folha desportiva março 2016

4
n˚ 75 - MARÇO 2016 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM A Póvoa de Varzim e o Complexo de Desporto do Está- dio Municipal foram novamente eleitos pela Associa- ção de Futebol do Porto para a realização de vários encontros de futebol juvenil de nível internacional. Esta opção da associação distrital do Porto, em con- junto com a Federação Portuguesa de Futebol, revela o apoio sustentado que o Município da Póvoa de Var- zim tem garantido à modalidade, em particular à juventude, aproveitando também estes eventos des- portivos para trazer à cidade uma boa qualidade no âmbito do desporto, além de que o nome da Póvoa de Varzim, as suas infraestruturas nos seus diversos níveis, no qual de incluí o turismo seja referenciado em outras terras no estrangeiro. Aproveitando o período das férias da Páscoa, a asso- ciação portuense, que tem como um dos seus princi- pais objetivos, a promoção do futebol juvenil, decidiu nesta época do ano, concretizar vários torneios de FUTEBOL JOVEM DE ELITE ELEGE PÓVOA DE VARZIM COMO PALCO DE TORNEIO DE SELEÇÕES JOVENS elite e com seleções internacionais nos escalões de Sub-16, Sub-17 e Sub-19. Nos Sub-17, os relvados sintéticos do Complexo do Estádio Municipal, receberam no passado dia 23, as equipas distritais do Porto, Viseu, Braga e Viana, que além de bons jogos, proporcionaram um convívio com muita alegria, animação e futebol. Neste torneio, a seleção do Porto integrou o guarda- -redes do Varzim, Ismael da Costa Lekbab. Por sua vez, o 15º Torneio de Elite, que terminou na terça-feira, serviu para o apuramento do Campeo- nato da Europa Sub-19, com o relvado do Estádio Municipal da Póvoa de Varzim a ter sido o palco do jogo entre a Rússia e a Suécia. Esta prova contou também com as seleções de Portugal e da Eslovénia, e um dos encontros também foi realizado no Estádio do Varzim, no último sábado. Portugal joga no Municipal da Póvoa Igualmente nesta fase da temporada, a Associação de Futebol do Porto organiza uma terceira competi- ção, o 34º Torneio Internacional Sub-16, agendados para os dias 30 de março, 1 e 3 de abril, com desta- que para a seleção portuguesa que vai realizar um dos seus jogos, no relvado natural do Estádio Muni- cipal, no dia 1 (sexta-feira), às 17h, frente à Noruega. Nesta competição participam ainda as seleções da Hungria e da Suíça. A entrada para este jogo da nossa seleção é gratuita.

Upload: camara-municipal-da-povoa-de-varzim

Post on 27-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Desportiva março 2016

n˚ 75 - MARÇO 2016 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM

A Póvoa de Varzim e o Complexo de Desporto do Está-dio Municipal foram novamente eleitos pela Associa-ção de Futebol do Porto para a realização de vários encontros de futebol juvenil de nível internacional.

Esta opção da associação distrital do Porto, em con-junto com a Federação Portuguesa de Futebol, revela o apoio sustentado que o Município da Póvoa de Var-zim tem garantido à modalidade, em particular à juventude, aproveitando também estes eventos des-

portivos para trazer à cidade uma boa qualidade no âmbito do desporto, além de que o nome da Póvoa de Varzim, as suas infraestruturas nos seus diversos níveis, no qual de incluí o turismo seja referenciado em outras terras no estrangeiro.

Aproveitando o período das férias da Páscoa, a asso-ciação portuense, que tem como um dos seus princi-pais objetivos, a promoção do futebol juvenil, decidiu nesta época do ano, concretizar vários torneios de

FUTEBOL JOVEM DE ELITE ELEGE PÓVOA DE VARZIM COMO PALCO DE TORNEIO DE SELEÇÕES JOVENS

elite e com seleções internacionais nos escalões de Sub-16, Sub-17 e Sub-19.

Nos Sub-17, os relvados sintéticos do Complexo do Estádio Municipal, receberam no passado dia 23, as equipas distritais do Porto, Viseu, Braga e Viana, que além de bons jogos, proporcionaram um convívio com muita alegria, animação e futebol.

Neste torneio, a seleção do Porto integrou o guarda--redes do Varzim, Ismael da Costa Lekbab.

