freesp l no. 75

32
{ 25 Abr } { ano 2 - n 75 } freesaopaulo.com.br São Paulo recebe exposição do acervo do Museu Olímpico LAZER Gay mundo é O Calcula-se que no mundo os gays são 3 bilhões de pessoas. No Brasil, o público homossexual tem população estimada em 18 milhões, ou 10% da população. E o seu poder de consumo vem aquecendo, e muito, a nossa economia. A atriz Débora Nascimento garante que está mais segura em cena ENTREVISTA

Upload: jornal-estacao

Post on 13-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Veja na edição desta semana da revista Free São Paulo: o crescimento da população LGBTS no mundo. De acordo com informações, aqui no Brasil, eles já correspondem por cerca de 10% da população. Além disso, o Museu Olímpico é uma opção a mais de lazer para as crianças, além da entrevista com a atriz Débora Nascimento. Tudo isso e muito mais apenas aqui.

TRANSCRIPT

Page 1: FreeSP l No. 75

{ 25

Abr

}{ a

no

2 - n

75

}

free

saop

aulo

.com

.br

São Paulo recebe exposiçãodo acervo do Museu OlímpicoLAZER

Gaymundoé

O

Calcula-se que no mundo os gays são 3 bilhões de pessoas. No Brasil, o público homossexual tem

população estimada em 18 milhões, ou 10% da população. E o seu poder de consumo vem

aquecendo, e muito, a nossa economia.

A atriz DéboraNascimentogarante que

está mais seguraem cena

ENTREVISTA

Page 2: FreeSP l No. 75
Page 3: FreeSP l No. 75
Page 4: FreeSP l No. 75

04 04

A Revista Free São Paulo é uma publicação do Grupo MG ComPublisher: Luciano Maciel ([email protected]) · Editor: Gil Campos · Reportagem: Gil Campos e Ana Paula Almeida · Diretor Comercial: Agnaldo Antônio ([email protected]) - Tel. (11) 2823-0800 · Diretor de Marketing: Waltinho Saavedra ([email protected]) · Projeto Gráfico e Diagramação: Agência Comunnica ([email protected] · Arte: Ana Flávia Canto · Executivos: Albany Rezende, Cristina Stepanov, Edison Moreno, José Molina, Jô Gonçalves e Kise Sousa + 4 CPTM + Cruzamentos SP auditado pela BDO.

Free São Paulo,toda quinta, grátis no Metrô

{ charge }Edgard Saraceni

A maior revista gratuita do Brasil

Anuncie 11 2823 0800

Auditoria de tiragem e circulação.

Tenha resultadoSeja visto

Seja Free

1100 mil exemplares semanais auditados

500 mil leitores semanais. Mais de 2 milhões de leitores por mês. Em média, cada exemplar é lido por até 5 pessoas, fazendo com que sua campanha se multiplique. São milhares de pessoas recebendo a revista em seus pontos de distribuição e compartilhando em casa, consultórios, escritórios, entre outros locais.

2

64 estações do Metrô e 4 CPTM.3 Distribuição em todas

as estações do Metrô

Quinta-feiraé dia de

noMetrôFree SP

Revista com diagramação moderna e conteúdo atraente, em sintonia com pautas atuais, que passam ao leitor a sensação de que ele ganhou algo de valor. Este aspecto pode ser comprovado nos pontos de distribuição, onde já se nota a procura voluntária das pessoas pelo veiculo.

4 EfeitoValorização

Por se tratar de uma revista, é um produto “limpo”, diferente dos jornais que - pelo próprio material e papel utilizado - passam outra impressão após a primeira leitura.Desta forma, os leitores/consumidores ficam a maior tempo com a Free São Paulo em suas mãos, inclusive entregando-a a terceiros com a recomendação de leitura.

5“Limpo” que passa de mão em mão

Com periodicidade semanal, ela consegue conciliar os benefícios da revista, sem perder o dinamismo do jornal semanal.

7Glamour de revista Dinâmica de jornal

Com esse efeito multiplicador o custo por mil se torna atraente em relação a outras mídias

6Excelente CPM

ww

w.f

rees

ao

pa

ulo

.co

m.b

r

com

un

nic

a.c

om

.br

Multiplicaçãode leitores

{ opinião }

Frente parlamentar está fazendo, e muito bem, o trabalho da comissão

Apesar de suas limitações, como falta de recursos, de pessoal e de infraestrutura, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos está fazendo, e muito bem, o trabalho que era para ser da Comissão dos Direitos Humanos e Minoria da Câmara dos Deputados, hoje presidida por Marco Feliciano (PSC-SP).

E foi depois que Feliciano assumiu a presidência que parlamentares históricos na luta pelos direitos humanos provocaram grande uma grande “revoada” da comissão por não aceitar, e não reconhecer, a sua

presidência. A atual comissão é, para o

deputado Domingos Dutra (PT), idealizador da frente, “grande tragédia, que não fará nada, e o que fizer será faz de conta”.

A Frente Parlamentar está trazendo para si o trabalho da comissão, e começar a encaminhar a demanda à comissão dos direitos humanos do Senado.

Hoje, na Câmara, o prejuízo é real e a prova maior está na manifestação de vários segmentos da sociedade civil organizada que, até agora, contesta a presidência do deputado federal Marco Feliciano. Já é hora dele sair!

