freesp l no. 45

32
PROFISSÃO: Que tal ser um bartender? / VITRINE: Novos games para o X Box / EVENTOS: A Primavera vem chegando Samuel Rosa diz não ser escravo do Skank Distribuição Gratuita { 30 ago } { ano 1 - n 45 } ENTREVISTA Ficha limpa? A Justiça Eleitoral se esforça para passar a impressão de que só existem candidatos limpos nas eleições deste ano. Porém, há políticos, como o prefeito de Santo André, Aidan Ravin, que concorrem cheios de processos e a base de recursos Relacionamentos On-line

Upload: jornal-estacao

Post on 10-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

A edição nº45 da Revista Free São Paulo, distribuída nesta quinta-feira em São Paulo e ABC Paulista, traz como destaque de capa a reportagem “Ficha Limpa?”. A Justiça Eleitoral se esforça para passar a impressão de que só existem candidatos “limpos” nas eleições deste ano. Porém, há políticos, como o prefeito de Santo André, Aidan Ravin, que concorrem cheios de processos e a base de recursos. A matéria mostra, além condutas questionáveis dos políticos, o lado de quem cobra por transparência. Ainda na capa, a matéria intitulada “O amor nos tempos do ciberespaço” mostra como se formam os casais que optam por encontrar a alma-gêmea através de sites de relacionamentos, como o saem do mundo virtual para o real. As caveiras conquistaram corações e invadiram o mundo da moda. Em sapatos, acessórios, roupas, elas estão por toda a parte!No festival Irrigavale devem se apresentar 36 artistas, sendo 16 bandas e 20 artistas plásticos. Conheça esta iniciativa que está em sua prim

TRANSCRIPT

Page 1: FreeSP l No. 45

PROFISSÃO: Que tal ser um bartender? / VITRINE: Novos games para o X Box / EVENTOS: A Primavera vem chegando

Samuel Rosa diz não ser escravo do Skank

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

{ 30

ago

}{ a

no

1 - n

45

}

ENTREVISTA

Ficha limpa?

A Justiça Eleitoral se esforça para passar a impressão de que só existem candidatos limpos nas eleições deste ano. Porém, há políticos, como o prefeito de Santo André,

Aidan Ravin, que concorrem cheios de processos e a base de recursos

RelacionamentosOn-line

Page 2: FreeSP l No. 45

02

Page 3: FreeSP l No. 45

03

Untitled-1 1 8/14/12 3:48 PM

Page 4: FreeSP l No. 45

0404

TENHARESULTADO

TENHARESULTADO

Seja Free!Seja Free!SEJA VISTO,SEJA VISTO,

Anuncie:11 [email protected]

A ÚNICA REVISTA GRATUITA

de SÃO PAULO/ABC com mais de

300 MIL LEITORES SEMANAIS

com

un

nic

a.co

m.b

r

A Revista Free São Paulo é uma publicação do Grupo MG ComPublisher: Luciano Maciel ([email protected]) · Diretor de Redação: Ernesto Zanon ([email protected]) · Reportagem: Gil Campos e Ana Paula Almeida · Diretor Comercial: Agnaldo Antônio ([email protected]) - Tel. (11) 2823-0800 · Diretor de Marketing: Waltinho Saavedra ([email protected]) · Projeto Gráfico e Diagramação: Agência Comunnica ([email protected] · Arte: Ana Flávia Canto · Executivos: Albany Rezende, Cristina Stepanov, Kise Sousa, Michele Oliveira e Robson de Moraes · Impressão Plural Industria Gráfica LTDA · Distribuição gratuita estações do Metrô + 4 CPTM + Cruzamentos SP Tiragem e distribuição: auditados pela BDO.

NEM TÃO LIMPA - Graças a recursos na Justiça, candidatos acusados de envolvimento em escândalos políticos vão às urnas

{ opinião }

Free São Paulo,toda quinta, grátis no Metrô

{ charge }

Lei da Ficha Limpa aindanão funciona na prática

Apesar de todos os esforços da Justiça Eleitoral de tentar mostrar à população que ela pode ir às urnas tranquilamente, sem o risco de votar em um candidato “ficha suja”, na prática, a situação não é bem essa.

Há vários casos de políticos que convivem com uma série de denúncias, por estarem envolvidos em escândalos que, via de regra, são relacionados a desvios de dinheiro público, mas seguem aptos a disputar as eleições.

Trata-se de uma contradição garantida pela própria Constituição. Afinal, ninguém pode ser considerado culpado até que se esgotem todas as chances de defesa e ele venha a ser condenado. Desta forma, muitos candidatos acusados dos mais diferentes tipos de delito e até

aqueles que já foram condenados em primeira instância seguem no jogo. Concorrem aos cargos de prefeito e vereadores em suas cidades amparados pela própria lei, por meio de recursos, que lhes garantem esse direito.

Neste sentido, a Free São Paulo traz casos de candidatos que, apesar dos vários processos em que são acusados, concorrem como se fossem fichas limpas.

Em tese, pelo entendimento do TSE, neste momento eles realmente são. Porém, há o risco dos eleitores estarem sendo induzidos a votar em alguém que cometeu um crime caso - no futuro - a Justiça venha a entender desta forma. Mas aí já será tarde. O sujeito estará eleito, cumprirá seu mandato e poderá - com o poder nas mãos - cometer outros crimes parecidos.

Edgard Saraceni

Page 5: FreeSP l No. 45

05

Page 6: FreeSP l No. 45

{ aspas } siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

“Sem bagunça, escondidinho”

“Nunca me achei bonitão”

“Estou me sentindo a Branca de

Neve”

Lucas, jogador do São Paulo, sobre a comemoração de seu aniversário em casa noturna da Capital que atraiu muitas mulheres

Xuxa Meneguel,

apresentadora, após ganhar dois milhões de reais para

mudar os cabelos e ficar

morena

Reynaldo Gianecchini, ator, sobre sua aparência

Amaury Junior, apresentador, em entrevista à Marília Gabriela

“O que ela busca em mim é a lealdade mais que a fidelidade.”

“Tenho medo de envelhecer”

Latino, cantor, sobre sua namorada e candidata a miss Rio de Janeiro, Rayanne Moraes

“Nós estamos construindo 3,4 milhões de moradias”

Dilma Rousseff, presidente, sobre o Minha Casa, Minha Vida

“A ideia é permanecer”

Tite, técnico do Corinthians

sobre seu futuro após a disputa do

Mundial

06

Page 7: FreeSP l No. 45
Page 8: FreeSP l No. 45

08

{ entrevista } siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

“Não sou escravo

do Skank”Por Pedro Antunes/AE

Omineiro Samuel Rosa, de 46 anos, atende o telefone ainda mastigando: “Rapaz, você pode ligar em dez minutinhos que estamos terminando de almoçar?”. Ele fala de sua

casa, num condomínio em Nova Lima, na região da Grande Belo Horizonte. Líder de uma das maiores banda de pop rock nacional desde os anos 1990, o Skank, ele já pode se dar ao luxo de tirar um tempo para almoçar com a família e programar suas turnês de acordo com a tabela de jogos do Cruzeiro, seu time de coração.São 21 anos na estrada com o Skank, isso sem contar os oito anos anteriores com o Passo Alto, banda que já contava com o tecladista Henrique Portugal. Tudo devidamente recompensado com 6 milhões de discos vendidos, prêmio no Grammy Latino (melhor álbum brasileiro de rock, em 2004), 12 estatuetas do VMB e 10 do Prêmio Multishow. Agora, ele e a banda podem fazer tudo com calma. Estão lançando o disco “Skank 91” (Sony Music, R$ 24,90), uma reunião de gravações que não entraram no primeiro disco da banda (“Skank”, de 1992) e algumas versões ao vivo, do mesmo ano. Um item para colecionadores e curiosos. À reportagem, Rosa fala do começo da banda, de sua tentativa de estudar Psicologia, de jogar futebol. E conta sobre a experiência de ser pai de filhos pré-adolescentes, com uma rotina mais controlada. “Pronto, deu tempo até de tomar um cafezinho.”

Não é comemorativo, não ficamos jogando confete em nós

mesmos.

Page 9: FreeSP l No. 45

- O almoço em família é sagrado? - É a principal refeição do dia. Posso tomar um café da manhã ruim, acordar tarde, não faço questão de jantar. Mas, depois de certa idade, não gosto de passar sem comer direito no almoço.

- Mas com os filhos (Juliano, 13, e Ana, 10) na escola, você sempre tocando, é possível almoçar com a família? - Faço questão! Como estou viajando há 20 anos, faço questão de comida caseira em casa.

- Os filhos estão chegando à adolescência. É uma fase complicada?- Vejo traços de adolescente no Juliano desde os 9 anos. São algumas coisas próprias da idade, como contestação, não aceitar as coisas. O que eu vejo, mesmo, é que os pais perdem a paciência. Já não é mais uma fase bonitinha.

