folha desportiva outubro 2015

4
Centenas de atletas, treinadores, dirigentes e clubes do concelho da Póvoa de Varzim vão ser reconheci- dos pelo Município da Póvoa de Varzim, na noite de 20 de novembro, sexta-feira, numa cerimónia que terá lugar no Pavilhão Municipal, espaço central e nobre do desporto poveiro. Depois da I Gala, realizada há um ano no Cine Tea- tro Garrett, Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e que assume igual- mente o Pelouro do Desporto, entendeu deslocar esta sessão para uma das infraestruturas despor- tivas, onde se exibem e se consagram muitos dos campeões do desporto local. A mudança verifica-se porque no concelho “aumen- tou o número de campeões, fruto do seu trabalho n˚ 70 - OUTUBRo 2015 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM PAVILHÃO MUNICIPAL ACOLHE GALA DE DESPORTO A 20 DE NOVEMBRO ENTRADA GRATUITA E MODALIDADES GALARDOADAS Para acomodar da melhor forma todos aqueles que pretendam assistir ao espetáculo da II Gala do Desporto da Póvoa, no Pavilhão Municipal, a autarquia informa que as entradas são gratui- tas, mas sujeitas a convite, que podem ser obtidos através das associações. Durante a sessão serão reconhecidas mais de 200 pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes das modalidades de: Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Dança, Futebol, Futebol de Praia, Futevó- lei, Karaté, Natação, Polo Aquático, Ténis de Praia, Tiro e Voleibol. Haverá lugar a diplomas também para o Desporto Escolar com as Atividades Rít- micas Expressivas, Bodyboard, Boccia, Basque- tebol e Natação. e este ano fomos sensíveis aos pais e amigos que desta forma podem estar todos presentes”, explica o edil poveiro, que confessa um orgulho ao ver “a forma como os atletas fazem questão de onde estão, ao vencerem títulos mostrarem a bandeira da Póvoa de Varzim, como o caso do Bruno Tor- res no Campeonato do Mundo de Futebol de Praia, exemplo seguido em muitos outros locais do país e do estrangeiro pelos nossos atletas. O autarca reforça, ainda, que a II Gala do Desporto da Póvoa de Varzim “será o reconhecimento que a cidade e as freguesias fazem a todos os distinguidos e também é uma forma de incentivar muitos mais a praticarem desporto”, acentuando o enorme “movi- mento desportivo amador na Póvoa de Varzim que é algo que não tem paralelo a nível do país, através das dezenas de clubes e associações que integram os vários planos e movimentos desportivos locais”. O crescimento do Desporto na Póvoa A cerimónia, que terá um condão de dinamismo e de distinção, pretende assinalar “o empenhamento de uma marca de crescimento da nossa terra” con- fessa Aires Pereira, sendo ainda o evento marcado para mostrar “as nossas infraestruturas e o apoio no desenvolvimento do cariz associativo local, ao realizarem durante 9 meses da época baixa, mui- tos eventos desportivos que trazem até à Póvoa de Varzim milhares de pessoas, permitindo desta forma um grande contributo para o desenvolvi- mento da terra”. Rui Costa foi um dos distinguidos em 2014

Upload: camara-municipal-da-povoa-de-varzim

Post on 24-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Desportiva outubro 2015

Centenas de atletas, treinadores, dirigentes e clubes do concelho da Póvoa de Varzim vão ser reconheci-dos pelo Município da Póvoa de Varzim, na noite de 20 de novembro, sexta-feira, numa cerimónia que terá lugar no Pavilhão Municipal, espaço central e nobre do desporto poveiro.

Depois da I Gala, realizada há um ano no Cine Tea-tro Garrett, Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e que assume igual-mente o Pelouro do Desporto, entendeu deslocar esta sessão para uma das infraestruturas despor-tivas, onde se exibem e se consagram muitos dos campeões do desporto local.

