fundamentos na educação

20
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Upload: cengage-learning-brasil

Post on 22-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Esta obra destina-se a professores que queiram saber mais sobre o processo educativo e a dinâmica da sala de aula. Quais são as tendências pedagógicas no processo ensino-aprendizagem e suas relações com a formação do professor que atua no ensino superior.

TRANSCRIPT

Page 1: Fundamentos na Educação

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Page 2: Fundamentos na Educação

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Page 3: Fundamentos na Educação

5Fundamentos da EducaçãoApresentação

Apresentação Umconteúdoobjetivo,conciso,didáticoequeatendaàsexpectativasdequemlevaavidaemconstantemovimento:estepareceserosonhodetodoleitorqueenxergaoestudocomofonteinesgotáveldeconhecimento.

Pensando na imensa necessidade de atender o desejo desse exigente leitor équefoicriadoesteprodutovoltadoparaosanseiosdequembuscainformaçãoeconhecimento com o dinamismo dos dias atuais.

Comessesideaisemmente,nasceramoslivroseletrônicosdaCengageLearning,comconteúdosdequalidade,dentrodeumaroupagemcriativaearrojada.

Emcadatítuloépossívelencontraraabordagemdetemasdeformaabrangente,associadaaumaleituraagradáveleorganizada,visandofacilitaroaprendizadoea memorização de cada disciplina.

Alinguagemdialógicaaproximaoestudantedostemasexplorados,promovendoainteração com o assunto tratado.

Aolongodoconteúdo,oleitorteráacessoarecursosinovadores,comoostópicos“Atenção”,queoalertamsobreaimportânciadoassuntoabordado,eo“Para saber mais”,queapresentadicasinteressantíssimasdeleituracomplementarecuriosida-desbembacanas,paraaprofundaraapreensãodoassunto,alémderecursosilustra-tivos,quepermitemaassociaçãodecadapontoaserestudado.Aoclicarnaspalavras- -chaveemnegrito,oleitorserálevadoaoGlossário,parateracessoàdefiniçãodapalavra.Paravoltaraotexto,nopontoemqueparou,oleitordeveclicarnaprópriapalavra-chavedoGlossário,emnegrito.

Esperamosquevocêencontrenestelivroamaterializaçãodeumdesejo:oalcancedoconhecimentodemaneiraobjetiva,concisa,didáticaeeficaz.

Boa leitura!

Page 4: Fundamentos na Educação
Page 5: Fundamentos na Educação

7Fundamentos da EducaçãoPrefácio

PrefácioParaPlatão,sábiofilósofogregonascidoemmeadosde428a.C.,ohomemestavafadadoavivernaescuridão.Asuasortepoderiasermudada,noentanto,seaoindivíduofosseconcedidaaluz,entãofornecidapormeiodeumúnicocaminho:o conhecimento.

Com efeito! O conhecimento é a base que sustenta e mantém o indivíduo naclaridade. Pormeio do aprendizado, o homem alcança condições de desbravarnovosmundosedeseinserirnumconstanteprocessoevolutivo.

Ainda para aquele sábio pensador, o acesso ao conhecimento não deveria selimitar a determinado grupo ou classe. A todos era outorgado o direito e o acesso àeducação,instrumentoidealparaatransmissãodasabedoria.Comoumgrandehomemalémdo seu tempo, Platão ainda exclamava serumdever doEstado ofomentodaeducaçãotantoaosmeninos,quantoàsmeninas.Tinhaacertezadequeessaeraaúnicaferramentacapazdeformaradequadamenteamoraldopovo.

Séculossepassarame,mesmoemtemposatuais,asformasecondiçõesdeensino,noquedizrespeitoàsuaaplicação,sãodebatidaspordiversosprofissionaisdaárea.Muitosquestionamentosjáfeitosnopassadodeixaramdeterdestaquenaeracontemporânea.Contudo,apautaexistentenosdiasdehojeaindaéextensaeensejadiversasdúvidasediscussões.

Paraapresentaralgumasrespostas,proporsoluçõesesuscitarnovosdebates,équeoconteúdodestematerialfoidesenvolvido.

