gestão de projetos ágeis de software 6 fatores importantes

9
Gestão de Projetos Ágeis de Software Lourdilene Souza 6 Fatores Importantes

Upload: ait-proeg-ufpa

Post on 26-Dec-2014

121 views

Category:

Technology


1 download

DESCRIPTION

Lightning talk Gestão de Projetos Ágeis de Software - 6 Fatores Importantes

TRANSCRIPT

Gestão de Projetos Ágeis de Software

Lourdilene Souza

6 Fatores Importantes

Comunicação

A informação deve estar disponível para que se tenha algo de valioso a secomunicar, bons relacionamentos devem existir para o compartilhamento deinformações e deve haver um mecanismo de feedback afim de garantir a boacomunicação (APELLO, 2010).

Extrair as ideias da equipe; proporcionar um ambiente no qual as pessoassintam-se convidadas a apresentar suas ideias; e fornecer uma estrutura quegaranta que todos os membros da equipe sejam ouvidos (DAVIS, 2012).

O mimetismo garante um mecanismo para fomentar a persuasão interpessoal ea comunicação no ambiente de trabalho. As pessoas tendem a copiarcomportamentos, sejam eles bons ou ruins (APELLO, 2010).

Gerenciamento de Problemas

A Equipe se autogerencia e adapta seu processo quando necessário.(BRODERICK, 2008).

Remover os impedimentos que interferem na produtividade da equipe(MERSINO, 2013).

A auto-organização não é suficiente para produzir os resultados esperados, faz-se necessário ao menos um pouco de gestão para orientar a equipe no sentidode produzir valor para a organização (APELLO, 2010).

Gerenciamento de Conflitos

Conflitos indicam apenas que existe mais de uma ideia a ser analisada, avaliadae discutida. Trabalhadores descompromissados com o projeto não geramconflitos (DAVIS, 2012).

A diversidade de personalidades entre os membros que compõem uma equipepode contribuir para torná-la mais estável, resistente, flexível e inovadora(APELLO, 2010; DUTT E CHANDRAMOULI, 2012).

Conflitos correspondem aos fundamentos da filosofia ágil, representam a oitavadimensão do desenvolvimento ágil de software (APPELO, 2010).

Um time de desenvolvimento corresponde a um sistema complexo adaptativo(CAS), em que a ocorrência de conflitos internos é um aspecto natural eindispensável à criatividade e à inovação (APPELO, 2010).

Negociação

A resolução de conflito não implica no estabelecimento de ideias e opiniõesuniformes. Ao invés disso, trata-se de alinhar as ideias conflitantes e negociar asdiferenças para que a equipe possa evoluir (APELLO, 2010).

A habilidade de gestão de conflitos envolve a capacidade de negociar e resolverdesacordos. Um projeto é criado para atender as necessidades das partesinteressadas, porém pode haver desacordos entre as partes sobre os itens quesão relevantes e necessários ao projeto (MERSINO, 2013).

Motivação

Compreender e contribuir para o alcance dos objetivos individuais de cadamembro da equipe, contribuem para o ganho de confiança na importância dosobjetivos do projeto (BRODERICK, 2008).

Um forma de manter a motivação construtiva é fomentar e garantir a partilhade conhecimentos entre os membros da equipe, o que também contribui para ofortalecimento do sentimento de colaboração (DUTT E CHANDRAMOULI, 2012).

Liderança

De acordo com John Maxwell (1998, apud APPELO, 2010) a função dos líderes é“definir a direção”, enquanto que um gerente trabalha no sentido de “manter adireção”. Kenneth Thomas (2000, apud APPELO, 2010) menciona que a visão deum líder corresponde a uma das maiores necessidades de uma equipe.

Papéis de liderança podem emergir inclusive de equipes auto-organizadas. Estetipo de liderança, chamada de liderança emergente ou adaptativa, surgequando um sistema adapta-se. A existência de vários líderes, cada qual com suaprópria área de interesse, pode até contribuir para melhorar o desempenho deuma equipe multifuncional (APPELO, 2010).

Referências

SOUZA, L. S.; OLIVEIRA, S. R. B. Um Estudo Sobre a Análise dasHabilidades em Gerência de Projetos Ágeis de Software. 2014. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas deInformação) – Instituto de Ciências Exatas e Naturais,Universidade Federal do Pará, Pará.APPELO, J. Management 3.0: Leading Agile Developers,Developing Agile Leaders. Addison-Wesley Professional, 2010.BRODERICK, S.; SLIGER, M. The Software Project Manager’sBridge to Agility. Addison-Wesley Professional, 2008.DAVIS, B. Agile Practices for Waterfall Projects. J. Ross Publishing,2012.DUTT, S.; CHANDRAMOULI, S. PMI Agile Certified Practitioner-Excel with Ease.Pearson Education India, 2012.MERSINO, A. Emotional Intelligence for Project Managers.AMACOM, 2013.

Obrigada !

Email: [email protected]: http://lourdilene.blogspot.com.br/Facebook: https://www.facebook.com/aitproegSlideshare: http://pt.slideshare.net/aitproeg