- E a Ana vai completar 10 anos. Logo, vai arrumar namoradinhos. . Está preparado? - Acho que estou. Não fico bravo, só finjo, mas juro que não fico. Nunca quis chegar ao futuro e perceber que não vi os meus filhos crescerem, como já ouvi de muita gente nessa área. Vivemos em uma época em que trabalhar muito é bonito, sabe? Encontro no Skank pessoas que pensam semelhante: temos o período de trabalhar menos, ficar com os filhos. Deu para ser pai, estar perto quando eles precisam.

- É possível ser presente? - Não troco eles por nada.

Vou sempre preferir estar com eles. Fazemos oito ou nove shows por mês e isso já é muito. Nada na estrada me faz querer ficar longe de casa. Do show, a gente não cansa, mas da estrada... Cair na estrada é um rompimento temporário com amigos, companheira e filhos. O show é maravilhoso, tomar uma cerveja, mas no hotel é solidão de novo. Também não consigo compor na estrada.

- Isso é reflexo da idade? Logo você chega aos 50 anos. Isso assusta? - Calma, deixa eu curtir! Estou no meio dos 40. Tenho a humildade de perceber que não consigo fazer algumas coisas.

- Cair na estrada, por exemplo? - Acho as coisas mais cansativas do que eram. As condições hoje são muito melhores. Antigamente, pegávamos o ônibus numa quarta-feira e voltávamos na segunda. Se fosse começar hoje, não sei se aguentaria. Se só pensar em conquistar, estou escravizado. Se pensar “a máquina tem de continuar funcionando”, aí f... O mais legal é escolher a hora de trabalhar, quando e quanto. É a maior riqueza . Quando vejo um multimilionário dizendo que não pode ficar 30 dias sem trabalhar, então, não ficou rico, não ganhou dinheiro. O cara ficou escravo. Não sou escravo do Skank.

- Faria projetos sem eles? - Faria, mas falta tempo, disposição. Tenho um projeto com o Lô Borges que quero transformar em discos, planejo um álbum com o Nando

(Reis). Tenho medo de me sobrecarregar. Tem de ser na hora certa, toma tempo. Quero viver, jogar peladinhas, sair com as crianças, tirar férias. Não sou workaholic e acho que isso é uma doença.

- E o que representa lançar esse disco agora? - Não é comemorativo, não ficamos jogando confete em nós mesmos. Mas, estimulados pela internet, ouvimos fãs sobre faixas inéditas, que nunca foram lançadas. Os fãs podem esperar isso do Skank. Consideramos a história importante e temos material inédito.

- Qual a sensação de ouvir o som embrionário? - Tem um traço do que seria o pop rock dos anos 90. Sabíamos dos riscos de ser uma banda de brancos tocando reggae e usando naipe de metais. Seríamos comparados aos Paralamas do Sucesso. Mas muita gente fez isso. O Rappa e Os Los Hermanos fazem até hoje.

- Traz alguma nostalgia? - Tenho receio de dizer que tudo era lindo e maravilhoso. Não tínhamos 16 anos. Tínhamos uns 23 ou 24, existia uma pressão social para que a gente resolvesse a vida. Foi uma fase de muita angústia, de investir cada centavo no primeiro disco . Temos tendência a romantizar as coisas, mas não era fácil.

- Muitos perrengues? - Estávamos quase sendo colocados para fora de casa! Alguns amigos estavam quase se formando na faculdade e diziam: “Você ainda está acreditando?”. Eu negociava em casa de que

moraria lá até o disco sair. Não é romântico ficar sem grana para tomar uma cerveja no fim de semana.

- Você cursou Psicologia, a carreira do seu pai?- A Psicologia era um ambiente familiar para mim, mas não estava com vontade de estudar. Era tanta coisa para ler, de uma complexidade tão grande. Eles pedem para jovens de 19 anos lerem (Jacques) Lacan (filósofo francês), gente!

- Havia pressão? - Meu pai falou: “Estou vendo que o negócio na Psicologia não está bom e que você deveria resolver seu assunto na música, porque você não vai se perdoar”. Foi como quando Dom Pedro II proclamou a República antes que outro o fizesse.

- Como ficou o futebol nessa história toda?- Sou daqueles aficionados que têm desconforto estomacal antes dos jogos. A agenda é de acordo com a tabela do campeonato. A casa inteira aqui briga comigo.

- Tentou ser jogador profissional? - Eu tinha um tio-avô que era atleticano roxo. O maior desgosto dele era eu ser cruzeirense. Fiz uma experiência no futebol de campo por alguns meses, mas fui dispensado.

- Mas como jogava? - Sempre joguei de meia-atacante. Mas qualquer comparação vai soar pretensiosa. E não vou me comparar a nenhum perna-de-pau, né? (risos).

09

{ entrevista }siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

Page 10: FreeSP l No. 45

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

CursoO curso oferecido pela ABB é

composto por aulas práticas e teóricas, onde o aluno tem contato com técnicas básicas e avançadas. “O aluno aprende a preparar um drink clássico, depois passa a executar drinks criativos, inventados na hora com os insumos que temos diariamente”, conta Luis Claudio Simões, professor e bartender do Restaurante Ávila Steak House. Com relação a parte teórica, o aluno aprende as propriedades de cada bebida, origem, processo de destilação e muito mais.

As aulas têm duração de duas horas e o curso é

ministrado de segunda a sexta-feira, totalizando 40 horas aula em 20 dias. “Além disso, os professores são profissionais que atuam no mercado e trabalham em bares e restaurantes, sendo que alguns possuem conhecimento em outros países”, explica.

Simões garante que o curso é procurado com frequência, mas que a maioria dos candidatos ao cargo de bartender ainda são do sexo masculino. “Temos mulheres na turma, mas a maioria dos alunos é homem. Com relação a faixa estaria temos jovens

e adolescentes em maior número. Além disso contamos sempre com profissionais que já atuam na área e que voltam para se qualificar”, contou. Ainda de acordo com Simões, todos os dias são formadas turmas com pelo menos dez alunos cada.

Além do curso básico, onde 80% das aulas são práticas e 20% teóricas, há outros dois cursos avançados que aprimoram os alunos: Gerenciamento de bares e o master. “Todos são certificados pela Associação Brasileira de Bartenders e o master é único no país”, declara Simões.

Trabalhar durante a noite, atender muitas pessoas ao mesmo tempo,

levar alegria e diversão aos clientes, manter uma postura ética e mesmo assim se divertir num clima descontraído e alegre. As pessoas que trabalham como bartender fazem muito mais que drinks e podem trabalhar em baladas, hotéis, navios, restaurantes, bares e com conhecimento podem, inclusive, serem consultores de bares e ajudar na montagem do cardápio de bebidas.

Mas se engana quem pensa que não é preciso estudar para se tornar um bartender. A Associação Brasileira Bartenders (ABB) exige e disponibiliza um curso profissionalizante nessa área.

Bartender{ profissão }

10

Page 11: FreeSP l No. 45

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

MercadoDe acordo com Luis Claudio

Simões, existe espaço para todos os profissionais no mercado de trabalho, tanto em São Paulo quanto em outros estados. “Alguns estabelecimentos exigem muito conhecimento profissional, inclusive que haja fluência em outros idiomas e neste ponto o mercado é carente, não temos muitos profissionais com uma segunda língua”, conta o professor reforçando a importância de o profissional falar outro idioma, já que o Brasil tem recebido muitos turistas.

Simões lembra que o Brasil receberá grandes eventos – Copa do Mundo e Olimpíadas – e que o setor carece de profissionais especializados e qualificados. “Existem casas que recebem os turistas e não contam sequer com um profissional que consiga se comunicar com esse público, ou seja, se o profissional se preparar em técnicas de atendimento e com o aprendizado de um outro idioma fará uma grande diferença para a contratação dele”.

Apesar de não haver lei que regulamente a profissão de bartender, os estabelecimentos têm valorizado seus funcionários cumprindo o dever de registrar os colaboradores para que eles tenham seus direitos trabalhistas preservados. “Alguns também atuam como free lancer por acharem mais rentável. Eu trabalho há 15 anos no mercado e sempre com carteira assinada, porém, quando há algum evento eu presto esse tipo de serviço para complementar a renda”, finaliza Simões.

EspecializaçãoPara se tornar um profissional

respeitado pelo mercado de trabalho não basta fazer o curso básico e estagnar, é preciso investir na carreira e estudar sempre. “Digo que a coquetelaria é algo que está sempre com novidades e que devemos aprender cada vez mais. O consumidor está mais exigente, crítico e por isso temos que nos atualizar sempre que for possível”, relata Simões.

Entre os cursos indicados para o bartender se especializar estão o de sommelier, barista e mestre cervejeiro. “Além disso, fazer visitas técnicas a empresas de bebidas e participar de workshops também enriquecem o currículo”, conclui.

