guiao aluno 2014 2015

58
2014 2015

Upload: ipvc

Post on 07-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Bem-Vindo ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], a tua Academia! Pretendemos que este seja o guia de acolhimento à tua nova instituição de ensino superior ou, se for o caso, o guia de acompanhamento num novo ano que vais agora frequentar. Por isso compilamos neste documento várias informações que consideramos úteis, quer sobre o teu Politécnico e a tua Escola, quer sobre os principais serviços e infraestruturas que temos ao teu dispor, bem como regulamentos e legislação importante que deves conhecer. Encontrarás também, e especialmente dirigidas a ti, mensagens de acolhimento do Presidente do IPVC, da Provedora do Estudante, da Federação Académica, do(a) Diretor(a) e do(a) Presidente da AE da tua Escola. Todos estamos unidos no objetivo de melhor te acolher e integrar nesta comunidade, que queremos ativa e participada. O teu… IPVC!

TRANSCRIPT

Page 1: Guiao aluno 2014 2015

2014 2015

Page 2: Guiao aluno 2014 2015

Bem-Vindo ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], a tua Academia!Pretendemos que este seja o guia de acolhimento à tua nova instituição de ensino superior ou, se for o caso, o guia de acompanhamento num novo ano que vais agora frequentar. Por isso compilamos neste documento várias informações que consideramos úteis, quer sobre o teu Politécnico e a tua Escola, quer sobre os principais serviços e infraestruturas que temos ao teu dispor, bem como regulamentos e legislação importante que deves conhecer.

Encontrarás também, e especialmente dirigidas a ti, mensagens de acolhimento do Presidente do IPVC, da Provedora do Estudante, da Federação Académica, do(a) Diretor(a) e do(a) Presidente da AE da tua Escola. Todos estamos unidos no objetivo de melhor te acolher e integrar nesta comunidade, que queremos ativa e participada. O teu… IPVC!

CARO ESTUDANTE!

Page 3: Guiao aluno 2014 2015

04 05 08 09 1 01 1 14 1 6

2425 26 3 1 36 42

///////// // //// // // // //////// ////////// /

1 71 81 9

4752 5 7

PresidenteProvedora do EstudanteFederação AcadémicaO Alto MinhoOnde estamos...ServiçosPlataformas Digitais

ContactosCalendário EscolarESCOLASESE - Escola Superior de EducaçãoESA - Escola Superior AgráriaESTG - Escola Superior de Tecnologia e GestãoESCE - ESS - ESDL - Escola Superior de Desporto e Lazer

SGGQ-IPVCRegulamentos e LegislaçãoOfertas de Emprego

Escola Superior de Ciências EmpresariaisEscola Superior de Saúde

Plano de Segurança

ÍNDICE

Page 4: Guiao aluno 2014 2015

PRESIDENTE

Caros Estudantes

Podem ser muitas as razões para que se duvide das vantagens de optar, hoje, por um curso superior, tais são as agruras e as contradições da vida que estamos a viver. Mas, se lermos bem o mundo, essas dúvidas desaparecerão num instante: o único caminho seguro para enfrentar um futuro, tão inseguro, como aquele que nos espera, é, e apenas, o da aposta na qualificação das pessoas, em particular, dos jovens.

Só através de uma educação e formação superiores exigentes e de qualidade, poderá haver mudança. Só assim sairemos da condição em que vimos escrevendo a nossa história, como povo.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] é uma referência no ensino superior do nosso país. Há dias, a imprensa nacional, deu a notícia que um ranking de univer-sidades, elaborado pela Comissão Europeia, coloca o IPVC nas primeiras dez melhores instituições de ensino superior em Portugal, entre as mais de cento e cinquenta existen-tes, públicas e privadas. Este é o resultado da qualidade das pessoas (alunos, funcionários e professores) que dão vida à nossa Instituição e da qualidade do trabalho que realiza-mos. Muitas das mais de 15 000 pessoas que escolheram o IPVC para se qualificarem são, hoje, cidadãos empenhados, profissionais de sucesso e prestigiados empreendedores.

O reconhecimento, nacional e internacional, da qualidade e mérito desta Instituição constitui uma importante garantia adicional para a vossa opção. Em cada um dos nossos antigos alunos encontrarão, por sua vez, um testemunho vivido da nossa vontade de bem servir.

Porque nos escolheram, têm à vossa espera um corpo docente e não-docente dos mais qualificados do país e quase cinco mil colegas, das vossas e de outras idades, de várias regiões e nacionalidades, de múltiplas áreas de formação, que partilharão, convosco, uma fecunda vida académica e cultural. Têm igualmente, a proximidade do nosso mundo empresarial, social e político, dada a proatividade, permanente interação e cumplicidade da Instituição com o desenvolvimento da região – a nossa grande causa.

Acreditem, por fim, que temos um enorme orgulho em nos revermos no sucesso do trajeto pessoal de cada um de vós, como cidadãos e como profissionais.

Estamos juntos…

/

O Presidente do IPVC

Rui Teixeira

Page 5: Guiao aluno 2014 2015

PROVEDORA DO ESTUDANTE

Caros Estudantes do IPVC,

Enquanto Provedora do Estudante deste prestigiado Instituto Superior, cumpre-me antes de mais saudar todos os estudantes com a maior simpatia, desejando-vos a melhor e mais proveitosa integração nesta nova comunidade educativa bem como os maiores sucessos académicos. Estou certa de que saberão aproveitar, com inteligência e sentido de responsabilidade, esta excecional fase de investimento no conhecimento científico e tecnológico mas também de desenvolvimento cultural, humano e cívico como uma oportunidade única para encararem o futuro com esperança e motivação empreendedora.

Quero também congratular-me convosco pela consagração na lei (Lei nº62/2007) da figura do Provedor do Estudante, enquanto órgão que promove a dignidade do direito à queixa e ao protesto dos estudantes face a eventuais ações ou omissões da administração, relativas aos direitos e legítimos interesses do estudante do ensino superior.

Cumpre-me ainda agradecer a honra com que a Federação Académica me distinguiu ao propor o meu nome ao Sr. Presidente do IPVC, para dar sentido a tão importante missão.

Tudo farei para merecer esta distinção, sendo meu compromisso exercer com independência, isenção e confidencialidade a missão de provedora, desenvolvendo a minha ação na auscultação comprometida das vossas queixas, e também do contraditório, promovendo a melhor articulação entre os estudantes e suas associações e os órgãos e serviços da instituição.

Desejo e espero que em mim possam encontrar alguém que estará sempre disponível para vos ouvir e para promover, através de uma magistratura de mediação e influência, a resolução dos conflitos que possam ferir o vosso direito à educação e à formação cultural e cívica numa Escola que naturalmente promova uma sociedade democraticamente adulta e respeitadora dos direitos individuais e coletivos.

A Provedora do Estudante

Flora Silva

E-mail:[email protected]

Tlm.: 967 043 620

/

Page 6: Guiao aluno 2014 2015

PROVEDORA DO ESTUDANTE

MISSÃO

Nos termos da artigo 40º dos Estatutos do IPVC, o Provedor do Estudante tem como missão «a defesa dos direitos e legítimos interesses dos estudantes desenvolvendo a sua ação em articulação com as associações de estudantes, com os órgãos e serviços do IPVC e com todas as escolas do Instituto»

Compete-lhe defendê-los e promovê-los respeitando os inalienáveis princípios da independência, imparcialidade e confidencialidade.

ESFERA DE ATUAÇÃO DO PROVEDOR

Sempre que o estudante esgote os recursos institu-cionais disponíveis para a resolução dos seus problemas, deverá recorrer ao provedor para resolver problemas de ordem administrativa, pedagógica, social e outros que entenda colocar.

Como mediador das partes em conflito, compete ao provedor:

-criar um ambiente propício ao diálogo aberto e franco, informal, imparcial que tranquilize o estudante e lhe garanta confidencialidade;

-apreciar as queixas e reclamações e providenciar os pareceres e recomendações tendentes a alterar as situações e procedimentos lesivos dos seus direitos;

-elaborar relatório anual para a Presidência, no sentido de ajudar a desenvolver jurisprudência prospetiva para a qualidade dos procedimentos e dos serviços.

Como provedor tem uma função de mediação, mas não tem qualquer poder decisório não podendo:

-decidir sobre a culpa ou inocência das partes em conflito;

-participar em processos formais de contencioso;

-anular as decisões dos órgãos estatutariamente competentes.

O estudante, consciente dos seus direitos mas também dos seus deveres face à instituição, nunca deverá desvalorizar a sua capacidade para resolver os seus problemas numa relação direta com os docentes, o coordenador de curso, com os conselhos e os gabinetes de apoio ao estudante ou a direção.

