guia do fórum para angola, lisboa 2013

40
Fórum de Recrutamento para Angola Lisboa Março de 2013

Upload: elite-international-careers

Post on 25-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013.

TRANSCRIPT

Page 1: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Fórum de Recrutamento para Angola

LisboaMarço de 2013

Page 2: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013
Page 3: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013
Page 4: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

bem vindosÍndiceBem vindos 01Equipa Elite 02Agenda 04Apresentações 06Planta das Actividades do Fórum 08Funções 11Perfil dos Patrocinadores 12Perfil das Empresas 14Total E-P Angola 20Chevron 22Sonils, Lda 24Tome Nota! Prepare-se para o Fórum 26Tome Nota! Entrevistas 29Tome Nota! Perguntas difíceis 30Testemunhos de Candidatos 32Notas 34

Elite Guia do Fórum Lisboa 2013

Page 5: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

É com muito prazer que, em nome da Elite, com a sua nova imagem fresca e dinâmica, os recebemos neste excitante Fórum de Recrutamento a ter lugar no Estoril, Grande-Lisboa, de 8 a 10 de Março de 2013 – o quinto fórum da Elite em Portugal!

Foi especialmente convidado pela nossa Equipa de Recrutamento a juntar-se a um grupo de 500 candidatos angolanos muito motivados, que ambicionam, através das suas competências, regressar a “casa” e seguir uma carreira profissional aliciante.

A Elite organizou nos últimos 4 anos anos 13 fóruns de recrutamento para Angola em Lisboa, Luanda, Cidade do Cabo e o seu fórum inaugural em Londres em Dezembro passado, com

excelentes resultados, no que respeita à integração de um número significativo de quadros angolanos nas empresas participantes.

Na página 32 pode ler os testemunhos de candidatos que foram recrutados através do Fórum de Lisboa 2012. Esperamos que seja o seu caso ilustrado no nosso próximo Fórum de Lisboa!

Durante todo o fim-de-semana do evento, para além de ter entrevistas formais, terá a oportunidade de contactar com Directoresséniores, incluíndo os Directores de Recursos Humanos e Directores Regionais, bem como ouvir apresentações de recrutamento e ainda estabelecer contacto com os restantes candidatos participantes. Recomendamos vivamente que tire o maior proveito desta oportunidade única!

Por favor note que as empresas continuarão a agendar entrevistas no decorrer de todo o fim-de-semana. Certifique-se que consulta com regularidade os ecrãs da Elite na Área dos stands das empresas, visualizando, desta forma, os detalhes das novasentrevistas agendadas. Além disso, mantenha o seu telemóvel ligado (em silêncio) para que possamos contactá-lo por SmS!

A equipa da Elite estará sempre disponível para ajudá-lo com qualquer dúvida que tenha. É só perguntar! Gostaríamos igualmente de aproveitar esta oportunidade para agradecer a algumas das organizações e indivíduos que tiveram um envolvimento muito próximo e notável, contribuíndo para a atracção de candidatos para este evento.

Assim, um ‘muito Obrigado’ a todos os nossos estudantes embaixadores; às Associações dos Estudantes Angolanos das várias Universidades em Portugal; aos nossos parceiros de media e a todos os simpatizantes da Elite e candidatos que realizaram um incansável networking em nosso nome.

Agradecemos também a todas as empresas participantes, em particular ao nosso Patrocinador Platina Total E-P Angola e aos nossos Patrocinadores Ouro Chevron e Sonils, Lda, por se juntarem a nós no Estoril neste evento promissor. Desejamos a todos os candidatos uma participação efectiva e proveitosa. Fazemos votos para que o Fórum lhes forneça a oportunidade de embarcar num desafio profissional em Angola!

“A equipa da Elite estará sempre disponível para ajudá-lo com qualquer dúvida que tenha. É só perguntar!”

Gisela GonçalvesDirectora de Recrutamento e Formação

1Elite Guia do Fórum Lisboa 2013

Page 6: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

A equipa de recrutamento é composta por jovens dinâmicas de diversas nacionalidades, na sua maioria angolanas, com experiência em recrutamento e selecção. Unidos pela paixão por Angola e pelo desenvolvimento do capital humano do país, a equipa apoia a política de Angolanização, encarando os seus candidatos como a maior riqueza do país. É esta a motivação para identificar estudantes finalistas e recém-licenciados com o potencial de contribuir com as competências adquiridas, bem como profissionais dispostos a partilhar os seus conhecimentos e aptidões.

A preparação para o fórum, uma etapa importante!

Para a divulgação deste Fórum, a equipa de recrutamento da Elite contou com a colaboração imprescindível de três jovens dinâmicos – os nossos embaixadores em Portugal: Thompson Tomás, Denise Camal e Euclides Romão; com o objectivo de divulgar esta iniciativa para o maior número de candidatos possíveis em Portugal.

Este fórum teve a preparação de cerca de 4 meses de atracção e campanhas de networking, campanhas de publicidade específicas em todos os canais e redes sociais. Durante este período, a equipa de Recrutamento recebeu cerca de 700 candidaturas, as quais passaram pelo processo de triagem com o objectivo de maximizar o evento tanto para as

empresas que procuram preencher as suas necessidades de recrutamento, como para os candidatos que foram convidados. Após a triagem, foram convidados a participar no fórum 500 candidatos seleccionados de acordo com o perfil procurado pelas empresas líderes no mercado em Angola participantes no fórum.

O apoio ao candidato, a grande aposta da Elite!

Ao longo de quatro anos, a Elite tem vindo a criar várias oportunidades para candidatos Angolanos espalhados pelo mundo, não só a partir dos populares Fóruns de Recrutamento, mas também pelas outras iniciativas que passam por serviços de recrutamento a nível local. Assim, com este contributo procura incentivar o desenvolvimento de carreira dos candidatos de acordo com a área de formação. A maior procura das empresas multinacionais concentra-se em perfis de Engenharias, Finanças, Contabilidade, Gestão de Recursos Humanos e Logística, para mencionar alguns dos mais procurados.

Acreditamos que o desenvolvimento de uma sociedade não se mede apenas pelo investimento de capital, mas sim na capacitação dos quadros e na diversidade das áreas de formação. Assim, no âmbito da nossa responsabilidade social, procuramos encaminhar os candidatos com formação mais abrangente, nomeadamente os cursos de Direito, Relações Internacionais, Psicologia, Sociologia e Gestão, para que se aproximem cada vez mais a uma formação mais específica, sem fugir à formação base.

Parceiros media Fornecedores parceiros

Equipa ElitePor exemplo no caso de uma licenciatura em Direito, optar por uma formação adicional na área de Direito do Trabalho, Direito Ambiental ou Direito Comercial. No caso de Relações Internacionais, sendo um curso muito abrangente e que dá uma visão global de várias áreas de formação, porém não tem nenhuma especificidade no que diz respeito ao mercado laboral, então pode-se optar por uma formação técnica ou profissional na área dos Recursos Humanos, uma área com muita saída profissional.

Caro candidato, aproveite esta oportunidade única!

Numa sociedade como a nossa, todos os quadros contribuem muito para o desenvolvimento sócio-económico e cultural. Angola tem sido um país cada vez mais notável no que diz respeito à comunidade internacional.

