jornal factual - edição nº 11, maio 2013

12
1 Foto: Jorge Magalhães Foto: Jorge Magalhães Aumenta o número de veículos em Feira Câmara de Vereadores de Serrinha tem a mais jovem presidente da Bahia Conceição da Feira ganha Balcão de Justiça e Cidadania FAT recebe Certificado de FAT recebe Certificado de Excelência da Câmara de Vereadores Excelência da Câmara de Vereadores Contas de água dos baianos ficam mais baratas Moda Gestante Campo do Gado de Feira de Santana Tradição, comércio e lazer P02 P06 P02 P03 P03 P06 P07

Upload: faculdade-anisio-teixeira

Post on 23-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Informativo da Faculdade Anisio Teixeira de Feira de Santana - Bahia

TRANSCRIPT

1

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Foto

: Jor

ge M

agal

hães

Aumenta o número de veículos em Feira

Câmara de Vereadores de Serrinha tem a mais jovem

presidente da Bahia

Conceição da Feira ganha Balcão de Justiça e Cidadania

FAT recebe Certificado deFAT recebe Certificado deExcelência da Câmara de VereadoresExcelência da Câmara de Vereadores

Contas de água dos baianos ficam mais baratas

Moda Gestante Campo do Gado de Feira de Santana

Tradição, comércio e lazer

P02 P06

P02

P03

P03

P06 P07

2

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Car-valho, anunciou, no último dia 17.05, um pacote de obras para a cidade, no qual serão investidos cerca de R$ 56 mi-lhões. As ações envolvem, entre outros, a construção de novas escolas e creches em bairros como George Américo, Gabriela, Parque Ipêe Santo Antônio dos Prazeres; a pavi-mentação de mais de 130 ruas em 27 bairros;a construção de uma passarela que ligará o Centro de Abastecimento à Estação de Transbordo Central e a recuperação do telhado do Mercado de Arte Popular.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Co-municação, as licitações começarão a ser publicadas nos próximos dias.

Confi ra os bairros e ruas que serão contemplados, atra-vés do acesso ahttp://www.feiradesantana.ba.gov.br.

e a oferta de empregos. Segundo ele, a abertura de novos postos de trabalho trouxe o aumento do poder aquisitivo, o que levou as pessoas a visarem à aquisição de veículos para facilitara locomoção das mesmas.

As inúmeras possibilidades de compra tornaram os veículos acessíveis a todas as classes. “Por conta da facilidade de crédito e dos planos de consórcio, a compra de carro praticamente dobrou

nos últimos sete anos”, afi rma Lívia Garcia, gerente de ven-das de uma concessionária de Feira. “Paralelamente, reduziu--se o tempo que as pessoas levam para trocar de carro, e a tendência é o numero de veículos aumentar cada vez mais”, afi rma a gerente.

Esses fatores vêm resultan-do uma saturação de veículos, especialmente no centro da cidade, o que tem difi culta o trânsito e aumentado o núme-ro de infrações, negligências e imprudência dos condutores. O SMTT notifi cou 620 ocorrên-cias nos dois primeiros meses do ano, geradas, em sua maio-

ria, devido à alta velocidade, avanço de sinal e uso de celular ao volante.

Em entrevista ao Factual, o superintendente Ebenézer Tuy afi r-mou que existem projetos em curso para a construção de umapas-sagem subterrânea na Avenida Getúlio Vargas para melhorar o fl u-xo de veículos nos horários de pico.

Por Monalisa Conserva

Feira de Santana é uma cidade comercial localizada entre as ro-dovias mais importantes do País, a BR 116 e a BR 101. Diante disso, Feira de Santana tem crescido bastante nas últimas décadas. Acom-panhando o ritmo acelerado de crescimento, o número de veículos que transitam pela cidade também aumentou consideravelmente.

Hoje, segundo da-dos da Superintendên-cia Municipal de Trans-porte e Trânsito (SMTT), Feira tem uma frota de 210 mil veículos cadas-trados, além decerca de 65 mil que fazem par-te da frota fl utuante, ou seja, carros vindos de municípios vizinhos que circulam todos os dias na cidade. E o trânsito, que sofre os “efeitos” do aumento de veículos nas ruas, tornou-se caótico e lento em muitos pon-tos da cidade. Segundo Raimundo Brito, taxista, e que tem o costume de andar nas ruas de Feira de Santana em horários de pico, tal atividade tornou-se es-tressante.

O titular da SMTT, Ebenézer Tuy, associa o aumento de veícu-los ao processo de desenvolvimento econômico e fi nanceiro por que a cidade vem passando, o que aumenta a perspectiva de vida

Os cidadãos de Conceição da Feira ganharam um importante serviço na área judicial. Foi inaugurado, no último dia 23.05, o mais novo Balcão de Justiça e Cidadania da Bahia no município. Nele, a população vai receber gratuitamente orientações alémde poder solucionar confl itos nas áreas de Direito Cível e de Família, em temas como pensão ali-mentícia, divórcio, dissolução de união

estável, reconhecimento espontâneo de paternidade etc.

O novo Balcão está sendo implantado numa parceria entre o Tribunal de Justiça da Bahia, a Faculdade Anísio Teixeira e a Prefeitura Municipal. A FAT, inclusive, com esta nova unidade, torna-se a Instituição de Ensino Superior que possui o maior número de Balcões vinculados em toda a Bahia.

Aumenta o número de veículosem Feira

Conceição da Feira ganha Balcãode Justiça e Cidadania

Prefeitura de Feira anuncia obras

Metrópole e Região

Foto: Silvio Tito

Jornal FACTUAL

Diretor Geral:Antonio Walter Moraes Lima

Editora-chefe:Silvia Dantas (DRT BA 3194)

Colaboradores desta edição: Hélio Rios, Caroline Mascarenhas, Lara Nunnes, Letícia Felix, Liliane Oliveira, Lina Macêdo, Lorena Vinhas, Miralda Carvalho, Monalisa Conserva, Tâmires Ribeiro.

Diagramação:Pipa Diagramação (75) 3487-5969

Revisão:Antônio Anílson Rodrigues da Silva

Impressão: Gráfi ca A Tarde

Tiragem: 02 mil exemplares

Sugestões de pauta e informações:[email protected]

Novos RumosDepois de uma trajetória de

sucesso como informativo institu-cional da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), estamos iniciando um novo caminho. O FACTUAL passará a ser um jornal de circulação regional, divulgando notícias, matérias, en-trevistas e reportagens de interesse para a população de Feira de Santa-na e região.

Além das tradicionais editorias dedicadas à Cultura, Economia e Esportes, vamos implantar editorias inéditas em publicações da região, como o Radar da Justiça, que vai abordar notícias do Poder Judiciá-rio, e a editoria Notícias do Campo, especializada em conteúdos sobre o universo rural/agronegócios.

Um jornal moderno, seja no con-teúdo, seja na diagramação, e ante-nado com tudo que acontece nu-mas das regiões mais promissoras do País. Esta é a proposta do FAC-TUAL, que começa a circular a partir deste mês, nos principais pontos de Feira de Santana e cidades vizinhas.

Será um prazer tê-lo(a) como nosso leitor. E também queremos contar com sua contribuição na elaboração dos conteúdos. É só en-viar um e-mail com sua sugestão de pauta ou crítica.

Ótima leitura!!!Fo

to: G

uilh

erm

e An

dria

ni. F

olha

do

Esta

do.

3

A Faculdade Anísio Teixeira – FAT re-cebeu da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, no último dia 23.05, o Certifi -cado de Excelência, concedido a institui-ções com reconhecida contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e da região.

Uma sessão especial foi realizada na Câmara para a outorga do Certifi cado, com a presença de autoridades munici-

As contas de água com consumo aci-ma de 30 metros cúbicos devem fi car mais baratas a partir deste mês na Bahia. Em cumprimento à Lei Estadual nº 12.811, de 13 de maio de 2013, a Embasa vai can-celar a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas contas das residências e estabelecimen-tos cujo consumo mensal ultrapasse o valor defi nido na legislação.

No dia 10 de maio, o Supremo Tribu-

O vestibular 2013.2 da FAT está entrando na reta fi nal das inscrições. Estão sen-do ofertadas mais de 1.200 vagas para os diversos cursos da instituição, uma das melhores de ensino superior da Bahia. A grande novidade deste processo seletivo é a inclusão do curso de Serviço Social na grade de graduações da FAT, com vagas para os turnos matutino e noturno.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29/05, na sede da FAT ou através do site www.fat.edu.br/vestibular. As provas serão aplicadas no dia 01/06 e as aulas dos novos alunos começam no dia 05/08, exceto para os cursos de Direito e Serviço Social (que serão válidos para matrícula do primeiro semestre letivo de 2014).

Vestibular 2013.2 FATPeríodo de Inscrição Presencial/Internet – 29/04 a 29/05Provas – 01/06Resultado – 06/06Matrículas – 10 A 14/06Início das Aulas – 05/08/2013

pais, diretores e gestores da FAT e convi-dados.

O diretor geral da FAT, Prof. Antonio Walter Moraes Lima, manifestou a satisfa-ção de toda a equipe FAT com a homena-gem. “Sem dúvida, é uma honra receber do Poder Legislativo Feirense esta dis-tinção. Temos nos empenhado perma-nentemente para contribuirmos com o desenvolvimento de nossa cidade, atra-

vés da formação de profi ssionais de alto nível”, afi rma o diretor.

O projeto do Decreto Legislativo con-cedendo a honraria à FAT teve como autor o ex-vereador José Sebastião (Bastinho) e foi aprovado por unanimidade pelo Le-gislativo Feirense em março de 2012.

Excelência – A FAT é uma das maiores institui-ções de ensino superior privado da Bahia. Atual-mente, possui 13 cursos de graduação e outros 19

de Pós-graduação. A faculdade conta com a melhor e mais qualifi cada equipe docente do interior do Es-tado, além de laboratórios de última geração para favorecerem o aprendizado e a prática dos seus es-tudantes.

Confi ra fotos da solenidade em http://www.fl ickr.com/photos/faculdadeanisio-teixeira.

FAT inscreve para Vestibular até o dia 29.05

nal Federal (STF) proferiu decisão contrá-ria à cobrança do ICMS na conta do ser-viço de abastecimento de água potável que vinha sendo feita no estado baiano desde 1996.

Em release enviado à imprensa, o pre-sidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, declarou sobre o fi m da cobrança do imposto: “A água é um serviço essen-cial que impacta decisivamente nas con-dições de saúde e qualidade de vida da

população. Com essa medida, o governo do estado buscou desonerar o consumi-dor, reduzindo o valor pago nas contas de água”.

As contas emitidas no dia 14 de maio (data de publicação da lei no Diário Ofi -cial do Estado) que, porventura, cheguem com a cobrança do imposto deverão ser substituídas por uma fatura corrigida, sem a cobrança dos impostos, antes da data de vencimento.

Contas de água na Bahia ficam livres dacobrança de ICMS

O pesquisador Bruno Andrade, doutor em Biotec-nologia pela Universidade Estadual de Feira de San-tana (UEFS) e docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESC) e da Faculdade Anísio Tei-xeira (FAT), vai apresentar, em julho, em Berlim (Ale-manha), dois trabalhos em um dos mais importantes eventos do mundo na área de Biologia Computacio-nal – o ISMB 2013.

O primeiro trabalho mostra a interação de um inibidor com uma das enzimas do metabolismo do fungo da Vassoura de Bruxa do cacaueiro. O segun-do trabalho aceito envolve a triagem de moléculas isoladas da planta do curare (uma espécie de veneno feito pelos índios para a caça) na busca de fi ns medicinais ainda não descritos. “Po-demos encontrar um excelente resultado para uma molécula chamada Siringare-sinol, que funcionou como inibidor do fator de agregação plaquetária, podendo futuramente ser útil no combate a doenças cardiovasculares”, explicou.

Pesquisador feirense vai apresentar trabalhos na

Alemanha

formatura,alémdo professor Etevaldo Almeida, para ser o paraninfo. Os formandos prestaram homenagens aos docentes Lindomar Pinto, coordenador de Pós-graduação

da FAT, Antonio Rosevaldo da Silva e Maria das Gra-ças Fontes. O professor Felipe Chagas foi escolhido como amigo da turma, e Helen Mara Pimentel foi a funcionária homenageada.

A formanda Rejane Almeida foi a oradora da tur-ma, e Roseli Lobo, a juramentista. Durante a colação de grau, a emoção tomou conta dos presentes, e a cada entrega de certifi cado, aplausos calorosos de-monstravam a alegria e o orgulho dos presentes com a conquista do título de Bacharéis em Administração.

Os novos bacharéis em Administração da FAT não escondiam a profunda felicidade durante a solenidade de colação de grau que foi promovida no Spazio Eventos no dia 11.05. A cerimônia reuniu familiares e amigos dos novos bacharéis e foi presidida pelo diretor acadê-mico e coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAT, Prof. Dr. José Maria Dias Filho, e pela vice-di-retora e coordenadora do curso de Administração, Profa. Dra. Ana Rita Sacramento. Na noite anterior, foi celebrado um culto no auditório da Secretaria de Saúde de Feira de Santana.

A turma convidou o assessor da direção da FAT, Adailton Silva, para ser o patrono da

Formandos de Administração da FAT emocionam durante colação de grau

FAT recebe Certificado deExcelência da Câmara de Vereadores

4

AUGUST RUSH - O SOM DO CORAÇÃODireção: Kirsten Sheridan

Um fi lme para quem é amante de música e romance. August Rush (Freddie Highmore) é resultado de um encontro entre um gui-tarrista e uma violoncelista. Ele cresce em um orfanato e é dotado de um dom musical assustador. O fi lme conta com o divertido Robin Williams no papel de Wizard. Contando com seu talento musical, August(que tem uma inocência linda de se ver) decide usá-lo para tentar reencontrar seus pais.

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVELDireção: Stephen Chbosky

Inspirado no livro de mesmo nome, “As vantagens de ser invisí-vel” é narrado por um adolescente tímido chamado Charlie (Logan Lerman) nem um pouco popular, ele descreve a sua vida em uma série de cartas e explora as fases difíceis da adolescência, incluindo o uso de drogas e sexualidade. Parece clichê, mas é um fi lme totalmen-te poético do tipo pra rever inúmeras vezes.

Sugestão de FILMES

Mais dicas em www.resuminho.com

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA),e tam-bémo Hospital Inácia Pinto dos Santos, mais conhecido como Hospital da Mulher, receberam uma importante do-

Por Lorena Vinhas e Monalisa ConservaNo mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, o

FACTUAL inicia a Editoria de Saúde falando sobre um tema que interessa aos profi ssionais em geral: a saúde ocupa-cional. O termo é usado para se referir a um conjunto de condições que proporcionem aos trabalhadores qualidade de vida, saúde e bem estar físico enquanto estando no am-biente de trabalho. Os problemas de saúde mais comuns que podem afetar os profi ssionais durante sua jornada de trabalho são as fraturas, acidentes e distúrbios por movi-mentos repetitivos.