A mudança verifica-se porque no concelho “aumen-tou o número de campeões, fruto do seu trabalho

n˚ 70 - OUTUBRo 2015 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM

Pavilhão MuniciPal acolhe Galade desPorto a 20 de noveMbro

entrada Gratuita e Modalidades Galardoadas

Para acomodar da melhor forma todos aqueles que pretendam assistir ao espetáculo da II Gala do Desporto da Póvoa, no Pavilhão Municipal, a autarquia informa que as entradas são gratui-tas, mas sujeitas a convite, que podem ser obtidos através das associações.

Durante a sessão serão reconhecidas mais de 200 pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes das modalidades de: Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Dança, Futebol, Futebol de Praia, Futevó-lei, Karaté, Natação, Polo Aquático, Ténis de Praia, Tiro e Voleibol. Haverá lugar a diplomas também para o Desporto Escolar com as Atividades Rít-micas Expressivas, Bodyboard, Boccia, Basque-tebol e Natação.

e este ano fomos sensíveis aos pais e amigos que desta forma podem estar todos presentes”, explica o edil poveiro, que confessa um orgulho ao ver “a forma como os atletas fazem questão de onde estão, ao vencerem títulos mostrarem a bandeira da Póvoa de Varzim, como o caso do Bruno Tor-res no Campeonato do Mundo de Futebol de Praia, exemplo seguido em muitos outros locais do país e do estrangeiro pelos nossos atletas.

O autarca reforça, ainda, que a II Gala do Desporto da Póvoa de Varzim “será o reconhecimento que a cidade e as freguesias fazem a todos os distinguidos e também é uma forma de incentivar muitos mais a praticarem desporto”, acentuando o enorme “movi-mento desportivo amador na Póvoa de Varzim que é algo que não tem paralelo a nível do país, através das dezenas de clubes e associações que integram os vários planos e movimentos desportivos locais”.

o crescimento do desportona Póvoa

A cerimónia, que terá um condão de dinamismo e de distinção, pretende assinalar “o empenhamento de uma marca de crescimento da nossa terra” con-fessa Aires Pereira, sendo ainda o evento marcado para mostrar “as nossas infraestruturas e o apoio no desenvolvimento do cariz associativo local, ao realizarem durante 9 meses da época baixa, mui-tos eventos desportivos que trazem até à Póvoa de Varzim milhares de pessoas, permitindo desta forma um grande contributo para o desenvolvi-mento da terra”.

Rui Costa foi um dos distinguidos em 2014

Page 2: Folha Desportiva outubro 2015

P2

Promovido pela Associação de Basquetebol do Porto, o Clinic de Treinadores realizado no pavilhão municipal no fim de semana de 10 e 11 deste mês, revelou-se novamente um sucesso, já que foi caracterizado pela presença de mais de 110 treinadores, entre os quais experientes treinadores da modalidade.

A formação de treinadores contou com as presenças dos espanhóis Luís Guil e Javier Hernandez, treinadores da Liga e Seleção de Espanha) e ainda com o experiente treinador madeirense João Freitas, destacando-se en-tre outros temas, a questão técnico-táctica e do relato duma experiência no Alto Rendimento.

Durante o encontro foi também privilegiada a abor-dagem ao treino da condição física, fator considerado central no desenvolvimento do jovem basquetebolista em Portugal.

Esta ação que vai já na sua 11ª edição, realiza-se anualmente desde 2013, e tem contado com a parceria privilegiada da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a par da Escola Nacional de Basquetebol/Federação Por-tuguesa de Basquetebol e do Clube Desportivo da Póvoa.

Decorreu a manhã do passado dia 10 deste mês, a em-presa municipal poveira organizou o VII Triatlo Varzim Lazer, competição que incluiu 300 metros de natação, 10 quilómetros de ciclismo pelas ruas da cidade e dois

Organizado pelo Centro Karaté Aguçadou rense (CKA), o pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim recebeu, a 11 de outubro, mais de cinco centenas de atletas que promoveram a modalidade, assistindo-se “a excelentes exibições de Kata e Kumite”.

