a folha, 12 de março de 2010

44
A FOLHA Cidades - 12 de março de 2010 12 de março de 2010 12 de março de 2010 12 de março de 2010 12 de março de 2010 1 12 de março de 2010 - Edição 200 - Circulação Semanal - VALOR R$ 2,30 Capão do Cipó Nesta sexta-feira, às 19h30min, ocorre o lançamento da segunda edi- ção do evento na Câmara Municipal de Vereadores. A feira objetiva valorizar as potencialidades de Capão do Cipó e pro- mover o desenvolvimento da forte eco- nômia do município Pg. 15 2ª Expocipó vai ser lançada hoje

Upload: folha-santiago

Post on 14-Mar-2016

273 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

A Folha Santiago

TRANSCRIPT

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 1

    12 de maro de 2010 - Edio 200 - Circulao Semanal - VALOR R$ 2,30

    Capo do Cip

    Nesta sexta-feira, s 19h30min,ocorre o lanamento da segunda edi-o do evento na Cmara Municipal deVereadores. A feira objetiva valorizar aspotencialidades de Capo do Cip e pro-mover o desenvolvimento da forte eco-nmia do municpio Pg. 15

    2 Expocip vaiser lanada hoje

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 20102 Cidades

    Na histria da educao, muitastransformaes ocorreram,principalmente, no que se refere aosvalores universais, pois desde cedo preciso que as crianas saibam umas soutras, com suas diferenas raciais,religiosas e culturais. Educar para orespeito cortar o mal pela raiz. tambmcompreender a formao das injustiassociais, pelas quais temos todos umaparcela de responsabilidade. Existemvalores universais que no podem seresquecidos, quando pensamos em planejarnosso futuro e em encantar-se novamentecom a educao. Temos que rever a escolacomo meio de uma nova vivncia de todoespao educativo, principalmente, asrelaes entre educadores e alunos, dasinfluncias do meio escolar na comunidadelocal, das responsabilidades individuais ecoletivas e no amor ao conhecimento.Tudo isso de um ponto de vistacompreendido como um processo integralde transformao de valores ticos eatitudes. Ser professor requer trabalharcom suas motivaes interiores, sonhos,potenciais e anseios, para fazer com que setenha a conscincia de que a escola sua, eque cada um deve fazer a sua parte.Os educadores podem fazer a diferena navida das crianas. Faz parte da naturezahumana, comportar-se geralmente daforma que se tratado. Isso comprova quetratar alunos, como incapazes de aprenderafirma sua incapacidade, e v-los comocapazes de aprender resulta em suacapacidade. Os educadores tm um papelextremamente importante a desempenhar.So eles os responsveis pela boa educaodas crianas, j que isso foi esquecido pelamaioria dos pais. Est na hora dos paisrecuperarem sua auto-estima e suaautoridade, resgatando prticas comodisciplina, obrigaes, respeito e normas ea horrios, enfim, boas maneiras queandam esquecidas na educao dos filhos,em nome do futuro do seu prprio jovem eda sociedade. Com a revoluocomportamental dos anos 60, a difuso dosmtodos pedaggicos modernos e apopularizao da Psicologia e liberdadepassou a dar o tom nas relaes entre pais,filhos (...). Em muitos lares, os pais quese sentem desorientados, e os filhos naausncia de quem estabelea limites a suaconduta, assumiram o papel de tiranos.Assim sendo, preciso que pais eprofessores assumam seus papis diante daeducao dessas crianas. Elas no podemser deixadas de lado por simplesjustificativas que possamos estararranjando para fugirmos de nossasresponsabilidades. Trata-se de um chavo,mas as crianas so o futuro de nosso pas.

    Bossoroca

    preciso resgatarvalores Uma grande campanha reuniu

    diversos setores da comunidade,escolas, f uncionrios p blicos,agentes de sade de combate aendemias, programa cidade limpae moradores, com o objetivo deuma limpeza geral nos ptios e

    Unida contra a Dengue>> Sade: Atitude exemplar para todas as cidades do RS

    Juventude bossoroquense adere a campanha comunitria

    ruas, retirando todos os objetosno utilizveis que podero retergua parada, local de proliferaodo mosquito transmissor da Den-gue.

    Trs caminhes da Prefeituraforam utilizados para a coleta do

    lixo que rendeu toneladas de la-tas, pneus, copos e garrafas. Essematerial ser destinado a uma em-presa da regio para reciclagem.A Administrao Municipal agrade-ce a todos que contriburam nestacampanha.

    Agentes da Prefeitura e moradores recolhem pneus

    So Vicente do Sul

    Estudante do 2 Ano do EnsinoMdio e Curso Tcnico em Inform-tica, do Instituto Federal Farroupi-lha campus So Vicente do Sul,Eusbio da Cunha Paim, est entreos dez classificados da categoriaArte, que concorrem ao Prmio Sen-tidos. Na sua 3 edio, a primeiraetapa contou com 787 inscritos de13 estados brasileiros, concorrendoem seis categorias: Artes, Empre-sas, Esportes, Gente como a Gen-te, Literatura e Terceiro Setor.

    O Prmio Sentidos tem como ob-jetivo divulgar e reconhecer as his-trias de superao de pessoas comdeficincia e mostrar as realizaesem prol da incluso social e econ-mica, desenvolvidas por instituiesdo terceiro setor, empresas e poderpblico.

    O Prmio fruto de uma parce-ria firmada entre a Associao de Va-lorizao e Promoo do Excepcio-nal (AVAPE), a revista Sentidos e arede Record de Rdio e Televiso.

    Deficiente visual desde os 10anos, q uando p erdeu a v iso e macidente com arma de fogo, Eus-bio superou todas as dificuldades e,aps trs anos, retornou aos estu-dos. Ele, agora com 20 anos, desdeos 14 tambm se dedica profisso

    Aluno do campus vai participar de Prmio

    de cantor, msico e compositor , eluta para conseguir lanar um CD.Euzbio comenta que s vezes agente t em no pensamento de quedeterminada coisa difcil... mesmoassim tem que apostar e, para sa-ber se a gente consegue, tem quetentar.

    E ele finaliza dizendo que entretantos candidatos, ter conseguido aclassificao, pra mim j uma vit-ria.

    Para ser um dos finalistas que

    receber a premiao, Eusbiopode precisar contar com a votaode todos os seus amigos, colegas,docentes e tcnicos administrativosdo IFFarroupilha. Isso porque, deacordo com o regulamento do Pr-mio Sentidos, alm dos finalistas decada categoria - escolhido pela Co-misso Julgadora haver um ven-cedor i ndicado p elo J ri P opular,atravs de voto via internet. Paramaiores informaes, s acessaro site www.sentidos.com.br

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 3Cidades

    Postura corporaldos trabalhadores

    Alguns dos problemas que atingem ostrabalhadores na atualidade, em relao sade, devido postura. Compreender queo nosso corpo e a nossa mente recebem in-fluncias no nosso dia-a-dia, de fundamen-tal importncia para entendermos os cui-dados que devemos ter com eles, nas nos-sas vivncias e das mais variadas formas,nos trazendo mensagens que refletem a in-fluncia na coluna vertebral e regio lom-bar. A atividade motora definida comosendo vrios movimentos pequenos ouamplos, que provem um arranjo das partesdo corpo. Ao analisarmos a postura corpo-ral, devemos lembrar que um dos critriosde boa postura o equilbrio entre os ms-culos e os ossos, pois so as estruturas quesuportam e protegem a coluna vertebral deagresses ou deformaes progressivas. bom verificar as atividades sentado em fren-te ao computador. Procure manter o corpoereto e os ps apoiados no cho, evite ficarcom as pernas cruzadas e os joelhos muitoflexionados. Observe se voc no est pro-jetando para frente a cabea e mantenha-aalinhada com seu tronco.

    Os excessos de movimentos repetitivosou ficar com o corpo numa determinada po-sio so fatores que desencadeiam uma s-rie de alteraes no corpo na busca de umaadaptao, porm, esta adaptao quandose torna viciosa traz consigo os mais dife-rentes males para o nosso corpo. Portanto,cuidem-se. Pratiquem atividades e previ-nam-se. Desvios posturais dos trabalhado-res - as trs alteraes mais frequentementeapresentadas so:

    Lordose - o aumento anormal da curvalombar levando a uma acentuao da lor-dose lombar normal. O peito e o abdmenprojetam-se para frente, a dor nas costas dostrabalhadores com lordose lombar aconte-ce quando necessrio que fiquem em ppor muito tempo.

    Cifose - um aumento anormal da con-cavidade posterior da coluna vertebral. ofamoso corcunda. As causas mais impor-tantes desse problema so a m postura e oinsuficiente condicionamento fsico.

    Escoliose - A coluna, vista por detrsdeve ser reta. A escoliose uma deforma-o da coluna na qual ela desvia, quer para adireita, quer para a esquerda. Pode apare-cer em qualquer idade, mas costuma acen-tuar-se com o crescimento. Exerccios dealongamento e respiratrios ajudam muito.

    Jaguari

    O secretrio de Desenvolvimento Agropecurio Luiz Fer-nando Siqueira, esteve reunido mais uma vez com os produ-tores de leite. Esta a segunda etapa do Programa deApoio Bacia de Leite que dispe de recursos da ConsultaPopular de 2009/2010 .

    Nesta nova fase, esto sendo visitados os produtores ru-rais de cada localidade, onde esto se formando grupos detrabalho para que se possa d iscutir a compra dos equipa-mentos, e as melhorias que so necessrias para a ativida-de crescer no municpio.

    A reunio que aconteceu segunda-feira, 8, na localidadedo Chapado - uma das etapas deste projeto -, e reuniuum grupo de produtores de leite da localidade e de Chapa-dozinho e Santa Juliana.

    Todas as localidades que tm produo de leite serovisitadas, e o projeto ser montado em conjunto com todas.

    Secretrio se rene com produtores rurais

    Secretrio Luiz Fernando Siqueira

    A Secretaria da Sade comeou se-gunda-feira, 8, a vacinao contra a Gri-pe A. Conforme a secretria Carmem Tur-chetti, nesta primeira etapa at o dia 19deste ms, sero vacinados todos os tra-balhadores na rea de sade, especial-mente aqueles que esto ligados direta-mente aos usurios. A 2 etapa da vaci-nao ser desenvolvida no perodo de22 deste ms a 2 de abril, e ser dirigidaa gestantes e crianas de seis meses atdois anos, e pessoas com doenas cr-nicas (diabetes, hipertenso, etc).

    EtapasA 3 etapa, de acordo com Izadora Aze-

    vedo Piveta, acontece de 5 a 23 de abril, e ser destinada a populao em geralna faixa etria de 20 a 39 anos. A 4 eta-pa ser desenvolvida de 24 de abril a 7de maio, dirigida populao de idososacima de 60 anos. A 5 etapa de vacina-o contra a Gripe A ser realizada de 24

    Tcnica da Secretaria da Sade recebe vacina

    A dirigente do Ncleo Municipal deCultura, Elimar Frasson, juntamente como secretrio de Turismo e Desporto JooRoberto da Fonseca, participaram nessaquinta-feira, 11, em Santa Maria, de reu-nio do grupo de secretrios de Turismoe Cultura da Associao dos Municpiosda Regio Centro do Estado, AM-Centro.

    De acordo com Elimar Frasson, noencontro foram discutidas questes rela-cionadas ao desenvolvimento do turismo

    Sade vacina contra Gripe A>>At o dia 19 deste ms, sero vacinados todos os trabalhadores na rea de Sade

    Elimar Frasson participa de reunio da AM-Centroe da cultura dos municpios integrantesda regio central do Estado, e temascomo definio da participao da re-gio central no Salo Gacho de Turis-mo, em Caxias do Sul, de 18 a 21 prxi-mos, definio de atraes culturais parao evento; definio de temas para semi-nrio de turismo e cultura, como inciodos trabalhos do ano; e elaborao deum planejamento de reunies e aespara o turismo e cultura da regio.

    de abril at o dia 7 de maio. Esta seruma segunda dose de vacinao paraas crianas de seis meses a dois anosde idade, pois nesta faixa etria reco-menda-se que sejam feitas duas eta-pas. Izadora Piveta destaca que no ato

    da vacina as pessoas devero com-parecer unidade de sade, muni-das da carteira de vacinao. Prefe-rencialmente as crianas devero vircom suas carteiras de vacinao paratomarem a dose.

