governo do estado de sÃo paulo secretaria de … · a redefinição do papel do estado no mundo...

27

Upload: vuonghuong

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO

PPLLAANNOO PPLLUURRIIAANNUUAALL22000044--22000077

LLLEEEIII NNNººº 111111...666000555,,, DDDEEE 222444 DDDEEE DDDEEEZZZEEEMMMBBBRRROOO DDDEEE 222000000333

CUIDANDO DE GENTESão Paulo, agosto de 2003

Governo do Estado de São PauloSECRETARIA DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO

Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2004-2007

LEI Nº 11.605, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2003

Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2004/2007

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Artigo 1º - Esta lei institui o Plano Plurianual para o quadriênio 2004/2007, emcumprimento ao disposto no artigo 174, § 1º, da Constituição do Estado, estabelecendo,para o período, os programas com seus respectivos objetivos, indicadores, valores emetas da administração pública estadual e dos demais Poderes do Estado para asdespesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas deduração continuada.

Artigo 2º - Os programas a que se refere o artigo anterior constituem o elo básicode integração entre os objetivos do Plano Plurianual, as prioridades e metas fixadas nasLeis de Diretrizes Orçamentárias e as programações estabelecidas nos OrçamentosAnuais correspondentes aos exercícios abrangidos pelo período do Plano.

Artigo 3º - O Poder Executivo submeterá à autorização legislativa eventuaisalterações nos programas ou em seus respectivos objetivos, indicadores, valores emetas, referidos no artigo 1º, quando da elaboração de suas propostas de diretrizesorçamentárias e orçamentária, orientando a ação governamental para o exercíciosubseqüente.

Governo do Estado de São PauloSECRETARIA DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO

Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2004-2007

Artigo 4º - As codificações de Programas deste Plano serão observadas nas leis dediretrizes orçamentárias e nas leis orçamentárias.

Parágrafo único - Os códigos a que se refere este artigo prevalecerão até a extinção dosprogramas a que se vinculam.

Artigo 5º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 24 de dezembro de 2003.

Geraldo AlckminGOVERNADOR DO ESTADO

Andréa Sandro CalabiSecretário de Economia e Planejamento

Arnaldo MadeiraSecretário – Chefe da Casa Civil

Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2004-2007 – Capítulo I

O Plano Plurianual 2004-2007

A redefinição do papel do Estado no mundo atual implica a necessidade de novasformas de atuação para os agentes públicos. Um novo papel do Estado, o de agenteindutor e regulador, vem progressivamente ganhando força. Foram afastadas tanto a idéiado Estado produtor e que tudo provia quanto a idéia de que não cabe qualquer políticaativa à administração pública.

Neste novo cenário, e dadas as restrições orçamentárias que têm caracterizado ogoverno em diversos níveis e vários países, a eleição de pautas e instrumentos de atuaçãoque sejam modernas e responsáveis passa a ter uma importância decisiva.

No Estado de São Paulo, o Governador Geraldo Alckmin elege as ações parapromover o desenvolvimento, a educação e a solidariedade social, bem como as ações paraaumentar a competitividade sistêmica da economia paulista como forma de se gerar umcírculo virtuoso de investimentos, emprego e renda. Isto irá possibilitar a ampliação dosgastos sociais e de novas ações e investimentos para a redução adicional do “custo SãoPaulo” e melhorias no perfil dos gastos.

Mas o descompasso entre a elevada demanda por investimentos em infra-estruturae serviços de utilidade pública, que permitem o aumento da eficiência, e a disponibilidadede recursos de fontes governamentais implica a necessidade de se encontrar formasalternativas de financiamento. Daí a necessidade de parcerias com o setor privado e deprocessos de desestatização em sentido amplo, incluindo concessões e contratos deparcerias com o setor privado ou segmentos do terceiro setor. Esse descompasso apontatambém para a necessidade de usar novos instrumentos e métodos de ação, com destaquepara:

• Implementação de programas com enfoque multi-setorial, aumentando apotência da ação pública estadual e reconhecendo as diferentes demandas epotencialidades metropolitanas e regionais.

• Sistemas e metodologias de elaboração, execução e acompanhamento dosorçamentos setoriais e estadual, dentro da ótica da responsabilidade fiscal.

• Processos informatizados dinâmicos, garantindo a transparência e a eficáciados sistemas de gestão estadual.

• Análises do orçamento público, avaliando a eficiência e a efetividade daconcretização de políticas públicas com repercussão no desenvolvimentourbano e regional.

