factual - 2ª edição

16
P1 Segunda-feira, 16 de maio de 2011 Faculdade destina cerca de R$ 500 mil para apoio a unidades de saúde P8 Reunião definiu últimos pontos para parceria entre FAT e Hospital Estadual da Criança P2 P5 FAT forma primeira turma de Jornalismo e segunda de Publicidade P3 Colação de Grau sem solenidade Foto: Sivaldo Sousa

Upload: faculdade-anisio-teixeira

Post on 11-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Informativo da Faculdade Anisio Teixeira de Feira de Santana - Bahia

TRANSCRIPT

Page 1: Factual - 2ª Edição

P1

Segunda-feira, 16 de maio de 2011

Faculdade destina cerca de R$ 500 mil para apoio a unidades de saúde

P8

Reunião definiu últimos pontos para parceria entre FAT e Hospital Estadual da

Criança

P2

P5FAT forma primeira turma de Jornalismo e segunda

de Publicidade

P3Colação de Grausem solenidade

Foto

: Siv

aldo

Sou

sa

Page 2: Factual - 2ª Edição

P2

A todo vapor...

O semestre 2011.1 da FAT segue a todo vapor, com inúmeras ativida-des promovidas pela instituição e seus diversos cursos, além da atu-ação socialmente responsável da faculdade. Esta edição do FACTU-AL traz uma reportagem especial sobre alguns dos convênios da instituição na área de Saúde, que vem possibilitando melhorias sig-nificativas em unidades que pres-tam atendimento gratuito à popu-lação.

Destaque também para a cobertu-ra da formatura da 1ª turma de Jor-nalismo, que realizou solenidade conjunta com a 2ª turma de Publi-cidade e Propaganda, e a parceria que está sendo encaminhada com o Hospital Estadual da Criança para o estágio de estudantes da IES.

Na seção Voz do Mestre, que con-ta com a participação do docente Argemiro Nascimento, uma refle-xão sobre “as lições que ainda te-mos que aprender”. E na Espaço Jovem, uma matéria produzida pela estudante de Jornalismo Ma-ryanne Meira sobre o fenômeno do Bullying. O FACTUAL deste mês traz ainda a cobertura de eventos e dos destaques alcançados por nossos alunos e professores.

Ótima leitura!!!

Reunião definiu últimos pontos para parceria entre FAT e Hospital

Estadual da CriançaNo dia 06/04, representantes da FAT

estiveram reunidos no Hospital Estadual da Criança (HEC), para acertar os últimos detalhes da parceria entre as duas institui-ções, visando ao estágio de estudantes no hospital. O Dr. Celso Freitas Santana, dire-tor vice-presidente do Instituto Sócrates

Guanaes, que administra o HEC, recebeu os coordenadores dos cursos de Gradua-ção em Enfermagem, Psicologia, Nutrição e da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar.

Foram entregues os projetos pedagó-gicos de todos os cursos da área de Saú-

de da FAT, bem como cópia do termo de convênio que a faculdade mantém junto à Secretaria Estadual de Saúde, uma das exi-gências para o ingresso de alunos no pro-grama de estágios do HEC. Segundo Pro-fessor Valterney Morais, coordenador do curso de Enfermagem, a reunião foi bas-

tante produtiva. “Esta importante parceria vai possibilitar a ampliação do aprendiza-do e a contribuição de nossos estudantes nas áreas de neonatologia e pediatria, campos para atuação profissional futura de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, médicos, fonoaudiólogos, etc”, afirma ele.

Representantes da FAT com diretor do HEC

Factual Informativo institucional da Faculdade Anísio Teixeira (FAT)Diretor Geral: Prof. Antonio Walter Moraes LimaVice-diretora: Profa. Ana Rita SacramentoDiretor Acadêmico: Prof. Dr. José Maria Dias FilhoEditora-chefe: Profa. Silvia DantasProjeto Gráfico: Ricardo JoillyDiagramação: Pipa Diagramação (75) 3487-5969

Revisão: Prof. Antônio Anílson Rodrigues da SilvaProdução: ASCOM FAT Impressão: EMGRAF Tiragem: 05 mil exemplares Sugestões de pauta e envio de conteúdos: [email protected]: Tânia Paraguassu (Diretora Financeira), Adailton Silva (Assessor da Direção), Kelly Alves (Assessora de Marketing e Eventos).

Foto

: Eve

line

Cor

deiro

FAT abre inscrições do vestibular para próximo semestre

A FAT está com as inscrições abertas para o vestibular 2011.2. A Faculdade, que há 10 anos é uma das principais instituições privadas de ensino superior da Bahia, está disponibilizando 800 vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Jornalismo, Psicologia, Publicidade, Nutrição, Sistemas para Internet e Rede de Computadores.

As inscrições para o Processo Seletivo seguem até 01 de junho e podem ser feitas na sede da Faculdade, no Ponto Central, no Núcleo de Pós-graduação, na Av. Getulio Vargas, ou pela internet, no site www.fat.edu.br. As provas serão aplicadas no dia 04 de junho.

Maiores informações pelos telefones (75) 3616-9466 e 9451.

Page 3: Factual - 2ª Edição

P3

Aconteceu, no início de abril (02/04), a formatura da primeira turma de Jornalismo e a segunda de Publicidade e Propaganda da FAT. Os for-mandos dos dois bacharelados na área de Comunicação Social optaram por realizar uma solenidade conjunta, no Spazzio Eventos. No dia ante-rior, a turma, batizada de “Comunicólogos a todo Vapor”, celebrou um culto ecumênico no auditório da faculdade.

Além da homenagem às autoridades acadêmicas – o Diretor Geral da faculdade, Professor Antonio Walter Moraes, o Diretor Acadêmico, Prof. Dr. José Maria Dias, e a Coordenadora dos Cursos, Profa. Marly Caldas –, os estudantes escolheram como patronesse a Profa. Dra. Nildecy Miranda, e, como paraninfa, a Profa. Dra. Danielle Zuma. A turma decidiu home-nagear os professores Antônio Carlos Magalhães (ACM), Andrews Pedra Branca, Cláudia Trindade e Cynthia Pinheiro, além do funcionário Jose-nilton Cardoso. Como amigos da turma, os escolhidos foram o Professor

Danilo Weber e o estudante Ricardo Joilly. A comissão de formatura foi composta pelos formandos Jorge Magalhães, Mara Tchandra, Rafael Sou-za, Gabriela Lima, Jamile Lima, Tamile Rios, Maria das Graças Monteiro e Fernanda Barreiros, que também foi juramentista da solenidade.

Os formandos não escondiam a felicidade durante a solenidade. O agora publicitário Rafael Souza afirmou estar orgulhoso da conquista por ele e pelos colegas. Entre eles, havia profissionais já bastante experientes na área de Comunicação, como o radialista Joilton Freitas, que coman-da o Rotativo News, na Rádio Sociedade, e o fotógrafo Jorge Magalhães,

que atua na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Feira de Santa-na. Muito emocionado, Jorge, que se formou em Jornalismo, agradeceu, pela conquista, à direção da faculdade e à coordenação do curso.

Ao todo, a FAT acaba de entregar ao mercado de trabalho 30 novos profissionais de Comunicação, que chegam repletos de criatividade, con-teúdo, consciência crítica e, principalmente, todos comprometidos em fazer da profissão um exercício de ética e cidadania. “Fiquei muito alegre, satisfeita e emocionada pela formatura, não somente como coordena-dora, mas porque todos eles foram meus alunos no primeiro semestre”, revela Professora. Marly Caldas. “A maioria deles já está no mercado de trabalho, com toda seriedade e talento que as profissões exigem, e este é o resultado do nosso esforço conjunto de fazer dos cursos de Comuni-cação da FAT uma referência em qualidade de ensino e formação cidadã”, conclui a coordenadora.

FAT forma primeira turma de Jornalismo e segunda de Publicidade

Euforia tomou conta dos novos bacharéis em Comunicação durante formatura

Foto

: Div

ulga

ção

FAT abre inscrições do vestibular para próximo semestre Empresa Júnior da FAT abre seleção

para novos membrosA Multi Jr. - empresa Júnior da FAT - está selecionando novos in-

tegrantes. Os novos membros vão atuar na prestação de serviços de assessoria empresarial, formulando soluções inovadoras que con-tribuam para o desenvolvimento dos clientes e da sociedade em geral. Além de prestar consultoria e assessoria a empresas, os novos membros também organizarão treinamentos e eventos acadêmi-cos, dos quais também participarão.

Estão sendo oferecidas 20 vagas:- 05 para estudantes de Administração- 05 para estudantes de Contábeis- 03 para estudantes de Direito- 03 para estudantes de Redes e Sistemas- 02 para estudantes de Psicologia- 02 para estudantes de Publicidade e PropagandaAs inscrições seguem até o dia 27/05 e devem ser feitas no SAE.Maiores informações: [email protected] ou tele-

fones (75) 8179-7636, (75) 8210-3496, (75) 8851-3243. Participe!

Page 4: Factual - 2ª Edição

P4

A FAT, em parceria com a Fotoplay, pre-parou uma homenagem especial para as mães, uma exposição fotográfica com as co-laboradoras da instituição que têm a honra e a dádiva de ter filhos. Ao todo, 25 mulheres,

entre coordenadoras, professoras e funcio-nárias, foram captadas pelas lentes do fotó-grafo Magdiel Dias e tiveram suas melhores imagens reunidas na exposição “Mães do Coração”.

Entre as mamães clicadas, duas grávidas: a docente Lilian Mattos, do curso de Jornalis-mo, que espera ansiosa a pequena Laura, e a colaboradora da Secretaria Acadêmica, Glei-ciane Ferreira, que está no 7º mês de gesta-

FAT promove homenagem especial para mães

Estudantes da FAT vão participar do Desafio SEBRAE 2011

O Desafio SEBRAE, jogo virtual que simula o dia a dia de uma em-presa e possibilita que equipes de universitários disputem para definir qual a melhor na área de gestão empresarial, vai ter a par-ticipação de estudantes da FAT este ano.

O professor Fábio Martins, coordenador da Mult Jr., incenti-vou os estudantes a participarem. “Além de ser uma ótima oportu-nidade de conhecer e interagir com estudantes do Brasil todo, o Desafio simula o funcionamen-to de uma empresa real, e isto é muito interessante para colocar os conhecimentos à prova”, explica.

Inscrito no Desafio SEBRAE, o estudante Carlos Brito, do 5º se-mestre de Administração, afirma que a participação vai ajudar a

aprimorar habilidades como a tomada de decisões e o trabalho em equipe. “Também pode me auxiliar numa possível abertura de um negócio próprio no futuro”, acredita.

Palestra sobre o Desafio - O consultor do SEBRAE Feira de Santana, Nivaldo Júnior, apre-sentou, para estudantes dos cur-sos de Administração, Contábeis, Publicidade, Redes e Sistemas, as principais orientações para a par-ticipação no Desafio 2011 duran-te palestra no dia 06/04.

Segundo o consultor, os ven-cedores das etapas estaduais, das

semifinais e da final nacional receberão prêmios que vão de cursos e notebooks a uma viagem internacional de 10 dias para a grande equipe vencedora.

Consultor do SEBRAE fez palestra na FAT

Foto

: Div

ulga

ção

ção de Iasmim. Ambas ficaram lindas nas fo-tos com seus “barrigões”. Também houve as mães que levaram seus filhos, como Adriana Mascarenhas, da coordenação administrati-va da faculdade, que posou com seu casal

de filhos já adultos, e a integrante da Bi-blioteca, Simone Lei-te, clicada com a fofa Yasmin.

Antes da sessão fo-tográfica, que aconte-ceu no estúdio de TV da FAT, as mães parti-ciparam de uma ver-dadeira “sessão de be-leza”, com tratamento de pele e maquiagem feitas por duas profis-sionais de estética.

Evento especial – No dia 05/05, a FAT promoveu uma pro-gramação especial em homenagem ao Dia das Mães. Além da exposição “Mães do Co-ração”, dezenas de alunas e funcionárias par-ticiparam de sessão de fotos, capitaneada pelo Studio Fotoplay, maquiagem gratuita, com profissionais da Mary Kay, e curtiram o show da Banda 80 na Pista. A homenagem foi organizada pela assessora de Marketing e Eventos da FAT, Kelly Alves.

Exposição Mães do Coração homenageou funcionários

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Page 5: Factual - 2ª Edição

P5

Em todos os lugares, em todos os momentos... Assim, os novos administradores formados pela FAT abriam o convite da formatura, que aconteceu no dia 09/04. E o nome da turma não poderia ser mais sugestivo: Inovadores por Excelência. Na mensagem inicial do convite, a formanda Alone Costa definiu a profissão que decidiram abra-çar: “Administrar é muito mais que um conceito, mais que uma profissão. É dom, talento, voca-ção, inspiração, pulsação...”, dizia o texto.

A solenidade foi presidida pelo diretor acadêmico e coor-denador do curso de Ciências Contábeis da FAT, Prof. Dr. José Maria Dias Filho. Também ocu-pou lugar de honra na formatura a vice-diretora da FAT e coorde-

nadora do curso de Administração, Profa. Ana Rita Sacramento. Os estudantes escolheram como patrono o Prof. Argemiro Nas-

cimento e, como paraninfo, Prof. Antônio Rosevaldo Ferreira. A turma decidiu homenagear os professores Maria das Graças Moreno, Soledade Fontes e Luis Alberto Nogueira Lago.

Também foram três os ami-gos da turma: Rico Araújo, Val-dino Cunha e Idelando Barreto Filho. O funcionário homena-geado foi Luis Carlos Silva, mais conhecido na FAT como “Seu Lula”. A oradora foi a formanda Delma Lopes, e os mestres de cerimônia, os colegas Ronaldo Ayala e Lorena Louise Santos. O juramento da turma ficou por conta da agora recém-formada Alone Costa.

3ª turma de Administração da FAT se formou no começo de abril

Formandos de ADM orgulhosos com a conquista

Cerca de 50 formandos dos cursos de Administração, Contábeis, Di-reito, Jornalismo, Redes de Computadores e Sistemas para Internet que decidiram não fazer solenidade de formatura participaram, no dia 12/04, da colação de grau conjunta no auditório da FAT, onde receberam o certi-ficado de conclusão de curso.

Participaram da colação familiares e amigos dos formandos. O jorna-lista Antônio Larangeira, do Jornal Tribuna da Bahia, acabou de concluir o

curso de Administração. “Este é um momento muito importante, emocio-nante. Dedica-o às pessoas que mais amo”, afirmou.

O Prefeito Tarcízio Pimenta compareceu ao evento para acompanhar a entrega do certificado da filha Bruna Pimenta, que se formou em Direito.

Segundo ele, investir em educação é o melhor legado que se pode dei-xar para um filho, porque é um patrimônio que se leva para a vida toda. “O futuro deste país só pode acontecer pelo ensino. E quando a gente vê tanta gente se profissionalizando, tendo esta oportunidade de ingressar num curso de graduação e seguir na vida, é motivo de muita alegria e satisfação”, acredita.

A deputada estadual Graça Pimenta não escondia a emoção pela con-quista da filha. “Fazer Direito era um sonho de Bruna, que, graças a Deus, conseguiu concretizá-lo. Se para ela é uma conquista, para nós, que somos pais e investimos na realização deste sonho, é uma emoção e uma felicida-de muito grandes”, comemora.

Formandos que optaram por não fazer solenidade recebem certificados de conclusão de curso

Coordenadores de curso compõem a mesa

Foto

: AC

MParentes e amigos acompanharam a colação

Foto

: AC

M

Page 6: Factual - 2ª Edição

P6

Um projeto bem sucedido, que chega à sua 10ª edição. O curso de Ciências Contábeis, através da disciplina Jogos de Empresa, mi-nistrada pela Professora. Iracema Neves, no 8º semestre, realizou, no ultimo dia 19/04, a X Feira de Negócios da FAT, quando reuniu apresentações de empresas criadas pelos estudantes do curso.

“A Feira tem o objetivo de demonstrar os trabalhos que são

desenvolvidos em sala, onde eles ampliam suas habilidades como contadores, mas também desenvolvem a capacidade de gerencia-

mento como empreendedores”, afirma a Profa. Iracema. Durante a disciplina, os estudantes criam e administram empresas de diversos segmentos. Definem missão, visão, criam produtos, promovem ven-das, fazem investimentos e realizam até empréstimos.

O aluno Rafael Rodrigues acredita que a Feira é uma oportuni-dade de eles exporem o que vivenciaram ao gerirem uma empresa. “A gente sabe que é uma simulação, mas acaba-mos convivendo com situações do dia a dia de uma empresa real – com planejamento estratégi-co, formação de custos, concorrência – e isto aca-ba agregando a tudo o que a gente já aprendeu ao longo da faculdade”, acredita. O colega Kle-ber Perdiz concorda e afirma que, com a disciplina, os estudantes aprendem o que, de fato, vão encontrar no mercado de trabalho.

A programação do evento também incluiu uma palestra do gestor financeiro da UEFS, Prof. Mestre. José Renato Sena, sobre as “Perspectivas da Contabilidade Pública no Brasil e no mundo”, que foi muito aplaudida pelos estudantes da FAT.

Colaboradora: estudante Maryanne Meira (Jornalismo FAT)

Ciências Contábeis promove a X edição da Feira de Negócios

Auditório lotado para acompanhar mais uma edição da Feira

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Equipes apresentam suas empresas

Representando a FAT, o coordenador do curso de Enfermagem, o Prof. Valterney Morais participou, no dia 22/03, de uma reunião, no Hospital da Criança (HEC), com o Secretário de Saúde do Esta-do da Bahia, Jorge Solla, a Direto-ria do Hospital e representantes de instituições de ensino superior de Feira de Santana e região que ofer-tam cursos na área. O objetivo do encontro foi a firmação de futuras parcerias visando pela formação de recursos humanos especializados na área de Pediatria para a assistên-cia gratuita ao público infantil.

O médico André Guanaes, do Instituto Sócrates Guanaes, gestor do Hospital Estadual da Criança, afirmou que o HEC está equipado com os mais modernos recursos para o atendimento a crianças em urgência, emergência e ambulató-rio. Como destacou o Secretário Jorge Solla, “o Hospital da Criança foi pensado não somente para ser uma referência do ponto de vista assistencial, mas em termos de formação de profissionais, e isto so-

mente será possível através da parceria com as universidades, facul-dades e centros de pesquisa em Saúde”, acredita.

O coordenador de Enfermagem apresentou a FAT ao demais participantes do evento e ressaltou o interesse da instituição em apoiar o Hospital.

Sobre o HEC - Inaugurado em agosto do ano passado, o Hospital da Criança ocupa uma área de 40 mil m², dos quais 16,2 mil m² de área construída, e já disponibiliza mais de 90 leitos de internamento e 20 leitos de UTI para o acolhimento de pa-cientes de toda a região. Segundo o diretor André Guanaes, até o final da fase de implantação, que deve durar em torno de quatro anos, serão 280 leitos, além de berçário, unidades para realização de exames diagnós-ticos de última geração e projetos

como o mãe-canguru, já em funcionamento. Foram investidos, ini-cialmente, R$ 52 milhões no Hospital, sendo que R$ 38 milhões em obras, e os R$ 14 milhões restantes, em equipamentos.

Coordenador de Enfermagem da FAT participa de encontro com Secretário Estadual de Saúde

Coordenador representou a FAT durante encontro

Foto

: Div

ulga

ção

Page 7: Factual - 2ª Edição

P7

Alunos dos cursos de Tecnologia da FAT conhecem CPD da UEFS

No dia 15/04, estudantes dos cursos de Redes de Computa-dores e Sistemas para Internet da FAT fizeram uma visita à As-sessoria Especial de Informática da UEFS. O gerente de Suporte de Informática da Universidade, Álvaro Carvalho, mostrou a es-trutura de rede que atende a mais de 2.400 computadores da instituição.

Acompanhados pelo coordenador dos cursos de Tecnologia da FAT, Pro-fessor Cláudio Sérgio, que ministra as disciplinas Ambiente Internet e Redes de Computadores, e do docente Cás-sio Cardoso, professor da disciplina Princípios de Telecomunicações, os alunos puderam ter uma ampla visão da infraestrutura de rede da UEFS, composta de equipamentos como servidores, firewalls, roteadores e swi-tches com cabeamento estruturado, inclusive com links para ligações ponto-a-ponto e comunica-ção através de redes sem fio, fibras ópticas, etc. Os jovens tam-bém descobriram, durante a visita, como acontece a adminis-

tração dessa rede. Segundo os professores Cláudio Sérgio e Cássio Cardoso,

visitas como esta são importantes para que os alunos vejam, na prática, os conteúdos vistos em sala de aula, especialmen-

te numa instituição detentora de uma das maiores estruturas de rede tecnológica da cidade, como a UEFS.