    Elimar Frasson, dirigente de Cultura

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 20104 Cidades

    CREAS promove palestraem homenagem s mulheres

    Jaguari

    O tcnico da Secretariada Sade, Eraldo RosaSaul, i niciou esta semanauma visita s escolas mu-nicipais e estaduais, paraorientar o s e studantes preveno da Dengue. Ex-plicou que o trabalho deconscientizao dos alu-nos, destacando a elespara que cuidem de suascasas, limpando ptios, re-tirando lixos acumulados, eno d eixando f icar gua

    Tcnico orienta parapreveno Dengue

    acumulada em nenhum re-cipiente. Basicamente esteser o enfoque.

    Eraldo Rosa Saul, que o dirigente do Ncleo de Vi-gilncia Sanitria e tambmcoordenador do Programade Combate a Dengue nomunicpio, frisa que o im-portante que os estudan-tes possam levar estas ori-entaes a seus pais, e queisso seja repassado aos vi-zinhos.

    Eraldo Saul e secretria Carmem Turchetti

    O secretrio de EducaoProfissional e Tecnolgica doMinistrio de Educao, EliezerPacheco, chega nesta sexta-fei-ra, 12, para fazer uma visita asobras de ampliao do CampusAvanado do Instituto FederalFarroupilha, no Chapado.

    O secretrio esperado apartir das 17h, acompanhadopela presidente da Comisso de

    Secretrio do Ministrio da Educaochega ao municpio nesta sexta-feira>> Eliezer Pacheco ver andamento das obras do IFET

    Educao e Cultura da Cmarados Deputados, Maria do Ros-rio (PT). Aps a visita a Jaguari,o secretrio do Ministrio de Edu-cao e a deputada federal Ma-ria do Rosrio (PT), participamda inaugurao do Centro de In-formtica e Salas de Aula doCampus do IFET de So Vicen-te do Sul, que ocorre s 19h, etambm do jantar de confrater-

    nizao que ocorre na sede daseo sindical, Sessev.

    Para o prefeito Cristofari, aexpectativa da visita do secret-rio do Ministrio da EducaoEliezer Pacheco, que ele pos-sa fazer o anncio de lanamen-to do edital contratao de ser-vidores para o corpo doce nte eadministrativo do Campus doIFET no Chapado.

    Para marcar o Dia Internacio-nal da Mulher, segunda-feira, 8, oCentro de Referncia Especializa-da em Assistncia Social (CREAS)promoveu juntamente com a Secre-taria de Assistncia Social na noi-te de tera-feira, 9, palestra dirigidaa todas as mulheres jaguarienses.

    A palestra realizada na Casa deCultura Irm Zenaide, foi proferidapela professora e psicanalista emformao Marize Sudati Silva, sobo ttulo Conquiste seu Espao eSeja Feliz como Mulher. O temaapresentado pela palestrante des-tacou a auto-estima como fator pre-ponderante para o sucesso pesso-al e profissional.

    A palestra teve a durao deuma hora, e contou com a partici-pao do msico assisense Ander-son que motivou as mulheres pre-sentes com msicas danantes dorepertrio popular brasileiro.

    Palestrante Marize Silva motiva mulheres para vencer

    O evento tambm contou como prefeito Joo Mrio Cristofari e aprimeira dama Marileda Cristofari, edos secretrios Sidney Viaro, LuizFernando Siqueira e Renato Mes-quita Filho.

    Palestrante Marize Silva motiva mulheres para vencer

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 5CidadesNova Esperana do Sul

    A Loja Empresa Ger-sey est em prdio pr-prio, em frente ao Col-gio Estadual Jos Benin-c. Iniciou atividades emagosto do ano passado,no Berrio Industrial.Abriu praa comercialpara r esgatar c lientelade fabricantes de cala-dos e botas. Facilitandoe encurtando caminhopara aquisio de arti-gos para botas e selari-as em geral, que antesera de Novo Hamburgo.

    Comercializa mais de80 itens de materiaiscomo linhas de costura,fivelas, fechos, rebites,ilhs, forro cacharel,contraforte, sola-pneu,sola-couro, salto de cou-ro e borrachas adulto einfantil, costura para ate-lier de costura; agulha,lpis e canetas para ris-car e couros.

    Empresa conquistaseu prdio prprio>>Primeiro passo importante foiconquistado com apoio da Prefeitura

    A E mpresa G erseyME comercializa seusartigos para uma gamade municpios como Ja-guari, So Pedro do Sul,Santiago, So Franciscode Assis, S anta M aria,Alegrete, Rosrio doSul, Pelotas, alm deNova Esperana do Sul.

    Nova Esperana doSul possui caractersti-cas do setor coureiro-

    caladista com mais de20 microempresas doramo instaladas no mu-nicpio.

    Conforme seus pro-prietrios, Erni Bde eCice da Costa, dizemque o primeiro passo im-portante foi conquistadocom apoio da Prefeitura,atravs do Projeto JuroZero, e hoje o sonho j realidade.

    A Secretaria de Educao Cultura, Desporto e Lazer comeou os trabalhosalusivos ao 22 aniversrio de emancipao poltico-administrativo do munic-pio. A programao completa ser definida a princpio, at est a sexta-feira.

    J esto abertas as inscries para escolha da Rainha e Princesas Munici-pais, sendo que as interessadas devero inscrever-se ou buscar informaesna Secretaria ou atravs do fone 3258-1774 at o dia 19 deste ms.

    Secretaria desenvolve trabalhopara comemorao de 22 anos

    So Vicente do Sul

    O Projeto de Lei doExecutivo que acrescen-ta no artigo segundo daLei Municipal n. 4589/2010, autoriza a contra-tao temporria eemergencial, por excep-cional interesse p blicofoi a provado p or u nani-midade.

    Tambm foram apro-vados na sesso de se-gunda-feira, 8, pedidode informaes do vere-ador Gilberto Rosa (PP)e da vereadora RosmariBissaco (PP) encami-nhado ao Executivo so-bre quais as secretariasque tm funcionrioscontratados pelo CIEE equais as funes quedesempenham cada um,

    Vereadores aprovam projetodo Executivo por unanimidade

    com os respectivos no-mes.

    Tambm quantoscontratos emergenciaisesto em vigncia para2010, incluindo as con-trataes novas, seusrespectivos n omes efunes.

    Processo extintoOutro pedido de in-

    formaes de GilbertoRosa indaga o porquda extino de processocontra a empresa Cons-trutora C idade L tda.Tambm se j foi efetu-ado contrato com algu-ma empresa para aqui-sio de urnas fnebrespara pessoas carentes.

    J David Moreira da

    Costa (PT) solicita infor-maes r eferentes a oscontribuintes, que estoefetuando pagamentoparcelado da dvida ati-va de IPTU.

    Jos Carvalho (PTB)indica ao Executivo queseja feita a ampliao dapraa de brinquedos daEscola de Ensino Fun-damental Antero Xavier.E o vereador Paulo Flo-res (PMDB) solicita con-serto do bueiro na Estra-da Passo do Frana.Osmar Gabriel (PMDB)pede limpeza geral nasruas e valas, onde o es-goto corre a cu abertona Vila Doutor Fernan-do Pahim e tambm cas-calhamento.

    Os detentos do Presdio trabalham com material reciclvel e produzemcestas, porta-papis, caminhes de madeiras, dentre outros.

    Colabore adquirindo um de seus produtos. Interessados podem entrarem contato pelo fone 3257-1437.

    Para contatar a FOLHAO representante do Jornal A FOLHA, em So Vicente do

    Sul, Alison Luis avisa aos amigos leitores que aps um pe-rodo de frias, retoma seus trabalhos com publicidade eassinaturas. Contatar pelo fone 8439-8370 de segunda asexta das 8h s 18h.

    Detentos produzemobjetos de qualidade

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 20106

    Subsdios para a Agricultura

    O presidente da Comisso de Agricultu-ra do Parlamento Europeu, deputado e ex-ministro Italiano da Agricultura, Paolo deCastro, afirmou recentemente que neces-srio mostrar a opinio pblica, que sub-veno no apenas para os agricultores,mas para proteger bens pblicos como se-gurana alimentar, qualidade dos alimen-tos e proteo ambiental. Diante do signi-ficado estratgico da produo de alimen-tos no mundo globalizado, a resistncia doseuropeus e americanos em reduzir os sub-sdios cada vez mais forte. O enfoque dei-xou de ser o subsdio em si, mesmo que naUnio Europia ele consuma 70 bilhes dedlares por ano, equivalente a metade dooramento, que portanto se destina ao cam-po. Na verdade a estratgia a agricultu-ra, como ativo e vantagem competitivapara os pases. O que dever acontecer efe-tivamente que os subsdios alm de man-tidos na Europa e Estados Unidos, poderoser ampliados para outras regies, como oLeste Europeu. Os europeus e americanosvo reforar as exigncias quanto quali-dade e origem dos produtos importados. Sorequerimentos tcnicos que no cessam eexigncias sanitrias descabidas e fora darealidade dos produtos de origem, com onico objetivo de barrar as exportaescompetitivas como a brasileira, especial-mente para as carnes. Esta a razo pela qualcada vez mais este produto brasileiro temse desviado para mercados como a Rssia,sia e Pases do Leste Europeu, onde as exi-gncias e o protecionismo so menores, ino-bstante os preos tambm serem inferio-res. Para que o Brasil possa continuar lide-rando a produo de alimentos no mundo,sem a contrapartida da reduo dos subs-dios nos mercados de consumo mais qua-lificados e de maior poder aquisitivo deve-remos repensar a nossa poltica pblica,criando mecanismos compensatrios paraa produo. No chegamos ao ponto depropor, tambm adotarmos subsdios noBrasil.

    Afonso MottaAdvogado e Produtor Rural

    Mata

    Foi comemorado o Dia internacio-nal da Mulher na sexta-feira, 5, soborganizao da Secret aria de Assis-tncia Social, comandada por CludiaSpolaor com apoio da assistente So-cial, Valdete Pain Aver e sua equipe.

    A comemorao aconteceu nasdependncias do Clube Matense comvrias brincadeiras - danas, distribui-o de brindes, lanches e refrigeran-tes a todas as mulheres participantes.

    Clube Matense sediahomenagem a mulher

    Tambm foi oferecido cortes de ca-belos e pinturas, enfim vrias ativi-dades.

    Coordenada pela secretria deTurismo Andria, a equipe do PIMtambm participou. O secretrio deSade, Artur Ruatt e a enfermeiraRenata Toscani fizeram distribuiode preservativos e kit completo comescova de dentes e pasta. Tambmesteve a vereadora Deise Lodete. Artur Ruatt, secretrio de Sade

    Foi realizado sbado, 6, e domingo, 7, no Balne-rio Municipal Valdir Bolzan Bataglim, o Torneio deBeach Soccer organizado pelos proprietrios do Barda Praia, Gustavo e Roberto Diello, com a colabora-o de Jocemar Shutz e sua esposa Rosngela comapoio da Prefeitura.

    Participaram vrias modalidades onde ficou gole-ador Mateus Pipi, goleiro menos vazado Andrey Pe-reira, 1 lugar Paulinho, Mateus, Otvio, Diego e LuizHenrique. N o 2 l ugar F elipe, B runo, G ustavo, An-drey, Guilherme e Everton.

    Torneio de Beach Soccer no Balnerio

    Turma da rapaziada que agitou no torneio de futebol de praia

    Buscando solucionar os problemasde fornecimento de energia eltrica noVale do Jaguari, o deput ado GilbertoCapoani teve aprovado pela Comis-so de Servios Pblicos seu requeri-mento, que sugere a realizao deuma audincia pblica no municpio deMata.

    De acordo com o p arlamentar, oobjetivo ouvir a comunidade do Valedo Jaguari e debater a falta de quali-dade dos servios de fornecimento deenergia eltrica da empresa AES Sulna regio.

    Capoani tomou conhecimento dasdificuldades enfrentadas p elos mora-dores, atravs dos vereadores Jos

    Regio vai discutirservios da AES Sul >>De acordo com o parlamentar, o objetivo ouvir a comunidade

    Lus Eggres (PMDB), de Mata, eEugnio Manenti (PMDB), de NovaEsperana do Sul. De acordo comEggres os problemas vo alm daqueda de energia e da demora nareposio, mas tambm a visvelfalta de manuteno nas redes dedistribuio. Existem postes emsituaes precrias e necessitandode substituio urgente. Os preju-zos que vem sendo registrados nocomrcio, na indstria e no setoragropecurio em toda a regio, emconsequncia das constantes inter-rupes no fornecimento de ener-gia so preocupantes , argumen-ta o vereador . Deputado Capoani

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 7CidadesSo Francisco de Assis

    O mais antigo dos povos das Misses,se formos levar em considerao que foracriado em 1629, pelo padre Roque Gonza-les, na segunda fase, fora recriada no mes-mo lugar de origem em 1687, porm os pri-meiros anos dessa sua nova fase so dif-ceis. Sobre a reduo, por volta do ano desua recriao, uma forte tempestade des-tri com toda a misso jesutica, deixandono cho a Igreja que se iniciava, na sequ-ncia um violento incndio aniquila quaseque por inteira a reduo. Porm, nessapoca, So Nicolau destacou-se por agru-par ndios artistas, muito longe da reali-dade de So Borja.

    So Nicolau progrediu como todas as re-dues, chegando a somar mais de oito milhabitantes. Participou com toda sua foranas guerras em defesa das Misses, e de-sapareceu como todos os outros povos.

    Os relatos sobre a sua histria vem donaturalista Saint-Hilaire, que quando desua passagem por l, em 1821, surpreen-deu-se com o traado correto das ruas dareduo, mas viu tudo em total abandono,casas destrudas.

    As ndias, ao olhos do francs, lhe erammais apresentadas e felizes do que as deSo Borja, porm, notava-se com tristezao abandono. Velloso, em 1886, encontrouSo Nicolau completamente destruda, fazreferncia ao cabildo, uma espcie de pas-so municipal de dois andares, que hoje ain-da se encontra no stio arqueolgico, juntoa um subterrneo com escadas, que pode-ria ter sido a adega da reduo.

    E tudo mais que poderia ter sido um diaa Misso de So Nicolau estava destrudo,da igreja, restos e nada mais. As pedrasda Igreja e das casas, anos mais tarde fo-ram utilizadas para a construo de umsobrado, o famoso Sobrado Silva, que hojefigura tambm entre as relquias que SoNicolau conserva, e se no estou engana-do, este sobrado passa por uma grande res-taurao a fim de novamente exibir o es-plendor das pedras jesuticas.

    Destruio em So Nicolau

    O v ereador C ludioAguiar (Cria) usou seuespao de tribuna na ses-so de segunda-feira, 8,para responder aos ata-ques e crticas recebidaspor jornal que circula nomunicpio. Destacou queele esta ria usando umaentidade tradicionalista(CTG Negrinho do Pasto-reio) como trampolimpara se promover, sendoum defensor da atual Ad-ministrao em troca defavores.

    Cria rebate. Antesde ser poltico tenho umahistria em So Francis-

    Sempre fui tradicionalistaco de Assis, no uso bom-bacha e ando a cavalopor ter medo de cobras,o que eu tenho trago debero como herana domeu pai. J de costumepessoas usarem a cane-ta para bater nos outros,podem continuar me cri-ticando mas nosso CTGcom mais de meio sculocontinua de p abraadopelos nossos tradiciona-listas.

    Ao concluir seu dis-curso agradeceu ao refe-rido veculo pela divulga-o do maior Rodeio re-alizado na Regio.

    Vereador Cludio Aguiar, Cria

    A Secretaria de Habitao, Indstria e Comrcioacaba de divulgar a logomarca da 11 Feicassis, cujaarte com traos criativos utiliza as cores da bandeirado municpio. O secretrio Srgio Oliveira tambmconfirmou os shows, anunciando que sero divulga-dos durante o evento de lanamento da feira. E nes-te ano conta com a participao da comunidade paraescolha dos espetculos. A Feicassis ocorre de 3 a 6de junho de 2010.

    Secretaria divulgashows da Feicassis

    Aconteceu n essaquinta-feira, 11, a partirdas 19h, mais uma edi-o do projeto Culturano Bairro que exibir ofilme Netto Perde SuaAlma na Associaodos Moradores do Bair-ro Joo XXIII. O projeto uma iniciativa da Ad-ministrao M unicipal,por intermdi o da Se-

    Aps a Administraodefinir a programao ofi-cial do 1 Frum Munici-pal da Cultura, a Secre-taria de Educao e Cul-tura divulgou-o nesta se-mana. O evento contarcom a participao dasecretria de Estado daCultura Mnica Leal, queir palestrar enfatizandoa gesto e o fortalecimen-to da cultura no munic-pio.

    Tambm haver parti-

    Frum da Culturatem entrada franca

    cipaes de municpiosvizinhos, que traro asprticas e experincias desuas comunidades. O 1Frum Municipal da Cul-tura aberto a toda co-munidade com entradagratuita e o evento acon-tece no Centro de Cult u-ra e Eventos, dia 17, apartir das 13h30min. Oevento faz parte dasaes planejadas do pro-grama So Chico MaisCultura.

    Mnica Leal falar sobre a gesto da cultura

    Cultura no Bairrovai ao Joo XXIII

    cretaria de Educao eCultura e faz parte dasaes do programa SoChico Mais Cultura. Osbairros, entidades ouescolas que tiverem in-teresse em receber oprojeto, basta entrar emcontato com o Departa-mento Cultural do muni-cpio pelo telefone3252-2747.

    Musicanto da Juventude atrao da 11 Feicassis

    Ser lanado durante o 1 Frum Municipalda Cultura, o regulamento do 1 Musicanto daJuventude - festival amador de msica com parti-cipao de crianas e jovens, representantes deentidades e escolas.

    Ser realizado durante a 11 Feicassis nos dias5 e 6 de junho nas categorias mirim, infanto-juve-nil e juvenil. A premiao aos vencedores serem trofus e em dinheiro.

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 20108 CidadesSo Francisco de Assis

    O prefeito Jorge ErnaniCruz retornou de suas friasregulamentares e reassumiuo governo.

    Ao reiniciar o trabalhofrente Administrao Muni-cipal se reuniu com a equipede governo e ressaltou asmetas que devem ser cumpri-das neste ano.

    Ele agradeceu o trabalhodo vice-prefeito AdemarFrescura que conduziu a Pre-

    Prefeito Ernani reassume>> Nesta semana, faz entrega dos veculos do Pronasci

    Prefeito Ernani retornou de frias

    feitura pelo perodo.A agenda do prefeito Er-

    nani prev diversas aespara esta semana, dentreelas a entrega dos veculosdo Programa Nacional de Se-gurana Pblica com Cidada-nia (Pronasci), Brigada Mili-tar e Polcia Civil, cujo atooficial acontece neste sba-do, 13, a partir das 16h emfrente Prefeitura.

    No dia 5, aconteceu a pro-va escrita do concurso que vaiescolher a Rainha e princesasda 11 Feicassis. Doze candi-datas disputam o ttulo passan-do por diversas etapas. A se-gunda e ltima acontece no dia15 com o julgamento dos que-sitos beleza, simpatia, desen-voltura e comunicao, almda entrevista.

    O resultado e entrega dasfaixas s vencedoras aconte-ce no dia 20 prximo, no Cen-tro de Cultura e Eventos, du-rante o lanamento da feira.

    Inicia concurso para escolhada Corte da 11 Feicassis

    Uma delas ser a rainha da Feicassis

    Os projetos sociais vincula-dos ao Centro de Refernciade Assistncia Social (CRAS)esto retomando as atividadesdo ano de 2010, com as aesdo projeto Projovem Adoles-cente e Programa de Erradica-o do Trabalho Infantil (PETI).

    Alm dos programas inte-

    CRAS diversificagrados ao Bolsa Famlia, oCRAS realiza trabalhos volta-dos aos idosos, pessoas por-tadoras de necessidades espe-ciais e comunidade urbana erural. A retomada das aesinclui a implantao de umabrinquedoteca a crianas desete a oito anos.

    Alunos participam de diversas atividades

    Teatro no Centro de CulturaAcontece neste sbado, 13, a partir das 18h

    no Centro de Cultura e Eventos, o espetculoteatral Uma Mulher Moderna, promovido pelaPrefeitura via Coordenadoria Municipal da Mu-lher e Sesc Alegrete. O evento faz parte da pro-gramao alusiva Semana da Mulher e a en-trada gratuita.

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 9CidadesJaguari

    O prefeito Joo Mrio Cris-tofari acompanhado pelo se-cretrio de Obras, Infraestru-tura e Trnsito Roberto Car-los Turchiello, averiguou asestradas do interior , para sa-ber quais os locais mais crti-cos em termos de trafegabili-dade, aps as enxurradas.

    O secretrio de Obras des-tacou que foram visitadas asestradas d as l ocalidades d ePinheirinho, Pessegueiro,So Roque, Linha 11, e Ijuca-pirama. S na Linha 11 temum trecho que est intransi-tvel, destacou o secretrio,salientando que somente apartir de junho que se teruma situao de normalidadenas vias da zona rural do mu-nicpio.

    Nossa grande dificulda-

    Prefeito vistoriaestradas do interior>> Secretrio aguarda repasse de Braslia

    de ainda a precariedade domaquinrio. Motoniveladora(patrola) o que est fazen-do m ais f alta a tualmente .Mas, existe a expectativa de

    que os recursos pleiteadospela Administrao junto aogoverno federal em funo dasituao de emergncia, che-guem em breve ao municpio.

    Luciana Crivellaro estna semifinal do Miss RS

    Secretrio de Obras Roberto Carlos Turchiello

    A Miss Jaguari Luciana Crivellaro, quefoi coroada no dia 5 no Brasil Tnis Clubeem So Gabriel, est classificada para a se-mifinal do concurso Miss Rio Grande do Sul,que acontece no dia 22 de abril em PortoAlegre. A jovem jaguariense de 21 anos deidade, que j foi a rainha do Carnaval domunicpio, e que a atual rainha da Con-fraria do S port Clube Internacional em Ja-guari, encantou a comisso julgadora e opblico gabrielense.

    uma das fortes candidatas at aquipara o concurso, destacou Paulo Moura, in-tegrante da comisso organizadora do con-curso no Estado. Tera-feira, 9, Luciana Cri-vellaro acompanhado pelo assessor daSecretaria de Turismo e Desportos Ronal-do Bertollo, visitou o prefeito Joo MrioCristofari para agradecer o apoio da Admi-nistrao Municipal.

    Luciana Crivellaro estna semifinal do Miss RS

    Luciana Crivellaro impressionou em So Gabriel

    A bela Miss visita o prefeito Joo Mrio Cristofari

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201010

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 11

    CRECI/RS 10.745

    Responsvel Tc.:Jorge Umberto Vieiro

    Vende-se um cavalo crioulo, trs anos, pelozaino, para toda a lida de campo, bom paraexperimentar. Tratar com Fernando Costa, mo-rador na Rua So Vicente, em Mata, tratar pelocelular 99894564. Vende-se por motivo p arti-cular ao preo de R$ 2.500.

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 CidadesMata

    O vereador Jos Luis apre-sentou Projeto de Lei n 10 de 25de fevereiro, que revoga a Leimunicipal n 1.428 de 30 de se-tembro de 2009: institui as diretri-zes urbanas do municpio.