A prova dirigida aos escalões de Infan tis, Iniciados, Juvenis, Cadetes, Juniores e Seniores, juntou dezenas de clubes portugueses que competiram por um lugar no pódio. Pela Póvoa de Varzim, além dos atletas do CKA, também participaram atletas da União Poveira de Karaté (UPK).

Na competição, os dois clubes poveiros conseguiram vários pódios, destacando-se as vitórias de Ana Gomes, 1º lugar (Kumite Iniciados -44 Kg); Afonso Azevedo, 1º

clinic de treinadores de basquetebol escolhe cidade da Póvoa Para ação de forMação

triatlo varziM lazer REVELA qUALIDADE DAS INFRAESTRUTURAS POVEIRAS

torneio de Karaté envolve 500 atletas E REVELA qUALIDADE POVEIRA NA ORGANIzAçãO

lugar (Kumite Iniciados -30 Kg); Tiago Almeida (Kumite Iniciados -44 Kg); Vitalie Certan, 1º lugar (Kumite Senio-

res -67 Kg), todos do CKA. quanto à UPK, Rita Ribeiro alcançou o 1º lugar (Kumite Iniciados -57 kg).

quilóme tros de corrida pela marginal norte.

Este triatlo, em que os resultados alcançados valem para o Circuito Regional Norte, contou com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A iniciativa envolveu, ainda, o Jovem Aquatlo, uma prova destinada a atletas mais novos, com idades compreen-didas entre os 6 e os 14 anos, com as distâncias de natação e corrida a serem adaptadas à idade de cada participante. Nesta competição, a vitória pertenceu ao Clube Naval Povoense, que alcançou o pleno ao ven-cer todas as provas da segunda edição do Aquatlo da Varzim Lazer.

Além das vitórias individuais, os nadadores do CNP conquis taram o troféu coletivo e supe raram a concor-rência, “demons trando as suas capacidades e uma boa preparação física para este início de época”.

Page 3: Folha Desportiva outubro 2015

P3

Com um registo superior ao milhar de participantes, a prova de BTT que contou com figuras de proa do ci-clismo entre os quais, Marco Chagas, Rui Sousa, César Fonte, entre outros credenciados ci clistas nacionais, revelou novamente as qualidades dos percursos e do concelho poveiro para a prática da modalidade.

Apesar das condições meteoroló gicas adversas do passado dia 18, a 2ª edição da Maratona BTT da Póvoa de Varzim, organizada pela Bikeservice, foi distinguida pela forte adesão, já que aliado à competição esteve o convívio, tornando-se a prova numa referência nacional já que engloba na mesma prova, duas competições, a mara tona com 71,5 quilómetros e meia maratona, com 43,5 quilómetros.

No apoio a esta Maratona BTT da Póvoa esti veram 200 voluntários, organização que contou ainda com a colaboração do CDC Navais, juntas de freguesia, além de diversas entidades.

O sorteio da camisola de Iker Casillas foi um dos momentos mais significativos do torneio de Futsal da Cruz Vermelha, promovido pela Casa do Rega-ço, vertente social da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim, que organi zou, no último fim de semana, a segunda edição do Torneio Solidário, prova à qual se juntaram diversas coletividades e entidades locais, como forma de angariarem fundos para a institui-ção, promovendo ao mesmo tempo “um momento de partilha e convívio”.

Nesta competição local, realizada no Pavilhão Mu-nicipal, além do sorteio da camisola do jogador do FC Porto, foram também sorteadas duas camisolas do Varzim Sport Clube e uma bola autografada por todos os jogadores do clube poveiro.

O torneio proporcionou “um modelo de ação cen-trado nas relações de proximidade humana e nas espe cificidades locais, bem como na heterogenei-dade de públicos”.