SAIR DO ARMÁRIO- A próxima edição da Parada do Orgulho Gay terá como tema “Para o armário, nunca mais!. E o público gay já chega a 18 milhões de brasileiros, para de-sespero do presidente da Comissão dos Direitos Humanos, deputado federal Marco Fe-liciano (PSC-SP)

Page 5: FreeSP l No. 75
Page 6: FreeSP l No. 75

aspa

s

‘‘ ‘‘

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

“O PSC terá candidatura própria. Quem será o candidato é uma

incógnita”

Marco Feliciano (PSC), presidente da Comissão de Direitos Humanos, afirmando que o partido lançará

candidato próprio à Presidência da República

‘‘

‘‘“Mulher não é objeto, mas não deveria se apresentar como tal”

Gerald Thomas, diretor de teatro, sobre o episódio em que enfiou a mão debaixo do vestido de Nicole Bahls, integrante do

programa “Pânico na Band”

“Pensei até em me matar”

Perlla, cantora, sobre sua carreira no funk. Atualmente, Perlla é cantora

gospel e vai ser mãe pela segunda vez

“Devo a ela todo meu aprendizado de vida, foi meu primeiro grande amor”

Stênio Garcia, ator, sobre a morte da primeira mulher, a atriz Cleyde Yáconis

“Minha carreira e a Giovanna”

Bruno Gagliasso, ator, afirmando em entrevista que o trabalho e a esposa são os

pilares que o sustentam

“Não vou baixar a cabeça, minha consciência está tranquila”

Joelma, vocalista do Calypso, sobre a polêmica que se envolveu com os gays. Em entrevista anterior, a

cantora comparou homossexuais a drogados

06

Page 7: FreeSP l No. 75

07

Page 8: FreeSP l No. 75

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Você acaba de sair do ar com a personagem Tessália, de “Avenida Brasil”, para dar vida a doce e sensual Taís, de “Flor do Caribe”. Como tem sido trabalhar na trama de Walther Negrão? DÉBORA - Estou amando fazer a Taís. A direção do Jayme (Monjardim, diretor), o cuidado dele. Aprendo muito todos os dias. Taís é alegre, joga vôlei, anda de bugre, é determinada. Ela é a melhor amiga da Ester (Grazi Massafera) e participa de todos os momentos da vida dela.

As primeiras cenas de “Flor do Caribe” foram gravadas em Natal. Como foi essa experiência?DÉBORA - Foi uma delícia. Natal é a coisa mais incrível do mundo Fiquei em Pipa cerca de 20 dias percebendo o povo local. Dessa forma pude ir incorporando um pouco o jeito da personagem. Foi o máximo e tive que aprender a dirigir bugre na areia. Até hoje eu só tinha dirigido bugre no Rio de Janeiro e pilotei kart também, mas isso alguns anos atrás.

entr

evis

ta

Por Márcio Mello/[email protected]

Débora Nascimento“Hoje me sinto

mais segura em cena”

Depois de aparecer para o grande público da TV como o furacão Tessália, de “Avenida Brasil”, Débora Nascimento está

novamente no ar, desta vez mais bronzeada, para viver a doce Taís, em “Flor do Caribe”. É através da meiga e, ao mesmo tempo, sofrida Taís, que a atriz espera mostrar mais um lado profissional. Satisfeita com a oportunidade de fazer mais uma novela, e tendo ainda a companhia do namorado José Loreto, como aconteceu no novelão de João Emanuel Carneiro, Débora afirma que aprende a cada dia com o diretor Jayme Monjardim.

08

Page 9: FreeSP l No. 75

Porém, na areia, foi a maior novidade. Diga-se de passagem, uma novidade deliciosa e divertida.

Você está bem bronzeada. Isso se deu por conta das gravações na cidade de Natal?DÉBORA - Sim, mas a própria personagem pede esse bronzeado, essa coisa solar. Eu não desboto muito rápido e sempre passo filtro

solar. O tempo todo eu usei um filtro não oleoso porque como

gravávamos todo dia na praia, se passar o produto oleoso a areia acaba grudando na pele.

Além do bronzeado, você mudou o cabelo... DÉBORA - Cortei as pontinhas e dei uma leve clareada. Mas, quando fui para Natal, a cor abriu com o sol. Ele acabou ficando com mais volume porque está mais curto.

E qual o segredo para manter o corpo em dia?DÉBORA - Malhar bastante! (risos). No começo, antes de ir para Natal, me exercitava todos os dias. Agora eu faço, pelo menos, duas vezes por semana a musculação, com muita corrida e pedalada São, pelo menos, uns 30 minutos de aeróbico. Além disso, tenho um cuidado com a alimentação. Evito carboidrato e muito doce a partir das 19 horas. Minha janta é leve, uma sopa ou uma salada. Evito ainda bebida alcoólica porque retém líquido e engorda.

José Loreto mudou radicalmente o visual para viver o personagem de “Flor do Caribe”. Você aprovou o resultado? DÉBORA - Estou adorando. O personagem dele é incrível! O desconstruiu completamente! Vi o personagem nascendo, dei força e

falei: ‘Põe, enche mais esse cabelo’. Eu queria que fosse maior. A gente se diverte muito com esse trabalho.

Você e José Loreto se conheceram em “Avenida Brasil” e agora estão juntos de novo em “Flor do Caribe”. Como é voltar a trabalhar em um mesmo projeto com o namorado? Isso facilita a vida?

DÉBORA - É bom porque podemos entrar em férias juntos, estamos de folga juntos... De certa forma, facilita a vida. Contracenamos pouco porque o personagem dele transita em todos os núcleos. Mas como na novela temos poucos personagens, então eventualmente acontece de nos esbarrarmos em cena. Nós conversamos, batemos uma bola sobre Candinho, Taís, a trama…

Você conheceu José Loreto em “Avenida Brasil”. Bate uma insegurança ao vê-lo contracenar com outras atrizes?DÉBORA - Não tem ciúme. Aconteceu! Nós nos encontramos. A gente completa bem um ao outro. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Sou bem romântica. Quero casar e ter filhos. Mas estou sem planos. Quero viver e ser feliz.

Você é de Vila Matilde, São Paulo. Sempre sonhou em sair da sua cidade e ganhar o mundo com a carreira de modelo e atriz?

DÉBORA - Fui criada na Vila Matilde. Lembro da minha infância. Minha mãe é de lá e eu vivo indo para São Paulo. É uma nostalgia total. Tenho um carinho enorme pela região. O ator Marcos Winter também é de lá. Eu comecei (carreira de modelo) com 15 anos e parei com 20. Morei no Chile, na China, em outros lugares... Viajar

traz uma bagagem cultural e faz você tirar seus preconceitos, suas amarras. Abre a cabeça. Você aceita

línguas novas, culturas novas, tem que se abrir. Eu queria ser atriz. Trabalhava, voltava, pagava meus cursos, depois viajava de novo. Até uma hora em que decidi não viajar mais e mergulhar nisso, me dedicar totalmente. Na TV iniciei com o convite para fazer a Oficina de Atores da Globo. Antes mesmo de acabar, me chamaram para fazer “Paraíso Tropical”. Depois fiz a Andréa Bijou (“Duas Caras”). Em seguida, após outras participações, Tessália.

