geopolítica - cursinhodapoli.net.brcursinhodapoli.net.br/web/arquivos/gaia/gaia_3/gp3_prof.pdf ·...

9
831-3 GEOPOLÍTICA IXPERT/SHUTTERSTOCK

Upload: truongphuc

Post on 10-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

831-

3

geopolítica

Ixpe

rt/S

hu

tter

Sto

ck

polisaber 5

aula 8 geopolítica

831-

3

observando-se o mapa, o Canadá divide-se em províncias e territórios, além de quatro regiões. o Grande Norte apresenta vazios demográficos, com inverno rigoroso, destacando-se economicamente a produção de celulose para papel-jornal. Nessa região está o território de Nunavut, a nação esquimó, área que o governo canadense destinou aos inuítes, visando à preservação cultural.

a parte oeste (Colúmbia britânica) apresenta vazio demográfico, devido à presença das montanhas rochosas, com exceção de Vancouver, cidade portuária, que interliga a economia canadense à bacia do pacífico. Nessa área ocorre a produção de carvão e cobre, além da pecuária extensiva nos platôs interiores das montanhas.

No centro-sul aparece a região da prairie com exploração de petróleo e plantação de trigo, que visa abastecer a China e o reino Unido. No sudeste, a região mais próspera, estão as províncias de ontário (colonização britânica) e Quebec (colonização francesa). início da colonização e da industrialização, o sudeste apresenta a melhor infra-estrutura do país, com forte produção de alumínio (bauxita importada da Jamaica e do brasil) e aviões. as cidades mais importantes são Toronto e Montreal.

a província de Quebec apresenta um movimento separatista, mas sem radicalismo. Na década de 1990 ocor-reu um plesbicito, vencendo a permanência, ou seja, a manutenção territorial. Nessa província, além de parte da industrialização, está presente o rio são lourenço, principal “artéria” econômica do país, pois liga a região dos Grandes lagos ao oceano atlântico, sendo fundamental para a exportação de mercadorias e importação de matéria-prima.

exercícios

1. (pUC-rs) a divisão do mundo em estados Nacionais, com fronteiras, moedas e alfândegas, cria barreiras à livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas. a criação de blocos econômicos é uma tentativa de reduzir essas barreiras em escala regional, mas também uma forma de os países-membros se fortalecerem diante do pro-cesso de globalização. Nesse processo, não constitui uma forma de organização de blocos econômicos a:

a) união aduaneira. b) união econômica e monetária. c) criação de zonas de livre-comércio. d) eliminação das fronteiras físicas.e) organização de mercados comuns.

2. (Mackenzie-sp) É incorreto afirmar sobre a economia do Canadá que:a) a extração de madeira, especialmente voltada para a produção de papel e celulose, é importante indústria canadense;b) nos platôs interiores das cadeias montanhosas da Colúmbia britânica, desenvolve-se uma pecuária extensiva para

a produção de carne.c) a região das províncias marítimas caracteriza-se pelas atividades policultoras e pela pesca.d) a maior concentração demográfica situada na região ocidental do país é responsável pelo desenvolvimento da

agropecuária regional.e) a utilização de técnicas modernas e altamente produtivas faz do Canadá um grande produtor de cereais.

3. (Vunesp) Mercosul, Nafta, União europeia são os exemplos mais conhecidos de blocos econômicos ou organiza-ções internacionais definidas por um processo de integração econômica. para que o processo se concretize, a teoria do comércio internacional define quatro situações clássicas de integração econômica. são elas:

a) União aduaneira, mercado comum, polos de atração de investimentos do mundo e zona de preferências tarifárias.b) Zona de livre-comércio, potencial agrícola, investimentos na área de infraestrutura física e união aduaneira.

para que sejam formados, os blocos econômicos demandam etapas como integração econômica, fiscal e monetária, mas eles não eliminam fronteiras físicas, já que seus integrantes mantém a autonomia sobre seus respectivos territórios.

