freesp l no. 74

32
Herbert Viana, o líder da banda Paralamas do Sucesso que completa 30 anos de carreira com show no Espaço das Américas { 18 Abr } { ano 2 - n 74 } freesaopaulo.com.br O ator global José Loreto fala das experiência de contracenar com uma cabrita ENTREVISTA doações Aceita-se A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) está pedindo à população doações para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para a São Paulo Transportes (SPTrans) e para ela própria. A SMT admitiu que os órgãos estão sucateados. O pedido no Diário Oficial causou risos no prefeito Fernando Haddad. LAZER

Upload: jornal-estacao

Post on 26-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Veja na edição desta semana da revista Free São Paulo. Líder dos Paralamas do Sucesso, Hebert Viana realiza um show no espaço das Américas no ano em que completa 30 anos de carreira; A Secretaria Municipal de Transportes está pedindo doações para a CET, a SPTrans e para ela própria, já que seus equipamentos estão sucateados, e muito mais.

TRANSCRIPT

Page 1: FreeSP l No. 74

Herbert Viana, o líderda banda Paralamasdo Sucesso que completa30 anos de carreiracom show no Espaçodas Américas

{ 18

Abr

}{ a

no

2 - n

74

}

free

saop

aulo

.com

.br

O ator global José Loreto fala das experiência de contracenar com uma cabrita

ENTREVISTA

doaçõesAceita-se

A Secretaria Municipal deTransportes (SMT) está pedindo à população doações para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para a São Paulo Transportes (SPTrans) e para ela própria.A SMT admitiu que os órgãos estão sucateados. O pedido no Diário Oficial causou risos no prefeito Fernando Haddad.

LAZER

Page 2: FreeSP l No. 74
Page 3: FreeSP l No. 74
Page 4: FreeSP l No. 74

04 04

A Revista Free São Paulo é uma publicação do Grupo MG ComPublisher: Luciano Maciel ([email protected]) · Editor: Gil Campos · Reportagem: Gil Campos e Ana Paula Almeida · Diretor Comercial: Agnaldo Antônio ([email protected]) - Tel. (11) 2823-0800 · Diretor de Marketing: Waltinho Saavedra ([email protected]) · Projeto Gráfico e Diagramação: Agência Comunnica ([email protected] · Arte: Ana Flávia Canto · Executivos: Albany Rezende, Cristina Stepanov, Edison Moreno, José Molina, Jô Gonçalves e Kise Sousa + 4 CPTM + Cruzamentos SP auditado pela BDO.

Free São Paulo,toda quinta, grátis no Metrô

{ charge }Edgard Saraceni

A maior revista gratuita do Brasil

Anuncie 11 2823 0800

Auditoria de tiragem e circulação.

Tenha resultadoSeja visto

Seja Free

1100 mil exemplares semanais auditados

500 mil leitores semanais. Mais de 2 milhões de leitores por mês. Em média, cada exemplar é lido por até 5 pessoas, fazendo com que sua campanha se multiplique. São milhares de pessoas recebendo a revista em seus pontos de distribuição e compartilhando em casa, consultórios, escritórios, entre outros locais.

2

64 estações do Metrô e 4 CPTM.3 Distribuição em todas

as estações do Metrô

Quinta-feiraé dia de

noMetrôFree SP

Revista com diagramação moderna e conteúdo atraente, em sintonia com pautas atuais, que passam ao leitor a sensação de que ele ganhou algo de valor. Este aspecto pode ser comprovado nos pontos de distribuição, onde já se nota a procura voluntária das pessoas pelo veiculo.

4 EfeitoValorização

Por se tratar de uma revista, é um produto “limpo”, diferente dos jornais que - pelo próprio material e papel utilizado - passam outra impressão após a primeira leitura.Desta forma, os leitores/consumidores ficam a maior tempo com a Free São Paulo em suas mãos, inclusive entregando-a a terceiros com a recomendação de leitura.

5“Limpo” que passa de mão em mão

Com periodicidade semanal, ela consegue conciliar os benefícios da revista, sem perder o dinamismo do jornal semanal.

7Glamour de revista Dinâmica de jornal

Com esse efeito multiplicador o custo por mil se torna atraente em relação a outras mídias

6Excelente CPM

ww

w.f

rees

ao

pa

ulo

.co

m.b

r

com

un

nic

a.c

om

.br

Multiplicaçãode leitores

{ opinião }

Bomba nos EUA coloca os grandes eventos brasileiros sob alerta

As duas explosões na chegada da maratona de Boston, nos EUA, que mataram - esta semana - três pessoas e deixaram mais de 100 feridas, estão sendo tratadas pelo FBI como um “ato de terror”.

E os ataques deixam o Brasil, que será palco de grandes eventos esportivos no próximo mês de julho, com a Copa das Confederações, e em 2014, com a Copa do Mundo da Fifa, em estado de alerta.

A pergunta é: será que a nossa segurança está preparada para os grandes eventos no país? A mesma indagação foi feita para o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Sua resposta não teve a segurança

que os brasileiros gostariam de sentir: “estamos tomando todas as providências necessárias”, enfatizou Patriota.

Dias atrás, uma feira apresentou as armas que deverão ser utilizadas na segurança dos grandes eventos no país - a maioria, seminovas.

É necessário mais investimento nesta área e que o governo brasileiro acompanhe, com atenção, as investigações nos EUA para saber as motivações dos ataques, pois a situação poderá se refletir em terras brasileiras.

Não dá para brincar com a sorte e achar que ataques terroristas só acontecem em países desenvolvidos.

DOAÇÕES - A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo fez um pedido de doações à população, via Diário Oficial, para a CET e a SPTrans que, segundo a própria secretaria, estão “sucateadas”. Na lista ítens como computadores a televisores de até 50 polegadas

Page 5: FreeSP l No. 74
Page 6: FreeSP l No. 74

aspa

s

‘‘ ‘‘siga-nos em:

facebook/FreeSaoPaulo

“A gente só escuta porque é o Pelé falando. O time do Corinthians como base da seleção? Não concordo. Já falei

uma vez e vou repertir: ‘calado é um poeta’. Mais uma vez falou

besteira”

Romário, ex-jogador e deputado federal, opinando sobre a declaração de Pelé de que a base da Seleção

Brasileira deveria ser o time do Corinthians, em entrevista

ao “Pânico na Band”

“É lamentável que a cada dia nos deparamos com

mais um pronunciamento, mais uma intervenção que incita o ódio, o preconceito

que já ultrapassa as barreiras da comissão na Câmara e diz respeito a todos nós, brasileiros e

brasileiras”

Maria do Rosário, ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, afirmando que

as falas do presidente da Comissão de Direitos

Humanos e Minorias, deputado Marco Feliciano (PSC-SP), incitam o ódio

e a violência

“Podia ter me perdido quando era jovem, e vi esse mundo se abrindo

para mim”

