folha desportiva maio 2014

4
Após o sucesso de anos anteriores, a iniciativa deste ano de ‘Um dia no Parque’ será prolongado para cinco dias, no sentido de promover e forta- lecer a amizade e a solidariedade na comunidade poveira. Será um fim de semana prolongado (6 a 10 de junho), com muito convívio e lazer, onde o desporto con- celhio será enaltecido ao longo de todo o dia 10 de junho, através da entrega de troféus aos atletas, dirigentes e clubes que se distinguiram ao longo da época desportiva nas modalidades do Futebol Popular, Planos de Atletismo, Ténis de Mesa e BTT. A acompanhar esta movimentação desportiva, que envolve milhares de pessoas, as associações vão participar ao longo dos cinco dias de festa, numa mostra coletiva, que também terá a presença das instituições de solidariedade e de serviços, numa grande montra do associativismo poveiro. Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, refere que este “é um momento especial de encontro, união e partilha entre os poveiros, onde o município promove o sentido muito especial de ser poveiro”. O autarca explica que o Parque da Cidade “é um local fundamental onde além de se praticar desporto e de bem estar, é um espaço de convívio familiar e que cada vez mais é utilizado pelos poveiros” adiantando que para os cinco dias “foi delineado um programa que junte as pessoas num espírito de amizade e solidariedade”. JOSÉ CID ANIMA NOITE DE VÉSPERA DE FERIADO Para os cinco dias está garantido um programa artístico, que além das provas desportivas, con- templa jogos tradicionais, atividades de aventura, animação infanto-juvenil, com insufláveis, jogos e ateliês, e um variado leque de artistas convidados que tornarão fundamental a sua presença. A exemplo de anos anteriores, vários artistas povei- ros vão atuar nos palcos do parque, entre os quais Manuel Moura, Rui Nova, Sílvia Raquel, André Pereira, Marlene Maio, Domingos Moça, Noé Gavina, Banda LEM, Banda Flic Flac e Banda Ponto Final, além das várias academias e associações locais de dança. Como cabeça de cartaz, este ano a animação noturna será preenchido com o espetáculo musical de José Cid, no dia 9, a partir das 22h. Para as noites de sábado e domingo, as expetativas estão viradas para o Ar de Rock, cujo sucesso tem sido provado no Bar de S. Félix, em Laúndos. n˚ 53 - MAIO 2014 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM COMUNIDADE POVEIRA CONVIVE NO PARQUE DURANTE CINCO DIAS UNS DIAS NO PARQUE HORÁRIO 6 de junho: 18h30 – 02h00 7 e 8 de junho: 10h00 – 00h00 9 de junho: 10h00 – 02h00 10 de junho: 10h00 – 19h00 DESTAQUES: 9 DE JUNHO – 22H00 Concerto José Cid e sua banda 8 DE JUNHO – 15H00 Festival de Folclore Concelhio Mostra Associativa, de Solidariedade e de Serviços Espaço de exposição das Associações, instituições de Solidariedade Social e de Serviços. Neste local, situado no parque de estacionamento, estarão dois palcos, com a animação prevista de associações, artistas e bandas pop/rock do concelho.

Upload: camara-municipal-da-povoa-de-varzim

Post on 10-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Folha desportiva maio 2014

TRANSCRIPT

Após o sucesso de anos anteriores, a iniciativa deste ano de ‘Um dia no Parque’ será prolongado para cinco dias, no sentido de promover e forta-lecer a amizade e a solidariedade na comunidade poveira.Será um fim de semana prolongado (6 a 10 de junho), com muito convívio e lazer, onde o desporto con-celhio será enaltecido ao longo de todo o dia 10 de junho, através da entrega de troféus aos atletas, dirigentes e clubes que se distinguiram ao longo da época desportiva nas modalidades do Futebol Popular, Planos de Atletismo, Ténis de Mesa e BTT.

A acompanhar esta movimentação desportiva, que envolve milhares de pessoas, as associações vão participar ao longo dos cinco dias de festa, numa mostra coletiva, que também terá a presença das instituições de solidariedade e de serviços, numa grande montra do associativismo poveiro.

Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, refere que este “é um momento especial de encontro, união e partilha entre os poveiros, onde o município promove o sentido muito especial de ser poveiro”. O autarca explica que o Parque da Cidade “é um local fundamental onde além de se praticar desporto e de bem estar, é um espaço de convívio familiar e que cada vez mais é utilizado pelos poveiros” adiantando que para os cinco dias

“foi delineado um programa que junte as pessoas num espírito de amizade e solidariedade”.

JOSÉ CID ANIMA NOITE DE VÉSPERA DE FERIADOPara os cinco dias está garantido um programa artístico, que além das provas desportivas, con-templa jogos tradicionais, atividades de aventura, animação infanto-juvenil, com insufláveis, jogos e ateliês, e um variado leque de artistas convidados que tornarão fundamental a sua presença.

A exemplo de anos anteriores, vários artistas povei-ros vão atuar nos palcos do parque, entre os quais Manuel Moura, Rui Nova, Sílvia Raquel, André Pereira, Marlene Maio, Domingos Moça, Noé Gavina, Banda LEM, Banda Flic Flac e Banda Ponto Final, além das várias academias e associações locais de dança.

Como cabeça de cartaz, este ano a animação noturna será preenchido com o espetáculo musical de José Cid, no dia 9, a partir das 22h. Para as noites de sábado e domingo, as expetativas estão viradas para o Ar de Rock, cujo sucesso tem sido provado no Bar de S. Félix, em Laúndos.

n˚ 53 - MAIO 2014 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM

COMUNIDADE POVEIRA CONVIVE NO PARQUE DURANTE CINCO DIAS

UNS DIAS NO PARQUE

HORÁRIO

6 de junho: 18h30 – 02h007 e 8 de junho: 10h00 – 00h009 de junho: 10h00 – 02h0010 de junho: 10h00 – 19h00

DESTAQUES:

9 DE JUNHO – 22H00Concerto José Cid e sua banda

8 DE JUNHO – 15H00Festival de Folclore Concelhio

Mostra Associativa, de Solidariedade e de ServiçosEspaço de exposição das Associações, instituições de Solidariedade Social e de Serviços. Neste local, situado no parque de estacionamento, estarão dois palcos, com a animação prevista de associações, artistas e bandas pop/rock do concelho.

P2

Sofia Gomes é a coordenadora do projeto de Desporto Escolar da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, contan-do ainda com o apoio de Jorge Castro Lopes. Ambos trabalham de acordo com o programa definido para o período 2013/2017 e que se enquadra no Projeto Educativo e Plano de Atividades do Agrupamento.Para os dois docentes, o Desporto Escolar sob sua responsabilidade passa por “promover a educação para a saúde, proporcionar aos alunos atividades de complemento curricular, estabelecer parcerias com instituições e, com o empenho de toda a comunidade educativa, promover um bom clima de relações huma-nas e uma cultura de exigência”.

De acordo com Sofia Gomes, o plano tem como “prin-cipais objetivos promover e incentivar uma prática desportiva regular e profissionalmente orientada e dar a conhecer as implicações e benefícios de uma participação regular nas atividades físicas e despor-tivas escolares, bem como fazer compreender a sua contribuição para um estilo de vida ativa e saudável”, adiantando que o mesmo “visa proporcionar aos alunos atividades desportivas de caráter recreativo/lúdico, de formação e/ou orientação desportiva, como forma a aquisição de competências técnicas e táticas, na via de uma evolução desportiva e da formação in-tegral dos alunos”.

Quanto ao que tem sido concretizado durante o pre-sente ano letivo, a Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves “tem em funcionamento dois grupos de Natação, abar-cando todos os escalões e os dois sexos”, revela Sofia Gomes, sublinhando que “estes grupos com cerca de trinta alunos são orientados pelo professor Jorge Castro Lopes, com treinos semanais na piscina do Clube Desportivo da Póvoa, aos quais se juntam os dois grupos de Voleibol feminino, um no escalão de infantis B com cerca de trinta alunos e outro no de iniciados, onde participam cerca de vinte alunos”, orientados pela própria coordenadora com os treinos “a realizarem-se no pavilhão gimnodesportivo da escola”.

