jornal factual, edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

12

Upload: faculdade-anisio-teixeira

Post on 20-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014
Page 2: Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

DIRETOR GERAL:Prof. Antonio Walter Moraes Lima

VICE-DIRETORA:Profa. Dra. Ana Rita Sacramento

DIRETOR ACADÊMICO:Prof. Dr. José Maria Dias Filho

EDITORA-CHEFE:Profa. Sílvia Dantas

COLABORAÇÃO DESTA EDIÇÃO:Prof. Anilson Rodrigues (revisão)

JORNALISTA/DIAGRAMADOR:Antonildes dos Santos - 3101 DRT-BA

[email protected] | 75 9989-3607

PRODUÇÃO:ASCOM FAT

IMPRESSÃO:Gráfica A TARDE

TIRAGEM:5 mil exemplaresJornal informativo da Faculdade Anísio Teixeira

AGRADECIMENTOS: Tânia Paraguassu (Diretora Financeira), Adailton Silva (Assessor da Direção), Kelly Alves (Assessora de Marketing e Eventos), Profa. Dra. Nildecy de Miranda (Coordenadora do NAD).

02 Feira de Santana-BA, fevereiro/março/abril de 2014

Nos dias 18 e 19/02, os calouros da FAT foram recepcionados em uma atividade especial promovida todo semestre pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (NAPE). Os novos alunos dos 14 cursos de graduação assistiram às apresentações feitas pelos responsáveis pelos diversos setores internos da faculdade e conheceram as normas de

funcionamento, órgãos de apoio e atividades de extensão.

Rua Juracy Magalhães, 222 - Ponto CentralFeira de Santana - Bahia - Brasil

Telefax: (75) 3616-9451 / E-mail: [email protected]

Os dois primeiros meses de aula no semestre 2014.1 na FAT foram muito intensos e produtivos. Confira na 15ª edição do FACTUAL as atividades desenvolvidas pelos diversos cursos da instituição, entre eles, as visitas técnicas de Medicina Veterinária e Administração, e a Atualização em Cardiologia, promovida pelo curso de Enfermagem.

A matéria de capa desta edição traz o relato de um projeto que enche a FAT e o curso de Psicologia de orgulho: o projeto de mediação de conflitos, que está ajudando o Colégio Estadual Odorico Tavares e vencer a violência. E uma importante novidade: o diretor geral da faculdade, Prof. Antonio Walter Moraes Lima, vai integrar a diretoria de uma das maiores organizações internacionais de incentivo à Educação – a ODAEE.

Ótima leitura!!!

Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres (08/03), a turma do 5º semestre de Publicidade, em parceria com a Assessoria de Comunicação da FAT, produziu uma exposição fotográfica com alunas, professoras e funcionárias da instituição.

Sob a orientação dos Profs. ACM e Kelly Alves, os alunos clicaram as coordenadoras dos cursos de Pedagogia, Adriana Bulos, e Nutrição, Jalyne Malheiro, a professora Cynthia Pinheiro, as estudantes Dandara Céu (que está grávida) e Mira Carvalho, a colaboradora Nete, da área de Serviços Gerais, entre outras integrantes da comunidade acadêmica da FAT.

Também foi promovida uma apresentação musical na faculdade com Mary de Freitas, aluna do 2º semestre de Direito noturno, que trouxe no repertório MPB músicas em homenagem às mulheres.

Centenas de alunos assistiram à Aula Magna que marcou a abertura oficial do semestre 2014.1 na FAT. Com o tema “Estudante do Ensino Superior: Desafios e Perspectivas”, a Aula foi proferida pelo Prof. Dr. José Ernane Carneiro Carvalho Filho, doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA e pela Université Paris Diderot, Paris 7 (França).

Ao dar boas-vindas aos alunos, o diretor acadêmico da FAT e coordenador do curso de Ciências Contábeis, Prof. Dr. José Maria Dias

Filho, parabenizou-os pelo ingresso na faculdade. “Trata-se de uma grandiosa conquista, especialmente quando levamos em consideração o fato de que menos de 15% da população brasileira tem acesso ao ensino superior”. Prof. José Maria também ressaltou a importância da Educação, explicando que “o conhecimento é o maior patrimônio que alguém pode conquistar”. O diretor afirmou, ainda, que a FAT está comprometida com o desenvolvimento pleno de seus estudantes e de toda a

região de Feira de Santana e destacou o que a instituição espalha as sementes do saber através dos seus diversos cursos de graduação e pós-graduação.

O Prof. Dr. José Ernane iniciou a Aula Magna com uma pergunta aos estudantes: “Por que estou fazendo um curso de nível superior?” Ele estimulou os presentes a refletirem sobre as exigências atuais do mercado de trabalho e o lugar diferenciado que o estudante de ensino superior pode exercer neste mercado.

No dia 03/02, dezenas de docentes participaram do 1º Encontro de Professores da FAT. Promovido pelo Núcleo de Apoio ao Docente (NAD),

o evento contou com a oficina “O uso da voz em

sala de aula”, com a fonoaudióloga Ana Zanelli

Faiçal. Além de fazer exercícios vocais com os

participantes, ela explicou técnicas de aquecimento,

respiração e preservação da voz. “Este é o principal

instrumento de trabalho do professor. Entre os cuidados que devemos ter com a voz, estão evitar ingerir alimentos

muito quentes ou frios, respirar usando mais o

diafragma e não fumar”, ensinou.

Profa. Dra. Nildecy de Miranda, coordenadora do

NAD, também promoveu nos dias 01 e 03 de abril outra

atividade semelhante com os docentes da instituição, para

integrar a equipe e aperfeiçoar o trabalho em

sala de aula.

