granja news 30

20
Cotia, Maio de 2012 • Edição 30 • Ano II • www.granjanews.com.br A dificuldade da AES Eletropaulo de prestar serviço de qualidade em um momento de emergência na cidade, não tirou por completo o bom-humor do cidadão. José Silva sugeriu incluir no kit de sobrevivência do granjeiro, um celular, um rádio e velas – é assim que ele se vira para enfrentar a escuridão na casa em que vive, no condomínio Fazendinha. PÁG. 5 TURISMO Nova Zelândia, uma ilha de muita aventura PÁG. 20 PLANETA PET Seu Pet pode salvar vidas PÁG. 15 SUSTENTABILIDADE Construção Sustentável, por Carlos Tonezzer PÁG. 9 NOTÍCIAS DA REGIÃO PÁGS. 12 e 13 TEATRO Programação de Maio / Junho do Centro Cultural Wurth PÁG. 18 GRANJEIRA DO MÊS A cantora, atriz e dançarina Negra Li PÁG. 7 “GRANJA VIANA QUE ME SEDUZ ... DE DIA FALTA ÁGUA, A NOITE FALTA LUZ “

Upload: jornal-granja-news

Post on 21-Jul-2016

238 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

O Jornal da Granja Viana, Cotia e região. www.granjanews.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Granja News 30

Cotia, Maio de 2012 • Edição 30 • Ano II • www.granjanews.com.br

A dificuldade da AES Eletropaulo de prestar serviço de qualidade em um momento de emergência na cidade, não tirou por completo o bom-humor do cidadão. José Silva sugeriu incluir no kit de sobrevivência do granjeiro, um celular, um rádio e velas – é assim que ele se vira para enfrentar a escuridão na casa em que vive, no condomínio Fazendinha. pág. 5

Turismo Nova Zelândia, uma ilha de muita aventura pág. 20

PlaneTa PeTSeu Pet pode salvar vidas pág. 15

susTenTabilidadeConstrução Sustentável, por Carlos Tonezzer pág. 9

noTícias da regiãopágs. 12 e 13

TeaTro Programação de Maio / Junho do Centro Cultural Wurth pág. 18

granjeira do mêsA cantora, atriz e dançarina Negra Li pág. 7

“granja Viana que me seduz ...de dia falTa água, a noiTe falTa luz “

Page 2: Granja News 30

2maio de 2012 • edição 30www.granjanews.com.br

acesse www.granjanews.com.br e confira as notícias atualizadas

diariamente da granja Viana, cotia e região.

diretores: Rodrigo Rodrigues ([email protected]) e Violeta Rodrigues ([email protected]). editora: Inês Méndez ([email protected]) redação: Granja News (GN) [email protected] editor de arte: Rogério Loconte ([email protected]). Publicação: Mensal. Tiragem 12.000 exemplares. Distribuição Gratuita. Os artigos assinados não refletem a opinião do jornal Granja News sendo de inteira responsabilidade de seus autores. Os colunistas e colaboradores não mantém vinculo empregatício com o Jornal e não estão autorizados a comercializarem suas colunas.

Único jornal da região audiTado Pelo anuncianTe

Leia. Dê sua opinião. Mande sugestões. Sua participação é muito importante. Você é nosso melhor parceiro!CNPJ 11.216.803/0001-62

Para anunciar ligue(11) 8692.9616/2855.1878

ediTorial

Violão popular e clássico, guitarra, flauta doce. Teoria, percepção,

harmonia e improvisação.

AULAS DE MÚSICA EM DOMICÍLIO

Prof. Marcos GamaBacharel em música

Fone 4247-1077/8143-6085

CAMARGO VIANA E AMAROADVOCACIA E CONSULTORIA JURÍDICA

Profissionais com mais de20 anos de experiência.Graduados, mestres e

doutores pela Faculdade deDireito da USP

Rua José Felix de Oliveira, 828 cj 11 - Granja Viana

Telefax: + 55 (11) [email protected]

Nesta edição abordamos outro assunto de grande repercussão por parte dos granjeiros que é a falta de energia em nossa região. Apesar dos investimentos da Eletropaulo estarem aumentan-do, este serviço está longe de ser o ideal aos con-sumidores.

Flagramos diversos empresários e comerciantes com problemas devido a falta de energia, amar-gando grandes prejuízos em seus negócios. Nesta matéria, saiba como proceder caso você tenha al-gum aparelho danificado.

A novidade deste mês é a coluna de Carlos To-nezzer, falando de construção sustentável, e como convidada, trazemos a granjeira Silvia Miranda com dicas de decoração.

A todos uma ótima leitura !!!

Equipe Granja News

ALMOÇO EXECUTIVO NO RESTAURANTE SUEZ

DE TERÇA A SEXTA:

Mini couvert + Bouquet de folhas + Prato principal + Sobremesa por R$ 25,00

Estrada do Capuava, 4227 Granja Viana • CotiaTel: (11) 4616- 0241 • www.restaurantesuez.com.br

Empresa Prestadora de Serviços contrata: Porteiros e Controlador de Tráfe-go c/ ou s/ experiência, c/ ou s/ habilitação A/B, para as regiões de Cotia e Itapevi, com fácil acesso para a Rodovia Raposo Tavares, Km 33. Escala 12X36 Urgente. Empresa Oferece: Treinamento de Qualificação, Piso da categoria + VT, VR e VA de R$ 150,00. Compareça na Rua Conselheiro Nébias 1039 (próximo ao Terminal Princesa Isabel) ou metrô Santa Cecilia, munido dos seus documentos originais, de segunda a sexta-feira das 8h30 as 15h00 ou ligue 3225-1200 ramal 235 ou 08007701060 com Carolina.

REVISTAS • JORNAISLIVROS •WEB SITES

ROGÉRIO LOCONTE2091-3725 / [email protected]

DESIGNER GRÁFICO EDIÇÃO DE ARTE

Page 3: Granja News 30

3maio de 2012 • edição 30 www.granjanews.com.br

Av. São Camilo, 1169 / Loja 3 /Granja Viana www.vanessaanastacio.com.br

moda

qualidade de shoPPing, preço de rua

Por Victor de A. Lopes

Quem quiser comprar sapatos na Granja Viana já tem endereço certo: Vanessa Anastácio, loja aberta recen-temente no Viana Center, centro comercial localizado na Avenida São Camilo, em frente à entrada principal do Alphaville. Com um conceito diferenciado, a loja procura não só oferecer preços aces-síveis para produtos tão bons quanto os encontrados em shoppings, mas também cons-truir a própria marca. “Nossa idéia não é montar uma loja, mas sim uma marca”, diz Ro-berto Amaral, ou “Bob” como é chamado pelos amigos. Para isso, ele e sua sócia Vanessa Anastácio, que dá nome à loja, contrataram um arquiteto que

projetou designs exclusivos da marca. “O tapete, os bancos, os mostruários de acrílico, o logo, tudo foi pensado para que as clientes batam o olho em alguma parte da loja e já a identifiquem como uma Va-nessa Anastácio”, completa o proprietário.

A história da Vanessa Anastácio é curiosa: Começou como um projeto de faculda-de, quando Vanessa cursava Análise de Sistemas e precisa-va fazer um trabalho que en-volvia montar uma loja imagi-nária. “Eu criei a Vanessa para esse trabalho de faculdade. O meu professor gostou do tra-balho e brincou, perguntando se eu ia realmen-te abrir o estabeleci-

mento”. Foi durante um chur-rasco que Vanessa apresentou a idéia a Bob, que trabalha na área de TI e também queria criar um negócio. Assim nas-ceu a loja: “Juntando a fome

com a vontade de comer”, como descreve Bob.

A loja está agora expondo sua coleção de outono/inverno, com marcas tradicionais que incluem Luz da Lua, Miucha, Schutz (de quem a loja compra produtos com exclusividade) e Lilly’s Closet, mostrando a pre-ocupação da dupla em fechar parcerias de peso. “Queremos ser uma loja multimarcas”, diz Bob. Mas a Vanessa não ofere-ce só calçados: As clientes po-dem comprar cintos, carteiras, lenços, bolsas e bijuterias.

Os preços da loja são sempre menores que os do shopping, isso se dá devido à política de transparência e respeito à cliente adotada pela loja. “Como nosso cus-to é menor que o das lojas de shopping, nós repassamos isto para nossas clientes”, completa Bob. Isso sem falar no atendimento diferenciado. “Quem vem aqui aos sábados ganha até uma taça de prosec-co. Nós sempre oferecemos água, café, cappuccino, en-fim, fazemos o possível para estreitar o relacionamento com o cliente para que ele se torne nosso amigo” finalizam Bob e Vanessa.

Vanessa anasTácioAvenida São Camilo, 1169, Carapicuíba – SP

Tel.: 4169 5172 / [email protected]

Page 4: Granja News 30

4maio de 2012 • edição 30www.granjanews.com.br

gasTronomia

Av. São Camilo, 988 Granja Viana

4702-6883 4702-6923

www.tantrarestaurante.com.br

Horário de funcionamento Segunda as Sexta: Das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 23:30.