Por sua vez, o 15º Torneio de Elite, que terminou na terça-feira, serviu para o apuramento do Campeo-nato da Europa Sub-19, com o relvado do Estádio Municipal da Póvoa de Varzim a ter sido o palco do jogo entre a Rússia e a Suécia. Esta prova contou também com as seleções de Portugal e da Eslovénia, e um dos encontros também foi realizado no Estádio do Varzim, no último sábado.

Portugal joga no Municipal da Póvoa

Igualmente nesta fase da temporada, a Associação de Futebol do Porto organiza uma terceira competi-ção, o 34º Torneio Internacional Sub-16, agendados para os dias 30 de março, 1 e 3 de abril, com desta-que para a seleção portuguesa que vai realizar um dos seus jogos, no relvado natural do Estádio Muni-cipal, no dia 1 (sexta-feira), às 17h, frente à Noruega. Nesta competição participam ainda as seleções da Hungria e da Suíça. A entrada para este jogo da nossa seleção é gratuita.

Page 2: Folha Desportiva março 2016

P2

ALUNOS DAS ESCOLAS POVEIRASDÃO COR E ALEGRIA AOS JOGOSDESPORTIVOS MUNICIPAIS

Mais de 2 mil alunos das escolas do concelho da Póvoa de Varzim aliaram o desporto ao estudo como forma de crescimento na sua educação dos alunos povei-ros, ao integrarem nos dias 16 e 17 deste mês, a 19ª edição dos Jogos Desportivos Municipais.

Durante os dois dias, estiveram em atividade 8 moda-lidades, Futebol, Andebol, Basquetebol, Voleibol, Bad-mínton, Ténis de Mesa, Atletismo e Boccia, gerando uma ampla a alargada confraternização entre os jovens poveiros.

Estes Jogos Desportivos Municipais conheceram a sua primeira edição em 1996, no pavilhão do Clube Des-portivo da Póvoa, e devido ao seu crescimento, quer em número de participantes como de modalidades, a iniciativa passou a ocupar além os espaços desporti-vos escolares, o Pavilhão Municipal e as infraestru-turas desportivas municipais do Parque da Cidade.

Para a organização, Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o encontro desportivo “serve como uma oportunidade de fazer esta compe-tição entre escolas e por isso aderem em massa e é sempre uma dinâmica boa vê-los aqui a conviver”.

No quadro ao lado, os vencedores dos Jogos Despor-tivos deste ano.CÂMARA MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM

XIX JOGOS DESPORTIVOS MUNICIPAIS 2016CLASSIFICAÇÕES

MODALIDADE

ATLETISMO (50 M)

ATLETISMO (COMPRIMENTO)

ATLETISMO (PESO)

BADMINTON

TÉNIS DE MESA

ANDEBOL

BASQUETEBOL

FUTEBOL

VOLEIBOL

BOCCIA

FEM.

FEM.

FEM.

FEM.

MASC.

FEM.

FEM.

FEM.

FEM.

MASC.

MASC.

MASC.

MASC.

MISTO

MASC.

MASC.

MASC.

MASC.

FEM.

