a folha santiago, 05 de março de 2010

48
A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010 05 de março de 2010 05 de março de 2010 05 de março de 2010 05 de março de 2010 1 05 de março de 2010 - Edição 199 - Circulação Semanal - VALOR R$ 2,30 Mata A guarnição da Brigada Militar, por volta das 3h30min de terça-feira, 2, re- cebeu uma ligação pelo 190 da senhora de iniciais S.S.R, dizendo que J.V, havia agredido a menor A.H.S, de 17 anos, e ameaçado ela de morte. Pg. 12 Agressor de menor é preso pela Brigada

Upload: folha-santiago

Post on 07-Mar-2016

248 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

A Folha Santiago, notícias da região

TRANSCRIPT

Page 1: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 1

05 de março de 2010 - Edição 199 - Circulação Semanal - VALOR R$ 2,30

Mata

A guarnição da Brigada Militar, porvolta das 3h30min de terça-feira, 2, re-cebeu uma ligação pelo 190 da senhorade iniciais S.S.R, dizendo que J.V, haviaagredido a menor A.H.S, de 17 anos, eameaçado ela de morte.

Pg. 12

Agressor de menoré preso pela Brigada

Page 2: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 20102 Cidades

Nos dias que antecedem o reinício dasaulas, escolas particulares e públicasofereceram palestras e reuniões pra que seucorpo docente esteja preparado e harmonizadocomo equipe de trabalho para o ano letivo.Pais e professores se encontram perdidos.Preocupados com uma nova realidade deviolência na escola, conflitos entre os própriosprofessores, principalmente, com aconcorrência de novas direções; pedemsocorro, sentem-se impotentes diante detantos desafios com alunos, pais e colegas, ouaté mesmo com o sistema e apoio da educaçãodo Município e Estado. Em relação à violênciae, indisciplinas, drogas, bulling, gangs enamoros precoces, sem saber lidar às vezes,não é raro culparem o ECA (Estatuto daCriança e do Adolescente), assegurando-lhespleno desenvolvimento físico, moral,espiritual e social, em condições de liberdadee de dignidade, sem serem objeto denegligência, discriminação, violência,exploração, crueldade e opressão. Quem podeser contra isso? O que ocorre então? Talvez,por interpretações equivocadas, foi abortadados regimentos escolares toda e qualquermedida disciplinar ou sócioeducativa. Nãoqueremos que por estas situações possam setornarem instituições educativas em casosjudiciais. Assisti a palestra na TV em que umadelegada se dizia surpresa com o número deocorrências policiais referente a alunos e, nosperíodos de votação da nova direção, quepoderiam ter sido resolvidas na escola.Espalha-se entre professores e funcionários acultura de que nada é permitido fazer, que oMinistério Público “vem para cima”, e alunodiz: “Posso fazer, não dá em nada”.Retrocedendo ao tempo, passamos de medo eameaça à falta de limites. Não queremosabdicar do ato de educar. Educar paracidadania é preparar para conviver emsociedade, é estabelecer código de conduta doprofessor, do aluno e dos pais. E qualquerprojeto educacional depende de uma famíliapresente, de um professor entusiasmado, deuma equipe diretiva e pessoal de apoioengajados. O aluno precisa ser valorizado, oprofessor além de ser qualificado, deve sermais bem remunerado e unido, para muitos“alunos rebeldes”, basta um gesto afetuoso,bom diálogo e humildade para quebrarbarreiras. Um bom professor bem gestado ecentrado, uma aula bem planejada, comrecursos criativos, podem diminuir em muitoa indisciplina, os conflitos e a repetência. Emcasos de insucesso, é preciso uma duplaconversa por todos envolvidos, sem medo dequebrar paradigmas.

Jaguari

Sem abdicar doato de estudar

O estágio da cultura do arroz en-contra-se em fase de maturação fisi-ológica em torno de 30%, e o restan-te em fase de formação de panícula(cacho) e enchimento de grão. A atualcolheita está ocorrendo nas áreasplantadas no início de outubro, comuma produtividade menor em funçãodas enchentes, que ocasionaramuma perda aproximada de 15% a20%. Porém, segundo dados do De-partamento Técnico da Coagrijal, atéo momento foi colhido 8% da áreaplantada, com uma qualidade satis-fatória. A qualidade do grão deve-sepelos investimentos feitos pelos as-sociados da Cooperativa, que ado-taram melhores cultivares e utilizaramsementes certificadas.

IncrementoNa área de ação da Cooperativa,

os associados colhem em média de8 a 10 mil quilos por hectare normal-mente, considerando boas condiçõesclimáticas.

Apesar dos problemas climáticos,a Coagrijal preparou-se para um in-cremento no recebimento em tornode 10% em relação à safra anterior .Para tanto, a Cooperativa conta fun-damentalmente, com uma boa infra-estrutura de recebimento e armaze-nagem, haja visto, que na safra pas-sada a descarga foi muito rápida, nãohouve inclusive fila de caminhões àespera de descarregamento.

Enchentes diminuem índicede produtividade do arroz>> Atual colheita recai sobre plantio de outubro

ComercializaçãoOutro aspecto é a procura por

parte de produtores arrozeiros, quevem demonstrando interesse ementregar sua produção à Coagrijal,motivados pelas normas de recebi-mento e pelas oportunidades de co-mercialização.

O mercado atual apresenta ten-dência de queda nos preços do ar-roz no âmbito de produtor no curtoprazo, principalmente, por ser início

de safra, quando se avizinha umaoferta maior do produto no merca-do.

Os atuais preços praticados es-tão acima do mínimo oficial, contu-do não remuneram os custos deprodução. Para o segundo semes-tre poderemos ter melhores preçospara o cereal, porém, tudo depen-derá da safra, que está sendo co-lhida no Rio Grande do Sul, maiorprodutor nacional.

Enchentes reduziram o percentual de produtividade

A recepção dos alunos no dia1º contou com a animação do DJPaulo, que interagiu com os alu-nos e professores conversando,brincando, realizando reflexões in-teressantes e d ivulgando a s N or-mas de Convivência da Escola.

O Instituto Guilhe rmina contacom aproximadamente 1.100 alu-nos.

Estão ai nda sendo realizadasalgumas obras na escola como cal-çamentos, outras em todo o pátioe a previsão de término é paraabril.

Volta às aulas na “Guilhermina” com animação do “DJ Paulo”

Reencontro dos alunos e muita interação com os professores

Page 3: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 3Cidades

Iluminação parao trabalho

Hoje, na indústria existe uma preocu-pação quanto à melhoria das condições doambiente de trabalho, visando à obtençãode maior produtividade. Há necessidade deuma análise ergonômica do trabalho den-tro do espaço industrial. Onde podemoscitar a relevância da iluminação naturalpara a atividade humana, como meio paraa obtenção das condições de conforto noambiente de trabalho. A Associação Brasi-leira de Normas Técnicas (ABNT) deter-mina a quantidade mínima de iluminação,para diversos tipos de atividades. Seguiresta normatização é apenas o primeiro pas-so para se ter um ambiente saudável nestesentido. Conforme a NR 17 a iluminaçãoem todos os locais de trabalho deve ser ade-quada, natural ou artificial, geral ou suple-mentar, apropriada à natureza da ativida-de; a iluminação geral deve ser uniforme-mente distribuída e difusa, a iluminaçãogeral ou suplementar deve ser projetada einstalada de forma a evitar ofuscamento,reflexos incômodos, sombras e contrastesexcessivos, a medição dos níveis deve serfeita no campo de trabalho, onde se realizaa tarefa visual, utilizando-se de luxímetrocom fotocélula corrigida para a sensibili-dade do olho humano e em função do ân-gulo de incidência. Deve haver uma preo-cupação com a localização dos postos detrabalho em relação às luminárias e jane-las. A iluminação no ambiente de trabalho- a falta ou excesso - pode mudar o nossocomportamento, afetará nossa visão, nosproporcionando a ocorrência de acidentes,ansiedade e doenças. Temos que estar tra-balhando em um ambiente em que o índicede iluminação seja adequado, para execu-ção de nossas atividades, evitando assim afadiga visual. A NBR 5413 estabelece osvalores de iluminâncias médias mínimas emserviço para iluminação artificial em inte-riores, onde se realizem atividades de co-mércio, indústria, ensino, esporte e outras.

Jaguari

O município conquistou junto aogoverno estadual mais 24 projetos deconstrução de microaçudes em pro-priedades rurais. A informação é dosecretário municipal de Desenvolvi-mento Agropecuário Luiz Fernando Si-queira.

De acordo com ele, os projetos fo-ram realizados via escritório local daEmater, sendo que a Secret aria deDesenvolvimento Agropecuário reali-zou as inscrições dos produtores in-teressados e acompanhou o trabalhode campo na construção dos proje-tos.

Estado custeia 80%Siqueira d estaca q ue o s p rojetos

Mais açudes para o município>> Siqueira: “O número de projetos atinge 24”

serão custeados em 80% pelo go-verno do Estado, por intermédio daSecretaria de Irrigação, e 20% é acontrapartida d os p rodutores. –Com isso, fica reduzido considera-velmente o custo de construçãodestes açudes para os produtoresrurais contemplados –, f risa o se-cretário.

Conforme ele, esta é uma das tec-nologias a serviço do setor agrope-cuário que veio para ficar. Anterior-mente, o município de Jaguari atra-vés de uma ação da AdministraçãoMunicipal por meio da Secretaria deDesenvolvimento Agropecuário jáhavia conquistado a implantação de11 microaçudes na zona rural. Secretário Luiz Fernando Siqueira

Após um período de 30 dias de féri-as, o prefeito João Mário Cristofari reas-sumiu na segunda-feira, 1º, a coordena-ção da Administração Municipal, que vi-nha sendo exercida pelo vice-prefeitoMilton José Bolzan.

Tão logo reassumiu a coordenaçãodo Executivo, começou a promover audi-ências com a equipe de governo na bus-ca de acelerar o processo de atendimen-to aos pleitos da comunidade, bem comoo acompanhamento de projetos enviadosjunto aos governos do Estado e da União,para a conquista de recursos ao municí-pio, com o objetivo de promover investi-mentos necessários à melhoria da quali-dade de vida da população.

Prefeito Cristofari reassumea Administração Municipal

João Mário volta ao comando

A equipe técnica do Centrode Referência Especializadaem Assistência Social (CRE-AS) realiza no próximo dia 9,terça-feira, um evento come-morativo ao Dia Internacionalda Mulher.

De acordo com a coordena-dora, a assistente social Mar-céli Sudati Silva, o evento terápor local a Ca sa de CulturaIrmã Zenaide, co m início às19h30min.

Trata-se de uma palestra deauto-estima, d irigida a t odasas mulheres jaguarienses, ob-serva Marcéli Silva.

A coordenadora frisa queserá um momento para que to-das as mulheres do municípiopossam aumentar a auto-esti-ma, terem melhoria de quali-dade de vida, e contribuíremainda mais no processo de de-senvolvimento pessoal e cole-tivo da comunidade.

Homenagemà mulher

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está abrindo inscrições para oprocesso seletivo à contratação para realização do Censo 2010. Para o município deverãoser contratados 14 recenseadores. As inscrições deverão ser feitas na agência dos Correiose Telégrafos, no período de 26 de fevereiro a 19 de março, ou pela internet até o dia 4 de abril.

Para fazer a inscrição o candidato deverá ter concluído o ensino fundamental e pagaruma taxa de inscrição no valor de R$ 18. A prova para seleção dos recenseadores ocorreráem Jaguari no dia 30 de maio. As matérias que deverão constar na prova são matemática,conhecimentos gerais, português e conhecimentos técnicos. De acordo com o chefe doescritório do IBGE em Santiago, João Perufo, a contratação dos recenseadores deveráocorrer a partir do mês de julho deste ano.

Município vai ter processoseletivo para recenseadores

Page 4: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 20104 CidadesRural

O presidente da Emater/RS, Mário Augusto do Nasci-mento, e o secretário do MeioAmbiente, Berfran Rosado,assinaram recentemente,convênio para que as insti-tuições executem o progra-ma de licenciamento ambien-tal dos empreendimentosexistentes em propriedadesrurais de até quatro módulosfiscais.

Com o convênio, será cri-ada a Declaração de Regu-laridade Ambiental da propri-edade, que será fornecidapela Fepam. Com essa de-claração o produtor rural po-derá acessar as políticas decrédito e de incentivo agrí-cola que exijam regularidadeambiental, além de estar emconformidade com as exi-gências dos órgãos ambien-tais.

A meta futura é que a pro-priedade a lcance a L icençade Operação (LO), o quepermitirá o licenciamento detodos os empreendimentosde baixo impacto ambientaldesenvolvido na respectivapropriedade. O presidenteda Fetag, Elton Weber, tam-

Licenciamento ambiental avança>> Com Declaração de Regularidade Ambiental fornecida pela Fepam

bém acompanhou o ato deassinatura.

Menor custoPara o presidente Nasci-

mento é o momento do agri-cultor gaúcho enfrentar osdesafios impostos pela novaLegislação Ambiental.

A Emater vai orientar oprodutor e buscar construirjunto com ele a superaçãodos passivos ambientais exis-tentes. Vamos discutir emparceria o que queremospara o nosso ambiente combases claras aliadas às nor-mas técnicas –.

Berfran Rosado destaca aimportância do estabeleci-mento do rito especial para olicenciamento ambiental daspequenas propriedades ru-rais, que resulta em mais agi-lidade, menor custo e maiorcontrole ambiental, uma vezque as propriedades serãocadastradas pela Emater/RS-Ascar no sistema de informa-ções da Fepam. – Estamoscertos que este procedimen-to, muito reivindicado pelaFetag, auxiliará os pequenosprodutores gaúchos –.

AçudesA Secretaria do Meio Am-

biente (Sema), através doDepartamento de RecursosHídricos, também simplificaráos procedimentos para a libe-ração do uso das águas e dosaçudes a serem construídos.

Já a Fepam cadastrará emseu Sistema de Informações,as p ropriedades r urais e,

para cada um dos proprietá-rios, c om a té q uatro mó du-los fiscais, interessados emobter a Declaração de Regu-laridade Ambiental, a Emater/RS-Ascar disponibilizará pro-fissional técnico para auxili-ar. No encontro, ficou defini-do que o início dos trabalhoscomeça neste mês, quandotécnicos da Emater serão ca-

pacitados e orientados paraprestar assistência há 20 fa-mílias do projeto piloto a serimplantado no município deCanguçu. Posteriormente, oprocesso se expandirá paratodo o Estado. A medida po-derá beneficiar , a médio elongo prazos, os mais de 400mil pequenos produtores es-palhados pelo Estado.

Ao centro, secretário Berfran Rosado assina o convênio em nome do Estado com a Emater

Page 5: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 5CidadesJaguari

O prefeito João MárioCristofari acompanhadopelo assessor jurídicoEduardo Diefenbach, foirecebido pelo secretárioestadual do Meio Ambien-te, Berfran Rosado, na ter-ça-feira, 2.

Na oportunidade, Ber-fran entregou o Termo deCompromisso Ambiental -TCA - estabelecido entre aprefeitura e a FundaçãoEstadual de Proteção Am-biental (Fepam) sobre osimpactos ambientais noBairro Promorar, onde es-tão localizadas 20 habita-ções inacabadas.

Há três anos, o Ministé-

Estado e Prefeitura firmamcompromisso ambiental

rio Público embargou aobra - que encontra-se emuma Área de PreservaçãoPermanente (APP) - pelonão cumprimento dascompensações ambientaisdefinidas na licença ambi-ental.

Com o documento e n-tregue pelo secretário Ber-fran, o município está aptoa concluir as obras e en-tregá-las às famílias, desdeque atenda a uma série demedidas em tempo deter-minado.

ExigênciasUma delas é plantar, no

mínimo, quatro mil m udas

de árvores nativas, além derealizar mutirões de limpe-za no canal do Rio Jaguarie promover campanhas deeducação ambiental nasescolas municipais.

O não cumprimentodas compensações am-bientais acarretará nasuspensão do termo en-tre a Prefeitura e a Fe-pam.

O prefeito comemo-rou a conquista do muni-cípio. – A partir de ago-ra, temos como regulari-zar a situação junto aoMP e viabilizar, o quantoantes, a conclusão dasobras habitacionais –.

Prefeito Cristofari em audiência com o secretário Berfran Rosado

O programa Frentesde Trabalho Emergencialdesenvolvido em parceriado g overno d o E stadocom a Prefeitura deu iní-cio na s emana que pas-sou a mais um curso. Des-ta vez trata-se de Recicla-gem, onde os participan-tes estão recebendo au-las teóricas e participan-do de ações concretas derecolhimento de materialreciclável à prática, infor-ma o secretário de Assis-tência Social Sidney Via-ro.

Aproximadamente 22pessoas participam docurso. Além de terem umaprendizado, os alunostambém r ecebem u maajuda de custo no valor deum salário mínimo, equi-pamentos de proteção eseguro coletivo. As aulassão ministradas na Esco-la Severiano Almeida

“Frentes de Trabalho”inicia mais um curso

Início do Curso de Reciclagempelo instrutor Tide Limada unidade do Senai deSantiago.

Para a secretária dePlanejamento e Meio Am-biente Luziane Guerra,este é o começo do gran-de projeto de preserva-ção do meio ambienteque a Administração Mu-nicipal pretende desen-volver juntamente com a

comunidade.Toda a comunidade

tem que ter consciênciade fazer a coleta seleti-va do lixo, e é para issoque estamos dando esteprimeiro passo com aqualificação destas pes-soas, que atuarão comoselecionadores de mate-rial reciclagem em nos-sa cidade –.

O CTG Negrinho doPastoreio realizou nosdias 26, 27 e 28 do mêspassado, n a s ua s edecampeira, um dos mai-ores rodeios da nossaregião com a participa-ção de 187 trios de todoo Estado.

São Francisco de Assis

O evento tambémserviu para a inaugura-ção da iluminação dapista.

A patronagem doCTG Negrinho do Pas-toreio agradece a todosque abrilhantaram essafesta.

Inclusive, tradiciona-listas de Santiago, Ja-guari, São Vicente doSul, Manoel Viana, Bos-soroca e Itacurubi, alémde municípios vizinhosprestigiram em númerosuperior às edições an-teriores do evento.

CTG realiza grande rodeio

Page 6: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 20106

Subsídios para a Agricultura

O presidente da Comissão de Agricultu-ra do Parlamento Europeu, deputado e ex-ministro Italiano da Agricultura, Paolo deCastro, afirmou recentemente que é neces-sário mostrar a opinião pública, que sub-venção não é apenas para os agricultores,mas para proteger bens públicos como se-gurança alimentar, qualidade dos alimen-tos e proteção ambiental. Diante do signi-ficado estratégico da produção de alimen-tos no mundo globalizado, a resistência doseuropeus e americanos em reduzir os sub-sídios é cada vez mais forte. O enfoque dei-xou de ser o subsídio em si, mesmo que naUnião Européia ele consuma 70 bilhões dedólares por ano, equivalente a metade doorçamento, que portanto se destina ao cam-po. Na verdade a estratégia é a agricultu-ra, como ativo e vantagem competitivapara os países. O que deverá acontecer efe-tivamente é que os subsídios além de man-tidos na Europa e Estados Unidos, poderãoser ampliados para outras regiões, como oLeste Europeu. Os europeus e americanosvão reforçar as exigências quanto à quali-dade e origem dos produtos importados. Sãorequerimentos técnicos que não cessam eexigências sanitárias descabidas e fora darealidade dos produtos de origem, com oúnico objetivo de barrar as exportaçõescompetitivas como a brasileira, especial-mente para as carnes. Esta a razão pela qualcada vez mais este produto brasileiro temse desviado para mercados como a Rússia,Ásia e Países do Leste Europeu, onde as exi-gências e o protecionismo são menores, ino-bstante os preços também serem inferio-res. Para que o Brasil possa continuar lide-rando a produção de alimentos no mundo,sem a contrapartida da redução dos subsí-dios nos mercados de consumo mais qua-lificados e de maior poder aquisitivo deve-remos repensar a nossa política pública,criando mecanismos compensatórios paraa produção. Não chegamos ao ponto depropor, também adotarmos subsídios noBrasil.

Afonso MottaAdvogado e Produtor Rural

Capão do Cipó

São Vicente do Sul

O secretário de Finanças, VagnerTotti Martins, informa aos contribu-intes que foi prorrogado o prazo parapagamento do IPTU com o descontode 20% à vista em cota única para odia 15 vindouro; e com desconto de10% para cota única continua até odia 26.

E para os contribuintes que quei-ram fazer o parcelamento do IPTUexercício de 2010 em cinco parce-las sem juros - a 1ª parcela deveráser paga dia 31 deste mês.

Prorrogado prazo para IPTUOs carnes do IPTU está dispo-

nível na Prefeitura Municipal, paraserem retirados no Setor de Tri-butos até as datas acima citadas,

As dividas ativas referentes aoIPTU de anos anteriores poderãoser parceladas em até 48 vezesjunto ao setor de Tributos da Pre-feitura.

Pague seus impostos em dia,isso retorna para você contribuin-te e m f orma d e m elhorias p aranossa cidade. Secretário Vagner Totti Martins

Aconteceu domingo, 21, no Balne-ário Passo do Umbu, a etapa regionaldo Garota Verão. O evento contoucom um grande público. Concorreramquatro candidatas e a vencedora foi Cristiéle Cencena da Silva, 15 anos,que irá representar São Vicente do Sulna final regional no próximo sábadoem Rosário do Sul.

A Administração Municipal emnome do prefeito Jorge Martins e dasecretária de Turismo, Ilena ZuquettoFlores, agradecem a todas as candi-tatas que representaram o municípioe parabenizam a vencedora CristiéleCencena da Silva.

Cristiéle vence disputa local

Cristiéle Cencena da Silva, 15 anos

A 2ª Expocipó vai ser lançada no pró-ximo dia 12, às 19h30min, na Câmarade Vereadores do município. A feira tempor objetivo valorizar as potencialida-des cipoenses e promover o seu de-senvolvimento.

Capão do Cipó é um município ain-da criança, com dez anos de existên-cia, apresentando oportunidade de ex-pansão nas mais diversas áreas. Suaeconomia tem como alicerce o setor pri-mário, onde se destaca pela produçãode soja e de trigo.

É o 10º maior produtor de soja doRio Grande do Sul, com mais de 65 milhectares cultivados. Como produtor detrigo destaca-se por ser o 14º maiorprodutor do Brasil. Seu solo fértil e oclima favorável garantem excelente pro-dutividade, o que vem atraindo produ-tores das mais diversas regiões do Es-tado.

Lançamento da 2ª Expocipóocorre dia 12, na Câmara local

PoloTambém se destaca por ser polo

no recebimento de grãos, concen-trando o recebimento de boa parteda produção dos municípios vizi-nhos, como Tupanciretã, São Migueldas Missões, Jóia, Bossoroca e San-tiago, eleito como município sede porvárias empresas do ramo.

Foi em 2009 o oitavo municípioem retorno do PIB. Esses ótimos re-sultados também vêm impulsionan-do o crescimento dos demais seto-res da economia como o comércio eserviços, além de proporcionar in-vestimentos nas áreas de saúde einfraestrutura, contribuindo para umamelhor condição de vida para a suacomunidade.

FesticançãoDurante a II Expocipó também vai

acontecer o festival Festicanção,como forma de incentivar jovens ecrianças a cantar a música nativista,música característica do nosso Es-tado, que valoriza nossa história enossas tradições. Vê-se na músicauma forma de educação que con-duz estes jovens para um futuromelhor e mais vitorioso. A feira sepropõe a trazer pessoas das maisdiversas regiões do Estado numainiciativa de fazê-las conhecer nos-so município e, assim, descobrir seupotencial, como forma de incentivá-las a investir aqui, afinal municípiosem desenvolvimento são berços deoportunidades para pessoas quebuscam um local para começar. Ca-pão do Cipó sem dúvida é um localde oportunidades, enfatiza TaísKnorst, integrante da Comissão Or-ganizadora.

Page 7: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 7CidadesSão Francisco de Assis

O segundo ciclo das Missões jesuíticas ini-cia-se em 1682, com o retorno dos padres paraos antigos domínios habitados lá em 1629, sen-do o marco principal dessa segunda fase a fun-dação de São Francisco de Borja. Porém, ra-zões específicas contribuíram para o retornodos padres e guaranis para a região do Tapes,uma delas, e creio que seja a mais provável, é omedo que a coroa espanhola, na época deten-tora dessas terras, tinha em perder o domíniopara Portugal, que já havia fundado em terrasespanholas, a Colônia do Sacramento, no Rioda Prata. Também contribuiu para a o retorno,a abundante criação do gado e as investidasportuguesas em nossas terras.

São Francisco de Borja, atual município deSão Borja, muito longe de ser a Terra dos Presi-dentes, também é terra missioneira, e traz con-sigo mais de 300 anos de história, onde as fron-teiras foram defendidas por guaranis e a patade cavalos. Fundada em 1682 pelo jesuíta Fran-cisco Garcia, a atividade militar é quase a mai-or característica histórica dessa redução. Parasua fundação, os índios e os padres desmem-braram-se de São Tomé, com a ideia de ser umposto avançado para sua proteção contra a in-vestida portuguesa, que a rigor, deu origem aosSete Povos.

De São Tomé vieram mais 2.396 pessoas,porém já em 1687, como diz o escritor MárioSimon, São Borja recebeu um contingente de1.000, com o intuito de reforçar a povoação, jáem 1732, a redução conquista 4.000 habitan-tes.

A histórica São Borja também abrigou omaior artista e escultor das Missões, tal era seutalento que era chamado de Michelangelo dasMissões, José Brazanelli, que emprestou seu ge-nial talento na esculturação de muitas imagensde santos e na construção da Igreja riquíssimaem detalhes arquitetônicos, mas que por con-sequência das guerras e abandonos, hoje nadamais resta, apenas relatos como o clássico Saint-Hilaire.

Além de toda a história, São Borja foi palcodo julgamento, em 1757, dos padres jesuítasenvolvidos na Guerra Guaranítica. E assim, va-mos continuar com uma breve viajem no fan-tástico mundo das Sete Reduções Missioneiras.Semana que vem, vamos para São Nicolau, asegunda redução dos povos.

São Francisco de Borja

ABANDONO DE EMPREGO

EmpresaKOLINA CONSTRUÇÕES CIVIS E COMERCIO LTDATRAVESSA JAIME PINTO, 45 CENTROFONE 55 3252 0616CNPJ 07.492.474- 0001-58

FuncionárioJOÃO PEDRO DE LIMA FERREIRACTPS- 69124 SÉRIE 46CPF- 016895560-13RG-9046242732

ABANDONOU SERVIÇO EM 20-01-2010

A Administração Muni-cipal encaminhou o pro-jeto para apreciação dosvereadores da obra daERS 377, re centementeconveniada no Estado doRio Grande do Sul, atra-vés da assinatura da go-vernadora Yeda Crusiuse do prefeito Jorge Erna-ni Cruz.

Nesta semana, os ve-readores assisensesaprovaram a abertura decrédito para que o Execu-

Executivo vai licitar o asfaltoda ERS 377 ao Bairro Italiano

Prefeito Ernani e Secretário Paulo Gioda

A Prefeitura através daSecretaria de Agricultura,Abastecimento e Meio am-biente que fomenta açõesem prol do setor primário,realizará um importanteprograma de geração derenda. Trata-se da aprova-ção de recursos para in-vestimentos na construçãoda Casa do Mel, benefici-ando muitos apicultores eaquisição de uma mini usi-na a vapor para extraçãode sucos.

O projeto foi aprovadonesta semana, na Câma-ra de Vereadores, e serãoinvestidos R$ 60 mil dogoverno do Estado do RioGrande do Sul - da Con-sulta Popular - e R$15.050,00 do próprio mu-

Aprovado projeto paramaior geração de renda

nicípio. Conforme a secre-tária Isabel Parisi Minussi,os investimentos represen-tam um grande avançopara os produtores ruraisque terão um maior supor-te para realização de suasatividades.

Isabel Parisi Minussi

A Secretaria de Saúde informou nessa quarta-fei-ra, 3, como será realizada a campanha de vacinaçãocontra o vírus da gripe A – influenza H1N1 em todo omunicípio. A vacinação começa em março (entre osdias 8 e 19), inicialmente, com trabalhadores da saú-de e indígenas. Na sequência, serão imunizadas asgestantes, c rianças de seis meses a dois anos in-completos (23 meses), população de 20 a 39 anos edoentes crônicos. O público dos 30 aos 39 anos faráparte da última das etapas, marcada para o períodode 10 a 21 de maio.

Em todo o Rio Grande do Sul, serão aproximada-mente três mil pontos de vacinação. De acordo comdados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde,no ano passado foram notificados 8.190 casos e3.540 confirmados. Desses, 399 foram em pessoascom idade entre os 30 e 39 anos. Nessa faixa etáriaocorreram 61 dos 272 óbitos confirmados em virtudedo vírus H1N1. As vacinas estarão disponíveis na UBSCentral, ESF Cohab, ESF Italiano e ESF João de Deus,no período das 8h às 12h e das 13h às 17h.

tivo Municipal possa lici-tar a obra.

De acordo com infor-mações do secretárioPaulo Gioda, de Adminis-tração e Planejamento, opróximo passo é a libera-ção dos recursos paraexecução do projeto.

A obra de ligação as-fática entre o bairro Itali-ano e a ERS 377 é umareivindicação antiga eestá orçada em mais deR$ 2 milhões, sendo que

>>A obra de ligação asfática é umareivindicação antiga

os recursos no valor deR$ 1.978.531,79 são doEstado do Rio Grande do

Sul via Consulta Populare mais R$ 494.633,26 dopróprio município.

Secretaria de Saúde informasobre vacinação contra gripe A

Page 8: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 20108 Cidades

A jovem jaguari-ense Luciana Crive-llaro será coroadaMiss Jaguari nestasexta-feira, 5, emSão Gabriel, após tersido aprovado seucadastro junto à co-ordenação do con-curso Miss Rio Gran-de do Sul. A coroa-ção acontecerá apartir das 23h, no sa-lão de festas do Bra-sil Tênis Clube, ondetambém serão coro-adas outras missesda região, e que dis-putarão o M iss R ioGrande do Sul.

De acordo comPaulo Moura, coor-denador do concursoMiss Rio Grande doSul, Luciana Crivella-ro é uma excelentecandidata. A jovemjaguariense recente-mente emprestousua beleza ao Carna-val 2010 de Jaguari,encantando os milha-res de foliões que fi-zeram a folia nas cin-co noites da maior emelhor festa momes-ca da região centrodo Estado.

Luciana é Miss 2010Jaguari

Luciana Crivellaro será coroada Miss Jaguari

Buscando um melhor aten-dimento à clientela assistida,o Centro de Referência Espe-cializada em Assistência So-cial (CREAS), está funcionan-do desde fevereiro em novolocal. As novas e moder nasinstalações do CREAS funci-onam em prédio localizado naRua General Osório, anexo à

CREAS está em novo local>>O CREAS atende uma exigência legal, pois o órgão devefuncionar em espaço individualizado

Secretaria de Assistência So-cial, que também mudou deendereço.

O CREAS atende uma exi-gência legal, pois o órgãodeve funcionar em espaço in-dividualizado, e com acessotambém individual.

A nova infraestrutura estádotada de salas de recepção,

de atendimento coletivo, deatendimento individual, e es-paço para recreação das cri-anças.

Apesar da mudança de lo-cal, o CREAS continua com omesmo telefone para denún-cias de maus tratos e aban-dono de crianças e adoles-centes, que é o 9635-1 188.

Equipe do CREAS em sua nova sede

Page 9: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 9Cidades

Page 10: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201010

Page 11: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 11

CRECI/RS 10.745

Responsável Téc.:Jorge Umberto Vieiro

Vende-se um cavalo crioulo, três anos, pelozaino, para toda a lida de campo, bom paraexperimentar. Tratar com Fernando Costa, mo-rador na Rua São Vicente, em Mata, tratar pelocelular 99894564. Vende-se por motivo p arti-cular ao preço de R$ 2.500.

Page 12: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201012 CidadesMata

A guarnição da Brigada Mi-litar, por volta das 3h30min deterça-feira, 2, recebeu uma li-gação pelo 190 da senhora deiniciais S.S.R, dizendo que J.V,havia agredido a menor A.H.S,de 17 anos, e ameaçado ela demorte.

A BM foi ao local da ocor-rência, na Nossa Senhora dasGraças, s/nº. Quando J.V ob-servou os policiais, saiu com oOmega placa HUB 6661 em altavelocidade em direção da guar-nição, e efetuando dois dispa-ros de arma de fogo contra osPM’s.

Foi e fetuada u ma b uscaminuciosa no veículo e não foiencontrada arma de fogo, masuma cápsula de arma calibre32 embaixo do assento.

O acusado foi conduzido àDP e levado para o Presídio de

BM prende agressor de menor>> Fuga: Ao perceber policiais militares saiu em disparada

São Vicente do Sul. O trabalhofoi acompanhado pelo 1° sar-gento Luiz Giovane Pipi. A guar-nição agiu de madrugada, de-pois teve o apoio de policiais

militares de São Vicente do Sul.Também estiveram envolvidosnesta ação os policiais ÉlsonFreitas e V inicius Fuzer, alémdo sargento Luiz Giovane Pipi.

Primeiro Sargento Luiz Giovane Pipi com o preso algemado

Andréia C afaro, s ecretá-ria de Turismo, ficou muitocontente em saber que o Jor-nal Folha Cidades passa acircular no município.

Ela voltou de férias e vaidar continuidade ao seu tra-balho.

Agora, contando com três

Secretária reassume Turismofuncionários efetivos paralimpeza das ruas, praças epontos turísticos - AdrianoWeber que já era desta Se-cretaria e agora conta com aajuda de José Luiz carvalhoda Silva (Zeca) e Tadeu Mo-acir Keller.

Andréia Cafaro

O vereador Raul RenatoWarth pediu ao prefeito, quefosse designado um funcioná-rio da Prefeitura a cada oitodias, para auxiliar o senhorDomingos Forgearini mais co-nhecido por “Minguinho”, paradar corda no relógio da IgrejaCatólica, útil para toda a popu-lação. Devido aos problemasde saúde que o senhor Domin-gos enfrenta, se torna difícilfazer esse trabalho sozinho.Todos os vereadores aprova-ram a indicação, pois o seu“Minguinho” é guardião do re-lógio por muitos anos.

“Minguinho”, guardião da Igreja

Reiniciaram dia 1º as sessões da Câmara de V ereadores,depois de dois meses de ressesso. Foram discutidos vários as-suntos pertinentes ao município. Participaram os vereadoresNesto Pozzer (PMDB), presidente Helio Esnovaresk (PP), Algeuklimick (PP), Raul Warth (PP), Deise Lodete (PP), Trajano Nais-singer (PP), José Luiz Vieira Eggres (PMDB), João Batista Mi-chevisk (PSDB), Loivo Belo Kum (PP).

Encerra recesso do Legislativo

Mata e região agora con-tam com a banda “Mais queAmigo”, compost a por Tuty,Roger e Rogério.

Eles se apresentam emvários lugares.

Agora, também lançam CDcom 12 músicas.

Excelente banda agitae lança CD com 12 faixas

Page 13: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 13CidadesSão Francisco de Assis

A Secretaria de Educaçãoe Cultura deu as boas-vindasaos mais de 1.700 alunos ma-triculados na rede pública deensino urbana e rural.

A secretária Maria Jaci Bit-tencourt informou que para oano letivo, as escolas da ci-dade e do interior estão to-das funcionando regularmen-te, sendo que houve algumasadequações no quadro fun-cional.

Ela reforça que todos osacessos estão sendo garan-tidos, através do transporteescolar e que hoje a maior di-

Alunos assisensesretornam às aulas

ficuldade é com a falta deprofessores, sendo que an-tes da nomeação dos queserão aprovados no concur-so público em andamento,haverá necessidade de con-tratação emergencial paraatender a demanda, pois mui-tos estão em licença, laudoou se aposentaram nos últi-mos anos.

A educação municipal égerida pela secretária, pelacoordenadoria pedagógica epor dois colegiados – o deséries iniciais e educação in-fantil e o de séries finais.

Alunos retornam às aulas com mais perspectivas para este ano letivo

A Prefeitura via Secre-taria de DesenvolvimentoSocial promoveu no mêsde fevereiro um curso deTingimento e Pintura emTecido com a profissionaldo Senar/RS Deise Pache-co. As atividades foram re-alizadas na comunidade doPasso do Leão, benefici-ando moradores, em par-ceria com o Sindicato dosEmpregadores Rurais.

Curso no Passo do Leão

A Prefeitura anunciou nestasemana confirmação dos repas-ses referentes ao decreto deestado de emergência, por oca-sião das enxurradas e venda-vais que atingiram o município.Conforme o secretário de Admi-nistração e Planejamento Pau-lo Gioda, será repassado maisde um milhão e oitocentos milreais que serão investidos narecuperação de estradas, decalçamentos, pontes e ponti-lhões. Serão repassados:

R$ 921.600,00 - Recursosdo Governo Federal via Minis-tério da Integração Nacional,para serem investidos na recu-peração de estradas e maqui-

Município vai receberquase R$ 2 milhões

nário;R$ 621.600,00 - Recursos

do Governo Federal via Minis-tério da Agricultura, para aqui-sição de máquina rodoviária,possivelmente uma patrola mo-toniveladora;

R$ 190.000,00 - RecursosMinistério Saúde e Secretaria deSaúde do RS, sendo que R$140 mil para ampliação e refor-ma de PSF e R$ 50 mil para oHospital Santo Antônio;

R$ 165.000,00 - RecursosDAER/RS, para recuperação detrechos de estradas estaduaiscomo a da Esquina Silva e a quedá acesso ao balneário do Ja-caquá.

Ao todo, o município recebe-rá o valor de R$ 1.874.600,00.Segundo Gioda, os recursosvão garantir melhorias para acomunidade que vem sofrendoas consequências das tempes-tades e do grande volume dechuvas que atingiu o municípiorecentemente.