Nesse contexto, o Estado de São Paulo aprimora com este Plano Plurianual – PPAsua função básica de organizar os sistemas de planejamento setorial e regional,promovendo a formulação de políticas públicas de desenvolvimento econômico e social. A

Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2004-2007 – Capítulo I

Secretaria de Economia e Planejamento prepara os Projetos de Lei do PPA, das Leis deDiretrizes Orçamentárias – LDO e dos Orçamentos Anuais do Estado, por meio daarticulação das demandas e propostas das diversas secretarias, das diversas regiões e dosdemais Poderes do Estado.

O PPA se constitui, assim, numa agenda quadrienal de promoção de eficiência ecompetitividade do Estado para o desenvolvimento humano e social de nossa população,com a elevação do padrão de vida traduzido na melhoria das condições de trabalho,moradia, saúde, educação e segurança. O Plano é também a oportunidade para consolidaruma visão unificada face a problemas, prioridades e estratégias do Governo do Estado.

Ciente do seu papel indutor do desenvolvimento, o Governo Geraldo Alckminapresenta o Plano Plurianual 2004/2007 como um projeto de lei expresso em um conjuntode ações e programas detalhados em metas, valores e unidades executoras. A estratégia deação contempla as seguintes diretrizes de ação governamental para o período:

1. Governo Empreendedor: políticas ativas e ações inovadoras que ampliam acompetitividade econômica e estimulam as iniciativas empresariais nos diversos segmentossociais, gerando simultaneamente ocupação e renda.

2. Governo Educador: busca contínua de formação e capacitação dos cidadãos,possibilitando a democratização dos frutos do desenvolvimento científico e tecnológico.

3. Governo Solidário: esforços concentrados para que o desenvolvimentoprodutivo e a ampliação da competitividade econômica ocorram em um contexto maisjusto, a partir de políticas e ações capazes de evitar qualquer forma de exclusão social.

4. Governo Prestador de Serviços de Qualidade: busca e disseminação de umpadrão de excelência para o Estado em toda a gama de serviços públicos, elevando aqualidade de atendimento, com custos menores, maior retorno social e transparência naação pública.

Os programas e ações do Plano Plurianual 2004-2007 contemplam políticas ativaspara promover o desenvolvimento, gerar empregos e fortalecer a formação profissional.Organizam também iniciativas para reduzir a violência, atacar a organização dacriminalidade, restaurar o usufruto do convívio humano nos espaços públicos, ampliar aabrangência do sistema penitenciário e fornecer atendimento à criança e ao adolescente emsituação de risco. Prioridade é concedida aos programas de maior impacto quanto àelevação dos padrões de saúde pessoal ou ambiental e do atendimento médico, bem comoàs áreas de educação formal e capacitação e treinamento de recursos humanos.

No âmbito da economia paulista, o Plano busca ampliar e implementar a infra-estrutura, estimulando a atração de investimentos privados. Insere-se num cenário decrescente integração do mercado nacional, de aumento da inserção de São Paulo nocomércio internacional e de reforço da logística e dos arranjos produtivos locais e regionais.Constitui, deste modo, uma poderosa ferramenta para ampliação da capacidade competitivada indústria e da tecnologia paulistas.

Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2004-2007 – Capítulo I

O Estado de São Paulo deve se constituir naturalmente em porta de entrada detecnologias mais avançadas e, num processo de difusão e integração produtiva, devedisseminar mão de obra especializada e viabilizar investimentos.

O PPA busca, assim, incentivar novas formas de interação entre os setores públicoe privado como alternativas de alavancar os investimentos na economia paulista epromover o desenvolvimento social. Ao Estado cabe a tarefa de aprofundar cada vez maisessa parceria com a sociedade para ampliar a gama e a produtividade dos serviçosprestados, levando-se em conta todo um leque de possibilidades que envolve desde asconcessões em geral até contratos mais específicos. Deve-se notar que o desenvolvimentodas parcerias Estado-Sociedade, capazes de realizar inúmeras atividades com melhoresníveis de qualidade e menores custos, integra um ponto estratégico para o cumprimentodas diretrizes definidas.

Neste sentido, as Parcerias Público-Privadas (PPP) representam uma alternativainovadora, com grande potencial de ampliação da oferta de serviços de utilidade pública emSão Paulo nos próximos anos. Este sistema deve se revelar um instrumental de grandeeficiência. Ele objetiva minimizar o gasto público, o suficiente para que um determinadoprojeto de investimento privado se realize; em termos agregados, visa a maximizar osinvestimentos privados que podem ser alavancados com os limitados recursos públicosdisponíveis.

A partir de uma breve observação do ocorrido a partir de 1995, é possível constatarque o Governo do Estado de São Paulo tem sido pioneiro no que tange ao incentivo aoestabelecimento de parcerias e à construção de um novo modelo de intervenção estatal.Com efeito, já em março de 1995, foi criado o Programa de Participação da IniciativaPrivada na Prestação de Serviços Públicos e na Execução de Obras de Infra-estrutura. Emseguida, no início de 1996, este programa foi ampliado com a criação do ProgramaEstadual de Desestatização – PED, que funcionou exatamente como o pilar de umprocesso de reordenamento do papel do Estado.

A partir deste arcabouço, foi possível fortalecer o setor público paulista comoregulador das atividades objeto de privatização/concessão e, ao mesmo tempo, ampliarinvestimentos públicos em infra-estrutura realizados pela iniciativa privada.

Enquanto agenda para o desenvolvimento, o PPA formula e coordena a políticaindustrial, científica e tecnológica do estado. Desenvolve programas e ações no sentido deimplementar a competitividade dos produtos fabricados pelo parque industrial paulista,com a incorporação de inovações tecnológicas. Sendo o Estado o principal pólo industrial,científico e tecnológico do País, conta com as mais destacadas universidades para formaçãode recursos humanos e institutos de pesquisa em diversas áreas chave.

Entre as ações de política industrial contempladas, destacam-se o fortalecimentodas micro e pequenas empresas, o incentivo à organização de arranjos produtivos locais(“clusters”), as ações de potencialização do desenvolvimento sustentado em base regional.E também o incentivo à incorporação de novas tecnologias, à modernização do parque

Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2004-2007 – Capítulo I

industrial e ao comércio exterior, a promoção de inovação científica e tecnológica, afacilitação de acesso do setor privado a crédito, o estímulo a projetos para criação deemprego e renda, e o incentivo ao turismo.

Condições favoráveis para o estabelecimento de micro e pequenas empresas serãoincentivadas por políticas fiscais específicas (Simples Paulista). Mediante programas dedesenvolvimento regional sustentável, será possível potencializar as vocações regionais,reduzir diferenças e criar novas oportunidades de desenvolvimento. A implantação denovas tecnologias em rede permitirá promover a atividade econômica através da integraçãoda oferta de novos produtos e serviços.

As ações de comércio exterior buscam aumentar a participação das empresas napauta de exportação do Estado de São Paulo e também ampliar o valor agregado dosprodutos de exportação. Finalmente, o elevado potencial de geração de empregos, renda edivisas da indústria turística faz desse setor um importante alvo para aprimoramento. Ameta é formatar, organizar e direcionar os potenciais turísticos do Estado.

Em síntese, o Plano Plurianual promove a articulação das políticas e dosinstrumentos setoriais no espaço territorial do Estado, alavanca oportunidades de parceriacom o setor privado e procura integrar as iniciativas do executivo estadual com as dosdemais níveis de governo, propondo uma visão integrada das estratégias. Ou seja, buscasinergia entre os diversos órgãos para aumentar a efetividade das políticas públicas,constituindo dessa forma uma agenda do desenvolvimento de São Paulo para os próximosquatro anos.

Andrea Sandro Calabi

Secretário de Economia e Planejamento

do Estado de São Paulo

Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2004-2007 – Capítulo I

Índice Geral

Lei Nº 11.605 de 24 de dezembro de 2003

O Plano Plurianual 2004-2007

Capítulo 1

1.1 Apresentação ............................................................................................................. 031.1.1 O PPA 2004-2007: Objetivos, Diretrizes Estratégicas e Compromissos............... 03

1.1.1.1 O novo papel do Estado......................................................................... 061.1.1.2 O Novo PPA.......................................................................................... 07

1.2 Perspectivas da Economia Brasileira, Parâmetros Macroeconômicos e Projeçõespara o Médio Prazo................................................................................................... 091.2.1 Introdução........................................................................................................... 091.2.2 Perspectivas de curto prazo ................................................................................. 101.2.3 O Médio e Longo Prazos .................................................................................... 12

1.2.3.1 Cenário Externo ...................................................................................... 121.2.3.2 Resumo das projeções: nível de atividade................................................. 131.2.3.3 Resumo das projeções: Setor Externo...................................................... 14

1.3 Perspectivas para o Estado de São Paulo no Período do PPA ...............................151.3.1 São Paulo no Contexto Nacional: Atividade Econômica .................................... 151.3.2 Finanças Públicas Paulistas.................................................................................. 20

1.4 Gestão Pública........................................................................................................... 23

1.5 Parcerias..................................................................................................................... 27