Equipamentos necessários para desenvolver o trabalho – Existem vários tipos de material que o profissional pode adquirir para trabalhar como barmen em eventos – já que em bares e restaurantes os proprietários disponibilizam o material de trabalho. Entre eles estão a cuba de gelo, coqueteleira, pinça, colher de bar, tábua de corte, faca, toalhas pretas, copo misturador, dosador, macerador e tapete de borracha. Para adquirir os equipamentos o bartender investe a partir de R$ 250.

Salário inicial Um bartender em início de carreira ganha, em média, R$ 780 por mês mais comissão.

ServiçoPara os interessados em fazer um curso e se tornarem bartenders, o site da Associação Brasileira de Bartenders é www.assbb.org.brTelefone: 3229-4666.

{ profissão }

11

Page 12: FreeSP l No. 45

Psoríaseconheça um pouco mais

Coceira, placas avermelhadas na pele com escamas esbranquiçadas e lesões na pele podem ser sintomas de uma doença imunomediada, a Psoríase. A estimativa

é que 2% da população sofra dessa patologia que atinge principalmente a pele, mas que em alguns casos pode afetar as articulações causando artrite psoriática. As áreas mais afetadas são as superfícies extensoras dos braços e pernas – cotovelos e joelhos – seguidos pelo couro cabeludo e região sacral.

A Psoríase é uma doença inflamatória – não contagiosa - e crônica, ou seja, não há cura para esta patologia. Há tratamentos que amenizam os sintomas e que proporcionam qualidade de vida a quem sofre com a doença. Não há estudos que comprovem se esta é uma patologia genética, mas cerca de um terço dos pacientes apresentam histórico familiar.

Tipos da doençaPsoríase Vulgar – lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas, aderentes, prateadas ou acinzentadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos

Psoríase Invertida – Lesões úmidas, localizadas onde há dobras como couro cabeludo, joelhos e cotovelos

Psoríase Gutata – São pequenas lesões associadas a processos infecciosos. São mais comuns no tronco, braços e coxas

Psoríase Eritrodérmica – lesões que acometem 75% ou mais do corpo

Psoríase Ungueal – Depressões puntiformes ou manchas amareladas nas unhas e mãos

Psoríase Artropática – Surge de repente com dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés ou em articulações como as do joelho, em alguns casos pode estar associada ao comprometimento articular

Psoríase Postulosa – Neste tipo da doença, as lesões são mais comuns nos pés e nas mãos, mas com pus

Psoríase Palmo-plantar – As lesões aparecem como fissuras nas palmas das mãos e sola dos pés

12

{ saúde } siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

Page 13: FreeSP l No. 45

13

Page 14: FreeSP l No. 45

{ capa } siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

Ficha (nem tão) limpa

Apesar da campanha da Justiça Eleitoral, no rádio e na TV, enaltecendo a vigência

do Ficha Limpa, passando a falsa impressão ao eleitor de que os candidatos que disputarão o pleito no próximo 7 de outubro, estão quites com o Judiciário, na prática muitos políticos – se valendo de prerrogativas judiciais – seguem em campanha e aparecerão na telinha da urna eletrônica, provavelmente, com um sorriso no rosto.

Há casos de candidatos que só estão nas eleições porque conseguiram algum tipo de recurso junto a Justiça Eleitoral, outros concorrem sob judice, justamente por terem um passado nem um pouco recomendável. Aos olhos dos eleitores, entretanto, posam como Ficha Limpa. Exemplos não faltam. Na Grande São Paulo, o prefeito de Santo André, Dr. Aidan Ravin, tenta a reeleição apesar de enfrentar uma série de denúncias de corrupção no pior escândalo político no município, desde o assassinato do então prefeito Celso Daniel (PT), há 10 anos. Em Sorocaba, no interior paulista, o favorito em todas as pesquisas de intenção de votos divulgadas até aqui, o ex-prefeito Renato Amary (PMDB) foi reprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Mas ainda se apresenta como candidato graças a um recurso na própria Justiça.

Por Gil [email protected]: Divulgação

A Justiça Eleitoral começou a divulgar, semana passada, a campanha Voto Limpo, por meio de peças publicitárias no rádio e na televisão. As mensagens tentam estimular os eleitores a escolher candidatos ficha limpa, ou seja, sem problemas na Justiça. Mas, na prática, a situação é outra. Muitos deles só tiveram suas candidaturas deferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após recursos.

Em alguns casos, os recursos começaram a ser derrubados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), como o do candidato à prefeitura de Sorocaba, Renato Amary (PMDB), que na semana passada teve seu registro impugnado. Também teve seu recurso negado Adriano Cesar Dias (PSDB), de Cananéia. Ele já havia sido condenado inelegível por sentença de primeiro grau por ter sido demitido do serviço público municipal. Cabe recurso ao Tribunal nos dois casos. E eles se valem disso para seguirem na disputa.

Em Santo André, a situação envolvendo o prefeito Aidan Ravin (PTB), candidato à reeleição, não é diferente. Ele, que teve a candidatura deferida pelo TSE com recurso, enfrenta denúncias no que é considerado o mais grave escândalo de corrupção desde o assassinato do prefeito Celso Daniel, sequestrado e executado em meio a um esquema de corrupção, há 10 anos.

Em cinco meses, vereadores da oposição estão tentando instalar na Câmara a segunda Comissão Especial de Inquérito (CEI) para cassar o prefeito. O novo pedido pretende apurar o suposto esquema envolvendo a liberação de pagamento de empresas fornecedoras do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), sem obedecer a ordem cronológica e com indícios de pedido de propina, denunciado pelo advogado Calixto Antônio Júnior,

14

Page 15: FreeSP l No. 45

{ capa }siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

um ex-contratado de Ravin junto ao Semasa, e pelo superintendente exonerado da autarquia Ângelo Pavin.

Nove vereadores já assinaram o pedido de investigação, número que garante sua instalação, já que pelo Regimento Interno da Câmara são necessárias sete assinaturas. Ainda

assim, a presidência vem se negando a atender os parlamentares sob a argumentação de que o Semasa já foi alvo de CEI e nada de irregular foi encontrado.

“Isso é uma manobra. Temos fatos novos que precisam ser investigados. Vamos pressionar durante as sessões, pedir ajuda à Justiça, falar com o Ministério Público e fazer um grande

movimento na cidade. A população não suporta mais tantos desmandos administrativos”, afirmou o vereador Tiago Nogueira (PT), de 49 anos.

A primeira CEI foi instalada em 8 de março com a assinatura dos 21 vereadores para investigar a venda de licenças ambientais pelo Semasa. Setenta e cinco dias depois, as investigações foram encerradas sem confirmar a

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por unanimidade, em 20 de agosto considerou indeferida a candidatura de Renato Amary (PMDB) à prefeitura de Sorocaba. A decisão se baseou em condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado que determinou a devolução de R$ 230 mil por força de supostas irregularidades na implantação de uma Policlínica na cidade, quando Amary era prefeito do município, entre os anos de 1997 a 2004. Neste período, houve também contratação, sem licitação, de empresa para assumir a cobrança da dívida ativa do município e das transferências de recursos entre a Prefeitura e o Saae, que foram consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).Para seguir na campanha, o candidato entrou com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . Enquanto o mérito não é julgado, ele segue como candidato como se nada tivesse acontecido. Nas eleições de 2010, foi candidato a deputado federal pelo PSDB, quando teve cerca de 90 mil votos não conquistando uma cadeira na Câmara Federal. No início de 2011, deixou o partido pelo qual foi prefeito após rachar politicamente com o grupo de seu sucessor Vitor Lippi, que lançou o também suplente de deputado federal Antonio Carlos Pannunzio, que aparece em segundo lugar nas pesquisas. O curioso é que também Pannunzio concorre com problemas na Jusitça. Da mesma forma que Amary, ele teve a candidatura contestada pelo TRE. No entanto, no julgamento da semana passada teve melhor sorte. Ele era acusado de usar dinheiro público em propaganda pessoal quando foi prefeito do município entre 1989 e 1992.

Ex-prefeito de Sorocaba carrega condenações em seu currículo

Amary recorreu ao

TSE após candidatura

ter sido impugnada

pelo TRE

veracidade das denúncias feitas pelo ex-diretor de Gestão Ambiental da autarquia, Roberto Tokuzumi.

Mesmo enterradas pelo Legislativo, as denúncias de Tokuzumi são investigadas pela Polícia Civil, Ministério Público e, agora, pelo Setor de Crimes Praticados por Prefeitos da Procuradoria Geral de Justiça. O Grupo de Atuação Especial Regional para Prevenção e Repressão ao Crime Organizado (Gaerco) do Ministério Público irá auxiliar a Procuradoria Geral nas investigações, segundo o promotor Roberto Wider Filho, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal.