Então Tessália foi um divisor de águas na sua carreira?DÉBORA - Ela foi um verdadeiro boom. Assusta porque passei a ser fotografada por paparazzi, a ser observada a todo momento… Depois é que me acostumei. Aí você entende que é trabalho, que as pessoas não te conhecem, mas te associam a um personagem. Porém, nunca faltaram com o respeito comigo.

Você sempre planejou tudo na sua carreira ou as coisas foram acontecendo com o tempo e de forma inesperada?DÉBORA - Eu planejo, tenho sonhos, mas vivo o que a vida me traz E corro atrás do que quero também. As coisas vieram no tamanho e no tempo certo para que eu pudesse carregar. Se a Tessália tivesse vindo antes, acho que talvez eu não estivesse preparada para aproveitar tudo que ela tinha e que me trouxe. E agora com a Taís a carga de dramaticidade que pede, se eu não tivesse feito a Tessália antes, se não estivesse mais madura, talvez não conseguisse segurar a onda. Estou me divertindo, me sinto

mais segura, à vontade em cena.

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

entr

evis

ta

Sou

bem

rom

ânti

ca. Q

uer

o ca

sar

e te

r fi

lhos

. M

as e

stou

sem

pla

nos

. Qu

ero

vive

r e

ser

feli

z.

09

Page 10: FreeSP l No. 75

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

educ

ação

Por Ana Paula [email protected]: divulgação

Ainda dá tempo de ingressar na universidade em 2013

10

Page 11: FreeSP l No. 75

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

educ

ação

Dicas para prestar uma boa prova

Controle a ansiedade e relaxe

Quem terminou o ensino médio no final de 2012 e resolveu dar um

tempo antes de encarar o vestibular para ingressar no ensino superior já deve retomar os estudos, se o objetivo for iniciar o curso no segundo semestre.

As provas estão previstas para os meses de junho, julho e agosto, mas a preparação dos estudantes deve começar o quanto antes, tendo em vista que há muito conteúdo e apenas três meses para assimilar as disciplinas que ficaram para trás desde a formação no ensino médio.

Tendo em vista a proximidade das provas, além do estudo diário, em casa mesmo, é importante que o estudante invista em cursos intensivos – ou de revisão – e faça simulados com as provas de vestibulares de anos anteriores, geralmente disponibilizadas na internet, para que haja melhor visão das deficiências e em quais matérias focar os estudos.

• Prestar atenção nas aulas e nas dicas dos professores dos cursinhos;• Fazer simulados de provas anteriores, muitos modelos são mantidos e fica mais fácil descobrir em quais matérias é preciso dar mais atenção e quais são as deficiências do aluno;• Revisar a matéria em casa;• Estar sempre informado, ler revistas, jornais diários, livros e sites de notícias;• O aluno que ainda não tiver finalizado o ensino médio vale prestar o vestibular como treineiro.

Nem só de estudos é feita a maratona que antecede as provas dos vestibulares, além da dedicação aos livros é preciso manter uma rotina saudável e controlar a ansiedade, que pode arruinar o trabalho de meses se não for superada.

Especialistas afirmam que uma das principais formas de aliviar a tensão nos dias que antecedem o vestibular é fazer exercícios de respiração, isso mesmo, respirar profundamente pelo nariz e expirar pela boca até esvaziar o abdome é um dos segredos que ajudam a relaxar.

Outra dica para estar com a memória em dia no vestibular é se alimentar bem. Refeições equilibradas ajudam a memorizar o conteúdo passado em sala de aula ou até a entender a explicação do professor, isso porque comer bem contribui para a memória e melhora o sono. É importante alertar que comer bem não é comer em grande quantidade, mas sim consumir um cardápio equilibrado com frutas, verduras, legumes e carnes – vermelha e branca.

Centro Universitário da FEIInscrições até 2 de junhoProvas dias 8 e 9 de junho Taxa de inscrição R$ 70www.fei.edu.br

Centro Universitário São CamiloInscrições até 12 de junhoProvas dia 16 de junhoTaxa de inscrição R$ 70www.sejamuitomais.com.br

Centro Universitário SenacInscrições até 16 de junhoProvas dia 29 de junhoTaxa de inscrição R$ 80www.sp.senac.com.br/vestibular

ESPM – SPInscrições até 20 de junhoProvas dia 23 de junhoTaxa de Inscrição R$ 167www.espm.br

Fatec – Faculdade de Tecnologia do Estado de São PauloInscrições até 11 de junhoProvas dia 30 de junhoTaxa de Inscrição R$ 70www.vestibularfatec.com.br

Universidade MackenzieInscrições até 30 de maioProvas dia 15 de junhoTaxa de inscrição R$ 85www.mackenzie.br

Inscrições

11

Page 12: FreeSP l No. 75

vitr

ine

12

Job: 34062-005 -- Empresa: Publicis -- Arquivo: 34062-005-CSI-RV-Free-199x130_pag001.pdfRegistro: 116832 -- Data: 17:34:45 23/04/2013

Eles fazem parte da família e suas vontades são atendidas ao primeiro sinal, seja um olhar, uma lambida, um carinho. Os bichinhos de estimação têm ganhado cada vez mais espaço no lar dos brasileiros e são tratados como filhos, e amados como tal.

Nesta edição, a Free São Paulo traz opções para encher o seu animalzinho de mimos, o retorno em carinho é garantido!

siga-nos em:facebook/FreeSaoPauloBichinhos de

estimação

Casa Cat Cave com almofada

R$ 113,34www.petlove.com.br

Arranhador para GatoBalançoR$ 73,33

www.fofopet.com.br

Comedouro Pata OssoAnti Formiga

R$ 2,96www.fofopet.com.br

Hippo Teething Ring Mordedor para cães

R$ 44,10www.bolichodobicho.com.br

Page 13: FreeSP l No. 75

13

Page 14: FreeSP l No. 75

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

mod

a

Por Ana Paula [email protected]: divulgação

Toda mulher adora conhecer as tendências da estação, e vive pesquisando como e onde usar cada

item da moda. Neste inverno, o estilo militar veio com força total, tanto que já é visto nas ruas, seja pela cor verde oliva – que remete ao uniforme dos militares –, seja pelas jaquetas de sarja.