É com grande satisfação que ano após ano, a equipa da Elite empenha-se em criar o máximo de oportunidades para os seus candidatos. Esperamos que aproveitem ao máximo as nossas iniciativas, não apenas na busca de uma oportunidade de carreira, mas também como forma de aumentar a rede de networking, exposição ao mercado laboral, troca de experiências com representantes das empresas e com outros candidatos.

Um muito obrigado de toda equipa da Elite.

Elite Guia do Fórum Lisboa 20132

Page 7: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

É com grande satisfação que ano após ano, a equipa da Elite se empenha em criar o máximo de oportunidades para os seus candidatos.

Adama Djalo, Fabiana Alves, Vanessa Ressurreição, Neuza Ananias,Gisela Gonçalves

Page 8: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Horário Actividade Localização

16:45 Abertura do Registo Recepção

17:30 – 18:30 Preparação para participação no Fórum Auditório

18:30 – 19:00 Cerimónia de abertura Auditório

19:00 – 20:30 Recepção de networking Área A (área dos stands)

Agenda

Horário Actividade Localização

08:30 Abertura do Registo Recepção

09:00 – 12:30 Entrevistas Área F (área das entrevistas)

09:00 – 13:00 Networking Área A (área dos stands)

10:00 – 12:00 Apresentações de Recrutamento das Empresas Salas 1 e 2

13:00 – 14:00 Pausa para almoço

14:00 – 16:00 Apresentações de Recrutamento das Empresas Salas 1 e 2

14:00 – 18:30 Entrevistas Área F (área das entrevistas)

14:00 – 18:30 Networking Área A (área dos stands)

9 de marçoSábado

8 de marçoSexta-feira

Elite Guia do Fórum Lisboa 20134

Page 9: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Horário Actividade Localização

08:30 Abertura do Registo Recepção

09:00 – 12:30 Entrevistas Área F (área das entrevistas)

09:00 – 13:00 Networking Área A (área dos stands)

10:00 – 13:00 Apresentações de Recrutamento e de Desenvolvimento de Carreira

Sala 1

13:00 – 14:00 Pausa para almoço

14:00 – 18:00 Actividades de Team Building (workshops) Sala 2

14:00 – 18:30 Entrevistas Área F (área das entrevistas)

14:00 – 18:30 Networking Área A (área dos stands)

18:30 – 18:45 Sorteio de prémios e Encerramento do FórumPatrocinado pelo Total E-P Angola

Área A (área dos stands)

10 de marçoDomingo

5Elite Guia do Fórum Lisboa 2013

Page 10: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

10:00 –10:45Total: Desafios que criam oportunidadesJorge AbreuDirector Geral AdjuntoLaurinda FerreiraDirectora de Recursos Humanos

10:00 –10:45O amanhã nasce agoraFernando RodriguesAssistente de Direcção

11:00 – 11:45Chevron – o seu parceiro de escolha!Yuri da SilvaDirector de Recrutamento e EmpregoFilipe da SilvaDirector de Comunicação e Planeamento

11:00 – 11:45Bem vindo ao mundo da Net OneFlávio BressanResp. Departamento de marketing e Produtos

14:00 – 14:45Projecte o seu futuro com a SonilsOtilia ViegasDirecção de Recursos Humanos

14:00 – 14:45FmC Technologies – preparação para desenvolvimentoJosé CostaDirector Geral

15:00 – 15:45Bem vindo ao mundo Standard Bank de AngolaPedro Pinto CoelhoPresidente do Conselho EXECUTIVO

15:00 – 15:45Gestão do Capital Humano como cultura de negócio da Unitel – elevado potencial e elevada performanceMaria João EscreventeDirectora de Recursos Humanos

Sala 1 Sala 2

Apresentações9 de marçoSábado

Elite Guia do Fórum Lisboa 20136

Page 11: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

10:00 –10:45Total: Desafios que criam oportunidadesJorge AbreuDirector Geral AdjuntoLaurinda FerreiraDirectora de Recursos Humanos

Apresentações e Workshops

Sugerimos que esteja presente 5 minutos antes do início da apresentação porque o número de lugares é limitado!

10 de marçoDomingo

11:00 –12:00Desenvolver um Network ProfissionalMiguel VieiraDirector Geral, Fóruns de Recrutamento

14:00 – 15:00Actividade ‘team building 1’Gisela GonçalvesDirectora de Recrutamento e Formação

17:00 – 18:00Actividade ‘team building 3’Gisela GonçalvesDirectora de Recrutamento e Formação

12:00 – 13:00Desenvolvimento de Carreira e Responsabilidade socialGisela GonçalvesDirectora de Recrutamento e Formação

15:30 – 16:30Actividade ‘team building 2’Gisela GonçalvesDirectora de Recrutamento e Formação

Sala 1 Sala 2

7Elite Guia do Fórum Lisboa 2013

Page 12: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Planta das actividades do fórum

Área de registo dos candidatos

Piso 1

ÁREA A

SALA 1

CAFETARiA

WC

WC

SALA 2

AudiTóRiOAudiTóRiO

EnTRAdA

Elite Guia do Fórum Lisboa 20138

Page 13: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Check-in das entrevistas

ÁREA F

Piso 2

WC

WC

WC

9Elite Guia do Fórum Lisboa 2013

Page 14: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013
Page 15: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Funções

ÁREAS dE FunçÃOAdministração •Auditoria • • • •Banca • • •Catering •Ciências da Computação • • • •Ciências Farmacêuticas/Biotecnologia •Ciências Sociais •Ciências da Terra •Comercial • • • • •Contabilidade • • • • •Direito • •Economia • •Engenharia Alimentar •Engenharia Ambiente •Engenharia Automóvel •Engenharia Civil • • • • •Engenharia Eléctrica e Electrónica • • • • • • •Engenharia Industrial • • •Engenharia marinha •Engenharia materiais •Engenharia mecânica • • • • •Engenharia Petrolífera • • • • •Engenharia Química • • • •Engenharia Saúde e Segurança • • •Engenharia Submarina • • • •Finanças • • • • • • • • •Geologia/Geociências • • •Gestão em Consultoria • • •Gestão de Empresas • • • •Gestão em mBA • •Gestão de Projectos • • • • • •Logística/Cadeia de Produção • • • • •National Diploma •Operações • •Química •Recém-licenciados •Recursos Humanos • • • • • • •Serviço ao Cliente •Vendas e marketing • • •

EMPR

ESA

Acce

ntur

e

Banc

o Pr

ivad

o AT

LAN

TICO

Banc

o m

illen

nium

Ang

ola

Chev

ron

eni A

ngol

a

FmC

Tech

nolo

gies

Net

One

Tel

ecom

unic

açõe

s

Oce

anee

ring

Soge

ster

, S.A

.

Soni

ls, L

da

Stan

dard

Ban

k de

Ang

ola

Tota

l E-P

Ang

ola

Uni

tel S

.A.

