factual - 1ª edição

16
P1 Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2011 FAT forma 1ª Turma de Direito P9 Aula Magna sobre contribuições do Direito para a sociedade contemporânea abre o semestre na FAT P8 P16 MEC reconhece Curso de Administração P6 Confira entrevista sobre os 10 anos da FAT Foto Divulgação (Cedida pela Fotoplay)

Upload: faculdade-anisio-teixeira

Post on 15-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Informativo da Faculdade Anisio Teixeira de Feira de Santana - Bahia

TRANSCRIPT

Page 1: Factual - 1ª Edição

P1

Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2011

FAT forma 1ª Turma de Direito P9

Aula Magna sobre contribuições do Direito para a sociedade contemporânea

abre o semestre na FAT

P8

P16 MEC reconheceCurso de

Administração

P6Confira entrevista sobre

os 10 anos da FAT

Foto

Div

ulga

ção

(Ced

ida

pela

Fot

opla

y)

Page 2: Factual - 1ª Edição

P2

Novos tempos...

A Faculdade Anísio Teixeira (FAT) está a relançar o seu informativo institucio-nal, o FACTUAL, como um marco pelos seus primeiros 10 anos completados ano passado. Com um novo projeto editorial e um design mais moderno, o novo FACTUAL será um espaço para a disseminação de conhecimento, a divulgação do trabalho e da produção dos estudantes e professores da facul-dade e a interação com a sociedade.

Além do novo formato e da ampliação de conteúdos com a criação de novas seções, outra importante novidade é que, além da distribuição interna, para alunos, docentes e funcionários, o in-formativo será encartado mensalmen-te em um grande jornal baiano, o que possibilita que as informações da e so-bre a FAT sejam lidas pelos leitores do jornal em Feira de Santana e em toda a macrorregião.

Nesta edição, você vai conferir uma entrevista com o diretor acadêmico da FAT sobre a trajetória da instituição nesta primeira década de existência. Também vai encontrar, na seção Voz do Mestre, um artigo produzido pelo Prof. Florentino Pinto sobre a micareta de Feira. Na seção FAT em Foco, uma retrospectiva dos principais aconte-cimentos na faculdade no mês de fe-vereiro, e no Giro Cursos, as novidades de cada um dos 10 cursos oferecidos. Como não poderia deixar de ser, os destaques dos nossos alunos, profes-sores e colaboradores abrilhantam a seção homônima e uma super dica para navegar na web.

Eis o novo Factual. Ele também é seu! Ótima leitura!

Quadro semanal da FAT na Rádio Subaé comemora 04 meses no ar

O quadro Voz Universitária, produzido pela Assessoria de Comunicação da FAT e veiculado todas as quartas-feiras na Rádio Subaé, comple-tou em fevereiro quatro meses no ar. Com bas-tante interatividade e utilidade pública, o quadro está colocando os conhecimentos e todo o know how dos professores e alunos da faculdade a ser-viço da população, em entrevistas nas áreas de Saúde, Direito, Cidadania, Profissões, Tecnologia e outros assuntos de interesse geral.

O quadro é ancorado pelo radialista Hélio Rios e pela jornalista Silvia Dantas, assessora de imprensa e docente da FAT, e os ouvintes podem

tirar dúvidas com os entrevistados, além de ou-virem reportagens especiais produzidas pelos

alunos de Jornalismo da faculdade, sob a coor-denação do professor Andrews Pedra Branca. O nome do quadro, inclusive, foi sugerido pela es-tudante Maryanne Meira, que atualmente cursa o 6º semestre.

Já foram produzidos mais de 15 programas que abordaram temas como a 3ª idade, combate à violência, comportamento no ambiente de tra-balho, doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, a atuação do administrador, amamentação, etc.

Voz Universitária. Todas as quartas-feiras, ao vivo, das 10 às 11h, na Rádio Subaé AM, e pela in-ternet, no site www.fat.edu.br/radiofat (arquivos dos programas).

Diretores e coordenadores de curso na estréia do Voz Universitária na Rádio Subaé

Profa. Suely Pinto durante entrevista sobre amamentação

Empresa Júnior da FAT tem novo coordenador e novos membros

A Mult Jr, empresa júnior da FAT, possui um novo coordenador, o professor Fábio Mar-tins, que substituiu Profa. Aline Gomes, que está em Portugal, na conclusão do doutorado. O docente, que ministra as disciplinas Sistema de Informações Gerenciais e Organização, Sis-temas e Métodos no curso de Administração, e de Projetos de Redes, no curso de Redes, disse que está honrado com o novo desafio à frente da empresa. “A expectativa é desenvolver um trabalho que possibilite a Multi Jr se tornar au-to-sustentável e colaborar com os alunos, tra-zendo a experiência prática que só o mercado proporciona”, afirmou.

Ele explicou que outros objetivos da sua atuação junto aos membros da empresa júnior da FAT será promover o compartilhamento de conhecimentos e gerar benefícios para a comu-nidade. “Queremos apoiar a formação de pro-

fissionais que tenham visão e responsabilidade social”, revelou.

A Mult Jr também selecionou novos inte-grantes em fevereiro. Foi oferecido um total de 20 vagas, distribuídas da seguinte maneira:

• 05 vagas para estudantes de Administra-ção;

• 05 vagas para estudantes de Contábeis;• 03 vagas para estudantes de Direito;• 03 vagas para estudantes de Redes de Com-

putadores e Sistema para Internet;• 02 vagas para estudantes de Psicologia;• 02 vagas para estudantes de Publicidade e

Propaganda.Os novos membros vão atuar na prestação

de serviços de assessoria empresarial, formulan-do soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento dos clientes e da sociedade em geral.

Factual Informativo institucional da Faculdade Anísio Teixeira (FAT)Diretor Geral: Prof. Antonio Walter Moraes LimaVice-diretora: Profa. Ana Rita SacramentoDiretor Acadêmico: Prof. Dr. José Maria Dias FilhoEditora-chefe: Profa. Silvia DantasProjeto Gráfico: Ricardo JoillyDiagramação: Pipa Diagramação (75) 3487-5969

Revisão: Prof. Antônio Anílson Rodrigues da SilvaProdução: ASCOM FAT Impressão: EMGRAF Tiragem: 05 mil exemplares Sugestões de pauta e envio de conteúdos: [email protected]: Tânia Paraguassu (Diretora Financeira), Adailton Silva (Assessor da Direção), Kelly Alves (Assessora de Marketing e Eventos).

Foto

: And

rew

s Ped

ra B

ranc

a (S

RTE

Div

ulga

ção

Page 3: Factual - 1ª Edição

P3

Uma manhã de confraternização e reflexão sobre o papel do professor na atualidade. Com um clima de entusiasmo pelo início do semestre, os docentes participaram no início de fevereiro de mais uma reunião pedagó-gica que antecede o semestre.

No início do evento, a professora Carla Torres presenteou os colegas com uma bela apresentação musical, ao lado do irmão, o instrumentista e compositor Marcel Torres. Em seguida, o Diretor Acadêmico da FAT, Prof. Dr. José Maria Dias, fez discurso em que destacou a renovação do compromisso da instituição – que completou uma década de fundação em 2010 – em ser uma instituição viva, moderna, com excelência acadêmica e comprometida com o desenvolvimento da região. Ele ressaltou a elevada competência do quadro docente da FAT. “Sem sombra de dúvida, grande parte dos avanços alcançados pela FAT ao longo dos seus 10 anos foram alcançados com o apoio de nossos professores, que são altamente qualificados”, ressaltou.

A vice-diretora Ana Rita Sacramento relembrou os desafios conquista-dos pela FAT no 2º semestre de 2010, que foi a reconhecimento do curso de

Administração e o recredenciamento da Faculdade e desejou que 2011 seja coroado de êxitos, tanto quanto o ultimo período letivo. A coordenadora do Núcleo de Apoio ao Docente (NAD), a profa. Nildecy de Miranda, deu as boas vindas a todos, apresentou os novos professores por curso e deu informes e orientações aos docentes para o semestre que se inicia hoje.

Os participantes assistiram à palestra “Lições de Mestres - Represen-tação do professor na cultura contemporânea”, com a docente da UFBA e pesquisadora do CNPQ, Mirella Márcia Longo. Pós-doutora em Letras pela USP, ela recebeu da Biblioteca Nacional de Lisboa e da Fundação para o Desenvolvimento do Mundo em Língua Portu-guesa bolsa para atuar como pesquisadora na Biblioteca Nacional.