Page 3: Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

03

Após quatro anos de muita dedicação e estudo, os novos Jornalistas formados pela FAT receberam o diploma das mãos do Diretor Acadêmico da instituição, Prof. Dr. José Maria Dias Filho, e da coordenadora dos cursos, Profa. Marly Caldas, numa solenidade realizada no dia 07/03, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão.

A turma, batizada de In-formandos, escolheu como Patronesse a jornalista e Profa. Sílvia Dantas, e como Paraninfo, o advogado e radialista Dilson Barbosa. Os professores homenageados foram ACM, Andrews Pedra Branca, Andrea Souza, Antonio Anilson Rodrigues da Silva, Evandro Rabelo e Danielle Zuma. O funcionário homenageado foi João Santana, e a amiga da turma foi a formanda Miraldina Carvalho (Mira). Tâmires Ribeiro foi a oradora da turma, e Mira fez o juramento .

O paraninfo Dilson Barbosa, com mais de 45 anos de jornalismo, destacou que o jornalista é, acima de tudo, um idealista. Já a patronesse Profa. Silvia Dantas, em seu discurso, fez questão de relembrar as características e a trajetória de cada formando ao longo do curso, enaltecendo o esforço e a dedicação de todos em uma profissão tão essencial e estratégica na sociedade midiática em que vivemos. “O jornalista está a serviço da Democracia, dos cidadãos, da defesa dos direitos humanos e das minorias”, ressaltou.

Aconteceu no último dia 15/03, a formatura da turma 2013.2 do curso de Direito da FAT. Os formandos promoveram um culto ecumênico na Igreja Batista Central, e a colação de grau aconteceu no Olympo.

O patrono da turma foi o advogado Ronaldo Mendes, e o paraninfo, Osni Cardoso, prefeito da cidade de Serrinha. Foram escolhidos como amigos da turma o assessor da Direção Adailton Silva, o funcionário Itaracy Oliveira

e Josewal Mendes. O professor Josinaldo Leal foi o docente homenageado e, Gladson Braga, o funcionário homenageado.

A formanda Rita de Cássia Coutinho fez a leitura do Juramento, e os oradores foram os colegas Elvia Santana e Leonardo Brito. “É maravilhoso poder comemorar esta conquista. No meu caso, mais ainda, porque fui aprovado na OAB logo no primeiro Exame, quando ainda estava no 9º semestre do curso”, revela Leonardo.

Para o formando, o curso da FAT foi muito produtivo. “Obtivemos uma ótima bagagem. Tivemos excelentes professores que nos auxiliaram muito ao longo do curso e também no próprio Exame da Ordem”, afirma.

A coordenadora do curso de Direito da FAT, Profa. Hilda Vargas de Araujo, parabenizou os novos operadores do Direito, e os felicitou pela conclusão de uma importante etapa em suas vidas.

O mercado de Feira de Santana e região tem à sua disposição uma nova e competente leva de contadores. Foi realizada no último dia 22 a formatura da turma 2013.2 de Ciências Contábeis da FAT no Zillas Cerimonial.

O professor Kroiff Araujo foi o patrono da turma, e o Prof. Joselito Ribeiro, o paraninfo. S. Lula foi o funcionário homenageado pela turma, que escolheu os professores Cleusson Bastos, Laerson Lopes, Vanessa Borges, Juliano Almeida e Luiz Alberto Lago também para prestarem homenagens. Prof. Fernando Gentil foi eleito amigo da turma.

As formandas Larissa Oliveira e Francineide Prates foram oradoras na solenidade, e Samires Viana fez o juramento. O diretor acadêmico e coorde-nador do curso de Contábeis, Prof. Dr. José Maria Dias Filho, enalteceu o empenho dos for-mandos ao longo da graduação, relembrando que este deve ser apenas o início da jornada em busca do conhecimento no nível superior.

Feira de Santana-BA, fevereiro/março/abril de 2014

Page 4: Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

Os alunos do 2º semestre vespertino do curso de Administração da FAT participaram no dia 11/03, de sua primeira visita técnica, promovida pela disciplina Teoria das Organizações, ministrada pela Profa. Dra. Aline Gomes. Eles conheceram a agência de comunicação Criatório.

Como explica a professora, o principal objetivo da visita foi apresentar, de forma prática, a teoria vista dentro da sala de aula sob a ótica dos futuros administradores, com o foco na organização contemporânea. Para a

aluna Maria Oliveira de Freitas, a visita proporcionou aprendizado, assim como novas formas de ver os processos de uma empresa, os tipos de atendimento, as diversidades de públicos e como lidar com cada um. “Um aspecto marcante foi a percepção clara de que a empresa funciona como um organismo onde, como disse a diretora de atendimento, se um falhar, todos falham. É um ambiente descontraído, onde o funcionário fica à vontade para a realização de suas tarefas com toda vontade e dedicação”, acredita.

04

A comissão de formatura do 10° semestre noturno de Enfermagem promoveu no dia 25/03 a 1ª Atualização em Cardiologia da FAT. Os temas das palestras foram:

- Parada Cardiorrespiratória, com a enfermeira Viviane Ferraz, Mestre em Tecnologia Educacional para Saúde pela UFRJ / Instrutora de Suporte Básico e Avançado de Vida em Cardiologia pela American Heart Association

- Taquiarritmias, com o enfermeiro Robson Batista, especialista em Urgências e Emergências.

O evento aconteceu no Auditório da FAT.