Sábado: Das 12:00 às 16:00 e das 19:00 às 23:30. Domingos e feriados: Das 12:00 às 23:30

Rua dos Manacás, 557 - Cotia/SP(11) 4777-9893

SUSHI • SASHIMI MAKISUSHIS • TEMPURÁ TEMAKI • TEPPANYAKI

COMBINADOS • PRATOS QUENTES

VENHA SABOREAR O NOSSO RODÍZIO!

risoTo de aspargos com mascarPone

modo de preparo

Refogue a cebola na manteiga, depois que estiver transparente adicione o arroz e o vinho bran-co e refogue até o vinho evapo-rar. Coloque o caldo aos pou-cos, mexendo até o grão estar cozido. Adicione os aspargos picados e finalize com o parme-são e o mascarpone.

O mascarpone é uma variedade de queijo cremoso, originário da Itália. Para fazê-lo em casa é simples.

ingredienTes1 L de creme de leite fresco• 1 limão• Modo de preparo:• Em uma tigela colocar o cre-• me de leite, espremer o limão e jogá-lo inteiro no recipiente. Deixe descansar por aproxi-madamente 6 horas na gela-deira. Depois, quando a mis-tura estiver talhada, colocar em um pano de prato e deixar escorrer até ficar somente o queijo cremoso.

INgredIeNTes

160 g de arroz arbório• 100 ml de vinho branco• 60 g de manteiga• 100 g de cebola• 100 g de parmesão• 140 g de mascarpone• Q.b. de caldo de galinha•

serve

2pessoas

resTaUraNTe sUeZestrada do Capuava, 4227

granja viana - CotiaTel.: 11 4616-0241

www.restaurantesuez.com.br

chez alex fediczko

Page 5: Granja News 30

5maio de 2012 • edição 30 www.granjanews.com.br

serviços automotivosTel.: 4169-1290

• Mecânica em Geral.• Troca de Óleo

• Ar-Condicionado - Higienização e troca do

filtro• Lavagem Automotiva• Veículos Nacionais

e Importados

Av.São Camilo, 997Granja Viana

Tel: 4169-1290

Ganhe 10% de desconto na Troca de óleo

completa

meu mundo granja

Por Victor de A. Lopes

“Falta muita energia aqui” – Se perguntassem a dez granjeiros uma das desvanta-gens de se morar e/ou traba-lhar aqui, esta provavelmente seria a resposta de pelo me-nos cinco deles. Basta caírem as primeiras gotas d’água para a oscilação na rede começar, até que todas as luzes se apa-guem por completo.

Em época de chuvas, as quedas são quase diárias, pois a Granja combina uma con-dição perigosa para o forneci-mento de energia: muitas ár-vores e linhas de transmissão quase totalmente aéreas, ou seja, compostas por fios sus-pensos entre postes. Com os ventos, o choque entre galhos e fios acaba causando danos que levam horas para serem reparados. Não é difícil en-contrar quem já ficou mais de 24 horas às escuras, perden-do a comida do refrigerador e deixando de fazer trabalhos escolares, acadêmicos, etc.

Tantos aborrecimentos acabaram tornando a AES Eletropaulo, empresa res-ponsável pelo fornecimento de energia de 24 dos 39 mu-nicípios da Grande São Paulo (incluindo todos dos quais a Granja Viana faz parte), uma

eleTroPaulo inVesTe na região mas Problemas PersisTem

espécie de persona non grata para os moradores daqui.

Contudo, a empresa pa-rece estar investindo para diminuir os problemas. Há algumas semanas, vários ca-minhões e picapes da Eletro-paulo têm sido vistos circu-lando pelas ruas do bairro e fazendo intervenções em pos-tes e árvores. Procurada pela reportagem do Granja News, a assessoria de imprensa da Eletropaulo informou que a estatal está, de fato, dando atenção especial à região.

Segundo eles, 65 mil pes-soas serão beneficiadas pe-los 200 reparos de melhoria que estão sendo feitos, parte de uma ação de manutenção preventiva que deve contem-plar 75% da rede. Ainda, 400 árvores serão podadas. Elas são uma das principais causas das interrupções de energia, pois os ventos acabam fazen-do com que seus galhos se partam ou se entrelacem com os fios.

Ainda há muito o que ser feito, contudo: muitas ruas tem trechos não-iluminados, e ainda ocorrem algumas in-terrupções de energia – uma série delas, inclusive, ocorreu enquanto esta matéria era es-crita. Das 21h às 23h, escuri-dão, e até a 0h, uma série de

oscilações.Recentemente, a Eletro-

paulo foi apontada como uma das dez piores empre-sas fornecedoras de energia do país, num cálculo que le-vou em conta a quantidade e a duração das interrupções de energia em regiões sob os cuidados de 33 companhias. O ranking foi montado pela Agência Nacional de Ener-gia Elétrica (Aneel) e dividido em dois grupos: um com as

grandes distribuidoras, com mercado anual superior a 1 terawatt por hora (no qual a Eletropaulo se encaixa), e ou-tro com as que não chegam a esse valor.

Teve algum aparelho dani-ficado por uma falha elétrica? Você pode ser indenizado por isso. O site da Eletropaulo mantém uma área para pedi-dos de indenização. O cliente deve apresentar o pedido em até 90 dias após a ocorrên-

cia, descrevendo o problema ocorrido, a data e horário em que ele aconteceu, e as carac-terísticas gerais do aparelho (marca, modelo, tensão, etc). Além da internet, o cliente prejudicado pode solicitar o serviço nas Lojas e Rede Con-veniada de Atendimento ou pelo telefone 0800 72 72 120. Lembre-se que o atendente pedirá o número da instalação (disponível na conta de luz) e do CPF do titular.

Promoção do mês: Cloro HTH 10 kg e Genco 3x1

10 kg, por R$ 120,00 cada

Estrada Fernando Nobre, 1352 / Beverly Hills - Jandira/SPTels: (11) 3432-0809 / 4618-9556 • www.paradisopiscinas.com.br

“TUDO PARA PISCINAS”

“DELIVERY DE PRODUTOS QUÍMICOS”

EUROCRAFT INDÚSTRIA E CO-MÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPOR-TAÇÃO S/A., inscrita no CNPJ/MF sob nº 10.306.996/0001-11, sob o NIRE 33.300.290.087, Torna público que requereu na CETESB de forma concomitante a Licença Prévia e a Li-cença de Instalação para Construção de Embarcações para Esporte e Lazer na cidade de Vargem Grande Paulista, Estado de São Paulo, na Rua Avelino Soares Rodrigues, Bairro Portão Ver-melho, n° 455, CEP 06730-970.

Page 6: Granja News 30

6maio de 2012 • edição 30www.granjanews.com.br

Por renato moro giannico

[email protected]

holísTica

Percebo muitas vezes que para permanecermos em um equilíbrio mental e emocional diante de situa-ções desgastantes precisa-mos muitas vezes de uma força, uma vontade interna fora da qual normalmente temos. E é neste milésimo de segundo, nesta hora de abrir as comportas e esva-ziar a represa de ou puxar as rédeas e determinar o curso da carruagem, é que faz a toda diferença exercer esta percepção da impor-tância de se manter em si.

Por questões de segun-dos, podemos tomar uma atitude que certamente

Isto não é novidade para ninguém, mas é até engraçado ver a quanti-dade de situações na qual alteramos o nosso humor a ponto de cometer uma atitude explosiva, seja no trânsito, no trabalho, com os filhos, sócios, amigos, marido e mulher. Cer-tamente sempre existira situações conflitivas em nossas vidas. E ao con-trário do que muitos pen-sam, estas situações são extremamente importan-tes para que possamos também mudar crenças e padrões de comportamen-tos; pois sempre que há

gerenciando conflitos

Conseguir olhar com outros olhos, analisar as situações de forma

dinâmica, enxergando diferentes prismas e percepções, acredito que isto seja o mais difícil, mas também

o mais enriquecedor.

nos arrependeremos de-pois, como sempre sabe-mos. Mas são nestes mo-mentos que precisamos colocar em prática uma querer, uma força maior para nos serenizar diante da situação.

A palavra Zen significa estar em harmonia com tudo e com todos, e para buscarmos um equilíbrio emocional e mental, se-reno e tranqüilo, precisa-mos muitas vezes usar a força do querer, a força do praticar esta decisão em momentos difíceis que exigem um respirar pro-fundo e deixar que o ego não fale mais alto que a razão. Já diziam os filóso-fos que feliz é aquele que superou o ego.

um conflito externo tam-bém esta ocorrendo um conflito interno.

Então, manter-se tran-qüilo diante de um confli-to é a melhor maneira de gerenciá-los como sempre soubemos, porém mais importante que isto, é ab-sorver o que este conflito pode nos trazer de mudan-ças, pois se nos deixamos levar pela situação confli-tiva e de caos, apenas esta-remos gerando mais con-flitos e mais caos em vez de soluções. Pense nisto e pratique, como numa gi-nástica, o trabalho de um desarmador de bombas, que com muita cautela e paciência vai desarmando algo totalmente explosivo e danificador.