Usando exemplos literários, Longo destacou que um dos grandes desafios do professor é formar pessoas prepara-das para atuar na instabilidade do con-texto social que o mundo vive hoje. Usando como exemplo uma crôni-ca de Humberto Eco, ela afirmou que o professor é um mediador que contribui para que o aluno consiga dar sentido às informa-ções – cada vez maiores – a que tem acesso. “Ensinar é prepa-rar para o exercício da críti-ca”, enfatizou a palestrante, parafraseando Eco.

Participante da reunião, a professora Sandra Matos, dos cursos de Administração e Direito, relevou que todo início de semestre vem sempre associado a um “friozinho” na barriga, mesmo para os mais experientes. “É sempre bom recomeçar, encontrar os estudantes. Mas toda ‘estréia’ é precedida desta ansiedade natural”, afirmou.

Reunião integra professores na véspera do início de semestre

Profa. Mirella Longo, palestrante convidada

Professores durante reunião pedagógica

Os novos alunos da FAT participaram, nos dias 15 e 16/02, de uma programação especial de boas vindas, organizada pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE). “A recepção de calouros tem como objetivos pro-porcionar aos alunos que ingressam na faculdade uma visão geral sobre a instituição, bem como sobre as normas de funcionamento, órgãos de apoio e atividades de extensão”, explica Clara Mutti, coordenadora da uni-dade.

Os estudantes que ingressaram nos cursos de Adminis-tração, Ciências Con-tábeis, Direito, Enfer-magem, Jornalismo, Psicologia, Publici-dade e Propaganda, Rede de Computa-dores, Sistemas para Web e o novo curso de Nutrição ouviram dos coordenadores

internos da FAT orientações e explica-ções sobre o funcionamento dos cursos e da instituição de uma forma geral, faci-litando o andamento da futura vida aca-dêmica dos mesmos.

Questionado sobre o ingresso na vida acadêmica, o calouro Tiago Noguei-ra, que está iniciando o curso de Redes, disse que almeja adquirir mais conhe-cimentos na área em que já atua e afir-mou que as expectativas neste inicio de graduação são as melhores possíveis. Já a novata Daniela Araujo, estudante de Publicidade, contou que escolheu o curso pois tem uma gama de possibilidades de atuação no mercado de trabalho e que já sonhava fazê-lo há muito tempo. A aluna Ismari Araujo, 1º semestre de Administração, escolheu a FAT para “poder buscar novas experiências, novos conhecimentos e me aperfeiçoar na área”, revelou.

Colaboradora: Mariane Meira, 6º semestre de Jornalismo FAT

NAPE promove programação especial para recepção de novos alunos

Profa. Clara Mutti, coordenado-ra do NAPE, durante recepção

Calouros conhecem a estrutura da FAT

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Page 4: Factual - 1ª Edição

P4

Como parte das atividades da Biblioteca da FAT para a recepção dos es-tudantes no início de mais um semestre letivo, foi aberta à visitação, no dia 07/02, a exposição “Imagens do meu mundo”, reunindo fotos produzidas por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da instituição.

Fruto da disciplina de Fotografia, ministrada aos alunos do 4º semestre do curso, a exposição, que reuniu cerca de 40 fotografias, retrata belas pai-sagens e situações inusitadas registradas no entorno da cidade de Feira de Santana pelas lentes e o olhar sensível dos estudantes.

O trabalho foi coordenado pelo professor Antonio Carlos Magalhães

(ACM), que ficou muito satisfeito ao ver as imagens clicadas pelos seus jo-vens “discípulos” expostas para os frequentadores da Biblioteca da institui-ção. “É uma forma de mostrar o nível dos nossos alunos, do nosso curso. Os meninos estão aliando teoria e prática, e é dessa forma que incentivamos o desenvolvimento deles”, afirmou.

O estudante Anderson Santos, um dos jovens talentos por trás das câ-meras fotográficas, acredita que a exposição foi uma oportunidade. “Eu me sinto realizado por ter absorvido tanto conhecimento durante o semestre passado e me orgulho da possibilidade de nosso trabalho ser visto por tan-tas pessoas”, revela.

Espaço cultural – A coordenadora Gisélia Silva informa que o espaço da Biblioteca pode ser usado para realização de atividades culturais como ex-posições, mostras e apresentações. “O objetivo é tornar a unidade, cada vez mais, um espaço em que os membros da comunidade FAT tenham acesso a diferentes formas de expressão cultural. Pretendemos com isso proporcio-nar aos nossos usuários o contato com a arte e a cultura, ao mesmo tempo em que possibilitamos aos artistas divulgarem seus trabalhos”, explica.

Os interessados em utilizar o espaço da Biblioteca para expor trabalhos artísticos ou promover eventos culturais podem entrar em contato com a Coordenação através do e-mail [email protected].

Exposição fotográfica de alunos de Comunicação abre o semestre na Biblioteca da FAT

Exposição Imagens do meu Mundo, com fotos produzidas por alunos de Publicidade

Estudantes conferem fotografias na Biblioteca

Cursos de Pós-graduação da FAT iniciam novas turmas

A Pós-graduação da FAT iniciou em fevereiro novas turmas. O curso de Urgência e Emergência, que já está na 3ª turma, come-çou as aulas no dia 05/02. A pós em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família iniciou no dia 12.

O curso de Marketing e Co-municação Corporativa, que abriu sua 1ª turma, promoveu a aula inaugural no dia 18/02, com a Profa. Dra. Danielle Zuma, que abordou o tema “Pesquisa em Comunicação”. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Zuma especializou-se em Processos Estratégicos, Comunicação e Nova Tecnologias. Mestre em Letras também pela UFJF, tem

experiência na área de Comunicação Empresarial e leciona no Ensino Superior disciplinas relacionadas às Teorias da Comuni-

cação, à Semiótica e à Interface entre Mídias e outros contextos profissionais.

Em março, dia 18, serão ini-ciadas as aulas de outros dois cursos: Contabilidade Tributária (3ª turma) e Contabilidade Ge-rencial com ênfase em Contro-ladoria (2ª turma).

Mais informações sobre os cursos, através do telefone (75) 3623-9008 e do e-mail: [email protected]. O Núcleo de Pós-graduação da FAT é coorde-nado pela docente Camila Ozo-res e fica na Av. Getúlio Vargas, 572 – Centro.

Foto

: AC

M

Foto

: AC

M

Sede da Pós-Graduação na Av. Getúlio Vargas

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Page 5: Factual - 1ª Edição

P5

FAT promove I Colóquio de Comunicação

A FAT promoveu entre os dias 06 e 08/12 seu I Colóquio de Comunicação. Na abertu-ra do evento, a jornalista e coordenadora de relações sociais da Agência de Comunicação do Estado da Bahia (AGECOM), Rosely Aran-tes, abordou o tema “Políticas Públicas de Comunicação: Perspectivas e Participação Popular”, relatando as iniciativas do governo do Estado para o setor.

Segundo a coordenadora, a política de comunicação do governo Jaques Wagner é baseada em três premissas: participação, transparência e inclusão. Nesse sentido, e de maneira pioneira no País, a AGECOM promoveu Conferências de Comunicação em todo o Estado e vem estabelecendo um novo modelo de gestão da comunicação no poder Executivo, priorizando a abertura de canais de comunicação com veículos, orga-nizações da sociedade civil, instituições de ensino superior e mídias alternativas; a comunicação tratada como fator de utilidade pública; a implantação de um Conselho Estadual de Comunica-ção e a implementação do Programa Ondas Livres, voltado para a área de Radiodifusão Comunitária.

No dia 07, o tema da mesa redon-da foi “Mídia e Cultura Nordestina”, com o Prof. Evandro Rabelo, douto-rando em antropologia, Franklin Ma-xado, jornalista, advogado e cordelis-ta, e Asa Filho, cantor e compositor, também cordelista. Segundo Rabelo, eventos como este são fundamentais para consolidar a cultura regional dentro das faculdades. “Essa discussão é importan-te para mudarmos a realidade do mercado de comunicação na cidade. É nesse momen-to que devemos colocar a nossa cultura em primeiro plano”, ressaltou o professor.