A maior concentração demográfica está situada na região oriental, destacando-se Quebec e ontário. o canadá tem uma economia majoritariamente de serviços.

geopolítica aula 8

6 polisaber

831-

3

c) União econômica e monetária, zona de preferências tarifárias, zona de livre-comércio, investimentos na área de infraestrutura física.

d) Zona de preferências tarifárias, zona de livre-comércio, união aduaneira e polos de atração de investimentos do mundo.e) Zona de livre-comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.

4. (pUC-sp)

Se algum acordo de comércio tinha tudo para dar certo foi aquele firmado entre México, estados unidos e canadá. Sancionado em 1994, o Acordo de Livre comércio da América do Norte (Nafta) criou o que era, na época, a maior área de livre-comércio do mundo, com 376 milhões de pessoas e um pIB de quase 9 trilhões de dólares.

StIGLItZ, Joseph e. Globalização: como dar certo. São paulo: companhia das Letras, 2007. p. 137.

Tendo em vista essa informação e considerando as questões comerciais da chamada globalização, pode ser dito que: a) esse acordo comercial, mesmo considerando as desigualdades entre México e eUa, foi bem-sucedido e trouxe novas

possibilidades à nação mexicana, algo que no contexto da globalização é praticamente o único caso de sucesso.b) esse pacto abriu o país mais rico do mundo ao México e assim esses países continuaram a sua história comparti-

lhada, agora de forma institucionalizada, mostrando que países pobres se beneficiam com o livre-comércio.c) na era da globalização ocorrem vários pactos comerciais – regionais ou não, que nem sempre foram (e são) bem-

-sucedidos, e vários são vistos como contrários à lógica do livre-comércio, já que privilegiam os países-membros dos acordos.

d) acordos comerciais regionais, como o citado, fracassaram em razão da condição desigual dos membros, e por isso só se insiste, no mundo globalizado, em acordos e uniões com membros mais homogêneos, como a União europeia.

e) tal como o Nafta, o Mercosul é bem-sucedido pela associação com os eUa formando a alca (Área de livre Comércio das américas), pois o sucesso está em combinar países de economias de pesos e formas diferentes.

estudo orieNtado

exercícios

1. (enem-MeC)

México, colômbia, peru e chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de pro-dutos comercializados entre suas fronteiras.

oLIVeIrA, e. Aliança do pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (adaptado).

o acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros: a) promover a livre circulação de trabalhadores.b) fomentar a competitividade no mercado externo. c) restringir investimentos de empresas multinacionais. d) adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola. e) reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo.

uma Zona de livre-comércio tem o objetivo de aumentar a integração econômica entre os países do bloco por meio de redução das tarifas alfandegárias; a união Aduaneira é uma zona de livre-comércio que adotou uma tec (tarifa externa comum) que tem o objetivo de taxar os produtos vindos de fora do grupo para tornar os produtos do bloco mais competitivos; um mercado comum envolve a livre circulação de pessoas, capitais, bens e serviços e, por fim, a união política e monetária é o último estágio de bloco econômico e se dá quando os países participantes adotam uma moeda comum e criam um banco que adota uma política econômica para o bloco.

Depois do fim da Guerra Fria e do surgimento da globalização transnacional começaram a acontecer várias iniciativas de integração regional (blocos econômicos), favorecendo-a. o sucesso ou não desses agrupamentos se dá pela afinidade econômica entre os países e também pelo grau de enraizamento de suas instituições políticas.

geopolítica aula 9

12 polisaber

831-

3

Chávez aproveitou a alta do petróleo (gráfico), modernizando o estado e aumentando o assistencialismo. entretanto desagradava à elite e irritava os estados Unidos, com a nacionalização de empresas estrangeiras, reforma agrária, forte censura na mídia, além de alterar a Constituição para a própria perpetuação do poder.

o lago Maracaibo e a bacia do orenoco são grandes jazidas petrolíferas, sendo a Venezuela um dos membros fundadores da opep em 1960. a queda do preço internacional do petróleo evidenciou a forte dependência, agravando o déficit público, isto é, quando o governo gasta mais que arrecada. Tal fato fragilizou a economia com forte desabastecimento interno de mercadorias, ocorrendo o colapso do governo. Chávez faleceu em 2013, mas o chavismo ganhou uma sobrevida com o sucessor Nicolás Maduro. o mapa demonstra a divisão política da Venezuela em departamentos.

