guia prot batateira

Upload: abel-paulo

Post on 07-Jul-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/19/2019 Guia Prot Batateira

    1/12

    GUIAPRÁTICOPROTEÇÃO DABATATEIRA

  • 8/19/2019 Guia Prot Batateira

    2/12

    Estratégia de controlo

    INSETOS DO SOLOAlguns dos insetos do solo, nomeadamente: alfinete,melolonta, nóctuas e scutigerella, são pragas muitoprejudiciais à cultura da batata. Estes insetos insta-lam-se no sistema radicular e nos tubérculos, afetan-do o seu desenvolvimento. A ausência de controlodestas pragas tem implicações muito graves na

    cultura, quer ao nível do desenvolvimento das plan-tas, como também ao nível da qualidade dos tubércu-los, depreciando-os completamente.

    RISBAN 5G é um inseticida do solo sob a forma degrânulos finos que atua por contacto, ingestão efumigação. Deverá ser aplicado em tratamentolocalizado ou generalizado consoante o equipamentodisponível para a aplicação. O historial de intensidadeda presença das pragas na parcela, deverá servir debase à decisão da dose a adotar na aplicação, umavez que se pode optar por doses mais baixas ou maiselevadas, dentro do intervalo previsto no rótulo.

    GUIAPRÁTICOPROTEÇÃO DABATATEIRA

  • 8/19/2019 Guia Prot Batateira

    3/12

    INFESTANTESAs infestantes provocam prejuízos elevados devido àcompetição que estabelecem com as culturas e aosproblemas que causam durante a colheita. Muitasvezes são também hospedeiras de pragas e doençasprejudiciais, o que torna o controlo fitossanitário maisdifícil. A aplicação de herbicidas é fundamental para ocontrolo das infestantes. Deve ser aplicado um herbi-cida residual, que permita manter o solo limpo damaioria das espécies anuais.

    Estratégia de controlo

    Para o controlo das infestantes através da aplicaçãode herbicidas residuais, poderá optar-se por aplicarXISTO 330 ouLINULON 45 EC.

    XISTO 330 é um herbicida residual que atua atravésda absorção das raízes e gemas em desenvolvimento.Afeta os tecidos meristemáticos, inibindo a divisãocelular, o que impede a germinação das sementes e odesenvolvimento inicial das infestantes.

    LINULON 45 SC é um herbicida predominantementeabsorvido pelas raízes, indicado para o controlo deinfestantes anuais (monocotiledóneas e dicotiledóneas).Estes herbicidas apresentam uma ótima persistênciae seletividade para as culturas, controlando a grandemaioria das infestantes mais comuns, quer monoco-tiledóneas como também dicotiledóneas. Deverãoaplicar-se em pré-emergência da cultura, depois daplantação e amontoa. O solo não deverá ser mobi-lizado depois da aplicação.

  • 8/19/2019 Guia Prot Batateira

    4/12

    MÍLDIO

    O míldio é um problema fitossanitário de origemfúngica que ataca todos os órgãos da batateira:folhas, caules e tubérculos. Na ausência de umaestratégia de proteção adequada, a doença podelevar à destruição total da cultura. Aconselhamos arealização de tratamentos preventivos quando ascondições meteorológicas são favoráveis ou após adeteção de focos de infeção primária.

    A estratégia de tratamentos fungicidas deverá tercomo base a forma de ação de cada produto. Noinício do desenvolvimento da cultura poderá aplicarMILTRIPLO, fungicida penetrante e de superfície,com ação preventiva e curativa (quando aplicadologo após a infeção). Nos tratamentos seguintes,numa fase de grande crescimento vegetativo, deverárecorrer-se aoCRUZADO MZ, fungicida sistémico,

    com ação preventiva e curativa (em infeçõesrecentes). O metalaxil, confere a este produto umaelevada sistemia, permitindo a protecção dosnovos crescimentos. Após o início da formação dostubérculos e numa fase já bem desenvolvida damassa foliar, poderá optar pela aplicação deMILGOLD PRO, fungicida penetrante, com açãopreventiva e curativa. Este fungicida tem capacidadetranslaminar e é fortemente retido na cutícula dassuperfícies vegetais. Proporciona uma elevadabiodisponibilidade, o que lhe confere elevadaresistência à lavagem e persistência. Na fase deengrossamento dos tubérculos poderá optar pela

    Estratégia de controlo aplicação deADÉRIO, fungicida com ação preventivacontendo zoxamida. Esta substância possui um modode ação original e apresenta uma elevada resistênciaà lavagem, devido à sua fixação e difusão nas cerascuticulares das folhas. A aplicação deADÉRIO proporciona uma ótima proteção dos tubérculos.ADÉRIO e MILGOLD PRO, possuem ação comple-mentar na proteção contra a alternariose.