JOANA GONÇALVES

MARTA MARQUES

FRANCISCA LEITE

VANESSA SOARES

FILIPA MONTEIRO

RENATA OLIVEIRA

JOANA SANTOS

ANITA CAETANO

EB RATES

COLÉGIO DE AMORIM

EB DR. FLÁVIO GONÇALVES

ES EÇA DE QUEIRÓS

EB RATES

ES EÇA DE QUEIRÓS

OPHÉLIE NOUALI

MARIANA NOVO

CARLA TORRES

CATARINA CHEN

EB RATES

ES EÇA DE QUEIRÓS

ELISA GILMAN

CATARINA OLIVEIRA

CRISTINA CARVALHO

FERNANDA CORREIA

EBFG

EBFG

COLA

EBAM

EBFG

COLA

EBRA

EBRA

ESRP

EBRA

COLA

ESEQ

ESEQ

ESEQ

ESEQ

TOMÁS BATISTA

NUNO AZEVEDO

MARTIM ALMEIDA

GIANNI CHEN

EB RATES

BERNARDO MARTINS

GONÇALO AZEVEDO

EDGAR MOREIRA

ANTÓNIO CHEN

EB DR. FLÁVIO GONÇALVES

EB DR. FLÁVIO GONÇALVES

COLÉGIO DE AMORIM

EB DR. FLÁVIO GONÇALVES

EB DR. FLÁVIO GONÇALVES

ES ROCHA PEIXOTO

BRUNO SOUSA

PEDRO SILVA

RÚBEN OLIVEIRA

VASCO RODAS

ES EÇA DE QUEIRÓS

ES EÇA DE QUEIRÓS

HUGO SANTOS

SANDRO GONÇALVES

MIGUEL RATO

NUNO CADILHE

COLA

EBRA

EBAM

COLA

EBFG

COLA

EBAM

COLA

ESRP

EBAM

ESRP

ESEQ

COLA

ESRP

COLA

COLA

SEXO CLASS.ESCALÃO

A B C D

ANA SILVA BÁRBARA RIBEIRO ANA MIRANDAMAPADI EBBE GRETP

FERNANDO SOUSA RAFAEL DENTES PEDRO MIRANDA CARLOS SANTOSGRETP EBFG GRETP ESEQ

DESPORTO NA PRAIA DA PÓVOA EM MAIS UMA “PRIMAVERA DESPORTIVA”Cerca de 100 jovens atletas participaram na edição deste ano da Primavera Desportiva, realizada no pas-sado dia 24, no areal junto à Esplanada do Carvalhido, e que este ano contou com provas nas modalidades de Futvolei 3x3, Futebol de Praia 5x5 e Voleibol.

A equipa “Malagueta sem picante” alcançou o 1º lugar na modalidade de Futvolei 3x3 escalão A, enquanto “Fugem Fugem” e “Banana Power” ficaram em 2º e 3º lugar, respetivamente. Já no Futebol de Praia 5x5 escalão A, os vencedores foram “Os Easy”, enquanto “Borussia Doutromundo” e “Frasco sem Café” fica-ram em 2º e 3º lugar.

Na disciplina de Voleibol 3x3 escalão A, sagraram--se vencedores os “Comer sem Sabor”, partilhando o pódio com “Sem Nome” e “As 3 Mosqueteiras”, no escalão A. No escalão B, “Só p’ra T’shirt” ficou em 1º lugar, “Só viemos pelas medalhas” em 2º e “Lalalupsi-tugas” em 3º lugar.

A jornada ficou assinalada pelo convívio e animação, continuando as estruturas desportivas no mesmo local e disponíveis para quem entender praticar des-porto ao ar livre até à abertura da época balnear.

TORNEIO DE TÉNIS DEMESA ATRAI CENTENAS DE ATLETAS À PÓVOA

O Pavilhão Municipal da Póvoa recebeu 44 clubes e mais de duas centenas de atletas a competição da 18ª edição do Torneio Internacional de Ténis de Mesa, rea-lizado nos dias 12 e 13 deste mês.

Os vencedores da prova, considerada uma das melho-res ao nível da Península Ibérica, foram: Diogo Car-valho, do Benfica, Seniores Masculinos, Shao Jieni, do Ala Gondomar, Seniores Femininos; Miguel Pinto, do J. Salgueiro, Juniores Masculinos e Alexandra Pisco, do CTM Mirandela, Juniores Femininos.

Coletivamente o CTM Mirandela foi o vencedor, seguido do A. Madalena e do Ala Gondomar.

A modalidade e esta importante prova do calendário nacional voltou a trazer à cidade poveira vários dos prin-cipais atletas nacionais e entusiasmou os atletas locais que participam no Plano de Desenvolvimento de Ténis de Mesa, que este ano celebra 25 anos de existência.

Page 3: Folha Desportiva março 2016

P3

TRAIL DA VARZIM LAZER COM MUITAS SURPRESAS PARA OS PARTICIPANTES

Termina esta quarta-feira a primeira fase de ins-crições para a 3ª edição do Trail da Varzim Lazer, a realizar no dia 30 de abril, sábado, prova de corrida/caminhada pelos trilhos naturais do concelho que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Este ano, os percursos serão de 14 e 24 quilómetros, com partida do centro de S. Pedro de Rates, e que vão contar mui-tas surpresas e melhorias, informou a organização da prova, liderada por João Moreira. A organização conta já com mais de 200 inscritos, quando ainda falta um mês para a realização da prova.

O evento desportivo tem como finalidade transpor-

tar as pessoas para o contacto com a natureza, reti-rando o meio ambiente da cidade aos participantes de forma a evitarem o stress e a poluição.

A prova é dirigida a qualquer pessoa, não sendo obrigatório fazer a prova sempre a correr, no entanto como é realizada em montanha (zona de Rates e Laúndos) aconselha-se a que os atletas levam um recipiente com água, telemóvel para o caso de se perderem, e terem alguns cuidados com hidratação e segurança, num meio que não é peri-goso. O Trail da Varzim Lazer conta com o apoio dos Bombeiros da Póvoa, GOBS e veículos todo o

Para assinalar os 42 anos do 25 de Abril, a autarquia poveira a exemplo dos anos anteriores promove ati-vidades desportivas, entre as quais um passeio de Cicloturismo e uma prova de Ténis de Mesa.

Para a manhã do feriado, os participantes do Passeio de Cicloturismo vão percorrer diversas avenidas e ruas da cidade, com início e final na Praça do Almada, numa confraternização que além de ser uma manifestação desportiva, alia o de bem estar individual e coletivo.

Quanto ao tradicional torneio de Ténis de Mesa, terá lugar no Pavilhão Municipal e prevê uma afluência de mais de 300 atletas.

25 DE ABRIL COM DESPORTO

terreno na estrada a acompanhar, além da aten-ção de 100 voluntários.

Outra alteração face às edições anteriores é que este ano o Trail vai realizar-se num sábado à tarde, e a organização explica o motivo da alteração. “Muitas pessoas ao domingo de manhã não estão disponíveis e mesmo para quem vem de fora. A nível da organi-zação dos voluntários torna-se mais fácil. Eles têm de ser colocados nos postos muito antes de a prova começar e queremos que também para eles sejam agradável”.

As inscrições continuam abertas e pormenores podem ser vistos na página do Facebook do 3º Trail da Var-zim Lazer.

DUATLO DO VARZIM NO PARQUE DA CIDADEA secção de Triatlo do Varzim Sport Club, em con-junto com a Federação de Triatlo Portugal e a Câmara Municipal da Póvoa, organizam no dia 10 de abril, domingo, o 1º Duatlo Lobos do Mar, prova de promoção do regional Norte.

A competição nas disciplinas de Atletismo e BTT pode ser feita individualmente ou em estafeta de 2 elementos, sendo composta por 5 quilómetros de corrida na zona envolvente ao Estádio Municipal e Parque da Cidade, seguido de 20 quilómetros de BTT num trajeto rápido e espetacular sem desnível, e novamente mais 2,5 quilómetros de corrida, com a meta instalada na pista de atletismo do estádio.

Com este duatlo, a organização tem como obje-tivo dar a conhecer aos participantes toda a zona envolvente do Parque da Cidade, com o propósito que esta prova seja incluída no circuito regional de 2017 e divulgar a secção de Triatlo do Varzim, para captar novos patrocinadores e melhorar as condições aos praticantes.

A anteceder a prova de duatlo haverá uma aula de zumba e no final haverá um lanche convívio.

Page 4: Folha Desportiva março 2016

P4

AGOSTO 2015 A MAIO 2016FUTEBOL FEDERADO“Campeonato da Divisão de Honra”Prova nacional para atletas Seniores com participação do ADC BalasarOrganização: C.M.P.V. – Pelouro Desporto / AFP / ADC BalasarDestinatários: Atletas federados Seniores / ADC BalasarLocal: Estádio Municipal

SETEMBRO 2015 A MAIO 2016FUTEBOL FEDERADO“Campeonato Distrital de Escolinhas”Prova distrital de Escolinhas com participação do Varzim Sport ClubeOrganização: C.M.P.V. – Pelouro Desporto / AFP/ Varzim Sport ClubeDestinatários: Atletas das Escolinhas / Varzim Sport Clube / 2 EquipasLocal: Campos Sintéticos do Complexo Municipal

NOVEMBRO 2015 A MAIO 2016TÉNIS DE MESA - “Inter Associações Ténis Mesa”Campeonato formal com a participação das 12 coletividades integrantes do Plano Concelhio, visando um quadro competitivo regular.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Atletas das coletividades / 10 escalões (5 Mas. e 5 Fem.) - 59 equipasLocal: Sedes e Salões de Juntas de Freguesia

OUTUBRO 2015 A JUNHO 2016PROJETO DE ATIVIDADES ENRIQUECIMENTO CURRICULAR“Atividade Física e Desportiva” - Atividade que consiste na realização de aulas de Educação Física em 28 escolas e que visa proporcionar a prática de atividades físicas.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto Destinatários: Alunos do 1º CEB do Concelho / 250 turmas - 3600 alunosLocal: Escolas, Sedes, Coletividades e Juntas de Freguesia

AGOSTO 2015 A MAIO 2016FUTEBOL FEDERADO“Campeonato Nacional Juniores A”Prova nacional para atletas Juniores com participação do Varzim Sport ClubeOrganização: C.M.P.V. – Pelouro Desporto / FPF / Varzim Sport ClubeDestinatários: Atletas federados Juniores / Varzim Sport Clube Local: Estádio Municipal

AGOSTO 2015 A MAIO 2016FUTEBOL FEDERADO“Campeonato Nacional Seniores”Prova nacional para atletas Seniores com participação do Varzim Sport ClubeOrganização: C.M.P.V. – Pelouro Desporto / FPF / Varzim Sport ClubeDestinatários: Atletas federados / Varzim Sport Clube Local: Estádio Municipal

SETEMBRO 2015 A JUNHO 2016FUTEBOL“XXXIII Campeonato de Futebol Inter-Freguesias”Atividade constituída por 5 escalões, que tem por finalidade a promoção do Futebol.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto / Associação de Futebol Popular da Póvoa de VarzimDestinatários: 15 Coletividades / ± 77 equipas – 4.000 participantesLocal: 12 Freguesias do Concelho

OUTUBRO 2015 A 10 JUNHO 2016TÉNIS DE MESA“XXV Plano Desenvolvimento Ténis Mesa”Atividade constituída por 9 provas de participação individual e coletiva cujo objetivo consiste na promoção desportiva do ténis de mesa.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Coletividades do concelhoLocal: Sedes e Salões Juntas de Freguesia

FEVEREIRO A JUNHO DE 2016BTT - “VI Plano Promoção do BTT”Atividade constituída por 6 provas de participação individual e coletiva cujo objetivo consiste na promoção desportiva do BTT.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Coletividades do concelhoLocal: Estradas do concelho

10 ABRIL 2016ATLETISMO“9ª Jornada – Terroso – Pista - XXXVI Plano Promoção Atletismo”Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto / U. F. Aver--o-Mar, Amorim e TerrosoDestinatários: Associações inscritas no PPALocal: Pista do Campo de Jogos do CCD Terroso

10 ABRIL 2016TÉNIS DE MESA“Encontro Concelhio”Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Associações inscritas no PDTMLocal: Pavilhão Desportivo Municipal

16 ABRIL 2016NATAÇÃO“4º Encontro de Natação de Desporto Escolar”Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto / ANNPDestinatários: Alunos das escolas com Desporto Escolar de NataçãoLocal: Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim

24 ABRIL 2016ATLETISMO“10ª Jornada – Navais – Pista - XXXVI Plano Promoção Atletismo”Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto / U. F. Agu-çadoura e NavaisDestinatários: Associações inscritas no PPALocal: Pista do Campo de Jogos do CDC Navais

25 ABRIL 2016BTT“4ª Jornada – Navais - VI Plano Promoção BTT”Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Associações inscritas no PPBTTLocal: Estradas do concelho

CICLOTURISMOOrganização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto Destinatários: População em Geral / ± 2000 cicloturistasLocal: Artérias da Cidade

TÉNIS DE MESAOrganização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto Destinatários: Participantes no PDTM / 11 Instituições - 400 participantesLocal: Pavilhão Desportivo Municipal

25 ABRIL 2016“COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL”Comemoração de uma data histórica através da promo-ção de atividades desportivas diversificadas e de partici-pação diferenciada

NOVEMBRO 2015 A 10 JUNHO 2016ATLETISMO“XXXVI Plano Promoção Atletismo”Atividade constituída por 12 provas, (4 de corta mato, 4 de estrada e 4 de pista) uma por freguesia, que tem por finalidade a promoção do atletismo.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto / Juntas de FreguesiaDestinatários: Coletividades do concelhoLocal: 12 Freguesias do Concelho

OUTUBRO 2015 A JULHO 2016PROJETO “VIDA ATIVA COM DESPORTO”“Hidro e Ginástica Sénior”Composto por um conjunto de atividades sócio desportivas e direcionado para todos aqueles profissionalmente inati-vos, visa manter o equilíbrio psico-motor dos aderentes.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: População com mais de 65 anos / 8 instituições - 48 classes - 700 “Jovens”Local: Complexo Municipal de Piscinas