1.6 Síntese dos Capítulos: Programas e Ações do PPA................................................ 29

1.7 Demonstrativo dos Programas e Ações do PPA .....................................................31

Capítulo 2

2.1 O Enfoque Regional como Instrumento para a compreensão dos problemas doEstado e para a Formulação de Políticas Públicas................................................ 35

2.2 As Regiões de São Paulo .......................................................................................... 38

2.3 As Regiões Metropolitanas ...................................................................................... 58

Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2004-2007 – Capítulo I

2.4 Região Metropolitana de São Paulo.........................................................................61

2.5 Região Metropolitana de Campinas ...................................................................... 75

2.6 Região Metropolitana da Baixada Santista ...........................................................81

2.7 Programas e Ações do PPA ..................................................................................... 85

Demonstrativo dos Programas e Ações do PPA .................................................... 87

Capítulo 3

3.1 Apresentação: Princípios e Objetivos da Ação do Estado na Área Social.............91

3.2 Situação social do Estado: Sumário......................................................................... 93

3.3 Educação .................................................................................................................. 953.3.1 Introdução .......................................................................................................... 953.3.2 A Ação da Secretaria de Educação no Período do PPA....................................... 96

3.4 Saúde ......................................................................................................................... 963.4.1 Quadro da situação atual .................................................................................... 963.4.2 Ações da Secretaria de Saúde no Período do PPA .............................................. 99

3.5 Habitação Popular e Infra-estrutura ...................................................................... 1013.5.1 São Paulo no contexto nacional dos indicadores de habitação e

infra-estrutura urbana ....................................................................................... 1013.5.2 A questão habitacional...................................................................................... 1013.5.3 Ações da Secretaria no Período do PPA............................................................ 102

3.6 Cultura, Esporte e Lazer..........................................................................................1043.6.1 Cultura, Esporte e Lazer no Estado de São Paulo ............................................. 1043.6.2 Prioridades da Secretaria de Estado no Período do PPA .................................. 106

3.7 Segurança Pública ...................................................................................................1063.7.1 A Questão da Violência ................................................................................... 1063.7.2 A Ação da Secretaria de Segurança Pública no Período do PPA........................ 1073.7.3 A Segurança Penitenciária................................................................................. 110

3.8 Justiça.........................................................................................................................1113.8.1 Ações da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania no Período do PPA ... 1113.8.2 Regularização e Assentamento: Ações do ITESP.............................................. 113

3.9 Emprego e Trabalho ............................................................................................... 1143.9.1 Ações da Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho no Período do PPA . 114

Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2004-2007 – Capítulo I

3.10 Assistência e Desenvolvimento Social.................................................................... 1153.10.1 Promoção do Desenvolvimento Social e Articulação de Ações........................ 1153.10.2 Ações da SEADS ............................................................................................ 116

3.11 Desenvolvimento Social – 87 Programas ............................................................... 119

Demonstrativo dos Programas e Ações do PPA .................................................... 121

Capítulo 4

4.1 Introdução................................................................................................................1254.1.1 Parcerias Público-Privadas .............................................................................. 1254.1.2 Concessões e Parcerias Público-Privadas no Contexto Atual de São Paulo ...... 126

4.2 Transportes ............................................................................................................. 1314.2.1 Diagnóstico da atual rede de transportes .......................................................... 1314.2.2 Diretrizes Estratégicas da Secretaria dos Transportes....................................... 133

4.3 Transportes Metropolitanos....................................................................................1354.3.1 Diagnóstico da atual rede de transportes ......................................................... 1354.3.2 Diretrizes Estratégicas e Ações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. 136

4.4 Energia ....................................................................................................................1394.4.1 Panorama Geral do Setor no Estado de São Paulo........................................... 1394.4.2 Geração Hidrelétrica ........................................................................................ 1394.4.3 Previsão da Demanda de Energia Elétrica para o Estado de São Paulo ...............1414.4.4 Gás Natural.......................................................................................................1424.4.5 Outras Fontes de Energia..................................................................................1444.4.6 Universalização dos Serviços de Energia: Eletrificação Rural ..............................1444.4.7 Programas e Ações na Área de Energia ..............................................................145

4.5 Recursos Hídricos ...................................................................................................1464.5.1 Ações estratégicas para a gestão de recursos hídricos no Estado de São Paulo . 1474.5.2 Aprimoramento da gestão da água e da alocação de investimentos .................. 148

4.6 Saneamento .............................................................................................................1494.6.1 Perspectivas para o Setor ................................................................................ 1534.6.2 Definição dos Programas e Ações para o PPA 2004-2007 .............................. 155

4.7 Programas e Ações da Infra-Estrutura – 37 programas........................................156

Demonstrativo dos Programas e Ações do PPA ...................................................157

Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2004-2007 – Capítulo I

Capítulo 5

Introdução ......................................................................................................................... 161

5.1 Agropecuária e agronegócio ..................................................................................1625.1.1 Dimensão e Principais Atividades ................................................................... 1625.1.2 Recorte Espacial da Produção ......................................................................... 1675.1.3 Oportunidades e Limitações do Setor ............................................................. 1685.1.4 Conclusão ....................................................................................................... 1695.1.5 Ações da Secretaria de Agricultura ................................................................... 170

5.2 Estratégia de Indústria............................................................................................1725.2.1 São Paulo: Desenvolvimento da Indústria e Mudanças nos Padrões Espaciais 1725.2.2 As Perspectivas de Política Industrial e o Papel de São Paulo .......................... 1775.2.3 Arranjos Produtivos Locais-O Espaço da Política Industrial Descentralizada . 1785.2.4 São Paulo: as oportunidades segundo as cadeias produtivas ............................. 1795.2.5 Conclusão ....................................................................................................... 189

5.3 Serviços ....................................................................................................................1905.3.1 A relevância dos Serviços na Economia Paulista, Atual e Futura...................... 1905.3.2 Serviços Relevantes e seu Papel para a Competitividade e para a Qualidade

de Vida .............................................................................................................1945.3.3 Serviços e Centralidade da Região Metropolitana: Desafios e Riscos................ 195

5.4 Turismo....................................................................................................................1955.4.1 Introdução ....................................................................................................... 1955.4.2 Ações da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e

Turismo no Âmbito do Turismo ..................................................................... 196

5.5 Ciência e Tecnologia e Tecnologia da Informação (Ações relacionadas àEconomia do Conhecimento).................................................................................1975.5.1 O sistema de C&T paulista e o desenvolvimento industrial .............................. 1975.5.2 Uma estrutura universitária altamente qualificada ............................................ 1985.5.3 Uma Agenda para a Inovação e Competitividade ............................................ 1995.5.4 Programas de Pesquisa Agropecuária .............................................................. 2025.5.5 Ações da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e

Turismo .......................................................................................................... 2035.5.6 Conclusão ....................................................................................................... 208

5.6 Recursos Naturais e Meio Ambiente .................................................................... 2095.6.1 Saneamento Básico .......................................................................................... 2095.6.2 Mananciais Utilizados para abastecimento público de água .............................. 2095.6.3 Formas de contaminação nos principais mananciais ........................................ 2105.6.4 Resíduos Sólidos.............................................................................................. 2105.6.5 Controle Ambiental ......................................................................................... 2105.6.6 Recursos Minerais............................................................................................ 211

Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2004-2007 – Capítulo I

5.6.7 Ações da Secretaria .......................................................................................... 211

5.7 Desenvolvimento Econômico – 31 programas ......................................................213

Demonstrativo dos Programas e Ações do PPA ...................................................215

Demonstrativos .................................................................................................................217

Demonstrativos das Despesas por Programas

Demonstrativos das Despesas segundo os Órgãos

Demonstrativos dos Investimentos segundo os Órgãos

Índice Remissivo dos Programas aos Temas .................................................................219

Anexo:

Propostas setoriais encaminhadas pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público

Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2004-2007 – Capítulo I

DEMONSTRATIVO DOS PROGRAMAS ORGANIZADOS POR TEMAS E SUBTEMAS I. GESTÃO PÚBLICA

I.1 MODERNIZAÇÃO E REFORMA DO ESTADO, GOVERNO ELETRÔNICO, CAPACITAÇÃO E PROMOÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

927 ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL 1816 ATENDIMENTO DE SAÚDE AOS POLICIAIS MILITARES 2014 GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HUMANOS 2803 GESTÃO ESTRATÉGICA E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO 2804 RECOMPOSIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO E DA GESTÃO DE PESSOAS 2806 CENTRO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA 2809 AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO 2815 GOVERNO ELETRÔNICO I - INFRA-ESTRUTURA 2816 GOVERNO ELETRÔNICO II - TRANSAÇÕES INTERNAS 2817 GOVERNO ELETRÔNICO III - TRANSAÇÕES COM A SOCIEDADE 2818 GOVERNO ELETRÔNICO IV - INCLUSÃO DIGITAL

I.2 A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E AÇÕES NO CAMPO PREVIDENCIÁRIO 101 OBRIGAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