Mar das Antilhas

Maracaibo

Barquisimeto Valenda

BOLIVAR

ANZOÁTEGUI

MONOGAS

SUORE

DELTA

AMACURO

GUARICO

AMAZONAS

APURE

BARINAS

PORTUGUESACOJEDESZULIA TRUILLO

LARA

FALCÓN

YARACUYARAGUA

MIRANDA

VARGASCARABOBO

MERIDA

TACHIRA

VENEZUELA

COLÔMBIA

BRASIL

GUIANA

Caracas

VENEZUELA – DIVISÃO POLÍTICA

em 2006, a Venezuela foi transformada em país associado do Mercosul, sem direito de voto, e não participava de todas as reuniões, mas em 2012 foi promovida a país pleno, ou seja, efetivamente foi incorporada aos fundadores. em 2016, ela foi excluída temporariamente do Mercosul, diante do agravamento da crise política e econômica e, con-sequentemente, do aumento do desrespeito aos direitos humanos. atualmente cresce o êxodo de venezuelanos para a Colômbia e o brasil, sendo, neste último, roraima a porta de entrada. opositores presos, crise de abastecimento e falta de credibilidade do governo geram o esgotamento do chavismo. assim que a democracia retornar, com o respeito aos direitos humanos, o país voltará ao bloco.

exercícios

1. (Vunesp) ao longo dos seus mais de vinte anos de existência, o Mercosul sofreu transformações institu-cionais e alterações no conjunto de países que compõem o bloco. além dos países que fundaram o bloco em 1991 (países signatários do Tratado de assunção), foram posteriormente incorporados ao bloco outros países, qualificados como associados. podem ser mencionados como exemplos de país fundador e de país associado, respectivamente:

a) argentina e paraguai.b) bolívia e brasil.c) paraguai e Chile.d) Venezuela e Uruguai.e) Chile e bolívia.

o Mercosul foi fundado em 1991 pelos países Brasil, Argentina, paraguai e uruguai. o chile e a Bolívia entraram para o bloco econômico em 1996, como associados.

polisaber 13

aula 9 geopolítica

831-

3

2. (FGV-sp)

É grande a preocupação com o bloco tanto pelo imobilismo de suas regras quanto pelo isolamento em relação aos acordos comerciais. A paralisia do grupo regional e as crescentes medidas protecionistas da Argentina preocupam o setor privado brasileiro, o maior prejudicado por essa situação. É previsível a continuada oposição da Argentina e da Venezuela à flexibilização das regras do bloco. É do interesse brasileiro ignorar essa oposição e assumir a liderança nas tratativas para retomar os entendimentos com a ue e aceitar a ampliação na negociação externa com países mais desenvolvidos, como o canadá e a coreia do Sul. A espanha defendeu abertamente uma opção pragmática para que as conversações entre a união europeia e o bloco possam avançar.

O Estado de S. Paulo,9 jun. 2015 (adaptado).o texto refere-se ao bloco:

a) Mercosul.b) aladi.c) Unasul.d) briCs.e) FMi.

3. (Vunesp) em 3 de abril de2017, o jornal El País publicou matéria que pode ser assim resumida: os países não têm poder político sobre os demais estados partes, mas possuem ferramentas para tentar reconduzir a situação de um membro, caso este se afaste dos princípios do Tratado de assunção, assinado em 1991. Nessa perspectiva, insere-se a aplicação da cláusula democrática do bloco sobre a , em função da crise política, institucio-nal, social, de abastecimento e econômica que atravessa o país.as lacunas do excerto devem ser preenchidas por:

a) do Nafta – argentina.b) do Mercosul – bolívia.c) da aladi – Venezuela.d) da aladi – bolívia.e) do Mercosul – Venezuela.