Entrevista na Rádio – Na ulti-ma quarta-feira de março, os dois professores foram entrevistados na Rádio Subaé, no quadro Voz Universitária. O tema da entrevis-ta foi o papel cada vez maior da tecnologia na vida das pessoas. Os ouvintes puderam conhecer um pouco mais sobre o universo tecnológico, ouvindo explicações

dos docentes sobre o mundo da Internet, segurança na web, democratização da informação, convergência digital, cuidados básicos na manutenção de micros, etc.

Colegiado e ASCOM promovem reunião geral com estudantes e professores de

ComunicaçãoNo dia 13/04, os estudantes e professores dos cursos de Co-

municação da FAT participaram de uma reunião geral realizada pela coordenação do Co-legiado e pela ASCOM FAT, onde foram apresentadas as possibilidades de parti-cipação na produção da TV FAT, no programa de rádio Voz Universitária e no jornal institucional FACTUAL, os três veículos de comunica-ção da faculdade. Além do exercício prático em ativida-des concernentes às futuras profissões, os estudantes de Publicidade e Jornalis-mo terão como benefícios a divulgação dos seus tra-balhos dentro e fora da ins-tituição, além do certificado de participação em ativida-des complementares.

Professores Cláudio Sérgio e Cássio Cardoso

Foto

: Div

ulga

ção

A reunião também incluiu uma mesa redonda em home-nagem ao Dia do Jornalista, comemorado no dia 07/04. Com o

tema “Atuação do Jornalista na Contemporaneidade”, a mesa foi composta pela Profa. Marly Caldas, coor-denadora dos cursos de Comunicação da FAT, Pro-fa. Andréa Souza, Prof. An-drews Pedra Branca e Profa. Silvia Dantas, que também é assessora de Comunica-ção da faculdade.

Eles fizeram um balan-ço do mercado de trabalho na área de Jornalismo, bem como das possibilidades de atuação do profissional. Ao mesmo tempo, responde-ram uma série de perguntas dos estudantes.

Foto

: Fili

pe O

livei

ra (E

stud

ante

Jorn

alis

mo

FAT)

Professores analisam mercado de trabalho para jornalistas

Page 8: Factual - 2ª Edição

P8

Investimentos da FAT promovem melhorias em diversas instituições de saúde de Feira e região

Estudantes de E nfermagem da FAT no CME / Dom Pedro

Compromisso com a promoção do desenvolvimento e da qualidade de vida na região onde atua. É baseada neste princípio que a Faculdade Anísio Teixeira (FAT) vem ampliando os inves-timentos em ações de apoio a unidades de saúde em Feira de Santana e região. A parceria com a faculdade tem possi-bilitado a melhoria e ampliação de ins-talações físicas, a remuneração de pro-fissionais e a qualificação dos recursos

humanos das diversas instituições. Uma das parcerias mais importan-

tes é a mantida com o Hospital Dom Pedro de Alcântara. Entre ou-tras ações, a FAT construiu o Centro de Material Esterilizado (CME), unidade que, como o próprio nome diz, é responsá-vel pela esterilização de todos os instrumentos e materiais não-descartáveis usados nos diversos setores do hospital. Embora o convênio previsse apenas a reforma do CME, a FAT optou por construir uma estrutura totalmente nova para atender, de ma-neira eficiente, às demandas da Santa Casa de Misericórdia, que é responsá-vel pelo D. Pedro.

O CME, que ocupa uma área cons-

resíduos dos serviços de saúde, doou aparelhos de ar-condicionado e cus-teia mensalmente os salários de cinco

enfermeiras e uma assistente social. O próximo apoio será a reforma do Cen-tro Cirúrgico.

Outro parceiro da FAT é a Ma-ter Dei. A faculdade doou dois berços aquecidos, de última geração, para ajudar no resta-belecimento de bebês prema-turos que nascem com alguma complicação clínica. O primeiro berço, já entregue à maternida-de, aconchega os pequeninos e tranquiliza as mães, as quais sa-bem que seu filho está acomo-

dado em um berço especialmente pro-jetado para auxiliar na recuperação do recém nascido. A faculdade também apoia a instituição custeando o salário de quatro enfermeiras e vai reformar o auditório.

truída de aproximadamente 300 m², possui sala estéril, depósito, banheiro, sala de autoclave, lavatório e um escri-

tório. Os alunos da FAT que estagiam na unidade dispõem, ainda, de uma sala climatizada exclusiva para o estu-

do e descanso nos intervalos do está-gio. Por dia, no Centro, são realizadas em média 18 esterilizações, em ciclos que variam de 23 minutos a três horas.

No D. Pedro, a FAT investiu, ainda, no programa de gerenciamento dos

Faculdade destina cerca de R$ 500 mil para apoio a unidades de saúde

“Todos nós podemos e devemos nos engajar na construção de uma sociedade mais digna para todos, mais solidária e menos desigual”

Prof. Antonio Walter MoraesDiretor Geral da FAT

Foto

: Siv

aldo

Sou

za

CMDI recebeu melhorias com o apoio da FAT

Foto

: Siv

aldo

Sou

za

Foto

: Siv

aldo

Sou

za

Page 9: Factual - 2ª Edição

P9

Investimentos da FAT promovem melhorias em diversas instituições de saúde de Feira e região

Parceria com a PMFS

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, a FAT reali-zou a reforma de toda a estrutura físi-ca do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), na Brasília. Unidade que atende gratuitamente pessoas em tratamento contra a doença, o CMPC oferece exames como ultrassonografia, eletrocardiograma e preventivo, além de realizar consultas ginecológicas e de prevenção e tratamento contra os cân-ceres de próstata, mama e colo-uterino.

Naquela instituição, a FAT fez a subs-tituição de piso e portas, a recuperação do telhado, a revisão hidráulica e a pin-tura de toda a edificação, o que tem pro-porcionado instalações mais agradáveis aos usuários dos serviços do CMPC.

Em outra unidade de saúde pública do município, o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CDMI), a fa-culdade também custeou a reforma da sede, que funciona na Avenida Maria Quitéria e oferece exames de eletro-cardiograma, ultrassonografia, mamo-grafia, densitometria óssea, punção da mama e raios-X. Na reinauguração do CMDI, o prefeito Tarcízio Pimenta agra-deceu o apoio da FAT na área de Saúde. Segundo ele, a instituição vem sendo uma forte parceria da Prefeitura. “Foi as-sim no CMPC e no CDMI. E isto só bene-ficia a nossa comunidade, principalmen-te as pessoas mais carentes”, acredita.

Formação Diferenciada

Em contrapartida por todos estes investimentos realizados pela FAT, esti-mados em torno de R$ 500 mil, os estu-dantes dos cursos na área de Saúde (En-fermagem, Psicologia e Nutrição) têm espaços privilegiados para fortalecerem seu aprendizado de caráter prático e desenvolver o espírito de cidadania. So-

mente no D. Pedro, os alunos de Enfer-magem têm a oportunidade de estagiar nas áreas de Clínica Médica, Emergên-cia, no Centro Cirúrgico e na UTI, além do próprio CME.