Mesmo não sendo novidade fashion, muitas meninas ainda estão relutantes em usar peças que remetam a esta tendência, talvez pelo receio em parecer que se alistaram no exército ou que estão prontas para um embate.

Mas não é preciso se preocupar. Se misturada a outros estilos – como o romântico -, essa referência vai deixar o seu look bem fashion. Para ajudar as leitoras a desfilar belas composições no inverno, a Free São Paulo traz algumas dicas de combinações, assim o look fica moderno e leve, sem deixar a impressão de uniforme das forças armadas.

Estilo militar,como usar?

Verde militar, verde oliva ou verde musgo

Esses tons de verde são facilmente associados ao exército, principalmente quando o assunto é camisa ou casaco. A dica para não sobrecarregar o visual é combinar a cor com peças mais femininas, como blusas rendadas, bota de cano longo, cinto marcando a cintura e também sapatos de salto.

Outra sugestão é combinar peças em verde – como casacos - com outras em tons de caqui e bege.

CasacosÉ preciso ter mais cuidado com os

casacos, essas peças são marcantes e se combinadas com a roupa errada, deixarão a composição muito carregada.

O ideal é combinar o casaco com peças neutras, equilibrando todo o look. Calça jeans, camiseta branca e casaco militar é uma combinação básica e capaz de levar a mulher à eventos mais descontraídos, como um encontro com as amigas.

Usar um vestido romântico com a jaqueta também deixa a mulher elegante e tira o foco do estilo militar.

CalçasNão é só o modelo militar

em si que está valendo nessa moda, o camuflado que também remete a esta tendência continua em alta, principalmente nas calças, já que permite a combinação com scarpin e tecidos metalizados, deixando a mulher linda.

Só tome cuidado com os excessos, ponderação e bom gosto são as palavras-chave. Calças em tons de verde e os modelos cargo também estão em alta.

SapatosSe mesmo com todas as

dicas a mulher ainda se sentir receosa em usar e abusar desta tendência, foque nos sapatos! Esses acessórios são suficientes para deixar a composição com um toque militar.

Já que o segredo é não pesar a mão na escolha das peças, que tal usar um ankle boot camuflado ou verde musgo? Outra opção bem atual é o coturno, que está sempre na moda, e dá o toque militar necessário.

14

Page 15: FreeSP l No. 75

15

Page 16: FreeSP l No. 75

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

saúd

e

Da Ana [email protected]: divulgação

Facilite a convivência entre bichos e plantas

Escove os dentes do seu pet

Eles são bonitinhos, companheiros e conquistam

toda a família em pouco tempo,. Os animais de estimação estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros e, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Pet (Abinpet), já vivem na casa de mais 33 milhões de pessoas no país.

Assim como as crianças, os animais precisam de cuidados – alguns básicos, outros nem tanto – para se desenvolverem, inclusive para evitar doenças que podem afetar os bichinhos e também a família.

Fatores como espaço e com que intenção o bichinho foi adotado

também devem ser levados em consideração. Por exemplo, um animal de grande porte vivendo em um pequeno apartamento pode desenvolver stress e incomodar toda a vizinhança.

Se você faz parte do grupo que prefere prevenir a remediar, comece pelos cuidados básicos – com a alimentação, passeios e banhos – e fique atento ao calendário de vacinas do seu bichinho, para evitar o aparecimento de doenças que comprometam a saúde do animal.

Mantenha a saúde do seu bichinho de estimação em dia

Se além dos animais, você tem paixão por plantas é preciso tomar alguns cuidados para os bichos não acabarem com as folhas e vasos, principalmente se as plantas forem tóxicas, como “comigo-ninguém-pode”, “costela-de-adão”, “espirradeira”, “azaleia”, “filodentro”, “bico-de-papagaio”, “trombeta-cheirosa”, “íris”, “tulipa” e “narciso”. “No caso das plantas tóxicas, o ideal é deixar os bichos bem longe delas, pois elas podem provocar vômito, diarreia, salivação e até convulsões”, explica a paisagista Erly Hooper.

Para afastar os bichos das outras plantas Erly dá a seguinte dica: colocar borra de café nos vasos, pois o cheiro forte afasta os cães e gatos do local. Outra alternativa é forrar o vaso de plantas com terra. “Eles impedem que o animal cave a terra”, finaliza a paisagista.

Apesar de ser um hábito pouco comum, é preciso cuidar da saúde bucal do animal com escovação. A limpeza dos dentes do animal previne doenças orais, remove a placa bacteriana, tártaro e o mau hálito dos bichos.

Doenças periodontais em animais são um problema grave, e evitar que elas apareçam

também evita gastos, pois o tratamento custa

caro.

16

Page 17: FreeSP l No. 75

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

saúd

e

Fique atento ao calendário de vacinação do seu animal

Alimentos que cães e gatos não devem consumir

Quem nunca ofereceu uma tigela de leite de vaca para filhotes de cães e gatos que atire a primeira pedra. Porém é preciso evitar essa prática. Leite de vaca, derivados do leite e bebidas que contenham cafeína não devem ser oferecidas aos animais.

No caso dos gatos, uvas frescas e passas, massa de pão, abacate e tomate fazem muito mal aos felinos, o mesmo vale para a cebola e o alho.

Já os cães devem passar bem longe dos chocolates, pois eles podem ser extremamente tóxicos ao estimular o coração e

o sistema nervoso do animal.

Assim como os bebês, os animais também precisam ser vacinados para evitar o aparecimento de doenças. As vacinas induzem o organismo do bichinho e estimulam o sistema imunológico do cão ou do gato a fim de defender o organismo contra o ataque determinadas doenças.

A má notícia é que, com exceção da vacinação contra

a raiva, as vacinas para os animais são cobradas. O mercado disponibiliza proteção contra várias patologias, entre elas a leptospiroes, parvovirose, hepatite infecciosa, cinomose, coronavírus, parainfluenza e raiva. Entre as classificadas, a raiva e a leptospirose são doenças que podem ser transmitidas aos humanos.

