a folha santiago, 18 de fevereiro de 2011

48
1 A FOLHA Cidades A FOLHA Cidades A FOLHA Cidades A FOLHA Cidades A FOLHA Cidades 18 de Fevereiro de 2011 18 de Fevereiro de 2011 | Edição 247 | Circulação Semanal | Valor: R$ 2,30

Upload: folha-santiago

Post on 07-Mar-2016

325 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

A Folha Santiago, 18 de Fevereiro de 2011

TRANSCRIPT

1A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011

18 de Fevereiro de 2011 | Edição 247 | Circulação Semanal | Valor: R$ 2,30

2 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011São Francisco de Assis

Prevenção de acidente nostrabalhos e altura

Vamos continuar o mesmo assunto da semana em nossomunicípio como anda as obras e construções no que tange asegurança existe a preocupação em relação com Sistema Preven-tiva Segurança para o Trabalhador, soubemos que acidentesocorrem porque o trabalhador se recusa a colocar o EPI e oempregador faz vista grossa a cobrar do trabalhador o uso desseEPI.

O que diz a lei - Segundo a lei, a culpa está fundamentada nateoria da previsibilidade. previsibilidade é a possibilidade de seprever um fato. diz-se haver previsibilidade quando o indivíduo, nascircunstâncias em que se encontrava, podia considerado comopossível a conseqüência de sua ação.

Assim sendo, ao trabalhador, só é devida a culpa quando oacidente for causado por erro profissional, o que determina a suaimperícia. Os erros de omissão e negligencia devem ser atribuídosaos que têm o poder da decisão. O descumprimento das medidasde engenharia trazem consigo danos consideráveis à produção daempresa. A lei 8213 - custeio e benefícios - à partir de sua aprovaçãoconsidera o descumprimento das normas de segurança comocontravenção penal.

O que diz a norma (lei 6514, portaria 3214) - Os profissionaisdo SESMT deverão aplicar todo conhecimento de engenharia, demodo a reduzir até eliminar os riscos existentes no local de trabalho,e determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos paraa eliminação do risco e este persistir, mesmo que reduzido, autilização de epi's.

Em virtude do que diz a Lei, devemos em primeiro lugar utilizartodo conhecimento para eliminar os risco de acidentes, fazendo usodos equipamentos de proteção coletiva (EPC), não sendo possível,lançamos mão do EPI.

Por isso não basta darmos somente o cinto de segurança parao funcionário, devemos assegurar que independente do uso do cintode segurança ele estará seguro, uma vez que é previsível que ofuncionário não use o cinto de segurança na execução do serviço.

Principais causas- Perda de equilíbrio do trabalhador à beira do espaço, sem

proteção.- Falta de proteção- Escorregão, passo em falso etc.- Falha de uma instalação ou de um dispositivo de proteção.- Método impróprio de trabalho- Quebra de suporte ou ruptura de cabo de aço)- Contato acidental com condutor ou massa sob tensão elétrica- Trabalhador não apto ao trabalho em altura- Problemas de Saúde

Algumas operações e as prevenções necessárias- Montagem de estruturas metálicas e da cobertura, trabalhos

no plano horizontal. EPC'S recomendados, rede de proteção, cabode aço guia, trava quedas retrátil, pranchas antiderrapantes.

- Montagem de estruturas metálicas e de fechamento lateral,trabalho no plano vertical. EPC'S recomendados, rede de proteção,cabo de aço guia, trava que das retrátil.

- Montagem de andaime e acesso em altura por andaime,EPC'S recomendados: trava-quedas retrátil.

- O perações de forma, armação, concretagem e dês forma delajes, EPC'S recomendados, rede de proteção, cabo guia, guardacorpo e plataforma provisória.

Na quinta-feira, 10, oprefeito em exercício Ade-mar Frescura e o secretá-rio de Administração e Pla-nejamento Paulo Giodareuniram autoridades e re-presentantes de entidadesde classe no salão nobreda Prefeitura, com o obje-tivo de tratar assuntos so-bre a segurança pública domunicípio, especialmente,sobre o programa nacionalde segurança com cidada-nia (Pronasci), sendo quedesde a implantação doGabinete de Gestão Inte-grada Municipal (GGI-M)está em ação com a finali-dade de tornar mais ágil eeficaz a comunicação en-tre órgãos de segurançade repressão qualificadada violência e da criminali-dade e de ações preventi-vas.

Ademar Frescura abriua reunião agradecendo apresença de todos e, ime-diatamente passou os tra-balhos da reunião ao se-cretário Paulo Gioda queinformou o objetivo doGGI-M, apresentou a se-

Novos rumos à Segurança Públicacretária executiva Manu-ela Stivanin, que será res-ponsável pelo gabinete eas propostas para aprova-ção do regimento internodo Pleno do GGI-M, solici-tando que cada órgão ouentidade informe os nomesdos titulares e suplentesque farão parte do referidoconselho, informando ain-da, que referente ao Pro-nasci foram recebidoscomputadores e um FiatUno para a Prefeitura, umacamioneta 4x4 e duas mo-tos para Brigada Militar euma camioneta 4x4 para aPolícia Civil, que já foramentregues.

AçõesNesta reunião foi trata-

do sobre a elaboração deum planejamento de açõesintegradas para serem im-plementadas. Quanto aformação do Pleno do GGI-M, será composto por re-presentantes do poder Exe-cutivo; poder Legislativo;representantes municipaisresponsáveis pela defesasocial e por ações preven-tivas; representantes da

área da segurança públi-ca: Polícia Civil, Polícia Mi-litar, SUSEPE; represen-tantes de entidades declasse; OAB, Ministérioda Justiça e secretárioexecutivo do GGI-M.Também participam comoconvidados, os represen-tantes da Magistratura, Mi-nistério Público e Defen-soria Pública.

Algumas alterações doregimento interno do gabi-nete de gestão integradaforam propostas pelo juizde direito, Dr. Luiz FilipeLemos de Almeida, e apro-vadas em reunião quantoaos critérios de votação,

cabendo a cada bloco re-presentativo, o número deum voto, exceto aos repre-sentantes da área da segu-rança pública, que caberáo voto por órgão represen-tado.

O delegado de políciacivil Dr. Alex Assmannsugeriu que seja elaboradopelo setor de projetos daPrefeitura, um projeto quevisa implantar um sistemade câmeras de segurançaem diversos pontos da ci-dade, sendo que o secretá-rio Paulo Gioda se com-prometeu em buscar a via-bilidade da referida pro-posta.

Autoridades reunidas no Salão Nobre

A administração muni-cipal através da Secretariade Educação e Cultura jáestá com todo planejamentodo ano pronto à espera dosalunos da rede pública deensino. Durante o períodode férias, os colegiados eas equipes de profissionais

Educação Municipal à espera dos alunosda educação se reuniram eelaboraram o plano de ação2011, que prevê todas asmetas e ações que serãodesenvolvidas mês a mês,cujo material será disponi-bilizado para todas as es-colas.

Serviços de reformas e

pinturas foram realizadosem diversas escolas, vi-sando melhorar a estrutu-ra física para receber osestudantes. Os professo-res já foram designadospara as escolas e o trans-porte escolar vistoriado.

No dia 21 de fevereiro,

acontece no Centro deCultura e Eventos FranklinB. de Carvalho, a recepçãoaos professores, com pa-lestra motivacional com oprofessor Daltro LemmerMonteiro e no dia 28, asescolas acolhem os alunospara início do ano letivo.

Há apenas um mês no ar, o novo site da Prefeitura já registra um número expressivo de acessos.O novo layout, a disponibilização de novos serviços e informações, as notícias atualizadas e imagensdo município têm contribuído para que usuários de diversos locais do Brasil acessem a página.

Conforme informações da assessoria de comunicação, muitos assisenses que residem fora, ligamou enviam mensagem parabenizando pelo novo site, cujo endereço na web éwww.saofranciscodeassis.rs.gov.br.

Aumentam os acessos ao novo site da Prefeitura

3A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011 São Francisco de Assis

A Secretaria de Educa-ção e Cultura juntamentecom as nutricionistas res-ponsáveis pela alimentaçãoescolar de 1.676 alunos,Eneida Bem Gindri e Lizia-ne da Silva de Vargas, di-vulgaram algumas mudan-ças realizadas na merendaEscolar, tendo como parâ-metro o ano de 2010 e osplanos para 2011. Desta-ca-se que durante o ano de2010, em alguns períodosdo ano observou-se umnúmero maior de alunos emalgumas turmas, gerandouma oferta maior de refei-ções.

As nutricionistas expli-cam que o município com-prometeu-se em atendertodos os alunos da redemunicipal de ensino comum padrão de refeiçõesequilibradas em nutrientese adequadas para cada fai-xa etária. Assim, o Serviçode Alimentação Escolartem se empenhado parafornecer merenda nutritivae de qualidade.

NovidadesDesta maneira, algumas

mudanças já foram realiza-das, como por exemplo ainclusão de novas receitasno cardápio da educaçãoinfantil como Milk Shake,pizza de legumes, gelatinacom frutas, cachorro quen-te diferente, pão arco-íris(massa do pão com beter-raba, cenoura e couve), ar-roz colorido, almôndegas as-sadas (excluindo frituras),purê de legumes e a inclu-são do mamão, aveia emflocos, orégano, alho e doarroz parboilizado na ali-mentação dos alunos daeducação infantil.

O arroz é um dos cons-tituintes básicos da alimen-tação, além de ser uma im-portante fonte de energiana forma de carboidratos ede possuir vitaminas docomplexo B e sais minerais(ferro e cálcio).

Porém o arroz brancopolido perde nutrientes im-portantes no processo derefinamento industrial, en-quanto que o parboilizadorende mais e é naturalmen-te mais nutritivo, devido aoseu processo que retém asvitaminas no interior do seugrão. Pensando na qualida-de nutricional da alimenta-ção oferecida aos alunos, oarroz branco polido usadona alimentação escolar in-fantil foi substituído pelo ar-roz parboilizado. Essa subs-tituição além de garantir um

Qualidade na merenda escolararroz mais nutritivo às cri-anças das creches e pré-escola, gerou uma econo-mia de 2,41 reais por dianesta preparação, corres-pondendo a um custo de28% menor.

Vantagens com a tro-ca do arroz

Considerando que o ar-roz parboilizado apresentavantagens significativas emrelação ao arroz branco(mais nutritivo, maior ren-dimento, facilidade de cozi-nhar grandes quantidades),em 2011 será realizado umteste de aceitabilidade nasescolas de ensino funda-mental para incluir o arrozparboilizado na alimentaçãodo restante dos alunos darede municipal de ensino.

Vantagens atribuídas aoarroz parboilizado são: Alémde tornar-se mais rico emvitaminas, fibras, carboidra-to e sais minerais; não re-quer óleo no cozimento;naturalmente mais saudá-vel; alto grau de higiene noprocesso de industrializa-ção.

AceitaçãoAs nutricionistas plane-

jam incluir a proteína textu-rizada de soja (PTS) naalimentação escolar. Du-rante o mês de março, seráaplicado o teste de aceita-bilidade em algumas esco-las municipais para saberse o alimento novo ofereci-do será bem aceito ou nãopelos escolares.

Se houver boa aceita-ção da carne moída mistu-rada à PTS, também influ-enciará economicamente,reduzindo cerca de R$ 4,99/dia na alimentação da edu-cação infantil.

O valor nutricionalVale lembrar que a pro-

teína texturizada de sojapossui um excelente valornutricional como a isofla-vona que é um alimentofuncional, ou seja, que exer-ce várias funções no orga-nismo, como prevenir o en-velhecimento precoce e orisco de doenças crônicas.Além de ser um alimentorico em proteínas essenci-ais de alto valor biológico eque não contém colesterol.

No cardápio da alimen-tação escolar que será su-gerido às escolas e CentrosMunicipais de EducaçãoInfantil, a proteína texturi-zada de soja será utilizadano preparo de molho paramacarronada, almôndegas,purês e polentas e, ainda,no preparo de refogados

substituindo ou adicionadaà carne moída.

Merenda especialOutro aspecto a ser des-

tacado pela nutricionistaLiziane Vargas é que nesteano os alunos com diabe-tes, intolerância à lactose ealergia ao leite de vaca te-rão merenda adequada emSão Francisco de Assis. Noinício do ano letivo, seráentregue às escolas muni-cipais uma ficha onde serárealizado o cadasto dos alu-nos portadores de necessi-dades alimentares especi-ais da rede municipal deensino.

Com a adoção de ali-mentação adequada aosalunos portadores de into-lerância à lactose das esco-las do município, os proble-mas de saúde originados doingrediente característicodo leite e seus derivadosserão evitados, e as crian-ças portadoras de diabetesterão agora o cuidado todoespecial que necessitamcom a alimentação, tantoem casa quanto na escola.

Será realizada, em 2011,uma pesquisa visando ava-liar o perfil nutricional dosalunos frequentadores dasescolas municipais. A pes-quisa contará com a parti-cipação dos professores deeducação física para a ava-liação antropométrica dosalunos.

O foco da pesquisa éavaliar o perfil dos alunos(idade, sexo, ingestão ali-mentar, interesse pela ali-mentação da escola, uso demedicamentos, doençasassociadas) e a aceitabili-dade de algumas prepara-ções oferecidas na escola.

Com base nesta avalia-ção os alunos classificadoscom risco nutricional serãoconvidados a participaremde um projeto de educaçãonutricional e psicológica,organizados pela nutricio-nista Liziane Vargas e pelopsicólogo Everton Gerhard.

O Carnaval de SãoFrancisco de Assis nesteano ganhou um reforço naorganização. Além da Pre-feitura que promove oevento através da secreta-ria de Educação e Culturacom apoio das secretariasde Turismo e Desporto ede Obras, neste ano a LigaIndependente das Escolasde Samba e Blocos (LIES-FA) está participando ati-vamente da organizaçãodo evento.

Prefeito Ernani vai repassarrecursos a Escolas de Samba

O prefeito Ernani auto-rizou a disponibilização derecursos para as Escolasde Samba para que pos-sam investir em alegorias,instrumentos e fantasias,sendo que neste ano, parti-ciparão na avenida, a Ga-viões Assisenses, a Uni-dos do Pé Preto e a estre-ante Asas da Liberdade.Para os blocos carnava-lescos, estão sendo garan-tidos repasses desde queinscrevam no mínimo 50

componentes.As quatro noites de fo-

lia acontecem nos dias 5, 6,7 e 8 de março em frente àPraça Independência, pro-movido pela Prefeituracom animação da BandaPanamérica e na Praia doJacaquá nos dias 5 e 6,promovido pelos bares dobalneário.

Informações com aComissão Organizadorado Carnaval 2011, pelotelefone 3252-2747.

O Rei Momo, a rainhaadulta, a rainha infantil e arainha da Melhor Idadedo Carnaval de São Fran-cisco de Assis serão co-nhecidos neste sábado, 19,numa super festa no Gi-násio Municipal de Espor-tes. A LIESFA promoveo Pré-Carnaval com es-colha da Corte Municipal,a partir das 23h e logoapós, segue o baile anima-do pelo grupo Battidão,cujo repertório agradoupúblico, recentemente, naPraia do Jacaquá.

Neste sábado tem Pré-carnaval

Os ingressos antecipa-dos estão à disposição detodos com os membros das

Escolas de Samba, Blo-cos Carnavalescos e LI-ESFA.

Neste ano, a escolha éno Ginasião

4 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011

VENDE-SE: uma casa na Rua DonJoão Becker Nº 1439 a 2 quadras daPraça Central, tratar no local ou pelosfones: 9194-1867 ou 3258-1643 falarcom o Armindo.

Agenda

Recuperação de estradas e bueirosA Secretaria de Obras e Ha-

bitação e Serviços Urbanos deNova Esperança do Sul, dentroda realização do projeto de recu-peração das estradas interiora-nas do município vem desenvol-vendo as obras de melhorias narecuperação de bueiros, execu-tando patrolamento e cascalha-mento, recuperando os trechosque ligam a sede com as locali-

A Administração Municipal via Secretaria deIndústria e Comércio, Turismo e Trabalho, nodesenvolvimento do projeto de qualificação damão-de-obra do ramo coureiro-calçadista con-cluiu a realização do curso de Manutenção emMáquinas de Costura em Calçados, que desen-volveu no período de dezembro de 2010 a feverei-ro de 2011 no Berçário de Empresas, culminandocom a entrega de certificados na sala da Câmarade Vereadores, formando assim a 1ª turma de 11mecânicos para o mercado de trabalho da cidade.

Conclusão do curso de Manutenção

dades das linhas Planalto, SãoJoão, São Luiz, Corredor Dis-conzi até Rincão dos Cadó eRincão dos Lopez.

A presente etapa da recupe-ração dessas estradas vicinaisdeve-se em face de mais umaparte do projeto aprovado pelaDefesa Civil, informou o secre-tário de Obras e vice-prefeito,José Jucelino Franco.

O Piquete de Laçadores Estância dos Coqueiros tem ahonra de convidá-los para seu Rodeio de Trios a realizar-senos próximos dias 19 e 20, na sua sede campeira União eAmizade em Nova Esperança do Sul, com mais de R$8.000,00 em premiação. Inscrições:

- Laço Trio, dia 19 de fevereiro, valor R$ 150,00 antesdas 11h e após R$ 180,00. Dia 20 de fevereiro antes das7h, valor R$ 210,00.

- Taça Cidade, duplas R$ 40,00.- Raspadinha de Sábado, duplas R$ 30,00- Gineteada, R$ 10,00 (máximo 10 inscritos).

INFORMAÇÕES: Patrão Leandro Deponti –(55) 9174 8575, Capatazes Ademir Manzoni –(55) 9102 5265, Fernando Deponti – (55) 91430611.

Mais 8 mil reais em prêmios

5A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011 Nova Esperança do Sul

O servidor da CorsanPaulo Giovani Angonesefoi surpreendido pela apa-rição de um “inseto ser-rador” de tamanho des-proporcional, conforme afoto ao lado, com as se-guintes medidas: Ante-nas, aproximadamente 20cm; 1º par de patas, 30cm; corpo, 10 cm.

Para o servidor da

Serrador Gigante

Corsan, era normal en-contrar insetos desta es-pécie com tamanhos sur-preendentes, mas esse sesuperou.

Paulo Giovani reme-teu o inseto, vivo, para aURI Campus Santiagoaos cuidados do aluno depesquisas extraclasse daURI Alan Anesi Possapara análises. Nova Es-

perança do Sul vem sedestacando em fenôme-nos naturais, como a mai-or moranga que está lo-calizada no Sindicato Ru-ral, o maior repolho quefoi localizado na proprie-dade do Sr. Olinto Pe-ransoni e a maior abóbo-ra que está na proprieda-de do Sr. Zeferino Loca-teli.

Após a festa de esco-lha das Rainhas do municí-pio para o Carnaval 2011,Nova Esperança do Sulvive clima de festa para aescolha do Rei Momo, aqual será feita através devotação popular.

Qualquer pessoa pode-rá votar desde que tenha16 anos e apresente títulode eleitor ou carteira deidentidade. Até 02/03 es-

Votação popular vai indicar o Rei Momotará à disposição da po-pulação, no Centro Ad-ministrativo, uma urnapara que os munícipespossam fazer sua esco-lha dentre os três candi-datos concorrentes.

Com a escolha doRei Momo, estará com-pleta a Corte Municipalpara as festividades car-navalescas do ano de2011.

As obras do calçamen-to na Rua Euclides da Cu-nha encontram-se em faseadiantada, apesar das chu-vas das últimas semanas.Ao todo, serão construídos200 metros lineares, numaextensão que vai do térmi-no do antigo calçamentoda Euclides da Cunha atéas proximidades do Está-dio Municipal Mário Sca-lon. Além do calçamento,também está sendo cons-truído o passeio público per-sonalizado com lajotas sex-tavadas.