102 OBRIGAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS EM COMPLEMENTAÇÃO 1817 ASSISTÊNCIA À POLÍCIA MILITAR DO ESTADO 2010 CARTEIRAS AUTÔNOMAS DE PREVIDÊNCIA 2015 PREVIDÊNCIA ESTADUAL 2102 ASSISTÊNCIA PREVIDENCIÁRIA DE CARÁTER ESPECIAL 2103 COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA 2104 PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A INATIVOS

I.3 AÇÕES DA PROCURADORIA GERAL EM DEFESA DOS INTERESSES DO ESTADO 4001 ADVOCACIA DO ESTADO

4002 ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA AOS LEGALMENTE NECESSITADOS 4003 APERFEIÇOAMENTO E CAPACITAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS DA ADVOCACIA DO ESTADO

I.4 A SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E A MODERNIZAÇÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO 2901 PROCESSO ORÇAMENTÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO

2903 DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL DOS MUNICÍPIOS 2904 SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS - SEADE 2905 MODERNIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO NO ESTADO DE SÃO PAULO 2906 SISTEMA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 2908 SISTEMA ESTADUAL DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS 2909 GESTÃO EM ECONOMIA E PLANEJAMENTO

I.5 APERFEIÇOAMENTO DO APARELHO DE ARRECADAÇÃO E FISCALIZAÇÃO E AS AÇÕES DA SECRETARIA DA FAZENDA

2001 MODERNIZAÇÃO DA SECRETARIA DA FAZENDA 2002 CONTROLE INTERNO 2003 CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS E EDUCAÇÃO FISCAL PARA CIDADÃOS 2004 FISCO E CIDADANIA 2007 GESTÃO FINANCEIRA 2009 ADMINISTRAÇÃO GERAL DA SECRETARIA DA FAZENDA 2012 FORTALECIMENTO DA GESTÃO FISCAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

I.6 AÇÕES DA CASA CIVIL 2801 DEFESA CIVIL

2805 COMUNICAÇÃO SOCIAL 2813 MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DA IMPRENSA OFICIAL 2814 CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL DA PRODESP

I.7 DEMAIS PROGRAMAS DO EXECUTIVO 0 ENCARGOS GERAIS 100 SUPORTE ADMINISTRATIVO 2101 TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS

I.8 MODERNIZAÇÃO DO LEGISLATIVO 101 OBRIGAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS 150 PROCESSO LEGISLATIVO

151 PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA 200 CONTROLE EXTERNO

I.9 MODERNIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO 101 OBRIGAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS 302 FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS DO PODER JUDICIÁRIO 303 PROCESSO JUDICIÁRIO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

401 PROCESSO JUDICIÁRIO NO PRIMEIRO TRIBUNAL DE ALÇADA CIVIL 501 PROCESSO JUDICIÁRIO NO TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL 600 PROCESSO JUDICIÁRIO MILITAR 2201 PROCESSO JUDICIÁRIO NO SEGUNDO TRIBUNAL DE ALÇADA CIVIL

I.10 MINISTÉRIO PÚBLICO 100 OBRIGAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS 2701 DEFESA DOS INTERESSES SOCIAIS E INDIVIDUAIS E DA ORDEM JURÍDICA

II. DESENVOLVIMENTO REGIONAL E METROPOLITANO

II.1 REGIÕES DE SÃO PAULO 1307 DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO SUSTENTÁVEL 2902 PLANEJAMENTO E FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

II.2 REGIÕES METROPOLITANAS 2907 SISTEMA DE PLANEJAMENTO REGIONAL / METROPOLITANO

II.2 REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA 3705 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA BAIXADA SANTISTA

III. DESENVOLVIMENTO SOCIAL

III.1. EDUCAÇÃO 801 PARCERIA EDUCACIONAL ESTADO-MUNICÍPIO

802 MERENDA ESCOLAR 803 MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL 804 MELHORIA E EXPANSÃO DO ENSINO MÉDIO 805 ESCOLA DA FAMÍLIA 807 INFORMATIZAÇÃO ESCOLAR 808 FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES – TEIA DO SABER 1022 ENSINO PÚBLICO SUPERIOR 1023 ENSINO PÚBLICO TECNOLÓGICO 1024 ENSINO PÚBLICO TÉCNICO

