folha desportiva abril 2014

4
A Federação Portuguesa de Voleibol escolheu nova- mente a Póvoa de Varzim para a realização de vários jogos da Seleção Nacional na Liga Mundial, evento de alto nível competitivo, que reúne algumas das melhores seleções mundiais e granjeia visibilidade e prestígio para o país e para cidade poveira. Neste sentido, o Pavilhão Municipal será palco em maio, junho e julho, dos encontros que vão colocar em confronto a equipa portuguesa e as seleções da República Checa (31 de maio e 1 de junho) e da Coreia do Sul (5 e 6 de julho). Para Nuno Nunes, Manager da seleção, são várias as razões que justificam a presença da equipa nacional na Póvoa de Varzim, a começar por ser “uma justa recompensa de todo o apoio que a Autarquia tem dado no desenvolvimento do Volei- bol, não esquecendo a forma vibrante e calorosa com que o público sempre recebe as manifesta- ções desportivas e, mais concretamente, a Selec- ção Nacional de Voleibol”. O próprio dirigente federativo acrescenta ainda que a relação com o Município da Póvoa de Var- zim “tem sido proveitosa, tanto para a Federação Portuguesa de Voleibol, como para a Autarquia e para a própria modalidade”, sublinhando “o reco- nhecimento à Câmara Municipal da Póvoa de Var- zim pelo apoio prestado na organização destas importantes etapas da Liga Mundial”. n˚ 52 - ABRIL 2014 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM SELEÇÃO NACIONAL DE VOLEIBOL JOGA LIGA MUNDIAL NO PAVILHÃO MUNICIPAL Perto de 300 pessoas, entre atletas, dirigentes, árbitros e equipa técnica (organização e volun- tários), vão estar envolvidas nos Campeonatos Internacionais de Síndrome de Down, que irão decorrer na Póvoa de Varzim, de 21 a 26 de maio. Com a participação já garantida de elementos que virão do Brasil, Finlândia, França, Gâmbia, Grã-Bretanha, Itália, Macau-China, México, Tur- quemenistão, Turquia e Portugal, a competição integra o 3º Campeonato da Europa de Atletismo e os Challenges de Judo e Ténis de Mesa. As pro- vas serão repartidas pelo Estádio Municipal (Atle- tismo) e Pavilhão Municipal (Judo e Ténis de Mesa). Para José Pereira, Diretor Executivo da competi- ção, a escolha da Póvoa de Varzim justifica-se, uma vez que reúne as “condições ideais à realização de um evento multidesportivo” e, por outro lado pelo facto de termos podido reunir, em simultâ- neo, o “apoio organizacional da Câmara Municipal e a parceria local do nosso associado MAPADI”. PROVA INTERNACIONAL DE SÍNDROME DE DOWN TRAZ CENTENAS DE PESSOAS À PÓVOA DE VARZIM

Upload: camara-municipal-da-povoa-de-varzim

Post on 24-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Folha desportiva abril 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Folha desportiva abril 2014

A Federação Portuguesa de Voleibol escolheu nova-mente a Póvoa de Varzim para a realização de vários jogos da Seleção Nacional na Liga Mundial, evento de alto nível competitivo, que reúne algumas das melhores seleções mundiais e granjeia visibilidade e prestígio para o país e para cidade poveira.

Neste sentido, o Pavilhão Municipal será palco em maio, junho e julho, dos encontros que vão colocar em confronto a equipa portuguesa e as seleções da República Checa (31 de maio e 1 de junho) e da Coreia do Sul (5 e 6 de julho).

Para Nuno Nunes, Manager da seleção, são várias as razões que justificam a presença da equipa nacional na Póvoa de Varzim, a começar por ser “uma justa recompensa de todo o apoio que a Autarquia tem dado no desenvolvimento do Volei-bol, não esquecendo a forma vibrante e calorosa com que o público sempre recebe as manifesta-ções desportivas e, mais concretamente, a Selec-ção Nacional de Voleibol”.

O próprio dirigente federativo acrescenta ainda que a relação com o Município da Póvoa de Var-zim “tem sido proveitosa, tanto para a Federação Portuguesa de Voleibol, como para a Autarquia e para a própria modalidade”, sublinhando “o reco-nhecimento à Câmara Municipal da Póvoa de Var-zim pelo apoio prestado na organização destas importantes etapas da Liga Mundial”.

n˚ 52 - ABRIL 2014 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM

SELEÇÃO NACIONAL DE VOLEIBOL JOGA LIGA MUNDIAL NO PAVILHÃO MUNICIPAL

Perto de 300 pessoas, entre atletas, dirigentes, árbitros e equipa técnica (organização e volun-tários), vão estar envolvidas nos Campeonatos Internacionais de Síndrome de Down, que irão decorrer na Póvoa de Varzim, de 21 a 26 de maio.