A construção do calça-mento está sendo feita comverba oriunda de emendaparlamentar. Segundo os

Calçamento em fase adiantada

moradores da região, aconstrução desse calça-mento é uma antiga reivin-dicação do povo da VilaNova, pois os trabalhado-res sempre tiveram gran-de dificuldade no desloca-mento até seus locais detrabalho. Para o vice-pre-

feito José Jucelino Franco,o objetivo da Administra-ção Municipal é a conclu-são dos principais pontosde acesso à classe traba-lhadora, uma vez que osmunícipes pagam seus im-postos e merecem ter seusanseios atendidos”.

6 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011Capão do Cipó

Vereador Rodolfo BrumFala Renato tu é meu herói, fala Érico não dá para se envergonhar tão rápido o

senhor e advogado, fui falar com o secretário o porquê das ambulâncias estarem paradasem frente à Prefeitura simplesmente por partes democráticas a qual o Renato e o prefeitonão tem culpa,veio uma ambulância uma firma ganhou a licitação, só que o carro nãoatende, não veio como era para vim, qual é o procedimento que o prefeito deveria tertomado não aceitar o carro por força do contrato, precisa dar um prazo - decorre todoeste prazo não dá para receber uma depois a outra não dá, ou você acha que o prefeito,o Renato que tá aqui acha que iria deixar as ambulâncias como laranjas lá na frente,é bom esclarecer, ouvir, falar na semana passada de uma paciente que tinha pago 25reais, fui ver e realmente têm exames que não estão no pacote do SUS, mas certamenteesta pessoa vai ser ressarcida e dê-lhe pau no Renato. Vamos ter que malhar o carafeito Judas, remédio vencido é tão sério esta história de remédio vencido; se vocêsquiserem na próxima sessão posso avançar um pouco mais sobre os remédiosvencidos, ou vocês acham que é interesse do secretário dar remédio vencido paraalguém.. ai pelo amor de Deus.

Vereador Sergio SeibertA parte ruim da estrada do Carovi estão arrumando, colo-

cando carga de terra por cima, a estrada tá ficando boa como faleipara o Antonio que a equipe vai está no Entre Rios, diz hoje aquitranco a pauta, eu não vou trancar nem um projeto aqui, não foireunida a comissão diz Érico, Diego Nascimeto e Rodolfo Brumque se reúnem para nos liberar os próximos projetos; dei oespaço para Dona Joanita, veio aqui e explanou muito bem, dasambulâncias o Elso Englaithner disse que não iria receber asambulâncias, porque não atendia os requisitos, a maca tem ummetro e cinquenta diz, eu não sei se eu entro na ambulância, seé para uma pessoa morrer de calor dentro duns cacos destes quemande embora, que caco aqui não queremos, aqui desejo umfeliz aniversário ao seu Serafim pelo seus 73 anos.

Vereador Erico RozadoSaúda o público presente, homenageia o Piero e a Elizandra, diz hoje vou iniciar com

agradecimento ao público, que esteve presente no grande evento da rádio cipoense FM.Acrescenta: fui citação 4 anos e aprendi muito com os colegas, Alacir que era um ferrenhoopositor não gostava, quando era comprado um veículo e era colocado em frente àPrefeitura, eu nunca tinha questionado isso, mas agora chegou o momento. Faz mais deseis meses que temos uma novela com as ambulâncias do município. Dá tristeza em saberque uma pessoa ali dos Palharine precisou da ambulância e não tínhamos um carrofechado para levar ela, sendo que tinha duas ambulâncias novas na frente da Prefeitura.Eu gostaria encarecidamente que o executivo colocasse as ambulâncias com urgênciaa roda é precária, a situação daquelas ambulâncias, os nossos motoristas primeiro fazemuma oração para ver se chegam a destino com aqueles carros, isso nos envergonha enos entristece, parabeniza o time da associação o qual sou atleta pela conquista do 1º lugardo campeonato municipal, muito batalhamos para isso.

Vereador Antonio JardimVejo tantas críticas não dá para deixar passar em branco

sobre remédios vencidos não existe e não existiu no passado, nasua gestão vereadora Regina teve remédio vencido, mais corretoa senhora lembrar, vereadora, quando a senhora conseguiu umexame para uma criança e depois foi cobrar voto; eu tenho comoprovar, isso a senhora não diz aqui é tudo correto. Lá na AliceCardinal quando voltávamos de um seminário tinha três carrosda administração lá na festa, isso é correto? Não. Sempre cobramda administração Froner. Até parece que nunca erraram, fisca-lizar vamos fiscalizar com ética - em dois anos compramos doisônibus, vocês compraram um em oito anos, limpeza da capelamortuária vamos respeitar, a primeira dama era remoderadapor isso fazia a limpeza da capela, não fazia mais que a obrigação,não venham só criticar, tem muitas coisas boas.

Vereador Diego NascimentoColega Regina procurei o prefeito aonde ele me colo-

cou que ali o responsável é o DAER, a Prefeitura já fez oque tinha que fazer, já foi o ofício para o DAER, a senhorasempre joga a culpa na administração, no seu governoteve coisas erradas sim, venho a esta tribunas falar parao senhor colega Jairo, o senhor me chamou de louco, osenhor tenha respeito comigo, o senhor é da comissão deética tenha mais respeito eu jamais chamei um colega delouco...

Vereadores Cipoenses em AçãoEstão em fase de conclusão as obras de

recuperação das vias municipais. Já foramrecuperados mais de 100 km de estradas,onde foi colocado cascalho e rolado dandoperfeitas condições de trafegabilidade emquaisquer condições de tempo. Localidadesque em dias de chuva tinham extrema difi-culdade de deslocamento. Hoje, graças aoempenho da administração municipal pos-suem facilidade de deslocamento. O recur-so disponível foi de 804 mil reais, mas vistoa boa aplicação e o acompanhamento diáriofeito pelo prefeito Froner e o secretário deObras, Henrique, está sendo feito muitomais que o planejado pelo projeto inicial,gastando-se menos que o previsto.

Mais obras sem aumento de despesaVisão parcial de

estrada recuperada

Tomaram posse na direçãoda Escola Municipal Julio Biasi adiretora Ana Paula Pereira Salese sua vice Vera Lucia Lima Cha-ves. O ato foi realizado dia 15 nogabinete do prefeito, estavam pre-sentes além das empossadas, aex-diretora Cecília Assunção Vi-elmo e sua vice Maria LuizaTurquette, prefeito Osvaldo Fro-ner, secretária de Educação San-dra Palharini e o vereador Anto-nio Jardim.

Foi enfatizado pelo prefeito seudesejo de transformar a escola emmodelo de ensino, colocando-setotalmente à disposição da direçãopara elaboração e implantação de

Escola Julio Biasi com nova direção

novos projetos, que visem esseobjetivo. – Temos que fazer nos-sos filhos e professores terem or-

gulho e prazer em serem partesintegrantes dessa escola –, disse oprefeito Osvaldo.

Froner e personalidades marcantes na educação dos cipoenses

A Prefeitura adquiriu duas novas ambulânci-as, porém agora o destaque foi a preocupaçãocom o conforto e o bem-estar dos passageiros,visto que os novos veículos são providos demacas maiores e ar condicionado, para os trans-portados e não somente para os motoristas, comose apresentava nos veículos substituídos. A ver-ba para essa aquisição foi oriunda do governoestadual através da Consulta Popular. Os veícu-los adquiridos foram duas montanas com uminvestimento total de R$ 99.000,00.

Duas novas ambulânciasPrefeito Osvaldo Froner e Renato

Bender, secretário de Saúde

A Secretaria Municipal deAssistência Social está em ple-na atividade em Gestão Bási-ca. O planejamento para 2011inicia em consonância comos Conselhos Municipais emparceria com Emater–Ascar-RS.

A prioridade é trabalharurgentemente projetos comcrianças e adolescentes, as-sim sendo, está sendo envia-do à Promotoria projeto dacriação de uma Casa de Pas-sagem, que terá como objeti-vo proporcionar abrigo pro-visório a crianças e adoles-centes, encaminhados peloConselho Tutelar e Juizadoda Infância e da Juventude,

Secretária implanta novametodologia de trabalho

até que seja definida suasituação jurídica pelas enti-dades e dos órgãos envolvi-dos no encaminhamento.

É hojeNa questão habitacional,

a Secretaria de AssistênciaSocial convida todos os ca-dastrados e interessados noProjeto Habitacional a com-parecerem na reunião destasexta-feira, 18, às 9h30minna Câmara de Vereadores,onde contarão com a pre-sença do gerente geral daAgência da Caixa Federalde Santiago, Ildo RogérioSagrilo, que apresentará aspropostas de Programa Ha-

bitacional Rural e Urbanojuntamente com a equipe defuncionários da Prefeituralocal, composta por CristianLencini, gestor de convêni-os, o arquiteto Júnior Brum,a assistente social ZaidaDornelles e o tecnólogo daConstrução Civil, ÁlvaroChagas.

A secretária Joanita Ma-chado informa que a Secre-taria disponibilizará de es-paço físico e recursos huma-nos capazes de administrar,orientar e informar os possí-veis beneficiados, desde astratativas de proposta de in-serção no Programa Habita-cional até o final do Projeto.

7A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011 Geral

O Município de Santiago torna público que realizará as seguintes licitações, na Salade Licitações, no prédio sede da Prefeitura Municipal de Santiago, cujos editais emaiores informações poderão ser obtidas no Setor de Compras desta Prefeitura, nossites www.pmsantiago.com.br e www.cidadecompras.com.br, ou pelo Telefax(55) 3251-9312.

Pregão Presencial nº 013/2011 – Proc. Adm: 0837/2011Objeto: Contratação de empresa ou condutor para prestação de serviços de

transporte de funcionários até a UTCAR;Abertura: 11.03.2011Horário: às 9hPregão Presencial nº 014/2011 – Proc. Adm: 0855/2011Objeto: Fornecimento de mobiliário, aparelhos e utensílios para a Secretaria de

Saúde;Abertura: 14.03.2011Horário: às 9hPregão Presencial nº 015/2011 – Proc. Adm: 0924/2011Objeto: Contratação de jornal diário de circulação estadual para publicação de

avisos oficiais;Abertura: 14.03.2011Horário: às 15hPregão Eletrônico nº 004/2011 – Proc. Adm: 0865/2011Objeto: Fornecimento de material médico-hospitalar e utensílios diversos para a

Secretaria de Saúde;Abertura: 15.03.2011Horário: às 9h

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTIAGO, 17 DE FEVEREIRO DE 2011.

ANTONIO CARLOS CARDOSO GOMESVice-Prefeito Municipal em exercício no cargo de Prefeito Municipal

EDITAL DE RETIFICAÇÃO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 02/2011RETIFICA O EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL 06/2011

OBJETO: Altera a redação dos itens 0002 e 0056 da cláusula 1. DO OBJETO do Editalde Pregão Presencial nº 006/2011. O texto integral do Edital de Retificação e maioresinformações poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Gestão ou no sitewww.pmsantiago.com.br ou pelo fone/fax (55) 3251-9312.

OBS:- Em virtude da alteração supra-relacionada, a data de abertura das propostas fica

adiada para o dia 15.03.2011, às 15 horas no mesmo local.- Os demais itens, subitens e cláusulas do presente Edital permanecem inaltera-

dos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTIAGO, 17 DE FEVEREIRO DE 2011.

ANTONIO CARLOS CARDOSO GOMESVice-Prefeito Municipal em exercício no cargo de Prefeito Municipal

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPrefeitura Municipal de Manoel Viana

“Administrando para o Povo”

AVISO DE LICITAÇÃO

Encontra-se aberto no Município de Manoel Viana o Pregão Eletrônico 002/2011(Aquisição de Medicamentos para a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social).Abertura: 04/03/2011 às 09 horas. O edital em inteiro teor estará à disposição dosinteressados de 2ª a 6ª feira, das 07h às 13h, na Prefeitura Municipal, à Rua Walter Jobim,171, Centro, Cep 97.640-000 e no site www.manoelviana.rs.gov.br ewww.cidadecompras.com.br . Maiores informações através do Fone: (55) 3256-2417 oue-mail: [email protected] .

Manoel Viana – RS, 16 de Fevereiro de 2011.

IONE OLARTE CAMINHAPrefeita Municipal

8 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011Publicitário

9A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011 Publicitário

10 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011Classificados

CRECI/RS 10.745

Responsável Téc.:Jorge Umberto Vieiro

11A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011

Curtas e rapidinhasResultado prévio do

concurso público paraMotorista da Prefeiturade Mata. 1ºLugar - ir-mão do responsável pelaSecretaria de Obras, 2ºLugar - Braço Direito doprefeito Sérgio. 3º Lu-gar - Atual Secretário deObras. Resultado ofici-al na próxima edição.

É necessário colo-cação de lombadas ele-trônicas no Centro deMata, conforme o ex-prefeito Welton falouem sua administraçãoque antes de sair colo-caria, aguardamos queo atual faça, pois é ne-cessário com urgênciacomo faixas de segu-rança e colocações deplacas indicativas, con-serto de vários locaisde calçadas. E na RuaDuque de Caxias queveículos trafegam emalta velocidade, des-respeitando crianças emoradores, motoris-

Curtas e rapidinhastas pensam que é pista decorrida - moradores jácansaram de pedir.

Observamos que a Bri-gada Militar está trabalhan-do constantemente paradar segurança aos maten-ses, moradores ficam jámais tranquilos, viemos ànoite toda pensando e tra-zendo a tranquilidade tantoaos moradores como aocomércio de Mata.

Com as constantes re-clamações e grande quan-tidade de leitores e assi-nantes do jornal de gran-de circulação pela cidadede Mata e cidades vizi-nhas não poderíamos dei-xar de mostrar algumasfotos das ruas de Mata ecomo se encontra, há re-clamação e muito grandee apelam para este vei-culo de comunicação, quetem o dever de mostrar averdade doa a quem doer,quem não gosta que façao conserto - funcionáriose verbas tem, basta fa-zer, quem manda é o ci-

Mangas Beiras Cardoso

dadão que paga seusimpostos, mas nãotem nada em troca.

Não queremos dene-grir a imagem de Mata,sim mostrar as coisasque podem ser feitas pelapopulação, que necessi-ta de melhorias. Mas,lembramos que em vá-rias edições tambémmostramos o lado bom,a verdadeira notícia e,assim, lado ruim e cons-trutivo para que veja ascoisas que não enxer-gam e farão conserto.

Há necessidade ur-gente de lixeiras emMata, porque temmeia dúzia e o lixo élargado em frente dasua casa. Há pouca li-xeiras, e ainda os ca-chorros soltos espar-ramam pelas ruas,deixando um cartãopostal, além da faltade educação de jogarpapéis ou lixos pelasruas.

Mata

Capão do Cipó

O Carnaval já estaem fase preparatóriae foram definidas asbandas, Rainha e ReiMomo para fazer afolia. O Rei Momo Ita-mar, a Rainha AnaPaula Melo, ambos dobloco Embalo do Tra-go, as bandas serãoPanamérica e BandaExemplo repetindo osucesso do ano pas-sado a folia acontece-rá de 4 a 8 de marçono Ginásio de Espor-tes.

Definidos o Rei Momo e a Rainha

Carnaval cipoense costuma ser agitado

A igreja Evangélica Assembléia de Deus através do pastor Carlos Caloneconvida as pessoas de toda região, para participarem dos cultos nas quartas-feiras às 20h, sábado às 20h e no domingo também às 20h. Venha receber asmais ricas bênçãos de Deus em sua vida.

Igreja Evangélica convida

O time da AssociaçãoFutebol Clube foi o gran-de campeão do 7º Campe-onato de Futebol de Cam-po de Capão do Cipó, ven-

Associação Futebol Clubefoi campeão do Campeonato

ceu o forte time do Juven-tude do Carovi com umplacar de 1 a 0, fazendocom isso campeão a As-sociação pela primeira

vez. O jogo foi transmitidopela radio cipoense FMcom a equipe de esporteRoberto Cardozo e An-celmo Cardozo.

A Prefeitura via Secre-taria de Educação e Cultu-ra está com tudo pronto àespera dos alunos da redepública de ensino para oinício de mais um ano leti-vo. Nesta terça-feira, 15, oengenheiro mecânico EliJoão Venturini, após terparticipado de uma reu-nião com a secretária emexercício Mariza Bolzan eos membros da comissãodo transporte Escolar Mil-ton Fernandes Pereira eRodrigo Ayres, realizou avistoria dos veículos quefarão o transporte escolardurante o ano de 2011. Aotodo, foram vistoriados 34ônibus e microônibus, sen-do 25 terceirizados e nove

São Francisco de Assis

Transporte Escolar é vistoriadoe está pronto para o ano letivo

O CIE-E aplicará as provas do processo seletivo para novos estagiáriosneste sábado, 19, na Escola Municipal Assis Brasil M. Bittencourt, a partir das13h30min. A recomendação é que os 147 inscritos estejam no local, comantecedência de trinta minutos. Conforme informações da Secretaria deDesenvolvimento Social, os inscritos são estudantes do ensino médio,técnico e superior de diversas áreas.

Seleção de estagiáriosocorre neste sábado

do município.Os itens básicos confe-

ridos foram documentaçãodo veículo e do motorista,cursos de transporte cole-tivo, seguro pago, licencia-mento, CRVA, condiçõesgerais do veículo (faróis,cinto de segurança, siste-

ma de frenagem), tacógra-fo, espaçamentos permiti-dos para abertura de vi-dros.

Após a conferência,constatou-se que estãoaptos para realizar o traba-lho a partir do início dasaulas.

Reunião aconteceuna Smec

12 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011Capão do Cipó

Com o objetivo de for-talecer e desenvolver ocomércio do município,através de incentivo aosconsumidores para ad-quirirem mercadorias eserviços em Capão doCipó, criado através daLei 466/2010, o municí-pio lança o programaatravés do Decreto nº11/2011, Ação Premia-da.

O Programa visa pre-miar os consumidores,através da troca de no-tas fiscais por cartelas.

Premiação aos con-sumidores:

Município lança Programa“Ação Premiada”

1º lugar: RefrigeradorDuplex 242 litros;2° lugar: Televisor 29 po-legadas, tela plana;3º lugar: Vídeo GamePlaystation, 2 controlese memory card;4º lugar: Microondas 31litros;5º lugar: Aparador deGrama elétrico 700w..

Premiação às Esco-las:Notebook com monitor14 LCD;Premiação para melhorfrase da Campanha Pre-miada:

Violão acústico, tipo cor-da nylon;

Premiação para amelhor redação dacampanha premiada:

Bicicleta 18 marchasAro 26.

A partir do dia 23 demarço já poderão ser tro-cadas por cartelas juntoà Prefeitura, as notas fis-cais emitidas a partir dodia 1º de janeiro de 2011,para concorrer ao sor-teio do Programa queserá dia 22/12/2011, às10h.

Acontece domingo, 20, no Balneário Passo do Umbu em São Vicente doSul os Jogos de Verão nas seguintes categorias: Futebol Sete, Vôlei 4 X 4 eVôlei dupla (categorias livres). Inscrições na Secretaria de Turismo de SãoVicente do Sul, fone 55 3257.2896.

Premiação: troféu para os três primeiros lugares de cada categoria e maispremiação em dinheiro. Realização Secretaria Municipal de Turismo.

Prefeitura realiza torneio

São Vicente do SulEXTRATO DE CONTRATO N º01/2011A Câmara Municipal de Mata, RS, torna pública a realização de contrato com a

empresa Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos - IGAM pelo prazo dedoze meses, crédito orçamentário 031.00001.2.001.3.3.90.39.00.0000 – Manuten-ção das Atividades da Câmara – 3.3.90.39.01.0000, Assinatura de periódicos eanuidades, com a finalidade de fornecimento de Informativos técnicos especializadosnas áreas do Direito Administrativo, Contabilidade e Gestão aplicada ao setor público.