4. (FGV-sp)

A Venezuela tem enfrentado momentos de tensão desde o início de fevereiro, com protestos de estudantes e oposito-res contra o governo. A situação se agravou em 12 de fevereiro, quando uma manifestação contra o presidente Nicolás Maduro terminou com três mortos e mais de 20 feridos.

Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/02/entenda-os-protestos-na-venezuela.html>. Acesso em: 24 mar. 2014.

sobre a tensão na Venezuela, é correto afirmar: a) o presidente Maduro não foi eleito pelo voto popular, tendo assumido interinamente o poder após a morte de Hugo

Chávez e se mantido no cargo de forma autoritária. b) a crise venezuelana, fonte das tensões mencionadas, tem sua origem no esgotamento das reservas de petróleo

que sustentaram a economia venezuelana durante décadas. c) entre as principais motivações dos manifestantes que participaram dos protestos, figuram a insegurança social, as

altas taxas de inflação e a escassez de produtos básicos. d) apesar dos protestos, o presidente Maduro recusou a oferta da União de Nações sul- americanas (Unasul) no sentido

de mediar o diálogo com diferentes setores da sociedade nacional. e) Desde o início dos protestos, o governo do presidente Maduro proibiu a circulação de todos os jornais impressos

controlados pela oposição, numa clara violação à Carta Democrática interamericana.

o Mercosul (Mercado comum do Sul) foi criado em 1991 no tratado de Assunção. os membros fundadores são Brasil, Argentina, uruguai e paraguai. Depois entraram chile, Bolívia, peru, colômbia e equador. A Venezuela foi suspensa por tempo indeterminado em 2016 por problemas econômicos e políticos internos.

A Venezuela buscava entrar no Mercosul desde 2006. todos os países-membros aprovaram a entrada do país, com exceção do paraguai, que julgava que a Venezuela não era uma democracia. contudo em 2012, o presidente Fernando Lugo (paraguai) sofreu um impeachment, abrindo caminho para a entrada da Venezuela no bloco com o afastamento do paraguai. A Venezuela, porém, não cumpriu as leis do bloco nem o protocolo de ushuaia, que exige que o país seja uma democracia para a participação no Mercosul.

As manifestações citadas têm como alvo o governo de Nicolás Maduro, que procurou continuar as medidas populistas de hugo chávez. A população demanda mais segurança, diminuição da inflação e maior abastecimento de produtos básicos.

geopolítica aula 10

22 polisaber

831-

3

MaltaNoruegapaíses baixos

polôniaportugalrepública Tcheca

suéciasuíça

crises: piigs, imigrantes e brexit

em 2007/2008 ocorreu a crise neoliberal, iniciada nos estados Unidos, no setor imobiliário, em que o governo con-cedeu crédito que gerou o título subprime, comercializado como ação. o crédito era direcionado à população de baixa renda para a compra de imóveis, visando aquecer a economia após o 11 de setembro de 2001. No entanto a soma da especulação imobiliária com a inadimplência abalou o setor financeiro, com falência de bancos e empresas. a crise se alastrou, diante da economia globalizada, afetando europa e Ásia.

Nesse contexto, portugal, itália, irlanda, Grécia e espanha evidenciaram suas fragilidades econômicas com descon-trole das contas estatais, com desemprego e alta inflação, gerando forte endividamento. o caso mais grave envolveu a Grécia, em 2012, surgindo a expressão “Grexit”, isto é, a possível saída da União europeia, que não se concretizou.

Diante de crises, normalmente cresce a ala partidária conservadora. Foi o que aconteceu no reino Unido, em 2016, onde a direita organizou um plebiscito, conhecido por brexit, que venceu apertadamente. era a histórica saída britânica da União europeia. o alto custo de vida, associado ao desemprego e ao aumento de imigrantes, motivou o voto vencedor (51,9%). Diante de tal situação, iniciou-se um processo de rompimento entre as duas partes, reino Unido e União europeia, que será concluído em 2019, envolvendo multa, quebra de contratos comerciais e circulação de pessoas.