Asa Filho discutiu a falta de espaço nos meios de comunicação para a divulgação da cultura local, como reisados e cantorias, e salientou que o artista local está preparado, mas não há organização do poder público para levar a arte local para fora. “Não se di-vulga a arte local”, frisou o cantor.

Franklin Maxado discorreu sobre o nível da programação da televisão, que, segundo o jornalista, não apresenta elementos locais, permitindo a invasão de uma cultura globa-lizada, e isso faz com que as pessoas esque-

çam sua própria cultura. Maxado salientou também a baixa qualidade de muitos textos jornalísticos que são veiculados pelos jor-nais locais, destacando a importância de o jornalista se preocupar com sua formação e com a qualidade dos textos que escreve.

Além das mesas redondas, foram ofere-cidas quatro oficinas: “Assessoria de Impren-sa”, com a jornalista e professora Lilian Mat-tos; “Indústria Cultural e Comunicação de Massa”, com a professora Fernanda Reis; “Ilu-minação para Publicidade e Propaganda”, com o fotógrafo e professor Antonio Carlos Bastos Magalhães (ACM); e “Fonoaudiologia para Comunicadores”, com a fonoaudióloga Poliany Sarinho.

Resultando em Resultados – Como encer-ramento do evento, no dia 08/12, foi reali-zado o Resultando em Resultados, projeto interdisciplinar da FAT que ajuda a preparar

os alunos de Jornalismo e Publicidade para assumirem as várias funções pertinentes às duas profissões, divulgando e premiando, a cada semestre, os trabalhos produzidos nas diversas disciplinas dos cursos.

A noite contou com a apresentação e premiação dos melhores produtos feitos

pelos alu-nos. Con-c o r r e r a m peças grá-ficas, jornal laboratório, mostras fo-tográficas, vídeos e comerciais para TV. Par-ticiparam da mesa julga-dora o fotó-grafo Almir Junior, a diretora de criação da Arte Capital, Clara Cajaíba, a assessora de imprensa e professora da FAT, Silvia Dantas, e o jornalista Andrews Pedra Branca, também professor da faculdade. Clara Cajaíba, da Arte Capital, gostou do nível dos trabalhos

apresentados. “Muito criativos. Partici-par de uma premiação como esta é um importante instrumento para prepará-los para o mercado”, avaliou.

Vencedores por categoria:

Vídeo Publicitário – Campanha institucional do Colégio Anísio Teixei-ra (CAT); 4º Semestre de Publicidade e Propaganda

Peça Gráfica Publicitária – Cam-panha institucional do Colégio Anísio Teixeira (CAT); 4º Semestre de Publici-dade e Propaganda

Peça Gráfica Cunho Social – Violência contra a mulher; 1º Semestre de Publicidade e Propaganda

Peça Gráfica Jornalismo – Jornal Labo-ratório da FAT; 6º Semestre de Jornalismo

Clip – Chover; 4º Semestre de Publicida-de e Propaganda

Vídeo Cunho Social – Conscientização e alerta contra bullying; 1º Semestre de Jor-nalismo/ Publicidade e Propaganda

Planejamento de Campanha – Chilli Beans; 6º Semestre de Publicidade e Propa-ganda

Amostra Fotográfica – Livro: Peculia-ridades das regiões do interior da Bahia; 6º Semestre de Jornalismo.

Colaborador: Filipe Oliveira - 7º Semestre de Jornalismo da FAT.

Banca avalia trabalhos de alunos no Resultando em Resultados

Franklin Maxado, advogado, jornalista e cordelista, um dos

convidados do Colóquio

Rosely Arantes, coordenadora da AGECOM, durante sua palestra

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Page 6: Factual - 1ª Edição

P6

O curso de Administração da FAT inicia 2011 com uma ótima notícia. No dia 13/01, o curso conquistou o reconhecimento do Ministério da Educação, através da Portaria Nº 91 da Secretaria de Educação Superior, publicada no Diário Oficial da União.

Os avaliadores do MEC estiveram na FAT em outubro e verifi-caram o funcionamento do curso de Administração, a qualidade do corpo docente, a estrutura da instituição, etc. Durante a visita, conversaram com professores, alunos e funcionários, inspecio-naram os setores acadêmicos, acompanharam o andamento das disciplinas, etc. Dessa inspeção, resultou o reconhecimento.

A vice-diretora da FAT e coordenadora do curso, Profa. Ana Rita Sacramento, agradeceu o empenho de todos no alcance do reconhecimento. “Sem dúvida, a união e competência de toda a nossa equipe ainda nos proporcionarão muitas outras conquis-tas”, acredita.

Para o diretor acadêmico da faculdade e também coordena-dor do curso de Ciências Contábeis, Prof. Dr. José Maria Dias, “com mais esta significativa vitória, a FAT vai se firmando cada vez mais como uma das principais instituições de ensino superior em todo o interior do Norte e Nordeste”. O diretor congratulou a Profa. Ana

Rita e todo o corpo docente do curso pela importante vitória e os excelentes serviços prestados à FAT.

MEC reconhece Curso de Administração da FAT

A coordenadora do curso, Ana Rita Sacramento, com professores durante a Semana de Administração da FAT

Empresas criadas por alunos de Contábeis são expostas na 9ª Feira de Negócios da FATVivenciar as mais diversas facetas envolvidas na gestão de

negócios em diversos segmentos empresariais. Esta foi a grande conquista dos estudantes do 8º semestre do curso de Ciências Contábeis na disciplina Jogos de Empresa, no semestre passa-do, apresentada durante a 9ª edição da Feira de Negócios da faculdade, no final de novembro.

As sete empresas fic-tícias criadas pelos estu-dantes (Pneu Verde, Ativos, EBS, Luarte, Pé a Pé, Gas-parinni e Doce Jeito) ne-gociaram em um mercado com situações idênticas ao contexto real. Isso fez com que eles se comportassem como verdadeiros homens de negócios. “Os alunos atuaram na elaboração de produtos, na venda, em investimento de capital e na realização de emprésti-mos. Todas estas ações são fundamentadas em análise dos demonstrativos e re-latórios contábeis elabo-rados pelos ‘empresários’ durante o desenvolvimento do jogo”, conta a Profa. Iracema Neves, responsável pela iniciativa.

Mais de 200 estudantes de Administração, Contábeis e Co-municação participaram do evento, que teve como vencedo-ras da noite as empresa Doce Jeito (moda praia), como melhor apresentação, EBS (acessórios em couro), pelo melhor jingle, e Ativus (fábrica de software de contabilidade), ganhadora do jogo de negócios.

“Esta turma demonstrou bastante interesse e pró-ati-vidade. Nas 17 jogadas rea-lizadas durante o semestre, eles movimentaram o mer-cado, fizeram investimentos para ampliação da planta da fábrica, expandiram a produ-ção e conseguiram produzir quase o triplo dos semestres anteriores”, relata a Profa. Ira-cema. A aluna Maria Cláudia Muniz, da empresa Doce Jei-to, afirma que a experiência de gerir um negócio foi mui-to boa. “Vimos como é real-mente o funcionamento de uma empresa, entendemos o que significa assumir respon-

sabilidades, arcar com as coisas boas e também com as ruins”, avaliou ela.

Feira de Negócios da FAT já acontece há nove semestres

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Div

ulga

ção

Page 7: Factual - 1ª Edição

P7

Enfermagem encerra semestre com vários eventos na área de Saúde

O curso de Enfermagem da FAT encer-rou o 2º semestre de 2010 com uma série de eventos na área de saúde, dirigidos não somente aos estudantes e profissio-nais da área, mas também à comunidade em geral. No dia 01/12, foi realizado no auditório da Faculdade o Fórum de Dis-cussão sobre Cidadania dos Soropositi-vos. O coordenador do curso de Enfer-magem da FAT e também do Programa de DST/AIDS da Prefeitura de Feira de Santana, Prof. Valterney Morais, trouxe dados atualizados sobre a doença na ci-dade e alertou sobre a necessidade de prevenção de toda a população, uma vez que a contaminação pelo vírus HIV vem crescendo não mais entre os chamados anteriormente de grupos de risco, mas principalmente entre mulheres casadas ou com parceiros fixos.