Em alguns setores econômicos de Feira de Santana, os casos de lesões e doenças ocupacionais vêm aumen-tando nos últimos tempos. “Em cinco anos, por exemplo, uma grande indústria da cidade registrou apenas dois acidentes envolvendo funcionários. Somente nos últimos 30 dias, a mesma empresa registrou cinco acidentes de trabalho”,relata o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana, Fabio Dias de Souza.

O operador de produção Antônio Rocha é um dos tra-balhadores que fazem parte das estatísticas locais. Perdeu parte da audição, devido aos ruídos a que era exposto no local em que trabalha. Segundo ele, o médico da empre-sa disse que o operador não tinha condições de continu-ar trabalhando. Ao tomar conhecimento do fato, a direção mudou o trabalhador de setor. “O protetor auricular não é sufi ciente pra proteger os trabalhadores. Ainda hoje estou trabalhando em uma área onde existem ruídos”, conta.

Em entrevista ao Jornal Factual, uma trabalhadora sindi-calizada que também atua como operadora de produção e

ação no mês das mães. Os estudantes e professores do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães arrecadaram aproximadamente 1.600 frascos de vidro para o acondicionamento de leite materno.

A louvável iniciativa foi da Professora Elieneide Carvalho, da disciplina História, e que contou com o apoio do Professor Edvan Pedreira de Oliveira - Diretor da referida instituição -e dos demais colegas e alunos.

A coordenadora do banco de leite do HGCA, Suelly Pinto,destacou a im-portância da doação. “Muitas mães, infelizmente, não conseguem produzir leite sufi ciente para amamentar seus recém-nascidos. Com os recipientes de vidro, podemos coletar e guardar o leite materno doado pelas mães que produzem de maneira excedente e alimentar as crianças”, explica.

Doações – Quem quiser colaborar com o Banco de Leite Humano (BLH) dos dois hospitais, com a doação de potes de vidro com tampa plástica, como os de maionese, pode ligar para (75) 3221-0353 e solicitar a coleta, ou ainda levar esses utensílios diretamente nas unidades hospitalares citadas.

prefere não revelar a identidade, relatou sua situação atual: “Fiz uma cirurgia no joelho, tenho hérnia de disco, neuropa-tia, minha mão incha e perco os movimentos”. Ela, que tra-balha há cinco anos na mesma empresa, revela que os pro-fi ssionais lesionados enfrentamassédio moral. “Eles veem a

gente com outros olhos, passam a nos discriminar. Você é excluído.”

Eduardo Andrade Lima, diretor de saúde e previdência do Sindicato dos Metalúrgicos, destaca a importância da CAT- Comunicação de Acidente de Trabalho. Segundo ele, os sindicatos apoiam os trabalhadores que têm algum pro-

blema ocupacional, além de protegerem contra o assédio moral. “Todo trabalhador deve comunicar à empresa quan-do começar a sentir qualquer tipo de dor e, caso a mesma não o encaminhe, informar ao Sindicato da categoria, que-avaliará o caso, e, havendo a necessidade, emitirá a CAT”,

informa Lima. Com o docu-mento, o trabalhador dá entra-da no INSS, que vai determinar se o afastamento do trabalho é temporário ou defi nitivo, ou seja, deverá se aposentar.

A melhoria dos maquiná-rios e ergonomias representará a diminuição dos afastamen-tos ocasionados ao trabalha-dor. A empresa tem que dis-ponibilizar os equipamentos de segurança individual (EPIs) e treinamentos de segurança para todos os funcionários, além de um técnico se segu-rança para fi scalizar a correta utilização dosequipamentos e maquinário. Em contrapartida,

os trabalhadores também devem ter cuidado com a própria segurança no ambiente de trabalho, usando os EPIs forneci-dos e tendo total atenção quanto ao manuseio e operação de máquinas e equipamentos durante o trabalho.

É assim, num compromisso conjunto de patrões e em-pregados, que se promove a efetiva Saúde Ocupacional.

Bancos de leite do Clériston e do Hospital da Mulher recebem doação

Saúde Ocupacional: compromisso de patrões e trabalhadores

Por Lara Nunnes

5

A CULPA É DAS ESTRELASJohn GreenEditora IntrínsecaEm um livro absurdamente emocionante, John Green conta a história

uma garota de 16 anos que sofre, desde os 13, de câncer. Infelizmente, Ha-zel foi diagnosticada com o estágio terminal da doença. É nesse contexto que surge um garoto bonito, chamado Augustus Waters, que começa a par-ticipar do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, que a garota frequenta. É aí que a vida dos dois toma um rumo diferente. Ocupando os primeiros lugares nas listas de livros mais vendidos, A Culpa é das Estrelas vai te tocar e lhe fazer refl etir.

NADA DURA PARA SEMPRESidney SheldonEditoraRecordSe você gosta de livros que o surpreendem do início ao fi m, vai gos-

tar muito deste. A históriase passa nos bastidores de um hospital e gira em torno da vida de três jovens médicas. Uma quase provoca a interdição do hospital, a outra é assassinada ,e a terceira é acusada de matar um doente que se encontrava em fase terminal, em troca de um milhão de dólares (Isso não é nem o inicio da história). Uma trama repleta de mistérios, dúvidas e um fi nal surpreendente.

Por Miralda Carvalho

Irmã Dulce nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador, e, ao chegar ao mundo, recebeu o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Segunda fi lha do dentista An-tonio Lopes Pontes, professor da Faculdade de Odontologia e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, nasceu para servir.

Era uma criança como outra qualquer: brincava de boneca, empinava pipa e era tor-cedora do Ipiranga.Aos 13 anos, sentiu ma-nifestar em si o desejo de tornar-se religiosa. Para tanto, acolhia mendigos e doentes no sótão de sua casa. O número de pessoas ca-rentes aumentou de tal forma, que sua casa fi cou conhecida como “A Portaria de São Francisco”.

Em 1933, após formar-se como professo-ra, Maria Rita entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Ordenada aos 20 anos de idade, recebeu o nome de Irmã Dulce, em homena-gem à sua mãe.

A fi m de benefi ciar os operários do bairro de Itapagipe, a benfeitora dos pobres e ne-cessitados criou, em 1936, a União Operária São Francisco, a primeira organização católi-

ca do Estado, dando origem, a partir daí, ao Círculo Operário da Bahia.

Em 1937, a religiosa chegou a invadir cinco casas na Ilha dos Ratos para abrigar doentes que recolhia nas ruas. Sendo expul-sa do local, passou a peregrinar durante dez anos, levando consigo seus doentes. Com a autorização de sua superiora, em 1949, ela ocupou um galinheiro que fi cava ao lado do convento, abrigando, assim, os primeiros 70 doentes. E éneste localque funciona até hoje o Hospital Santo Antônio, o maior hospital fi lantrópico da Bahia.

Com a fi nalidade de atender à popula-ção em risco social, foi fundada, em 1959, no município de Simões Filho (BA), a instituição Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que oferece assistência social, hospitalar, farmacêutica e educativa gratuita aos mais carentes. A ins-tituição desenvolve inúmeros programas de formação e educação para crianças e jovens, recebendo também apoio de várias outras instituições.

Imbuída de uma fé incondicional em Je-sus Cristo, a religiosa viveu uma vida de hu-mildade, trabalho e amor a Deus eaos fi lhos mais carentes. Chamada de Irmã Dulce dos Pobres, Peregrina da Caridade, Anjo dos Des-validos da Bahia, ou simplesmente Mãe Dul-

ce pelos milhares de indigentes que atendia, costumava dizer: “No amor e na fé, encon-traremos as forças necessárias para a nossa missão”.

Em virtude de um enfi sema pulmonar, Irmã Dulce passou seus últimos 30 anos de vida com a saúde seriamente abalada. Com 70% da capacidade respiratória comprome-tida, chegou a pesar 38 quilos. No entanto, nada a impediu de continuar mantendo uma das maiores e mais respeitadas instituições

fi lantrópicas do País.Em 1991, em seus últimos meses de vida,

recebeu a visita do Papa João Paulo II E este pontífi ce mudou o próprio itinerário da via-gem para vê-la no leito do hospital. Enquan-to isso, milhares de peregrinos rezavam por ela nas ruas de Salvador. Cinco meses após a visita do Papa, no dia 13 de março de 1992, morre Irmã Dulce, que deixou em cada bra-sileiro a dor da saudade, pela perda do “Anjo Bom da Bahia”.

Quando da exumação do seu corpo, em junho de 2010, todos os presentes – inclu-sive, representantes do Vaticano – fi caram impressionados e surpresos ao verem o cor-po mumifi cado. “A roupa estava conservada, mesmo após 18 anos. O semblante dela é muito sereno, não há odor”, disse a sobrinha e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, em entrevista à im-prensa na época.

“Como católica e brasileira, meu dever é ajudar. As obras não são minhas, são de Deus”.

Irmã DulceFontes: www.irmadulce.org.brwww.institutorobertbosch.org.brwww.terra.com.br

Dicas de leitura

IRMÃ DULCE, O “ANJO BOM DA BAHIA”Exemplo de Amor

Depois de um ano fechado para refor-ma, a população de Feira de Santana está recebendo de volta um dos seus mais im-portantes equipamentos culturais: o Cen-tro de Cultura Amélio Amorim (CCAA). Até o próximo dia 30/05, uma programação es-pecial envolvendo atrações musicais, ofi ci-nas, apresentação circense, espetáculos de teatro e dança, biblioteca móvel, palestras, exposições e mostras artísticas vai marcar a reabertura do Centro.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) investiu cerca de R$ 820 mil na reforma do espaço cultural, que in-cluiu melhorias nos camarins, sala de espe-táculos e área externa; reforço no telhado, palco renovado e novas poltronas para a sala de espetáculos; adequação física do espaço para pessoas com defi ciência, entre outras intervenções.

O Amélio Amorim, que integra o terri-tório de identidade Portal do Sertão, está

promovendo, até o fi nal do mês, a Feira de Economia Solidária, Artesanato e Comidas Típicas, mostras artísticas de pontos de cul-tura da região, apresentações de grupos de teatro e música locais, ofi cinas nas áreas de teatro e percussão, exibição de fi lmes no Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV).

Nos três últimos dias da programação de reabertura do CCAA, será realizado o VI

Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia e o I Fórum de Conselhos Muni-cipais de Cultura do Estado. “A ideia é criar vínculos e articular redes e parcerias para a consolidação dos Sistemas Municipais de Cultura”, atenta Taiane Fernandes, Superin-tendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secult.

SOBRE O CCAA - O Centro de Cultura Amélio Amorim foi inaugurado em 1992 e recebeu este nome em homenagem ao arquiteto que idealizou o Complexo Carro de Boi, onde aconteciam shows musicais, mostras e feiras de artesanato há 40 anos.

Atualmente, o CCAA possui um an-fi teatro com capacidade para duas mil pessoas, seis salas polivalentes para ofi -cinas e ensaios e um foyer com galeria para exposições.

SERVIÇOCentro de Cultura Amélio AmorimAvenida Presidente Dutra, 2222, Capu-

chinhos. Feira de Santana Tel: (75) 3625-0572Mais informações sobre a programação

de reabertura:www.espacosculturais.wordpress.com/www.amelioamorim.blogspot.com

Centro de Cultura Amélio Amorim é reabertopara público feirense

Créd

ito: F

oto:

Ney

Silv

a/Ac

orda

Cid

ade

Créd

ito: F

oto:

Ney

Silv

a/Ac

orda

Cid

ade

A sala principal do Centro recebeunovos assentos

Secretário Estadual de Cultura, Albino Ru-bim, na solenidade de reabertura do CCAA

por Letícia Félix

6

Por Liliane Oliveira

Quem disse que toda grávida precisa ter a mesma cara? É possível respeitar o estilo pessoal e continuar atualizada com as últimas tendências de moda por toda a gestação. As futuras mamães precisam estar confortáveis,mas sem deixarem de lado a vaidade. Exemplo disso è dado por Danielle Soares, estudante de Enfermagem que manteve sua rotina diária de trabalho e estudo, e, para isso, recorre a produções que são, ao mesmo tempo, fashion e confortáveis.

Gábi Dias, consultora de moda, dá dicas para quem esta grávida, mas não quer perder o estilo pessoal. “As gestantes têm muitas possibilidades na hora de escolherem as peças. Não precisam ir apenas a lojas de grávidas. Podem, por exemplo, investirem peças com modelagens maiores do que seu manequim E essas peçasse encontram em muitos outros estabelecimentos. Além disso, podem e devem seguir tendências e respeitar o estilo pesso-al sem uniformizarem o look”, defende a consultora.

Créditos:Produção de moda e cabelo: Disse me Disse ConsultoriaFotografo: Rogério BarretoMaquiadora: Maelle SilvaPor: Lila OliveiraModelo: Danielle Soares

Mamãe Fashion

“Quando engravidei, decidi que não abriria mão do meu estilo e personalidade. Preciso imprimir minha identidade também nesse período maravilhoso que é a ges-tação, e, portanto, não deixo de me vestir e me produzir da forma como me sinto bem. Só adaptei meu estilo ao meu novo corpo. Nunca deixo de sair, ir à festa porque estou grávida”, explica a gestante.

A presidente da Câmara Municipal de Serrinha, Edylene Ferreira (PV), recebeu em Porto Seguro a comenda Presidente 2013, por ser a nobre cidadã a mais jovem da Bahia. Segundo Edylene, este título traz uma grande responsabilidade, pois ela é um exemplo de como as mulheres vêm gradativamente ganhando espaço na po-lítica e nos demais setores da sociedade.

“Ser presidente da Casa da Cidadania é uma tarefa árdua, porque ser mulher, mãe, parlamentar e ainda presidir o Legislativo requer toda agilidade e equilíbrio. Tenho o compromisso de acertar, pois estou repre-sentando uma trajetória de conquistas das mulheres do Brasil”, afi rmou a presidente. Com seu mandato, a vereadora pretende “trabalhar pelo social, apresentando pro-postas que venham dar uma melhor qua-

lidade de vida à população de Serrinha”, enfatiza.

Trajetória – A advogada Edylene Fer-reira é fi lha de Ernesto Ferreira (Ferreiri-nha), que foi vice-prefeito e vereador por cinco mandatos na cidade, e Maria José Araújo Lopes (Zezé), que também já exer-ceu função legislativa. Em entrevista para um site local, afi rmou: “Temos uma história muito bonita na cidade, que merece ser seguida com muita coragem e determina-ção. A política corre no meu sangue”.

Casada com o médico Fabrício Severo, e mãe de duas fi lhas, ela foi a mulher mais votada em toda a história política de Serri-nha. Também está fazendo história por ter sido eleita, por 12 votos a três, a primeira a presidir a Câmara de Vereadores do mu-nicípio.

Câmara de Vereadores de Serrinha tema mais jovem presidente da Bahia

Metrópole e Região

7

Por Liliane Oliveira

Quem veio primeiro: a feira de gado ou a Feira de Santana? A cidade de Feira de Santana se desenvolveu em torno do co-mércio de gado. E conta, há décadas, com um espaço público que foi criado exata-mente para impulsionar, no município, esta importante atividade econômica: o Campo do Gado. Foi para lá que foi transferida, em 1987, a feira de animais que deu origem ao município. O Campo foi fundado com o objetivo de“valorizar as origens de Feira de Santana, incentivar o turismo, estimular a pecuária e assegurar estrutura permanente no abastecimento da região”, como descrito na sua placa de inauguração.

Localizado à margem esquerda da anti-ga estrada Feira/Anguera, a 7 km do centro de Feira de Santana, o Complexo Campo do Gado, inaugurado na gestão do prefei-to José Falcão da Silva, em parceria com o governo do Estado, possui equipamentos modernos, incluindo boxes para o comércio de arreios e ferragens, pista de vaquejada e picadeiro para a realização de rodeios; cur-rais com capacidade para aproximadamen-te três mil bovinos, um galpão coberto com baias para exposição de caprinos, ovinos, suínos e aves, restaurantes e um matadou-ro.

Conforme os comerciantes do lo-cal, a estrutura física atual é a melhor de toda a história. Contudo, isso não con-seguiu evitar o declínio do comércio de animais vivos na cidade. Nos tempos áureos,comercializaram-se nolocal cerca decinco mil cabeças de gado em uma só

manhã. Masagora,segundo os frequenta-dores, em um “bom” dia, não passam de 300 animais. “Desde os oito anos que sou comerciante aqui. Minha mãe veio para a feira em 1980, quando ainda funcionava no Campo São João, atual Museu Parque do Saber. Mas hoje não existe incentivo, re-torno. Estamos aqui no Campo, ainda, por vício”, reclama o artesão Luís Henrique.

Os comerciantes, fazendeiros, correto-res, compradores, tratadores de animais, artesãos e apreciadores que frequentam o local nutrem o mesmo desejo de preserva-ção das atividades do Campo do Gado, que representa não apenas um espaço para a realização de negócios, mas também para a manifestação de costumes. “Não consigo

imaginar a minha vida sem vir aqui. Ficaria faltando algo. Aqui fi z amigos, negócios... Quando falto uma segunda-feira, eles me ligam e perguntam o que houve”, conta Val-mir Oliveira, fazendeiro.

Assim como Valmir, o vendedor Janu-ário Bahia demonstra forte ligaçãocom o local e toda a tradição da feira. “Hoje sou o mais antigo aqui. Já vivi muitas histórias... Um dia, há cinquenta anos, quando a feira ainda era no Campo das Gameleiras, vi uma

boiada descontrolada que veio correndo, derrubou as bancas, tudo. Eu só vi o povo correndo desesperado, porque a boiada es-capuliu”, relembra, muito saudoso.

Outro que se emociona ao recordar os “bons tempos” dolocal é o latoeiroSeu Pau-lino. “Olha, eu peço para minha mulher mar-car meus médicos dia de terça ou quarta... Nunca dia de segunda, porque, se eu não vier ao Campo do Gado, falta alguma coisa, eu fi co doente”, afi rma.

Segundo informações obtidas através do site da Prefeitura Municipal, o Campo do Gado está passando por uma revitaliza-ção promovida pela Secretaria de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Estão sendo implementadas melhorias na segurança, como a disponibilização de vigi-lantes na portaria e na infraestrutura, como a instalação de uma sala climatizada para os pecuaristas realizarem seus negócios, bem como a recuperação de currais.

Campo do Gado de Feira de SantanaTradição, comércio e lazer

Segundo o historiador RolliePoppino, em seu livro “Princesa do Sertão: a história de Feira de Santana”, Domingos Barbosa de Araújo e sua esposa, Ana Brandoa, fundaram um rancho localiza-do na Estrada das Boiadas (lugar de passagem), conhecido como Fazenda Olhos D’Água, ao sul de São José das Itapororocas.

Próxima à casa grande havia uma capela dedicada a Santa Ana e São Domingos. No entanto, levou um século, desde o sur-gimento da aldeia, para que o comércio de gado crescesse ao ponto de ser reconhecido como um dos mais importantes da Província, fi rmando-se somente em 1828.

Com o desenvolvimento da vila, o comércio de animais e produtos agrícolas se expandiu, bem como o povoamento em torno da capela. Foi necessária a realocação da feira de gado

para um local mais distante e com fácil acesso, e o escolhido foi um campo onde havia muitas gameleiras, árvores frondosas cujas sombras eram ideais para a parada e o descanso de vaquei-ros: o Campo das Gameleiras, hoje Praça D. Pedro II e Praça Fróes da Mota.

Em 1942, na administração do Coronel Heráclito Dias de Carvalho, foi inaugurado o Campo General Câmera, também co-nhecido como“Currais Modelos”, onde se situam, atualmente, a Praça João Barbosa de Carvalho e o Fórum Filinto Bastos. Na dé-cada de 60, o referido campo funcionouem uma área na estrada da Queimadinha/Mangabeira (atual Bairro Caseb). Em 1987, foi transferida para o Complexo do Campo do Gado, onde funciona até hoje.

A História

FOTO VALDENIR LIMA

FOTO VALDENIR LIMA FOTO VALDENIR LIMA

8

Por Antônio Anílson Rodrigues da Silva

Horácio nos afi rma que “Há uma grande diferença / se fala um deus ou um herói; / se um velho amadurecido / ou um jo-vem impetuoso na fl or da idade; / se uma matrona autoritária / ou uma ama dedicada; / se um mercador errante / ou um lavrador / de pequeno campo fértil”. Dessa forma, é impor-tante sabermos que existem causas que contribuem para as diversas formas como o ser humano fala, ou seja, as variações linguísticas, e entre elas destacam-se: a época em que o fa-lante vive (variação histórica), o lugar em que ele vive durante certo número de anos (variação geográfi ca) e o grupo social de que ele faz parte (variação sociocultural).

Ter consciência, pois, caro leitor, de que a língua apresen-ta variações possibilita-lhe comunicar-se de maneira mais adequada e efi ciente. Isso pode ajudá-lo também a ignorar possíveis preconceitos linguísticos e, portanto, respeitar “ma-neiras de falar diferentes da sua”.

Tudo isso nos serve para, no dia a dia, respeitarmos as inú-meras formas de o nosso povo se comunicar, o que, indubi-tavelmente, contribui para o nosso enriquecimento cultural. No entanto, não nos esqueçamos de que todos os concursos, leis, decretos, documentos ofi ciais e outros se nos apresen-tam em uma língua padrão – aqui chamada de gramática

normativa - e precisamos afi nar-afi ar a língua para estarmos continuamente preparados e, nas horas necessárias, fazer-mos esses usos. Vejamos alguns casos.

- Onde / aondeVivemos hoje, no Brasil, a era do “ondismo”. Inúmeras pes-

soas usam o termo “onde” em quase todas as construções. Mas, para podermos usá-lo adequadamente, é preciso obser-varmos isto: se se encaixarem os advérbios “aqui, ali, lá, etc”, o referido vocábulo estará totalmente correto, já que “onde” indica “local” (parado).

O Brasil é um país onde (aqui) não se respeitam os Direi-tos Humanos.

Já o termo “aonde” tem uso ainda mais fácil. Você deverá aplicá-lo se puder usar a expressão “para onde”, já que no uso do mesmo temos ideia de movimento.