• Previna o aparecimento de pulgas e carrapatos;• Leve o animal ao veterinário com frequência, mesmo que

ele não apresente sintomas. Fazer um check-up pelo menos uma vez por ano é fundamental;

• Ofereça a quantidade de ração recomendada pelas marcas. Se o animal comer em excesso ele pode engordar e desencadear uma série de doenças relacionadas à obesidade;

• Permita que o animal pratique atividades físicas. Se você morar em apartamento e não houver espaço suficiente, leve o bicho – principalmente os cães – para passear;

• Se algum integrante da família portar doenças respiratórias, os cuidados com a limpeza do ambiente devem ser redobrados, já que os pelos dos bichos podem agravar alguns quadros, como por exemplo a asma.

Dicas

17

Page 18: FreeSP l No. 75

18

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

capa Com uma população estimada em

18 milhões de pessoas no Brasil, o público homossexual gasta até 30% mais em bens de consumo do que os

heterossexuais. Segundo estimativas, este poder de consumo ultrapassa os R$ 150 bilhões ao ano, somente no Brasil.

Sem se importar com os “Marcos Felicianos”, “Bolsonaros” e “Malafaias” da vida, a comunidade gay vem aquecendo uma economia que está em forte crescimento em todo o mundo. Em São Paulo, por exemplo, a Parada do Orgulho GLBT, além de ser uma das maiores do mundo, é o segundo maior evento econômico da cidade, perdendo apenas para a Formula 1. A cada edição da parada, os cofres da prefeitura recebem a bagatela de cerca de R$ 300 milhões em receitas.

Quanto mais o presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, Marco Feliciano (PSC-SP), posta frases preconceituosas e discriminatórias no seu twitter contra homossexuais e negros; quanto mais o seu colega Jair Bolsonaro (PP-RJ) tenta fuzilar a comunidade gay com sua metralhadora homofóbica; e quanto mais o pastor Silas Malafaia condena ao inferno quem é adepto do casamento que não seja entre um homem e uma mulher, mais a comunidade gay do país vem avançando em suas lutas, conquistando seu espaço e movimentando a economia brasileira de uma maneira surpreendente.

Com uma população estimada em 18 milhões de pessoas no Brasil, algo em torno de 10% da população brasileira, 78% dos gays têm cartão de crédito e gastam até 30% mais em bens de consumo do que os heterossexuais, segundo pesquisa da inSearch Tendências e Estudos de Mercado.

De acordo com a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes

Economia cor-de-rosa

Fernando Quaresma

Por

Gil

Cam

pos

gil.

cam

pos

@fr

eesa

opau

lo.c

om.b

rFo

tos:

AE

e d

ivu

lgaç

ão

Douglas Drumond

Page 19: FreeSP l No. 75

19

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

(Abrat-GLS), o perfil movimenta R$ 150 bilhões por ano somente no Brasil. Os números vão mais além. Ainda segundo Abrat-GLS em parceria com a Out Now Global, o consumidor LGBT brasileiro tem o seguinte perfil: são 9 milhões de consumidores em potencial; 80% fizeram compras online nos últimos 3 meses; 50 % jantam fora mais de uma vez por semana (28% várias vezes); e 50% estiveram em hotel 4 estrelas nos últimos 12 meses (no. similares aos EUA e Reino

Unido).“O público gay consome

30% a mais que o hétero, e o mercado consumidor já observou esse ‘pequeno

detalhe’. Ainda não temos preocupação em economizar para o futuro de um filho,

por exemplo”, observou o jornalista Douglas Drumond, proprietário do 269 Chilli Peppers Single

Hotel, maior hotel de entretenimento para homens da América Latina, que fica no Largo do Arouche. O empreendimento teve investimentos de R$ 8,5 milhões.

E quanto mais aumenta o consumo deste público no país, mais o mercado se torna qualificado. “Por serem consumidores mais frequentes, os gays se tornam mais exigentes. Eles conhecem mais empresas e por isso mesmo têm parâmetros para comparar e avaliar se o serviço prestado foi bom ou se poderia ser melhor.”, explica Luiz Redeschi, organizador da Expo Business LGBT, que realizou sua primeira edição em 2011.

.

78% dos gays têm cartão de crédito e gastam até 30% mais em bens de consumo

«18 milhões de brasileiros são gays, 10% da população«30% é o que eles gastam a mais do que os héteros«40% estão em SP, 14% no RJ, 8% em MG e 8% no RS«36% são da classe A, 47% são da B e 16%, da C«57% têm nível superior, 40% médio e 3% ensino fundamental.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

O perfil

Page 20: FreeSP l No. 75

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Consumidor homossexualvaloriza inovação e qualidade

Capital tem o maior hotel desolteiros da América Latina

O consumidor homossexual realmente valoriza produtos inovadores e de qualidade, além de um atendimento desprovido de qualquer preconceito. Ao cumprir essas simples exigências, as empresas ganham a chance de vender para um público estimado em 18 milhões de pessoas no País. Pesquisa da InSearch, consultoria que estuda hábitos de compra dos consumidores, divulgada no jornal O Estado de S. Paulo, as despesas com lazer e cosméticos também são maiores - 43% e 64%, respectivamente.

Além de analisar todos os quesitos que um cliente heterossexual observaria no momento da compra, o homossexual vai prestar atenção também na postura da marca ao abordá-lo. “Os funcionários das empresas, até por despreparo, muitas vezes fazem uma diferenciação com os gays. Se isso causar constrangimento ou estranhamento ao consumidor, ele nunca mais vai voltar”, avisa Luiz Redeschi, organizador da Expo Business LGBT.

Foi de olho no potencial econômico do público gay e conhecendo o setor hoteleiro em todo o mundo, que o jornalista Douglas Drumond resolveu investir R$ 8,5 milhões no mais importante hotel de solteiros da América Latina. Com 2.300 metros quadrados, mais de 124 quartos para solteiros, cinco suítes, três piscinas (uma aquecida, outra temperatura

Sauna a vapor

Sauna seca

ambiente e mais uma gelada na sauna) e muito luxo que o 269 Chilli Peppers Single Hotel (http://www.hotelchillipepper.com.br) , no Largo do Arouche, mudou o conceito de hospedagem em São Paulo.