Mata, 10 de fevereiro de 2011.

Raul Renato WarthPresidente da Câmara

Como já de costume, assessões da Cãmara do dia 15foi agitada com várias coloca-ções entre vereadores. O ve-reador Erico Rozado debateusobre as ambulâncias queestão paradas em frente a Pre-feitura , faz mais de 6 meses danovela das ambulâncias , osmotoristas fazem uma oraçãoprimeiro para ver se chegamno destino, já o vereador Iba-nes Garcia deu explicaçõessobre a viagem diz não o fiz porquestão financeira, eu tinhaum exame do coração no dia8, no dia da sessão por estemotivo somente. Jairo Charaodisse: fiquei triste quando pro-meteram casas e não saiucapela funerária, é um absur-do a imundice, a sujeira dacapela e não limparam a ca-pela, antes a 1ª dama mesmolimpava, abriram uma rua aqui

Poucas e boas de Capão do Cipóno centro foi estampado nojornal, o prefeito e alguns dalocalidade vão ali, hoje, vercomo está aquilo lá. JaquesFreitas desabafa se existetransporte para tudo que coi-sa e para a rádio não deramdecerto o prefeito não quer arádio, simplesmente tem al-guém tentando travar, mas obaile foi um sucesso. RodolfoBrum defendendo a Secreta-ria da Saúde diz ninguém vaigastar um tostão com exa-mes, remédios vencidos, pos-so avançar a semana que vemneste assunto. Sergio Saiftherdeu um puxão de orelhas nascomissões - diz por falta de sereunir as comissões, já pas-sou 15 dias, não se reunirãocomo bom defensor do povoas ambulâncias, se é para teruns cacos desses, sem ar emaca pequena que devolva

estes cacos, Jardim nervosocom tantas críticas acusou aex-secretaria da Saúde, a atu-al vereadora deixou vencer osremédios, acusa ainda a vere-adora de ter conseguido umacirugia para uma criança láem Entre Rios e foi cobrar votodepois - tenho prova disso. Falaainda da primeira dama pas-sada que era remoderadapara fazer a limpeza da capelamortuária, não fazia mais quejusto fazer a limpeza. DiegoNascimento magoado com ocolega Jairo tascou: “que fi-quei maguado, quando o se-nhor me chamo de loco”, jáRegina fala que vou te proces-sar Jardim, pena que não pos-so te processar por danos mo-rais, a administração tá ruim,tá sim isso é o povo quem fala:Capão do Cipó está andandopara trás.

13A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011 Jaguari

Jornal de Santiago, ano II, edição nº 34, IolandaRibeiro, titular da 26ª Delegacia de Ensino. Esta era anoticia que o semanário trazia em destaque a sua capa,a subida da professora Iolanda ao cargo de delegada deEnsino da nossa antiga Delegacia de Ensino que aquifuncionou e que depois, fora desativada. A noticiaocupou boa parte das páginas do antigo jornal, quetrazia ainda a sua capa que as chuvas daquele anoestavam prejudicando a colheita, ainda também desta-cava que o então prefeito, José Carlos Brum Cardinalviajara a Brasília a fim de tratar assuntos da municipa-lidade.

Ainda as notícias do jornal, o fato que chama aten-ção é a inauguração da quadra de esportes do Clube 7de Setembro, que tinha na presidência Gibelino Minu-zzi que também era vice-prefeito. Outra inauguraçãoretratada pelo jornal, era o auditório da escola Monse-nhor Assis, que teve fita inaugural cortada pelo prefei-to.

O jornal tinha na sua direção os cidadãos EdsonDorneles e Sidnei Lemos e seu redator, César Martins,com endereço situado à Rua Pinheiro Machado, nº1930.

[email protected] jovens Jéssica Tambara,

Susani Oliveira e Kettylin Fres-cura, foram escolhidas na tardedo dia 13, no Balneário FernandoSchilling, como rainhas do Car-naval de Rua 2011 de Jaguari,nas categorias: adulta, juvenil einfantil, respectivamente. A co-missão julgadora do concursoque escolheu as soberanas doCarnaval 2011 do município –considerado o melhor e maiorCarnaval da região – esteve com-posta pela rainha adulta do Car-naval 2010 Luciana Crivellaro;presidente da Associação Co-mercial e Industrial, LucileneFerrari dos Santos; presidenteda Comissão Organizadora do23º Grito do Nativismo, MariaHelena Callegaro; princesa da11ª Feicoagro, Maine Baccin; ea representante da SecretariaMunicipal de Educação, Lizan-dra Keller Picolo.

As soberanas do Carnaval2011 de Jaguari foram saudadaspelo prefeito em exercício, Mil-ton José Bolzan, que destacou aimportância da intensa partici-pação da corte oficial no evento,visando animar os milhares quefoliões que tomam por completoa Avenida Severiano de Almei-

Jéssica, Susani e Kettylin sãoas soberanas do Carnaval 2011

da, palco dos desfiles de blocos eescolas de samba, e da anima-ção popular.

O concurso para a escolhada corte oficial do Carnaval ja-guariense contou também com aparticipação da Escola Unidosdo Samba, tradicional entidadecarnavalesca do município, queeste ano voltará a desfilar naAvenida Severiano de Almeida.Na sua apresentação, no inter-valo do concurso para a escolhadas rainhas do Carnaval 2011, aUnidos do Samba através daparticipação de sua bateria, pas-sistas e apresentação do sambade enredo, deu uma mostra doque irá exibir ao público no Car-

naval deste ano.Esta semana, a coordenação

do Carnaval 2011 de Jaguari, jáesteve reunida com a corte ofici-al da festa momesca para definiras fantasias que serão usadasnas cinco noites de folia. A co-missão também promoveu en-contro com empresários que pre-tendem comercializar bebidas eprodutos alimentícios na Aveni-da Severiano de Almeida, duran-te as noites de Carnaval.

O objetivo do encontro foi ode fazer com que os foliões pos-sam consumidor produtos comqualidade, e com toda a higienerecomendada pela VigilânciaSanitária.

Prefeito em exercício Milton Bolzan e vice-presidente da CâmaraTarciso Ferreira, com as soberanas do Carnaval 2011

O prefeito em exercício deJaguari, Milton José Bolzan, re-cebeu em seu gabinete na manhãda última quarta-feira, 16, a visitada comandante da PatrulhaAmbiental do 5º RPMon, sar-gento Roselaine Severo Sthimitz.O encontro teve por finalidadeorientar o município no sentidode evitar às ocupações em áreasde proteção permanente, APPs,bem como nas áreas às margensdo rio Jaguari.

Para a secretária municipalde Planejamento e Meio Ambi-ente, Luziane Guerra, que estevepresente ao encontro juntamente

Prefeito recebe comandoda Patrulha Ambiental da BM

com a engenheira do município,Roselma Brum Oliveira, é sem-pre importante que a comunida-de esteja atenta às legislaçõesambientais no que se refere aocupações e construções emAPPs, já que as sanções porcrimes ambientais são semprepesadas.

Luziane Guerra frisa que naatual administração municipal,Jaguari já deu alguns importan-tes passos no que se refere àsquestões de preservação ambi-ental. Hoje já temos o nossoPlano Municipal Ambiental queirá delimitar estas áreas, evitan-

do assim no futuro ocupações econstruções indevidas, observa.

Outra ação importante daAdministração Municipal, segun-do a secretária, é a construçãoem breve de um moderno Cen-tro de Reciclagem de ResíduosSólidos, que irá retirar do meioambiente materiais que podemser reciclados. Ela destaca tam-bém que o projeto ReciclAçãovem se desenvolvendo de formasatisfatória no município atravésde uma parceria com a Associ-ação de Recicladores Profetasda Ecologia de Jaguari, e com acomunidade jaguariense.

14 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011Jaguari

As atividades do Cam-pus Avançado do Institu-to Federal Farroupilha têminício na próxima segun-da-feira, 21. De acordocom o diretor de extensãodo IFF Campus de SãoVicente do Sul, GustavoPinto, que esteve em au-diência com o prefeito emexercício Milton JoséBolzan, acompanhadopela diretora da unidadede Jaguari, Andréia Pio-vesan Rocha, a cerimôniade início das atividades nocampus do Chapadão,acontece a partir das 18h,nas dependências da pró-pria unidade em Jaguari,dando início as aulas nainstituição.

Na reunião que manti-veram com o prefeito emexercício de Jaguari, os

Atividades no Campus do Instituto Farroupilha terão início segundadiretores do IFF fizeram oanúncio da abertura doedital para os alunos queficaram na suplência doprocesso seletivo em SãoVicente do Sul, e que quei-ram frequentar os cursosno Campus Avançado deJaguari.

Estão abertas as ins-crições para o preenchi-

mento das vagas rema-nescentes com ingressopara o primeiro semestrede 2011 para os cursos deTécnico em Agricultura eTécnico em Informáticano campus do Chapadão,destacou Andréia Rocha.

Conforme a diretora doCampus Avançado do IFFem Jaguari, poderão se

inscrever os candidatosclassificados no processoseletivo do Campus de SãoVicente do Sul e classifi-cados como suplentes nocurso de Informática, con-comitância interna, e Téc-nico em Agropecuária In-tegrado.

As inscrições poderãoser feitas de 16 a 22 na

Secretaria Municipal deEducação de Jaguari, emformulário próprio quetambém poderá ser obtidopelo edital que consta nosite do Instituto FederalFarroupilha-Campus deSão Vicente do Sul, finali-za a diretora do IFF deJaguari.

O prefeito em exercí-

cio Milton José Bolzan,destacou que este é ummomento importante paraa comunidade jaguarien-se. – É um sonho que co-meça a se tornar realida-de, e que a administraçãomunicipal não mediu es-forço para que ele se con-cretizasse. Estamos, inclu-sive, disponibilizando umtransporte que pegará osalunos na Escola Estadualde Ijucapirama, interior deJaguari, e no Instituto Es-tadual Guilhermina Javor-ski, levando-os até o Cam-pus Avançado do IFF noChapadão –.

Para Milton Bolzan,esta é uma oportunidadeque aqueles estudantesque puderem frequentaros cursos técnicos do IFF,não podem perder.

Novo prédio do Campus Avançado de Jaguaricomeça a receber pintura

Moderno e ousado pórtico da entrada

Um grupo de pais dealunos da Escola MunicipalAntonieta Gindri Reghillin,localizada no Bairro Rive-ra, acompanhado pelo pre-feito em exercício, MiltonJosé Bolzan, esteve visi-tando na semana que pas-sou as novas dependênciasda Escola de Educação In-fantil Tia Mana, hoje insta-lada no prédio da antigaescola Severiano de Almei-da, na Avenida 7 de Setem-bro, diagonal ao CentroAdministrativo Municipal.

O objetivo da visita dogrupo foi o de conhecertodo o funcionamento doeducandário e suas instala-ções, visando matricularseus filhos na referida es-cola. O prefeito em exercí-cio Milton Bolzan destacouao grupo que atualmente omunicípio de Jaguari contacom um excelente educan-dário na modalidade de

Moradores visitam instalaçõesda Escola de Educação Infantil

Educação Infantil. – Tire-mos a Escola Tia Mana deum prédio pequeno e pre-cário, e ao recebermos doestado o prédio da EscolaSeveriano de Almeida, ins-talamos aqui a escola in-fantil, dando-lhe perfeitascondições de abrigar os alu-nos assistidos pelo municí-pio –, disse o prefeito, lem-brando que o novo local daEscola Infantil Tia Manaconta com sanitários e re-feitórios adaptados para ascrianças, além de salas de

aula, biblioteca, dormitório,e em breve contará tam-bém com uma pracinha epraça de esportes.

A Escola Municipal deEducação Infantil abrigavaaté o ano passado 50 alunosna faixa etária de 02 a 04anos. A tendência é quetenham um acréscimo sig-nificativo neste ano letivo,informa a professora Li-sandra Keller Picolo, doSetor Pedagógico da Se-cretaria Municipal de Edu-cação.

Prefeito Milton Bolzan recepciona pais na Escola Infantil

A Associação das Câ-maras Municipais do Valedo Jaguari, Acamvale, quetem na presidência o verea-dor Ivori Guasso Júnior, es-tará promovendo no próxi-mo dia 28, em Jaguari, umAto Público com a participa-ção de lideranças políticas daregião, do estado, e até mes-mo, lideranças nacionais.

– A ideia é de promover-mos uma grande mobiliza-ção para levantarmos ban-deiras de lutas importantes

Acamvale promove mobilização dia 28dos produtores rurais de nos-so município, da região e dopaís –, frisou o vereador ja-guariense Jocelito Silva, pre-sidente da Câmara Munici-pal, anfitrião do encontro re-alizado na cidade recente-mente, e que definiu a reali-zação do Ato Público daAcamvale.

Conforme o presidenteda Associação das CâmarasMunicipais do Vale do Ja-guari, o Ato Público será re-alizado nas dependências do

Centro Comunitário SantaJuliana, localizado as mar-gens da BR-287, em Jaguari,na saída para São Vicentedo Sul. – Ali faremos um atoque constará de uma apre-sentação dos municípios pre-sentes, e trataremos de te-mas como: Paralisação doPlantio da Variedade deFumo Burley; Mecanismosde Apoio a Comercializaçãodo Arroz; e a Reserva Legal–, anuncia Ivori Guasso Jú-nior.

Tem início neste domingo noestádio municipal dos Eucaliptos, aprimeira rodada da Copa de Fu-tebol de Campo, edição 2011. Oevento é promovido pela Prefeitu-ra através do Departamento deEsportes da Secretaria Municipalde Turismo, Cultura e Desportos,e contará com a participação deseis equipes, que são: E.C. Con-solata, E.C. Juventude da Boca daPicada, E.C. Coagrijal, E.C. OsTarados, E.C. Promorar e E.C.

Copa de Futebol de Campo inicia neste domingo, 20Carrapicho, que serão divididas emduas chaves de três equipes cadauma. A primeira rodada da CopaMunicipal de Futebol de Campo jácomeça neste domingo, 20, no nos-so estádio municipal, com três jogos,informa o dirigente municipal de es-portes Ronaldo Bertolo. Ele destacaque os jogos da primeira rodadaserão os seguintes: E.C. ConsolataX E.C. Os Tarados; E.C. JuventudeX E.C. Promorar; e E.C. Coagrijal XE.C. Carrapicho.

A rodada tem início a partir das13h, em razão de termos três jogosem disputa, frisa o dirigente.

Conforme Ronaldo Bertolo, aprevisão é de que a primeira faseda competição se estenda até o dia20 de março. – No dia 27 de marçopretendemos iniciar a segundafase da Copa Municipal de Futebolde Campo, e no dia 3 de abril,queremos realizar a grande finalda competição no Estádio Munici-pal dos Eucaliptos –, acrescenta.

15A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011 Social

16 A FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA CidadesA FOLHA Cidades18 de Fevereiro de 2011Geral

1A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011

Santiago, 18 de Fevereiro de 2011 | Edição 247 | Circulação Semanal | Valor: R$ 2,30

2 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011Espaço da Redação

Editorial

Empresa Jornalisticada Região Sul LTDA

C.N.P.J Nº 07087571/0001-54 Insc. Estadual: 112/007.14-34

Pinheiro Machado, 3122 - SantiagoCEP 97700-000

Tel./Fax: 0**(55) [email protected]

CIRCULAÇÃO: SEXTAS-FEIRASMUNICÍPIOS COM CIRCULAÇÃO:

Santiago, Jaguari, Nova Esperançado Sul, Cacequi, Mata, São Franciscode Assis, São Vicente do Sul, Manoel

Viana, Unistalda, Itacurubi,Bossoroca e Capão do Cipó.

ASSINATURASMENSAL R$ 10,00TRIMESTRAL R$ 25,00SEMESTRAL R$ 50,00ANUAL R$ 90,00

IMPRESSÃO:Jornal da Manhã

Ijuí,RS

Os artigos e colunas sãode extrema

responsabilidadede seus autores.

Filiado àAssociaçãodos Jornais

do Interior do RSDireção Cláudio G. IrionEditor Jornalista Jorge BitencourtRedação Jorge Bitencourt, Carine Martins, Elias Alfonso eAntônio CarlosDesigner Gráfico Elias AlfonsoCirculação Antônio Carlos de Almeida LoureiroComercial Santiago Dilnei MartinsColaboradores Santiago Eudo Dornelles, Sônia Nicola,Rogério Anése, Fábio Monteiro, Augusto Bierman Pinto,Nelsi Guerra, Julio Chamorro e Luis Borges

Expediente:

SÃO JORGEFone: 3251-4851

E a criminalidade evolui não?Agora, tem até

sequestro relâmpago!

Farmácia de Plantãoneste final de semana:

O trabalho desen-volvido no Centrode Zoonoses da

Prefeitura

Desce

Pessoas queabandonam gatos

e cachorrosna rua

SobeA propósito:

Mande sugestões: [email protected] | 55 3251-3264

A desestrutura familiar

É impressionante o número de ocorrênci-as que envolvem a desestrutura da família,normalmente registradas - na Delegacia dePolícia - por pessoas de baixa renda, emboratambém corra solta no Bairro Centro, onde ascondições financeiras são a La Classe Média.

Para publicar todas as ocorrências necessi-taríamos ocupar bem mais que uma página,tornando o assunto corriqueiro e levando-o àindiferença, mas isso não pode acontecer,mas não devemos ficar de braços cruzados.

Há muito sofrimento em tantos corações,enquanto ainda existem os que fingem quenunca sofreram e comentam absurdos como:Vagabundo! Não encontra serviço porquênão quer trabalhar. Ou então vai logo lascan-do: Aquilo é um bebum, batedor da mulher edando o exemplo ruim para os filhos, como sealcoolismo não fosse doença.

Essa criatura ignora a escuridão sobre asaúde pública no Brasil, e, provavelmente nãoprecisa experimentar uma fila para pegarficha do SUS. Tampouco, tentar um trabalhojá prevendo a recusa.

A desestrutura familiar é marcante, entre-tanto, em todas as camadas sociais, mas ricaspreferem o silêncio ao escândalo. Um péssi-mo exemplo dessas pobres de espírito.

Quanto valem as lágrimas de uma mãecom educação boa, à moda antiga, quandoseu filho chega bêbado e lhe dá um soco nopeito, sobre os seios que lhe amamentaram?

Eis a complexidade da questão!

Jorge Bitencourt - Jornalista

O ajuste deverá ser feito às 0h deste sábado.Termina mais uma edição do Horário de Verão e osbrasileiros deverão atrasar seus relógios em umahora. Adotado desde 1985 sem interrupções, oHorário de Verão já está incorporado à cultura dasregiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e alguns estadosdo Nordeste.

Atrasem seus relógios.Horário de Verão termina

No período de 5 a 7 de maio deste ano, a Wizardestará realizando sua Convenção Nacional emCostão do Santinho (SC). A Wizard de Santiagoestará presente, através de sua diretora GláuciaBeck de Bitencourt Gindri e da coordenadorapedagógica, Graciela Beck de Bitencourt.

Convenção Nacionalda Wizard

A acadêmica Lucélia PrestesRosa, aluna do Curso Superior de

Tecnologia em Ges-tão em Beleza, doPolo daU L B R A d eSantiago realizatrabalho voluntá-rio no ProjetoTAIFA, minis-trando oficina deManicure, Pedi-cure com as ado-lescentes atendi-das pelo mesmo.No dia 15 de mar-ço, acontece a en-trega de certifica-dos às jovens.

A oficina estáocorrendo no Projeto TAIFA (Trabalho, Amizade, In-tegração e Fraternidade ao Adolescente) entre as jo-vens que frequentam a iniciativa, que fica na RuaCentenário, 3051, Bairro São Vicente.

A acadêmica organizou uma apostila abordandotemas como Postura da manicure, Higiene e Limpeza,ética profissional, Esterilização de material, formaçãoda Unha, Formato da Unha, Cuidados com as mãos eUnhas, Afecções das Unhas... O curso tem duração de 50 horas, tendo atividades práticas e teóricas com umencontro semanal com duração de 3 horas. Assim quea primeira turma encerrar suas aulas, será iniciada umasegunda.

Trabalho voluntário, realizado de uma parceria entreo Polo da ULBRA e o Projeto TAIFA, com o intuito depreparar jovens para o mercado de trabalho.

A diretora da Universidade, Cleunice de Azevedo,explica que a ULBRA faz questão de investir emprojetos sociais, que profissionalizem as pessoas dispos-tas a trabalhar, crescer, estudar. Hoje, o Polo ULBRASantiago é referência de qualidade e inserção comuni-tária na região Sul, também por essa integração com acomunidade.

ULBRA investe em projetosde teor social como o TAIFA

3A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011 Capão do CipóEspaço da Redação

O CRAS Vó Angelatem a coordenação dapsicóloga RafaeleBastilha e supervisãode Sônia Uberti, titu-lar da Secretaria Mu-nicipal de Desenvol-vimento Social. A ins-tituição atualmenteoferece vagas para os cursos de Cultivo deFlores e Informática.

Além disso, o CRASrealiza nesta sexta-fei-ra, às 14h30min, emsua sede uma reuniãochamada “Convivên-cia com Mulheres...” -em pauta assuntos deinteresse do públicofeminino. Mais infor-mações pelo fone3251.0814.

Cultivo de Flores e Informática

A Coordenadoria daMulher de Santiago quepossui como coordenado-ra Roselene Bitencourt foicriada em 30 de maio de2006, com a finalidade depropor e executar políticaspúblicas voltadas à mulher.Tem como objetivo apoiar,acompanhar e articularações políticas que com-batam a discriminação con-tra as mulheres, nos espa-ços públicos e privados.

Também estimular efortalecer a organizaçãosocial das mulheres pormeio do trabalho de cons-cientização dos seus direi-tos como cidadãs por meiode pareceres com outrasinstituições, no sentido deviabilizar espaços de quali-ficação profissional àsmulheres.

O Centro de Referên-cia da Mulher é um espaçode acolhimento que tempor objetivo oferecer apoioe subsídio para que asmulheres possam buscarseus direitos, fortalecendosua identidade.

Segundo Roselene,possuem casos muito com-plicados, graves, sendo queesses mais complexos pos-suem monitoramento eacompanhamento. Algunscasos resultam em melho-

“Ninguém é dono da vida de ninguém”rias, outros são soluciona-dos e há os que continuamna mesma.

ArbítrioPara melhor atender

aos casos de violência,possui grupos de apoio nosbairros, onde atendem nãosó as vítimas, mas outrasdemandas. Roselene dizque ninguém é dono davida de ninguém, seja qualfor o tipo de agressão, deveprocurar a Polícia, a pes-soa tem livre arbítrio.

Afirma ainda que todaviolência gera violência.Além disso, também contacom o Centro de Referên-cia Especializado de As-sistência Social que é umaunidade pública integrantedo Sistema Único de As-sistência Social – SUAS.

Presta serviços a pessoascom direitos violados, dire-cionando as ações para quea família possa enfrentaras dificuldades da vida pes-soal e social, ou seja, aten-de todas as pessoas vulne-ráveis.

Roselene destaca que“é preciso denunciar, co-municar a Polícia, não dei-xar a violência dentro desua casa, só assim tere-mos uma sociedade me-lhor”.

Ligue para o disquedenúncia – 180 ou para onúmero 3251-1155 do pró-prio Centro de Referênciada Mulher, não precisa seidentificar, ou ainda procu-re o Centro no endereçoSilvério Machado, 71 oumande e-mail [email protected].

CoordenadoraRoselene

Bitencourt

Dentre os objetivosda rede de proteção epromoção social, oCREAS (Centro de Re-ferência Especializa-do de Assistência So-cial) tem oferecidocursos e oficinas, quevão fortalecer os vín-culos familiares e co-munitários, na perpec-tiva de recuperaçãoda auto-estima, esta-belecer identidades,referenciais e valores,permitindo o acessoao rol de direitos ele-mentares de cidada-nia.

Nesse sentido, du-rante o mês de feverei-ro participantes dogrupo de Terceira Ida-de e OASF (Orienta-ção, Apoio Sócio-Fa-miliar) dedicaram-se adecorações carnava-lescas, sob a orienta-ção do monitor FlávioDapieve.

Projeto pela auto-estima

4 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011Publicitário

5A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011 Opinião

Aconteceu de 2 a 6

deste mês, a 32ª Campe-

riada Internacional de

Alegrete, onde tiraram

o 2º lugar na Chula Mi-

CTG Coxilha de Ronda participade eventos expressivos

Henrique Isidoro Mota de Almeida representou o CTG Coxilha de Ronda

rim e também o 15º Ro-

deio Internacional de

Passo Fundo.

Nos dias 4 a 13 de fe-

vereiro tiveram o 1º Lu-

gar em Gaita Ponto até 8

baixos e 2º Lugar em

Gaita Ponto mais de 8

Baixos.

Inimigo na trincheira

Domingo, estive noBeira-Rio assistindo ojogo entre o Internaci-onal e o Pelotas peloCampeonato Gaúcho,jogo no qual o centroa-vante Leandro Damiãomarcou os 3 gols navitória de 3 x 2 sobre oPelotas. Na foto juntoa mim, estão a minhafilha Isadora, coloradade coração e o meucunhado Cristiano, gre-mista roxo. Se bebernão dirija, ou leve umgremista para voltar di-rigindo.

Nesse sábado chega ao fim a 40ª edição do horário de verão, a partir dameia- noite todos devem atrasar os relógios em uma hora. O governodivulga que a economia com o horário de verão foi de 0,5% do consumo deenergia.

Final do horário de verão

Nessas andançasaqui pelo Litoral Nor-te o que chama aten-ção é o mau atendi-mento nos supermer-cados. O tempo que seperde na fila do caixa écoisa de perder a paci-

Santiago é um céu aberto

ência. Não tem empaco-tador e a funcionária queopera no caixa é que fazesse serviço, na maioriadas vezes auxiliada pelosclientes.

A impressão que fica éque depois do pagamen-

to o cliente não temmais valor. Em Santia-go, os grandes merca-dos além de cada caixater um empacotador,nas compras de gran-des volumes, ainda le-vam até ao carro.

Essa foto deve entrar para a posteridade. Preciso colocar onome de todos senão vai dar ciumeira. Cláudio Irion, Márcia,Cleide, Larissa Gindri, Renan, Victor, Fumaco e a fofa da Isadora.

Curtindo o veraneioem Capão da Canoa

6 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011Política

Os vereadores Antô-nio Carlos (Pelé), ArlindoAlves e Pedro Bassin par-ticiparam na segunda-fei-ra, 14, em Tupanciretã,da mobilização dos pro-dutores rurais em favorda aprovação do NovoCódigo Florestal(PL1.876/99) de autoriado deputado Aldo Rebelo(PCdoB/SP), que tramitana Câmara dos Deputa-dos.

O evento aconteceu noGinásio da AssociaçãoAtlética da Agropan, reu-nindo parlamentares,prefeitos, vereadores, li-deranças e aproximada-mente 1,5 mil produtoresrurais, totalizando 29 mu-nicípios participantes.

Vereadores participam dodebate sobre o Código Florestal

A mobilização foi or-ganizada pelo Clube Ami-gos da Terra de Tupanci-retã, Sindicato Rural deTupanciretã, Sindicatodos Trabalhadores Ruraise Cooperativa Agrícola deTupanciretã Ltda. - Agro-pan e deu início ao Movi-mento Nacional a favorda votação urgente doProjeto do Novo CódigoFlorestal.

DeputadoNo seu pronuncia-

mento, Rebelo mostrou-se otimista com a aprova-ção do seu relatório, commudanças estruturais queatende grande parte do in-teresse de pequenos, mé-dios e grandes produto-

res rurais.Pela iniciativa do rela-

tor, os pequenos produ-tores com até quatro mó-dulos rurais, serão dispen-sados da chamada reser-va legal, e após avaliaçãode especialistas poderãocultivar no topo de mor-ros e várzeas.

MudançasJá, aos demais agricul-

tores, as atuais áreas depreservação serão consi-deradas, além de outrosajustes, para que no má-ximo o procedimentocomprometa 20% da pro-priedade rural. Outra al-teração destacada pelodeputado é que haveráredução de 30 para 15

Ao Centro, senadora Ana Amélia Lemos com vereadores Bassin, Pelé e Alves. Heinze(esq.) e Goergen (dir.)

metros junto às margensde rios e riachos, ondeterá que ser feito o plantiode mudas de árvores e ve-getação, que garantamproteção ao meio ambi-ente.

IlegalidadeDe acordo com o rela-

tor, no Rio Grande do Sul,90% das terras são peque-nas propriedades e se re-gra vigente não for modi-ficada 100% das proprie-

dades estariam na ilegali-dade. Durante o evento,também foi entregue oTroféu Ambientalista deOuro ao deputado AldoRebelo e demais autori-dades.

O deputado Chicão(PP) assumiu a presidên-cia da Comissão de Agri-cultura, Pecuária e Coo-perativismo da Assem-bleia Legislativa para obiênio 2011-2012. A ce-rimônia de instalação,eleição e posse dos presi-dentes e vice-presidentesde nove comissões técni-cas permanentes da Casaaconteceu dia 15, às 17h,no Plenário 20 de Setem-bro do Parlamento gaú-cho.

Também serão em-possados os deputadosque integrarão os órgãostécnicos. A Comissão deAgricultura, Pecuária eCooperativismo temcomo principais funçõesa apreciação de aspectosrelativos à agricultura,pecuária, pesca, coope-rativismo, abastecimen-to, terras públicas e as-

Chicão assume presidência da Comissão da Agriculturasuntos fundiários, e de-mais matérias referentesao setor primário.

As reuniões ordinári-as acontecem às quintas-feiras, a partir das 9h, naSala José Antônio Lutzen-berger, 4º andar do Palá-cio Farroupilha.

Rubem LangO deputado Chicão

esteve nesta quarta-fei-ra, 16, na Superintendên-cia da Educação Profissi-onal do Estado (Suepro).O parlamentar tratoucom o diretor-superin-tendente, Pedro LuizMaboni, sobre a possibi-lidade de transformar aantiga Escola EstadualDr. Rubem MachadoLang em uma escola téc-nica vinculada ao Insti-tuto Federal de Educa-ção, Ciência e Tecnolo-gia Farroupilha /RS.

Chicão destacou queexiste um movimento delideranças políticas e co-munitárias do municípiolutando pela concretiza-ção do pleito.

O parlamentar salien-tou a necessidade de for-mar uma parceria entre oExecutivo estadual, Se-

cretaria de EducaçãoProfissional e Tecnoló-gica do Ministério daEducação e Instituto Fe-deral Farroupilha paraviabilizar essa reivindica-ção fundamental à quali-ficação técnica profissi-onal da comunidade deSantiago e região.

– A ideia é conseguir oapoio dos governos fede-ral e estadual para im-plantar um campus do IFFarroupilha na área, ondeestá localizada a antigaescola Dr.Rubem Macha-do Lang –, reiterou Chi-cão ao superintendente.

União de forçasApós a audiência com

o superintendente, Chi-cão esteve no gabinete dodeputado Valdeci Olivei-ra (PT), solicitando que opetista também interce-da junto aos governosfederal e estadual e ao IFFarroupilha para agilizara instalação de um cam-pus em Santiago.

No final do dia, Chi-cão e Valdeci Oliveiraconseguiram marcarpara final de fevereirouma audiência com o rei-tor do Instituto, CarlosAlberto Pinto da Rosa.

Para o parlamentarpepista, a oferta de cur-sos com qualificaçãoprofissional, científica etecnológica vai contri-buir para o desenvolvi-mento regional sustentá-vel, bem como a geraçãode emprego e renda.

Chicão (PP) com o petista Valdeci de Oliveiraem trabalho conjunto

7A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011

Encaminhou ao Executivo Municipal os se-guintes Pedidos de providências:

1- Limpeza na Pracinha de brinquedo atrás do Clubedo Bolinha no Bairro Nei Pereira.

Participei nesta segunda feira dia 14 em Tupanciretãda mobilização dos produtores rurais em favor da aprova-ção do Novo Código Florestal (PL1.876/99) de autoria dodeputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP) que tramita na Câma-ra dos Deputados.O evento aconteceu no Ginásio da Asso-ciação Atlética da Agropan, reunindo parlamentares, pre-feitos, vereadores, lideranças e cerca de 1,5 mil produto-res rurais, totalizando 29 municípios presentes. A mobi-lização foi organizada pelo Clube Amigos da Terra deTupanciretã, Sindicato Rural de Tupanciretã, Sindicatodos Trabalhadores Rurais e Cooperativa Agrícola de Tu-panciretã LTDA - Agropan e deu início ao MovimentoNacional a favor da votação urgente do Projeto do NovoCódigo Florestal.

Geral

A Cidade Educadora deSantiago participou do Fó-rum Social Mundial “Um Ou-tro Mundo é Possível”, que serealizou, em Dacar, no Sene-gal, de 6 a 11, através de ativi-dades desenvolvidas na Esta-ção do Conhecimento.

Esta participação está in-serida nas atividades “DacarEstendida” as quais aconte-cerão de 4 a 13 de fevereiro,onde os relatórios farão par-te da memória do Fórum, queserá organizada por uma equi-pe formada por membros dediversos países.

A participação a distânciapode ser realizada por qual-quer organização a partir deuma ação da cidade, bairro,escola ou trabalho com a in-tenção de participar do FSM2011, mesmo não estandopresencialmente em Dacar,basta cadastrá-la no site doevento e manter contato coma equipe facilitadora.

Estação do Conhecimento insereSantiago no Fórum Social Mundial

CinemaA sessão cineclubista rea-

lizada no domingo, 13, às 19h,na Estação do Cinema numaparceria entre o Cineclio: Ci-neclube Santiaguense e o pro-jeto Renascer da

Prefeitura de Santiago,que contou com a exibição dofilme “Bicho de Sete Cabeças”e logo após o debate com atemática “O Movimento Ci-neclubista em Prol da Redu-ção de Danos em Relação àDrogadição”, integrou a par-ticipação santiaguense noFórum.

O professor Rodrigo Ne-res, coordenador do Depar-tamento de Cultura e interlo-cutor das atividades em Da-car, também apresentou o tra-balho “O Turismo de Eventosna Terra dos Poetas”. Segun-do ele, a Estação do Conheci-mento participou com a pro-posta de debater a importân-cia de uma cultura de paz, em-

preendedora e realmente hu-manizadora, capaz de trans-formar realidades, mentali-dades e construir alicercesfirmes para a edificação deum mundo melhor. Pois, épossível.

O objetivo principal dasatividades “Dacar Estendida”é contribuir com uma comu-nicação coletiva e autônomaentre os grupos envolvidosno processo do Fórum pormeio do compartilhamento deexperiências a distância paraalém das limitações estrutu-rais e financeiras dos eventoscentralizados.

De acordo com a equipe defacilitação, trata-se de um re-cord de adesões. Em 2009,em Belém (Brasil), quando foiiniciada esta experiência pelaComunicação do ConselhoInternacional do FSM, foramfeitas 30 atividades a distân-cia, nesse ano já passa de 100sendo que 70 só da França.

8 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011Entrevista

O que significa assumir este cargo, nestemomento de sua vida?

O comando de uma organização militar é o prin-cipal objetivo profissional do oficial do exércitobrasileiro, desde a nossa formação na AcademiaMilitar das Agulhas Negras (AMAN). Pessoalmen-te, entendo como a realização profissional, resul-tado do reconhecimento da instituição que enten-deu como pertinente a minha nomeação para ocomando do 9º B Log. Como não poderia deixar deser, fiquei extremamente feliz com a distinção e aconfiança que em mim foi depositada.

Como já pode definir a infraestrutura equalidade de pessoal do 9º B Log?

Há aproximadamente 20 anos, o 9º B Log come-çou a fazer parte da minha vida profissional. Tivea oportunidade de fazer parte dessa valorosa orga-

“Reinventamos o verbo beloguiar”Marcelo de Britto Mariath, comandante 9º Batalhão Logístico, respon-de perguntas que ajudam bastante a compreender a importância e oporquê de Santiago possuir um complexo militar de tão elevada impor-tância. É a voz da Academia Militar das Agulhas Negras, é o atual repre-sentante da participação carioca na construção e modernização de nos-sos quartéis.

Carine Martins nização militar em duas ocasiões: de 1994 a 1997e em 2000. Dentre as várias alegrias que tive nes-ses anos, destaco o nascimento de minha filhaAnna Carolina em 1995 e a promoção ao posto decapitão em 1997. Em 2000, fui nomeado para ocomando da 11ª Companhia de Comunicações.

Fatos marcantes?Nesses quatro anos de trabalho no 9º B Log, nos

quais ocorreram fatos felizes e marcantes em mi-nha vida pessoal e profissional mencionados ante-riormente, durante três desses anos comandei aCompanhia de Comando e apoio do nosso bata-lhão. Naquela ocasião, tive a oportunidade de co-nhecer com profundidade suas excelentes instala-ções, seu pessoal qualificado, referência nos bata-lhões logísticos do Comando Militar do Sul, e omaterial em geral, o qual sofreu grande processode modernização. Sem a menor sombra de dúvida,esses fazem parte dos motivos que me estimula-ram para colocar o 9º B Log na primeira posição,

dentre todas aquelasque me foram ofereci-das para o comando.

Qual a velocidadede comunicação do9º B Log com os de-mais quartéis seme-lhantes do país paratroca de informa-ções?

Há algum tempo, vi-vemos o processo deuniversalização das te-lecomunicações e o 9º BLog compõe essa histó-ria. O enlace entre orga-nizações militares logís-ticas, quando necessá-

rio, é feito com oportunidade e em tempo real.Trocamos experiências e, quando factível, prati-camos o apoio mútuo com o objetivo de proporci-onarmos o melhor apoio logístico ao nosso escalãoenquadrante. No nosso caso, a 1ª Brigada de Cava-laria Mecanizada.

Como o senhor percebe a importânciados militares lotados no 9º B Log, assimcomo nas demais unidades de regiões fron-teiriças do país?

Entendemos como nosso bem maior e funda-mental, a existência, preservação, aprimoramen-to intelectual e valorização dos quadros do 9ºBatalhão Logístico. No nosso batalhão estamosdifundindo a ideia de produção profissional emoderna, atentos à consolidação do nosso espíritode corpo. Do passado, reinventamos o uso cari-nhoso do verbo “beloguiar”, ou seja, queremosreafirmar a importância do trabalho em grupo e docomprometimento de todos em benefício do bemcomum.

Direcionamo-nos para a valorização da nossaatividade fim: o apoio logístico de qualidade emprol das unidades militares orgânicas da 1ª Briga-da de Cavalaria Mecanizada, somado daquelasque se localizam em Ijuí, Cruz Alta e Santo Ângelo,além da Coudelaria do Rincão e campo de instru-ção de Rincão de São Borja, e o Hospital da Guar-nição de Santiago.

Comandante Marcelo de Britto Mariath

“O comando é o principal objetivo...”

9A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011 Geral

Aprendizagem que recompensa no mercado quem busca o seu espaçoNeste sábado, 19, os

jovens do Balcão SESC/SENAC de Santiago/EEPSenac Santa Maria terãomotivos de sobra para fes-tejar. É que nessa data serárealizada a conclusão docurso Aprendizagem Co-mercial, realizado atravésdo Programa SENAC deGratuidade (PSG). A con-clusão acontece às 21h, noCírculo Militar de Santia-go.

A recepção marca oencerramento das etapasteórico e prática do curso.

MercadoDurante as atividades

supervisionadas nas de-pendências da empresa, os

jovens tiveram uma visãodo mercado de trabalho ede como a teoria deve seraplicada.

Após o período de es-tágio, os alunos podem sercontratados por estas em-presas, como foram oscasos de Ana Paula Bene-vides, contratada pela Fe-lice Automóveis; Cristiande Castro do Carmo e Vi-nícius Ramos de Lima,Guasso Supermercados;Elizeu Canabarro do Ama-ral, Posto Central de Com-bustíveis e Bruna dos San-tos pela Rede Vivo Super-mercados.

O programa de Apren-dizagem Comercial é vol-tado para jovens com ida-

des entre 14 e 23 anos. Ascapacitações contemplam800 horas de atividadescurriculares.

Mais informações so-bre os cursos oferecidospelo SENAC podem serobtidas através do BalcãoSESC/SENAC de Santia-go, onde já estão aconte-cendo as inscrições para anova turma do ProgramaJovem Aprendiz.

Os jovens interessadospodem entregar seus cur-rículos nas empresas docomércio local.Maioresinformações contato comPatrícia Matozo pelo [email protected] (55) 3251-5528 noCentro Empresarial.

A Escola de SambaMocidade Independentede Santiago é a única ins-tituição do gênero volta-da para o Carnaval. Seusintegrantes passam o anotodo se preparando paraa festa, como fizeram oano passado, elegendosuas rainhas infantil emelhor idade, reunindoinstituições parceiras

Mocidade Independente superadesafios e traz brilho para Avenida

para almoços festivos,etc. Seu presidente é Mar-cos Bueno.

Ano passado, a admi-nistração pública recebeuum ofício com a comuni-cação de que uma novaescola estaria sendo fun-dada na cidade e que osmesmos procurariam paraacertar sua participaçãono Carnaval. Ainda não

recebemos a visita deles.No dia 11 passado, fo-

ram escolhidas as rainhasinfantil e adulta pelo con-curso do município, a es-colha foi realizada noCentro Cultural e as elei-tas foram, Verônica Fer-nandes, Rainha Infantil, eTaissa Menezes, RainhaAdulta, e também Rainhada Mocidade.

Verônica, Taissa e Marcos

Há mais de 23 anos nomercado nacional, a Pe-vecerca está desde o anopassado, atuando em San-tiago e região. Gerencia-do por Jesuino Melgarejo,a novidade foi conhecidana praia. – Conheci nolitoral, e fiquei sabendo queera a solução em grades –, comenta Melgarejo quetambém ressalta a durabi-lidade, resistência, a pos-sibilidade de não enferru-jar, além de não necessi-tar de pintura e de limpezafácil.

De acordo com o ge-rente, o material em PVCé o único plástico que nãoé 100% originário do pe-tróleo. Contém 57% de clo-ro (derivado do cloreto desódio) e 43% de etano (de-rivado do petróleo). OPVC utilizado pela Peve-cerca recebe dos melho-

Pevecerca, solução em delimitaçãoe também à proteção de imóveisNicholas Fonseca res aditivos disponíveis no

mercado: o principal delesé o TINUVIN P-10 queprotege o material contra aação dos raios ultravioleta.

A Pevecerca do Brasil,matriz em Jovenville (SC),é a pioneira no mundo nafabricação de cercas usan-do a técnica de montagemcom PVC, ferro e concre-to no interior com acaba-mento injetado.

Hoje, a Pevecerca deSantiago dispõe de três

cores no modelos e 35 co-res nas ponteiras. A insta-lação é feita pela própriaempresa que, também,providencia a entrega daschaves dos portões e ocertificado de garantia. Asatisfação dos clientes énotável. – A grande maio-ria das pessoas que nosprocuram para instalarmosalgum material da Peve-cerca, foi indicada por nos-sos clientes – completaJesuino Melgarejo.

10 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011Educação

A URI - Campus deSantiago recebeu no dia 2,a visita da professora AnaRegina Berwanger queatua no Curso de Arquivo-logia na Universidade Fe-deral do Rio Grande do Sul– UFRGS.

Na ocasião, foi recebi-da pelos diretores JorgePadilha dos Santos e Mi-chele Noal Beltrão, que fi-zeram as cortesias da casa.A professora Ana visitouvários setores, com desta-que para a Biblioteca Per-serverando Bochi.

A Universidade agra-dece sua visita, bem como

Professora da UFRGS visita a URI

a Senhora Ilka Fank e aoprofessor Rodrigo Neres -Coordenador de Cultura daSMEC de Santiago pelagentileza de a terem acom-

panhado até as dependên-cias do Campus. A URIlembra que está sempreaberta para receber e aco-lher os visitantes.

Giancarlo Belmonte,professor de Química doDepartamento de CiênciasExatas e da Terra da URI- Campus de Santiago par-ticipará da 20ª ReuniãoAnual da ABCr - Associa-ção Brasileira de Cristalo-grafia, nos dias 24 e 25deste mês no Laboratório

Professor da URI em evento nacional de Cristalografia

Nacional de Luz Síncroton,em Campinas/SP.

Na oportunidade, o pro-fessor fará a apresentaçãodo trabalho “Estruturas deum polimorfo novo de 1,2-bis (4-bromofenil) diselanoem P21212 e a re-determi-nação de estruturas de 1,2-bis (4-bromofenil diselano

e 1,2-bis (4-clorofenil) di-selano em P21/n”. A sínte-se de novos materiais inor-gânicos é a vanguarda nodesenvolvimento de semi-condutores e nanopartícu-las para utilização em di-versas áreas tecnológicas:de fármacos à microcom-ponentes eletrônicos.

Um momento tãoaguardado pelos novosacadêmicos da URI e é oinício das aulas. Muita cu-riosidade está presente,desde o momento de pri-meiro contato com cole-gas e professores, até aobservação da estrutura daURI, que será a segundacasa de muitos deles a par-tir deste ano.

A direção da URI está

Volta às aulas com novidadesespecialmente empenhadaem proporcionar as me-lhores condições aos alu-nos, no que diz respeito aoEnsino, Pesquisa e Exten-são.

Dentre as ações pre-vistas para 2011 estão acontinuidade de seminári-os, viagens técnicas, a in-tensa utilização de labora-tórios, o desenvolvimentode pesquisas relevantes, o

acompanhamento aindamais próximo do aluno,para potencializar seu de-sempenho.

Como novidade, a URIrealizou no período de féri-as, melhorias na estruturafísica tanto da Escola comoda Universidade, que po-dem ser percebidas no re-torno às aulas, o qual acon-tece no dia 22, com muitassurpresas e novidades.

O horário de funcionamento dos setores na Universidade e Escola da URIdas 8h às 14h acontece até este dia 18.

Na segunda-feira, 21, as atividades voltam a acontecer em horário normalnos turnos manhã, tarde e noite.

Última semana com horário reduzido

Assista terça-feira, dia22, às 7h no ProgramaTécnica Rural, do CanalRural do Grupo RBS aentrevista que a JornalistaAna Lúcia Kist realizoucom o professor do cursode Agronomia da URI –Campus de Santiago, Clai-ton Ruviaro, bem como osacadêmicos Jonas Dorne-les e Cássio Vielmo.

O programa televisivotratou sobre a cultura dosoja, dando ênfase no pro-jeto da Universidade “Ma-nejo de água para irriga-ção de cultura de soja”, o

URI é destaque no Canal Ruralqual é desenvolvido noCampus Universitário emárea experimental. A se-gunda parte do programaaconteceu na Empresa So-

bradinho de Omar e GiseleWenning, onde é realizadaa técnica e prática da irri-gação do soja com 10 pi-vôs.

Como de costume,quando se observa algumanimal com característi-cas “estranhas” ou for-mas incomuns, uma dasalternativas a se fazer éencaminhar o indivíduocapturado para que al-guém possa constatar deque espécie se trata.

Sendo assim, no dia 12deste mês foi en-

c a m i n h a d o

para o labo-ratório do curso de Ciên-cias Biológicas, um inse-to vindo do município deNova Esperança do Sul,especificamente nas de-pendências da Corsan,que apresentava algumasmedidas que fogem umtanto dos padrões: da ex-tremidade de uma das pa-tas dianteiras até a outra,foram mensurados 32cm(característica dos ma-chos em ter este primeiropar de patas avantajado),cada antena media apro-ximadamente 15cm e asdemais patas mediamsete centímetros.

Apesar de ser um tan-

Você pergunta, a Biológicas respondeto grande, apresenta al-guns desenhos sobre odorso nas cores que vari-am em tons de preto, bran-co e vermelho-alaranja-do. De certa forma sãoconsiderados como pra-gas uma vez que atacamárvores nativas como é ocaso da figueira (Ficusenormis) e por isso um deseus nomes popularesvem a ser “besouro-da-

f i -guei-r a ” .Tam-b é mpos-s u i outros nomes

como arlequim,arlequim grande, e bro-ca-da-jaqueira.

Através de pesquisasbibliográficas, o acadêmi-co Alam Pozza constatouque o nome científico doinseto é Acrocinus longi-manus (L., 1758), perten-cente à família Ceramby-cidae e à ordem Coleop-tera (a mesma dos be-souros comuns).

De acordo com comu-nicados técnicos elabo-rados pela Embrapa, o ci-clo biológico de A. longi-manus varia de um a doisanos, sendo que os adul-tos ocorrem durante osmeses de outubro a feve-reiro. Nesse período asfêmeas realizam a postu-ra de até 14ovos, que sãoc o l o c a d o s

em escavações em for-ma de elipse (buracos)

de 2,5 a 3,6 cm dediâmetro. Desses

ovos, posteriormente,eclodem as larvas que

se alimentam da cas-ca e depois do lenho.

Não se sabe aindaao certo o porquê da in-festação em massa desteinseto em algumas regi-ões, mas também não po-demos desconsiderar quepor determinadas influên-cias antrópicas, como aderrubada de florestasnativas, estes animais irãoprocurar por alimento econsequentemente ata-car outras espécies deplantas, refletiu Alam.

11A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011 Geral

Nos dias 3, 4, 5, 6 e 7 demarço de 2011, na Aveni-da Júlio de Castilhos, vaiacontecer o Carnaval denossa cidade. A partir das23h, a Avenida estará ilu-minada e decorada parareceber os foliões a fim deaproveitar a festa momes-ca. A banda que irá abri-lhantar a festa é Meninosdo Brasil, de Santa Rosa.

Na primeira noite, quin-ta-feira, terá a 4ª MuambaRegional, evento já conso-lidado e que reúne cortes,prefeitos, secretários, blo-cos e escolas dos municí-pios integrantes do Con-sórcio Caminho das Ori-gens.

É a oportunidade queos municípios têm de se

Meninos do Brasil anima a foliaunirem e apresentarem as

suas cortesnuma festaúnica, já que a

grande maioria das ci-dades da região pro-move Carnaval a par-

tir da sexta-feira. Os pre-feitos e secretários têm a

oportunidade de subir aopalco e fazer o con-vite para o seu even-to.

Infra-estrutu-ra

A partir dasexta-feira, San-

tiago vive outras quatronoites de festa com infra-estrutura completa. Ban-da, segurança, banheirosquímicos, camarotes, de-coração especial, ilumina-ção, câmeras de seguran-ça serão alguns itens jáconfirmados na avenida.No domingo, dia 6, haverámatinê para as crianças, apartir das 17h, no mesmolocal.

A decoração do Car-naval já está bem adianta-da. O carnavalesco Flá-vio Dapieve está realizaoficinas junto à Secretariade Desenvolvimento So-cial. Toda a decoração doano passado foi restaura-da e agora a equipe criamais novidades. As fan-tasias já foram adquiridas.A corte é constituída por

Taíssa Menezes – RainhaAdulta; Verônica Ramos– Rainha Infantil e MarcosBueno – Rei Momo.

Para as entidades quedesejam comercializar be-bidas e alimentos, as infor-mações podem ser obtidasna Secretaria de Indústria,Comércio e Turismo. Emreunião da equipe de orga-nização, ficou decidido queos espaços serão concedi-dos somente a instituiçõessociais, assistenciais ou clu-bes de serviço, sendo quea renda deverá ser reverti-da para este fim.

A ideia é que essas ins-tituições estejam represen-tadas na Avenida em for-ma de blocos e com escalade horário de trabalho enão só uma pessoa repre-sentando a instituição. Osvendedores ambulantesnão poderão vender naquadra que estará fecha-da.

BebidasNas laterais não há pro-

blema, desde que estejamem dia com a taxa da saú-de, que deverá ser pagaantecipadamente, no Setorde Fiscalização. Haverá fis-calização para melhor or-ganização. Será permitidaentrada de bebidas em la-tas, mas nada de vidro, nemgarrafas e nem copos ouobjetos cortantes.

Na sexta-feira, 11, acon-teceu a Escolha da RainhaAdulta e Infantil do Carna-val Popular 2011, nas de-pendências do Centro Cul-tural de Santiago. O concur-so iniciou às 20h e reuniu osjurados: Mônica Vargas –coordenadora de Turismo eEventos; Jones Diniz – re-presentando a Rádio Santi-ago; Fernando Bernardi –representando o CentroEmpresarial; Flávio Dapie-ve – carnavalesco e VeraDorneles – representando aSecretaria de Educação eCultura. Foram três lindascandidatas de cada catego-

Soberanas do Carnaval 2011ria, com direito a torcida etudo. As vencedoras foramVerônica Ramos, infantil eTaíssa Menezes, adulta. Asduas sambaram muito beme se destacaram pela bri-lhante postura e simpatia. –Estamos com uma duplabastante qualificada, que, jun-tando-se ao Rei Momo,Marcos Bueno, farão a fes-ta brilhar nos cinco dias defolia –.

EvoluçãoEste ano a administra-

ção pública preferiu fazerum concurso um poucomenor, já que há anos não

acontecia dessa maneira aescolha das soberanas.Mas, o ano que vem quere-mos fazer um grande con-curso ao ar livre, com aparticipação intensa dosbairros e instituições de nos-sa cidade.

A cada ano estamosdando um passo a mais nabusca da consolidação doCarnaval de Santiago e es-tamos percebendo que osnossos passos estão corre-tos. O trabalho está sendoconstruído a várias mãos:isso é uma Cidade Educa-dora, sublinha a turismólogaMônica Vargas.

As Caras do Rádio Santiaguense

O que o futuro podetrazer para um garotoque já trabalhara comovendedor de picolé naantiga Estação Férrea deSantiago, auxiliar de sa-pateiro, vendedor de pe-cúlios (que ninguém com-prava, pois quem vendiaera um "piá"), lavador decarros e datilógrafo deescritório? A realizaçãode um sonho! Apesar de,principalmente, se ima-ginar como militar na in-fância e adolescência, Jo-nes de Jesus Martins Di-niz, hoje não mais umgaroto, com quase 50anos, é um dos radialis-tas e jornalistas maislembrados de Santiago.

Cresceu na audiênciado noticiário da RádioGuaiba, o Corresponden-te Renner, junto de seupai, na pacata cidade na-tal de Bossoroca. Ali, jácrescia a curiosidade deconhecer mais sobre oveículo. Na adolescência,em Santiago, se inspira-va nos locutores que ad-mirava e brincava de ra-dialista com os amigosdo bairro, com um velhogravador e uma caixa desom montada por um co-nhecido eletrecista. A pri-meira rádio que conhe-cera foi a que viria atrabalhar, a Rádio Santi-ago AM. Na época, haviaprogramas de auditórioaos domingos, abertosao público, e Jones Dinizera presença certa.

Chegara a idade deservir o quartel. Um dossonhos que se realizava.Mas, a paixão pelo rádionão abandonava. - Servino 19º Grupo de Artilha-ria e Campanha e "brin-cávamos" de rádio no"boca larga", o sistemade comunicação que se

Da brincadeira ao estúdioprofissional: no ar, Jones Diniz

Nesta edição, começaremos uma série de perfis com as vozes do rádio dacidade. O primeiro convidado é Jones Diniz, ouvido diariamente no Jornal Faladoda Rádio Santiago AM, entre outros programas.

chama pessoas no quartel,com os altofalantes espa-lhados - completa Diniz.Com o auxílio de um co-mandante, surgiu a opor-tunidade de estágio na Rá-dio Santiago AM, como da-tiológrafo, após seis anosna vida militar. Batia namáquina de escrever e edi-tava notícias - que seriamlidas no ar - dos jornaisestaduais e informaçõesque ouvia nas outras rádi-os de maior abrangência.Em pouco tempo, as portasse abriram na própria Rá-dio Santiago AM: fazia ope-ração técnica de áudio; aospoucos, começara ir àsruas para produzir repor-tagens. - Eu saía com mi-nha prancheta em buscade informações com as pes-soas fora da rádio. Nessetempo, teve duas grandesfontes de informações queme ajudaram: Vulmar Sil-veira Leite, ex-prefeito deSantiago, e Gibelino Minu-zi, ex-vereador e ex-vice-prefeito. A partir disso co-mecei a buscar livros emanuais para elaborarmelhor as notícias -.

Enfim, NO AR!Inspirado por nomes

como Milton Ferreti Jung,da Rádio Guaíba, e JaimeMedeiros Pinto, ex-diretore proprietário da Rádio San-tiago AM, Diniz começaraaos poucos a ir ao ar. "Que-

brava um galho" nas tar-des de domingo ao anun-ciar apenas a hora certae o prefixo da rádio. Nãodemorou para assumirseus primeiros progra-mas. Em meados de1987, com o apoio docolega Nelson Abreu eAntônio Oliveira Júnior,entre outros, Diniz apre-sentava o programa Dis-corama, que rodava "asclássicas do passado".Era o som da agulha nosLP's de flashback soandonas ondas da AM santia-guense às tardes. Tam-bém, assumira o progra-ma Variedades RS noqual era técnico de áu-dio. Lia o horóscopo,matérias de revistas ejornais. Esse mesmo pro-grama, depois, se torna-ra o Ponto de Vista, queestá no ar até hoje. É oespaço que pessoas con-vidadas "dão seu pontode vista" sobre um as-sunto em pauta.

ResumoNome: Jones de Jesus Martins Diniz, 49 anos. Radialista e

Jornalista. Autodidata e profissionalisado no curso de radialista daFundação Educacional Padre Landell de Moura – FEPLAM –, em PortoAlegre.

Programas que apresenta na Rádio Santiago AM, frequência1230 KHZ: de segunda à sexta, Olho Vivo, às 8h10min; Jornal Falado,às 12h15min (também aos sábados); Santiago Notícias, às 14h; aossábados, Sábado Sertanejo às 16h e o Geração 2000, às 20h10min;no domingo, Ponto de Vista às 10h;

Também, é o correspondente de Santiago para jornal A Razão, deSanta Maria, há mais de 15 anos.

Perfil de Jones Diniz segue na próxima edição.

A diretoria do SicrediVale do Jaguari está pre-parando a prestação decontas relativa ao ano de2010. Esses resultados se-rão apresentados aos as-sociados nas pré-assem-bleias e assembleia geral,que acontecerão na pri-meira quinzena de abril de2011.

As sobras líquidas de2010 no valor de R$6.093.000,00 são 52,2%superiores ao resultado doano de 2009, que foi de R$4.003.000,00. As sobrasrepresentam 192% de gan-hos em relação ao CDI(Certificado de DepósitoInterbancário) sobre o pa-trimônio líquido.

Segundo a diretoria,esse resultado foi alcança-do em virtude do desenvol-vimento dos programassociais Pertencer e Cres-cer, que visam qualificar eaumentar a participação

Sobras líquidas do SicrediVale do Jaguari sobem 52,2%

dos associados na gestãoda cooperativa, pois quan-to mais o associado parti-cipa e conhece, mais au-menta sua participação nascarteiras de crédito, inves-timentos, poupança, segu-ros, cartões, consórcios eoutros.

A área de atuação doSicredi Vale do Jaguariabrange as cidades deSantiago(Centro e VilaNova), Itacurubi, Unistal-da, Capão do Cipó, NovaEsperança do Sul, Jaguari,Mata, São Vicente do Sule São Francisco de Assis.

Sicredi de Santiago, polo do Vale do Jaguari

12 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011Publicitário

13A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011 Geral

O Comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada informa à comuni-dade santiaguense que no dia 20 vindouro, será realizada uma corridarústica no âmbito do Exército Brasileiro. Essa corrida denominada “Corridapela Paz Mundial”, será realizada pelas organizações militares em comemo-ração ao dia do Conselho Internacional do Esporte Militar.

Os militares correrão pela parte da manhã, divididos em grupamentos,com largada às 9h em frente ao Círculo Militar de Santiago, seguindo pelaAvenida Júlio de Castilhos, Rua Venâncio Aires (Rua dos Poetas), RuaDuque de Caxias, Rua Pedro Palmeiro, Rua Pinheiro Machado e AvenidaGetúlio Vargas até o entroncamento com a Avenida Júlio de Castilhos.

Outras informações podem ser obtidas junto à Seção de ComunicaçãoSocial da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada pelo telefone 3251-2277,ramal 235.

Tem corrida pela paz mundial

O Centro de Controlede Zoonoses (canil) estálocalizado na antiga chá-cara da Brigada Militar,que fica na estrada quevai para a Barragem daCorsan e tem como obje-tivo recolher animaisabandonados (cães e ga-tos), cães e gatos que ti-verem mordido alguém,e animais que estejamsendo vítimas de maustratos.

No Centro não é rea-lizado atendimento ve-terinário, somente sãotratados os animais queestão recolhidos. Atual-mente, o Canil encontra-se lotado com 109 cãesadultos e 56 filhotes, 16gatos, pois é grande oabandono de animais emSantiago, diz a veteriná-ria Eva Müller.

O trabalho de doaçãode animais é feito emconjunto com a Associa-ção de Proteção e Con-servação de Animais deSantiago. As pessoas que

Portão que se abre aosanimais desprezados

desejarem adotar umanimal devem refletirbastante antes de reali-zarem a adoção. A deci-são deve envolver toda afamília, pois um animalpode durar dez anos, pre-cisa de atendimento ve-terinário, um lugar segu-ro para ficar e não deveser abandonado quandoficar velho.

A adoção pode ser fei-ta direto no Centro deZoonoses nas terças,quintas e sábados das

14h às 16h e uma vez pormês é realizada a Feirade Doação na PraçaMoyses Vianna.

As pessoas que locali-zarem filhotes abandona-dos podem recolher e le-var para o canil, ou avisarpelo fone 3251-0104 equanto aos animais adul-tos devem entrar emcontato antes de encami-nhar. Aliás, neste sábado– se não chover -, vai ter“Feira” na Praça Centralno sábado.

Veterinária Eva Müllercuida com carinho dos

animais

Os filhotes transmitem toda a energia positiva da raça

14 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011Publicitário

15A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011

Dependência de Nicotina

O hábito de fumar é muito difundido e apesar datendência cada vez maior de restringir o fumo emambientes coletivos, é socialmente aprovado, oupelo menos não é moralmente condenado, mesmoquando o consumo de cigarros é excessivo. Istonão quer dizer que seja inócuo, pois sabidamenteestá associado a várias patologias graves. Assim,existe uma clara correlação epidemiológica entrefreqüência do uso do cigarro e incidência do cân-cer pulmonar. Mais prevalente ainda é a bronqui-te crônica do fumante inveterado, que leva aoenfisema e outras disfunções respiratórias gra-ves. Podem advir também do uso crônico do cigar-ro a insuficiência cardíaca e o enfarte agudo domiocárdio. A mortalidade de fumantes de DOISmaços por dia é o dobro da dos não fumantes. Amorbidade também está aumentada no fumantepassivo, isto é, aquele que convive com fumantesem ambientes fechados, inalando involuntaria-mente a fumaça.

Embora muitos dos efeitos nocivos do fumosejam causados por outras substâncias, como oalcatrão contido no tabaco, está claro que a de-pendência é função da nicotina, especialmentepara os fumantes inveterados, que consomemvários pacotes de cigarros diariamente. Já nosfumantes moderados ou ocasionais, outros fato-res, como gratificação oro-labial e aprovação pelogrupo podem estar envolvidos. A nicotina é facil-mente absorvida e atinge o Sistema Nervoso Cen-tral com extrema rapidez, aí produzindo altera-ções características de um psicoestimulante. Anicotina produz dependência psicológica e fisio-lógica intensas, sendo difícil o abandono do hábi-to de fumar. A recaída no primeiro ano atinge75%, depois deste tempo raramente a dependên-cia é quebrada. Além dos efeitos prazerosos, man-tém o hábito o fato de que a suspensão do fumarcausa sensações bastante desagradáveis, comonervosismo, irritabilidade, dificuldade de concen-tração, insônia noturna e sonolência diurna, au-mento do apetite e alterações gástricas e intesti-nais. Os sintomas de retirada iniciam-se 24 horasapós o último cigarro e duram várias semanas. Osmesmos são atenuados pela ingestão de nicotinacontida em gomas de mascar ou em adesivos.

Estudos realizados mostram que os níveis denicotina no sangue são mantidos, não importandoo conteúdo maior ou menor de nicotina contido nocigarro. Por isso, quando fumantes inveteradosmudam para cigarros de baixo teor de nicotina osníveis sanguíneos são pouco reduzidos.

Saúde

16 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011Justiça

NASCIMENTOSGABRIELI de Luiz Carlos Erbice e

Catiusa Viero DelaliberaKAUÃ VALMIR de Valmir José

Libardi r Marli Lopes de FreitasBRENDA de Gildo Garcia Ferreira

e Jussara Correia da SilvaDHIENIFER de Nelson Antonio da

Rosa Amaral e Jucemar Pereira daConceição

MURILLO ÁDRIAN de ValmorOliveira Moreira e Loredi Franga

VianaJOÃO VÍTOR de Gilmar JoséRissi e Inês Araújo Pellet

NICOLI de Clairto coelho da Luze Cláudia Alves Martins da Luz

VALENTYNA de Josemar deAbreu costa e Maiele Fontela Sisti

FELIPE de Vladimir Favero Pintoe Talitta Verffel Carvalho

KAUANY de Marcelo LuizMerlugo Gavioli e Leci de Fátima

Assis dos Santos GavioliLUIZANA de Luiz Carlos dos

Santos Côrtes e Marlene TerezinhaTrindade Côrtes

EMANUELLE DE LURDES deJorge Marino Bastos Haito e Adenise

Nunes dos SantosGIOVANA de Paulo Roberto

Azzolin Chiavenato e Lidiane DelevatiChiavenato

MATHEUS KAUÂ de EdneiSantos Simas e Darquele Cimas da

FonsecaGEOVANA de Leandro Patias da

Costa e Clarice Trindade da SilvaTARITZA RENATA de Renato

dos Santos Almeida e Glaucia Marizada Silva dos Santos

ISADORA de Irineu LeomarRauber e Leide Aracele de Moura

Rauber

LARISSA de Vilson AntonioPizzutti Bordinhão e Rita Jussara da

Silva BordinhãoRUAN ARIÉL de Dieferson

Cardoso Ferreira e Raiane ReginaSouza Martins

THÁLISSON de Alisson Garciade Oliveira e Tamara Viana Soares de

OliveiraDIOGO de Elton Durgante Frigo e

Simone Trombini FrigoANA CLARA de Ronaldo Gorski

da Silva e Aline de Almeida Oliveirada Silva

MURILO de Marco AntonioDorneles de Moura e Rosangela

Rocha de Moura

CASAMENTOSJorge Mauro Jaques Pacheco eMaristani Trindade Nunes

Paulo Cesar costa Curta Heman eMarilia Rodrigues LopesEmerson dionatan da Cruz

Lacerda e Marieli dos SantosGonçalves

Luiz Alberto Hertmann Veron eElizandra Silveira da Silva

Rogério Gabbi Almeida eSthefane dos Santos GarciaDaniel da Rosa Teixeira e Juciléa

da Silva LimaJoão Pedro leal e Sonia

Teresinha Frohnhoefer

ÓBITOSMarli Jaques Pacheco

Pedro ResminiPaulo Laércio Correa Lubenov

Servarina da Rosa GarciaAlmir do Amaral Soares

Clelia Ramos PintoRosa Maria Parodi dos Santos

Luciana Carlan Ferreira

Atualmente, as organizações, principalmente asfamiliares, estão muito preocupadas com a sucessãoem cargos de liderança, devido aos inúmeros casoscatastróficos envolvendo este processo.

Geralmente nas empresas familiares, é constantea presença do patriarca, ou seja, aquela pessoa comidade avançada, o qual foi o responsável pela criaçãodo empreendimento, proporcionando-lhe muitas vezesa responsabilidade pela tomada de decisão. O proble-ma é que boa parte dessas decisões são tomadas combase no emocional e intuitivo. Mesmo assim, há casosem que o espírito empreendedor do fundador faz comque a empresa cresça rapidamente.

As empresas familiares entram em processo detransição, quando há a necessidade de troca de co-mando, seja ela por aposentadoria do fundador, doen-ça ou promoção do líder. Tal período pode ou não serdifícil, dependendo do processo de conscientização deque a mudança de gestão é inevitável e da forma comoa sucessão é conduzida, caso contrário, se o processonão for bem conduzido, a empresa pode até fechar.

Planejar a sucessão da empresa é garantir suacontinuidade, pois um bom planejamento visa à esco-lha e preparação adequada dos sucessores, a adminis-tração de conflitos, a descentralização do poder, arealização de um plano de desligamento gradual dofundador, e a conscientização da família da importân-cia na participação do processo de sucessão. Após oplanejamento é necessário identificar as competênci-as que precisam ser trabalhadas nos sucessores, a fimde que os futuros gestores estejam aptos para projetare praticar as estratégias previamente definidas.

Portanto, toda empresa familiar deve preverquem terá condições de assumir a gestão do negócio,preparando assim os herdeiros da empresa através deconhecimentos teóricos e práticos, a fim de proporci-onar-lhes as principais ferramentas para as constan-tes tomadas de decisão impostas pelo acirrado merca-do que estamos inseridos, nunca deixando de lado aimportância de termos colaboradores comprometi-dos com a perpetuação da empresa, estando estaacima de qualquer interesse pessoal que possa surgir.

Sucessão em empresas familiares

ProfessorTiago Gorski

Lacerda

Contador, Coordenador do Curso de CiênciasContábeis/URI Santiago/RS - Especialista em Ges-tão Empresarial, Mestre em Administração Estra-tégica de Negócios

[email protected]

17A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011 Justiça e Saúde

As cidades estão sendo assolada por uma epidemiade crack, a droga que escraviza em segundos, zombadas esperanças de recuperação, corrói famílias, matamais do que qualquer outra droga e afunda os depen-dentes na degradação moral e no crime. Ele espalhasinais devastadores pó toda a parte, sem escolheridade, sexo ou condição social e afeta a vida de todos.Ela abrange as famílias das periferias e as famílias declasse mais elevadas. A explosão da droga se deu nosúltimos anos, produzindo assombro entre autorida-des policiais, profissionais da área da saúde e familia-res de viciados. A quantidade de crack encontradacom os traficantes superou o da cocaína. O impactosobre a violência é avassaladora. Uma onda de homi-cídios esta associada ao tráfico nas periferias e não hádependente de crack sem relatos de brutalidade emorte de amigos e familiares. A delinqüência juveniltornou-se indissociável do vício.A enxurrada de usu-ários em surto tomou clinicas e hospitais de formarepentina e outra demonstração do que está ocorren-do nas ruas,as crocolandias e nos lares.Tanto estragose explica pela virulência impar da droga. JacinhoSaint Pastores Godoy, diretor da clinica São José dePorto Alegre, diz desconhecer caso de quem tenhaexperimentado a droga sem tornar-se viciado. Formamenos pura cocaína, o crack tem um poder infinita-mente maior de gerar dependência, pois a fumaçachega ao cérebro com velocidade e potencias extrema.Ao prazer intenso e efêmero, segure-se a urgência darepetição. O baixo preço da pedra em torno de R$ 5,00revela-se ilusório. Empurrado para o precipício dafissura o dependente precisa fumar 20 a 30 vezes pordia. Desfaz-se de todos os bens, furta de familiares eamigos uma e, por fim, começa a cometer crimes. "Sinto que sou capaz de fazer qualquer coisa paraconseguir R$ 10,00 e comprar crack, até matar umapessoa. Quero parar e estou me esforçando,mas só defalar na pedra já fico com uma vontade louca de usar-admite uma adolescente de 17 anos " que assalta parabancar o vício e agora tenta a recuperação em umaclínica. O crack é uma droga feita apartir das sobrasdo refino da cocaína misturada com bicarbonato desódio geralmente fumada.É uma forma impura decocaína e não um sub-produto. O nome deriva doverbo " to crack",que em inglês,significa quebrar,devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais( as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.Ometal espalha pela corrente sanguínea e provocadanos ao cérebro, aos pulmões,rins e ossos. Ao mesmotempo o uso da droga provoca lesões nocérebro,causando perda de função de neurônios.Issoresulta em deficiências de memória e de concentração( e por conseqüência em altos índices de abandonoescolar ), oscilações de humor, baixo limite parafrustação e dificuldade em manter relacionamentoafetivos. O dependente dificilmente consegue manteruma rotina de trabalho ou de estudos e passa a viverbasicamente em busca da droga, não medindo esfor-ços para consegui-la. O tratamento permite reverterparte desses danos cerebrais, entretanto muitas vezesé irreversível. Ele mata os sonhos, as esperanças, aalegria, o respeito, a índole e a dignidade do usuário dasua família.Mata a caridade e a benevolência dequem assiste ao drama. Todos são convidados a parti-cipar do grupo de ajuda Renascer, todas as quintas-feiras, 20 hs no Clube União.

Epidemia do Crack

Antonio AugustoBiermann Pinto

Advogado e Professor de DireitoAmbiental e Empresarial na URI/Santiagoe-mail: [email protected]

O Caminho do meio

A tecnologia é quase tãoantiga quanto a históriahumana. Desde as mais ru-dimentares ferramentas depedra até o mais complexotelescópio astronômico, a busca por artes, técnicas,materiais e processos que possibilitem ao homemdesenvolver-se, habitar, e adaptar-se ao planeta, éum traço característico da nossa espécie. Contudo,os últimos vinte anos têm sido marcados por umdesenvolvimento tecnológico sem precedentes nahistória do conhecimento humano, principalmentecom relação aos chamados sistemas digitais, pre-sentes hoje em quase todas as atividades cotidianas.De tempos em tempos, uma nova tecnologia abala ospilares comportamentais humanos, modifica omodo de agir, pensar e se relacionar que havia antes.Nem sempre é bem aceita, justamente por implicaralterações nos padrões sociais, culturais e naturais.Nenhuma o fez tanto, porém, quanto a Internet estáfazendo. A Internet é o mais completo meio decomunicação desenvolvido pelo homem até então.Possibilita interatividade, mas, acima de tudo, in-formação, essa a grande arma da Internet, o grandecapital do mundo atual. Qualquer um pode navegarnesse espaço e levar e buscar informações, trocar eexpor ideias. E é precisamente aí que as coisascomplicam. O mesmo espaço, a mesma tecnologia,vem sendo usada para as razões mais nobres e paraos sentimentos mais sórdidos. A mesma tecnologiaque hoje é fundamental para a educação, que permi-tiu a comunicação de milhões de pessoas que estãoa derrubar inaceitáveis regimes mundo afora, tam-bém é usada para pregar ódio, discriminação e pre-conceitos. No mesmo espaço em que pessoas com-petem para provar quem tem mais amigos, umainglesa, na noite de natal, postou no Facebook, queiria se suicidar, o que de fato fez. Nenhum dos seus1082 "amigos" da rede social tentou ajudá-la ouimpedí-la. Se diminui espaços, também pode isolar.Há quem veja a Internet mais como um mal do quecomo um bem. Culpa da Internet se somos indife-rentes ou nos isolamos, ou se a utilizamos com finsescusos? Virtude da Internet as mensagens de paz erespeito ao próximo que postamos e os encontrosque marcamos? Não, nenhum, nem outro. A inter-net não é, em si, boa ou ruim, já que só possui razãode ser ou existir em razão da utilização que a eladamos. A Internet surgiu para comunicar, e comu-nica, para informar, e informa. O que comunicamosou informamos depende do que somos. Não culpe-mos o instrumento se não sabemos como usá-lo.Não lamentemos os extremos se o caminho era o domeio. Bons ou maus a Internet nunca nos fará.Apenas nos revelará... Ou não, mas isso é outrahistória que virá...

18 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011Publicitário

19A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011 Geral

Na tarde de quinta feira, 10, reuniram-se no 5ºRegimento de Polícia Montada (5º RPMon), jávisando o começo do ano letivo de 2011, o ConselhoComunitário Escolar. No local, membros do Conse-lho Tutelar, direções de escolas do município, re-presentantes da Secretaria de Obras, Guarda Muni-cipal e Brigada Militar, traçaram metas para o ano de2011.

O Conselho Comunitário Escolar foi criado emmaio de 2009, tendo como função básica, aproxi-mar entidades públicas e privadas na prevenção dedelitos, propiciando segurança à rede escolar domunicípio.

O projeto “Um Olhar Para aVida” desenvolveu nova reu-nião na quarta-feira pela ma-nhã, na Secretaria de Obras eViação, sob a coordenação deseu titular Fernando Nasci-mento. Segundo o cronogra-ma da iniciativa que visa orde-nar o trânsito nas zonas das 21escolas da cidade com apoiode entidades, todas já recebe-ram cones de sinalização e de-vem ter as faixas de segurançapintadas.

Essa ação “Volta às Aulas”envolve entidades conscientesde sua responsabilidade tam-bém com crianças e escolas.Participaram o capitão Enizioda BM; o chefe da Guarda Mu-nicipal, Lesina; a proprietáriada CFC Direção Segura, IzaletePivetta de Medeiros e Ana Pau-la assessorando o secretárioNascimento.

ObjetivoEm foco, a mobilidade ur-

bana na cidade que requer a“Ação Volta às Aulas”, envol-vendo 21 escolas. Inicialmen-te serão pintadas todas as fai-xas de segurança, e algumas jáestarão prontas na véspera doreinício às aulas. Inclusive,todas já receberam os conesreforçadores da sinalização.

O secretário Nascimentoexplica que durante o ano, aSecretaria de Obras e Viação

Campanha para proteger estudantes de 21 escolasNa reunião, foi estabelecida pela Secretaria de

Obras a entrega de cones sinalizadores, para cadaescola, bem como a pintura de todas as faixas desegurança, também foi ressaltado um material edu-cativo elaborado pela Secretaria de Obras, chamado“Um olhar para a vida”.

Major Ney, comandante do 5° RPMon, ressaltouàs direções, troca de informações contínuas, a fim daBrigada Militar combater a violência, o uso ou tráfi-co de drogas nas escolas. Participaram da reuniãocapitão João Claudio Müller Dias, comandante dopoliciamento, e capitão Enizio da Silveira Vasconce-los, coordenador dos Projetos Sociais do 5° RPMon.

Ação volta às aulas conta com entidades de respeitojuntamente com outros seto-res da Prefeitura deverão apro-var ações, para serem discuti-das e aplicadas nas escolas es-taduais e particulares. Cadaentidade apoiadora do projetodeve se responsabilizar portrês escolas. O capitão Eníziosugere que a Brigada Mirimtambém comporia trabalhosde conscientização junto coma Guarda Municipal, que ban-caria os panfletos educativos aserem distribuídos. – É impor-tante conversar com os pais –, lembra o chefe da GuardaMunicipal.

SegurançaEstarão presentes no mate-

rial e nas formas de conscien-tização dos cuidados no trân-sito, orientações sobre a legis-lação do trânsito escolar; le-gislação sobre o trasporte es-colar e tudo mais relacionadoà segurança no deslocamento.

A proprietária do CFC Dire-ção Segura, Izalete, comentaque se prepara muito em salade aula, reforçando a consci-entização de segurança. Al-guns, depois que conseguem aCarteira de Motorista, pareceque esquecem – são os queentram para pegar a Carteira,até acontecer um acidente.Porém, creio que muitos têmcuidado –. Em 31 de marçoocorre a próxima reunião.

Reunião com desafiospara empolgar a todos

Secretário municipal de Obras e Viação, Fernando Nascimento

Fernando, Ana, Lesina, capitão Enízio (BM) e Izalete (CFC)

Izalete Pivetta de Medeiros, proprietária da CFC Direção Segura

20 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011Publicações

Edital de convocação de Assembleia Geral

O Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Maria Alice Gomes, vem por intermédio de presenteedital e de acordo com o Estatuto da Entidade, convocar os moradores para uma assembleia geral, a realizar-se no dia 13 de março de 2011, nas dependências da sede do bairro, Rua Benjamin Constant, nº 1387, nestacidade com a primeira chamada as 0h, e a segunda e última chamada às 9h30min.

Ordem do dia:1º Prestação de conta da gestão 2009/2011;2º Eleição e posse da nova diretoria e conselho fiscal, para gestão 2011/2013;3º Assuntos Gerais.Obs.: Os moradores que quiserem forma chapas deverão apresentá-las para registro junto a secretaria com

antecedência de 48 horas.

Valtair CassantaPresidente

EDITAL DE CASAMENTO

ELIZETE T. DE OLIVEIRA TOCA FOGO, Registradora Designada desta Comarca de Santiago-RSFAZ SABER que pretendem casar-se: MARCELO CARLI BURMANN E NANDREA RAMALHO GOMES.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei.Santiago, 16 de fevereiro de 2011.

PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA –PSDB

COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL SANTIAGO – RS

EDITALNos termos do Estatuto do PARTIDO DA SOCIAL

DEMOCRACIA BRASILEIRA, ficam convocados, poreste Edital, todos os eleitores filiados ao Partidoneste município para a Convenção Municipal que serárealizada no dia 20 de março, com início às 14h e oencerramento às 17h, na Rua Bento Gonçalves, nº1642, Câmara Municipal de Vereadores, nesta cida-de, com a seguinte:

ORDEM DO DIAa) Eleição, por voto direto e secreto, do Diretório

Municipal, que será constituído de 21 (vinte e um)Membros Titulares e 7 (sete) Suplentes;

b) B) Eleição, por voto direto e secreto, do Conse-lho de Ética e Disciplina Partidária, constituído de 5

(cinco) Membros Efetivos e igual número de suplen-tes.

Na mesma data serão eleitos a Comissão Execu-tiva Municipal e seus Suplentes e os Membros Efeti-vos e Suplentes do Conselho Fiscal, em reunião doDiretório Municipal eleito, convocado por este Editalpara as 17h15min, no mesmo local.

O requerimento de Registro de Chapas completasde candidatos a Membros Efetivos e Suplentes doDiretório e de Delegado (s) e Suplente (s) a ConvençãoEstadual será recebido até as 18h, do dia 28 defevereiro de 2011, no seguinte endereço: Rua BentoGonçalves, 1642, Bancada do PSDB na Câmara Mu-nicipal de Vereadores.

Santiago, RS, 18 de fevereiro de 2011

Pedro Jacinto Tadiello BassinPresidente do PSDB Santiago

21A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011 Publicitário

22 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011Geral

O SEG – Escola de Edu-cação Profissional Caio Fer-nando Abreu e a Celer Fa-culdades estão com inscri-ções abertas para a pós-graduação lato sensu emAuditoria em Saúde. A es-pecialização é direcionadaa médicos, dentistas, enfer-meiros, farmacêuticos, nu-tricionistas, assistentes so-ciais, fisioterapeutas, psicó-logos, fonoaudiólogos, bió-logos e outros profissionaisde nível superior com inte-resse na área.

O curso busca a promo-ção do desenvolvimento eaperfeiçoamento dos parti-cipantes para os princípios,metodologias e sistemas or-ganizacionais, no sentido deatender às exigências deprodutividade e competiti-vidade nos ambientes insti-tucionais de Auditoria emSaúde.

AtuaçãoCom esta pós-graduação,

o profissional da saúde podeatuar como auditor de siste-mas de saúde em empresas

Inscrições para pós-graduaçãoAuditoria em Saúde

contratantes de serviços (pla-nos de saúde, seguradoras,autogestão em saúde e ou-tras) e de assistência médicae hospitalar. Também podedesempenhar funções deauditor interno (Controller)em empresas prestadoras deserviços (hospitais, clínicas,laboratórios e outras) de as-sistência médica e hospita-lar.

O curso tem carga ho-rária de 360 horas mais operíodo de realização damonografia, sendo sua du-ração média de 18 meses.

As aulas são realizadasem encontros alternadosentre quinzenais e mensaisnas sextas-feiras (19h às23h) e aos sábados (8h às

12h e das 13h30min às17h30min.).

Este curso de especiali-zação é realizado em con-vênio com a Celer Faculda-des, com base na Resolu-ção CNE nº 1/2007, sendoos certificados expedidospor esta Faculdade, confe-rindo ao aluno o título deEspecialista.

Os interessados devemfazer a sua inscrição combrevidade, pois as vagassão limitadas. A Escola deEducação Profissional CaioFernando Abreu fica naRua Júlio de Castilhos, 597.Mais informações podemser obtidas pelo fone (55)3251.2720 e pelo site:www.estudeseg.com.br.

23A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011 Polícial

A Polícia Civil de San-tiago efetivou duas im-portantes prisões nas úl-timas horas, ambas rela-cionadas a indivíduos commandados de prisão ex-pedidos pelo Poder Judi-ciário local. As prisõesforam realizadas pelo de-legado de Polícia, Vladi-mir Haag Medeiros, queesteve à procura dos indi-víduos juntamente com aEquipe de Investigaçãoda Delegacia de Polícia,da Delegacia de Delitosde Trânsito e dos Servi-ços de Inteligência daDelegacia de Polícia Re-gional (SIPAC) de Santi-ago.

O delegado destaca aimportância das prisõestendo em vista que alémde serem recolhidos aoPresídio, onde devemcumprir pena em regimefechado, tais indivíduosnão mais representarãoameaça à população deSantiago e região.

Segundo o delegado,um deles tinha envolvi-mento com outros delitos

Polícia Civil de Santiago prendearticuladores de diversos crimes

no município, entre elesameaças, furtos, roubose tráfico de drogas, sendoum dos principais articu-ladores dos crimes na ci-dade. Com o trabalho daPolícia Civil, foram iden-tificados como autoresdesses delitos, tendo sidofeito pedido de revoga-ção de seus benefíciospenais.

Ainda, devido ao tra-balho iniciado pela Polí-cia Civil de Santiago, maisum indivíduo que teve asua prisão decretada peloPoder Judiciário Local foiencaminhado ao Presídiona cidade de São Gabriel,acreditando o delegadoque os índices de delitosno município, especial-mente furtos por arrom-bamento, devam diminuirainda mais, destacando otrabalho intenso que a Po-lícia Civil tem desenvol-vido para combater essescrimes no município.

O delegado informa,ainda, que em breve ha-verá novas operações daPolícia Civil na região.

Dia 13, às 23h30min,PM’s agiram na Rua Co-ronel Tuca, Bairro Itu, naresidência da srª de inici-ais E R S, que comunicouque foi ameaçada pelo seuex- companheiro de inici-ais F C V, que disse que

Agride mãe com socoe tenta atacar o paino Bairro Guabiroba

Às 20h50min do dia 13,uma guarnição da BrigadaMilitar compareceu à RuaArnaldo Bertoldo, BairroGuabiroba, na residênciado casal do sr de iniciaisSC C e a srª de iniciaisIGF, comunicaram que seufilho de iniciais AFC, che-gou em casa embriagadopor volta das 15h e agrediusua mãe com um soco noslábios, saindo do local, e

por volta das 20h, o mesmoretornou e tentou agredirseu pai, que comunicou viatelefone à Brigada Militar,sendo o agressor aborda-do e preso próximo à RuaPrincesa Isabel. As víti-mas foram encaminhadasao Pronto Socorro do Hos-pital de Caridade e, poste-riormente, encaminhadasaté a Delegacia para re-gistro da ocorrência.

Mãe com proteção contrafilho no “Carlos Humberto”

Dia 12, às 20h40minuma guarnição da BrigadaMilitar esteve na Rua Becoda Comadrinha, BairroCarlos Humberto, onde asrª de iniciais D F P, comu-nicou que seu filho de inici-ais J F P, chegou em casaembriagado e começou a

incomodá-la e proferir pa-lavrões. A vítima possuimedida protetiva de afas-tamento do lar do filho. Foidada voz de prisão ao acu-sado e as partes encami-nhadas até a Delegaciapara registro da ocorrên-cia.

Agride mãe e tenta sufocaravó em estado vegetativo

Às 20h45min do dia 13, uma guarnição da BrigadaMilitar compareceu na Rua Frankilin Frota, BairroCentro, onde a srª de iniciais V A R S, comunicou queseu filho de iniciais A R S, lhe agrediu com arranhõesnos braços e que depois da briga, ele foi até o quarto desua ávo, srª de iniciais M J I S, que se encontra emestado vegetativo e começou a sufocá-la, sendo contidopor familiares. O autor foi preso em flagrante e asvitimas encaminhadas ao Pronto Socorro do Hospital deCaridade e, posteriormente, encaminhadas até a Dele-gacia.

“Ex” inconformadono Bairro Itu apela

a vítima iria se arrepen-der de ter se separado, amesma teme pela vida, oautor não se encontravano local.

A vítima foi conduzidaaté a DPPA para registroda ocorrência.

Às 15h e 35min do dia 15, uma guarnição da BrigadaMilitar compareceu à Rua Antonio Andrade, BairroGuabiroba, onde a srª de iniciais J M S comunicou quefoi agredida pelo seu namorado de iniciais C R F M. Ospoliciais foram informados pelo acusado que o desen-tendimento ocorreu devido a srª J M S, ter abandonadosua filha de 2 anos em uma parada de ônibus e que elelevou a menina para sua casa. Diante dos fatos, foiacionado o Conselho Tutelar que compareceu no locale ambas as partes foram conduzidas à DPPA paraesclarecimento e registro.

Apanha acusada de terdeixado filha na parada

Às 12h30min do dia15, policiais da BrigadaMilitar em abordagem derotina na Rua Bento Gon-çalves, Bairro Gaspar Du-tra, em um bar existenteno local onde foi aborda-do, revistado e consultadono sistema, o indivíduo Air-

Foragido é presono Gaspar Dutra

ton Michael Rodrigues, oqual se encontrava foragi-do do sistema prisional,deste a data de dezembrode 2010. Ele foi preso eencaminhado a DPPA pararegistro e posterior enca-minhamento ao PresídioEstadual de Santiago.

Através de uma ligação, recebida pela Sala de Ope-rações, uma guarnição de policiais do 5º Regimento dePolicia Montada abordaram em um bar, Airton MichelCaldeira Rodrigues, detento do regime semi-aberto doPresídio Estadual de Santiago, que se encontrava fora-gido desde a data do dia 31/12/2010,, após a identificaçãofoi conduzido preso à Delegacia de Policia, sendo re-conduzido ao Presídio Estadual.

Retorna ao Presídio

Segunda-feira, 14,por volta 14h30min, con-forme ocorrência regis-trada na Delegacia dePolícia, uma mulher ca-minhava juntamentecom seu companheiropela Rua Antão PereiraCardinal, quando nasproximidades da Asso-ciação Bairro Vista Ale-gre, parou um veículodo tipo Corsa, de corpreta, vidros escuros,cuja placa não foi iden-tificada, de onde desce-ram dois indivíduos des-conhecidos, armados derevólver, que colocaramum capuz no homem,agrediram-no com so-cos e ponta pés, colo-cando-o no banco tra-

Sequestro Relâmpagotambém!

seiro do veículo saindoem alta velocidade emdireção ao Bairro Mis-sões. A mulher, a partirdas características pas-sadas à Polícia, acreditaque possa reconhecerpelo menos um dos ele-mentos.

Conforme a BrigadaMilitar, o homem se-questrado, foi encontra-do amarrado, próximode uma casa no Rincãodos Vianas, segundo in-formação passada àguarnição de serviço porum morador do local.Equipes da Polícia Civilestão investigando ocaso com intuito de iden-tificar e prender os en-volvidos.

A Polícia Civil de Santiago prendeu, na tarde deontem, em flagrante dois indivíduos por furto. Aequipe da Seção de Investigação da DP recebeuinformação de que os dois indivíduos estavam noBairro Jardim dos Eucaliptos, tentando venderuma furadeira e uma makita de cortar piso, objetosfurtados de uma vítima.

Os agentes policias dirigiram-se até o local emque estavam os indivíduos, constatando que setratava efetivamente de objetos furtados, tendosido dada voz de prisão a ambos e conduzidos atéa Delegacia de Polícia para a lavratura do flagran-te. O delegado de Polícia Vladimir Haag Medeirosinforma que ambos têm vasta lista de antecedentespoliciais, tendo ele representado pela prisão pre-ventiva de um dos indivíduos, que já respondeoutros inquéritos da mesma natureza na Delegaciade Polícia.

Com isso, o delegado afirma que, somadasessas duas prisões às realizadas pela Polícia Civile a Brigada Militar na semana passada, os índicesde furto arrombamento cairão praticamente azero. Ressalta o delegado que a atividade daPolícia Civil em Santiago está plenamente atuante,tanto que, neste caso, foram os agentes de Políciaque avisaram a vítima sobre o furto. – A vítimaainda nem tinha se dado conta de que fora furtada,mas a Polícia Civil de Santiago já tinha prendido osindivíduos com os objetos em flagrante graças aobom trabalho dos policiais e a ajuda da comunida-de, que sempre colabora prestando informaçõespara a Polícia –, diz o delegado.

Nota Policial

Presos antes davítima saber

24 A FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA SantiagoA FOLHA Santiago18 de Fevereiro de 2011Geral

A Folha Santiago | MIX, 18 de Fevereiro de 2011

Dany, a boxeadora

A assistente de palco do Caldeirão do Huck, Dany Ba-naninha faz aula de boxe duas vezes por semana em uma academia na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Segundo o professor Vagner Coelho, Dany manda muito bem no boxe.

RainhaSheron

A rainha da bateria da Porte-la, Sheron Mene-zes afi rmou, sem medo, após o in-cêncio que prejudi-cou a escola: "estou pronta para o que der e vier".

Musculação contra o câncer e diabetes

Tem muita gente que, na academia, torce o nariz para a musculação. Mas, além de tornear o corpo, levantar peso ainda ajuda a prevenir doenças temi-das como câncer e dia-betes, segundo pesquisas recentes.

Um amplo estudo re-alizado pelo Instituto Karo-linska, na Suécia, em con-junto com a Universidade de Granada, na Espanha, comprovou os benefícios da prática investigando nada menos que nove mil voluntários durante 19 anos!

A conclusão foi que os indivíduos mais muscu-losos, confrontados com aqueles que eram fl ácidos, apresentaram uma inci-dência de doenças graves menor.

Além disso, a turma mais fracote teve uma in-

cidência de 50% mais mortes em comparação com o grupo dos fortes.

O levantamento feito por suecos e espanhóis constatou que pessoas com músculos tonifi cados resistem mais aos tumores.

Segundo a revista Saú-de!, embora a gordura cor-poral contribua para reações infl amatórias que aumentam o risco de um câncer, homens obesos que se submetem a treinos com pesos também parecem estar menos sujeitos a câncer.

Outra pesquisa, da Asso-ciação Americana de Fisiotera-pia, aponta que a musculação também ajuda a prevenir e a combater o diabete do tipo 2.

Os americanos notaram que quem levanta pesos além de fazer exercícios aeróbicos tem um melhor controle da glicose do que os que se limi-ta a correr, por exemplo.

2 MIX, 18 de Fevereiro de 2011 DiversãoÁries (21 / 03 à 20 / 04)

Touro (21 / 04 à 20 / 05)

Gêmeos (21 / 05 à 20 / 06)

Câncer (21 / 06 à 21 / 07)

Leão (22 / 07 à 22 / 08)

Virgem (23 / 08 à 22 / 09)

Libra (23 / 09 à 22 / 10)

Escorpião (23 / 10 à 21 / 11)

Sagitário (22 / 11 à 21 / 12)

Capricórnio (22 / 12 à 21 / 01)

Aquário (21 / 01 à 18 / 02)

Peixes (19 / 02 à 19 / 03)

Um aglomerado de planetas ainda em aquário mostra que as atividades em grupo devem ser o mote principal de suas inves-tidas nesta fase. Todo trabalho executado em equipe mostrará ótimos resultados. Fé renovada.

A fase continua ótima com aumento do prestigio social e profissional, melhora da imagem publica e progresso em todos os setores da vida. Aproveite taurino, pois este é o seu ano! O amor passa por uma fase de espera.

Muitos planetas em aquário ajudam a en-tender e a racionalizar seus sentimentos e emoções mais profundas. A compreensão de seus motivos ameniza a densidade da fase. Fé e espiritualidade renovadas.

Agora que algumas emoções e sentimentos mais profundos são melhor compreendi-dos, você pode se dedicar mais intensa-mente aos estudos e ao seu progresso pro-fissional. A fase é ótima também para rever relacionamentos.

A lua ainda em seu signo faz um tenso as-pecto com marte, sol, mercúrio e netuno trazendo confusões e até mesmo discus-sões totalmente desnecessárias. Contenha suas emoções e impulsividade. Vai valer a pena.

Algumas emoções antigas que incomodam há muito tempo podem ser definitivamen-te deixadas para trás neste momento de sua vida. Jupiter entra em Áries para limpá-las. Não tenha medo de mergulhar profunda-mente nelas.

Jupiter continua beneficiando seus relacio-namentos e até trazendo algumas paixões à sua vida. No entanto, existem ainda algu-mas questões do passado que incomodam e precisam ser resolvidas. Faça isso!

Alguns acordos comerciais que por qual-quer motivo precisou ser deixado de lado pode voltar a fazer parte de seus negócios e planos nos próximos dias. No amor a fase ainda é de imprevistos e mudanças.

Caso o amor ainda ao tenha batido em sua porta, aguarde um pouco mais. Aproveite as boas energias que rondam você nos últi-mos dias sagitário. Amizades e vida social ativa trazem um novo fôlego à sua vida. Nova fase!

Caso ainda tenha algo pendente em suas finanças e investimentos, aproveite para resolvê-las agora. A fase continua ótima para novos negócios e projetos de trabalho. Fé e espiritualidade renovadas trazem mais otimismo.

Saturno continua mostrando seus talentos e capacidade de estruturação de sua vida como um todo. A fase é ótima para fazer planos e projetos que envolvam aumento de ganhos. Dia ótimo para o romance e o amor.

Urano continua mostrando que algumas coisas e pessoas devem ficar definitivamen-te para trás. O Universo pede urgência em mudanças que devem ser feitas. Coloque toda sua energia em projetos financeiros.

Exame Nupcial

Numa cidade do interior, um casal de noivos vai fazer um exame pré-nupcial, pra ver se tudo vai sair direitinho. Ou melhor, se tudo vai entrar direitinho.

Dias depois, a moça vai buscar os resultados. A enfermeira lhe entrega um papel onde apenas se lê: "APM". A moça não entende e a enfermeira explica:

- Pode ficar tranquila. APM quer dizer: "Apta Para o Matrimonio".

A noiva fica felicíssima. E pega o resultado do exame do noivo. Nele está escrito: "AAPM". Aí é que ela fica exultante: se com um A só é considerada apta, imagine ele com dois As. Deve ser um fenô-meno!

Casam-se. Dez dias depois, volta a moça ao la-boratório, querendo saber porque o marido é um fracasso total na cama, já que é "AAPM". É aí que a enfermeira explica o que a sigla significa: "Apto Apenas Para Mijar"...

3MIX, 18 de Fevereiro de 2011Social

4 MIX, 18 de Fevereiro de 2011 Carros

CC R-Line à venda

Apresentado ao pú-blico brasileiro durante o último Salão Interna-cional do Automóvel, em outubro do ano passado, o Volkswagen Passat CC R-Line já está à venda no Brasil pelo preço sugeri-do de R$ 189.230,00. Entre outros detalhes, o carro vem com spoilers dianteiro e laterais, ro-das de liga leve Mallory com 18 polegadas de di-âmetro, pneus 235/50R e volante multifuncional esportivo. Na lista de equipamentos ainda há lanternas traseiras es-curecidas, sistema Park Assist com câmera de ré

e ACC (controle automá-tico de velocidade e dis-tância).

No conjunto me-cânico, o motor V6 tem 3.5 litros de cilindrada e gera 300 cavalos de potência e 35,6 kgfm de torque a 2.400 rpm. O câmbio é seqüencial de seis marchas e dupla embreagem. Segundo a Volkswagen, o Passat CC R-Line é capaz de atin-

gir 250 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos.

O sedã é o primei-ro modelo da linha R da marca alemã a ser vendi-do ofi cialmente no Bra-sil. Além do Passat CC, Golf, Scirocco, Tiguan, Touareg, Passat e Passat Variant são preparados por uma divisão especial da marca, composta por 350 pessoas.

ACC ( t l t á i k /h l

A Mitsubishi resol-veu provar do melhor modo até onde vai o sis-tema de controle de seus carros: quebrando cinco recordes mundiais em um prazo de 24 horas.

A missão, nun-ca antes feita por uma montadora, foi realiza-da nas terras gélidas de Ghost Lake, na cidade de Alberta, no Canadá e contou com dois mode-los 4×4 da empresa: o Outlander e o Outlander Sport.

A família Outlan-der é agora a mais pre-miada desta categoria

entre todas as montado-ras. Os recordes quebra-dos foram:

> Melhor distân-cia (300 metros) na neve percorrida por um veículo em marcha ré por 30 segundos.

> Menor distân-cia de frenagem (56,2 metros) em um veícu-lo sobre solo congela-do

> Veículo com maior quantidade de voltas (3 voltas) em um circuito gelado por 2 minutos

> Veículo mais

rápido a completar circuito com obstácu-los no gelo (1 minuto e 11 segundos)

> Volta mais rá-pida feita em torno de uma praça no gelo (19 segundos)

Para conferir o de-sempenho dos veículos da Mitsubishi quebran-do os recordes, confi ra o vídeo gravado pela montadora e pelo Gui-ness Book em: http://www.youtube.com/watch?v=MHguhTzez4Y&feature=player_embed-ded

Colecionando recordes

1A FOLHA EsportivaA FOLHA EsportivaA FOLHA EsportivaA FOLHA EsportivaA FOLHA Esportiva18 de Fevereiro de 2011

Editor: Jorge Costa

Teve início na última terça feira o CampeonatoMunicipal de Futebol Sete Sênior, uma das novidadesda Liga Santiaguense de Futebol para este ano. Asolenidade e os primeiros jogos aconteceram no cam-po do União e contaram com a presença do Prefeito

LSF dá início as suas atividades para 2011Já tem bola rolando no Municipal deFutebol Sete Sênior

Júlio Ruivo, um dos incentivadores da modalidade.Durante a Abertura, o Prefeito Municipal mais umavez parabenizou os atletas e a Liga pela iniciativa,destacou o apoio da administração municipal nascompetições, sempre observando as condições finan-ceiras e estruturais da Prefeitura Municipal.

O Presidente da Liga, Luciano Vieira, agradeceumais uma vez a presença das autoridades municipaisque acompanharam os primeiros jogos da competiçãoe parabenizou os atletas da categoria sênior por con-

tinuarem a participar das competições organizadaspela entidade, valorizando o esporte amador.

As equipes do Cruzeiro, Cantina e São Jorge come-çaram a competição vencendo os seus adversários. OCruzeiro, depois de algum sacrifício, venceu ao ForçaJovem por 1 a 0, fazendo o jogo inaugural da compe-tição. No segundo jogo a equipe do cantina venceuapertado a Ponte Preta por 1 a 0 e no terceiro jogo oSão Jorge superou o Corintihans pelo elevado placarde 4 a 1.

Prefeito Ruivo abriu o evento Sênior do Cruzeiro começou com vitória

Confira a Tabela completa da 1ª Fase

A Liga Santiaguensede Futebol já tem defini-da a data de início doCampeonato Municipalde Futebol de Campo. Acompetição inicia no pró-ximo dia 26 e este ano ataça ao campeão levaráo nome do Prefeito JúlioCésar Viero Ruivo.

Congresso Técnico doFutebol de Campo acon-tece hoje

Hoje, às 20:00h,ocorre o Congresso Téc-nico para definições doMunicipal de Futebol deCampo da Primeira Di-visão, que deve ter seu

Campeonato de Futebol de Campo da1ª Divisão começa dia 26/02

Taça leva o nomedo Prefeito JúlioCésar Viero Ruivo

início no dia 26, às 14h,no Estádio Alceu Carva-lho (Cruzeiro) com aspartidas entre Riachue-lo e Grenal e no jogo defundo com Geriátricos eAmérica. A LSF salienta

que é obrigatória a pre-sena de um representan-te de cada equipe dacompetição no Congres-so Técnico para aprova-ção do Regulamento edemais definições.

Confira os jogos da abertura e dae da 2ª rodada:

2 A FOLHA EsportivaA FOLHA EsportivaA FOLHA EsportivaA FOLHA EsportivaA FOLHA Esportiva18 de Fevereiro de 2011Geral

Acontece amanhã adecisão da 1ª Taça de Fu-tebol Sete AFIC e Prefei-tura Municipal de NovaEsperança do Sul, com aseguinte programação: 1º

Nova Esperança:

Decisão do Futebol Sete AFIC/PMNES acontece amanhã

jogo as 20:00h- decisãodos 3º e 4º lugares. 2º jogo21:00h - decisão do título.

As semifinais, que de-finiram os cruzamentosdos jogos, aconteceram

no meio da semana noComplexo Esportivo daAFIC/NES, entre as equi-pes do Cosmos, Mercená-rios, Coagrijal e Barcelo-na.

O público que irá as-sistir aos jogos do Tor-neio Belizão 2011 des-frutará de uma comodi-dade que não encontrouem anos anteriores. APrefeitura Municipal de

Tradicional competição do Bairro Beli-zário terá apoio qualificado da PMS

Congresso técni-co aconteceu on-tem e diminui onúmero de equi-pes na categorialivre

Santiago está disponibi-lizando uma arquibanca-da metálica para o Giná-sio João Arthur Mayer,fato que proporcionaráa oportunidade para queum público maior com-pareça aos jogos.

Em virtude de peque-nos contratempos as da-tas iniciais da competi-ção foram alteradas e ocongresso técnico acon-teceu apenas ontemquando já encerrávamosa edição do jornal. Se-

gundo Jair, da PlacarEsportes, um dos coor-denadores do evento,este ano haverá uma di-minuição no número deequipes na categoria li-vre. Das vinte e uma queparticiparam no ano pas-sado apenas dezesseteconfirmaram presença.Na categoria veteranos,Jair acredita que o nú-mero será de sete parti-cipantes. Os jogos de-vem ter início no próxi-mo dia 21.

A Prefeitura Municipal de Santiago, através do Departamento de Des-

porto, promoveu com sucesso o Curso de Tênis, nos dias 12 e 13 de fevereiro

de 2011, nas quadras esportivas do Ginasião. O Curso foi ministrado pelos

renomados professores Tenistas da Federação Gaúcha de Tênis, Roberto

Mello, Cristiano Testa, Matheus Wagner e Alexandre Calixto; O

referido curso iniciou no dia 12, sábado às 9 horas estendendo-se até o

domingo, dia 13. O Curso foi oferecido aos Monitores do projeto Bola Pro

Futuro, para desenvolver o Projeto Municipal Tênis na Escola.

Curso realizado com sucesso

Monitoresforam alunos

atentos

Ginásio vai ganhar pequena arquibancada metálica

3A FOLHA EsportivaA FOLHA EsportivaA FOLHA EsportivaA FOLHA EsportivaA FOLHA Esportiva18 de Fevereiro de 2011 Opinião

Jorge Costa

A homenagem ao Prefeito Júlio Ruivo

Mesmo não sendo assunto da minha área, arrisco-me a reiterar que a CopaSantiago 2011 não foi deficitária. As contas pendentes de 2010 foram pagas e asque faltam pagar de 2011 fica por conta do que o Cruzeiro ainda tem a receber.Muita despesa foi feita à prazo, baseado exatamente no fato de que algunscontratos de publicidade seriam pagos também à prazo. A medida que essenumerário for entrando as contas vão sendo pagas. Quem concordou em venderà prazo para o Cruzeiro sabia que seria assim.

“ É com imensa satis-fação que, com o Campe-onato Municipal desseano, vamos render umajusta homenagem àqueleque, todos nós, julgamosser o nosso principal co-laborador e parceiro dosdesportistas de Santiago.Trata-se do Prefeito deSantiago Júlio César Vie-ro Ruivo, que ao nossojuízo é quem mais fez peloEsporte Amador de San-tiago. Ademais, conside-ramos relevante sua po-sição desprendida de ser,a forma simples comosempre se postou diantedos desportos, sua hu-mildade em saber ouvir e

acatar nossas sugestões,mas sem abrir mão de suaprofunda base acadêmi-ca e nem de sua autorida-de.” Palavras do Presi-

dente Luciano Vieira, daLSF, ao justificar a home-nagem que a entidadepresta ao Prefeito JúlioRuivo.

Em 2010 o Vasco daGama já viera à Santiagosob as expensas da estru-tura da Copa Santiago. Oclube carioca teve as suaspassagens aéreas pagascom verba conseguidajunto ao FUNDERGS.Este ano a coisa se repe-tiu, pena que o Vasco nãocorrespondeu a expecta-tiva. Mas este ano não foisó o Vasco, pois tambémo Club Deportivo Univer-sidad de Chile veio para aSantiago com passagenspagas pelo Cruzeiro.

Quem providenciou averba que sustentou asdespesas de ambos os clu-bes foi o presidente Chi-cão. Aliás, foi ele quem

Ao Chicão o que é do Chicãoinsistiu que o Vasco vies-se e deu o aval para avinda dos chilenos. Até aínão tem nenhum deméri-to, afinal ele era o presi-dente e cabia-lhe a facul-dade da escolha.

Como coordenadortécnico da competição eudesaconselhei a vinda deambos e sugeri que trou-xéssemos o Pão de Açú-car de São Paulo, abrin-do portas para a busca depatrocínios externos,tipo Coca Cola ou Nestlé.Chicão nos disse na reu-nião que “o Pão de Açú-car não é time de futebol”e que não interessava. Aíentrou a disciplina inte-lectual, gastamos com o

Vasco e com o Universi-dad, mas gastamos o quepodia ser gasto, até por-que, a verba era rubrica-da e teria que ter destinocerto, o pagamento detransporte.

Estou escrevendo issopara que cessem as co-branças sobre os demaisdiretores do Cruzeiro epara que os desavisadossaibam que a verba des-pendida para a vinda decariocas e chilenos não erado Cruzeiro e que não teriasido conseguida não fosseo empenho do Chicão.Sem Vasco e Universidadnão haveria a despesa, mastambém não teria vindo odinheiro. Elas por elas.

Querer ou não querer vir à Copa SantiagoQuem não é do meio e

não tem conhecimentosuficiente sobre os fatos,até pode dizer que hojeos clubes de projeçãonão querem mais vir paraa Copa Santiago e que aculpa é do Cruzeiro.Quem trabalha na áreasabe que a coisa não ébem assim. Argentinosnão querem, de fato, virà Santiago como não es-tão indo a lugar algum,

para evitar o assédio aosseus futurosos craques.As grandes equipes doeixo Rio-São Paulo es-tão dando preferência aCopa Promissão. A Co-pinha SP teve a idade deseus jogadores diminuí-da em um ano e passou aser concorrente. Estes eoutros motivos levam osclubes de nome a nãoquerer vir à Santiago.Mas existe uma gama

enorme de clubes quequerem vir. E descul-pem o trocadilho, mas oGama é um deles. E emrelação ao “Candango”nós cometemos umagafe e até um injustiça. Ovice campeão do anopassado teria que ter vin-do, quem sabe, até nolugar do Vasco ou doschilenos. Mas são águaspassadas. Vale comoaprendizado.

Sobre despesas

Presença feminina na Copa

Uma vez um gene-ral disse: “ Me dêemdez Oliveira que eufaço uma revolução”.Pelo trabalho que elavem fazendo na CopaSantiago eu diria: “ Medêem duas Juliana queeu revoluciono tam-bém.”

Discurso de peso

Durante a “Festa do Dozão”, na horade entregar os troféus de reconheci-mento, cometi uma indelicadeza com aJuliana. Chamei primeiro o Derli Var-gas para receber o troféu em nome daRádio Imembuí. Eu queria começar acerimônia com um discurso de “peso”.Derli não deixou por menos e lascouessa: “ O Chicão ainda vai chegar agovernador”.

4 A FOLHA EsportivaA FOLHA EsportivaA FOLHA EsportivaA FOLHA EsportivaA FOLHA Esportiva18 de Fevereiro de 2011Colunistas

GP DA CIDADE DE JAGURI

Jaguari terra das belezas naturais e do vinho,convida os amantes do esporte do turfe para ogrande prêmio da cidade de Jagauri nos dias19,20 e 21 de fevereiro de 2011 para produtosinéditos nominados para penca fechada na dis-tância de 450 metros, machos 50 kg e fêmeas48 kg. Na ocasião serão homenageados Ubira-tan Minozzo e Sandra Machado ambos de San-tiago.

Acontece

CARAZINHO - G.P. SPRINT SALESJá estão alojadas para participar do GRANDE

PRÊMIO SPRINT SALES 2011 as parcerias: STUD13 (Tupanciretã), HARAS EREPORÃ (Erechim),HARAS SO BRILLIANT (São Borja), HARAS NIJU(São José do Ouro), FABIO ARALDI (Vacaria),MARCOS TAVARES (Carazinho), AGROP. SÃOCARLOS (Tupanciretã), DALTRO SANTOS (Pal-meira das Missões), ANILO GOBBI (Ibirubá),JORGE REALI (Passo Fundo), STUD KENIA (Ca-razinho), SERGIO e HILARIO (Caxias do Sul),STUD LAGO PÃO (Carazinho) e HARAS FAZ.CAPEATY (São Borja). Os organizadores traba-lhando e mais parcerias deverão chegar.

VELOCISTAS DA AMÉRICAJá estão alojados no J. C. Carazinhense para

participar do GP VELOCITAS DA AMÉRICA 2011os seguintes animais: EL JOGO VIRTUAL, VITÓ-RIA SUPREMA, MEBER, MEGA RACE, ULTRAHE-ROIC, VIEJO PANCHO, SHOW MILE, ZORA BEBACK e SAINT PROSPECTOR. Já está reservadococheiras para: TOTOSÃO, CERISE NOIRE, LLU-VIA TORRENTIAL, SUPER FORMULA, JET EXPRESSe FAST MILE. Os organizadores estão acertandodetalhes e mais animais chegarão para participardo GP.

Jockey Clube de Jaguari

[email protected] Doreneles

VeteranosComeçou na ultima terça-feira, nos

campos do União, o tão esperado Cam-peonato Municipal de Fut.Sete 45, queteve na primeira rodada a demonstraçãode que teremos bons jogos e muita raça,integrada a técnica ,de quem já levantoumuitas taças e multidões em equipes quedefendeu em nossa cidade e região..

Cipó IComo comentei na ultima edição

futebol se ganha dentro do campo e assimo ditado se fez acontecer no ultimo finalde semana na cidade de Capão do Cipóno Campeonato Municipal de Campo.Vários fatores poderiam tirar o foco dojogo e levar a baderna, mas a paramostrar que o futebol não tem maisespaço para este tipo de coisa ,o próprioresultado demonstrou que o futebol émuito bonito mas para quem entende esabe fazer dele um elo de amizade,diversão e coisa sadio.

Cipó IIE assim no ultimo final de semana no

Municipal de Capão do Cipó ficou a lição.Aqueles que ainda insistem em fazer coisasque não fazem parte do futebol e até mesmode uma pessoa de bem e que convive numasociedade e principalmente numa cidadebonita, rica em personalidades sociais epessoas que lutam incessantemente para ocrescimento de sua comunidade, que o juiznão ganha jogo. Sou de opinião que no anoque vem, de repente, se compre uma taçaextra e se entregue no inicio do campeonatoao time que quis vencer na marra, assimpoderemos evitar vários contra tempos ocor-ridos.

Cipó IIISei que muitas vezes a cabeça esquen-

ta e se fala coisas indevidas mas quem estano futebol tem que ter o controle emocional.Isso faz parte do futebol e que passado fiquecomo aprendizagem sempre. Vamos torcere pensar positivo que no futuro não comete-remos mais erros desse tipo e que temmuitas coisas do futebol tem que ficar dentrodas quatro linhas pois sabemos que lá tempessoas competentes e organizadas tentan-do dar tudo de si para o futebol daquela cidadee as mesmas merecem nosso respeito e atorcedor do município independente de equi-pe também e assim parabéns a Prefeitura,Cmd em nome do competente Adair que foiincansável em todos os momentos principal-mente com a arbitragem.

ParabénsParabéns a Associação do Capão do

Cipó pelo titulo do Campeonato Municipal2011 de futebol de campo que soube unir aexperiência, humildade com a raça e assima união do seu grupo para colocar em praticaa técnica de seus jogadores no campo evencer sem duvida alguma o jogo.

EscolhinhaEsta em alta a Escolhinha de Futebol do

CRAS/Missões que funciona no campo do

Bairro Missões aonde teve o prazer de nomês de Janeiro durante a Copa Santiagoreceber a visita das equipes do Grêmio,Internacional de Porto Alegre e Guarani doParaguai aonde viram de perto a estruturae o funcionamento onde ficaram impressi-onados com a mesma e aprovaram amaneira fácil de ensinar futebol e tratar como social ao mesmo tempo. Craque do Futuro

Esta semana vou destacar como meusCraques do Futuro os novos monitores deTênis formados no ultimo domingo.

Aonde Anda ?Aonde anda um dos maiores jogadores

de Santiago e região? Estou falando do meuamigo Mauro da Costa que jogou no Ferro-viario, Cruzeiro e outras equipes da região.

Hoje ele reside em Concordia/SC.

Para o ano de 2011, a LigaSantiaguense de Bochas serápresidida pelo professor BiraRamos, representando a As-

Liga Santiaguense terá nova direçãoProfessor Bira Ra-mos vai presidir aentidade

sociação dos FuncionáriosPúblicos Municipais que pelaprimeira vez terá um Presiden-te da Liga Santiaguense de Bo-chas. A decisão foi anunciadano último dia 28 de janeiro,oportunidade em que a LSBrealizou a entrega de prêmiospara os campeões de 2010, nasdependências do Clube São

Vicente. Ubirajara Ramos, quehá muitos e muitos anos vemprestando relevante serviço aodesporto de Santiago, sejacomo professor de educaçãofísica, como treinador de equi-pes ou dirigente, já atua na ligae agora terá a oportunidade deampliar o seu leque de apoio aentidade.