    A proposta do vereador ba-seada na insatisfao criada nacomunidade pelo contedo daLei de Diretrizes Urbanas, pro-posta pelo Executivo no ano de2009. Essa lei criou uma srie deproblemas para os moradores,uma vez que suas prerrogativasincidem sobre as situaes j con-solidadas h anos. Por exemplo:Uma construo de economiamista antiga (residncia e comr-cio) construda no limite do pas-seio pblico que seu proprietriosolicitar autorizao para refor-mar, dever observar o recuo dequatro metros da divisa do pas-seio at a construo.

    IndagaesNesse caso, deve o proprie-

    Projeto de Lei prev revogaoda Lei de Diretrizes Urbanas

    trio desmanchar a casa parareform-la? Nas metragens dosterrenos de esquina, a lei prev450 metros quadrados, 15X30,com recuo de frente de quatrometros e de lateral de dois. E oscasos j existentes, como ficam?Desmanchar as construes?

    Terrenos fixados em 12x 30 derea.

    A maioria dos terrenos deMata no se enquadram nessemolde. Como Fica essa situao?Segundo o p arlamentar, essasso algumas da s questes queo levou a apresentar uma propo-sio para revogar a de Diretri-zes Urbanas, aprovada em 2009.

    Queremos construir uma leioutra, junto com a comunidade eque a norma a ser criada atenda realidade do municpio, que aolongo dos anos foi se moldandoao acaso e pelas condies e ne-cessidades de cada cidado. As-sim, estaremos administrandopela e para a comunidade .

    Vereador Jose Luis Viera Eggres

    Jos Luis Eggres apresentou pedido de subsdio para o trans-porte do leite produzido e industrializado no municpio. Segundoalguns produtores, o preo do produto est baixo e isso tem dificul-tado a permanncia no setor .

    Uma das alternativas seria o municpio subsidiar parte do frete,que hoje corresponde a 17% do valor pago pelo p roduto aos pro-dutores. A proposta que o Executivo entre com 10/17 avos e osprodutores com 7/17 avos do total do frete.

    Segundo o vereador Jos Luis, essa uma atividade importan-te para o municpio, porque muitas famlias de pequenos produto-res rurais fazem da venda do leite a principal fonte de subsistncia.Por outro lado, a agroindstria do leite uma das principais empre-sas geradoras de tributos para os cofres pblicos municipais. Entendo que a criao deste subsdio a manuteno de uma dasprincipais cadeias produtivas do municpio e res ponsvel por umafatia importante do desenvolvimento do comrcio local .

    Vereador defende subsdiopara o transporte do leite

    Buscando solucionar osproblemas d e f ornecimentode energia eltrica no Vale doJaguari, o deputado GilbertoCapoani teve aprovado pelaComisso de Servios Pbl i-cos seu requerimento quesugere a realizao de umaAudincia Pblica em Mata.

    De acordo com o parla-mentar, o objetivo ouvir a co-munidade do Vale do Jaguarie debater a falta de qualida-de dos servios de forneci-mento de energia elt rica daempresa AES Sul na regio.

    Capoani tomou conheci-

    Vale do Jaguari vai ter Audincia Pblicasobre servios da AES Sul

    Problema solucionadoPonte da Rua Florismundo Eggres da Silva que estava h meses com bura-

    cos, que alm de trantorno aos motoristas, oferecia perigo. Foram fechados.

    mento das dificuldades en-frentadas pelos moradoresdo Vale do Jaguari, atravsdos vereadores Jos LusEggres (PMDB), de Mata, eEugnio Manenti (PMDB), deNova Esperana do Sul.

    De acordo com Eggres osproblemas vo alm da que-da de energia e da demorana reposio, mas tambm avisvel fa lta d e m anutenonas redes de distribuio. Existem postes em situaesprecrias e necessitando desubstituio u rgente.

    Os prejuzos que vem sen-

    do registrados no comrcio,na indstria e no setor agro-pecurio em toda a regio,em consequncia das cons-tantes interrupes no forne-cimento de energia so pre-ocupantes .

    A Audincia Pblica aindano possui data definida. necessrio que esta reunioseja organizada e possa con-tar com o maior nmero derepresentantes, tanto das co-munidades, como da empre-sa prestadora deste serviona regio, ressalta Capoani.

    A Dengue se espalha noEstado e poder chegar aomunicpio. O servio de vigi-lncia se intensifica na cida-de.

    O pessoal da Sade soli-cita a colaborao da popu-lao para tomar providnci-as e, assim, evitar o mosqui-to transmissor.

    Para colaborar , neces-srio no deixar acumulargua parada em garrafas oupneus, m anter o s p ratos d eplantas sem gua, tratar a

    >>Conhea os sintomas da doena que se espalha pelo Estado

    Alerta contra a Dengue

    gua das piscinas, tamparcaixas dgua, cobrir o lixo econferir destino adequado,limpar as calhas e bebedou-ros de animais.

    IndciosOs sintomas da Dengue

    so febre alta, dor de cabe-a, dores nas juntas e ms-culos, m anchas a vermelha-das pelo corpo, falta de ape-tite e pode ocorrer sangra-mentos de nariz e gengivas.

    na gua limpa que o

    mosquito se reproduz. A Den-gue no se transmite de pes-soa para pessoa.

    Importante: Em caso desuspeita d e D engue, p rocu-re a Unidade de Sade maisprxima e no use medi ca-mentos, que contenham ci-do Acetilsaliclico (AAS) e ou-tros.

    O servio de conscientiza-o j est com calendriosprontos para visitar as esco-las do municpio, solicitandoapoio das direes.

    Segunda-feira, 8, estevena cidade o delegado regio-nal de Sade, Celso Celeprin,acompanhado d e f uncionri-os. Na ocasio, trouxeram asorientaes finais para o PPI(Programa d e P actuao I n-tegrada) e foram recebidos naUnidade d e Sade p elo s e-cretrio Artur Ruatt e funcio-nria Patrcia. Os visitantes fi-zeram questo de conhecer aUnidade de Sade e o hospi-tal local.

    Delegado regional visita Posto de Sade da cidade

    Celso, Patrcia, Artur e Adriana

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 13CidadesManoel Viana

    A Secretaria de Educao,Turismo, Cultura e Desportopromoveu Jornada Pedaggi-ca e abertura do ano letivo, noAuditrio da Escola Estadual deEducao Fundamental Salga-do Filho. A abertura oficial tevea participao da secretria deEducao, Turismo, Cultura eDesporto, professora SilvanaBen Salbego. Na ocasio, hou-ve momento de sensibilizaocom Doralina Jane da CostaSoilo, coordenadora de Portu-gus e Lngua Estrangeira.

    ConhecimentoTambm foi oportunizado ao

    quadro de pessoal da rede mu-nicipal de ensino, palestras eoficinas com temas diversifica-dos e significativos no que tan-ge Educao.

    Ano letivo recomeacom forte programao

    A palestrante RosngelaConceio Machado do Ama-ral desenvolveu O educador,suas emoes e a relao como educando e Corpo: O Es-pelho Psquico. Andria Minus-si explanou Introduo ao Cur-so de Capacitao Digital.

    O tema Educ ao Inclusi-va - Direito Diversidade sobcoordenao do curso de For-mao do Polo de So Borja; eas oficinas Circuito Antiestres-se, Percusso com materialalternativo, ministrado por Val-tair Vasconcelos de Souza. Ain-da foram abordadas estratgi-as pedaggicas e administrati-vas para a rede municipal deensino de Manoel Viana 2010/2011, por Silvana Ben Salbe-go, secretria de Educao,Turismo, Cultura e Desporto.

    Dia 8, a Prefeitura recebeuuma retroescavadeira do go-verno estadual, graas a re-cursos repassados pelo go-verno Lula. Com essa aqui-sio pretendemos melhorar oatendimento populao,principalmente, da zona rural

    Administrao recebeequipamento novo

    que muita necessita destesmaquinrios para realizar ser-vios , diz a prefeita Ione Ca-minha e acrescenta ser impor-tante, que a Prefeitura tenhatodo tipo de mquina prpria,para p restar um bom servio comunidade.

    Retorno cheio de motivao entre a garotada

    Jaguari

    O presidente da Cmara deVereadores, Eudo Tambara,promoveu na manh de segun-da-feira, 8, uma homenagem svereadoras e servidoras do Le-gislativo e do Executivo, paradestacar o Dia Internacional daMulher. Para ele, est a foi umamaneira singela de agradecero trabalho dedicado que as mu-lheres fazem em favor do de-senvolvimento do municpio.

    A homenagem contou comparticipao do vereador Tarci-so Ferreira e do prefeito JooMrio Cristofari, que tambmdestacou a importncia da mu-lher no processo de desenvol-vimento da sociedade.

    Cmara de Vereadoreshomenageia as mulheres>>Homenagem s vereadoras e servidoras do Legislativo e do Executivo

    Vereador Tarciso, Eudo e o prefeito com as homenageadas

    A coordenadora estadualdo PIM, Joice Zen, esteve emvisita a Jaguari, quarta-feira,10. Sua presena teve porobjetivo acompanhar de per-to o desenvolvimento do Pro-grama.

    Ela manteve encontro comas visitadoras e o Grupo Tc-nico Municipal, visando pas-sar algumas orientaes,bem como acompanhou algu-mas visitas.

    Coordenadora do PIM esteve no municpio

    Os participantes do cursode Reciclagem oferecido pelaPrefeitura em parceria com ogoverno do Estado via Progra-ma de Frentes Emergenciaisde Trabalho, comearam suasatividades de conscientizaoda populao e coleta seleti-va do lixo.

    Umas d as a tividades d e-senvolvidas pelo grupo foi acoleta de material no Balne-rio Fernando Schilling com oobjetivo de retirar do meioambiente o que pode ser reci-clado como garrafas pet, pls-tico e papelo.

    Recicladores agem no Balnerio

    Joice Zen em reunio com visitadoras do PIM

    Recicladores no Balnerio Fernando Schilling

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201014 CidadesRegio

    Em funo das ltimasenchentes e temporais,Manoel Viana acumulaprejuzo de R$ 11 milhes.A prefeita Ione Caminhainforma que h um msrecebeu R$ 15 mil do go-verno estadual e aguar-da mais R$ 63 mil at ter-a-feira, 9. Continua es-perando ajuda do gover-no Lula. De qualquer for-ma, na se gunda-feira, 8,comemorava o recebi-mento de uma retroesca-vadeira do Ministrio daAgricultura.

    De acordo com RaulValentim Corra Batista,foram encaminhados pro-jetos para recebimentode verbas de R$ 100 milpara calamento, e a Pre-feitura aguarda mais R$100 mil a uma quadra, R$100 mil para sinalizao,troca da calada da pra-a e uma quadra compavimentao asfltica.

    Prefeituras precisam vencerburocracia para terem verbas>> Compasso: Municpios aguardamrecursos para infraestrutura

    Carine Martins

    Tambm mais R$ 100mil compra de materialpermanente para a sa-de a ser aplicado na ci-dadade e no interior . Es-peram tambm R$ 800mil para a compra de pa-trola e caamba, mais R$288 mil do governo Lulae R$ 72 mil do governodo Estado. Destaca queainda em funo das en-chentes, j receberam R$

    69.800,00 para licitar areforma da Unidade deSade. Batista revela pro-jeto com ajuda de recur-sos do Estado para aconstruo de um Centrode Capacitao, susten-tculo do Programa deApoio as Formas Assos-siativas, que devemtransformarem-se em co-operativas. Esse Centro destinado s mulheres.

    Ione Caminha aguarda recursos federais

    Com recursos do go-verno Lula, atravs doMinistrio de Integrao,o governo do Estado ad-quiriu bens e agora estrepassando aos munic-pios atingidos pelas for-

    ItacurubiA prefeita Ione Andra-

    de Goulart d estaca queaps o d ecreto de situa-o de emergncia, aDefesa Civil se mobilizoue ento teve a oportuni-dade de elaborar projetosolicitando recursos.Deve receber verbas amelhorias nas estradas e

    Unistalda

    Cludia Pavanelo e o vice Antolini com o secretrio Manzoni

    Ione Goulart: Projeto de R$ 1 milho

    tes estiagens, dos per-odos d e d ezembro d e2008 e janeiro de 2009.

