evora local 48

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Camâra Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 05 Maio de 2011 Sabia que... O arquitecto e pintor José Cinatti tem um busto no Jardim Público de Évora? 48 Recebidos nos Paços do Concelho Assembleia Municipal de Lagos trouxe jovens a Évora O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão, e a Primeira Secretária da Assembleia Municipal de Évora, Maria Helena da Costa, receberam esta quinta-feira (dia 5), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma delegação de jovens oriundos da cidade de Lagos, acompanhados pelo Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e pelo Vereador da Câmara Municipal de Lagos, Jorge Serpa.

Upload: dcre-cmevora

Post on 23-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Evora Local 48

TRANSCRIPT

Page 1: Evora Local 48

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Camâra Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 05 Maio de 2011

Sabia que... O arquitecto e pintor José Cinatti tem um busto no Jardim Público de Évora?

48

Recebidos nos Paços do Concelho Assembleia Municipal de Lagos trouxe jovens a Évora

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão, e a Primeira Secretária da Assembleia Municipal de Évora, Maria Helena da Costa, receberam esta quinta-feira (dia 5), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma delegação de jovens oriundos da cidade de Lagos, acompanhados pelo Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e pelo Vereador da Câmara Municipal de Lagos, Jorge Serpa.

Page 2: Evora Local 48

évoralocal / pág. 02

Page 3: Evora Local 48

évoralocal / pág. 03

Recebidos nos Paços do Concelho Assembleia Municipal de Lagos trouxe jovens a Évora

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão, e a Primeira Secretária da Assembleia Municipal de Évora, Maria Helena da Costa, receberam esta quinta-feira (dia 5), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma delegação de jovens oriundos da cidade de Lagos, acompanhados pelo Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e pelo Vereador da Câmara Municipal de Lagos, Jorge Serpa.

O Vice-Presidente da Câmara de Évora, Manuel Melgão, deu as boas vindas à cidade, agradeceu a visita e desejou uma boa estadia, no que foi acompanhado por Maria Helena da Costa, em representação do Presidente da Assembleia Municipal de Évora.

A visita, de carácter educativo, incluiu um passeio pelo Centro Histórico de Évora, cidade que, segundo os organizadores foi escolhida este ano “por dar um valor especial a estas coisas da Juventude e por ser uma cidade universitária, além do seu significativo interesse patrimonial”.

Esta vinda a Évora, segundo explicou o Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, insere-se na importância que a Assembleia concede à participação dos jovens na vida da comunidade e seu envolvimento nas questões autárquicas.

Tal atitude levou, já há alguns anos, à criação de um “órgão parlamentar novo” – a Assembleia da Juventude, representativo e eleito pelos jovens das escolas do concelho de Lagos (duas Escolas Secundárias, duas Escolas Básicas 2/3 e o Pólo de Formação do Centro de Emprego).

Os jovens que estiveram em Évora fazem parte desta Assembleia, a qual efectua todos os anos uma visita a um local de interesse do País e reúne periodicamente, debatendo e aprovando pontos de interesse concelhio, que são preparados pelos alunos com o apoio dos serviços da Assembleia e dos professores.

Page 4: Evora Local 48

évoralocal / pág. 04

Page 5: Evora Local 48

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 27 de AbrilCâmara de Évora informada sobre a nova Livraria Municipal

No período antes da ordem do dia, a Vereadora Cláudia Sousa Pereira (PS) informou a Câmara sobre a inauguração da Livraria Municipal, no dia 29 de Abril, pelas 17:30 horas, no Núcleo de Documentação (Paços do Concelho), convidando todos a estarem presentes neste evento.

A Livraria efectuará a venda, promoção e divulgação de publicações editadas ou apoiadas pela Autarquia, permitindo que os munícipes possam, não só comprar livros, mas também que os possam consultar e receber esclarecimento e aconselhamento adequados.

Informou também que espera poder trazer à Câmara na próxima reunião pública o parecer jurídico de enquadramento legal sobre o eventual pagamento aos agentes, relativo ao ano de 2010.

O Vereador Manuel Melgão (PS) relatou como decorreram as comemorações do 25 de Abril na cidade e no concelho, referindo a enorme participação popular no que foi acompanhado por toda a Câmara que se congratulou pelo facto desta data e o seu significado continuar a ser querida e a mobilizar a população eborense.

O Vereador Eduardo Luciano (CDU) apresentou uma proposta de moção sobre o 25 de Abril e o 1º de Maio que não foi aprovada devido aos votos contrários do PS e PSD que lamentaram não poder estar de acordo com os termos claramente de inspiração partidária em que a mesma estava redigida, saudando, no entanto, quer o 25 de Abril, quer o 1º de Maio pelo seu significado para a liberdade, a democracia e os direitos dos trabalhadores.

Aprovado Relatório do Conselho de Administração da Habévora

Foi aprovado com quatro votos a favor (PS e PSD) e três abstenções (CDU) o Relatório do Conselho de Administração, contas do exercício económico de 2010, proposta de aplicação, de resultados e parecer do fiscal único da Habévora – Gestão Habitacional, EEM.

A Habévora, explicou o Vereador Manuel Melgão, obteve um resultado líquido positivo, tendo cumprido na generalidade os objectivos a que se propôs em 2010, os quais incluíram nomeadamente a atribuição de mais habitação social, aquisição de empreitadas e adjudicação de obras de recuperação e restauro do interior das habitações e requalificação do exterior dos edifícios do bairro da Cruz da Picada, vistorias, acordos de regularização de dívidas e venda de imóveis, entre outros.

Mereceu aprovação unânime a ratificação do despacho do Presidente da Câmara para apresentação de candidatura de apoio à realização de pequenas iniciativas de cooperação transfronteiriça 2011, designadamente o II Encontro Empresarial Évora-Mérida.

As “Normas Regulamentares para Atribuição e Funcionamento das Tasquinhas” na Feira de S. João foram aprovadas com três votos a favor (PS), uma abstenção (PSD), três votos contra (CDU) e o voto de qualidade favorável do Presidente.

Aprovado protocolo de descentralização da gestão das escolas desactivadas

A proposta de protocolo de descentralização da gestão das escolas desactivadas para as Juntas de Freguesia foi aprovada por unanimidade. Uma decisão que visa evitar a existência de equipamentos escolares devolutos e degradados e qualificar a resposta sócio-cultural das freguesias do concelho.

Foi aprovado com três votos a favor (PS) e quatro abstenções (PSD e CDU) o protocolo para candidatura ao financiamento PROHABITA que permitirá que a Habévora proceda à realização das necessárias obras de reabilitação de 14 fogos sitos no Bairro da Malagueira (Rua das Duas Árvores; Rua das Doze Casas e Rua do Rochedo) e ao seu arrendamento em regime de renda apoiada a 14 famílias inscritas nos serviços da Habévora para arrendamento social.

Page 6: Evora Local 48

évoralocal / pág. 02

Page 7: Evora Local 48

évoralocal / pág. 07

Sabia queO arquitecto e pintor José Cinatti tem um busto no Jardim Público de Évora?

O arquitecto e pintor José Cinatti (1808-1879) chegou a Évora em 1863 para construir um palácio na antiga Rua do Paço (hoje Rua da República) para o lavrador José Ramalho Diniz Perdigão, o qual decidiu também oferecer um jardim público à cidade localizado em frente ao seu palácio ( Palácio Barahona).

Foi José Cinatti quem se encarregou também da sua construção, tendo realizado a obra sem quaisquer encargos para a Câmara, o que posteriormente lhe valeu uma medalha de ouro pelos serviços prestados a Évora, devendo-se também a ele as obras de limpeza do Templo Romano que permanecia quase oculto por uma outra construção e a consolidação da galilé da Igreja de S. Francisco, além das Ruínas Fingidas, no Jardim Público.

O busto de Cinatti existente no Jardim Público resultou dos esforços feitos por uma comissão composta pelo médico João Baptista Rollo; António Pereira da Silva; Joaquim Limpo Esquivel e Augusto César Franco.

A colocação da escultura, da autoria de Simões de Almeida, no jardim teve lugar no dia 4 de Maio de 1884, tendo participado na inauguração as entidades civis, militares, eclesiásticas e a população da cidade.Por parte da família de José Cinatti deslocaram-se a Évora diversos membros, entre eles o genro Alfredo Keil, autor do hino “A Portuguesa”.

São também descendentes deste ilustre artista italiano a pintora Maria Keil do Amaral e o poeta Ruy Cinatti, entre outros.

Page 8: Evora Local 48

évoralocal / pág. 06

Page 9: Evora Local 48

évoralocal / pág. 09

TEATRO Garcia de Resende

Maio′11

6 e 7Teatro: Duas Irmãs, pelos Lendias d'Encantar

12 Teatro: As Aventuras de João sem Medo, pela Comuna Teatro de Pesquisa

13Teatro:Marie Curie, pelo Teatro Extremo

14 Encontro sobre políticas culturais no Alentejo

Page 10: Evora Local 48

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Evora Local 48

évoralocal / pág. 11

Page 12: Evora Local 48