No âmbito geopolítico ocorre um enfraquecimento da regionalização econômica, com possibilidade de multiplicação de ca-sos, além de redução de pib, com aumento do desemprego nos primeiros anos, diante do rompimento de contratos comerciais. em contrapartida, o reino Unido terá maiores possibilidades de fechar acordos bilaterais, sobretudo com estados Unidos, Japão e China, e fortalecer sua soberania em relação ao tema imigração.

Nos últimos anos agrava-se a questão migratória. o envelhecimento da população com queda da fecundidade e au-mento da longevidade cria a necessidade europeia de mão de obra. Diante desse quadro econômico, o fluxo migratório é interessante, pois constitui uma mão de obra barata, mas, aumenta a rejeição pelos nativos, a xenofobia.

a violência do estado islâmico (síria e iraque), a Guerra da síria, a Guerra do iêmen, a violência do boko Haram (Nigéria), a miséria asiática e africana fomentam o fluxo migratório para a europa, normalmente pelo mar Mediterrâneo. as maiores economias, como França, itália, alemanha e reino Unido, são os principais destinos. os coiotes ou atravessadores transpor-tam os imigrantes, precária e ilegalmente, gerando situações desumanas, como campos de refugiados sem infraestrutura, como a falta de calefação no inverno rigoroso, além de óbitos, notadamente por afogamento.

exercícios

1. (Fuvest-sp, adaptada) Na europa existem vários acordos supranacionais, diversos deles com a participação de países que não são da União europeia, como Noruega e suíça. Um desses acordos, o do espaço schengen, im-plantou a:

a) livre circulação das pessoas entre os países signatários.b) cooperação militar, para diminuição das ogivas nucleares.c) moeda comum, no caso, o euro.d) livre circulação de produtos tropicais importados.e) cooperação militar, para instalação de mísseis.

o espaço Schengen estabeleceu a livre circulação das pessoas entre os signatários na década de 1980, fomentando o turismo, entre outras atividades.

polisaber 23

aula 10 geopolítica

831-

3

2. (Upe) observe a charge ao lado:Com base na situação geopolítica apresentada na charge, é correto afirmar que se trata

a) da separação britânica da organização do Tratado do atlântico Norte (otan), que é uma organização gerada em 1949, no contexto da Guerra Fria, a qual unia, em pacto militar, os países integrantes do bloco europeu.

b) do “brexit”, ou seja, a saída do reino Unido da União europeia, que é o maior bloco econômico do mundo, conhecido pela livre circulação de bens, pessoas e mercadorias e pela adoção de uma moeda única.

c) do livre-comércio, estabelecido no pacto de Varsóvia entre a inglaterra e a itália, que tem como objetivo geopolítico gerenciar acordos comerciais, tendo como parâmetro a globalização da economia europeia.

d) da fuga do reino Unido da rodada de Doha, que tem como objetivo principal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial, focando o livre-comércio para as nações em processo de desenvolvimento econô-mico na europa.

e) da saída da inglaterra da União europeia, bloco econômico que se formou para unir os países europeus que já faziam parte da otan. Foi criado com o objetivo de evitar que mais guerras acontecessem entre a itália e os países do norte da europa e, ainda, como forma de recuperar a economia da crise mundial de 1929.

3. (Cesgranrio) Com a incorporação de países do leste europeu e a perspectiva de entrada de novos países na União europeia, a preocupação se volta para a imigração, uma vez que esses países candidatos, por apresenta-rem instabilidade econômica e alto índice de desemprego, são “exportadores” de imigrantes em potencial. Há vários anos, a Turquia vem negociando a sua entrada para a União europeia, mas encontra oposição dos países membros porque:

a) esteve ao lado dos regimes totalitários em ambas as guerras mundiais, o que aumenta a desconfiança dos países--membros em relação à manutenção dos organismos democráticos.

b) defende, como signatária dos acordos de oslo em 1993, a permanência da palestina independente, o que contraria os interesses da maioria dos países europeus.

c) teme o aumento do percentual da força de trabalho clandestina na construção civil e na agricultura dos países ricos com as reformas econômicas e as privatizações realizadas no país.

d) é um país de maioria muçulmana, envolvido ainda em conflitos com o Chipre, país-membro da União europeia, e com os curdos, que promovem movimento separatista armado no leste do país.

e) houve pequeno crescimento econômico da União europeia nos últimos anos, fazendo com que as atenções se voltassem para o desemprego e a redução dos benefícios sociais daqueles que pleiteiam a entrada no mundo globalizado.

4. (Faculdade albert einstein-sp) a crise financeira e econômica iniciada entre 2007-2008, nos estados Unidos, chegou a ser classificada por alguns economistas como a crise mais grave desde 1929. podemos afirmar que as causas dessa grave crise estavam relacionadas a:

a) estratégias do governo americano para salvar bancos que estavam enfrentando sérios problemas de ordem financeira. b) depauperação das finanças públicas do país em função de investimentos feitos nos setores sociais. c) efetiva expansão dos financiamentos a juros baixos feitos para aquisição de bens imobiliários, que se mantinham

desde 2001. d) cobrança de elevados impostos sobre vários setores importantes da economia norte-americana.

Disponível em: <www www.google.com.br>, 2016.

A charge refere-se ao Brexit, isto é, à saída britânica da união europeia que será concretizada em 2019.

A turquia tenta entrar na união europeia há mais de 40 anos, mas é rejeitada por causa de vários fatores, como a população muçulmana e o terrorismo curdo.

A crise neoliberal 2007-2008 foi desencadeada nos euA no setor imobiliário, em que o governo concedeu crédito à população de baixa renda para compra de imóveis, visando aquecer a economia após o 11 de setembro de 2001. No entanto a soma da especulação imobiliária com a inadimplência abalou o setor financeiro, com falência de bancos e empresas, desencadeando forte crise mundial que atingiu também a união europeia.

geopolítica aula 11

32 polisaber

831-

3

exercícios

1. (FGV-sp) os impasses sobre a Ucrânia elevaram tensões entre a rússia e o ocidente a níveis sem precedentes desde a Guerra Fria. as autoridades americanas e europeias alertaram para a possibilidade de a rússia enfrentar sanções de amplo alcance em áreas como energia, finanças, manufaturas e agronegócios. o papel mais importante da rússia, na economia global, refere-se à produção e exportação de:

a) bauxita e urânio. b) cana-de-açúcar e soja. c) produtos da agropecuária (trigo e carne).

d) petróleo e gás natural. e) armamentos e produtos microeletrônicos.

2. (UerJ)

Rússia formaliza anexação da CrimeiaA rússia anexou formalmente a península da crimeia a seu território, depois de um duro discurso do presidente Vladimir

putin em meio a pesadas críticas aos euA, à união europeia e ao governo interino da ucrânia. Nesse discurso, que antecedeu a assinatura da anexação da crimeia, putin destacou a questão como vital para os interesses russos. Segundo ele, o ocidente “cruzou uma linha vermelha” ao interferir na ucrânia. “A crimeia sempre foi e é parte inseparável da rússia”, declarou o presidente.

Adaptado de <estadao.com.br>, 18 mar. 2014.

o evento abordado na reportagem está simultaneamente associado ao presente e ao passado dos povos envolvidos. para explicar essa ação russa em relação à Crimeia, são fundamentais os seguintes interesses do atual governo putin:

a) superar o pan-eslavismo – reduzir a diversidade étnica.b) estimular a economia – ampliar a produção energética.c) combater a corrupção – reconstruir a geopolítica global.d) reforçar o nacionalismo – consolidar a geoestratégia militar.