    Com isso, a Secreta-ria da Agricultura deUnistalda, foi contempla-da com uma retroesca-

    vadeira Randon, infor-ma a prefeita CludiaPavanelo. Juntamentecom seu vice Antoliniprocedeu a entrega daschaves para o secret-rio da Agricultura.

    para a Unidade Bsica deSade.

    Possui um projeto deR$ 1 milho recupera-o de estradas, mas ain-da no est empenhado.Existe tambm projeto deR$ 400 mil j empenha-do, aguardando libera-o. Os deputados fede-

    rias Luis Carlos Heinze eAfonso Han esto asses-sorando na liberaodesses recursos. Ioneexplica que a burocracia muito grande. Em con-sequncia, os recursosdemoram a chegar , masmesmo assim sero rece-bidos.

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 15CidadesCapo do Cip

    Alcides Meneghini, presi-dente da 2 Expocip, abriuas manifestaes da Comis-so Organizadora do evento,sexta-feira, 5, na sede do Sin-dicato Rural, em Santiago. Asecretria de Estado de Cul-

    Organizadores da 2 Expociprenem-se com Monica Leal>> Apoio: Secretria prometeu no medir esforospara colaborar com esta segunda edio da feira

    tura, Monica Leal, ouviu rei-vindicaes da comitiva cipo-ense.

    Meneghini enfatizou a rei-vindicao de apoio da se-cretria.

    Esperamos que a senho-

    ra seja um elo entre esteevento, governo do Estado eempresas que possam cons-tituir-se apoiadoras.

    Nesta edio pretende-mos organizar uma feira commaior alcance, inclusive, o

    Sindicato Rural, presidido porSandro Cardinal nosso par-ceiro .

    O prefeito Osvaldo Fro-ner reiterou a importnciada secretria Monica Lealcolaborar na busca porapoio p ara a 2 E xpocip,pois trata-se de uma feiraimportante para divulgar aspotencialidades e localiza-o privilegiada do munic-pio.

    A secretria recebeu oprojeto da 2 Expocip, de-clarando muita satisfao,pois a Secretaria de Cultu-ra tem objetivo de estimularo crescimento de feiras e

    festivais. Garantiu que vaise empenhar ao mximo, in-clusive, deve receber o pre-feito F roner e m embros d aComisso Organizadora, embreve.

    A consultoria da mostraest por conta da habilidosasecretria executiva do Sin-dicato, Tas Knorst.

    Monica p rometeu a poiara comitiva cipoense na bus-ca de patrocnio em empre-sas como CEEE, Caixa RS,Banrisul, Corsan, Sulgs,BRDE e Emater . A reuniotambm contou com a pre-sena das soberanas AnaPaula Billo e Josiane Bender.

    Monica, Meneghini e prefeito Froner

    Josiane Bender e Ana Paula Billo

  • A FOLHA Cidades - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201016

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 1

    Ruderson revela atualsituao da Tritcola

    Santiago, 12 de maro de 2010 - Edio 200 - Circulao Semanal - VALOR R$ 2,30

    Pgina 7

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 20102

    Espao da Redao

    Editorial

    Empresa Jornalisticada Regio Sul LTDA

    C.N.P.J N 07087571/0001-54 Insc. Estadual: 112/007.14-34

    Pinheiro Machado, 3122 - SantiagoCEP 97700-000

    Tel./Fax: 0**(55) [email protected]

    CIRCULAO: SEXTAS-FEIRASMUNICPIOS COM CIRCULAO:

    Santiago, Jaguari, Nova Esperanado Sul, Cacequi, Mata, So Franciscode Assis, So Vicente do Sul, Manoel

    Viana, Unistalda, Itacurubi,Bossoroca e Capo do Cip.

    ASSINATURASMENSAL R$ 10,00TRIMESTRAL R$ 25,00SEMESTRAL R$ 50,00ANUAL R$ 90,00

    IMPRESSO:Jornal da Manh

    Iju,RS

    Os artigos e colunas sode extrema

    responsabilidadede seus autores.

    Filiado Associaodos Jornais

    do I nterior d o R SDireo Cludio G. IrionEditor Jornalista Jorge BitencourtRedao Jorge Bitencourt, Carine Martins e Elias AlfonsoDiagramao e Arte Final Elias AlfonsoCirculao Antnio Carlos de Almeida LoureiroComercial Santiago Jaqueline MainoColaboradores Santiago Eudo Dornelles, Snia Nicola,Claudio Santa Catarina, Cassi Carpes, Rogrio Anse,Afonso Motta e Fbio Monteiro

    Expediente:

    SO LEANDROFone 3251-4400

    Mnica est sendo leal

    com o slogan Chico 2010?

    Farmcia de Plantoneste final de semana:

    Opinio

    Expectativa quantoao estacionamento

    rotativo

    DesceInsegurana que

    ameaa osmoradores

    Sobe

    A propsito:

    Mande sugestes: [email protected]

    Solidariedade carinho

    A noite deste sbado, 13, marca a hist-ria de Santiago reafirmando sua vocao dehospitalidade, respeito e carinho, pelas pes-soas que ajudaram e ajudam a cidade cres-cer. H uma antiga premissa que ensina:amigo a gente conhece, quando realmenteprecisa, no quando vai tudo bem obriga-do. Amigos tm o Nequinho, vereador licen-ciado Nelson Abreu, que com muita diplo-macia e dignidade, sempre trabalhou pelosmais necessitados, sempre estendendo a moespecialmente a santiaguenses com proble-mas de sade. Sabemos que fez muito, mastoda a populao torce por seu restabeleci-mento, porque pode fazer muito mais. Fe-lizmente, as mais recentes notcias vindasde Palmeiras do Sul, onde reside a famliade sua gentil esposa, relatam a recuperaode Nequinho. Neste sbado, todo santia-guense consciente tem o dever de adquirirum carto para jantar, no CTG Os Tropei-ros, com shows de grandes amigos do no-bre Nequinho, como Miguel Marques, Ana-lise Severo, Nenito Sarturi, e tantos outrosmuito talentosos e, acima de tudo, solidri-os.

    Jorge Bitencourt - Jornalista

    O Salo Gacho do Turismoest em sua 5 edio e um im-portante e vento p romovido p elogoverno do Estado, coordenadopela Secretaria de Turismo, Espor-te e Lazer e acontece anualmente.Nesse evento, o Rio Grande do Sultem a oportunidade de apresentaro seu potencial turstico. Seroquatro dias de atividades intensas,sendo a abertura oficial dia 18 vin-douro, s 19h30min, np Parque daFesta da Uva em Caxias do Sul

    Nos outros trs dias haver ex-posio de produtos tursticos, co-loniais, artesanato e apresentaesartsticas, explica a turismlogaMnica Vargas. O evento todopago pelo Governo do Estado. Osestandes so fornecidos j monta-dos e mobiliados e as regies tu-rsticas no precisam pagar nadapor ele. Cada uma ter seu espa-o e o Caminho das Origens esta-

    Caminho das Origens no Salode Turismo, em Caxias do Sul

    r junto ao estande da Regio Cen-tral, esclarece Monica Vargas.

    Para representar a regio, di-vidimos custos entre as entidadespara que nenhuma se sobrecarre-gue: as agncias de viagens re-ceptivas entraro com transportee confeco de sacolas de d ivul-

    gao da regio. A AM-Centro em-prestar equipamentos eletrnicos,banners e material de divulgaoe o Consrcio Caminho das Ori-gens pagar um transporte quelevar secretrios, prefeitos, im-prensa e atraes culturais da re-gio , argumenta a turismloga.

    Dia 6, no Km 397,7, por volta das 20h15min, umacidente envolveu um Uno com placa de So Borjae Plio de Santiago, que saa do posto de combus-tvel em direo cidade, chocou-se com o Unolateralmente, quando o motorista perdeu o controlee veio a capotar, causando danos materiais.

    Muitas vezes, pensamos que acidentes e outrasfatalidades s acontecem com os outros, porm preciso transitar com menos velocidade, muito maiscuidado, pois alguns minutos a mais na chegada,no valem uma vida.

    Cuide-se! Valorize sua vida

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 3

    Espao da RedaoOpinio

    Mande sugestes: [email protected]

    Se a procura peloscursos da ULBRA PoloSantiago j vinha baten-do recordes per capita naregio Sul do pas, com aabertura do prdio novo,a busca por informaestriplicou em todo o Valedo Jaguari, comemora adiretora Cleunice de Aze-vedo (foto). Rpida, lan-a o Vestibular Nova UL-BRA a ser realizado dia 11de abril.

    No dia 28 de janeiro,foram encerrados os tra-balhos de perfurao dopoo artesiano de nme-ro 35 da Companhia deEngenharia de Fora dePaz Haiti - Braengkoy.Com uma profundidadede 68 metros, o poo atin-giu uma vazo de dois millitros por hora de gua, eatender os integrantesdo Batalho do Nepal -Nebpatt 2. A conclusodesta misso representao reincio das atividadesde perfurao de poosaps o terremoto.

    O conselheiro do Tri-bunal de Contas do Es-tado (TCE), ex-deputadoMarco Peixoto (foto), veiopara Santiago submeter-se a uma cirurgia de hr-nia, apesar de Porto Ale-gre ter hospitais altamen-te conceituados. Confian-te na qualidade da pres-tao dos servios doHCS, Peixoto tambm fezexames de rotina no Cen-tro de Diagnsticos deImagem e declarou-se im-

    Marco Peixoto fez cirurgia no HCSpressionado com o eleva-do nvel do atendimentomdico, de enfermagem,graas competente di-reo.

    Santiago conta comum hospital que no per-de para nenhuma casade sade do Estado, ru-bricou. Antes de sair daAssembleia L egislativa,para ser conselheiro doTCE, Marco Peixoto teveo cuidado de garantir ver-bas ao HCS que somam

    R$ 300 mil, para dotar ohospital de uma UTI avan-ada. Atualmente, inter-mediria.

    Aps o terremoto

    Vestibular Nova ULBRA

    Homenagens s cipoensesQuarta-feira, 10, foram homenageadas as mulheres cipoenses, na C-

    mara de Vereadores, pela passagem do seu dia. A professora RosngelaMontagner, da URI, palestrou sobre conquistas das mulheres ao longo dahistria. Aps, aconteceu dinmica de integrao, sorteio de brindes elanche.

    A homenagem foi uma promoo da Administrao Municipal, Secre-taria da Educao, PIM, Conselho Municipal da Assistncia Social, Ema-ter/Ascar e contou com o apoio do comrcio e empresas locais e de San-tiago, alm dos vereadores de Capo do Cip.

    As inscries esto abertas para vagas de recenseadores, desde o dia26 de fevereiro nos Correios e encerram na prxima sexta-feira, 19. Pelainternet se estendem at 4 de abril.

    Para preenchimento das vagas, a escolaridade exigida o Ensino Funda-mental (antigo 1 Grau). O valor da inscrio de R$ 18, a prova ser reali-zada no dia 30 de maio em Santiago, e devero ser preenchidos 55 cargos.

    As provas sero de Portugus, Matemtica, Conhecimentos Gerais eConhecimentos Tcnicos. A contratao acontece a p artir de julho. Paramaiores informaes contate (55) 3251-2268 IBGE Santiago.

    IBGE abre inscries

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 20104 Publicitrio

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 5Direo

    Aconteceu tera-feira, nasdependncias da Casa da Ala-minuta (Restaurante do Lenci-na), mais um encontro de ex-integrantes do 19 Grupo deArtilharia de Campanha. O en-contro de tera serviu para quea Confraria dos Artilheiros re-cebesse o seu atual presiden-te de honra, tenente coronelRobson, atual comandante do19 GAC. Ao todo estiverempresentes no evento 36 artilhei-ros entre ativos e inativos. Dopessoal que se encontra naativa estiveram presentes, almdo comandante Robson, o te-nente coronel Brando, hoje,comandante do 9 BLog, ma-jor Marlos, subcomandante doBLog e major Slvio, subcoman-dante do 19 GAC.

    Do pessoal da reserva, queforma o grupo de peso da Con-

    Artilheiros: De ontem e de hoje

    Artilheiros reunidos para matar a saudade

    fraria, estiveram presentes ex-soldados, cabos, sargentos,subtenentes e oficiais que pormuitos anos serviram no 19GAC, ou que nele prestaram oservio militar inicial. A Confra-ria dos Artilheiros tem como pre-

    sidente Maneco Amaral, hojefuncionrio do Estado, lotadono Presdio de Santiago. Nafoto, no aparece o nosso co-lega Jorge Costa (tenente Oli-veira), poi s estava atrs damquina.

    A partir desta edio nossos reprteres e fotgrafos esta-ro trazendo das ruas instantneos registrando os aconteci-mentos que fazem o dia a dia da cidade, mostrando os doislados dos fatos: O bom e o ruim.

    Voc pode colaborar ligando para a redao (3251.6228)

    Neste sbado, 13, Santiagoest comprometido a torcerpelo sucesso j previsvel dogrande jantar-show, que ocor-re no CTG Os Tropeiros, a par-tir das 19h30min. O carto estsendo comercializado a R$ 15,como forma de colaborar como tratamento mdico que o ve-reador Nequinho recebe emPalmeiras das Misses, com

    Todos por Nequinhobons resultados. muito dig-na a atitude de todos que po-dem adquirir o carto, pois in-dependente de sigla partidria,o vereador Nelson Abreu sem-pre foi dip lomtico, educado eperseverante na defesa de to-dos que precisavam de sua aju-da. No mais, muito pensamen-to positivo para que o Nequi-nho se recupere logo.

    O 5 RP Mon cumprindo com a determinaodo comando da corporao, quanto implemen-tao do Projeto Polcia Cidad realizou s 14hde ontem, 11, no Auditrio do Regimento, o lan-amento do Conselho Comunitrio dasescolas de Santiago. Compareceram todos osdiretores dos 32 estabelecimentos de ensino domunicpio. No incio da prxima semana, ser lan-ada a campanha educativa Trnsito Cidado,que tem como objetivo a conscientizao dosmotoristas.

    Na hora certa

    Acontece no dia 25, a eleio para presidente do CruzeiroEsporte Clube. Nesta semana estive conversando com o presi-dente Chico, quando ele me colocou que em hiptese algumapermanece no cargo. Motivo: Sua campanha e leitoral para aAssembleia Legislativa. O prximo presidente do Rapozo vaiter que trabalhar duro, para reestruturar a Copa Santiago. Tra-zer equipes de nomes no cenrio esportivo, e o torcedor queesse ano se afastou do estdio.

    Eleio no Cruzeiro

    A comunidade de Capo doCip est radiante com o inciodas obras do acesso asflticono municpio.

    O maquinrio da empresaCastilhos, que vai realizar aobra comeou a chegar nessasemana em Capo do Cip. Naprxima segunda-feira, seriniciada a to sonhada obra.

    Sonho se concretizaParabns aos cipoenses e

    a Administrao Municipal, quelutaram para essa realizao.O prefeito Froner tambm tembons motivos para comemorar.Tambm nessa semana che-gou um micronibus para otransporte escolar. E vem maispor a.

    Aguardem.

    Sbado passado, a cidade ficou o dia todo sem gua. O motivofoi o rompimento de um cano na rede geral que abastece ossantiaguenses - ocorreu na Rua Tito Beccon, Bairro Vila Nova.Pela tardinha, foi restabelecido o abastecimento, mas a guaera suja e de pssima qualidade. At o fechamento dessa edi-o, o local do rompimento do cano continuava escoando gua.Com a palavra o meu amigo Joel Bonfim.

    gua suja para beber

    Sbado p assa-do, festejou seus15 aninhos a belaLarissa DOlandaGindri. A festa acon-teceu no Clube As-sissense. Parabnsaos seus pais, dou-tora SandreaDOlanda Gindri eLuis Gindri. Larissa,toda a felicidade domundo e muito su-cesso.

    Parabns Larissa

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 20106

    Qualificao e Emprego

    Um estudo realizado pelo IPEA (Instituto dePesquisa Econmica Aplicada), ligado ao Minist-rio do Planejamento, indica que sero gerados em2010, dois milhes de empregos formais novos(com carteira assinada). Este mesmo estudo apon-ta que os setores de comrcio e de educao,sade e servios sociais, teriam um dficit detrabalhadores qualificados, ou seja, sobraro pos-tos de trabalho que no sero preenchidos. Este um problema bom, como diz o presidente doIPEA, Marcio Pochman, pois para 5,5 milhes debrasileiros que ingressaro no mercado de traba-lho, em 2010, as oportunidades sero muito es-cassas ou quase nulas, j que estes trabalhadorespossuem baixo nvel educacional e baixa qualifi-cao.

    Esta a realidade que se apresenta para um gru-po de brasileiros, que a despeito das polticas edu-cacionais, no conseguem ser inseridos no mundodo trabalho e, por isso, perde as oportunidades demelhoria econmica e social, num momento que aeconomia dever crescer de maneira mais robustaque nos ltimos anos. Portanto, resta o apelo paraque os jovens insistam na formao (ensino funda-mental, mdio) como forma de melhorar o nveleducacional e invistam, o quanto antes, numa car-reira profissionalizante. Se esta alternativa no oferecida na localidade ou na cidade, devemospressionar os governantes que ampliem a ofertade qualificao, principalmente, agora que se apro-xima o perodo eleitoral. Ensino e qualificaopodem no ser a garantia de emprego, mas a noqualificao garantia de desemprego, como mos-tram as pesquisas. Temos que aumentar o nvel deeducao e qualificao, sob pena de termos outragerao sem condies de acessar as benesses dobem-estar material. No sou muito preocupadocom a qualidade da educao brasileira, emboraentenda que a mesma apresenta muitos desafios,mas o mais urgente ainda a quantidade, ou seja,aumentar de maneira significativa o nvel educaci-onal da populao (garantir educao bsica, pro-fissional e superior para todos).

    Doutor em Economia e Professor do Instituto FederalFarroupilha-Campus So Vicente do Sul.

    Mercado

    O p as v ive u m m o-mento de crescimento naconstruo civil e paraCelso Lehnhard, proprie-trio da empresa Cons-trular, esse fato se refletede forma positiva, poisquando se aumenta onmero de casas, crescetambm a compra demveis.

    Lehnhard coloca queo percentual de cresci-mento nas vendas em re-lao a 2009 de 30%em todos os tipos de m-veis. Comercializa todosos estilos de mveis, linhacompleta em termos dedormitrios, cozinhas. Osmais procurados so ca-mas, cadeiras e mesas.

    DiversidadeA faixa de poder aqui-

    sitivo em que se enqua-

    Vendas na Constrularj cresceram em 30%>> Fato: Crescimento da construo civil favorece venda de mveis,afirma executivo Celso Lehnhard

    Carine Martins

    Mulheres participam ativamente dos processos de montagem

    dra sua clientela bas-tante ecltica, pois ofere-ce todo o sistema de cr-

    dito abrangendo todas asclasses sociais.

    Em relao aos pro-

    dutos novos que estosendo disponibilizadoseste ano, Celso Lehnhardexplica que possui produ-tos com inovaes, masque no saem do padrode qualidade da constru-lar

    A empresa possui 25funcionrios. Lehnhardcomenta que, hoje, amo-de-obra passa paratodos onde tambm atu-am com muita capacidadeas mulheres, ou seja, tmmais ateno no acaba-mento e linchamento.

    Destaca q ue j e stcom um novo projeto paramulheres marceneiras. Oempresrio comenta quea Constrular foi premiadacom 2 Lugar na Feira daIndstria.Equipe especializada na linha de montagem de alto padro

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 7Entrevista

    Quando todos os bensda Tritcola ficaram pe-nhorados, os scios cla-maram por uma soluoe a provaram a mpla-mente os nomes dos atu-ais dirigentes. A que o se-nhor a tribui o f ato d euma minoria ser contraas cobranas judiciaisem andamento?

    Muito boa pergunta, poisinacreditavelmente existempessoas contra as cobranasjudiciais que a Cooperativaest realizando e so exata-mente as pessoas que esta-mos cobrando. Quando setoca no bolso, que vamosconhecer realmente o car-ter do indivduo.

    Esses devedores tmcondies de negociar opagamento d as d vidasna Justia?

    Alguns deles tm, maisao invs disso preferem dis-cutir a dvida, o que pode le-var anos.

    Outros no, pois nem sevenderem tudo que possu-em vo conseguir pagar suaconta na Cooperativa.

    A direo anteriornega irregularidades, aocontrrio de auditoriarecente. Q uais o s f atosmais graves apontadospelos advogados da Co-operativa?

    So muitos os indciosapontados, dentre eles, quea contabilidade era impres-tvel.

    Agora voc imagina umaempresa do tamanho daTritcola com a contabilida-de furada, pois a contabili-dade a alma de qualquerempresa. No admissvel.

    Quanto aos demais fatosprefiro deixar o Poder Judi-cirio julgar e analisar, eis

    Contabilidade da Tritcolaera imprestvel, furadaO executivo Ruderson Mesquita aponta os principais fatores, que pro-vocaram uma dvida de quase R$ 60 milhes, para ser paga pelaCooperativa Tritcola. Recentemente, os advogados da empresa entra-ram na Justia contra devedores, que preferem discutir a dvida a fazerum acordo, pois assim ganham tempo. Sobre isso Mesquita dispara:Quando se toca no bolso, que conhecemos o carter do indivduo.

    Jorge Bitencourt que j entregamos a audi-toria preliminar ao Minist-rio Pblico local e logo es-taremos entregando maismaterial complementando aauditoria.

    A comunidade co-menta que a Tritcolacomeou a ser saqueadah m uito t empo. O s e-nhor entende esse argu-mento como srio oumera especulao?

    Eu entendo isso comomuito srio. Se a comunida-de fala, s me resta respei-tar, nada mais. No tenhonada a dizer sobre isso, atporque nem conheo quemeram os administradoresmuito do passado.

    Como a Tritcola con-tinua funcionando e re-abriu f iliais s e n o d is-pe de crdito, devido advidas b ancrias?

    A Cooperativa j deveriaestar fechada h muito tem-

    po. Cada dia que passa parans que vivemos o dia-a-dia uma vitria. S esta-mos conseguindo sobrevi-ver graas a empresas par-ceiras, que resolveramacreditar na nova Adminis-trao e confiar em nossacredibilidade, para vender aprazo novamente, do con-trrio, seria impossvel, poisno poderamos compraruma agulha a prazo.

    Quando e quem rece-ber mais alguma par-te do que a Tritcoladeve?

    Esse assunto ser discu-tido na Assembleia Geralda Cooperativa, que o r-go mximo deliberativo.

    Mas, podemos anteciparque nossa inteno pagartodos os produtores, assimcomo j conseguimos pa-gar muitos, por isso desdej peo para todos os asso-ciados irem discutir seu fu-turo na Assembleia.

    O que foi desenvolvi-do de mais positivo pelaatual Administrao ato momento?

    Acredito que tudo, por-que a Cooperativa ressurgiudas cinzas. Nossa equipe muito boa e, cada dia quepassa, temos um problemapara resolver, pois deverquase 60 milhes de reaisno tarefa fcil, ento tudoque desenvolvido para obem de nossa Tritcola euencaro como uma vitria.

    Dentre elas, podemos ci-tar toda a reestruturao daCooperativa e a abertura dosmercados de Capo do Cip

    e Bossoroca que nos propor-cionaram mais entrada derecursos.

    Como avalia a parce-ria com a Cotriju?

    At agora avalio muitopositivamente. O presiden-te Poleto est cumprindocom sua parte e ns com anossa.

    Alis, desde j, peo paratodos os produtores que en-treguem seus produtos paraa Cotriju nessa safra, poisassim tambm estaro nosajudando a manter a parce-ria.

    Planos para o decor-rer de 2010...

    O principal manter aCooperativa funcionando,pois a situao ainda estpor piorar antes de melho-rar, eis que querendo ou notemos uma enorme dvidapara pagar, todavia, esta-mos batalhando para con-seguir recursos e dar umavirada no jogo, mas isso no tarefa fcil.

    Espao para conside-raes a seu critrio.

    Quero agradecer oFolha San tigo por maisesse espao de informa-o sociedade e dizerque precisamos da ajudade toda a comunidade doVale do Jaguari, paraconseguir fazer nossaCooperativa dar a voltapor cima.

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 20108 Poltica

    O prefeito Jlio Ruivo foisaudado por tod os os verea-dores, por estar na primeirasesso de abertura radiofni-ca da Casa. E anunciou umano de muitos investimentos comunidade santiaguense, gra-as ao perodo eleitoral e aeconomia brasileira que segueem ritmo positivo. Ocupou aTribuna, o advogado Dionsioda Costa, divulgando o III Con-gresso Regional de Evangelis-mo e Misses Fronteira emChamas, que ocorre neste f i-nal de semana.

    O presidente Davi V ernier(PP) props trabalho em con-junto com a Prefeitura, para que

    Trnsito desgovernadoO assunto trnsito vergonhoso e a falta de solues definitivas,motivaram a volta do debate incisivo na Cmara de Vereadores, nasesso de segunda-feira, prestigiada pelo prefeito Jlio Ruivo,secretrio de Planejamento Frederico Peixoto e ainda pelo ex-prefeito Cssio Peixoto.

    Jorge Bitencourt

    Pel, Jlio Ruivo e Davi na abertura da sesso

    as faixas de segurana ve-nham a ser respeitadas. Mas,com velocidade de 80 quilme-tros difcil, como acontece naGeneral Osrio e na esquina

    da Getlio Vargas com a Inde-pendncia. Os moradores pe-dem uma sinaleira em funodo movimento da URI . E otema ganhou mais espao.

    Cludio Cardoso (PP) reite-rou pedido por rtula na ZicoAlmeida com a Bento Gonal-ves, pois com asfalto se agra-va o trotoar do trnsito catico.Na mesma linha, Diniz Cogo(PMDB) sugeriu rotatrias parapontos crticos, j que o trnsi-to de Santiago est desgover-nado.

    O vereador Pedro B assin(PSDB) defendeu a implanta-o de rtulas. Reduzem aci-dentes e no so falhas como

    Cardoso e o trotoarsinaleiras, j que basta umalmpada queimada e ocorremchoques como ocorreu na pra-a no final de semana .

    Davi ain da destacou quedesde 2009 sugere a implan-tao de caladas padro, quepoderiam iniciar pelo Centro.Criticou a absurda frmula detroca de nvel para trabalhado-res do Magistrio. Agora,alm de defender monografiaem banca, o profissional tem debuscar pblico para apresen-

    Diniz Cogo (PMDB) criticou asruas cheias de paraleleppedossoltos. Adicionou os finais de sema-na ensurdecedores em que moto-

    As boates do Dinizristas passam em velocidade toalta por ruas como Pinheiro Macha-do e Bento Gonalves, com sonsestridentes, que acionam alarmes

    de residncias e de automveis nointerior das garagens. Precisamosde uma reunio para tratar dessasboates ambulantes .

    O pedetista Everaldo Gavi-oli estreou com forte pronunci-amento contra repetitivas p ro-messas eleitoreiras. H 40anos, sempre em perodos decampanha eleitoral, fazem pro-messas pela construo denova ponte sobre o Passo daCruz. Mas, nada foi feito. Porm

    Gavioli crucifica atos eleitoreiros

    tar seu trabalho. Temos de pro-por mudana neste projeto .

    minha proposio para queessa obra saia do papel temapoio dos vereadores Bassin,Pel (PP) e Mara Rebelo (PP) . E foi alm: vamos nos jogar decorpo e alma neste projeto. Novamos deix-lo parado no Exe-cutivo, porque normalmenteisso que acontece.

    No contra-ataque ao redun-dante discurso de Gavioli, Mar-cos Peixoto (PP) rebateu: Nstodos estaremos a seu lado sefizer uma reivindicao a um de-putado federal que esteja do seulado e lute pela verba. Bianchini(PP) esclareceu que existe umprojeto para a ponte do Passo daCruz, mas custa mais de R$ 500mil. Defendo que de imediatotemos de fazer um desassorea-mento do r io, o que melhoraria

    Marcos Peixoto sai da casinhaem muito a situao da ponte.Mais adiante, construiramos novapassagem . Em nova investida,Gavioli declarou-se contra tenta-tiva de assoreamento do rio, poisno acredita que o Ibama autori-ze tal medida. E adicionou quese o deputuado federal Heinzeenviou em torno de R$ 800 milpara Santiago e, se a ponte cus-ta R$ 500 mil, a unio dos verea-dores torna fcil a remessa deverba para a reconstruo.

    O peemedebista Diniz Cogodestacou que h 12 anos naCmara, pela primeira vez, umprefeito prestigia a abertura ofi-cial dos trabalhos sem tratar-se de sesso especial. Tam-bm salientou que faltou guade sbado tarde at o meiodia de domingo. A gua che-gou com barro e quem tem cai-xa, como fica, indaguei ao ge-rente da Corsan. Respondeuque passou pelo hidrmetrono tem jeito. Ora, no temosculpa se colocaram canos h50 anos e nada mais fizeram. Atubulao inadeq uada paraatender aos contribuintes .

    gua suja paga

    Marcos Peixoto reivindicou corte de grama no campo de fute-bol do Bairro Monsenhor Assis. Assinalou que j havia conver-sado com o prefeito Jlio Ruivo sobre ofcio para o diretor Admi-nistrativo do HCS, Ruderson Mesquita, pela construo de umacasa-abrigo para os taxistas que servem o hospital, pois elesno tm onde ficar, enquanto esto disposio de transportede pacientes. Mesquita estuda a viabilidade disse o parlamen-tar, j que a Prefeitura disponibiliza mo-de-obra e empresasdoariam material de construo.

    Taxistas fora de casa

    O tucano Pedro Bassin rei-terou todos os pedidos feitosno ano passado e no atendi-dos pela Administrao Muni-cipal, tais como calamentos edemais obras imprescindveisna cidade e no interior. Tam-bm solicitou estudo sobre aviabilidade de colocar em San-tiago sinal da TV Record, hoje,restrita a quem tem antena pa-rablica; ainda implantao debanda larga gratuita de inter-net, assim como oc orre emmunicpios menores ou do por-te de Santiago.

    TV Record e Banda Larga

    O pepista Cludio Cardoso reforou pedido ao prefeito porreajuste das dirias de campanha dos funcionrios municipais,visto o desajuste salarial. Adicionou necessidade de faixa desegurana em frente ao Mercado Rede Super na Avenida Apar-cio Mariense, antes que ocorra um acidente trgico.

    Antes do acidente

    Arlindo Alves (PMDB) criti-cou a falta de critrios da AESSul por conta de corte de rvo-res, que gera acmulo de ga-lhos por toda a cidade sem des-tinao adequada. Sugeriuque a Mesa Diretora da Cma-ra convoque os dirigentes daempresa para se explicarem.Pediu que todo cidado denun-cie lanamento de lixo em lo-cais inadequados como terre-nos baldios e nas sadas dacidade.

    Imediatamente, o vereadorBianchini lembrou que autorde lei que prev san es con-tra quem coloca lixo em locaisinadequados. Sublinhou queespera o funcionamento da fis-

    Ilegal e imoral

    calizao da Prefeitura. Noterceiro lajeado, por exemplo, uma vergonha. Inclusive, des-pejam sofs .

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 9PolticaVer. Arlindo

    Alves da Silva- Um dos

    P r o b l e m a sem Santiagoque est pre-judicando aP o p u l a oso os galhosque atigemas redes el-trica da AESSUL, sendo

    que a empresa efetua as podasdeixando nas caladas e ruas,no o recolhem porque no a lu-gares adequados para armaze-namento.

    - Estive em Porto Alegre nosdias 10 e 11 de maro tratandode Liberao de verbas para:

    PFS Vila Nova, Hospital deCaridade, Odontologia.

    - Solicito as Pessoas que noJoguem Lixo em terrenos baldi-os, incentivando que mais mu-ncipes no joguem as margensdas estradas prejudicando e de-gradando o meio ambiente.

    - Encaminhou a solicitaoconvidando os Secretrios mu-nicipais do Meio ambiente GildoFortes, e de Indstria e Comer-cio Rooger Regiz Roos para umaReunio a tratar sobre: assuntodas secretarias e debater entrevereadores, com dia e Hora a se-rem marcados posteriormente.

    Assessora ParlamentarMarcle Ribeiro da Silva

    No Dia Internacional da Mu-lher, Mara Rebelo (PP) rece-beu afagos verbais de todos osvereadores e tambm a visitada vereadora jaguariense Eli-zngela, simptica e muito bo-nita por sinal. Mara solicitou re-paros no Beco dos Camargo,patrolamento no Bairro VilaDaer, limpeza no terreno daRua Artur Bernardes em frenteao nmero 299 e elogiou o tra-balho da primeira dama Gisl-le Ribeiro no evento de domin-go, Mulher Nota 1000.

    Mulheres e vereadoras

    Estou desmaneado, poisno ano passado fiquei muitoatrelado s atribuies de pre-sidente desta Casa, disse Bi-anchini, e disparou sua metra-lhadora contra a alpinista deseu partido, Monica Leal. Avelocidade dessa mulher meimpressiona. Foi madrinha doAuditrio Tereza Verzeri, doColgio Medianeira, mas quemconcedeu a verba foi o ex-pre-feito Chico. Fez um alvoroono final de semana, que maisparece campanha eleitoral.

    Temos um compromissocom o Chico e com o Heinzeque enviou, recentemente, emtorno de R$ 800 mil para San-tiago . Bassin no deixou ocavalo passar encilhado. No s o Heinze que envia

    Bianchini ataca voos de Monica

    verbas para Santiago. Conse-gui junto aos deputados fede-rais de meu partido ClaudioDiaz e Pedro Pereira elevadasverbas tambm .

    Conselho deliberativoEdital de convocao

    O Presidente do Conselho deliberativo do CRUZEI-RO ESPORTE CLUBE, no uso de suas atribuiesestatutrias, convoca os senhores membros titularesdeste conselho, para a Assemblia Geral Ordinriado Conselho Deliberativo, que se realizar na AABB,no dia vinte e cinco de maro de 2010(25.03.2010),as 20:00 horas em 1 chamada com 50% (cinquentapor cento) dos membros presentes, e as 21:00 horasem 2 chamada, com qualquer nmero de membrospresentes, com a seguinte ordem do dia:

    ELEIO E POSSE DO PRESIDENTE ADMINIS-TRATIVO E DOS QUA TRO VICE-PRESIDENTES,PARA O ANO DE 2010.

    So condies para inscrio de chapa:1- Serem encaminhadas a Presidencia deste con-

    selho at o dia vinte e trs de maro de 2010 (23.03.2010), as 18 horas na sede do clube, com oreferendo dos candidatos e solicitada por, no mnimo,10 (dez) scios em dia com suas obrigaes estatu-trias;

    2- Qualquer irregularidade quanto aos signatrios,candidatos e prazo de inscrio, representar o can-celamento do registro.

    Este edital ser afixado na sede do Clube e publi-cado atravs da imprensa local.

    Santiago, RS, 11 de maro de 2010.Airton Rivadavia Machado VargasPresidente do Conselho Deliberativo

    Miguel Constantino Rosso BianchiniSecretrio do Conselho Deliberativo

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201010 Poltica

    Com experincia de quemtrabalhou junto populao domunicpio, o vereador Pel referncia de liderana entremuitas comunidades, mas noBairro Itu, onde reside, res-ponsvel por diversos avanosque indica com orgulho. A maisnova conquista o prolonga-mento da Rua Bernardin Gar-cia, que aps laudo tcnico porter p equeno b anhado d eveabrir caminho at a URI.

    Tambm deve ser prolonga-da a Rua Felipe Lopes, confor-me laudo tcnico, j que com-porta duas sangas contamina-das com esgoto. Na rea ondeatualmente termina a via estolocalizadas a ESF, um Centro

    No Bairro Itu, Pel o cara>> Popular: Vereador obteve 750 votos entre os moradores do local

    Final da Rua Felipe Lopes concentra ESF, Escola Silvio FerreiraAquino, Centro de Treinamento e creche em final de construo

    casas na Rua Pedro CarneiroPereira com verba do governoLula e contrapartida da Prefei-tura. Ao andar pelo Bairro Itu,o vereador aproveita para con-ferir o trabalho dos operriosdo Cidade Ativa e adianta que

    o deputado Heinze est envi-ando R$ 100 mil construode quadra coberta no terrenoda Associao dos Moradores,alm de mais R$ 100 mil parao HCS e R$ 600 mil comprade mquinas.

    no e a creche em fase final deconstruo, com capacidadepara 200 crianas. Pel comen-ta que o deputado federal LuisCarlos Heinze deve enviar R$200 mil para o trmino dessaobra.

    CrecheDiversas ruas como a Jos

    Bergmaier sero canalizadas,inclusive, as tubulaes j es-to disponveis e, posterior-mente, recebero calamentoinforma o vereador, que bata-lhou junto Prefeitura pelaconstruo de muitas moradi-as no bairro. Agora, esto emfase de concluso mais dez

    de Treinamento para tcnicosda rea de Sade, a EscolaMunicipal Silvio Ferreira Aqui-

    Rua Bernardin Garcia precisa de prolongamento para abrir caminho URI

    Mais dez moradias em construo

    Trabalhadores capricham no programa Cidade Ativa

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 11

    Rua: Tito Becon, 1925 CentroFone: 3251 6796

    E-mail: [email protected]

    O MULHEROMartha Medeiros

    Pea para um homem descrever um mulhero.Ele imediatamente vai falar do tamanho dosseios, na medida da cintura, no volume doslbios, nas pernas, bumbum e cor dos olhos.Ou vai dizer que mulhero tem que ser loira,1,80m, siliconada, sorriso colgate. Mulheres,dentro deste conceito, no existem muitas:Vera Fischer, Letcia Spiller,Malu Mader,Adriane Galisteu,Lumas e Brunas. Agorapergunte para uma mulher o que ela consideraum mulhero e voc vai descobrir que tem umaa cada esquina.

    Mulhero aquela que pega dois nibus pordia para ir ao trabalho e mais dois para voltar,e quando chega em casa encontra um tanquelotado de roupa e uma famlia morta de fome.Mulhero aquela que vai de madrugada paraa fila garantir matricula na escola e aquelaaposentada que passa horas em p na fila dobanco para buscar uma penso de 100 Reais.

    Mulhero a empresria que administradezenas de funcionrios de segunda a sexta,e uma famlia todos os dias da semana.Mulhero quem volta do supermercadosegurando vrias sacolas depois de terpesquisado preos e feito malabarismo com ooramento. Mulhero aquela que se depilaque passa cremes, que se maquia, que fazdieta, que malha, que usa salto alto, meia-cala, ajeita o cabelo e se perfuma, mesmosem nenhum convite para ser capa de revista.Mulhero quem leva os filhos na escola, buscaos filhos na escola, leva os filhos para anatao, busca os filhos na natao, leva osfilhos para a cama, conta histrias, d um beijoe apaga a luz. Mulhero aquela me deadolescente que no dorme enquanto ele nochega, e que de manh bem cedo j est dep, esquentando o leite.

    Mulhero quem leciona em troca de umsalrio mnimo, quem faz serviosvoluntrios, quem colhe uva, quem operapacientes, quem lava roupa pra fora, quembota a mesa, cozinha o feijo e tardetrabalha atrs de um balco. Mulhero quemcria filhos sozinha, quem d expediente deoito horas e enfrentamenopausa,TPM,menstruao. Mulhero quem arruma os armrios, coloca flores nosvasos, fecha a cortina para o sol no desbotaros mveis, mantm a geladeira cheia e oscinzeiros vazios. Mulhero quem sabe ondecada coisa est o que cada filho sente e qualo melhor remdio pra azia.

    LUMAS, BRUNAS, CARLAS, LUANAS ESHEILAS: Mulheres nota dez no quesitolindas de morrer, mas MULHERO QUEMMATA UM LEO POR DIA.

    Homenagem da DIRETORIA DO SINDICATOa todas as mulheres SERVIDORASPBLICAS!!!

    FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

    Geral

    O calamento e o trnsito da ci-dade so alvo de constantes recla-maes e crticas da populao. Oprefeito Jlio Ruivo explica as medi-das, que podem ser aplicadas e bu-rocracia a t a e xecuo. Sobre aquantidade de paraleleppe dos sol-tos, lembra que em perodos peque-nos ou prolongados de estiagem,aps chuvas de vero, isso sempreacontece, ao contrrio do inverno.Tambm o trfego de veculos pe-sados colabora. Temos de fazermanuteno permanente, inclusive,em alguns locais realizamos muti-res .

    A princpio, diz o prefeito, a pavi-mentao necessita ser refeita naPinheiro Machado, como em outrasvias onde busca sanar esses p ro-blemas previsveis em todo vero.

    Sobre a guarda municipal, sali-enta que inicialmente sero chama-dos seis aprovados em concurso.

    Jlio Ruivo informasobre o trfego local >>Temos de fazer manuteno permanente,inclusive, em alguns locais realizamos mutires

    Mas, quando sair o edital do esta-cionamento rotativo est pronto,porm falta parecer tcnico de umengenheiro de trnsito, a ser feitopor profissional de Santo ngelo.Assim, ser aberto processo deterceirizao para controle de 500vagas na rea do estacionamentorotativo.

    Durante 30 dias, esses seis pri-meiros convocados recebero trei-namento para atuar na zona dorotativo. Quanto ao nmero de va-gas, Jlio Ruivo acredita que mes-mo com 500 da rea do foco - maisprxima do Centro -, talvez algu-mas ruas fiquem de fora nesta pri-meira etapa. Depois de ser pos-to em prtica pode receber ajus-tes, conforme for o nvel de satis-fao dos usurios .

    RotatriasJlio Ruivo adiciona que o se-

    cretrio de Planejamento, Ademar

    Canterle, j solicitou ao engenheirode trnsito para ver in loco os pon-tos passveis colocao de rota-trias, ou outras a lternativas comosinaleiras e redutores de velocida-de, pois os taxes foram proibidospor lei federal h 45 dias.

    Quando asfaltarmos as ruas jteremos definido as melhores solu-es, conforme a localizao dospontos crticos passveis de exces-so de velocidade , argumenta oprefeito. Atualmente, o percentual deveculos per capita de 2,5% (mo-tos e automveis por habitante).

    Ruivo: Engenheiro de trnsitofar avaliaes

    O Hospital de Caridade de Santiago recebeu segun-da-feira, 8, das mos do superintendente da AES Sul,Luis Krumenal, um cheque no valor de R$ 45 mil - arre-cadado todo ms na conta de luz de doadores da co-munidade. O auxlio destinado ao Sistema nico deSade SUS.

    Para representantes da AES Sul, este um progra-ma que a sociedade aceita, pois sabe onde aplicadoeste valor. O superintendente comenta que mais de duasmil pessoas contribuem em suas contas de energia, eesto fazendo de tudo para que este nmero aumente.

    Ruderson Mesquita, diretor Administrativo do HCS,agradece a todos que colaboram com essa iniciativadesde o ano de 2003. O montante das doaes in-vestido em alimentao, medicamentos e instalaesaos pacientes do SUS.

    HCS recebe 45 mil para ser investido no SUS

    Ruderson Mesquita (centro), Krumenau ( dir.) com empresrios

    Por Voc estreia em Santiago dia 19, prxima sexta-feira, no Audit-rio do Colgio Medianeira. O espetculo transita pelas ling uagens dadana, do teatro e do circo, passando pela msica e pelos recursos demultimdia.

    A montagem vai percorrer quatro cidades, marcando o reincio do Pro-jeto Lmpada Mgica, neste ano, com o patrocnio da AES Sul. Por Voc uma obra atemporal, que transporta o espectador a um mundo lrico,resgatando a ingenuidade da infncia e a beleza da vida.

    A entrada para o espetculo franca, com sugesto de doao es-pontnea de material escolar. No horrio da tarde, s 15h, o grupo reali-za a oficina de Teatro e Circo em todas as cidades onde se apresent a. Arealizao da Cida Planejamento Cultural com financiamento da LeiRouanet/Minc e da Lei de Incentivo Cultura/RS.

    Teatro no Medianeira

    Grupo faz sucesso em todo o Estado

    De Olho na Rua Operrios em ao na operao tapa-buracos e recomposiodo calamento nas proximidades do Banco do Brasil

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 Geral

  • A FOLHA Santiago - 12 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 201012 de maro de 2010 13

    Famlias aplaudem MulheresNota 1000 em grande evento

    Geral

    Domingo, o evento MulherNota 1000 organizado pelaprimeira dama Gislle KolinskiRibeiro com apoio de secre-tarias, entidades e comrciolocal, marcou poca nas ma-nifestaes em homenagemao D ia I nternacional d a M u-lher. A frente da Prefeitura fi-cou tomada por famlias dacidade e interior, que a partirdas 17h participaram de ma-teada e assistiram a alegresbrincadeiras, sorteios de brin-des e entrega do certificadoMulher Nota 1000 a 20 cida-ds escolhidas em cada umadas escolas municipais.

    Na Praa Moyses Vianna,a Ervateira Santiago distribuimais de 30 quilos de ervamate para dezenas de rodasde chimarro. Dentre a diver-sidade d e o pes o fertadass mulheres, o trabalho daesteticista Solemara Brum embarraca do curso de Enferma-gem da URI. A especialist aaplicava a massagem japone-sa Do In.

    LigadasReinava muita energia nos

    alegres grupos do projetoForma e Sade. Em torno de40 integrantes do grupo doBairro Belizrio, coordenadas

    Famlias aplaudem MulheresNota 1000 em grande evento>> Energia: Na vspera do Dia Internacionalda Mulher, Santiago d um show de alegria

    Jorge Bitencourt

    Fotos: Antonio Carlos

    por Reni Cassol e Zlia Fa-cin, conceituaram o eventocomo maravilhoso. Tambmesbanjavam entusiasmo ascomponentes do grupo Des-tak 14 mulheres do Rin-co dos Soares, dentre osdemais bairros e localidadesatingidas pelo projeto.

    As visitadoras do Progra-ma Primeira Infncia Melhor(PIM) receberam 31 bicicle-tas, enquanto jovens e se-nhoras relaxavam e se embe-lezavam com corte de cabeloe manicure propiciado pelaEsttica e Centro TcnicoHadassa, de Mrcia Gonal-ves e filhas. Depois, passa-vam pelo espao da LacquaDi Fiori para receber maqui-agem tambm gratuita.

    A coordenadora do PIM deCapo do Cip deu um showde apresentao ao animar amulherada, que se agrupouembaixo de um toldo para en-trarem nas brincadeiras comoo Baile da Cebola - mulheresformando par e d-lhe dana-, fazendo trenzinho e rodo-piando, praticando exercciose esbanjando energia. Muitosprmios foram entregues pelaprimeira dama Gislle, a cadauma que acertava perguntasdo gestor de Comunicaoldrio Machado.

    ldrio pergunta e Gislle entrega brinde a quem respondeu mais rpido

    Prefeito Jlio Ruivo e primeira dama Gislle (centro) entre as 20 mulheres Nota 1000 das escolas municipais A festa em homenagem mulher foi comunitria e familiar

    Esteticista aplica massagem japonesa Do In

    Bonitas integrantes do curso de Enfermagem da URI

    Ervateira Santiago distribuiu erva para rodas de chimarro

    Integrao no grupo Forma e Sade do Bairro Belizrio

    Manicure e corte de cabelo foram concorridos

    Grupo Forma e Sade do Rinco dos Soares

    Maquiagem