Thiago Lacerda, ator, enaltecendo a importância de

sua esposa, a também atriz Vanessa Lóes, afirmando que ela o ajudou a

manter a cabeça no lugar e a não

se deslumbrar com a fama no início de

sua carreira

‘‘ ‘‘Não sei nem quem é

Luciana Gimenez, apresentadora, sobre a cantora

Joelma que se envolveu em uma polêmica ao comparar

gays com drogados

Cansei de ver o PSDB dividido

Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ex-presidente, em

comissão do partido realizada em São Paulo. Apesar disso, FHC

acredita em vitória em 2014

06

Page 7: FreeSP l No. 74

07

Page 8: FreeSP l No. 74

entr

evis

tasiga-nos em:

facebook/FreeSaoPaulo

Por Márcio Mello/[email protected]

“Candinho

é o maior desafio da minha carreira”

Apesar de a estreia na TV ter

acontecido em “Malhação”, José Loreto ganhou notoriedade no mundo dos folhetins ao dar vida ao dançarino Darkson, de “Avenida

Brasil”. E foi também na trama de João Emanuel

Carneiro que o ator começou a namorar Débora Nascimento. Depois de férias bem curtas, o ator agora interpreta Candinho, em “Flor do Caribe”. Entusiasmado com o desafio de viver um

personagem especial, que requer improviso,

sensibilidade e doação, José Loreto

garante que o trabalho tem lhe proporcionado

momentos únicos na carreira Feliz da

vida, ele compartilha a fase atual com Débora Nascimento que, mais uma vez, está no ar ao

lado do namorado, assim como aconteceu em “Avenida Brasil”.

08

Page 9: FreeSP l No. 74

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

entr

evis

ta

Em “Flor do Caribe” você contracena com a cabra Ariana. Como tem sido a experiência de ter diálogos com uma cabra? JOSÉ - É muito divertido e inusitado. Nunca havia contracenado com uma cabra. Em muitos momentos vai tudo de improviso porque eu tenho que estar focado. Tem uns diálogos com a cabra que eu falo e, de repente, ela me solta um sonoro ‘bé’ no meio da conversa (risos). Aí, eu tenho que dizer: ‘Ariana, não atrapalha. Deixa eu terminar!’. É tudo na base do improviso. Eu acho que todo ator acredita que o diálogo é mais fácil que um monólogo. Eu falo com ela. É diferente, é exótico, é ímpar na minha carreira. E eu estou achando maravilhoso, estou curtindo, entrando na onda. Mergulhei de cabeça para viver Candinho. Eles me deram esse desafio. Agora tenho que ralar para fazer com dignidade.

Sentiu algum tipo de insegurança quando soube que teria que contracenar com uma cabra?JOSÉ - Não cheguei a sentir medo. Na hora eu falei: ‘Que desafio! O maior desafio da minha vida artística, num trabalho tão diferenciado, que eu não vejo muitas referências assim, coisas parecidas’. Deu aquela insegurança: será que isso vai dar certo? Mas olhando na tela, esse medo vai embora.

Na hora de compor Candinho, você se inspirou em alguns personagens como Tonho da Lua, interpretado por Marcos Frota em “Mulheres de Areia”?JOSÉ - Eu tenho essa referência do Tonho da Lua, mas não chega a ser uma inspiração. Ele é uma mistura do Chicó, do filme ‘O Auto da Compadecida’ com o Tonho da Lua. O nome da cabra é Ariana, em homenagem a Ariano Suassuna, que é autor de ‘O Auto da Compadecida’ e também criador de caprinos. O Candinho

é um ser humano especial, é muito delicado, lúdico.

Em “Avenida Brasil” você apareceu como um galã, sempre mostrando o corpo em forma. Agora você tem que se despir da vaidade porque Candinho vem justamente na contramão de Darkson. Isso é bom para você não ficar rotulado como o novo galã da TV?JOSÉ - Em “Avenida Brasil” ficou aquela coisa meio galã de subúrbio e tal. E esse trabalho é o oposto e me ajuda como ator. Esse trabalho é importantíssimo para mim, para eu poder mostrar meu outro lado como ator. Quando me escalaram, eu falei: ‘O que será que eu vou fazer?’. Não tinha o meu personagem ainda definido. E eu pensei: ‘Devem me colocar de pescador, de (corpo) fora e tal porque eu estava fortinho’. Mas não! O Jayme (Monjardim, diretor) veio no oposto. Ele mesmo disse que quando leu o perfil do Candinho só pensava no Matheus Nachtergaele para fazer. Que é um prato cheio para o Matheus, até porque ele já fez um monte de personagens, de forma maravilhosa, com esse perfil. Só que eles foram para o lado oposto e me deram a confiança de fazer um personagem tão importante, tão grande. Eu não me considero galã. Em ‘Avenida Brasil’ eu virei galã, mas só de colocar esse aplique na cabeça - com esse tufo, a peruca - me afastou um pouco da imagem do galã. Ainda perdi quatro quilos (eu fui para um SPA perder peso), parei de malhar e entrei no aeróbico e na dieta. Imagina um criador de cabra musculozinho! (risos). Não ia bater legal.

Mas Candinho tem ainda o perfil do humor, da ingenuidade... JOSÉ - O Candinho faz aquilo de verdade, a graça está na situação.

Ele perde a cabra e chora. É um

drama para ele e eu acho que o público fica tocado, além de ter o lado de comédia. É o natural dele. Mas, voltando à história do galã, ainda tem a questão do figurino, que ajuda a sair desse lado e entrar mais no artista, num personagem de composição, de construção. Enfim, posso dizer que eu acho que ele é mais inocente do que parece. É puro, um ser humano em extinção. Eu fico vendo, tentando encontrar alguém parecido com o Candinho. Mas não tem ninguém tão puro como ele.

Nas cenas você é bem carinhoso com a cabra Ariana. Você tem animal de estimação em casa?JOSÉ - Tenho e que está me ajudando muito. Eu tenho uma cachorra vira-lata. O nome dela é Brisa Johnson. Ela tem dois anos e tem uma pinta igual a do Eri Johnson (risos). Aí coloquei o nome dela de Brisa Johnson. A Brisa me ajuda muito porque eu fico passando o texto com ela em casa. Como a cabra, eu já reparei que tenho que improvisar e que a cabra às vezes fala, às vezes sai andando, igualzinho a Brisa. Só que, com ela, é mais fácil porque ela fica me olhando. Às vezes vira a cara, faz um barulho ou dá uma bocejada e eu falo: ‘Não terminei a história...’.

Outra boa novidade é o fato de você trabalhar com Débora Nascimento na mesma trama. Isso facilita na hora de planejar algo a dois? JOSÉ - Trabalhar com a Débora ajuda porque a gente sabe o roteiro um do outro, quando um está gravando ou não, e podemos planejar tudo com calma. Em casa a gente passa muito o texto da novela. Eu passo, obrigatoriamente, mas ela me atrapalha porque fica passando o texto dela alto e eu fico lá tentando decorar, escrevendo o meu texto (risos).

09

Page 10: FreeSP l No. 74

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

educ

ação

Sites na internet ajudam nos estudos

Por Ana Paula [email protected]: divulgação

Falta de recursos, dificuldade em conciliar estudos e trabalho, ou apenas

determinação e foco. Abrir mão de um curso pré-vestibular - ou até mesmo pré-concurso público - não é tarefa fácil, mas o estudante pode contar com páginas voltadas ao assunto na internet.

Em vários sites há dicas de estudos, as listas de livros que costumam cair nos vestibulares, provas de vestibulares e concursos anteriores já corrigidas, além de matérias sobre os trotes, histórias de motivação e até os métodos de ensino que os professores usam em todo o país para ajudar o aluno a absorver o conteúdo; uns cantam, outros declamam poesia com a matéria e há os que ensinam técnicas menos desgastantes para se dar bem nas provas.

Nesta edição, a Free São Paulo lista os principais sites voltados ao ensino para ajudar os estudantes a se darem bem em suas avaliações, mesmo sem investir em cursos preparatórios.

A Editora Abril tem uma página muito interessante para os alunos que pretendem prestar o vestibular para as mais diferentes áreas do conhecimento. A página “Guia do Estudante” traz dicas para passar no vestibular, uma lista de carreiras e um histórico de cada uma delas para os estudantes que ainda possuem dúvida para qual curso irão prestar o as provas, além de roteiros de estudos para que o pretendente a uma carreira acadêmica possa programar a sua rotina com os livros.

Também há uma sessão chamada “Material de Estudo”, onde o estudante pode acessar exercícios, um manual de redação para não fazer feio com o seu texto – muitos alunos pecam nesse quesito nos vestibulares –, testes vocacionais e até vídeos-aulas com professores de várias matérias.

Estudantes que optaram pelos estudos em casa ganham um grande aliado ao acessarem o www.guiadoestudante.com.br.

Está em busca de uma carreira pública e já iniciou os estudos para tentar a sorte num concurso? A sorte é realmente um bom aliado nessas provas, mas não basta estar bem acompanhado para passar nos exames, o estudo é o mais importante para se dar bem e conseguir um bom emprego público.

Se você é daqueles que optou por estudar sozinho, o site “Gabaritando” – www.gabaritando.com.br – pode ajudar, e muito.

Nele, o estudante encontra uma lista com os concursos abertos e os concursos em andamento no país, além de provas disponíveis para downloados nos mais diversos segmentos. São mais de quatro mil provas para concursos de engenheiro, papiloscopista, escriturário, promotor, e muitas outras profissões.

GabaritandoGuia do Estudante (Editora Abril)

10

Page 11: FreeSP l No. 74

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Portal UOL

educ

ação

O portal da UOL tem uma página voltada aos estudos, é o UOL Vestibular, com dicas para os vestibulandos que buscam conhecimento de qualidade e dicas para absorver o conteúdo das matérias mais complexas. Mas também traz matérias com histórias de superação e até uma reportagem sobre trote universitário, uma prática que causa muita polêmica Brasil afora.

Além de um guia de estudos bem completo, o site traz também resumos de livros, cursos online, bibliotecas, banco de redações, dúvidas de português, simulados e testes, fóruns, e muito mais. (www.vestibular.uol.com.br).

Ferramentas que ajudam em matérias

Vestibular Fatec

Mesmo que o aluno vá bem nos estudos, sempre tem aquela matéria que dá um nó na cabeça de qualquer estudante. Geralmente, quem gosta de português, corre da matemática, quem se dá bem na biologia, não vai bem com a química, e assim por diante.

Mas não se preocupe, existem sites que ajudam em matérias específicas e o sucesso nas provas fica a cargo do aluno. Quem não vai bem em matemática pode contar com o “Só Matemática” – www.somatematica.com.br -, também há as páginas que ajudam os alunos que têm dificuldade com a física, como o “Física.net” – www.fisica.net.

Os alunos que buscam conteúdo de Química podem acessar o “Quiprocura.net” - www.quiprocura.net. Também há páginas voltadas para Geografia –

www.sogeografia.com.br -, Biologia - www.cynara.com.

br -, História - www.historiadomundo.com.

br – e Português – www.soportugues.com.br.

Se você almeja uma vaga em alguma instituição pública, acesse o site “Vestibular Fatec”. Nele, o estudante encontra provas e gabaritos de edições anteriores dos vestibulares, onde estudar, demanda de cursos e o calendário de provas.

Informações sobre as inscrições, taxas a pagar e divulgação de resultados também podem ser acessadas no portal. (www.vestibularfatec.com.br).

11

Page 12: FreeSP l No. 74

12

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

saúd

e Você sabe o que é Alienação Parental?Por Ana Paula [email protected]: divulgação

“Desequilíbrio” precisa ser tratado

Crianças podem sofrer com revolta e fragilidadeNamorar, casar,

ter filhos e depois de um tempo optar

pela separação. Apesar de comum, a separação de um casal ainda pode causar muitos transtornos, principalmente quando os filhos são envolvidos diretamente nos problemas e impasses dos adultos ou quando eles são usados para atingir uma das partes, a isso dá-se o nome de Alienação Parental.

Em “Salve Jorge” a autora Daniela Perez aborda o tema com os personagens dos atores Letícia Spiller (Antonia) e Caco Ciocler (Celso) que se separaram na ficção, mas vivem às turras, motivo pelo qual o pai usa a filha para atingir

a ex-mulher. Essa é uma realidade muito comum, porém desconhecida em sua profundidade.

De acordo com Roselake Leiros, especialista em comportamento humano, a Alienação Parental acontece quando o pai ou a mãe tenta impor o rompimento do laço afetivo do filho com o outro cônjuge. “Os desentendimentos, brigas e desilusões são muitas vezes os motivos que levam casais a reavaliarem o casamento e, por fim, optarem por uma separação que nem sempre é consensual, o que pode causar prejuízos diversos e danos comportamentais em toda família, principalmente nos filhos”, explica.

Considerada pelos especialistas como “desequilíbrio”, é preciso buscar ajuda profissional para que os efeitos da Alienação Parental sejam amenizados com o tempo. Para a especialista em comportamento humano, Roselake Leiros, a busca de ajuda vem, geralmente, da parte sensata do antigo casal. “Os sinais evidentes de dor na criança faz com que se busque ajuda para ela, é

uma situação delicada, pois as pontes de comunicação são praticamente destruídas”, diz.

Especialistas em comportamento humano podem atuar como coachings de famílias e atendem os seus membros separadamente, restabelecendo o equilíbrio até o momento em que conseguirão se comunicar com respeito.

As crianças que sofrem com o problema podem desenvolver reflexos negativos, como revolta e fragilidade, além disso, passam a conviver com a baixa autoestima, profundas carências, inseguranças, dificuldades de relacionamentos e até afetar relacionamentos quando essa criança chegar à idade adulta. “O filho que sofre a Alienação Parental e na vida adulta não consegue rever a questão e se libertar deste estado, está carregando isso para sua própria vida, contaminando suas relações futuras com seu cônjuge e filhos”, explica a especialista em comportamento humano.

A explicação para que a alienação aconteça pode estar atrelada ao fato de uma das partes se sentir fragilizada ou prejudicada com a separação. “É preciso compreender que nos estados de dor o indivíduo aciona seus mecanismos inconscientes de busca de compensação. Ele busca pessoas que sejam solidárias com sua dor e, geralmente, se colocando como coitadinho, enganado, lesado da história, querendo evidenciar comportamentos perversos, injustos e desonestos do outro e ter os filhos ao seu lado é o maior trunfo dessas pessoas”, pontua Roselake.

Page 13: FreeSP l No. 74

13

Page 14: FreeSP l No. 74

siga-nos em:facebook/FreeSaoPauloConheça as tendências

que farão sucesso neste inverno

Mili

tari

smo

Couro

Transparências

Tons de verm

elho

mod

a

Por Ana Paula [email protected]: divulgação

Essa foi uma forte tendência no inverno do ano passado e promete voltar com força total em 2013, a boa notícia é que o look militar deste inverno promete variações com relação às cores, o verde-oliva não desfilará sozinho pelas ruas.

As jaquetas e coletes ganharão um ar mais sensual se combinadas com minissaias e shorts, mas o legal é não pesar a mão. Saia de casa com algumas peças que remetam ao estilo, pois fica atual e elegante, mas fuja do estilo “uniformizado” – com jaqueta, saia, camiseta, bota e cinto, tudo de uma vez -, fica pesado e pouco elegante.

O couro é o queridinho do inverno, está sempre presente na estação e é capaz de compor uma boa produção, desde que não seja usado com exagero.

Assim como no militarismo, a ordem é o minimalismo. Uma peça de couro combinada com outras clássicas é mais seguro, arriscar com o look “couro total” é perigoso. Outra dica bacana para não errar é dispensar os acessórios que chamam atenção, como colares e brincos grandes.

Outra tendência que continua em alta nesta estação é a transparência. O jogo de esconde-e-revela vai permanecer, o que muda são as combinações, já que as calças de alfaiataria substituirão saias e shorts mais curtos.

A prova de que a tendência terá força no inverno é que ela esteve presente nos desfiles de grifes famosas no Fashion Rio e também do São Paulo Fashion Week, entre os estilistas que apostaram estão: Reinaldo Lourenço, Alessa e Gloria Coelho.

Para fazer sucesso a receita é simples: use a lei da compensação. Se a transparência estiver no decote, esconda as pernas, e vice-versa, pois o equilíbrio é fundamental para arrasar com esta tendência.

Temperaturas mais amenas e o tão esperado friozinho deixam toda e qualquer mulher mais elegante, já que as roupas mais despojadas dão lugar

aos blazers, casacos, cores mais fortes e looks mais sóbrios.

Que tal saber o que estará em alta nas estações mais frias do ano e se programar para encher o guarda-roupa com as tendências outono/inverno 2013? Para ajudar as mulheres, a Free São Paulo traz uma lista com as tendências que farão sucesso este ano, confira e não faça feio.

Os tons de vermelho são marcantes e a cara do inverno 2013. Fetichista, a cor vai esquentar os dias de frio e fazer a cabeça da mulherada nesta estação, já que estará presente em muitas peças distintas.

Sem deixar os tons de vermelho clássicos de fora, os tons queridinhos do inverno ficam por conta do bordô, vinho ou burgundy – um novo tom de bordô – que têm sido vistos em muitas peças de roupa, sem contar nas passarelas.

Esse tal de burgundy será tão essencial quanto ter um preto básico dentro do armário, sendo possível encontrá-lo em calças, casacos, blusas, bolsas, sapatos, camisetas, camisas e até nos esmaltes, ou seja, a cor chegou para dominar a estação.

A boa notícia é que os vermelhos ficam bem em todas as mulheres, já que combinam com os mais variados tons de pele e a composição com acessórios destacam a produção. Vale a pena investir nesta tendência.

14

Page 15: FreeSP l No. 74

15

Page 16: FreeSP l No. 74

Por Ana Paula [email protected]: divulgação

vitr

ine

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Já está trocando a ordem das roupas e colocando os casacos em destaque no guarda-roupa? Mesmo com as temperaturas típicas do outono – manhãs frias, tardes quentes e voltando a esfriar durante a noite –

já podemos ver as roupas do inverno desfilando pela cidade.E para deixar o look das mulheres ainda mais charmoso,

os casaquetos também têm ganhado destaque e prometem fazer sucesso no inverno. Os casaquetos são versáteis e capazes de deixar o visual feminino arrojado.

Nesta edição, a Free São Paulo traz dicas de peças para compor o look da mulherada e deixá-las ainda mais bonitas e atuais.

Casaquetos que vão arrasar no friozinho

01-Casaqueto CantãoGlam Off-WhiteR$ 249,95www.dafiti.com.br

02-Casaqueto Bordô ResinadoQuintessR$ 139,99www.posthaus.com.br

03-Casaqueto de Malha RendadaAllzapR$ 153,00www.chiceelegante.com.br

04- Casaqueto tweed Le Lis Blanc DeuxR$ 383,40www.oqvestir.com.br

05-Casaqueto Clássico PedrasThelureR$ 237,50www.oqvestir.com.br

06-Casaqueto Classic Les AmisR$ 407,00www.oqvestir.com.br

07-Casaqueto Clássica Clean PretoSommerR$ 156,00www.dafiti.com.br

08-Casaqueto Viena AzulRosa PreguiçosaR$ 304,95www.dafitipremium.com.br

09-Casaqueto Aquarius Off-WhiteFive BluR$ 79,90www.shop.fiveblu.com.br

10-Casaqueto Charme FloralFive Blu R$ 149,90www.dafiti.com.br

0102

03

04

05

06

07

08

09

10

16

Page 17: FreeSP l No. 74

17

Page 18: FreeSP l No. 74

18

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

capa

Com orçamento estimado em mais de R$ 700 milhões para este ano, a

Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), que é ligada à Secretaria Municipal de Transportes, garantiu à prefeitura, no ano passado, a arrecadação de R$ 799 milhões somente com multas.Mas, um fato inusitado

chamou a atenção na semana passada. Por meio do Diário Oficial, a Secretaria de Transportes fez pedidos de doações para a CET e para a São Paulo Transportes (SPTrans) de equipamentos novos e seminovos, como, por exemplo, de 3.179 cadeiras e 17 televisões para o monitoramento do trânsito.Questionado a respeito do

pedido de doações, o prefeito Fernando Haddad (PT) disse ter achado graça e se surpreendido com o pedido, e pediu explicações ao secretário Jilmar Tatto (PT).

Aceita-se doações decadeiras e televisões

Por Gil [email protected]: AE, ABr e divulgação

Page 19: FreeSP l No. 74

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

No dia 29 de março, o Diário Oficial do Município de São Paulo publicou, em sua página 75, um pedido um tanto inusitado feito pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT), por meio do edital número 01/2013. Na verdade, trata-se de um “chamamento público para a doação de bens patrimoniais móveis, novos ou seminovos, em condições adequadas de uso” para a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), para a São Paulo Transportes (SPTrans) e para a própria secretaria. Na lista há 96 itens e 11 mil produtos para suprir as necessidades de infraestrutura. O chamamento público busca interessados em doar estes bens.

Para a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo os pedidos de aparelhos telefônicos, bebedouros, cadeiras, geladeiras, lixeira, fogões, computadores, microondas e sofás até televisões (entre as solicitadas estão quatro de 50 polegadas). Os funcionários da companhia precisam de 1.188 mesas.

Ao apresentar a justificativa dos pedidos de doações, a Secretaria de Trânsito admitiu precariedade em sua infraestrutura, e que as TVs são, especialmente, para os setores de monitoramento de trânsito. Uma das piores situações é no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET), onde há mais de mil cadeiras quebradas ou em condições de uso nas salas de aula. O calor também é um problema para os

funcionários. Por isso,

foram

solicitados aparelhos de

ar condicionado, pois “o prédio da CET não tem boas condições de ventilação”.

Por causa da necessidade de modernização dos equipamentos “que se encontram obsoletos”, foram pedidos 756 computadores e 69 notebooks. Já a lista da SMT tem 17 itens como sofás, cadeiras com rodinhas, impressoras, mesas, fogões e armários, entre outros. Para a SPTrans aparecem itens como estações de trabalho, televisores de 40 a 60 polegadas, 379 computadores, cadeiras universitárias e carrinhos de cargas.

Questionado a respeito dos pedidos, o prefeito Fernando Haddad (PT) disse ter achado “engraçado” e pediu explicações ao secretário Jilmar Tatto. “Eu achei engraçado e liguei para o secretário para entender. Aquilo ali é uma recomendação da procuradoria para receber doações, que são muito comuns, segundo ele. E como você não pode receber doações sem dar transparência, ele resolveu publicar [no Diário Oficial]”, afirmou o chefe do Executivo à Folha de S. Paulo.

O detalhe é que a CET, apesar dos problemas em infraestrutura, tem previsão de orçamento para este ano de R$ 711 milhões. Em 2012, somente com multas, a companhia arrecadou para a prefeitura R$ 799 milhões, ante os R$ 747 milhões arrecadados em 2011. Os valores, segundo a CET, foram utilizados em sinalização, monitoramento e operação de trânsito, manutenção de semáforos, serviços e projetos de engenharia de tráfego e renovação da frota.

Prefeito Fernando Haddad

O CETET apresenta a pior situação 19

Page 20: FreeSP l No. 74

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Objetivo é tornar

processostransparentes, diz assessoria

Em nota encaminhada à Revista Free São Paulo, a assessoria de imprensa da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo afirmou que o objetivo da publicação do edital “é tornar todos os processos da Secretaria Municipal de Transportes extremamente transparentes. A administração encontrou uma realidade sucateada, não só na infraestrutura da Secretaria, mas também na situação da CET e da SPTrans”.

Informou ainda que “a experiência com os semáforos no início do ano demonstrou o quanto a cidade carece de uma revitalização de equipamentos. Para este fim já foi anunciado um investimento de R$ 100 milhões para revitalização de todo sistema”.

Ainda segundo a nota, não é somente a situação dos semáforos da capital que chama a atenção. “A SMT fez um levantamento prévio no início do ano e pediu que todas as áreas da CET, da SPTrans e da própria SMT elencassem os bens e insumos em situação precária de uso. Para se ter uma ideia, o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET) chegou a conclusão que necessita de mais de mil cadeiras para colocar em salas de aula. Há muitas que estão quebradas ou mesmo em condições precárias de uso”.

Garantiu ainda que a medida não indica que os investimentos do poder público não serão feitos. “A SMT está estruturando o orçamento para poder promover uma revitalização interna e externa. O edital é uma vertente dessa reestruturação. Caso haja interesse particular em doação, por meio legal e documentado, o interessado poderá fazê-lo a partir da publicação deste decreto”.

Pedido de doações

publicado no Diário Oficial

Jilmar Tatto e Haddad na CET

20

Page 21: FreeSP l No. 74

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

capa

Doações para a CET45 Aparelhos telefônico303 Ar condicionado28 Armário de madeira baixo514 Armários de madeira alto6 Arquivos de aço - 02 gavetas315 Arquivos de aço - 04 gavetas11 Bebedouros7 Cadeiras com rodinhas Diretor2.065 Cadeiras com rodinhas1107 Cadeiras sem rodinhas756 Computadores2 Fax13 Fogões320 Gaveteiros6 Geladeiras85 Impressoras32 Lixeiras10 Máquinas Digital100 Mesas de reunião retangular - 08 pessoas18 Mesas redonda - 04 pessoas173 Mesas de computador1.188 Mesas - Estações de Trabalho9 Microondas69 Notebooks6 Quadros de Aviso162 Roupeiros2 Sofás - 02 lugares1 Sofá - 03 lugares10 TVs 22 ´3 TVs 40´4 TVs 50´139 Ventiladores

Haddad estuda instalar rede com3 mil semáforos inteligentes

O prefeito Fernando Haddad reafirmou a necessidade de modernizar o sistema de controle do trânsito na cidade. “O investimento em tecnologia é fundamental para melhorar inclusive o trabalho dos servidores da CET. Temos que nos atualizar, incorporar mais tecnologia para melhorar os serviços prestados”, disse. A intenção da prefeitura é fazer uma renovação tecnológica nos equipamentos ligados ao trânsito, com a aquisição de novos semáforos inteligentes, mais resistentes às chuvas e integrados em rede.

Atualmente existem mais de seis mil cruzamentos semaforizados na cidade. Para melhorar a fluidez de veículos, estão em estudo novas soluções tecnológicas para o controle dos semáforos. Com a instalação de uma rede de três mil semáforos inteligentes integrados por fibra ótica a uma central de monitoramento, haveria uma melhora de 15% a 20% no tempo de espera para o sinal verde.

Os equipamentos estariam conectados a software que monitora o fluxo de cada via, de modo a regular a alternância da sinalização de acordo com os dados levantados. A programação dá ainda prioridade à circulação do transporte coletivo. Esta renovação da rede demanda investimentos na ordem de R$ 500 milhões. “Em curto prazo queremos

fazer os semáforos que existem funcionarem. No médio prazo, vamos trocar os equipamentos que estão sucateados, ou que não estão funcionando. No longo prazo ocorre a atualização tecnológica”, explicou Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes.

Em visita à CET, Haddad conheceu o sistema de administração dos semáforos e acompanhou o funcionamento da Central de Gerenciamento Emergencial (CGE) e da Central de Controle de Operações Integradas (CCOI). Tatto apresentou ao prefeito o atual sistema de monitoramento do trânsito por câmeras e o atendimento à população pelo telefone 1188. Após o encontro, Haddad foi enfático sobre a importância de atualização no setor. O Centro Operacional reúne as informações sobre o tráfego, avalia a prioridade das demandas e faz a gestão de recursos disponíveis para atendimento, como a frota de viaturas, caminhões e

guinchos.

21

Page 22: FreeSP l No. 74

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPauloFamília

demonstrapoder na cidade de São Paulo

Os Tatto conseguiram feito inédito nas últimas eleições

Com a escolha do deputado federal Jilmar Tatto (PT) pelo prefeito Fernando Haddad, em dezembro do ano passado, para a Secretaria Municipal de Transportes, ficou comprovado o poder da família Tatto em São Paulo e em outras cidades governadas pelo partido. A escolha de Tatto por Haddad demonstrou a preocupação do prefeito com o cumprimento de uma de suas promessas de campanha, que foi a criação do Bilhete Único Mensal.

O secretário já disse ser favorável ao pedágio urbano. Entre suas missões na Secretaria de Transportes está a de realizar a licitação do transporte coletivo, que vence este ano, e implantar 150 km de corredores, outra promessa do prefeito. Mas foi na gestão de Marta Suplicy que Jilmar Tatto conseguiu perpetuar o poder da família na região. Como secretário de Transportes da petista, ele foi o responsável pela implantação do modelo de Bilhete Único já existente, e dos corredores de ônibus.

Os Tatto têm influência nas secretarias de Transportes e Trânsito de cidades governadas pelo PT na região metropolitana. A mais importante delas é Guarulhos.

Arselino e Jair Tatto

A família Tatto - que saiu do Rio Grande do Sul e iniciou sua atuação política na década de 1970, nas comunidades eclesiais de base, da Igreja Católica e, nesta época, se aproximou do PT – conseguiu um feito inédito nas últimas eleições: conseguiu eleger dois irmãos petistas para a Câmara Municipal num mesmo mandato.

Arselino Tatto, vereador há 24 anos, dividiu seus votos no reduto eleitoral, na região do extremo da zona sul de São Paulo – já conhecida como “Tattolândia”, com o irmão Jair. A estratégia foi simples: Arselino centralizou sua campanha na Capela do Socorro, Parelheiros e no Grajaú, enquanto que o novato fez sua campanha em outros nove zonas eleitorais da zona sul.

Resultado, o experiente Arselino conquistou 32.135 votos e o novato, 31.685, totalizando 63.820 votos para a família. “Não foi fácil, mas a gente decidiu arriscar. Onde tinha campanha dele, eu não fazia. Onde tinha coisa minha, ele não ia”, contou Jair à Folha de S. Paulo, ao explicar a eleições da dupla de irmãos.

Jilmar Tatto

22

Page 23: FreeSP l No. 74

23

carro que sertem

Seminovo sem stress e na Seminovos Localiza.

solu

tion

Viabilizamos troca | www.seminovoslocaliza.com.br | ABERTO TODOS OS DOMINGOS.

QUILOMETRAGEM

GARANTIDA

SANTO ANDRÉ:

4478 4850SãO BeRNARDO DO CAmpO:

4335 3466RICARDO JAFFeT:

5058 9700peNHA:

2227 9970mORUmBI:

3740 6600OSASCO:

3681 9090VILA pRUDeNTe:

2121 9800JOãO DIAS:

5523 6939NAçõeS UNIDAS:

5524 8873VILA GUILHeRme:

3546 1650

VILALeOpOLDINA:

3646 2550LApA:

3611 2701AUTOSHOppING CIDADe:

3717 8080ITAIm pAULISTA:

2571 8830eNG. CAeTANO ÁLVAReS:

2255 2343

Sandero Expression 1.6 11/12. Focus Hatch GLX 1.6 11/12. Gol G5 1.0 4P 11/12. Uno Vivace 1.0 4P 11/12. *Taxas de 0,99% a.m. e 12,55% a.a. válidas para financiamentos em 12, 24 e 30 parcelas, com entrada mínima de 50% do valor do carro. CET variável de acordo com o valor financiado. Condições válidas para financiamentos na modalidade CDC pelo banco BV. **Entrada parcelada em até 10x sem juros, válida somente nos cartões de crédito American Express, Visa e Mastercard e limitada ao valor de R$10.000. Entrada/financiamento sujeitos à aprovação de crédito pela financeira/adm. do cartão de crédito. Fotos ilustrativas. Ofertas válidas até 18/4/13 ou enquanto durarem nossos estoques.

Respeite a sinalização de trânsito.

*ENTRADA Em ATé10xsEm

juRos ** • Ar-condicionado • Direção hidráulica • Vidros elétricos• Travas elétricas • Pintura metálica

Os carrOs cOmpletOs vêm cOm:

UNO VIVACE 4P 2012 COMPLETO

à VIsTA, A PArTIr dE r$

25.900,

sANdErO EXPrEssION 1.6 2012 COMPLETO

à VIsTA, A PArTIr dE r$

29.490,

GOL G5 4P 2012 COMPLETO

à VIsTA, A PArTIr dE r$

26.900,

FOCUs HATCH GLX 1.6 2012 COMPLETO

à VIsTA, A PArTIr dE r$

41.990,

Page 24: FreeSP l No. 74

Por: Ana Paula [email protected]: divulgação

“Por que você não olha pra mim?”, trecho da canção “Óculos”, embalou muitas festas, a vida de muitas pessoas em meados dos anos 80 e ajudou a alavancar a carreira dos Paralamas do Sucesso, e a transformar a banda no que ela é hoje, 30 anos depois de sua fundação. Para comemorar três décadas de carreira, o grupo abre turnê comemorativa neste sábado, 20, no Espaço das Américas, e depois parte para Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Salvador.

Mas para festejar o aniversário do grupo, Herbert Viana e seus companheiros decidiram inovar, criando um novo conceito de show em que, além dos sucessos próprios, também apresentam canções de bandas que serviram como inspiração e influência do trabalho nesses anos de sucesso, como “The Clash”, “The Police”, Jorge Ben Jor” e “Gilberto Gil”. O último álbum de inéditas do grupo foi “Brasil Afora”, lançado em 2009.

comemoram 30 anos de carreira com show no Espaço das Américas

Paralamas do Sucesso

laze

rsiga-nos em:

facebook/FreeSaoPaulo

ServiçoParalamas do Sucesso – 30 anosEspaço das AméricasRua Tagipurú, 795 – Barra FundaCensura: 16 anosValoresPista Vip – R$ 200/ Pista – R$ 120/ Mesas para quatro pessoas – R$ 220(valores disponíveis no site da ticket 360 no fechamento da edição)

24

Page 25: FreeSP l No. 74

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

A carreira dos Paralamas do Sucesso sofreu muitos altos e baixos ao longo dos anos, mas o talento e a força de vontade dos integrantes fizeram a consolidação da banda acontecer e, atualmente, somam milhões de discos vendidos e inúmeras canções que emplacaram ao longo desses 30 anos.

Muitos pensam que a banda surgiu em Brasília, mas a verdade é que o grupo foi criado no Rio de Janeiro. Herbert e Bi são da capital do país e foram vizinhos na infância, mas se reencontraram na cidade maravilhosa já no final da adolescência e resolveram criar uma banda.

Barone se juntou ao grupo após o primeiro baterista, o Vital, faltou a uma apresentação da banda na Universidade Rural do Rio e assumiu de vez o lugar na banda.

O sucesso veio mesmo em 1984, quando “Óculos”, “Me Liga” e “Meu Erro” estouraram na mídia e conquistaram a mídia, levando o grupo ao Rock in Rio daquele ano. Em 1986, lançaram o disco “Selvagem?”, o mais politizado, e misturou influências da MPB, como o trabalho de Gilberto Gil e Tim Maia.

Nos anos 90 o grupo foi deixado de lado pelos brasileiros e pela crítica nacional, viajou para a

Inglaterra e lá gravou “Severino” com a participação do guitarrista Brian May, da banda inglesa “Queen”, mas quando voltou ao Brasil foi ignorado pelas rádios e pelo público. Em contrapartida, os Paralamas estouraram na América e foram grande sucesso na Argentina.

Em 2001 um susto, Herbert sofre um acidente com o ultraleve que pilotava em Mangaratiba, Rio de Janeiro, perde a mulher, Lucy, e fica paraplégico. Mesmo assim, não desistiu de sua carreira e voltou aos ensaios com os companheiros Bi e João para gravar um disco com canções que já estavam prontas antes do acidente.

O CD “Longo Caminho” foi lançado em 2002 e marcou uma nova fase do grupo, sem metais, em busca de um som mais cru e levou os Paralamas de volta aos palcos com shows lotados e sucesso garantido. Os sucessos foram “O Calibre”, “Seguindo Estrelas” e “Cuide Bem do Seu Amor”.

Os outros trabalhos que seguiram após a retomada da banda foram “Uns Dias – Ao Vivo”, de 2004; “Hoje”, de 2005; o DVD “Hoje – Ao Vivo”, em 2006; e o último de inéditas “Brasil Afora”, de 2009, que foi disponibilizado para download e pouco depois lançado em CD.

Altos e baixos, mas uma carreira de sucesso

laze

r

25

Page 26: FreeSP l No. 74

viag

emsiga-nos em:

facebook/FreeSaoPauloBelo Horizonte, a Capital dos Botecos

Bares

Cultura

Lagoa da Pampulha

Que tal fugir das cidades do interior paulista e partir para grandes

municípios de estados vizinhos? Conhecida por ser a Capital dos Botecos, Belo Horizonte é uma das maiores cidades do Brasil e tem muito a oferecer aos turistas de todos os cantos do país. Além do famoso pão de queijo mineiro, BH foi a cidade escolhida por Oscar Niemeyer para seu debut profissional nos anos 40, e o mestre da arquitetura não economizou - suas obras estão por toda a cidade.

Apenas 600 quilômetros separam a capital paulista da cidade conhecida pela Lagoa da Pampulha – dá até pra arriscar uma viagem de carro – e as atrações ficam por conta da intensa programação cultural, além do Zoológico, Parque Municipal e um tour pelos botecos, muito famosos por lá.

Depois de um dia agitado, deixe as crianças com a babá e vá visitar os botecos de Belo Horizonte, conhecida por ser a capital brasileira com maior índice de bares por habitante.

Opções não faltam, há bares simples, aconchegantes, tradicionais, modernos, baratos e caros, mas com uma coisa em comum: capricho e carinho na hora do preparo dos petiscos e dos lanches tipicamente mineiros. Uma delícia!

Nem só de descanso são feitas as viagens. Os passeios também podem – e devem – acrescentar informações e conhecimento à vida das pessoas, por isso, quando for a Belo Horizonte não deixe de visitar os museus e espaços culturais da cidade.

O melhor desses locais é que eles são receptivos ao público de todas as idades. Entre os mais visitados está o Museu de Ciências Naturais, muito indicado para crianças e adolescentes. Também vale a pena conhecer o Palácio das Artes, os espetáculos em cartaz são sempre aclamados pelo público e pela crítica.

ServiçoMuseu de Ciências

NaturaisRua Dom José

Gaspar, 290 – Coração Eucarístico Belo

HorizonteTel. (31) 3319-4152

Palácio das ArtesAvenida Afonso Pena,

1537 – CentroTel. (31) 3236-7400

Esse é um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, talvez pela bela vista da lagoa ou pelas três primeiras obras da vida profissional de Oscar Niemeyer – Museu da Pampulha, Casa do Baile e a Igreja de São Francisco de Assis, principal cartão-postal da cidade, e que ainda abriga 14 painéis de azulejo de autoria de Cândido Portinari retratando a Via Sacra. O passeio é inesquecível.

26

Page 27: FreeSP l No. 74

prog

ram

e-se

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Os fãs de Lenine podem conferir os shows do cantor neste final de semana no Sesc Vila Mariana com ingressos a preços populares, as entradas custam até R$ 40. O cantor agracia o público paulista com shows nos dias 12, 13 e 14 deste mês com apresentação às 21h na sexta e sábado, e às 18h no domingo. O destaque desse show fica por conta do repertório do disco “Chão”, cuja sonoridade concentra experimentalismos eletrônicos e parcerias com nomes como Lula Queiroga, Carlos Rennó e Ivan Santo. Lenine no Sesc Vila Mariana, rua Pelotas, 141 – Vila Mariana. Informações pelo telefone 5080-3000.

A Casa Guilherme de Almeida recebe a exposição “Fantoches da Meia Noite”, com obras raras do artista Di Cavalcanti e recebe o público até 15 de julho, com entrada franca. São 16 gravuras baseadas na vida boêmia do Rio de Janeiro do início do século XX e leva em conta o processo de reurbanização da cidade e diversas mudanças sociais. Em cada desenho é apresentado um personagem distinto da noite carioca. Casa Guilherme de Almeida – rua Macapá, 187 – Perdizes. Informações pelo telefone 3672-1391. De terça a domingo, das 10 às 17h.

Os preocupados com o futuro do planeta não podem deixar de conferir a exposição “Criaturas do Tietê” que fica em cartaz até 7 de maio nas estações que compõem a linha 4-Amarela do metrô. A mostra realizada pela SOS Mata Atlântica mostra, entre outras coisas, como o acúmulo de um pequeno resíduo, como a bituca do cigarro, pode gerar grande volume de lixo e comprometer a saúde dos nossos rios. O objetivo é alertar a população sobre os danos provocados aos rios pelo lixo das cidades. A mostra é itinerante e fica na Estação República de 16 a 22 deste mês, depois parte para a Estação da Luz, onde fica de 23 a 29 próximos e a Estação Faria Lima encerra a exposição no dia 7 de maio. A exposição fica na área paga do metrô, e entre os principais objetos está uma poltrona de acrílico com 145 mil bitucas de cigarro.

Programação dia 1915h: “The Short Films of David Lynch”17h10: “Twin Peaks – O Piloto da Série”19h: “Twin Peaks – Os Últimos Dias de Laura Palmer

Programação dia 2014h10: “Scene by Scene” e “Ruth Roses and Revolver”16h: “Coração Selvagem”18h20: “Rabbits” e “Industrial Symphony Nº 1Programação 21 de abril14h: “Mystery Disc”17h20: “A Estrada Perdida”

Filmes que não estão nos cinemas, mas que encantam os apaixonados pela sétima arte estão entram em cartaz no dia 16 deste mês na Caixa Cultural Sé, pela mostra de cinema David Lynch. As exibições se encerram no próximo dia 28 e terão entre os principais títulos o “Homem Elefante”, “Duna”, “Veludo Azul”, “Coração Selvagem” e “Cidade dos Sonhos”, além de curtas, clipes e comerciais. Mostra David Lynch – Caixa Cultural Sé – Praça da Sé, 111 – 8º andar. Informações pelo telefone 3321-4400. Entrada gratuita.

Senhorita Júlia

Mostra de cinema

Exposição no metrô

Fantoches da Meia Noite

27

Page 28: FreeSP l No. 74

na

tela

A ansiosa e aguardada refilmagem do filme de terror cult de sucesso, em 1981, “Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio” chega a tela dos cinemas. O longa conta a história de cinco amigos de vinte e poucos anos que se isolam num chalé afastado. Quando descobrem no local o Livro dos Mortos, eles inconscientemente invocam demônios adormecidos vivendo nas florestas adjacentes. Os jovens, um após outro, vão sendo possuídos por eles até que resta somente um intacto para lutar pela sua sobrevivência.

Um adolescente é preso injustamente por um crime que não cometeu e, após ser julgado, acaba sendo condenado a 10 anos de prisão. Desesperado, seu pai John Matthews (Dwayne Johnson) está disposto a qualquer acordo para livrá-lo da cadeia. É quando recebe a proposta de uma promotora

federal (Susan Sarandon) para que trabalhe como

agente infiltrado em uma operação em

andamento, que tem por meta capturar um poderoso chefão das drogas.

Vera (Denise Fraga) é uma ex-militante política que recebe, em 1998, uma indenização pelo desaparecimento do marido na ditadura militar. Com o dinheiro ela compra um apartamento. Porém, no momento da mudança, o marido reaparece e a obriga a rever toda sua trajetória.

Os G.I. Joes não terão somente que lutar contra seu inimigo mortal Cobra; eles são forçados a lutar contra ameaças de dentro do governo que colocam em risco sua própria existência.

Um matador de aluguel se une a um detetive do Departamento de Polícia de Nova York para pegar assassinos de seus respectivos parceiros.

No topo da lista dos filmes mais aguardados do ano, o Homem de Ferro 3 trará muita ação e emoção. No terceiro filme Tony Stark/Homem de Ferro terá sua vida pessoal destruída e terá que lutar com um inimigo sem limites.

A Morte do Demônio

Hoje O Acordo

GI Joe - A Retaliação

Alvo Duplo

Homem de Ferro 3

EM CARTAZ O QUE VEM POR AÍ

Por Raissa [email protected]: divulgação

28

Page 29: FreeSP l No. 74

hor

ósco

po

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Comece a ser aquilo que você quer ser quando

crescer. Este é o momento para reunir suas forças e afirmar aquele lado de sua identidade que mais deseja ver despontar.

Momento oportuno para se decidir por superar ou en-cerrar algum assunto. Tam-

bém para reunir forças para cuidar da saúde ou resolver alguma pendência, de uma vez por todas.

Momento para aceitar uma transformação ou crise que levará à renovação

de diversos aspectos da existência. Primeiro limpe o terreno, antes de plantar as novas sementes.

Você pode participar de maneira nova de um grupo social.

O contato com amigos está em ascensão. É tempo de dar contorno mais definido para seus sonhos e projetos pessoais.

Os senti-mentos e anseios amorosos

são muito intensos. No entanto, o momento pede mais do que encanto, pede que vocês estabeleçam uma aliança bem constituída.

É o mo-mento de assumir a responsa-bilidade por algum

novo elemento na atividade profissional. Não fuja dos esforços e redobre o empenho neste momento decisivo.

Decisão importante pode ser tomada quanto à rotina de

trabalho, aos subordinados ou aos hábitos pessoais. Momento propício para iniciar melhor trato à saúde.

ÁRIES

LEÃO

SAGITÁRIO

TOURO

VIRGEM

CAPRICÓRNIO

GÊMEOS

LIBRA

AQUÁRIO

CÂNCER

ESCORPIÃO

PEIXES

A Lua estimula o desenvolvi-mento dos ideais e do

padrão ético e filosófico com o qual se orienta. Considere que você terá que se compor-tar de acordo com o padrão escolhido.

É tempo de comandar e dar o tom do ambiente

doméstico. Uma melhoria bem definida deve ser levada à moradia. Boa parte por conta de uma decisão pessoal sua.

O contato com certa pessoa é encantador. Viagens e encontros

estão beneficiados. Avance nos estudos, aprimore a comunicação e coloque nova ordem na rotina existencial.

A Crescente indica decisões importantes na vida financeira.

Você precisa se estabelecer com mais confiança em seu território próprio. Considere o valor certo do que é seu.

A relação amorosa pede um gesto decidido e

arrojado. Reafirme suas intenções, assumindo uma responsabilidade a partir delas. O enlevo é apenas o começo da união.

Page 30: FreeSP l No. 74

clas

sific

ados

Anuncie classificados

Free SP 2823-0800

Page 31: FreeSP l No. 74

31

Page 32: FreeSP l No. 74

32