freesp l no. 65

32

Upload: jornal-estacao

Post on 26-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A edição desta semana da Revista Free São Paulo traz os desafios que o vereador José Américo terá a frente da presidência da Câmara dos Vereadores, a entrevista com o ator Cássio Gabus Mendes, os cursos de pós-graduação e muito mais. Clique aqui e veja a versão digital da publicação.

TRANSCRIPT

04 04

A Revista Free São Paulo é uma publicação do Grupo MG ComPublisher: Luciano Maciel ([email protected]) · Editor: Gil Campos · Reportagem: Gil Campos e Ana Paula Almeida · Diretor Comercial: Agnaldo Antônio ([email protected]) - Tel. (11) 2823-0800 · Diretor de Marketing: Waltinho Saavedra ([email protected]) · Projeto Gráfico e Diagramação: Agência Comunnica ([email protected] · Arte: Ana Flávia Canto · Executivos: Albany Rezende, Cristina Stepanov, José Molina,Jô Gonçalves e Kise Sousa + 4 CPTM + Cruzamentos SP Tiragem auditado pela BDO.

A maior revista gratuita do Brasil

Anuncie 11 2823 0800

Auditoria de tiragem e circulação.

Tenha resultadoSeja visto

Seja Free

1100 mil exemplares semanais auditados

500 mil leitores semanais. Mais de 2 milhões de leitores por mês. Em média, cada exemplar é lido por até 5 pessoas, fazendo com que sua campanha se multiplique. São milhares de pessoas recebendo a revista em seus pontos de distribuição e compartilhando em casa, consultórios, escritórios, entre outros locais.

2

64 estações do Metrô e 4 CPTM.3 Distribuição em todas

as estações do Metrô

Quinta-feiraé dia de

noMetrôFree SP

Revista com diagramação moderna e conteúdo atraente, em sintonia com pautas atuais, que passam ao leitor a sensação de que ele ganhou algo de valor. Este aspecto pode ser comprovado nos pontos de distribuição, onde já se nota a procura voluntária das pessoas pelo veiculo.

4 EfeitoValorização

Por se tratar de uma revista, é um produto “limpo”, diferente dos jornais que - pelo próprio material e papel utilizado - passam outra impressão após a primeira leitura.Desta forma, os leitores/consumidores ficam a maior tempo com a Free São Paulo em suas mãos, inclusive entregando-a a terceiros com a recomendação de leitura.

5“Limpo” que passa de mão em mão

Com periodicidade semanal, ela consegue conciliar os benefícios da revista, sem perder o dinamismo do jornal semanal.

7Glamour de revista Dinâmica de jornal

Com esse efeito multiplicador o custo por mil se torna atraente em relação a outras mídias

6Excelente CPM

ww

w.f

rees

aop

aulo

.com

.br

com

un

nic

a.co

m.b

r

Multiplicaçãode leitores

{ opinião }

Free São Paulo,toda quinta, grátis no Metrô

{ charge }

De bermuda e chinelos não se pode mais entrar no Palácio Anchieta

O cidadão de bermuda ou usando um simples par de chinelos não terá mais acesso às dependências do Palácio Anchieta, sede do Legislativo paulistano. A medida já está em vigor e foi tomada pelo presidente da Cãmara, o vereador petista José Américo. A decisão, segundo a presidência da Casa, faz parte das medidas que estão sendo adotadas para garantir maior segurança nas dependências do Palácio. Ainda assim, não dá para imaginar o que um short, uma bermuda ou simples chinelos possam melindrar a segurança da Câmara.

O certo é que a decisão da

presidência vai constranger os movimentos sociais e até “engessá-los” diante de uma democrática manifestação no plenário da Casa, como por exemplo o Movimento dos Sem-teto, cujos integrantes são, em sua grande maioria, pessoas paupérrimas que, muito mal, têm um par de “Havaianas” para calçar.

A medida deve ser reanalisada pela Mesa Diretora. É preciso respeitar as classes sociais, coisa que a proibição está deveras distante. A questão realmente não parece ser de segurança, mas - como dizem os críticos - uma medida “higienizadora”, portanto, preconceituosa.

Edgard Saraceni

ANJOS DA GUARDA - O presidente da Câmara de São Paulo, o petista José Américo, é considerado estratégico para a governabilidade do prefeito Fernando Haddad (PT). A sua missão, durante o ano, vai ser dura, mas ele conta com a “proteção” do ex-presidente Lula

aspa

ssiga-nos em:

facebook/FreeSaoPaulo

“Não dá para fazer muita coisa”

Tiririca (PR), deputado federal, que se elegeu com a promessa

de descobrir o que faz um deputado, e ao afirmar que não

concorrerá à reeleição

“Vou processar a Forbes nos EUA, não vou processar aqui, aqui não tem graça.

Vou fazer doer lá”

Silas Malafaia, pastor e líder da Assembleia de Deus, sobre

matéria que afirmou que seu

patrimônio seria de R$

300 milhões, o elevando ao posto de

terceiro pastor mais rico do

Brasil

“Se eu estiver bem preparado, não vai

sobrar nada”

Vitor Belfort, lutador de MMA, sobre uma revanche

com Jon Jones, de quem perdeu ano passado

“Que o meu Deus, que não sei se é o mesmo que o seu,

te perdoe”

Marília Gabriela, apresentadora, ao

encerrar sua entrevista com o pastor Silas

Malafaia. Entre outros assuntos, o pastor

comparou homossexuais

a bandidos e ladrões

“Era uma satisfação ganhar da Globo”

João Kleber, apresentador, sobre o ibope de seu antigo programa e

do polêmico quadro “Teste de

Fidelidade”

06

07

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

entr

evis

ta “Vivi momentos fortes em

Lado a Lado”, diz Cássio Gabus Mendes

Por Leonardo [email protected]: divulgação

Conhecido por interpretar personagens bonzinhos - como o ingênuo Afonso, de “Vale Tudo” e o seminarista Ricardo, de “Tieta” -, Cássio Gabus Mendes finalmente

realizou o sonho de viver um vilão na televisão. Em “Lado a Lado”, o ator interpreta Bonifácio Vieira, político corrupto e extremamente ganancioso. Às vésperas do final da trama - prevista para março - Cássio concedeu entrevista à reportagem na qual avalia este trabalho tão marcante em sua carreira.