A Revista Free São Paulo tentou conversar com o prefeito Aidan Ravin por meio da Secretaria de Comunicação Social de Santo André, mas foi informada por e-mail que somente o seu advogado, o ex-secretário estadual de Segurança Pública Ronaldo Marzagão falaria a respeito do caso. Em contato com o escritório de advocacia, a reportagem foi orientada a enviar as perguntas por e-mail, que posteriormente seriam respondidas pelo acusado, o que não ocorreu até o fechamento desta edição.

Aidan é acusado em uma série de denúncias que envolvem o Semasa

15

Page 16: FreeSP l No. 45

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

Vereadores querem novas investigações

Alemão do Cruzado (PSD)

CláudioMalatesta (PT)

PaulinhoSerra (PSD)

JurandirGallo (PT)

AntonioLeite (PT)

“CPI boa é a de Brasília”, diz parlamentar

do PSD

{ capa }

Alemão do Cruzado (PSD), 59, é um dos nove vereadores que assinaram o segundo pedido de CPI do Semasa, mas ele deposita na Justiça a esperança de ver as novas denúncias serem investigadas em Santo André. “CPI boa é a de Brasília, onde os políticos aparecem, a mídia dá cobertura e as coisas avançam. Aqui, para avançar, só se colocar a televisão em cima. Infelizmente, o povo não lê jornal”, afirmou.

Nas primeiras denúncias, Alemão do Cruzado disse ter sido dele a sétima assinatura que garantiu a instalação das investigações. Segundo explicou, depois que a imprensa ameaçou divulgar os nomes de quem estava contra a CPI, os outros vereadores resolveram assinar o pedido. “Aí todos os 21 vereadores assinaram”.

Sobre o resultado, o parlamentar considerou pífio. “O relatório foi muito curto e faltou muita gente ser ouvida”. Ele explicou que a segunda CPI foi aprovada, mas a presidência da Câmara encaminhou o requerimento para a Comissão de Justiça e Redação onde ficou parado.

“Não é a Câmara que irá definir pela CPI ou não, mas o julgamento será do Ministério Público, que tem em mãos a peça maior [das denúncias]. Nós vereadores não temos o poder de julgar. Nossa esperança está na Justiça”, afirmou o parlamentar.

Luiz Carlos Pinheiro, (DEM)

16

Page 17: FreeSP l No. 45

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

José Montoro Filho (PT)

TiagoNogueira (PT)

Em 2010, autarquia apresentou rombo de R$ 26 milhões

Ravin se declara “mais pobre” na

campanha à reeleição

Em 2010, as contas do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André apresentaram rombo de R$ 26 milhões. Ao repassar o governo para Aidan Ravin (PTB), o ex-prefeito João Avamileno (PT) lhe entregou o Semasa com caixa positivo de R$ 40 milhões. O déficit foi divulgado em balanço de dois anos da gestão de Ângelo Pavin (PTB) como superintendente da autarquia, hoje um dos denunciantes do suposto esquema de propina.Os gastos empenhados do Semasa chegaram, em 2010, a R$ 257 milhões, e a arrecadação foi de R$ 231 milhões. A receita foi R$ 141 milhões menor do que o previsto para o ano.O rombo só não foi maior porque o Semasa resolveu cortar gastos no setor de planejamento de obras e Defesa Civil. Um dos pontos que teria gerado o déficit foi a interdição do aterro municipal. Desde que o aterro deixou de funcionar, o Semasa aponta prejuízo de R$ 8,2 milhões com a destinação de resíduos para o aterro particular Lara, em Mauá.

O prefeito Aidan Ravin declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que está mais pobre para disputar a reeleição, cuja candidatura foi deferida com recurso. Na declaração de bens das eleições 2012, ele teria R$ 45.443,00 a menos em relação à declaração referente às eleições 2008.Naquele ano, ele apresentou patrimônio de R$ 474.646,57, referente a três imóveis em Santo André, um automóvel Chevrolet 1938, contas em empresas de serviços médicos, cotas de consórcio e dois veículos, um Siena 2001 e um Zafira também 2001.Agora, seus bens somados são de R$ 429.021,57, de dois apartamentos, um em Santo André outro em São Caetano do Sul; 50% em duas salas comerciais; três hás (terra nua) no perímetro rural de Mogi Guaçu, o Chevrolet 1938 e cotas societárias de empresas de serviços médicos. Sua vice, Dinah Zekcer, declarou bens de R$ 3.451.857,95.

{ capa }

Amigo de Celso Daniel, Calixto diz

que prefeito é “estranho”

Hoje, o advogado Calixto Antonio Júnior está com 100 quilos. Mas, quando era mais magro e mais jovem, jogou basquete com o prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT) do qual se tornou amigo. Celso foi assassinado há 10 anos. “Jogamos por 15 anos juntos no Clube de Engenharia e depois o enfrentei em outros clubes. Éramos amigos. O assassinato de Celso também tem o enredo de um escândalo de corrupção; hoje, Santo André vive mais um, o pior desde o crime que vitimou Celso”, enfatizou o ex-atleta, de 1m90.Calixto contou que se aproximou do atual prefeito Aidan Ravin em 2008, em sua primeira campanha. “Fui levado à sua presença no primeiro turno daquelas eleições, quando ele não existia politicamente, tinha apenas 2% nas pesquisas”, contou. Quem o levou para a campanha foi o servidor público de nome “Marcos”. Depois, conforme contou, começou a trabalhar para Aidan Ravin, tendo inclusive indicado “parceiros para a campanha”. O advogado disse não saber quanto a campanha arrecadou com esses “parceiros”. “Ele não abriu isso”, observou. Na atual gestão, Calixto mantinha sala no Semasa. “Eu mandava”, disparou. Para o ex-aliado, o prefeito é uma pessoa “estranha”. “Até que ele é carismático, mas não é normal. É diferente”.

17

JairoBafile (PT)

Page 18: FreeSP l No. 45

Advogado que denunciou esquema vai cobrar

R$ 600 mil do prefeitoAntes, considerado um homem de confiança do prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), hoje é seu maior denunciante. Assim o advogado Calixto Antonio Júnior, de 54 anos, está se comportando desde o dia em resolveu abrir o jogo e denunciar um suposto esquema de corrupção no Semasa, para onde ele jura ter sido contratado pelo ex-aliado para “colocar a casa em ordem”, conforme disse à Revista Free São Paulo.“O prefeito nega, mas eu fui contratado com honorários de R$ 100 mil mensais para colocar em dia os pagamentos da autarquia que estavam suspensos havia mais de um mês. Como advogado da prefeitura também fiquei responsável por analisar processos em outras áreas da administração”, afirmou.Acusado de envolvimento no caso do suposto esquema de venda de licenças ambientais no Semana, foi a partir do seu depoimento ao Ministério Público, em maio, que a Promotoria Pública de Santo André se viu obrigada a encaminhar o caso para a Procuradoria Geral de Justiça.Dos honorários acertados com o prefeito Aidan Ravin, ele garante que existe uma dívida de R$ 600 mil, que será cobrada por meio de ação judicial. “Ele [o prefeito] ainda está me devendo. Recebi uma pequena parcela, ficaram R$ 600 mil que vou querer receber e já estou tomando providências para isso”, garantiu.O advogado foi convocado pela primeira CPI na Câmara e jogou uma série de denúncias no ventilador. “As investigações foram abertas pelos 21 vereadores, inclusive todos da base de apoio do governo. O prefeito achou que nada iria acontecer até o dia do meu depoimento”.Calixto afirmou que Aidan Ravin passou a exigir que ele não respeitasse a ordem cronológica dos pagamentos em atraso no Semasa. “Ele me ligava e perguntava: ‘já pagou?’, se referindo às grandes empresas, já que tinha um percentual para receber delas, ou seja, propina”, denunciou.Também fez questão de dizer que sua atuação no governo Aidan Ravin só lhe causou prejuízos profissionais e pessoais. “Quando fui convidado para o governo, achei que seria uma oportunidade de vida. Mas acabei me prejudicando: fechei o escritório de advocacia que mantive durante 30 anos, e mudei minha rotina, pois, após as denúncias, passei a receber ameaças de morte por telefone e até por carta anônima. Mas não me arrependo de nada. Tudo que sei, já falei para o Ministério Público”.

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

{ capa }

Vereador faz pedidodesesperado à imprensa

O vereador Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho (DEM), 48, que protocolou o novo pedido em 9 de agosto, entregou à Câmara um abaixo-assinado com quase 4 mil assinaturas em favor das investigações. Por meio de e-mails enviados a jornais de São Paulo e ABC, o parlamentar vez um pedido de apoio desesperado para que a segunda CPI seja instalada.

“Peço ajuda como vereador que representa o povo para que haja Justiça. Se a mídia não vier para cá [Santo André], isso terminará em pizza. Peço socorro para reabrir a CPI do Semasa”, diz o comunicado. “A primeira CPI acabou em pizza. Vamos continuar lutando pelas investigações”, afirmou o parlamentar à Free São Paulo. Ele distribuiu fatias da redonda na frente do prédio da Câmara quando as primeiras investigações foram arquivadas.

Esta semana, o vereador levou vassouras para o Legislativo, simbolizando a “limpeza” da cidade. “Vamos limpar a corrupção de Santo André. A população está revoltadíssima com o governo Aidan”. Nos próximos dias, Pinheirinho irá protocolar ação judicial para garantir a nova comissão. “Diante das novas denúncias, não vejo possibilidades de a Justiça negar nosso pedido”, observou.

18

Page 19: FreeSP l No. 45

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

{ capa }

O amor nos tempos do ciberespaço

Sites de relacionamento são a segunda opção para achar o amor ideal em qualquer parte do globo

A internet mudou a abordagem da paquera no mundo, simplificando seus limites geográficos para um simples

encontro ou até mesmo para um pedido de casamento.

Paqueras na balada, no trabalho ou em qualquer outro lugar passaram a alcançar um campo de ação incrivelmente mais amplo: o

ciberespaço. Sites de namoro e relacionamentos,

blogs e chats se tornaram meios para homens e mulheres

tentarem encontrar a cara-metade em qualquer parte do globo.Uma pesquisa elaborada por uma

universidade da Grã-Bretanha, em cinco países, mostra que o número de pessoas

que acessa páginas de relacionamento cresceu 500% nos últimos 10 anos. No Brasil,

de acordo com o estudo, 83% dos entrevistados que navegam nestes sites já tiveram encontros

com pessoas que conheceram pela internet.Ou seja, a web é uma ótima fonte para conhecer

pessoas e criar novos laços. Contudo, é aconselhável ficar de olhos abertos para não entrar em uma roubada. Afinal, no flerte virtual, quem nunca cantou ou foi cantado/a, mas acabou descobrindo, num encontro

real, que o bonitão estava mais para sapo do que príncipe? Ou que a bonitona era muito

esquisita?“Durante um ano, conversei com um

homem que morava no Chile. Ele era interessante, tinha bom papo.

Fisicamente se descrevia como um cara alto, bem proporcionado. Por fim, ele veio ao Brasil e marcamos um encontro. Para minha surpresa, o cara era um anão. Fiquei furiosa e chocada. Em sua defesa, ele

me perguntou: ‘Se eu dissesse que era um anão, você viria me encontrar?’

A fúria passou. Ele era mesmo muito legal e acabamos ficando amigos, mas frustrou a minha expectativa romântica”, conta a

advogada Margarida Caciolla, 36 anos.“Inscrevi-me num site de namoro gratuito e conheci

uma moça que pareceu legal. Falamo-nos online por um bom tempo. Ela era de Jundiaí, interior de São Paulo, e se descreveu como alta, loira e de olhos azuis. Num sábado, peguei meu carro e viajei até lá para conhecê-la pessoalmente. A pessoa era mesmo alta, loira e tinha olhos azuis, mas era ele. Não dá para expressar toda a minha raiva naquele momento”, diz Araújo Lima, 38 anos.

Por Ana Fabrí[email protected]

19

Page 20: FreeSP l No. 45

Por essas e outras é preciso adaptar o jogo da conquista ao novo espaço. Saber com quem teclar e escolher pessoas que se enquadrem ao seu perfil, além de ter feeling para reconhecer qual história pode ou não sair do virtual para a vida real. Também não há regras para relacionamentos a distância darem certo ou não. Quem define isso são as pessoas envolvidas. A internet pode ser uma ferramenta boa ou ruim, dependendo de quem a usa. Para não cair em armadilhas, o mais seguro é se cadastrar em um site sério de relacionamento. Há vários deles. O maior site nesse segmento, no Brasil, é o ParPerfeito, que existe há 12 anos e já fez 9 mil pares de sucesso, segundo seu presidente, Cláudio Gandelman.A quantidade de usuários do site é equilibrada. “Temos 30 milhões de cadastros. Desse total, 51% são homens e 49% mulheres, na faixa etária entre 25 e 45 anos. E 400 mil novos cadastros são realizados todos os meses no ParPerfeito”, afirma Gandelman. “Os sites de relacionamento funcionam bem porque, quando se tem um grande número de pessoas conectadas simultaneamente, em um único ambiente - o que não é possível em uma festa, por exemplo - aumentam as chances de se encontrar alguém especial”.

Do virtual para o real

Armadilhas

47% das mulheres

já conheceram

alguém na

rede

85%

desejam um bonitão

59% das mulheres

utilizam sites

específicos de

relacionamento 30%

das mulheres

preferem

salas de

bate-papo

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

{ capa }

Em 2007, Waldir Bueno morava em Sorocaba quando foi apresentado por uma amiga ao site de relacionamento ParPerfeito, no qual se cadastrou. Como sua mãe faria uma cirurgia em Marília, Bueno decidiu procurar mulheres que morassem na cidade. Assim conheceu Priscilla França. “Trocamos mensagens e telefonemas. E, quando fui acompanhar a cirurgia da minha mãe, marquei de encontrá-la pessoalmente em

uma pizzaria num sábado à noite.

Porém, não consegui resistir a encontrá-la

antes, na casa de uma amiga”,

20

Page 21: FreeSP l No. 45

relembra Bueno.Entre o primeiro encontro, noivado

e casamento foram menos de dois meses. Juntos há cinco anos, atualmente o casal vive em Marília e tem um filho, Pedro, de 3 anos. “Estamos muito felizes e esperando nosso segundo filho”, declara Priscilla.

É comum esse tipo de relacionamento ultrapassar as fronteiras nacionais. “Conheci Rodrik por meio do e-Harmony, em 2003. Ele morava no Canadá e nos falamos por quase dois anos, sem nunca termos nos encontrado. Um dia ele propôs me enviar uma passagem para eu ir visitá-lo. Fui e foi amor à primeira vista, muito romântico, como nos filmes”, conta Gabriela Sato Cosmink, 34 anos, publicitária. “Ele me pediu em casamento. Aceitei e estamos juntos até hoje, nesse momento morando no Brasil.”

Karina Dali,

chef de bar e administradora do Clube das Solteiras, também teve uma boa experiência com relacionamento pela internet. “Em 2007, conheci Eric Duraj por meio de um site de namoro. Ele mora na Suécia. Ficamos um ano nos comunicando por MSN e Skype. Nesse meio tempo, nos conhecemos muito bem. Em 2008, ele veio para São Paulo e nos encontramos pessoalmente. Foi lindo, assunto não nos faltava”, conta Karina, que atualmente colabora para o site Amolatina, cadastrando latinas interessadas em homens estrangeiros. “Ele

passou um mês aqui e depois voltou para

a Suécia. Fizemos

até planos de nos

casar, mas

acabou não dando certo

porque tive de

47% das mulheres

já conheceram

alguém na

rede

39% das

mulheres não veêm problemas

em conhecer um parceiro na web

75% das mulheres

os contatos se

transformaram

em relação11%

das mulheres já

estabeleceram

mais de um

relacionamento

via web

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

{ capa }

fazer um evento fora do país e acabei conhecendo uma outra

pessoa na viagem. Hoje ele é um amigo muito especial e continua

procurando uma esposa brasileira.” Mas nem tudo termina tão bem

nessa busca amorosa pela rede. Marta Rodrigues, separada, 51 anos, cadastrou-se no site de relacionamentos Badoo há um ano, mas ainda não deu sorte com suas escolhas. “Já conversei online com vários homens e marquei encontro com dois, mas não deu certo. Percebo que nem todo mundo é honesto nesses sites. Tem caras que só querem conhecer alguém para transar e pronto. Outros mentem sobre sua aparência e personalidade. Quando você marca o primeiro encontro e começa a sair, aí percebe a realidade”, revela Marta. “Conheci uma pessoa que parecia legal, disse ter bom humor, gostar de sair e viajar. A verdade é que o cara era um mal-humorado, largado, controlador e passava o tempo todo falando mal da ex e dos filhos. E ainda por cima usava peruca.”

Cor do esmalteO engenheiro Carlos Augusto Rossi, 52 anos, e

a técnica em informática Sílvia Maria Smitch, 47 anos, conheceram-se em um chat. Ele estava vivendo o fim de um casamento ruim quando começou a teclar e conheceu Sílvia. Quando marcaram o primeiro encontro, ela não sabia sobre o casamento dele. E ele não sabia que ela era divorciada e tinha um filho. “Mas rolou uma química assim que nos vimos e, no final, nada disso importou. Estamos juntos até hoje”, diz Rossi.