    Entre aplicações deCRUZADO MZ, MILGOLD PROeADÉRIO é aconselhável a aplicação alternada de

    CIMORAME M ou MILTRIPLO, fungicidas pene-trantes, com ação preventiva e curativa.

    Na fase final do ciclo da cultura pode optar porCIMONIL C, fungicida penetrante com cobre,também com atividade preventiva e curativa, quandoaplicado nos primeiros estádios de desenvolvimentodo micélio.

    Devem evitar-se intervalos entre tratamentos muitolongos, de forma a reduzir os períodos em que asplantas estejam desprotegidas e desta forma maissuscetíveis às infeções.

  • 8/19/2019 Guia Prot Batateira

    5/12

    ALTERNARIOSEA alternariose afeta sobretudo as folhas, mastambém os tubérculos, provocando a destruição dostecidos e a consequente redução da produção. Adoença manifesta-se com maior frequência emsituações de stress das plantas. A infeção dafolhagem ocorre especialmente em condições alter-nadas de períodos secos e húmidos e com tempe-raturas elevadas (entre os 20º C e 30º C). Algunsfungicidas utilizados no combate ao míldio apre-sentam também ação sobre a alternariose.

    Aconselha-se uma estratégia de tratamentos numabase preventiva. Os produtos com maior eficáciademonstrada são sobretudo constituídos por

    substâncias fungicidas com ação de contacto. OFOLPETIS WG e oMANCOZEBE SELECTIS são doisfungicidas que alternadamente se podem utilizarpara controlo preventivo da doença. OMILGOLDPROe o ADÉRIO apresentam também ação sobreesta doença. A sua aplicação é muito vantajosa, umavez que permite controlar simultaneamente as duasprincipais doenças da cultura.

    Estratégia de controlo

  • 8/19/2019 Guia Prot Batateira

    6/12

    ESCARAVELHO-DA-BATATEIRAO escaravelho destaca-se como uma das principaispragas na cultura da batateira, provocando a des-truição das folhas através da atividade alimentar delarvas e adultos.

    TRAÇA-DA-BATATAA traça-da-batata é um inseto da família doslepidópteros, típica de regiões quentes e secas.Embora o seu desenvolvimento tenha início nocampo, o seu principal impacto negativo ocorre emarmazém fazendo com que este seja o principalproblema de conservação da batata. Um inadequadocontrolo desta praga no campo e a falta decondições de armazenamento podem levar a gravesconsequências.

    O início dos tratamentos com inseticidas deveráocorrer ao aparecimento dos primeiros adultos.Deverão ser realizadas aplicações alternadas deATLAS e FORTIS COMBI, inseticidas com formu-lações inovadoras (CS e ZC), altamente eficazes, emais amigas do ambiente. A aplicação destes inseti-cidas tem como efeito secundário o controlo do

    Epitrix sp . e também a minimização das populaçõesde Traça-da-batata no campo.

    O controlo desta praga passa por uma estratégiaintegrada, entre ações implementadas no campo eem armazém. Recomendamos os nossos“10PASSOS PARA O SUCESSO DA SUA PRODUÇÃO”.

    O JACKPOT é um inseticida polvilhável, que deveráser aplicado uniformemente nos tubérculos, nasdoses recomendadas e em batatas isentas de traça.A ação deste inseticida e a sua persistência permitemmanter os tubérculos em boas condições durante oarmazenamento.

    Estratégia de controlo Estratégia de controlo

  • 8/19/2019 Guia Prot Batateira

    7/12

    1 Variedades• Escolha variedades de ciclo curto• Escolha variedades de tuberização mais profunda

    2 Plantação• Aumente a profundidade de plantação• Aumente a distância na entre-linha para facilitar a amontoa

    3 Amontoa• Efetue uma amontoa correta com mais volume de terra no camalhão

    • Mantenha uma boa amontoa durante todo o ciclo da cultura• Se necessário efetuar 2 amontoas

    4 Rega• Sempre que possível efetue rega de aspersão• Mantenha a terra húmida evitando fendas no solo (mesmo depois dadessecação da rama)