“Primeiramente resolvi trabalhar para o público gay porque sou gay. E temos muitas dificuldades em se hospedar no Brasil. Hoje em dia você já tem um atendimento normal dos recepcionistas, mas eles ainda têm o sorrisinho de lado. Mas não é só isso que queremos. Queremos atendimento de qualidade e isso estava faltando em São Paulo, a maior cidade gay do mundo”, explicou Drumond.

20

Page 21: FreeSP l No. 75

21

Page 22: FreeSP l No. 75

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Para o armário, nunca mais! Para o armário, nunca mais! – União e conscientização na luta contra a homofobia é o tema da 17ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, marcada para 2 de junho. A frase escolhida pela organização é uma resposta à perseguição dos conservadores e, ao mesmo tempo, convoca a comunidade a se manter firme e esclarecida no combate à discriminação. Além da Parada, o tema norteia todas as atividades do Mês do Orgulho LGBT, que ocorre entre maio e junho deste ano.

Segundo o presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), Fernando Quaresma, o tema fala ao Poder Legislativo que o movimento não aceita mais ter seus direitos negociados ou barrados por pressão de fundamentalistas. “Antes não incomodávamos tanto esses setores, pois vivíamos na invisibilidade do gueto. A partir do momento em que a gente sai do armário e começa a reivindicar igualdade, eles passam a nos perseguir e a tentar barrar as nossas conquistas. Isso a gente não vai admitir”, diz o ativista.

Quaresma ainda cita como exemplo a discussão no Congresso em torno da “cura gay”, proposta de lei do deputado evangélico João Campos (PSDB-GO). “É inconcebível que a Câmara se utilize de conceitos subjetivos, como a religião, para questionar o parecer do Conselho Federal de Psicologia, que proíbe os profissionais de tratarem a homossexualidade como uma patologia. Essa é uma conquista nossa e não vamos permitir essa politicagem”.

O tema da 17ª Parada também manda um recado para os próprios LGBT. “Apesar de termos garantido alguns avanços, ainda há muito trabalho pela frente. A militância está dispersa e é preciso engajamento, principalmente da juventude, para que nossa isonomia seja de fato alcançada. Não podemos abaixar a cabeça, pois essa guerra nunca está vencida”, completa.

22

Page 23: FreeSP l No. 75

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Parada LGBTPerfil de Público

Daniela Mercury e sua mulher pedem casamento igualitário

Ator José de Abreu terá casamento gay como bandeira na política

Depois de assumir seu relacionamento com a jornalista Malu Verçosa, a cantora Daniela Mercury agora está fazendo campanha para o casamento civil igualitário.

“Como se diz na Bahia: Campanha massa! Turma simpática e a ambição é legitima. Rs. #adoramos”, escreveu Malu na legenda da imagem publicada no Instagram durante esta semana. As duas posaram juntas com as camisas da campanha.

O relacionamento veio à tona depois que Daniela assumiu o namoro usando fotos românticas ao lado de sua mulher. “Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar”, escreveu a cantora que já estava até usando aliança.

Não é novidade que o ator José de Abreu é bissexual, aliás, ele assumiu tal comportamento para todo o Brasil. Agora, ele quer ser deputado federal pelo Rio de Janeiro no próximo ano, e terá o casamento gay como sua principal bandeira política. Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, Abreu se filiou ao PT e foi pedir conselhos a Lula e José Dirceu sobre a sua candidatura.

O ator revela que Lula achou a “ideia sensacional”. Ainda de acordo com a colunista, o casamento gay seria sua principal bandeira como deputado. Sobre a declaração polêmica no Twitter, o ator diz: “Nunca tive caso homossexual. Não posso dizer que sou preto nem índio nem mulher nem pobre. Assumi posição de minoria. Quero ser vítima de preconceito”.

Fonte: SPTu

ris

23

Page 24: FreeSP l No. 75

viag

emsiga-nos em:

facebook/FreeSaoPaulo

Temperaturas mais baixas

atraem turistas para cidades

serranasPor Ana Paula [email protected]: divulgação

Nada melhor do que aproveitar as temperaturas mais amenas tomando

um chocolate quente, mas ficaria ainda melhor se a bebida for consumida numa bela viagem a dois por alguma cidade serrana do país.

Se o tempo de folga for curto, Campos do Jordão é uma boa opção de destino para curtir o friozinho bem acompanhado. Caso haja maior disponibilidade de tempo, que tal dar uma esticadinha até uma cidade gaúcha, como Gramado ou Garibaldi, por exemplo?

A Free São Paulo traz um roteiro de cidades serranas para inspirar os casais paulistanos a fazer as malas e aproveitar uma temporada conhecendo novos lugares no estado e fora dele.

Cam

pos

do Jo

rdão

Apenas 173 quilômetros separam a beleza europeia de Campos do Jordão da capital. Batizada de “Suíça Brasileira”, a cidade fica a 1.700 de altitude, e está cercada de belas montanhas da Serra da Mantiqueira, além dos bosques que

24

Page 25: FreeSP l No. 75

viag

em

Garibaldi Gramado

embelezam o município.No inverno, além do Festival de Inverno com músicas

clássicas, a cidade ganha uma estação de esqui com neve artificial, e a Vila Capivari fica ainda mais atraente com a sofisticação típica da estação.

A gastronomia também é um grande atrativo da cidade. Receitas típicas da Europa são oferecidas aos turistas, além disso a vida noturna de Campos é bem agitada. É possível se divertir em qualquer hora do dia.

E para encarar o friozinho típico da Serra, nada melhor do que saborear um belo foundue em frente de uma lareira.

Está prestes a tirar férias? Que tal embarcar no primeiro avião para conhecer a bela cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul? E para os amantes de um bom espumante, esta é a cidade que produz os mais tradicionais do país.

A cidade é rodeada por colinas e a arquitetura faz com que o turista se sinta na Europa, mais especificamente na região francesa de Champagne. Há guias turísticos que levam os visitantes à produção dos espumantes, um belo passeio para quem tem curiosidade em conhecer todas as etapas de elaboração da bebida.