Secretário Paulo Gioda

Page 14: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201014 CidadesSão Francisco de Assis Policial São Francisco de Assis

Veado faz motoqueiroperder controle na 377

O condutor da motoplaca IPT 9624 trafega-va pela RST 377 em di-reção a Santiago, entreos dois trevos de aces-so a São Francisco de

Assis, teve o trajeto in-terrompido por um vea-do que atravessou avia.

Na manobra de evi-tar o choque, perdeu o

controle da moto e saiuda via, vindo a sofrer le-sões e danos no veícu-lo. Foi encaminhado aoHospital Santo Antôniopara ser medicado.

Bate em carro estacionadoe se esconde na garagem

Na Rua 13 de janeiro, à 1h45min de 29, o condutor de um Palio cor cinzachocou-se com outro veículo que est ava estacionado. Logo a seguir , fugiu dolocal para livrar-se das responsabilidades e entrou na garagem de uma residên-cia. Porém, foi visto e o fato informado à Polícia para as devidas providências.

Som desaforadoO condutor do veícu-

lo placa IOF0 248 passouem frente à Brigada Mili-tar, dia 26, com a t ampa

traseira do veículo levan-tada e o som excessiva-mente alto, perturbando otrabalho e o sossego dos

moradores daquela área.Teve a frente dest acáveldo som e o veículo apre-endidos.

Som histéricoO condutor do Gol placa IKE 2708 teve a frente destacável do seu aparelho

de som apreendida em razão de transitar pela Rua 13 de Janeiro com o volumeexcessivamente alto, no horário aproximado das 15h50min do dia 26, perturban-do a área comercial e usuários da via.

Agredido a facãoUm homem deu en-

trado no Hospital San-to Antônio com doiscortes na cabeça.

Alega que se deslo-cava pela Rua Ezequi-el Aguiar, dia 24, numlocal escuro, quando

foi agredido a golpesde facão por um indiví-duo.

Não sabe o motivo.

Envenenam animaisUm cidadão residente na Vila Cohab comunicou que pela manhã de 26, notou

que seu cão criado no pátio, apresentava anormalidade. Levou à veterinária edurante o atendimento o animal morreu. A médica const atou, que o animal foivítima de envenenamento. Informa ainda que outros cães naquele local foramvítimas de tal crueldade.

Homem da adaga circula na BorgesUm homem andava

pela Rua Borges de Me-deiros empunhando umaadaga.

Quando foi intercep-tado, dia 28, pela patru-lha da Brigada Militar jáestava c om a a rma n a

cintura. Foi desarmado ecompromissado a com-parecer no Juizado Espe-cial Criminal.

Usa cães para atacar ovelhas em ManjoloUm proprietário rural da localidade do Manjolo teve seu rebanho de ove-

lhas atacado por cães, dia 27.Foram abatidas cinco ovelhas. No local, ficaram rastros de uma pessoa

a pé e dos cães.

Dentro da proposta denovas políticas educacio-nais “Novos olhares para aEducação de São Francis-co de Assis”, a Secret ariade Educação e Cultura emparceria com as escolas darede estadual e com o Si-credi, através do programa“A União Faz a Vida” reali-zaram a conferência “AEducação do Terceiro Mi-lênio”. O even to marca oinício das atividades do anoletivo e visa à motivação dos

Professorespreparam ano letivo>> A Educação do Terceiro Milênio entra em discussão

profissionais.Na abertura oficial, na

mesa de honra, estavam oprefeito em exercício Ade-mar Frescura, a secretáriade Educação e Culturasubstituta Mariza Bolzan,professora Alvimara Perei-ra, diretora do Instituto Es-tadual de Educação Salga-do Filho, professora AnaMargarida Piani, diretora daEscola Estadual Laerte Jo-bim e a assessora do Sicre-di Vale do Jaguari Roseli

Ribeiro. Estima-se que 400profissionais da educaçãotiveram a oportunidade departicipar da palestra como conferencista Paulo Ino-centi Rodrigues da Silva,que apresentou uma pro-posta educacional holística,onde os conteúdos sãoinerentes à vida humana ea dimensão de sentir, pen-sar, agir e transcender. Par-ticiparam diretores e pro-fessores das escolas mu-nicipais e estaduais.

Professores durante encontro. Estima-se em torno de 400 participantes

Page 15: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 15CidadesCapão do cipó

Sessões transferidas de novoAs sessões da Câmara de

Vereadores novamente forammodificadas em seus horáriosde funcionamento. A partir deterça-feira próxima, retornam àtarde a partir das 18h.

A sessão passada foi reali-zada às 10h, sendo que o pre-sidente Ibanez juntamente com

os demais vereadores e o pre-feito Osvaldo Froner decidiramretornar os trabalhos, outra vez,para a parte da tarde. O moti-vo da troca, segundo parla-mentares é evitar atrapalhardois colegas, que são concur-sados e não poderiam exercersuas funções.

Falta de luz inviabilizaatendimento no Posto

A falta de energia elétrica na cidade, recentemente, inviabi-lizou o atendimento no Posto de Saúde, o que naturalmentegerou reclamações, pois foi em horário de expediente.

O médico que atende no local, doutor Antonio, estaria in-correndo em falha, caso atendesse pacientes sem a ilumina-ção exigida pela prática da Medicina e pela própria ética, querege o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Gran-de do Sul.

Lavouras de soja começam a lorarAs grandes lavouras de

soja j á c omeçam a l orar, ogrão do produto está em óti-ma condição.

Capão do Cipó é 80%agrícola, o que condiciona

um ótimo crescimento em suaarrecadação. Além do soja, écultivado milho, feijão, quetambém estão em suas fasesfinais e devem ser colhidosem breve.

Correção:Na edição passada, A Folha Cidades publicou o nome do

bloco carnavalesco Companhia do Trago, onde o correto éEmbalo do Trago, que teve como Rei Momo Itamar com umaótima apresentação.

EmpregoPrecisa-se de pessoa para trabalhar com a empresa SP Produções,

todas as sextas-feiras, preferencialmente, maiores de 14 anos que morena cidade. Inscrições e informações na segunda-feira às 9h em frente àPrefeitura ou pelo fone 9912-4769.

A Secretaria de Educa-ção comunica que estãoabertas as inscrições aoConcurso para Rainha ePrincesas do MunicípioGestão 2010/2011. A idademínima é 15 anos e deve serdomiciliada em Capão doCipó. As inscrições devemser feitas na Secretaria atédia 12. Mais informaçõespelos fones 3611-1030,1216 e 1150.

Concurso parasoberanas

Nota deagradecimento

A Secretaria de Educa-ção d o mu nicípio a grade-ce a participação da moni-tora do PIM, Miriam, e dasvisitadoras na abertura doano letivo e parabenizampela exposição dos seustrabalhos.

A Prefeitura Municipal, atra-vés da Secretaria de Saúdeexecuta mais um projeto nabusca da melhoria da qualida-de do atendimento dos mora-dores. Essa semana lançouedital para aumento da áreafísica do Posto de Saúde queserá viabilizado através de re-cursos de convênio celebrado

Capão do Cipóinveste na saúde

junto ao governo do Estado novalor de R$ 160.0 00,00 maiscontrapartida de R$23.000,00. O p rojeto p revêque a área física seja aumen-tada em aproximadamente65%, proporcionando melho-res acomodações para pacien-tes e e strutura d e t rabalhopara os servidores.

Secretário da Saúde de Capão do Cipó, Renato Bender

Page 16: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Cidades - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201016

Page 17: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 1

Quatro suspeitas deDengue na cidade

Santiago, 05 de março de 2010 - Edição 199 - Circulação Semanal - VALOR R$ 2,30

Página 16

Page 18: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 20102

Espaço da Redação

Editorial

Empresa Jornalisticada Região Sul LTDA

C.N.P.J Nº 07087571/0001-54 Insc. Estadual: 112/007.14-34

Pinheiro Machado, 3122 - SantiagoCEP 97700-000

Tel./Fax: 0**(55) [email protected]

CIRCULAÇÃO: SEXTAS-FEIRASMUNICÍPIOS COM CIRCULAÇÃO:

Santiago, Jaguari, Nova Esperançado Sul, Cacequi, Mata, São Franciscode Assis, São Vicente do Sul, Manoel

Viana, Unistalda, Itacurubi,Bossoroca e Capão do Cipó.

ASSINATURASMENSAL R$ 10,00TRIMESTRAL R$ 25,00SEMESTRAL R$ 50,00ANUAL R$ 90,00

IMPRESSÃO:Jornal da Manhã

Ijuí,RS

Os artigos e colunas sãode extrema

responsabilidadede seus autores.

Filiado àAssociaçãodos Jornais

do I nterior d o R SDireção Cláudio G. IrionEditor Jornalista Jorge BitencourtRedação Jorge Bitencourt, Carine Martins e Elias AlfonsoDiagramação e Arte Final Elias AlfonsoCirculação Antônio Carlos de Almeida LoureiroComercial Santiago Jaqueline MainoColaboradores Santiago Eudo Dornelles, Sônia Nicola,Claudio Santa Catarina, Cassiá Carpes, Rogério Anése,Afonso Motta e Fábio Monteiro

Expediente:

SÃO JORGEFone 3251-4851

Em tempos de Dengue

é correto terreno sujo?

Farmácia de Plantãoneste final de semana:

Opinião

Movimentação parao evento

Mulher Nota 1000

DesceMarmanjos covardes

que batem emmulheres

Sobe

A propósito:

Mande sugestões: [email protected]

Anticoncepcional aniversaria

Há 50 anos, a indústria química lançou nomercado a primeira pílula anticoncepcional,bastante forte e muito aquém das sucessoras,que fazem parte da história de uma revoluçãosexual sem precedentes, principalmente, pelalibertação de preconceitos dirigidos a mulhe-res conscientes do direito à igualdade social.Com a ascensão da pílula, as mulheres passa-ram a ocupar espaço no mercado de trabalhonos mais diversos setores, inclusive, nos queeram restritos a homens, ainda que gradualmen-te. Muitas mudaram sua rotina de viver somen-te em função do marido, filhos, casa, banho ecomida. Se hoje a realidade é de preparar as fi-lhas para o momento certo da relação sexualcom o namorado, levando em conta os devidoscuidados, para evitar gravidez precoce, que asfamílias agradeçam ao anticoncepcional. Mas,no Brasil muita coisa anda devagar e neste ce-nário temos exemplos bem distantes da liber-dade. Adolescentes grávidas por total descui-do, sem condições financeiras, condenadas aperder a juventude por falta de um sério e abran-gente trabalho de conscientização. Aquela his-tória de que a única alegria do pobre é... Queseja! Mas, com a pílula ou outro método segurode anticoncepção.

Jorge Bitencourt - Jornalista

Pós-graduação pela metodo-logia avançada do Ensino A Dis-tância aplicado no Polo ULBRA-Santiago é uma grande oportu-nidade, para quem busca cres-cimento na carreira profissionale na vida pessoal, de forma mui-to mais acessível, diz a diretora-geral Cleunice de Azevedo. Nes-ta semana, a Universidade abriuinscrições para nova modalida-de de especialização. Trata-sede Pós-Gradução em Jurídicas.

A ULBRA-Santiago é ideal

Pós-graduação em Jurídicaspara atender essa área comgrande demanda cada vez maisexigente - Direito Trabalhista eCivil -, explica Cleunice. – O cur-so de Pós-graduação em Jurídi-cas viabiliza estudo em qualquerhora disponível e lugar, pois pri-oriza o fator tempo de cada pós-graduando.

Inclusive, o material didáticocomo livros, DVD’s, dentre ou-tros, estão inclusos no preço damensalidade, por sinal extrema-mente acessível –.

Recentemente, os servidoresmunicipais de Santiago obtive-ram uma importante conquista. OExecutivo com o Sindicato dosProfessores Municipais e o Sin-dicato dos Servidores Municipaisassinaram convênio com o IPESaúde.

Na ocasião da assinatura, re-

Um dos maiores projetos de in-centivo às artes cênicas retomaas apresentações de sua 10ª edi-ção neste mês com o espetáculo“Por Você”, em Rosário do Sul.Patrocinado pela AES Sul há dezanos, através da Lei Rouanet/MinC e Lei Estadual de Incentivoà Cultura, com realização da Cida

Santiago e Lâmpada Mágica Planejamento Cultural, o Lâmpa-da Mágica leva teatro e dança àscomunidades gaúchas. Nesseperíodo, foram 78 espetáculos,com mais de 271 mil espectado-res, em 57 municípios.

Nas turnês, os atores, bailari-nos e diretores também desenvol-vem oficinas de técnicas de tea-

tro e de dança.O espetáculo reúne a lingua-

gem da dança, do teatro e do cir-co, permeados pela música e pe-los r ecursos d e m ultimídia. Aocriar uma atmosfera lírica, resga-ta a ingenuidade da infância e abeleza da vida. Estará em Santi-ago dia 19.

Vereador comemora Plano de Saúdealizada no gabinete do prefeito,também prestigiou o ato o vere-ador Cláudio Cardoso. Ele afir-ma que a reivindicação por umplano de saúde vem de longadata e a vitória só foi possível,através da união de esforçosentre sindicalistas, legisladores ePoder Executivo.

Page 19: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 3

Espaço da RedaçãoOpinião

Mande sugestões: [email protected]

O ministro da Agricul-tura, Reinhold S tepha-nes, acatou terça-feira,2, a solicitação de lide-ranças da orizicultura ga-úcha para modificar al-guns itens de InstruçãoNormativa, que regula-menta a nova classifica-ção do arroz.

Após ouvir as consi-derações do deputadofederal Luis Carlos Hein-ze (PP-RS) e de outrosrepresentantes da ca-deia produtiva quantoaos efeitos das novas re-

Ministro beneficia arrozeiros

gras, Stephanes prome-teu que deve ser publi-cada nos próximos dias

uma instrução comple-mentar modificando al-guns percentuais.

Avanço no HCSHá 15 dias desenvolve trabalho exemplar , uma especialist a que cobre

uma lacuna no quadro clínico do hospital. Trata-se da infectologista JamileDutra, natural de Bossoroca. Ela coordena a Comissão de Controle de In-fecção Hospitalar e também todo o trabalho preventivo - de suma importân-cia -, informa a diretora Sônia Nicola.

Novo RepresentanteÉ com muita satisfação que estou representando o Jornal em Mata, le-

vando notícias desta cidade conhecida mundialmente como Cidade da Ma-deira Pedra. A partir desta edição, faço p arte do grupo deste veículo decomunicação, que abrange vários municípios da região e não poderia dei-xar Mata, pois a população requer a presença do Grupo Editorial A FOLHA.

Elton Moreira – Contato via 96096916 ou 99435426 para eventos e re-portagens em geral

Para quem não prestou o Vestibular na URI, existe mais uma oportunidade deestudar na universidade neste semestre.

Os estudantes que realizaram a prova do ENEM (Exame Nacional do EnsinoMédio) e que obtiveram aproveitamento mínimo de 30% na média aritmética -dos resultados das provas objetiva e de redação -, independente do ano, podemsolicitar vaga nos cursos até 15 próximo.

Nova chance na URIO Sicredi realizou na

noite de 26 sua Assem-bleia Geral com a partici-pação de 700 associadosno CTG Coxilha de Ron-da. O presidente da Co-operativa no Vale do Ja-guari, Armindo Bochi,anunciou lucro de R$ 4milhões e desmentiu bo-atos de que o Sicredi en-frentaria situação de difi-culdades com a crise eco-nômica mundial. O Sicre-di possui 27 mil associa-dos e para que o bancoquebrasse, c omo e sta-vam comentando, todosteriam que falir, o que se-ria muito difícil, disse.

Ele também salientouinvestimentos nos proje-tos sociais desenvolvidospela instituição, como oUnião Faz a Vida. A cida-de recebe até 201 1 ou-tras quatro agências, que

Mais quatro agênciasdo Sicredi até 2011>>Segundo Armindo Bochi, a primeiraserá aberta até abril no Bairro Vila Nova

serão construídas em lo-cais e stratégicos, p araatender melhor a popula-ção que se acumula naagência central. Segun-do Armindo Bochi, a pri-meira será aberta atéabril no Bairro Vila Novae a outra próxima da Ro-doviária ainda neste ano;e as outras duas, em lo-cais a serem definidos no

próximo ano.O presidente do Si-

credi Vale do Jaguari ar-gumentou que os asso-ciados e clientes, perdemmuito tempo na fila e coma criação das novasagências evita-se que ointeressado tenha quevir até o Centro para exe-cutar suas operações fi-nanceiras.

Page 20: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 20104 Publicitário

Page 21: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 5Direção

Economia e EleiçãoPresidencial

A função de todo o governante émelhorar a qualidade de vida da po-pulação, seja ela material ou não. Da-das as carências econômicas da mai-oria da população brasileira não é es-tranho que as questões como empre-go, renda, acesso à saúde, educação,são recorrentes nas campanhas elei-torais. No plano nacional parece queeste será o tom da campanha eleitoraldeste ano, com as comparações enteos oito anos do presidente FernandoHenrique Cardoso (FHC) e oito anosde Lula. Será uma eleição plebiscitá-ria entre duas formas distintas de vero papel do Estado na economia, a nãoser que apareça uma terceira via (qua-se descartada) capaz de apresentaruma proposta nova. Mas, no planoeconômico apesar da crise mundialde 2008 e 2009, parece que a políticaeconômica do atual governo vem dan-do resultado e a maioria da popula-ção está satisfeita. Estamos num lon-go período com crescimento mode-rado, mas com uma geração de em-prego formal muito acima dos perío-dos anteriores e uma expansão docrédito de maneira significativa. Es-ses eventos econômicos, aliados àspolíticas sociais do governo, fizeramque a Classe C da sociedade brasileira(pessoas com renda de R$ 1.115,00 aR$ 4.807,00) aumentasse de 37,56%da população em 2003, para 49,22%em 2008. No total, a classe C já agre-ga mais de 91 milhões de pessoas e seconstitui na maior parcela da popula-ção. Marcelo Negri, economista daFundação Getúlio Vargas, observaque esta população pode decidir sozi-nha uma eleição majoritária e é a quemais foi beneficiada pelas benesseseconômicas (estabilidade da moeda ecrédito abundante). Não devemosnos espantar, pois, que a eleição serádecidida pela comparação da situaçãoeconômica dos eleitores em cada pe-ríodo e, parece que o eleitorado mos-tra certa inclinação pela continuida-de e, o governo e sua candidata oficialestão sabendo explorar este fato.Cabe a oposição opor argumentos quea vida econômica pode melhor aindamais com outro governo.

Doutor em Economia e Professor doInstituto Federal Farroupilha-Campus São

Vicente do Sul.

Águas de Outonolança jantar baile

O Clube União Santiaguense es-tará realizando um grande jantar bai-le, dia 27 deste mês, em suas de-pendências. Esse superevento esta-rá a cargo da comenda Águas de Ou-tono, que também está unida para re-estruturar o mais tradicional clube deSantiago.

Aguardem...

Acontece no dia 13, no CTG Os Tro-peiros, o jantar para arrecadar fundosem prol do tratamento de saúde do ve-reador Nelson Abreu.

Os cartões já estão à venda na Se-cretaria do CTG, na Óptica Bella, RádioSantiago e Verdes Pampas ao valor deR$ 15,00. Cardápio: Risoto, galeto, sa-lada e pão.

Estão confirmados vários artistas deSantiago e região; entre eles: AnaliseSevero, Angelo Franco, Jean Kirchof f,Júlio Saldanha, Nenito Sarturi, N iltonFerreira, Miguel Marques e o GrupoRonda Pampeana.

O salão dos Tropeiros vai se tornar

Jantar beneficentepara Nelson Abreu

pequeno para este ato de solidarieda-de. Adquira o seu cartão e ajude a quemsempre procurou ajudar a nossa comu-nidade.

Final de semanapassada estivemos fa-zendo mais uma pes-caria, com um grupode amigos que real-mente vale a penapassar horas agradá-veis.

Esse grupo já setornou quase que umafamília, tamanha a ami-zade e o convívio quemantemos.

Os peixes são to-dos carimbados e comnota fiscal.

Final de Semana em boa pescaria

Os funcionários da Maternidade doHCS estiveram confraternizando o encer-ramento de mais um ano de trabalho. Oanfitrião da festa, doutor Mario Lúcio Ma-chado, recebeu em sua residência toda aequipe de trabalho do setor . Foram óti-mos os momentos de diversão, onde sa-borearam um excelente jantar . As funcio-nárias já estão esperando a próxima fes-ta. Acostumou mal dr. Mário, agora...

Os i ntegrantes do b loco Engoles-mados de Santiago agradecem a Co-missão Organizadora e a toda comuni-dade de Jag uari, pela ótima recept ivi-dade no município, durante os dias queestiveram participando do Carnaval dacidade. Foram oito dias de muita festae diversão, e o grupo já está se progra-mando para o próximo ano.

Maternidade em festana casa do dr. Mário

Engolesmados vibramcom Carnaval de Rua

Mudanças emJaguari

Alguém me contou que dentro depoucos dias teremos mudanças nosecretariado do município de Jaguari.Alguns secretários deverão deixar oscargos, ou por problemas de ordemparticular ou por ajuste de ordem fun-cional. A coisa parece que está quentemesmo até dentro do partido da atualAdministração. Tem vereador dandouma de traíra, e atirando contra secre-tários e companheiros de sigla.

Chega n esta s exta-feira epermanece todo o final de se-mana. H oje, a s ecretária d eEstado de Cultur a tambémvisita a FOLHA Santiago .Monica deve se licenciar dafunção de secretári a, paraconcorrer a deputada. Devealcançar boa votação no mu-nicípio.

Monica Lealem Santiago

Page 22: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 20106 Entrevista

Em S antiago e c idadesvizinhas a ocorrência que li-dera registros refere-se àviolência doméstica. Mulhe-res são agredidas em per-centuais mais elevados queem anos anteriores. A queatribuir esse fato?

Acredito que após a entra-da em vigor da Lei Maria daPenha, as mulheres vítimas deviolência doméstica encontra-ram à disposição instrumentosjurídicos, que lhes garantemmaior segurança e proteção.Com o advento da Lei nº11.340/2006, surgiu a possibi-lidade de se postula r medidasprotetivas em juízo, como porexemplo, o afastamento doagressor do lar conjugal, a proi-bição de que o mesmo se apro-xime da vítima ou mantenhacontato com ela por qualquermeio de comunicação, fatoresestes que t êm l evado muitasmulheres a denunciar as agres-sões sofridas, sejam físicas oumorais.

Então o que aumentou?Acredito, assim, que não fo-

ram os casos de violência do-méstica que aumentaram nosúltimos anos, mas sim o núme-ro de registros efetuados pe-las vítimas, os quais, anterior-mente à lei, muitas vezes nãochegavam a o c onhecimentodas autoridades, especialmen-te em virtude do medo das víti-mas, diante da falta de meca-nismos jurídicos mais eficien-tes.

Autoridades do Judiciá-rio insistem que o adventoda Lei Maria da Penha en-coraja as mulheres a denun-ciar, mas não há unanimida-de, há renomados juristasque alegam ter piorado asituação, após aprovaçãodessa legislação. Qual suavisão a respeito?

Acredito que, efetivamente,a lei encoraja muitas mulheresa denunciar, porque existemmeios mais efetivos de se coi-bir a violência. No entanto, te-nho sustentado que não bastaa simples existência da lei paragarantir o atendimento integralàs mulheres.

O problema da violênciadoméstica deve ser entendidoem uma esfera multidisciplinar,cabendo a cada um dos ór-gãos da rede de atendimento

“Violência é para ser combatida”Larissa Rocha Ferreira, defensora pública atuante na Comarca deSantiago, é uma profissional de elevado conhecimento e muitorespeitada, por sua postura muito clara, objetiva e firme. Conheçaa importância e os benefícios do órgão e o que pensa a defensorasobre temas, por vezes, polêmicos.

Jorge Bitencourt empreender esforços para oefetivo cumprimento da legis-lação. O problema, com certe-za, não é apenas jurídico, mas,sobretudo, social. A lei é válidae trouxe progressos, pois todaforma de violência deve sercombatida.

Como e stá o g rupo q ueatuava em conjunto na Se-cretaria de Desenvolvimen-to Social de Santiago sobreessa questão, inclusive,com participação da Defen-soria Pública?

O projeto Acolher desenvol-vido na Comarca de Santiago,a partir da atuação conjunta daDefensoria Pública, Poder Ju-diciário, URI e Poder Públicoobteve muitos resultados posi-tivos. O projeto desenvolvidoem Santiago foi consideradomodelo no âmbito da Defenso-ria Pública Estadual e estendi-do a outras cidades.

Como está atualmente?Hoje, a Defensoria Pública

local está estudando meios deaperfeiçoar o modelo inicial eretomar as atividades queeram desenvolvidas à épocaem que foi criado, no ano de2007. Vale mencionar, inclusi-ve, que hoje a Defensoria Pú-blica criou um núcleo especi-alizado para tratar das ques-tões de violência doméstica em

âmbito estadual.Quanto tempo, em média,

deveria ficar detido oagressor que desrespeita aordem judicial de manter-sedistante da vítima?

Hoje, o agressor que des-respeita a ordem judicial deafastamento pode incorrer nodelito de desobediência, pre-visto no Código Penal, poden-do, em caso de descumprimen-to, ver decretada a sua prisãopreventiva nos autos do pro-cesso e ficar sujeito à pena dedetenção que pode variar de15 dias a seis meses e multa. Aaplicação da pena fica a crité-rio do juiz, que avalia a gravi-dade do caso, os anteceden-tes do réu e as consequênciasdo fato.

O que sugere para ospais evitarem terem filhosnas mãos de traficantes?

Diante da minha experiên-cia profissional, tenho percebi-do, diuturnamente, a desestru-turação familiar. Não raras ve-zes, nas lides diárias, nos de-paramos com crianças e ado-lescentes que se desenvolvemsem o amparo familiar neces-sário para um desenvolvimen-to saudável. Assim, é importan-te que os pais participem ati-vamente da vida de seus filhos.Além do diálogo e da participa-ção ativa na vida social e es-

colar dos filhos, os pais podemrealizar denúncias aos órgãoscompetentes, sempre que tive-rem conhecimento, colaboran-do na repressão às ações de-lituosas.

O Código Penal do país éum atraso com remendos.Como poderia ser aperfei-çoado para agilizar proces-sos?

A legislação penal e proces-sual penal, indubitavelmente,merece ser revista em muitospontos. Contudo, não se podeolvidar que as tentativas demodernização da lei, no intuitode dar agilidade aos feitos cri-minais, não podem sobrepor-se à observância de direitos egarantias fundamentais do ci-dadão.

O que deve ser feito?É preciso conciliar justiça

efetiva, justa e ágil com o direi-to de a pessoa ser submetidaa um devido processo legal, noqual possa participar ativamen-te da colheita da prova, dedu-zir sua defesa e fazer uso derecursos aos Tribunais. Não sepode confundir, nesta seara, ouso de meios protelatórios, osquais podem ser coibidos, como exercício legítimo do direitode defesa, garantido a todos oscidadãos, indistintamente.

E as ações do Estado?Acredito que o Estado pode

buscar uma melhor administra-ção da justiça, não apenas naesfera legislativa, de modo abuscar maior eficiência proces-sual, mas também no que tan-ge à melhor gestão dos recur-sos públicos, investindo na in-fraestrutura dos órgãos relaci-onados com o serviço judiciá-rio; aperfeiçoando tecnologias,uma vez que já existe legisla-ção autorizando, por exemplo,o uso de processo eletrônico,e capacitando agentes e ser-

vidores públicos.

Como avalia tanta cor-rupção no Brasil? O brasi-leiro está evoluindo na prá-tica democrática?

Não tenho dúvida que sim.A democrac ia é relativa-

mente recente em nosso paíse se aperfeiçoa quando cadacidadão, i ndividual e coletiva-mente considerado, começa ater consciência de sua impor-tância no seio social, passan-do a exigir transparência nagestão dos recursos públicos,probidade n a c onduta d osagentes políticos e torna-se ci-ente de que possui direitos edeveres perante a coletividade.

Onde entra a DefensoriaPública?

Neste contexto, é importan-te ressaltar a participação daDefensoria Pública no esclare-cimento de direitos e promoçãodo acesso à justiça às pesso-as carentes de recursos finan-ceiros, efetivando, desta forma,a cidadania.

Quem tem direito aos ser-viços da Defensoria Públi-ca?

A Defensoria Pública é umainstituição autônoma, criadapela Constituição Federal de1988, com o objetivo de garantiracesso à justiça para aquelaspessoas, que não possuemcondições de contratar um ad-vogado particular, diante da in-suficiência de recursos finan-ceiros.

No RS, ela foi criada no anode 1994.

Como comprovar carên-cia?

Aqui no Estado, a pessoapode utilizar-se do serviço pú-blico prestado pelo órgão des-de que comprove, regra geral,renda familiar de até no máxi-mo três salários mínimos.

Doutora Larissa Ferreira Rocha: “Pais devem acompanharvida dos filhos”

Page 23: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 7Geral

Page 24: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 20108

Rua: Tito Becon, 1925 – CentroFone: 3251 6796

E-mail: [email protected]

O que é Contribuição Sindical?O que é: A Contribuição Sindical é o des-

conto, geralmente realizado no mês de março nafolha de pagamento do trabalhador, de um diade trabalho por ano (equivalente a 3,33% do sa-lário). Esta contribuição é também chamada deImposto Sindical e é previsto por lei, de acordocom o disposto na Instrução Normativa/MTEn.º 01/2008, os órgãos da administração públi-ca federal, estadual e municipal, direta e indire-ta, independentemente do regime jurídico a quepertençam, deverão recolher a contribuição sin-dical prevista no artigo 578, da CLT, de todos osservidores e empregados públicos.

Quem paga: Todos os profissionais queexercem a profissão, sócios ou não dos Sindica-tos. Na ausência de sindicato ou de entidade degrau superior, ou ainda, havendo dúvida sobre aexatidão quanto à entidade sindical representa-tiva da categoria, a contribuição sindical deveráser creditada, integralmente, à Conta EspecialEmprego e Salário.

Como é pago: A empresa é obrigada a des-contar do salário do funcionário, sempre no mêsde março, a parcela referente à contribuição sin-dical e tem até o último dia útil do mês de abrilpara repassar esta contribuição à Caixa Econô-mica Federal. Para este repasse, a empresa deverequerer uma guia que pode ser solicitada nossindicatos ou nos bancos credenciados pelo Mi-nistério do Trabalho.

Cabe à Caixa, manter uma conta especialem nome de cada uma das entidades beneficia-das e promover a distribuição das contribuiçõesarrecadadas na proporção indicada pelo art. 589da CLT. Mas, atenção: As empresas que não re-colherem ou não repassarem a Contribuição aosSindicatos estarão sujeitas à cobrança judicial eo comprovante do recolhimento da Contribui-ção Sindical é documento necessário para parti-cipar de processos de concorrências públicas ouadministrativas, obter registro ou licença de fun-cionamento e alvarás de licença ou localização.

Como os recursos gerados pela Con-tribuição são distribuídos: De acordo como artigo 589 da CLT, as contribuições recolhidasdos trabalhadores e depositadas na Caixa serãoproporcionalmente repassadas da seguinte for-ma:

· 60% para o Sindicato· 20% para “Conta Especial Emprego e Sa-

lários” administrada pelo Ministério do Traba-lho

· 15% para a Federação· 5% para a ConfederaçãoFonte: Ministério do Trabalho e Emprego

“Sem sonhos, a vida não tem brilho.Sem metas, os sonhos não têm alicerces.Sem prioridades, os sonhos não se tornam

reais. Sonhe, trace metas, estabeleça priorida-des e corra riscos para executar seus sonhos.Melhor é errar por tentar do que errar por omi-tir!” - Augusto Cury -

Política

O presidente da Casa, Davi Verni-er (PP), destacou o esforço de todosos vereadores na agilização da ven-da de cartões de R$ 15, para grandeshow a ser realizado no CTG Os Tro-peiros, com risoto, a partir das20h30min da noite de 13 vindouro. Oevento promete conceituadas atra-ções, inclusive com artistas e músicostambém de Santa Maria, que virãopara colaborar com essa promoçãoem busca de recursos para cobrir otratamento do vereador Nelson Abreu

Uma noite por Nelson Abreu>> Solidariedade: Show com renomados artistasvisa arrecadação para tratamento de “Nequinho”

Jorge Bitencourt (PDT), que se encont ra na cidadede sua esposa, Palmeiras das Mis-sões. Acredita-se que o Clube esta-rá completamente lotado, pois a pro-cura por cartões é grande. Nequi-nho como é chamado o parlamentarlicenciado, costumava trabalhar in-tensamente e receber pessoas ne-cessitadas de ajuda, principalmen-te, por problemas de saúd e o di atodo. Normalmente, seu gabineteestava sempre com enorme deman-da. Davi também citou necessidadede todos os vereadores agilizaremindicações para as homenageada scom a distinção de “Mulheres Em-

preendedoras”. Deu entrada Projetodo Executivo que solicita autorização,para assinar convênio com o CoredeVale do Jaguari, URI e dá outras provi-dências.

Davi: “Evento nos Tropeiros por Nequinho”

Arlindo Alves (PMDB) assinalouque o Sindicato dos Trabalhadores naIndústria da Construção e do Mobiliá-rio de Santiago (STICMS) junto com aSecretaria para Assuntos da Mulher,do Idoso e do Adolescente convidapara o 1º Encontro Regional da Mu-lher, a realizar-se no Círculo Milit ar,neste domingo, 7.

O vereador Miguel Bianchini (PP)propôs convocação do chefe da fis-calização do DAER, Sílvio Mantovani,para pres tar esclarecimentos sobrenovas normas para traslado de pes-soas enfermas, por veículos da Se-

Doentes foram prejudicadospela fiscalização do DAER

cretaria de Saúde local. O ônibustransporta d oentes n as t erças equintas para Porto Alegre. – O fiscaldo DAER inviabilizou o transporte demuitas pessoas, necessitadas de ra-dioterapia e quimioterapia, porexemplo –. Bassin (PSDB) esclare-ceu que na próxima semana, Man-tovani estará na Câmara. Deveráindicar algumas contradições sobreo tema, que está em vias de ser re-solvido. Há pessoas que ficam vári-os dias em tratamento, não poden-do retornar no prazo estipulado, mastendo vaga no ônibus e comprovan-

te médico, retornam. Para Bianchini,houve um mal entendido da fiscaliza-ção em prejuízo de várias pessoas.

Alves: “1º Encontro Regional da Mulher”

Cardoso: “Salários estão defasados”

O Legislativo aprovou a criaçãodo cargo de agente municipal “cui-dador” – dez vagas -, conforme so-licitou o Executivo para viabilizarcontratação temporária definidapela maioria por seis meses, tempomais do que suficiente à realizaçãode concurso, que vai exigir ensinomédio. Os contratados começam atrabalhar nas casas de passagemdo município, Lar dos Meninos e noLar das Meninas.

Bianchini preferia que o prazo decontratação se estendesse por umano, pois a secretária de Desenvol-vimento Social teria entendido comopequeno tempo para execução deposterior concurso. Ele apelou querepensassem e sta emenda. Pelé(PP) discordou. – No dia em que asecretária esteve aqui, nossa von-tade era manter esta emenda porquatro meses, mas concedemosmais dois. Se dermos 12 meses, es-taremos prorrogando para o anoque vem e assim vai se levando coma barriga. É necessário realizar esteconcurso em seis meses –. Para Bi-anchini, inexiste prorrogação com abarriga, pois se trata de lei a sercumprida.

Diniz Cogo destacou que a de-terminação relativa ao projeto doExecutivo, provém de uma políticanacional de Assistência Social da-tada, ainda, de 2006. – Então já ví-nhamos empurrando com a barri-

Prorrogar com barriga:Eis a questão em voga

ga. Cito artigo e parágrafo da le-gislação: estabelece cargos decontratação temporária por ex-cepcional interesse público. Pelonível de de semprego em Santia-go, interessados não faltarão –.Essa contração implica em custode R$ 44 mil em seis meses. Noprojeto consta o dobro, caso seestendesse a um ano. A isso sedenomina empenho estimado.

Com relação a estradas, Mar-cos Peixoto (PP) relatou que a 287,desde a construção, sempre so-freu recapagem ou operaçãotapa-buracos. Agora, a empresaSultepa está reconstruindo prati-camente toda a cobertura, sob adireção do engenheiro RicardoPortella.

Foi solicitado por Cláudio Cardoso(PP) ao Executivo, que conceda aumen-to no valor das diárias de campanha dofuncionalismo, devido à defasagem sa-larial, até porque voltou o turno integral.– Conto com apoio do vereador Pelé nes-ta reivindicação. Aliás, estivemos juntosnos bairros Itu e São Vicente em funçãodo programa Cidade Ativa, onde há co-branças na área do trânsito – taxões efaixas de segurança. Inclusive, na Aparí-cio Mariense, em frente a novo mercadohá risco enorme de acidentes.

Diárias estãomuito magras

Pelé: “Não devemos empurrar com a barriga”

Cogo: “Já estamos empurrando”

Page 25: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 9Política

Na sexta-feira, 26, osvereadores participaram deum encontro realizado pelaAcamvale ( Associação dasCâmaras Municipais doVale do Jaguari) em São Vi-cente do Sul.

A reunião teve por obje-tivo tratar assuntos relati-vos à situação de emergên-cia decretada pelos muni-cípios do Vale do Jaguari,

Vereadores do Valediscutem prejuízos

em f unção d os p rejuízoscausados pelas enchentesao setor público e à agro-pecuária.

Com base em dados téc-nicos, ficou estabelecidacomo prioridade a decisãode elaboração de um docu-mento, onde serão aponta-das as reivindicações da re-gião a soluções que mini-mizem os prejuízos.

Parlamentares de municípios do Vale do Sinos mantiveram encontro

A vereadora porto-alegren-se Maria Celeste, membro daExecutiva Estadual do PT, se-gunda mulher a presidir a Câ-mara da capital (2007) em 237anos da história daquele Legis-lativo, visitou Santiago a convi-te do petista Sérgio Marion, ter-ça-feira. Ela esteve na sede doPartido e fez palestra sobre vi-olência contra a Mulher, na As-sociação dos Moradores doBairro Jardim dos Eucaliptos,durante a tarde.

Celeste veio trazer aos pe-tistas santiaguenses informa-ções e diretrizes que envolvema campanha à presidência dacandidata Dilma Roussef e tam-bém comentar a candidaturade Tarso Genro ao governogaúcho. – Dilma tem suprema-cia no Norte e Nordeste, vamostrabalhar por seu crescimentonas regiões Sul e Sudeste -.

Ela relatou que no Congres-so do PT , houve tranquiliadepara referendar o nome de Dil-ma, candidata que entende deenergia a questões muito maiscomplexas. – Mesmo assim,vamos enfrentar desafios no

Vereadora comentasobre Dilma Roussef>> Desafio: “Convencer mulheres decepcionadas com Yeda”

Rio Grande do Sul, pelo fato deser mulher num estado gover-nado por Yeda.

As que votaram na atualgovernadora se decepciona-ram. Mas, Dilma tem um pro-grama de esquerda e de fatotem posições claras. Não bas-ta ser mulher é preciso ter com-petência e nossa candidata temmuita –, rubricou.

Em seu terceiro mandato,Maria Celeste esteve pela pri-meira vez em Santiago e con-fessou estar feliz com a cordia-lidade da comunidade, elogioua Rua dos Poetas e o c enáriotão pitoresco da cidade. – Aqui,o PT já tem uma infraestruturae vamos trabalhar, cada vezmais, pelas lideranças locais eda região –.

Page 26: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201010 GeralVer. Arlindo

Alves da Silva- Solici-

tou os se-guintes pedi-dos de provi-dências:

1- Mão deObra parac o n s t r u ç ã ode três Mata-burros, onde

o a Comunidade se propõe acontribuir com o material, naLocalidade do Rincão dos Alpesque da acesso quem vai paraVera Cruz.

2- Patrolamento nas estra-das geral que da aceso que vai aTaquarimbó, Tupantuba, Rin-cão dos Padilhas eCharrua,Passo da Cruz, Rincãodos ruivos ate o asfalto.

3- Na última sexta feira, es-tive em São Vicente do sul, nareunião da acanvale “associaçãodos vereadores” onde foi decidi-do que cada Câmara de Verea-dores de Nove Municípios vaifazer moção de apoio aos produ-tores rural e aos fumicultoressobre os estragos das chuvasonde se encontram desesperadosdevido a perca da plantação.Onde estamos encaminhando osórgãos competentes, documen-to de apoio ao governo estadual,municipal e federal.

Assessora Parlamentar do Vereador

Marcéle Ribeiro da Silva

Page 27: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 11

Clínica UrológicaDr. Carlos Augusto Colpani

Geral

Higiene: Melhor forma de prevenção

Muito se tem falado na palavra higiene, mas in-felizmente pouco se tem aplicado em nossas vidas.A higiene pessoal e no ambiente que vivemos é amelhor forma de prevenção para inúmeras patolo-gias. Hoje, falamos em Dengue, logo falaremos dagripe H1N1 e, nas duas, a melhor forma de preve-nirmos é com a higiene. Lavar as mãos é um ato tãobanal que deveria ser feito de forma automática semque precisássemos estar lembrando para a popula-ção a toda hora. E não necessita de muita coisa -somente água e sabão. Discordo do uso do álcool gel,além do risco de causar alergias, chega uma horaque ele não tem mais efeito se não houver uma boalavagem das mãos. Várias pesquisas já foram reali-zadas, e sabemos que uma grande quantidade dapopulação é capaz de sentar a mesa para se alimen-tar sem ter feito uma higiene das mãos. Pior ainda éaquele indivíduo que vai ao banheiro e também es-quece de fazer a higiene, logo que termina de usar osanitário. Em minha área, Ginecologia a situação égrave, muitos dos casos de corrimento vaginal e in-fecções urinárias não aconteceriam, se fosse melhorfeita a higiene vaginal. Só um banho por dia não ésuficiente e isto é válido desde a infância até a idadeadulta. Toda a vez que usarmos o banheiro, princi-palmente após defecar devemos usar a ducha, ouno caso da ausência dela, usar uma jarra com água eum sabão - se possível neutro. Na época da mens-truação estes cuidados se tornam mais necessários,porque o sangue é fonte para o desenvolvimento debactérias e, além disso, tem um odor muito forte.Em pleno século 21, ainda encontro meninas jovense também mulheres adultas, que não tomam banhodurante a menstruação por diversos tabus sem ne-nhuma justificativa plausível. É terrível ainda termulheres que não lavam a cabeça e, muitas vezes,não tomam banho até 40 dias, após o nascimento deseus bebês. Também é importante não lavar as rou-pas íntimas, na máquina de lavar, junto com as ou-tras vestimentas e, muito menos, usar nelas sabãoem pó e amaciante. Os alimentos não basta seremsomente cozidos, devemos mantê-los em ambientearejado e em recepientes limpos. Os tecidos das rou-pas que usamos devem ser compatíveis com a tem-peratura ambiente e, se possível, tecidos de algodãoque não causam alergias.

Page 28: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201012 Geral

Ribeiro filho

Crueldade contra animais

As notícias recentes sobre a morte de umcachorrinho arrastado por um automóvel pe-las ruas de Santiago provocam, novamente,uma reflexão: o que faz com que pessoas,aparentemente racionais, cometam umacrueldade dessas? Do ponto de vista legal, oato cometido configura crime ambiental,previsto no art. 32 da Lei 9605/98, lei dosCrimes Ambientais, o qual dispõe que prati-car ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mu-tilar animais silvestres, domésticos ou do-mesticados, nativos ou exóticos, é crime,com pena de detenção, de três meses a umano, e multa, sendo a pena aumentada deum sexto a um terço, se ocorre morte doanimal. Então, como sempre, não é a faltade leis o que leva alguém a agir de forma tãocruel. Essa pergunta parece encontrar umasó resposta: Desprezo. Desprezo total pelavida. Não só pela vida dos animais. Quemsubmete um animal indefeso a uma torturacomo a que foi submetido o cãozinho mortoem Santiago não despreza apenas a vida dosanimais, despreza toda e qualquer forma devida, inclusive a vida humana. Hoje, os cri-minosos, “por farra”, arrastam um animaldócil e indefeso pelas ruas até a morte, ar-rancando-lhe os pedaços, numa agonia ini-maginável. Amanhã, quem sabe, ninguémse surpreenda se o arrastado for uma pes-soa. Afinal, quem assim age não distingueformas de vida, não se importa com o sofri-mento alheio, seja ele animal ou humano.Muitos reclamam a ausência da Lei, o en-durecimento das penas, uma atuação maisrígida da Justiça. Mas, convenhamos, o quepodem a lei e o direito, que são instrumentoe sistema criados por seres humanos e têmos seres humanos como destinatários, quan-do alguém age como se não fosse um ser hu-mano? Quem mata um cão da forma comofoi morto o cachorrinho em Santiago, de hu-mano nada ou muito pouco tem? O que fal-ta para que, em pleno século vinte e um, fi-nalmente percebamos que não importa a for-ma de vida, todas devem ser cuidadas e res-peitadas?

O escritor português José Saramago, nogenial livro “Ensaio sobre a Cegueira”, afir-ma, muito a propósito, que, em determina-das situações, não somos humanos. “Somosuma coisa, uma coisa que não tem nome.Isso é o que nós somos”. O que esperar doshumanos, quando, apesar de toda a nossaracionalidade, deixamos de agir como hu-manos e agimos como coisas?

Antonio Augusto Biermann PintoAdvogado e Professor de Direito

Ambiental e Empresarial na URI/Santiagoe-mail: [email protected]

Page 29: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 13Mercado

A Felice Automóveisconta agora com u magrande loja em Santiago,situada na Rua Bento Gon-çalves, 1713. Segundo ogerente Marcelo Durgan-te, foram feitos investimen-tos, pois a empresa neces-sitava de um novo ponto.

Esse loja, argumentaDurgante, facilita em tudo– na apresentação do de-sign, na disposição dianteda vitrine e valoriza o pon-to de venda. O clientepode acompanhar o traba-lho que está sendo reali-zado em seu veículo.

PerspectivasA loja não se estende

Felice abre uma lojana Bento Gonçalves>> Inovação: Cliente pode acompanhartrabalho desenvolvido em seu veículo

às demais filiais, é exclusi-va de Santiago e região. Ogerente destaca que asperspectivas do mercadoautomobilístico este anoem comparação com 2009é aumentar em 7%, se osjuros baixarem e o poderaquisitivo crescer.

Em relação ao númeromédio de clientes que fe-cham negócios ao mês,comenta que vai de 50 a60 entre novos e usados.E a Felice disponibiliza van-tagens nas vendas de car-ros a empresas e produ-tores rurais.

A loja possui 12 funcio-nários. Agora, são três pon-tos da Felice em Santiago -

a Administração continua nomesmo local, a loja e a Cen-tral de Funilaria, que é umcentro de distribuição. A loja

já está aberta ao público,sua inauguração oficial ocor-re ainda neste mês, masnão tem data marcada.

Marcelo Durgante gerencia a loja arrojada

A Virtual Móveis Cozi-nha e Complementos seencontra em novo endere-ço, para melhor atender àcomunidade santiaguensee de cidades vizinhas.Suas duas lojas que anteseram nas ruas 7 de Setem-bro e Pinheiro Machado,ficaram centradas na Ben-jamin Constante, 286, es-quina - Rua dos Poetas.

Aldacir José Callegaro,sócio-proprietário, comen-ta que surgiu a oportuni-dade de unificação das lo-jas em área central, nesseponto estratégico, poisalém da concentração dotrabalho é melhor para ex-por os diversos produtos.

Desde segunda-feira,dispõe de um amplo espa-ço que possibilita total visi-bilidade dos produtos, coma distribuição adequadapara os clientes.

EspecializadosCallegaro explica que

os móveis são expostosem forma de ambiente,

Virtual Móveis está em novo endereço

Callegaro: “Loja dispõe de profissionais especializados”

para que o cliente analise.São realizados trabalhospor profissionais especiali-zados, tais como desenvol-vimento de projetos e as-sessoria de interiores aosclientes.

Os projetistas estãopreparados para desen-volver projetos baseadosem sistemas próprios daloja, ou seja, o cliente visu-aliza o móvel ou o ambien-

te antes de adquiri-lo.A loja que atende San-

tiago e região possui 15funcionários e também éuma empresa familiar.

Possui condições deatender sua clientela comestilo personalizado, alémdas características já exis-tentes disponibiliza promo-ções, condições de paga-mento acessíveis, aceitaconvênios, cartões de cré-

dito e tem flexibilidades nasnegociações. Realiza en-trega própria e montagem.

A outra loja na Rua TitoBeccon continua com omesmo foco comercial,com muitas vantagens.Callegaro reitera que a lojamudou-se para melhoratender os c lientes. – Aequipe está esperando avisita de todos no seu novoendereço - .

Page 30: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201014

O presidente do Grupo Re-cord no Rio Grande do Sul,Natal Furucho, encerrou as ati-vidades do curso de FormaçãoContinuada pa ra Professoresda URI.

Autoridades locais e da re-gião, professores, estudantese convidados l otaram o audi-tório, na sexta-feira à noite,para ouvir dicas para o suces-so.

Estiveram presentes, entreoutros, o vice-presidente daFuri (mantenedora da Univer-sidade), Jesus Girardon; o di-retor-geral do campus, ClóvisBrum; o diretor administrativo,Francisco Gorski; a diretoraacadêmica, Maria Reolon, oprefeito de Jaguari, João MárioCristofari.

O curso é realizado anual-mente como uma das ativida-des de qualificação do corpodocente da universidade, pro-piciando palestras, oficinas edebates em busca da melhoriada qualidade do ensino. Nesteano a temática foi centrada nametodologia.

URI recebe presidentedo Grupo Record no RS>> Furucho: Encerra atividades do cursode formação continuada no campus

Senso d e equipeO presidente do Grupo Re-

cord no Rio Grande do Sul des-tacou a importância de se to-mar decisões e trabalhar comênfase nas forças e no verda-deiro senso de equipe. Entreas dicas, ressaltou que a me-lhor forma de aprender é ensi-nar; que se deve aprender comos erros e é preciso pensar nasforças, não nas fraquezas. Opalestrante lembrou ainda quea persistência ultrapassa o ta-lento, que se erros forem co-metidos que sejam excelentes.

Devemos entrar para a his tó-ria deixando uma marca, afir-mou Natal Furucho. O diretor-geral do campus da URI emSantiago, professor ClóvisBrum, ressaltou que a pales-tra contribuiu para fortalecer oespírito de equipe entre os pro-fessores, da mesma forma queincentivou o trabalho em salade aula pela formação empre-endedora. – Uma palestra mo-tivadora que certamente se re-flete na valorização de cadaprofissional graduado pelauniversidade – .

Mais dois cursos Lato Sensu da URI estão sendo ofertados -Especialização em Metodologia do Ensino de Literatura e emMetodologia do Ensino de Português.

Ambos terão aulas quinzenais, em sextas-feiras à noite e sá-bados pela manhã. Estão previstos para iniciar dia 9 de abril, eas inscrições vão até 31 deste mês.

Acadêmica desempenhaatividades na ONG Acolher

A acadêmica do nono semestre do curso de Psicologia daURI, Maristela Bacelar Nunes, foi eleita como vice-presidenteda ONG Acolher, em São Francisco de Assis.

A ONG é um centro de execução de atividades sócioedu-cativas em meio aberto e vem desenvolvendo suas funçõesjunto à comunidade do município vizinho.

Maristela, desta forma, compromete-se com a vida socialde sua cidade, de forma cidadã e qualificada pelo seu empe-nho em aprofundar as questões teóricas referentes aos ado-lescentes e à sua problemática no que se refere aos conflitoscom a lei.

Além desta atividade, a acadêmica realiza estágio em psi-cologia clínica junto ao CAPS de São Francisco.

Volta às aulas com novidadesO clima foi de muita alegria

e descontração no início dasatividades deste ano letivo naURI. U ma r ecepção p ara o scalouros e aos veteranos, queretomaram as aulas segunda-feira, 1º, foi organizada.

Os acadêmicos for am re-cepcionados no hall pela dire-ção e professores. A noite foide muita animação ao som dadupla Marcelo e Calander .

Como é de praxe todos os

anos a universidade preparauma surpresa para os acadê-micos. Agora, atendendo anti-ga reivindicação, a direção docampus providenciou a ligaçãoentre os prédios.

Projetado pelo curso de Ar-quitetura e Urbanismo, a estru-tura foi executada inicialmentena ligação dos prédios I e II eestá sendo realizada pela equi-pe de p rofissionais da o ficinade obras da universidade.

Curso de Letras oferece dois Pós

Educação

O diretor do 29º Núcleo doCPERS, Renito Bolzan, explicaa solicitação da entidade paraaudiência com a governadoraYeda Crusius. A princípo, elaquer negociar via AssembleiaLegislativa, diz ele. Ficou defi-nida em reunião do Conselhodia 19, em Porto Alegre, reivin-dicação de um aumento emer-gencial de 23% - percentualque representa a inflação noperíodo deste governo.

O CPERS mantém esta rei-vindicação, p elo m enos e n-quanto o Supremo TribunalFederal (STF) não vota aquestão do piso nacional, re-ferente à Ação Direta de In-constitucionalidade impetradapela governadora Yeda contrao piso n acional para o Mag is-tério.

ParalisaçãoNo dia 16 vindouro, ocorre

paralisação nacional sob coor-denação da Confederação Na-cional dos Trabalhadores emEducação (CNTE), para que oSTF vote e decida sobre o pisonacional. Também para evitarque o governo federal – pres-sionado por municípios e al-guns estados – encaminheemenda ao projeto de piso na-cional para o Magistério que,hoje, fica em torno de R$ 1.200.

Bolzan explica que, atual-

CPERS reivindica 23%

mente, o piso nacional tem porbase o custo por aluno e a pos-sível emenda teria como indi-cador a inflação. – Isso signifi-ca que nunca mais o piso vaiter poder de ganho acima dainflação. Queremos que o pre-sidente Lula não envie estaemenda e mantenha o projetooriginal –.

E no dia 4 de abril, ocorreAssembleia Geral do Magisté-rio estadual, no Gigantinho,para avaliaç ão do que tiveracontecido com a reivindicaçãode aumento emergencial.

Ocorre que antes dessadata, em 6 de abril, encerra oprazo à governadora concederreposição salarial acima da in-flação.

O CPERS também deve dis-cutir promoções, pois as últimasforam referentes a 2001.

Renito Bolzan

O PDT santiaguense intensifica as filiações, visando às eleições gerais e planejan-do expressiva votação a seus candidatos a deputado, principalmente ao pré-candida-to a deputado federal Afonso Motta. O projeto do PDT municipal é de alcançar onúmero de mil filiados até o dia 30 de abril, quando acontecerá jantar no CTG Coxilhade Ronda a todos os filiados e simpatizantes do Partido.

Hoje, o PDT conta com mais de 600 filiados cadastrados e já possui mais de cemfiliados a serem registrados em ab ril. No jantar do d ia 30 de abril, a s igla esperafinalizar sua meta de filiações aguardando mais de mil e quinhentos trabalhistas noCTG.

Nas últimas semanas, duas importantes filiações foram realizadas como a do em-presário Gilmar Petry e do ex-tucano Augusto de Almeida, que ocup a a assessoriada bancada do partido no Le gislativo Municipal.

PDT intensifica filiações

Augusto de Almeida em filiação junto ao secretário do partido Cleudo Irion e o vereador Gavioli

Page 31: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 15Mercado

Parabéns a todas a Mulheres pelo seu dia

Page 32: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201016

O Centro Materno Infantil emconjunto com o Centro de Re-ferência da Mulher , coordena-dos respectivamente por Gisé-lle Kolinski Ribeiro e RoseleneBitencourt, com apoio de diver-sas entidades locais promoveneste domingo, 7, a partir das17h em frente à Prefeitura, oevento Mulher Nota 1000. Éaberto à participação de todaa comunidade.

O evento objetiva homena-gear o Dia Internacional daMulher e oferecerá diversasatrações comunitárias comomateada, shows musicais, ati-vidades físicas e recreativas,sorteio de vários brindes, cul-minando com a entrega do

Domingo tem superfestaem frente à Prefeitura>> Nota 1000: Familiares e amigos homenageiam mulherescom mateada, shows, concurso e distribuição de prêmios

Certificado “Mulher Nota 1000”,às escolhidas no processo devotação, que está em desen-volvimento na comunidade.

Neste ano, os certificadosserão direcionados às funcio-nárias, professoras e colabo-radoras da rede municipal deensino de Santiago, envolven-do 20 educandários. Os re-quisitos para avaliação dashomenageadas foram criativi-dade, competência, responsa-bilidade, acolhimento, resolu-tividade, decisão e comprome-timento.

Como inovação o eventotraz o concurso de talentos fe-mininos “Mulher Revelaçã o”,com inscrições abertas junto ao

Centro Materno e com excelen-tes premiações, que vão des-de televisor , microondas eDVDs a kits de presentes. Noevento, haverá uma banca quedeverá julgar e premiar do pri-meiro ao último colocado. Osprêmios são doações do co-mércio local.

A organização do eventoMulher Nota 1000 aguarda aparticipação de grande públi-co, da c idade e i nterior, a tra-vés da participação dos gruposForma e Saúde Rural.

Diversos atendimentos es-tarão disponíveis a todas asmulheres como corte de cabe-lo, maquiagem, manicure e desaúde.

Na edição do ano passado, homenageadas com Gisélle

Geral

O general José EustáquioNogueira Guimarães presidiu,segunda-feira, as cerimônias deincorporação dos conscritos2010 nas organizações integran-tes da 1ª Bda C Mec. Este ano,440 recrutas integram o contin-gente - 50 na 11ª Companhia deComunicações Mecanizada, 61no Esquadrão de Comando, 13no Pelotão de Polícia do Exérci-to, 122 no 9º BLog e 194 no 19º

Guarnição incorpora 440 novos recrutasGrupo de Artilharia de Camp a-nha. Durante a cerimônia de in-corporação na 1 1ª Companhiade Comunicações Mecanizada,o capitão Marcelo Ferraz dosReis, depois de recepcionar osconvidados, palestrou para osfamiliares dos conscritos, fazen-do um apanhado das atividadesque os jovens irão desempenhar,dando enfoque aos reais objeti-vos e missão da Companhia.

Quinta-feira e sábado pas-saram pelo HCS dois homenscom sintomas de Dengue. Umdeles com 44 anos, outro com36. Não ficaram internados,mas recebem medicação emcasa.

Ainda na semana passada,um menino de 12 anos ficouinternado dois dias sob obser-vação e deu alta - também re-cebe medicamentos em casa -, segundo informações da di-retora técnica, Sônica Nicola.

Eva Müller, da VigilânciaSanitária local, comenta que háum quarto caso de morador doCentro também recebendo tra-tamento em casa.

Assim como os demais, temacompanhamento da equipeda Secretária Municipal de Saú-de. Os casos de suspeita ocor-rem nos bairros Centro, Gas-par Dutra, Nei Pereira e VilaNova. E o resultado dos exa-mes para comprovar – ou não– a doença leva 15 dias.

PesquisaEstamos trabalhando sobre

esses casos de suspeita, pois

Santiago tem quatro casosde suspeita de “Dengue”

três viajaram para Ijuí - ondehá forte incidência -, e o meni-no esteve entre Capão do Cipóe Tupanciretã, afirma Eva Mül-ler.

Também desenvolvemosum trabalho de pesquisa, numraio de 300 metros da casa decada um, para verificar se ha-via focos do mosquito transmis-sor da Dengue, mas nada foiencontrado.

LeptospiroseDomingo, foi internado um

homem de 44 anos com fortesuspeita de leptospirose, o quefoi confirmado terça-feira noHCS.

A diretora Sônia Nicola es-clarece que por tratar-se decaso grave, foi encaminhadopara o Hospital Universitário deSanta Maria (HUSM).

A doença é transmitida pelaurina do rato sobre objetos. –Algum lugar da cidade deveestar contaminado, entretantoos sintomas podem levar até20 dias para se manifestarem,o que dificulta o histórico dopaciente -.

Eva Müller, da Vigilância

Sônia Nicola, diretora do HCS

Page 33: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 17Publicitário

Page 34: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201018PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO

JUSTIÇA DO TRABALHO DA 4ª REGIÃOVARA DO TRABALHO DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO/RS

EDITAL DE LEILÃO/PRAÇA E INTIMAÇÃO

NO DIA 30 DE MARÇO DE 2010, ÁS 15h00min HORAS, NA RUA DUQUE DE CAXIAS, Nº. 1373, NESTACIDADE, IRÃO A LEILÃO EM PRIMEIRA LICITAÇÃO, PELO MAIOR LANCE OFERECIDO, MENOS O CONSIDERADOVIL, E NO DIA 27 DE ABRILDE 2010, RESTANDO O QUE ALIENAR, IRÁ A VENDA EM SEGUNDA LICITAÇÃO. NAMESMA HORA E LOCAL SUPRACITADO, OS SEGUINTES BENS DESCRITOS A BAIXO. PROCESSOS, BENS,AVALIAÇÕES E LOCALIZAÇÃO DOS BENS:

PROC: 00114.2008.831-04-00-7 QUELEN APARECIDA MAIE MARQUES X RONISE GARCEZ ANDRADE =UM FREEZER PRODOCIMO, MOD. S/21,06 GAVETAS, COR MARROM, avaliado em R$ 750,00; UM FORNOMICROONDAS, LG, COR BRANCA, avaliado em R$ 250,00; UM FOGÃO seis BOCAS, BRASTEMP CONTINEN-TAL 2001, GRAN PRIX, avaliado em R$ 550,00; UMA CADEIRA DO PAPAI, RECLINAVEL, EM TECIDO, avaliadaem R$ 100, 00, tudo em regular conservação, depositados na Avenida Getulio Vargas 2517, com Ronise GarcezAndrade. PROC: 00378.2006.831-04-00-9 SANTA ALVANIR VIVIANI SCALCON X LUCA INDUSTRIA E COMEWR-CIO DE CALÇADOS LTDA = UMA REATIVADORA E MAQUINA DE DUBLAR, FUNCIONANDO E EM BOA CONSER-VAÇÃO, avaliada em R$ 12.000,00 (doze mil reais). PROC: 0055100-55.2008.5.04.0831 Reclamante FABIANESCHAFF DA SILVA e Reclamada LUCA INDUSTRIA E COMERCIO DE CALÇADOS L TDA; PROC: 0052100-47.2008.5.04.0831 Reclamante VERA LUCIA FUMACO VIELMO e Reclamada CALÇADOS NESP LTDA; PROC:0053600-51.2008.5.04.0831 Reclamante JANE APARECIDA COR TES DA SILVA; PROC:0053800-58.2008.05.04.0831 Reclamante SANDRA MARGARETE BAHU FERRANDO e PROC: 0146200.28.2007.5.04.0831Reclamante CATARINA ELIZETE DELEVATI ALMERINI e Reclamada em todos LUCA INDUSTRIA E COMERCIODE CALÇADOS LTA. BEM: UMA MAQUINA DE MONTAR BICO, EM BOM ESTADO E FUNCIONANDO, PAT/Nº.14.050.258, avaliada em R$ 40.000,00 (quarenta mil reais). PROC: 00277.2008.831-04-00-0 MATEUS DOSSANTOS DORNELES X LUCA INDÚSTRIA E COMERCIO DE CALÇADOS LTDA = UMA MAQUINA CALCEIRA,MARCA ERPS, FUNCIONANDO, EM BOM ESTADO, avaliada em R$ 20.000,00 (vinte mil reais). PROC: 0037500-84.2009.5.04.0831 LUCIA MOURA DE OLIVEIRA X ROBSON DE SOUZA DOS REIS E OUTROS (5) = UM TRANS-PORTADOR AEREO PARA COUROS TSM. 400.186,94 m, avaliado em R$ 120.000,00 (cento e vinte milreais).PROC:0138900-15.2007.5.04.0831 JOSE FERNANDE MACHADO DE PRÁ X JOÃO IRENO GARCIA = UMTERRENO URBANO, COM AREA DE 626,25M², COM 15 METROS DE FRENTE POR 41,75 METROS DE FREN-TE AO FUNCO, TODO MURADO COM TIJOLOS DE PRENSA COM AS SEGUINTE CONFRONTAÇÕES: AONORTE COM O TERRENO 04; AO SUL COM O TERRENO 06; AO LESTE COM O TERRENO QUE FOI OU É DESABINO AGUIAR E AO OESTE, PELA FRENTE COM A RUA 13 DE JANEIRO, DEVIDAMENTE MATRICULADO NOLIVRO 02, FLS 01, SOB R-2-3.826 NO OFICIO DE REGISTYRO DE IMOVEIS DA COMARCA DE SÃO FRANCISCODE ASSIS/RS, avaliado em R$ 15.000,00 (quinze mil reais). OBS/ sobre o referido imóvel existem penhoras afavor do Banco do Brasil S/A, União Federal, Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A, Banrisul e CaixaEconômica Federal, além de Hipoteca a favor do Banco Meridional do Brasil S/A e Registro de Contrato deLocação ao Sr. Zandro Mossi Flores, com vencimento em 14/08/2022.

VERA REGINA MESSINA DOS SANTOS, Leiloeira Oficial, devidamente autorizada, pelo Exmº. Sr.Dr.Juiz daVara do Trabalho de Rosário do Sul/RS, venderá em público LEILÃO, em dia, hora e lugar supracitado.Desde jáficam intimadas as p artes, através do EDIT AL, caso não sejam encontrados pelo senhor Oficial de Justiça, osreclamantes, reclamados, seus sócios, seus cônjuges se casados forem todos os terceiros interessadosanuentes ou não, para não alegarem desconhecimento do feito.COMUNICAÇÃO: Ficam os interessados cien-tificados de que as despesas de arremat ação correrão por contado arrematante.Informações com leiloeira VeraRegina p/ cel. (55)99756282 ou Manoel dos Santos p/cel. (55) 99591496

A SICREDI Vale do Jaguari agradece as palavras do Sr. BibianoPavão, Conselheiro de Administração da Cooperativa e Presidentedo Sindicato Rural de Itacurubi, ditas na pré-assembleia do municí-

pio de Itacurubi no dia 23 de fevereiro de 2010.

“Senhores e Senhoras, Meus conterrâneos,Quero manifestar minha alegria e satisfação pelo desempenho da SICREDI Vale do Jaguari e em especial, o desempe-

nho da UNIDADE DE ITACURUBI, cujos resultados serão apresentados pelo gerente da unidade e seus colaboradores.A frente do Sindicato Rural de Itacurubi, trabalhamos um projeto que resulte o aumento dos índices de produção do

nosso município.Com a base econômica do nosso município é a produção primária (agricultura e pecuária), encaramos a missão do

Sindicato Rural, com grande responsabilidade. Das nossas ações depende o desenvolvimento e o progresso do nossomunicípio.

Somos preocupados com os nossos índices de produção: na agricultura – SOJA, MILHO, ARROZ, FEIJÃO, AMENDO-IM, MILHO, PIPOCA, só para citar algumas das muitas culturas que podem ser cultivadas – pergunto qual a média há/ano.

Na pecuária quais são os nossos índices de reprodução bovina? 50%, 60%, média do estado, ou podemos chegaraos 90%, média já alcançada por muitos produtores aqui mesmo em nosso estado. Quantos kg de carne são produzidospor hectare em nossas propriedades? Qual a média de produção de carne por hectare/ano 100kg, 200kg ou 500kg, nãoadianta termos o boi no campo, tem que ser convertido em carne. São questões que juntos temos que discutir.

Nosso interesse e o nosso esforço é de melhorar a renda do produtor rural, resultando melhor qualidade de vida,aumentando dessa forma o poder de compra no nosso comércio, (supermercados, postos de combustíveis, lojas demateriais de construção, etc...), com fortalecimento das já existentes e o surgimento de outras concorrentes, trazendo dequebra a valorização das nossas propriedades e, o desenvolvimento e o progresso do nosso município.

O assunto, porém neste momento é a SICREDI, mas não poderia deixar de falar no Sindicato Rural de Itacurubi, porquequeiram ou não o desempenho da nossa Unidade depende diretamente ou indiretamente da agricultura e da pecuária.

Nessa oportunidade gostaria de cumprimentar mesmo, cada associado da nossa Cooperativa de Crédito, Unidade deItacurubi, pelos excelentes resultados alcançados. Resultado produto da confiança e do entendimento dos associadosde que o Sistema Cooperativo é a melhor alternativa para gerir nossas economias e nossos negócios.

É inegável que os resultados obtidos pela nossa Unidade, dependem dos nossos associados. Também não podemosnegar que o resultado obtido em 2009, foi fruto de um eficaz gerenciamento concebido pela Direção e executado peloGerente da Unidade e seus colaboradores. Destacamos o profissionalismo, dedicação, responsabilidade e comprometi-mento do INÁCIO Gerente da Unidade e do seu quadro de colaboradores.

Também gostaria em nome dos associados da Unidade de Itacurubi, cumprimentar o Sr. ARMINDO BOCHI, pelosresultados alcançados pela nossa Cooperativa.

Seu ARMINDO, leve de ITACURUBI o reconhecimento dos nossos ASSOCIADOS, pelo trabalho realizado. Aliado aoseu estilo de homem simples e descontraído, surge um executivo com incomparável liderança, sério e competente.Conhece cada associado, a quem recebe com a mesma atenção, indistintamente, sem considerar a conta corrente dequem o procura. Assessorado por uma eficiente equipe técnica, acompanha diuturnamente o movimento do mercado decapitais e do agronegócio antecipando tendências dos mercados e orientando os negócios do SICREDI. Profundo conhe-cedor das Leis do Cooperativismo de Crédito, dos Estatutos Sociais e do Regulamento interno, o que cumpre faz cumprircom rigor não admitindo apadrinhamentos ou outras formas de influência, o que torna a SICREDI Vale do Jaguari numainstituição séria e confiável.

Meus amigos o SICREDI é formado pela cota capital da cada associado. Assim sendo o resultado produzido tambémé nosso. Vamos fazer com que a SICREDI cresça mais ainda, usando-a para movimentar a conta corrente, receber eefetuar pagamentos, usando os serviços e produtos do SICREDI.

Meus amigos já foi dito aqui neste recinto, “quem tem o dinheiro tem o poder”. Eu lhes digo mais, vamos cuidar do nossocrédito, porque quem tem crédito também tem o poder.”

BIBIANO PAVÃOConselheiro de Administração – SICREDI Vale do Jaguari – ItacurubiPresidente do Sindicato Rural de Itacurubi

Publicações

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULCÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES SANTIAGO

ASSESSORIA DE IMPRENSA

RESENHA DA SESSÃO ORDINÁ-RIA DO DIA 01 DE MARÇO DE 2010

PROJETOS EM VOTAÇÃO:

- Autoria: Poder Executivo Municipal – PL nº 010/2010– “Cria função pública, autoriza o município a contratar emer-gencialmente, abre crédito adicional especial, e dá outras pro-vidências.” Aprovado por unanimidade.

PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS:

-Vereador Antônio Carlos Santos Gomes – PP – Pa-trolamento e melhorias na estrada que dá acesso a barra-gem, passando pelo bairro dos Eletricitários. Patrolamento emelhorias na estrada que dá acesso ao Boqueirão até LoboD’Ávila.

- Vereador Antônio Diniz Cogo – PMDB – Limpeza ecascalhamento na Rua Elin Brandão, bairro Missões. O Sr.José Miranda dos Santos possui um açude na propriedadedo vizinho Flávio Moraes, na localidade do Rincão São Pe-dro, ele precisa secar o açude para fazer outro mais abaixode sua propriedade, para que não perca a produção de pei-xes, que já estão quase prontos para despesca.

- Vereador Arlindo Alves – PMDB – Conserto no calça-mento da Rua Gran Cabrita, proximidades do nº 189, bairroBelizário. Patrolamento na estrada gera l que dá acesso aoTaquarimbó, Tupantuba, Rincão dos Padilhas e Charrua. Mãode obra para construção de três mata-burros, na localidadedo Rincão dos Alpes, que dá acesso para Vera Cruz. Aberturade um bebedouro na localidade de Esquina Néri, ao Sr. Moa-cir Nogueira Moraes Primon. Calçamento na Rua que dá aces-so ao PSF do bairro Vila Rica.

- Vereador Cláudio Cardoso – PP – Patrolamento e me-lhorias na travessa da estrada municipal após Fazenda Pi-nheiro , que vai para a RS 377.

- Vereadora M ara Rebelo – P P – Conserto na estradamunicipal que dá acesso à propriedade do Sr. Fernando Pei-xoto, bem como reparos nos bueiros e pontilhão existentes.

- Vereador Miguel Bianchini – PP – Desentupimento dovalo existente no campo ao lado do CTG Os Tropeiros, valoque costeia a divisa com a entidade. Cascalhamento em pe-quenos trechos e patrolamento da estrada de acesso a sededa Fazenda Santa Rita, no Rincão dos Cardoso.

PROPOSIÇÃO:

- Vereador Miguel Bianchini – PP – Que o Poder Legis-lativo convoque o chefe da fiscalização do DAER para com-parecer com brevidade na Câmara Municipal de Vereadorespara prestar esclarecimentos e sanar dúvidas quanto as no-vas determinações referentes ao transporte de enfermos nasambulâncias e no ônibus da saúde da Secretaria Municipalcorrespondentes.

Natássia PrestesAssessora de Imprensa

Page 35: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 2010 19Policial

Advogado permanece preso>> Primeira vez: Este fato nunca havia acontecido em Santiago

O advogado Marcos LuisPaines recebeu voz de prisãona noite de 26, no interior daDelegacia de Polícia, pelo de-legado José Ataides Sarturi. Opedido de prisão preventiva foidecretado pela Justiça em fun-ção de supostos crimes, que es-tão sendo apurados envolven-do o advogado, segundo infor-mou o delegado Sarturi, semprestar maiores detalhes infor-mando que terá dez dias paraconcluir o inquérito policial.

O advogado foi encaminha-do ao Presídio Estadual de San-tiago. O também advogado Di-onísio da Costa lamentou o epi-sódio, afirmando que a prisãode colega é uma prática comum,até que os fatos sejam esclare-cidos. O presidente da subsec-ção da OAB de Santiago/Jagua-ri, Marcelo Noronha, tambémesteve na DP.

O advogado Marcos LuisPaines estava na DP defenden-do um cliente que havia sido pre-so pela Brigada, junto com ou-tro elemento, por tráfico de dro-

gas e porte ilegal de armas,quando recebeu voz de prisãodo delegado Sarturi. Esta é aprimeira vez que um advogadoé preso em Santiago. Entre osmotivos citados pelo delegadoSarturi: ameaça a sua ex-namo-rada, intimidação da vítima, bemcomo de testemunhas, envene-namento de cães, alvejamentocom vários disparos da casa deum colega de trabalho da ex-namorada, incêndio criminosoem veículo de um de seus co-nhecidos, por ter passado a in-formações à Polícia. O delega-do alerta a pessoas que te-nham sido intimidadas pelo ad-vogado, que procurem a Dele-gacia, neste momento em queestá preso. O presidente dasubseção da OAB Santiago/Ja-guari, Marcelo Nonhora, escla-rece que a entidade não tempoder de nomear defensor, po-rém foram nomeados dois con-selheiros para acompanhar ocaso, os advogados Davi MarinBressan e Daniel Lucas Tusi.Indagado se poderia ser solto

Marcos Luiz Paines

Ladrões en traram na Pa-daria Bonapetito, no início damadrugada de 28, e l evaramvárias mercadorias, entre elasgrande quantidade de picolés,sorvetes, chocolates e gomasde mascar, além da quantia deR$ 600 que havia ficado nocaixa da empresa. O proprie-tário estima um prejuízo demais de R$ 1 mil. Segundo ele,a porta foi aberta pelos margi-nais, não sabe como, e só não

Gangues voltam a furtar nas lojaslevaram mais mercadorias, por-que foram vistos por um tran-seunte que passava pelo locale avisou a Brigada Milit ar, quecompareceu na empresa pararegistrar a ocorrência. Esta é asegunda empresa arrombadana Rua Benjamin Constant nosúltimos meses. O mais recentearrombamento foi da Loja Fa-zendo Arte, onde os ladrõesquebraram a porta, mas nãoconseguiram levar nada.

A carreta de placa ILQ 5229de Putinga (PR) guiada porDarci Bochi, tombou na tardede segunda-feira, 1º, no trevode acesso a RSC 377, via BR287 com aproximadamente 49bovinos, que haviam sido car-regados em Santiago, com des-tino ao Frigorífico Cason dePutinga. O colega do condutorque viajava na cabine, disseque a provável causa seria omovimento dos animais no mo-mento da curva, que teria pu-xado a carga para o lado.

Ainda informou que eles tra-fegavam a uma velocidade de30 quilômetros por hora, já queo local não permite mais porcausa do trevo. O motoristasofreu apenas uma batida naregião da cabeça provocadapelo deslocamento do macaco

Carreta com gado tomba e animais tomam a pista

do veículo. Ele foi encaminha-do ao Hospital de Caridade,onde foi medicado e liberad o.Em torno de 20 animais fugi-ram na hora em que o caminhãotombou e a Polícia RodoviáriaFederal e Estadual, contaram

com apoio da Prefeitura e doFrigorífico Sagrilo, tambémcom homens a cavalo para con-seguir reunir o gado disperso,bem como os que ficaram pre-sos por ocasião da desviradado caminhão.

Na noite de 26, PM’s quandoem patrulhamento pela Rua Nel-son da Silva Soares, Bairro Gua-biroba, avistaram dois indivídu-os que ao perceberem a aproxi-mação da viatura correram emdireção à linha férrea, sendoperseguidos e abordados, quan-do já estavam se deslocandopelos trilhos. Eles investiram con-tra a guarnição. Os policiais fize-ram uso moderado da força paraconter e imobilizar Davi CorreaDias, que trazia consigo uma pis-tola garrucha, calibre 32 e V al-doir dos Santos Silveira, que ti-nha no bolso da bermuda seistrouxas de maconha pesandoseis gramas e uma trouxa de

Prisões no Guabirobacocaína pesando quatro gra-mas. Ambos foram presos em fla-grante e conduzidos à Delega-cia de Pronto Atendimento.

Resultante da mesma ocor-rência foi também preso em fla-grante e conduzido à Delegaciade Pronto Atendimento, o indiví-duo de iniciais D.R.M. por ame-aça, desacato e ter investidocontra os policiais, dizendo inclu-sive que iria tomar um dos pre-sos da guarnição, incitando po-pulares contra os militares deserviço, juntamente com esteestava outro indivíduo que fugiudo local. Ambos foram encami-nhados ao Presídio Estadual deSantiago. Valdoir dos Santos Silveira

ainda ontem, o delegado Sar-turi, afirmou que só a Justiçapode avaliar essa decisão. Oadvogado Dio nísio da Costaassumiu a defesa de Painespreso no exercício da profissão.

A reportagem contatou comseu escritório, nessa quinta-fei-ra, para ouvir sua versão, masele estava em audiência em San-to Augusto. O esp aço fica emaberto.

Policiais civis da Equipe deInvestigação deslocaram-se,na manhã de quarta-feira, atéa Rua C andelária, Bairro IrmãDulce, para cumprimento demandado de busca e apreen-são. Quando estavam conclu-indo a diligência, Jolvane Ba-tista de Sá, ao perceber que ospoliciais tirariam foto sua, co-meçou a fazer gestos com odedo em riste e a desacatar ospoliciais, proferindo palavrasofensivas e chamando-os depalhaços, além de outros pala-vrões. Foi dada voz de prisãoem flagrante ao indivíduo queresistiu a prisão, sendo neces-sário o uso moderado da forçapara detê-lo e algemá-lo. Foiconduzido à D PPA, a utuadopelos delitos de desacato, re-sistência e lesões corporais,pois dois policiais sofreram le-sões, quando efetuavam a pri-são do acusado.

ReceptaçãoNo mesmo bairro, a Equipe

de Investigação cumpriu man-dado de busca numa residên-cia da Rua candelária, sendoque o indivíduo Elimar ViniciusGonçalves ao perceber os po-liciais, correu para o fundo dopátio e jo gou um objeto no

Prisões no Bairro Irmã Dulce

chão. Era um revólver, calibre38, que em consulta no siste-ma informatizado encontra-seem situação de furto. No interi-or da casa, foram apreendidosoutros objetos que segundo oindivíduo teria encontrado nolixo. Quanto à arma, disse quecomprou de um desconhecidoe acabou também sendo pre-so em flagrante.

Jolvane Batista de Sá

Elimar Vinicius Gonçalves

Page 36: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

A FOLHA Santiago - 05 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201005 de março de 201020

A Poupex é uma Associação de Poupança e Empréstimo (APE), sendouma empresa gerida pela Fundação Habitacional do Exército. Para financi-ar seu imóvel residencial ou terreno, o primeiro passo é abrir uma contaPoupex no Banco do Brasil. Todos os demais esclarecimentos são presta-dos no escritório localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 527, no Centro.

Há sete anos a Poupex possui escritório em Santiago e o sub-chefeCesar Arthur Lermen Carvalho avalia a procura como muito boa, em funçãode possuir as melhores condições do mercado e rapidez na concessão definanciamentos imobiliários.

Poupex age com rapidez

Page 37: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

Amanda PargaO BBB Kadu faz as mo-

ças babarem no confi namen-to. E aqui, do lado de fora, sua irmã Amanda vai pelo mesmo caminho.

A estudante de fi siote-rapia é a maior fã do irmão e passa boa parte do dia vendo o reality show.

“Quando não estou tra-balhando, estou de olho nele lá”, conta a morena, que acre-dita que seu irmão pode ga-nhar o prêmio de R$ 1,5 mi-lhão.

“Ele tem tudo para ga-nhar. É amigo de todo mundo e está sempre de bem com a vida.”

Assim como o irmão fa-moso, Amanda é dona de um corpão de dar inveja.

Sabe como ela mantém a forma? Com a ajuda de Kadu.

Ele era seu personal trainer. Mas agora com ele dentro da casa ela continua a malhação sozinha. “Não de-sisti, não.” Afi rma a morena

Cadu, do “BBB”, não faz sucesso apenas com o sexo fe-minino. Quando ainda não era famoso, o personal trainer foi fotografado ganhando um bei-jo da travesti Patrícia Araújo e de uma amiga dela. Cadu e Patrícia estavam em uma boa-te em camarotes próximos na casa noturna. Quando viram o fotógrafo, pediram para que o profi ssional registrasse o mo-mento.

Cadu ganhou beijo de Patrícia Araújo

Naomi Campbell pode ter se metido em uma roubada. Segundo o site do jornal ame-ricano “NY Daily News”, a top está sendo procurada depois de agredir seu motorista.

O profi ssional teria dado queixa da top à polícia, alegan-do que ela teria lhe desferido um soco e um tapa enquanto dirigia em Nova York na tarde de terça-feira, 2 de março.

Naomi Campbellprocurada!

Page 38: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

2 MIX, 05 de Março de 2010 DiversãoÁries (21 / 03 à 20 / 04)

Touro (21 / 04 à 20 / 05)

Gêmeos (21 / 05 à 20 / 06)

Câncer (21 / 06 à 21 / 07)

Leão (22 / 07 à 22 / 08)

Virgem (23 / 08 à 22 / 09)

Libra (23 / 09 à 22 / 10)

Escorpião (23 / 10 à 21 / 11)

Sagitário (22 / 11 à 21 / 12)

Capricórnio (22 / 12 à 21 / 01)

Aquário (21 / 01 à 18 / 02)

Peixes (19 / 02 à 19 / 03)

A energia lunar se mistura à energia de Sa-turno em sua sétima casa, estimulando-lhe a atitudes austeras no trato com suas relações mais íntimas. Convém ir com calma em suas críticas e julgamentos, pois você corre o risco de ser muito duro com as pessoas que ama!

Ao se posicionar em sua sexta casa, a Lua se harmoniza com Saturno, favorecendo as alianças profissionais. Convém controlar sua ambição e se articular com as pessoas certas, sabendo compartilhar os desafios e as vitó-rias. Desse modo você ampliará suas possibi-lidades de sucesso!

A harmonia entre Lua e Saturno lhe estimula na busca de novas conquistas sociais, trazen-do-lhe determinação frente a novos desafios na área. Sua inteligência e firmeza de caráter serão seus atributos mais marcantes, embora você deva ser cauteloso ao expor opiniões so-bre assuntos polêmicos.

O encontro entre Lua e Saturno fortalece seu senso de oportunidade diante da necessida-de de organizar suas demandas domésticas, sendo um bom momento para sanar possí-veis problemas. Investir em ações pontuais lhe ajudará a alcançar maior produtividade!

A conjunção Lua-Saturno lhe estimula a ca-nalizar suas energias para atividades voltadas à comunicação, já que você percebe como explorar seu lado articulador, atraindo e con-quistando as pessoas certas. Aproveite para fazer bons contatos!

O encontro entre Lua e Saturno evidencia seu lado empreendedor, facilitando a orga-nização de suas finanças. De fato, sua vida material necessita de cuidados, embora você consiga enxergar possibilidades promissoras para aproveitamento dos seus recursos.

Lua e Saturno se associam positivamente em seu signo, favorecendo sua autoconfiança. Suas atitudes tendem a impor respeito, apesar de lhe trazer o risco de distanciamento com algumas pessoas. O que não é necessariamen-te ruim, já que traz maior qualidade para suas relações!

O encontro entre Lua e Saturno, em sua área de crise, lhe traz necessidade de introspecção com o intuito de reformular algumas estraté-gias de vida. Os problemas passam a ser en-carados com maior objetividade, embora haja certa tendência a rancores. Não seja tão duro consigo e com os outros!

O encontro de Lua e Saturno lhe incentiva a agir com maior prudência diante de suas relações de amizade. Você tende a ser mais seletivo, preferindo os contatos mais íntimos. Além disso, é possível que você se dedique a ajudar pessoas próximas, intermediando pos-síveis conflitos.

Assumir novas responsabilidades lhe trará novos estímulos em sua vida profissional, já que você se permitirá trilhar por novos e promissores caminhos. Incentivo é o que você precisa e o encontro entre Lua e Saturno lhe traz maior segurança para enfrentar tais de-safios!

Hoje você tende a assumir uma postura mais prática diante da vida, já que a conjunção Lua-Saturno lhe desperta para suas respon-sabilidades. Isso não significa, porém, que você deva se fechar para as questões subjetivas do seu coração. Ao contrário, é momento de encará-las sem medo!

Fortalecer-se emocionalmente lhe ajudará a enfrentar seus desafios com coragem e deter-minação. A conjunção Lua-Saturno lhe traz maior segurança para encarar alguns senti-mentos e frustrações que vinham lhe impe-dindo de amadurecer. É hora de superá-los!

Motorista abusado!

O rapaz dirige sua kombi em alta velo-cidade e o policial o pára na estrada:

- Hum! Bonito hein!- Bonito e veloz!- Cadê os documentos do carro

- Ele ainda é menor de idade!- Cadê seu sinto de segurança rapaz?- Tá lá traz segurando a botija de gás!- O seu namorado é sempre engraça-

dinho assim? Pergunta o guarda para a moça do lado.

- Nem sempre, só quando bebe muito!

Page 39: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

3MIX, 05 de Março de 2010Social

Page 40: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

4 MIX, 05 de Março de 2010 Tecnologia

Enfi m, Focus 2.0com motor fl ex

Versão hatch com motor 2.0 flex, abastecido com álcool gera 148 cavalos, com valor inicial em R$ 56.570,00

Presente no modelo 1.6, o motor bicombustível ago-ra equipa as versões 2.0 da nova geração do Ford Focus.

A nova motorização bi-combustível desenvolve 148 cavalos abastecido com álco-ol e 143 com gasolina.

Com os novos equipa-mentos de série, a versão hatch GLX com câmbio ma-nual custa inicialmente R$ 56.570,00, e R$ 71.100 com transmissão automática.

A versão Sedan tem o valor inicial de R$ 58.570,00 e R$ 71.900,00 equipado com câmbio automático.

O modelo “top de linha”, o Focus GHIA, tem valor ini-cial de R$ 65.450,00.

Em média, todas as ver-sões da nova geração do Ford Focus estão 3% mais baratas.

Apontado pela Ford como o grande destaque da marca em 2010 no brasil, as versões hatch e sedan do Fo-cus, saem de fábrica com:

- Airbag duplo;- Ar-condicionado;- Direção elétrica;

- Freios ABS;- Vidros e travas elétri-

cas;- Computador de Bordo;- Ajuste de altura dos fa-

róis e do banco do motorista;- Espelhos retrovisores

com piscas integrados;- Rodas de liga leve de

16 polegadas.

Em quarto lugar no ranking, a versão hatch do modelo tenta descambar o

Hyundai I30 (primeiro no ranking), o Volkswagen Golf (segundo) e o Citroen C4 ha-tch (terceiro).

Já a versão sedan, que é apenas a sexta colocada em número de vendas tem que brigar por espaço no mer-cado com o Toyota Corolla (primeiro), Honda Civic (se-gundo), GM Vectra (tercei-ro), Fiat Linea (quarto) e Ci-troen C4 Pallas (quinto).

Fo

to:

Mil

en

e R

ios/

G1

Fo

to:

Mil

en

e R

ios/

G1

SSD’s,rapideze resistência

Os SSD’s (solid state drive - ou disco em estado sólido) são discos feitos de memória fl ash, aquelas presentes nos pendri-ves comuns, e diferem dos hd’s presentes na maioria dos com-putadores por não terem par-tes mecânicas, o que os tornam mais resitentes às adversidades do dia-a-dia, como por exem-plo: eles resistem a quedas, al-tas temperaturas, poeira e em testes realizados, funcionaram mesmo após ter caido na lama. Além disso, em testes realiza-

Tv em 3D no Brasila partir de abril

dos por técnicos de informáti-ca, os ssd’s chegam a ser nove vezes mais rápidos que os hd’s, e consomem até 20 vezes me-nos energia.

E porque não os usamos em larga escala? - O valor dos ssd’s é mais alto do que os hd’s, e a capacidade de armazena-mento é bem menor.

A Intel está trabalhando para colocar alguns modelos no mercado, ainda este ano, com capacidade de até 300 gb e com valores mais em conta.

Com um sistema “ativo”, que consiste em um emissor de raios infravermelhos conectado a uma porta do televisor, que en-via um sinal para um óculos com um sistema ativo, que alterna a opacidade das lentes à medida em que as imagens mudam na tela da tv. A LG Eletronics apresentou esta semana nove modelos de televisores com tecnologia para a reprodução de conteúdo tridi-mensional (3D).

A empresa que deve disponibilizar as tv’s 3D no mercado brasileiro até abril, também anúnciou que está desenvolvendo um monitor para computador e um projetor com a tecnologia 3D.

Page 41: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

1MULHER, 05 de Março de 2010Especial

Page 42: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

2 MULHER, 05 de Março de 2010 Especial

Parabéns a todas as Mulheres

EMEI Atílio Nicola- Iane kerpel TrentimBoa Vista- Tatiane Pereira MachadoGente Miuda- Cinara ToscaniBem-Me-Quer- Ana Mara Ribeiro MartinsMãe Ida- Líbia Simoni Soares LacerdaRecanto da Alegria- Débora Tajana GuerraSol Criança- Vilma Souza de BrumEscola Boa Vista - Luciane Severo LecineGeraldina Borges- Angel Viviane Lopes PradoHeron Ribeiro - Maria Inês Vargas dos SantosJoão Evangelista - Rosa Maria EstivaleteSão José- Letícia SpechtSilvio Aquino - Edna Valéria de Matos TrindadeSeverino Azambuja - Rosélia Dorneles BianchiniServando Gomes - Helena Sunta CarlossoTito Beccon- Ieda Terezinha dos SantosManoel Abreu - Isabel Cristina Borba LacerdaCriança Feliz - Michelli dos Santos LimaAurora Lubnon - Isabel Terezinha Sagrilo MulazzanBoa Vista - Tatiane Pereira Machado

MulheresNota 1000

Conheça as escolhidas de cada Escola Municipal de Santiago, que foram eleitas em seus respectivos educandários e recebem o Certifi cado Mulher Nota 1000, neste domingo, em um dos maiores eventos já promovidos em frente à Prefeitura. Inclusive, famílias do interior já adiantaram que prestigiarão shows e dis-tribuição de prêmios.

A breve história de Leila Diniz foi como um terremoto a sacudir os usos e costumes da so-ciedade brasileira – es-pecialmente nos anos 60, quando ela se trans-formou no maior ícone da liberdade feminina. O mundo ouvia rock’n’roll, o Brasil irradiava a bos-sa nova e Leila desafi ava, enfrentava, estimulava e divertia os brasileiros com atitudes e simbolis-mo. Como atriz, tornou-se musa do embrionário cinema novo, movimento que propunha o rompi-mento dos padrões estéti-cos adotados até então – com base forte no modelo hollywoodiano.

No plano pessoal, desafi ava regras que jul-gava impostas: era capaz de dizer palavrões em pú-blico, dar entrevistas em que revelava preferências sexuais ou trocar de na-morado sem dar satisfa-

A revolução pela alegria“Eu faço qualquer coisa que me dê alegria e dinheiro, seja Shakespeare ou Gloria Magadan”

ções a ninguém. Em 1969, em entrevista ao jornal alternativo Pasquim, mo-tivou a lei de censura pré-via, apelidada de Decreto Leila Diniz, produzida pelo ministro da Justiça, Alfredo Buzaid. – Você pode amar muito uma pessoa e ir para a cama com outra. Já aconte-ceu comigo –, dizia. Sua imagem mais célebre, de 1971, na qual posou grávi-da de biquíni, na praia ca-rioca de Ipanema, tinha o ineditismo incômodo que levou-a a ser acusada por feministas de servir aos homens.

A esquerda a con-siderava artifi cial e a di-reita, imoral. Leiluska, como era chamada pelos amigos, saiu de casa aos 17 anos para morar com o cineasta Domingos de Oliveira, que a dirigiu em Todas as Mulheres do Mundo (1966). Mais tarde, casou-se com o

também cineasta Ruy Guerra, pai de sua única fi lha, Janaína. Sete meses depois do nascimento da menina, Leila morreu no acidente aéreo em que o avião da Japan Airlines explodiu perto de Nova Déli, na Índia. A atriz vol-tava da Austrália, onde participara do Festival Internacional de Adelai-

de para promover o fi lme Mãos Vazias. Leila havia antecipado o vôo de volta por causa da saudade que sentia da fi lha. Mãe devo-tada, morreu aos 27 anos e deixou um exemplo para sua geração: Leila viveu a vida com auten-ticidade, espontaneida-de, irreverência, alegria e muita paixão.

Page 43: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

3MULHER, 05 de Março de 2010Especial

Parabéns a todas as Mulheres

Page 44: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

4 MULHER, 05 de Março de 2010 Especial

Parabéns a todas as Mulheres

Foram necessárias duas

guerras mundiais para que fos-

se reconhecida a importância da

mulher no mercado de trabalho.

O direito ao voto, em 1932, é re-

sultado dessa conquista e de lá

para cá elas passaram a ocupar

espaço e estão também na po-

lítica. Basta olharmos para os

países vizinhos e vermos Miche-

le Bachelet e Cristina Kirchner.

Aqui mesmo, temos a primeira

governadora da história do RS e

não esqueçamos Ângela Merkel,

Hilary Clinton e Michelle Oba-

ma, consideradas algumas das

mulheres mais infl uentes do

mundo.

No Rio Grande do Sul, o

número de mulheres ocupando

cargos eletivos ainda é pequeno.

Na Assembléia Legislativa gaú-

cha, por exemplo, dos 55 depu-

tados, apenas cinco são mulhe-

res. Nas prefeituras: em 1989 o

RS elegeu quatro prefeitas; em

2008, foram 22. Houve avanços,

mais ainda assim são apenas

Mulher:participação política

Nadine Dubal

4,43% das mulheres exercendo

mandatos. Isto é muito pouco

para um Estado que tem quase

11 milhões de habitantes e onde

mais de 50% da população é do

sexo feminino.

Vários fatores explicam e

infl uenciam a decisão da mulher

em não participar da política.

Um deles é o acúmulo de fun-

ções, pois a mulher ainda hoje se

divide entre a responsabilidade

profi ssional e familiar. Ainda, a

natureza conservadora da nossa

sociedade conta com o conceito

de que apenas os homens são ta-

lhados para a política. Também

as disputas eleitorais envolvem

uma vasta rede de mediações

às quais as mulheres não estão

habituadas, sem contar os in-

dicadores sociais, que apontam

que as mulheres recebem remu-

neração inferior aos homens em

diversos cargos públicos.

A justiça eleitoral asse-

gura que 30% das vagas em

qualquer pleito, no Brasil, sejam

para as mulheres, mas, mesmo

assim, o número de eleitas ainda

fi ca aquém do que a lei eleitoral

garante. O receio de votar em

mulheres denota certo precon-

ceito, como se elas fossem me-

nos capazes, o que já sabemos,

que não condiz com a realidade.

As mulheres contribuí-

ram para a mudança da reali-

dade brasileira. São maioria. E,

a consolidação da democracia

vem permitindo que avancem

em todos os campos. Sustentam

grande parte dos lares brasilei-

ros, acumulam atividades e pos-

suem capacidade intelectual e

de trabalho equivalente aos ho-

mens. Contudo falta avançar na

política. Ainda existe um espaço

enorme para ser conquistado, e

isto só vai ocorrer com as mu-

lheres participando ativamente

e assumindo liderança no cam-

po político. Este é um ano elei-

toral. E, ano de eleições é um

momento oportuno de alterar

essa realidade.

Page 45: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

Capão do Cipó

Juventude FCé tetracampeão

O Juventude Fu-tebol Clube do Caroví aplicou uma goleada de 4 a 1 no Esporte Clube Capão do Cipó, ganhou pelo quarto ano conse-cutivo o Campeonato Municipal de Fute-bol de campo e levou a Taça Valdir Ferrei-ra Bocchi. O jogo final foi realizado no último domingo no campo da Associação e foi pres-

Time do Carovi venceu ao EC Capão do Cipóe ficou com a Taça Valdir Bocchi

tigiado por um grande público.

Num jogo bastante movimentado a equipe do técnico Luiz Carlos Borba dominou com-pletamente as ações e chegou a uma vitória tranqüila, diante de um adversário que, apesar do placar, nunca deixou de lutar em campo e sempre o fez com muita lealdade. Além do título

a equipe do Juventude foi considerada a que teve a melhor torcida e seu goleiro, Alessandro Crestani, foi o menos vazado da competição. A equipe mais discipli-nada foi a Associação B que também teve o go-leador do campeonato, Giliard Giliasel.

Na categoria mi-rim o título ficou com a equipe da Associação.

HomenagemTodos os tro-

féus entregues aos agraciados levaram o nome do radialista da Nova 99 FM, Valdir Ferreira Bocchi. O

veterano e consagrado radialista esteve acom-panhando os jogos e ao final disse emocionado: “ Eu nunca tinha rece-bido uma homenagem

assim.Estou emocio-

nado e agradecido aos organizadores por terem lembrado meu nome”.

Juventude, de branco, é tetracampeão – Prefeito, Secretária de Educação e homenageado entregam troféu

Já estão abertas as inscrições para mais um certame de futebol sete, na cate-goria Sênior, promovido pelo Corpo de Bombeiros de Santiago.

Os jogos serão realizados no campo de futebol sete do quartel do Corpo de Bombeiros aos sábados à tarde e a confi rmação das equipes deve acontecer até o dia 10 de março (sexta feira até às 17h), quando será feito o sorteio e distribuição das equipes em suas respectivas chaves para elaboração do carnê dos jogos.

Categoria Sênior: Nascido até 1970, exceção feita ao goleiro/nascido até 1980;Horário dos Jogos: A partir das 14:h;Valor da Inscrição: R$80,00;Local da Inscrição: Quartel do Corpo de Bombeiros;Telefone para contato: 3251-1195

Bombeiros realizamcompetição na categoria SêniorJogos acontecem de março a maio

Futebol sete: Campeonatode Veteranos começa hoje Campos do União estão prontos sediar a competição

Adiados da última sexta-feira em virtude do mau tempo, que impossibilitou a realização de obras no Estádio do Esporte Clube União, no Bairro Ferroviário, os jo-gos da primeira rodada do Campeonato Municipal de Veteranos/Futebol Sete, acon-tecem hoje à noite. As equipes estão distribuídas em duas chaves. Na chave A estão: Grenal, São Jorge, M.Boa Vista, Corinthians, Unistalda e Grêmio Espe. Na chave B: Mercenários, Ponte Preta, Cantina, Geriátricos, América e Riachuelo. A equipe do SERAN que estava na chave A desistiu da competição e o caso será julgado pela LSF.

Os jogos de hoje são os seguintes: 19:30h – São Jorge x Grêmio Espe, 19:30h- Mercenários x Riachuelo, 20:30h- M.Boa Vista x Unistalda, 20:30h- Ponte Preta x América e 21:30h Cantina x Geriátricos

Campo do União foi cuidadosamente preparado

Page 46: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

2 A Folha Esportiva, 05 de Março de 2010 Geral

Eudo Dorneleseudof [email protected]

Coluna

• GramadoAs equipes de nossa cidade estão

ansiosas para estrearem o novo grama-do do Campo Municipal, que está perto de ter condições de receber, novamen-te, grandes clássicos do nosso futebol.

• URI/SantiagoOs torcedores da URI/Santiago

estão curiosos em saber notícias mais detalhadas e se a equipe irá dispu-tar, neste ano, o Campeonato Gaúcho de Futsal. Mas, volto a dizer que com certeza o nosso presidente Luis Felipe está trabalhando forte.

• Esporte e Cultura INo fi nal de semana, tive o prazer

de participar junto com minha família e amigos de um período de muita cul-tura, na sede campestre do CTG Coxi-lha de Ronda, onde esteve reunida em um retiro a Invernada Artística Ronda Crioula.

• Esporte e Cultura IIAssim, devo dar os parabéns a to-

dos esses peões e prendas que lá esti-veram com muita dedicação, atenção,

empenho e profi ssionalismo. E aos peõs que não mediram esforços para dar uma infraestrutura, um grande abraço e verdadeiro obrigado ao pro-fessor Gilmar e o coordenador Arami e sua esposa Lurdes, pelo total domínio da Invernada Ronda Crioula.

• Craque do FuturoOs meus

craques do futuro desta semana são os integrantes da Invernada Ronda Criou-la do CTG Coxilha de Ronda. São cra-ques e só depende deles.

• Aonde anda?Aonde anda um dos melhores

centroavantes da região? Estou falan-do do meu amigo Gilberto (Careca). Hoje, ainda joga nos campeonatos amadores e tra-balha em um veí-culo de imprensa local.

A direção da Liga San-tiaguense de Bocha esteve reunida na última segunda feira com diretores de clu-bes que integram a entidade e defi niu as datas de 23 a 28 de março para a realização do Torneio Início, dando assim o pontapé inicial nas competições programadas para este ano. Na reunião de segunda os diretores da liga em conjunto com dire-tores de clubes, decidiram por unanimidade homena-gear o Ofi cial R/1 do Exér-

Bocha: LSB defi ne data parainício de suas competiçõesTorneio início será em homenagem a GibelinoMinussi e Eva Müller

cito e ex-diretor da Rádio Iguaçú, Gibelino Minussi, colocando seu nome no tro-féu da categoria masculino. No feminino a homenagea-da será Eva Müller.

O Torneio Início da LSB será disputado nas mo-dalidades simples, dupla e trio, no naipe masculino com os clubes distribuídos por sorteio em uma chave de três e outra de quatro equipes. A competição no naipe feminino será com duas duplas de cada clu-

be. O sorteio acontece no próximo dia 22. Já o Cam-peonato Municipal da ca-tegoria vai ter o seu início na primeira quinzena de abril. Integram a Liga San-tiaguense de Bocha, que é presidida por Antônio Fio-renza, o Clube 7 de Setem-bro, o Piscina Tênis Clube, a Associação da Prefeitura Municipal, o Círculo Ope-rário Santiaguense, o Clube São Vidente, os Inativos da BM e a Associação do Bair-ro Gaspar Dutra.

Direção da LSB e Diretores de Clubes

Média de gols da competição é altíssima

Resultados dos jogos das últimas ro-dadas

Dia 01/03:Força Jovem 9 X 5

Xavantes/Casa das Bate-rias

Gols Força : Tiago 03, Jose 02 ,Flavio , Er-verton , Edison, Paulo to-dos 1 gol

Gols Xavante : Josie 04 , Adriano 01

Farmácia Nova Es-perança 11 X 0 Ju-

Belizão /2010

Equipe do Bela União que aplicou 6 a 3 no Arsenal

ventusGols Nova Esperan-

ça : Rever 03, Mauro 02, Lucas 02, Adennon 02 , Jonas, Diossaner 1 gol

Hofenhen 01 X 11 Parceria

Gols Hofenhen : Leandro 01 gol

Gols Parceria : Moi-ses 04, Thiaguinho 03, Marcelo 03, Joselino, Alexandro 1 gol

Dia 02/ 03/ US Bolas 4 X 1

Corinthians/Bar do Pau-lista

Gols US Bolas : Die-go 3, Marcos 1. Corin-thians: Roberto 1 gol

Arsenal 3 X 6 Bela União

Gols Arsenal : Mar-celo Faccin , Marcelo Fle-ck , Leonardo todos com 1 gol

Bela uniao : Diego 03, Renan Machado , Jú-lio , Renan Garcia todo s com 01 gol.

O jogo entre Só Bruxos e Filadélphia foi adiado.

Page 47: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

3A Folha Esportiva, 05 de Março de 2010Coluna

Jorge

CostaEditor da Folha Esportiva

RepercussãoRecebi do nosso colunista Antô-

nio Augusto, que dentro de sua mo-déstia não gosta de ser chamado de doutor, embora o seja em direito, o seguinte email:

Considerações... “Aproveito para te dizer que li teu comentário acerca do Futsal em Santiago. Não sei se sabes, fui um dos fundadores da associação Santiago de futsal, fui diretor do clu-be ainda no seu início, cheguei até a jogar (para colaborar, faltava gente e dinheiro) nas séries bronze e prata, e tenho meus irmãos hoje envolvidos diretamente com o projeto ( o Felipe e o Otávio). Não preciso dizer da difi -culdade de se fazer essa atividade em Santiago. Falta dinheiro, apoio, von-tade, incentivo, participação. Sobram, como sempre, criticas, “corneta”, gen-te para dizer que está errado. Curioso é que os “cornetas” nunca participam, não aceitam, sempre estão muito ocu-pados com coisas mais urgentes ou importantes. Nunca têm tempo para ajudar, só para criticar. Como já dis-se alguém, nunca se erra quando nada se faz...talvez se os diretores tivessem remuneração, em vez de ter prejuí-zo, gastando do próprio bolso... Essa questão está envolvida em um contex-to maior. Concordo contigo, é preciso saber se Santiago quer o futsal. Assim como é preciso saber se a cidade quer o carnaval, o festival nativista, a Copa Santiago, a URI, a Ulbra, o Santiago Encena.Para onde vão todos esses eventos e instituições? é possível, em sã consciência, negar-lhes importân-cia e justifi cação econômica, social, cultural e educacional? Quantos mu-nicípios de 50.000 habitantes tem tais eventos e instituições? Santa Maria anseia por uma participação na Liga Principal de Futsal Gaúcha. Não sa-bem fazer, não conseguem. Mas per-

gunte no meio esportivo de lá e você vai ver a inveja (no bom sentido) que todos têm de nós. Então, como eu dizia, a questão do futsal é um dis-cussão que vem em boa hora dentro deu contexto maior: O QUE QUER O SANTIAGUENSE? Para responder a essa questão precisamos perguntar a ele, o Santiaguense. Mas, QUEM È, HOJE, O SANTIAGUENSE? A cidade mudou, a matriz econômica mudou, tudo mudou.Mudamos nós também? Nós sabemos que somos e o que que-remos enquanto população e municí-pio? Enquanto cidadãos? Quais são nossas prioridades? Cultura é, mes-mo, importante para nossa popula-ção? Ou será que somos meia dúzia tentando pensar por 50.000? Então, te sugiro uma grande pauta para esse ano, que vai dar trabalho, precisaria te virares não mais em cinco, mas sim em vinte: lançar o debate, ouvir pes-soas de todos os segmentos ao longo do ano sobre essas questões, ouvir as pessoas na rua, confrontar com in-formações do IBGE, ou seja, buscar determinar qual é hoje, se é que há uma, identidade santiaguense. Penso que não temos uma. Já fomos terra de bandidos, terra em que mais se consu-mia álcool no rio grande, tentou-se a Terra do Churrasco, do Gaúcho do Rio Grande do Sul. Hoje somos “Terra dos Poetas”. Nem todos são poetas. O que somos, então? O que queremos? Do que gostamos? Meu receio é ver uma cidade de excelente potencial, como é Santiago hoje, se perder nas curvas de um caminho não bem traçado, como Santa Maria, que pelo tamanho que têm, pelo potencial que têm, frustra a todos pela incapacidade de realizar tal potencial, perdida que sempre foi na ilusão da “Cidade Cultura”, fl or que nunca chegou a desabrochar. Penso que aí está uma grande oportunida-de para o nosso jornal. Isso nunca foi feito. Como dizia meu avô, para quem

não sabe que direção tomar, não existe vento a favor.”

Obrigado Augusto! Brevemente receberás meus primeiros ensaios so-bre o tema.

Celerado Estou começando a conhecer a

pessoa e o trabalho do presidente da Liga Santiaguense de Futebol, Luciano Vieira. A primeira impressão é a me-lhor possível. Gostei de vivenciar uma reprimenda que ele passou por telefo-ne a um cidadão que estava retirando o seu time da primeira competição da liga. “...isso aqui não é a casa da mãe Joana”. Disse o Luciano. E nesse as-pecto está certo o presidente, pois se o cidadão assume um compromisso dentro de um universo que envolve até dinheiro público, não é possível que queira dele se eximir, com um simples telefonema. Ademais, as referenciais que tenho ouvido sobre o trabalho da liga são as melhores possíveis, porém, preciso fazer uma ressalva e o faço em cima, exatamente de algo que o pró-

prio presidente afi rmou: “...não temos um órgão judicante, nós punimos pelo regulamento do campeonato e muitas vezes por minha decisão”. Já vi este fi lme em Cruz Alta. Lá, como aqui, era difícil tocar o futebol amador por cau-sa da indisciplina que reinava. Mas lá, como aqui, em outros tempos, a justi-ça prevaleceu sobre a indisciplina. O trabalho de uma Junta, formada por pessoas idôneas, conseguiu reverter o quadro. Os tempos passaram e em Santiago se desfez a junta e a justiça está sendo feita pelo próprio órgão promotor dos eventos. O caro presi-dente Luciano entende que a própria liga, através de regulamento e de de-cisões pessoais pode fazer justiça,mas ele está equivocado. É preciso que as leis esportivas, que aí estão, sejam re-ferência na hora de punir. Caso contrá-rio, como já aconteceu em Cruz Alta, pode vir um Juiz de Direito e julgá-lo como um “celerado”.

Obs: Não é preciso ser bacharel em direito para integrar uma comis-são disciplinar prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. “...qualquer cidadão, de reconhecida ido-neidade, pode atuar como auditor na justiça desportiva”.

PerseverandoEstampamos hoje aqui na co-

luna a foto do Batista e do Chico. Um jovem e um veterano que api-tam o Campeonato Belizão. Mais uma vez saúdo a perseverança do Chico.

Isso faz bem ao esporte ama-dor de Santiago.

Batista e Chico apitam o Belizão

Tramontina mostra com orgulho, o novo gramado do Neri Cardoso

Inauguraçãoem março

Page 48: A Folha Santiago, 05 de março de 2010

4 A Folha Esportiva, 05 de Março de 2010 Jaguari

Com apoio da Prefei-tura que disponibilizou o transporte, a equipe femi-nina Gurias do Futsal de Jaguari conquistou dia 28, em Santiago, o vice-campe-onato da 1ª Copa de Fute-bol Feminino, promovida pela Liga Santiaguense de

Equipe Feminina é vice-campeãFutebol, e que teve por lo-cal o complexo esportivo do União Futebol Clube.

A equipe jaguarien-se conquistou vaga para a final da competição, ao vencer nos pênaltis o time de Unistalda. As gurias do futsal acabaram perdendo o

título ao serem derrotadas pela forte equipe do Bola pro Futuro. – Não conquis-tamos o título, mas fizemos uma ótima apresentação na competição –, destaca Fa-biana Marin, uma das inte-grantes da equipe Gurias do Futsal.

O time jaguariense jogou na competição com Marciana, Priscila, Andres-sa e Fabiana, Michele, Letí-cia e Maiene, além das joga-doras Ângela e Valine, que compuseram a equipe ja-guariense comandada pelo treinador Jorge Martins e

tendo como auxiliar o ve-reador Tarciso Ferreira. O evento promovido pela Liga Santiaguense de Futebol teve patrocínio da Funda-ção Estadual de Esporte e Lazer, e contou com a parti-cipação de equipes de San-tiago, Jaguari e Unistalda.

Equipe Gurias do Futsal, vice-campeãs