Nestadisciplina,divididaemquatropartes,oleitorteráaoportunidadedereverahistóriadaeducação,alémdeconhecerumpoucomaissobreasestratégiasdoensino infantile juveniladotadasnaatualidade.AsegundaunidadeexploraasconcepçõeseducacionaisabordadasporPiaget,JeanJacquesRosseauatéchegaraométodoPauloFreire,praticadoatualmentenoBrasil.AUnidade3vaielucidaroprocessoeducativoeexplicarcomoeleseconcretizaemsaladeaula.Porfim,na Unidade 4, o leitor vai conhecer um pouco mais o estudo das tendênciaspedagógicas,osnovosmétodosdapráticaeducacional,alémdoensinosuperior,eascarreirasprofissionais.

Aeducaçãoaindaéumtemacorrentenonossocontextosocialeéprecisoabriramenteparaanalisarassuasdiversasvertentes,especificidadeseproblemáticasnocenáriocontemporâneo.

EsperamosqueomaterialpermitaaoleitoroacessoàluzsugeridaporPlatão.

Desejamosumaexcelenteleitura.

Page 6: Fundamentos na Educação
Page 7: Fundamentos na Educação

9Unidade 1 - Introdução aos conceitos filosóficos da educação

UNIDADE 1INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Capítulo 1 Apresentação, 10

Capítulo 2 Brevehistóricodaeducação,11

Capítulo 3 A educação nos dias atuais, 13

Capítulo 4 Umpoucodefilosofianaeducação,15

Capítulo 5 A educação infantil , 17

Capítulo 6 Aeducaçãodejovenseadultos,17

Glossário,20

Page 8: Fundamentos na Educação

10 Fundamentos da Educação

1. ApresentaçãoEsteestudoéiniciadocomumareflexãoarespeitodoprópriotítulodadisciplina.

O primeiro questionamento a ser feito é acerca do que significa a palavrafundamento.

Segundoadefiniçãoexistentenodicionário,fundamentoéoalicerce,éabasequefundamentaumaquestão(AURÉLIOONLINE,2015).

Todaboaconstruçãoqueobserveosprincípiosbásicosdaengenhariadeobras,porexemplo,éiniciadacombaseemumalicerce.

Dentrodessecontexto,convém,agora,indagarsobreosignificadodeeducação.Deacordoaindacomomesmodicionário,educaçãorefere-seaoconjuntodenormaspedagógicasquevisamaodesenvolvimentogeraldocorpoedoespírito.

Aoanalisaropapeldoeducadornosdiasatuais,percebemosqueeletemàsuafrenteumanovapropostaeducacional,combasenasconcepçõesquepermeiamaeducação.

AdisciplinaFundamentosEducacionaispropõeosestudosdasbasesquederam,eatéhojedão,suporteàpráticadiárianaeducaçãocontemporânea.

Opontodepartidaseráoseguintequestionamento:“Porqueestudarosfunda-mentos da educação?”.

Page 9: Fundamentos na Educação

11Unidade 1 - Introdução aos conceitos filosóficos da educação

Arespostaéporque,combasenoconhecimentodestesfundamentos,épossívelsaberseposicionarcriticamenteemmeioàstransformaçõesquevêmocorrendonaáreadaeducação.Alémdisso,adisciplinaauxiliaráaobterumconhecimentoteóricoqueviabilizeacompreensãodoperfildoprofessornostemposatuais.

Paraempreendertalmissão,faz-senecessárioentenderaeducaçãoapartirdospressupostoseconômicos,políticosefilosóficosdasociedadeemqueseinsere.

2.BrevehistóricodaeducaçãoAs sociedades sempre buscaram formas de re-passar os conhecimentos e as experiênciasaos seus descendentes. A educação foi ini-ciada no seio familiar.

Ohomempré-histórico,porexemplo,pro-curava transmitir suas técnicas de caçaaos seus descendentes por meio de dese-nhos rupestres feitos nas paredes das ca-vernasondehabitavam.

Ao longo do tempo, diversas outras técnicaseducacionais foram experimentadas e aquelasquesemostravammaiseficazes,deacordocomatecnologiadisponívelnaépoca,acabarampassan-do por aprimoramento.

