folha do litoral sul ed. maio/2012

14
PROGRAMA CRECHE ESCOLA MONGAGUÁ DE OLHO NO EMPREGO! PÁGINA 05 DIA 5 DE MAIO TEM VACINAÇÃO CONTRA GRIPE PRAIA GRANDE CADA VEZ MAIS A FRENTE NA EDUCAÇÃO ITANHAÉM Assistência Farmacêutica é organizada pela Secretaria de Saúde PÁGINA 02 www.folhadolitoralsul.com.br [email protected] 1ª Quinzena de Maio de 2012 Distribuição Gratuita GUARUJÁ Obras prosseguem na Avenida 4, no Morrinhos PÁGINA 03 PERUIBE Jogos e festividades indígenas marcaram Dia do Índio na cidade PÁGINA 02 PÁGINA 14 Prefeitura de São Vicente é proibida de realizar eventos em avenidas da cidade PÁGINA 03

Upload: folha-do-litoral-sul

Post on 30-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O Jornal Folha do Litoral Sul há tempos acompanha a rotina da Baixada Santista e, em suas paginas, publica fatos que acontecem na região, com o intuito de que as informações possam alcançar diversas classes sociais

TRANSCRIPT

Page 1: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

pROGRAMA cREcHE EScOLA MONGAGUÁDE OLHO NO EMpREGO!

PÁGINA 05

DiA 5 DE MAiO tEM

vAciNAçãO cONtRA GRipE

pRAiA GRANDE

cADA vEZ MAiS A

FRENtE NA EDUcAçãO

itANHAÉMAssistência Farmacêutica

é organizada pela Secretaria de Saúde

PÁGINA 02

www.folhadolitoralsul.com.br [email protected] 1ª Quinzena de Maio de 2012 Distribuição Gratuita

GUARUJÁObras prosseguem

na Avenida 4,no Morrinhos

PÁGINA 03

pERUiBEJogos e festividades

indígenas marcaram Dia do Índio na cidade

PÁGINA 02

PÁGINA 14

prefeitura de São

vicente é proibida

de realizar eventos em avenidas da

cidade

PÁGINA 03

Page 2: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

21ª Quinzena de Maio de 2012 FOLHA DO LITORAL SUL

peruíbe

itanhaém

JOGOS E FEStiviDADES iNDÍGENAS MARcARAM DiA DO ÍNDiO NA ciDADE

Assistência Farmacêuticaé organizada pela Secretaria de Saúde

Durante reunião reali-zada no último dia 17 com membros do Conselho Re-gional de Farmácia (CRF), a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu uma nova forma de organização dos serviços da assistência farmacêutica na rede Espe-cializada e Atenção Básica da Cidade.

Ficou estabelecido que cada unidade da rede Es-pecializada que faz entre-ga de medicamentos aos pacientes, como Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), en-tre outros; possuirá um far-macêutico responsável pelo serviço.

O CRF sugeriu que fu-turamente todas as Unida-des de Saúde da Família (USFs) também possuam um profissional responsável pela farmácia de cada uma. Atualmente, a dispensa dos medicamentos nas farmá-cias das unidades é feita por auxiliares e almoxarifes, sob orientação dos farma-cêuticos da rede especiali-

zada. MANIPulAção

PúblIcA A secretária de Saú-

de, Josiane Maria Caetano Arrivabene, aproveitou o encontro para propor a im-plantação de uma farmácia de manipulação pública no Município.

De acordo com Josia-ne, essa implantação tra-ria diversos benefícios aos munícipes, como redução de gastos e evitar proble-mas com automedicação e consumo de medicamentos mais do que o necessário. “Os remédios são produzi-

dos na quantidade receita-da pelo médico. Além disso, promove a relação entre o paciente e o farmacêutico, pelo fato de ser necessária a instrução do profissional para o consumo do medica-mento”.

Outro benefício, de acor-do com a secretária, é a humanização do serviço, porque os remédios são feitos especificamente para a pessoa, levando em con-sideração seu peso, altura, necessidade, entre outros fatores; evitando também o desperdício e possíveis efeitos colaterais.

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Peruíbe, através do Departamento de Esporte e Lazer e a Al-deia Nhamandu Mirim, localizada na Estância Santa Cruz, Piaçaguera, realizou, entre os dias 21 e 22 de abril, o I Jogos e Festividades Indígenas de Peruíbe. Esse torneio esportivo e as manifestações culturais de tradição indígena, contaram com participações de aldeias indígenas de São Paulo, Litoral e Vale do Ri-beira.

O campo de futebol da aldeia foi preparado, re-cebendo duas traves novas em ferro galvanizado, que deverá estimular ainda mais a prática do futebol nessa comunidade indígena, possibilitando inclusive receber as equipes visitantes.

As equipes de futebol da Aldeia Nhamandu Mirim

também receberão a doação, por parte do departa-mento de Futebol, de três jogos completos de cami-sas, calções e meiões. A aldeia possui atualmente três equipes, sendo a principal masculina, uma juve-nil e uma equipe feminina.

“Nesta semana em que o povo indígena foi lem-brado, tivemos a oportunidade de não só lembrar, mas também homenagear com essa entrega de ma-terial. A aldeia recebeu também bolas e cones para que o monitor da própria aldeia, o cacique Domingos, pudesse passar o ensinamento da modalidade para todos os interessados. É uma comunidade tradicional em nossa cidade e não poderíamos deixar de dar a nossa contribuição”, declarou Washington Luiz Jesus dos Reis, diretor de Esporte e Lazer de Peruíbe.

pOpULAçãO DE itANHAÉMGANHA MAiS SEtE NOvOS ôNiBUS

No último dia 17, foram entregues à população de Ita-nhaém sete novos ônibus, que já estão em circulação. Cinco deles foram incluídos na frota de ônibus urbanos e dois são rodoviários e desti-nados aos universi-tários que estudam em outras cidades da região.

De acordo com Luis Rangel, gerente da empresa Litoral Sul Transportes, que é responsável pelo serviço de transporte na Cidade, os ônibus vão atender todos os bairros do Município. “Toda a população será beneficiada, pois os ônibus percorre-rão diversos bairros, entre eles Cesp, Loty,

Oásis, Equitação e muitos outros”, afir-mou.

Todos os veículos possuem acessibili-dade à pessoa com deficiência. Para o prefeito João Carlos Forssell, isso mostra o respeito para com a população. “Estes equipamentos são modernos, todos prontos para atender a cadeirantes”.

Segundo o secre-tário de Trânsito e Segurança, José Roberto Pereira, mais veículos trarão mais conforto à população para o acesso aos bairros. “É uma satisfação para Itanhaém. Agradeço à empresa de transportes por mais este be-nefício para a Cidade”.

Sala de leitura Harry Forssell promove exposição dos 480 anos de Itanhaém Em comemoração aos 480 anos de Itanhaém, a sala

de leitura Harry Forssell homenageará a segunda cidade mais antiga do Brasil. A exposição possui fotos antigas e atuais do Centro Histórico, pontos turísticos, ruas, ilhas e outras belas paisagens encontradas no Município.

A mostra ficará aberta até o final de abril. As fotos podem ser conferidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Municipal Tecnológico de Educa-ção, Cultura e Esportes (CMTECE), na Avenida Condes-sa de Vimieiros, 1.131, no Centro.

uTIlIDADE PúblIcA

Moradores de Itanha-

ém que estiverem cadas-trados no Programa Nota Fiscal Paulista do Gover-no do Estado, e que estão com a senha bloqueadas (pelo fato do CPF pos-suir CEP de outro Estado da federação ou porque o contribuinte não lem-bra do CEP informado à Secretaria da Receita Federal), podem fazer o desbloqueio da senha na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Município.

De acordo com Iêda Gonzaga Dias, coorde-nadora do órgão no Mu-nicípio, é preciso levar ao local, que fica na Avenida Harry Forssell, 1.505, Jar-dim Sabaúna, cópia do CPF e RG, além da im-pressão do requerimento de desbloqueio feito pela internet no site da Secre-taria da Fazenda. “Quem não tiver computador em casa pode fazê-lo no Acessa São Paulo gra-tuitamente, que também está localizado no Centro de Atendimento ao Cida-dão”, completa.

Ainda, segundo Iêda, é importante ressaltar que cada cidadão deve fazer este serviço no Procon de sua Cidade, porém, caso o consumidor tenha problema para conseguir retirar os créditos por es-tar bloqueado devido a alguma pendência com o Estado, é preciso ligar para a Secretaria da Fa-zenda, em Praia Grande, por meio do telefone (13) 3491-1407.

O Procon de Itanha-ém funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. O telefone é (13) 3427-4339.

cidade inaugura Pátio de Apreensão de Animais

Com o objetivo de apreender animais de grande porte, como cava-los, burros, entre outros; que estejam abandona-dos ou sofrendo maus tratos, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, no úl-timo dia 16, o Pátio de Apreensão de Animais, que serão recolhidos por um veículo especial, me-diante denúncia da popu-lação à Vigilância Sanitá-ria.

A unidade possui dois espaços com capacida-de para abrigar até qua-tro animais. Após serem recolhidos, eles serão destinados ao local onde ficarão sob os cuidados de funcionários capaci-tados, veterinário e laça-dor. Posteriormente, os animais poderão ser de-volvidos aos donos, após pagamento de multa em até sete dias após a apre-ensão do animal.

Caso o pagamento não seja efetuado, o ani-mal poderá ser leiloado ou doado a instituições

beneficentes. Os donos que forem denunciados por maus tratos não po-derão obter o animal de volta.

DENuNcIE As denúncias poderão

ser feitas na Vigilância Sanitária pelos telefones (13) 3426-6706 ou (13) 3426-5105. A Polícia Mi-litar Ambiental e a Guar-da Civil Municipal (GCM) também auxiliarão em casos de maus tratos, por meio dos telefones (13) 3422-3765 e 199. Vale ressaltar que é necessá-rio fornecer o máximo de características físicas do animal e de sua localiza-ção.

O Pátio de Apreensão de Animais fica na Rua Domingos Perez Domin-gues, s/nº, no Jardim Co-ronel.

Após serem recolhidos, os animais serão destinados ao local onde ficarão sob os cuidados de

funcionários capacitados, veterinário e laçador

Sucesso absoluto no 8º

Encontro Ufológico de peruíbe

No último dia 13, aconteceu no Centro de Convenções da Cidade, a abertura oficial do 8º. Encontro Ufológico de Peruíbe.

Era dada a largada da maior reunião entre espe-cialistas em Ufologia do Brasil, a 2ª Conferência Internacional sobre Vida Extraterrestre da Juréia e 8º Encontro Ufológico de Peruíbe, organizados pela Revista UFO, com apoio da Prefeitura Muni-

cipal da cidade através da Secretaria de Turismo.

Além das palestras ini-ciais dos conferencistas brasileiros e estrangeiros, os participantes aprecia-ram também o passeio pelo Roteiro Ufológico, vi-gília noturna com pesqui-sadores e lançamento do livro de Paulo Aníbal G. Mesquita (Consultor da UFO) e Marco A. Leal.

Peruíbe recebeu pa-lestrantes e interessados em ufologia de várias

partes do mundo. No Centro de Convenções, centenas de pessoas se revezaram para acompa-nhar as palestras, duran-te os três dias do Encon-tro.

“Peruíbe está entre as quatro cidades do mundo que realizam encontros a respeito do assunto, as demais ficam situadas na Itália, Portugal e Ve-nezuela”, afirmou Paulo Aníbal, referindo-se ao pioneirismo da Cidade.

Famílias e meio ambiente serão beneficiados com projeto socioambiental

No último dia 12, a se-cretária de Obras Wanessa Almeida Valente de Matos, acompanhada por técnicos e engenheiros municipais, esteve com o superinten-dente de obras do CDHU da Baixada Santista Humberto Schmidt, visitando as obras do novo Conjunto Habita-cional de Peruíbe.

Numa área total de 33.550,05 m2, localizada no loteamento denominado Santa Izabel, estão sendo construídas 320 habitações de grande importância so-cioambiental. O Projeto oferecerá moradias dignas, para uma população ribei-rinha de aproximadamente 1.500 pessoas e, possibili-

tará a recuperação ambien-tal de uma área de mais de 500.000,00 m2.

Deverão ser realocadas para o Conjunto Habitacio-nal, as famílias cadastra-das, que hoje ocupam uma determinada área de vár-zea do rio Preto, onde não é possível a regularização urbanística, devido à loca-lização da ocupação. Com isso, a Administração Mu-nicipal de Peruíbe atende a uma reivindicação, que vi-nha sendo feita há mais de 25 anos.

Moradores de habitações precárias deixarão de correr riscos de doenças causa-das por insalubridade, en-chentes com prejuízos das

perdas de móveis e objetos e, passarão a residir numa moradia legalizada. Com a moradia legalizada e o sa-neamento básico chegando a essas famílias, a cidade promoverá também a des-poluição do Rio Preto e do Mar, recuperando o solo, Mata Ciliar e Mangue. Peru-íbe estará oferecendo mais qualidade de vida para es-ses moradores e cuidando da conservação ambiental.

A obra de Recuperação Social e Ambiental atende as Leis Federais, Estaduais e Municipais como: Plano Diretor de Meio Ambiente de Peruíbe, Estatuto das Cidades, Ações e Inquéritos Civis e, outras.

Page 3: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

� 1ª Quinzena de Maio de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

São vicente

Guarujá

prefeitura de São vicente é proibida de realizar eventos em avenidas da cidadeA Prefeitura de São

Vicente está proibida de autorizar a realização de eventos e manifestações de cunho cultural, religio-so, cívico ou de qualquer outra esfera em avenidas e vias de trânsito rápi-do da Cidade. A medida atende liminar concedida pela Justiça local à ação civil movida pelo Ministé-rio Público (MP) do Esta-do de São Paulo contra o Município. O anúncio foi feito pelo prefeito Tercio Garcia em reunião reali-zada no último dia 20, no Salão Nobre do Paço Mu-nicipal.

No encontro, o prefeito reuniu representantes de tradicionais eventos pro-movidos na Cidade, como Desfile das Escolas de Samba, Desfile Cívico Mi-

litar, Bloco Ba-Bahianas Sem Taboleiro, provas es-portivas, procissões, Cão-minhada, entre outros, para comunicar a decisão do juiz da Vara da Fazen-da Pública da Comarca de São Vicente, Eurípedes Gomes Faim Filho, que atendeu pedido do MP.

Na decisão, o magistra-do ressaltou que o prefeito “se abstenha de autorizar a realização de qualquer evento, seja carnavales-co, cívico, comemorativo da Cidade, nas avenidas Ayrton Senna, Padre Ma-noel da Nóbrega, Presi-dente Wilson, Linha Ama-rela ou qualquer outra via arterial ou de trânsito rápi-do existente no Município de São Vicente, sob as penas da lei”.

“Hoje, todas as mani-

festações nas avenidas e vias arteriais de São Vi-cente estão suspensas”, comunicou o prefeito. De acordo com o chefe do Executivo, a Prefeitura recorrerá da decisão judi-cial dentro do prazo legal. O prefeito decidiu fazer o comunicado para garantir o cumprimento da liminar e evitar que entidades que organizam desfiles sejam pegas de surpresa, como a Associação Capacetes de Aço, que realizará no mês de julho próximo as comemorações referen-tes à Revolução Constitu-cionalista de 1932.

Tercio explicou que, em relação ao Carnaval, por exemplo, se esforçou em busca de alternati-vas para a realização do desfile durante sua ges-

tão, justamente para mi-nimizar os transtornos ao trânsito. “Em oito anos, o Carnaval foi realizado em sete locais diferentes da Cidade. Há dois anos, em uma pesquisa realizada com os munícipes, cons-tatamos que mais de 90% dos vicentinos concorda-ram que deve haver Car-naval na Cidade”.

Representantes das entidades atingidas pela medida presentes na reu-nião não concordaram com a proibição do Minis-tério Público. “Vejo a de-cisão como um ato contra a democracia. Temos que manifestar nossa indig-nação”, declarou o secre-tário de Cultura, Renato Caruso. O vereador Léo Santos considerou a de-cisão uma interferência

abusiva nas atribuições do Executivo.