Outro passeio indicado é o Roteiro Histórico, que leva os turistas por uma caminhada pelo Centro da cidade para conhecer as construções do início do século passado, todas com influência europeia. A mansão Mazzini e o Museu Municipal são os destaques do passeio.

Esta viagem renderá belas lembranças e fotos típicas de álbuns familiares.

Outra cidade que não poderia ficar de fora de um roteiro com cidades serranas é Gramado, também no Rio Grande do Sul. O local é muito procurada por recém-casados em “lua de mel” – e também para quem quer curtir viagens românticas – pelo clima e pelas paisagens que mais parecem cenário de um filme.

O inverno é uma das épocas em que a cidade fica ainda mais atraente, já que oferece boa gastronomia e geadas que deixam tudo branquinho.

Aproveite a estadia para fugir da dieta e coma bem – queijos, fondues, comidas típicas alemãs e os irresistíveis chocolates que são vendidos em vários pontos da cidade.

E se tiver tempo, conheça o Zoológico da cidade, são mais de 1.200 animais de 250 espécies, e o diferencial é que todos pertencem à fauna brasileira.

ServiçoPousada Recanto PaulistaRua Professora Dora Ligia Richieri, 194Tel. (12) 3662 – 4382

Campos Verde PousadaAvenida Irineu Gonçalves da Silva, 1.200(12) 9777 – 2544

ServiçoHotel San CarlosRua doutor Carlos Barbosa, 480Tel. (54) 3461-2088

ServiçoNatur HotelAvenida Borges de Medeiros, 3.600Tel. (54) 3286-1027

Estalagem Coração da MataEstrada dos Pinheiros, 2210Tel. (54) 9987-1487

25

Page 26: FreeSP l No. 75

prog

ram

e-se

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Até o fim deste mês, sempre às terças, às 20h, o Sesc Santana exibe filmes do cineasta Jorge Furtado, como “O Homem que Copiava” e “Meu Tio Matou um Cara”. No dia 29, última sessão da mostra, será exibido “Furtado em Curtas” onde serão mostrados os curtas “Veja Bem”, “Felicidade é...estrada”, “Ilha das Flores” e muitos outros, todos de direção do cineasta. Além disso, Giba Assis Brasil, responsável pela montagem dos filmes, baterá um papo com a plateia sobre os longas e o processo de edição. Sesc Santana – avenida Luiz Dumont Villares, 579 – Santana. Informações pelo telefone 2971-8700. Entrada franca.

Uma exposição inusitada está em cartaz no Continental Shopping até o dia 30 de maio. Nomeada de “A Cueca – Uma Experiência Íntima”, a mostra traz peças masculinas customizadas por artistas para alertar sobre o câncer de próstata e a importância de fazer os exames de rotina. Os visitante encontrarão 23 manequins com cuecas feitas com materiais diversos, como ferro, metal, tecido e resina, todas assinadas por artistas como Adriana Rizkallah, Arluce Gurjão, Carlos Dercoles e Lígia Sá. Entrada franca. Continental Shopping – Avenida Leão Machado, 100 – Informações pelo telefone 4040-4981.

Em comemoração aos 12 anos de existência do Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB, o público ganha uma programação especial, sempre com entrada gratuita. A programação inclui mostras de cinema, exposições e teatro. Confira a programação abaixo:

17 de abril a 12 de maio - Mostra do Filme Livre20 de abril a 23 de julho – Exposição “Da Vincis do Povo (Peasant Da Vincis)”14 de abril a 28 de julho – Espetáculo teatral “Operilda”20 de abril a 30 de junho – Peça “A Propósito de Senhorita Júlia”

Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. Informações pelo telefone 3113-3651

Aniversário CCBB

Mostra de Filmes Exposição

Sabe aquele tempinho que você tem depois do almoço? Quel tal aproveitá-lo ao som de Marcela Trindade, que se apresenta neste sábado, 26, na Praça Victor Civita, a partir das 13h. A cantora estreia no cenário musical brasileiro com seu show “Para Ele”, que promete animar a plateia, como antídoto contra a monotonia. A aposta de Marcela é resultado de baladas e letras bem-humoradas que se misturam com arranjos que nos remetem aos anos 60, época de grande influência da artista. Vale a pena conferir a apresentação desta jovem promessa. Praça Victor Civita – rua Sumidouro, 580 – Pinheiros. Entrada franca.

Marcela Trindade

26

Page 27: FreeSP l No. 75

na

tela

Desde o ataque dos chitauri a Nova York, Tony Stark (Robert Downey Jr.) vem enfrentando dificuldades para dormir e, quando consegue, tem terríveis pesadelos. Ele teme não conseguir proteger sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Um deles, o Mandarim (Ben Kingsley), decide atacá-lo com força total, destruindo sua mansão e capturando Pepper. Para enfrentá-lo, Stark precisará ressurgir do fundo do mar, para onde foi levado junto com os destroços da mansão, e superar seu maior medo: o de fracassar.

Quando George (Gerard Butler), um ex-jogador de futebol, recebe uma segunda chance para se aproximar de seu filho Lewis (Noah Lomax), ele percebe o quanto esteve ausente devido a sua carreira. Ele passa a treinar a equipe juvenil na qual o filho treina e decide reconstruir sua vida, mas para isso precisa reconquistar sua ex-mulher Stacey (Jessica Biel) e mostrar que ele é de fato um bom partido. Só que ele não consegue se manter afastado das mães das crianças que treina, tornando a sua conquista muito difícil.

Marion (Julie Delpy) é um francesa que vive em Nova York, com Mingus (Chris Rock), os dois filhos que tiveram em outros relacionamentos e um gato. O casal está totalmente apaixonado. Marion é uma fotógrafa e prepara sua exposição, enquanto que Mingus é um jornalista de rádio. A rotina dos dois é abalada com a chegada da família de Marion. Seu pai, sua irmã e seu namorado aparecem sem avisar para uma visita internacional. Começa uma confusão familiar que durará por dois dias inesquecíveis.

O longa é uma adaptação do romance homônimo de Nicholas Sparks que vendeu mais de 80 milhões de exemplares no mundo. Conta a história de uma jovem mulher com um passado misterioso que chega a uma nova cidade e se envolve com um viúvo.

A jovem Nell Sweetzer (Ashley Bell) tenta reconstruir sua vida após os terríveis eventos ocorridos no passado. Em busca de um futuro melhor, ela se muda para uma cidade do interior e começa uma nova vida. Mas o mal não pretende abandonar sua vítima e o demônio tem novos planos para ela. Produzido pela mesma equipe do sucesso Madrugada dos Mortos (2004).

Homem de Ferro 3

2 Dias em Nova York

Um Bom Partido

Um Porto SeguroO Último Exorcismo: Parte II

EM CARTAZ O QUE VEM POR AÍ

Por Raissa [email protected]: divulgação

27

Page 28: FreeSP l No. 75

28

hor

ósco

po

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

anos noRamo & joalheria

COMPRO OUROCompro Jóias Usadas

Relógios SuíçosPrata - Platina - Diamantes

www.comprojoias.com.br

Compramos jóias. As jóias que tiverem venda como jóias, a RBS compra como tal. O valor é superior ao do ouro.

(11) 2093-1227 / 2359-2895 98108-1347

Rua Tuiuti, 2015- Sala 01Tatuapé- São Paulo

(Em frente as Casas Bahia, 500 mts da Pça. Sílvio Romero e próximo ao Shopping Tatuapé)

Pago em Dinheiro no ato!!! Cobrimos qualquer oferta.Jóias em qualquer estado!

Dinheiro rápido e sem burocracias. Venda suas Jóias!

Comece a ser aquilo que você quer ser quando

crescer. Este é o momento para reunir suas forças e afirmar aquele lado de sua identidade que mais deseja ver despontar.

Momento oportuno para se decidir por superar ou en-cerrar algum assunto. Tam-

bém para reunir forças para cuidar da saúde ou resolver alguma pendência, de uma vez por todas.

Momento para aceitar uma transformação ou crise que levará à renovação

de diversos aspectos da existência. Primeiro limpe o terreno, antes de plantar as novas sementes.

Você pode participar de maneira nova de um grupo social.

O contato com amigos está em ascensão. É tempo de dar contorno mais definido para seus sonhos e projetos pessoais.

Os senti-mentos e anseios amorosos

são muito intensos. No entanto, o momento pede mais do que encanto, pede que vocês estabeleçam uma aliança bem constituída.

É o mo-mento de assumir a responsa-bilidade por algum

novo elemento na atividade profissional. Não fuja dos esforços e redobre o empenho neste momento decisivo.

Decisão importante pode ser tomada quanto à rotina de

trabalho, aos subordinados ou aos hábitos pessoais. Momento propício para iniciar melhor trato à saúde.

ÁRIES

LEÃO

SAGITÁRIO

TOURO

VIRGEM

CAPRICÓRNIO

GÊMEOS

LIBRA

AQUÁRIO

CÂNCER

ESCORPIÃO

PEIXES

A Lua estimula o desenvolvi-mento dos ideais e do

padrão ético e filosófico com o qual se orienta. Considere que você terá que se compor-tar de acordo com o padrão escolhido.

É tempo de comandar e dar o tom do ambiente

doméstico. Uma melhoria bem definida deve ser levada à moradia. Boa parte por conta de uma decisão pessoal sua.

O contato com certa pessoa é encantador. Viagens e encontros

estão beneficiados. Avance nos estudos, aprimore a comunicação e coloque nova ordem na rotina existencial.

A Crescente indica decisões importantes na vida financeira.

Você precisa se estabelecer com mais confiança em seu território próprio. Considere o valor certo do que é seu.

A relação amorosa pede um gesto decidido e

arrojado. Reafirme suas intenções, assumindo uma responsabilidade a partir delas. O enlevo é apenas o começo da união.

Page 29: FreeSP l No. 75
Page 30: FreeSP l No. 75

clas

sific

ados

Anuncie classificados Free SP

2823-0800

Page 31: FreeSP l No. 75

31

carro que sertem

Seminovo sem stress e na Seminovos Localiza.

solu

tion

Viabilizamos troca | www.seminovoslocaliza.com.br | ABERTO TODOS OS DOMINGOS.

QUILOMETRAGEM

GARANTIDA

SANTO ANDRÉ:

4478 4850SãO BeRNARDO DO CAmpO:

4335 3466RICARDO JAFFeT:

5058 9700peNHA:

2227 9970mORUmBI:

3740 6600OSASCO:

3681 9090VILA pRUDeNTe:

2121 9800JOãO DIAS:

5523 6939NAçõeS UNIDAS:

5524 8873VILA GUILHeRme:

3546 1650

VILALeOpOLDINA:

3646 2550LApA:

3611 2701AUTOSHOppING CIDADe:

3717 8080ITAIm pAULISTA:

2571 8830eNG. CAeTANO ÁLVAReS:

2255 2343

Logan Expression 1.0 11/12. Sandero Expression 1.6 11/12. *Uno Vivace 1.0 4P 11/12, à vista, a partir de R$25.900 ou entrada de R$12.950 + 36x de R$499. Valor total do carro financiado R$30.914. Condições válidas para financiamentos na modalidade CDC pelo banco BV, com taxas de 1,40% a.m. e 18,16% a.a. Entrada/financiamento sujeitos à aprovação de crédito pela financeira/adm. do cartão de crédito. Fotos ilustrativas. Ofertas válidas até 25/4/13 ou enquanto durarem nossos estoques.

Respeite a sinalização de trânsito.

• Ar-condicionado • Direção hidráulica • Vidros elétricos• Travas elétricas • Pintura metálica

Os carrOs cOmpletOs vêm cOm:

UNO VIVACE 4P 2012 COMPLETO

à VIsTA, A PArTIr dE r$

25.900,

OU ENTrAdA+ 36X dE r$

499, *LOGAN EXPrEssION 2012 COMPLETO

à VIsTA, A PArTIr dE r$

26.490,

sANdErO EXPrEssION 1.6 2012 COMPLETO

à VIsTA, A PArTIr dE r$

29.490,

Page 32: FreeSP l No. 75

32