Paisagismo

outonoUm dos segre-

dos para quem quer ter sucesso naquilo

que faz, é saber anteci-par as condições futu-

ras. Ao antecipar, você se prepara para quando as condições adversas chega-rem e assim poderá supe-rar as dificuldades que se apresentarem. Como já diz um velho ditado: é melhor prevenir do que remediar.

O outono se aproxima e agora é a hora de você cui-dar da adubação e limpeza de seu jardim, antes que ele chegue e destrua boa parte do investimento de tempo e dinheiro que fez até o mo-mento. A temperatura, os ventos e a garoa castigarão

as plantas, portanto eliminar tudo aquilo que já as enfra-quece e fortalecê-las ajudará a minimizar os danos. Uma manutenção focada em elimi-nar os galhos e folhas secas, ervas daninhas e possíveis insetos e pragas deixarão seu jardim mais forte e saudável para enfrentar as intempéries. Seguindo esse mesmo racio-cínio perceberá que é hora de adubar e oxigenar a terra através de uma leve mexida no solo, mas com todo cuida-do para não afetar às raízes.

Preciso alertar que todos esses cuidados precisam ser tomados com os instrumen-tos e insumos corretos para evitar danos que acelerariam ainda mais os efeitos negati-

vos do outono. Pesquise ou pro-cure profissionais que o ajudem a fazer a antecipação da forma correta e mais do que nunca tenha cuidado com pseudo jardineiros e pre-tensos paisagistas que se di-zem profissionais, a melhor maneira de se proteger é pesquisar preços, comparar propostas e principalmente acompanhar o trabalho no dia a dia para abortar a con-tratação, caso perceba falta de cuidado e zelo com um de seus maiores patrimô-nios: seu jardim.

Por elisabete ribeiro

PROJETOS GERENCIAMENTO DE OBRAS

[email protected]

(11) 4618 2312 . 7722 6747 . ID 7*909102

Estr. Municipal Fernando Nobre, 1.196 - sl 04Centro comercial Bervely Hills - Jandira

Page 7: Granja News 30

7maio de 2012 • edição 30 www.granjanews.com.br

granjeira do mês

Por Victor de A. Lopes

O granjeiro do mês de maio é a cantora, atriz e dan-çarina Negra Li, 32, natural da Zona Norte de São Pau-lo. De origem humilde, inte-ressou-se pela música ainda quando criança, interpretan-do hinos da igreja evangélica. Mais tarde, começou a cantar músicas da Whitney Houston e interessou-se pelo rap e pela blackmusic.

Começou a carreira no grupo de rap RZO, e mais tarde fez uma parceria com o rapper Helião, com o qual lançou o disco Guerreiro, Guerreira em 2004. Atualmente, segue em carreira solo, na qual já lançou Ne-gra Live, em 2006, e agora prepara o segundo disco, inti-tuladoTudo de Novo, a ser lançado ainda na segunda quinzena de ju-nho, com produção de Rick Bonadio.

Além de cantora, Negra Li, ou Liliane de Carvalho, como foi nomeada ao nascer, também atua. Seu papel mais famoso provavelmente foi o de Preta, integrante do gru-po fictício Antônia, do filme homônimo lançado em 2006. Um ano mais tarde, o filme virou uma série da TV Globo, na qual Negra Li continuou atuando no mesmo papel. Mais tarde, trabalhou tam-

negra lia canTora

bém no filme de Caco Souza, 400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado.

Já gravou com Caetano Veloso, Nando Reis, Char-lie Brown Jr, Belo, Martinho da Vila, Gabriel o Pensador, Pitty, Jeito Moleque, Wal-ter Alfaiate, Skank, D’Black, Akon, Sergio Britto, NX Zero,ManoBrown,Marcelo D2 e entre outros.

Em conversa ao jornal Granja News, Negra conta que mora na Granja desde 2008 com seu marido e sua filha. Divide a casa também com seus bichos de estima-ção, que incluem dois cachor-ros e uma tartaruga.Segundo a cantora, o motivo de sua mudança para a Granja foi a busca por maior qualidade de vida.

Comprar e manter uma casa aqui na Gran-

ja é bem mais viável economicamente

do que fazer o mesmo em

São Paulo. Essa foi uma das principais vantagens que vi em me mudar para cá. Mas eu vim para essa região espe-cialmente por causa do verde, aqui tem muita natureza.

Gosto também dos res-taurantes. Claro que em São Paulo também dá para co-mer muito bem, mas aqui na Granja tem muitas opções di-ferentes, eu gosto de ir sem-pre que possível.

Se tem uma coisa que eu percebo na Granja, é o fato de que ela tem apresentado um crescimento muito rápi-do. Isso é bom porque deixa

a vida mais prática. Cada vez menos precisamos sair daqui para comprar alguma coisa ou contratar um serviço.

Só que isso também traz problemas. Talvez o desen-volvimento da região este-ja rápido demais. Eu tenho a sorte de não depender de horários, não preciso estar todo dia no mesmo lugar, na mesma hora. Mas se eu pre-cisasse....acho que a Raposo Tavares provavelmente seria um problema.

Page 8: Granja News 30

8maio de 2012 • edição 30www.granjanews.com.br

Por anna rita

Vinho

A garrafa e o rótulo são o cartão de visita de um vinho, isso pegou mais importância ainda nos úl-timos anos que o aspecto marketing e imagem fi-caram fundamentais para produtos de qualquer seg-mento.

Desde o século 18 a forma da garrafa pode identificar a Região de procedência ou o estilo do vinho, o que fica mais complicado, mas que é de extrema importância é sa-ber ler ou pegar mais infor-mações possíveis somente se baseando na leitura de um rótulo.

Podemos identificar a qualidade de um vinho conhecendo a sua origem, o solo de produção e as condições de vinificação. A regulamentação pode permitir ao consumidor de reconhecer as caracte-rísticas e o tipo de vinho somente com a leitura do rótulo.

Por isso os rótulos tem que levar por lei algumas informações relacionadas ao tipo de vinho conteú-do em cada garrafa. Essas informações tem que ser reais e verdadeiras.

E´claro que cada região tem as próprias regras, mas em geral as dicas para sa-

ano, naquela Região sob o aspecto climático e, e´claro que se o clima foi perfeito a uvas será perfeita e o vinho maravilhoso, se a safra não foi adequada para aquela Região o vinho pode ser bom, mas não perfeito ou melhor ainda ficará bom para um tempo mais curto e não terá grande potencial de envelhecimento ou aro-mas tão complexos quanto um de safra melhor.

Pode conter o nome do Vinho ou o nome da Re-gião vinícola. Muitas Re-giões principalmente do Velho Mundo, colocam o nome da Região e não co-locam o nome da uva ou das uvas porque se pressu-põe que o consumidor tem o conhecimento suficien-te para saber quais são as uvas típicas daquela Região ou daquela denominação. Por exemplo os vinhos da Bourgogne Tintos tem es-crito somente “Bourgogne Tinto” e o consumidor tem que saber que um Bour-gogne tinto é feito por tra-dição e por Lei com 100% de uva Pinot Noir.

Nos últimos tempos, principalmente nos rótu-los dos vinhos do Novo Mundo encontramos mais informações, e o consumi-dor tem menos dificulda-des porque acha o nome das uvas, dicas de tempe-ratura de serviço e até de harmonização com pratos.

ber ler um rótulo são essas.A denominação mais

simples para um vinho é na maioria das regiões “Vinho FINO de mesa” no Brasil tem essa denominação que se diferencia de “Vinho de mesa” por ser esse último produzido com uvas não vi-níferas e trata-se de vinho de qualidade bem menos nobre que a maioria dos outros vi-nhos importados e não que são elaborados com “Uvas Viníferas Europeias”.

Na França se chama “Vin de Table” ect..

Depois é fundamental co-locar o País de Produção, o nome do Produtor e do En-garrafado, o volume de álcool em percentual, a quantidade em ml., cl. ou l. de conteú-do da garrafa e a safra para a maioria.

Tem alguns vinhos que podem não ter a safra indica-da no rótulo, se forem tintos e brancos comuns poderia ser sinal de vinhos sem mui-ta qualidade, se forem Es-pumantes, Champagnes ou vinhos fortificados como o Porto podem sim não ter a safra, mas igualmente ser óti-mos, porque isso significa que são produzidos com vinhos de safras diferentes. Na maio-ria dos vinhos a safra pode ter importância fundamental na avaliação da qualidade de um vinho, porque ela indica o ano da colheita ou seja a par-tir dessa data podemos pes-quisar e ver como foi aquele

como ler um rótulo

drinks

grey goose sUmmerTIme ingredientes

50 ml Grey Goose• 35 ml xarope • natural de gengibre• 6 sementes de • cardamomoSuco de meio • limão thaiti• Agua com gás•

modo de PreparoMacerar as sementes

de cardamomo em uma

ToroNTo ToWeringredientes

50 ml vodka • GREY GOOSE;25 ml suco de • limão espremido na hora;20 ml de xarope • de cana-de-açúcar;3 talos de Aipo;• topo com água • com gás.

grey goose FloWer poWeringredientes

60 ml de Grey • Goose;50 ml de suco • de tangerina;1 gomo de • limão taiti;15 ml de • xarope natural de flor de hibisco;1 pitada de • Garam Masala (tempero indiano que leva: coentro, pimenta do reino, gengibre, canela, cardamomo, noz moscada, cravo, pimenta

Por Teresa Westin

coqueteleira. Adi-cionar Grey Goo-se, xarope de gen-gibre e o suco de limão. Bater vigo-rosamente. Servir em copo long drink com gelo picado utilizando a dupla coagem. Completar com agua gaseificada bem gelada. De-

corar combinando twist de limão sicilia-

no e thaiti.

calabresa e casca de laranja);Twist da casca do limão •

siciliano;

modo de PreparoEm uma coquete-

leira adicione GREY GOOSE, suco de tan-gerina, garam masala e esprema o gomo de limão. Bata vigo-rosamente. Sirva efe-tuando uma coagem simples em um copo long drink com gelo.