III.2 SAÚDE 910 PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS

914 PREVENÇÃO E CONTROLE DE ENDEMIAS 926 APOIO À ATENÇÃO BÁSICA DE COMPETÊNCIA MUNICIPAL COM O OBJETIVO DE UNIVERSALIDADE 928 ATENDIMENTO INTEGRAL E DE ALTA COMPLEXIDADE EM ASSISTÊNCIA MÉDICA EM RIBEIRÃO PRETO 929 ATENDIMENTO INTEGRAL E DE ALTA COMPLEXIDADE EM ASSISTÊNCIA MÉDICA EM SÃO PAULO 930 ATENDIMENTO INTEGRAL E DESCENTRALIZADO NO SUS/SP 931 CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS 932 CONTROLE DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DE SAÚDE 934 PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO, ASSISTÊNCIA E RECUPERAÇÃO EM CÂNCER 935 PRODUÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS, BIOFÁRMACOS E HEMODERIVADOS 936 PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SANGUE E HEMOCOMPONENTES 1017 ASSISTÊNCIA MÉDICA, HOSPITALAR E AMBULATORIAL EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS 1308 ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

III.3 HABITAÇÃO POPULAR E INFRA-ESTRUTURA 2505 GESTÃO HABITACIONAL

2506 PRÓ-LAR 2507 REGULARIZAÇÃO DE NÚCLEOS HABITACIONAIS

III.4 CULTURA, ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE 1201 DIFUSÃO E DESENVOLVIMENTO CULTURAL

1202 PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL 1203 FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL 1205 INTEGRAÇÃO DAS CULTURAS LATINO-AMERICANAS 1206 RÁDIO E TV EDUCATIVOS 1207 CULTURA E CIDADANIA PARA INCLUSÃO SOCIAL- FÁBRICAS DE CULTURA 1208 DIVERSIDADE E HERANÇA CULTURAL AFRO-BRASILEIRA

1209 MONUMENTA 1210 SÃO PAULO: UM ESTADO DE LEITORES 4101 ESPORTE E QUALIDADE DE VIDA 4102 INFRA-ESTRUTURA DE ESPORTE E LAZER 4103 JUVENTUDE PRESENTE 4104 SÃO PAULO POTÊNCIA ESPORTIVA

III. 5 SEGURANÇA PÚBLICA 810 ASSISTÊNCIA AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI

1702 ASSISTÊNCIA À VÍTIMA 1801 PREVENÇÃO E REPRESSÃO À CRIMINALIDADE 1807 POLICIAMENTO OSTENSIVO 1808 SEGURANÇA ESCOLAR 1811 PROTEÇÃO DA VIDA, DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMÔNIO 1814 MODERNIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DA POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA 1818 MODERNIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA 3801 MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO 3805 ASSISTÊNCIA AO PRESO E REINTEGRAÇÃO DO EGRESSO 3806 SUPORTE À ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO 3808 RACIONALIZAÇÃO NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS E CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES

III.6 JUSTIÇA 1701 INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DA CIDADANIA- CCI'S

1703 PROGRAMA ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS 1704 PROGRAMA ESTADUAL DE PROTEÇÃO À TESTEMUNHAS 1705 REGISTRO DO COMÉRCIO 1707 DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS E QUILOMBOLAS 1708 MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS 1709 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA 1710 ASSENTAMENTO FUNDIÁRIO 1711 GESTÃO DA POLÍTICA DE DEFESA DO CONSUMIDOR

1712 ACESSO AOS SERVIÇOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1713 EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL PARA O CONSUMO 1714 PERÍCIA JUDICIAL 1717 CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO E REFORMA DE EDIFICAÇÕES FORENSES DO JUDICIÁRIO 1719 APOIO AOS CONSELHOS 1720 CAPACITAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE FUNCIONÁRIOS 1721 INSPEÇÃO E CAPACITAÇÃO DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS 1722 METROLOGIA LEGAL E QUALIDADE INDUSTRIAL 1723 MODERNIZAÇÃO DO COMPLEXO BARRA FUNDA 1724 QUALIDADE, CERTIFICAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DE PRODUTOS 1804 SINAL VERDE 1806 EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO

III.7 EMPREGO E TRABALHO 2301 DESENVOLVIMENTO TÉCNICO E METODOLÓGICO PARA A EMPREGABILIDADE

2302 FOMENTO AO EMPREGO E RENDA 2303 QUALIDADE DO TRABALHO 2305 FOMENTO AO TRABALHO ARTESANAL 3505 GERAÇÃO DE RENDA

III.8 ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 701 DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

809 PROGRAMA DE QUALIDADE DA FEBEM 811 ASSISTÊNCIA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL

2802 ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO CARENTE 2910 QUALIDADE DE VIDA DOS POVOS INDÍGENAS

3511 CAPACITAÇÃO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL 3512 INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS SOCIAIS 3513 PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

3514 PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL 3515 REDE SOCIAL

3516 FAMÍLIA CIDADÃ 3922 ATENDIMENTO A COMUNIDADES ISOLADAS – PACI

IV. DESENVOLVIMENTO DA INFRA-ESTRUTURA

IV.1 TRANSPORTES 1601 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TRANSPORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