Na impossibilidade de solucionar os problemas deste modo, deve recorrer ao provedor em tempo oportuno, evitando ruturas insanáveis com a entidade em conflito.

Page 7: Guiao aluno 2014 2015

PROVEDORA DO ESTUDANTE

MARCAÇÃO DE ENTREVISTA COM A PROVEDORA

O estudante poderá fazê-lo através do Secretariado da Presidência do IPVC ou via e-mail ou Tlm, acordando com a provedora a data e o local.

Na data agendada, o estudante será recebido nos Serviços Centrais do IPVC, onde o Secretariado lhe indicará a sala da reunião.

Poderá também a Provedora, caso haja vários pedidos duma mesma escola, deslocar-se a essa escola com acordo prévio da direção.

APRESENTAÇÃO DA RECLAMAÇÃO

Após conversa informal com a Provedora e caso daí não resulte solução, o estudante deve apresentar queixa por escrito, preenchendo uma ficha específica da qual constarão os seguintes itens:

1.Identificação do queixoso: nome, morada, contacto, curso, ano, escola;

2.Descrição da situação considerada lesiva dos seus direitos e respetivos intervenientes;

3.Explicitação das razões que fundamentam o sentimento de ofensa aos seus direitos e legítimos interesses;

4.Assinatura e data.

Page 8: Guiao aluno 2014 2015

FEDERAÇÃO ACADÉMICA

A Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [FA-IPVC] é o órgão representativo das seis Associações de Estudantes das Escolas Superiores desta instituição, gerida por uma Direção e fiscalizada por um Conselho Fiscal, e tem como intuito responder às necessidades de todos os estudantes.

Noutro âmbito, e pensando sempre no bem-estar dos alunos, pretendemos facilitar a vossa integração promovendo momentos de convívio, permitindo desta forma o vosso crescimento enquanto membros ativos no seio académico.

É com enorme satisfação que a Federação Académica do IPVC saúda os novos alunos, que passam a ser parte integrante da nossa Academia.

Estaremos sempre ao dispor para vos acompanhar ao longo de todo o vosso percurso académico, pedindo a vossa colaboração no que diz respeito a todos os assuntos relacionados com a Comunidade Académica.

Caminharemos lado a lado, lutando por interesses comuns.

/

A Federação Académica

E-mail: [email protected]

Page 9: Guiao aluno 2014 2015

Aqui encontrarás, a somar à beleza da paisagem, à amenidade do clima, riqueza folclórica e variedade artesanal, um povo amigável e comunicativo, um passado histórico sempre presente nos castelos, terras amuralhadas, palácios, casas senhoriais, cruzeiros, casas rústicas e pelourinhos que em qualquer canto se lhe deparam!

E as nossas praias?

Viana e o Cabedelo, Praia Norte, Carreço, Afife, Praia de Âncora, Moledo e a Foz do Minho.

Toalhas de linho bordadas em poentes de maré cheia, com gosto ao iodo, sargaço, à maresia. Atlânticas... pois não?

O sol a nascer ao meio dia rasgando cortinas de nevoeiro; os ventos crestados de tanto bolinar matizando desejos,

artifícios de mar, um sabor gostoso de nas longas tardes esquecidas curtir histórias de namorar!

Sardinha de alvorada! As noites de Santoinho, nossas Festas, Feiras e a rainha das Romarias... A Senhora da Agonia. Animação rija... Oh! Os nossos arraiais, neste Alto Minho onde nasceu Portugal

Francisco Sampaio

Presidente da região de turismo do Alto Minho entre 1980 e 2008 e docente aposentado do IPVC

/

Page 10: Guiao aluno 2014 2015

ONDE ESTAMOS...

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] encontra-se inserido no Alto Minho, território em que a ocupação e as atividades humanas se desenvolvem numa tradição de valorização dos recursos naturais.

Presidência e Serviços Centrais

A Presidência e os Serviços Centrais do IPVC estão sedeados numa casa secular da cidade de Viana do Castelo, conhecida como Palácio Rego Barreto, imóvel de traça setecentista, outrora residência senhorial, tendo recebido, desde o final do século XIX, sucessivos estabelecimentos escolares.

Localizada, na Praça General Barbosa, ao Jardim D. Fernando, não dispensa a tua visita, até pelo seu interesse arqui-tetónico e valor patrimonial.

O IPVC dispõe ainda de seis Escolas Superiores distribuídas por quatro concelhos do Alto Minho:

ESE-Escola Superior de Educação Viana do Castelo

ESA-Escola Superior AgráriaPonte de Lima

ESTG-Escola Superior de Tecnologia e Gestão Viana do Castelo

ESCE-Escola Superior de Ciências Empresariais Valença

ESS-Escola Superior de Saúde Viana do Castelo

ESDL-Escola Superior de Desporto e LazerMelgaço

Comemoração Institucional

O dia do Instituto é celebrado anualmente no dia 15 de maio. Nesse dia, no Auditório Prof. Lima de Carvalho, localizado nos Serviços Centrais do IPVC, realiza-se a sessão solene de entrega de cartas de curso.

Page 11: Guiao aluno 2014 2015

SERVIÇOS

GABINETE DE MOBILIDADE E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Cabe ao Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional (GMCI) o tratamento de todas as questões respeitantes à mobilidade e cooperação deste Instituto e das suas escolas nos âmbitos nacional e internacional.

Através dos seus vários Programas de Cooperação e Mobilidade, o GMCI oferece aos alunos a possibilidade de realizarem um período de estudos ou estágio no estrangeiro, em particular na Europa.

As pré-inscrições/candidaturas para o Programa Erasmus+ realizam-se sempre no início de cada ano civil para a mobilidade a realizar no ano letivo seguinte.

Poderás consultar mais informações sobre este e outros programas disponíveis no Portal Internacional, em http://internacional.ipvc.pt/pt/node/25 ou contactares diretamente o Coordenador da tua Escola:

Coordenador Institucional para as Relações InternacionaisDoutora Florbela Correia - [email protected]

Coordenador ERASMUS na ESEDoutora Ana Barbosa - [email protected]

Coordenador ERASMUS na ESADoutora Isabel Valin - [email protected]

Coordenador ERASMUS na ESTGDoutora Maria José Costa Barros - [email protected]

Coordenador ERASMUS na ESCEDoutor Manuel Fonseca - [email protected]

Coordenador ERASMUS na ESSDoutora Clementina Sousa - [email protected]

Coordenador ERASMUS na ESDLDoutor Mário Simões - [email protected]

BIBLIOTECAS

Terás ao teu dispor seis Bibliotecas, distribuídas pelas diferentes Escolas Superiores do IPVC.

A Biblioteca Barbosa Romero, a Biblioteca central desta Academia, situada no campus da ESTG, é considerada um ex-líbris da cidade, pelo que valerá a pena visitá-la, mesmo que não sejas aluno daquela Escola!

Dispomos também de um serviço de requisição entre bibliotecas e acesso à b-on.

Encontrarás, ainda, Reprografias e Salas de Estudo distribuídas por todas as Escolas Superiores do IPVC, entre muitas outras infraestruturas!

Page 12: Guiao aluno 2014 2015

ALOJAMENTO

Para apoio aos Estudantes, os Serviços de Ação Social [SAS] dispõem de quatro Residências (com capacidade total de 493 camas):

Em Viana do Castelo:

- No Centro Académico [CA], com capacidade para 180 alunos, com alas feminina e masculina.

- Junto à ESE, com capacidade para 116 alunos.

- No Centro Social e Paroquial Sta. Maria Maior, com capacidade para 68 alunos.

Em Refóios - Ponte de Lima:

- Junto à ESA, com capacidade para 129 alunos.

Em Melgaço:

- Na Pousada da Juventude junto à ESDL, com capacidade para 33 alunos.

Brevemente em Valença:

- No Centro Histórico, com capacidade para 20 alunos.

BARES E CANTINAS

O IPVC dispõe de sete bares, onde são disponibilizados e servidos produtos de cafetaria a preços sociais, e de sete cantinas que dispõem de refeições completas, distribuídos por todos os campi do IPVC. Para conheceres os horários de funcionamento dos bares/cantinas do IPVC, visita a página dos Serviços de Ação Social [SAS], no Portal do teu Politécnico em: http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/sas/alimentacao

Semanalmente, podes ainda consultar a ementa on-line ou no IPVC TV, e decidires qual das cantinas do IPVC escolhes para ires almoçar !