O presidente da As-sociação das Escolas de Samba de São Vicente, Cláudio da Silva, sugeriu uma coleta de assinatu-ras e uma manifestação pública pela derrubada da liminar. Todos os repre-sentantes de entidades aderiram à proposta. De-clararam apoio à iniciativa o presidente do Comitê Metropolitano de Saúde e Bem-Estar Animal da Baixada Santista, Lucie-ne Borges das Neves; a presidente da Banda Ga-rigandaia, Maria Apareci-da Cândida de Oliveira; Gustavo Palmieri, do Grê-mio Recreativo da Banda Carnavalesca Nada nos Aborrece; o presidente da Associação Cívica, Cul-

tural e Histórica dos Ca-pacetes de Aço de São Vicente, coronel PM re-formado Jairo Bonifácio; o presidente da Sociedade Esportiva Calunga - Ban-da Vermelho e Branco, Luis Carlos França da Hora; Edson Vieira da Escola de Samba Unidos da Beira Mar; a presiden-te das Ba-Bahianas Sem Taboleiro, Regina Dias; Jotadê, da Banda do Frei; Flávio Prudêncio da Asso-ciação O Bicho Pegou; o pároco da Paróquia São Pedro O Pescador, padre Wilhelm dos Santos Bar-bosa; o pároco da Igreja Matriz de São Vicente, padre Claudenil. Também compareceu à reunião o subcomandante do 39º BPMI, Major PM Eli Fraga do Rego.

Neste mês de maio, São Vicente será “invadida” pela dança. O Litoral Sul Dance Festival, evento que será realizado anualmente no litoral paulista, escolheu o Município para sua estreia. O festival conta com vá-rias modalidades de dança e será realizado de 4 a 6 de maio, no Centro de Convenções de São Vicente (Ave-nida Capitão Luiz Pimenta, 811 - Parque Bitaru). Os in-gressos para quem quiser assistir pode ser retirado no dia do evento, no mesmo local, pelo preço de R$ 5,00.

Na ocasião haverá uma mostra competitiva, com ba-talhas artísticas de diversos tipos de dança, e premia-ções especiais para o vencedor de cada categoria. Os três primeiros lugares de cada modalidade e de cada categoria serão contemplados com troféus personaliza-dos para melhor grupo, melhor coreografia e melhor bai-larino. Cada vencedor das categorias receberá, ainda, prêmios em dinheiro no valor de R$ 500,00. A indica-ção é feita pelos jurados, em consenso, entre todas as categorias competidoras do Litoral Sul Dance Festival

2012.Os vencedores das batalhas Street Dance – moda-

lidades Hip Hop Dance e Breaking – recebem troféus personalizados (1º, 2º e 3º lugares) e prêmios em di-nheiro no valor de R$ 300,00 cada. O vencedor da mo-dalidade Breaking fica automaticamente classificado para o Battle of the year Brazil (BOTY Brazil) 2012, com suas inscrições pagas.

O evento visa a consolidar-se como um espaço de intensa troca cultural e interação entre coreógrafos, bailarinos, professores, jurados de mais de 50 grupos e quase mil participantes de companhias de dança de todo o Brasil.

A missão do Litoral Sul Dance Festival é priorizar o intercâmbio entre estudantes e profissionais de dança, possibilitando uma ampla discussão de temas ligados às danças, estimulando o aperfeiçoamento técnico dos participantes. Faz parte do planejamento, também, au-xiliar a formação de novos bailarinos, revelando talentos

e promovendo a dança como incentivo da arte entre jo-vens e artistas.

O festival é uma realização da Circuito Policultu-ral em parceria com os grupos Eclipse Cultura e Arte, de Campinas; D & D Produções (Grupo Criarte e Gru-po Fator), ambos de São Vicente. O apoio logístico é da Prefeitura de São Vicente por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

lITorAl Sul DANcE FESTIvAl

obras prosseguem na Avenida 4, no

Morrinhos

A Prefeitura de Gua-rujá continua execu-tando as obras de revi-talização da Avenida 4, no Morrinhos, um local que desde a criação do bairro foi sendo dei-xado de lado ao longo dos anos. Agora, a via passa a ganhar uma nova infraestrutura, as-sim como acontecerá com a Avenida 5, no mesmo bairro.

No local, serviços de drenagem e com-pactação do solo já es-tão sendo realizados, bem como a colocação de guias e sarjetas e, posteriormente, a pa-vimentação asfáltica. Ações que possibili-tarão a melhora real no transporte coletivo

e assegurará melhor qualidade de vida para toda a população que sofria com a poeira, a lama e as enchentes.

As obras estão con-centradas na Avenida 4 e prosseguirão até a Avenida 5. Ao todo, serão implantados 2,5 quilômetros de guias e sarjetas, 14 mil me-tros2 de pavimentação. As avenidas receberão toda a infraestrutura necessária, como ram-pas de acesso nas cal-çadas e cruzamentos para que a via possa atender pessoas com deficiência e mobili-dade reduzida, já que acessibilidade é uma preocupação constan-te da Prefeitura.

cENTro DE ATENDIMENTo INIcIAl E ProvISórIo é INAuGurADo EM GuArujÁ

Com o intuito de fazer com que os adolescentes in-fratores cumpram as medidas socioeducativas, próxi-mos de suas famílias, a prefeita de Guarujá, Maria An-tonieta de Brito, inaugurou. no último dia 19, o Centro de Atendimento Inicial e Provisório (Caip) da Cidade.

O próprio está instalado na Avenida Adhemar de Barros, 571 – Santo Antônio. No mesmo terreno onde já funciona o Casa Guarujá (da Fundação Casa – Cen-tro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), para adolescentes em internação e internação provi-sória. A solenidade contou com a presença da presi-dente da Fundação Casa, Berenice Giannella, entre outras autoridades.

Para a chefe do Executivo, a inauguração foi um momento histórico e importante, fruto de uma luta coletiva. “Os direitos humanos da criança e do ado-lescente precisavam de um outro olhar. O espaço é uma oportunidade pedagógica, para a ressocializa-ção, com estímulo à esperança. Queremos tratar es-ses adolescentes com a dignidade que eles merecem, principalmente àqueles que já perderam tudo em al-gum momento de suas vidas. Acreditamos, com um olhar de consciência, em um espaço de transforma-ção”, destaca.

A presidente da Fundação Casa, Berenice Gian-nella, falou que a parceria da Prefeitura – responsá-vel pela reforma de toda a estrutura – foi essencial. “O espaço, que está sendo inaugurado hoje, é fruto de uma grande parceria com a Prefeitura de Guarujá.

O esforço desta prefeita para a retomada das obras foi extremamente importante. O Caip vai propiciar um atendimento digno e humanitário aos adolescentes”, comentou a presidente da Fundação.

Das 12 vagas do equipamento, quatro serão des-tinadas ao atendimento inicial, ou seja, para jovens que acabaram de ser apreendidos e que lá deverão permanecer até que sejam ouvidos pelo Judiciário e Ministério Público. As oito vagas restantes serão para adolescentes em internação provisória. Esta é a se-gunda fase, pois é quando o jovem espera por até 45 dias pelo julgamento dos processos na Vara da Infân-cia e da Juventude. Hoje, o CASA Guarujá tem 72 va-gas: 24 para internação provisória e 48, a jovens já sentenciados à medidas de internação.

ESPAço – A construção foi erguida em uma área de aproximadamente 757 m² e as instalações contam com espaço administrativo, visitantes e segurança, es-paço reservado para atendimento médico, enfermaria, higienização, guarda-volumes, refeitório e vestiários, entre outros. O local vai abrigar apenas adolescentes do sexo masculino e recebeu cerca de R$ 913.278,43 de investimentos.

MuDANçA DE PArADIGMA – Anteriormente, o jovem que era flagrado cometendo alguma infração era encaminhado para o 1º Distrito Policial da Cida-de, enquanto aguardava decisão judicial. A partir de agora, a espera ocorrerá no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, Caip Guarujá.

FuNDo SocIAl DE GuArujÁ HoMENAGEIA GESTANTES No

O grupo de gestantes que faz o curso de pré-natal da Prefeitura de Guarujá, na Unidade Bási-ca de Saúde (UBS) Morrinhos (Avenida Antenor Pimentel – Morrinhos), receberá uma homena-gem especial pelo Dia das Mães, no próximo dia 10 de maio, às 14 horas. As mulheres serão ho-menageadas pelo Fundo Social de Solidarieda-de e Secretaria Municipal de Saúde.

Na oportunidade, as gestantes vão receber o enxoval para os seus bebês em uma confraterni-zação, com algumas surpresas preparadas para o bem-estar e autoestima das futuras mães.

DIA DAS MãES

Page 4: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

�1ª Quinzena de Maio de 2012 FOLHA DO LITORAL SUL

praia Grande

Av. Monteiro lobato, 8202balneário Itaóca - Mongaguá

Av. São Paulo, 2777 - Lj. 2centro - (3507-1059

Av. Monteiro lobato, 10.210Agenor de campos - (3446-3198CARLÃO

imóveisCRECI 709�0 - f e-mail: [email protected]

3507-3137((13) 7803-7087(

(13) 87*41678ID

Habite-se • Projetos - RegularizaçõesTEMOS A OPORTUNIDADE

QUE VOCÊ PROCURA!!MATrIZ

3507-1059((13)

cENTro3446-3198(

(13)

AGENor DE cAMPoS

FrANcISco roDrIGuESboNITo NETo (PMDb)

O vereador Chiquinho do Caiçara reivin-dicou por meio de indicação ao prefeito, Ro-berto Francisco dos Santos, a execução de

serviço de nivelamento na Rua Lourenzo Fernandes, trecho que segue até a Rua José Leandro de Carvalho, no Bairro Parque das Américas, para que o local fique transitável. Em outro trabalho, o vereador pede a lim-peza geral de todas as ruas do Bairro Canto do Forte, incluindo calçadas e meio fio, que estão com acúmulo de entulho. Por fim, solicitou reparo em tampa de buei-ro na Rua Lourenzo Fernandes, no Bairro Parque das Américas.

MArco ANToNIo DE SouSA (PMN) O vereador Marquinho apresentou reque-

rimento para parabenizar o prefeito, Rober-to Francisco dos Santos, pela realização do projeto Juventude Legal, mutirão de serviços que conta com eventos educativos e emissão

de documentos, voltado exclusivamente aos jovens do Município. Em outro requerimento, o parlamentar congratula o Grupo Amigo do Bicho e a Associação de Amparo aos Animais de Praia Grande, pela realização do trabalho “Veterinário no Bairro” no Município. Por meio de indicação, solicitou o remanejamento de ponto de ônibus em frente à residência, na Rua Lauriti Pinto Ralhado, Bairro Tude Bastos. Reivindicou ainda a rea-lização de serviços de limpeza em terreno que está em péssimas condições e onde há focos de dengue na Rua José da Costa Monteiro, Bairro Vila Sônia e na Avenida Marginal, Bairro Esmeralda. Por fim, solicitou serviços de limpeza da via em toda sua extensão, desobstrução de bueiros e reparos em buracos na Rua José Leandro de Carvalho, Bairro Parque das Américas.

ANToNIo EDuArDo SErrANo (PSb)Doutor Serrano apresentou indicação ver-

bal ao prefeito, Roberto Francisco dos Santos, acerca da questão dos carros abandonados nas ruas da Cidade. O parlamentar citou a Lei

nº 1564/11, aprovada em junho do ano passado, que prevê penas aos que descartam os veículos e pediu mais rigor na fiscalização para o cumprimento da mes-ma. Em outra indicação, reivindicou a instalação de uma lombada eletrônica, além da fiscalização presencial de agentes de trânsito, na Avenida Marechal Mallet, no Bairro Canto do Forte, no sentido Boqueirão-Fortaleza do Itaipú. A medida se faz necessária para complemen-tar a fiscalização na área residencial, afinal a pista no sentido oposto já conta com redutor de velocidade. Por

fim, o vereador pede o reparo nas galerias de águas pluviais na Rua Osvaldo Sampaio, Bairro Aviação.

PAulo EMÍlIo DE olIvEIrA (Prb)O vereador Paulo Emílio apresentou re-

querimento ao prefeito Roberto Francisco dos Santos, com observações acerca dos frequentes alagamentos na Rua Paula Ney,

trecho entre a Avenida Presidente Kennedy e Avenida Roberto de Almeida Vinhas. O parlamentar questiona se há em andamento algum projeto no sentido de recu-perar e nivelar a rede coletora de águas pluviais da rua mencionada e se há data para início da obra. Também alerta sobre a falta de tampa em caixa de concessioná-ria, instalada na calçada, o que pode causar acidentes, quando encoberta pela água em dias de chuva. Em ou-tro requerimento ao prefeito, o edil faz questionamen-tos acerca de providências para evitar novas enchentes na Rua Haiti, Bairro Guilhermina. Também por meio de requerimento, o vereador faz apontamentos sobre a fal-ta de rede elétrica e de água na Rua Flávio Monteiro de Castro, no Bairro Japurá. Através de indicação, o parlamentar pede o fechamento do bolsão de estacio-namento da Avenida Presidente Castelo Branco, Bairro Caiçara. De acordo com moradores do entorno, o local se tornou um ponto de encontro de baderneiros, que atormentam os residentes com som alto e sujeira. Há ainda relato de consumo de entorpecentes no local.

HuGulINo AlvES rIbEIro (PSb)Dando continuidade a sua constante luta em prol da acessibilidade, Hugo Ribeiro apresentou requerimento ao prefeito, Roberto Francisco dos Santos, propondo

a reativação do programa Estadual Praia Acessível/ Acessa Fácil, na futura obra municipal que será construída no Bairro Mirim. O local é adequado para a instalação da estrutura do projeto que conta com esteiras e tendas na areia da praia e ainda oferece as cadeiras anfíbias, que permitem o banho de mar de pessoas portadoras de deficiência física. Por meio de indicação, o vereador sugeriu a instalação de vestiários com banheiros e chuveiro no Espaço Piaçabuçu, localizado em anexo ao Paço Municipal. A iniciativa visa beneficiar os servidores que utilizam a bicicleta como meio de transporte para se dirigirem ao trabalho diariamente, para que tenham um espaço para tomarem banho e trocarem de roupa dignamente. Por fim, ofereceu o nome de Maria Waldema Alves dos Santos, moradora do Bairro Ribeirópolis, falecida em 2009, para que seja empregado em logradouro do referido bairro

Fibras óticas em Praia Grande integram cada vez mais serviços

Há 10 anos, pelo sub-solo de Praia Grande, passa uma incrível es-trada de 220 quilômetros (correspondente à dis-tância entre São Paulo e Ubatuba). Em vez de concreto e asfalto, a via é feita de cabos e fibras óticas e, por ela, passam informações, imagens e sons, interligando os mais variados serviços e prédios municipais, e possibilitando a implan-tação de projetos que mantêm a Cidade como exemplo de modernida-de. Batizada de infovia, o sistema é a espinha dorsal do Projeto Cidade Integrada, que completa 10 anos este ano. E tem sido a principal ferra-menta da administração municipal no desafio de manter a qualidade de vida da população diante

do acelerado crescimen-to de Praia Grande nos últimos anos.

Implantada em de-zembro de 2002, a rede de fibras óticas

representou um salto gigantesco em tecnolo-gia, agilidade, desburo-cratização e segurança. Se contados os cerca de 80 quilômetros de redes aéreas, a infovia totaliza 300 quilômetros de ca-bos.

Vale ressaltar que, inicialmente, o sistema foi concebido com o foco na segurança pública, e teve como papel de es-treia a implantação da Central de Videomonito-ramento, para onde são transmitidas as imagens das 1.530 câmeras es-palhadas pela Cidade, hoje considerada a mais monitorada do País.

Funcionando 24 horas, o serviço resultou na di-minuição de 95% dos casos de vandalismo contra prédios públicos municipais. E, nos pri-meiros quatro anos de funcionamento da Cen-tral (2002-2006), houve uma redução de quase 70% no índice de homi-cídios, que passaram de 143, em 2002, para 43 em 2006, conforme a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Além disso, desde sua implantação, até dezem-bro de 2011, a Central teve participação no au-xílio a 17.119 ocorrên-cias, sendo mais de 800 flagrantes. Foi também pela atuação das câme-ras que foram realizadas mais de mil prisões, 170 apreensões de menores e 102 apreensões de ar-

mas.Posteriormente, com

a estrada virtual pronta, foi possível agregar ou-tros inúmeros serviços, ligados à comunicação de dados, transmissão de imagens, voz e inter-net. Atualmente, o siste-ma atende todas as uni-dades municipais, como educacionais, de saúde e assistência social, e interliga as secretarias, mesmo as mais distantes do Paço, como a de Ser-viços Urbanos (Sesurb), no Bairro Boqueirão. “Até órgãos públicos, como as delegacias, Fórum, Procon, Cartório Eleitoral e Conselho Tutelar utili-zam o sistema”, explica o chefe do Departamen-to de Integração da Infor-mação da Secretaria de Planejamento (Seplan), Sandro Rogério Pardini.

obras dos imóveis para servidores devem

começar em maio

Na primeira quin-zena de maio, deve ter início a constru-ção dos residenciais Vitórias I, II e III, que totalizam 220 uni-dades voltadas aos servidores públicos municipais de Praia Grande. No último dia 20, o prefeito de Praia Grande, técnicos da Administração Muni-cipal, o presidente do Sindicato dos Traba-lhadores Municipais e da Construtora Ânco-ra, empresa respon-sável pela execução da obra, reuniram-se para definir detalhes do projeto.

O chefe do Execu-tivo municipal desta-cou a parceria com o Sindicado dos Traba-lhadores. “Firmamos esta parceria visando à melhoria da quali-dade de vida dos ser-vidores que não pos-suem imóvel próprio.

Houve alterações no projeto, em es-pecial na adaptação dos banheiros, que atenderão aos defi-cientes físicos. Em breve, a construtora deve receber o al-vará para começar a construção dos imóveis o mais rápi-do possível”, disse o

prefeito, ressaltando que o financiamen-to será direto com a Caixa Econômica Fe-deral.

De acordo com Givanildo Berto da Silva, presidente do Sindicato, o objetivo da entidade é ajudar os funcionários a con-cretizar o sonho da casa própria. “Apre-sentamos ao prefeito o projeto. Queremos começar a obra o mais rápido possível para beneficiar os servidores que terão a oportunidade de ter um imóvel próprio. Muitas vezes eles pagam de aluguel o valor de uma presta-ção para compra de um imóvel”.

O sócio-diretor da Âncora Construtora garantiu que a cons-trução das moradias destinadas especial-mente aos servido-res devem começar em maio. “Nossa previsão é de que a obra comece a ser executada no dia 10 de maio, com o pra-zo de entrega de 36 meses. São imóveis de dois dormitórios, nos bairros Antártica, Vila Sônia e Sítio do Campo”.

SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE PRAIA GRANDE

Objetivo do Sindicato dos Trabalhadores é ajudar os funcionários a concretizar o sonho da casa própria

Page 5: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

� 1ª Quinzena de Maio de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

EXPEDIENTE

Aparecida Antonia de Lima M.E.C.N.P.J. 09.�90.�90/0001-71

Insc. Estadual: ��8.220.76�.118Tel. (1�) 9626.9017Jornalista Responsável:

Aparecida A. Lima - MTb. 45.245Diretora Jurídica: Dra. Luna Manzon - OAB 186.301/SP

Publicidade: Reinaldo RomeraTel. (13) 7814-2885 - ID 936*11616

Revisão de texto: Cida Lima e Ana JoppertRedação: Aparecida A. Lima - MTb. 45.245 e Ana Joppert - MTb: 46.105/SP e Cida Lima

fotos: cedidas pelo Departamento de Comunicação da Pre-feitura Municipal de Praia Grande e colaboradores

Projeto Gráfico: Cris Carvalho - 9623-2015E-mail: [email protected]

Impressão: Folha de Londrina

ESTÁ DE PArAbéNS!A secretária da Educação, Maura Lígia, merece aplau-sos pelo excelente trabalho que vem realizando à fren-te da Educação, trabalhando pela meta do atual pre-feito Roberto Francisco, objetivando que as crianças de Praia Grande tenham uma educação de qualidade.

Assim, a rede municipal de ensino trabalha para que as crianças sejam bem educadas e possam cumprir com seus direitos e deveres como cidadãos responsáveis. Parabéns Maura!

obrAS MIl! As obras não param em Praia Grande e a cidade está cada vez mais linda e com um crescimento contínuo, sendo a úni-ca cidade que concluiu 80% das obras do plano de gover-no. Prefeito Roberto, o povo quer você novamente para dar sequencia a esta magnífica administração. Governar não é para qualquer um, tem que ter competência e gostar do que faz.

DE olHo No voTo!Os vereadores já estão como loucos correndo atrás de seus preciosos interesses. Um interesse chamado voto, que, muito em breve, os farão vereadores reeleitos. Ou derrotados, que é o que muitos deles merecem! Tem certos vereadores que, além de serem corruptos e pro-messinhas, ainda são mal pagadores. Em campanha

prometem o mundo, mas depois de eleitos nada fazem. Olha minha gente, sejam espertos e não caiam nas lábias desses canalhas promessinhas. Se-não, depois, é arrependimento na certa!

DISPuTA AcIrrADAEm Mongaguá, a eleição vai ser muito acirrada. Temos vários pré-candida-tos para disputar a cadeira do Executivo, mas quem está muito bem mesmo é o pré-candidato Dr. Pedro, que com seu jeitinho humilde está cada vez mais ganhando o público eleitoral da cidade. Esse vai longe!

lIxãoA cidade de Itanhaém está mais parecendo um depósito de lixo. Em toda parte há lixo espalhado pelas ruas, sofá velho, fogão, mesa e até mesmo uma geledeira estava no caminho da Fazenda Mambu. Tam-bém, a Rodovia Coronel Joaquim Branco encontra-se em aban-dono total, sem iluminação, sem nada, ciclovia nem pensar! Um risco para os ciclistas que usam essa via, pois concorrem espa-ço com os automóveis, o que pode com certeza ocasionar um acidente fatal.

MongaguáDia 5 de maio tem vacinação contra a gripe em Mongaguá

Cerca de 13 mil pes-soas devem ser imuni-zadas contra a gripe em Mongaguá, a partir do dia 5 de maio, quando tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus. Oito pos-tos espalhados pela Ci-dade estarão abertos, das 8 às 17 horas, para atender a população. Vale lembrar que é pre-ciso levar RG e Cartei-ra de Vacinação.

A estimativa de imu-nizados representa um aumento de mais de 30% em relação a 2011, quando 10 mil foram vacinados, de acordo com informações da Vi-gilância Epidemiológica do Município.

Um diferencial esse ano é que a imuniza-ção será combinada e a mesma dose de vaci-na não só protegerá as pessoas contra a gripe sazonal como também contra o vírus Influenza A (H1N1) ou gripe suí-na.

Outra novidade é que cerca de 60 alunos do curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica (Etec) “Adol-pho Berezin” de Mon-

gaguá darão aporte ao mutirão.

A cobertura vaci-nal envolve os seguin-tes grupos prioritários: gestantes em qualquer idade gestacional; pes-soas com 60 anos ou mais; crianças de 6 me-ses a 1 ano, 11 meses e 29 dias de idade; povos indígenas; população prisional; assistidos por clínicas de repouso e recuperação; e traba-lhadores da Saúde.

POSTOS DE VACINAçãO DE

MONGAGUá•USF Flórida Mirim:

Av. Monteiro Lobato s/nº – Telefone: 3506-3546

•USF Jardim Prima-vera: Av. Nossa Senho-ra de Fátima nº 1.801

– Telefone: 3506-2947•USF Jussara: Av.

Jussara nº 62 – Telefo-ne: 3448-6313

•USF Jardim Praia Grande: Av. Monteiro Lobato nº 6.092 – Tele-fone: 3448-4223

•USF Vila Operária: Av. Washington Luiz nº 815 – Telefone: 3448-1229

•USF Pedreira: Rua Antônio Cordeiro Men-des nº 204 – Telefone: 3507-4441

•Regional da área Rural: Estrada da Fa-zenda s/nº, no bairro Agenor de Campos

•Serviço de Atendi-mento Especializado (SAE): Rua Embaixa-dor Pedro de Toledo nº 61, Aguapeú – Telefo-ne: 3507-1148

basquete de Mongaguá participa das principais competições do Estado

As equipes de bas-quete de Mongaguá, em todas as categorias, enfrentarão uma durís-sima maratona de jogos na temporada 2012. O destaque é a participa-ção dos times, pelo ter-ceiro ano consecutivo, na Taça São Paulo de Basquetebol.

As competições ti-veram início em março e até agora todas equi-pes têm representado brilhantemente a Cida-de, conforme analisa o professor e técnico das equipes William Santos Cavalheiro. “São com-petições de alto nível, com equipes tradicio-nais.”

O número de jogos ainda pode aumentar, destacou o técnico, pois os times têm potencial para avançar nas com-petições, consideran-do a franca preparação dos atletas. “Nos anos anteriores consegui-mos bons resultados. A perspectiva para 2012 é muito melhor.”

Segundo Cavalhei-ro, outro detalhe a ser destacado é que equipe Sub-19 (Juvenil) apro-veitará também a Taça São Paulo como prepa-ração para a disputa dos Jogos Regionais 2012, pela primeira divisão, que serão realizados no mês de julho, em Santo André.

“O mais importante, é claro, é que os times são formados, em sua maioria, por alunos-atle-tas do próprio Municí-pio, oriundos do Projeto Cesta do Futuro. Com essas competições, en-frentando equipes de qualidade, eles têm al-cançado melhor desem-penho”, disse o técnico.

coNFIrA o cAlENDÁrIo DE coMPETIçõES•Festival Nossa Co-

munidade de Basquete – Santos – Início: Março

-Equipes: Sub-12 Mas-culino, Sub-15 Masculino e Sub-15 Feminino

•Copa São Paulo de Basquetebol – Regional – Início: Abril

-Equipes: Sub-16 Fe-minino e Sub-16 Mascu-lino

•Jogos Abertos da Ju-ventude – Regional – Iní-cio: Abril

-Equipe: Sub-18 Mas-culino

•Taça São Paulo – Es-tadual – Início: Abril

-Equipes: Sub-13 Masculino, Sub-15 Mas-culino, Sub-17 Masculino e Sub-19 Masculino

•Jogos Regionais – Santo André – Início: Julho

-Equipe: Sub-21 Mas-culino

•Projeto Cesta do Fu-turo

O projeto é realizado em parceria com as Dire-torias de Educação e de Assistência Social, com o acompanhamento es-colar dos atletas e indi-cação dos casos de risco social. As aulas aconte-cem em dois pólos: no Ginásio Central de Es-portes da Cidade (Ave-nida São Paulo, 1.800, no Centro) e na Quadra Poliesportiva Jussara (Avenida Jussara s/nº, no Jussara).

Outras informações podem ser obtidas no Ginásio de Esportes de Agenor de Campos (Rua Caraguatatuba s/nº – Te-lefone: 3448-3675) ou no Ginásio Central de Esportes (Avenida São Paulo, 1.800 – Telefone: 3448-5210).

Atenção munícipes de

MongaguáQuem está em busca

de um novo emprego, é só ficar de olho no Posto de Atendimento ao Tra-balhador (PAT), que, se-manalmente divulga as novas vagas na cidade.

O PAT fica no Espaço Cidadão, na Praça Ja-coub Koukdjian, 3º andar, no Centro de Mongaguá.

Não perca esta opor-tunidade!

DE olHo No EMPrEGo!

Se você tem pendên-cias de imposto, aprovei-te e regularize até o dia 30 de abril. Mais informa-ções no Paço Municipal ou através do telefone 3445-3000

ATENção coNTrIbuINTE

A Avenida Marina, importante corredor co-mercial do Centro de Mongaguá, está pas-sando por obras de reurbanização. A primei-ra etapa dos trabalhos contempla melhorias no trecho entre a ponte do Rio Mongaguá e a Ave-nida Getúlio Vargas.

O detalhamento das obras foi apresentado pelo prefeito a cerca de 50 comerciantes da avenida, no último dia 17, no Clube da Me-lhor Idade. A reunião contou com a presença de técnicos da Termaq, empresa executora dos trabalhos.

Para o proprietário da Panificadora Gol-den, Renildo Aguiar, a apresentação do projeto foi importante e trouxe uma expectativa positi-va quanto à valorização do ponto em que está localizado o seu comér-cio. “Pelo que vi aqui, a avenida ficará muito melhor.”

Amante das pedala-das e animada com a futura instalação de um bicicletário próximo ao Studio Dallas de Foto-grafia, Rosângela Tava-res, sócia-proprietária da loja, afirmou estar adorando a revitaliza-ção da avenida. “Estou entusiasmada e na tor-cida pela conclusão dos trabalhos.”

reurbanização da região central de Mongaguá continua

a todo vapor

Page 6: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

61ª Quinzena de Maio de 2012 FOLHA DO LITORAL SUL 61ª Quinzena de Maio de 2012

A E

str

ElA

é V

oc

ê!

POR CIDA LIMA

2ª Noite tropical é marcada por muito glamour e emoção

No dia �1 de março, aconteceu com muito gla-mour, a 2ª Noite Tropical do G.A.R.

O emocionante encontro de amigos foi marca-do por um belíssimo jantar, com uma linda mesa de frutas.

Uma boa música também agitou os participan-tes, tornando a festividade um momento muito especial.

Confira nas fotos a grandiosidade deste even-to.

SErGIo AZEvEDo E ESPoSA SIDNEI FErNANDo Do SolEMAr E MAurIcIo

ToNI cANAâ, SuA ESPoSA TErESINHA E A FIlHA bIA

WIlSoN E NoEMIA DA cAcHAçArIA

jEAN -rIbAMAr-vANDErlEI-roGErIo -ToNI E rEGINAlDo

PAulINHo DA FArMAcIA E ESPoSA

rEGINAlDo DA Kr E DrA KArINA

roDrIGo DA cASA brANcA E ESPoSA

clAuDIA SArTorI, ADrIANo, roDrIGo DA cASA brANcA E ESPoSA E AMIGAS

EDvAlDo DA cAFEMA E ESPoSA

GErAlDo E ESPoSA

jEAN FAbIo E ESPoSA

ANDrE DA lITorAl MovEIS E SuA SobrINHA SolANGE

bruNo STocFEr E ESPoSA

cArlINHoS DAcAFEMA E ESPoSA

cArloS ArAujo E ESPoSAroGErIo E ESPoSA

Nós da equipe do jornal Folha do Litoral Sul, desejamos à todos os trabalhadores sucesso em suas atividades e progresso em sua vida profissional.

1º de Maio, Dia do Trabalho!

Page 7: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

7 1ª Quinzena de Maio de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

Page 8: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

81ª Quinzena de Maio de 2012 FOLHA DO LITORAL SUL

EMBALAGENS DESCARTÁVEISE ARTIGoS DE fESTA

Tel. (13) 3448-5416

Av. Monteiro Lobato, 8770 - Lj. 03 - Jussara - Mongaguá

Page 9: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

9 1ª Quinzena de Maio de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

cAMPANHA Do AGASAlHo 2012Praia Grande conta com 95

postos de arrecadaçãoA edição 2012 da

Campanha Metropolita-na do Agasalho conta com 95 postos de arre-cadação em Praia Gran-de. Este ano, o ato bene-ficente tem como tema o slogan “Roupa boa, a gente doa”.

Os locais de arreca-dação são as unidades do Programa de Integra-ção e Cidadania (PICs) Melvi, Quietude, Vila Ali-ce e Vila Sônia; os cen-tros de Apoio à Família do Educando (Cafes) Sérgio Mainente, Sítio do Campo e Vila Sônia; a Loja da Cidadania (no Paço Municipal); além do Fundo Social de So-lidariedade. Ainda rece-berão doações o Palácio das Artes, as 20 Unida-des de Saúde da Família (Usafas) e as 61 escolas

municipais.“Esperamos contar

com a participação de toda a comunidade em mais uma edição da Campanha Metropolita-na do Agasalho, com a doação de roupas que outras pessoas possam usar”, destacou a secre-

tária do FSS de Praia Grande e chefe da Divi-são da Terceira Idade da Secretaria de Promoção Social (Sepros), Vânia Gimenez. “Esperamos que todos ajudem a di-vulgar, para que consiga-mos aquecer ainda mais gente neste inverno”.

juvENTuDE lEGAlJá está acontecendo

em Praia Grande o proje-to Juventude Legal, que leva uma verdadeira cara-vana de serviços aos es-tudantes de Praia Gran-de, percorrendo mais de 20 escolas estaduais e mobilizando mais de 50 pessoas, entre servidores públicos e voluntários.

“Nossa expectativa é a melhor possível”, enfa-tizou o assessor de Polí-ticas Públicas para a Ju-ventude, Edson Marcelo Jesus Costa. “Todos os serviços estão confirma-dos, e esperamos uma grande adesão por parte dos jovens. Um ponto im-portante a ressaltar é que o Juventude Legal é um

projeto mutável, porque visa atender as particula-ridades de cada escola, de cada região de nossa Cidade, e, por isso mes-mo, é totalmente ajustá-vel”.

Marcelo destaca ainda que essa particularidade é o que deve fazer com que o Juventude Legal atinja a meta de atender com eficiência os mais de 15 mil jovens que de-vem passar pelo projeto. “Estamos lidando com as diversidades da juventu-de, e esperamos que as-sim possamos fazer com que o jovem entenda a importância que tem no contexto social e político do Município, e se sinta

incentivado a exercer sua cidadania”.

Vale destacar que o projeto Juventude Legal nasceu como resposta a um dos pedidos formula-dos pelos próprios jovens durante a Conferência Municipal de Juventude, e tem como objetivo levar os serviços públicos aos jovens do Município. Para realizar o projeto, a Admi-nistração mobilizou diver-sas secretarias, além de contar com o apoio da ini-ciativa privada. O Juven-tude Legal é direcionado aos alunos das escolas contempladas, e aconte-ce em todos os períodos de aula de cada institui-ção.

Page 10: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

10 1ª Quinzena de Maio de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

pARABÉNS ROBERTO fRANCISCONós, do Jornal folha do Litoral Sul, desejamos a você, Roberto francisco dos Santos, muitas felicidades pela passagem de seu aniversário, comemorado neste mês de abril.Desejamos saúde, paz e grandes conquistas. E, sobretudo, que você continue sendo um prefeito exemplar, que entende e luta em prol de uma sociedade, trazendo a cada dia que passa um sorriso no rosto do povo praiagrandense.

felicidades, sempre!

ANuNcIE AQuI

Page 11: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

111ª Quinzena de Maio de 2012 FOLHA DO LITORAL SUL

A visão de Kaique Thiago para Mongaguá e a baixada SantistaMeu nome é Kaique Thiago, tenho 19 anos,

sou Diretor Administrativo da ARKMAR Cons-trutora e Incorporadora, sim sou um jovem da cidade de Mongaguá, mas estou centrado em tudo o que ocorre na nossa cidade e em nossa Região.

A Região Metropolitana da Baixada Santista será a região do Estado de São Paulo e do País que mais irá se desenvolver economicamente nos próximos anos por conta dos investimentos envolvidos no Pré-Sal e na expansão da ativida-de portuária e retroportuária. A construção civil vive seu melhor momento dos últimos anos na região isso inclui a nossa Mongaguá. E temos que em conjunto planejar esse desenvolvimen-to para que as expectativas possam traduzir em reais avanços na região. Para isso, o grande desafio que nós temos é a qualificação porque todas as atividades econômicas vão gerar uma serie de oportunidade no mercado de trabalho e complemento que o fato é que hoje nós não temos mão de obra qualificada para ocupar estas vagas. Hoje já temos dificuldade para encontrar esses profissionais, mesmo sem ainda ter esse cenário econômico consolidado. Com a vinda de novos projetos e a geração de outras oportu-nidades, teremos grande dificuldade para encontrar esses trabalhadores.

Com essa escassez de mão obra nessa área, com ajuda do Governo do Estado e Poder Exe-cutivo e Legislativo é fundamental que se invista na qualificação e no ensino técnico coma ex-pansão de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) na nossa cidade Mongaguá. A construção civil já é um exemplo que já tem grande demanda na cidade por habilidades básicas como pedreiro, encanador, eletricista e azulejista. Investindo no Turismo e fazendo com que se desenvolva caso a isso pode se dar o destaque a cursos da rede hoteleira e gastronomia (cursos como exemplos padeiro, confeiteiro, pizzaiolo, entre outras funções im-portantes e que têm vaga no mercado).

Realizar um estudo e pesquisa de opinião com a população para traçar as perspectivas em sete áreas fundamentais para o desenvolvimento de Mongaguá e da Baixada. As áreas são: Educação, Saúde, Segurança, Emprego, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Habitação. Esse estudo pode ser tonar uma tomada de decisões com maior possibilidade de acertos por parte do poder público.

ANuNcIE No FolHA Do lITorAl Sul

fone: (1�) ��07-��06Av. Monteiro Lobato, 9190 - Mongaguá (em

frente ao retorno Jussara)

SERvIMOS REfEIçõES CASEIRAS

Salgados, Porções, Petiscos, Bebidas, Pizzas p/ viagens

Page 12: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

12 1ª Quinzena de Maio de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

Anuncie Aqui:7814-2885936*11616 (Reinaldo)

Secretaria de Finanças de PG

notifica empresas para apresentação

de documentosA Secretaria

de Finanças (Se-fin) está convo-cando donos de empresas insta-ladas no Municí-pio que possuem máquina de car-tão de débito e crédito a compa-recem ao Paço Municipal, munidos do contrato com as opera-doras de cartão de débi-to e crédito, da propos-ta de credenciamento e adesão e dos extratos de pagamento de pres-tação serviços dos últi-mos cinco anos, ou seja, de 2007 até 2012. Esses documentos também po-dem ser entregues atra-vés de arquivos digitais.

Segundo José Au-gusto Lopes, chefe do Departamento da Recei-ta, os empresários estão recebendo a notificação através de um fiscal da Prefeitura, onde cons-tam a documentação e o prazo que o contribuinte tem para comparecer à Prefeitura. “Esses contri-buintes devem atender à notificação sem receios. Pois nada a mais será cobrado deles. Garan-timos que não sofrerão qualquer ônus”.

Ele afirma que a me-dida está sendo tomada para que possa ser cal-culado o Imposto sobre Serviços (ISS) das ope-radoras de cartão de dé-

bito e crédito, com base nos documentos que se-rão apresentados pelos empresários da Cidade. “O imposto será cobrado das operadoras de acor-do com a Lei574/2010, anexo 2, item 15. E os documentos fornecidos pelas empresas convo-cadas apenas servirão para que possamos fa-zer o cálculo”, afirma.

Cerca de 50 estabe-lecimentos já foram no-tificados entre março e abril, e mais 150 devem receber a convocação nos próximos meses. Os principais tipos de em-presas que estão sen-do convocadas são su-permercados, padarias, atacados, lojas de de-partamento, comércios em geral, além de hotéis e pousadas.

A Sefin fica no andar térreo do Paço Munici-pal, na Avenida Presi-dente Kennedy, 9.000, Bairro Mirim, e funciona das 8h30 às 16h. Dú-vidas podem ser sana-das através dos telefo-nes 3496-2096 ou 3496 2042.

capacitação gratuita aborda manipulação de alimentos

No último dia 19, acon-teceu mais um treinamen-to “Boas Práticas para Manipuladores de Alimen-tos”, para trabalhadores em lanchonetes, bares, restaurantes e outros es-tabelecimentos que co-mercializam alimentos. O curso é gratuito e tem carga horária de oito ho-ras, divididas em quatro dias (duas horas por dia). As aulas são ministradas pelo Departamento de Vi-gilância em Saúde, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap).

Esta capacitação aborda a forma correta de lidar com a cozinha e destaca as atitudes impró-prias no manuseio de alimentos. Imagens registra-das pela Vigilância Sanitária de estabelecimentos flagrados com irregularidades são exibidas durante o curso. O objetivo é enfatizar os riscos a que estão expostas as pessoas que consomem alimentos ma-nipulados inadequadamente e as penalidades aos responsáveis.

Segundo a nutricionista especializada em Se-gurança Alimentar Maria Cristina de Freitas Souza,

a capacitação traz reco-mendações que constam no Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, previstas na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n° 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sa-nitária (ANVISA).

Para participar, bas-ta se inscrever na sede da Sesap, na Avenida Presi-dente Kennedy, 8.850, Bairro Mirim, das 9 às 16

horas. As inscrições podem ser feitas com até um dia de antecedência e os interessados devem apre-sentar cópia do RG e uma foto tamanho 3x4.

Os cursos acontecem também nas seguintes datas: maio (dias 17, 18, 24 e 25); junho (dias 21, 22, 28 e 29); agosto (dias 23, 24, 30 e 31); setembro (dias 20, 21, 27 e 28); outubro (dias 18, 19, 25 e 26); e novembro (dias 22, 23, 29 e 30).

São disponibilizadas 30 vagas por curso e, no final, os participantes recebem um certificado de Capacitação no Treinamento de Manipulador de Ali-mentos, desde que tenham 100% de frequência às aulas.

criação de empregos segue em ritmo acelerado em Praia Grande

Com mais de 2 mil en-caminhamentos para va-gas de trabalho apenas no primeiro trimestre do ano, a Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret) tem boas expec-tativas para a colocação de pessoal no mercado de trabalho até o final de 2012.

Foram 1.022 vagas dis-poníveis durante o perío-do, conforme levantamen-to realizado pela Seret.

