guiao para a_elaboracao_do_relatorio_sobre_celulas

2
Escola Secundária de Pedro Nunes Atividade laboratorial 2 Biologia e Geologia 10º Ano Nome: _______________________________________________________ N.º___ Turma:___ Data: __/__/__ Guião para elaboração do relatório da atividade prática nº2 Este guião (e é apenas isso, um guião!) para a elaboração do relatório sobre a actividade experimental realizada não invalida a consulta da ficha informativa sobre a elaboração de um relatório de Biologia. 1. Folha de rosto 2.Título 3.Índice 4. Introdução - Referir e distinguir os tipos de células que existem; - Breve descrição sobre o material biológico utilizado; - Referir que na observação microscópica da elódea podem verificar-se movimentos de ciclose; - Explicar o que são movimentos de ciclose; - Referir diferenças entre preparações microscópicas temporárias e definitivas; - Referir a necessidade de, por vezes, se recorrer à utilização de corantes em microscopia óptica (indicar para que servem, realçando que cada corante têm afinidade para diferentes estruturas celulares); - Referir a importância da utilização de corantes vitais quando se observa material biológico fresco; - Referir os objetivos do trabalho e a questão/questões a que se pretende responder 5. Procedimento Experimental 5-a) Material 5-b) Metodologia 6. Registo de Resultados (ou Registo de Observações) - Podem ser apresentados em anexo. - Devem incluir-se sempre os esquemas/desenhos originais de observações microscópicas efectuadas na aula e não fotocópias dos mesmos. - Importante não esquecer as legendas e as ampliações totais. 7. Interpretação dos resultados (ou Discussão dos Resultados) - Referir as estruturas observadas nas células de Elodea e nas células da película epidérmica da cebola; - Explicar por que razão não se observam cloroplastos nas células da película epidérmica da cebola; - Referir se foi ou não possível a observação dos movimentos de ciclose;

Upload: sabina-tique

Post on 22-Jan-2017

8 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Escola Secundária de Pedro NunesAtividade laboratorial 2

Biologia e Geologia10º Ano

Nome: _______________________________________________________ N.º___ Turma:___ Data: __/__/__

Guião para elaboração do relatório da atividade prática nº2

Este guião (e é apenas isso, um guião!) para a elaboração do relatório sobre a actividade experimental realizada não invalida a consulta da ficha informativa sobre a elaboração de um relatório de Biologia.

1. Folha de rosto

2. Título

3. Índice

4. Introdução- Referir e distinguir os tipos de células que existem;- Breve descrição sobre o material biológico utilizado;- Referir que na observação microscópica da elódea podem verificar-se movimentos de ciclose;- Explicar o que são movimentos de ciclose;- Referir diferenças entre preparações microscópicas temporárias e definitivas;- Referir a necessidade de, por vezes, se recorrer à utilização de corantes em microscopia óptica (indicar para que servem, realçando que cada corante têm afinidade para diferentes estruturas celulares);- Referir a importância da utilização de corantes vitais quando se observa material biológico fresco;- Referir os objetivos do trabalho e a questão/questões a que se pretende responder

5. Procedimento Experimental5-a) Material 5-b) Metodologia

6. Registo de Resultados (ou Registo de Observações)- Podem ser apresentados em anexo.- Devem incluir-se sempre os esquemas/desenhos originais de observações microscópicas efectuadas na aula e não fotocópias dos mesmos.- Importante não esquecer as legendas e as ampliações totais.

7. Interpretação dos resultados (ou Discussão dos Resultados)- Referir as estruturas observadas nas células de Elodea e nas células da película epidérmica da cebola;- Explicar por que razão não se observam cloroplastos nas células da película epidérmica da cebola;- Referir se foi ou não possível a observação dos movimentos de ciclose;- Referir as estruturas observadas nas células do epitélio bucal/lingual;- Explicar por que razão as células do epitélio bucal/lingual podem apresentar uma forma irregular, com os bordos dobrados;- Referir estruturas comuns/distintivas das células animais e vegetais;- Referir os corantes que foram utilizados e as respectivas estruturas celulares evidenciadas;- Explicar por que razão não se utilizou corante na observação microscópica de células de Elódea;- Fazer crítica ao trabalho (por exemplo: os resultados obtidos não foram os esperados; como se poderia alterar o procedimento, de modo a obter melhores resultados…).

8. Conclusão- reforçar diferenças entre células eucarióticas animais e vegetais.- relação entre estruturas celulares a observar e o uso de corantes.

9. Bibliografia / Sitografia