CENTRO DESPORTIVO

O Centro Desportivo do IPVC disponibiliza um variado número de modalidades que poderás praticar: ABS, Aeróbica, Localizada, Aero-Power, Alongamentos, Basquetebol, Cardiofitness, GAP, Hidroginástica, Judo, Kombat, Musculação, Natação, Personal Trainer, Pilates, PUMP, Step e Zumba.

As instalações do Centro Desportivo encontram-se sedeadas no Centro Académico, no Largo 9 de Abril (antigo Edifício BC 9). Consulta os horários em: http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/cd

SERVIÇOS

Page 13: Guiao aluno 2014 2015

GABINETE DE SAÚDE

O IPVC disponibiliza-te, neste gabinete, serviços de:

- Enfermagem (aconselhamento, curativa e rastreios)

- Psicologia (aconselhamento psicológico, apoio académico e vocacional)

Todas as consultas são gratuitas e funcionam mediante marcação prévia.

O Gabinete de Saúde desloca-se à ESA, ESCE e ESDL mediante marcação de consulta ou agendamento de atividades para a promoção da saúde.

Para marcações ou mais informações tens à disponibilidade os seguintes e-mails:

[email protected]@[email protected]

OFICINA CULTURAL

Estabelecida em 2007, a Oficina Cultural do IPVC tem como objetivo a promoção de atividades de educação artística e cultural orientadas para a sua Comunidade Académica, para as crianças e jovens da região e para a Comunidade em geral. Desta forma, pretende-se contribuir para a formação humana dos alunos, melhorar a qualidade do ensino pelo desenvolvimento das suas competências transversais, bem como favorecer a aproximação entre a Academia e a Comunidade regional.

A Oficina Cultural do IPVC funciona no Centro Académico do IPVC, no Largo 9 de abril (antigo edíficio do BC9), onde poderás assistir a variadíssimas exposições, entre outras atividades culturais.

Está pois atento à sua programação cultural...

SERVIÇOS

Page 14: Guiao aluno 2014 2015

O PORTAL, A NEWSLETTER E O E-LEARNING

O IPVC pretende uma comunicação próxima com toda a sua Comunidade Académica, assim como com a sociedade em geral, razão pela qual desenvolveu várias plataformas e outros meios digitais que facilitam essa comunicação e interação.

PORTAL

Aqui, encontras toda a informação de que necessitas sobre a tua Academia!

Em www.ipvc.pt dispões de inúmeras funcionalidades, configuradas num leque de serviços, que permitem o ideal encontro com as reais necessidades de toda a Comunidade Académica.

Tu, e todos os alunos do IPVC, podem já aceder aos seus dados pessoais e proceder inclusivamente a atualizações dos seus contactos (como a alteração do seu n.º de telemóvel, a mudança de residência, entre outros). Podes ainda informar-te, de forma mais exaustiva, sobre tudo o que acontece na Instituição que frequentas e os serviços a que podes aceder, tais como Serviços Académicos, Secretaria Virtual, Centro Desportivo, Escolas Superiores do IPVC e os cursos ministrados, Projetos, Bibliotecas das Escolas e Biblioteca do Conhecimento (b-on), que te permite o acesso a publicações cientificas periódicas, entre

ao alcance de um só clique,

inúmeras outras funcionalidades que estão disponíveis no portal IPVC.

Para tal, cada aluno possui uma palavra-chave que lhe confere segurança e acessibilidade a todos os seus dados pessoais.

E-LEARNING

Todas as Escolas Superiores do IPVC dispõem de uma plataforma de e-Learning onde poderás consultar sumários das aulas, fazeres (comodamente em casa) o download de material de estudo disponibilizado pelos teus professores, expores as tuas dúvidas, conheceres a matéria daquela aula em que não pudeste estar presente, entre muitas outras funções que quererás descobrir, acedendo rapidamente a esta plataforma!

NOTICI@IPVC

Trata-se de uma newsletter em suporte eletrónico onde são divulgadas as principais notícias do IPVC (atividades, concursos institucionais, eventos académicos, entre outras informações relevantes). Está, pois, atento ao teu e-mail institucional (onde receberás esta informação) ou subscreve este suporte informativo em [email protected], no portal IPVC.

PLATAFORMAS DIGITAIS

Page 15: Guiao aluno 2014 2015

O PORTAL, A NEWSLETTER E O E-LEARNING

Portal Multimédia

Através deste portal podes aceder às fotografias de todos os eventos do ano, como a Semana de Receção ao Caloiro, a Semana Académica, a Sessão Solene de entrega dos Diplomas, Congressos e Seminários, Aniversários das Escolas Superiores IPVC, Exposições, Concursos Gastronómicos, entre muitos outros que não quererás certamente perder!

O “IPVC Multimédia” é um espaço que tem na sua essência a vocação multimédia e, por isso, encontrarás ainda todos os Fóruns IPVC, uma rubrica semanal de cinco minutos, em que são abordadas as notícias e factos mais relevantes da nossa instituição, transmitida semanalmente na Rádio Caminha [106.2 FM] .

Nesta plataforma poderás ainda assistir, em direto, a inúmeros eventos realizados no teu Politécnico, sempre que não te seja possível deslocares para “viveres” o momento ao vivo. Jornadas, Congressos, Cortejo Académico, são alguns exemplos de eventos que poderás acompanhar. No IPVC Multimédia é anunciado o dia e horário da transmissão do certame que será exibido em streaming video.

Em suma, através do IPVC Multimédia podes consultar fotografias, vídeos e registos áudio de eventos IPVC, bem como usufruir de funcionalidades como os Feeds RSS da secção Galeria!

IPVC TV

O teu Politécnico dispõe igualmente de um canal de vídeo interno, com uma programação que quererás acompanhar no teu dia a dia, seja nos intervalos das tuas aulas e/ou nas pausas das tuas longas horas de estudo! Esta será uma das tuas companhias no teu percurso académico, já que o canal traz todo o “mundo” IPVC até ti! Com rubricas culturais, informativas e de história (memória IPVC), à atuação do “IPVC na região” através dos inúmeros projetos de investigação e ou tecnológicos, entre outros que desenvolve, à ementa dos SAS para decidires desde logo os dias em que almoças/jantas na cantina de uma das Escolas Superiores IPVC, até ao “Vai Acontecer” para que não percas nenhum evento do teu agrado, à rubrica “Espaço Académico”, ou a um espaço mais filosófico de reflexão “Pensar +”, até ao “Mundo em Texto” para acompanhares de perto os principais acontecimentos do Mundo!

E sim, não te preocupes, a programação do IPVC TV é transmitida em todas as Escolas Superiores IPVC!

Redes Sociais IPVC

O teu IPVC, sempre na vanguarda da comunicação e das novas tecnologias, está também no Facebook, no Twitter e no Youtube. Já nos visitaste? Sabias que gostamos dos teus “Gosto”? Ficamos à tua espera!...

PLATAFORMAS DIGITAISVISITA-NOS EM:

twitter.com/ipvc_twit

youtube.com/ipvctv

facebook.com/ipvc.oficial

multimedia.ipvc.pt

Page 16: Guiao aluno 2014 2015

O PORTAL, A NEWSLETTER E O E-LEARNING

O IPVC possui um Sistema de Gestão e de Garantia da Qualidade (SGGQ-IPVC) que tem como finalidade promover a Política da Qualidade em todas as vertentes da Missão institucional, nomeadamente as atividades no âmbito da formação superior, nas áreas científicas ministradas nas seis Escolas (ESE, ESA, ESTG, ESCE, ESS, ESDL), atividades dos Serviços de Ação Social (Alimentação, Alojamento e Bolsas), e atividades de elaboração e desenvolvimento de estudos e projetos.

Toda a informação relativa ao SGGQ-IPVC está disponível na Secretaria Virtual (http://sgq.ipvc.pt), incluindo a estrutura documental acessível aos utilizadores.

Poderá ainda efectuar requerimentos/pedidos de satisfação de necessidades/apoio informático, inscrições/sugestões/ reclamações em on.ipvc.pt.

A participação dos estudantes no Sistema (através da participação ativa nos órgãos em que estão representados, nas comissões de curso, nos inquéritos, nas auditorias internas e ainda através de sugestões/reclamações) é fundamental para a melhoria continua dos cursos e dos serviços de apoio que o IPVC presta.

Desde março de 2009 que o IPVC tem o seu SGGQ com certificação reconhecida internacionalmente de acordo

com a Norma ISO 9001, por parte da SGS-ICS, organismo líder mundial em serviços de certificação.