11Elite Guia do Fórum Lisboa 2013

Page 16: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

PerfisA Total é uma empresa energética de rank mundial, engajada no crescimento das actividades de pesquisa, produção, transformação e distribuição de hidrocarbonetos e gás. O Grupo Total está presente em mais de 130 países, desenvolvendo e aplicando tecnologias de ponta e fazendo da diversidade a sua marca de referência. neste universo, assenta a Força do Grupo, do qual a Total E&P Angola é uma das filiais mais importantes do grupo.Presente em Angola a 60 anos, a Total tem com mais de 1.700 colaboradores, está empenhada em desenvolver a indústria petrolífera local por intermédio do recrutamento, formação profissional e contínua de técnicos nacionais, graças ao seu ambicioso plano de angolanização e de transferência de tecnologia, respeitando, ao mesmo tempo os aspectos ligados à Higiene, Segurança e Ambiente, tendo sempre em conta a responsabilidade social baseada em quatro grandes eixos: educação, meio ambiente, energia e desenvolvimento económico local.

Somos operadores dos blocos 17,17/06, 32, 33 e assinamos com a Sonangol em 2011, o contrato para operar nos Blocos 25 e 40 no pré-sal, na Bacia do Kwanza. Somos parceiros nos blocos 0, 14, 15/06 e 39 e participamos com cerca de 13,6% no projecto Angola LNG.

www.total.com

Total E-P AngolaPatrocinador Platina

Elite Guia do Fórum Lisboa 201312

Page 17: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Perfis

A Sonils, Lda. é uma empresa de direito angolano que fornece serviços integrados de logística à indústria do petróleo e gás em Angola, actuando em áreas como: carga e descarga de navios; aluguer de equipamentos; concepção, construção e aluguer de infra-estruturas de apoio como escritórios, armazéns e áreas de armazenagem a céu aberto. A Sonils contribui para o desenvolvimento económico do País, com a criação de oportunidades de emprego e captação de investimentos com consequente desenvolvimento da Indústria Petrolífera.

No Centro de Apoio à Industria Petrolífera encontrarem-se empresas que exigem quadros técnicos

capacitados e especializados em várias áreas de conhecimento, dada a dinâmica do sector petrolífero, sendo da nossa responsabilidade ter quadros que respondam às exigências.

No âmbito de Gestão e Organização de Recursos Humanos, são desenvolvidas acções de melhorias contínuas, alinhadas com a cultura e a estratégia da empresa, para resolução dos problemas inerentes ao processo de desenvolvimento e expansão da Base.

A Sonils reconhece a escassez de talentos, e como tal, tem desenvolvido políticas de gestão dos mesmos. Tem criado condições para a identificação e contratação de pessoas com competências de alta qualidade.

Nesta senda, foi criado um sistema de gestão de carreiras estimulante, que contribui para o reforço da gestão do pessoal, gerando segurança e reconhecimento dos funcionários, permitindo paralelamente a sua evolução e a da empresa.

www.sonils.co.ao

A Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), subsidiária da Chevron, é das maiores produtoras de petróleo em Angola e o maior empregador estrangeiro da indústria petrolífera. investe biliões de dólares em grandes projectos de energia, visando aumentar a produção petrolífera e a conservar o gás natural para utilização em Angola.

A Chevron opera em duas concessões na costa de Cabinda: o Bloco 0 e o Bloco 14. Entre as operações mais importantes encontram-se os desenvolvimentos dos campos Benguela Belize–Lobito Tomboco, Tômbua-Lândana e o mafumeira Norte.

Em 2012, as operações da Chevron em Angola tiveram uma produção total diária superior a 450,000 barris de líquidos.

A Chevron é a maior empregadora estrangeira da indústria petrolífera, com mais de 3.100 empregados angolanos – cerca de 88% da nossa força de trabalho no país. Adicionalmente, os angolanos ocupam cerca de 76% das posições locais profissionais e supervisoras da Chevron.

www.chevroninangola.com

ChevronPatrocinador Ouro

Sonils, Lda Patrocinador Ouro

13Elite Guia do Fórum Lisboa 2013

Page 18: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

PerfisA Accenture é uma organização global de serviços de consultoria de gestão, tecnologias de informação e outsourcing, com aproximadamente 259 mil profissionais a servir clientes em mais de 120 países. Através da combinação de uma experiência ímpar, um conhecimento profundo dos vários sectores de actividade e funções de negócio, e uma extensa pesquisa sobre as empresas mais bem sucedidas do mundo, a Accenture colabora com os clientes ajudando-os a tornarem-se organizações de alto desempenho.

O profundo conhecimento de todos os sectores de actividade e a vasta oferta de serviços e recursos tecnológicos possibilitam à Accenture identificar novos negócios e tendências tecnológicas, bem como desenvolver soluções para ajudar os clientes a: • Entrar em novos mercados; • Aumentar as receitas nos mercados

existentes; • melhorar o desempenho operacional; • Oferecer produtos e serviços de forma

mais efectiva e eficiente.

Accenturewww.accenture.co.ao

A nossa ambição é... Ser o melhor banco de relação privada em Angola.O ATLANTICO assume o compromisso de ser uma instituição de referência no sistema financeiro angolano, respeitada no mundo, pela excelência do serviço aos clientes, pela atitude perante a vida, pelas carreiras dos seus colaboradores e pelo sentido de responsabilidade social corporativa, comprometido com o desenvolvimento económico sustentado, em ordem à criação de riqueza interna.“diferente pelas Pessoas.” Só com colaboradores que vivem a marca ATLANTICO com entusiasmo e

profissionalismo é possível entregar a promessa de excelência de serviço de excelência aos clientes. Ser ATLAnTiCO é ser PHi. Ser PHI implica uma aposta permanente no conhecimento e na aprendizagem. Implica ter uma cultura de ousadia e de inquietude. Significa valorizar, respeitar e estimular o Potencial e o Talento. Significa valorizar as pessoas como parte integrante de um grande projecto, que é o ATLANTICO. “Para competir com o conhecimento há que produzir conhecimento”

Banco Privado ATLAnTiCOwww.atlantico.ao

Page 19: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Na indústria petrolífera, os desafi os são constantes. Abrem-nos a porta para um mundo imaginário e novos sonhos. Abrace um novo desafi o para uma carreira brilhante num ambiente internacional e de alta tecnologia. Vamos torná-lo real juntos, Junte-se a nós!

enfrente novos desafi os

eni.com

N_0421_210x148e5_EIC_Protti_Porto.indd 1 07/02/12 16.54

Perfis

Fundado a 3 de Abril de 2006, o Banco millennium Angola reflecte a vitalidade do mercado financeiro nacional, espelhando as oportunidades de desenvolvimento que se oferecem quer ao nível de parcerias estratégicas, de investimentos e de exploração de novas tecnologias, quer ao nível do crescimento, tendo em comum a estabilidade e a prosperidade do País. A sua missão é a de contribuir para a modernização e desenvolvimento do sistema financeiro e da economia angolana, mediante a comercialização de produtos e serviços financeiros inovadores e personalizados,

concedidos para satisfazer a globalidade das necessidades e das expectativas financeiras de diferentes segmentos de mercado, com padrões de qualidade e de especialização superiores. O Banco está presente em todas as províncias de Angola e tem intenção de aprofundar a expansão da sua rede. O objectivo do Banco millennium Angola é o de ter mais de 100 balcões em 2013, com uma cobertura adequada do território angolano. Este objectivo só será possível mantendo elevados níveis de satisfação, de fidelização e de envolvimento dos Clientes.