Além dos grupos com quadro competitivo escolar formal, Sofia Gomes evidencia que na escola “é ainda promovida a atividade interna com inúmeras iniciati-vas, tais como a organização de torneios inter-turmas, escolha e treino das seleções de alunos para repre-sentarem a escola, prática semanal em diferentes modalidades, ou ainda a participação nas provas de corta-mato”.

Êxitos do Voleibol e Natação Para os professores responsáveis pelo programa de Des-porto Escolar neste estabelecimento de ensino, as “maiores dificuldades prendem-se com a falta de espaços disponíveis e, neste momento, com a necessidade urgente de obras nos balneários do pavilhão gimnodesportivo da escola”. No entanto, a coordenadora salienta que, “ainda assim, os dois grupos de Voleibol sagraram-se campeões distritais da Coordenação Local de Desporto Escolar do Porto, com a equipa de Voleibol, do escalão de iniciados, a representar o Porto na fase final do Campeonato Regional Norte, que irá realizar-se nos dias 6 e 7 de junho, em São João da Madeira”.

Na modalidade da Natação, “dois alunos da Flávio Gonçalves também estiveram em destaque no respetivo campeonato regional, que decorreu no dia 3 de maio, em Guimarães, onde Sabrina Margarido se classificou em 1º lugar na prova de 100 m bruços e 2º lugar na de 50 m bruços e João Santos foi 1º classificado nas provas de 100m e 200m bruços e 2º classificado nos 200m estilos.

Sobre a estreita colaboração da escola com a sociedade e a edilidade, Sofia Gomes aponta para “as inúmeras situações de colaboração que decorreram entre a escola, autarquia e coletividades do concelho, sendo que esta interajuda é fundamental no desenvolvimento e formação dos jovens da Póvoa de Varzim”.

DESPORTO ESCOLAR DA FLÁVIO GONÇALVES APONTA “CULTURA DE EXIGÊNCIA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS”

Equipa infantil feminina de Voleibol

Jorge Castro Lopes e Sofia Gomes

Equipa de Natação

P3

OUTUBRO 2013 A 10 JUNHO 2014

TÉNIS DE MESA“XXIII Plano Desenvolvimento Ténis Mesa”

Atividade constituída por 9 provas de participação indi-vidual e colectiva cujo objectivo consiste no promoção desportiva do ténis de mesa.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Coletividades do concelhoLocal: Sedes e Salões Juntas de Freguesia

31 MAIO E 1 JUNHO 2014

NATAÇÃO “Torneio ANNP - Turbo - Infantis”

Organização: A.N.N.P./C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Atletas Federados

SETEMBRO 2013 A JUNHO 2014

FUTEBOL“XXXI Campeonato de Futebol Inter-Freguesias”

Atividade constituída por 5 escalões, que tem por finalidade a promoção do Futebol.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoAssociação de Futebol Popular da Póvoa de VarzimDestinatários: 17 coletividades± 80 equipas – 4.000 participantes Local: 12 Freguesias do Concelho

OUTUBRO 2013 A JUNHO 2014

PROJETO ATIVIDADESENRIQUECIMENTO CURRICULAR“Atividade Física e Desportiva”

Atividade que consiste na realização de aulas de Educa-ção Física em 28 escolas e que visa proporcionar a prática de atividades físicas.

Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Alunos do 1º CEB do Concelho / 250 turmas - 3600 alunosLocal: Escolas, Sedes, Coletividades e Juntas de Freguesia

ATÉ 10 DE JUNHO

BTT “IV Plano Promoção BTT”

Atividade constituída por 5 provas, que tem por finali-dade a promoção do btt.

Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto / CDC Navais / Juntas FreguesiaDestinatários: Coletividades do concelhoLocal: Freguesias do Concelho

17 A 22 JUNHO 2014

BOCCIA - “Torneio Internacional de Masters”

Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto / PCANDDestinatários: Atletas Internacionais com Paralisia CerebralLocal: Pavilhão Desportivo Municipal

OUTUBRO 2013 A JULHO 2014

PROJETO “VIDA ATIVA COM DESPORTO” “Hidro e Ginástica Sénior”

Composto por um conjunto de atividades sócio-des-portivas e direcionado para todos aqueles profissio-nalmente inativos, visa manter o equilíbrio psico-motor dos aderentes.

Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: População com + de 60 anos 8 instituições - 48 classes - 700 “Jovens”Local: Complexo Municipal de Piscinas

6 A 10 JUNHO 2014

“UM DIA NO PARQUE”

Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto Destinatários: População em geralLocal: Parque da cidade

NOVEMBRO 2013 A 10 JUNHO 2014

ATLETISMO“XXXIV Plano Promoção Atletismo

Atividade constituída por 12 provas, (4 de corta mato, 4 de estrada e 4 de pista) uma por freguesia, que tem por finalidade a promoção do atletismo.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto / Juntas de FreguesiaDestinatários: Coletividades do concelho Local: 12 Freguesias do Concelho

Jorge Castro Lopes e Sofia Gomes

P4

Terminaram com sucesso os Campeonatos Interna-cionais SU-DS de Atletismo, Judo e Ténis de Mesa para atletas com Síndrome de Down, que decorreram na Póvoa de Varzim, de 21 a 26 de Maio.Na competição de Judo, Portugal arrecadou um total de três medalhas: uma de prata e duas de bronze. No Ténis de Mesa, primeira competição internacional para jogadores com Síndrome de Down, a seleção na-cional obteve uma medalha de prata e quatro de bronze.A seleção das Quinas de Atletismo sagrou-se Tri-Campeã Europeia de Síndrome de Down, a seleção italiana ficou em segundo, cabendo o terceiro lugar à equipa turca.No Atletismo é de registar ainda que foram estabelecidos 19 novos Recordes do Mundo e 16 novos Recordes da Europa - 5 Portugueses.

O sucesso não andou longe também dos atletas poveiros, pelo contrário. Estes conquistaram vitórias de relevo, em representação de Portugal ou do MAPADI. Assim, nos Campeonatos Internacionais de Atletismo, em Mosaico Masc, Ricardo Pires conquistou um honroso 2º lugar (3,27).

Já no Campeonato Nacional de Atletismo, nos 5000m Marcha Femininos, é de realçar o 1º lugar de Ana Cata-

rina Ramos (MAPADI) com 36.07,97.No Challenge Internacional de Ténis de Mesa, também houve vitórias dos atletas poveiros:- Individual Fem: 2º lugar para Conceição Ribeiro;- Individual Masc: Ricardo Pires subiu ao 3º lugar.

As entidades organizadoras - FPDD (Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência), ANDDI (Asso-ciação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual) e IAADS, Federação Internacional de Atletismo para Pes-soas com Síndrome de Down – concordam que o balanço deste evento é muito positivo referindo-se especialmente à “importância destes campeonatos para os atletas com Síndrome de Down de todos os Países participantes”.

Mário Lopes, Presidente da FPDD, exaltou a excelente organização, que recebeu elogios por parte das altas instâncias presentes, principalmente por parte dos atletas e das delegações. De acordo com o dirigente da Federação, foi fundamental “o trabalho e a vontade de receber estes eventos”, mostrando-se, por isso, grato à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que cedeu os espaços desportivos e deu todo o apoio aos organizado-res e participantes.

Nas competições participaram cerca de três cente-nas de atletas e dirigentes de 12 delegações vindas do Brasil, Finlândia, França, Gâmbia, Grã-Bretanha, Itália, República Dominicana, Macau-China, México, Turquemenistão, Turquia e Portugal, com as provas a serem repartidas pelo Estádio Municipal (Atletismo) e Pavilhão Municipal (Judo e Ténis de Mesa), num even-to que contou também com o MAPADI como parceiro na organização.Aliás, o Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuí-do Intelectual (MAPADI) contribuiu com três atletas para a seleção nacional, revelando a vitalidade desportiva desta instituição de solidariedade social poveira.