Em janeiro de 2013 o IPVC tornou-se o primeiro Politécnico do país a possuir a certificação do SGGQ, atribuída pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Esta certificação, para além do reconhecimento da qualidade do IPVC como Instituição de Ensino Superior, permitirá o reforço da autonomia da instituição na criação e avaliação de cursos.

E-mail: [email protected]

SGGQ-IPVC

Page 17: Guiao aluno 2014 2015

O PORTAL, A NEWSLETTER E O E-LEARNINGREGULAMENTOS E LEGISLAÇÃO

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

Estatutos do IPVC

Estatutos da ESE

Estatutos da ESA

Estatutos da ESTG

Estatutos da ESCE

Estatutos da ESS

Estatutos da ESDL

Regulamento Geral de Propinas e Prescrição do IPVC

Regulamento de Avaliação. Frequência e Precedências dos Cursos da ESE

Regulamento de Frequência e Avaliação da ESA

Regulamento de Frequência e Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes da ESTG

Regulamento de Frequência e Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes ESCE

/

/

/

/

/

/

/

/

Regulamento de Frequência e Avaliação da ESS

Regulamento de Avaliação, Frequência e Prescrições da ESDL

Regulamento dos Mestrados IPVC

Regulamento Funcionamento e Avaliação Mestrados APNOR

Regulamento de Mobilidade Erasmus

Tabela de Emolumentos IPVC

Estatuto de Atleta Alta Competição

Estatuto de Trabalhador Estudante

Page 18: Guiao aluno 2014 2015

O PORTAL, A NEWSLETTER E O E-LEARNINGOFERTAS DE EMPREGO

Sabias que está disponível no portal IPVC um espaço dedicado a anúncios de ofertas de estágios profissionais e/ou de empregos em part-time e/ou full-time, de Instituições ou Empresas, comunicadas ao teu Politécnico e que se enquadram no perfil das áreas de formação ministradas nesta instituição?

Não deixes de consultar a página com regularidade!Poderás encontrar aí o teu futuro emprego ou o estágio que fará a diferença...

Visita já: Ofertas de Emprego/Estágio em:http://www.ipvc.pt/ofertas-emprego-estagio

Page 19: Guiao aluno 2014 2015

Presidência e Serviços Centrais do IPVCPraça General Barbosa4900-347 Viana do CasteloTelef.: 258 809 610 | Fax: 258 829 065Site: www.ipvc.pt | E-mail: [email protected]

PresidenteProf. Rui Alberto Martins TeixeiraE-mail: [email protected]

Vice-PresidentesProf. Doutor Carlos RodriguesE-mail: [email protected]

Prof. Doutora Florbela Domingues CorreiaE-mail: [email protected]

Pró-PresidenteProf. Doutora Ana Sofia RodriguesE-mail: [email protected]

Administradora do IPVCDra. Margarida Amorim PereiraE-mail: [email protected]

Serviços Académicos - Chefe de DivisãoDr. João FerreiraE-mail: [email protected]

Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional - GMCIE-mail: [email protected]: http://internacional.ipvc.pt

Gabinete de Comunicação e Imagem - GCIE-mail: [email protected]

Oficina de Transferência de Tecnologia, Inovação e Conhecimento - OTIC E-mail: [email protected]: http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/otic

Serviços de Acção Social - SASLargo 9 de abril, Ap. 1864901-911 Viana do CasteloTelef.: 258 825 472 | Fax: 258 824 574Site: www.sas.ipvc.pt | E-mail: [email protected]

Administrador dos SASDr. Diogo MoreiraE-mail: [email protected]

CONTACTOS INSTITUCIONAIS

Page 20: Guiao aluno 2014 2015

MUNICIPAISCâmara Municipal258 809 300 | [email protected]

Biblioteca Municipal 258 840 010 | [email protected]

Centro Cultural de Viana do Castelo258 809 300 | [email protected]

Teatro Municipal Sá de Miranda258 809 382 | [email protected]

SAÚDEUnidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM)258 802 100

Centro de Saúde 258 829 398

Cruz Vermelha258 821 821

Unidade de Saúde Familiar Gil Eanes258 839 200

Farmácia Abelheira 258821777

Farmácia Central 258822527

VIANA DO CASTELO

Farmácia Manso 258822520

Farmácia Moderna 258809000

Farmácia Nelsina 258822235

Farmácia S. Vicente258777986

Farmácia São Bento258817603

Farmácia São Domingos258822699

Farmácia Simões 258822208

SEGURANÇAPolícia de Segurança Pública258 809 880

Guarda Nacional Republicana258 840 470

BOMBEIROSBombeiros Voluntários de Viana do Castelo258 800 840

Bombeiros Municipais258 840 400

TRANSPORTESInterface de Transportes258 809 361

Caminhos de Ferro (CP)258 825 001 / 808 208 208 MUSEUSMuseu de Artes Decorativas258 809 305

Museu do Traje258 809 306

EQUIPAMENTOS DESPORTIVOSCentro de Remo de Viana do Castelo258 842 165 | [email protected]

Centro de Vela de Viana do Castelo258 813 826 | [email protected]

Estádio Municipal Manuela Machado258 811 312

OUTROSEstação de Correios (CTT) de Viana do Castelo258 800 080

Pousada da Juventude de Viana do Castelo258 838 458 | [email protected]

CONTACTOS ÚTEIS

Page 21: Guiao aluno 2014 2015

MUNICIPAISCâmara Municipal 258 900 400 | [email protected]

Biblioteca Municipal 258 900 411 | [email protected]

SAÚDEHospital de Ponte de Lima258 741 400

Centro de Saúde de Ponte de Lima258 909 280Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo de Ponte de Lima962 968 993

Farmácia Brito 258 941 167

Farmácia S. João258 941 197Farmácia Cerqueira258 944 046

Farmácia da Misericórdia258 941 131

SEGURANÇAPolícia de Segurança Pública258 941 113 | 258 743 768

Guarda Nacional Republicana258 941 163

BOMBEIROSBombeiros Voluntários de Ponte de Lima258 909 200

TRANSPORTES (* Autocarros, * Taxis, *)* AutocarrosCentro de Camionagem de Ponte de Lima258 942 870

Rodoviária Nacional258 942 870

* TáxisTáxis Limarenses258 743 700 MUSEUSMuseu dos Terceiros / Instituto Limiano258 942 563

Centro de Arte e Cultura258 900 411

OUTROSEstação de Correios (CTT) de Ponte de Lima 258 753 662

Pousada da Juventude de Ponte de Lima258 751 321 | [email protected]

PONTE DE LIMACONTACTOS ÚTEIS

Page 22: Guiao aluno 2014 2015

MUNICIPAISCâmara Municipal 251 809 500 | [email protected]

Biblioteca Municipal251 800 330 / 4 / 5 | [email protected]

SAÚDECentro de Saúde de Valença do Minho251 800 020

Cruz Vermelha Portuguesa de Valença251 826 952

Farmácia Moderna251839313 Farmácia Central251822142 Farmácia do Jardim251801100

SEGURANÇAGuarda Nacional Republicana251 822 125

Centro Proteção de Crianças e Jovens de Valença251 826 471

BOMBEIROSBombeiros Voluntários de Valença251 809 000

VALENÇACONTACTOS ÚTEIS

Page 23: Guiao aluno 2014 2015

MUNICIPAISCâmara Municipal251 410 100 | [email protected]

Casa da Cultura | Biblioteca Municipal251 410 060 | [email protected]

Centro de Estágios de Melgaço - Complexo Desportivo e de Lazer251 400 450 | [email protected]

Piscina Municipal251 410 119 | [email protected] SAÚDECentro de Saúde de Melgaço251 400 330

Farmácia Dias Ferreira251 403 312

Farmácia Durães251 401 170| 251 402 249

Farmácia Gonçalves251 465 319

SEGURANÇAGuarda Nacional Republicana de Melgaço251 404 960

BOMBEIROSBombeiros Voluntários de Melgaço251 402 599

MUSEUS

Museu de Cinema 251 401 575

Espaço Memória e Fronteira251 418 106

Núcleo Museológico e de Pesquisa Torre de Menagem251 410 191

Núcleo Museológico de Castro Laboreiro251 465 016

OUTROSEspaço Net Melgaço251 402 429

MELGAÇOCONTACTOS ÚTEIS

Page 24: Guiao aluno 2014 2015

CALENDÁRIO ESCOLAR

Page 25: Guiao aluno 2014 2015

ESCOLAS

Page 26: Guiao aluno 2014 2015

DiretoraAssociação de EstudantesContactos

ESE ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

Page 27: Guiao aluno 2014 2015

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) é uma instituição de ensino superior que desenvolve a sua ação na formação de professores e de técnicos qualificados para intervir nas áreas cultural e social. A par da formação inicial, a ESE-IPVC oferece formação contínua, especializada, pós-graduada e Mestrados, presta relevantes serviços à comunidade e desenvolve investigação nas suas áreas de referência.