Banco Millennium Angolawww.millenniumangola.ao

A eni é uma companhia de energia, com forte posição de liderança no mercado internacional, focada em actividades de pesquisa, produção, transporte, transformação, comercialização de petróleo e gás, petroquímica, serviços de construção e engenharia. Está activa em 79 países, com aproximadamente 80.000 colaboradores, e em todas as áreas em que a empresa opera, pode orgulhar-se de possuir um excelente nível de competência e uma posição forte no mercado internacional. Em Angola, iniciou a produção de petróleo

em 1985, sendo operadora do Bloco 15/06 cuja principal área de negócios reside na Bacia do Congo, offshore e em águas profundas. Tendo 67 concessões mineiras, com operações de exploração e desenvolvimento. Temos projectos para o desenvolvimento de operações de petróleo on-shore e contribuições para o crescimento da infra-estrutura de energia do país através do desenvolvimento de gás destinado à produção de electricidade para a comunidade angolana e indústria.

eni Angolawww.eni.com

Page 20: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Perfis

A Net One Telecomunicações é um operador de Telecomunicações pertencente ao grupo mitrelli e mSTelcom (grupo Sonangol), que oferece serviços de Internet e Telefonia fixa através das tecnologias WimAX e Satélite (banda Ka).Com mais de 1200 pontos de venda, possui 7 lojas, 60 agentes autorizados, equipa de vendas porta-porta, gestores de clientes empresariais e venda de recargas na Rede multicaixa.

Em dois anos de atividade comercial, consolidou-se no mercado das Telecomunicações com o serviço de Internet e Telefonia fixa. Possui 125 colaboradores, tendo à data mais de 35.000 clientes, uma rede de comunicações com 80 sites e pretende expansão em mais de 50% da suarede em 2013.

net One Telecomunicaçõeswww.netone.co.ao

A FmC Technologies é uma líder global provedora de soluções de tecnologia para a indústria petrolífera. Nomeados pela Revista FORTUNE®, em 2012, como a Empresa de serviços mais admirada do sector de petróleo e gás, possuimos aproximadamente 16.800 funcionários e operamos 30 instalações de produção em 16 países. A FmC oferece serviços tecnologicamente sofisticados desenvolvendo, em parceria directa com os nossos clientes, soluções que os ajudam a atingir o total potencial dos seus projectos.

A FmC opera em Angola desde 1999 tendo mais de 424 funcionários. Desde o projecto Girassol-Jasmim em 2000, foram-nos atribuídos vários contratos adicionais, tais como o Rosa em 2004, Greater Plutonio em 2005, Pazflor em 2007/2008 e, recentemente, o projecto Clov. Os talentos, valores e inspiração dos nossos funcionários impulsionam-nos, ajudando-nos a atingir objectivos e a criar soluções visionárias que nos permitem manter a nossa posição de liderança em todos os mercados que servimos.

FMC Technologieswww.fmctechnologies.com

Global businessopportunities.Unlimited professional

growth.Unlimited professional

growth.Unlimited professional

Global businessopportunities.Unlimited professional

growth.Unlimited professional

growth.Unlimited professional

FMC Technologies is a global technology leader in the oil and gas industry which offers many avenues for your professional development and growth. We value leadership and innovation, and demand business excellence. If you enjoy solving complex problems and are passionate about creating innovative solutions in challenging situations, we invite you to explore FMC. Visit www.fmctechnologies.com/careers.

www.fmctechnologies.com

© 2012 FMC Technologies. All rights reserved.

Page 21: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Perfis

A Oceaneering fornece principalmente productos e serviços de engenharia para a indústria offshore de petróleo e gás, focando em aplicações para o mar profundo. Através da utilização da sua perícia em tecnologia, a Oceaneering tem prestado serviços na defesa e a indústria aeroespacial. Os seus negócios incluem veículos operados remotamente, construídos com ferramentas especiais

para a aplicação no meio submarino, intervenção e serviços de mergulho em mar profundo, ensaios não-destrutivos e inspeções, sistemas móveis de produção offshore e engenharia e gestão de projectos.

A Sogester, S.A. é uma empresa que veio fortalecer o sector logístico Angolano. Em 2003 ganhou o concurso de concessão Portuária, e em 2007 a empresa iniciou com as operações da concessão. O terminal conta com um cais de atracação com 545 metros de extensão e com 9,5 de calado, onde podem atracar 3 navios em simultâneo. Contámos também com um terminal de segunda linha (Panguila) para descongestionar o terminal e aumentar a capacidade de armazenamento, com uma área total

de 38 hectares. A Sogester conta com uma gama de equipamentos como Gruas móveis de cais, máquinas de movimentação de contentores de última geração e unidades de ligação frigorífica. Em 2013 contaremos com uma nova sede social com dois edifícios, sendo um administrativo e outro operacional e mais de 700 trabalhadores. A Segurança, faz parte das nossas prioridades. Está presente em todas actividades, assim como a espírito de responsabilidade social.

Oceaneeringwww.oceaneering.com

Sogester, S.A.www.sogester.co.ao

Page 22: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

PerfisCom 150 anos de experiência no continente Africano, um património total de activos de mais de 200 mil milhões de dólares e uma capitalização bolsista na ordem dos 26 mil milhões de dólares, baseamos a nossa actividade em 3 principais unidades de negócio - Banca de Particulares e Empresas, Banca de Investimento e Grandes Empresas e Gestão de Fortunas. Operamos em mais de 30 Países espalhados pelo mundo, dos quais 18 em África onde empregamos mais de 50.000 pessoas e continuamos

empenhados em apostar no talento africano ou naqueles que têm paixão por trabalhar em África. Ligamos o mundo a África e África ao mundo, com especial ênfase nos mercados emergentes. Somos reconhecidos no mercado financeiro como inovadores e dedicados, temos uma rede espalhada por África com mais de 1.200 Balcões. Se procura uma carreira internacional e quer trabalhar no maior Banco Africano, envie o seu CV para: [email protected]

Standard Bank de Angolawww.standardbank.com

A Unitel foi lançada comercialmente a 2 de Abril de 2001, estando a sua principal actividade focalizada na prestação de serviços de comunicações. Numa perspectiva mais ampla, a Unitel tem como objectivo a instalação, exploração e a prestação de serviços de telecomunicações e outras actividades conexas ou complementares em que se verifique afinidade tecnológica. Actualmente, a empresa assenta a sua actividade numa estratégia bem definida que tem como principais objectivos a manutenção da liderança, o reforço do

prestígio e o posicionamento no mercado, a oferta de novos produtos e serviços inovadores de qualidade e em assegurar a estrutura de custos e a rentabilidade dos investimentos mais competitivos do País. O maior recurso da Unitel são os seus 2091 colaboradores, pelo que a valorização e o reconhecimento ligados à compensação fazem parte da política de Recursos Humanos da empresa. Existe também a preocupação constante de desenvolvimento e formação dos profissionais, o que contribui para a motivação e satisfação profissional.

unitel S.A.www.unitel.co.ao

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

meiapagElite.pdf 1 2/8/13 5:00 PM

Page 23: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 24: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

O grupo Total está presente em mais de 130 países, desenvolvendo e aplicando tecnologia de ponta. na diversidade dos seus 96.104 colaboradores, mas também na variedade dos seus produtos, profissões e mercados, assenta a sua força e o seu prestígio.