Em 31 anos de carreira, o Bonifácio foi seu primeiro vilão?CÁSSIO - Sim. O Bonifácio tem um perfil muito claro: é um empresário sem escrúpulos, ganancioso e que deseja o poder político a qualquer preço. Conhecendo o seu passado e as dificuldades que passou durante seu crescimento é até possível entender suas fraquezas. Ele gosta da família, da mulher, do filho Edgard (Thiago Fragoso), daquilo que construiu. De resto, passa por cima de todo mundo.

E como você avalia este trabalho?CÁSSIO - Vivi momentos fortes com a falta de escrúpulos dele. Foi um personagem que me abriu muitas possibilidades. Encerro este trabalho feliz pelo meu primeiro vilão ter sido tão bem estruturado.

Qual a vantagem de fazer uma novela de época? CÁSSIO - As possibilidades de fantasiar são maiores. O cenário, a luz e o figurino carregam você para outro tempo. Para mim, basta vestir o figurino do Bonifácio para sentir a diferença. Os temas abordados também foram muito interessantes, como o caso da concessão dos bondes elétricos.

Na trama você trabalha ao lado de Bia Seidl, Thiago Fragoso e Caio Blat. É a primeira vez que atua com eles? CÁSSIO - Diretamente, sim. Havia feito “Um Anjo Caiu do Céu” com o Caio, mas não éramos do mesmo núcleo. Participei de alguns episódios de “Você Decide” com a Bia e de dois filmes com o Thiago - “Caixa 2” e “Trair e Coçar é Só Começar”. Mas foi

08

099

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

entr

evis

ta

maravilhoso esse contato, todos são ótimos. O Thiago mesmo é um grande ator e uma pessoa querida. É muito bom ver que ele se recuperou rápido (de um acidente durante o musical “Xanadu”).

Como você gostaria que fosse o final do Bonifácio? CÁSSIO - Difícil dizer. Ele já está tomando uma rasteira com a fábrica. Mas vejo o Bonifácio acabando a novela no interior, fundando um novo partido e sem nenhuma punição. Brincadeiras à parte, esse é um final que cabe muito bem à nossa realidade de impunidade no Brasil.

O canal “Viva” recentemente reapresentou algumas trabalhos seus, como “Anos Rebeldes” e “Vale tudo”. Você costuma acompanhar reprises? CÁSSIO - Na verdade, não assisto. Mas a repercussão de “Vale Tudo” me assustou positivamente. Não tenho Facebook ou Twitter, mas soube pela imprensa que as pessoas comentavam a novela diariamente. Muita gente que havia assistido a trama na ocasião aproveitou para assistir de novo. Mas também achei bacana o interesse da nova geração pela novela. Isso prova que a trama ainda é atual, que tinha bons conflitos e consegue prender ainda hoje o telespectador.

Há algum antigo trabalho seu que gostaria de rever? CÁSSIO - Sou grato por ter feito tantas coisas bacanas na minha carreira, mas acho que gostaria de rever “Brega e Chique”, onde fazia o Bruno (personagem conhecido pelos erros de português que viraram jargões). Além disso, fiz uma minissérie do Gianfrancesco Guarnieri de quatro capítulos chamada “Sampa”. Era um trabalho quase experimental, não muito popular. Acho que nunca vai passar

de novo, mas adoraria rever (risos).

Com o final da novela previsto em março, você já

tem algum projeto engatilhado?CÁSSIO - Na verdade quero descansar um pouco. Fazer televisão é atravessar um universo muito legal, mas que não é mole. Não acho bom emendar um trabalho no outro.

Você cresceu tendo contato com a teledramaturgia, pois via seu pai (o novelista Cassiano Gabus Mendes) e seu tio (o também ator Luis Gustavo) trabalhando. Tem alguma boa memória de infância?

CÁSSIO - Sim, meu tio fazia o Beto Rockfeller (1968), que foi um sucesso. Eu me lembro de acompanhar as gravações quando tinha uns sete ou oito anos. E tem também os trabalhos que fizemos juntos. Representamos pai e filho em “Ti Ti Ti”, no mesmo período em que excursionávamos juntos com uma peça pelo Brasil. Foi um momento em que pudemos ficar muito próximos e era muito bom. Meu tio é genial, um grande ator e um grande professor.

Sou grato por ter feito

tantas coisas bacanas

na minha carreira

Atualize-se e não fique para trás

Formar-se na Universidade é um desafio para muitas pessoas, seja pelo esforço de trabalhar durante o dia e estudar no período noturno ou pela dificuldade que a graduação oferece. Porém, concluir o curso e conquistar o diploma de

ensino superior não é o fim deste desafio, pelo contrário, deve ser o primeiro passo de uma longa jornada.

Você já soube de alguém que, apesar da sólida experiência profissional, foi demitido? Em muitos casos, após anos de serviços prestados na mesma empresa, o profissional deixa de ter a percepção de como está o mercado e não investe em si mesmo, não dando atenção necessária para as atualizações que a área pede, correndo o risco de perder a posição que ocupou por anos em virtude do comodismo.

Todo e qualquer profissional deve se atentar às mudanças que surgem em sua área de trabalho, assim como no mundo, para agregar conhecimento e experiência, já que é preciso estar atento a tudo o que acontece ao redor para manter-se competitivo. Cursos de extensão, pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA – nos Estados Unidos o MBA é uma espécie de mestrado, mas no Brasil as instituições adotaram o nome para cursos de especialização latu sensu em administração -, são ótimas opções para atualizar o currículo e não perder a corrida por melhores posições no mercado de trabalho.

Por Ana Paula [email protected]: Divulgação

A pós-graduação é o primeiro degrau a ser superado após o término do curso superior, é a especialização para aqueles que concluíram a Universidade e que pretendem se aperfeiçoar na área escolhida. Mesmo que haja identificação por parte dos interessados, apenas o profissional que possuir diploma de ensino superior pode ingressar em cursos de pós-graduação.