Com a participação já garantida de elementos que virão do Brasil, Finlândia, França, Gâmbia, Grã-Bretanha, Itália, Macau-China, México, Tur-quemenistão, Turquia e Portugal, a competição integra o 3º Campeonato da Europa de Atletismo e os Challenges de Judo e Ténis de Mesa. As pro-vas serão repartidas pelo Estádio Municipal (Atle-tismo) e Pavilhão Municipal (Judo e Ténis de Mesa).

Para José Pereira, Diretor Executivo da competi-ção, a escolha da Póvoa de Varzim justifica-se, uma vez que reúne as “condições ideais à realização de um evento multidesportivo” e, por outro lado pelo facto de termos podido reunir, em simultâ-neo, o “apoio organizacional da Câmara Municipal e a parceria local do nosso associado MAPADI”.

PROVA INTERNACIONAL DE SÍNDROME DE DOWN TRAZ CENTENAS DE PESSOAS À PÓVOA DE VARZIM

Page 2: Folha desportiva abril 2014

P2

O Projeto do Desporto Escolar da Escola EB 2,3 de Bei-riz permite que os cerca de 70 alunos nas modalidades de Badminton, Tiro com Arco e Futsal, desfrutem no presente ano letivo de uma atividade desportiva com uma maior regularidade.

A professora Ana Paula Sousa, que está a lecionar pela primeira vez na escola sediada na freguesia da Póvoa de Varzim, assumiu a coordenação do Desporto Esco-lar da Escola de Beiriz, destacando que este programa “está definido para 4 anos, 2013-2017, envolvendo alunos em 3 grupos/equipa, e na atividade interna, orientados por 6 professores”.

Quanto aos três grupos/equipas existentes, o Badmin-ton é orientando pela própria coordenadora, Ana Paula Sousa, ficando o Tiro com Arco sob responsabilidade de Alda Magalhães, enquanto o Futsal está entregue à professora Carla Maio.

Sobre o Projeto de Desporto Escolar na EB 2,3 de Beiriz, Ana Paula Sousa, sublinha que o mesmo visa “promover a igualdade de oportunidades de acesso à prática desportiva, à aquisição de hábitos de vida saudável e à formação integral dos jovens, assim como o combate ao insucesso e abandono escolar”.A docente partilha, ainda, que na atividade interna, a escola realiza torneios inter-turmas de Ténis de Mesa, Futsal e Voleibol, além de participar nas provas de Corta-Mato a nível concelhio e distrital, nos jogos Desportivos Municipais e no Projeto Escola da Minha Vida, atividades promovidas pela autarquia poveira, “correspondendo às solicitações de participação, in-centivando e permitindo o desenvolvimento desportivo de todos os alunos”.

Apesar de localizado numa das freguesias do conce-lho da Póvoa de Varzim, a Escola EB 2,3 de Beiriz está integrado num conjunto de parcerias que “a escola mantém com determinadas entidades, nomeadamen-te, Cruz Vermelha Portuguesa (delegação da Póvoa de Varzim), Grande Colégio da Póvoa de Varzim e Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que apoiam este projeto desportivo escolar, quer em termos de

instalações, transportes, e de materiais, além de ele-mentos humanos.

Infraestruturas e resultados desportivosOs alunos praticantes e inscritos nos grupos/equi-pas do Desporto Escolar da Escola de Beiriz, assim como toda a comunidade escolar, usufruem das ins-talações do Pavilhão Gimnodesportivo, pertencentes à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e que está contíguo ao espaço escolar da escola.

Ao longo do ano letivo, as instalações são utilizadas em todos dias úteis pelos alunos e durante o período de aulas, passando a partir das 18h30 e durante o fim de semana, a gestão do pavilhão gimnodesportivo para a responsa-bilidade da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, onde

se concretizam diversas atividades desportivas.Ana Paula Sousa destaca que os 20 alunos inscritos no Badminton, 26 no Tiro com Arco e os 22 em Futsal, “têm conseguido bons resultados obtidos na 1ª fase”.“No badminton foram alcançados o 1º, 3º e 5º, e outros lugares, tendo sido a equipa apurada para a fase final, a realizar-se no dia 3 de Maio. No Tiro com Arco, na 1ª prova disputada entre várias escolas, obteve-se o 2º, 3º,6º 10º lugares, enquanto no Futsal, a equipa de Iniciados ficou classificada em primeiro lugar da sua série, tendo sido apurada para a fase 2, que terá início no próximo dia 3 de Maio”.

Para concluir, Ana Paula Sousa e os professores que integram o Projecto Escolar da Escola EB 2,3 de Bei-riz, salientam, que “todos os alunos que pertencem e fazem parte deste projeto, revelam uma participação exemplar, com empenho e interesse pelo trabalho que têm vindo a desenvolver”.

ESCOLA DE BEIRIZ PROMOVE IGUALDADE DE OPORTUNIDADES NA PRÁTICA DESPORTIVA

Ana Paula Sousa, Alda Magalhães e Carla Maio

Pavilhão gimnodesportivo

Page 3: Folha desportiva abril 2014

P3

OUTUBRO 2013 A 10 JUNHO 2014

TÉNIS DE MESA“XXIII Plano Desenvolvimento Ténis Mesa”

Atividade constituída por 9 provas de participação indi-vidual e colectiva cujo objectivo consiste no promoção desportiva do ténis de mesa.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Coletividades do concelhoLocal: Sedes e Salões Juntas de Freguesia

31 MAIO E 1 JUNHO 2014

NATAÇÃO “Torneio ANNP - Turbo - Infantis”

Organização: A.N.N.P./C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Atletas Federados

AGOSTO 2013 A MAIO 2014

FUTEBOL FEDERADO“Campeonato Nacional Juniores A”

Prova nacional para atletas Juniores com participação do Varzim Sport ClubeOrganização: C.M.P.V. – Pelouro DesportoFPF/ Varzim Sport ClubeDestinatários: Atletas federados JunioresVarzim Sport ClubeLocal: Estádio Municipal

OUTUBRO 2013 A JUNHO 2014

PROJETO ATIVIDADESENRIQUECIMENTO CURRICULAR“Atividade Física e Desportiva”

Atividade que consiste na realização de aulas de Educa-ção Física em 28 escolas e que visa proporcionar a prática de atividades físicas.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Alunos do 1º CEB do Concelho / 250 turmas - 3600 alunosLocal: Escolas, Sedes, Coletividades e Juntas de Freguesia

OUTUBRO 2013 A JULHO 2014

PROJECTO “VIDA ATIVA COM DESPORTO” “Hidro e Ginástica Sénior”

Composto por um conjunto de actividades sócio-des-portivas e direccionado para todos aqueles profissio-nalmente inactivos, visa manter o equilíbrio psico-mo-tor dos aderentes.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: População com + de 60 anos 8 instituições - 48 classes - 700 “Jovens”Local: Complexo Municipal de Piscinas

A DEFINIR OPORTUNAMENTE

BTT “IV Plano Promoção BTT”

Actividade constituída por 5 provas, que tem por finali-dade a promoção do btt.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto / CDC Navais / Juntas FreguesiaDestinatários: Coletividades do concelhoLocal: Freguesias do Concelho

22 A 24 MAIO 2014

ANDDI“Campeonato Internacional para Pessoas com Síndrome de Down”

Organização: ANDDI / C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Atletas Internacionais com Sindrome de DownLocal: Pavilhão Desportivo Municipal / Estádio Municipal

6 A 10 JUNHO 2014

“UM DIA NO PARQUE”

Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto Destinatários: População em geralLocal: Parque da cidadeNOVEMBRO 2013 A 10 JUNHO 2014

ATLETISMO“XXXIV Plano Promoção Atletismo

Actividade constituída por 12 provas, (4 de corta mato, 4 de estrada e 4 de pista) uma por freguesia, que tem por finalidade a promoção do atletismo.Organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto / Juntas de FreguesiaDestinatários: Coletividades do concelho Local: 12 Freguesias do Concelho

Page 4: Folha desportiva abril 2014

P4

O poveiro Mário Costa classificou-se em segundo lu-gar na 18ª Clássica da Primavera – Troféu Rui Costa. O irmão do ciclista homenageado terminou o percurso de 145,7 quilómetros atrás do espanhol Diego Rubio, da Efapel-Glassdrive, tendo gasto mais dois minutos e quatro segundos que o vencedor.