A Total E&P Angola é hoje uma das suas filiais mais importantes no Grupo Total e o primeiro produtor de petróleo em Angola, tendo ainda uma vasta carteira de projectos por desenvolver.Operamos já os blocos 17, 17/06, 32, 33 e assinámos, em 2011, com a Concessionária Sonangol um contrato para operar os Blocos 25 e 40, no pré-sal da Bacia do Kwanza. Somos parceiros nos blocos 0, 14, 15/06e 39 e participamos com cerca de 13% no projecto Angola LNG.

O Processo de RecrutamentoPara a Total E&P Angola recrutar novos colaboradores é um processo, com metodologias próprias ao grupo Total, que começa com o levantamento interno das necessidades. Publicam-se depois os anúncios das oportunidades de emprego em áreas específicas e recepcionam-se as candidaturas. Seleccionam-se em seguida os candidatos cujos currículos correspondem às necessidades da empresa. A etapa seguinte é a administração de testes psicotécnicos, realizados por uma empresa externa, e posteriormente a entrevista que é feita por um encarregado de recrutamento.

Caso o candidato corresponda aos critérios de base, é entrevistado pelas áreas técnicas /operacionais, de acordo com o seu perfil.

Após terem sido ultrapassadas estas etapas, chega o momento de se apresentar uma proposta de contrato ao candidato. Esta proposta é feita pela Direcção de Recursos Humanos, que possui toda a informação necessária para a decisão final a ser tomada em conjunto com a área onde o candidato será futuramente colocado.

O Programa de Formação e desenvolvimentoHá percursos de formação para os jovens recrutados, em diversas áreas técnicas, com o objectivo de completar a sua formação universitária e facilitar assim a sua integração na empresa e na indústria petrolífera. A formação decorre no estrangeiro e/ou em Luanda onde a Total E&P Angola, possui um Centro de Formação vocacionado para o desenvolvimento pessoal e técnico dos colaboradores.

Total E-P Angola

Elite Guia do Fórum Lisboa 201320

Page 25: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

A Total E-P Angola em processo de Angolanização!Cerca de 70% dos postos de trabalho são ocupados por colaboradores angolanos. A política de Angolanização da Total está formalizada na Carta de Angolanização elaborada e assinada pelo Director Geral em 2007. Nela se encontram definidos os grandes princípios e estratégias do desenvolvimento profissional e pessoal na empresa como, por exemplo, a formação, perspectivas de evolução de carreira, remunerações, bónus e aumentos salariais de acordo com as performances individuais, para além de um pacote social muito atractivo.

O envolvimento com a comunidade localOs projectos desenvolvidos pela Total E-P Angola no âmbito da sua responsabilidade social empresarial são conduzidos por ONG e associações, de acordo com as estratégias do Governo, e enraízam-se nas comunidades locais que lhes asseguram a sustentabilidade e a durabilidade. As quatro áreas prioritárias de actuação, fundamentais para o crescimento equilibrado de Angola, são a educação, ambiente,

energia e desenvolvimento económico. De salientar, na área da educação, os quatro liceus Eiffel, estabelecimentos do ensino secundário com uma forte componente científica (matemática, física e química), localizados em quatro províncias (malange, Kwanza Norte, Cunene e Bengo) inteiramente construídos pela Total e actualmente geridos por uma ONG francesa (mission Laïque Française) que garante a qualidade do ensino e a formação contínua dos professores, todos de nacionalidade angolana.

Junte-se à nossa equipa!A Total E&P Angola procura jovens licenciados e profissionais experientes, de nacionalidade angolana, responsáveis, dinâmicos, motivados, autónomos e com vontade de integrar equipas multiculturais, onde se destacam valores como o profissionalismo e a transparência, mas também a transversalidade, a audácia, a escuta e a solidariedade, os valores da Total Atitude.

São muitas as oportunidades que oferecemos! • Formação adequada às suas

competências, ao seu desempenho e às necessidades da empresa para sustentar uma evolução de carreira equilibrada.

• Remuneração compatível com a experiência, evoluindo em função dos resultados da avaliação anual de desempenho.

• Empréstimos muito vantajosos para aquisição de alojamento e viatura, regalias sociais, assistência médica e medicamentosa para o colaborador e família, transporte da empresa e ajuda à escolaridade para os filhos dos colaboradores.

• Actividades culturais sociais e desportivas.

Veja o testemunho das candidatas Vanessa ds Santos e Etelvina Paim, ambas recrutadas no Fórum de Lisboa 2012. Leia sobre suas experiências na página 32.

21Elite Guia do Fórum Lisboa 2013

Page 26: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Como líder em actividades de pesquisa e produção, a Chevron destaca-se entre as maiores empresas petrolíferas operadoras em Angola. Com a sua tecnologia inovadora e a sua metodologia disciplinada na gestão de capital e de projectos, procura maximizar o desempenho do seu património.A Chevron goza de grande reputação por centrar os seus esforços em alguns dos maiores desafios da indústria através de operações seguras, fiáveis e eficientes.

O Programa de EstágiosO Programa de Estágios é uma das principais estratégias da Chevron para identificar potenciais colaboradores. Este programa também foi criado para apoiar os estudantes no aperfeiçoamento das suas habilidades técnicas num ambiente real de trabalho.

Os estudantes deverão ter os seguintes requisitos para se candidatarem: nacionalidade angolana, frequentar um curso a tempo integral numa Universidade e estar pelo menos no 3º ano curricular, possuir competências elevadas em Português falado e escrito (possuir competências em Inglês será uma vantagem), providenciar alguns documentos como o B.I. Angolano, CV actualizado e uma declaração da Universidade em como é estudante (com notas discriminadas).

Os Programas de Estágio da Chevron:1. Programa de Estágio Profissional,

oferecido a estudantes recém-licenciados de uma Universidade que estejam à procura de uma oportunidade para conciliar a teoria com a prática.

2. Programa de Estágio Curricular, oferecido a estudantes a partir do 3º ano Universitário. Os estudantes finalistas poderão ainda redigir o seu Projecto Final de curso com base na experiência obtida neste Estágio.

Remuneração e BenefíciosOs programas de Remuneração e Benefícios da Chevron são concebidos para serem competitivos nos mercados de trabalho locais e para irem ao encontro das necessidades dos empregados a residir em Angola.

Os programas incluem o seguinte:• Salário base competitivo;• Prémios de incentivos anuais quando

a empresa atinge os objectivos estabelecidos;

• Abono familiar;• Abono social;• Subsídio de férias;• Subsídio de Natal;• Abono de Natal;• Abonos casuais – por exemplo,

subsídio de alto mar, subsídio de isolamento, abono de turno, subsídio de almoço;

• Apoio a empréstimos habitacionais;• Plano de poupança e reforma;• Assistência médica e medicamentosa

ao empregado e à sua família imediata;

• Seguro de vida e de invalidez;• Apoio à educação;• Bolsas de estudos para os filhos dos

empregados;• Prémios de serviço.

Apoio ao desenvolvimento de CarreiraA Chevron empenha-se no desenvolvimento profissional dos empregados. Ao juntar-se a nós, você receberá o apoio necessário para traçar a sua própria carreira profissional.

Chevronum mundo de oportunidades para ti!