Complete com o xarope natural de flor de hibisco e decore com o twist da casca do limão siciliano.

modo de PreparoColoque os in-

gredientes em um copo alto e mexa. Decore com ras-pas de limão e um raminho de hortelã fresca.

Page 9: Granja News 30

9maio de 2012 • edição 30 www.granjanews.com.br

Por carlos Tonezzer

susTenTabilidade

CoNSTrução susTenTáVel

Mas, afinal, o que é sustentabilidade? Tem a ver com ecologia, meio ambiente, reciclagem? No caso da aplicação do con-ceito de sustentabilidade à construção civil, que é o assunto desta coluna, pensamos imediatamente na utilização de materiais reciclados. O fato é que sustentabilidade tem um pouco a ver com tudo isso, mas não são sinônimos.

Apesar de ser relativa-mente novo como con-ceito e área de estudo, a idéia de sustentabilida-de tem raízes profundas no senso comum, e na experiência de vida das pessoas sobretudo com a escassez. A percepção de que os meios necessários à manutenção da vida (ou mesmo de uma atividade) são finitos e frequente-mente escassos no nosso ambiente é um elemento da equação; surge assim a

vidade? Se a resposta a es-tas perguntas for sim, fique tranquilo: provavelmente, a sua atividade é sustentável.

Mas de que atividades estamos falando? De qual-quer uma: construir uma casa, escovar os dentes, comprar verduras, produzir automóveis, ir da sua casa ao trabalho... parece difícil, mas na verdade é bastante simples. Basta pensar nas várias maneiras de realizar todas essas atividades para

perceber que fazemos esco-lhas todo o tempo, e é aí que fazemos a diferença.

No momento de cons-truir ou reformar o seu imó-vel, você pode tomar diver-sas atitudes sustentáveis. Dê um destino adequado ao en-tulho da obra, recicle e reu-tilize o que puder, verifique se o seu projeto aproveita ao máximo a luz natural, as condições locais e economi-za água e energia. Escolha materiais de construção sus-

tentáveis, que são aqueles que menos agridem o am-biente durante o seu ciclo de vida, que vai da produção até o descarte ou reciclagem após o uso.

Há ainda muito a dizer sobre o tema, e pretende-mos fazer isso nas próximas edições, com dicas interes-santes para a construção. Fica por enquanto esta idéia: sustentabilidade é sobretudo um novo modo de pensar. Pense sustentável!

idéia de economia de recur-sos. Mas a coisa não para aí. Quando realizamos qualquer atividade, constatamos sem-pre que com ela alteramos o nosso entorno, e deixamos marcas no ambiente. Se es-sas marcas (ou “pegadas”) se tornam fortes demais, podemos colocar em risco a continuidade no tempo da iniciativa que tomamos.

Chegamos assim ao pon-to central da idéia, que pode ser resumida em algumas perguntas que devemos fazer constantemente a nós mes-mos: será que a forma com que estou realizando uma atividade permite que ela possa ser mantida ao longo do tempo? Estou mantendo e conservando o ambiente no qual ela se insere? As ma-térias-primas e os recursos que estou utilizando estarão sempre disponíveis? Estou beneficiando a vida dos indi-víduos que participam direta ou indiretamente dessa ati-

Page 10: Granja News 30

10maio de 2012 • edição 30www.granjanews.com.br

PERFITFITNESS PERSONALIZADO

Av São Camilo, 980 - Granjardim - (11) 4702-5864

Pilates, Musculação, Yoga, Power Plate , Artes Marciais e Studio de Dança Márcia Billar

Condicionamento físicoDefesa Pesssoal

Prof. Cadu MariniCref: 069014-G/SP

7494-74169626-5970

Aulas em grupos ou individuais

10 motivos para você acessar www.granjanews.com.br

1. Notícias da região, atualizadas diariamente2. As Câmeras da Raposo Tavares.3. Líder perante as mídia locais segundo alexa.com4. O clima da região e das capitais nacionais.5. Animais para adoção.6. Busca CEP e endereço7. Mapa de Cotia8. Infraero on line.9. Jogos on line10. As notícias da Granja Viana , Cotia e região em qual-

quer idioma !!!! No canto direito superior, acima das Câmeras da Raposo Tavares, escolha seu idioma pre-ferido ( select language ). Em questão de segundos, todo o site mudará e você poderá compartilhar as no-tícias com o exterior!

Av. São Camilo, 1003 - Loja 1 - Térreo | Tel.:11 4169-8928 [email protected] | www.studiopets.com.br

12 TIPOS DE BANHOS

PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

SALA DE BANHO VIP

MELHORES PRODUTOS DO MERCADO PET

HORÁRIOS ESPECIFICOS PARA ATENDIMENTOS PERSONALIZADOS

AREA DE CONVIVÊNCIA PARA CLIENTES ESTACIONAMENTO PRÓPRIO

LOCALIZADO NA PRINCIPAL AV. DA GRANJA VIANA

EM FRENTE AO RESIDENCIAL ALPHAVILLE GRANJA VIANA

Por Renato Ferraz O sucesso da casa e das

noites com música ao vivo, trouxeram para a região da Estrada Fernando Nobre um público descolado, que curte uma cervejinha gelada e uns aperitivos caprichados. São eles estudantes, empresários, publicitários, jornalistas, es-portistas, comerciantes, fa-mílias, moradores da região e muita gente bonita que disputam as melhores mesas da casa. Músicos da melhor qualidade se apresentam com seu banquinho e violão entretendo o público pre-sente com saudosos clássi-cos do Rock anos 80 e da MPB. A clientela exigente pode encontrar ali delícias como a tradicional Pizza Frita, Sanduíches especialís-simos e porções tradicionais como pasteis, mandioca , batata frita, além claro do bom e acolhedor atendi-mento de toda a equipe. Não podemos deixar de falar da grande variedade de pratos servidos durante o almoço da semana com o Buffet Self Service, variedade no A La Carte e da tradicional Feijoada do Santo Sábado com direito ao já famoso e eleito, melhor caldinho de feijão do pedaço e batidinha

granjinha resTauranTe,ambienTe familiar e acolhedor

granjinha resTauranTeEstrada Fernando Nobre, 819 - Pq Rincão(altura KM 28,5 da Rod. Raposo Tavares

(11) 4612-2262www.granjinharestaurante.com.br

de limão. Se você ainda não conhece o Granjinha não sabe o que esta perdendo, se

conhece, sabe bem o que es-tou falando. Nos encontra-mos por lá! Até.

Page 11: Granja News 30

11maio de 2012 • edição 30 www.granjanews.com.br

Com essa frase, a Mi-nistra Nancy Andrighi, da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, rela-tora do Recurso Especial n° 1.159.242-SP, con-denou um pai a pagar a filha indenização de R$ 200.000,00 pelo abando-no afetivo.

No caso, a filha entrou com ação de indenização contra o pai, após ter ob-tido o reconhecimento judicial da paternidade, por ter sofrido abandono material e afetivo durante a infância e adolescência.

O pedido da filha foi julgado improcedente em primeira instância, mas o Tribunal de Justi-ça de São Paulo reformou a sentença de primeiro grau condenado o pai a pagar indenização de R$ 415.000,00 à filha. O pai recorreu ao STJ, que manteve a condenação, reduzindo a indenização para R$ 200.000,00.

Segundo a Ministra, “não se trata da ques-tão de amar ou deixar de amar um filho, mas a im-posição biológica e legal de cuidar, que é dever ju-rídico, corolário da liber-dade das pessoas de gerar ou adotar um filho”.

“O amor diz respeito à motivação, questão que refoge os lindes legais, si-

Por elisabete aloia amaro

seus direiTos NuTrição

“amar é faculdade, cuidar é dever”

tuando-se, pela sua subje-tividade e impossibilidade de precisa materialização, no universo meta-jurídico da filosofia, da psicologia ou da religião”.

“O cuidado, distin-tamente, é tisnado por elementos objetivos, distinguindo-se do amar pela possibilidade de ve-rificação e comprovação de seu cumprimento, que exsurge da avaliação de ações concretas: presen-ça; contatos, mesmo que não presenciais; ações voluntárias em favor da prole; comparações entre o tratamento dado aos demais filhos – quando existirem –, entre outras fórmulas possíveis que se-rão trazidas à apreciação do julgador, pelas partes.”