1602 OTIMIZAÇÃO DO USO DA HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ 1603 FISCALIZAÇÃO E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DELEGADOS, PERMITIDOS E AUTORIZADOS 1604 SEGURANÇA E FISCALIZAÇÃO RODOVIÁRIA 1605 OPERAÇÃO E CONTROLE DE RODOVIAS 1606 RECUPERAÇÃO, AMPLIAÇÃO DE CAPACIDADE E MODERNIZAÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA 1607 MODERNIZAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA 1608 AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DAS TRAVESSIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO 1609 CONSERVAÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA 1610 MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA PORTUÁRIO PAULISTA

3902 INFRA-ESTRUTURA PARA O FLUXO VIÁRIO

IV.2 TRANSPORTES METROPOLITANOS 1611 TRANSPOSIÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO - RODOANEL/FERROANEL

3701 EXPANSÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO METROPOLITANO - PITU EM MARCHA 3703 GESTÃO ESTRATÉGICA DE TRANSPORTE METROPOLITANO - PITU VIVO

3704 OPERAÇÃO, RECAPACITAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO TRANSPORTE METROPOLITANO - BOA VIAGEM

IV.3 ENERGIA 3917 RACIONALIZAÇÃO DO USO DE ENERGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO

3918 INCENTIVO E FOMENTO AO USO DE FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA 3920 POLÍTICA ESTADUAL DE MINERAÇÃO

3921 POLÍTICA ESTADUAL DE ENERGIA 3923 ELETRIFICAÇÃO RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO 3924 SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 3925 SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 3926 FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA ELÉTRICA 3927 REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE DISTRIBUIÇÃO DO GÁS CANALIZADO

IV.4 RECURSOS HÍDRICOS 3903 POLÍTICA ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS

3905 ÁGUA E DESENVOLVIMENTO 3907 COMBATE ÀS ENCHENTES 3911 CONSERVAÇÃO DE VÁRZEAS E PARQUES 3912 DESENVOLVIMENTO E PROTEÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS 3913 NOSSAS ÁGUAS 3914 PREVENÇÃO E DEFESA CONTRA EROSÃO 3915 RACIONALIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA POTÁVEL

IV.5 SANEAMENTO 3904 SANEAMENTO PARA TODOS

3906 SANEAMENTO AMBIENTAL EM MANANCIAIS DE INTERESSE REGIONAL 3909 UNIVERSALIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTO SANITÁRIO URBANO 3910 POLÍTICA ESTADUAL DE SANEAMENTO

IV.6 OBRAS 3908 RACIONALIZAÇÃO DE CONSTRUÇÃO, REFORMA E MANUTENÇÃO DE PRÓPRIOS DO ESTADO

V. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL

V.1 . AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIOS 1301 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA COMPETITIVIDADE DO AGRONEGÓCIO-AGROINOVA SÃO PAULO

1309 FORTALECIMENTO DO AGRONEGÓCIO FAMILIAR 1310 GESTÃO DAS AGROPOLÍTICAS PÚBLICAS 1311 DEFESA SANITÁRIA DO AGRONEGÓCIO PARA PROTEÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM E DO MEIO AMBIENTE 1312 ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS SANITÁRIAS PARA EXPORTAÇÃO

V.2 . ESTRATÉGIA DE INDÚSTRIA 1015 DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL

1016 ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 1025 FATORES ESTRUTURAIS DE COMPETITIVIDADE 1029 MICRO E PEQUENAS EMPRESAS 1032 TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA 2005 FOMENTO À ATIVIDADE INDUSTRIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO 2308 EMPREENDEDORISMO

V.3. SERVIÇOS 1018 COMÉRCIO EXTERIOR

2011 COMERCIALIZAÇÃO DE SEGUROS 2013 OPERAÇÕES DO BANCO NOSSA CAIXA

V.4 TURISMO 1020 DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

V.5 CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (AÇÕES RELACIONADAS À ECONOMIA DO CONHECIMENTO)

933 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 1019 DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA

1021 DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 1026 GESTÃO DA POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 1027 INOVAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE 1028 INSTRUMENTOS DE MERCADO PARA ESTÍMULO E GARANTIA AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 1030 SÃO PAULO OPORTUNIDADES 1031 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3916 GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES

3919 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ENERGIA

V.6 RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE 2601 CONTROLE DO USO DOS RECURSOS NATURAIS

2602 EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2603 GESTÃO, PESQUISA, CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS 2604 GESTÃO E CONTROLE DA QUALIDADE AMBIENTAL 2605 PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTADO