fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

39
Curso de Questões Comentadas – CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana [email protected]

Upload: gabriela-barbosa

Post on 19-Jun-2015

416 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Curso de Questões Comentadas – CESPE/UnB

Prof. Fernando [email protected]

Page 2: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Apresentação do Curso• Coesão Textual • Ortografia e Acentuação • Pronome e Verbo• Sintaxe• Pontuação• Concordância• Regência e Crase• Reescritura e Correção

Page 3: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual

CESPE/UnB – TCDF – AUDITOR DECONTROLE EXTERNO – 2012

- O pronome “o” (... o poder do rei passoua ser um tanto limitado pelos nobres, queo obrigaram a...) retoma, por coesão, aexpressão “o poder do rei”.

Page 4: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualCESPE/UnB – MPE/PI – ANALISTAMINISTERIAL – 2012Fragmento de texto

O seu método é simples. Harold utilizagarrafas de suco de laranja e se certifica deque as mensagens estão com data. Antes deenviá-las...

- A forma pronominal “las”, em “enviá-las”,pode fazer referência tanto ao termo“garrafas” quanto ao termo “mensagens”.

Page 5: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualFragmento de texto

Na era das redes sociais, algumas formas decomunicação arcaicas ainda dão resultado. Ocanadense Harold Hackett que o diga.

- Na expressão “que o diga”, o termo “o”refere-se à ideia expressa no períodoanterior.

Page 6: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual- No quarto período do primeiro parágrafo, aconjunção “Enquanto” introduz oração devalor consecutivo.

Page 7: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualCESPE/UnB – PEFOCE/CE – AUXILIAR DEPERÍCIA DE 1ª CLASSE – 2012Fragmento de texto

Assim, é atendido o princípio da autonomia,em que todo indivíduo tem por consagrado odireito de ser autor do seu destino...

- A coesão do texto seria mantida caso ovocábulo “todo” fosse substituído porqualquer ou cada.

Page 8: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual2º Parágrafo (texto para questões a seguir)

No entanto, a despeito de toda aimportância da ética deontológica, ela pareceser insuficiente para o aprofundamento dereflexões éticas sobre posturas profissionais,pois se pressupõe que seja atendida àmedida que os códigos sejam simplesmenteobedecidos. Porém, ser eticamente bom émais do que isso, porque obedecer a códigosde ética pode ser medida puramenteprotocolar.

Page 9: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualContinuação do 2º Parágrafo

Verdadeiras reflexões éticas podem chegarao ponto de incomodar algumas pessoas porretirá-las de uma postura automática em seuexercício profissional. Entretanto, esseesforço é fundamental para o alcance de umtrabalho que possa ser verdadeiramentevalorizado e reconhecido como detentor dealguma utilidade pública.

Page 10: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual3º Parágrafo

Um sistema de justiça imparcial, equitativoe previsível é requisito universal para oreconhecimento de seu valor por parte dasociedade. Jurisdições estão reconhecendocada vez mais o papel limitado queconfissões e testemunhos desempenham, oque vem aumentando progressivamente aimportância das ciências forenses nostribunais.

Page 11: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualContinuação do 3º Parágrafo

Todo empenho deve voltar-se aoestabelecimento de uma postura eticamenteboa, pois isso constitui um dos pilaresfundamentais de todo trabalho. É necessáriodefinir claramente o que pode serconsiderado violação ética e desenvolvermétodos transparentes e previsíveis deinvestigação de alegações de tal tipo deviolação.

Page 12: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual

- No segundo parágrafo, destaca-se o iníciode períodos com ideias de naturezaadversativa, por meio das expressões “Noentanto”, “Porém” e “Entretanto”.

Page 13: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual- Comparado ao segundo parágrafo, oterceiro destaca-se pela utilização de maiornúmero de conectores como recurso coesivo.

CESPE/UnB – IRBr – DIPLOMATA – 2012

Fragmento de texto

Escrevi para ele dizendo que não conheciaJoyce nem Virginia Woolf nem Proust quandofiz o livro, porque o diabo do homem só faltoume chamar de representante comercial deles.

Page 14: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual- No terceiro período do texto, a oraçãoiniciada pelo conector “quando” e a iniciadapelo conector “porque” indicam,respectivamente, as circunstâncias de tempoe causa relacionadas ao fato expresso naoração “que não conhecia Joyce nem VirginiaWoolf nem Proust”.

Page 15: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualFragmento de textoIsto significa que um escritor pode colocartoda a sua personalidade na obra, contudonela se diluindo de tal modo...- No último período do texto, a referência dosujeito elíptico da oração “contudo nela sediluindo de tal modo” recupera o termo “umescritor”, o que possibilitaria, mantendo-se amesma referência, a seguinte estruturaalternativa: que, contudo, se dilui de talmodo.

Page 16: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualCESPE/UnB – PF – AGENTE – 2012

Fragmento de texto

São eles os conceitos de fetichismo e dealienação, ambos tributários da descobertada mais-valia — ou do inconsciente, comoqueiram. (...) A rigor, não há grande diferençaentre o emprego dessas duas palavras napsicanálise e no materialismo histórico.

Page 17: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual- A expressão “dessas duas palavras”, comocomprovam as ideias desenvolvidas noparágrafo em que ela ocorre, remete não aosdois vocábulos que imediatamente aprecedem — “mais-valia” e “inconsciente” —,mas, sim, a “fetichismo” e “alienação”.

Page 18: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual- O termo “Essa discrição” (As execuçõesacontecem em lugares fechados, diante depoucas testemunhas: há uma espécie devergonha. Essa discrição...) refere-se apenasao que está expresso na primeira oração doperíodo que o antecede.

Page 19: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualCESPE/UnB – PC/CE – INSPETOR – 2012

Fragmento de textoNo coração histórico da sociedade moderna,a Comunidade Europeia (CE) supranacionalparece dar especial crédito à tese de que asoberania político-nacional vemfragmentando-se. Ali, tem-se às vezesanunciado a morte efetiva do Estadonacional...- “Ali” tem como referente “sociedademoderna”.

Page 20: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualFragmento de textoO cientista político Phillippe Schmitterargumentou que, embora a situação europeiaseja singular, seu progresso para além doEstado nacional tem uma pertinência maisgenérica, pois “o contexto contemporâneofavorece...- O conector “embora” introduz um conteúdoque, mesmo sendo contrário à proposiçãocontida no trecho “seu progresso para alémdo Estado nacional tem uma pertinência maisgenérica”, não a invalida.

Page 21: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual- O conector “pois” introduz ideia deconsequência no trecho em que ocorre.Fragmento de textoDe fato, nos últimos 25 anos, assistimos areversões neoliberais e transnacionais dealguns poderes de Estados nacionais. Noentanto, alguns de seus poderes continuam acrescer. Ao longo desse mesmo períodorecente, os Estados regularam cada vez maisas esferas privadas íntimas do ciclo de vida eda família.

Page 22: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual- O trecho “Ao longo desse mesmo períodorecente” retoma, por coesão, a expressão“nos últimos 25 anos”, cuja referênciatemporal exata depende de informaçõesextratextuais, tais como a data de publicaçãodo texto (ano 2000).

- Pode-se substituir “diante das” por peranteas (... os Estados-nação se dobram diantedas forças do mercado), sem prejuízo para acorreção gramatical ou para o sentido originaldo texto.

Page 23: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualCESPE/UnB – IRBr – DIPLOMATA – 2011Fragmento de texto

Oscar não acredita em Papai do Céu, nemque estará um dia construindo brasíliasangélicas nas verdes pastagens do Paraíso.Põe ele, como um verdadeiro homem,...

- A elipse em “nem que estará” e o empregodo pronome anafórico “ele” são mecanismosde coesão utilizados para referenciar osubstantivo “Oscar”.

Page 24: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualCESPE/UnB – EBC – CARGOS DE NÍVELSUPERIOR – 2011

Fragmento de texto

“... uma lei que representa comoobjetivamente necessária a ação que deveser cumprida, isto é, que faz da ação umdever;...”

- O vocábulo que, em ‘que deve sercumprida’ e ‘que faz da ação um dever’ tem omesmo referente no período.

Page 25: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualCESPE/UnB – INPI – ANALISTA – 2013

Fragmento de texto

A Constituição Federal, em seu artigo 5.º, que tratados direitos e deveres individuais e coletivos,estabelece o direito à proteção das criaçõesintelectuais. No inciso XXVII, afirma: aos autorespertence o direito exclusivo de utilização,publicação (...)

- A substituição de “aos autores” por a elesmanteria a correção gramatical e os sentidos dotrecho em que se insere.

Page 26: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualFragmento de texto

No inciso XXIX, define que a lei asseguraráaos autores de inventos industriais privilégiotemporário para sua utilização, bem comoproteção às criações industriais...

- A substituição da expressão “bem como”pelo elemento e, com a retirada da vírgulaque a antecede manteriam a correçãogramatical do trecho.

Page 27: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualCESPE/UnB – MI – ADMINISTRADOR – 2013

Fragmento de texto

... na manutenção do desemprego em um dos maisbaixos patamares da história e no aumento dopoder de compra da população ocupada (alta de19% entre 2003 e 2010), garantido pela política devalorização do salário mínimo nacional...

- O termo “garantido” encontra-se no masculino eno singular para concordar com seu referente, queé o nome “poder”.

Page 28: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualCESPE/UnB – SERPRO – ANALISTA – 2013

Fragmento de texto

O novo milênio - designado como era doconhecimento, da informação - é marcado pormudanças de relevante importância e por impactoseconômicos, políticos e sociais. Em épocas detransformações tão radicais e abrangentes comoessa...

- O vocábulo “essa” alude ao “novo milênio”, “era doconhecimento, da informação”.

Page 29: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualFragmento de texto

O setor de tecnologias da informação ecomunicação (TICs) impulsiona... Por contribuirpara a elevação do valor agregado da produção,com reflexos positivos no emprego, na renda e naqualidade de vida da população, esse ramo vemobtendo status privilegiado...

- Pelas relações de sequenciação e concatenaçãoestabelecidas entre os elementos textuais,depreende-se que a expressão “esse ramo”, retomadiretamente o termo “tecnologias”.

Page 30: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualFragmento de texto

... modificou a maneira de o homem perceber omundo e com este se relacionar, tornando-asolitária, técnica, fria e impessoal.

- Se a frase “tornando-a solitária, técnica, fria eimpessoal” fosse substituída por tornando-osolitário, técnico, frio e impessoal, a correçãogramatical do texto seria mantida, e a alteraçãofacultaria ao leitor atribuir ao “mundo” ou ao“homem” as qualidades relacionadas a solidão,tecnicidade, frieza e impessoalidade.

Page 31: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual- O vocábulo “porquanto”, que liga oraçõescoordenadas (As culturas orais são integrais,porquanto seus membros agem e reagem aomesmo tempo), pode ser substituído porconquanto, sem prejuízo para a correçãogramatical ou para a ocorrência textual.

Page 32: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualCESPE/UnB – ANP – ANALISTA – 2013

Fragmento de texto

Relativamente ao petróleo, enquanto umarevolução tecnológica na área de energia nãochega, busca-se conhecer melhor essa matéria-prima e trabalha-se para torná-la mais eficiente.

- Pela estruturação gramatical e pelos sentidos dotexto, conclui-se que, em “torná-la”, a forma “la”,refere-se à expressão “essa matéria-prima”, que,por sua vez, retoma “petróleo”.

Page 33: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual- As expressões “Hoje” (ℓ.1), “No fim do século XIX”(ℓ.12),“Na época” (ℓ.17) e “No futuro” (ℓ.24)estabelecem, no texto, encadeamento de ideias detemporalidade.CESPE/UnB – MPU – TÉCNICO – 2013Fragmento de textoAtualmente, o CNJ não só se tornou realidade,como ainda é citado em outro contexto. O órgãogoza hoje de alto conceito como ferramenta deplanejamento.- No segundo parágrafo, o segmento “O órgão”retoma, por coesão, o termo antecedente “CNJ”.

Page 34: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualFragmento de texto

Assegura o presidente que a presunção deinocência não justifica o que define como“opacidade que prevalece no âmbito dosprocessos criminais no Supremo”.

- No trecho “justifica o que define”, o pronome“o” poderia ser corretamente substituído poraquilo.

Page 35: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualCESPE/UnB – TELEBRAS – ESPECIALISTA(SUPERIOR) – 2013Fragmento de textoEm busca de mais recursos, Marconi escreveu aogoverno italiano, mas um funcionário descartou aideia, dizendo que era melhor apresentá-la em ummanicômio.

- Estaria mantida a correção gramatical do textocaso fosse inserido, logo após a forma verbal“dizendo”, o pronome lhe - dizendo-lhe -, elementoque exerceria a função de complemento indireto doverbo, retomando, por coesão, “Marconi”.

Page 36: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualCESPE/UnB – PF – ESCRIVÃO – 2013

Fragmento de texto

O que tanta gente foi fazer do lado de fora dotribunal onde foi julgado um dos mais famososcasais acusados de assassinato no país? Torcerpela justiça, sim: as evidências permitiam uma forteconvicção sobre os culpados...

- Sem prejuízo do sentido original do texto, os dois-pontos empregados logo após “sim” poderiam sersubstituídos por vírgula, seguida de dado que ouuma vez que.

Page 37: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão TextualO que tanta gente foi fazer do lado de fora dotribunal onde foi julgado um dos mais famososcasais acusados de assassinato no país? Torcerpela justiça, sim: as evidências permitiam umaforte convicção sobre os culpados, muito antes doencerramento das investigações. Contudo, paratorcer pela justiça, não era necessário acamparna porta do tribunal, de onde ninguém podiapressionar os jurados. Bastava fazer abaixo-assinados via Internet pela condenação do pai eda madrasta da vítima. O que foram fazer lá, aovivo? Penso que as pessoas não torceramapenas pela condenação dos principais suspeitos.Torceram também para que a versão queinculpou o pai e a madrasta fosse verdadeira.

Page 38: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual- As expressões nominais “os culpados”, “osjurados”, “principais suspeitos” e o “o pai e amadrasta” formam uma cadeia coesiva,referindo-se a “um dos mais famosos casaisacusados de assassinato no país”.

Page 39: Fernandopestana portugues-questoescespe-modulo01-001

Coesão Textual1- E / 2- C / 3- C / 4- E / 5- C / 6- C / 7- E /8- E / 9- E / 10- C / 11- C / 12- E / 13- C / 14-E / 15- C / 16- C / 17- C / 18- E / 19- E / 20- C/ 21- E / 22- C / 23- E / 24- C / 25- E / 26- C /27- C / 28- C / 29- C / 30- C / 31- C / 32- E