Estão abertas as inscrições de trabalhos para o Resultando em Resultados 2014. O RR é projeto interdisciplinar criado pelo Colegiado de Comunicação Social da FAT com o objetivo de preparar os alunos para assumirem as várias funções pertinentes às profissões escolhidas, promovendo vivência prática que os aproximem do mercado de trabalho e desenvolvendo a criticidade e a criatividade dos graduandos.

Podem ser inscritos trabalhos produzidos por alunos de Jornalismo e Publicidade da FAT, nas diversas disciplinas, ao longo do ano de 2013 e até o início de maio. Os alunos vão concorrer em cinco categorias este ano:1 - Amostra fotográfica• Jornalística• Publicitária 2 - Áudio• Jornalístico – gênero reportagem (com duração de, no máximo, 5 minutos)• Publicitário – jingle, spot, gold spot

3 - Peças impressas• Jornalística – revistas de até 8 páginas e informativos de no máximo 4 páginas; jornal de 16 páginas• Publicitária • Revelação (exclusivo para alunos iniciantes do 1º ao 3º semestre)4 - Peças para web• Hot sites• Fan pages• Blogs5 - Vídeo• Vídeo Comercial – varejo e institucional• Jornalístico – reportagem (com duração de, no máximo, 5 minutos)• Documentário (com duração de, no máximo, 5 minutos)• Vídeo conceitual (arte, minuto, etc.)Os trabalhos podem ser inscritos com a Profa. Daniela Pinto ou na coordenação dos cursos, com a Profa. Marly Caldas. O evento vai acontecer no dia 22/05.

Nos dias 13 e 14/03, aconteceu no Hotel Ibis o I Simpósio de Direito Público de Feira de Santana, e centenas de estudantes do curso de Direito da FAT prestigiaram o evento, durante o qual foram debatidos temas como carga tributária, políticas públicas e participação social.

O Simpósio reuniu juristas conhecidos

nacionalmente, como o tributarista Kiyoshi Harada, o advogado Gamil Foppel, professor da UFBA, nomeado pelo Senado Federal para a revisão do Código Penal brasileiro e membro da Comissão de Juristas para revisão da Lei de Execuções Penais, e Ricardo Maurício, doutor em Direito Público, pós-Doutor em Direito Constitucional Comparado

pela Università Degli Studi di Roma La Sapienza e pela Università Degli Studi di Roma Tor Vergata.

O Simpósio foi organizado, entre outros, pelo Prof. Abílio Barroso, docente do curso de Direito da FAT, e contou também a participação dos Professores Igor Nunes Costa e Carlos Eduardo Guimarães, que ministraram mini-cursos.

Feira de Santana-BA, fevereiro/março/abril de 2014

Page 5: Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

05

No dia 30/01, vários alunos e a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade da FAT, Profa. Marly Caldas, participaram do 1° Fórum Baiano de Comunicação e Democracia, em Salvador.

O evento, promovido pelo Conselho de Comunicação Social, no Hotel Matriz, contou com especialistas e profissionais reconhecidos nacionalmente do setor, como o coordenador do SBT Nordeste, Luís Carlos Gurgel, e o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve. Entre os temas tratados, estiveram “Telecomunicação e Audiovisual no Brasil”, “Desafios da Digitalização na Comunicação Púbica e no Mercado” e os desafios do da participação social no Conselho de Comunicação da Bahia.

Entre os alunos, participaram Mayara Nayllanne, Anna Bia Cardoso, Grazie Santos, Alana Nery, Tâmires Ribeiro, Lorena Vinhas, Amanda Borges, Kelly Dias, Jean Coutinho (na foto, ao lado da Profa Marly Caldas, coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade).

A FAT tem um núcleo que cuida especialmente dos seus alunos, o NAPE – Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante. O setor vem fortalecendo a cada semestre sua atuação, inclusive com o reforço na equipe e a ampliação do horário de funcionamento. “Neste semestre, além da pedagoga Elaine Rodrigues, estamos contando com o apoio de três estagiárias (Jannaina Oliveira, Manuele Cajaiba e Paloma Costa), que são alunas de Psicologia, e passamos a funcionar nos três turnos”, conta Profa. Louise Sobral, coordenadora do NAPE.

Profa. Louise, que está à frente do setor deste 2011.2, faz um balanço positivo do trabalho. “É um órgão estratégico, porque qualquer tipo de informação ou orientação que o estudante procura, todo suporte que ele

precisa pode ser encontrado com a gente”.

O suporte envolve desde a implementação da política de apoio institucional, através de programas como a monitoria e o nivelamento, como também apoios mais pontuais de acolhimento, como orientações profissionais (no caso de um aluno que está pensando em mudar de curso, por exemplo). Para a Profa. Louise,não somente os estudantes, mas toda a comunidade acadêmica é beneficiada com o trabalho do NAPE. “Os professores, a direção, os alunos e até mesmo as famílias percebem o resultado do suporte que oferecemos”, afirma.

Uma das ações do NAPE, de maior benefício para os alunos, são os cursos de nivelamento. São oferecidas matérias básicas, que podem ser feitas por alunos do 1º até o 4º semestre da graduação.

“O aluno da FAT pode fazer quantos cursos ele desejar – que são totalmente gratuitos”, avisa a coordenadora. Neste semestre foi inclusive ampliado o número de cursos oferecidos.

No caso da monitoria, em que os alunos recebem desconto de 20% na mensalidade, Profa. Louise explicou que houve uma mudança no processo de seleção. Antes, os interessados se inscreviam e tinham que fazer uma prova, mas muitos não compareciam para fazer a avaliação. Para simplificar o processo, neste semestre o professor passou a indicar os alunos, e o NAPE faz um levantamento do perfil, do desempenho deles nas disciplinas, para então definir quem será o monitor.