De qualquer ponto da cidade de Viana do Castelo é fácil a deslocação a pé para a ESE-IPVC. A Escola tem também boas acessibilidades para quem utiliza a rede de transportes urbanos (existe uma paragem à entrada) e fica a cerca de 10 minutos a pé do interface de transportes ferroviários e rodoviários.

ESE ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

Page 28: Guiao aluno 2014 2015

A Escola Superior de Educação ao longo dos seus mais de trinta anos de história tem tido um papel preponderante de intervenção educativa no distrito de Viana do Castelo. Tem como missão formar cidadãos criativos, críticos, solidários, abertos ao mundo e preparados para construírem a sua realização pessoal e profissional de modo ético e empreendedor. Para isso, tem vindo a adaptar a sua oferta formativa às necessidades sociais e tem investido na qualificação do seu corpo docente e no estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais, especialmente a nível da União Europeia e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A todos os estudantes que este ano começam nesta Escola uma nova etapa do seu percurso formativo o nosso obrigado por nos terem escolhido. Sejam bem-vindos e contem connosco para vos ajudar na construção de um percurso académico de sucesso.

Nós contamos com o vosso empenho e participação ativa, para que continuemos a ser uma instituição VIVA e de referência a que queiram sempre voltar.

/

A Diretora da ESE

Luísa Neves

DIRETORA

Page 29: Guiao aluno 2014 2015

Bem-vindos,

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo tem o enorme prazer de vos receber nesta nova etapa das vossas vidas, trata-se de uma passagem pelo ensino superior e pela vida académica que é construída por todos os alunos da nossa escola e do nosso Instituto Politécnico.

A vida académica da nossa escola é preparada para que todos juntos possamos contribuir para um futuro melhor de todos os alunos e criar todas as condições que possibilitem a ti, novo aluno, e a todos os outros que a frequentem um futuro promissor.

A nossa Associação é um espaço aberto para receber todos os alunos, podendo esclarecer dúvidas e ajudar na integração de todos nesta bonita cidade que é Viana do Castelo.

A cidade de Viana do Castelo, a Escola Superior de Educação e a Associação de Estudantes felicita a tua entrada no ensino superior e espera poder-te ajudar e contribuir para que sejas feliz.

Ana Margarida Ribeiro

E-mail: [email protected]

/

A Presidente da Associação de Estudantes da ESE

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

Page 30: Guiao aluno 2014 2015

CONTACTOS DA ESE

ESEAv. Capitão Gaspar de CastroApartado 513 | 4901-908 Viana do CasteloTelef: 258 806 200 | Fax: 258 806 209 | Telem: 967 641 930www.ese.ipvc.pt | [email protected]

DiretoraProf. Doutora Luísa [email protected]

SubdiretoraProf. Doutora Teresa Gonç[email protected]

Presidente do Conselho PedagógicoProf. Doutora Lina [email protected]

COORDENADORES DE CURSOLicenciaturasEDUCAÇÃO BÁSICAProf. Doutora Teresa Gonç[email protected]

EDUCAÇÃO SOCIAL GERONTOLÓGICAProf. Doutora Carla [email protected]

GESTÃO ARTÍSTICA E CULTURALProf. Doutora Anabela [email protected]

MestradosEDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARProf. Doutora Ana [email protected]

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICOProf. Doutora Lina [email protected]

ENSINO DO 1º E DO 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICOProf. Doutora Isabel [email protected]

GERONTOLOGIA SOCIALProf. Doutora Alice [email protected]

GESTÃO ARTÍSTICA E CULTURALProf. Doutor Carlos [email protected]

SUPERVISÃO PEDAGÓGICAProf. Doutor César Sá[email protected]

BALCÃO Ú[email protected] [email protected] CENTRO DE INFORMÁ[email protected] GABINETE DE ESTUDOS PARA A EDUCAÇÃO E [email protected] SERVIÇOS ACADÉMICOS DA [email protected]

/

Page 31: Guiao aluno 2014 2015

DiretoraAssociação de EstudantesContactos

ESA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA

Page 32: Guiao aluno 2014 2015

Aliada a uma forte carga histórica, transportada pela importância cultural e arquitetónica das suas instalações, excelentemente recuperadas pelo Arquitecto Fernando Távora, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC] apresenta uma jovem, qualificada e dinâmica equipa de docentes com uma grande diversidade de competências; ao nível de infraestruturas, dispõe de meios laboratoriais e informáticos que permitem desenvolver projetos de ensino, I&D e apoio à comunidade.

Localizada no concelho de Ponte de Lima, é a única Escola Superior Agrária inserida no subsistema de ensino superior politécnico da Região Agrária de Entre Douro e Minho.

ESA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA

Page 33: Guiao aluno 2014 2015

É com grande satisfação e orgulho, que dou as boas-vindas aos alunos que iniciam o seu percurso académico na Escola Superior Agrária do IPVC. A todos, os meus desejos de que este caminho corresponda em pleno às vossas expectativas, na certeza de que tudo faremos para que a vossa estadia nesta Escola seja uma experiência enriquecedora a todos os níveis.

A todos vocês, que dão os primeiros passos na ESA/IPVC, endereço ainda o convite para prosseguirem e levarem mais longe a cultura de Escola. A participação e cidadania são componentes fundamentais da vida académica e nesta Escola procuramos não só formar técnicos altamente qualificados mas também formar cidadãos que sejam membros ativos da sociedade e que contribuam empenhadamente para o seu desenvolvimento.

A Escola Superior Agrária do IPVC conta com mais de 20 anos de experiência e tem ao seu serviço cerca de 38 docentes qualificados, quer a nível nacional quer a nível internacional, os quais cobrem diferentes áreas consolidadas do saber, nas vertentes da agronomia, do ambiente, da biotecnologia e da veterinária. Aqui são desenvolvidos projetos de ensino e em muitas áreas, são também prestados serviços e realizados projetos de

investigação e desenvolvimento com outras entidades e empresas, nacionais e internacionais.

Temos atualmente em funcionamento cursos de especialização tecnológica (CET), licenciaturas (1º ciclo) e mestrados (2º ciclo) e queremos que a vossa formação se desenvolva num ambiente com elevados padrões de qualidade, exigência e rigor, características que nos distinguem, e que é fundamental exportar para a sociedade em geral.

Com a vossa ajuda, pretendemos ser muito mais do que uma escola ao serviço da comunidade e do país. Pretendemos contribuir para a mudança, devolvendo a confiança no futuro a todos vocês.

Bem-vindos à ESA/IPVC!

/

A Diretora da ESA

Ana Paula Vale

DIRETORA

Page 34: Guiao aluno 2014 2015

O ingresso no Ensino Superior significa o início do nosso futuro profissional e duma das melhores fases da nossa vida.

A chegada dos novos alunos representa a frescura que qualquer Escola necessita para se manter viva e dinâmica, e este ano é a tua vez!

A Escola Superior Agrária, situada num meio rural, consegue englobar uma excelente oferta formativa aliada a um factor fundamental para teres sucesso nesta tua passagem, que é um óptimo ambiente pleno de espírito académico e amizade.

Acima de tudo, tu não estás sozinho neste novo “mundo”! Tens a (agora) tua Associação de Estudantes que te vai ajudar na integração e no bom curso da tua vida académica, assim como em tudo o que precisares.

Aproveitem bem esta passagem pela Escola Superior Agrária e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que apesar de curta, vos vai fazer crescer pessoal e profissional.

Parabéns por teres conseguido dar este grande passo!

