOGrAmAçãOdA úLtimA SEmANA:

Santos – 100 Anos de Futebol Artedia 26/12, quarta-feira, às 14h.Documentário celebra o centenário do Santos Fu-tebol Clube, fundado em 14 de janeiro de 1912. São entrevistados técnicos, como Chico Formiga e Pepe, vários torcedores, famosos ou não, além de jogadores de diversas gerações, como Juari, Gio-vanni, Léo, Elano, Diego, Robinho, Ganso e Neymar. Direção: Lina Chamie. Documentário. 93 minutos.

totalmente inocentes dia 26/12, quarta-feira, às 17h.D

IVU

LgAç

ãO

Hibisco • dezembro 201226

dezembro 2012 • Hibisco 27

EStrEiA Em JANEirO

ANA mAriA PACHECO

“O Homem Feio”, texto do dramaturgo alemão Marius von Mayenburg, estreia no dia 14 de ja-neiro, no Sesc Consolação. Dirigida por André Pink, a peça conta a história de Lette, um homem inacreditavelmente feio, e o único que não sabe disso. Um dia, quando a sua feiura lhe traz um problema no trabalho, fica, enfim, sabendo da sua grotesca aparência.Para resolver o seu problema, ele decide fazer uma visita a um cirurgião plástico. Seu rosto, en-tão, torna-se um modelo de beleza, fazendo dele uma celebridade, e transformando sua relação

O grupo de stand up comedy Comédia Ao Vivo, em cartaz desde 2008 no teatro Renaissance, encerra sua quarta tempo-rada no dia 21 de dezembro, mas retorna em janeiro. No comando desta edição, os humoristas Fábio Rabin e Luiz França se revezam com convidados especiais todas as sextas-feiras, o que faz com que cada show tenha algo de inédito. As esquetes continuam a retratar episódios comuns do cotidiano, além de transportar para o palco situações de destaque na atualida-de. O espetáculo já foi visto por mais de 40 mil pessoas.

“o homem Feio” retrata obsessão pela beleza

Exposição mistura cotidiano londrino e imaginário brasileiro

comédia ao Vivo tem atrações inéditas toda sexta

ADRI

ANE

LOPE

S

DIV

ULg

AçãO

REPR

OD

Uçã

O

Onde: Alameda santos, 2233.Quando: todas as sextas, a partir das 23h59, até 21/12ingressos: r$ 60telefone: 3069-2286

Cerca de 50 obras, entre gravuras, livros de ar-tista, esculturas e instalações da goiana Ana Maria Pacheco, realizadas entre 1998 a 2012, podem ser vistos na Pinacoteca do Estado. Esta, que é a primeira exposição da artista em um museu bra-sileiro, fica em cartaz até 3 de fevereiro de 2013.

Radicada em Londres desde 1973, Ana Maria consolidou seu trabalho em meio ao competitivo cenário artístico europeu, trazendo, como traço definitivo, a simbiose de influências da vivência londrina com o imaginário de origem brasileira.

Onde: Praça da luz, 2Quando: até 03/02/2013, de terça a domingo, às quintas-feiras, das 10h às 22h, demais dias, das 10h às 18h.Preço dos ingressos: r$ 6 Grátis aos sábados, o dia inteiro, e às quintas-feiras, após as 17h.Tel.: 3324-1000

Lazer & Cultura

com sua esposa, com as outras mulheres, com os colegas de trabalho, com os outros homens e com o cirurgião, artista que fez de seu rosto uma obra-prima.No diálogo são abordadas questões atuais, como a televisão, a publicidade, a música pop, a cirurgia plástica, a indústria de cosméticos, ao mesmo tempo em que ecoam textos de outras épocas, de personagens, como Woyzeck, Fausto, Frankenstein, o super-homem de Nietzsche, a raça ariana dos nazistas e o espelho da Branca de Neve.

Onde: rua dr. Vila Nova, 245. Vila buarqueQuando: de 14/01 a 5/02, às segundas e terças, às 21hPreço dos ingressos: R$ 10telefone: 3234-3000

Até 21/12

Hibisco • dezembro 201228

dezembro 2012 • Hibisco 29

Hibisco • dezembro 201230

Artigo

Final de ano é um período de muitos sonhos, projetos e de avaliar tudo que foi feito ou deixado para trás. geralmente, em nossas resoluções, traçamos planos

em busca de uma vida mais feliz e tranquila, pensamos em conquistar bens materiais e conhecer novos lugares. Que tal começar 2013 como uma dinâmica mais audaciosa? Já pensou na possibilidade de tornar-se um milionário?