Esses cursos são divididos em duas vertentes: lato sensu (pós-graduação) e stricto sensu (cursos de doutorado e mestrado).

A primeira visa aprimorar o conhecimento daqueles que finalizaram um curso de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, tendo como objetivo a formação continuada.

Já os cursos da vertente stricto sensu são voltados para os profissionais graduados em segmentos de atuação que compreendem a formação científica. Alguns cursos podem durar até quatro anos, pois tem conteúdo mais aprofundado e o trabalho de conclusão de mais complexo. Entre as instituições que oferecem cursos de pós-graduação nas mais diferentes áreas do conhecimento estão a USP, Centro Universitário Claretiano, Universidade Guarulhos (UnG), entre outras.

Não se acomode após a

graduação

Exemplos de cursos

Lato Sensu

AdministraçãoGeopolítica e Relações InternacionaisGestão da Qualidade e Processos GerenciaisGestão de AgronegóciosGestão de MarketingGestão em SaúdeGestão PúblicaMBA – Gestão Empresarial

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

educ

ação

10

DireitoDidática do Ensino de Direito Direito do Consumidor

Direito Educacional Direito Eleitoral e Processual Eleitoral Direitos Humanos

EducaçãoArte e EducaçãoCultura e TrabalhoDireito EducacionalEnsino de MatemáticaEnsino Religioso Escolar

NutriçãoNutrição Estética e EsportivaGastronomia e Técnica Dietética Hospitalar e Clínica

FisioterapiaErgonomia e Ginástica

LaboralFisioterapia

NeurofuncionalFisioterapia Geriátrica

InformáticaBanco de DadosDesenvolvimento de Projeto em NetGestão de Redes de Computadores

EnfermagemEnfermagem do TrabalhoEnfermagem em Oncologia

Educação FísicaEducação Física EscolarEducação Física na SaúdeErgonomia e Ginástica LaboralGestão Esportiva

Exemplos de curso Stricto SensuMestrado em Análise Geoambiental; Mestrado em Engenharia de Produção; Doutorado em Educação; Mestrado e Doutorado em Administração.

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

educ

ação

11

1212

Por Ana Paula [email protected]: divulgação

saúd

esiga-nos em:

facebook/FreeSaoPaulo

Fique atento ao peso da mochila das crianças

Fiscalização dos pais pode diminuir impacto na coluna

Não é fácil impedir que as crianças levem peso em excesso na mochila, principalmente quando nos deparamos com o tamanho das listas de material que as escolas solicitam no início do ano. Mas é possível diminuir consideravelmente o peso das bolsas se os pais fiscalizarem o que os pequenos carregam nela.

Verificar as mochilas diariamente e retirar o que a criança não usará naquele dia já ajuda, sem contar que muitas vezes os pequenos colocam a blusa de frio, brinquedos e revistinhas dentro da bolsa sem necessidade. Cabe aos pais conversar com as crianças e “confiscar” alguns objetos para que não haja excesso de peso.

Ir até à escola e discutir com os responsáveis maneiras de como deixar a mochila mais leve também é uma atitude válida. Algumas instituições de ensino oferecem armários para os alunos guardarem o material que não será utilizado no dia, impedindo que livros pesados sejam transportados diariamente.

As férias acabaram, as crianças estão voltando à rotina escolar e todos os itens da lista de material escolar devem caber dentro das mochilas para que elas possam ter o que precisam ao alcance das mãos. Livros, cadernos, lápis de

cor, canetas, agenda, pastas, caderno de desenho, se apenas esses materiais básicos fossem acrescentados, a bolsa da criança já ficaria pesada. Somando tudo isso aos objetos pessoais do aluno, o peso pode ultrapassar o recomendado por especialistas e gerar problemas, como dores nas costas, erros de postura e até coordenação motora.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) 85% das pessoas têm, tiveram ou terão dores nas costas por problemas de coluna, mas o que surpreende muitos pais é que essas dores podem estar relacionadas ao peso da mochila que a pessoa usou na infância.

A relação entre o excesso de peso na mochila e alterações de coluna existe e é forte. Ortopedistas aconselham que o peso da bolsa levada pela criança deva corresponder a 10% de seu peso, ou seja, se a criança pesar 25 quilos, o peso levado deve ser de 2,5 quilos, além disso é ideal que a mochila tenha duas alças e ficar sempre acima da cintura.

• A mochila que é carregada nas costas deve ser do tamanho da criança para se ajudar à coluna;• As alças devem ser acolchoadas e a criança deve colocar as duas alças nos ombros. Revezar os ombros com uma alça só sobrecarrega um dos lados do corpo;• Levar um ou dois cadernos nas mãos pode aliviar as costas;• Quando possível, troque o

caderno por fichários, assim a criança pode levar apenas as folhas que for usar,

evitando peso desnecessário;• Deixe os livros mais pesados rentes à coluna.

Dicas para diminuir o excesso

13

mod

a

Por Ana Paula [email protected]: divulgação

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo Tie Dye, a

tendência do verão

O verão é uma estação com muitas nuances e tendências – as cores neon e as candy

colors que o digam – e um dos efeitos que mais tem chamado a atenção nas ruas é o Tié-Dye. Essa foi uma tendência forte nos anos 60 e 70, e começou com os hippies americanos,e que volta com força total em 2013.

Esse efeito é uma estampa que se forma através do tingimento do tecido torcido que resulta em manchas em degradê ou até mesmo mandalas, e pode ser encontrada em shorts e calças jeans, camisetas, camisas e até saias . “Essa é uma moda que também conquistou os surfistas, pois se trata de um trabalho artesanal bem colorido e alegre”, conta a consultora de moda Ludmila Batista, responsável pelo site Sacada Fashion.

A boa notícia é que, apesar de ser uma tendência descontraída, é possível compor looks chics em tecidos nobres como sedas e até nas franjas.

Para não errar na hora de combinar as estampas, a consultora de moda Ludmila Batista separou algumas dicas especialmente para as leitoras da Revista Free São Paulo.