3. (Vunesp) leia o fragmento do romance O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, de ranson riggs, e analise o mapa.

Apesar dos avisos e até das ameaças do conselho, no verão de 1908 meus irmãos e centenas de outros mem-bros dessa facção renegada, todos traidores, viajaram para a tundra siberiana para levar a cabo seu experimento odioso. escolheram uma velha fenda sem nome, que estava havia séculos sem uso.

O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, 2015 (adaptado).

o bioma mencionado no fragmento está representado no mapa pelo número:a) 1 b) 4 c) 2 d) 5 e) 3

4. (UFU-MG) Durante quase 50 anos, a União soviética foi o único país a fazer frente ao poder econômico e militar dos estados Unidos. Mesmo com o seu esfacelamento territorial e político, no início da década de 1990, a rússia ainda preserva parte do seu antigo poder.

15

2

3

4

Fonte: IBGe. Atlas geográfico escolar, 2012 (adaptado).

A rússia é uma grande produtora e exportadora de combustíveis fósseis, sobretudo para a união europeia. As reservas estão principalmente no mar cáspio e no Ártico.

A anexação da crimeia pela rússia evidencia um ato imperialista, típico do século xIx, mas ocorreu em 2014, sendo uma demonstração de força militar, reforçando o nacionalismo russo.

A tundra é uma vegetação polar, sendo uma associação de liquens e musgos, com localização em elevadas latitudes, como no caso da Sibéria (3).

polisaber 33

aula 11 geopolítica

831-

3

Considerando o texto e os principais desafios enfrentados pela rússia e a região onde ela está localizada, é correto afirmar que:

a) o intenso processo migratório entre a rússia e as repúblicas autônomas é considerado de grande importância para a economia local e tem promovido a unificação regional.

b) grande parte das indústrias da rússia continua voltada à produção de armamentos e veículos militares, o que a torna a maior fornecedora de material bélico no mundo.

c) a rússia mantém a unidade territorial devido às melhorias nas condições socioeconômicas da população e ao au-mento da renda per capita nas repúblicas autônomas.

d) a rússia, na atualidade, pode ser considerada um dos países com maior diversidade de etnias convivendo em seu território e é o principal centro de poder político e militar na região.

estudo orieNtado

exercícios

1. (Unicamp-sp) ao percorrer a ferrovia Transiberiana, de Moscou a Vladivostok, em uma extensão de 9.289 km, atravessamos diferentes unidades do relevo russo:

a) Montes Urais, planície russa, planalto da anatólia e planalto central siberiano.

b) planalto do Decã, planalto central siberiano, Montes Urais e planície russa.

c) planalto central siberiano, planície russa, Montes Urais e planalto dos bálcãs.

d) planície russa, Montes Urais, planalto central siberiano e planalto de aldan.

2. (enem-MeC)

os dois principais rios que alimentavam o mar de Aral, Amu Darya e Syr Darya, mantiveram o nível e o volume do mar por muitos séculos. entretanto, o projeto de estabelecer e expandir a produção de algodão irrigado aumentou a dependência de várias repúblicas da Ásia central da irrigação e monocultura. o aumento da demanda resultou no desvio crescente de água para a irrigação, acarretando redução drástica do volume de tributários do mar de Aral. Foi criado na Ásia central um novo deserto, com mais de 5 milhões de hectares, como resultado da redução em volume.

tuNDISI, J. G. Água no século xxI: enfrentando a escassez. São carlos: rima, 2003.

a intensa interferência humana na região descrita provocou o surgimento de uma área desértica em decorrência da:a) erosão.b) salinização.c) laterização.d) compactação.e) sedimentação.

Moscou

Vladivostok

RÚSSIA

2.260 km1.1300

N

A rússia herdou da extinta união Soviética vários aspectos, destacando-se uma grande diversidade étnica, conhecida por “colcha de retalhos”. tal fato é explicado pelas migrações forçadas do governo Stalin para evitar movimentos separatistas.