E-mail:

/O Presidente da Associação de Estudantes da ESAFrancisco Pestana

[email protected]

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

Page 35: Guiao aluno 2014 2015

CONTACTOS DA ESA

ESARefóios do Lima | 4990-706 Ponte de Lima Telef: 258 909 740 | Telem: 965 919 670www.esa.ipvc.pt | [email protected]

DiretoraProf. Mestre Ana Paula [email protected]

SubdiretorProf. Doutor José Carlos Medeira dos Santos [email protected]

CETCUIDADOS VETERINÁRIOSProf. Doutor Joaquim Orlando Lima [email protected]

GESTÃO DA ANIMAÇÃO TURÍSTICA EM ESPAÇO RURAL

GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS AMBIENTAISProf. Doutora Ana Isabel Oliveira Faria [email protected]

MECANIZAÇÃO E TECNOLOGIA AGRÁRIA Prof. Doutora Maria Isabel Valin [email protected]

AGRONOMIA Prof. Doutor Manuel Marinho [email protected]

Presidente do Conselho PedagógicoProf. Doutor Joaquim Orlando Lima [email protected]

COORDENADORES DE CURSO

Prof. Doutor José Carlos Medeira dos [email protected]

Licenciaturas

BIOTECNOLOGIA

CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO AMBIENTEProf. Doutora Ana Isabel Oliveira Faria [email protected]

EN

MestradosAGRICULTURA BIOLÓGICA Prof. Doutora Isabel de Maria Cardoso Gonsalves Mourã[email protected]

GESTÃO AMBIENTAL E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

Prof. Doutora Isabel Maria Barreira Afonso [email protected]

FERMAGEM VETERINÁRIAProf. Doutor Luís André de Oliveira [email protected]

Prof. Doutor Luís Miguel Cortez Mesquita de [email protected]

BALCÃO Ú[email protected]

[email protected]

NÚCLEO DE EXTENSÃO CULTURAL E DE RELAÇÕES [email protected] SERVIÇOS ACADÉMICOS DA [email protected]

FACEBOOKfacebook.com/esa.ipvc

/

Page 36: Guiao aluno 2014 2015

DiretoraAssociação de EstudantesContactos

ESTG ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

Page 37: Guiao aluno 2014 2015

Situa-se numa paisagem única, junto à praia Norte, com vista para o Monte de Santa Luzia, na cidade minhota de Viana do Castelo.

Esta instituição, para além de ser um centro de formação de nível superior, valoriza as relações com o meio envolvente, sobretudo a nível económico e social, interagindo com a comunidade.

Partilha também o seu potencial com as atividades que a comunidade desenvolve e que são do interesse da escola, participando, dessa forma, no seu desenvolvimento.

É também um centro de formação científico e tecnológico que prepara profissionais qualificados no âmbito da tecnologia e gestão e das ciências e técnicas subjacentes: contribui para a inserção dos seus alunos na vida profissional; divulga as suas atividades e presta serviços no âmbito das suas competências; apoia a investigação e o desenvolvimento regional; realiza cursos de pequena duração, creditáveis com certificados ou diplomas adequados; participa na organização ou cooperação em atividades de extensão educativa, cultural e técnica e apoia a realização de trabalhos de investigação aplicada por parte dos seus docentes e de desenvolvimento experimental e aposta na formação inicial, recorrente e atualização e na reconversão vertical e horizontal de técnicos.

ESTG ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

Page 38: Guiao aluno 2014 2015

Caros Estudantes

Bem-vindos à Escola Superior de Tecnologia e Gestão

A missão institucional de uma Escola de Ensino Superior, enquanto espaço de ensino/aprendizagem, é ajudar o estudante a desenvolver competências, atitudes, valores, pensamento crítico, a saber como aprender, a adquirir capacidade de comunicação e a sentir a necessidade de repetir ciclicamente o processo formativo.

Estamos numa época de constante mudança, e a capacidade de nos adaptarmos adotando novos instrumentos e ideias é a condição primeira para o nosso e para o vosso sucesso profissional.

Embora a nossa oferta formativa clássica sejam as licenciaturas, disponibilizamos, a montante e a jusante das licenciaturas, outros níveis de formação: os Cursos de Especialização Tecnológica (CET), e os cursos de Mestrado.

A toda esta comunidade estudantil damos as boas-vindas assegurando-lhe que pode contar sempre connosco neste nosso comum empreendimento que é o ensino /aprendizagem.

Contamos convosco, enquanto estudantes e mais tarde como profissionais, para consolidar a afirmação e o desenvolvimento da ESTG-IPVC.

/

A Diretora da ESTG

Manuela Vaz Velho

DIRETORA

Page 39: Guiao aluno 2014 2015

Caros colegas

A missão de uma associação de estudantes é representar e defender os interesses dos alunos. Mas nós, como Associação de Estudantes da ESTG-IPVC, queremos ir mais longe! Queremos ser um organismo ativo e presente durante cada momento, de todo o teu percurso, nesta academia!

Aproveita bem esse tempo! Lembra-te de que serão os melhores anos da tua vida!

Queremos, também, ser o ponto de viragem na tua vida e dizer-te que estamos aqui para te receber, ouvir, ajudar e fazer com que te integres rapidamente!

As atividades e projectos que desenvolvemos são a pensar em ti, por isso queremos que participes em cada um deles, juntamente com os teus colegas!

Finalmente,

Parabéns e Obrigado pela escolha que fizeste!

Bem-Vindo a esta fantástica Academia, que é a Tua Academia!

E-mail:

/A Direção da Associação de Estudantes da ESTG

[email protected]

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

Page 40: Guiao aluno 2014 2015

CONTACTOS DA ESTG

ESTGAvenida do Atlântico | 4900-348 Viana do CasteloTelef: 258 819 700 | Fax: 258 827 636www.estg.ipvc.pt | [email protected]

DiretoraProf. Doutora Manuela Vaz [email protected]

SubdiretoresProf. Eng. Rosa Venâ[email protected]

Prof. Doutor Francisco [email protected]

Presidente do Conselho PedagógicoProf. Doutora Rita Isabel Couto [email protected]

COORDENADORES DE CURSOCETCONSTRUÇÕES CIVIS E OBRAS PÚBLICASProf. Doutor Miguel [email protected]

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE MULTIMÉDIAProf. Doutor Luís [email protected]

DESIGN DE COMUNICAÇÃO DIGITALProf. Doutora Ana Filomena [email protected]

ENERGIAS RENOVÁVEISProf. Doutor Mário Tomé[email protected]

QUALIDADE ALIMENTARProf. Doutora Maria Alberta Araú[email protected]

SISTEMAS ELETRÓNICOS E COMPUTADORESProf. Doutor Paulo [email protected]

TECNOLOGIA E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃOProf. Doutor Salvador [email protected]

LicenciaturasCIÊNCIA E TECNOLOGIA ALIMENTARProf. Doutora Rita [email protected]

DESIGN DE AMBIENTESArq. Rui Branco [email protected]

DESIGN DO PRODUTOProf. Doutora Liliana [email protected]

ENGENHARIA CIVIL E DO AMBIENTEProf. Doutora Mafalda [email protected]

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA E MULTIMÉDIAProf. Doutor Pedro [email protected]

ENGENHARIA DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOVÁVEISProf. Doutor Paulo [email protected]

ENGENHARIA ELETRÓNICA E REDES DE COMPUTADORESProf. Doutor Gaspar [email protected]

ENGENHARIA INFORMÁTICAProf. Doutor Jorge [email protected]

Page 41: Guiao aluno 2014 2015

CONTACTOS DA ESTG

ENGENHARIA MECÂNICAProf. Doutor Adélio Cavadas [email protected]

GESTÃOProf. Doutor Nuno [email protected]

TURISMOProf. Doutor Carlos [email protected]

MestradosCONSTRUÇÕES CIVISProf. Doutor Mário [email protected]

CONTABILIDADE E FINANÇASProf. Doutora Marta [email protected]

DESIGN INTEGRADOProf. Doutor Ermanno [email protected]

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA ALIMENTARProf. Doutor Manuel Rui [email protected]

ENGENHARIA DE SOFTWAREProf. Doutor António Miguel [email protected]

GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTARProf. Doutor Paulo [email protected]

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕESProf. Doutora Helena Santos [email protected]

SISTEMAS DE ENERGIAS RENOVÁVEISProf. Doutora Preciosa [email protected]

TECNOLOGIA E GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃOProf. Doutor Pedro [email protected]

TURISMO, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTOProf. Doutora Olga [email protected]

BALCÃO Ú[email protected] SERVIÇOS ACADÉMICOS DA [email protected]

SERVIÇOS DE [email protected]

SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃ[email protected]

SERVIÇOS DE INFORMÁ[email protected]

FACEBOOKfacebook.com/estg.ipvc.vianacastelo

/

Page 42: Guiao aluno 2014 2015

DiretorAssociação de EstudantesContactos

ESCE ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS

Page 43: Guiao aluno 2014 2015

A Escola Superior de Ciências Empresariais [ESCE] é ainda uma jovem unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], criada em 1999, e tendo iniciado as suas atividades letivas em Novembro de 2001.

A ESCE-IPVC está localizada em Valença, uma vila histórica, situada na margem esquerda do rio Minho, numa zona de rara beleza paisagística e com elevado potencial de desenvolvimento económico e social.

A escassas centenas de metros de Espanha, a ESCE-IPVC assume um lugar de protagonismo na formação superior, respondendo às necessidades de um tecido empresarial cada vez mais competitivo e exigente ao nível da qualificação dos seus recursos humanos.