A decoradora Lúcia Almeida, 29 anos, nunca havia entrado em uma sala de bate-papo. Um dia entrou, achou um cara com papo legal e teclaram todos os dias, por uns >>

21

Page 22: FreeSP l No. 45

dois meses. “Eu já queria vê-lo pessoalmente quando, em uma das vezes em que estávamos online, ele perguntou qual era a cor do esmalte das minhas unhas. Achei a pergunta esquisita, mas respondi que era rosa. Ele então me disse para trocar a cor por vermelho, pois ele gostava mais. Achei que se tratava de um psicótico e o bloqueei imediatamente.”

Alguns dados cadastrados no maior site de relacionamentos do país, o ParPerfeito, ajudam a revelar quem são e o que querem as pessoas que buscam alguém na internet. As áreas profissionais mais comuns dos homens são internet, comércio, administração de empresas e saúde. E eles geralmente buscam uma mulher bonita, independente, segura, companheira, inteligente, bem-humorada e honesta.

Já elas estão nas áreas de educação, comércio, administração de empresas e saúde. E buscam um homem companheiro, bem-humorado, sincero, honesto, carinhoso e interessado em um relacionamento duradouro.

São bem-vistos textos escritos em português correto, homens que enviam boas poesias, mulheres objetivas que falam sobre sexo sem parecerem vulgares e fotos de viagens internacionais junto ao perfil.

E não são bem-vistas pessoas que enviam vários e-mails seguidos, mensagens esotéricas, correntes e piadas, além do uso de expressões como “gata”, “gato” e respostas de e-mail muito rápidas.

>>

Em busca da alma

gêmea

Se você resolveu navegar e arriscar a achar sua alma gêmea, vá em frente. Estudos apontam que, em 85% das relações, são encontradas quatro variáveis que nunca mudam: nível socioeconômico e educacional, além de religião e raça. O que não impede opostos de se atraírem. Ao colocar seu perfil em um site de namoro, se você descrever realmente o que procura, haverá grandes chances de dar certo. Mas, para evitar ciladas e aproveitar o máximo o namoro virtual, confira as dicas dadas por especialistas em namoro na web.

• Ao preencher o cadastro, seja criativo na sua descrição. Bom humor é sempre bem-visto.

• Seja sincero e não receie se descrever como é. Só você é assim e esse é o seu melhor diferencial.

• Mulheres, não esperem apenas os homens tomarem a iniciativa. Busquem perfis que agradam e entrem em contato.

• Na hora de escrever para alguém em potencial diga exatamente o que está procurando. Foco e objetividade são excelentes

estratégias para começar um papo bacana.

• Não julgue sem analisar. As primeiras impressões podem estar erradas.

• Assim como você, todos querem ver com quem estão falando. Inclua fotos e fotos extras. Os perfis com imagens são 15 vezes mais vistos.

• Não desperdice chances! Aposte em relacionamentos divertidos a longa distância.

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

{ capa }

29% disseram

usar a internet

para sexo casual

20% dos

homens transam no

primeiro encontro

22

Page 23: FreeSP l No. 45

>>

• Salve as mensagens trocadas no início da conversa para checar se a outra pessoa não está caindo em contradição

• Um terço das pessoas cadastradas na internet é casada e só está em busca de sexo fácil. Saiba ler nas entrelinhas para não entrar numa furada.

• Tenha uma boa conversa ao telefone antes do primeiro encontro. Só aí decida se há chances reais de envolvimento pessoal e se vale a pena o olho no olho.

• Se você quer algo mais além de sexo casual evite apelidos como “Fogosa” ou “Gostosão”.

• Se a pessoa do outro lado sumir por duas semanas talvez esteja viajando. Se sumir por mais tempo não está interessada. Esqueça!

• Confie desconfiando. Principalmente se a outra pessoa pergunta muito e fala pouco sobre si mesmo. Questione sempre!

• Resolva qualquer carência antes de começar um envolvimento virtual ou você pode ser uma presa fácil para sedutores e mentirosos

• Não minta sobre sua aparência ou idade, pois, se alguém se interessar por você, na hora do encontro isso pode ser uma grande decepção.

• Prefira sites que contenham fotos de perfil dos inscritos.

• Nunca dê o número do telefone da sua casa ou do trabalho, mesmo após a troca de vários e-mails. Dê só o número do seu celular.

• Marque encontros longe dos seus lugares preferidos. Se não der certo, você corre o risco de topar com o sujeito a qualquer hora

• O primeiro encontro deve ser durante o dia, em lugares movimentados. Conte a alguém aonde você vai. Leve sempre o celular e jamais aceite carona

• Se a pessoa insistir em obter informações que você não queira passar provavelmente não é confiável.

• Jamais dê dinheiro a quem pedir, mesmo que já tenham iniciado um relacionamento. Esse tipo de coisa não é aceitável

Evite ciladassiga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

{ capa }

A paquera na webUm levantamento realizado pela Sophia Mind, empresa de pesquisa

e inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, mostra que a busca por parceiros é uma das atividades mais importantes entre as usuárias solteiras. O estudo revelou que 47% das mulheres já conheceram alguém na rede. Para 75% delas, o contato virtual se transformou em relação, e 11% já estabeleceram mais de um relacionamento via internet.

Segundo o estudo, as grandes vantagens do relacionamento virtual são a facilidade para terminar o contato (65%) e a comodidade (26%). Porém, a desconfiança sobre a veracidade das informações trocadas virtualmente assusta mais da metade das entrevistadas (51%). Outro fator que inibe o início de um relacionamento a partir da web é um possível distanciamento entre a usuária e o novo parceiro (34%).

Os sites específicos de relacionamento são as ferramentas utilizadas por 59% das mulheres na busca do parceiro, enquanto 30% preferem salas de bate-papo. As redes sociais como Facebook e Twitter são mais utilizadas para o contato entre amigos e familiares. Apesar de 39% não ver problemas em conhecer um parceiro por meio dessas ferramentas, apenas 14% das entrevistadas declaram usá-las para esse fim.

32%

usam para conseguir

um relacio-namento de longo prazo

5% das mulheres transam no primeiro encontro

23

Page 24: FreeSP l No. 45

{ capa }

Endereços da paquera

online como o internauta que mais usa os recursos online para conseguir sexo casual. Dos brasileiros entrevistados, 29% disseram usar a internet para esse fim, mas 32% utilizam para conseguir um relacionamento de longo prazo.

EficáciaOs sites de encontros virtuais ocupam o segundo lugar entre as formas mais comuns de iniciar um relacionamento. Eles perdem somente para a apresentação entre amigos, topo do ranking, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e divulgada pelo jornal britânico The Daily Mail. Conduzido por psicólogos, o estudo indica que os relacionamentos virtuais são vitais em uma sociedade em que os métodos tradicionais de formação de casais têm se mostrado ineficientes.Os especialistas avaliam que os relacionamentos por meio da internet podem funcionar muito bem se os envolvidos forem realistas e sinceros enquanto se conhecem. Mas alertam que, embora os portais afirmem que os usuários podem encontrar o seu par perfeito por meio de testes científicos, não existe nenhum estudo que comprove a eficácia do cruzamento de dados feito por esses sites.O estudo, encomendado pela Association for Psychological Science, revela ainda que o estigma social sobre os relacionamentos virtuais está desaparecendo na sociedade atual.

• www.almasgêmeas.com.br

• www.aondenamoro.com (grátis)

• www.amorespossiveis.com.br

• www.br.match.com (cadastro grátis)

• www.brazilcupid.com (cadastro grátis)

• www.cadevc.com.br• www.combine-ig.

parperfeito.com.br• www.comovai.com.br• www.facebook.com/

clubedassolteiras000 (esse endereço cadastra latinas interessadas em homens estrangeiros, no link cupido)

• www.cyberlove.com.br• www.eharmony.com.br• www.metadeideal.

uol.com.br (cadastro gratuito)

• www.meudesejo.com.br (cadastro gratuito)

• www.namoroevangelico.org

• www.namoroonline.com.br

• www.parideal.com• www.parperfeito.com.

br (cadastro gratuito) • www.

solteiroscomfilhos.com

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

>>Para Karina Dali, do Clube

das Solteiras (www.facebook.com/clubedassolteiras000), procurar um parceiro na internet é mais funcional, mais objetivo. “Dizemos o que queremos e procuramos quem quer o mesmo. É diferente de quando você conhece alguém em alguma baladinha. As pessoas estão cansando de tentar decifrar as outras”.