O Diretor Geral da Faculdade, Prof. Antonio Walter Moraes, destacou a im-portância de se investir em saúde e edu-cação para melhorar a qualidade de vida da população. “Todos nós podemos e devemos nos engajar na construção de uma sociedade mais digna para todos, mais solidária e menos desigual. Este é um princípio que procuramos adotar e demonstrar para nossos alunos dentro e fora da sala de aula, através das ativida-des práticas nas unidades de saúde pú-blica que apoiamos”, afirma o professor.

Outros convênios da FAT na área de Saúde:

1.Hospital Estadual Clériston Andrade 2.Hospital da Mulher 3.Hospital Municipal da Criança4.Policlínicas e Postos Municipais de Saúde5.SAMU e Programa de Saúde da Famí-lia6.Etc.

Faculdade destina cerca de R$ 500 mil para apoio a unidades de saúde

Instalações da CMPC foram recuperadas

Estagiária manuseia material esterilizado

Foto

: Siv

aldo

Sou

za

Foto

: Siv

aldo

Sou

za

Foto

: Siv

aldo

Sou

za

Page 10: Factual - 2ª Edição

P10

O projeto Conceito em Cena, desenvolvido pela Profa. Léa Pereira, no curso de Psicologia, é uma das atividades mais dinâ-micas de que os estudantes vem participando. A proposta é usar a expressividade artística para abordar conteúdos da área traba-lhados em sala. A Profa. Léa explica que os alunos têm liberdade para escolher, entre os temas estudados ao longo do semestre, aquele que desejam encenar e também a forma artística com a qual querem representá-lo.

No semestre passado, por exemplo, a turma que atualmen-te cursa o 3º semestre matutino dramatizou situações em que eram acionados os chamados “mecanismos de defesa”, proces-sos inconscientes produzidos pelo ego para proteger o aparelho psíquico de tensões internas e externas. “Isto ocorre para evitar a percepção de acontecimentos e fatos que são dolorosos ou incômodos para os indivíduos”, explica Profa. Léa. Os alunos, divididos em grupos, encenaram mecanismos como Negação, Racionalização, Isolamento e Repressão. Já a turma de Psicologia do noturno trabalhou com os sistemas Id, Ego e Super Ego, que, na concepção psicanalítica, estruturam a personalidade. Quem participou da atividade afirma ter compreendido com profundi-dade os conteúdos trabalhados.

Para a Profa. Léa, os resultados são positivos porque os es-tudantes “formam, transformam e se informam, pois a expres-são do aprendizado contido na realização artística supõe um nível de compreensão mais amplo, e não apenas a razão con-

ceitual”. Segundo ela, deste modo, a arte pode consistir num precioso instrumento para a educação das sen-sibilidades, “onde cada sujeito desenvolve sua criatividade, percepção e sentimentos acerca da realidade vivida”, conclui a professora, avisando que os discentes da disciplina Sistema e Te-oria I já estão trabalhando na nova edi-ção do projeto, a ser apresen-tada no final do semestre.

Conceito em Cena traz arte conectada com conhecimento

Profa. Léa Pereiraintroduziu a arte em sala de aula.

Foto

: Div

ulga

ção

A exigência do Exame da Ordem para atuação como advogado foi tema de um acalorado seminário no dia 07/04, na FAT. Com o tema OAB: Uma questão de Ordem?, o evento objetivou discutir a legitimidade/constitucionalidade do exame da Ordem dos Advo-gados do Brasil.

O seminário contou com a participação do Presidente da OAB - subseção Feira de Santana, Dr. Osvaldo Torres, dos advogados Dr. Carlos Eduardo Araújo, pós-graduado em Direito Constitucional e coordenador do 3º Ciretran, Dr. Mussolini Lima, mestre em Direito Constitucional, ambos docentes da FAT; da Dra. Carla Pacheco, pós-graduada em Direito Ambiental, e da Dra. Flávia Pacheco, pós-gra-

duada em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário.

O presidente da OAB - subse-ção Feira de Santana -, Osvaldo Torres, disse que a Ordem está preocupada com o baixo desem-penho que os recém formados vêm obtendo no Exame. “Há candidatos que não conseguem sequer a nota mínima para apro-vação, que é 5. Tem pessoas que tiram 2, 3. Queremos assegurar a qualidade do advogado que vai prestar serviços à sociedade”, defendeu.

O professor Carlos Eduardo Araújo manifestou-se favorável ao Exame, mas defendeu a tese de que outros mecanismos devem ser adotados para promover a melhoria e o aperfeiçoamento constan-tes do bacharelado em Direito. “Somente desta maneira teremos profissionais mais bem preparados e com a qualidade que a socie-dade almeja”, argumentou.

O Seminário foi promovido por alunos do 7º semestre noturno de Direito da FAT, reunidos no grupo Data Vênia Eventos.

Exame da OAB em debate durante Seminário na FAT

Foto

: Div

ulga

ção

Palestrantes analisam exigência do Exame

Foto

: Div

ulga

ção

Dr. Osvaldo Torres, da OAB

Page 11: Factual - 2ª Edição

P11

O curso de Psicologia da FAT teve participação ativa no 7º Con-gresso Norte Nordeste de Psicologia, que aconteceu de 11 a 14 de Maio, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O professor Magno Macambira, Mestre em Psicologia Organizacional e docente da FAT nas disciplinas Psicologia Aplicada, no curso de Administra-ção, e Epistemologia, no curso de Psicologia, apresentou o trabalho “Estilo de Personalidade e vínculos com a organização”. Ele expli-ca que a pesquisa pretendeu verificar como determinado estilo de personalidade tem a ver com o vinculo que o trabalhador estabele-ce com a instituição onde atua.

As estudantes Aline Ramos, Isabella Kessia Soares, Larissa de Je-sus, Milena Loiola, Joseane Barbosa e Ritana Feitosa também parti-ciparam do Congresso, apresentando o painel eletrônico “Relato de Experiência Prática com base na Teoria de Vygostky”, produzido sob a orientação da professora Jamyle Costa dos Anjos, como fruto da disciplina Teoria do Desenvolvimento I, ministrada no 2º semestre.

Segundo a docente, o painel trará um registro inicial das observações feitas pelas alunas durante as aulas práticas com crianças na brinque-doteca da FAT, relacionadas com os princípios da Teoria do Desenvolvi-mento, de Lev Vygotsky.

Professor Magno (foto) afirma que participar de Congressos como este é essencial para quem deseja se-guir carreira acadêmica. “É importan-te por dois motivos: pela visibilidade e credibilidade que são dadas ao seu trabalho e por possibilitar a ampliação de financiamentos, porque, quanto mais publicações tem um pesquisador, mais possibilidade ele terá de obter recursos para novas pesquisas”, explica.

Professores e estudantes apresentam trabalhos em Congresso de Psicologia

Primeiros meses de aula do curso de Nutrição deixam estudantes entusiasmados

Os três primeiros meses de aula do bacharelado em Nutrição da FAT, lança-do este semestre, têm deixado os alunos entusiasmados não somente com o curso, mas também com as perspectivas de atuação pro-fissional.

Iniciando suas atividades com duas turmas, nos turnos matutino e noturno, o curso possui alunos de faixas etárias variadas, entre eles, moradores de cidades vizinhas. Além dos “calouros”, o novo bacharelado da FAT também atraiu portado-res de diplomas e estudantes transferidos de outros cursos de graduação.

O curso possui em seu cor-po docente professores expe-rientes, com titulação e anos de ensino superior. Eles estão desenvolvendo atividades con-juntas, como visitas técnicas e seminários interdisciplinares, além de estimularem os alunos a parti-ciparem, desde já, de palestras e even-tos sobre temas relacionados ao curso

e à vida profissional. O trabalho já está fazendo surgir até mesmo propostas para o desenvolvimento de pesquisas

e artigos junto ao Núcleo de Pesquisa e Extensão da faculdade. “É evidente o comprometimento do corpo docente

com o sucesso de cada aluno. O envol-vimento de discentes e docentes é uma constante, o que faz ser prazeroso ensi-

nar e aprender, aprender e ensi-nar!”, acredita Jalyne Malheiros, coordenadora do curso da FAT.

“A ampliação do universo de conhecimento é marca do cur-so, pois hoje a Nutrição é campo vasto de atuação profissional. E o curso de Nutrição da FAT quer fazer da excelência sua marca registrada, construindo com os seus estudantes um conheci-mento sólido, para se tornarem profissionais de sucesso, com-petitivos e diferenciados”, reve-la a nutricionista.

E os alunos já sentem este compromisso no dia a dia. A es-tudante Itayumara Valverde, do 1º semestre matutino, relatou estar adorando o curso. “É mais do que eu esperava. Os profes-sores são excelentes, a coorde-

nação busca nos inteirar da profissão, das áreas onde poderemos atuar... Estou encantada”, afirma.

Font

e: h

ttp://

1.bp

.blo

gspo

t.com

Foto

: Ace

rvo

Pess

oal

Page 12: Factual - 2ª Edição

P12

AS LIÇÕES QUE AINDA TEMOS QUE APRENDER

Prof. Argemiro Nascimento FilhoProfessor dos cursos de Administração e Direito da FAT

Advogado, Pós Graduado em Direito Civil e Processo Civil (UES/RJ) e Direto do Trabalho (EMATRA).

[email protected]

A frase dita por Winston Churchill já virou lugar comum “A demo-cracia é o pior dos regimes políticos, mas não conheço nenhum me-lhor”. Pois bem: os valores ditos democráticos, amparados na Consti-tuição, no livre arbítrio e nas liberdades individuais têm sido, ao longo do tempo, em especial aqui no Brasil, solapados sob os mais diversos argumentos. Encastelou-se no seio da sociedade a nefasta ideia do “politicamente correto” como norte a ser seguido, nem que para isso as conquistas políticas universais sejam relegadas às calendas. Estas con-dutas encontram espaços nos mais diversos segmentos da sociedade e atuam impondo a sua verdade como valor absoluto. Em primeira ins-tância, buscando um revisionismo histórico como panaceia para o argumento de resolver as agruras sociais presentes, esquecendo-se de que o passado não se muda, e sim os erros, que não podem ser repe-tidos. Estas condutas passaram a ser chamadas de “políticas afirmativas”. Os exemplos são muitos em nome da chamada “justiça social”, que se apresenta diante de nós. En-tre eles estão as cotas raciais para ingresso nas universi-dades públicas, o estatuto da igualdade racial, a Lei da Ficha Limpa e outros mais. Todos flagrantemente con-trários ao que preceitua o artigo 5º da Constituição Federal, que reproduzo aqui “Artigo 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangei-ros residentes no País a inviolabi-lidade ao direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes....”. Cristalino e direto. Tudo contrário a este preceito não merece a menor atenção. O politicamente correto extirpa o direito sagrado de divergir.

Em segundo lugar, busca-se criar mecanismos legais que garantam a consolidação destas ideias, via ONGs, que, no caso do Brasil, em sua maioria, vivem sob dependência direta do dinheiro público. Na fase se-guinte, a dita ”intelectualidade” passa a propalar através de discussões pedestres que as classes “oprimidas pelo sistema ”urgem por mudança no seu status quo. Pronto: está formado o caldeirão que é despejado no Congresso Nacional, e, a partir daí, vai-se destruindo o texto consti-tucional, já que o clamor das ruas não pode ser descartado.

Estabeleceu-se que a vontade da maioria é soberana e inquestio-nável, mesmo que ela tenha trilhado caminhos transversos para valer a sua vontade. O opositor deve ser massacrado, extirpado até, sob a ótica de que o senso comum é o que prevalece. Manifestar-se contrá-rio, contra argumentar, expor ideias são exemplos tidos como reacio-nários, afinal a democracia só interessa se não houver contrariedade. Esquece-se de que este regime tem por virtude testarmos constante-

mente a nossa capacidade de aceitar as diferenças. Mas estas lições es-tão sendo esquecidas, assim vão se criando situações que aos poucos vão minando conquistas políticas que custaram muitas vidas. O que se vê atualmente é forma insidiosa de usar os princípios da democracia para solapar justamente os seus valores mais nobres. Refiro-me, nesta oportunidade, como exemplo, àquela ideia insana de implantação do Plano Nacional de Direitos Humanos 3, que, nos moldes ali descritos, mais parece ter saído da mente de Trotsky. Tais atitudes levaram-me a pensar um trecho dos “Diálogos” de Platão quando Sócrates diz a Crí-ton: “..se, ao seguir a opinião dos ignorantes, destruíssemos aquilo que apenas por um regime saudável se conserva e que pelo mau regime se destrói, poderemos viver depois da destruição do primeiro? E diga-me, não é este o nosso corpo?” A lição que se extrai deste excerto mostra que não devemos combater o mal com o mal. Não vai ser com leis contrárias à Constituição, aliada à opinião pública, que muitas vezes se manifesta de forma demagógica que vamos construir uma demo-cracia digna de nome. Precisamos nos livrar do macartismo social que

perdura no seio da sociedade. Não estou dizendo aqui que a opinião pública não se manifeste, longe

disso. Mas compete à classe política, à elite de um povo o dever de filtrar o que é re-

levante daquilo que é pura demago-gia. É preciso que se tenha o direito

de dizer não e que isto não seja visto como uma afronta.

É obvio que uma pessoa em sã consciência seja con-trária, por exemplo, aos direitos humanos, mas no texto do PNDH 3 tem-se a ridícula pretensão de punir os órgãos de imprensa, até com cassação de suas trans-missões, no caso das televi-

sões e emissoras de rádio, se ficar patente o desrespeito aos

direitos humanos. O problema não esta na punição, mas quem

vai interpretar e dizer o que é cer-to ou errado. Ou seja, irá fazer uso dos

mecanismos democráticos para destruir os valores da democracia, que são tão caros

ao povo brasileiro, - o de se expressar livremente. Vejam a gravidade da situação e o ponto a que chegamos.

Isso me faz lembrar um determinado país em 1933. Lá se usavam os mesmos métodos, e o resultado foi catastrófico.

Perdura hoje em nossas hostes, inclusive nos lugares em que se esperava que não ocorresse, no caso, o STF, a exemplo, a falsa ideia de que os direitos coletivos devam prevalecer, em detrimento dos direi-tos individuais (se tiverem oportunidade, leiam um dos votos de um dos ministros do Supremo acerca da Lei Ficha Limpa, e entenderão o que digo), um primado constitucional que jamais deveria ser esqueci-do. Fica a parecer que o povo sempre acerta nos seus gritos, quando, ao longo da história, tem-se mostrado justamente o contrário em sua maioria. Qualquer posição dissonante é vista com os olhos de poucos amigos. A democracia é construída na aceitação das divergências, no embate de ideias, mesmo aquelas as mais estapafúrdias. E os exemplos a que temos assistido não representam este ideário. No dia em que a minoria não puder expressar a sua opinião e não for alvo constante para que ela desapareça, é porque chegamos ao fundo do poço.

Page 13: Factual - 2ª Edição

P13

Por Maryanne Meira (estudante, 7º semestre de Jornalismo)

Brincadeiras que geram boatos, ameaças, críticas, isolamento, agressão física e psicológica de maneiras repetitivas, normalmen-te realizadas nas escolas, são consideradas pelos psicólogos como indícios de bullying (termo americano usado para descrever o assédio moral e físico). O comportamento negativo pra-ticado por crianças e adolescentes tem-se tornado um fator determinante para a evasão escolar.

Em alguns centros de ensi-no privado em Feira de San-tana, a criança que sofre de bullying é acompanhada por um psicólogo. “Teve um caso aqui na escola onde quem detectou foi a professora, ela conversou comigo e disse que o aluno estava diferente, triste e com depressão por causa de algumas brincadeiras praticadas pelos co-legas. No entanto, eu o chamei para conversar, na intenção de me tornar uma amiga e começar a partir daí um acompanhamento in-tensivo. Depois fui à sala de aula, realizei também um trabalho de conscientização”, explicou a psicóloga escolar Tessy Mattos.

Ainda segundo Mattos, o Bullying ocorre há muitos anos. Atu-almente vem ganhando força e causando uma série de transtornos psicológicos. “O ato sempre ocorreu, tanto no ambiente escolar como na internet e no trabalho, acarretando, na vida do indivíduo, vários transtornos: O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG); Transtorno Obsessivo e Compulsivo (TOC); Transtorno de Ansieda-de Social (TAS); e, no ultimo caso, ele pode desenvolver uma esqui-zofrenia”, destaca.

O ato influencia, em especial, no aprendizado e na convivência social, enfraquecendo a participação da criança na sala de aula, le-vando-a a desistir de estudar. “Quando a criança passa por um pro-blema psicológico e emocional, isso reflete também na vida escolar e familiar e ainda no convívio entre amigos. Ela geralmente se isola do mundo. Em muitos casos, a criança prefere sair da escola para evitar a humilhação, porque, para ela, o espaço educacional é um lugar pesado”, explica Clara Mutti.

Prevenção – Mutti destaca algumas medidas preventivas para combater a agressão nos bancos escolares. “O educador deve estar sempre atento e sensível aos sinais da violência. À medida que se percebe, é necessário intervir contra e levar ao conhecimento do setor pedagógico ou psicólogo. A partir daí o profissional vai acom-panhar. Por outro lado, a escola como um todo deve estar orientada quanto aos cuidados”, acrescenta.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou uma cartilha infor-mativa, com a finalidade de orientar pais e educadores no combate ao problema. O livreto de 14 páginas é de autoria da psiquiatra e es-critora Ana Beatriz Barbosa Silva, que assina também o livro Bullying: mentes perigosas nas escolas. A primeira edição é parte integrante do projeto Justiça nas Escolas e compõe uma série de ações cujo objetivo é aproximar o Judiciário e instituições de ensino do País na prevenção de problemas que afetam crianças e adolescentes.

AS LIÇÕES QUE AINDA TEMOS QUE APRENDER

FAT apoia bloco solidário durante

MicaretaA FAT apoiou a 4ª edição do bloco solidário Abraçaê. O

bloco, criado pela TV Subaé, reúne parceiros, clientes, fornecedores, imprensa, colaboradores e seus familiares numa ação social que beneficia centenas de pessoas menos favorecidas socialmente.

O Abraçaê abriu o circuito da Micareta de Feira de Santana no dia 28/04, desfilando como o primeiro da fila e animando os foliões ao som de Tatau. Os abadás foram trocados por latas de leite em pó, que foram doadas a lares de idosos e creches que trabalham com menores carentes.

Abraçaê arrecadou mais de 8.000 latas de leite

font

e: h

ttp://

2.bp

.blo

gspo

t.com

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Psicólogos destacam medidas de prevenção

contra o bullyingFoi lançado em Salvador, no dia 16/03, o livro “Nomes de

Família: Nomeação, Pertencimento e Identidade”, que conta com textos produzidos por dois docentes da FAT, entre ou-tros autores. A publicação é fruto do Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea, promovido pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

“É uma coletânea produzida pelos alunos do mestrado. Eu escrevi sobre o significado e a força dos nomes na obra O Cortiço, de Aloísio de Azevedo, e também sobre meu nome e o nome dos meus filhos”, explica o professor Antonio Anílson Rodrigues da Silva, que leciona em vários cursos da FAT, como Comunicação e Nutrição.

A professora Hilda Vargas, coordenadora do curso de Di-reito da FAT, também participou da coletânea. O livro foi lan-çado na pós-graduação da UCSAL, no Campus da Federação.

Livro lançado em Salvador traz textos de docentes da

FAT

Page 14: Factual - 2ª Edição

P14

A metodologia utilizada para a realização do tra-balho foi, exclusi-vamente, de revi-são bibliográfica. Foram pesquisa-dos autores reno-mados como Nilo Batista, Alessandro Baratta, Michel Fo-cault, Robert Ale-xy, Ricardo Maurí-cio Freire Soares, Perelman, Miaille, Kelsen, Dirley da Cunha Júnior, dentre outros.

Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE)

Das 7h às 22h.Informações, inscrições em cursos, eventos, ati-vidades acadêmicas, matrícula, etc. Tudo de que

o aluno precisa em um só lugar.

Estudantes e professores experimentam Sensações Sonoras

Quem circulou pela Praça de Alimentação da FAT no dia 18/03 ficou, no mínimo, curioso para saber o que estava acontecendo no stand equipado com notebooks, fones e caixas de som. Os mais co-rajosos se aproximavam e topavam participar da experiência. Era o Sensações Sonoras, uma atividade acadêmica especial, proposta

pela professora Luciana Boeira aos estudantes do 5º semestre de Publicidade e Propaganda, na disciplina Produção de Áudio em Pu-blicidade.

Alunos, funcionários e professores que participaram da atividade ouviram diferentes peças de áudio e relataram as diferentes sensa-ções que o som provocou em seu imaginário. E este era exatamente o objetivo da atividade: demonstrar, através de experiências práticas, que, além de veicular mensagens, a peça de áudio é capaz de envol-ver e provocar emoções no ouvinte. A professora ficou muito satis-feita com o resultado do trabalho. “Foi muito positivo. Os estudan-

tes elaboraram, produziram e promoveram todo o evento e aprenderam sobre tipos de fontes so-noras e como elas devem ser c o m b i n a d a s na construção de uma peça de áudio como spot, jingle, co-municados, informativos, etc”, explica Luciana.

O estudante Murilo Cajaíba gostou de participar do trabalho e acredita que vai ajudar na sua futura atuação como publicitário. “O público ficou curioso e interagiu durante a experiência. Deu para perceber as reações das pessoas com cada tipo de som”, contou. Ele disse, inclusive, que um dos participantes da atividade relatou que a música mexe com a alma de quem está ouvindo. Até o diretor geral da faculdade, Prof. Antonio Walter Moraes, prestigiou a atividade.

Até o diretor geral da FAT participou da experiência

Div

ulga

ção

“O público ficou curioso e interagiu durante a experiência. Deu para perceber as reações das pessoas com cada tipo de som”.

Murilo CajaíbaEstudante de Publicidade e Propaganda

Professora de Direito publica artigo em um dos mais importantes institutos de Direito Penal do Brasil

Foto

: Ace

rvo

Pess

oal

Profa. Alessandra Portella

A docente Alessandra Portella, que ministra as disciplinas Direito Penal I e III e Direito Internacional no curso de Direito da FAT, teve um de seus artigos publicados na revista do Ins-tituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRim), um dos mais importantes na área Penal do Brasil. O artigo, que foi publicado no site do IBCCRIM (http://www.ibccrim.org.br/site/artigos/), aborda o tema “A Contribuição da Criminologia Crítica para a Efetivação do Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana”.

Como explica a Profa. Alessandra, o trabalho se propõe a analisar primordialmente a contribuição da criminologia críti-ca para o sistema penal contemporâneo. “Para tanto, parte do pressuposto da atual falência deste sistema, o que conduz, ine-xoravelmente, a sua necessária e urgente oxigenação. Denun-cia uma estrutura classista e seletiva do Direito Penal, desigual desde sua origem, que está à mercê dos interesses particulares de uma classe dominante, em detrimento da classe proletária dominada”, argumenta.

Segundo a docente, o artigo situa a criminologia crítica como um dos instrumentos para efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana, uma vez que leva a repensar o sistema penal no tocante à sua penalização. “O trabalho ques-tiona criticamente em qual esteio se ampara a sistemática pe-nal para justificar a restrição de um dos direitos fundamentais mais relevantes para o ser humano: a liberdade”, informa ela.

Page 15: Factual - 2ª Edição

P15

Foi lançado em abril o projeto FAT Cultural, um espaço para apresentação de talentos artísticos e culturais dos alu-nos, funcionários e convidados da instituição. Toda segunda-feira, das 18 às 18h30m, o palco da Praça de Alimentação da faculdade está aberto para a realização de apresentações nas áreas de música, teatro, dança, etc.

A primeira apresentação aconteceu no dia 04/04, com os músicos Daniel Silveira, do 8º semestre de Publicidade, e Isa-beli Almeida, também do referido curso, tocando voz e violão. Na semana seguinte, foi a vez da banda de pop rock e dance Máquina 12. Daniel Silveira, que também é integrante da Má-quina 12, gostou da recepção do público. “Foi muito legal. O pessoal interagiu, cantou e pediu bis”, conta. Também já em-balaram o público da faculdade as bandas Audácia Pura (foto) e Meninos de Seu Zé.

Quem tiver interesse em mostrar seu talento e sua arte para a comunidade FAT deve entrar em contato através do e-mail [email protected], ou através do twitter @faculdadeanisio.

Professores da FAT atuaram como jurados na escolha da

marca da Micareta 2011Um conjunto de raças,

cores e elementos regio-nais. Este foi o conceito da marca oficial da Micareta de Feira de Santana, escolhida no dia 15/03, no Museu Parque do Saber. A marca vencedora foi definida atra-vés de uma votação feita na internet, seguida da ava-liação de um júri técnico, composto pelo artista plás-tico Jorge Galeano e dois docentes da FAT: Luciana Boeira, mestra em Desenho, Cultura e Interatividade (UEFS), e Thyrson Machado, professor de Design Gráfico.

Cerca de 90 participantes tiveram acesso ao edital do concurso para a escolha da marca oficial da Micareta, sendo que 10 propostas foram inscritas e três estavam concorrendo ao título: a de autoria de Clebson Moreno, a criada por Thaís Coutinho Ribeiro e a do desig-ner Raoni Setúbal Lima, escolhida pelo júri como a melhor.

A jurada Luciana Boeira observou que o ponto de partida para a escolha foi a representação de elementos culturais. “As três marcas foram bem estudadas. Trazem a alegria da festa, mas a identidade cultural foi o nosso ponto de observação e crítica”, salientou. Para o vencedor Raoni Setúbal, o diferencial da sua marca foi a proposta de valorizar as raízes da festa momesca de Feira de Santana. “Bus-quei utilizar muito da xilogravura, que representa bastante a nossa região. E a marca não é só estética, tem que ter conceito”, argumen-tou.

O processo de escolha da marca oficial da Micareta foi organiza-do pelas Secretarias Municipais de Comunicação Social e de Cultura Esporte e Lazer.

Colaborou: Jorge Magalhães (Jornalista formado pela FAT)

Docentes de Direito ministram cursos na ESAD

A coordenadora do curso de Direito da FAT, Profa. Hilda Vargas, e o docente Alessandro Couto mi-nistraram dois cursos na Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESAD), em Salvador. O Prof. Alessandro, que leciona as disciplinas Propriedade Intelectu-al e Direito Ambiental Empresarial, conduziu o curso sobre Direito So-cietário, com carga horária de 30h. Já a Profa. Hilda Vargas ministrou o curso sobre Mediação e Arbitra-gem, entre os dias 09 e 11/05.

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Profa. Hilda Vargas

FAT sediou Exame de Suficiência na área de

ContábeisOs bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em Con-

tabilidade de todo o Brasil participaram, no dia 27/03, da 1ª edição do Exame de Suficiência da profissão. A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), responsável pela organi-zação do Exame, escolheu a FAT como local para a realiza-ção das provas em Feira de Santana, que aconteceram no turno matutino.

FAT Cultural agita as noites de segunda-feira Foto: Emanuel Peixoto

Page 16: Factual - 2ª Edição

P16

A FAT participou, no último dia 14/05, do AÇÃO GLOBAL, evento social da Rede Globo que reúne uma série de serviços gratuitos à população. A instituição esteve presente com alunos e professores do curso de Nutrição, que realizaram avaliação nutricional, dando orientações para alimentação em caso de gestação, desnutrição, baixo peso, sobrepeso, obesidade, dis-

FAT participa do Ação Global 2011

lipidemias, hipertensão arterial e diabetes melittus, etc. Também houve a distribuição de folders educativos e demonstração da pirâmide alimentar.

Professores e alunos do curso de Direito participaram através da equipe do Balcão de Justiça e Cidadania, oferecendo orientações jurídicas na área de direito de família. O evento aconteceu no Joia da Princesa.

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Balcão de Justiça e Cidadania da FAT no Ação Global 2011

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Stand do curso de Nutrição foi um dos mais procurados