Não erre na composição do look

• Aposte em peças como vestidos, shorts e mini saias que podem ser combinadas com outras roupas com cores neutras, como branco, rosa, marinho, preto e até tons terrosos;

• Se a peça eleita tiver muitas cores, eleja outra lisa para compor a produção;

• Mas se a peças tiverem apenas uma cor, vale investir em camisetas de estampas localizadas, já que estão na moda e deixam o visual mais descontraído;

• Os acessórios devem seguir a mesma regra das cores neutras quando o assunto for acompanhar peças muito coloridas. Acessórios cheios de cores e roupa colorida deixam o visual com muita informação;

• Aposte nos tênis e sandálias rasteiras para combinar com as roupas no estilo Tie-Dye;

• Como a tendência Tie-Dye aposta em estampas bem

chamativas é preciso ter cuidado com

o ambiente de trabalho.

1414

15

laze

rsiga-nos em:

facebook/FreeSaoPaulo

Parque Estadual IntervaleQuem quiser aproveitar um fim de semana

de tranquilidade e muito verde, o Parque Intervale é a melhor opção para toda a família. Localizado em Ribeirão Grande, a

250 quilômetros da capital, o parque conta com mais de 40 mil hectares de natureza preservada e mais de cem espécies de mamíferos e outras centenas de aves, atraindo observadores de pássaros de todo o mundo ao parque.

Nomeado como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, além de fazer parte da reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o parque conta com boa infraestrutura para receber turistas, com piscina, campo de futebol, quiosque para piquenique, restaurante e até locais para hospedagem.

16

laze

r

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Circuitos de visitação

A melhor maneira de conhecer o parque é visitar os circuitos abertos ao público, que incluem trilhas, cachoeiras e grutas. Mas antes de se arriscar nos circuitos, sempre com a ajuda de um guia turístico, os turistas podem visitar o mirante velho, de onde terão visão privilegiada de todo o parque e onde se prepararão para os roteiros que ainda o aguardam.

Para entrar no parque, o visitante paga uma taxa para manutenção do local e os passeios com guia também são pagos. O turista segue para a monitoria do parque e confere as saídas disponíveis e os valores a serem desembolsados.

CachoeirasNão há quem não se encante

com cachoeiras e o parque Intervale está repleto delas, são pelo menos três quedas d’água onde os visitantes podem se refrescar após uma longa caminhada pelas trilhas.

Entre as cachoeiras mais bonitas está a das Pedrinhas, mas para chegar lá é preciso percorrer onze quilômetros numa trilha que é feita de carro e depois andar seis quilômetros por outra trilha que dá na cachoeira. A recompensa não é só a queda d’água, durante o percurso a vegetação e os animais são uma atração a parte.As cachoeiras do Mirante e da Água Comprida também fazem parte do parque.

HospedagemOs que tiverem disposição de

irem ao parque e voltarem no mesmo dia para a Capital não há necessidade de fazer reservas, mas quem tiver o desejo de passar alguns dias no local é necessário ligar e agendar com pelo menos duas semanas de antecedência, caso a visita seja programada para algum feriado a reserva precisa ser feita com pelo menos dois meses antes. Os telefones para informações são 15-3542-1511 e 15-3542-1245.

TrilhasPara quem gosta de caminhar

em contato com a natureza não terá do que reclamar do parque Intervale, o local conta com cinco trilhas distintas que satisfazem andarilhos dos mais diferentes gostos.

Na trilha da Caçadinha, o turista descobrirá, com a ajuda do guia, a diferença entre mata primária e secundária, além da possibilidade de encontrar animais silvestres pelo caminho, como a anta, o veado, o cachorro-do-mato e a jaguatirica.

Outro caminho que promete emoções aos visitantes é a trilha da Espia que leva o turista a uma torre de madeira com dez metros de altura onde é possível subir e contemplar uma visão geral da vegetação e de animais que possam aparecer. Mesmo que não seja na primeira visita, o turista não pode deixar de conhecer também as trilhas da Roda d’Água, Mirante da Anta e do Palmito.

GrutasAs grutas do parque são um

capítulo à parte e encantam visitantes de todos os cantos do planeta. São pelo menos oito grutas com diferentes níveis de dificuldade quando o assunto é visitação, já que algumas apresentam maior dificuldade de locomoção. Em todos os circuitos é importante o acompanhamento de um guia especializado, mas no caso das grutas a necessidade é redobrada, já que o turista corre o risco de se perder nos labirintos desses locais.

Os locais mais visitados do parque são a Gruta da Mão, Gruta do Zé Maneco, Gruta Jane Mansfield, Gruta do Minotauro, Gruta Colorida, Gruta do Tatu e Gruta do Fogo.

Como chegar?

O melhor acesso se dá pela rodovia Castelo Branco (SP 280) até Tatuí, depois pela rodovia SP127 até Capão Bonito e pela rodovia SP 181 até Ribeirão Grande, onde são encontradas placas indicativas.

A partir daí, são 25 km de estrada de terra, bem conservada, até a entrada do Parque.

17

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Em 1972, a paixão pela literatura de João Guimarães Rosa (1908-1967) fez migrar de Castilho, interior paulista, para a capital,

um jovem de 19 anos que tinha um apelido estranho. Na “cidade grande” – onde iria decidir se estudaria Letras ou Jornalismo, tendo ficado com a segunda opção – conheceu a efervescência política daquele período de ditadura militar e, também, um “outro Brasil”. Apaixonou-se pelo movimento

estudantil, e essa paixão o levou a “visitar”, em várias ocasiões, o Departamento de Ordem Política e Social (Dops), na região central da cidade.O jovem interiorano cresceu e

amadureceu. Encontrou na política uma poderosa arma de transformação social. No último dia 1º de janeiro, o pequeno “Coti”, como ainda é conhecido em sua terra natal, foi eleito presidente do Legislativo da maior e mais importante cidade do país com o apoio de vários partidos, e trazendo para si a responsabilidade de ser uma figura estratégica para a governabilidade do primeiro ano da administração do prefeito Fernando Haddad (PT).Em outras palavras, para chegar aonde

chegou, o vereador José Américo seguiu o que escreveu Guimarães Rosa: “Porque eu só preciso de pés livres, de mãos dadas, e de olhos bem abertos”.