Elite Guia do Fórum Lisboa 201322

Page 27: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013
Page 28: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Em Fevereiro de 1993, foi elaborado um estudo de viabilidade para desenvolver um Centro de Serviços Petrolíferos em Luanda, Angola.Com base no seu conhecimento das necessidades da Indústria Petrolífera em termos de Gestão e Logística e no estudo deviabilidade, após longas negociações, foi celebrado um acordo de concessão de longo prazo entre a SONANGOL e o Porto de Luanda para o desenvolvimento de um Centro de Serviços Petrolíferos. Assim, a SONILS LDA foi a companhia escolhida para operar o Centro de Serviços Petrolíferos de Luanda.

O conceito de Centro de Serviços de Apoio á Indústria Petrolífera foi também desenvolvido em locais como Aberdeen e Stavanger, no mar do Norte, morgan City, no Golfo do méxico, e por todas as regiões do mundo onde se desenvolvem actividades petrolíferas.

A SONILS LDA, por dispor de instalações, de estrutura, e tendo a maior parte das companhias Produtoras de Petróleo e de Serviços a operar na sua base, obteve o aval das autoridades competentes para criar Centro de Serviços de Apoio á Indústria Petrolífera no Porto de Luanda.

O Centro de Serviços de Apoio á Indústria Petrolífera de Luanda proporciona uma vasta gama de serviços à Indústria do Petróleo e Gás nesta região. Cada companhia dispõe de uma área exclusiva para os seus serviços e escritórios de gestão das suas operações. As áreas são totalmente auto-suficientes em termos de electricidade, água e comunicações.

Os serviços disponíveis no Centro de Apoio a Indústria Petrolífera são: Atracação, Agenciamento de Fretes marítimos, Agenciamento de Transportes de Passageiros, Abastecimento de Água, Abastecimento de Energia Eléctrica, Cais, Equipamento Dedicado, Escritórios em Centro de Negócios, Instalações Dedicadas, Serviços de Estiva, manutenção de Cargas Pesadas, máquinas e Equipamentos, manuseamento e transferência de equipamento, Pessoal Dedicado, Serviços de refeitório, Clínica para primeiros socorros e evacuaçãoSanitária, Serviços

de Bombeiros e Luta ContraDerrames, Elaboração de Projectos e Serviços de Estudos e Pesquisas.

O Centro de Serviços de Apoio á Indústria Petrolífera proporciona as seguintes vantagens para a Indústria do Petróleo e do Gás em Angola:

Benefícios económicos para o país• Criação de oportunidades de emprego• maior investimento na Indústria

Petrolífera• Crescente eficiência nas áreas de

perfuração, produção, serviços e distribuição.

Benefícios económicos para todas as companhias associadas ao Petróleo e Gás - Tendo todas as companhias a operar no Centro de Serviços de Apoio á Indústria Petrolífera,é possível oferecer um pacote global de serviços na mesma área.

As vantagens imediatas são:• Serviços mais rápidos• Eliminação de problemas de

comunicação entre o operador, o contratante e o cliente,

• minimização dos riscos na movimentação de materiais

• melhor gestão das ferramentas e dos equipamentos de manutenção e movimentação de cargas

Vantagens em termos de segurançaCom o estabelecimento de um Centro de Serviços de Apoio á Indústria Petrolífera, todas asCompanhias Petrolíferas operam dentro da mesma área afiançada, que se encontra vedada de modo a maximizar a segurança.

Vantagens logísticasO Centro de Serviços de Apoio á Indústria Petrolífera proporciona facilidades logísticas, tais como comunicações, transportes e serviços.

Desde o início das suas operações em 1995, tem havido na Base de Apoio á Industria Petrolífera uma progressiva expansão. A partir dos primeiros 30,000 m2de área para estocagem e 72 metros de cais, a Base conta hoje com uma área alocada de quase 2.000.000 m2, um cais com1.500 metros lineares, contando com cerca de 72 companhias a operar nas suas instalações e, consequentemente, a circulação de 10.000 pessoas/dia.

Sonils, Lda

Elite Guia do Fórum Lisboa 201324

Page 29: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013
Page 30: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Os Fóruns são um excelente meio para contactar directamente os empregadores e obter mais informações sobre colocações e perspectivas profissionais oferecidas – tudo num único espaço.

Porquê?Para tirar o maior proveito da sua participação neste fórum, é importante que passe algum tempo a preparar-se.

Tente compreender o propósito do fórum e obtenha informações sobre os empregadores participantes. Isto vai fazer com que se sinta mais confiante, especialmente quando entrar em contacto com os representantes das empresas no fórum, transmitindo uma primeira impressão bastante confiante e positiva.

Durante o fórum1. Chegue com algum tempo de

antecedência e dedique algum tempo a conhecer o espaço.

2. utilize o guia do fórum para saber mais sobre as empresas. Este fornecer-lhe-á informação sobre as empresas que estão a participar e as posições que estão a recrutar.

3. Visite primeiro o stand das empresas em que está interessada(o). Depois aproveite para fazer uma visita a todas as outras empresas. Poderá haver posições disponíveis na sua área de especialização. É possível que encontre empresas que inicialmente não despertaram muito interesse mas que poderão ser a melhor opção para si.

4. Evite andar pelo fórum em grupo. As empresas podem não perceber que está interessado nas suas ofertas simplesmente porque, por exemplo, os seus amigos são mais comunicativos e/ou demonstram mais atenção, perdendo assim uma oportunidade!

Tome nota! prepare-se para o fórum

5. Apresente-se de forma breve e segura. Lembre-se de sorrir e colocar as dúvidas que preparou.

6. Na maioria dos casos, as empresas solicitarão uma cópia do seu CV podendo também solicitar o preenchimento de um formulário de candidatura.

7. não visite o stand apenas para retirar o catálogo da empresa – utilize esta oportunidade para interagir com os representantes das empresas e obter o máximo de informação possível.

Elite Guia do Fórum Lisboa 201326

Page 31: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

é uma publicação angolana focada em África e no mundo lusófono. Centrada na política, economia e cultura,alarga a sua abordagem ao resto do Mundo.

TRIANGULAÇÃORua Bento de Jesus Caraça, 16 - 2º Dtº1495-686 CRUZ [email protected]

MOVIMÉDIARua Dr. Frederico Welvitchia, 82 Maculusso Luanda — AngolaTm.: (+244) 923 424 000 | (+244) 912 442 [email protected]

Contactos e Assinaturas

PUB3 Elit i dd 1 08 02 2013 11 40 54

Page 32: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

www.angolaglobal.netO MAIOR DIRECTÓRIO DE INFORMAÇÃO DE ANGOLA

Descubra AngolaDiscover Angola

THE ANGOLA LARGEST INFORMATION DIRECTORY

SOBRE ANGOLA

ALOJAMENTO

RESTAURANTES EMPREGO

DESTAQUESEMPRESAS

ABOUT ANGOLA JOBS

HIGHLIGHTS

Nascemos com o objectivo de criar o maior Directório de Informação de AngolaInformações sobre o País, Galeria de Imagens, Dicas Úteis, Hotéis, Restaurantes, Empresas, Oportunidades de Emprego, Eventos, etc

PUBLICIDADE | ADVERTISINGContacte-nos por favor através do seguinte e-mail | Please contact us through the following e-mail [email protected]

EM ANGOLA GLOBAL ENCONTRE TODA A INFORMAÇÃO ÚTIL FÁCIL E RAPIDAMENTE, QUER VIAJE PARA ANGOLA OU RESIDA NESTE PAÍS

IN ANGOLA GLOBAL YOU’LL EASILY AND QUICKLY FIND ALL THE USEFUL INFORMATION, EITHER TRAVELING OR LIVING IN ANGOLA

Born aiming to create the Angola Largest Information DirectoryCountry Informations, Pictures Gallery, Useful Tips, Hotels, Restaurants, Companies, Job Opportunities, Events, etc

ACCOMMODATION COMPANIES

RESTAURANTS

benvindo | welcome

Page 33: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

1. Seja pontual: Chegar atrasada(o) não contará a seu favor. Apresente-se 15 minutos antes na área em que vai ter a sua entrevista.