Essa decisão, inédita, certamente servirá de pa-radigma para muitas ou-tras, que serão proferidas em casos similares, pon-do fim ao entendimento de que não se indeniza dano moral por desamor porque ninguém pode ser obrigado a amar. Os pais podem não ter obrigação de amar seus filhos, mas certamente têm o dever de cuidar, fazendo com que esses filhos tenham condições físicas e psico-lógicas de se desenvolve-rem com dignidade.

Alguns alimentos podem ajudar a suprir a carência de fibras na alimentação. É o caso da Chia que possui alto teor do componente. Segun-do dados do IBGE – Insti-tuto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o brasileiro consome, em média, 15,7grs de fibras por dia, enquanto a recomendação do Ministério da Saúde é a ingestão diária de 25 grs. As fibras melho-ram a absorção de alguns nu-trientes, estimulam a mastiga-ção e a saciedade, agindo no processo de digestão, no bom funcionamento do intestino e atuando como importantes coadjuvantes no processo de emagrecimento.

“No estômago, as fibras absorvem água e formam um gel, que, além de provocar sensação de estômago cheio, auxilia no tratamento e pre-venção de doenças como as cardiovasculares, a diabetes e a hipercolesterolemia, pois parte da glicose (açúcar) e o excesso de gordura são reti-dos na fibra e, posteriormen-te, eliminados no bolo fecal”, afirma Flavia Morais, coorde-nadora da área de nutrição da rede Mundo Verde.

De acordo com Flávia, uma colher de sopa de chia tem, aproximadamente, 4,5g de fi-bras. A dica é adicionar a semente a sucos, vitami-nas, shakes ou na comida.

A semente pode complementar a dieta vegetariana, pois é rica em proteína - essencial no crescimento e desen-volvimento. O teor deste nutriente na semente im-pressiona se comparado a de cereais como o milho, o ar-roz, a aveia, a cevada e o trigo. Os componentes da semente apresentam boa digestibilida-de e valor biológico. Por esses

benefícios da semenTe de chia

Rica fonte de fibras, esse alimento auxilia no emagrecimento

motivos, ela enriquece a ali-mentação de crianças, adoles-centes, gestantes e praticantes de atividades físicas.

A Chia é, ainda, boa fonte de vitaminas do complexo B - com maior destaque para a niacina e a tiamina - e de mine-rais, como fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre e o cálcio, importante mineral para quem tem doença nos ossos, como a osteopenia e a osteoporose, e para crianças e gestantes, pois é fundamental na formação da massa óssea.

Tem considerável teor de ferro - importante para o transporte de oxigênio, forta-lecimento do sistema imune, produção de energia, destoxi-

ficação hepática e formação de neurotransmissores - e os antioxidantes ácido caféico e ácido clorogênico, que po-dem auxiliar contra doenças cardiovasculares e alguns ti-pos de câncer, além de pro-teger as células dos radicais livres, responsáveis pelo en-velhecimento precoce.

O alimento é apontado também como a principal fonte de ômega 3, que age na prevenção de doenças crô-nicas e inflamatórias. Isenta de glúten, a semente de chia pode ser consumida por ce-líacos, intolerante a proteína presente no trigo, aveia, entre outros. www.mundoverde.com.br

Page 12: Granja News 30

12maio de 2012 • edição 30www.granjanews.com.br

noTícias

Seguindo uma normati-va da Secretaria Estadual da Saúde, a Prefeitura de Cotia promoverá a Campanha de Vacinação contra raiva ca-nina e felina até dia 31 de maio. Em Cotia, a estima-tiva é de que aproximada-mente 37.972 cães e 10.082 felinos, totalizando 52.860 animais sejam imunizados com a vacina. Todos os cães e gatos a partir dos três me-ses de idade devem tomar a vacina anualmente. Para es-tabelecer a meta de animais a serem vacinados por mu-nicípios, o Instituto Paus-

Cotia promove campanha de vacinação anti-rábica até 31 de maiolocais de VaCiNação

caucaia do alToPraça dos RomerosSábado das 9h ás 16hDomingo das 9h ás 12hcenTro , coTiaEm frente a Prefeitura de CotiaSábado das 9h ás 16hpraça da maTriz de monTe serraTDomingo das 9h ás 12hgranja VianaAv. São Camilo, 1181Sábado das 9h ás 16h hrsDomingo das 9h ás 12h

ter, considerou os resultados dos relatórios de campanhas de vacinação do período que compreende de 2007 a 2009.

De acordo com o Instituto Pauster, a vacina encaminhada pelo Ministério da Saúde, ad-quirida do laboratório Merial, é importada. Em 2011, o Esta-do de São Paulo registrou 105 casos de raiva animal, entre cães, gatos, morcegos e herbí-voros. Em 2010 foram 145 e, em 2009 somaram 206. Desde 2001, no Estado não há casos de raiva humana

Mais informações: (11) 4243-7728

feira de arTesanaToA Prefeitura de Cotia,

por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, sob coordenação do Departa-mento de Cultura, Conse-lho de Cultura e Espaço Arte de Viver, promoverá todos os domingos até o final do ano, exposição e feira de artesanato na Marquise do Ginásio de Esportes, em frente ao Sacolão Municipal.

A ação visa fortalecer o artesanato local, além de manter em espaço fixo, exposição dos artistas lo-cais e artesãos. A Feira acontecerá aos sábados das 9h às 17h, e aos do-mingos das 9h às 12h.

Para mais informações ligue: (11) 4148-8929.

O grupo do Conselho Municipal de Desenvolvi-mento Ambiental e Rural (COMDAR) por meio da Secretaria de Meio Ambien-te se reuniu na segunda-fei-ra (14/5), para debater as-suntos ligados a “Resíduos Sólidos”, no município de Cotia.

O projeto foi apresenta-do ao grupo pela empresa Ziguia Engenharia Ltda, por meio da gestora ambiental, Karina Silva de Mello, que abordou a implantação da Usina de Resíduos Sólidos e propostas para a destina-ção e tratamento correto do lixo, destacando qual tipo de lixo pode ser processado, a

importância da reciclagem, a triagem, transporte, pré-tratamento, carregamento e outros itens que uma usina abriga na sua montagem e estrutura.

A profissional explanou sobre a destinação de resí-duos sólidos e a criação de uma cidade sustentável, atra-vés da usina, que receberia o lixo pré-selecionado pela empresa ENOB- responsá-vel atualmente pela coleta do lixo na cidade de Cotia.

Toda a estrutura para im-plantação da Usina de Resí-duos Sólidos será estudada pela Prefeitura, já que existe a preocupação com o desti-no correto do lixo produzido

em Cotia, e também segundo informações do engenheiro Alcides Fernandes, possíveis locais para a usina estão sen-do vistoriados, numa área de 9 mil metros quadrados, porém depende de licença ambiental da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB).

Com a construção de uma usina a população de Cotia teria onde descartar o seu lixo de maneira susten-tável, assim com o proces-so de biometanização dos resíduos sólidos pode gerar inúmeros benefícios como obtenção de créditos de car-bono, substituição de com-bustíveis fósseis, comercia-

lização do lixo com biogás, energia, condicionadores de solo, entre outros, explicou a gestora.

Ao final da explanação foi citado que três ecopon-tos estarão à disposição da comunidade para que sejam depositados resíduos sóli-dos, que são: Granja Viana, centro de Cotia e Caucaia do alto. Além disso, segun-do informou a Secretaria de Meio Ambiente, a propósito a Prefeitura trabalha com metas para implantar a usina até o final de 2012.

Numa próxima reunião do COMDAR- a pauta vol-tará a ser discutida entre os membros.

conselho do meio ambiente se reúne para discutir a implantação da “usina de resíduos sólidos”

Page 13: Granja News 30

13maio de 2012 • edição 30 www.granjanews.com.br

Luminárias de classe com preços imbatíveis. Faça-nos uma visita e comprove.

Rua José Felix de Oliveira, 875 - cj. 13 - Granja Viana (Galeria Zagaia) - Fone: 4702-3783 - [email protected]

Terapia de Casal e Adultos

PSICOTERAPIA BREVE

HISTÓRIAS QUE TRANFORMAM

www.historiasquetransforma.com.br

11- 9770.26.16

CASA DE CÂMBIOTreviso Corretora de Câmbio S/A, há mais de 12 anos no merca-do, habilitada operar compra e venda de moedas, cartão Cash Pass-port, Western Union, trabalhando com as melhores taxas do mercado. Nosso objetivo é proporcionar aos clientes soluções diferenciadas, pois cada cliente tem suas características e necessidades.

Shopping Zagaia, Granja Viana. Rua José Felix de Oliveira, 875 loja 07. Tel: (11) 4702-0871/4702-7379.

[email protected] / www.trevisocc.com.br

* Delivery Sob Consulta*CONSULTE NOSSAS TAXAS, VOCÊ IRÁ SE SURPREENDER!