    5 Monitorização• Acompanhe a evolução da praga• Instale armadilhas com feromona

    6 Tratamento inseticidasEfetue tratamentos inseticidas para baixar a população da praga (ATLAS*;PETRA*; FORTIS COMBI*; RISBAN 48 EC*)• Realize os tratamentos ao final do dia (crepúsculo)• Esteja atento ao Serviço de Avisos*Inseticidas não homologados mas com efeito secundário sobre esta praga

    7 Colheita• Antecipe a colheita o mais possível• ApliqueFANDANGO para dessecação da rama da batateira• Acondicione rapidamente a batata colhida

    8 Pré-armazenamento• Armazene a batata imediatamente após a colheita• Selecione para armazenamento batata isenta de traça

    9 Armazenamento• Escolha um local fresco, arejado e escuro• Limpe e desinfete o local

    10 Aplicação de JACKPOT• ApliqueJACKPOT de forma homogénea em cada camada de batata• Utilize um polvilhador de fole para que a corrente de ar gerada permita umadistribuição homogénea do pó inseticida• Coloque uma cobertura permeável sobre a batata tratada (papel oucartão)

    1

    2

    3

    4

    5

    6

    7

    8

    9

    10

    10 PASSOS PARA O SUCESSO DA SUA PRODUÇÃO

  • 8/19/2019 Guia Prot Batateira

    8/12

    ENCASCAMENTODOS TUBÉRCULOSPara uma adequada colheita da cultura da batateiraé necessário que os tubérculos estejam nascondições ideais. O nível de firmeza da epiderme dostubérculos é um fator determinante na qualidade doproduto final. Uma colheita efetuada com tubérculosimaturos pode comprometer toda a produção. Éfundamental que os tubérculos possam suportar acolheita mecanizada, todo o percurso de embala-mento e em alguns casos a lavagem. A dessecação

    da rama da bateira é atualmente uma das técnicasculturais indispensáveis.

    Para antecipar a colheita e proporcionar um bomencascamento dos tubérculos é conveniente recor-rer à aplicação deFANDANGO, um herbicida decontacto, de rápida ação, absorção foliar mas trans-

    locação limitada. Este herbicida está indicado para adessecação da rama da batateira, devendo a suaaplicação ser efetuada logo que os tubérculostenham atingido o desenvolvimento conveniente. Nosolo, é importante existir um adequado teor de humi-dade para que o efeito herbicida não coincida comoutros sintomas de stress da cultura.

    Estratégia

  • 8/19/2019 Guia Prot Batateira

    9/12

    FISIO-ATIVADORESA aplicação do filtrado de algas GA 142 doGOEMARBM START fornece diversos fisio-ativadores funda-mentais que permitem melhorar a atividade fisiológicada planta em relação aos processos de absorção etranslocação de nutrientes. As aplicações deverão serrealizadas no período de elevado crescimento e tuber-ização. A ação da aplicação deGOEMAR BM START,reflete-se muito positivamente no número de tubér-culos por planta e no calibre, uma vez que o incremen-to de produção de poliaminas incrementa o nível de

    mutiplicação celular potenciando a tuberização eengrossanento dos tubérculos.

    indicado para potenciar o desenvolvimento vegeta-tivo da cultura, aumentar a capacidade fotossintéti-ca e o calibre dos tubérculos. OSELKAL FRUTOrecomenda-se como potenciador do desenvolvi-mento e qualidade dos tubérculos.

    A cultura da batata é particularmente exigente empotássio, elemento fundamental na síntese de amidonesta cultura. PROFRUTA K é um adubo foliarlíquido com alto teor em potássio, isento de cloretose especialmente elaborado para corrigir ou prevenircarências deste elemento.

    FITO-NUTRIENTESPara obter produtividades elevadas é necessárioproporcionar às plantas um suporte equilibrado denutrientes e sobretudo prevenir possíveis carênciasnutricionais. Durante o desenvolvimento vegetativoa aplicação foliar de determinados nutrientespermite maximizar o potencial produtivo da cultura eevitar o stress nutricional.