Tudo começou com Guimarães Rosa

capa

Por Gil [email protected]: Ivanildo Porto, divulgaçãoe arquivo pessoal

18

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Um dos filhos mais ilustres de Castilho, cidade paulista distante mais de 600 quilômetros da capital, localizada na divisa com o Mato Grosso, é hoje um dos mais importantes políticos de São Paulo. No seu quarto mandato como vereador – no primeiro assumiu como suplente –, o vereador petista José Américo foi eleito no último dia 1º de janeiro presidente da Câmara Municipal da maior e mais importante cidade do país, com o apoio de vários partidos, inclusive do PSDB - arquirival do PT.

A união de várias siglas em torno de seu nome para a presidência do Legislativo provou que José Américo é um grande articulador – ou “negociador”, como ele próprio se considera na política. E é com essa característica que o parlamentar pretende aprovar, durante este ano, projetos importantes para a cidade, como a revisão do Plano Diretor, o Código de Obras e a Lei de Uso e Ocupação do Solo.

No comando de 55 vereadores (onde cerca de 40% estão no seu primeiro mandato) e quase 2 mil funcionários – entre efetivos, os regidos pelo regime de CLT e comissionados, incluindo os nomeados pelos parlamentares, Zé Américo deverá ter seu primeiro teste de fogo na próxima semana: orquestrar a aprovação do projeto de lei

encaminhado à Câmara pelo prefeito Fernando Haddad que elimina a taxa da inspeção veicular e reestrutura o serviço na capital. “Na nossa visão, haverá dificuldades de votar, mas não de aprovar”, assim ele vislumbrou a apreciação do projeto pelo plenário.

Aliás, o presidente é considerado uma pessoa estratégica para a governabilidade do prefeito Haddad no primeiro ano de sua administração. Zé Américo desconversa: “não me vejo assim [estratégico]. Apenas acho que serei importante. Mas tudo isso [a maioria de Haddad na Casa] é construção. O que posso dizer é que a governabilidade da minha gestão na Câmara está garantida”.

Ele lembrou a eleição para a presidência. Disse que, mesmo tendo sido eleito pela maioria dos votos – o petista recebeu 51 contra apenas um do seu adversário na disputa, o vereador Toninho Vespoli (PSOL) - não foi uma eleição fácil. “Foi muito difícil. Mas vi que havia chegado o momento da construção e fui determinado. Prova disso é a Mesa Diretora ter a maioria dos

partidos da Casa”, observou deixando visível seu

espírito de liderança, existente desde a infância quando era chamado de “Coti”, apelido pelo qual é

conhecido até hoje em Castilho e que um amigo ouvido pela Revista Free São Paulo não sabe dizer como e porquê ele surgiu. Numa rápida pesquisa pela Internet, verifica-se que “Coti” é de origem indígena e significa “pessoa charmosa, amável e expressiva, e um tanto curiosa”.

O espírito de liderança é lembrado pelo construtor Edmilson Pereira, o Fon, 50, que conhece Zé Américo desde a infância. “Ele sempre foi um líder, era uma criança diferenciada das outras”, exagera. “Coti” liderava os amigos para irem tomar banho, algumas vezes escondidos dos pais, nos rios Tietê e Paraná, e no Córrego do Moinho.

Brincalhão, gostava de pregar susto nas meninas de Castilho. Como aconteceu com a irmã de Fon, Luzinete, e a própria prima Mirian. Zé Américo se vestiu de fantasma e, enquanto as duas brincavam, ele saiu de trás de uma máquina de arroz gritando feito um louco. As duas quase morreram do coração.

“Ele é o orgulho de nossa cidade”, elogia Fon, um dos

18 mil habitantes de Castilho que tem

na agropecuária e no setor sucro-alcooleiro suas principais fontes de subsistência.

“Ele é o orgulho de nossa cidade. Com sua determinação, São Paulo só tem a ganhar”, elogia Fon

19

Revisão do Plano

Diretor terá participação

popular

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Militância na OrganizaçãoSocialista InternacionalistaNa adolescência, Zé Américo

– nascido em 1953 (dia 22 de dezembro), ano em que Fidel Castro, seu irmão Raúl Castro e um bando de seguidores atacaram o quartel de Moncada, dando o primeiro passo de uma das revoluções mais significantes do mundo, a de Cuba – conheceu a literatura de Guimarães Rosa, que o marcou profundamente, e a poesia de Vinícius de Moraes. Não parou mais de lê-los. Costumava comprar livros pelo reembolso postal.

Foi sob a influência desses escritores que ele decidiu deixar Castilho, em 1972, para vir estudar Letras ou Jornalismo na capital. Acabou optando pelo segundo curso. Em São Paulo, morou, inicialmente, numa pensão no bairro da Liberdade. Por aqui, era mantido com a pensão do pai, José Ascêncio, ex-prefeito de Castilho.

“Até então, eu não gostava de política. Meu negócio era a literatura e a poesia”, conta. Mas foi no Cursinho Equipe, antigo colégio Des Oiseaux, local de muita agitação política, que Zé Américo observou algo errado com o Brasil, que vivia naqueles anos a ditadura militar.

Na USP, onde estudava Jornalismo, foi vice-presidente do Centro Acadêmico, em 1973. Um ano depois foi “convidado” a conhecer as instalações do Dops. Em 1975, participou da greve na Escola de Comunicações e Artes (ECA).

Zé Américo passou a militar na Organização Socialista Internacionalista (OIS), organização clandestina trotskista brasileira, precursora da Corrente “O Trabalho” do Partido dos Trabalhadores (PT).

Trabalhou no Diário do Comércio e na Folha de S. Paulo e em outras publicações paulistanas. Participou da greve geral dos jornalistas da capital, em 1979. Tomou uma decisão ao sentir que não tinha mais espaço nas redações, onde cobria há anos a área esportiva, mesmo tendo consciência que seu negócio era política: iria seguir carreira de dirigente partidário.

“O grau de compromisso com a militância política me afastou, definitivamente, das áreas de política e economia do jornalismo. Não tinha mais porquê eu estar na redação”, lembra. O presidente da Câmara substituiu José Dirceu na secretaria estadual do PT, foi secretário de Abastecimento e de Comunicação, na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy, e secretário de comunicação em Mauá, no ABC paulista.

Coordenou os programas de TV e Rádio das campanhas presidenciais de Lula, em 1989 e em 1998. Na gestão 2008/2009, foi presidente do Diretório Municipal do PT da capital. Nas últimas eleições, se reelegeu vereador com 34.291 votos. Tem mais: é torcedor fanático do Clube Atlético Juventus, da Móoca.

Uma das votações mais importantes que a Mesa Diretora da Câmara de São Paulo deverá colocar em votação, ainda este ano, será a da revisão do Plano Diretor, lei que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade.

20

21

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

As discussões começarão, no mais tardar, na próxima semana, segundo o presidente José Américo.

“Faremos essa discussão em três momentos: no primeiro, serão realizados seminários para avaliação do plano diretor em vigor; no segundo, audiências públicas para recolher ideias e propostas; e, por último, reuniões mais amplas com a sociedade para discutir a minuta do projeto a ser votado na Câmara”, explicou.

O Legislativo quer se

reaproximar e restabelecer o diálogo com a sociedade, e não medirá esforços para se aproximar da população de todas as regiões da cidade. Para isso, a Câmara pretende utilizar a verba de publicidade, estimada em R$ 18 milhões e que deverá estar disponível a partir de maio, para conversar com os eleitores. “Temos uma legislatura de boa qualidade, e a população precisar conhecê-la melhor”, enfatizou o presidente.

Presidente: José Américo (PT) 1º vice presidente:

Marco Aurélio Cunha (PSD)

2º vice presidente: Aurélio Miguel

(PR)

1º secretário: Claudinho de Souza (PSDB)

2º secretário: Adilson Amadeu

(PTB)

Corregedor geral: Rubens Calvo

(PMDB)

1º suplente: Gilson Barreto

(PSDB)

2º suplente: Dalton Silvano

(PV)

Mes

a D

iret

ora

capa

siga-nos em:facebook/FreeSaoPauloPetista culpa

a legislação pelos projetos irrelevantes de vereadores

Um movimento, em nível nacional, está sendo articulado para ampliar as prerrogativas do vereador. Por trás das articulações está o presidente da Câmara de São Paulo. “Muita gente critica o parlamentar, acusando-o de apresentar somente projetos considerados banais, mas não sabe que leis atuais ‘engessam’ sua atuação”, explicou o vereador José Américo.

Ele se refere às leis que impedem as câmaras municipais de legislar em matérias tributárias, administrativas e em projetos que possam gerar despesas ao Executivo. “É verdade que muitos [vereadores] apresentam projetos irrelevantes, mas também é verdade que, quando os parlamentares se arriscam em projetos mais importantes, são questionados pelo Ministério Público”, acusou.

Zé Américo citou como exemplo a aprovação, há um ano e meio, do projeto que instituiu em São Paulo o alvará condicionado, documento que permite que os comerciantes, que têm negócios instalados em imóveis sem alvará de funcionamento, continuem com as portas abertas enquanto buscam a regularização no prazo de até quatro anos. “O Ministério Público entendeu que a Câmara, ao aprovar o projeto, cometeu vício de iniciativa, pediu sua suspensão e a Justiça deu ganho de causa liminarmente. Se não podemos fazer projetos que gerem despesas, ficamos muito restritos”, disse.

O movimento, que silenciosamente vem tomando conta dos legislativos municipais de várias cidades brasileiras, pretende ampliar a prerrogativa dos parlamentares a partir de mudanças na Constituição Federal e, consequentemente, na Lei Orgânica do Município.

Do gabinete da presidência da Câmara de São Paulo, avista-se – a cerca de 80 metros – o Edifício Joelma, que pegou fogo em 1973, matando 187 pessoas. O heliponto do Legislativo foi utilizado para o resgate dos sobreviventes. “Precisamos melhorar a infraestrutura e segurança da Câmara, e eu sou o responsável por isso”, disse o presidente José Américo, apontando para o Joelma e falando a respeito dos serviços de reforma e construção de mais três andares no Palácio Anchieta. Só o projeto pode custar R$ 2 milhões.

Um terço dos gabinetes já passou por reforma. Agora, a intenção é reformar a fachada do Legislativo, para resolver problemas de sustentabilidade e segurança. “Queremos, inclusive, instalar câmeras de seguranças no lado externo para garantir a segurança do nosso funcionário, na sua chegada e saída do trabalho”, explicou, ratificando a importância das medidas a serem implantadas. Zé Américo não soube dizer se a documentação da Casa, como o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, está em dia.

“Muita gente critica o parlamentar, acusando-o de apresentar somente projetos considerados banais, mas não sabe que leis atuais ‘engessam’ sua atuação”

Segurança será reforçada

Primeiras polêmicas

- A presidência da Câmara de São Paulo proibiu a entrada de pessoas usando shorts ou chinelos. A medida vem sendo chamada de “higienista”;- Também foi proibido o cafezinho ao público e que era servido diariamente no primeiro andar do Palácio de Anchieta, sede do Legislativo. A presidência determinou o cafezinho somente quando

houver evento oficial; - As reuniões da Mesa Diretora, antes abertas ao público, agora são realizadas a portas fechadas. A assessoria da presidência garantiu que a transparência será mantida e as decisões tomadas entre os vereadores continuarão sendo publicadas no site do Legislativo – www.camara.sp.gov.br. - Abertura de licitação para reforma da fachada da Câmara e construção de mais três andares no Palácio Anchieta. Somente o projeto custará cerca de R$ 2 milhões.22

23

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Acompanhando as dicas de moda desta edição, que tal seguir as dicas da consultora de moda Ludmila Batista, adquirir algumas peças com estilo “Tie-Dye” e arrasar no

melhor estilo hippie anos 60? Seja para curtir a praia, uma festa mais descolada ou para dar um passeio com a família, a tendência “Tie-Dye” pode deixar o seu visual mais alegre e despojado, se usado da maneira correta. Escolha a opção que mais combina com você.

“Tie-Dye”

Blusa Espaço Fashion Barcelona Off-WhiteR$ 89,94www.dafiti.com.br

Regata Tié-Dye amarela – ThelureR$ 104,95www.dafiti.com.br

Vestido Triya Hippie Impious RoxoR$ 380,00www.dafiti.com.br

Tricô tie dye caveira R$ 161,40www.oqvestir.com.br Biquíni azul e laranja tie

dye – BrigitteR$ 189,00www.farfetch.com.br

Vestido Colcci Silver 440103765 Tie-Dye – EstampadoR$ 199,99www.passarela.com.br

Vestido Missione 160522 Degrade Tie Dye – SalmãoR$ 79,99www.passarela.com.br

vitr

ine

24

Por Ana Paula [email protected]: divulgação

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

viag

em

BúziosBúziosResolveu esperar o Carnaval ir embora para

programar a sua viagem de férias? Se o objetivo é levar a família para um local paradisíaco com praias e muitas belezas naturais, Búzios pode ser

o destino ideal. A 600 quilômetros da capital paulista, o município é o mais cobiçado na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e proporciona dias de descanso e muita diversão para os turistas.

Vinte praias compõem o cenário do balneário, assim como a antiga vila de pescadores e seus restaurantes e pousadas. Para os jovens – inclusive os de espírito, que também se encaixam nesse quesito – podem desfrutar dos bares e boates espalhados por toda a cidade.

Praticantes de esportes náuticos não ficarão sem se exercitar durante o período de folga. O windsurf e o kitesurf podem ser apreciados na praia de Manguinhos, que conta com bons ventos, ideal para a prática esportiva.

Mergulhe nas águas da região

dos Lagos

25

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

viag

em

Variedade de praias agrada a todos

Apesar de Búzios ser uma cidade pequena, o seu litoral oferece grande variedade de praias. Tem praia para todos os gostos: surfistas, velejadores e até para quem quer curtir um mar mais calmo.

Os mais reservados podem curtir os dias de férias na praia Azedinha que, mesmo escondida, fica a apenas dez minutos do centro da cidade. Ela é perfeita para curtir com as crianças, já que suas águas são calmas e sem o assédio de vendedores ambulantes – exceto em feriados e alta estação.

Quem curte a natureza pode ir até à praia de José Gonçalves. Pouco movimentada, com muito verde e ondas fortes, é ideal para os surfistas em busca de aventura.

Você não abre mão do conforto? A praia da Tartaruga tem grande infraestrutura de bares, barracas e quiosques, e chama atenção por ser cercada pela mata e por suas piscinas naturais. Vale conhecer também as praias de Manguinhos, Brava, Olho-de-boi e da Foca.Quem não sonha em interagir com

cardumes coloridos em águas tão cristalinas que é possível enxergar todos os movimentos dos animais marinhos? Em Búzios a vida marinha é rica e os mergulhos são permitidos em muitas praias. Peixes, tartarugas e corais dão o tom colorido ao passeio que pode ser realizado na Ilha Âncora, onde a visibilidade chega a 25 metros durante o Verão, e nas Ilhas de Gravatá, Filhote e Feia.

Se o objetivo for nadar em meios aos peixinhos, o turista pode lançar mão de uma máscara e snorkel e seguir para as praias do Forno, Azeda e Azedinha.

Canto da Ferradura Guest HouseRua H1, lote 5 – condomínio do AtlânticoTels. (22) 2623-3265 e (22) 2623-3306Diárias a partir de R$ 190

Pousada Ilanga BúziosRua Tartaruga, 17Tel. (22) 2623-3219Diárias a partir de R$ 160

Pousada Aroma do MarRua Estrada da Usina, 500Tel. (22) 2623-1001Diárias a partir de R$ 180

Búzios Casas Verdes SuítesRua Luiz Correa, 16 Tel. (22) 2623-6861Diárias a partir de R$ 180

Hotéis e pousadas

O turista que vai a Búzios para descansar não resiste aos apelos da vida noturna da cidade. A Rua das Pedras, a Orla Bardot e a praia da Armação têm muitas opções de bares, boates e restaurantes para quem procura diversão e boa comida. Mesmo com intenso movimento no início da noite, a festa começa mesmo na madrugada com muita música.

A Free São Paulo indica quatro bares dos mais badalados da cidade. São eles:

Pátio HavanaRua das Pedras, 101 – A –Tel: 22 – 2623-2169

Chez MichouRua das Pedras, 90 Tel: 22 – 2623-2169

Bar AnexoOrla Bardot, 392 Tel: 22 – 2623-6837

Captains BarOrla Bardot, 550 Tel: 22 – 2623-0288

Vida noturna atrai milhares de turistas

* Valores referentes a baixa estação

prog

ram

e-se

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

O musical tão esperado pelos paulistanos chega aos palcos da capital no dia 22 deste mês. “O Mágico de OZ” ficará em cartaz no Teatro Alfa e traz parte do elenco carioca, entre eles Lucio Mauro Filho, Nicola Lama, Luiz Carlos Miéle e Malu Rodrigues. A montagem é baseada na única adaptação autorizada para o teatro, feita pela Royal Shakespeare Company, seguindo todo o roteiro do filme homônimo (estrelado por Judy Garland em 1939). Os ingressos custam de R$ 40,00 a R$ 180,00 e já estão à venda na internet e nas bilheterias do teatro. Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro. Informações pelo telefone 5693-4000.

Mágico de Oz

O Comedians Comedy Club abriu uma temporada de

apresentações solo que seguirão até o próximo dia 27. Toda

quarta-feira, um comediante subirá ao palco e apresentará

seu show por 60 minutos. O público agradece.

Programação: 6/02 – Rogério Morgado com o show “Stand

Up Universitário”; 13/02 – Patrick Maia com o show

“Quem é Patrick Maia?”; 20/02 – Léo Lins com “Piadas Secretas”;

27/02 – Murilo Couto e o show

“Eu, Eu, Murilo”. O Comedians Club fica na rua Augusta,

1129 – Cerqueira Cesar.

Informações pelo telefone

2615-1129. Os ingressos

custam R$ 35.