Presente na abertura da competição, Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, reafirmou o total apoio do município a este género de iniciativas e agradeceu às entidades organizadoras “a distinção que nos dão de poder ceder as nossas insta-lações a tão digno evento”.

O edil sublinhou que “este pavilhão tem sido palco de vários eventos abertos a cidadãos do mundo, com mobi-lidade reduzida, o que tem contribuído para transformar a Póvoa de Varzim numa cidade mais inclusiva”.A sessão de abertura do evento desportivo contou ainda com Fausto Pereira, Presidente da ANDDI, Marco Bor-zacchini, Presidente da IAADS, Federação Internacional de Atletismo para Pessoas com Síndrome de Down, e Manuel Barros, Diretor Regional Norte do IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude).

Os jogos tiveram como patrono Rui Costa, ciclista Campeão do Mundo, e como madrinha Aurora Cunha, ex-atleta olímpica, que esteve presente ao lado do atleta paralímpico, Lenine Cunha, bem como da Embaixadora da Finlândia, Outi Holopainen, e da Representante da Embaixada da Turquia, Ayla Yazan.

A praia da Póvoa de Varzim foi, no fim de semana de 10 e 11 de maio, a capital mundial do Ténis de Praia, com o torneio organizado pelo núcleo Beach Tennis Explosion da Póvoa de Varzim. O evento trouxe à cidade alguns dos melhores atletas do mundo, nomeadamente o número 1 do ranking mundial Alessandro Calbucci, que se mostrou muito satisfeito com a presença em terras poveiras.

O italiano confessou: “Senti que tinha de vir para fazer crescer esta modalidade no vosso país. O ténis de praia deixou de ser apenas uma moda e está a afirmar-se em todo mundo”, acrescentando que, “em Itália, temos uma cultura de Beach Ténis com mais de 20 anos e isso ajuda-nos a melhorar. É importante tentar transmitir à organização dos torneios essa cultura”.

Na prova realizada nos areais da cidade, participaram atletas vindos de Itália, Brasil, Rússia, Holanda, e Portu-gal, que disputaram um prize money de 5 mil euros. Bru-no Miranda, dirigente do núcleo Beach Tennis Explosion, mostrou-se satisfeito com o que foi possível concretizar.“Já organizamos torneios, mas sentimos a pressão dos

jogadores para darmos o salto. Com a ajuda da Câmara Municipal e de outros apoiantes conseguimos dar esse salto. Este é o maior evento da modalidade alguma vez realizado em Portugal”, disse o responsável, destacando a vertente competitiva: “Tivemos aqui alguns atletas do top-10 mundial a dar formação da modalidade. Foi importante para os jogadores portugueses evoluírem e, sobretudo, para cativar mais jovens”.

Quanto à divulgação da modalidade, Bruno Miranda tem como objectivo, com a disponibilidade da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, “entrar nas escolas”. De acordo com o dirigente, “a autarquia está a tentar encontrar um espaço coberto para treinarmos todo ano. É isso que acontece nos outros países que dão cartas na modalidade”.

Assinalando-se a 1 de junho, domingo, o Dia Mundial da Criança, o Município da Póvoa de Varzim decidiu ante-cipar a comemoração da data para 30 de maio, sexta-feira, para que todas as crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo possam participar, durante todo o dia, em diversas atividades que estão programadas para o Complexo

Desportivo Municipal da Póvoa (estádio e sintéticos).Ao longo da manhã e tarde da próxima sexta-feira vão pas-sar pelos equipamentos desportivos municipais cerca de 5.500 crianças, que irão participar em atividades de músi-ca, dança, saltar da corda, jogos desportivos, entre outras.

O Dia da Criança é já um ponto de encontro tradicional e tem por objectivo promover momentos inesquecíveis de convívio e confraternização entre crianças e educadores.

POVEIROS COM RESULTADOS DE TOPO NOS CAMPEONATOS PARA ATLETAS COM SÍNDROME DE DOWN

PÓVOA RECEBE ELITE MUNDIAL DE TÉNIS DE PRAIA

MAIS DE 5 MIL ALUNOS PARTICIPAM NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA