folha desportiva janeiro 2015

4
Iniciativa trará à cidade centenas de atletas, e além de ajudar a promover a modalidade e as Piscinas Municipais, vai ainda permitir dinamizar a economia da cidade durante a duração do evento. Nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro a cidade volta a ser capital nacional da natação, com a realização do VI meeting da Póvoa de Varzim, que trará às Piscinas Municipais centenas de atletas de todo o país, para uma prova, co-organizada com a Câmara Municipal poveira, a Associação de Natação do Norte de Por- tugal (ANNP) e o Clube Naval Povoense (CNP), que já se tornou uma referência em Portugal. Aires Pereira, presidente da autarquia, conside- rou este um indispensável evento na cidade, quer pela sua vertente desportiva quer pela componente financeira. “Conseguimos voltar a trazer a Natação até à Póvoa de Varzim, e hoje temos um clube [CNP] com muitos atletas, vocacionado sobretudo para a formação, o que me orgulha muito, porque sempre lutei para a promoção deste desporto”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal, completando: “Com este evento, damos sequência ao projeto de na dita época baixa termos sempre duas ou três iniciati- vas por mês, que possam movimentar a hotelaria a restauração”. O edil lembrou que “eventos como o Meeting de Nata- ção, ou congressos ou outras iniciativas desporti- vas, trazem muita gente à cidade e são uma forma de equilibrar a diferença entre o verão e inverno, com centenas de pessoas na cidade a dinamizarem a economia local”. O presidente da Câmara Municipal vincou, ainda, que eventos com este cariz “contribuem para divul- gar o Desporto no concelho, sendo exemplos de boas práticas de saúde, e que podem servir de exemplo e incentivo para os mais jovens”. Aires Pereira deixou ainda umas palavras de incentivo ao papel feito pelo Clube Naval Povoense na promoção da modalidade: “Sempre me questionei porque não tínhamos um clube na cidade a promover a natação, estou muito satisfeito por me ter empenhado nisso e na forma como clube tem a abraçado o projeto”. O VI Meeting de Natação acontece nas Piscinas Muni- cipais a partir das 9h e, à tarde, a partir das 16h. Nas sessões da manhã, séries eliminatórias, cons- tituídas a partir de cabeças de série, de acordo com os tempos de inscrição e as duas séries lentas (400 Estilos e 800/1500 Livres). Nas sessões da tarde, finais A/B e série rápida (400 Estilos e 800/1500 Livres). As finais A serão formadas pelos nadado- res classificados do 1º ao 8º lugar das eliminatórias (serão suplentes os 9º e 10º classificados); as finais B apenas se irão realizar quando o número de ins- critos for igual ou superior a 16 nadadores e serão formadas pelos nadadores classificados do 9º ao 16º lugar das eliminatórias. n˚ 61 - JANEIRO 2015 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM PÓVOA VOLTA A SER CAPITAL NACIONAL DA NATAÇÃO AO ACOLHER VI MEETING

Upload: camara-municipal-da-povoa-de-varzim

Post on 07-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Desportiva janeiro 2015

Iniciativa trará à cidade centenas de atletas, e além de ajudar a promover a modalidade e as Piscinas Municipais, vai ainda permitir dinamizar a economia da cidade durante a duração do evento.

Nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro a cidade volta a ser capital nacional da natação, com a realização do VI meeting da Póvoa de Varzim, que trará às Piscinas Municipais centenas de atletas de todo o país, para uma prova, co-organizada com a Câmara Municipal poveira, a Associação de Natação do Norte de Por-tugal (ANNP) e o Clube Naval Povoense (CNP), que já se tornou uma referência em Portugal.

Aires Pereira, presidente da autarquia, conside-rou este um indispensável evento na cidade, quer pela sua vertente desportiva quer pela componente financeira.

“Conseguimos voltar a trazer a Natação até à Póvoa de Varzim, e hoje temos um clube [CNP] com muitos

atletas, vocacionado sobretudo para a formação, o que me orgulha muito, porque sempre lutei para a promoção deste desporto”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal, completando: “Com este evento, damos sequência ao projeto de na dita época baixa termos sempre duas ou três iniciati-vas por mês, que possam movimentar a hotelaria a restauração”.

O edil lembrou que “eventos como o Meeting de Nata-ção, ou congressos ou outras iniciativas desporti-vas, trazem muita gente à cidade e são uma forma de equilibrar a diferença entre o verão e inverno, com centenas de pessoas na cidade a dinamizarem a economia local”.

O presidente da Câmara Municipal vincou, ainda, que eventos com este cariz “contribuem para divul-gar o Desporto no concelho, sendo exemplos de boas práticas de saúde, e que podem servir de exemplo e incentivo para os mais jovens”.

Aires Pereira deixou ainda umas palavras de incentivo ao papel feito pelo Clube Naval Povoense na promoção da modalidade: “Sempre me questionei porque não tínhamos um clube na cidade a promover a natação, estou muito satisfeito por me ter empenhado nisso e na forma como clube tem a abraçado o projeto”.

O VI Meeting de Natação acontece nas Piscinas Muni-cipais a partir das 9h e, à tarde, a partir das 16h. Nas sessões da manhã, séries eliminatórias, cons-tituídas a partir de cabeças de série, de acordo com os tempos de inscrição e as duas séries lentas (400 Estilos e 800/1500 Livres). Nas sessões da tarde, finais A/B e série rápida (400 Estilos e 800/1500 Livres). As finais A serão formadas pelos nadado-res classificados do 1º ao 8º lugar das eliminatórias (serão suplentes os 9º e 10º classificados); as finais B apenas se irão realizar quando o número de ins-critos for igual ou superior a 16 nadadores e serão formadas pelos nadadores classificados do 9º ao 16º lugar das eliminatórias.

n˚ 61 - JANEIRO 2015 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM

Póvoa volta a ser caPital nacional da natação ao acolher vi Meeting

Page 2: Folha Desportiva janeiro 2015

P2

No dia 10 de janeiro o Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim acolheu o 2º Ranking Nacional de Setas, prova organizada pelo Grupo Recreativo de Regufe com a colaboração do Município poveiro e da Associação de Setas do Porto.

A modalidade desportiva, que regressou à Póvoa de Varzim 12 anos depois, trouxe à cidade cerca de 400 atletas, entre os quais jogadores nacionais e alguns es-trangeiros, que disputaram vários prémios monetário.

Além de um torneio de máquinas, decorreu uma competição de alvos tradicionais que serviu para a conquista de pontos para a atribuição do campeão na-cional, e torneios Masculino, Feminino e Pares Cegos. Os vencedores foram Pedro Marques, atual campeão nacional no escalão masculino; Sandra Faria no setor feminino e Miguel Neves e Artur Antunes, jogadores do Regufe, na categoria de “pares cegos”.

O Grupo Recreativo do Regufe levou ainda à competi-ção a atleta Sandra Gomes.

Atualmente com mais de cem atletas, o clube projeta para dentro de dois anos a constituição de uma equipa

sénior de competição que irá sair da sua formação. Para José Pereira, presidente do Póvoa Andebol, “12 anos significa crescimento e um percurso que, apesar de recente, começa a ter alguma dimensão” e lembra que o clube compete em 5 escalões, com a conquista de vários títulos coletivos e individuais.

Para o presidente, o concelho está a assistir ao “ressurgimento do andebol”. “Há muitas pessoas que anteriormente estiveram ligadas ao andebol do Clube Desportivo e que agora estão a voltar, portanto penso que é uma nova vaga”.

Durante a tarde do passado dia 17, uma das ativi-dades consistiu na realização de um jogo de antigos praticantes da modalidade, que juntou cerca de 40 ex-atletas, número que surpreendeu a organização. “Apareceram mais do que aqueles que estávamos a contar, o que nos faz satisfez, e que toda a gente gostou da experiência, a repetir ao longo do ano”, confessou o presidente do clube.