Este procedimento também vale no caso da iniciação cientifica, outra

política na qual o NAPE atua. Os professores pesquisadores manifestam seu interesse em contar o apoio de estudantes no desenvolvimento de suas pesquisas e indicam alunos e o NAPE formaliza e acompanha os trabalhos.

Outro serviço essencial do NAPE é o suporte para o exercício domiciliar, que ocorre quando o estudante, por motivo de saúde, precisa ficar de 15 a 25 dias afastado das aulas. O exercício

também pode ser usado por alunas em licença maternidade (cujo prazo de afastamento é de até três meses). “O aluno precisa ter um postura proativa no processo, ou seja, ele não deve ficar apenas esperando as atividades. A gente faz o agendamento das provas junto com ele, mas o aluno é que fica responsável pela atualização de conteúdos junto ao professor e aos colegas”, esclarece a coordenadora.

Confira os serviços prestados pelo NAPE:

Apoio Psicopedagógico Recepção de calouros; Apoio emergencial a estudante com dificuldades cognitivas, afetivas e sociais que estejam interferindo na sua aprendizagem; Recebimento de solicitações, reclamações e sugestões de estudantes; Intervenções junto aos estudantes, de forma individual ou grupal, quando necessário; Promoção de Monitorias (seleções semestrais); Promoção de cursos de Nivelamento (semestrais); Orientações para a formatura.

Apoio Profissional Divulgação de vagas de emprego e estágio; Promoção de eventos que favoreçam a integração acadêmica e o exercício profissional.

Apoio Cultural Estímulo à produção de trabalhos técnicos e científicos; Estímulo à promoção de atividades culturais; Incentivo à participação em eventos; Incentivo à promoção de Eventos por parte dos estudantes.

Acompanhamento de Atividades Complementares

Acompanhamento de Exercícios Domiciliares

Profa. Louise Sobral Estagiárias NAPE

Horário de Funcionamento do NAPE:Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 22h30

Informações: http://www.fat.edu.br/nape_fat e [email protected]

Feira de Santana-BA, fevereiro/março/abril de 2014

Page 6: Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

06

Por Andreyse Kescily (aluna de Jornalismo da FAT)

Nem sempre é fácil escolher o que vestir numa cidade quente como Feira de Santana calor, ainda mais quando o verão parece que não vai embora nunca! As roupas leves são as melhores escolhas. Afinal, a ideia é fugir do desconforto e aliar o útil ao agradável. E tudo isso pode ser bem simples.

O floral, que foi uma tendência forte no verão, auxilia na montagem de looks simples ou mais elaborados, dando um clima mais romântico à produção. Vestidinhos florais são muito úteis na hora da dúvida. Com os acessórios certos, vão se adequar a diversas situações!

Rendas, além de darem um charme especial, são fresquinhas e voltaram com tudo nessa última estação, e aparentemente vieram para ficar! Elas vão bem em blusas, shorts, vestidos, saias... E combinam com tecidos mais finos ou mais pesados, como o jeans, sendo esta uma peça vantajosa de se ter no guarda-roupa.

Outra tendência que pode permanecer no outono é a influência étnica nas estampas e acessórios: os desenhos, formas e cores dão vida e alegria à estação. Sejam discretas ou não, sem dúvida alegram o look, e podem ser usadas de diferentes formas, variando de acordo com o gosto e a ocasião.

São muitas possibilidades charmosas para unir o conforto e o frescor de que as roupas precisam numa cidade quente como Feira. Basta saber adequá-las a cada necessidade, situação e ambiente!

ENSAIO FOTOGRÁFICOFotos: Ighor Santos (aluno de Publicidade da FAT) Modelo: Carol Mascarenhas (aluno de Publicidade da FAT)

Por SílviaDantas/Monalisa Conserva (aluna de Jornalismo FAT)

No dia 22/02, mais de 50 alunos do curso de Medicina Veterinária da FAT participaram de uma visita técnica à Fazenda All Valle, em São Gonçalo dos Campos - BA. A atividade foi uma aula prática da disciplina Iniciação

à Medicina Veterinária, ministrada pelo Prof. Márcio Reis, coordenador do curso.

A Fazenda All Vale é uma das propriedades onde acontecerão as aulas práticas para que os alunos desenvolvam suas habilidades na área. Segundo Gabriel Oliveira, estudante da nova turma, a estrutura da fazenda proporcionou

conhecimento dos recursos utilizados pelos médicos veterinários.

Na visita, os alunos puderam acompanhar de perto a ordenha e também a realização de exame de ultrassom nas vacas. “A visita foi incrível e rica em conhecimento. Deu para observar onde um veterinário pode atuar e como se deve

trabalhar na área de laticínios”, disse o aluno Jair Falcão. Para o estudante Thiago Nascimento, a aula foi super proveitosa. “Vimos muitas novidades. Ordenhamos, fizemos toque e ultrassom em animais... Quando a gente vai para a parte prática, o interesse pelo curso fica ainda maior”, afirmou.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Marcio Reis, o objetivo das visitas é mostrar as diversas áreas de atuação do médico veterinário e destacar a importância do profissional. “Nossa intenção é ter um curso o máximo generalista possível, mas que também direcione os alunos às atividades que eles se identificam mais”, destacou.

Feira de Santana-BA, fevereiro/março/abril de 2014

Page 7: Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

07

O curso de Administração promoveu uma importante visita

técnica no ultimo dia 22/03. Coordenadas pela Profa. Dra.

Aline Fonseca Gomes, duas turmas da FAT conheceram a

fábrica de papel Sapelba, localizada em Humildes. Os

alunos do 5º semestre (disciplina Planejamento, programação e controle de operações) e do 6º

semestre (disciplina Organização, Sistemas e

Métodos) puderam observar todo o processo produtivo, desde a mistura da matéria prima até o

processamento final dos produtos, pois visitaram a fábrica,

o laboratório de qualidade e o setor de expedição.