No que respeita a acessibilidades, a ESCE-IPVC encontra-se junto à Estação dos Caminhos-de-Ferro, próxima da central de transportes e da auto-estrada A3, que lhe proporcionam um acesso fácil.

ESCE

Enquanto aguarda conclusão da construção das suas instalações definitivas, previstas inaugurar em 2015, a ESCE-IPVC encontra-se instalada provisoriamente num bonito edifício centenário, devidamente adaptado. A ESCE-IPVC conta com um corpo docente jovem, dinâmico e altamente qualificado, quer em termos académicos, quer pela sua ligação à atividade empresarial.

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS

Page 44: Guiao aluno 2014 2015

DIRETOR

Caros Alunos

A Escola Superior de Ciências Empresariais iniciou a sua atividade letiva no ano de 2001, com o objetivo de preparar e inserir no mercado laboral profissionais qualificados nas áreas da Organização/Gestão, Distribuição/Logística, Contabilidade/Fiscalidade e Marketing/Comunicação, disponibilizando uma oferta formativa assente em dois Mestrados, quatro Licenciaturas e três Cursos de Especialização Tecnológica (CET).

A nossa - e vossa - escola desenvolve a sua atividade numa lógica de enriquecimento científico, cultural e cívico da comunidade e de valorização das relações com a mesma, interagindo e desenvolvendo atividades de disseminação de conhecimento. Exemplo desta realidade é o número significativo de protocolos que são estabelecidos com o tecido empresarial da região, enriquecendo a qualidade de ensino ministrado na ESCE, através da sua aplicação prática em contexto empresarial.

Para vos acompanhar ao longo de todo o percurso formativo a ESCE possui um corpo docente altamente qualificado em termos académicos e científicos, bem como processos formativos alternativos, de onde destacamos a iniciativa

Leaders for the Future - Projeto Integrado Individual, recentemente distinguido pelo IAPMEI com o primeiro lugar nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial (uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia para distinguir as melhores práticas na promoção do empreendedorismo na Europa).

Este prémio traduz o pioneirismo e a exclusividade do projeto formativo da ESCE, nomeadamente pelo facto desta Escola se assumir como a primeira unidade de ensino superior em Portugal a estimular e ensinar os alunos também a trabalhar por conta própria e não só por conta de terceiros. Acreditamos que tal só vos poderá trazer vantagens em termos de competências e empregabilidade.

Num ano em que, se tudo for cumprido conforme previsto, faremos a mudança para as nossas novas instalações, aproveito para vos desejar um percurso académico cheio de sucessos, relembrando que tal está quase sempre associado a trabalho, empenho, dedicação, ética e também, claro, a muita animação e felicidade

O Diretor da ESCE

João Paulo Vieito

/

Page 45: Guiao aluno 2014 2015

Por fim, despeço-me com as maiores saudações académicas desejando a todos os novos alunos, um óptimo percurso académico, cheio de boas expectativas e de grandes momentos de diversidade cultural, intelectual e lúdica.

Soraia Lopes

E-mail:

/

A Presidente da Associação de Estudantes da ESCE

[email protected]

Caro (a) colega

É com enorme agrado que felicito a tua chegada a esta “casa”, a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE). Como Presidente da Associação de Estudante da ESCE saliento a importância desta nova etapa na tua vida, a qual apresenta inúmeros desafios, descobertas, barreiras e aprendizagens.

A Universidade é um universo de aprendizagem intelectual e formal. E para além disso, é também um local onde podes descobrir mais sobre ti próprio. Agora que és “ESCE”, agarra as oportunidades, vive as experiências e sê feliz com os desafios.

A missão da Associação de Estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais (AE ESCE) é representar e defender os teus interesses como aluno(a) desta Escola, bem como a promoção da tua formação na vertente curricular, pedagógica, cultural, social, física e pessoal. Queremos ser um organismo presente em todos os momentos da tua passagem por esta Academia. Serão sem dúvida os melhores anos da tua vida e tudo faremos para que os aproveites bem. Estamos aqui para te receber, ouvir e fazer com que a tua integração seja rápida. Porque uma Associação de Estudantes só faz sentido se for construída com e para os estudantes.

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

Page 46: Guiao aluno 2014 2015

ESCEAv. Miguel Dantas | 4930-678 ValençaTelef: 258 809 679 | Telem: 965 919 659www.esce.ipvc.pt | [email protected]

Diretor Prof. Doutor João Paulo [email protected]

SubdiretorProf. Doutor Luís [email protected]

COORDENADORES DE CURSOCETCONTABILIDADE E GESTÃODr.ª Sónia [email protected]

LOGÍSTICAProf. Doutora Lia Coelho de [email protected]

LicenciaturasCONTABILIDADE E FISCALIDADEProf. Especialista Álvaro José [email protected]

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICAProf. Doutora Lia Coelho de [email protected]

Presidente do Conselho PedagógicoProf. Doutora Maria Luísa Parente Pinheiro de [email protected]

CONTACTOS DA ESCE

INFORMÁTICA DE GESTÃOProf. Doutora Teresa [email protected]

MARKETING E COMUNICAÇÃO EMPRESARIALProf. Doutora Ana Isabel Perdição Lopes Pereira [email protected]

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EMPRESARIAISProf. Doutor Frederico D'[email protected]

MestradosMARKETINGProf. Doutor Frederico Guilherme Aguiar Pizarro d´[email protected]

BALCÃO Ú[email protected]

[email protected]

SERVIÇOS ACADÉMICOS DA [email protected]

FACEBOOKfacebook.com/ESCE.IPVC

/

Page 47: Guiao aluno 2014 2015

DiretoraAssociação de EstudantesContactos

ESS ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE

Page 48: Guiao aluno 2014 2015

A Escola Superior de Saúde está situada junto ao Centro Hospitalar do Alto Minho, na Rua D. Moisés Alves de Pinho.

O acesso faz-se pela rotunda Frei Bartolomeu dos Mártires (Estrada Nacional 13), no sentido da Escola Superior de Teologia e do campo de futebol do Sport Clube Vianense.

A sua posição sobranceira na encosta do monte de Santa Luzia permite que dela se desfrute uma paisagem deslumbrante e única, com vista para o mar, o rio e a cidade.

O edifício é composto por dois blocos em forma hexagonal unidos por um grande átrio. Nele se localizam os espaços pedagógicos, concretamente salas de aula, laboratório, biblioteca e salas de estudo, anfiteatro (250 lugares) assim como os serviços administrativos, cantina, bar, reprografia e associação de estudantes.

Atendendo à atual população de alunos e na sequência da sua recente conversão em Escola Superior de Saúde, foi construído um novo complexo pedagógico que permite a esta escola melhores condições ao nível de espaços de aulas, laboratórios, centro de documentação e serviços sociais.

ESS ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE

Page 49: Guiao aluno 2014 2015

DIRETORA

Caros Estudantes,

A Escola Superior de Saúde (ESS) celebrou o seu 41º aniversário em Maio de 2014 e, ao longo destes anos, tem-se afirmado pela qualidade de ensino, pela intervenção na comunidade e pelo atendimento de proximidade. A sua contribuição para a Enfermagem e para o desenvolvimento em Saúde é reconhecida a nível nacional e internacional.

A ESS é constituída por uma comunidade educativa qualificada, inovadora e participativa, comprometida com a formação humanista, com a criação e gestão do conhecimento e da cultura, da investigação, da ciência e tecnologia e com a prestação de cuidados à comunidade.

A ESS desenvolve a sua atividade no domínio da saúde, no âmbito da formação e aprendizagem ao longo da vida, da i n v e s t i g a ç ã o, d a d i f u s ã o e t r a n s fe r ê n c i a d e conhecimentos e da participação em redes de cooperação nacionais e internacionais. Atualmente, disponibiliza o

curso de Licenciatura em Enfermagem, cursos de Pós-Graduação e Mestrados nas várias áreas de especialização em Enfermagem /Saúde.

A Escola dispõe de um novo complexo pedagógico moderno e altamente equipado para dar resposta às exigências e desafios que se colocam à formação dos profissionais de saúde.

O nosso objetivo é contribuir para a formação de cidadãos livres, criativos, críticos e solidários, com elevados níveis de competência e motivados para construir o seu projeto profissional e de vida.

A comunidade académica da ESS está pronta para vos receber e conta convosco para continuar a construir uma história de sucesso.

Bem-vindos à Escola Superior de Saúde!