• Toldos Fixos e Retráteis • Persianas de Madeira, Dual Shade, Romana, Celular• Cortinas Rolô Transparente, Tela Solar e Translúcida

Tel: (11) 5542-5555 / www.toldaria.com.br

estamos contratando contato comercial. interessados mandar currículo para

[email protected]

O fim de semana vem se aproximando, e o Restaurante Alcibieri é sinônimo de música ao vivo e sabor...

Tel: (11) 4612-3772Estrada do Capuava, 448 Jd. São Vicente – Cotia/SP

Desfrute dos conhecidos e saborosos pratos do Alcibieiri e Totti Pizza, acompanhado de uma boa música ao Vivo...

Prefeito carlão camargo assina termo de integração de cotia no conisud

O prefeito Carlão Camar-go, acompanhado do vice-prefeito Moisés Cabrera, Moi-sezinho, assinou o termo de integração do município de Cotia no Conisud (Consór-cio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo), na sexta-feira (11/5), durante en-contro realizado em Taboão da Serra. Com a assinatura de integração do município de Cotia, o Conisud será repre-sentado por sete cidades, sen-do elas: Embu-Guaçu, Embu das Artes, Taboão da Serra,

Juquitiba, Itapecerica da Ser-ra, São Lourenço da Serra e Cotia.

“A maioria das cidades possui problemas seme-lhantes entre si. Em nosso caso temos a problemática da Rodovia Raposo Tava-res, que afeta principalmen-te a cidade de Cotia, mas também causa impacto nas cidades vizinhas. Com a ar-ticulação conjunta dos mu-nicípios mediante o gover-no do estado, acredito que teremos mais condições de

buscar soluções que atenda a todos”, declarou o prefeito Carlão Camargo.

CONISuD: Inaugura-do em 2001, o Conisud atua em defesa dos interesses da região que abrange uma po-pulação de quase um milhão de habitantes e cujo território está mais de 90% em Área de Proteção de Mananciais. A as-sociação civil ganhou força e importância em 2006, com a aprovação da Lei Federal nº 11.107 que reconhece os con-selhos intermunicipais.

Page 14: Granja News 30

14maio de 2012 • edição 30www.granjanews.com.br

Por silvia miranda

deCoração

hoje Vamos falar das lisTras

Das idéias aos fatos, o trabalho é tudo nosso!

Sempre pensei nesta frase como um credo pes-soal. Com isto quero dizer o seguinte:como fazer para transformar aquele am-biente, do jeito que ele é hoje, em aquele dos meus sonhos, do projeto, e que está dentro da minha ca-beça?

Bom, para isto temos muitos aliados: as formas, as cores, o ritmo, as textu-ras e os padrões. E hoje, vamos pensar juntos na listra, que é um dos pa-drões mais utilizadose que tem uma força imensa de modificar o nosso ambien-te. Por quê? Porque a lis-tra pode trazer tudo: cor, ritmo, textura. Ela pode levar o nosso olhar até um ponto de interesse, através da linha. Vamos ver como usar as listras para atingir a idéia que melhor repre-senta a você e ao seu am-biente?

listras horizontais: As linhas horizontais sempre parecem renovar e brin-car e representam o femi-nino. Elas são hoje muito atuais e ao mesmo tem-po retro! Muito usadas no ArtDeco(1925-1939), voltaram com tudo. Nas paredes,elas tem um lado extremista e irreverente. Podemos usa-las para fa-zer com que um corredor pareça mais longo ou um ambiente pareça maior. Também podemos usar para dar definição a um canto com cortes irregula-res e até esquisitos dentro de um ambiente, nichos,

saliências, espaços embaixo das escadas.

listras zigzag, curvas, quebradas: Mais revolucio-nárias e nervosas, elas re-presentam lado selvagem da família. Elas têm muito da natureza no seu estado bruto e também foram exploradas na arte Pop e nos remetem por isso à década de1950 e na arte ao Expressionismo Abstrato. Menos estrutura-das, ainda conseguem uma ordem, trazendo estímulo e energia. Elas podem ser usadas para quebrar a nota de seriedade a um espaço

tradicional, para dar alegria a um esquema de composição moderno. E para ambien-tes comerciais, elas são um grande recurso: devido ao fato de transmitir energia e movimento, elas têm o efei-to de atrair você para dentro do espaço, especialmente quando usadas no chão ou na linha inferior do campo visual.

Como usar? Em objetos decorativos, tapetes, carpetes, almofadas, mantas, tapizados nos móveis, papeis de pa-redes, pinturas especiais em paredes e portas de armários

e, não esqueçamos,nas obras de arte, como quadros e es-culturas.

listras multicoloridas: Vivas e alegres, as listras mul-ticoloridas são uma opção na-tural para remeter aos univer-sos infantil, lúdico e étnico, e na arte ao Folk. Elas são a cara do mundo contemporâ-neo, dos anos 60, do univer-so hippie, do multicultural. Elas trazem calor e energia, devido à vibração causada pela combinação de cores frias e quentes, e de opostos no esquema cromático, que se complementam. Usadas em grandes superfícies, elas podem animar o mais sóbrio dos esquemas decorativos.

Como usar? Não sobre-carregue! Não use diferentes padrões listrados em vários objetos no mesmo ambiente. Complemente a padroniza-ção escolhida com superfícies lisas em um dos tons da com-posição da superfície listrada, em alguns tons abaixo dessa cor, usando ela não pura, mas saturada (para o branco, pa-rao cinza ou para o marrom). Outra opção é usar as listras multicoloridas para quebrar a monotonia de uma decoração toda em branco, bege,cinza, preto ou marrom.

listras verticais: Está-veis e masculinas, as linhas verticais criam nas paredes e armários a ilusão de altura. Podemos usá-las para fazer com que um pê direito baixo pareça mais alto. Ficou com medo de usar? Use um tom sobre tom (bege e creme, rosa e vermelho) ou clássicos como azul naval e branco, e não exagere no tamanho das listras.

SILVIA MIRANDADESIGNER DE INTERIORES

(11) 6473.1994 / [email protected]

As linhAs clássicAs

Simples, de ritmo con-sistente, conjugando tons bem opostos no esquema de cor, ou complementa-res, ou da mesma família, elas são o elemento estam-pado que mais reflete esta-bilidade, seriedade, equilí-brio e formalidade. Usadas na horizontal ou na vertical, podem criar o efeito visual de elevar o pê direito do ambiente, ou no segundo caso, de ampliar o espa-ço. Nas paredes, servem perfeitamente como fundo para mobília clássica. Elas podem ser consideradas o fundo neutro no universo dos padrões.

Como usar? Em esque-mas clássicos. Um exemplo é o tema marítimo, que usa objetos decorativos bran-cos e azuis ou vermelhos e azuis. Caso deseje trazer calma ao ambiente, use pa-res saturados na mesma fa-mília de cor (azul acinzen-tado com azul puro). Caso deseje aumentar a energia, use a cor da listra com o seu complementário (verde com vermelho, azul com la-ranja) ou a cor com branco ou preto. As listras clássi-cas podem ser aliadas de padrões florais, xadrez e até animal prints. Podem ser usadas como base de fundo ou como ponto focal, portanto seja livre para ex-perimentar!

Page 15: Granja News 30

15maio de 2012 • edição 30 www.granjanews.com.br

seu pet pode salvar vidas... como? sendo um doador de sangue!

Hoje no Brasil o índice de morte por falta de san-gue á assustador,e,só lem-bramos disso quando nos-sos cães ou gatos precisam de uma transfusão.Pen-sando nessa necessidade como um todo resolvi aju-dar o Banco de Sangue Ve-terinário PETS&LIFE,que prontamente me atendeu com o maior profissiona-lismo.Como tenho cães de grande porte e já doaram

PlaneTa PeT Por eliane abbud

MAis inforMAções: Pets & life, fone (11) 3624-3958 ou acesse o site: www.petsandlife.com.br. Nossos Colabo-radores: equiPe studio Pet, fone (11) 4169-8928, [email protected]. Nossos agradecimentos: Rodri-go, Drª Valéria, Adriana, Mirian, Edison, Renato e Léo .

sangue,vi a necessidade de informar e estimular alguns clientes e amigos,que também possuem cães com mais de 27kg, a fazer o mesmo.O re-sultado foi ótimo,todos que concordaram em trazer seus cães entenderam esse tra-balho e esse dia 12 de maio de 2012 foi, para mim ,um grande sucesso!Fico muito feliz com a contribuição dos meus queridos amigos dos pets !!!

criTÉrios Para seu cão ou gaTo ser um doador de sangue:

Ter um bom temperamento• Pesar no mínimo 27 Kg (Cão) ou 4,5 Kg • (Gato)Idade entre 1 e 8 anos• Estar bem de saúde,com vacina e vermí-• fugos atualizados e livres de ecto parasitas (pulgas e carrapatos)Fêmeas não devem estar no cio ou ges-• tante.

exames realizados Para que seu cão ou gaTo Possa ser um doador:• Exame Físico • Hemograma completo • Avaliação da função renal e hepática • Exame para doenças infecciosas. cão: Dirafilariose (verme do coração), Leishmaniose, Brucelo-se (doença reprodutiva), Lyme e Erliquiose (doença do carrapato) gaTo: Leucemia Viral Felina (Felv), Imunodeficiência Felina (FIV), Mycoplasma Haemofelis.