2. Apresente-se de forma cuidada: este fórum tem um cariz profissional, sendo exigida roupa formal durante todo o evento. Fato e gravata é opcional, sendo que desaconselhamos roupa casual como jeans, t-shirts ou ténis.

3. Coloque o seu telemóvel no modo ‘Silêncio’ – nÃO o desligue pois poderá receber um SmS com informações pertinentes do fórum – consulte as mesmas no final de cada entrevista.

4. Cumprimente o seu entrevistador com um aperto de mão e sorria. Apresente-se de forma breve e segura.

5. Aguarde que a(o) convidem a sentar-se e mantenha uma postura correcta, mas relaxada – Respire! Evite nervosismos e ansiedades.

6. mantenha uma linguagem corporal positiva – tente descontrair, fazer gestos delicados quando fala – nada de cruzar os braços ou ‘refastelar-se’ na cadeira.

Tome nota! entrevistas

Encare a entrevista como um desafio que vai vencer!

7. Responda com clareza e precisão às questões que lhe são postas.

8. Peça esclarecimentos sempre que uma questão não lhe pareça clara.

9. Se necessário, concretize as ideias com exemplos práticos, mencionando trabalhos da Universidade, experiências anteriores, obstáculos que ultrapassou, etc.

10. mostre empenho, vontade de aprender e interesse pela posição e/ou empresa a que se candidata.

11. Delicadamente, peça explicações sobre a posição em causa e sobre as condições de emprego: pacote salarial, oportunidades de formação e de crescimento dentro da empresa.

12. Aguarde que seja o entrevistador a dar por terminada a entrevista e despeça-se agradecendo a oportunidade.

29Elite Guia do Fórum Lisboa 2013

Page 34: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Sugestões de perguntas que poderá fazer nos stands das empresasEncontre abaixo algumas sugestões de perguntas que poderá fazer durante o Fórum nos stands das empresas. Evite fazer perguntas que podem ser respondidas através de uma simples consulta no site da empresa.

Perguntas para os Representantes das empresas nos stands• Actuais posições disponíveis e em que

níveis: licenciado, nível médio, sénior, localização, áreas de negócios, etc.

• Critérios de selecção que vão ser utilizados, competências necessárias e processo de recrutamento.

• Oportunidades de desenvolvimento de carreira e formação dentro da empresa.

Perguntas que NÃO deve fazer• O que é que a sua empresa faz?• Porque é que eu deveria trabalhar

para esta empresa?• O que têm para me oferecer?

Tome nota! perguntas difíceis

Entrevistas

Perguntas que as empresas lhe poderão fazerNote que estas perguntas são apenas exemplos de perguntas que poderão ser usadas pelo entrevistador e que a intenção aqui é apenas guiá-la/o.

Pergunta:Para além dos conhecimentos académicos, que competências adquiriu pelo facto de ter frequentado a universidade?

Exemplo de respostas:i. Adquiri várias aptidões. Aprendi a

organizar o trabalho para as tarefas que me eram atribuídas, pesquisar a informação, cumprir prazos e trabalhar em projectos em conjunto com outros estudantes foram algumas das mais significativas.

ii. Ao viver longe de casa pela primeira vez, aprendi rapidamente como é difícil gerir um orçamento reduzido, mas isso fez-me muito bem e aprendi muitíssimo sobre a tomada de decisões e resolução de problemas por mim próprio e penso que ganhei também em bom senso.

DicasVenda a sua personalidade, mas conserve a alma.

• Seja honesta/o consigo mesmo, mas ao mesmo tempo generosa/o.

• Discuta com os amigos e colegas os seus pontos fortes e fracos. Quando pensar nos seus interesses, seja o mais abrangente possível. Interesses não são apenas as actividades de lazer, podem estar relacionados com o trabalho, por exemplo, tecnologia da informação; com o lar, por exemplo, receber amigos ou desenhar o jardim; ou com a participação na comunidade, por exemplo, membro da associação de pais e professores.

• Estabeleça uma relação entre todas as suas actividades e aptidões e o emprego a que se candidatou.

Referência: HODGSON, Susan. Respostas Brilhantes para Entrevistas de Emprego, 2008, Academia do Livro.

Pergunta:Já empregámos anteriormente licenciados e mostraram ser bons ao nível das ideias, mas um pouco fracos a dar andamento ao trabalho. Como é que eu sei que não será também assim consigo?

Exemplo de resposta:Enquando estudava, trabalhei em part-time num restaurante local e isso ensinou-me a lidar com os clientes, a coordenar o meu trabalho com o restante pessoal e a perceber onde é que que havia trabalho à espera. Ao trabalhar em projectos conjuntos com outros estudantes, aprendi assumir a responsabilidade pela minha parte do trabalho. Acredito que posso oferecer a esta empresa muitas aptidões laborais adquiridas previamente e a minha licenciatura é apenas uma parte desse todo.

Elite Guia do Fórum Lisboa 201330

Page 35: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Perguntas que poderá fazer aos entrevistadoresEstas perguntas são apenas exemplos de perguntas que poderá fazer, de acordo com a empresa, o sector de actividade e a posição à qual se está a candidatar.

• Que tipo de formação me será dada se obtiver esse emprego?

• Quais são os planos de carreira em potencial que podem estar disponíveis para mim?

• Em que novos mercados a empresa está actualmente a considerar entrar?

• Esta empresa fornece algum modelo de gestão em particular?

Dicas•Aproveite a oportunidade para saber mais sobre a empresa, do trabalho

que desenvolve e do papel que poderá vir a desempenhar nela.

•Lembre-se de que esta é uma oportunidade útil para si.

• Preparar-se antes da entrevista pode ajudar a pensar em algumas perguntas pertinentes, que indicam que o candidato veio preparado na sua abordagem aquele trabalho e que pensou a sério no seu futuro naquele contexto, nas necessidades de formação e na maneira que a empresa poderia recompensar o seu esforço.

• Faça perguntas que dêem a entender que vai permanecer na empresa durante algum tempo e que está a pensar a longo prazo. Não faça perguntas para as quais já recebeu resposta.

• Não desperdice o tempo do entrevistador a tentar desesperadamente encontrar uma pergunta para fazer.

MENA Tel: +971 4 448 9260ASIA Tel: +91 80 6533 3362USA Tel: +1 203 226 2882EUROPE Tel: +44 20 7834 7676

e-mail: [email protected] web: www.alaincharles.comwww.oilreviewafrica.com

Serving the world of business

Page 36: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Vanessa dos Santos foi recrutada no Fórum de Recrutamento Lisboa 2012 e trabalha como Engenheira Industrial na Total-EP Angola.A minha experiência durantee depois do fórumTive conhecimento do fórum através de uma familiar que já tinha participado no fórum anterior. A minha experiência foi óptima, o fórum estava muito bem organizado e os stands tinham todas as informações necessárias para os candidatos perceberem o que as empresas procuravam e quais as oportunidades de trabalho em aberto em cada empresa. Desta forma, a entrega dos currículos foi bastante facilidade e orientada para cada área específica. Após o evento fui contactada por algumas empresas e seleccionei as que melhor se enquadravam com a minha formação académica, sendo que, a Total-EP Angola foi a que melhor se enquadrou.