Embora não seja possí-vel acompanhar a perma-nência dos candidatos nas vagas, os encaminhamen-tos são considerados um

dos trabalhos mais impor-tantes da secretaria, que inclusive mantém espaços em sua sede para que as empresas realizem a sele-ção dos candidatos.

Segundo o secretário de Relações de Emprego e Trabalho, as empresas que estão em busca de mão de obra entram em contato com a secretaria solicitando o agendamen-to para uso das salas, pois preferem realizar a seleção de novos funcionários fora de suas sedes. Durante o ano passado, cerca de mil candidatos foram entrevis-tados pelas empresas na

própria Seret. No total, houve 10.677

encaminhamentos para vagas em 2011, número que o secretário acredita que seja superado este ano. Para ele, Praia Gran-de vive um momento de crescimento que reflete também na questão da empregabilidade. “A Ci-dade se preparou para esse momento de cresci-mento. O sistema viário e de transporte coletivo, por exemplo, são organiza-dos, o que facilita a vida do trabalhador e, conse-quentemente, de quem emprega”. Há casos, con-

forme o chefe da pasta, de empresas de Santos que acabam dando prefe-rência a trabalhadores de Praia Grande justamente por causa desta vanta-gem, pois levam em conta o custo relacionado a atra-sos de funcionários.

Outros números que demonstram esse cresci-mento, segundo o secre-tário, estão nos dados do Cadastro Geral de Empre-gados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, segundo o qual Praia Grande teve um sal-do de 1.972 novos empre-gos no ano passado.

Objetivo do curso é enfatizar os riscos a que estão expostas as pessoas queconsomem alimentos manipulados inadequadamente e as penalidades aos responsáveis

Page 13: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

1� 1ª Quinzena de Maio de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

A Secretaria de Fi-nanças (Sefin) convoca todos os feirantes do Município a compare-cem ao Paço Municipal para renovar a permis-são para trabalhar em 2012. O prazo termina no dia 29 de abril.

O permissionário deve comparecer à Sefin, que fica no andar térreo do Paço (Avenida Presiden-te Kennedy, 9.000, Bair-ro Mirim), diretamente no guichê 16, munidos de RG, uma foto 3x4, o carnê de 2011 quitado, as parcelas de janeiro a março de 2012 quitadas e comprovar pagamen-

to caso haja débitos de anos anteriores.

De acordo com a se-cretaria, existem 260 fei-rantes no Município. Até meados de abril, apenas 21 haviam renovado as licenças. Aqueles que não comparecerem até o dia 29 deste mês terão suas atividades suspen-sas e podem ser multa-dos em até R$1 mil.

TrANSFErêNcIACaso o feirante não

esteja como titular da li-cença, além de renovar, deverá providenciar a seguinte documentação para transferência de

nome: caretira de identi-dade, CPF, comprovan-te de residência em seu nome (conta de energia elétrica ou telefone), atestado negativo de antecedentes criminais, atestado médico com-provando boa saúde para exercer a função, três fotos 3x4, certidão de nascimento ou casa-mento, título de eleitor e contrato de compra e venda da licença com firma reconhecida.

O atendimento na Secretaria de Finanças é das 8h30 às 16 horas, com limite de 400 se-nhas diárias.

Feirantes de Praia Grande devem renovar suas licenças até final de abril

Aqueles que não comparecerem até o dia 29 deste mês terãosuas atividades suspensas e podem ser multados em até r$1 mil

Page 14: Folha do Litoral Sul Ed. Maio/2012

1� 1ª Quinzena de Maio de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

Programa creche Escola: Praia Grande cada vez mais à frente na Educação

No último dia 25, o prefeito de Praia Gran-de, Roberto Francisco dos Santos, partici-pou da cerimonia de assinatura dos termos de adesão do programa Creche Escola, uma parceria entre a Prefeitura e oGoverno Esta-dual.

De extrema importância para o desenvol-vimento da Educação no Município, o Cre-che Escola, lançado em setembrode 2011 e desenvolvido em parceria com aSecretaria Estadual de Educação, tem porobjetivo am-pliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em loca-lidades com maiorvulnerabilidade social.

Vale ressaltar que está previsto o investi-mento de cercade R$ 1 bilhão até 2014 para implantação demil creches. Os municípios que receberão oequipamento são seleciona-dos com base em critérios de vulnerabilidade socialestabelecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Além de Praia Grande, mais 16 municípios foram contemplados com o programa: Analândia, Barueri, Bertioga, Brotas, Cabreúva, Cape-la do Alto, Hortolândia, Iguape, Monte Mor, Praia Grande, Registro, Salto de Pirapora, Tambaú e Tuiuti, além de Anhumas, Ibaté e

Junqueirópolis.A iniciativa funcionará por meio datransfe-

rência de recursos para construções,reformas, ampliações e aquisições deequipamentos. Nos casos em que fornecessário minimizar dificuldadesoperacionais de municípios com as obras,estas poderão ser executadas pela Fundaçãopara o Desenvolvimento da Educa-ção (FDE),que administra contratos de obras para aSecretaria da Educação.

PArTIcIPAçãoPara participar do programa, asprefeituras

manifestaram interesse junto àSecretaria de Desenvolvimento Social,responsável pela seleção das solicitações.Depois, os municí-pios celebrarão convêniocom a Secretaria da Educação. Para isso,devem comprovar a pro-priedade do imóvel,além de apresentar plano de trabalho daunidade de Educação Infantil a serconstruída. As intervenções começam logoapós a assinatura dos convênios.

Os recursos repassados pelo Estadodeve-rão ser utilizados exclusivamente emdespe-sas com obras e material permanente.Caberá às administrações municipais aresponsabili-dade pelas despesas de custeionecessárias para o funcionamento emanutenção das cre-

ches, como folha depagamento, água, ener-gia elétrica, materiaisde consumo e outras.

O programa propõe três modelos decreche, que foram projetados pela FDE,objetivando minimizar os custos deconstrução e manu-tenção do prédio. Sãoedifícios térreos, com todos os ambientesnecessários ao atendi-mento das crianças,como sala de atividades, berçário, fraldário,lactário, cozinha, refeitório e lavanderia,dentre outros. Haverá também uma sala deuso múltiplo, equipada com com-putadorespara iniciar as crianças na lingua-gem digital.

Os edifícios atendem aos padrões deaces-sibilidade previstos na legislação, bemcomo às exigências de sustentabilidade. Osproje-tos adotam aquecimento solar eespecifica-ções para redução do consumo deágua e energia. A capacidade de atendimentovaria de 70 a 150 crianças, de acordo com afaixa etária.

Os terrenos destinados à construçãodas creches devem ser planos e atender aespeci-ficações mínimas, como área de 2 milm² e di-mensões de 35m x 57m. Tambémdevem pos-suir rede de água, esgoto, energia,telefonia e divisas muradas.

ANuNcIE AQuI!((1�) 7814-2885, 936*11616 (reinaldo)Agora também pela internet. Acesse:

www.folhadolitoralsul.com.br

Desejo a todas as mães meus mais sinceros votos de felicidades e grandes conquitas. Roberto Francisco dos Santos, prefeito de Praia Grande

Uma simples mulher existe que,pela imensidão do seu amor,

tem um pouco de Deus,e pela constância de sua dedicação

tem um pouco de anjo;que, sendo moça, pensa como uma anciã

e, sendo velha,age com todas as forças da juventude;

quando ignorante,melhor que qualquer sábio

desvenda os segredos da natureza,e, quando sábia,

assume a simplicidade das crianças.

Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos

que ama e, rica, empobrecer-se para que seucoração não sangre, ferido pelos ingratos.

Forte, entretanto, estremece ao choro dumacriancinha, e fraca, não se altera

com a bravura dos leões.

Viva, não sabemos lhe dar o valorporque à sua sombra todas as dores se

apagam.

Morta, tudo o que somos e tudo que temosdaríamos para vê-la de novo,

e receber um aperto de seus braçose uma palavra de seus lábios.

Não exijam de mim que diga o nome dessa mulher,

se não quiserem que ensope de lágrimas este álbum:

porque eu a vi passar no meu caminho.

Quando crecerem seus filhos,leiam para eles esta página.

Eles lhe cobrirão de beijos a fronte,e dirão que um pobre viandante,

em troca de suntuosa hospedagem recebida,aqui deixou para todos o retrato de sua

própria MÃE.

Feliz Dia das Mães !