Page 16: Granja News 30

16maio de 2012 • edição 30www.granjanews.com.br

Av. Prof. Manoel José Pedroso; 701 – Cotia/SP – 06717-100. (11) 4615-6677 www.hospsaofrancisco.com.br

HOSPITAL SÃO FRANCISCOAGF – ALLIANZ , AMESP, AMICO, AMIL, BLUE – LIFE, BRADESCO SAÚDE, CARE PLUS, CESP, CORREIOS, GAMA, GARANTIA SAÚDE, GOLDEN CROSS, HOSPITAL ADVENTISTA, ITAU, LIFE EMPRESARIAL, MARÍTIMA, MEDIAL, NIPOMED, CNEM, PREV SAUDE, UNIMED, PORTO SEGURO, PROASA, SANTA CASA DE SAO ROQUE, SABESPREV, SÃO PAULO F.C., SEPACO, SKIL, SUL AMÉRICA, AMR E UNIVERSAL

Direção Médica: Dr. José A.C. Melo

ÚNICO HOSPITAL DA REGIÃO DE

COTIA COM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

ressonÂncia magnÉTicaPor Prof. Nélson Mar-

ques de Souza – Consultor Administrativo Hospitalar.

Em 3 de julho de 1977, ocorreu algo que mudaria o cenário da medicina moderna, embora mal tenha sido notado fora da comunidade de pesqui-sas médicas: foi feito o primei-ro exame de ressonância mag-nética em um ser humano.

Foram necessárias quase cin-co horas para produzir uma ima-gem. E se compararmos com os padrões atuais, as imagens eram bem feias. Dr. Raymond Dama-dian, médico e cientista, e seus colegas Dr. Larry Minkoff e Dr. Michael Goldsmith trabalharam durante sete longos anos para chegar a esse ponto.

Eles chamaram a primei-ra máquina de “Indomável”, numa forma de captar o espíri-

to de sua luta para fazer o que todos diziam ser impossível. Agora, essa máquina se encon-tra na Smithsonian Institution (Instituto Smithsonian).

Até 1982, havia poucos apa-relhos de ressonância magnéti-ca. Hoje, há milhares, podendo gerar em segundos as mesmas imagens que levavam horas an-tigamente.

A Ressonância Magnética é um dos mais significativos avanços no que diz respeito a diagnósticos médicos por ima-gem. Permite imagens em duas ou três dimensões, de qualquer-parte do corpo.

Sob efeito de um potente campo magnético, prótons do corpo humano são sensibili-zados de maneira uniforme, principalmente os presentes nos átomos de Hidrogênio (a água perfaz 69% do volume

corporal). Em seguida um cam-po magnético oscilatório (rádio frequência) é emitido, obede-cendo ao ritmo desses prótons (em ressonância com esses) que, uma vez cessado, “devolve” a energia absorvida nesse proces-so, permitindo a formação da imagem através da decodifica-ção de sinais por computadores. As imagens produzidas são de alta resolução.

Além de não irradiar o pa-ciente, pois não utiliza o Raio X, energia nuclear, método dis-ponível e mais difundido até há pouco, a Ressonância Magnéti-ca na medicina contemporânea, tornou-se um dos métodos mais estudados nos grandes centro médicos mundiais.

Não causa qualquer descon-forto ao paciente, sendo neces-sário apenas que se permaneça imóvel durante o exame. Não

apresenta contra indicações, exceto aos portadores de mar-ca-passos cardíacos e materiais metálicos (clips metálicos e ou-tros) que possam sofrer indu-ção eletromagnética.

O futuro desse exame pa-rece ser limitado apenas pela nossa imaginação.

Ela tem sido usada em larga escala por menos de 20 anos (quando comparamos com os mais de 100 anos dos raios X).

Há muitos aparelhos meno-res em desenvolvimento para gerar imagens de partes espe-cíficas do corpo. Por exemplo, um aparelho no qual você sim-plesmente coloca o seu braço, joelho ou pé, já são utilizados em algumas áreas.

A capacidade de visualizar o sistema arterial e venoso melho-ra a cada dia. O mapeamento das funções do cérebro (examinar o

cérebro de uma pessoa enquanto ela realiza uma tarefa física espe-cífica, como apertar uma bola ou olhar um tipo específico de foto) está ajudando os pesquisadores a compreender melhor como fun-ciona o cérebro.

Além disso, há pesquisas em algumas instituições que visam gerar imagens da dinâmica da ventilação dos pulmões, através do uso de gás hélio-3 hiperpo-larizado. E o desenvolvimento de maneiras novas e melhora-das de gerar imagens de der-rames em seus estágios iniciais também está em progresso.

Prever o futuro dos exames de ressonância magnética é um mero exercício de especulação, mas já não temos dúvidas de que será um futuro bastante empolgante para os que traba-lham na área e benéfico para os pacientes.

saÚde

Page 17: Granja News 30

17maio de 2012 • edição 30 www.granjanews.com.br

agende-se

Por maria goreti

26 de maIo

Roberto Ferrari, o poeta do amor lança veNTos da paIxão na Livra-ria Nobel do The Square Open Mall. Rodovia Raposo Tavares, Km 22 a partir das 16:00 h.27 de maIo

FINal do CampeoNaTo paUlIsTa de agIlITy. Ho-rário: das 9 às 17h. Local: Es-tádio Municipal Maria Ana de Jesus (Campo do Jardim Re-canto Suave) - Km 21. Entrada gratuita.2 de JUNho a 1o de JUlho

53º FesTa JUNINa da Tra-dICIoNal paroqUIa saNTo aNToNIo da graNJa vIaNa com o lema “ Ai de mim se eu não evangelizar “ á partir 17hs - km 24,5 da Raposo Tavares. Haverá grandes atrações, brincadeiras, va-

riada praça de alimentação com co-midas tipicas, shows, programação religiosa, Trezena inicia-se dia 31/05 até 12/06 (dia da semana acontecerá as 20hs e final de semana ás 17hs), carreata de Santo Antonio pelas co-munidades saindo da Matriz ás 14hs

no dia 02/06 Inf.: 4702 2295 ou 4617 3813 ou pelo site www.paroquiagran-javiana.com.br2 de JUNho

eleIsoN espeCIal -Venha curtir comi-go uma noite ines-quecível! Um show único com muito romantismo ás 20hs no Teatro ASSA -

Granja Viana á Rua Santo Antônio, 406 - KM 24 da Raposo Tavares-

Cotia - SP Inf.: 4616 9265 ou pelo site www.eleison.com.br7 de JUNho

reUNIão meNsal do CoNseg da Granja Viana no salão da Igreja Nossa Senhora do Brasil na rua dos Mana-cás 10 - Jd da Gloria km 25,5 Raposo Tavares ás 20hs Inf.: 63541174 com Cristina Fowler ou [email protected]. A participação da comunidade é muito importante para auxiliar no desenvolvimento dos nos-

sos trabalhos. Compareçam, mandem su-gestões, críti-cas, dúvidas16 de JUNho

BaIle de másCaras For FeW ás 22hs no Clube Santa Paula km 39 da Raposo Tavares Inf.: KiTSCH even-tos 4303 9010 ou pelo site: www.clu-besantapaula.com.br23 de JUNho

FesTa JUNINa solIdárIa em prol do INsTITUTo do CIsNe - Vivendo o Ser-Humano com comidas tipicas, brincadeiras e muita alegria a partir 10hs na sede da instituição sito a Av. São Camilo, 3330 Granja Viana Inf.: 4169 7937 ou 4169 7473 ou pelo site www.institutocisne.org.br

resTauranTe TanTra celebra seus 15 anos com menu de ouro

Em 2012, o restaurante Tantra Mongolian Grill co-memora seus 15 anos de ma-neira especial. Famoso por suas criações exóticas e afro-disíacas, o chef Eric Thomas criou um menu de ouro para seus clientes.Composto por entrada, prato principal, so-bremesa e bebida, o cardápio foi feito com o que há de mais nobre na gastronomia.

“Queremos que o nosso cliente tenha uma experiên-cia gastronômica e sensorial. Nossa idéia é oferecer pra-tos de primeira qualidade e proporcionar um momento agradável para os clientes que estão há tanto tempo nos prestigiando”, afirma o chef, que teve a idéia de usar o ouro de forma inusitada e criativa com o intuito de simbolizar

a importância que os clien-tes tiveram nesses 15 anos de vida do restaurante.

Como entrada do menu, a melhor e mais macia das car-nes, o Kobe Beef é servido em tiras finas com creme de wassabi. A lagosta vem como prato principal, e leva molho cítrico da casa com um le-víssimo talharim com curry verde e lascas de ouro. Como

sobremesa, não poderia faltar o chocolate, que recebe o tí-tulo de vulcão e chega à mesa com lavras que imitam o me-tal mais precioso.

O preço do cardápio com-pleto é R$ 99,00 e estará dis-ponível na casa até o final do mês de Junho.

resTauranTe TanTraav. são camilo, 988 - granja Viana

Tels: (11) 4702-6883 / 4702-6923www.tantrarestaurante.com.br

Paula e Omar recebem seus convidados pelos 15 anos do Restaurante Tantra

Menu de ouro

Page 18: Granja News 30

18maio de 2012 • edição 30www.granjanews.com.br

SerViçocentro cultural Wurth

ingressos: Shopping Granja Vian-na, Ingresso.com (www.ingresso.com) ou no local uma horaantes do início do espetáculoTelefone da bilheteria no shopping: (11) 4613-9030, informações gerais 4613.1894horário de atendimento: 5ª a do-mingo, das 10h às 22hendereço: Rua Adolf Wurth, 557 - Jardim São Vicente, Cotia (SP)

TeaTro / cenTro culTural WurTh

14 biz ao ViVoO grupo mineiro 14 BIS é uma das mais consagradas bandas brasileiras, com gran-des influências como “Clu-be da Esquina”, “Beatles”, “Rolling Stones”, entre ou-tros. É composto por Sergio Magrão, Claudio Venturini, Vermelho e Hely Rodrigues.

26 de maio, às 21 horas, 27 de maio, às 20 horasduração: 90 minutosclassificação: 12 anosingresso: r$ 60

daTa nome gênero censura preço

02 e 03 de junho 16h o fanTasma da máscara Musical Infantil Livre R$ 30

16 de junho 17h furunfunfum no arraial Infantil Livre R$ 24

23 de junho 17h o flauTisTa de hamelin Infantil Livre R$ 28

30 de junho 20h o enigmágico Ilusionismo Livre R$ 10

1o de julho 11h30 fesTiVal orienTal Porkagura do brasil e fabio de rose

Dança, música, teatro,Ilusionismo e Comidas típicas Livre

Divulg. a partir de 11

de junho

1 2

3 41) 14 Biz2) Kagura do Brasil3) Furunfunfum no Arraial4) O Enigmágico

Page 19: Granja News 30

19maio de 2012 • edição 30 www.granjanews.com.br

cinema

os VingadoresQuando um inimigo inesperado

surge ameaçando a segurança glo-bal, Nick Fury, diretor da agência in-ternacional de paz conhecido como SHIELD, recruta uma equipe para livrar o mundo de uma possível des-truição: Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Gavião Ar-queiro e Viúva Negra. elenco: Robert Downey Jr., Clark Gregg, Scarlett Jo-hansson, Chris Hemsworth, Samuel L. Jackson, Chris Evans, Jeremy Ren-ner, Mark Ruffalo, Tom Hiddleston. direção: Joss Whedon. gênero: Ação. duração: 136 min. distribuidora: Walt Disney. Classificação: 12 Anos.

Paraísos arTificiaisErika é uma DJ de relativo sucesso

e muito amiga de Lara. Juntas, duran-te um festival onde Erika trabalhava, elas conheceram Nando e, juntos, vi-vem um momento intenso. Entretan-to, logo em seguida o trio se separa. Anos depois Erika e Nando se reen-contram em Amsterdã, onde se apai-xonam. Só que apenas Erika se lem-bra do verdadeiro motivo pelo qual eles se afastaram pouco após se co-nhecerem, anos antes. elenco: Natha-lia Dill, Luca Bianchi, Lívia de Bueno. direção: Marcos Prado. gênero: Dra-ma. duração: 96 min. distribuidora: Vinny. Classificação: 16 Anos.

PiraTas Pirados!O Capitão Pirata sai em uma mis-

são para derrotar definitivamente seus rivais: Black Bellamy e Cutlass Liz, na disputa pelo prêmio de Pirata do ano. A missão leva o Capitão e a sua tripu-lação para uma ilha exótica e repleta de perigos. Dos mesmos criadores de Fuga das Galinhas. elenco: Vozes originais de: Hugh Grant, David Ten-nant, Imelda Staunton, Martin Fre-eman, Jeremy Piven. direção: Peter Lord, Jeff Newitt. gênero: Aventura. duração: 88 min. distribuidora: Co-lumbia Tristar. Classificação: Livre.

baTTleshiP - a baTa-lha dos mares

Uma aventura épica de ação que tem início no mar e continua nos céus e em terra, na qual nosso planeta luta pela sobrevivência contra uma força superior desconhecida. Baseado no clássico jogo de batalha naval. elenco: Liam Neeson, Alexander Skarsgard, Taylor Kitsch, Josh Pence, Brooklyn Decker, Rihanna, Jesse Plemons, Pe-ter MacNicol. direção: Peter Berg. gênero: Ação. duração: 135 min. dis-tribuidora: Paramount. Classificação: 10 Anos.

Page 20: Granja News 30

20maio de 2012 • edição 30www.granjanews.com.br

Granja Viana 4702-0306

Shopping Granja Vianna 4613-6800

[email protected]

CASA DE CÂMBIOA Providence Exchange proporciona o melhor atendimento ao seu cliente,

possuindo blindagem, portas de segurança, sala VIP e equipe treinada.

No conforto, segurança e praticidade do Shopping Granja Vianna

Rod. Raposo Tavares, Km 23 - Shopping Granja Vianna

[email protected]

Tel: (11) 4613-6522 / 4613-6523

Turismo

Por damaris lopes Vieira

noVa zelÂndiaSimone Oliveira, natural

de Cotia, aos dezesseis anos resolveu aperfeiçoar o inglês fazendo um intercambio cul-tural. A preocupação dela e da família era escolher a na-ção que iria recebê-la durante alguns meses. Nova Zelân-dia, como um inglês similar ao australiano, seria o lugar mais apropriado, pois além do currículo, tinham a pre-ocupação de um lugar con-fortável, seguro e bem desen-volvido. Claro, a jovem não escolheu sozinha, foi muito bem influenciada pelo gos-to do seu avô, Dr. Oswaldo, um viajante veterano que co-nheceu muito do mundo, e, nas suas voltas, condensou tanta experiência, que quem se aproximou dele acabou aprendendo também. Eu, tive o privilégio de escutá-lo em alguns retornos de suas viagens. Certa vez, pergun-tei-lhe, já que conhecia um bom tanto de todos os con-tinentes, qual o lugar que ele mais gostou. Sem pestanejar,

respondeu – Nova Zelândia, sem dúvida é o lugar mais lindo do mundo!

Pois bem, Simone foi comprovar e acabou assinan-do o que ouviu do avô.

Nova Zelândia, lá no Oce-ano Pacífico, é basicamente conhecida por duas grandes ilhas, a do Norte e do Sul, li-gadas pelo Estreito de Cook, e por outras numerosas ilhas menores. Nossa estudante morou na Ilha do Norte em Auckland, a maior cidade do país, e lá em suas andanças pôde constatar que o país faz jus a sua classificação mun-dial em desenvolvimento. Nova Zelandia é referencia em qualidade de vida, expec-tativa de vida, educação polí-tica, paz, falta de corrupção, democracia, e muitos outros quesitos.

Esse país pequeno, de tamanho parecido com o Ja-pão, é simplesmente maravi-lhoso e vale a pena você fazer um vôo longo para chegar num lugar onde a natureza e

a vida dos cidadãos é tão res-peitosamente conduzida. Por isso, neste país, a gente pode entender o significado da ex-pressão “qualidade de vida”.

Simone, ao relembrar sua estada, frisa que existem pas-seios imperdíveis na Nova Zelândia, na Ilha do Norte, além de Auckland cidade lin-da, com muita coisa pra se fa-zer desde compras, diversão, esportes radicais, você não deve deixar de ir conhecer Rotorua, que além da beleza natural, evidencia a presença da cultura maori.Na Ilha do Sul, Queenstown (no meio de montanhas e um lago cristali-no) , Chistchurch, MT. Cook, Os Glaciers e, especialmente uma das cidades mais encan-tadoras e lindas do mundo – Te Anau – onde fiords e ca-choeiras que despencam no mar são atrações maiores.

Nova Zelândia, ilha de muita aventura, faz delirar quem gosta de esportes ra-dicais: canoagem, mountain bike, ski, snowboard, bungee

jump, balonismo, paraque-dismo e muito mais.

Não basta tanta beleza, o que mais Simone narra com entusiasmo é que foi muito bem recebida, então, como estudante ou como turista saiba que você estará num país que tem como princí-pio uma sociedade igualitá-ria, onde cor da pele, status social, preferência sexual ou política, não farão ninguém sentir-se diminuído. A edu-cação impera, se, por exem-plo, você não souber falar bem o inglês, que é o idioma mais utilizado, e pedir infor-mação de um endereço pra alguém na rua, muitas vezes

o informante ainda o leva até o local.

O país pequeno, mas de muitos e variados assuntos, merece sua avaliação. Simo-ne, que tem no sangue o gos-to de viajar, herdado tanto dos avós como dos pais, hoje trabalha no turismo. Claro, que quando tira suas férias vira turista também. O fato é que tomou gosto pelo tema – viagem – e mesmo acre-ditando em seu avô resolveu vivenciar Nova Zelândia.

Após ouvir Simone, apren-di que este país pode até não ser um mundo de Alice, mas está mais próximo do sonho do que muitas outras nações.