SexoPessoas com mais de 55 anos são as que mais saem em encontros amorosos por meio da web. Foi o que revelou estudo inglês feito pela revista Stella, do jornal Telegraph, que questionou quase 2 mil homens e mulheres sobre o que eles esperam de um relacionamento: 91% dos homens querem alguém com senso de humor e 85% das mulheres desejam um bonitão. Metade deles disse que o maior motivo para namorar é fazer sexo. E 20% afirmaram que transam no primeiro encontro, contra apenas 5% das mulheres. Do público acima dos 55 anos, dois terços usam serviços online de encontros, contra 20% da faixa etária entre 18 e 24 anos. Esse grupo também mostrou ser o que tem mais relacionamentos de longo prazo com pessoas conhecidas na internet. E ficou em segundo lugar entre as faixas de idade no quesito busca de sexo na internet, perdendo apenas para o pessoal entre 45 e 54 anos. Uma pesquisa mundial da empresa Global Market Insite (GMI), que entrevistou 17,5 mil pessoas em 18 países, apontou o brasileiro

24

Page 25: FreeSP l No. 45

{ lazer }

25

Por: Ana Paula Almeida [email protected] Fotos: Divulgação

Caveiras seguirão fortes no verão 2013

Se antes as caveiras eram apenas símbolo dos amantes do rock, hoje elas não figuram apenas entre os amantes dos solos

de guitarra. Presentes em roupas, acessórios e sapatos, essa moda ganha cada dia mais adeptos nos mais diferentes estilos. Românticas, náuticas, com brilho, pedraria, paetês e cristais, as caveirinhas têm diferentes estilos e combinam com todo mundo.

Sucesso absoluto no inverno, as caveiras continuam fortes no verão 2013. Lançamentos não faltam. Uma das marcas que investirão no caveirismo nas próximas estações é a Colcci, com camisetas que imprimem a feminilidade com um toque de rebeldia, podendo ser usadas com shorts em jeans ou alfaiataria, calças skinnys, saias

minis ou longas acompanhadas de rasteirinhas, sapatilhas, sneaker ou tênis casual.

Além das roupas, as bijuterias também virão com tudo na moda do caveirismo: são anéis, colares e brincos que ganham espaço para aqueles que não querem investir numa peça grande. “Nesse caso o acessório é uma ótima saída, já que é possível ficar na moda sem gastar muito”, conta a consultora de moda Ludmila Batista, autora do blog Sacada Fashion.

Entre as marcas que investirão em bijuterias voltadas ao caveirismo estão a Tantra Bijoux que lança uma coleção inusitada. As peças possuem feminilidade e romantismo na mistura de caveiras e renda.

Os sapatos não ficaram de fora da moda, a coleção primavera/verão

2013 da Lara Costa mostra sapatos de salto alto, com cores alegres e estampas de caveira em paetê tom sobre tom.

Apesar de ser uma moda mais jovem, quem é mais velho não precisa ficar de fora, basta escolher peças mais discretas como blusas e lenços. Já as caveiras com flores ou animal print ajudam a deixar o look bem despojado.

Não há muitas regras a serem seguidas no uso das caveirinhas, mas é de bom tom que seja evitado o uso no ambiente de trabalho, principalmente em locais onde o uso da roupa social é obrigatória, melhor deixar para os momentos descontraídos.

Nem as crianças ficarão de fora dessa moda, muitas marcas infantis estão apostando no caveirismo.

{ moda } siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

Page 26: FreeSP l No. 45

{ lazer }

siga-nos em

:

facebook.com/FreeSaoPau

lo

Para quem aprecia projetos de arte independente não pode deixar de conferir o Festival Irrigavale de Arte Independente, que acontecerá no

Centro Cultural Rio Verde, neste domingo, 2 de setembro, em São Paulo com entrada franca. Este será um evento de palco aberto em que todos os artistas que se inscreveram previamente poderão mostrar o seu trabalho, seja em artes visuais, música, audiovisual, literatura, fotografia, intervenção, teatro e dança. Foram recebidas inscrições de 36 artistas e um público médio de oitocentas pessoas é esperado durante o dia.

De acordo com o organizador do projeto, André Lombardi, o Festival foi inspirado em um evento similar, chamado Jam do Aprendiz, onde bandas se inscreviam previamente para ter o direito de tocar posteriormente. “Todo o projeto vem dessa ideia muito simples, que é o palco aberto e olhando para trás agora é incrível a proporção que essa ideia tão simples atingiu”, conta o organizador que declara que muitos músicos profissionais se formaram por causa desse festival. “O palco livre tem um poder mobilizador”.

Festival Irrigavale Espaço aberto paraartistas emergentes

Primeira edição

ArtistasDevem se

apresentar 36 artistas, sendo 16 bandas e 20

artistas plásticos. “Mas ainda é possível se inscrever,

quem a gente conseguir encaixar dentro dos nossos limites de tempo e espaço

será bem vindo”, diz André Lombardi.

Esta é a primeira edição do festival que tem como objetivo levar oportunidades para as pessoas que produzem e que vivem de artes. “O nosso objetivo é dar um espaço para artistas emergentes. Queremos juntar quem entende de negócios e tem vontade de fazer coisas de jeitos diferentes com empresas que trabalham nos moldes da economia colaborativa. Que a partir dessa interação, os artistas sejam capazes de criar junto para gerar dinheiro”, explica André Lombardi.

Ou seja, a meta do projeto é colocar em contato pessoas que produzem trabalho com as que se interessam em promover esses trabalhos, seja para troca de serviços, conhecimento e experiências, seja na promoção de projetos que estão sem fundos para serem financiados. “A importância de iniciativas como essa é mostrar para as pessoas que hoje em dia nós temos à nossa disposição um arsenal de ferramentas para tentar concretizar coisas que são importantes de serem feitas”, relata o organizador que conta também que os trabalhos não serão julgados.

Para Lombardi, há projetos que podem realmente mudar a qualidade de vida de uma comunidade. “Nesse caso em que os artistas emergentes conseguem se organizar entre eles e realizar coisas muito grandes como festivais todo mundo sai ganhando”. O espaço do evento foi dividido em áreas dedicadas a diferentes manifestações artísticas, haverá palcos de música, intervenções cênicas, exposições plásticas, sarau e uma exposição áudio-visual.

siga-nos em:

facebook.com/FreeSaoPaulo

ServiçoFestival Irrigavale

Rua Belmiro Braga, 119 Pinheiros

Tel. 3034-5703.Para se inscrever acesse

www.festivalirrigavale.com.br ou envie email para

[email protected]

26

Page 27: FreeSP l No. 45

27

Feira em Arujá destaca duas mil espécies de flores

Para dar as boas vindas à Primavera, que começa em 20 de setembro, a 21º Expo Aflord, em Arujá, na Região Metropolitana de São Paulo, antecipa-se e lança as novas tendências da próxima estação apresentando duas mil variedades de flores e plantas para o público apreciar. Durante os finais de semana, engenheiros e técnicos agrônomos permanecem na área de exposições para fornecer orientação aos compradores sobre como garantir a durabilidade dos produtos adquiridos.

O tema escolhido para apresentar as flores e plantas neste anos é “Brasil de todas as cores”. Os produtos estão expostos em meio a decorações montadas no pavilhão baseado nos países: Espanha, decorações com touradas; Alemanha representada pelas construções e arquitetura típicas; Itália decorada com as pizzas; Portugal com as caravelas; Holanda e seus moinhos de vento; Japão e o Monte Fuji e alguns países do Oriente Médio, deserto com camelos.

Não a toa que esses países foram escolhidos para representar a feira, os destaques deste ano serão flores típicas originárias destes locais, mas com a cor que lhes foram acrescentadas assim que chegaram em solo brasileiro. Só de Orquídeas são mais de 60 espécies. As plantas ornamentais também não ficaram de fora e têm o merecido destaque na feira, com 40 tipos de plantas expostas.

Cerca de 80 produtores das cidades de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Guararema, Santa Isabel, Mogi das Cruzes e Guarulhos estão entre os expositores.

Atrações para toda família

Mas nem tudo são flores na exposição. Há uma ampla programação incluindo comidas típicas japonesas como tempurá, udon, missoshiro, sashimi e sushi, além de músicas, jardins decorados, shows de mágica, bem como roupas e artefatos de decoração importados diretamente do Japão. São opções para todas as idades. Há estacionamento para veículos de passeio e ônibus fretados, vindo de excursões por todo o País.

{ viagem }

Serviço21º Expo AflordAvenida PL do Brasil, km 4,5 Fazenda Velha – ArujáDias 1, 2, 7, 8 e 9 de setembroDas 8h30 às 18hValor dos ingressos: R$ 19

32º Festa das Florese Morangos de Atibaia

Para quem aprecia o perfume das flores e o sabor único dos morangos de Atibaia, maior produtora da fruta em todo o país, a 32º Festa das Flores e Morangos fica aberta ao público até 23 de setembro, a apenas uma hora de viagem pela Rodovia Fernão Dias. Há um pavilhão para exposição e outro para comercialização de grande variedade de flores e plantas ornamentais. São 15 classificações de flores e plantas e cerca de mil variedades que prometem encantar o público. As miniaturas de flores são um atrativo a parte, com suas cores rosa, amarelo e branco. Os morangos têm selo de qualidade PIMo (Produção Integrada de Morangos) da Embrapa e os visitantes têm a oportunidade de conhecer a aprender um pouco mais sobre a fruta que pode ser transformada em geleia, sorvete, merengue e até fondue. Há praça de alimentação que oferece opções para os mais diversos paladares.