As freguesias poveiras de Aver-o-Mar, Navais, Estela, Laundos, Rates, Terroso e Amorim foram percorridas pelos ciclistas das 13 equipas presentes, entre as quais, quatro espanholas.

No entanto, foram as sete subidas ao Monte de S. Félix a fazerem a seleção dos primeiros classificados. Aliás o vencedor admitiu que “o Monte de São Félix é uma subida seletiva, ideal para isolar alguém”.

Mário Costa viria a subir ao palco para representar o seu irmão, o Campeão do Mundo Rui Costa, que, por motivos profissionais, não pôde estar presente na ho-menagem de que foi alvo pela organização (CDC Navais) com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

O Sporting CP venceu o título masculino e o FC do Porto o título feminino, dos Campeonatos Nacionais de Clubes em natação, realizados nas Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim, nos passados dias 18 e 19 deste mês.

Durante os dois dias, várias centenas de atletas, treina-dores, dirigentes e familiares lotaram as piscinas, trans-mitindo um outro colorido à cidade em tempo de Páscoa.

Quanto aos resultados, o técnico do Sporting, Carlos Cruchinho, considerou que o título masculino da 1ª

Divisão, disputado na Póvoa de Varzim, “foi o mais difícil de conquistar”. Cruchinho admitiu: “Sabíamos que ia ser muito difícil revalidar o título, mas acabamos por conseguir. Dos três últimos campeonatos, este foi o mais difícil de conquistar”.

Para o treinador do FC Porto, José Silva, o título femi-nino “foi, de alguma forma, esperado”, tendo realçado ainda a prestação da equipa masculina, segunda classificada. No setor feminino, o FC Porto sagrou-se hexacampeão nacional da 1ª Divisão.

PRIMAVERA DESPORTIVA REÚNE MAIS DE 100 PARTICIPAÇÕES

40 ANOS DO 25 DE ABRIL ASSINALADOS COM DESPORTO

PORTUGAL CONQUISTA TORNEIO INTERNACIONAL SUB-19 NA PÓVOA

PISCINAS MUNICIPAIS ENCHEM NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE NATAÇÃO

CLÁSSICA DA PRIMAVERA PASSOU PELAS ESTRADAS DO CONCELHO

Nos passados dias 18 e 19 deste mês, a Primavera Desportiva reuniu cerca de 120 atletas, na Praia do Car-valhido, onde realizaram um total de 56 jogos, divididos pelas modalidades de voleibol, futevólei e ténis de praia.

Além da competição, o evento proporcionou a criação de novas amizades e momentos de convívio, com muitos jogos a atraírem à praia espetáculo e diversão.

Os jogos entre 14 equipas (Escalão A) e 20 equipas (Es-calão B) definiram os vencedores do torneio: Filipinas (em Voleibol 3X3 Esc.A); 23 Digital (Voleibol 3X3 Esc. B), Preto e Pena (Futevólei 3X3 Esc. B) e Francisco Silva/Nuno Casanova (Ténis de Praia 2X2 Esc. B).

Além das atividades culturais, o Município da Póvoa de Varzim festejou os 40 anos da Revolução dos Cravos com atividades desportivas, entre as quais um Passeio Cicloturista, que juntou centenas de pessoas, que per-correram diversas artérias da cidade.

Igualmente, as associações locais e os seus atletas parti-ciparam no torneio concelhio de Ténis de Mesa, numa pro-va inserida no Plano de Desenvolvimento da modalidade.

O dia ficou ainda preenchido com um jogo de futebol entre as equipas da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Comunicação Social local. O jogo teve lugar no Estádio Municipal e foi favorável à Câmara por 3-0.

A Seleção de Portugal venceu o quadrangular Sub-19, promovido pela Associação de Futebol do Porto, em que a derradeira jornada da competição teve como palco o estádio Municipal da Póvoa de Varzim.

Os portugueses saíram vitoriosos da prova, ao der-rotarem a Rússia (4-0), a Geórgia (4-1) e a República Checa (3-0) e a seleção nacional recebeu ainda o troféu destinado à equipa fair-play. O internacional luso, Gelson Martins, foi considerado o melhor jogador do Torneio.

A jornada futebolística serviu para a equipa lusa pre-parar a sua participação na fase de qualificação para o Campeonato da Europa, que decorrerá entre os dias 28 de maio e 2 de junho.