Presente no aniversário, Luís Diamantino, vice-pre-sidente da Câmara da Póvoa de Varzim, revelou que a autarquia irá apoiar mais este clube. “Com o apoio dos pais, treinadores e patrocinadores, penso que o andebol na Póvoa está assegurado”, e considera que é tempo da Câmara e do clube reunirem para colaborar. “Nós fazemos parte da solução”, e desafiou os respon-sáveis pelo clube a “apresentarem uma proposta para o desenvolvimento sustentável do andebol na Póvoa de Varzim, deixando uma certeza: “A Câmara com certeza vai apoiar com muito mais do que está a apoiar agora”.

As equipas da Associação de Futebol do Porto e de Braga conquistaram os torneios de Natal do Municí-pio da Póvoa de Varzim, escalão Sub 13, e Dr. Macedo Vieira, escalão Sub 14, respetivamente.

Os jogos realizaram-se, durante a quadra festiva, no Estádio Municipal da Póvoa, relvado natural e sinté-ticos, que voltou a revelar as qualidades das suas in-fraestruturas para a realização de eventos desportivos.

Nas duas provas além das equipas vencedoras, par-ticiparam ainda dezenas de jovens em representação das Associações de Aveiro e Viana do Castelo.

clubes Poveiros coM atletas nas seleçÕes

CERCA DE 400 AtLEtAS pARtiCipAM no 2º ranking nacional de setas

Porto e braga venceM tORNEiOS quAdRANGuLARES DE NAtAL

Póvoa andebol clube coMeMora 12 anos E AFiRMA-SE NO pANORAMA dA FORMAçãO

Vitalie Certan, Ina Certan e Filipa Costa, três dos me-lhores karatecas portugueses e atletas do Centro de Karaté Aguçadourense, competiram no passado fim de semana no Karate I Premier League, em Paris.

A competição reunião perto de 900 atletas, de 67 países e dos cinco continentes, numa das mais presti-giantes provas da modalidade.

Por sua vez, quatro atletas da equipa sénior de Polo Aquático do Clube Naval povoense, Rui Ramos, Miguel Mariani, Ricardo Ferreira e tiago Mogadouro (G.Re-des), integraram a Seleção Nacional, no estágio que se realizou em Madrid, entre 19 e 22 de janeiro.

A seleção prepara-se para a qualificação para o cam-peonato da Europa, e terá que defrontar, no Grupo A, as seleções da Geórgia, Suíça e Eslováquia.

Page 3: Folha Desportiva janeiro 2015

P3

outubro 2014 a 10 Junho 2015

tÉnis de Mesa“XXiv Plano desenvolvimento ténis Mesa”

Atividade constituída por 9 provas de participação individual e coletiva cujo objetivo consiste na promoção desportiva do ténis de mesa.organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desportodestinatários: Coletividades do concelholocal: Sedes e Salões Juntas de Freguesia

seteMbro 2014 a Junho 2015

Futebol“XXXii campeonato de Futebol inter-Freguesias”

Atividade constituída por 5 escalões, que tem por finali-dade a promoção do Futebol.organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto/Associa-ção de Futebol Popular da Póvoa de Varzimdestinatários: 17 coletividades/± 80 equipas – 4.000 participanteslocal: 12 Freguesias do Concelho

outubro 2014 a Junho 2015

ProJeto atividades enriQueciMento curricular“atividade Física e desportiva”

Atividade que consiste na realização de aulas de Edu-cação Física em 28 escolas e que visa proporcionar a prática de atividades físicas.organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desportodestinatários: Alunos do 1º CEB do Concelho/250 turmas - 3600 alunoslocal: Escolas, Sedes, Coletividades e Juntas de Freguesia

Fevereiro a Junho de 2015

btt“v Plano Promoção do btt”

Atividade constituída por 6 provas de participação individual e coletiva cujo objetivo consiste na promoção desportiva do Btt.organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto destinatários: Coletividades do concelholocal: Estradas do concelho

noveMbro 2014 a 10 Junho 2015

atletisMo“XXXv Plano Promoção atletismo”

Atividade constituída por 12 provas, (4 de corta mato, 4 de estrada e 4 de pista) uma por freguesia, que tem por finalidade a promoção do atletismo.organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto/Juntas de Freguesiadestinatários: Coletividades do concelho local: 12 Freguesias do Concelho

Janeiro a Maio 2015

Futebol Federado“campeonato distrital de escolinhas”

Prova distrital de Escolinhas com participação do Varzim Sport Clubeorganização: C.M.P.V. – Pelouro Desporto/AFP/Varzim Sport Clubedestinatários: Atletas das Escolinhas/Varzim Sport Clube/2 Equipas local: Campos Sintéticos do Complexo Municipal

outubro 2014 a Julho 2015

ProJeto “vida ativa coM desPorto”“hidro e ginástica sénior”

Composto por um conjunto de atividades sócio desportivas e direcionado para todos aqueles profissionalmente inati-vos, visa manter o equilíbrio psico-motor dos aderentes.organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desportodestinatários: População com mais de 65 anos/8 insti-tuições - 48 classes - 700 “Jovens”local: Complexo Municipal de Piscinas

6, 7 e 8 Fevereiro 2015

basQuetebol“Final abP – sub 16 Masculinos e Femininos”

organização: C.M.p.V. – pelouro do desporto/AB portodestinatários: 4 Equipas Masculinas e 4 Equipas Femininaslocal: Pavilhão Desportivo Municipal

14 e 15 Fevereiro 2015

natação“vi Meeting internacional da Póvoa de varzim”

organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto/ANNPdestinatários: Nadadores federados e convidados/± 400 participanteslocal: Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim

Page 4: Folha Desportiva janeiro 2015

P4

A colocação de relvados sintéticos nos campos de fute-bol das várias freguesias da Póvoa de Varzim continua em marcha, e até ao próximo mês de junho quatro devem ficar concluídos. As intervenções em terroso e Beiriz estão a decorrer, e em breve iniciam-se em Argivai e na Estela.

Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, lembrou que o avanço das obras fa-seadamente é indispensável para que “o campeonato Inter-Freguesias possa se desenrolar sem grandes constrangimentos”, mas também vincou que o desenro-lar das intervenções está dependente da chegada dos fundos comunitários a que a autarquia se candidatou para o efeito.

“Não podemos começar tudo ao mesmo tempo caso contrário o campeonato parava. As intervenções têm um calendário e esperamos que até junho possam estar concluídas”, disse Aires Pereira acrescentando: “As inter-venções já estão aprovadas pelo Instituto de Desporto e pelo Secretário de Estado, e estamos à espera que saiam

as decisões do cabimento orçamental, na sequência das candidaturas a fundos comunitários que fizemos”.

Aires Pereira, responsável também pelo Pelouro de desporto do Município, afirmou que depois de concluí-das as intervenções em todos os campos “nada mais será igual nos espaços desportivos do concelho, no-meadamente para a prática de futebol e do campeonato Inter-Freguesias”.

Sobre esta enorme movimentação desportiva, o Presi-dente da Câmara sublinhou a vertente desportiva, mas também o vínculo social do programa. “É um movimento desportivo único, que tem dado à cidade, ao concelho e até ao Varzim um enorme leque de recrutamento de atletas. Naturalmente, que melhorando as condições téc-nicas para o futebol, e esperamos que apareçam novos valores. O campeonato Inter-Freguesias é um viveiro de atletas, e é algo que devemos continuar a apostar, até como forma de integração de todo o concelho uma vez que engloba associações da cidade e das freguesias”, partilhou Aires Pereira

caMPos das Freguesias de terroso e beiriz iniciaM obras Para adaPtação de relvados sintÉticos