Apesar de muitos dizerem que para isso basta ter sorte, eu diria que esse pensamento só torna os caminhos mais longos e difíceis. Um padrão de vida elevado é fruto de mui-to trabalho e força de vontade. Costumo dizer que aqueles que almejam uma vida tranquila e confortável, com uma boa casinha, carrinho e viagens esporádicas à praia, por exemplo, devem trabalhar para uma boa empresa. Porém, quem de-seja morar em uma mansão grandiosa, ter um supercarro e viajar pelo mundo todo, precisará abrir o próprio negócio e aprender a multiplicar seus recursos e talentos.

Inicie o ano com o desejo de empreender. A partir disso, a vida ganhará um novo rumo e, inevitavelmente, surgirão transformações internas, mudanças de atitudes e uma nova postura mental. Esse também é o momento em que surgem os desafios; entre eles, a criação de mecanismos para ven-cer as barreiras emocionais, como as sensações de medo e insegurança. Afinal, todos nós estamos naturalmente condi-cionados a optar pelos caminhos já conhecidos.

Não deixe de explorar também seus diferenciais, pois

Sete passos para se tornar um milionário a partir de 2013

carlos Wizard Martins é palestrante especializado em gestão empresarial e autor dos livros “Desperte o milionário que há em você” e “Meu presente mais valioso”, publicados pela Editora gente.

Por Carlos Wizard martins

aqueles que almejam uma trajetória bem-sucedida costu-mam ter suas marcas registradas como: iniciativa, pensa-mento positivo e mente focada na solução de problemas. Vale ressaltar que a vontade de empreender e de prosperar deve estar acima de tudo, inclusive dos erros, sem perder noção da ética e o respeito pelo próximo. Os insucessos do passado não deverão interferir no andamento dos negócios; cada situação deve ser considerada uma lição que poderá se transformar em um acerto futuro.

A base para tudo isso é acreditar em si mesmo e em sua capacidade empreendedora para mudar seu potencial financeiro. Portanto, pense na ideia de empreender ; liberte--se dos bloqueios que o impedem de alcançar o sucesso; promova uma mudança interna e desafie o seu potencial. Os principais obstáculos estão dentro de nós; busque me-canismos para vencê-los e mantenha a mente focada em um propósito maior. Com força de vontade e planos bem definidos, qualquer pessoa tem condições de se tornar próspero, rico, milionário, desde que este seja seu projeto de vida e que você siga as regras, princípios e leis que con-duzem à riqueza.. *

Sonhe acordadotenha sempre os pés no chão e a mente nas estrelas; busque a constante renovação pessoal. Acredite em seu empreendimento e estabeleça um ciclo de sucesso para nortear os seus passos.

1

dezembro 2012 • Hibisco 31

Artigo

Zere seu passadoDívidas antigas precisam ser quitadas, elas podem prejudicar o futuro financeiro de qualquer pessoa. Não deixe o seu empreendimento ser prejudicado por amarras financeiras. Enquanto não se livrar de pendências financeiras passadas o indivíduo não irá progredir.

determine quanto quer teras atividades que realizamos indicam exatamente o valor da remuneração que recebemos. Desafie-se a aumentá-la, isso o motivará a buscar qualificação e desenhar novas estratégias.

deseje empreenderesqueça a ideia de que dinheiro traz dinheiro. O que realmente torna uma pessoa próspera é o desejo e a capacidade de empreender, aliados à razão e espírito nutridos de pensamentos positivos.

Crescer e multiplicarmonte uma equipe de talentos e transforme o seu sonho individual em um projeto coletivo. O verdadeiro sucesso acontecerá quando você for capaz de auxiliar outras pessoas a terem sucesso também.

Guarde cada “tostão” para guardar um milhãoQuem deseja prosperar deve aprender a guardar e acumular para que o dinheiro se multiplique. Nunca esqueça que, para prosperar, parte dos ganhos deve ser destinada à construção de seu patrimônio futuro. Se você não construir seu patrimônio futuro, ninguém fará isso por você. Pois mais importante que ganhar é saber guardar.

Acredite em sua origem divinaquando a pessoa estabelece uma conexão com sua origem divina, ela desenvolve forças para não desistir de caminhar em busca de seus sonhos. Ouça a sua voz interior e concentre-se em suas potencialidades.

2 3 4 56

7As sete chaves de ouro que abrem as portas da prosperidade:

Arte: Revista Hibisco

Hibisco • dezembro 201232

dezembro 2012 • Hibisco 33

Hibisco • dezembro 201234

dezembro 2012 • Hibisco 35

Hibisco • dezembro 201236