guerra ação do sindicato empresa de tecnologia365dff12-870f-4d9d-828b-b304... · negociação de...

4
PÁGINA 3 PÁGINA 4 PÁGINA 2 Centrais apreciam hoje relatório contra terceirização M.Shimizu se muda de São Paulo para São Bernardo com investimento em produção nacional. Todos no combate à violência contra mulher Quarta-feira 30 DE NOVEMBRO DE 2016 Edição nº 3994 WWW.SMABC.ORG.BR ADONIS GUERRA AÇÃO DO SINDICATO TRAZ EMPRESA DE TECNOLOGIA AO ABC

Upload: vuque

Post on 04-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Página 3

Página 4Página 2

Centrais apreciam hoje relatório contra terceirização

M.Shimizu se muda de São Paulo para São Bernardo com investimento em produção nacional.

Todos no combate à violênciacontra mulher

Quarta-feira30 de noveMBro de 2016

edição nº 3994

www.SMaBC.org.Br

adonis guerra

ação do SindiCaTo Traz eMPreSa de TeCnologia ao aBC

fotos: divulgação

jane de araújo/agência senado

Notas e recados

TiTanic afundando – 1O Partido Socialismo e Liber-dade protocolou na Câmara o pedido de impeachment de Temer, alegando crime de res-ponsabilidade.

TiTanic afundando – 2Temer é acusado de pressio-nar o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, para liberar a construção de um edifício em Salvador em favor de Geddel (foto).

direiTo à memória

A Comissão de Memória e Verdade recomenda a integra-ção de informações da Polícia Civil e dos Institutos Médicos Legais para resolver desapare-cimentos.

Saúde SucaTeada

Caso a PEC 55 seja aprovada a disputa por leitos no SUS aumentará, já que as perdas estimadas para a saúde em 20 anos são de R$ 434 bilhões.

deSigualdade

Estudos do Dieese mostram que a reforma proposta no en-sino médio afasta o aluno mais pobre da escola para beneficiar cursinhos pagos.

inTolerância religioSa

A diretora de uma escola no Pará tentou proibir alunos de apresentarem um trabalho para a Feira da Cultura, sobre uma mensageira do candomblé.

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 30 de novembro de 2016

CUT e CenTraiS SindiCaiS Se reúneM hoje CoM ParlaMenTareS Para Barrar TerCeirização A CUT e demais centrais

sindicais se reúnem hoje, às 15h, em Brasília, com par-lamentares, para discutir o relatório final sobre o projeto que regulamenta a terceiriza-ção, o PLC 30.

O acordo foi feito na úl-tima quarta-feira, dia 23, quando representantes das centrais sindicais estiveram com o presidente do Senado, Renan Calheiros, PMDB-AL, e fizeram pressão contrária ao projeto.

Na ocasião, eles concorda-ram com o teor da redação do senador Paulo Paim, PT-RS, relator da matéria, cujo texto final não prevê a possibilida-de de terceirização de mão de obra nas atividades-fim.

Nesta quarta, o senador apresentará novo relatório do PLC 30/2015 que será discutido com os represen-tantes. A votação ainda não está agendada.

“Estamos buscando um grande acordo para a votação. Sinto que as duas casas estão

com a compreensão de que é injusta a retirada de direitos dos trabalhadores. Todos concordam que a atividade-fim não pode ser terceirizada. Temos sim é que incorporar os mais de 12 milhões de ter-ceirizados na legislação social trabalhista do nosso País. Es-tou confiante”, afirmou Paim após o encontro.

A CUT, junto a integran-tes de cada ramo, trabalhou para sensibilizar os senado-res e lembrar que as duas propostas, PLC 30/2015 e PL 4302/98, prejudicam os trabalhadores.

CoNtra PEC 55Até o fechamento desta

edição de a Tribuna, traba-

lhadores, estudantes, inte-grantes de movimentos so-ciais e a população em geral ocupavam as ruas de Brasília para protestar contra a vota-ção da PEC 55, que congela gastos na saúde, educação e outros investimentos sociais durante 20 anos. A ação foi convocada pela CUT e outras 17 organizações sociais.

atENÇÃo Para aS CoMPraS PELa INtErNEt

Confira seus direitos

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

Todo final de ano, intensificamos as compras para festejarmos mais um ano que se passou. Todos os cuidados devem ser maiores se for realizada compras via internet.