Aonde (para onde) você irá depois da aula?- Cessão / sessão / secção ou seção- Cessão é o ato de ceder, de dar.A prefeitura vai fazer a cessão (a doação) de uma área a

famílias desabrigadas.- Sessão é o intervalo de tempo em que dura uma reu-

nião, uma assembleia.Houve uma sessão (reunião) bastante tumultuada no sin-

dicato dos rodoviários.

- Secção ou seção signifi ca parte de um todo, segmento, subdivisão.

A secção / seção de brinquedos do supermercado foi in-vadida por crianças.

- Em vez de / aoinvés de- Em vez de signifi ca “no lugar de”Em vez de (no lugar de) ir ao teatro, ele foi estudar.- Ao invés de signifi ca “ao contrário de”.Pedro, ao invés do irmão, (ao contrário do), foi aprovado

em primeiro lugar no vestibular.- Ao encontro de / de encontro a- Ao encontro de equivale a “estar a favor de; aceitar, con-

cordar, admitir”.É sempre fundamental irmos ao encontro de pessoas ho-

nestas.- De encontro a equivale a “ser contra, opor-se; não acei-

tar, não admitir”.Bêbado que estava, o motorista foi de encontro ao poste. De agora em diante, caro leitor, quaisquer que sejam suas

difi culdades, escreva-nos, pois teremos o maior prazer em poder servi-lo.

[email protected]

AFIANDO A LÍNGUA

Moradores de Amélia Rodrigues sofrem coma falta de acessibilidade

Por Lina Macêdo e Caroline Mascarenhas.

O que leva tantas pessoas a sonharem com a fama? De-sejo de aparecer, de ser reconhecido, admirado? E elas estão realmente conscientes do impacto que a fama pode causar em suas vidas?

(Não está um bom começo).A cidade de Feira de San-tana conta com vários artistas que sonham com esse reco-nhecimento. Muitosformam suas próprias bandas, gravam e compõem músicas, porém encontram-se insatisfeitos com o acolhimento da população e da mídia. O jovem cantor Arthur Duarte, 22 anos, é um exemplo de busca pelo seu espaço em solo feirense – onde axé, pagode e arrocha são predominan-tes. Já tocou em bares,aniversários e formaturas, participou dasbandasCaravelas, No Litoral e Dimaré. E atualmente em-barca no seu projeto de carreira solo, além de ter se inscrito no programa The Voice e estar torcendo para ser selecionado.

Sobre o reconhecimento do seu trabalho, afi rma: “ Na verdade, sempre quis ter o reconhecimento que todo artista merece. Ser famoso é ‘meio’ que uma consequência na vida do artista, e que eu tenho um certo medo, porque a fama às vezes acaba com o artista, ao invés de ajudar. Então, na verda-de, não quero ser famoso, e sim bem reconhecido pelo meu trabalho.”

O cantor, que aposta em estilos musicais como reggae, MPB, pop e rock, revela o que o levou a inscrever-se no pro-grama The Voice. “Acho que todo músico, de preferência

Por Tâmires Ribeiro (estudante de Jornalismo FAT) Com 25.190 habitantes e 51 anos de emancipação, a cidade

de Amélia Rodrigues ainda não possui infraestrutura adequada para proporcionar acessibilidade e mobilidade às pessoas que sofrem com alguma defi ciência física. A ausência de projetos de arquitetura e urbanismo para facilitar o deslocamento deste grupo de moradores é um exemplo da falta de um planejamen-to urbano bem elaborado no município.

Muitos amelienses sofrem ao sair de suas casas, pois não encontram acessibilidade em transportes urbanos, nos prédios públicos e privados de uso coletivo, em restaurantes, escolas, hotéis e em espaços públicos em geral. Fátima Maria Freitas co-nhece bem essas difi culdades. Ela relata que a cidade de Amélia Rodrigues, município onde nasceu e reside há 45 anos, ainda

necessita de um espaço urbano que ofereça melhores condi-ções de locomoção para permitir que pessoas com defi ciências ou mobilidade reduzida possam se locomover e usufruir o di-reito de ir e vir. “Calçamentos inacabados, buracos pelas ruas, poucas rampas. Não há projetos, palestras que visem à inclusão das pessoas que sofrem com a defi ciência. Há, sim, a falta de atenção e o preconceito. Nós queremos e podemos, de acordo com a lei, ser incluídos no convívio social”, afi rma.

O novo secretário de Obras de Amélia Rodrigues, Marcus Galvão, informou que já encontrou a cidade com esses proble-mas, mas tem o objetivo de solucioná-los. “Não é só Amélia que sofre com esses problemas, mas outras cidades também foram construídas ao longo dos anos sem um planejamento para atender às necessidades das pessoas que sofrem com a defi ci-ência”, informa.

Para Marcus, o maior desafi o é como mudar essa realidade. Segundo ele, na cidade haverá a inauguração da Praça da Matriz que terá uma rampa para dar acesso às pessoas com defi ciência. “Depois dessa ação, outros acessos serão distribuídos pelo mu-nicípio”, informa.

O vereador Jurandir Pinto, vendo as necessidades das pes-soas com defi ciência – tanto das que já nasceram quanto das que fi caram defi cientes devido a algum acidente –, levou esse debate para a Câmara dos Vereadores da cidade. De acordo com o vereador, são pessoas capazes de desempenhar suas funções e desenvolver suas atividades, mas que precisam de uma cidade preparada para acolhê-los. Preocupado com a falta de rampas e elevadores nos prédios públicos, ele afi rma que já foram feitas indicações ao Poder Executivo para que tais ações sejam aplica-das na cidade.

cantor, deve arriscar competir em um programa como este. O maior motivo que me levou a me inscrever foi a vontade de me mostrar pra todos, nacionalmente, para que todos me conheçam, possam ouvir minhas canções e fi carem felizes”, afi rma

Rock na veia - A banda Born ofDesire, que surgiu em ou-tubro do ano passado, é outro exemplo na área musical de talentos à procura de um “lugar ao sol”. Composta pelos mú-sicos Ananda (vocalista), Ickaro (baterista), Herbert (guitarris-ta), Daniel (guitarrista) e Felipe Zeifl a (baixista), a banda apos-ta no diferencial de trabalhar com o estilo Metal/Hardcore, além de contar com uma vocalista, nada comum em bandas desse tipo. Justamente por isto, Ananda acabou sofrendo cer-to tipo de preconceito camufl ado, pois, segundo ela, ainda há machismoem relação às mulheres nesse gênero musical.

O cenário musical feirense, que anteriormente era com-posto apenas por ritmos oriundos do Nordeste, aos poucos vem sendo modifi cado e conquistado por gêneros comopop, rock, MPB, etc. Os eventos alternativos que pouco a pouco são promovidos na cidade têm contribuído para essa mudança. Além de proporcionarem a descoberta de novos artistas, con-tribuem para dar visibilidade ao trabalho deles. Porém, ainda é necessário que muita mudança ocorra, haja valorização de artistas locais, evitando que eles, por se sentirem esquecidos e ofuscados, partam para capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, para, enfi m, verem seus sonhos realizados.

Um lugar ao solArthur demonstra insatisfação

com o mercado cultural da cidade:“Eu acho que em Feira de Santana, o músi-co não tem valor. Tanto que precisamos sair de nossa cidade pra tocar em outras para poder ter o reconhecimento que almejamos. Então, ser músico em Feira é quaseuma escravidão.”

Quando perguntadosse sempre tiveram o desejo de alcançar a fama, os inte-grantes da Born ofDesire afi rmaram: “Não necessariamente. É claro que ser reco-nhecido e respeitado no meio musical é uma honra, mas nunca nos interessamos por ‘estrelismos’ ou algo semelhante.” Sobre como reagiriam à fama repentina: “Seria assustador (risos). Essa é uma questão difícil de responder, mas com certeza lidaríamos com responsabilidade”.

Metrópole e Região

9

Um vício desde o início

O que leva os jovens parao universo das drogas?

Fonte de Saúde e Vigor

Por Ana Manoela de Castro Santos – (2°A CAT)

“Tão bom morrer de amor e continu-ar vivendo”, como já diz Mário Quintana. O amor juvenil mostra-se puro, caloroso, quente e principalmente urgente. Pode soar meio piegas (quem liga?), mas esse amor é o que mais marca, seja positiva ou negativamente.

Claro, venhamos e convenhamos que é horrível quando você está lá solteiríssi-ma (você, leitora, que me entende, sabe muito bem o que isso signifi ca: encalha-da mesmo) e olha pros lados e só vê ca-sais “in love”. Nossa! Eca! No entanto, não

Por Giovanna Souza (1º Ano CAT)Uma das polêmicas mais citadas na mí-

dia e entre as pessoas, hoje, é a venda e o consumo de drogas, principalmente pelos jovens. As drogas não escolhem raça, cor, status social ou sexo, são imparciais e im-possíveis de serem contidas. Nas ruas, nas escolas, nas praças, dentro das casas e di-zimando famílias por todo o mundo, são como objetos de destruição lenta e em massa. Mas, o que será que tem causado o enorme aumento do uso dessas substân-cias, principalmente por jovens?

Há um leque de causas pelas quais jovens têm sido levados a esse meio de

Confi ra os cuidados que os adolescen-tes frequentadores de academias devem ter com a alimentação nesta entrevista do repórter Francisco Tito Pereira (1º B - CAT) com a nutricionista Jalyne Malhei-ro, Coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anísio Tei-xeira – FAT.

Universo Teen - Sa-bemos que, nos dias de hoje, muitos adolescen-tes estão frequentando academias. Qual o ponto negativo para o organis-monessa ida precoce às academias?

Jalyne – Principal-mente alguns fatores re-lacionados ao atraso no desenvolvimento ósseo e prejuízosà musculatura, porque alguns extrapo-lam na força física que fa-zem.Mas também podem ocorrer alterações metabólicas, cardía-cas... Por isso, é importante que todosque pretendem praticar uma atividade física, não só os adolescentes, vão ao médico para fazerem uma avaliação mais precisa e evitarem que ocorram alterações orgâ-nicas.

precisa ter pressa pra achar sua “alma gê-mea”, ele vai aparecer mais cedo ou mais tarde; e, quando isso acontecer, você fi nalmente vai entender porque com to-dos os outros deu tudo errado. E acredite: você vai gostar de que tudo tenha dado errado.

Aquele carinho, a palavra afetuosa, a ligação de madrugada, a saudade cons-tante, pensar na pessoa sempre e fi nal-mente o sorrisinho bobo estampado, ea cara com os principais sintomas de que você está completamente apaixonada. Mas como saber se ele é o cara certo? Simples, você não sabe. Isso mesmo, não

autodestruição, e, em grande parte, tudo começa em casa. Problemas de relacio-namento com pais e demais familiares, ausência de um dos pais (ou de ambos) presente(s) na criação do fi lho, falta de di-álogo, histórico familiar com envolvimen-to com drogas, violência doméstica, entre outros motivos. Cada uma dessas formas de ‘problema’ faz com que o jovem pense que sua única saída é entregar-se às dro-gas, posto que com elas, aparentemente, tudo vai melhorar. Fora de casa, a infl u-ência de colegas, a facilidade ao acesso às drogas e obsessão em obter cada vez mais diversão fazem com que mais demi-

UT –Qual a idade mínima para ir à academia com segurança?

J – Essa idade é um fator que ainda não se tem ao certo. Na verdade sempre é bom procurar um profi ssional médico ou um educador físico para fazer a indicação

da idade mais adequada.UT – Qual aalimentação mais reco-

mendada para quem vai para uma aca-demia?

J – Antes do treino, é importante o uso de carboidratos para oferecerem energia durante a atividade e para a pessoa não

tem como saber disso previamente, você tem que se arriscar ... “pagar pra ver”, sabe?

Se ele for o cara certo, beleza. Caso contrário, paciência. Pelo me-nos ele vai servir para algo: exemplo de coisa que se deve evitar. Sério. Porque esperar a ligação do Pateta com tanto Mickey por aí? Um cara que só te faz sofrer e chorar não me-rece nem 5 minutos desperdiçados do seu dia, querida leitora. Então, levanta a cabeça e segue em fren-te. Lágrimas são pra velório e casa-mento, não pra um sábado à noite.

lhares de jovens se afundem no universo das drogas.

Por causa do sofrimento pessoal, além do seu controle e limite, muitos fi cam tão concentrados nos seus problemas que se esquecem de procurar uma solução real, uma solução que seja fundamentada, e partem para o método mais fácil e práti-co. Pessoas que usam drogas apenas por diversão não se satisfazem em beber e festejar e partem para uma opção mais ra-dical: drogas de todos os tipos. Imagina-se que esses indivíduos não pensem no seu futuro e nos males que acarretarão poste-riormente.

ter picos de hipoglicemia nem desmaios. É importante que se vá para a academia com certo consumo de carboidratos, pre-ferencialmente carboidratos completos, como o pão integral. As frutas também são importantes nesse processo. E pós-

-treino, para a melhora da mas-sa muscular, recomendamos as proteínas que encontramos em carnes, ovos, leite e em alguns suplementos.

UT – Os anabolizantes re-almente fazem mal?

J – Sim. Os anabolizantes não são indicados principal-mente para jovens adolescen-tes de uma forma geral, por-que podem causar alterações hepáticas, renais... É muito im-portante que se procure um profi ssional especializado an-tes de se iniciar uma atividade física. Tanto no ramo da Medici-na, quantono da Nutrição e da

Educação Física, já temos profi ssionais es-pecífi cos que podem dar uma orientação mais clara quanto à melhor alimentação para a prática de atividade física.

UT – Se um jovem não quiser ana-bolizantes, existe algum alimento que substitua os mesmos?

Observa-se, então, que há vários moti-vos para um jovem ingressar no perigoso e quase irreversível caminho das drogas. Apesar de parecer não haver soluções, se governos, famílias, escolas e o resto da po-pulação em geral se unirem em conscien-tizar os jovens quanto à importância de se manterem distantes de tais perigos, have-rá muitos resultados positivos para toda a sociedade. Lembremo-nos sempre tam-bém de que a conscientização começa em casa, com diálogo e participação dos pais na vida dos fi lhos. Podemos, sim, vencer a luta contra as drogas e livrar os jovens e toda uma geração do caos absoluto.

J – A função do anabolizante é a hiper-trofi a, que é o aumento da massa muscu-lar. Com esta mesma função, a gente tem suplementos proteicos naturais, como, por exemplo, a proteína da clara do ovo, uma proteína de alta disponibilidade que muitas vezes a gente oferece na forma de agomina. Mas primeiro a gente verifi ca se há anecessidade real de suplementação e qual a mais adequada. O importan te é a procura do profi ssional médico, nutri-cionista, educador físico, enfi m, de uma equipe multidisciplinar que vai melhor responder às necessidades desse pacien-te.

UT –Quais são os suplementos reco-mendados para uma pessoa que come-çou a academia recentemente?

J –Antes de tudo, são realizadas uma avaliação antropométrica, uma avalia-ção nutricional, avaliação dos exames bioquímicos,avaliação clínica e física do paciente, para que a gente possa veri-fi car se ele realmente tem necessidade de suplementação, porque às vezes essa necessidade é suprida com uma alimen-tação adequada. Como eu disse, é preci-so fazer uma avaliação criteriosa com um nutricionista, que vai recomendar a ali-mentação mais adequada para o objetivo do paciente.

fonte: bebegravidez.com

fonte: blogmail.com.br

10

Na Bahia Rubinho comemora primeiropódio na StockCar

Vitória só administra e vence mais um estadual

Rubinho não economizou alegria ao marcar seu pri-meiro pódio na StockCar. Ele fi cou em 2º lugar na corrida realizada na Bahia.

Ricardo Maurício venceu a quarta etapa da temporada 2013 no domingo (19/05), no Circuito de Rua de Salvador (BA) e assumiu a liderança do campeonato de Stock Car, com 80 pontos - contra 73 de Cacá Bueno. A largada da prova foi dada com quase uma hora de atraso e com safe-tycar na pista, devido à forte chuva que castigou o Centro Administrativo da Bahia. No entanto, a pista foi secando logo no início da corrida. A primeira etapa do ano que não teria a obrigatoriedade do pit stop acabou sendo defi nida justamente pelas paradas nos boxes. Na volta 10 Patrick Gonçalves bateu na entrada da Curva da Balança e mudou a história da corrida. O acidente provocou a entrada do safetycar, e alguns pilotos aproveitaram o momento para entrarem nos boxes e colocarem pneus para a pista seca.

Maurício, que vinha em terceiro, não entrou e assumiu a liderança. Com isso, mesmo com os pneus para a chuva cruzou a linha de chegada em primeiro. Um acidente com Ricardo Zonta, na volta 22, benefi ciou o dono do carro 90, pois Thiago Camilo e Cacá Bueno, que estavam com pneus para o seco, escalaram o pelotão, mas foram frea-

Jogadores comemoram erguendo a réplica do Merca-do Modelo

Favorecido pela vantagem excepcional conseguida na primeira partida (7 a 3), o Vitória entrou em campo no domingo (19), com a missão de apenas garantir a taça do Campeonato Baiano 2013. Os comandados do técnico Caio Júnior empataram com o Bahia por 1 a 1 em partida disputada na Arena Fonte Nova. Os gols da partida foram

dos pela batida. Rubens Barrichello também não trocou pneus e se deu

bem. Conquistou seu primeiro pódio na história da Sto-

marcados por Dinei (Vitória) e Fernandão (Bahia). Como disputava a Copa Nordeste, o Vitória entrou diretamente na segunda fase da competição. Nesta fase, fi cou em se-gundo lugar no grupo (atrás do Juazeirense). Nas semi-fi nais, repetiu o confronto e se classifi cou para a grande fi nal. Ao todo, foram 8 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.

Este é o 27º título estadual conquistado pelo Vitória. As outras conquistas foram nos anos de 1908, 1909, 1953,

ckCar, em segundo. Thiago Camilo foi o melhor colocado entre aqueles que realizaram o pit stop, e completou o pódio.

1955, 1957, 1964, 1965, 1972, 1980, 1985, 1989, 1990, 1992, 1995, 1996, 1997, 1999, 2000, 2002, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010. O maior campeão do Estado é o time do Bahia. Ao todo, a equipe ganhou 44 estaduais. O segundo time que mais ganhou estaduais foi o Vitória. Entre os considerados pequenos do estado, o que mais venceu foi o Ypiranga, que ganhou 10 títulos.

fonte: atarde.uol.com.br

fonte: globoesporte.globo.com

Por Hélio Rios

11

Timão é campeão em dia de emoções pelo Brasil

Riquelme estranha ausência de Ronaldinho na Seleção de Felipão

Jogadores do Timão comemoram mais um título no mais bem organizado campeonato do Brasil

Domingo (19) foi marcado por um turbilhão de emo-ções nas decisões de vários campeonatos estaduais pelo Brasil. Em São Paulo, antes de a bola rolar na fi nal paulis-ta entre Santos e Corinthians, a imagem mais marcante

O craque argentino Riquelme diz admirar Ronaldi-nho

Amigo de Ronaldinho Gaúcho, o argentino Juan Ro-mán Riquelme afi rmou que espera encontrar o brasilei-ro na semifi nal da Copa Libertadores. O astro do Boca Juniors ainda disse estranhar a ausência do meia do Atlético-MG na seleção brasileira. “O Ronaldinho está em um grande momento. É fácil perceber que está jogando de uma maneira brilhante, e tenho gosto de vê-lo atu-

foi Neymar ajoelhado no centro do campo. O que se viu podia ser a repetição do gesto do Pelé, que se ajoelhou na mesma Vila Belmiro no seu último jogo pelo Santos, em 74? Estaria Neymar se despedindo do Santos e dei-xando o País? E o mais importante: seria uma despedida coroada pelo título paulista?.

ar assim. É uma pessoa que gosto muito e tomara que possamos avançar para a próxima fase da Copa Liberta-dores”, afi rmou Riquelme.O Atlético-MG, melhor time da primeira fase do torneio, é um dos candidatos ao título, reconhece o meia argentino. “Eles estão jogando muito bem desde o começo do campeonato, estão desfrutan-do de jogar o torneio. É uma equipe que está com muita confi ança”, observou Riquelme.

Ainda sobre o maior astro do atual campeão mineiro,

Nesse caso o Santos tinha que vencer o Corinthians por dois gols de diferença. E deu um passo pra isso quando Cícero, com um belo voleio, fez Santos 1 a 0. Po-rém as esperanças logo se dissiparam, quando 1 minuto e 50 segundos depois o Corinthians empatou com Da-nilo. Bastava isso para o título fi car com o representante do Parque São Jorge.

O jogo terminou assim, e o Corinthians é o campeão paulista de 2013. Agora soma 27 títulos estaduais e é o maior vencedor do campeonato paulista.

Na terra do queijo parecia que ia ser fácil, mas não foi. O Atlético havia vencido o primeiro jogo por 3 a 0. O Cruzeiro tinha a tarefa espinhosa de devolver uma vitória por três gols de diferença para fi car com o tão sonhado título. O Cruzeiro sofreu dois pênaltis. Dago-berto bateu os dois e fez Cruzeiro 2 a 0. Porém, o Galo reagiu mostrando porque é considerado o melhor time na atualidade do futebol brasileiro, Ronaldinho Gaúcho, também de pênalti, marcou o gol atleticano. Cruzeiro 2 a 1, mas o Galo é o campeão mineiro de 2013. O Atlético protagonizou a primeira volta olímpica no novo Minei-rão. Outro estádio da Copa que também viu sua primeira volta olímpica foi o Castelão, em Fortaleza. Volta olímpi-ca do Ceará. O segundo jogo da fi nal começou com o Guarani de Sobral na frente, gol bonito do Luís Carlos, Mota empatou o jogo, e o empate dava a taça ao Ceará. Vozão campeão cearense de 2013.

o também astro do futebol argentino alegou que é sur-preendente a não convocação de Ronaldinho Gaúcho por Felipão, porque, segundo ele, Ronaldinho está jo-gando muito bem e em uma das melhores fases de sua carreira. “Certamente, ele tem a esperança de disputar o Mundial. Ainda falta um ano inteiro e, se continuar jo-gando no mesmo nível, sem dúvida vai estar na próxima Copa do Mundo”, declarou o argentino.

www.mg.superesportes.com.br

Por Hélio Rios

12