A opção pela Total-EP AngolaO meu interesse pela Total manifestou-se devido à valorização e estímulo ao desenvolvimento profissional dos seus colaboradores e ao pacote de benefícios bastante apelativo. A Total é uma empresa que se preocupa não só com o desenvolvimento profissional do colaborador mas também com o seu bem-estar. Após uma análise da proposta, conclui que a Total vai ao encontro aos meus objectivos profissionais e pessoais.

Etelvina Paim foi recrutada no Fórum de Recrutamento Lisboa 2012 e trabalha como Coordenadora de Formação na Total E-P Angola.

A minha experiência no fórumTive conhecimento do fórum pelo convite que recebi da Elite, por email e posteriormente reforçado pelo feedback positivo de amigos que participaram. Achei o fórum muito bem organizado e com uma oferta ampla e de qualidade, consolidada pela presença de empresas de renome e sólidas no mercado. Organizei-me no sentido de responder às diferentes entrevistas agendadas e, simultaneamente, de conhecer outros stands.

A minha experiência no fórum Fui contactada previamente para ser entrevistada no fórum e no dia das entrevistas aproveitei para deixar mais currículos. Após isso, recebi outras propostas e fui analisando as ofertas ao longo do processo de recrutamento.

um mundo de benefíciosAcabei por compreender a Total-EP Angola como um veículo de crescimento profissional, portanto a escolha pela empresa tornou-se fácil. Para mim, os 3 melhores aspectos em relação à empresa são a interacção com a equipa, o pacote de benefícios e a experiência adquirida.

Os meus conselhos aos candidatosAos candidatos, sugiro que se apresentem devidamente e que tenham uma ideia clara dos seus objectivos profissionais e como vão apresentá-los nas entrevistas.

Testemunhos de candidatos

um mundo de benefíciosA Total tem me ajudado a atingir os meus objectivos, proporcionando-me formações relacionadas com a minha integração na vida e política da empresa. É uma empresa bastante inovadora, oferece condições bastante vantajosas aos seus colaboradores, tanto a nível profissional como pessoal.

Os meus conselhos aos candidatosDiria aos candidatos para irem preparados para o fórum. Fazerem escolha antecipada das empresas a que querem se candidatar e um estudo sobre a empresa e a posição a que se candidatam. Se a empresa for estrangeira e a entrevista for em inglês, aconselho a preparam algumas respostas para diminuir o nervosismo e aumentar a confiança.

Elite Guia do Fórum Lisboa 201332

Page 37: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Marília Garrido Gomes foi recrutada no Fórum de Recrutamento Lisboa 2012 e trabalha como Técnica de Recursos Humanos na Sonils.

A minha experiência durantee depois do fórumTive conhecimento do fórum através de pesquisas na internet e pareceu-me a oportunidade ideal para ficar a conhecer as grandes empresas presentes em Angola, sendo mais fácil perceber o que procuram e onde as minhas qualificações poderiam encaixar melhor. Depois do fórum fui contactada por diversas empresas, como foi o caso da Sonils, empresa sobre a qual recaiu a minha escolha.

A opção pela SonilsOptei pela Sonils dado que é uma empresa que ocupa uma sólida posição no mercado Angolano e as suas perspectivas de crescimento no sector são bastante elevadas. A sua política de gestão de carreira define os critérios de evolução profissional, levando a que os colaboradores ambicionem mais e melhor. Para mim, os 3 melhores aspectos em relação à empresa são a formação contínua dos colaboradores, a polivalência e a perspectiva de carreira.

Os meus conselhos aos candidatosO meu conselho é que se informem sobre que empresas irão estar presentes, qual a sua área de actuação, as suas necessidades e que perfis de candidatos procuram. É importante fazer uma pesquisa de forma a perceber que empresas mais vos interessam e às quais vocês também podem interessar.

Jairo Tavira foi recrutado no Fórum de Recrutamento Lisboa 2012 e trabalha como Engenheiro de Processos e Optimização na Chevron.

A minha experiência no fórumTomei conhecimento do fórum através de amigos que já tinham participado em eventos anteriores, então decidi tentar a minha sorte, dado que eles tinham tido experências bastante gratificantes. Foi possível o contacto com grandes empresas que operam em Angola e ter, imediatamente, imensas entrevistas. Durante e após o fórum recebi algumas propostas de emprego e mais alguns contactos para entrevistas, como foi o caso da Chevron.

A opção pela Chevron A minha escolha recaiu sobre a Chevron não só por ser uma das maiores empresas multinacionais que operam no sector da energia, mas também porque têm um desenvolvimento de carreira planeado, estimulante e com óptimas condições. É uma aprendizagem contínua, dentro da Chevron é possível seguir por diversas áreas mediante um bom desempenho do colaborador. O clima de camaradagem e cooperação reforçam diariamente a minha certeza que tomei a decisão certa para o desenvolvimento da minha carreira.

um mundo de benefíciosA escolha não foi difícil, sendo a Chevron uma das maiores empresas multinacionais e uma excelente oportunidade para aprender e crescer profissionalmente, a minha decisão estava facilitada. Para mim, os 3 melhores aspectos da Chevron são o crescimento e progressão profissional, o pacote de benefícios e o espírito de equipa existente.

Os meus conselhos aos candidatosEu aconselhria um candidato a fazer um estudo prévio sobre as empresas e a sua intervenção a nível nacional e internacional, de modo a verificar se existe uma afinidade entre os seus objectivos de carreira e as necessidades da empresa. Ser honesto para consigo e para com os empregadores estabelece uma primeira relação de confiança que deve ser nutrida ao longo de todo o processo de selecção.

33Elite Guia do Fórum Lisboa 2013

Page 38: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Notas

Elite Guia do Fórum Lisboa 201334

Page 39: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013
Page 40: Guia do Fórum para Angola, Lisboa 2013

Ficha técnicaPropriedadeDirector Geral, Fóruns de Recrutamento Miguel Vieira

Director Geral, Procura e Selecção nick Jesani-Lee

Director Executivo Rudolph Botha

Directora de Recrutamento e Formação Gisela Gonçalves

Directora de Eventos Jessica Mason

Gestor de Desenvolvimento de Negócio Telmo Faria

Líder da Equipa de Recrutamento Vanessa Ressurreição

Consultoras de Recrutamento Adama djalo, Fabiana Alves, neuza Ananias

Gestora de Eventos Bárbara Freitas

Sub-gestora de Eventos Sophie Fresle

Gestora de marketing e Comunicação daniela Rubbo

Relações Públicasdanilo Gonçalves

Embaixadores EliteThompson Tomás, denise Camal, Euclides Romão

ContactosElite Great Portland StreetLondres W1WReino Unido +44 (0) 203 195 9540www.eliteic.net

impressãoGm Oficina de Artes Gráficas, Lda