“Foi possível desenvolver um senso crítico a respeito da

organização fabril, de seus processos e sistemas de

controle”, avalia a Profa. Aline Gomes.

Feira de Santana-BA, fevereiro/março/abril de 2014

Projeto do curso de Psicologia ajuda a diminuir índices de violência em instituição de ensino

Page 8: Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

08

A Galeria de Arte Carlo Barbosa apresenta ao público feirense a “Exposição Coletiva 30x30 - Pequenos Formatos”. Os apreciadores das artes plásticas podem conferir o trabalho de 30 artistas visuais, 15 de Salvador e 15 de Feira de Santana, nomes de várias gerações, com trajetórias e estilos diferentes.

Estão expostos trabalhos das mais diversas linguagens, como desenhos, fotos e pinturas. Entre os artistas feirenses estão Ade Ribeiro, Antonio Brasileiro, Gemicrê, Jorge Galeano, Luiz Gomes (professor da FAT), Maristela Ribeiro, Nanja, Silvio Portugal e Wania Garcia.

Com curadoria de Justino Marinho, Lígia Aguiar, Selma Oliveira e Cristiano Cardoso, a mostra abre a programação cultural de 2014 do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), onde se localiza a Galeria.

A exposição “30x30” permanece aberta à visitação na Galeria Carlo Barbosa até o dia 20 de abril, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A entrada é franca.

Galeria Carlo BarbosaCentro Universitário de Cultura e Arte (CUCA)R. Conselheiro Franco, nº 66, Centro - (75) 3221-8766*Com informação do site Viva Feira.

Por Clécia Rocha (aluna de Jornalismo da FAT)

Modificar o sistema de tratamento clínico da doença mental e acabar com a internação em sanatórios e manicômios. Este é o objetivo da Reforma Psiquiátrica, que, para muitos médicos especialistas, não passa de uma política eleitoreira que ainda está no papel.

Em Feira de Santana, médicos que já trabalharam no Hospital Especializado Lopes Rodrigues e ainda continuam tratando pessoas com transtornos mentais são a favor da reforma. Segundo a psiquiatra Mabel Nascimento, a substituição do internamento por uma rede de serviços territoriais de atenção psicossocial pode ser a melhor opção, quando visa-se a integração comunitária do paciente que sofre de transtornos mentais.

Ao lamentar a falta de atenção dos governantes

para com o problema, a médica destacou que na cidade existem aproximadamente 500 pacientes cadastrados e atendidos no Hospital Especializado, que ainda é conhecido por muitos como “colônia”. “Para esse total de pacientes, temos apenas quatro residências terapêuticas, o que considero muito abaixo do mínimo necessário”, frisou.

Também defensor da reforma, o médico psiquiatra Paulo Amado salienta que saúde mental não depende só de medicação, mas está relacionada a outros fatores, como educação e estrutura familiar. “Discuto o assunto há muito tempo e percebo que aqueles pacientes tratados de forma digna e humana apresentam mais condições de serem reintegrados ao meio familiar e social, em comparação aos tratados pelos métodos antigos”, disse Amado.

POSIÇÃO CONTRÁRIAContrário ao

posicionamento da médica Mabel Nascimento, o psiquiatra Antônio Ferreira desacredita no trabalho realizado pelo CAPS. “Logo

no inicio começa tudo muito bem, depois aglomeram-se vários pacientes e assim não conseguimos fazer um bom trabalho. No consultório, tenho mais oportunidade para avaliar cuidadosamente cada

paciente e fazer uma anamnese com calma”, justificou.

Ao concordar em parte com o posicionamento do psiquiatra Ferreira, o médico santo-estevense Antenor Fonsêca, especialista em saúde mental, ressalta que existem pacientes que não têm condições de estarem sob cuidados da família. “Chegam sempre ao consultório mães chorando, alegando que têm filhos com transtornos mentais, agressivos e que não têm condições de cuidar dos mesmos e arcar com as despesas de medicamentos. Não é sempre que o governo cumpre com sua obrigação de abastecer os postos de saúde com medicação”, pontuou.

Enquanto a reforma não sair da teoria, a luta por uma assistência mais efetiva e mais digna ao portador de distúrbio mental deve continuar.

Dra. Mabel Nascimento

A dupla de cantores e compositores Dr. Ed e Paulo Costa está se apresentando no Teatro de Arena do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) com o projeto “Forró e Samba – O melhor dos dois”. A primeira apresentação aconteceu no dia 27/03 e os próximos shows serão nos dias 08 de maio e 05 de junho, sempre às 20 horas.

No show, Dr. Ed, Paulo Costa e banda apresentam algumas das canções mais significativas e marcantes de grandes nomes da música nordestina, com destaque especial para Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Além disso, também há espaço para composições dos protagonistas da festa, como Perfume de Mulher (Dr. Ed) e Lucas da Feira (Paulo Costa e Nélio Rosa).

Para curtir os shows, basta levar um quilo de alimento não perecível. A iniciativa, de caráter filantrópico, está sendo promovida em parceria com a Arquidiocese Metropolitana de Feira de Santana e o Dispensário Santana, com apoio do Sesc, Uefs, Cuca e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Todo alimento arrecadado será doado para as ações sociais promovidas pela Igreja Católica e pelo Dispensário.

SERVIÇO

O quê: Projeto Forró e Samba – O melhor dos dois

Quem: Dr. Ed e Paulo Costa

Quando: 08 de maio e 05 de junho

Onde: Teatro de Arena do Cuca (R. Conselheiro Franco, nº 66, Centro, Feira de Santana)

Horário: 20 horas

Acesso: 1 quilo de alimento não perecível

*Com informação da assessoria do evento.

Feira de Santana-BA, fevereiro/março/abril de 2014

Page 9: Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

O Prof. Eliomar Neves, docente do curso de Contábeis da FAT, teve um trecho da sua dissertação de Mestrado citado em relatório de uma das Comissões da Câmara de Deputados, a que é responsável por proferir parecer à proposta de emenda à Constituição nº 186/2007. Esta proposta de emenda prevê a introdução de avanços às Administrações

Tributárias em todos os níveis, dotando-as de autonomia funcional, administrativa e orçamentária.

No relatório da Comissão foi citado um trecho da dissertação, no qual o Prof. Eliomar Pires Neves defende que “o desafio para o País é de articular um novo modelo de desenvolvimento administrativo, político, econômico e social que possa dar à sociedade a perspectiva de

um futuro melhor, isto é, uma administração pública menos 'travada' e mais profissional e rápida, baseada em conceitos atuais de administração e eficiência, voltada para o controle dos resultados, e descentralizada, mais próxima do cidadão que, em uma sociedade democrática, é que dá legitimidade às instituições e ao seu governo”.

Como explica o docente, “o

estudo está vinculado às práticas de Responsabilidade Social e Educação Fiscal adotadas pela Delegacia da Receita Federal em Feira de Santana, e para tanto, trabalhamos com conceitos de Administração do Estado e a legitimidade dos tributos”.

O Diretor Acadêmico e coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAT, Prof. Dr.

Jose Maria Dias Filho, felicitou o amigo: “Parabéns pelo merecido destaque! Um orgulho para todos nós e para a Bahia, em sentido geral”, registrou em mensagem ao Prof. Eliomar Neves, que além de docente da faculdade, é Auditor Fiscal da Receita Federal e coordena a Equipe de Órgãos Públicos da DRF/Feira de Santana.

*Com informações da

09

O Prof. Bruno Andrade, docente dos cursos de Enfermagem e Nutrição e coordenador da pós-graduação em Farmacologia Básica e Clínica Aplicada a uso de Medicamentos da FAT, foi convidado para ser palestrante em um importante evento internacional,

rdo "3 International Conference on Medicinal Chemistry and Computer Aided Drug Designing", que acontecerá de 08 a 10/12, em San Francisco, USA.

O professor falará sobre o uso de compostos extraídos de plantas do semiárido brasileiro no combate a doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

O Prof. Jefferson Lima, docente do colegiado de Comunicação Social da FAT, conquistou o Mestrado em fevereiro. Ele defendeu a dissertação “WEB DESIGN: Bases conceituais e metodologia para desenvolvimento de interfaces” no Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS. Segundo o docente, a pesquisa foi motivada pelo interesse em aliar questões relativas aos princípios de planejamento aplicados a produtos gráfico-visuais (Impressos) e, principalmente, a produtos gráfico-virtuais (Internet).

“A questão principal foi começar por compreender as bases projetuais desses suportes, o mundo dos sítios virtuais ou web sites. Diante de tantos fatores a serem considerados em um bom produto gráfico-virtual, como os estéticos, ergonômicos e tecnológicos, certamente deduz-se que algum

conhecimento metodológico se faz necessário a fim de configurar tantas informações num único tipo de produto de serviço”, explica o mestre. “Buscou-se evidenciar que, mesmo diante de tantos livros já lançados sobre o tema design de interfaces para web, a aparente facilidade com que se consegue projetar um produto para WWW permite que poucos compreendam web design como uma das especialidades do Design, cuja prática do projeto, porém, é essencialmente fundada nos ensinamentos de Desenho Industrial”,

avalia.Segundo o Prof. Jeferson,

o trabalho se destina a todos aqueles que precisam criar interfaces gráficas para web e que não possuem uma relação mais íntima com o design, sejam eles publicitários, engenheiros da computação, estudantes de design recém ingressos na academia, autodidatas etc.

Fizeram parte da banca examinadora do trabalho os Profs. Dr. Phd Luiz Antonio Vidal de Negreiros Gomes (orientador), Dra. Ana Rita Sulz de Almeida Campos e Profa. Dra. Phd Suzi Maria Mariño Pequini.

A Profa. Gilvanice Carneiro Pedreira vai apresentar trabalho durante o II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana (CONFIBERCOM 2014) no próximo dia 15/04, em Portugal.

Com o título “Importância das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para o ensino e aprendizagem: perspectiva da área de ciências exatas”, o artigo da Profa. Gilvanice, desenvolvido em conjunto com a pesquisadora Maria da Conceição Nogueira Correia, buscou investigar de que maneira a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) interfere no desempenho do professor e nos resultados pedagógicos e como a interação entre o sistema de educação e o sistema de meios contribui para o processo ensino -aprendizagem.

O evento vai acontecer de 13 a 16/04, na Universidade de Minho.

O Prof. Moyses Brandão, docente do curso de Contábeis da FAT, defendeu no dia 18/02 sua disser-tação de mestrado no Programa de pós-graduação em Dese-nho, Cultura e Intera-tividade/ UEFS.

Com o título “As imagens projetadas pe lo computador como facilitadoras do ensino/aprendizagem: uma análise do ensino nas escolas municipais de Amélia Rodrigues-BA”, a pesquisa teve como propósito, segundo o docente, compreender a influência das ferramentas modernas no processo de ensino/aprendizagem. “Também observamos os aspectos que contribuem para despertar em alunos e professores o interesse pela mudança cultural sobre o aprender, para que este seja percebido pelo estudante como algo prazeroso e não apenas uma obrigação imposta”, explica Prof. Moyses.

A banca examinadora da dissertação foi composta pelo Prof. Dr. Phd Luiz Antônio Vidal de Negreiros Gomes (orientador), Profª. Dra. Ana Rita Sulz de Almeida Campos (UEFS) e Profª. Dra. Christina Araújo Paim Cardoso (UFBA). Além de docente da FAT, Prof. Moysés Brandão Neto é Secretário Municipal de Educação de Amélia Rodrigues.

Feira de Santana-BA, fevereiro/março/abril de 2014

Page 10: Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

10

Depois de um período longo de trabalho em Angola (África), desenvolvendo atividades através da Caritas Nacional e na coordenação e docência do curso de Serviço Social (Instituto Superior João Paulo II, Universidade Católica de Angola), em parceria com outros países africanos e da Europa, a coordenadora do curso de Serviço Social da

FAT, Profa. Sílvia Antunes de Freitas, decidiu morar na Bahia. Assistente Social licenciada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestra e

doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), com profunda experiência em áreas como desenvolvimento comunitário, movimentos sociais e direitos humanos, ela aceitou o convite da Direção da FAT para implantar a nova graduação na faculdade. Conheça um pouco mais desta paranaense que, com

simplicidade, partilha seu amor pela carreira que abraçou com intensidade.

Atenção, contribuinte: se você ainda não prestou contas à Receita Federal, a FAT vai te ajudar. Entre os dias 10 a 12/04, alunos e professores do curso de Ciências Contábeis e da Mult JR, empresa Júnior da faculdade, vão prestar orientações, fazer o preenchimento e enviar gratuitamente Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 - Ano base 2012.

O contribuinte vai receber orientações sobre como efetuar os lançamentos de despesas e qual o melhor tipo de declaração para o seu tipo de renda.

As declarações serão preenchidas pelos estudantes do curso de Contábeis da FAT, com o apoio de técnicos da própria Receita Federal.

Qualquer cidadão que precise de orientação pode se dirigir à faculdade (no laboratório de informática), na Rua Juracy Magalhães, para requerer o serviço.

Os documentos que devem ser levados para o atendimento da equipe FAT são:• RG• CPF• Nº da declaração anterior• CEP atualizado• Informes de Rendimento• Comprovantes de despesas (com saúde, educação/instrução, empregados domésticos).

Feira de Santana-BA, fevereiro/março/abril de 2014

Page 11: Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

11

Que o carnaval de Salvador é a maior festa de rua da Terra, todo mundo sabe. A cada ano, novos talentos musicais são revelados, grandes artistas emplacam sucessos, e o público não se cansa de pular atrás do trio. Exatamente por isso, o FAT Music não podia ficar de fora da folia.

A nova edição do programa, produzido por alunos de Comunicação Social e o Núcleo de Audiovisual da FAT, é especialmente dedicada ao Carnaval. A equipe foi às ruas saber a opinião do público sobre a música Lepo, Lepo, ganhadora da festa, e relembrou grandes sucessos deste e de outros carnavais.

O programa é apresentado pelos alunos Carol Mascarenhas e Murillo Oliveira, com reportagens de Andreyse Kescily, Monalisa Conserva e Rafael Mascarenhas. A direção é assinada pelo coordenador do Núcleo de Audiovisual da FAT, Emanuel Peixoto, com imagens de Geovani Peixoto e Rogério Barreto, e edição de Geovani Peixoto e Emanuel Peixoto.

Confira o programa no canal da faculdade no Youtube. FAT Music. É a FAT interagindo com o mundo através da Música.

A editora baiana Sanar publicou dois livros voltados para os profissionais que desejam fazer concursos na área de Enfermagem para os Hospitais Universitários Federais (EBSERH). O primeiro, voltado para enfermeiros, traz 234 questões comentadas por autores e pesquisadores renomados nacionalmente. Os conteúdos são das áreas de Legislação aplicada ao SUS e à EBSERH, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático e conhecimentos específicos. Há

também uma publicação para técnicos de enfermagem, com 224 questões comentadas.

Os livros foram elaborados sob a coordenação do Prof. Gilberto Tadeus Reis, pós-doutor em Ensino e Ciência da Saúde e docente da UFBA. Os livros fazem parte da Série Concursos em Saúde e podem ser adquiridos através do site WWW.editorasanar.com.br. Mais informações pelos telefones (71) 3497-7689 e do e-mail [email protected].

Os alunos da FAT têm à sua disposição uma série de serviços e informações ao alcance de um click. No Portal Acadêmico, o estudante pode, entre outras funções, imprimir boletos, solicitar a emissão de histórico escolar, consultar notas das matérias, pedir declarações diversas etc.

A equipe FAT já está trabalhando para oferecer, em breve, todos os serviços on line, para que o aluno não precise mais se dirigir ao SAE para dar entrada em solicitações ou buscar informações.

Conheça todas as funcionalidades do Portal em www.fat.edu.br. Caso você não saiba ou tenha esquecido seu login e senha, basta solicitá-los através do e-mail [email protected].

No quadro ao lado, confira tudo que já pode ser feito através do Portal Acadêmico da FAT.

Feira de Santana-BA, fevereiro/março/abril de 2014

Page 12: Jornal FACTUAL, Edição nº 15, fevereiro/março/abril de 2014

O curso de Medicina Veterinária da FAT começou 2014, como se diz na linguagem popular, “com todo o gás”. Confira na entrevista com o coordenador do curso, Prof. Dr. Marcio Reis, como a graduação está estruturada para oferecer aos alunos as condições para uma formação completa e de ponta.

Factual – Qual o principal objetivo do curso da FAT?

Prof . Márcio Reis – Formar profissionais atentos às mudanças no mercado, prof iss ionais eclét icos, generalistas e capazes de atuar nas diversas áreas da Medicina Veterinária, desde a atuação como clínicos, passando pela consultoria em propriedades criadoras de animais, até inspeção em alimentos – uma área muito importante da Medicina veterinária. Nossa meta é que, ao concluírem a graduação, nossos alunos possam escolher em que área vão atuar.

FCT – Como funciona o curso?MR – Ele é noturno, mas, a partir do 5º

semestre, algumas disciplinas terão atividades diurnas. São disciplinas ligadas à clínica de grandes animais, à inspeção de alimentos, em que temos aulas práticas em propriedades rurais. A FAT, inclusive, tem uma grande vantagem em relação a outras

instituições que têm curso de Medicina Veterinária, que é o fato de possuirmos três fazendas com toda a infraestrutura onde desenvolveremos as atividades práticas.

FCT – Há campo de trabalho para o profissional de Medicina Veterinária?

MR – Sem dúvida. Antigamente, muitas pessoas achavam que iam entrar no curso apenas para cuidar de cachorros e gatos, que se resumia apenas a isto. Veterinária é uma das profissões que possuem um grande leque de oportunidades para quem se forma na área. Desde concursos públicos para atuação em Ministérios, em A g ê n c i a s E s t a d u a i s d e D e f e s a Agropecuária, em centros de pesquisa, em instituições de ensino superior... O Médico Veterinário pode atuar nas áreas de alimentos, higiene, sanidade, na área de reprodução animal – que cresceu muito nos últimos tempos com a clonagem, a fecundação in vitro, etc.

Mais de 50% do PIB brasileiro vem da Agropecuária. Isto simboliza a força do setor e como o campo de trabalho dos veterinários é promissor e vem se expandindo enormemente nos últimos anos.

FCT – Há muita tecnologia nesta área?

MR – Tecnologicamente, a área de Veterinária também é uma das que mais crescem, principalmente com o advento da engenharia molecular, da biodinâmica etc. Temos uma gama de tecnologias muito grandes que podemos empregar no meio rural. E este é também um dos objetivos do nosso curso: preparar os nossos alunos para levarem esta tecnologia ao campo, às fazendas. Vários dos nossos estudantes são de municípios vizinhos, muitas vezes carentes em termos de tecnologia. Então, é nosso intuito que eles ajudem a transformar esta realidade, levando tecnologia e os conhecimentos que estão adquirindo aqui na FAT.

FCT – Qual a infraestrutura em termos de laboratório que a FAT oferece aos alunos?

MR – Nossos laboratórios são muito bem equipados, amplos. Hoje já possuímos o laboratório de anatomia veterinária, de bioquímica, histologia... Sem falar na estrutura das fazendas que temos à nossa disposição, com laticínio, uma grande produção de leite etc. Nossos laboratórios não deixam a desejar em relação às melhores faculdades do Estado. Além disso – o que é muito importante destacar – toda a nossa equipe docente é composta por professores Mestres e Doutores com sólida experiência na área.

12

A Pós-graduação da FAT está com inscrições abertas para vários cursos, entre eles, o de Farmacologia Básica e Clínica Aplicada a Uso de Medicamentos, mais um lançamento na grade da instituição. O curso destina-se aos profissionais da área da saúde que desenvolvem atividades de dispensação, orientação e administração de medicamentos em serviços de saúde (em especial farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de farmácia e enfermagem), docentes e estudantes que atuam ou desejam atuar em Hospitais, Farmácias e Drogarias, Farmácias ambulatoriais, Unidades e Centros Especializados, Assistência Domiciliar,

Clínicas Médicas e Multiprofissionais. Com carga horária de 420 h e duração de 18

meses, o curso é coordenado pelo Prof. Bruno Andrade, doutor em Biotecnologia (UEFS/FIOCRUZ) e pesquisador nas áreas de Genômica e Proteômica de Microrganismos / Modelagem Molecular.

Novas turmas – Também estão abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos já existentes na grade da Pós-graduação FAT. Informações e inscrições através do e-mail [email protected], pelo site http://posgraduacao.fat.edu.br e através do

telefone (75) 3616-9451. IMPORTANTE: Os alunos da FAT têm 20% de desconto nas mensalidades de todos os cursos da instituição.

A pós-graduação da FAT é coordenada pelo Prof. Dr. Lindomar Pinto, que é doutor em Administração pela UFBA (2011), com estágio sandwiche na École des Hautes Etudes Commerciales de Montreal (HEC Montreal/Canadá). Docente de graduação e pós-graduação, tem experiência nas áreas de gestão, gestão pública, cultura organizacional, reforma gerencial e modernização organizacional.

A pós-graduação da FAT está com inscrições abertas para o curso de Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado. Coordenada pela psicóloga Kátia Susi Alves, mestre em Ciências da Educação e pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e em Educação, Desenvolvimento e Políticas Públicas, o curso visa por oferecer uma diversidade de temáticas orientadas à inclusão de pessoas com necessidades especiais no âmbito escolar.

Destinado a profissionais de Educação e outras áreas afins (psicólogos, assistentes sociais, profissionais da área de saúde), a pós tem carga horária de 360h. Entre as disciplinas, aulas sobre métodos, técnicas e recursos para a escolarização da pessoa com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, com deficiência auditiva, visual, com Síndrome de Down, pessoas superdotadas, entre outros.

Feira de Santana-BA, fevereiro/março/abril de 2014