financeiro - qcon-assets-production.s3.amazonaws.com · instituições financeiras privadas as...

15
DIREITO FINANCEIRO Prof. Thamiris Felizardo Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Sistema Financeiro Nacional

Upload: dangnhan

Post on 26-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DIREITO

FINANCEIRO

Prof. Thamiris Felizardo

Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro

Nacional - SFN

Sistema Financeiro Nacional

Sistema Financeiro Nacional

-Conceito O Sistema Financeiro Nacional estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado e a servir aos interesses da coletividade é regulado pela Lei 4.595/64, criada sob a forma de lei ordinária, mas recepcionada pela Constituição Federal de 1988 como lei complementar.

Sistema Financeiro Nacional

-Estrutura O Sistema Financeiro Nacional é constituído: - do Conselho Monetário Nacional; - Do Banco Central do Brasil; - do Banco do Brasil S.A.; - Do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; - das demais instituições financeiras públicas e privadas.

Sistema Financeiro Nacional

-Conceito de Instituição Financeira Art. 17. Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros. Parágrafo único. Para os efeitos desta lei e da legislação em vigor, equiparam-se às instituições financeiras as pessoas físicas que exerçam qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual.

Sistema Financeiro Nacional

Art. 18. As instituições financeiras somente poderão funcionar no País mediante prévia autorização do Banco Central da República do Brasil ou decreto do Poder Executivo, quando forem estrangeiras. § 1º Além dos estabelecimentos bancários oficiais ou privados, das sociedades de crédito, financiamento e investimentos, das caixas econômicas e das cooperativas de crédito ou a seção de crédito das cooperativas que a tenham, também se subordinam às disposições e disciplina desta lei no que for aplicável, as bolsas de valores, companhias de seguros e de capitalização, as sociedades

Sistema Financeiro Nacional

que efetuam distribuição de prêmios em imóveis, mercadorias ou dinheiro, mediante sorteio de títulos de sua emissão ou por qualquer forma, e as pessoas físicas ou jurídicas que exerçam, por conta própria ou de terceiros, atividade relacionada com a compra e venda de ações e outros quaisquer títulos, realizando nos mercados financeiros e de capitais operações ou serviços de natureza dos executados pelas instituições financeiras.

Sistema Financeiro Nacional

Instituições Financeira Públicas As instituições financeiras públicas são órgãos auxiliares da execução da política de crédito do Governo Federal. O Conselho Monetário Nacional regulará as atividades, capacidade e modalidade operacionais das instituições financeiras públicas federais. A escolha dos Diretores ou Administradores das instituições financeiras públicas federais e a nomeação dos respectivos Presidentes será feita pelo Presidente da República, após aprovação do Senado Federal.

Sistema Financeiro Nacional

Instituições Financeiras Privadas

As instituições financeiras privadas, exceto as cooperativas de crédito, constituir-se-ão unicamente sob a forma de sociedade anônima, devendo a totalidade de seu capital com direito a voto ser representada por ações nominativas.

Sistema Financeiro Nacional

-Autoridades do Sistema Financeiro Nacional As autoridades do Sistema Financeiro Nacional podem ser divididas em Autoridades Monetárias e Autoridades de Apoio. -Autoridades Monetárias As Autoridades Monetárias são entidades responsáveis tanto pela normatização quanto pela execução das operações referentes à emissão de moeda. As principais Autoridades Monetárias no Brasil são:

Sistema Financeiro Nacional

1- CMN – Conselho Monetário Nacional: entidade superior do Sistema Financeiro Nacional. Exerce a função de órgão regulador e é responsável pela fixação das diretrizes da política monetária, creditícia e cambial. Será integrado pelos seguintes membros: I - Ministro de Estado da Fazenda, na qualidade de Presidente; II - Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão; III - Presidente do Banco Central do Brasil (Lei 9069/95). 2- BACEN – Banco Central do Brasil: tem a função de cumprir e fazer cumprir as normas que regem o SFN expedidas pelo CMN. Atua como uma espécie de protetor da moeda nacional, para garantir o equilíbrio do mercado financeiro e da economia do país.

Sistema Financeiro Nacional

-Autoridades de Apoio As Autoridades de Apoio são instituições que podem atuar tanto como instituições financeiras normais, auxiliando na execução da política monetária, como na normatização de um setor específico – como por exemplo a Comissão de Valores Mobiliários. As principais Autoridades de apoio no Brasil são: 1- CVM – Comissão de Valores Mobiliários: vinculada ao governo federal, é um órgão normativo voltado para a fiscalização e desenvolvimento do mercado de valores mobiliários;

Sistema Financeiro Nacional

2- BB – Banco do Brasil: embora seja um banco comercial comum, ainda opera como agente financeiro do governo federal, sendo o principal executor dos serviços bancários de interesse do governo; 3- BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: principal instituição financeira de fomento do Brasil, impulsiona o desenvolvimento econômico, reduz desequilíbrios regionais e é o encarregado de gerir o processo de privatização das empresas estatais; 4- CEF – Caixa Econômica Federal: é a instituição financeira que funciona como instrumento governamental, pois é caracterizada por operacionalizar as políticas do governo federal para financiamento habitacional e saneamento básico, além de ser banco de apoio ao trabalhador de baixa renda.

Sistema Financeiro Nacional

-Tipos de Instituições Financeiras Instituições Financeiras são pessoas jurídicas, públicas ou privadas que exercem a intermediação financeira ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, além de minimizar os riscos, proporcionando segurança e agilidade no julgamento e previsão de melhores retornos. Alguns dos principais tipos de instituições financeiras são: 1-Bancos Comerciais: intermediários financeiros que transferem recursos dos agentes superavitários para os deficitários, organização esta que gera moeda através do efeito multiplicador.

Sistema Financeiro Nacional

2-Bancos de Desenvolvimento: agentes de financiamento do governo federal, apoiando empreendimentos e contribuindo no desenvolvimento do país. 3-Cooperativas de Crédito: geralmente atuam em setores primários da economia, facilitando a comercialização dos produtos rurais; ou atuam nas empresas oferecendo crédito aos funcionários que contribuem para a manutenção da mesma. 4-Bancos de Investimentos: atuam na captação de recursos, que são direcionados a empréstimos e financiamentos. 5-Associações de Poupança e Empréstimo: são sociedades civis em que os associados tem direito à participação nos resultados e tem como principal objetivo o financiamento imobiliário.

Sistema Financeiro Nacional

6-Agências de Fomento: atuam na concessão de financiamento de capital fixo e capital de giro. 7-Bancos Cooperativos: bancos comerciais que surgiram a partir de cooperativas de crédito.***