Comedians

Retratar o cotidiano de pessoas com deficiência é o objetivo da mostra “Vidas em Cena”, em cartaz até 31 de março no Memorial da Inclusão. A exposição retrata a rotina de pessoas com deficiência, em 12 imagens que fazem uma linha do tempo da infância a terceira idade. Itinerante, o projeto pertence à empresa Mãe Especial e conta com a curadoria de Antônia Yamashita e imagens de Kica de Castro e colaboração de Arthur Calasans. A mostra já passou pelos metrôs Sé, Vila Madalena e Tiradentes, mas algumas imagens desta exposição diferem das anteriores, por isso, mesmo que você já tenha conferido, vale a pena visitá-la novamente. Memorial da Inclusão, avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – portão 10 – Barra Funda. Informações pelo telefone 5212-3700. Entrada Franca.

Vidas em Cena

26

27

na

tela

siga-nos em:facebook/FreeSaoPaulo

Ethan Wate (Alden Ehrenreich, do filme “Um Lugar Qualquer”) é um estudante do colegial, que mora em Gatlin, um pequeno vilarejo na Carolina do Sul. Ele vive isolado dos outros jovens em uma sociedade intolerante, perturbado pelos sonhos com uma garota misteriosa. Um dia, uma nova adolescente chega ao local: Lena Duchannes (Alice Englert) também tem problemas de adaptação, e logo os habitantes de Gatlin descobre que ela possui poderes sobrenaturais. Ethan e Lena se apaixonam, e deverão lutar contra uma maldição em suas famílias para permanecerem juntos.

Mila (Juliette Binoche, de “A Vida De Outra Mulher”) e Javier (Edgar

Ramírez, de “Fúria De Titãs 2”) estão casados há dez anos. Eles formam

um casal feliz, unido pela convivência e pela profissão - ambos são cirurgiões cardíacos.

No entanto, Mila descobre que está grávida, algo que os dois não

haviam planejado. Começam a surgir os primeiros problemas do casal, intensificados pelo alcoolismo de Javier.

Mark O’Brien (John Hawkes, de “Lincoln”) é um escritor e poeta que, ainda criança, contraiu poliomielite. Devido à doença, ele perdeu os movimentos do corpo, com exceção da cabeça, e precisa passar boa parte do dia dentro de um aparelho apelidado de “pulmão de aço”. Mark passa os dias entre o trabalho e as visitas à igreja, onde conversa com o padre Brendan (William H. Macy, de “O Poder E A Lei”), seu amigo pessoal. Sentindo-se incompleto por desconhecer o sexo, Mark passa a frequentar uma terapeuta sexual. Ela lhe indica os serviços de Cheryl Cohen Greene (Helen Hunt, de “Soul Surfer”), uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o inicia no sexo.

Dezesseis Luas

De Coração AbertoAs Sessões

Por Raissa [email protected]: divulgação

28

hor

ósco

poO que antes era obstáculo pode se

tornar apoio ou até mesmo trampolim para saltar por sobre os impedimentos. Para isso, é preciso usar de inteligência e senso prático.

Momento positivo para estruturar os relacionamen-

tos de caráter construtivo e produtivo. A pressão vinda do ambiente não lhe faz bem, mas será preciso e favorável lidar com elas.

É tempo de firmar as boas relações. Um dia oportuno para assinar

papéis e firmar contratos. As melhores características de sua personalidade beneficiam a vida a dois.

O bom aspecto indica ser este um

dia favorável para cumprir todo tipo de tarefa prática, inclusive aquelas vinculadas ao trabalho Mas há tensão passageira nas relações afetivas.

O bom aspecto indica ser

este um dia muito propicio para a produtividade material, inclusive no trabalho, e para estruturar as condições de seu patrimônio.

As atividades criativas estão

favorecidas, assim como também o artesanato. Um dia para construir com a pessoa amada um sólido relacionamento emocional.

A fluência na expressão e a boa comunicação são as marcas

positivas do relacionamento afetivo. Você é capaz de traduzir em obras concretas suas intenções criativas.

ÁRIES

LEÃO

SAGITÁRIO

TOURO

VIRGEM

CAPRICÓRNIO

GÊMEOS

LIBRA

AQUÁRIO

CÂNCER

ESCORPIÃO

PEIXES

Os construtivos Mercúrio e Saturno

apontam o momento como especial para cuidar da casa, levando harmonia e melhorias quanto ao conforto material para você e os seus.

Dia estimulante para as amizades e

o convívio social, seja no clube ou em grupamentos de pessoas que tenham interesses como os seus. Você está mais participativo.

Hoje, para você, é um bom dia para trabalhar e

cumprir seus deveres e suas responsabilidades pessoais. Pode organizar as ações de modo muito inteligente e capaz.

Certas ideias, princípios e direções

orientadoras tendem a se confirmar. Você passa a se sentir mais seguro em relação ao rumo escolhido para o conjunto da existência.

Oportunidade de, com lógica e bom senso,

equacionar as principais questões que lhe preocupam. As melhorias no lar virão de uma melhor distribuição de espaço e recursos.

29

clas

sific

ados

www.estilodecoracao.com.brAtendimento litoral e interior

Reformas e fabricação de móveis estofados sob medida

Lafer, Hobjeto, Dove, Orra, Artefacto, Plenitude e outros.

Tecidos nacionais, importados e couro

(11)2068-2698 / 98963-5474

Pagamento facilitado.Solicite uma visita.

Capas, CortinasIlustração e Pátina

R. Miriam, 37- Jd da Glória- São Paulo- SP

Estilo Decorações

2 anos de

Garantia

clas

sific

ados

*Promoção válida do dia 22 à 24 de fevereiro de 2013, em apartamento quadruplo tipo A com café da manhã, almoço e jantar INCLUSO. **Promoção válida dos dias 28 à 31 de março de 2013, em apartamento quadruplo tipo A com café da manhã, almoço e jantar + passeio de escuna + Equipe de Recreação INCLUSO. Aceitamos todos os cartões de crédito.

SEU LUGAR NO PARAÍSO - UBATUBA/SP

11 2455-100212 3848-1500

aguadocepraiahotel.com.br

Feriado de Páscoa**10xR$34,

004 dias e 3 noites

por pessoa

Promoção de Fevereiro*

10xR$69,

00Final de Semana

31

32