Como forma de assinalar o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, várias dezenas de pessoas participaram na caminhada “Entre Campos, Praias e Masseiras”, promo-vida pelos municípios da Póvoa de Varzim e Esposende.

Ao longo de 14 quilómetros, que este ano começaram na Póvoa de Varzim, junto às piscinas, e que foram concluídos em Apúlia, Esposende, os participantes tiveram a oportunidade de percorrerem campos agrí-

colas, praias e pinhais, aproveitando para usufruírem da paisagem e do contacto com a natureza, além de ter sido fomentada a prática de atividade física.

Esta atividade foi uma iniciativa em que também o con-vívio e a confraternização estiveram presentes, sendo também um grande contributo para a divulgação do património local dos dois concelhos, em especial da orla marítima.

Maratona de btt PROMOVE TRILHOS E CAMINHOS DA PóVOA

solidariedade coM a cruz verMelha EM TORNEIO DE FUTSAL

caMinhada entre Póvoa e aPúlia PROMOVE CONTACTO COM NATUREzA

Page 4: Folha Desportiva outubro 2015

P4

As modalidades de futebol, atletismo, ténis de mesa e BTT, além do apoio nas atividades físicas e no des-porto sénior, continuam a ser disciplinas em que a autarquia da Póvoa de Varzim volta a fazer uma forte aposta, permitindo um grande movimento despor-tivo ao nível amador, além de incentivar a prática do desporto, o convívio e o bem estar.

Assim, no Futebol Inter-Freguesias, decorre desde o início do mês de setembro, a 33ª edição do campeo-nato, que ao nível sénior, juvenil e infantil, e em cada uma delas conta com a participação de 15 associa-ções, enquanto na prova de Escolinhas participam 13 equipas e no escalão feminino, cinco coletivi-dades, envolvendo mais de três mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e elementos da organização.

Esta época, a novidade da competição incide em que a maioria dos jogos é realizada em relvados sinté-ticos, após a inauguração de seis deles em junho passado, aumentando a qualidade do futebol, já elo-giado pelos membros das associações participantes.

Por sua vez, o Plano de Promoção de Atletismo arranca com a 36ª edição, a 22 de novembro, com a prova de Corta Mato, na freguesia de Argivai. Estão inscritos 11 clubes, que prometem levar a todo o concelho centenas de atletas, muitos deles com aspirações a outros voos do atletismo nacio-nal, como já sucede com atletas que despontaram em edições anteriores.

Perspetivas idênticas estão referenciadas no Plano de Desenvolvimento de Ténis de Mesa (PDTM), que

concelho eM forMa coM renovada APOSTA EM VáRIOS PLANOS

esta temporada assinala 25 anos (Bodas de Prata) de divulgação da modalidade nas 12 freguesias poveiras. A prova, este ano, inicia-se a 8 de novem-bro, com o Campeonato de Pares, estando garan-tida a presença de 12 equipas do concelho da Póvoa de Varzim.

Modalidade em expansão, o BTT, tem apontado para o início de 2016, nova edição, a sexta, com realização de provas a realizar em várias freguesias poveiras, para que possam os participantes conhecer os tri-lhos e caminhos do concelho.

apoio escolar e ao bem estar

Nas atividades de apoio ao desenvolvimento dos alu-nos e do bem estar, o ensino escolar do 1º ciclo conti-nua a contar com a cooperação da Câmara da Póvoa de Varzim ao colocar 20 professores, ao nível das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) que colaboram em 22 escolas e 13 Jardins de Infância.

quanto ao Desporto Sénior, continua a ser uma aposta importante da autarquia poveira, já que a participação tem excedido as expetativas, contando o programa, que iniciou a 5 de outubro, com a inscri-ção de 820 idosos de 8 instituições. Este programa, que engloba aulas de piscina, ginásio e musculação, tem como finalidade manter uma população ativa e que permita ser uma das referências locais para enaltecer o espirito de um Concelho em Forma.