/

A Diretora da ESS

Mara Rocha

Page 50: Guiao aluno 2014 2015

Todos nós estamos a torcer pelo teu sucesso, por isso conta connosco!

Agora que és “IPVC”, agarra as oportunidades, vive as experiências e sê feliz com os desafios. Por isso, aproveita todos os momentos que aqui viverás.

Só nos resta desejar-te um bom ano de estudo!

Um bem-haja para ti!

Saudações Académicas,

Andrea Liquito

E-mail: [email protected]

/

A Presidente da Associação de Estudantes da ESS

Caro (a) Colega

Muitos parabéns por teres feito esta magnífica escolha!

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde dá-te as boas-vindas a esta nova vida que te proporcionará muitas alegrias e que te fará viver muitas emoções e desafios, momentos estes que ficarão para sempre e que quererás contar e recontar, vezes sem fim, não esquecendo cada detalhe.

Esta passagem pelo Ensino Superior é um período árduo que exige esforço e dedicação, por isso conta com a ajuda e o apoio das organizações que estão envolvidas em todo o trabalho do IPVC para o conseguires.

Aqui, neste Politécnico, o que se faz e constrói é única e exclusivamente pensado para os alunos. Agora que és um deles será pensado também para Ti. Toda a envolvência existente te trará mais confiança e vontade de continuar em frente, ajudando-te a ultrapassar cada obstáculo.

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

Page 51: Guiao aluno 2014 2015

CONTACTOS DA ESS

ESSRua D. Moisés Alves de Pinho | 4900-314 Viana do CasteloTelef: 258 809 550 | Fax: 258 809 579www.ess.ipvc.pt | [email protected]

DiretoraProf. Mestre Mara [email protected]

SubdiretoraProf. Doutora Aurora [email protected]

Presidente do Conselho PedagógicoProf. Doutora Maria Manuela Amorim [email protected]

COORDENADORES DE CURSOLicenciaturasENFERMAGEMProf. Doutora Isabel Amorim [email protected] MestradosCUIDADOS PALIATIVOSProf. Doutora Manuela [email protected]

ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO Prof. Doutora Clara Araú[email protected]

ENFERMAGEM DE SAÚDE COMUNITÁRIAProf. Doutora Cidália [email protected]

ENFERMAGEM DE SAÚDE MATERNA E OBSTETRÍCIAProf. Doutora Augusta [email protected]

ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICAProf. Doutora Aurora Pereira [email protected]

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES – ramo Gestão de Unidades de SaúdeProf. Doutora Carminda [email protected]

PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE em parceria com a ESE Prof. Doutora Luísa [email protected]

BALCÃO Ú[email protected]

[email protected]

SERVIÇOS ACADÉMICOS DA [email protected]

/

Page 52: Guiao aluno 2014 2015

DiretorAssociação de EstudantesContactos

ESDL ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO E LAZER

Page 53: Guiao aluno 2014 2015

A Escola Superior de Desporto e Lazer está localizada em Melgaço, bem junta ao rio Minho e da fronteira com Espanha, e as suas novas instalações situam-se no Complexo Desportivo Monte Prado (Centro de Estágios de Melgaço). Para além das salas de aulas, refeitório, biblioteca, e todo o espaço envolvente do Complexo Desportivo, a ESDL conta com laboratórios dedicados ao estudo e investigação nas Ciências do Desporto.

A ESDL utiliza desde 2005 (com o curso de Desporto e Lazer que funciona desde essa data) o Complexo Desportivo Monte Prado (Centro de Estágios de Melgaço), e desde 2013 que se encontram concluídas as suas novas e excelentes instalações, para usufruto dos seus alunos e docentes.

Os alunos da ESDL têm à sua disposição um bar/cantina onde podem fazer as suas refeições diárias (almoço e jantar), e um alojamento para estudantes (residencial). Estes serviços são protocolados com os Serviços de Ação Social do IPVC e permitem aos alunos usufruir de benefícios e preços iguais a todas as Escolas Superiores do IPVC.

Esta instituição, para além de ser um centro de formação de nível superior, valoriza as relações com o meio envolvente, sobretudo a nível económico e social, interagindo com a comunidade. Partilha também o seu potencial com as atividades que a comunidade desenvolve e que são do interesse da Escola, participando, dessa forma, no seu desenvolvimento.

ESDL ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO E LAZER

Page 54: Guiao aluno 2014 2015

DIRETOR

É com grande alegria que dou as boas-vindas aos novos alunos da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço [ESDL].

Sejam alunos do curso de Licenciatura em Desporto e Lazer, do Mestrado em Atividades de Fitness, ou da Pós-Graduação em Desporto Natureza, hoje irão dar início a um novo e importante período da vossa vida. Um período com novos desafios, novos amigos, e sobretudo repleto de novos conhecimentos.

Aproveitem tudo o que a ESDL e a região de Melgaço tem para vos oferecer e enriqueçam o vosso percurso de formação.

Contamos com os alunos mais velhos e com todo o corpo docente para vos acolher na vida académica plena da ESDL. Ser estudante da ESDL é ter um compromisso sério com a dedicação, a ética e o empenho no trabalho a realizar. Mas ser um estudante extraordinário exige mais do que isso, exige motivação, participação, iniciativa, partilha e, sobretudo, entusiasmo, gozo, prazer na prática e estudo das matérias do desporto.

Durante os próximos anos, todos vocês vão ser desafiados a mudar. A mudar os outros e a própria Escola em que agora entram. Vão fazer novas amizades, conhecer outras realidades, persistir e teimar, rir e chorar. No final, e no futuro, contem com as saudades que vão ter de terem sido alunos desta Escola.

Um bom ano e comecem esta vossa nova vida com o pé direito!

Luís Paulo Rodrigues

Diretor da ESDL

/

Page 55: Guiao aluno 2014 2015

Antes de mais, quero desejar um excelente percurso académico a todos os caloiros que vão entrar para a Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço este ano letivo e que tenham os três melhores anos da vossa vida de estudante.

A entrada para o IPVC é um passo importante nas vossas vidas. é agora que começam a ter de tomar decisões e a viver sozinhos, afastados das famílias e principalmente dos pais, ou seja, é a a altura de nos tornarmos adultos. E para isso cá estará a AE para vos ajudar.

Em Melgaço vão encontrar uma das melhores e mais recentes Escolas Superiores do país, assim como terão acesso às mais variadas infraestruturas desportivas, entre as quais o Complexo do Centro de Estágios de Melgaço que também é um dos melhores no país, e acima de tudo serão recebidos por uma população que só sabe receber bem.

Saudações académicas.

E-mail:

/

O Presidente da Associação de Estudantes da ESDLPedro Fernandes

[email protected]

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

Page 56: Guiao aluno 2014 2015

CONTACTOS DA ESDL

ESDLComplexo Desportivo e Lazer de Melgaço | Monte do Prado 4960-320 MelgaçoTelef: 258 809 678 | Telem: 965 919 658www.esdl.ipvc.pt | [email protected]

Diretor Prof. Doutor Luís Paulo [email protected]

Subdiretor Prof. Doutor Pedro [email protected]

Presidente do Conselho PedagógicoProf. Mestre Jorge [email protected]

COORDENADORES DE CURSOLicenciaturaDESPORTO E LAZERProf. Doutor Pedro [email protected]

MestradoACTIVIDADES DE FITNESSProf. Doutor César [email protected]

BALCÃO Ú[email protected]

/

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO, ARQUIVO E [email protected]

CENTRO DE INFORMÁ[email protected]

SERVIÇOS ACADÉMICOS DA [email protected]

FACEBOOKfacebook.com/esdl.ipvc

Page 57: Guiao aluno 2014 2015

O PORTAL, A NEWSLETTER E O E-LEARNINGPLANO DE SEGURANÇA

Perante uma situação de emergência nas instalações do IPVC deves:

- Manter a calma;

- Interromper imediatamente aquilo que estás a fazer;

- Não gerar confusão nem “alarido”;

- Cumprir as regras definidas e obedecer às ordens que te forem dadas;

- Evacuar o local onde te encontras, saindo em fila indiana de uma forma calma e ordeira;

- A última pessoa a sair (cerra fila), verifica se não ficou ninguém no local evacuado e fecha a porta;

- Segue a sinalização de emergência;

- Não pares nas portas de saída;

- Não uses o elevador;

- Não voltes para trás;

- Dirije-te ao ponto de encontro seguindo o percurso previsto no Plano de Evacuação e segundo instruções das equipas de evacuação;

- Consulta as plantas de emergência do edifício onde te encontras para te familiarizares com os percursos e procedimentos de emergência.

Page 58: Guiao aluno 2014 2015

IPVC PORQUE...