    A gamaSELKAL é constituída por várias equilíbriosem macronutrientes, micronutrientes queletados eaminoácidos.SELKAL RAÍZé um potenciador dodesenvolvimento inicial da cultura, desenvolvimentoradicular e tuberização. OSELKAL FOLHA está

  • 8/19/2019 Guia Prot Batateira

    10/12

    P L A N T A Ç Ã O

    P Ó S - P L A N T A Ç Ã O

    P R É - E M E R G Ê N C I A

    E M E R G Ê N C I A

    C R E S C I M E N T O V E G E T A T I V O

    E T U B E R I Z A Ç Ã O

    F L O R A Ç Ã O

    T U B É R C U L O S E M

    C R E S C I M E N T O

    M A T U R A Ç Ã O

    E N C A S C A M E N T O

    A R M A Z E N A M E N T O

    I N F E S T A N T E S

    I N S E T O S D O S O L O

    M Í L D I O

    P

    E N E T R A N T E

    C I R O P

    E N E T R A N T E

    S I S T

    É M I C O

    A L T E R N A R I O S E

    E S C A R A V E L H O - D

    A - B A T A T E I R A

    T R A Ç A - D

    A - B

    A T A T A

    N U T R I Ç Ã O ( F I T O - N U

    T R I E N T E S )

    N U T R I Ç Ã O ( F I S I O - A T I V A D O R )

    N U T R I Ç Ã O ( E S P E C Í F I C O S )

    M O L H A N T E

    D E S S E C A N T E

    A N T I - A B

    R O L H A N T E

    X I S T O 3 3 0

    L I N U L O N 4 5 S C

    R I S B A N 5 G

    C I M O R A M E M

    , M I L G O L D P R O * , M I L T R I P L O

    C I M O N I L C

    A D É R I O *

    C R U Z A D O M Z

    M A N C O Z E B E S E L E C T I S

    , F O L P E T I S W G

    A T L A S , C O N D O R

    , P E T R A

    , R I S B A N 4 8 E C

    , F O R T I S C O M B I

    A T L A S , P E T R A

    , R I S B A N 4 8 E C

    , F O R T I S C O M B I * *

    S E L K A L R A Í Z

    S E L K A L F O L H A

    S E L K A L F R U T O

    G O E M A R B M S T A R T

    A M I N O V I T A L , C A L C I F L O W

    , B O R O F O R C E

    A B I O N - E

    P R O F R U T A K

    J A C K P O T

    T U B E R E X E X T R A

    F A N D A N G O

    E S T R A T É G I A

    D E P R O T E Ç Ã O

    S E L E C T I S

    * F u n g

    i c i d a s c o m

    a ç

    ã o c o m p

    l e m e n

    t a r s o

    b r e a a

    l t e r n a r i o s e

    * * I n s e

    t i c

    i d a s n

    ã o h o m o

    l g a

    d o s m a s c o m

    e f e i t o s e c u n

    d á r i o n o c o n

    t r o

    l o d a

    t r a ç a

  • 8/19/2019 Guia Prot Batateira

    11/12

    G A M A P A R A P R O T E Ç Ã O D A B A T A T E I R A

    Finalidade Produto Composição Modo de ação

    Finalidade Produto Composição Dose

    IS(Dias)

    Dose ouConcentração

    * Fungicidas com ação complementar sobre a alternariose

    G A M A D E F I T O - N

    U T R I E N T E S S E L E C T I S

    P A R A N U T R I Ç Ã O D A B A T A T E I R

    A

    RISBAN 5G Grânulos finos 5% de clorpirifos (FG) contacto, ingestãoe fumigação -

    -

    25 a 100 Kg/ha

    XISTO 330 330 g/L de pendimetalina (SC) residual 3 a 6 L/ha

    -LINULON 45 SC 450 g/L de linurão (SC) residual 1 a 2,20 L/haInfestantes

    Míldio

    Alternariose

    MolhanteDessecante

    Traça-da-batata

    Anti-abrolhante

    Fisio-ativador

    Fito-nutrientes

    Escaravelho-da-batateira

    Insetos do solo

    14CRUZADO MZ 64% de mancozebe + 8% de metalaxil (WP) sistémico e contacto 2,5 Kg/ha7CIMORAME M 4% de cimoxanil + 46,5% de mancozebe (WP) penetrante e contacto 3 Kg/ha

    7CIMAZUL 4% de cimoxanil + 46,5% de mancozebe (WP) penetrante e contacto 3 Kg/ha

    14MILGOLD PRO* 30% cimoxanil + 22,5% famoxadona (WG) penetrante e contacto 400 g/ha

    7ADÉRIO* 66,7 % de mancozebe + 8,3% de zoxamida (WG) ciropenetrante+ contacto 1,6 a 1,8 Kg/ha

    7CIMONILC 4% de cimoxanil + 40% de oxicloretode cobre (WP) penetrante e contacto 3 Kg/ha