Na semana anterior, no dia 27/11,

os alunos do 6º semestre de En-fermagem da FAT promoveram uma Feira de Saúde no Colégio Polivalen-te. O trabalho foi motivado pelas disciplinas Saú-de da Criança e do Adolescente, ministrada pela Profa. Luciana Pe-dreira, e Saúde do Adulto, com a Profa. Tais Peixoto. As quatro turmas do 6º semestre fizeram medição de pressão arterial, teste de gli-cemia, etc, além de prestaram orienta-ções em saúde à comunidade do bairro. Centenas de atendimentos foram reali-

zados durante o sábado.Nos dias 03 e 04/12, foi realizado o Se-

minário de Vigilância à Saúde, também promovido pelos estudantes do curso, como atividade acadêmica.

Curso promove atividades abordando a Psicologia Transpessoal, ID, Ego e

SuperegoO curso de Psicologia da FAT promoveu, no final do semes-

tre passado, duas atividades acadêmicas bastante interessan-tes com os estudantes: o projeto Conceito em Cena, coorde-nado pela Profa. Léa Pereira, e a palestra sobre a História da Psicologia Transpessoal, com o psicólogo e professor Carlos Madeira. As atividades foram realizadas no dia 09/12, no audi-tório da FAT, com a participação maciça dos alunos.

Os estudantes do 2º semestre noturno apresentaram uma encenação sobre o ID, o Ego e o Superego, sistemas através dos quais, segundo a Psicanalítica, se estrutura a personalida-de humana. Este trabalho foi resultante da disciplina Teorias e Sistemas, ministrada pela Profa. Léa.

Já a palestra sobre a história da Psicologia Transpessoal, ministrada pelo psicólogo Carlos Madeira, apresentou aos alunos as idéias do terapeuta Stanislav Grof, psiquiatra tche-co dedicado a pesquisas na área da consciência humana. Esta atividade fez parta da disciplina História da Psicologia, sob a orientação do Prof. Ary Nepote, que também coordena o cur-so de Psicologia da FAT.

Fórum discutiu a cidadania dos soropositivos no final do semestre passado

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Page 8: Factual - 1ª Edição

P8

Aula Magna sobre contribuições do Direito para a sociedade

contemporânea abre o semestre na FATNo dia 07/02, a FAT deu início ao 1º

semestre de 2011, com uma Aula Magna bastante concorrida. Estudantes, profes-sores e até mesmo pais de alunos presti-giaram a palestra inaugural do novo perí-odo letivo, que foi proferida pelo Prof. Dr. Yuri Carneiro Coelho, com o tema “Contri-buições do Direito para a Sociedade Con-temporânea”.

O evento começou com a formação da mesa solene, composta pelo diretor aca-dêmico da FAT e coordenador do curso de Contábeis, Prof. Dr. José Maria Dias Filho, a vice-diretora e coordenadora do curso de Administração, Ana Rita Sacramento, e demais coordenadores de curso e uni-dades.

Após a execução do Hino Nacional, o Prof. Dr. José Maria deu as boas vindas aos estudante. Relembrou aos presentes que a FAT completou, no ano passado, sua pri-meira década de existência e ressaltou o

compromis-so da ins-

tituição

em “continuar construindo uma Faculda-de cada vez mais moderna e competente, cada vez mais dedicada ao desenvolvi-mento de Feira de Santana e região, com-

prometida com a justiça e a democracia e que tenha como princípio fundamental a valorização e a promoção de todos os ho-mens”, afirmou.

O palestrante da noite, Prof. Dr. Yuri Co-elho, abriu seu discurso com um histórico sobre a evolução do Direito. Em seguida,

destacou as princi-pais contribui-

ções da área para a so-c i e d a d e atual, en-fatizan-

do que a promoção da igualdade através das normas vem ajudando na construção de um mundo mais justo social, ambien-tal e economicamente. “A Constituição de

1988 permite aos juristas aplicar medidas que contribuem para a consolidação de-mocrática do País e seu desenvolvimento”, assegurou.

Sobre o palestrante – Doutor em Di-reito Público pela Faculdade de Direito da UFBA, Yuri Carneiro Coelho é professor da Pós-Graduação em Ciências Penais da Fundação Faculdade de Direito da UFBA, da Pós-Graduação em Ciências Criminais do Curso JusPodium, da Faculdade Ruy Barbosa (SSA) e da FAT.

Fora do meio acadêmico, Coelho foi Assessor e Coordenador Jurídico da CO-DEBA, Assessor Especial do Gabinete da Secretaria de Justiça do Estado da Bahia, chefe do setor jurídico da SUMAC/Pre-feitura de Salvador e, atualmente, como advogado, presta serviços de consultoria em Direito Público e Direito Criminal, e é sócio da Yuri Carneiro e Domício Advoga-dos Associados.

Prof. Dr. Iuri Coelho durante Aula Magna

Platéia assiste atenta à explanação

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Page 9: Factual - 1ª Edição

P9

FAT forma 1ª turma do curso de Direito

A FAT acaba de entregar à sociedade feirense 104 novos Bacharéis em Direito. No dia 05/02, a 1ª turma do curso de Di-reito da faculdade concretizou o maior sonho na vida de qualquer universitário: a formatura. A solenidade aconteceu no Espaço Olimpo (antiga sede da Phebo), sob os olhos atentos de centenas de pais, familiares e ami-gos dos forman-dos.

O discurso do orador, o forman-do Nélio Rosa Fi-lho, emocionou todos os presen-tes. Ao citar Fer-nando Pessoa, Titãs e o jurista Calmon de Passos, Nélio destacou a nobre e árdua missão de quem decidiu abraçar o Direito e promo-ver a Justiça. Ele também relem-brou como esta primeira turma se empenhou em es-truturar e fortale-cer o curso ao lon-go dos seus cinco anos de estudo, além de destacar que os resultados já apare-cem, por exemplo, com o bom desem-penho que vários dos colegas já estão obtendo não somente no Exame da Ordem (OAB), mas em concursos públicos.

O formando Franklin Macedo, que já atua na Vara de Fazenda Pública de Feira, estava muito feliz durante a formatura. “Bata-lhamos muito para chegar até aqui. Esta é uma conquista muito importante para todos nós”, reve-lou. O deputado federal Fernan-do Torres, que prestigiou a solenidade, parabenizou a FAT pela formatura da 1ª turma de Direito. “É um marco para Feira

de Santana uma importante faculdade como a FAT entregar mais de 100 profis-sionais da área”, assegurou. O vereador e advogado Roberto Tourinho elogiou a qualidade do curso da FAT e afirmou que os novos operadores do Direito que saem da faculdade estão prontos para atuar não somente na Bahia, mas em qualquer

parte do País. “Parabéns à FAT, parabéns a Feira de Santana e parabéns a todos os formandos”, congratulou-se.

A coordenadora do curso de Direito da FAT, Profa. Hilda Vargas, enalteceu os méritos dos estudantes e disse estar mui-

to orgulhosa com a formatura desta 1ª turma. Ela ainda manifestou seu agrade-cimento ao corpo docente e a toda a ins-tituição, sem os quais esta vitória na seria possível. “Trata-se de um momento mui-to especial para a faculdade e, principal-mente, na vida de todos estes formandos. Eles vão levar a marca da FAT para o resto

de suas vidas. E, sendo a primei-ra turma de Di-reito, também estão deixando suas marcas na história da facul-dade”, resumiu a coordenadora.

A turma, que se intitulou Pro-fa. Msc. Tatiane Brito Teixeira, teve como para-ninfo o juiz Hum-berto Nogueira, do Juizado Es-pecial Criminal de Feira de San-tana, e como pa-tronesse, a Profa. Beatriz Lisboa. Foram homena-geados os pro-

fessores Argemiro Nascimento Filho, ad-vogado que leciona Direito Empresarial e Teoria Geral do Processo Civil na FAT, Prof.

Valdino Sacramento, titular da dis-ciplina Processo Penal, e Rodrigo Carmona, advogado que ministra disciplinas na área criminal.

Como amigos da turma, fo-ram escolhidos os colegas José Ribeiro, Jessé dos Anjos e Francis Augusto Lima. Entre os funcioná-rios da FAT, além do Sr. Luís Carlos Oliveira, mais conhecido como “Seu Lula”, foram homenageados o Assessor da Direção, Adailton

Silva, e o Sr. Crispim Gomes. A formanda Helieneidy Carvalho conduziu o juramen-to da turma.

“Parabéns à FAT, para-béns a Feira de Santana e pa-rabéns a todos os formandos”

Roberto Tourinhoadvogado e vereador

Formandos de Direito comemoram conquista no final da solenidade

Foto Divulgação (Cedida pela Fotoplay)

Page 10: Factual - 1ª Edição

P10

a formação de profissionais com profundo conhecimento técnico e consciência do seu importante papel como cidadãos.

Quatro alunos do curso de Direito da FAT obtiveram desempenho louvável no con-curso para Conciliador do Tribunal de Jus-tiça da Bahia. O resultado final da seleção pública para contratação de conciliadores e juízes leigos foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) no dia 20/12, através do edital nº 296/2010.

Após avaliação de títulos dos can-didatos classificados na primeira etapa, o resultado da seleção revelou que os estu-dantes Izabel Salles de Oliveira Santos, Hali-naldo e Haline de Jesus Calmon Peixinho, do 8º semestre, e a colega Fernanda Maria Silva

dos Santos, do 10º , alcançaram boas posi-ções entre os aprovados. Eles conquistaram as seguintes colocações: Fernanda Santos (23º lugar), Izabel Salles (24ª), Haline Peixi-nho (39ª), e Halinaldo Peixinho (58ª lugar).

A coordena-dora do curso de Direito da FAT, Hilda Ledoux Var-gas, ressaltou o desempenho dos estudantes. “Vale salientar que eles disputaram vagas com advogados

e, mesmo ainda sendo estudantes, conse-guiram aprovação. Este feito é digno de des-taque”, afirma. A FAT parabeniza os jovens estudantes e reafirma o compromisso com

Estudantes de Direito são aprovados em seleção para Conciliador do TJBA

“Vale salientar que eles dispu-taram vagas com advogados e, mes-mo ainda sendo estudantes, conse-guiram aprovação. Este feito é digno de destaque”

Profa. Hilda VargasCoordenadora do Curso

Esse semestre, a FAT traz uma novidade em sua grade de cursos – o bacharelado em Nutrição. Com duração de oito semestres, o novo curso é coordenado pela nutrucionista Jalyne Malheiro de Mendon-ça, que é graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), espe-cialista em Nutrição Clínica pelo Grupo de Apoio à Nutrição Enteral e Parenteral (SP), mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabi-lidade Social, além de atuar como docente no ensino superior e como nutricionista da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Numa região com diferentes perfis sócio-econômico-culturais, como Feira de Santana, composta por uma sociedade em processo de transição nutricional, o profissional formado pela FAT será capaz de elucidar, através da ciência da Nutrição, as complexas relações entre o homem, o alimento e o meio ambiente. “Nossos estudantes serão direcionados para compreensão e equacionamento das múl-tiplas variáveis associadas à alimentação e nutrição, por meio de uma visão multissetorial e comunitária, abrangendo grandes áreas do conhecimento como as ciências biológicas e da saú-de, a tecnologia de alimentos, as ciências sociais e agrárias”, argumenta Jalyne.

Na grade curricular do novo curso da FAT, disciplinas como Bioquímica Metabólica, Higiene e Vigilância Sa-nitária dos Alimentos, Segurança Alimentar e Nutri-cional, Farmacologia e Marketing em Alimentos e Nutrição vão contribuir para a construção e produção de um saber investigativo, crítico e interdisciplinar, ao mesmo tempo em que pre-pararão os futuros nutricionistas para um mercado em franca expansão. “Além da alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, ensino e esporte, atual-

mente, outros segmentos de mercado, como hotelaria, restaurantes comerciais, academias de ginástica, consultorias em nutrição despor-tiva e indústria de alimentos para fins especiais são espaços para atu-ação do nutricionista”, explica a coordenadora do curso.

Ela destaca, ainda, que um dos principais papéis que podem vir a ser desempenhados pelo profissinal da área está relacionado à educação nutricional. “Num país onde, segundo dados do IBGE de 2010, mais de 38 milhões de pessoas estão com o peso acima do re-comendado, e, desse total, em torno de 10 milhões são considerados obesos, a necessidade de nutricionistas é incontestável na criação de novas formas de educação que estimulem uma boa alimentação, in-duzindo a hábitos mais saudáveis e menos nocivos à saúde”, pondera a coordenadora. Segundo Jalyne, a principal missão do curso é for-mar profissionais capazes de orientar as pessoas no sentido de que

a saúde vem através da Nutrição, de uma alimentação saudável e equilibrada.

O novo curso de Nutrição da FAT tem turmas nos turnos Ma-tutino e Noturno e carga horária total de 3420h.

FAT lança curso de Nutrição

Font

e: w

ww.

sxc.

hu

Fonte: www.sxc.hu

Nutrição FAT

Formação: BachareladoDuração Mínima: 08 semestresHorário: Matutino e NoturnoCarga Horária de Disciplinas Obrigató-rias: 3330 h/a Carga Horária de Disciplinas Optativas: 90 h/a Carga Horária Total do Curso: 3420 h/aAtividades Acadêmicas Complemen-tares (05% da carga horária total): 340 h/a

Page 11: Factual - 1ª Edição

P11

Prestação de serviços gratuitos de manutenção em equipamen-tos de informática em escolas públicas. Este tem sido o principal fruto da disciplina Montagem e Manu-tenção de Computadores, ministrada no 2º semestre aos estudantes de Redes de Computadores e de Sistemas para Inter-net da FAT.

Na 3ª unidade, como parte prática da disciplina, os estudantes realizam manu-tenção em laboratórios de informática de uma escola da rede pública estadual de ensino. O trabalho já envolveu mais de 100 estudantes da faculdade e bene-ficiou quatro escolas.

Após o contato e a autorização da di-reção da escola, os estudantes da FAT vão até o laboratório de informática, identi-ficam possíveis problemas, realizam consertos nos equipamentos, checam se existem vírus corrompendo ou danificando os sistemas, etc. “Mesmo quando é necessário trocar uma peça e não é possível solucionar o problema de imediato, deixamos o diagnóstico com a

direção, para que eles possam providenciar o que for necessário”, ex-plica o Prof. Gledston Carneiro, que coordenou os alunos da FAT nos

últimos dois anos. Segundo o profes-sor, o trabalho dos graduandos é de grande ajuda para escolas, por vezes tão carentes em termos técnicos e de infra-estrutura. “Já chegamos em colé-gios em que o laboratório estava sem uso há meses, com os equipamentos parados por falta de manutenção”, conta ele.

Para Maria Nice de Cerqueira Ferreira, diretora do Colégio Estadu-al, uma das instituições de ensino já beneficiadas pelo projeto da FAT, “sempre que há um trabalho de apoio como este, é muito bem vindo”, afirma

ela. “O objetivo é possibilitar que os estudantes exercitem na prática o que veem em sala de aula, aliando isto a uma ação social que ajuda tantas crianças e jovens da rede pública”, explica o Prof. Cláudio Sér-gio Cerqueira, coordenador dos cursos de Tecnologia da FAT.

Estudantes realizando manutenção de computadores

Em dezembro, a estudante do 6º semestre de Jornalismo da FAT, Clécia Rocha, teve uma pauta sua aproveitada pela produção do Jornal da Globo, numa matéria sobre medidas legais de proteção à infância e à juventude. Esta é a terceira vez que uma pauta sua rende maté-ria somente na Rede Globo. A primeira “emplacada” em rede nacional foi a reportagem sobre a prisão de uma mãe por crime de abandono intelectual, por não ter matriculado a filha no colé-gio. Clécia já teve pautas publicadas até no exterior, como no jornal russo Pravda (www.pravda.ru). Por aqui, suas pautas já renderam matérias em programas jor-nalísticos da Band, na TV Bahia, na Rede Record, na Rádio Sociedade, etc.

Há pouco mais de um ano, Clécia é assessora de imprensa do juiz substituto das Varas Crime, Consumidor e da Infância de Santo Estevão, Dr. José Brandão, res-ponsável pelo projeto Toque de Acolher, que estipula horários para adolescente transitarem pelas ruas, como medida de segurança. Através do seu trabalho junto ao magistrado, ela vem con-seguindo atrair os “holofotes” da imprensa antes mesmo de ter conclu-ído a graduação em Jornalismo. “Me encontrei no Jornalismo. Além de ser uma área que transmite seriedade, é uma profissão com peso, com

credibilidade”, acredita. Apaixonada pelo curso da FAT, acredita que cada disciplina que

cursou, como Oficina de Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa e Radiojornalismo, foi fundamental para ir conquistando confiança no próprio texto. Ela anda sempre com um gravador, um bloco de papel

e uma máquina fotográfica na bolsa. “Onde tiver notícia, estou junto. Escrever já virou vício. A gente usa uma vez e não larga mais”, brinca.

Confira algumas matérias escritas por Clécia Rocha e publicadas na imprensa na-cional e internacional:- Toque de Acolher reduz pedofilia na BR 116(http://port.pravda.ru/cplp/brasil/17-11-2010/30791-pedofilia-0/)- Operação conjunta contra o tráfico e pedo-filia na BR-116 (http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=59673)- Dona Canô fala da diferença do jovem de

ontem e hoje (http://www.avozjovem.com.br/v1/tag/bahia/page/2/)- Sacerdote destaca importância do Toque de Acolher em Feira (http://rochatrombone.blogspot.com/2010/12/sacerdote-destaca-importan-cia-do-toque.html)

Estudante da FAT emplaca pauta noJornal da Globo

Clécia Rocha, estudante de Jornalismo da FAT

Div

ulga

ção

Alunos de Redes e Sistemas prestam serviços voluntários em escolas públicas

Div

ulga

ção

Page 12: Factual - 1ª Edição

P12

MICARETA DE FEIRA DE SANTANA: UMA FESTA POPULAR SOB O OLHAR DAS RELAÇÕES CULTURAIS E SÓCIO-ECONÔMICAS.

Florentino Carvalho PintoMestre em Administração.

Professor Titular da UEFS e da FAT. E-mail: [email protected]

No intuito de estudar a Micareta de Feira de Santana, verificando a sua essencialidade como festa popular e as contribuições propiciadas à co-munidade local, buscou-se realizar uma pesquisa de campo aplicada no próprio território do even-to festivo e, posteriormente, estudar as relações culturais, sociais e econômicas do evento mica-retesco, discutindo-se o valor e a complexidade desta festa popular, fora de época, mas que tem seu bri-lho e é muito conhecida em todas as regiões do Brasil.

A Micareta de Feira de Santana há muito tempo deixou de ser local, e os seus efeitos contribuem para animar as plagas mais longínquas do Brasil e é caracterizada como um fenômeno importante: segundo maior destaque no gênero de festas populares na Bahia e no Nordeste. A expansão desse evento tomou tal dimensão, nos últimos 20 anos, que chama a atenção de entidades públicas e privadas, exigindo maior compromisso, flexibilidade e um ra-zoável volume de investimentos.

Ampliando o olhar para a lógica da festa, esta transcende a uma visão puramente simplista e encontra no âmago da organização uma complexa rede de entidades que reinventam esse evento todo ano, ampliando sua dimensão e expandindo suas potencialidades. Entender a Micareta de Feira de Santana é procurar a lógica antropológica de uma festa popular que mistura várias facetas das atividades sociais, econômicas e culturais do município de Feira de Santana e caracteriza-se pela ampla diversidade.

Diante disso, este estudo sobre a Micareta al-meja desenvolver um modelo de referência que busque a identidade de uma festa popular com as suas relações antropológicas, econômicas e sociais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo envolvendo os agentes públicos e pri-vados, limitando cada um aos seus interesses e particularidades.

A pesquisa, feita durante o período de 24 a 27 de abril de 2003, contou com uma plataforma de pesquisa executada pela Secretaria de De-senvolvimento Econômico e com a participação efetiva do Núcleo de Informações e Pesquisas Econômicas e Sociais (NIPES). Os dados expostos são originários do trabalho de campo envolven-do as atividades mais importantes da Micareta. Essa base de dados que se transformou em aná-lise foi resultado da aplicação direta de ques-tionários diversificados, a partir de um universo previamente definido, estabelecendo-se para cada caso um teste de relevância e uma margem de erro estimada em ±5. Os cálculos foram feitos

utilizando uma ferramenta estatística integrada a um programa desenvolvido pelo CPD-DMI da Prefeitura Municipal, usando uma plataforma Delphi para processamento e arranjo do banco de dados.

Ao se estudar a Micareta de Feira de Santana, não se deve perder de vista a sua importância no contexto das relações intersetoriais de consumo e produção, e enxergar que o impacto da dinâ-mica econômica influencia no social e na própria festividade.

Um dos primeiros dados é sobre os camaro-

tes. Segundo informações da Fiscalização Pre-ventiva Integrada (FPI), foram instaladas na via Dutra 375 camarotes. Estima-se que a receita bruta gerada por estes foi cerca de R$ 600 mil (Seiscentos mil reais). Durante a Micareta, traba-lharam nos camarotes 369 pessoas, envolvendo-se as atividades de segurança interna; limpeza e fiscalização de sanitários; garçons e cozinheiros; montagens; desmontagens e pintores.

Já os trios elétricos, importantes para o even-to micaretesco, com seus sons eletrizantes, ani-mam a multidão. Segundo a pesquisa e consta-tação do relatório da FPI, foram disponibilizados para a festa 22 trios elétricos, 09 carros de apoio e 03 carros de som. A quantidade de pessoas que trabalharam nos trios variou em torno de 430, desempenhando-se atividades de motoristas, cordeiros, serventes e músicos. Constatou-se que 48% dos trios tiveram procedência de Salvador, e apenas 4%, local.

Os blocos também são uma peça fundamen-tal para animarem a folia micaretesca. Eles são geradores de diversas atividades intensivas e, portanto, são organizados e administrados como empreendimento. Segundo a Central da Mica-reta, os blocos contaram com a participação de 10.540 associados.

Entretanto, diante das demandas efetivas e necessárias para a realização desse evento, ve-rificou-se que as entidades micaretescas feiren-ses são carentes de recursos para promoverem os desfiles durante a Micareta. Mas obtiveram

alguns recursos financeiros na Prefeitura Munici-pal, mediante a assinatura de um convênio com cada representante das 12 entidades, destinan-do-se uma verba de R$ 4 mil (Quatro mil reais), em 2003, para cada uma das entidades que des-filou no Circuito Quilombola. Os representantes lembraram que, antes do convênio com a Prefei-tura, viviam de doações, recebendo valores irri-sórios e sem terem certeza de que participariam ou não da festa.

Quanto aos comerciantes, segundo os dados disponibilizados pelas Secretarias Municipais, es-

pecificamente a de Saúde, Esporte e Lazer, estimou-se que o universo dos comerciantes durante a Micare-ta, entre formais e informais, chegou a 2.700, sendo que 615 obtiveram licença junto à Prefeitura Municipal e o restante, 2.085, praticaram ati-vidades comerciais menores e sem ponto fixo. Mais de 75% desse quan-titativo chega à localidade da festa no momento da movimentação dos trios ou pico dos eventos.

A pesquisa confirmou o que se tenta explicar a respeito da partici-pação acentuada da população eco-nomicamente ativa e em idade de trabalhar em atividades informais. As respostas mostram, claramente, o perfil dos participantes, que, devi-do ao seu nível cultural formal, basi-

camente estão fora do mercado de trabalho. Isso significa que esses indivíduos buscam encontrar subsistência em feiras livres e eventos como a Micareta.

Retomando um pouco da história da Mica-reta feirense, percebe-se que através de eventos sociais, tais como: concursos de rainha e prince-sas da Micareta, rei momo, bailes, entre outros, foi se construindo uma das maiores festas po-pulares do Nordeste, e este estudo demonstra a importância desse evento popular-tradicional na Bahia e suas influências antropológica, cultural, social e econômica arraigadas nos solos de Feira de Santana, pois se trata de um evento que já faz parte da identidade do povo desta cidade.

Considerando todo o trabalho de pesquisa e suas revelações, observa-se que a Micareta de Feira de Santana, em 2003, cumpriu suas finalida-des e agregou muito mais condições favoráveis para sua melhoria contínua, visto que, seguindo a sua trajetória, deixa de ser apenas uma festa popular, para que se transforme em um grande evento social, econômico e cultural. Portanto, a Micareta é uma mistura de interesses e reali-dades que precisam ser estudadas, dissecadas, dando ao evento um maior grau de importân-cia pública, alavancando com mais vigor as suas oportunidades. Na verdade, este estudo serve para aguçar mais olhares sob uma festa que já possui um caráter próprio e tem o seu prestígio social firmado.

Você tem uma informação interessante, uma notícia “quente”, quer indicar um evento cultural, registrar um fato importante, falar sobre o universo estudantil, sobre as an-gústias e alegrias da juventude? Então, este é o seu lugar. O

Espaço Jovem é uma seção totalmente dedicada aos estudantes da FAT, para a publicação de conteúdos e informações produzidas pelos alunos da casa. E aí? Vai querer ficar de fora? Envie conteúdos para o Espaço Jovem através do e-mail [email protected].

Fonte: www.feiradesantana.ba.gov.br

font

e: w

ww.

bolo

sesa

lgad

os.c

om

Page 13: Factual - 1ª Edição

P13

Coordenador concede entrevista à TV sobre adaptação

da criança na volta às aulas O coordenador do curso de Psicologia da FAT, Prof. Ary Nepote,

concedeu entrevista, no início de fevereiro, à TV Subaé, abordando o processo de adaptação da criança, especialmente das menores, na volta às aulas.

Segundo o psicólogo, os pais devem colaborar na criação de um ambiente propicio ao desenvolvimento da criança. Ele dá como exemplo o momento em que se pega o filho na escola. “Se o pai ou a mãe dão uma recepção calorosa, perguntam ao filho como foi a escola, a criança se sente querida, que há interesse por suas coisas”, relata. “Agora, quando os pais se estressam no trabalho, no trânsito e chegam nervosos, mal humorados, a criança associa o mal estar deles com a atividade escolar e, por medo de perder o afeto das pessoas que elas mais amam, acabam desenvolvendo uma resistên-cia e mesmo uma rejeição à ida para a escola”, explicou à repórter da emissora de TV.

Feira de Santana tem um dos melhores cursos de Contábeis

do BrasilPelo quarto ano consecutivo, o Curso de Ciências Contábeis

da FAT foi classificado entre os melhores do Brasil. Em 2010, mais uma vez, a instituição foi incluída no Guia do Estudante da Edi-tora Abril como um dos melhores do país. Entre as instituições de ensino superior da rede privada, a FAT foi a única em todo o interior do Norte e Nordeste que teve tal desempenho na área de Contábeis.

“Trata-se de um destaque que expressa o reconhecimento à qualidade do trabalho desenvolvido pelas principais instituições de ensino superior do país. É, sem dúvida, uma conquista muito significativa para a FAT e para Feira de Santana em sentido geral. Com esse prêmio, conseguimos nos nivelar às instituições de en-sino superior mais prestigiadas na área contábil em todo o Brasil”, comemora o diretor acadêmico e coordenador do curso de Con-tábeis da FAT, Prof. Dr. José Maria Dias Filho.

FAT apoia reforma do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem

Reafirmando o seu compromisso social e com a qualidade de vida da comunidade em que se encontra inserida, a FAT firmou par-ceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana para recuperar o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CDMI). Totalmente modernizado, o refe-rido centro foi reinau-gurado no dia 10/02 pelo Prefeito Tarcízio Pimenta, numa soleni-dade que contou com a participação de di-versas autoridades e a imprensa em geral.

A Faculdade Anísio Teixeira esteve repre-sentada por seu Dire-tor Acadêmico, Prof. Dr. José Maria Dias Filho, e pelo Diretor Adminis-trativo, Adailton Silva. Em seu pronuncia-mento, o Prof. José Ma-ria parabenizou o go-verno municipal pela iniciativa, destacando a importância de se investir em saúde e educação para melhorar a qualidade de vida da população. Afirmou ainda, que, com parcerias dessa natureza, a FAT busca consolidar a sua presença na constru-ção de uma sociedade mais digna para todos, mais justa, solidária e menos desigual. “Ajudando o poder público em projetos desse tipo,

nossa instituição demonstra o seu interesse em continuar refletindo criticamente sobre a realidade e, principalmente, sobre o projeto de sociedade que ela pretende ajudar a construir a partir do ensino, da pesquisa e da extensão”, ponderou.

Funcionando na Av. Maria Quitéria, o Centro oferece exames de eletrocardiogra-ma, ultrassonografia, mamografia, densito-metria óssea, punção da mama e raio-x. O prefeito de Feira agra-deceu o apoio da FAT na recuperação física da unidade e desta-cou que o trabalho do CDMI vai ajudar no tra-tamento de doenças graves, como câncer e problemas cardiovas-culares, beneficiando centenas de pessoas que não podem pagar por tais serviços.

Com mais este Centro de Saúde recuperado com o apoio

da faculdade, os estudantes do Curso de Enfermagem da FAT terão mais um espaço privilegiado para fortalecerem seu aprendizado de caráter prático e desenvolverem o espírito de cidadania.

Prefeito Tarcízio Pimenta ao lado do diretor acadêmico e do assessor da FAT durante reinauguração

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Page 14: Factual - 1ª Edição

P14

O diretor acadêmico e coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAT, Prof. Dr. José Maria Dias, proferiu no dia 14/02, a Aula Magna de abertura do semestre letivo da Fa-culdade ENEB. Mestre e Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, ele abriu a Aula Magna relembrando que todo início de semestre é um momento oportuno para a renovação de com-promissos e de reforçar os esforços para realizar uma missão tão nobre quanto a de promover, difundir e gerar educação.

Ao abordar o tema “Reforma Tributária e Responsabilidade Fiscal: Mitos e Verdades”, Prof. José Maria falou sobre impacto que o tributo gera na renda dos cidadãos e das organizações, além de afirmar que, em vez de funcionar como um instru-mento para promoção do bem estar social, infelizmente, os

impostos e tributos vêm sendo usados de maneira distorcida e indevida, reforçan-do a desigualdade entre os indivíduos. Com o uso de gráficos para ilustrar a evolução da carga tributária e os suces-sivos recordes de arrecadação, ele refletiu sobre o impacto negativo da excessiva tributação sobre o desempenho da economia, a dificuldade de o tributo atuar como vetor de justiça social e até mesmo o elevado grau de complexidade da legislação tributária.

Diretor da FAT é escolhido entre Figuras da Década pelo jornal Tribuna da Bahia

Professora da FAT realiza Doutorado Sandwich em Portugal

A professora Aline Fonseca Gomes, docente da gradua-ção e da pós-graduação da FAT, está em Portugal realizando o Doutorado Sandwich na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Como já cumpriu os créditos, no Bra-sil, do Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano, ela embarcou para o país europeu, onde deverá concluir sua pesquisa para o doutoramento, intitulada “Desenvolvimento Local e Cultura Organizacional: um estudo comparativo entre o Centro Industrial do Subaé (Bahia/Brasil) e o Centro Indus-trial do Minho (Minho/Portugal)”.

A professora salienta que esse é um passo muito impor-tante para sua formação, pois realizar a fase final de sua Tese de Doutorado no exterior vai possibilitar a participação em eventos científicos e grupos de pesquisa daquele país, além de poder contribuir com publicações internacionais e conhe-cer novas culturas.

Profa. Aline Gomes durante congresso no Canadá

Diretor Acadêmico da FAT profere Aula Magna na ENEB

Div

ulga

ção

Prof. Dr. José Maria proferindo discurso na ENEB

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

O Diretor Geral da FAT, Prof. Antonio Walter Moraes Lima, foi um dos homenageados do evento Empresas e Figuras da Década em Feira de Santana, promovido pela direção regional do Jornal Tribuna da Bahia em dezem-bro. Realizado no teatro da Câmara de Dirigentes Lojis-

tas, o evento reuniu expoentes da sociedade feirense numa elegante solenidade em que instituições e perso-nalidades da cidade foram agraciadas com um diploma por seus relevantes serviços prestados à comunidade ao longo dos últimos dez anos.

Page 15: Factual - 1ª Edição

P15

Novos MestresParabéns aos novos Mestres da FAT. A coordenadora dos cursos

de Comunicação Social, Marly Caldas, a professora Waneska Cunha, que ensina nos cursos de Administração e Comunicação, e o docen-te Joubert Ferreira, do curso de Contábeis, defenderam suas disser-tações recentemente e alcançaram o grau de Mestres com louvor.

Profa. Marly (foto) fez o mestrado na UEFS, a colega Waneska, na UFBA, e o Prof. Joubert, na UNEB. É o corpo docente da FAT inves-tindo em qualificação acadêmica para oferecer conteúdos cada vez melhores aos seus alunos. Sucesso, Mestres.

FAT lança álbuns no FlickrQuer conferir o registro fotográfico de tudo que tá rolando

na FAT? Então, não deixe de acessar o Flickr da faculdade. Nele você vai encontrar as fotos dos principais eventos promovidos pelos diversos cursos, coberturas de acontecimentos importan-tes e muito mais. Quem sabe, você não se encontra nas fotogra-fias e compartilha com os amigos? Acesse o site www.fat.edu.br e veja as novidades

Div

ulga

ção

Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE)Das 7h às 22h.

Informações, inscrições em cursos, eventos, atividades acadêmicas, matrícula, etc. Tudo

de que o aluno precisa em um só lugar.

Page 16: Factual - 1ª Edição

P16

FAT completa 10 anos reafirmando compromisso com o

desenvolvimento de Feira e regiãoApós completar uma década de criada, a FAT pla-

neja expandir suas atividades no ensino, na pesquisa e na extensão, fortalecendo ainda mais sua atuação como um vetor de desenvolvimento para Feira e re-gião. Para falar sobre a trajetória da faculdade, sua estrutura e os planos para o futuro, o FACTUAL entre-vistou o Diretor Acadêmico e coordenador do curso de Ciências Contábeis, Prof. Dr. José Maria Dias Filho.

Factual – A FAT completou 10 anos. Qual o balan-ço que o senhor faz desta primeira década da institui-ção?

Prof. Dr. José Maria Dias – A FAT foi criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de Feira de Santana e região, por meio da formação de profissionais qualificados para atuar nas mais diversas áreas, suprindo a carência de mão-de-obra em orga-nizações públicas e privadas. Depois de um período inicial de estruturação e consolidação do seu projeto pedagógico e institucional, a faculdade foi ampliando sua grade de cursos e atraindo os melhores professo-res da cidade e de Salvador, para oferecer ao seu alu-nado um ensino de excelência e uma formação huma-nista e crítica.

Sem dúvida, foi uma década de muitos desafios, trabalho, empenho, dedicação, mas, sobretudo, de grandes conquistas. Hoje, completados seus 10 pri-meiros anos, a FAT já desponta em todo o Norte e Nordeste como uma referência no ensino, na pesqui-sa e na extensão, cobrindo diversas áreas do conhe-cimento. Temos 10 cursos de graduação, incluindo o novo bacharelado em Nutrição, e outros 10 de pós-graduação.

Sediada em um dos principais pólos de desenvol-vimento econômico do semi-árido – Feira de Santana –, a FAT assumiu um importante papel no contexto re-gional, tornando-se uma alternativa diferenciada para quem demanda o ensino superior na rede particular.

FAT – O investimento no corpo docente é um dos pilares da instituição?

JM – Indiscutivelmente, trata-se do principal pilar da FAT, como ocorre em qualquer outra instituição de ensino superior comprometida com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Para cumprir seus objetivos, uma das estratégias adotadas pela Facul-dade foi buscar profissionais altamente qualificados para que o aluno pudesse ter acesso a uma formação condizente com os novos desafios do mercado de tra-balho. Para se ter uma ideia desse diferencial, a FAT já opera com mais da metade do seu quadro composta de mestres e doutores, e a maioria, com larga experi-ência em ensino e pesquisa. Aliás, no que diz respeito ao corpo docente, vale salientar que são poucas as ins-tituições de ensino superior situadas fora das grandes metrópoles que conseguem reunir quadros tão bem preparados como o da FAT.

FAT – E como a faculdade atua junto ao alunado?JM – Em toda a sua trajetória, a FAT não esteve

comprometida apenas com a formação de profissio-nais capazes de satisfazer às demandas do mercado de trabalho. Mais do que isso, temos operado com a preocupação de desenvolver o espírito de cidadania e formar homens preparados para intervir no contexto em que atuam e transformar a realidade, objetivando sempre a melhoria da qualidade de vida da popula-ção. Parte-se do princípio de que a sociedade precisa de profissionais comprometidos com a ética, com a transparência, com o bem-estar do semelhante e com outros valores que contribuem para dignificar a exis-tência humana.

Por isso, em seus diversos cursos de graduação e de pós-graduação, a FAT vem promovendo a formação integral da pessoa humana em conformidade com a fi-losofia educacional que busca não apenas o desenvol-vimento econômico, mas principalmente o bem-estar de todos os indivíduos.

FAT – E a FAT se preocupa em atuar de maneira so-cialmente responsável?

JM – Ao longo desta primeira década, a FAT tem promovido uma forte integração institucional com os diversos segmentos da sociedade feirense e da nossa macrorregião. Desde a sua origem, a Faculdade assu-miu o compromisso de ampliar as ações de extensão, fortalecer vínculos com empresas, entidades de classe, órgãos que promovem a cidadania, o bem-estar do menor e dos idosos. Exatamente com esse objetivo, a instituição vem prestando diversos serviços especia-lizados à comunidade, por meio de seus programas de extensão e de instâncias como a Empresa Júnior, o Núcleo de Práticas Jurídicas e o Balcão de Justiça e Ci-dadania. Temos convênios com diversas unidades de saúde pública onde alunos e professores atendem e orientam gratuitamente os mais carentes, etc.

Em síntese, a Faculdade tem empreendido di-versas ações de cunho social que expressam o com-promisso institucional com o conjunto da sociedade, particularmente no que se refere à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio am-biente, da produção artística e do patrimônio cultural.

FAT – Quais os planos futuros da faculdade?JM – Uma de suas metas é continuar formando

profissionais capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade em que se encon-tram inseridos. Além disso, após dez anos de existên-cia, a FAT já se encontra devidamente preparada para iniciar uma nova etapa em sua caminhada, investindo de forma mais incisiva em atividades de pesquisa, vi-sando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Os projetos que já se encontram em andamento na instituição sinalizam para um futuro muito promissor no campo da pesquisa, ampliando as chances de ins-talarmos a Pós-graduação stricto sensu, com cursos de Mestrado e Doutorado, dentro de mais alguns anos.

Enfim, nesse momento de elevado significado histórico para nossa instituição, queremos reafirmar

o nosso compromisso de continuar construindo uma Faculdade cada vez mais moderna e competente, cada vez mais dedicada ao desenvolvimento de Feira de Santana e região, cada vez mais comprometida com a justiça e com a democracia, e que tenha como princí-pio fundamental a valorização e a promoção de todos os homens.

FAT – Um dos cursos de graduação que mais tem contribuído para projetar a imagem da FAT é o de Ci-ências Contábeis, do qual o senhor é também o coor-denador. A que se atribui este fato?

JM – A FAT já desponta como uma referência na formação de Bacharéis em Ciências Contábeis em todo o interior do Estado. Como se sabe, uma de suas metas é formar profissionais capazes de apoiar as organiza-ções no processo de gestão, visando à otimização de resultados. Essa preocupação baseia-se no fato de que, em ambientes marcados por forte competitividade, o êxito das unidades empresariais torna-se mais depen-dente de profissionais preparados para melhorar o aproveitamento dos recursos disponíveis. Como uma das principais funções do Contador é exatamente mu-niciar o processo decisório com informações que aju-dem os gestores a identificar e escolher as melhores alternativas de ação, o egresso do Curso de Ciências Contábeis da FAT tem sido muito bem acolhido pelo mercado de trabalho. Uma grande parte tem sido bem aproveitada na iniciativa privada, em organizações comerciais, industriais e de serviços. Outra parte sig-nificativa tem migrado para o setor público, ocupando cargos muito importantes para a sociedade em geral. Ao término do Curso, muito raramente se encontra um aluno que ainda não tenha encontrado alguma colo-cação no mercado de trabalho.

FAT- Então, podemos afirmar que a história da FAT está intimamente relacionada com a história do curso de Contábeis?

JM - Sim, até porque o curso foi o primeiro bacha-relado da faculdade. Feira é uma cidade que, desde cedo, manifestou vocação para negócios e, portanto, sempre precisou de profissionais preparados para atuar nessa área. Com o fortalecimento do processo de globalização de mercados, identificou-se também uma oportunidade para lançar na cidade um curso de Ciências Contábeis que pudesse ir além do tradicional, preparando profissionais com ampla visão de negó-cios para atuar em companhias de classe mundial.

Prof. Dr. José Maria fala sobre a trajetória da FAT