factual - 7ª edição

16
P1 Quarta-feira , 24 de maio de 2012 Novos cursos Engenharia de Produção e Pedagogia P16 P3 P03 Foto Divulgação P8 Curso de Contábeis da FAT fica entre os Melhores do Brasil no último exame do CFC FAT seleciona estudantes para Programa de Iniciação Científica 2012 Últimos dias para inscrições no Vestibular FAT 2012.2

Upload: faculdade-anisio-teixeira

Post on 23-Mar-2016

278 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

Jornal Informativo da Faculdade Anisio Teixeira de Feira de Santana - Bahia

TRANSCRIPT

Page 1: Factual - 7ª Edição

P1

Quarta-feira, 24 de maio de 2012

Novos cursos Engenharia de

Produção e Pedagogia

P16 P3

P03

Foto

Div

ulga

ção

P8

Curso de Contábeis da FAT fica entre os Melhores do Brasil no último exame do CFC

FAT seleciona estudantes para

Programa de Iniciação Científica 2012

Últimos dias para inscrições

no Vestibular FAT 2012.2

Page 2: Factual - 7ª Edição

P2

Novidades... Já estamos no final de

maio, e uma grande oportuni-dade para os interessados em ingressar no ensino superior se aproxima. A FAT está com inscrições abertas para mais um vestibular, com duas no-vidades: os cursos de Pedago-gia e Engenharia de Produção. Confira mais detalhes sobre as novas graduações nesta edição.

O FACTUAL deste mês traz ainda orientações sobre como cuidar da visão através da ali-mentação, um artigo sobre li-berdade de expressão e tudo sobre o Programa de Iniciação Científica 2012 da faculdade, que está selecionando bolsis-tas. Nosso jornal apresenta, ainda, uma retrospectiva de tudo o que aconteceu na ins-tituição neste mês das mães e os eventos que vão movimen-tar alunos, funcionários e pro-fessores.

O FACTUAL é todo seu. Aproveite e ótima leitura!!!!

Factual Informativo institucional da Faculdade Anísio Teixeira (FAT)Diretor Geral: Prof. Antonio Walter Moraes LimaVice-diretora: Profa. Dra . Ana Rita SacramentoDiretor Acadêmico: Prof. Dr. José Maria Dias FilhoEditora-chefe: Profa. Sílvia DantasTextos: Marly Caldas e Sílvia DantasProjeto Gráfico: Ricardo Joilly

Fotos: Jorge MagalhãesDiagramação: Pipa Diagramação (75) 3487-5969Revisão: Profa. Marly CaldasProdução: ASCOM FAT Impressão: EMGRAF Tiragem: 05 mil exemplares Sugestões de pauta e envio de conteúdos: [email protected]: Tânia Paraguassu (Diretora Financeira), Adailton Silva (Assessor da Direção), Kelly Alves (Assessora de Marketing e Eventos).

O estudante Marko Aurélio Santos, 8º semes-tre de Enfermagem da FAT, consagrou-se campeão baiano de Judô na categoria peso médio (-90 kg) no dia 12 de maio. O certame foi disputado no giná-sio do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Salvador. Além desse, ele ficou em 3º lugar no torneio aber-to disputado no mesmo dia. Marko, que também é membro do NUDES/UEFS, conta com o apoio da FAT no desenvolvimento da sua atividade esportiva.

Estudantes e professores dos cursos de Comu-nicação Social, Jornalismo e Publicidade e Propa-ganda da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) foram pre-sença marcante no Oscar Folia, evento que premiou os destaques da Micareta de Feira de Santana de 2012.

A equipe da FAT foi composta por mais de 70 alunos, orientados pelos professores ACM, Andréa Souza, Marly Caldas, Luciana Boeira e Silvia Dantas que organizaram atividades interdisciplinares práti-cas de cobertura de um evento deste porte, envol-vendo as disciplinas Oficina de Texto Jornalístico II, Webdesign, Fotografia Publicitária, Fotografia, Teo-rias do Jornalismo, Jornalismo Comunitário, Plane-jamento e Produção Gráfica, Produção de Vídeo e Áudio.

O evento, organizado pela Revista Alternativa,

foi realizado na noite de terça-feira, 15 de maio, no Centro de Cultura Amélio Amorim e contou com a presença de artistas locais, como a banda Novos Baianos que abriu o evento cantando músicas atu-ais e antigas do cenário estadual, além de outros ar-tistas de destaque na música baiana, como o cantor Ninha.

Um painel na entrada principal da faculdade homenageou as mães da instituição pela passagem do seu dia, 13/05. Alunas, funcionárias e professo-ras foram maquiadas por consultoras da Mary Key

e clicadas por um fotógrafo do Studio Líder. Além de o painel ter ficado lindo, as mamães também puderam adquirir as fotos profissionais por preços acessíveis.

Desde o dia 12 de maio, está acontecendo o cur-so de Direito Constitucional, promovido pela turma do 7º semestre de Direito (vespertino) e ministrado pelo Prof. Ms. Mussolini Ferreira de Lima. Com o

tema “Os Direitos Humanos dentro de perspectiva constitucional”, o curso aborda assuntos como a Tu-tela Constitucional das Liberdades, Direitos de Na-cionalidades e Direitos Políticos.

A comissão de Formatura da turma 2008.2, do curso de Enfermagem da FAT, realizou, dia 18 de maio, o evento “O Enfermeiro expandindo conhe-cimento na Atenção Básica à Saúde”. Durante o evento, a profª. Msc. Valderice Queiroz falou sobre

o tema Protocolo de enfermagem na Atenção Bá-sica e a colega Magna Andrade abordou a Atuação do enfermeiro na prevenção do câncer de colo de útero: interpretação e seguimento de exames cito-patológicos.

Aluno FAT conquista campeonato de Judô

Professores da FAT realizam aula interdisciplinar no Oscar Folia

FAT fez homenagem para Mães

Curso na área de Direito Constitucional

Evento de Enfermagem abordou Atenção BásicaA

rqui

vo p

esso

alFo

to: V

alde

nir L

ima

Errata:Na última edição do Factual (Abril), na página 05, onde estava escrito “Estu-dantes lotaram auditório para conhecer nova edição do Desafio Sebrae” leia-se: “Estudantes lotaram auditório para co-nhecerem nova edição do Desafio Se-brae”.

Page 3: Factual - 7ª Edição

P3

FAT seleciona estudantes para Programa de Iniciação Científica 2012

Últimos dias para inscrições no Vestibular FAT 2012.2

Uma das maiores instituições de ensino superior da Bahia, a Faculdade Anísio Teixeira, FAT, está na reta final das inscrições para o Vestibular 2012.2. Além dos cursos já consolidados – nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Jornalismo, Nutrição, Psicologia, Publici-dade e Propaganda, Rede de Computadores e Sistemas para Internet – a grande novidade são as vagas para dois novos cursos: Pedagogia e Enge-nharia de Produção.

Para Pedagogia, serão oferecidas vagas nos turnos vespertino e notur-no. Já para a área de Engenharia de Produção, que terá duração de cinco anos, as aulas serão noturnas. A coordenadora do curso de Pedagogia da FAT, Profª. Adriana Bullos, ressalta que o mercado de trabalho para o pro-fissional de Pedagogia é muito amplo e vai além da sala de aula. “O peda-gogo pode atuar nas áreas empresarial, social e hospitalar, alem do próprio universo escolar”. A área de Engenharia de Produção também é bastante promissora, podendo o profissional atuar no gerenciamento e melhorias de sistemas produtivos de bens e/ou serviços.

No caso do curso de Direito, um dos mais concorridos na instituição, o processo seletivo será válido para ingresso no primeiro semestre 2013. Ou seja, os candidatos prestarão vestibular agora, mas os aprovados começa-rão a freqüentar as aulas somente no próximo ano. Nesse curso, há vagas para os turnos vespertino e noturno.

As inscrições poderão ser feitas até 30/05 na sede da FAT (Ponto Central), no Núcleo de Pós-Graduação (Av. Getúlio Vargas) e pela Internet (www.fat.edu.br). As provas serão aplicadas no dia 02 de junho. Mais informações sobre o Vestibular 2012.2 da FAT também pelo telefone (75) 3616-9466.

Vestibular FAT 2012.2 Período de Inscrição (presencial e pela internet) – até 30/05Provas – 02/06Início das Aulas – 06/08

Postos de Inscrição: Sede da FAT, Núcleo de Pós-Graduação da FAT e pela Internet (www.fat.edu.br).

Curso Turno Administração Noturno

Ciências Contábeis Noturno

Direito Vespertino

Direito Noturno

Enfermagem Matutino

Enfermagem Noturno

Jornalismo Noturno

Nutrição Matutino

Nutrição Noturno

Psicologia Matutino

Psicologia Noturno

Publicidade e Propaganda Noturno

Redes de Computadores Noturno

Sistemas de Internet Noturno

Engenharia de Produção Noturno

Pedagogia Vespertino

Pedagogia Noturno

Estão abertas, no SAE, as inscrições para o Programa de Iniciação Científica 2012 da FAT. O programa vai conceder um desconto de 20% na mensalidade, além certificado e carga horária como atividade complementar, para os alunos selecionados. “A iniciação científica é uma atividade de investigação, realizada por estudantes de graduação, orientada por pesquisador qualificado, e que visa ao aprendizado de técnicas e métodos científicos”, explica a profª. Louise Sobral, coordenadora do NAPE.

Podem se inscrever no processo de seleção estudantes da FAT que:

Estejam em dia com as mensalidades.Cursando entre o 3º e o antepenúltimo semestre do curso.Possuam aproveitamento nas disciplinas conectadas com

o Projeto de Pesquisa com média igual ou superior a 8,0*.

A seleção vai envolver análise do desempenho acadêmico (médias e faltas); aplicação de prova teórica e redação (05/06, às 16h30) e entrevista (para os candidatos que passarem na prova teórica, obtendo, no mínimo, média 7,0).

A lista dos candidatos que participarão do processo seletivo será divulgada no dia 29/05. A seleção acontecerá nos dias 05 e 06 de junho e a divulgação dos resultados deverá ocorrer no dia 15 do mesmo mês.

A ficha de inscrição está disponível no site da FAT e deve ser entregue no SAE até 25de maio.

Confira as vagas disponíveis por projeto de pesquisa:

VAGAS PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2012.1

*Bolsas para alunos com média de aprovação inferior a 8,0 poderão ser concedidas mediante justificativa por escrito do professor orientador.

Page 4: Factual - 7ª Edição

P4

2- Então, o mer-cado de trabalho do Pedagogo vai além da sala de aula?

Atualmente, o Pedagogo pode atuar em instituições escola-res – na educação infan-til, ensino fundamental, incluindo a EJA (educa-ção de jovens e adultos), em sala de aula, coorde-nação pedagógica ou direção – e em espaços não-escolares, como hospitais e empresas.

3- Quais o principais diferenciais do curso de Pedagogia que a FAT está implantando?

O curso contará com professores mestres e doutores, despertan-do, também no aluno, o desejo pela pesquisa em Educação. Para isso, o curso vai propiciar a relação entre teoria e prática, onde os educandos terão a possibilidade de refletir e executar ações educa-tivas nos diversos espaços sociais.

Em entrevista ao FACTUAL, a pedagoga Adriana Bullos coorde-nadora do curso de Pedagogia, explica mais detalhes sobre este novo curso da FAT. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS (2008), especialista em Educação Matemática pela UCSAL e com licenciatura em Matemática, Adriana foi coordenado-ra do curso de Pedagogia da Faculdade ENEB e também em escolas na rede pública de ensino.

Já atuou como docente na UEFS e ENEB e como professora de matemática no Ensino Fundamental I e II, nas redes pública e parti-cular. Atualmente, também é coordenadora geral do Colégio Anísio Teixeira (CAT).

O curso de Pedagogia tem a duração mínima de oito semestres e será ministrado na FAT nos turnos vespertino e noturno.

1- Como podemos definir a área de Pedagogia?

A Pedagogia é a ciência que objetiva a reflexão, ordenação, sis-tematização e a crítica do processo educativo, sendo que este ultra-passa os muros da escola. Por isso, o Pedagogo tornou-se um pro-fissional com amplas possibilidades de atuação, tanto em espaços escolares quanto não-escolares. A FAT, através deste novo curso, busca contribuir para a formação de profissionais autônomos e crí-ticos, capazes de conviver com a inclusão, respeitando as diferenças e atuando, seja no ambiente escolar, hospitalar ou empresarial.

A Faculdade Anísio Teixeira adquiriu, para sua Biblioteca, o Academic One File, uma poderosa base de dados que abrange todas as áreas do conhecimento e possui mais de 14 mil periódicos indexados, sendo mais de quatro mil deles em texto comple-to.

Base de dados presente no portal de pe-riódicos CAPES e com interface em portu-guês, o Academic possui um tradutor para a Língua Portuguesa e outras cinco línguas. O usuário tem à disposição mais de quatro milhões de artigos e pode ler os principais jornais do mundo, como o New York Times, atualizados diversas vezes ao dia.

A nova base de dados disponibiliza, ain-

da, o conteúdo de importantes revistas e pu-blicações científicas internacionais. Os des-taques são os títulos nas áreas de Medicina, Educação, Psicologia e Economia. “O Acade-mic não tem limite de usuários simultâneos e eles podem fazer cópias, impressões ou downloads de todo o seu conteúdo”, explica

Gisélia Silva, coordenadora da Biblioteca da FAT, apontando algumas das vantagens da base de dados para os estudantes e docen-tes da instituição. Para acessar, bastar entrar no site da Biblioteca da FAT (http://bibliote-ca.fat.edu.br/fontes_pesquisa.php) .

Base de dados da Biblioteca FAT disponibiliza milhares de periódicos em todas as áreas

Profa. Adriana Bullos

FAT implanta curso de Pedagogia para contribuir com fortalecimento da Educação na região

Page 5: Factual - 7ª Edição

P5

Enfermagem promove ação social no Aviário

Mutirão de Imposto de Renda FAT ajudou feirenses a prestar contas com o “Leão”

Estudantes do curso de Enfermagem da FAT estiveram no dia 16 de maio na unidade de saúde do bairro AVIÁRIO II, promovendo o hiper dia de orientação sobre Diabetes e Hipertensão. A ação faz parte da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, coorde-nados pela Profª. Patrícia Freire.

Participaram da atividade os enfermei-randos Marko Aurélio, Mayksandra, Priscila, Antônio Leão, Carlos Mota, Flávia e Débora. Eles planejaram a ação, que envolveu uma palestra educativa e um café da manhã sau-dável para o público da unidade. “O objeti-vo foi conscientizar os usuários cadastrados no programa de controle de hipertensão e

diabetes sobre a necessidade da adoção de um estilo de vida saudável”, explica Profª. Patrícia.

A FAT, através de sua empresa júnior e do curso de Ciências Contábeis, promoveu, nos dias 14 e 28 de maio, dois mutirões para realizar, gratuitamente, o preenchimento de declarações de Imposto de Renda 2012 - pessoa física. Foram atendidas mais de 100 pessoas que, com o apoio da equipe FAT, conseguiram ajustar as contas com o fisco no prazo certo.

Estudantes de Ciências Contábeis, trei-

nados previamente por técnicos da Recei-ta Federal e coordenados pelo Prof. Daniel Pereira, estavam atendendo e orientando a comunidade. Segundo a presidente da Mult Jr, Rafaella Carnei-ro, a iniciativa foi muito elogiada pe-los “clientes” aten-didos pelos futuros contadores. “Os es-tudantes também d e m o n s t r a r a m muita satisfação por estarem fazen-do as Declarações”, contou ela. A Profª. Taiz Alfaya também ficou muito satisfei-ta com o resultado da ação cidadã. “Os

estudantes de Contábeis e Direito puderam exercitar conhecimentos enquanto contri-buíam com a comunidade”, avaliou.

Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE)

Das 7h às 22h.Informações, inscrições em cursos, eventos, atividades acadêmicas,

matrícula, etc.Tudo de que o aluno precisa em um só lugar.

Page 6: Factual - 7ª Edição

P6

A FAT estará representada no 50º Con-gresso da SOBER – Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural com três trabalhos aprovados: O primeiro, intitulado “O Arranjo Produtivo Local (APL) de couro em Ipirá/BA: algumas considera-ções”, produzido pelas docentes Janúzia Mendes e Fabihana Mendes e pelas alunas Jaqueline Souza dos Santos e Edelaine Al-meida Rios.

Os outros dois trabalhos são de autoria da Profª. Janúzia: “A área de proteção am-biental do lago da Barragem Pedra do Ca-valo: aspectos legais e espaciais” e “Agricul-tura familiar no município de Tanquinho-Ba: fomentando a economia local”, ambos pro-duzidos com outros pesquisadores. Neste último, a Profª. Fabihana também é um das autoras.

A SOBER é uma Sociedade Científica, Cultural e Educacional que tem o objetivo de desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comu-nicação e Sociologia Rural) e suas correlatas. Para atingir esses objetivos, a instituição promove, por meio de seus congressos anu-ais e da publicação trimestral da Revista de

Economia e Sociologia Rural, o intercâmbio científico, a pesquisa e o ensino em ciências sociais rurais.

O 50º Congresso da SOBER, que terá como tema Agricultura e Desenvolvimento Rural com Sustentabilidade, acontece em Vitória (ES) de 22 a 25 de julho.

O curso de Ciências Contábeis da FAT, primeiro a ser criado na instituição, formou novos bacharéis no ultimo dia 19 de maio. 34 formandos colaram grau no Zilas Cerimonial, em solenidade presidi-da pelo diretor acadêmico da faculdade e também coordenador do curso Prof. Dr. José Maria Dias Filho. Na véspera, dia 18, foi realizado um culto ecumênico no auditório do Colégio Luiz Eduardo Magalhães.

Os formandos esco-lheram como paraninfo o professor Joselito de Macedo Ribeiro e como patronesse, a docente Ira-cema Brito das Neves. Os professores homenage-ados foram Luiz Alberto Lago, Mussoline Ferreira, Jorge de Jesus, Danilo Weber, Luiz Ivan dos San-tos e José Valdemir Bra-ga. O prof. Kroiff Freitas e Cleudisson Bastos foram escolhidos como amigos da turma e o funcionário homenageado foi Carlos Oliveira (seu Lula).

A turma foi batizada de Coriolano Cerqueira, auditor da SEFAZ Bahia

que colaborou com eles ao longo do curso. A juramentista foi a for-manda Katherine Rodrigues e os Mestres de Cerimonia, Valquíria Pinto e Lucas Cedraz. A turma optou por ter dois oradores: Josilei-de Oliveira e Antônio Campos. A solenidade emocionou a todos os presentes.

Congresso da SOBER aprova trabalhos de docentes e alunos de Administração da FAT

Ciência Contábeis forma mais uma turma

Page 7: Factual - 7ª Edição

P7

O Colegiado de Comunicação Social da FAT já está com inscri-ções abertas para 2º evento Comunicação na Rede, que vai abordar o tema “MARKETING E MÍDIAS SOCIAIS EM CAMPANHA POLÍTICA”. Às vésperas de mais uma eleição, o evento vai debater as principais es-tratégias que os candidatos devem usar para desenvolver uma campa-nha bem sucedida na internet, espe-cialmente nas redes sociais.

O evento acontecerá no dia 04de junho, a partir das 18h30 no Audi-tório da FAT (Empresarial do Rosilda Dantas). As inscrições estão abertas para profissionais e estudantes da área no Colegiado de Comunicação Social, das 14h às 22h. O valor é R$ 10,00 para aluno FAT e R$ 15,00 para a comunidade em geral. Mais infor-mações: (75) 3616-9474/9451. Vagas limitadas.

Sobre os palestrantes:Marcel Ayres: Jornalista, formado

pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Sócio da PaperCliQ - Comunicação e Estratégia Digital, em-presa que atua com serviços de Planejamento e Gestão em Mídias Sociais, Monitoramento de Marcas, Mídia Online, Consultoria e Trei-

namentos. Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Interações, Tec-nologias Digitais e Sociedade (GITS - UFBA) e co-autor dos eBooks “Mídias Sociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões” e “Mídias So-

ciais e Eleições 2010”.Mário Garcia Jr: Publicitário, forma-

do pela Universidade Católica do Salva-dor, Mestre em Linguagens e Sociedade pela Uneb - Universidade Estadual da Bahia, é Redator Publicitário e já traba-lhou em agências como Propeg, Forma Comunicação, Market Comunicação, FullTime Brasil e IT Comunicação Inte-grada. Atualmente é Diretor de Criação do Núcleo Público (contas do Governo) da Objectiva Comunicação.

2º Comunicação na RedeTema: MARKETING E MÍDIAS SOCIAIS EM CAMPANHA POLÍTICADATA: 04/06/2012 - HORÁRIO: 18h30LOCAL: Auditório do Rosilda Dantas/FATINSCRIÇÕES: Colegiado de Comunica-

ção Social das 14h às 22hVALOR DAS INSCRIÇÕES: R$ 10,00 para aluno FAT e R$ 15,00 para a comunidade em geral.

A coordenação dos cursos de Sistemas para Internet e Redes de Computadores da FAT promoveu, no dia 22 de maio, uma pa-lestra com representantes do Project Mana-gement Institute (PMI). O evento teve como tema a carreira de Gerente de Projetos e

foi dirigido a estudantes e profissionais da área. A PMI é a principal associação mundial

sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, com sede na Filadélfia, Pensilvânia (EUA), e atualmente conta com mais de 500 mil membros em mais 180 países.

Para o coordenador dos cursos, profes-sor Fábio Martins, a palestra foi um momen-to importante em que os interessados em Gerenciamento de Projetos conheceram uma extensa relação de produtos e serviços oferecidos pelo PMI, como Padrões Profis-sionais, Certificação, Pesquisa, Publicações, Educação e Treinamento, além de Desen-volvimento Profissional, dentre outros, em que o PMI oferece serviço on-line de opor-tunidades de carreira em Gerenciamento de Projetos para indivíduos e seleção de profis-sionais pelas empresas.

O evento foi realizado às 19 horas no auditório da faculdade, no Rosilda Dantas e contou com a presença maciça dos estu-

dantes dos cursos, além de muitos profissio-nais de Feira e região.

2º Comunicação na Rede vai abordar Marketing e Mídias Sociais em Campanhas Políticas

Gerenciamento de Projetos foi tema de palestra na FAT

Cristina Serravale, da PMI Bahia, foi a palestrante

Profissionais e estudantes durante o evento

Page 8: Factual - 7ª Edição

P8

Curso de Contábeis da FAT fica entre os Melhores do Brasil no último exame do CFC

Na última edição do Exame de Sufici-ência do Conselho Federal de Contabi-lidade (CFC), realizada em setembro do ano passado e cujo resultado foi divul-gado recentemente, o Curso de Ciên-cias Contábeis da FAT obteve 65,12% de aprovação. Considerando que a média nacional ficou bem abaixo desse per-centual, a faculdade consolida sua po-sição como centro de excelência na formação de Bacharéis em Ci-ências Contábeis em todo o país e, principalmente, no Estado da Bahia. Na primeira edição do Exame, um egresso da FAT, Edu-ardo Lima Carvalho, conquistou a 6ª colocação no ranking nacio-nal.

O Exame de Suficiência em Contabilidade é um dos requisi-tos para o exercício profissional. Sem ele, não é possível obter registro no Conselho Regional de Contabilidade. Ao lado da Advocacia, a Contabilidade é a segunda profissão regulamen-tada a possuir essa modalidade de avaliação. Segundo o próprio CFC, esse exame representa uma grande oportunidade para os alunos do curso de Ciências Con-tábeis mostrarem ao mercado de trabalho que estão aptos para o exercício da profissão. Ainda se-gundo o CFC, essa avaliação também tem por objetivo despertar nos futuros profissionais a responsabilidade de bus-car habilidades e conhecimentos mais aprofundados para bem servir à socie-dade.

“Ciente disso e tendo em vista as de-mandas que recaem sobre a profissão contábil nos dias atuais, a Faculdade Anísio Teixeira procura ajudar o estu-dante do Curso de Ciências Contábeis a

tes do conjunto de estratégias que es-tão sendo empreendidas pela Direção da Faculdade. “Trata-se de um espaço privilegiado para o futuro profissional aprender a gerenciar projetos, lidar com as diferenças, aproveitar potencialida-des individuais em favor dos objetivos da organização, reconhecer o valor do trabalho de seus colaboradores, facilitar

a livre expressão no ambiente do trabalho, aceitar críticas e su-gestões de seus líderes e de ou-tros componentes da equipe”, informa o diretor.

Segundo Prof. José Maria, outro aspecto que explica o su-cesso do curso de Ciências Con-tábeis da FAT é que ele não se limita a oferecer ao aluno uma formação de caráter técnico. “Mais do que isso, trabalha-se com a preocupação de desen-volver o espírito de cidadania e formar indivíduos comprometi-dos com o bem-estar social. Ou seja, busca-se formar também cidadãos preparados para in-tervir no contexto em que atu-am e transformar a realidade, objetivando sempre a melhoria da qualidade de vida da popu-lação. Parte-se do princípio de que o contador precisa estar comprometido com a ética,

com a transparência e preparado para estimular comportamentos de cidada-nia”, afirma.

A Direção da FAT e a Coordenação do Curso de Ciências Contábeis parabeni-zam todos os alunos aprovados no exa-me de suficiência, desejando que en-contrem na Contabilidade não apenas um instrumento de realização profis-sional, mas também um dos caminhos mais dignos para servir à sociedade.

adquirir um conjunto de habilidades e não apenas conhecimentos. Parte-se do princípio de que, se os conhecimentos nessa área evoluem muito rapidamente, é necessário que o aluno seja estimula-do a desenvolver habilidades que lhe permitam caminhar por conta própria, ou seja, adquirir novos conhecimentos para responder aos desafios que surgi-

rão ao longo da vida profissional”, expli-ca o diretor acadêmico da FAT e coorde-nador do curso de Contábeis, Prof. Dr. José Maria Dias Filho.

Esta é uma das razões pelas quais a instituição vem investindo em labora-tórios e apoiando diversas iniciativas que viabilizem uma maior aproximação entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho. A implantação da Empresa Júnior é um dos exemplos mais recen-

Page 9: Factual - 7ª Edição

P9

Curso de Contábeis da FAT fica entre os Melhores do Brasil no último exame do CFC

O estudante Paulo Fabrício Reis, do 2º semestre de Publicidade e Propaganda da FAT, está participando de um importante projeto nacional de resgate da memória de um dos mais tristes momentos da história brasileira: a ditadura militar. Ele foi o único Agente Mobilizador selecionado pelo Proje-to Cinema pela Verdade aqui na Bahia, que está promovendo exibições de filmes e do-cumentários sobre os anos da ditadura no País.

O Factual entrevistou o estudante, con-fira:

1- Como aconteceu a seleção para o projeto?

Houve uma divulgação na internet da realização de seleção para agente mobiliza-dor do Cinema pela Verdade, que seria um projeto a se realizar em âmbito nacional, havendo a seleção de um estudante univer-sitário por estado. Após a inscrição prelimi-nar, passei por uma prova e entrevista, que me conferiu o posto de agente do projeto na Bahia. O interesse surgiu basicamente por dois motivos, primeiro pelo prazer do processo de difusão cinematográfica, algo que me instiga e no qual me dedico e, em segundo, pelo tema, a questão da ditadura civil-militar, que foi um período da história do Brasil muito conturbado e que merece ser esmiuçado e esclarecido.

2- Quais são suas atividades como agente mobilizador?

O agente mobilizador é o braço do projeto em cada estado, é o mediador das ações que o envolvem. O agente represen-ta o projeto, que é realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e Ministério

Esse minifestival resultará em relatórios, produzidos a partir das sessões e debates realizados em cada universidade, que re-gistrarão as diversas percepções do público acerca do período da ditadura e suas con-sequências sócio-políticas para o Brasil de hoje. Isto contribuirá para ampliar o acervo material e imaterial da Comissão de Anistia, intensificando o processo de resgate da me-mória e história da democracia no Brasil.

+++ Quer saber mais?Entre em contato com Paulo Fabrício:

[email protected],[email protected].

da Justiça, via Comissão de Anistia. Nesse sen-tido, somos peças importantes no processo, que envolve a busca da ampliação da discus-são acerca dos atos e fatos relacionados à di-tadura, possibilitando, assim, o resgate deste período da história na memória de professores e estudantes universitários dos quatro cantos do Brasil.

3- Em que isto vai contribuir para sua formação na área de Publicidade?

O trabalho é dinâmico e exige uma pers-picácia nas tomadas de atitudes. Além disso, confere ao agente uma organização e uma dis-ciplina que também se faz importante no ramo publicitário. É uma atividade de produção cul-tural, que no seu desenvolvimento estimula a criatividade, a agilidade e a responsabilidade, itens extremamente fundamentais para a vida. No geral, as contribuições desse estágio para a profissão serão inúmeras e muito significa-tivas, pois, além de Publicitário, eu desejo ser Comunicólogo e, para tal, nada melhor do que contribuir com o processo de difusão de uma arte, o cinema, num contexto elucidativo e in-formativo, levantando questões que envolvem a história do nosso país. Esse processo, sendo realizado dentro de academias, possibilita a discussão, a criticidade, e faz valer o verdadei-ro sentido da palavra universidade.

4- Como está sendo desenvolvido o projeto?

Fizemos parcerias com a FAT e a UEFS para exibição de filmes como Cida-dão Boilesen (http://www.youtube.com/watch?v=9TrocKiappo), Condor ( http://www.youtube.com/watch?v=tp4jyL3mbaw) e Hércules 56 ( http://www.youtube.com/watch?v=Plz0myNOpcU).

Estudante de Publicidade participa de projeto nacional nas áreas de Cinema e

Direitos Humanos

Page 10: Factual - 7ª Edição

P10

O curso de Psicologia da FAT vai promo-ver sua primeira jornada, com o tema “A Psi-cologia Histórico-Cultural de Vigotski – con-tribuições e implicações para a Psicologia”. O evento acontecerá no próximo dia 26 de maio, no Auditório Rosilda Dantas (FAT), das 09h às 18 h.

A Jornada, que contará com palestras e mesas redondas, é dirigido a estudantes de Psicologia e Pedagogia. Serão abordados temas como Neuropsicologia e Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Social e Psi-cologia Histórico Cultural e Psicoterapia de orientação Histórico-Cultural.

Os palestrantes convidados serão:

Drª. Lia Lordelo (Doutora pela UFBA)Ms. Luciana Souza (Doutoranda em Psi-

cologia Social pela UFBA)

Psc. Andréa Padovani (Mestranda em Psicologia Social pela UFBA)

Ms. Caio Pereira Gottschalk Morais (Mes-tre em Avaliação Neuropsicológica pela Uni-versidade de Puebla – México)

Ms. Jamile Chastinet (Mestre em Avalia-ção Neuropsicológica pela Universidade de Puebla – México)

Ms. Joelma Oliveira (Doutoranda em Psi-cologia Social pela UFBA)

As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas na coordenação do curso e com os líderes de turma. Os estudantes da FAT farão um investimento de R$ 15,00 e alu-nos de outras Instituições também poderão participar (R$ 20,00). A 1º Jornada de Psico-logia está sendo organizada pelo Colegiado de Psicologia da FAT e Núcleo de Psicologia Social da instituição.

No dia 28 de maio, a partir de 18h30, a FAT vai sediar um dos eventos do projeto nacional Cinema pela Verdade. O pro-jeto, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia, é um míni festival de cine-ma sobre o período da Ditadura Mi-litar no Brasil e suas consequências, e acontecerá ao longo de 2012, em mais de 80 universidades, em todas as 27 unidades da federação.

A partir das sessões e debates realizados em cada universidade, serão registradas as diversas per-cepções acerca do período da di-tadura e suas consequências sócio-políticas para o Brasil de hoje. Isto contribuirá para o incremento do acervo material e imaterial da Co-missão de Anistia, intensificando o processo de resgate da memória e história da democracia no Brasil.

Na FAT, será exibido o filme Ci-dadão Boilesen (2009), de Chaim Li-tewski, seguido de debate, a ser mediado pela Profª. Waneska Cunha dos Anjos - Cientista Social, com a participação dos professores:

• Prof. Andrews Ferreira Pedra Branca - Jornalista;• Prof. Carlos Eduardo Guimarães Araújo - Advogado;• Prof. Jorge Luiz Nery de Santana - Historiador;• Prof. Mussolini Ferreira de Lima - Advogado.

O aluno de Publicidade da FAT Paulo Fabrício Reis, agente mobili-zador do Projeto Cinema pela Ver-dade na Bahia, foi quem apresentou a proposta de realização do evento à coordenação do colegiado de Co-municação Social da faculdade. A iniciativa também está contando com o apoio do colegiado de Direi-to.

Projeto Cinema pela VerdadeData: 28/05, 18h30Local: Auditório FAT (Edifício Ro-

silda Dantas, Av. João Durval)Realização: Instituto Cultura em

Movimento (ICEM)/ Comissão de Anistia/ Ministério da Justiça

Parceria: Coordenação de Comunicação Social / Coorde-nação de Direito – FAT

Filme: Cidadão Boiles en (2009), de Chaim Litewski

FAT vai promover 1ª Jornada de Psicologia

Estudantes da FAT vão assistir a documentário do projeto nacional Cinema pela Verdade

Page 11: Factual - 7ª Edição

P11

No dia 10 de maio, o curso de Enfermagem da FAT realizou a imunização de centenas de estudantes da instituição durante a III Campanha de Vacinação contra Hepatite B. A vacinação foi feita pe-los alunos do 6º semestre de Enfermagem, como atividade da dis-ciplina Enfermagem na Atenção à Saúde do Adulto e Idoso I, sob a orientação da professora Patrícia Argolo e da coordenação do curso. Eles contaram, ainda, com o apoio de uma técnica de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.

Segundo o Ministério da Saúde, as hepatites virais constituem um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A vacina é a forma de prevenção e controle mais segura, eficaz e de maior impacto contra hepatite B e está disponível na rede pública do SUS para o grupo etário de 0 a 29 anos, 11 meses e 29 dias, bem como para indivíduos de maior vulnerabilidade (BRASIL, 2012).

A Faculdade Anísio Teixeira (FAT) participou ativamente da 34ª semana de Enfermagem de Feira de Santana realizada de 11 a 16 de maio. O evento, que integrou a programação da 73ª Semana Brasileira de Enfermagem, foi promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Regional Feira de Santana, em parceria, além da FAT, com a Universidade Es-tadual de Feira de Santana e as Faculdades, FAN, Pitágoras e FTC. As atividades aconteceram no campus da UEFS e conta-ram com a II Mostra de Pesquisa e Extensão do Pró-Saúde e PET-Saúde no dia 16.

Como atividades pré-evento, foram realizados na FAT, dia 11de maio, dois míni-cursos: Cuidado de Enfermagem ao Paciente Crítico, ministrado pela Profª Kátia Freitas; e Novas Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer de Colo de Útero: Assistência de Enfermagem, com o Prof. Valterney de Oliveira Morais, coordenador do curso de Enfermagem da FAT. Além do curso, o prof. Valterney participou também da abertura oficial do evento, no dia 14 e da mesa redonda A

Enfermagem e a Articulação com os Movimentos Sociais, no dia 15, na UEFS.

Para o coordenador, é importante que os alunos partici-pem de atividades como esta, para conhecerem a realidade do mercado de trabalho e perceberem a importância da en-fermagem para a sociedade.

FAT participa da 34ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana

Enfermagem promoveu 3ª campanha de vacinação contra hepatite B

Profa. Patrícia entre alunas

Vacina imunizou contra Hepatite B

Page 12: Factual - 7ª Edição

P12

Prof. Antônio José Tavares Lima*Docente de Psicologia/FAT

O desemprego constitui um fenômeno característico das sociedades burguesas. Sempre fez parte da lógica do capital diminui custos com a produção para aumentar os lucros. Thébaud-Mony & Druck (2007), assinalam que a subcontratação é uma prática que já existia desde o século XVI na Inglaterra e na França. Dentro dessa perspectiva, nunca foi pretensão da economia capitalista gerar emprego para todos. Os desempregados ou subempregados representam um excedente que, seguindo a lógica da oferta e da procura, tendem a diminuir o valor da mão de obra. Gera-se, assim, o que Marx chamou de “superpopulação relativa fluida” (exército industrial de reserva), massa excedente às necessidades de acumulação do capital, mas sempre disponível para suas necessidades sazonais. Neste contexto, segundo Giovanni (2008, p.210) “[...] o desemprego (ou desocupação) era, de certo modo, um tempo de parada para imenso contingentes da população trabalhadora”. “[...] Era quase um ciclo de espera com certa sazonalidade social”.

Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e da robótica, a cada dia torna-se menos necessário o uso de mão de obra viva no processo de produção. Conta também o processo de deslocamento dos investimentos do capital do setor produtivo para o financeiro e o desenvolvimento da doutrina neoliberal, que prega o fim da interferência do Estado na economia e a desregulamentação do trabalho. Com tudo isso, gera-se o que Marx chamou de “superpopulação estagnada” que, ao contrário da “superpopulação fluida”, que se encontra na eminência de poder torna-se massa ativa, a estagnada é composta por trabalhadores irregulares, com mínimas chances de um trabalho formal.

Temos os contornos de uma pintura perversa, quando um número cada dia maior de pessoas torna-se massa de proletários supérfluos para as necessidades de produção do capital e desamparados pelo Estado. O desemprego não atinge apenas as categorias mais populares, mas também as camadas médias, vítimas do processo de “reestruturação produtiva” (downsizing), que visa enxugar a máquina administrativa, atingindo principalmente gerentes de médio escalão e técnicos mais qualificados.

Este quadro produz efeitos radicais na dinâmica da vida dos indivíduos, com um saldo particularmente dramático para os homens. A família nuclear burguesa se estruturou tendo como base a separação sexual do trabalho. Dentro desta perspectiva, o papel fundamental dos homens foi o trabalho fora de casa e para as mulheres coube o trabalho doméstico. Embora nos dias atuais as mulheres também trabalhem fora de casa, este papel se constituiu tardiamente, sendo que, para os homens, o trabalho assalariado constitui uma referência estruturante para sua identidade. Uma mulher desempregada, por motivos culturais, pode mais facilmente encontrar outras possibilidades de ocupação, como o próprio trabalho doméstico, que frequentemente nunca abandonou totalmente. Para os homens, o desemprego significa, não raro, falência de seu principal papel significativo na sociedade.

As estatísticas sobre violência e desemprego, contudo, não revelam uma relação mecânica entre estas variáveis. Segundo, Kahn (2001), em pesquisa feita em 1991 pelo Instituto Datafolha com 645 presos da Casa de Detenção de São Paulo, figura que, no momento do crime, 27% dos criminosos não estavam trabalhando. Em 1996, o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Ruas observou algo semelhante entre os jovens infratores: 53% não trabalhavam e 44% trabalhavam informalmente na ocasião da infração. No caso dos infratores adultos e boa parte dos jovens estavam trabalhando no momento do crime. Em outro estudo, realizado em 246 municípios brasileiros e dez diferentes cidades do Distrito Federal, somando um total de 256 observações, Resende (2007, p.66) assinala que os crimes de ordem econômica (furtos, roubos), não resultam exatamente de desemprego, mas estão “fortemente relacionados à maneira como a renda se distribui na localidade em que são cometidos”

Tudo indica que a condição de desempregado não conduz o indivíduo automaticamente a se rebelar contra a sociedade e procurar saídas individuais para resolver seus problemas. Mesmo porque, o desemprego sazonal, como já foi comentado, é uma condição intrínseca ao

capitalismo. Contudo, a condição de “superpopulação relativa estagnada” produz um exército crescente de indivíduos sem nenhuma perspectiva de entrarem no mercado formal de trabalho. O sujeito sem perspectivas, o pai de família que não pode ser arrimo e, impotente, assiste ao espetáculo do consumismo enquanto seus papéis na família e na sociedade desmoronarem, só lhe restam duas saídas: ressignificar os papéis de homem ou a revolta. Segundo o Banco de Dados – MNDH, os homens são vítimas em 89,21% e acusados com 95,84% dos homicídios que ocorrem no Brasil. A violência torna-se então não apenas uma questão de sobrevivência, mas a expressão de revolta contra uma situação sem saída daqueles que não têm mais nada a perder.

Palavras finais As condições de existência do mundo contemporâneo parecem estar

irremediavelmente condenadas a duas contingências: aumento crescente do número de pessoas desempregadas e concentração cada vez maior das riquezas nas mãos de um número cada vez menor de pessoas. Quais serão as conseqüências deste modelo econômico? Quais os rumos da história? Existem muitas possibilidades, mas parece que o sistema capitalista encontrou uma contradição irreversível. A massa crescente de pessoas que ficarão de fora da esfera produtiva, desamparadas e tendo de assistir ao espetáculo do consumismo sem poder participar, gera um potencial de revolta que pode assumir múltiplas manifestações e linguagens. Estarão aqui os germes de uma revolução? Será possível que, no Brasil, a violência dos excluídos ganhe uma dimensão política? Quais serão as estratégias que o sistema perpetrará para se manter no poder? Qual seria o modelo econômico alternativo? São com estas perguntas que encerro este texto.

*Antônio José Tavares Lima – Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Especialista em Educação Estética, Cultura e Semiótica (UFBA), graduado em Psicologia e História pela UFBA. Professor da FAT e da UNEB. Atua no ensino superior, na área institucional e clinica. Pesquisa subjetividade, cultura e violência.

REFERêNCIAS

ARENDT, Hannah. Da violência. Tradução Maria Claudia Drummod. 9ª ed., Brasília/Rio de Janeiro/UnB/Relume-Dumará, 1994.

DRUCK, Graça & FRANCO, Tânia. A perda da razão social do trabalho: terceirização e precarização. São Paulo: Bom Tempo, 2007.

GIOVANNI, Alves. Trabalho e cinema: o mundo do cinema através do trabalho. Londrina: Praxis; Bauru: Canal 6, 2008.

KAHN, Túlio. Desemprego e violência: fenômenos indissociáveis? Disponível em www.andi.org.b r/noticias/anmviewer.asp? Acessado em 2 de janeiro de 2010.

MAFFESOLI, Michel. Dinâmica da violência. Tradução Cristina N. V. França. São Paulo: Ed. da Revista dos Tribunais, 1987.

MICHAUD, Yves. A violência. São Paulo: Ática, 2009.Resende, João Paulo de., Crime Social, Castigo Social: O Efeito da

Desigualdade de Renda sobre as Taxas de Criminalidade nos Grandes Municípios Brasileiros, EDEPLAR – UFMG, 2007.

ZALUAR, Alba. Um debate disperso: Violência e crime no Brasil da redemocratização. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, v.13, n.3, p. 3-17, jul/set. 1999.

CRIMINALIDADE E DESEMPREGO ESTRUTURAL

Page 13: Factual - 7ª Edição

P13

Profª. Andréa SouzaJornalista Profissional

Docente de Jornalismo/FAT e FIB

Em 03 de maio, comemoramos o Dia Mundial de Liberdade de Expressão. Essa data foi escolhida por se tratar do aniversário da Declaração de Windhoek a qual considera a liberdade, a independência e o pluralismo dos media como princípios essenciais para a democracia e os direitos humanos. A declaração foi aprovada durante um seminário organizado pela UNESCO sobre a “Promoção da Independência e do Pluralismo da Imprensa Africana”, que se realizou em Windhoek, Namíbia, de 29 de abril a 03 de maio de 1991.

Considerando o ano em que esta declaração foi aprovada e vendo a evolução da internet e das redes sociais em todo mundo, acredito que devemos celebrar a ‘nova’ forma de liberdade de expressão. As redes sociais digitais estão trazendo uma mudança política e social ao ajudar as pessoas a se expressarem livremente e difundirem as aspirações de suas comunidades. Mas, nem tudo é tão simples assim. Segundo a ONG Repórteres sem Fronteiras, em 2012, seis jornalistas já foram mortos, 121 estão encarcerados. Em países como a Síria ou o Irã, jornalistas, blogueiros e outros são perseguidos, encarcerados ou mortos.

Mas acredito que devemos sim celebrar, pois, mesmo com esses dados tão tristes, a nossa sociedade está mais consciente, mais informada e mais ciente dos ‘melhores’ canais de acesso (ao menos, sabe, conhece ou tem como checar e/ou encontrar as informações que precisa, quer e/ou procura). Não posso deixar de citar que contamos com o papel de uma imprensa livre que, mesmo com suas contadições, mostra-se relevante e, em alguns momentos, determinantes nas posições adotadas pela sociedade civil organizada, assim como pelos homens públicos.

Na democracia, eu diria, é natural a derrapagem no percurso

da história. E é por esta razão que volta e meia vemos os políticos acusarem a imprensa de ‘denuncista’, dando conta de que a vigilância feita pelas revistas, jornais, emissoras de rádio e televisão sobre os homens públicos tenha como pano de fundo única e exclusivamente a desestabilização da ordem. Mas, sinceramente, prefiro isso a ler somente a versão ‘oficial e oficiosa’ do fato.

Pluralidade de expressão na veia! É em cima disto que se constrói, a meu ver, uma democracia plena, viva e pulsante. Por isso, incentivo os estudantes de Jornalismo a se posicionarem e saibam assumir quando estiverem errados ou quando tenham se posicionado de forma equivocada, saibam identificar as reais fontes de informação. Errem, mas por terem feito o seu trabalho, por terem apurado, por terem ouvido os ‘lados’ das questões (sejam quantos lados as questões tenham), não sejam preguiçosos e, acima de tudo, leiam.

Foi lançado pela Editora Juruá, o livro União estável entre homossexuais: comentários à decisão do STF face à ADI 4.277/09 e à ADPF 132/08, que conta com um capitulo da coordenadora do curso de Direito da FAT, Profª. Hilda Vargas de Araújo. O livro comenta os votos da decisão histórica do Supremo Tribunal Federal (STF) que equiparou a união entre casais homoafetivos sexuais à união estável.

Os votos de cada um dos ministros foram comentados por um jurista da área do Direito de Família, selecionado por seu notável saber jurídico. “Tive a honra de ter sido convidada para comentar o voto do ministro Carlos Ayres de Brito (relator)”, revela Profª. Hilda. “Este livro assume uma relevância considerável na medida em que põe fim a uma realidade preconceituosa que colocava as uniões homoafetivas ao lado das relações comerciais, equiparadas às sociedades de fato no Direito Empresarial. Agora essas uniões recebem a marca do Direito de Família, equiparadas, que foram, à união estável entre um homem e uma mulher”, explica a

coordenadora da FAT.“Agradeço a todos pela

confiança que sempre depositaram em mim, pelo estímulo a cada momento, pela paciência, compreensão, gentileza e presença marcantes nessa fase de minha vida, especialmente a minha família e a minha orientadora, Profª. Isabel Lima, também co-autora do livro”, homenageia a docente, que também leciona na UEFS.

O livro está acessível através do link http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22596

Viva a ‘nova’ liberdade de expressão

Coordenadora de Direito da FAT participa de livro na área de Família

Profª. Hilda Vargas de Araújo

Page 14: Factual - 7ª Edição

P14

No dia 24 de abril, a professora Alessandra Portela, docente do curso de Direito da FAT, fez a defesa da dissertação “Usuário ou Trafi-cante? A Operacionalidade do Sistema Penal desvelada por meio da análise da Lei nº 11.343/2006”, no Mestrado em Direito da Universi-dade Federal da Bahia (UFBA).

Orientada pela Profª. Dra. Alessandra Prado, a dissertação, de-senvolvida com base em pesquisas bibliográficas e coleta de dados, buscou identificar distorções existentes na operacionalidade do Sis-tema Penal, especialmente quanto à uniformização no tratamento dado às condutas tipificadas na lei de drogas, quando da classifica-ção entre usuário e traficante.

O professor Alessandro Couto, docente das disciplinas Direito Ambiental, Ética e Propriedade Intelectual do curso de Direito da FAT, ministrou duas palestras recentemente em um dos mais movi-mentado shoppings da capital baiana, o Piedade.

No dia 13 de abril, ele falou para lojistas dos segmentos de Ali-mentos e Bebidas, abordando o tema Vícios dos Produtos e Servi-ços. Já no dia 20 do mesmo mês, o professor discorreu sobre Rotinas de Direito do Consumidor, palestra voltada para os setores de Moda e Varejo. Os eventos foram promovidos pela Associação dos Lojistas do Shopping Piedade (ALOSPI).

O estudante Marko Aurélio Santos, do 8º semestre de Enfermagem da FAT, profe-riu palestra na 5ª Semana Antimanicomial do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Amélia Rodrigues na sexta feira, 18. Ele abordou a temática “Transtornos mentais mais prevalentes na infância”, falando para um público bastante heterogêneo, com-posto por professores da rede básica de ensino, agentes comunitários de saúde, pro-fissionais da saúde e pessoas da comunidade.

Marko Aurélio durante palestra

Docente de Direito da FAT conclui Mestrado

Profa. Alessandra Portela

Prof. Alessandro Couto

Docente ministra palestras para lojistasem Salvador

Estudante de Enfermagem profere palestra sobre transtornos mentais em Amélia Rodrigues

O time de futebol ASTRO, apoiado pela FAT, fechou a contratação de quatro novos jogadores para reforçar a equipe na 2ª divi-são do campeonato baiano. Três vieram do Feirense: o zagueiro Valdo, o volante Fabio Santos e o meia atacante André Cabeça, que foi contratado para “arrumar” o meio de campo, ajudando a criar oportunidades

para o ataque. O outro reforço foi o lateral Rubinho, que veio do Guarani de Juazeiro do Norte (CE).

Na luta rumo à liderança do grupo do qual faz parte, um dos destaques do time é o atacante Dadai, que foi artilheiro da sele-tiva de acesso à 2ª divisão do campeonato baiano, com uma média de um gol por par-

tida. O técnico Zé Gambirra está confiante que, com os novos jogadores, o time vai me-lhorar seu desempenho na competição para continuar sonhando com uma vaga na elite do futebol baiano.

A FAT e a região sisaleira estão na torci-da. Ótimos jogos, ASTRO!

ASTRO contrata reforços para disputa da 2ª Divisão

Page 15: Factual - 7ª Edição

P15

Você sabia que os cuidados com os olhos devem ir além da consulta regular a um oftalmologista e do uso de bons óculos de grau ou esportivo? Que uma alimentação saudável contribui para uma boa saúde dos olhos? Pois é, medidas sim-ples, tomadas no dia-a-dia, ajudam a melhorar a saúde ocular, além de ajudar na prevenção de outros problemas.

De acordo com a nutricionista Jalyne Ma-lheiro, coordenadora do curso de Nutrição da FAT, há muito se desco-briu que, para se ter pele e olhos perfeitos, basta consumir betacaroteno, precursor da vitamina A, presente nos vege-tais e frutas alaranjadas, como abóbora, mamão, laranja, etc. Além disso, a nutrição “ocular” vêm avançando e hoje os consultórios oftalmoló-gicos também já contam com uma outra aliada, a nutricionista e o poder da nutrição.

Para a nutricionista, “a vitamina A é essen-cial e tão relevante que a sua carência pode levar à cegueira. Estão na lista os antioxidantes, as vitaminas C (presentes nas frutas cítricas, como acerola, goiaba e laranja) e a vitamina E (contida nas oleaginosas, como nozes e castanhas). Além desses, salienta, “há o licopeno, presente em vegetais e frutas vermelhas, como melancia e tomate, com seu poder de dimi-nuir o risco de degeneração ocular”.

Malheiro informa que “recentemente se descobriu que o ácido graxo w3 também pode usado no tratamento da sín-drome do olho seco, no lugar de colírios. A saúde na mesa, com apenas doses diárias de linhaça, dourada ou marrom, ambas possuem o mesmo efeito, peixes, como salmão e sar-dinha, e nosso companheiro, óleo de oliva. Isto tudo porque, na retina, existem altas doses de gordura, que necessitam ser renovadas”. E destaca: “é por isso que os pesquisadores rela-tam que, além de tratar a síndrome do olho seco, o uso do ômega 3 é importante para preservar os pequenos vasos que irrigam os olhos e ainda protege a retina contra inflamações.

Porém, nem todas as gorduras são benéficas, esclarece a

nutricionista, “as gorduras trans, por exemplo, estão ligadas a níveis desregulados de gordura no sangue e a processos inflamatórios, condições que aumentam o risco de degene-ração macular, por isso devem ficar fora da dieta alimentar.

Estão presentes nos pro-dutos industrializados como sorvetes, biscoi-tos, biscoitos recheados, etc.”. Outro vilão dos olhos, de acordo com a coordenadora, é o açú-car, principalmente para diabéticos que podem sofrer com a retinopa-tia diabética e também para os não diabéticos, uma vez que contribui para a formação de ra-dicais livres e o aumento do processo inflamató-rio.

Assim, conclui Ma-lheiro, “a dieta variada, colorida e rica das sala-das, frutas e com uma dose de peixe, pelo me-nos uma vez na semana, deve ser seguida sem-pre. Use 1 colher de so-bremesa cheia de óleo de oliva na salada, no

almoço, e 2 punhados de nozes na semana ou 2 castanhas do Brasil no lanche diário, que ajudam a reduzir os riscos de danos na visão”.

NUTRICIONISTAS NOS CONSULTÓRIOS DOS OFTALMOLOGISTAS

Page 16: Factual - 7ª Edição

P16

egresso deste novo curso terá habilidades para identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operações e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços em atendimento às demandas da sociedade.

3 - O mercado de trabalho para o Engenheiro de Produção está aquecido? Em quais áreas ele pode atuar?

Na atualidade, as empresas enfrentam uma situação de concorrência acirrada e planetária. Para sobreviver, elas precisam dos conhecimentos e técnicas que são próprios da área de Engenharia de Produção, elevando com isso, a demanda pelo profissional deste ramo da Engenharia, como pode ser comprovado através de reportagens recentes em revistas de grande circulação nacional, como Veja, Exame e Isto É.

As áreas de atuação do Engenheiro de Produção são:- Engenharia de Operações e Processos Produtivos;- Logística;- Pesquisa Operacional;- Engenharia da Qualidade;- Engenharia Organizacional;- Engenharia do Produto;- Engenharia Econômica;- Engenharia do Trabalho;- Engenharia da Sustentabilidade;- Educação em Engenharia de Produção.

4- Qual a duração do curso e as disciplinas curriculares mais estratégicas?

Ele é previsto para 10 semestres ou cinco anos. O aluno cursa matérias básicas, como Física, Química, Estatística e Matemática e, em seguida, disciplinas de Engenharia, a exemplo de Desenho Técnico, Eletrotécnica, Automação Industrial, Mecânica dos Fluidos, Materiais para Engenharia, Resistência de Materiais e outras.

Como o curso é de Engenharia de Produção, os cursistas também vão se deparar na grade curricular com matérias da área de gestão, que apóiam os processos decisórios, como Gestão da Qualidade, Finanças e Análise de Investimento de Projetos.

A partir do semestre 2012.2, a Faculdade Anísio Teixeira ofertará para a comunidade de Feira de Santana e região o curso de Engenharia de Produção. Como este é um curso que apresenta uma das mais recentes formas de manifestação da Engenharia, muitos se perguntam o que faz um engenheiro de produção. O Factual responde esta pergunta e esclarece aspectos fundamentais dessa profissão.

A Engenharia de Produção é focada na gestão de processos. Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), “compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia”. O engenheiro de produção gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização.

Confira mais informações sobre o novo curso de Engenharia de Produção da FAT com Prof. Sandro Dórea, coordenador do bacharelado na área de Exatas.

1 - Quais os principais diferenciais do curso de Engenharia de Produção que a instituição está implantando?

O curso proposto pela FAT é de Engenharia de Produção Plena e tem como objetivo formar profissionais aptos a trabalhar com projetos, gerenciamento e melhorias de sistemas produtivos de bens e/ou serviços. Nosso objetivo é que o profissional tenha como base, na sua formação, os aspectos humanos, econômicos e ambientais.

2 - A quem o novo curso se destina?

Pessoas que buscam uma sólida formação científica e profissional e que desejem atuar em vários setores econômicos, que vão desde a indústria, a produção de bens, insumos e produtos agrícolas, o desenvolvimento de sistemas de comunicação, processamento de informações, a comercialização e a distribuição de produtos. O

FAT lança curso de Engenharia de Produção