exposição de crianças no sec. xix em Évora

10
EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS EM ÉVORA EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS EM ÉVORA EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS EM ÉVORA EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS EM ÉVORA NO SÉCULO XIX: (MOSTRA NO SÉCULO XIX: (MOSTRA NO SÉCULO XIX: (MOSTRA NO SÉCULO XIX: (MOSTRA DOCUMENTAL) DOCUMENTAL) DOCUMENTAL) DOCUMENTAL) Maria da Graça David Morais Maria do Rosário Piteira Martins Arquivo Municipal de Évora Outubro de 2015

Upload: dcre-cmevora

Post on 29-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Exposição de Crianças no Sec. XIX em Évora

EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS EM ÉVORA EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS EM ÉVORA EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS EM ÉVORA EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS EM ÉVORA NO SÉCULO XIX: (MOSTRA NO SÉCULO XIX: (MOSTRA NO SÉCULO XIX: (MOSTRA NO SÉCULO XIX: (MOSTRA

DOCUMENTAL) DOCUMENTAL) DOCUMENTAL) DOCUMENTAL)

Maria da Graça David MoraisMaria do Rosário Piteira Martins

Arquivo Municipal de ÉvoraOutubro de 2015

Page 2: Exposição de Crianças no Sec. XIX em Évora

CRIAÇÃO DA RODACRIAÇÃO DA RODACRIAÇÃO DA RODACRIAÇÃO DA RODA

• Apesar da existência daRoda em Portugal remontarao séc. XII, a suainstitucionalização deu-seapenas no séc. XVIII com aOrdem Circular daIntendência Geral de Políciade 24 de Maio de 1783.

• Criou-se então em cadacidade uma casa e nela umlugar onde se pudesse exporqualquer criança sem seconhecer o seu depositante.

Lv. 859, nº 10

Page 3: Exposição de Crianças no Sec. XIX em Évora

A vida dos ExpostosA vida dos ExpostosA vida dos ExpostosA vida dos Expostos

• A entrada na instituição obrigava:

Batismo

Matrícula

Entrega à ama

Page 4: Exposição de Crianças no Sec. XIX em Évora

Condições de vida

Alimentação

Saúde – Obrigatoriedade de vacinação

Lv. 865 (23-2-1981)

Lv. 858, nº 293

Page 5: Exposição de Crianças no Sec. XIX em Évora

Principal Regulamentação, séc. XIXPrincipal Regulamentação, séc. XIXPrincipal Regulamentação, séc. XIXPrincipal Regulamentação, séc. XIX

• Decreto de 19 de Setembro de 1836, em que se determinava acessação de competências de que as Misericórdias gozavam, emrelação às crianças expostas, e que passariam a estar confiadasaos Administradores Gerais de Distrito, Juntas Gerais, CâmarasMunicipais e Administradores do Concelho.

• Regulamento da Administração dos Expostos e Subsidiados doDistrito de Évora, aprovado em Sessão da Junta Geral de 25 deNovembro de 1879.

Page 6: Exposição de Crianças no Sec. XIX em Évora

Dos Reclamados ou a entrega aos progenitoresDos Reclamados ou a entrega aos progenitoresDos Reclamados ou a entrega aos progenitoresDos Reclamados ou a entrega aos progenitores

• Um número significativo de expostos foi reclamado nos finais do séc. XVIII e início do XIX.

• O abandono assumia um caráter:

• Simulatório

• Temporário

Gov. Civil. Cx. 246 Item 105

Arq. Mis. Pasta 2190

Page 7: Exposição de Crianças no Sec. XIX em Évora

As AmasAs AmasAs AmasAs Amas

• As amas desempenhavam um papel relevante em todo o processo de assistência.

• Iniciava-se com a receção da criança –provisória ou definitiva

• Dividiam-se em amas de leite:

• Internas

• Externas

Lv. 858, nº 293

Page 8: Exposição de Crianças no Sec. XIX em Évora

Da Roda aos Da Roda aos Da Roda aos Da Roda aos HospíciosHospíciosHospíciosHospíciosA partir de meados do séc.XIX, o estatuto da criançaaltera-se, a Roda passa a servista como nociva e é entãosubstituída pelos Hospícios.Com a aprovação doRegulamento de 21 deNovembro de 1867extinguem-se as Rodas etransfere-se para o domíniopúblico a criação das criançasresidindo a principaldiferença no facto daexposição de crianças seragora feita em locaisestratégicos.

Lv. 858, nº 85

Page 9: Exposição de Crianças no Sec. XIX em Évora

Regulamento de Regulamento de Regulamento de Regulamento de 1888188818881888A cargo das Juntas Gerais deDistrito e das CâmarasMunicipais a exposição decrianças impunha a existência deuma Casa-Hospício na qual sópoderiam ser admitidos:

-Filhos de pais incógnitos;

-Filhos de pais conhecidosdesaparecidos;

-Crianças que, por morte,prisão, degredo, avançada idadeou moléstia grave dos pais, nãopudessem ser alimentadas poreles.

5 de Janeiro

Page 10: Exposição de Crianças no Sec. XIX em Évora

• Estas diretrizes mantêm-se até 1910, com as adaptaçõesresultantes da extinção das Juntas Gerais de Distrito,substituídas pelas Comissões Distritais, na sequência doDecreto de 6 de Agosto e do Decreto de 24 de Dezembro de1892.

• A partir desta altura, o aumento do subsídio de criação,atribuídos pelas Câmaras Municipais, bem como a fundação deAsilos da Infância Desvalida, justificaram a diminuição dasexposições.