    7FOLPETIS WG 80% de folpete (WG) contacto 1,5 Kg/ha

    7MANCOZEBESELECTIS 80% de mancozebe (WP) contacto 2 Kg/ha

    7KOCIDE OPTI 30% de hidroxido de cobre (WG) contacto 2,4 Kg/ha

    7CALDA BORDALESASELECTIS20% de cobre (sob a forma

    de sulfato de cobre e cálcio) (WP) contacto 1,25 a 2,25 Kg/hL

    7FOLPETIS WG 80% de folpete (WG) contacto 1,5 Kg/ha

    7MANCOZEBESELECTIS 80% de mancozebe (WP) contacto 2 Kg/ha

    -ABION E 346 g/L de parafina (EW) - 200 mL/ha

    4FANDANGO 200 g/L de diquato (SC) contacto 3 a 5 L/ha

    -JACKPOT Pó polvilhável com 0,1% (p/p)de deltametrina (DP) contacto e ingestão 750 g/t

    -TUBEREX EXTRA Pó polvilhável com 1% (p/p)de clorprofame (DP)regulador de crescimento

    anti-meristemático 1 Kg/t

    GOEMAR BM START Filtrado de algas GA 142 com 26,3 g/L de Boro,44,5 g/L de Magnésio, 90,2 g/L de Enxofre e 0,25 g/L de Molibdénio 2 L/ha

    AMINOVITAL Solução com 112 g/L de Aminoácidos livres e 48 g/L de Azoto 1 a 2 L/ha

    BOROFORCE Solução com 150 g/L de Boro forma de etanolamina 1 a 2 L/ha

    CALCIFLOW Solução com 554 g/L de Cálcio (CaO) 1 a 2 L/ha

    SELKAL RAíZ 2 a 4 L/ha

    SELKAL FOLHASolução com 39 g/L Aminoácidos livres; 145 g/L Azoto (N); 77 g/L Fósforo (P2O5);

    154 g/L Potássio (K2O); 0,32 g/L Boro; 1,2 g/L Ferro (EDDHA); 0,6 g/L Cobre (EDTA);0,6 g/L Zinco (EDTA); 0,7 g/L Manganês (EDTA); 206 g/L MO total

    2 a 4 L/ha

    SELKAL FRUTOSolução com 41 g/L Aminoácidos livres; 51 g/L Azoto (N); 73 g/L Fósforo (P2O5);

    48 g/L Potássio (K2O); 0,3 g/L Boro; 1,2 g/L Ferro (EDDHA); 0,6 g/L Cobre (EDTA);0,6 g/L Zinco (EDTA); 0,7 g/L Manganês (EDTA); 154 g/L MO total

    2 a 4 L/ha

    PROFRUTA K Solução com 475 g/L de Potássio (K2O);46 g/L de Azoto e 15 g/L de EDTA 3 L/ha

    7ATLAS Micro-encapsulado com100 g/L de lambda-cialotrina (CS) contacto e ingestão 150 a 200 mL/ha

    21CONDOR 200 g/L de imidaclopride (SL) contacto e ingestão 750 mL/ha

    14RISBAN 48 EC 480 g/L de clorpirifos (EC) contacto e ingestão 1,5 a 2 L/ha

    21FORTIS COMBISuspensão de micro-cápsulas em suspenção

    concentrada com 75 g/L de imidaclopride+ 12 g/L de lambda-cialotrina (ZC)

    contacto e ingestão 1 L/ha

    7PETRA 25 g/L de deltametrina (EC) contacto e ingestão 300 a 500 mL/ha

    7MILTRIPLO 3% de cimoxanil + 12,5% de folpete+ 12,5% de mancozebe (WP) penetrante e contacto 4 Kg/ha

    Solução com 41 g/L Aminoácidos livres; 77 g/L Azoto (N); 205 g/L Fósforo (P2O5);51 g/L Potássio (K2O); 0,32 g/L Boro; 1,25g/L Ferro (EDDHA); 0,64 g/L Cobre (EDTA);

    0,64 g/L Zinco (EDTA); 0,64 g/L Manganês (EDTA); 64 g/L MO total

  • 8/19/2019 Guia Prot Batateira

    12/12

    SELECTISProdutos para a Agricultura, S.A.Herdade das Praias · Apartado 120 · E.C. Bonfim · 2901-877 Setúbal

    Tel: +351 265 710 351 · Fax: +351 265 710 355 · E-mail: [email protected] · Web: www.selectis.pt

    Utilize os produtos fitofarmacêuticos de forma segura.Leia sempre o rótulo e a informação relativa ao produto antes de o utilizar.