NoBrasil,noiníciodasuahistória,aeducaçãoficousobaresponsabilidadedaIgreja,maisespecificamenteaquelaministradapelospadresjesuítas.Aeducaçãojesuíticaabrangeuoperíodode1549,quecoincidecomachegadadosjesuítasaoBrasil,até1759,anodaexpulsãodessesmissionáriosporMarquês de Pombal.

Osjesuítasmantiveramgrandepartedopodersobreaeducação.Aigreja,todavia,comaconsolidaçãodosEstadosNacionais,foiexcluídadesseprocessoporparteEstado, que decidiu gerir o ensino. Não era mais admissível que homens nãovinculados ao Estado estivessem incumbidos de instruir uma nação. À igrejarestaria“...oensinodasleisdivinas...”(PETITAT,p.141).

A base de sustentação dos Estados – a educação – passou a ficar a cargo dopoder vigente. Tal iniciativa teve aceitação pelamaioria dos filósofos da época,emboracomalgumasdivergênciasquantoaomododeconduçãodoensino,quesetornaria, a partir de então, de acesso público.

Esse rompimento causou o surgimento de diferentes concepções daEducação,queprecisaramdereformulação.Aeducaçãopassouaterpapelfundamentalnaformaçãodanovasociedade,quesedesassociavadafiguradorei.

Desenho rupestre feito por homenspré-históricos.

Page 10: Fundamentos na Educação

12 Fundamentos da Educação

Nessa óptica, o cidadão deveria, por meio da educação, ter o sentimento depertencimento ao se considerar parte constituinte dela.

A lei serviu para regulamentar os estudos em forma e conteúdo, pautados nonacionalismoenaideologiadaclassedominanteàépoca,qualseja,aburguesia.

Surgiram,então,nobojodessasociedade,debatessobreaeducaçãodasclassespopulares.

Correntesdesfavoráveisalertaramparaoperigodaescolarizaçãodestaclasse,quepoderia, com base em mais conhecimentos, “engrossar” as correntes de rebeldes e insatisfeitoscomopodervigente.

Porém, havia uma tendência maior em defender o ensino público das classespopulares,porseentenderqueaquelanovasociedade,entãodiantedoprocessodeindustrialização,necessitariadeumtipodemãodeobradiferente,queatendesseàsnovasformasdeproduçãopautando-sepeladisciplina,obediênciaepontualidade.

Anovasociedadeprecisariadeformasdeproduçãoquesepautassemnadisciplina,obediênciae pontualidade.

Mesmoentreaquelesquedefendiamoensinodasclassesdesprivilegiadas,haviadiscordânciasnotocanteaosprojetosdirigidosaosestabelecimentosdeensinodosistema público nacional.

Condorcetenfatizavaserarazãoealiberdadedepensamentodireitosdaespéciehumanaequeatodoseraasseguradoodireitoàeducação,independentementedesuaspaixõespolíticas.

ParaLepelletier,aeducaçãoaserministradanasinstituiçõesdeensinopúblicodeveria ocorrer em forma de adestramento, a fim de introduzir a ideologia e acultura dominante criando, consequentemente, um sentimento de civismo edependênciapelapátria.

Page 11: Fundamentos na Educação

13Unidade 1 - Introdução aos conceitos filosóficos da educação

Além disso, o ensino tinha o objetivo de evitar agitações de trabalhadores emanteraordemnasociedade.Tantoéassimqueossistemasnacionaisdeensinopúblicopropunham-seaensinaraosfilhosdostrabalhadoresaobedecer,desdecedo,àsautoridades.

A soberania imediatamente mais próxima dos filhos dos trabalhadores era oprofessorque,tendorecebidoaformaçãonaescolanormal, imbuía-sedopoderde representante do Estado passando a incumbir-se, com outros especialistas (pedagogosepsicólogos),defazê-losrenunciaraoshábitosdevidafamiliar,socialeeducativodesuaclasse,emdetrimentodaassimilaçãodaideiadeburguesia.

Esses sistemas imporiam aos filhos dos trabalhadores, desde seus espaçosdemasiadamente ordenados e de rígida disciplina, a modelação de suas formas de pensamento.Estariamsubmetidosàscomparações“melhor”e “pior”,deacordocomasnotasrecebidasemfunçãododesempenhoescolar,eàsseparaçõesentrebonsemausalunos,devendoreproduziromodelodesociedadeapresentado.

A“maquinariaescolar”,invençãodaburguesia,quegarantiriasuaconquistasobreainfânciapobre,surgiucomoformamaiseconômicademoralizareamenizarosconflitosdeclasse.Paratanto,sedestinoua“domesticar”e“civilizar”osfilhosdasclasses operárias a fimde quepropaguemasua ideologiaeadefenda,evitandorebeliõesfuturas,oqueprejudicariaaestabilidadedeseu poder político.

3. A educação nos dias atuaisNassociedadescontemporâneas,aeducação,emboratenhapassadoporváriastransforma-ções,aindamantémsuaposturadedomínio,imposição e rigor.

Os espaços físicos das escolas nos remetem ao enclausuramentodoséculoXVII.

Adivisãodoensinoporséries,adiferenciaçãopor classes sociais, o enciclopedismo, a memo-rização,osdesafios,osprêmiose, emalgunscasos,oscastigosfísicosnosremetemaosmé-todosutilizados,porexemplo,pelosjesuítas.

Os educandos continuam a ser vistos nãocomo formadores de conhecimento, mas como absorvedoresde informações epropagadoresdo saber e da cultura dominantes. Contudo,

Aeducaçãoaindamantémsuaposturade domínio, imposição e rigor.

Page 12: Fundamentos na Educação

14 Fundamentos da Educação

comoaescolaéumainstituiçãoinseridanassociedades,eestasseencontramemconstanteprocessodereformulaçãoeinovação,espera-sequeoensinoseadapte,gradativamente,aosnovosanseiosdassociedades,aplicandométodosdeformamaisdemocráticaecondizentecomarealidadedopovoparaoqualsedestina.

ATENÇÃO! A sociedade precisa trabalhar esse conjunto de pressupostos, visando oferecer uma educação que forme cidadãos preparados para atuar consciente e

criticamente diante da realidade econômica, política e filosófica da sociedade onde vive.

Outroaspectoimportanteéqueprecisamosterclarezadasmudançasqueaedu-caçãovemsofrendo.

Énítida,nosdiasatuais,atransformaçãonopapeldoprofessor,antesdetentordetodo o conhecimento e, agora, um parceiro na construção do aprendizado.

Osalunostêmacessoaoutrasfontesdeconhecimento,nãomaissecontentandocomoqueéensinadoemsaladeaula.Porisso,énecessárioquehajamudançadeposturadoeducador,umavezquenãoémaispossívelolharparaoprofessorcomoodetentorexclusivodetodooconhecimento.

Estáemcursoumamudançano papel do professor. Dife-rentemente do posicionamen-toclássico,nosdiasatuaisoprofessordeixadeseropos-suidor de todo o conhecimen-to, tornando-se um parceiro na construção da aprendiza-gemjuntoaoseualuno.

Da mesma forma, hoje vive-mosemummomentonoqualjá se pode identificar impor-tantes mudanças do papel do aluno: de passivo receptor,este aluno, agora, tem acesso a outras fontes de informação, não precisa aguardar mais somente pelo conhecimento transmitido pelo seu professor.

Por essa razão, dentro da sala de aula o professor tem sido demandado a ser parceirodeseualunoe,emcertosmomentos,atémesmo,oseuaprendiz.

Énecessárionosatentarmosparaofatodeque,comaglobalizaçãoeapossibili-dadedeacessoàsTecnologiasdaInformaçãoeComunicação–TIC–háumanovaperspectivaemrelaçãoàeducaçãoministradaatualmente.Sendoassim,discutirosconceitosfilosóficosqueformaramaeducaçãorecente,assimcomoopensa-

Oprofessoréumparceironaconstruçãodeaprendizado.

Page 13: Fundamentos na Educação

15Unidade 1 - Introdução aos conceitos filosóficos da educação

mento dos principais educadores que construíram a base filosófica e a práticaeducacionaldaescolaatéosdiasatuaiséfundamentalparanossoaprendizado,afimdedemandarumaconstantereflexãodapráticaeducacionaldentroeforada sala de aula.

Onovo desafio é pensar de que forma todas essasmudanças vêm atingindo aeducação,aescola,apráticaeducacionale,consequentemente,oprofessor.

Aescolatemumpapelfundamentalnasociedadee,porisso,elaéindispensávelàcríticacontínuadoprocessodeensino-aprendizagemedosconteúdosqueestãosendo trabalhados cotidianamente.

Navisãorecente,aescoladevebuscarcumpriropapelestabelecido,queéadeformarcidadãoscríticos,evitandooconsumodeideologiasquetransformamasrelaçõeshumanasemprodutosdescartáveis.

4.UmpoucodefilosofianaeducaçãoO mito da caverna(ou“alegoriadacaverna”,comotambéméconhecida)éumadaspas-sagensmaisclássicasdahistóriadaFilo-sofia.Naobra“ARepública”,Platão(428-374 a.C.) debate e indaga sobre a teoria do conhecimento, da linguagem e da educa-ção,trazendoàtonaadiscussãodacon-diçãodeescuridãonaqualahumanidadeestaria encarcerada e como poderia buscar a libertação.

A narrativa anuncia dramaticamente a figuradeprisioneirosque,desdeonascimento,sãoacor-rentados no interior de uma caverna, demodoqueolhemsomenteparaumaparedeiluminadapor uma fogueira.

Ali,elessópodiamenxergaroqueocorrianomundoexteriorpormeiodassombrasqueeramprojetadasnaparede.

Questiona-se,numprimeiromomento,qualéarelaçãoentreomitodacavernaea educação nos dias atuais.

Imagina-seque,seumdessesprisioneirospudessesairdaquelacavernaeviesseadescobriromundoforadela,oquãodeslumbradoficaria.Esseprisioneirodeixariadeveromundoporsombraseteriaacessoaomundoreal.

Fazendo um exercício imaginativo, idealizemos uma criança que viveu duranteanossobumaeducaçãoquesóaensinasseaveromundopormeiodesombras.

EstátuadePlatão,filósofogrego.

Page 14: Fundamentos na Educação

16 Fundamentos da Educação

Pergunta-se: como seria a reação dessa criança ao entrar em contato com outras correntesdepensamento,comnovasformasdeaprender,deveredevivenciaromundo,bemcomocomasinúmerassituaçõesdocotidiano?

Combasenessareflexão,pode-seinferirqueaescolaexerceumpapelfundamentalnaformaçãodocidadão,poiselatrarácondiçõesparaosucessonãosónasaladeaula,mastambémnavidadessacriança,comointegranteativadeumanação.Esseresultadodependerá,emgrandeparte,daeducaçãoquelheforoferecida.

Nessecontexto,convémfazerumapausapararefletir,porumpequenomomento,sobrecomoaeducaçãonoBrasiléobservada.

Tomando a educação brasileira nos dias atuais e comparando-a com o mito da caverna, pode-se afirmar que ainda é possível observar que tal educaçãoapresentamuitasregiõesde“sombras”.Aescolabrasileiravivenciaumasériedegrandesdesafios,entreosquais,anecessidadederompercomascorrentesqueainda amantém aprisionada às sombras e encarceram seus alunos ao ensinotradicionalista.

P ARA SABER MAIS! O filme argentino La Educación Prohibida (2012), dirigido por Germán Doin Campos, é uma obra que tem se tornado uma referência para

aqueles que estão insatisfeitos com o sistema educacional atual. O filme foi inspirado em contradições que o próprio diretor foi observando e registrando durante seu recente processo educativo. Uma das críticas construídas no filme se dá acerca de uma série de problemas sociais e psicológicos que o sistema educacional atual pode gerar nas pessoas em razão de um dogma estabelecido ao longo do tempo, que pressupõe que só se pode quantificar o quanto se aprende sobre um assunto por meio de exames e notas. Para nós, brasileiros, o filme é muito pertinente, não apenas por serem as realidades culturais e socioeconômicas argentinas muito parecidas às do Brasil, mas porque seu foco recai sobre uma realidade ocidental e latina da educação vigente.

ÉnotórioperceberqueaeducaçãonoBrasilestápassandoporgrandesdificuldades.Porserumpaísextensoterritorialmente,apresentaenormesdiferençasregionais.Sãosituaçõesproblemáticasquedizemrespeito:

• àevasãoescolar;

• àsdiferençasgritantesentreobaixoníveldeensinodasescolaspúblicas,comparadascomoensinodasredesprivadas;

• ao analfabetismo;

• àsdiferençasculturaiseregionais;e

• àpoucaofertadeensinopúblicodequalidade,entreoutrosproblemasaquinão relacionados.

Page 15: Fundamentos na Educação

17Unidade 1 - Introdução aos conceitos filosóficos da educação

Taisdificuldadesvêmcomprometendoaqualidadedoensinobrasileiro,emboraumconjuntodedispositivosenormativoslegaistenhasidopublicado,eprojetoseducativostivessemsidocriadosnatentativadepromoveramelhoriadoensino.Aindaassim,muitotrabalhonecessitaserdesenvolvido.

5. A educação infantil A educação infantil é reconhecidamente umaetapadecisivanaformaçãodascrianças,porpermitir a elas que comecemumprocessodesocializaçãoeaprendizadoextremamen-te úteis para a continuidade de sua esco-larização,particularmenteparaasaquelasqueintegramfamíliasmaiscarentes.

A Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional – LDBEN (Lein.9.394,de20dedezembrode1996)dispõe,emseuartigo29,queaeducaçãoinfantiléaprimeiraetapadaeducaçãobásica,quetemcomoalvoodesenvolvi-mentototaldacriançadeaté5(cinco)anos,emseusseguintes aspectos:

• físico;

• psicológico;

• intelectual; e

• social, complementando a ação da família e da comunidade.

6.AeducaçãodejovenseadultosDe igualmodo, a promoção da Educação de Jovens e Adultos – EJA – é umaexigênciadacidadania,umavezqueviabilizaaparticipaçãoefetivadocidadãonavidaeconômica,políticaesocialdopaís.

AEducaçãodeJovenseAdultoséumamodalidadedaeducaçãobásicadedicadaaos jovenseadultosquenãotiveramacessoounãoterminaramosestudosnoensino fundamental e no ensino médio. Vale ressaltar que essa concepção foiexpandida no sentido de não se abordar apenas à escolarização,mas tambémreconheceraeducaçãocomodireitohumanobásicoparaaconstituiçãodejovenseadultosindependentes,críticoseativosdiantedarealidadeemquevivem.

NocasodoBrasil,apromoçãodaEJAsignificaresgatarpartedeumadívidasocialquecresceacadadiaemaisrapidamentequantomenosseinvesteemeducação.

Page 16: Fundamentos na Educação

18 Fundamentos da Educação

ValedestacarqueaeducaçãonoBrasiléumdireitoasseguradonaConstituiçãodaRepúblicaFederativadoBrasilde1988,conformedispostoemseuartigo227.

P ARA SABER MAIS! O art. 227 coloca a criança como foco central de todas as pre-ocupações constitucionais, determinando, ao menos no plano deontológico, que

seus direitos e interesses devem ser observados em 1o lugar, antes de qualquer outro interesse ou preocupação. O texto do referido dispositivo em questão preconiza: “É de-ver da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discri-minação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Redação dada pela Emenda Constitucional n. 65, de 2010), (grifo nosso).

Para que o dispositivo constitucional possa se tornar realidade é necessárioimplementaraçõesdefortalecimentodaáreaeducacional,aomultiplicariniciativasque mobilizem pais, professores, comunidades e todos aqueles que estejampreocupadoscomaqualidadedaeducação.Nessesentido,sãoexemplosdeaçõespossíveis:

• a promoção de debates e questionamentos dos métodos de ensino e doscritériosdeavaliação;

• odesenvolvimentodecampanhasdevalorizaçãodoaluno;e

• aproduçãodesériesdeentrevistasepalestrascomprofessoresepedagogosenvolvidosemeducação.

Mobilizaçõessemelhantespodemajudarnamelhoriadaeduca-çãoe,porconsequência,dodesenvolvimentosocial,político e econômico do Brasil, fomentando a di-minuição das desigualdades sociais e a mádistribuição de renda.

Ao encerrarmos os estudos relativos àUnidade1,propomososeguintequestio-namento,quetemporobjetivoareflexãoarespeitodetudooquefoiapresentadoatéaqui:

• Seráqueaescolapoderiaauxiliarno rompimento de correntes e tor-naraquelesqueseencontramapri-sionados à ignorância (como nomitodacaverna)sereshumanoslivres?

Page 17: Fundamentos na Educação

19Unidade 1 - Introdução aos conceitos filosóficos da educação

Deve-seacreditarquetalquestionamentolevanteumasériededebates,depontosdevistafavoráveisoucontrários.Todavia,acreditamosquearespostasejapositiva,poisessedeveserumdosobjetivosmaismarcantesdentrodamissãodaescola.Comosconhecimentosadquiridospormeiodaeducação,advogamosserpossívelrompercomascorrentesqueaprisionamboaparceladapopulaçãoàs“cavernasdaignorância”,demodoquepassematervisãoprópria,crítica,abertaeautênticadomundo.

P ARA SABER MAIS! Numa proposta lúdica e bem atraente, o site da Turma da Mônica apresenta, em quadrinhos, a história “As sombras da vida”, inspirada

no Mito da Caverna de Platão. Disponível em: <http://turmadamonica.uol.com.br/assombrasdavida/> e <https://www.youtube.com/watch?v=e8xyfbbmR8U>. Acesso em: 8 fev. 2015.

Page 18: Fundamentos na Educação

20 Fundamentos da Educação

Glossário–Unidade1Analfabetismo –SegundodefiniçãodaUNESCO–OrganizaçãodasNaçõesUnidasparaaEducação,aCiênciaeaCultura–“umapessoafuncionalmenteanalfabetaéaquelaquenão pode participar de todas as atividadesnasquaisaalfabetizaçãoérequeridaparaumaatuaçãoeficazemseugrupoecomunidade,equelhepermitem,também,continuarusan-doaleitura,aescritaeocálculoaserviçodoseuprópriodesenvolvimentoedodesenvol-vimentodesuacomunidade”.Umdosmaioresproblemasdospaísessubdesenvolvidoséoanalfabetismo,valeressaltarquenãodeve-seconfundircomignorância.

Enclausuramento – Colocação de uma barreira física, fechamento, aprisionamento de algo, isolamento.

LDBEN –ALeideDiretrizeseBases(Lei9394/96)-LDB-éaleiorgânicaegeraldaedu-caçãobrasileira.Comoopróprionomediz,ditaasdiretrizeseasbasesdaorganizaçãodosistemaeducacional.AprimeiraLeideDiretrizeseBasesfoicriadaem1961.Umanovaversãofoiaprovadaem1971eaterceira,aindavigentenoBrasil,foisancionadaem1996.

Marquês de Pombal –SebastiãoJosédeCarvalhoeMelo,maisconhecidocomoMarquêsdePombal,nasceuemLisboa.FoioprincipalresponsávelpelaaboliçãodaescravidãoemPortugal,reorganizouosistemadeeducação,melhorouasrelaçõescomaEspanhaepu-blicouumnovocódigopenal.

Mito da Caverna –OMitodaCaverna,narradoporPlatãonolivroVII-República,podeserconsideradoumadasmaispoderosasmetáforasidealizadaspelafilosofia,emqualquertempo,paradescreverasituaçãogeralemqueseencontraahumanidade.

Page 19: Fundamentos na Educação

21Unidade 2 - Concepções educacionais

UNIDADE 2CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS

Capítulo 1 Concepçõeseducacionais,22

Capítulo 2 Ossetesaberesnecessáriosàeducaçãodofuturo,36

Glossário,40

Page 20: Fundamentos na Educação

Esta obra destina-se a professores que queiram sabermaissobreoprocessoeducativoeadinâmicadasaladeaula. Quais são as tendências pedagógicas no processoensino-aprendizagemesuasrelaçõescomaformaçãodoprofessorqueatuanoensinosuperior.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO