angola Águas subterrâneas em angola - river awareness kit

2
Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth Favor fornecer feedback! Clique para detalhes A Gestão dos Recursos Hídricos Introdução A Demanda de Água Infra- estruturas de Água Barragens e Infra- Estruturas Sistemas de Transferência Serviços de Águas Subterrâneas Angola Namíbia Impactos das Mudanças Climáticas Infra- estruturas de Irrigação Operação e Manutenção das Infra- estruturas Reabilitação e Futuro Desenvolvimento Águas Residuais O Valor da Água Monitorização dos Recursos Investigação e Desenvolvimento Referências send a general website comment Você está aqui: Início >A Gestão dos Recursos Hídricos >Infra- estruturas de Água > Serviços de Águas Subterrâneas >Angola Águas Subterrâneas em Angola As estimativas dos recursos de água subterrâneas renováveis em Angola apontam para cerca de 58 km³/ ano. Embora haja poços por todo o país, as reservas de água subterrânea não são, em geral, desenvolvidas de forma significativa devido à fácil disponibilidade de água de superfície. Os aquíferos mais importantes encontram- se em depósitos sedimentares. A profundidade da água subterrânea varia entre 10 e 30 m no Planalto Central à volta do Huambo, entre 5 e 30 m na zona costeira e 200 m nas zonas semi- áridas do sul da bacia do rio Kunene onde a produção dos poços é muito baixa (FAO 2005). A extracção de água com uma bomba manual de água na Província de Kunene, Angola. Fonte: Tump 2006 ( clique para ampliar ) Águas Subterrâneas na Bacia Apesar da profundidade a que se encontram as águas subterrâneas, um inventário dos pontos de água, realizado em 1975, mostrou que a maioria dos poços (mais de 2 000) se encontrava no sudoeste do país, dentro ou à volta da bacia do rio Kunene. Há uma baixa precipitação aqui e, além do rio, há poucas outras fontes de água. Cerca de 40 % dos poços do país estão situados na Província de Kunene, 30 % na Huíla e 15 % no Namibe. Cerca de 70 % do gado encontra- se nestas províncias (GoA 2005). Assim, os poços destinam- se, principalmente, a satisfazer as necessidades domésticas e pastoris e a produtividade dos poços é, geralmente boa ou muito boa, equivalendo a um valor entre 1 e 10 litros por segundo. A recarga de água subterrânea nesta área é muito baixa e, segundo os resultados de modelos das águas subterrâneas, elaborados em 1996, o próprio aquífero é vulnerável a um excesso de exploração. Portanto, aconselha- se que haja cuidado no uso dos recursos hídricos subterrâneos na zona do Kunene a fim de se evitar o aparecimento de problemas relacionados com o esgotamento do aquífero (LNEC 1996). Próxima: Águas Subterrâneas na Namíbia Explore as sub- bacias do rio Kunene Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene Investigue as barragens e açudes na bacia do rio Kunene Examine o comércio de água virtual e a pegada de água dos países da SADC Explore como as barragens produzem energia hidroeléctrica

Upload: others

Post on 29-Apr-2022

24 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Angola Águas Subterrâneas em Angola - River Awareness Kit

Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth

Favor fornecer feedback! Clique para detalhes

A Gestão dos Recursos Hídricos

  IntroduçãoA Demanda de ÁguaInfra- estruturas de Água

  Barragens e Infra- Estruturas

  Sistemas de Transferência

  Serviços de Águas SubterrâneasAngola

  Namíbia

  Impactos das Mudanças Climáticas

  Infra- estruturas de Irrigação

  Operação e Manutenção das Infra- estruturas

  Reabilitação e Futuro Desenvolvimento

  Águas ResiduaisO Valor da ÁguaMonitorização dos RecursosInvestigação e Desenvolvimento

  Referências

 

send a general website comment

Você está aqui: Início>A Gestão dos Recursos Hídricos >Infra- estruturas de Água >Serviços de Águas Subterrâneas >Angola

Águas Subterrâneas em Angola  

As estimativas dos recursos de água subterrâneas renováveis em Angola apontam para cerca de 58 km³/ ano. Embora haja poços por todo o país, as reservas de água subterrânea não são, em geral, desenvolvidas de forma significativa devido à fácil disponibilidade de água de superfície. Os aquíferos mais importantes encontram- se em depósitos sedimentares. A profundidade da água subterrânea varia entre 10 e 30 m no Planalto Central à volta do Huambo, entre 5 e 30 m na zona costeira e 200 m nas zonas semi- áridas do sul da bacia do rio Kunene onde a produção dos poços é muito baixa (FAO 2005).

A extracção de água com uma bomba manual de água na Província de Kunene, Angola.Fonte: Tump 2006( clique para ampliar )

Águas Subterrâneas na Bacia

Apesar da profundidade a que se encontram as águas subterrâneas, um inventário dos pontos de água, realizado em 1975, mostrou que a maioria dos poços (mais de 2 000) se encontrava no sudoeste do país, dentro ou à volta da bacia do rio Kunene. Há uma baixa precipitação aqui e, além do rio, há poucas outras fontes de água. Cerca de 40 % dos poços do país estão situados na Província de Kunene, 30 % na Huíla e 15 % no Namibe. Cerca de 70 % do gado encontra- se nestas províncias (GoA 2005). Assim, os poços destinam- se, principalmente, a satisfazer as necessidades domésticas e pastoris e a produtividade dos poços é, geralmente boa ou muito boa, equivalendo a um valor entre 1 e 10 litros por segundo.

A recarga de água subterrânea nesta área é muito baixa e, segundo os resultados de modelos das águas subterrâneas, elaborados em 1996, o próprio aquífero é vulnerável a um excesso de exploração. Portanto, aconselha- se que haja cuidado no uso dos recursos hídricos subterrâneos na zona do Kunene a fim de se evitar o aparecimento de problemas relacionados com o esgotamento do aquífero (LNEC 1996).

 

Próxima: Águas Subterrâneas na Namíbia

 

Explore as sub- bacias do rio Kunene

Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene

Investigue as barragens e açudes na bacia do rio Kunene

Examine o comércio de água virtual e a pegada de água dos países da SADC

Explore como as barragens produzem energia hidroeléctrica

Page 2: Angola Águas Subterrâneas em Angola - River Awareness Kit

send a general website comment

report a specific comment about this page