Serviço32º Festa de Flores e Morangos de AtibaiaParque Nacional Edmundo ZanoniAvenida Horácio Neto, 1030 - AtibaiaIngressos a R$ 22Informações pelo www.festadasfloresdeatibaia.com.br.

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

Page 28: FreeSP l No. 45

28

{ cultura } siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo

Escola de mulheres

Até 14 de outubro no Teatro Bibi Ferreira, Carlos Machado e grande elenco apresentam a peça “Escola de Mulheres”, comédia que conta ações e situações através dos personagens criados por Moliére. O espetáculo conta a história de Arnolfo, um homem que por acreditar que casamento e adultério vivem juntos, teme ser um dos chifrudos do seu círculo de amizades. Pensando nisso, resolve criar sua futura esposa dentro de um convento, mas acaba traído por seu melhor amigo. O Teatro Bibi Ferreira fica na avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 931 – Bela Vista. Informações pelo 3105-3129. Ingressos a partir de R$ 50.

O humorista e apresentador do programa CQC, Oscar Filho, apresenta seu stand-up comedy Putz Grill até 8 de setembro no Teatro Gazeta. Ganhador do 10º Prêmio Jovem Brasileiro como melhor show de stand-up comedy em 2011, é uma ótima oportunidade de conferir as performances do ator e humorista que está na bancada do CQC. Sábados, às 23h59. O Teatro Gazeta fica na avenida Paulista, 900. Tel. 3253-4102. Ingressos a partir de R$ 50.

Evanescence

ExposiçãoPutz Grill

Se você é fã de Evanescence, deixe marcado na agenda que no dia 7 de outubro a banda irá se apresentar no Espaço das Américas. O lembrete do show com tanta antecedência se faz necessário porque os ingressos para eventos com artistas estrangeiros costumam se esgotar rapidamente. O grupo americano faz show em São Paulo, com abertura da banda “The Used”, e vai apresentar o repertório de seu novo disco, lançado em 2011, e os sucessos “What you Want”, “My heart is broken” e “Lost in Paradise”. Informações pelo 4003-1527, o valor dos ingressos ainda não foi divulgado.

A Pinacoteca do Estado apresenta até 20 de outubro a exposição “Interior Profundo Mestre Júlio dos Santos” composta por fotopinturas, com 120 imagens, produzidas a partir de 1960, entre originais do acervo do artista e outras restauradas. Além das imagens, a exposição traz documentos e amostras de modelos de roupas usados no trabalho das fotopinturas. A Pinacoteca fica na praça da Luz, 2 – Bom Retiro – Informações pelo 3324-1000.

Sexta, Sábado e Véspera de feriado

Domingo à Quinta12h às 4h

12h às 6hAv. Braz Leme, 480

www.charlesdog.com.br Tel: (11) 3966-0747

22 anos de tradiçãoNOVIDADE

IRRESISTÍVEL!

ACOMPANHADA COM O TRIO PAULISTA A SUA BATATA

FICA AINDA MAIS GOSTOSA!

Page 29: FreeSP l No. 45

siga-nos em:freesaopaulo.com.br na telapor: Vito Zanella Suzanne Dias

[email protected]: Divulgação

Quando Sylvester Stallone dirigiu “Os Mercenários”, em 2010, talvez não imaginasse que o filme teria um faturamento mundial de US$ 275 milhões, fazendo com que surgisse essa continuação, com roteiro dele e de Richard Wenk (de “Meu Adorável Sonhador”), mas com direção de Simon West (de “Assassino a Preço Fixo”).

Neste segundo filme, Stallone e Wenk tiveram que desenvolver a trama em cima do assassinato de Tool, personagem de Mickey Rourke (de “Imortais”), que, dizem, pediu para não participar do filme. Uma “boa

desculpa” para reunir a “velha guarda” dos filmes de ação, como Dolph Lundgren, Arnold Schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris, e a turma mais recente: Jason Statham e Jet Li.

Na história, o mercenário Tool (Rourke) é brutalmente assassinado em uma emboscada armada por Church (Willis) e sua bilha Fiona decide fazer justiça com suas próprias mãos, mas acaba sendo capturada. Com isso, Barney Ross ( Stallone) e companhia tentarão salvá-la.

OS MERCENáRIOS 2

Com 17 milhões de espectadores na França, o filme assume o posto de segundo maior público do cinema local (a liderança permanece com “A Riviera não é aqui”) e com uma refilmagem americana já encaminhada. O longa é dirigido pela dupla Eric Toledano e Olivier Nakache (ambos de “Apenas Bons Amigos”).‘Intocáveis” é baseado na história real de Philippe (François Cluzet, de “Até a Eternidade”), um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy, de “Micmacs - Um Plano Complicado”), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Mas com o seu jeito desengonçado e cometendo várias gafes acaba conquistando Philippe, principalmente por vir de um mundo completamente diferente e não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos, a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

Às vésperas da colisão de um asteróide com a Terra, Dodge (Steve Carell, de “Pequena Miss Sunshine”) é abandonado pela esposa. Em meio ao pânico do fim do mundo e a tristeza da separação, ele decide ir atrás de sua paixão do colegial, para viver alguns dias de amor enquanto o fim se aproxima, sem saber que ela também deseja passar os últimos momentos da existência do planeta com ele. Nessa busca, Dodge conta com a companhia de sua vizinha (Keira Knightley, de “Simplesmente Amor”), que carrega nada além de seus discos favoritos na viagem em busca do grande amor de seu amigo.

PROCuRA-SE uM AMIGO PARA O FIM DO MuNDO

INTOCáVEIS

29

Page 30: FreeSP l No. 45

Mercúrio em boa relação com Saturno indica bom

entendimento com a pessoa amada. As dificuldades da relação a dois são amenizadas por meio da conversa e do entendimento.

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulohoróscopo

Um dia positivo para cuidar da casa e do conforto material,

assim como para usufruir, após cuidar, desse conforto e bem estar. Os estudos e comunicações estão estimulados.

A boa utilização, hoje, das condições materiais disponíveis

pode livrá-lo de algum problema. Você poderá saldar uma pendência ou mesmo investir mais em sua saúde.

As relações afetivas

se estabelecem dentro de uma certa formalidade, mas com um bom entendimento. O espírito criativo é estimulado pela organização e pelo método.

Um dia para o bom entendimento com os amigos e para dar lugar a eles em

sua vida. As afeições amplas e amistosas se desenvolvem melhor. Seu trabalho evolui mais rápido.

Um dia para

cuidar da situação material, organizando finanças e posses, inclusive aquelas ligadas à família. Você precisa afirmar uma nova maneira de ser e de pensar.

Mercúrio e Saturno em bom aspecto indicam ser dia

favorável para construir melhores condições no trabalho e em suas responsabilidades. Os projetos estão favorecidos.

ÁRIES

LEÃO

SAGITÁRIO

TOURO

VIRGEM

CAPRICÓRNIO

GÊMEOS

LIBRA

AQUÁRIO

CÂNCER

ESCORPIÃO

PEIXES

Mercúrio e Saturno indicam ser bom momento para

conversações bem articuladas a respeito de temas fundamentais para você. Os estudos elevados estão favorecidos.

Momento construtivo para se dedicar

à carreira profissional. Você encontra condições difíceis, mas é trabalhando com elas que poderá realizar boas conquistas.

É tempo de construir novos pensamentos e uma nova visão de mundo Um dia em que

algo significativo pode se decidir quanto ao futuro de relações que lhe são importantes.

Dia propício para organizar o ambiente de trabalho,

desfazendo-se em definitivo de alguma coisa ou situação. Procure ter uma atitude mais flexível nos negócios e relações.

Começa a se delinear o que precisa ser

eliminado ou reformado em sua vida. Facilidade para pensar, visualizar e organizar os passos a serem dados, inclusive no trabalho.

Por Gregório Queiroz

FORTES MAGIASP/ AMOR

e todos os fins. pg após resultado. ligação gratuita

0800 88 00 969/98605-0010 tim

1.100 salg., 600 doces, 400 descart., 20 kg de bolo decorado, 50 sac. Surpr. c/ pipoca, 100 bex., 700 g bala coco + pap., 24 l refri + tema cartonado /babado + nome no isopor e vela!

Facebook Pison Festas

Tel: (11) 5071-6127 / 7040-5226 - Vanda(ao lado do metro Praça da Àrvore)

ESPECIALIZADA EM CABELOS CRESPOS!

Page 31: FreeSP l No. 45

31313131

siga-nos em:facebook.com/FreeSaoPaulo classificadosANuNCÍE: 11 2823-0800

Page 32: FreeSP l No. 45