As compras via internet são uma forma de agilizar, pois além de cômodo, permite a comparação de melhores preços e o rece-bimento da compra em casa.

Porém, devemos ter algumas cautelas, como por exemplo, comprar apenas em sites de confiança, procurar referências

com pessoas que já realizaram esse tipo de compra, pesquisar sobre o site e produtos, nunca fornecer senha de cartão bancário e obter dados sobre o estabelecimento virtual e o produto.

Em toda compra efetuada via internet, devemos ter o cuidado de pedir confirma-ção do CNPJ da empresa vendedora, bem como verificar se a situação cadastral está ativa na Receita Federal.

Importante ainda verificar a idoneidade da empresa e se realmente ela existe, inclu-

sive, sempre observar se o telefone da em-presa é um número fixo, e ao ser atendido confirmar o endereço da mesma.

Caso a empresa se recusar a fornecer todos os dados, alegando para tanto que trata-se de loja apenas virtual, desconfie, pois isto não é permitido.

É nosso direito, ao efetuar compras via internet, questionar, sendo dever das empresas fornecer todas informações ne-cessárias para um melhor esclarecimento e entendimento.

SangueAgenda

Para Sebastiana Soares Correia, madrinha do companheiro Laurindo Pirangi, trabalhador no setor de GPS na Toyota. Santa Casa. Avenida João Rama-lho, 326, Centro, Santo André. Segunda a sábado, das 8h30 às 14h. Tel. 4433-3600.

Para Emily Alves da Silva, amiga da companheira Bárbara de Lima Ferrei-ra, trabalhadora no setor de vendas na Panex. Hospital Mário Covas. Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Santo André. Segunda a sábado das 8h às 13h. Tel. 2829-5000.

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Departamento Jurídico

O deputado estadual Barba convida a todos os trabalhadores e trabalhadoras para o Conselho Político e Prestação de Contas do Mandato que terá como tema “Uma Reflexão Sobre a Conjuntura e os Caminhos da Esquerda”. No próximo sábado, dia 3, às 8h30, na Sede.

Os companheiros na Revoluz, em Diadema, elegem hoje seus representantes de Cipa. Vote em Antonio Artur, na manutenção Amanes; Paulo Gomes, na serralheria Amanes; Igor Alves, no almoxarifado Revoluz; Jacira de Castro, na qualidade Revoluz; e Carlos Alberto da Silva, o Carlão, na prensa Revoluz. Eles são apoiados pelo Sindicato, comprometidos e bem preparados para defender as condições de saúde e segurança dos trabalhadores.

CoNSELho PoLítICo E PrEStaÇÃo dE CoNtaS

ELEIÇÃo dE CIPa Na rEvoLuz

fotos: adonis guerra

smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 30 de novembro de 2016

M.ShiMizU Chega a São Bernardo CoM inveSTiMenTo na indúSTria naCional

Ao investir em pro-dução nacional, a empresa M.Shimizu

prepara a sua mudança de São Paulo para o terreno de 46 mil m² onde ficava a Mag-neti Marelli, em São Bernar-do. A fábrica atualmente fica na Avenida Santo Amaro e se expandiu com a produção do primeiro sistema de aperto eletrônico brasileiro até ocu-par dez sobrados no entorno.

“É importante a lógica e a consciência de desenvolver a indústria nacional e, a partir disso, o Brasil ter uma in-dústria competitiva que gera empregos de qualidade e me-lhor remuneração”, afirmou o diretor de Organização do Sindicato, José Roberto No-gueira da Silva, o Bigodinho, que visitou a empresa em São Paulo na quinta-feira, dia 24.

“Os metalúrgicos do ABC defendem o conteúdo local nos grandes projetos do País para gerar empregos aqui. Os empresários também tem que fazer a parte deles para fortalecer a indústria brasileira e desenvolver a tecnologia nacional, não é só esperar subsídio do go-verno”, ressaltou.

O presidente da empresa, Mitsuru Shimizu, contou que seus concorrentes são de outros países. “As empresas de fora compram aço bra-sileiro por tonelada e ven-dem o produto de volta por grama. Não pode ser assim,

busca por melhorias nos processos de produção.

São 150 trabalhadores e a expectativa é aumentar as vagas nos próximos anos.

A vinda da empresa para São Bernardo teve a interven-ção do Sindicato. O primeiro contato foi durante uma negociação de PLR e plano de carreira com o CSE na Mercedes, em São Bernardo, e coordenador da Comissão de Metalúrgicos do ABC com Deficiência, Sebastião Ismael de Sousa, o Cabelo, já que a M.Shimizu presta serviços para a montadora.

“Soube que a fábrica tinha projeto de lançar a máqui-na nacional e precisaria de um local maior. Vimos que é a inovação que o Brasil precisa, apresentamos ao presidente do Sindicato, Rafael Marques, que levou ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho”, relembrou Cabelo.

Shimizu contou que havia um ‘terrorismo’ para não ir ao ABC. “O Sindicato con-quistou a confiança e tirou a imagem que eu tinha de sindicalismo. O local é es-tratégico, próximo das mon-tadoras que atendemos e das universidades do ABC”, disse. “Quero investir em inovação e desenvolver pro-jetos de nacionalização de equipamentos e melhoria de processos em conjunto com universidades”, concluiu.

temos que ter valor agregado nos produtos produzidos aqui no Brasil”, defendeu.

“Tudo era importado an-

tes e conseguimos produzir aqui, desde o software que vai na máquina até chegar ao produto final”, continuou.

O empresário também in-veste no modelo de indústria 4.0, que utiliza a aplicação de tecnologia avançada na

A delegação da Chapecoense estava no avião que caiu em Medellín, na Colômbia. O acidente deixou ao menos 75 mortos.

O time disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. O jogo que aconte-ceria hoje foi suspenso.

A CBF divulgou que a final da Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético-MG também está suspensa por tempo indefi-nido.

Corinthians, Palmeiras, San-tos, São Paulo, Portuguesa e Coritiba se ofereceram para emprestar atletas gratuita-mente para a Chapecoense durantes as próximas três temporadas.

O time da Alumbra foi Cam-peão Regional do Estado de São Paulo na modalidade futsal dos jogos do Sesi e vai disputar a final estadual nos dias 3 e 4 de dezembro, em Rio Claro.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

Tribuna Esportivadivulgação

fotos: edu guimarães

dorival elze/cut

4 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Estagiária: Girrana Rodrigues. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

smabc.org.br

aTividadeS MarCaM dia inTernaCional de CoMBaTe à violênCia ConTra aS MUlhereS

Para marcar o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres, na última sexta, dia 25, as Metalúrgicas do ABC partici-param de diferentes atividades na semana passada.

A diretora executiva do Sindi-cato e primeira vereadora negra eleita por São Bernardo, Ana Nice Martins de Carvalho, participou da comemoração dos 30 anos da Comissão da Mulher Trabalhado-ra da CUT. “Esses 30 anos foram de muita conquista, de avanços e do aumento da participação das mulheres nos ramos filiados à Central Única dos Trabalhadores”, declarou.

No dia 22, a Comissão das Metalúrgicas do ABC entregou a edição especial da revista sobre a violência contra a mulher para os trabalhadores na Mercedes, em São Bernardo.

“Esta revista foi o grande marco deste ano, ela reforça que é preci-so humanizar a nossa categoria. Ainda existe uma forma muito agressiva, mesmo que verbalmente, de o homem tratar a mulher, seja em casa, nas ruas ou dentro das fábricas, e isso também é violência. Precisamos romper com o silêncio”, afirmou a coordenadora da Comis-são, Maria do Amparo Ramos.

“A entrega foi muito bem aceita na empresa, o pessoal gostou bas-tante e hoje vemos muitos lendo a revista em horário de lazer. O conteúdo estimula o debate e isso é muito importante”, afirmou a CSE na montadora, Cristina Aparecida Neves.

25 dE NovEMbro dE 1960A data de 25 de novembro de

1960 ficou conhecida mundialmen-te por conta do maior ato de vio-lência cometido contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Mi-nerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por justiças sociais de seu país, a República Dominicana, foram perseguidas, diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura simulou um acidente.

Em 1981, durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em Bogotá, na Colômbia, o dia 25 de novembro foi escolhido em homenagem às três irmãs ativistas políticas.