estudos cultoaosorixas 02 qualidades&assentamentos

80
Estudos Culto aos Orixás 1

Upload: alexandre-avari

Post on 17-Jan-2016

90 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Compendio sobre qualidades e assentamentos de diversos Orixás

TRANSCRIPT

Page 1: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Estudos

Culto aos Orixás

1

Page 2: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

2

Page 3: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

3

Page 4: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Estudo

Qualidades dos orixás

Qualidades do Orixá Esu

Exu OroÉ o responsável pela transmissão do poder através da fala. Ele é quem dá para os sacerdotes e sacerdotisas o poder de

acionar as forças espirituais através das evocações sagradas: preces , encantações , cânticos . Existem algumas palavras de grande axé usadas nos rituais sagrados que muitas vezes não se conhece a tradução. Elas funcionam como códigos para abrir certos portais do mundo Invisível (ORUN), acionando o poder para transformar nossas vidas. Somente Exu Oro conhece estes segredos, e somente ele pode dar a autorização necessária para entrarmos nestes mistérios.

Oriki : Exu Oro ma ni ko. Exu Oro ma ja ko. Exu Oro Tohun tire site. Exu Oro Ohun Otohun ni ima wa kiri. Axé

Tradução; O Divino Mensageiro do Poder da Palavra causa confronto. Divino Mensageiro do Poder da Palavra não me cause confronto. O Divino Mensageiro do Poder da Palavra tem a voz do poder. O Divino Mensageiro do Poder da Palavra tem uma voz que ressoa por todo o Universo.Que assim seja (axé).

Exu OpinÉ o Exu que deve ser evocado sempre que queremos estabelecer um local como sagrado. É ele quem faz a demarcação dos limites que separam o espaço sacralizado do espaço comum. Fazem-se uma construção qualquer e nela queremos instalar os nossos assentamentos de Orixás, além de evocar o exu do nosso caminho pessoal será necessário pedir a Exu Opin que aceite uma oferenda para consagrar o lugar. A partir daquele local deve passar a ser usado exclusivamente para fins religiosos, e deve haver uma separação bem nítida entre este espaço e o espaço livre para a circulação.

No caso de se colocar, por exemplo, um assentamento dentro de casa, é aconselhável colocá-lo sobre uma esteira e, se possível cercar em volta com uma outra esteira. Sempre pedindo a exu Opin para sacratizar o ambiente, não importa a localização ou tamanho. Isto é válido, também, para os

4

Page 5: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

ambientes ritualísticos estabelecidos ao ar livre.

Exú GOGOEste caminho de Exu *Divino Executor*. É conhecido também como o Exu responsável peta recompensa divina a todos os atos dos seres humanos (e também dos seres espirituais). Exu Gogó conhece todas as nossas reencarnações estende sua ação através destes diversos ciclos encarnatórios. Aquilo que costumamos chamar lei do retomo é exatamente a função do exú Gogó fazer este retorno acontecer: O bem recompensado com o bem; o mal recompensado com o mal. Dentro destas atribuições de cobrança espiritual e material encontra-se sempre a chance de todos se arrependerem, pagarem por seus erros e tomarem um outro ritmo de vida. Quando isto não acontece numa vida, poderá ser resgatado numa próxima encarnação.

Oriki:EXÚ GOG Ó O, ORI MI MA JE NKO O. EX Ú GOGO O, OR Í MA JE NKO O. EB LOWO RE GOGO? O OKAN LOWO EX Ú GOG Ó BABA AWO. AXÉ.

Tradução:Divino Mensageiro do Pleno Pagamento guie minha cabeça para o pleno caminho. Divino Mensageiro do Pleno Pagamento guie minha cabeça para o reto caminho. Quanto tu estas pedindo para o Divino Mensageiro do Pleno Pagamento? O Divino Mensageiro do Pleno Pagamento, o Pai do Mistério, está pedindo por um centavo. Que assim seja.

Exú WaraEle é o exú que controla os relacionamentos Interpessoais. Ou seja: amizade, sociedade de negados, casamento, companheirismo de trabalho, vinculo familiar, fraternidade religiosa... Enfim, todos os tipos de relacionamentos só possuem um estado de plena compreensão, harmonia e

verdadeira colaboração quando aprovados por EXÚ WARA. Sempre que se planeja estabelecer um novo vinculo é aconselhável consular Exú Wara e, de preferência, fazer-lhe uma oferenda de apaziguamento, para que tudo possa ocorrer sempre na mais perfeita ordem, sem possibilidades de atrito, confusão, mal-entendidos, etc...

Oriki de Exu WARA:EXÚ WARA NA WA O. EXÚ WARA O. EXÚ WARA NA WA KO MI O, EXÚ WARA O. BA MI WA IYAWO O, EXÚ WARA O. MA JE ORI MI O BAJE O, EX Ú WARA O. ME JE ILE MI O DARU. EXÚ WARA O, AXÉ.

Tradução: Divino Mensageiro dos Relacionamentos Pessoais traga a boa fortuna. Divino Mensageiro dos relacionamentos pessoais. Divino Mensageiro dos Relacionamentos Pessoais.

AS QUALIDADES MAIS CONHECIDAS SÃO:

Exú Elegbára = senhor do poder Exú Yangi = pedra vermelha de laterita, primeira protoforma existente – água + terra Exú Àgbá = pai-ancestral (representação coletiva de todos os exús individuais) Exú Obá = rei-de-todos Exú Alakétu = título dado a exú pelos kétu da Bahia - rei do povo Kétu Exú Elebo = senhor-das-oferendas Exú Ojìse-ebo = encarregado-e-transportador de oferendas Exú Elérú = senhor do erú (carrego) Exú Olòbe = proprietário e senhor da faca Exú Enú-gbárijo = explicitador de mensagens Exú Bara = o rei do corpo (obá + ara) (princípio de vida individual) Exú Odara = aquele que guia (mostra o caminho, vai na frente)

5

Page 6: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Qualidades do Orixá Ogun

Como diz Altair T´ogun em seu livro, não existe qualidade de orixá, mas sim diferentes meios de cultuá-lo baseado em cultura advinda de várias cidades africanas diferentes, porém a partir de hoje estarei escrevendo sobre suas qualidades e começarei com o Orixá Ogun.

- Ògún Meje - É o mais velho de todos, a raiz dos outros, Ògún completo, velho solteirão rabujento.

- Ôgúnjá - é um Ògún, como indica seu nome, particularmente combativo. Amigo do cachorro que lhe é consagrado é como ele um protetor seguro. Mas tem temperamento rabugento, solitário, veste-se de verde escuro e usa contas verdes..Dizem que acompanha Ogúnté.

- Ògún Ajàká - é o "verdadeiro Ògún guerreiro", sanguinririo, que em princípio se veste de vermelho. Teria sido rei de Òyó e irmão de Sàngó. Ajàká é um tipo particularmente agressivo de Ògún, um militar acostumado a dar ordens e a ser obedecido, seco e voluntarioso, irascível e prepotente.

- Ògún Xoroke - usa contas de um azul escuro que se aproxima do roxo do colar de Esú, seu irmão e amigo íntimo. "Xoroke é um Ògún que tende a confundir-se com Esú, agitado, instável, suscetível e manhoso.

- Ogun Meme - veste-se igualmente de verde e usa contas verdes, como Ogunjá, mas de uma tonalidade diferente.

Ògún Wori - (Warri, ou wori: Yorübá) - é um Ògún perigoso, dado da feitiçaria, ligado ao màriwò, aos antepassados.; Tem temperamento difícil, suscetível, autoritário o espírito dogmático.

Ògún Lebede (Alagbede) - é o Ògún dos ferreiros, marido de Yémánjá Ogúnté e pai de Ògún Akoro. Representam um tipo mais velho de Ògún, trabalhadores conscienciosos, severos, que “não brincam em serviço”, ciente de seus deveres como de seus direitos, exigente e rabujento.

Ògún Akoró - é o irmão de Òsòsi, ligado a floresta, qualidade benéfica de Ògún invocada no pàdé. Filho de Ogúnté, Akoró é um tipo de Ògún jovem e dinâmico, entusiasta, era preendedor, cheio de iniciativa, protetor seguro, amigo fiel, e muito ligado a mãe.

Ògún Oniré - é o título do filho do Ògún que reinou sobre Iré, o dono de Iré, primeiro filho de Odúduwà. Oniré é um Ògún antigo que desapareceu debaixo da terra. Usa também contas verdes. Guerreiro impulsivo é o cortador de cabeças, ligado à morte e aos antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente.

Ògún Olode - é o Ògún dos caçadores, originário de Kétu. Não come galo por ser um animal doméstico. Amigo do mato, dos animais, conhecedor dos caminhos, e é um guia seguro. Seu temperamento solitário assemelha ao de Òsòsi.

Igbo - é outro

Ògún Popo – seria o nome de Ògun quando foi a terra dos jeje, é um tipo fanático.

6

Page 7: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Qualidades do Orixá Odé

Filho de YEMONJA e ÒÒXÀÀLÀ é o deus da caça e vive nas florestas, onde moram os espíritos dos antepassados. Tem a virtude de dominar os espíritos da floresta.Na África era a principal divindade de ILOBU, onde era conhecido pelo nome de YRINLÉ ou INLÉ, um valente caçador de elefantes. Conduziu seu povo de ILOBU a guerra e os ensinou a arte de guerrear, permanecendo até hoje nesta cidade.Ocupa um lugar de destaque nos Candomblés em Salvador, isto porque é o patrono de todos os terreiros tradicionais.ÒXÓÒSÌ é o único Òrixá que entra na mata da morte, joga sobre si uns pós-sagrados, avermelhados, chamados AROLÉ, que passou a ser um de seus dotes. Este pó o torna imune à morte e aos EGUNS.Sendo ele um rei, carrega o EYRUQUERE (espanta moscas) que só era usado pelos reis africanos, pendurado no saiote.Come com ÈXÙ e mora do lado esquerdo, onde está situado toda a sua força. Ele é um EBORÁ da esquerda. Cura-se e raspa-se pelo lado esquerdo. OLODÉ é o ÈXÙ de ÒXÓÒSÌ e come pelo lado esquerdo.QUALIDADES

YBUALAMOÉ velho e caçador. Come nas águas mais profundas. Conta um mito que YBUALAMO é o verdadeiro pai de LOGUNEDE. Apaixonado por ÒXÚN e vendo-a no fundo do rio, ele atirou-se nas águas mais profundas em busca do seu amor. Sua vestimenta é azul celeste, como suas contas. Come com OMOLU AZOANI. Usa um capacete feito de palha da costa e um saiote de palha.

INLEÉ o filho querido de OXOGUIAN e YEMONJA. Veste-se de branco em homenagem a seu pai. Usa chapéu com plumas

brancas e azuis claro. É tão amado que OXOGUIAN usa em suas contas um azul claro de seu filho. Come com seu pai e sua mãe (todos os bichos) e tem fundamento com ÒGÚNJÁ.

DANA DANATem fundamento com ÈXÙ, ÒSÓNYÍN. ÒXÙMÀRÈ e OYA. É ele o Òrixá que entra na mata da morte e sai sem temer EGUN e a própria morte. Veste azul claro.

AKUERERANTem fundamento com ÒXÙMÀRÈ e ÒSÓNYÍN. Muitas de suas comidas são oferecidas cruas. Ele é o dono da fartura. Ele mora nas profundezas das matas. Veste-se de azul claro e tiras vermelhas. Suas contas são azul claro. Seus bichos são: pavão, papagaio e arara, tiram-se as penas e se solta o bicho.

OTYNGuerreiro e muito parecido com seu irmão ÒGÚN, vive na companhia dele, caçando e lutando. É muito manhoso e não tem caráter fácil. Muito valente este sempre pronto a sacar sua arma quando provocado. Não leva desaforos e castiga seus filhos quando desobedecido. Usa azul claro e o vermelho, conta azul, leva capangas, roupas de couro de leopardo e bode. Tem que se dar comida a ÒGÚN.

MUTALAMBOTem fundamento com ÈXÙ.

GONGOBILAÉ um ÒXÓÒSÌ jovem. Tem fundamento com ÒÒXÀÀLÀ e ÒXÚN.

KOIFÉNão se faz no Brasil e na África, pois, muitos de seus fundamentos estão extintos. Seus eleitos ficam um ano recolhidos, tomando todos os dias o banho das folhas. Veste

7

Page 8: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

vermelho, leva na mão uma espada e uma lança. Come com ÒSÓNYÍN e vive muito escondido dentro das matas, sozinho. Suas contas são azuis claras, usa capangas e braceletes. Usa um capacete que lhe cobre todo o rosto. Assenta-se KOIFÉ e faz-se YBO, YNLÉ ou ÒXÚN KARÉ; trinta dias após, faz-se toda a matança.

AROLÉPropicia a caça abundante. É invocado no PADE. É um dos mais belos tipos de ÒXÓÒSÌ. Um verdadeiro rei de KÉTU. As pessoas dele são muito antipáticas. Jovem e romântico, gosta de namorar, vive mirando-se nas águas, apreciando sua beleza. Come com ÒGÚN e ÒXÚN. Veste azul claro, aprecia a carne de veado e é ágil na arte de caçar.

ODE KARE

É ligado as águas e a ÒXÚN, porém os dois não se dão bem, pois, exercem as mesmas forças e funções. Come com ÒXÚN e ÒÒXÀÀLÀ. Usa azul e um BANTÉ dourado. Gosta de pentear-se, de perfume e de acarajé. Bom caçador mora sempre perto das fontes.

ODÉ WAWAVem da origem dos Òrixás caçadores. Veste-se de azul e branco, usa arco e flecha e os chifres do touro selvagem. Come com ÒÒXÀÀLÀ e XÀNGÓ, pois, dizem que ele fez sua morada debaixo da gameleira. Está extinto, assenta-se ele e faz-se AIRÁ ou ÒXÚN KARÉ.

ODÉ WALÈÉ velho e usa contas azuis escuro. É considerado como rei na África, pois, seu culto é ligado, diretamente, a pantera. É muito severo, austero, solteirão e não gosta das mulheres, pois, as acha chatas, falam demais, são vaidosas e fracas. Come com ÈXÙ e ÒGÚN.

ODÉ OSEEWE OU YGBOÉ o senhor da floresta, ligado as folhas e a ÒSÓNYÍN, com quem vive nas matas. Veste azul claro e usa capacete quase tampando o seu rosto.

SUAS ERVAS:- João borandi, São Gonçalinho, espinho cheiroso, alecrim do campo, maminha de vaca, abre caminho, alfavaca, saião, ingá, acácia jurema, alecrim caboclo, arruda miuda, bredo de Santo Antonio caiçara, erva curraleira, aperta ruão, groselha (folhas) , pitanga, rabo de tatu, patchulim ( folhas ) e língua de vaca.

LENDAConta-se que um grande caçador entrou na mata com seu filho, LOGUNEDE, ensinando-lhe a arte de caçar e manejar o arco e a flecha, Após inúmeras caçadas, LOGUN sentou-se embaixo de uma árvore para descansar.

Nessa árvore pousou um pássaro e ÒXÓÒSÌ preparou sua arma e atirou. Acertou em cheio pássaro e, também, uma colméia de abelhas. Elas foram cair justamente sobre a cabeça de LOGUNEDE, que sem ter como se defender foi picado. ÒXÓÒSÌ vendo o desespero do filho correu a acudi-lo, sendo mordidas várias vezes. Conseguindo fugir, deitou seu filho em folhas frescas e, sem saber o que fazer pôs-se a chorar.

Eis que o Òrixá OMOLÚ vendo aquilo, parou e apiedou-se do estado de LOGUNEDE, pois, a criança estava morrendo. OMOLÚ tirou de sua capanga água de cana e gengibre, pilou e aplicou sobre os ferimentos, aliviando as dores. Após isto, fez o mesmo com ÒXÓÒSÌ, curando-o completamente.

ÒXÓÒSÌ então lhe disse: Senhor dos aflitos ponho o meu reino a seus pés e toda a minha caça que daqui por diante eu conseguir, comeremos juntos. OMOLÚ agradeceu e seguiu seu

8

Page 9: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

caminho. Então ÒXÓÒSÌ jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo o sofrimento seu e de seu filho. Por isso ÒXÓÒSÌ não leva mel e LOGUNEDE é lavado com açúcar mascavo e gengibre. Toda pessoa de LOGUN tem que assentar AZOANI. Tem que ter um pedaço de colméia para quando LOGUN chegar, depois se enrola num murim e joga-se no rio. Também é proibido aos filhos de LOGUN comerem palmito, fígado de boi e caças.

Parece que existe, para cada òrìsà que conhecemos, uma “qualidade” que é logo citada por alguém, mas, como costumo dizer aos meus amigos, para mim só existem qualidades é de sabonete, sabão em pó, margarina; mesmo assim, se formos investigar a fundo veremos que em sua maioria pertencem à mesma indústria, mudando tão somente o nome fantasia, não passando de maquiagem os seus nomes. Tomo primeiramente como exemplo Òsóòsì, onde temos algumas “qualidades” como:

Ode Inlè: É outro òrìsà ode cujo culto original se perdeu no tempo e como no caso de alguns outros òrìsà, acabou “virando qualidade a mais, de Òsóòsì”.

Ode Ofà: Não é qualidade, significa, “o arco e a flecha do caçador, sendo de Òsóòsì o seu principal apetrecho”.

Ode táfà-táfà: O caçador arqueiro, aquele que exímio atirador de flechas, é predicado que se diz de Òsóòsì.

Ode Dáná-dáná: Literalmente, o caçador acendeu o fogo; quando termina a sua caçada ele acende o fogo para cozinhá-la e preparar sua refeição.

Ode Erìnlè: É também um outro òrìsà ode, que, a exemplo de Inlè, cujo culto também caiu no obscurantismo, acabando por tornar-se “qualidade de Òsóòsì”.

Ode Akúeran: ( Ode ókúeran ); O caçador, aquele que mata animal (a caça), é o que faz todo caçador.

Ode tókúeran: O caçador é quem mata a caça, diz-se da atuação do caçador.

Ode Otókan sósó: Não é qualidade, é um oríkì que significa o caçador que só tem uma flecha . Ele não precisa de mais nenhuma flecha porque jamais erra o alvo. Título que Òsóòsì recebeu ao matar o pássaro de Ìyámi Eléye. Não fazendo parte do rol dos caçadores que possuíam várias flechas, Òsóòsì era aquele que só tinha uma flecha. Os demais erraram o alvo tantas vezes quantas flechas possuíam, mas, Òsóòsì com apenas uma flecha foi o único que acertou o pássaro de Ìyámi, ferindo-o com um tiro certeiro no peito.Por essa razão é que ele não recebe mel, pois o mel é um dos elementos fabricado pelas abelhas, que são tidas como animais pertencentes a Òsún, mas, também as Ìyámi Eléye. Então, é èèwò (proibição) para Òsóòsì. Por essa razão também, é que se dá para Òsóòsì o peito inteiro das aves, como reminiscência desse ìtàn.

9

Page 10: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Qualidades do Orixá Sango

Suas cores são o vermelho e brancoSua saudação é: Kawó kabiyèsílé! - Venham ver o Rei descer sobre a terra!Em sua dança, o alujá, Xangô brande orgulhosamente seu oxé e assim que a cadência se acelera, ele faz um gesto de quem vai pegar num labá (sua bolsa) imaginário, as pedras de raio, e lançá-las sobre a terra. QUALIDADES

1) Dadá 2) Afonjá 3) Lubé 4) Ogodo 5) Koso 6) Jakuta 7) Aganju 8) Baru 9) Oloroke 10) Airá Intile 11) Airá Igbonam 12) Airá Mofe ou Adjaos XANGO: AIRÁ (AGOYNHAM); AFONJÁ; AGANJÚ; AGOGO; BARU; ALAFIM

Alguns constam ainda Oranian, que seria seu pai; Dadá seu irmão, Aganju um dos seus sucessores, Ogodo que segura dois oxés, sendo o seu èdùn àrà composto de dois gumes e é originário de tapá; Os Airá seriam muito velhos, sempre vestidos de branco e usando segi (contas azuis) em lugar dos corais vermelhos, e seriam originários da região de Savê.

Qualidades do Orixá Xapanã (Obalúaiyé / Omolu)É o rei da terra, na Nigéria os Owo Érindínlogun adoram Obàluáyê e usam, no punho esquerdo, uma tira de Igbosu (pano africano) onde são costurados cauris e só. Sua Saudação é "Atoto" quer dizer; Silêncios escutem; hora da devoção. Sua vestimenta é feita de ìko, é uma fibra de ráfia extraida do Igí-Ògòrò, a "palha da costa", elemento de grande significado ritualístico, principalmente em ritos ligados à morte e o sobrenatural, sua presença indica que algo deve ficar oculto.

Compostos de duas partes o “Filá” e o “Azé", a primeira parte, a de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha da costa, acrescido de palhas em toda sua volta, que passam da cintura, o Azé, seu asó-ìko (roupa de palha) é uma saia de palha da costa que vai até os pés em alguns casos, em outros, acima dos joelhos, por baixo desta saia vai um Xokotô, espécie de calça, também chamado "cauçulú", em que oculta o mistério da morte e do renascimento.

Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas, onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir-se com ìko e cauris, revela sua importância e ligação com a morte.

Sua festa anual é o Olubajé, (Olu-aquele que, ba-aceita, jé-comer; ou ainda aquele-que-come), são feitas oferendas e são servidas suas comidas votivas, seus "filhos" devidamente "incorporados" e paramentados oferecem as mesmas aos convidados/assistentes desta festa, em folhas de bananeira ou mamona. Suas quizilas (proibições) mudam de casa para casa, e de nação para nação; carneiro, peixe de rio de couro, caranguejo, carne de porco, pipoca, jaca... Tido como filho de Nànà, no Brasil, sua origem, forma, nome e culto na África é bastante variado, de acordo com a região, essa variação de nomes é de conformidade com a região, Obàluáyê/Xapanã em Tapá (nupê) chegando ao território Mahi ao norte do

10

Page 11: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Daomé; Sapata é sua versão fon, trazido pelos nagôs. Em alguns lugares se misturam em outros são deuses distintos, confundido até com Nànà Buruku; Omolu em keto e Abeokutá.

Seu parentesco com Oxumare e Iroko é observado em Keto (vindo de Aisê segundo uns e Adja Popo segundo outros), onde pode se ver uma lança (oko Omolu) cravada na terra, esculpida em madeira onde figuram esses três personagens superpostos, também em Fita próximo de Pahougnan, território Mahi, onde o rei Oba Sereju, recebera o fetiche Moru, três fetiches ao mesmo tempo Moru (Omolu), Dan (Oxumare) e seu filho Loko (Iroko).

QUALIDADES

Jagun Agbagba (ligação com Oyá) Omolu Obàluáyê Soponna/Sapata/Sakpatá Afoman/Akavan/Kavungo (ligação com Exú) afomo; contagiante, infeccioso Savalu/Sapekó (ligação com Nana) Dasa Arinwarun (wariwaru) título de xapanan Azonsu/Ajansu/Ajunsu (ligação com Oxalá, Oxumare) Azoani (ligação com Yemanjá e Oyá) Posun/Posuru Agoro Tetu/Etetu Topodun Paru Arawe/Arapaná (ligação com oyá) Ajoji/Ajagun (ligação com Ogun, Oxagian) Avimaje/Ajiuziun (ligação com Nana, Ossain) Ahoye

Aruaje Ahosuji/Segí (Ligação com Yemanjá, Oxumare/Besén).

Qualidades do Orixá Obá

Sua cor é vermelha. Sua saudação: Oba sire (Obá xirê)QUALIDADES

1) Obá Gideo 2) Obá Rewá

11

Page 12: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Qualidades de Òsun

Òsun, divindade feminina por excelência, é a filha predileta de Òsàlá e de Yemánjá. Alguns dão Òsun por fruto de uma relação ilícita de Yémánjá com Ifá, mas ela também aparece, como outras versões como mulher de Ifá, está relacionada como a dona do jogo divinatório.

Os mitos mostram-nos Òsun casada com Òsòsi e mãe de Logun Edé; às vezes ela cria Yasan, outras vezes, na qualidade de co-esposa de Òsòsi com Yasan, ela cria os filhos que esta última abandona. Òsun, mulher volúvel, engana Osòsi com Sàngó, razão pela qual, desgostoso, o deus da caça resolve ir viver sozinho na floresta. Ela seduz Omolu, deixando-o perdidamente apaixonado, e obtém dele que afaste a peste do reino de Sàngó. Mas Òsun é unanimemente considerada como a esposa de Sàngó que por ela apaixonou-se, o como rival de Yasan e de Obá com as quais disputa os favores, do senhor do trovão.

Òsun divindade das águas doces e do rio Òsun no país ijèsà, é ligada à família real de Osogbo. Foi trazida pelos escravos Ijès, e é considerada como Orisá dessa nação; òsun é a deusa dos rios, fontes e regatos, das águas que nascem da terra.

Não é uma divindade das águas salgadas, embora receba em dezembro um presente no mar, juntamente com Yémánjá. Òsun é essencialmente a divindade dás mulheres, e preside às funções fisiológicas femininas, à menstruação, à gravidez, ao parto. Pode castigar suas filhas provocando-lhes hemorragias, ou tirando-lhes a menstruação antes do tempo. Òsun “olo kiki” “(dona do ekódíde), transformou o sangue da governanta de Òsàlá em ekódíde, pena do papagaio da Costa cuja cor vermelha é associada ao sangue menstrual e que evoca a idéia do nascimento, da fecundidade e da riqueza.

Òsun, divindade da gestação e do nascimento desempenha, pois importante função nos ritos de iniciação. Ela orna as crianças, e foi ela quem criou os filhos do Yasan”.

"IYA MI TI TO SO OKU DE À IY É” - (ela transforma a morte em vida)

“ODI ONA KU ITA Ò RUN” - (ela fecha o caminho da morte)

Òsun também é uma mulher-menina que brinca de boneca. Sua relação com a maternidade exprime-se através de sua associação com o peixe, como no caso do Yémánjá; ela é representada sob a forma de uma sereia que é levada em procissão no dia do ipété, ou às vezes na forma de um peixe, símbolo da fecundidade e da fartura. Seu abèbé é geralmente enfeitado de um pequeno peixe ou de uma sereia. Generosa, nada recusa, e nunca se enfurece, o que pode acontecer com Yémánjá.

Fecundidade e fertilidade significam por extensão abundância e fartura, òsun é a divindade da riqueza. "A WURA OLU" (a dona do ouro) O pássaro de òsun, segundo me informaram, é o ADÀBÁ tipo de pombo de olhos vermelhos.

Por outro lado, òsun desempenha importante papel no jogo de búzios, pois ela é quem formula as perguntas às quais Esu responde.Em outros terreiros pode ser assentada junto com Sàngó. Seu assento é uma sopeira de louça tampada com desenhos amarelados de tonalidade clara contendo seus otá, seixos redondos de cor também amarelada, e sua ferramenta, geralmente um pequeno abèbe de latão, imersos no mel. O peji é enfeitado de bonecas, de flores e frascos de perfume; òsun é representada sob a forma de uma sereia que sai em solene procissão numa charola, no dia do Ipétè de òsun.

12

Page 13: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

O dia do òyè de òsun é sábado, dia das águas; oferecem-lhe nesta ocasião omolukum, ovos cozidos, arroz, o ègbo de milho de Òsàlá. Nos dias da obrigação, ela pode receber uma cabra de cor amarelada; os animais de dois pés que acompanham são geralmente pombas ou galinhas. Mas, òsun aprecia igualmente pato e conquém. Suas comidas secas são as já citadadas omolukum, ipété, adun, isu, feijão preto, milho com coco, èkó, alua.

O ovo, sobretudo é consagrado a òsun, pela cor amarelo dourado de sua gema e por representar a gestação. Òsun adora o mel, doce como ela. Òsun; como era de se prever, não suporta o carneiro, e os filhos de Òsun não podem por esta razão assistir ao sacrifício na festa de Sàngó. Quiabo e mamão são proibidos.

Divindade calma veste-se sempre de cores claras, de preferência amarelas que é a sua cor consagrada; porém, dependendo da qualidade, òsun guerreira pode vestir-se de cor de rosa, òsun velha de branco e azul claro; òsun Ijimu, por exemplo, usa uma saia azul claro, òja e adé cor de rosa. Òsun leva na mão direita seu leque ritual, o abèbé de latão ou qualquer outro metal dourado, com uma sereia, um peixe ou até mesmo uma pequena pomba no centro.

O número de òsun sendo dezesseis, o colar terá dezesseis fios, dezesseis firmas (ou duas, ou quatro) que podem ser de divindades com as quais ela tem afinidade, ou com as quais sua filha estiver relacionada: Òsòsi, Sàngó, Yémánjá, por exemplo. Òsun dança os ritmos ijesa, com passos miúdos, segurando graciosamente a saia.

O toque Ijèsà é ritmado como o balanço das águas tranqüilas, e muito apreciado pelos fiéis. Quando estão Presentes Òsòsi e Logun Edé acompanham òsun. ògún também dança com òsun os ritmos Ijèsà, assim como òsányín. No terreiro jeje do Bogun,

òsun (ÍYÁLODE) dança o bravum como Naná. Ela se banha no rio, penteia seus cabelos, põe suas jóias, anéis e pulseiras. No dia do deká de uma filha de Yasan (Oya Bale) daquela casa, òsun manifestou-se para disputar Sàngó, empurrando-a e dançando, provocante, diante do deus do trovão.

Dizem que há dezesseis òsun; obtive dados sobre as seguintes:

- ÒSUN ABALU (Agba ilu) é uma velha òsun, a mais idosa de todas, e chefe das mulheres. Maternal avó amorosa é uma mulher que tem numerosos filhos e netos. Mas é bastante severa e autoritária. Usa azul claro. E abèbé

- ÒSUN IJIMU (ou Ajímu, ou Jimu) é outro tipo de Òsun velha. Veste-se de azul claro ou cor de rosa. Leva abèbé e seus colares são feitos de contas de cristal amarelo escuro. Representa um tipo semelhante a Abalu, mas talvez mais meiga.

- IYA OMI é a òsun saudada no siré, também idosa. É aquela que faz as perguntas a Esu no jogo divinatório de Ifá.

- ÒSUN ABOTO é uma òsun muito jovem e vaidosa, a que usa colares de contas de louça amarelo claro leitoso, e não transparente, como as demais.

- ÒSUN APARÁ seria a mais jovem das Òsun, e um tipo guerreiro que acompanha Ògún (ou Sàngó) vivendo com ele pelas estradas; dança com ele quando se manifestam, juntos numa festa; leva uma espada na m ão e pode vestir-se de cor de rosa.

- ÒSUN AJAGURA, outra òsun guerreira que leva espada, jovem, casada com Aganju, rival de Yasan. Representa um tipo semelhante a Apará; Apara parece, porém mais agressiva, e Ajugura mais orgulhosa.

13

Page 14: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

- YEYE OKE é, provavelmente, a mesma que Yeye Loke, tipo muito guerreiro.

- YEYE PONDÁ (ou òsun Ipondá ) é também uma òsun Guerreira, casada com Òsòsi Iboalama, mãe de Logun Edé . Yeye Pondá é a verdadeira òsun ijesa que veio de Ijesa ou de Ipondá Vive no mato com o marido, leva uma espada e veste-se de amarelo ouro. E desconfiada, astuta, observadora, intuitiva.

- YEYE ODO é a òsun das fontes; talvez seja a mesma que íyá mi Odo ou Iya Nodo, um tipo Yemánjá.

- YEYE OGA é uma òsun velha e rabugenta.

- YEYE KARÉ é um tipo de òsun mais velha e autoritária. É muito guerreira e agressiva.

- ÒSUN Ê WUJ Í é uma òsun maternal e generosa, saudada no pàdé.

- YEYE IPETU deve ser Oya Petu.

Como sacrifício aceita

Pepeyé (pata), atéeute (cabra amarela), odá (bode castrado).Omolokun - feijão fradinho, camarão e ovos cozidos.ipetè - massa de inhame cozida temperado com cebola e camarão secoAriokô - feito com feijão fradinho, galinha e mel (comida na nação de Angola)Wuado - milho torrado e moído com melMoinmoin - parecido com o vatapá

Seja qual for é feita com azeite doce, o dendê é somente para

certas qualidades as quais tem fundamento com os orisás que pegam dendêCome também ekó, papa de milho, obi, orogbô, ewé, egbó, arroz mel. Suas filhas não podem comer quiabo, mamão, pombo ou pato.

Qualidades de Yemonjá

São 16 as qualidades, na realidade não são qualidades, cada uma é um orisá individual (independente) da outra.

Há quem diga que as Yemanjás teriam ewó com azeite de dendê e sal por ser orisá odo (água doce) e funfun (branco), mas há .

ASDGBA OU SOBA - é a mais velha manca e rabugenta, gosta de fiar seu cristal, comanda caçadas mais profundas do oceano, afinidade com Nana não se dá etu. Veste branco ou vestes sem branco.

OGUNTÉ - Pela hierarquia é a Segunda, considerada nova guerreira, dona da espada, esposa de Ogun ferreiro e mãe de Ogum Akorô e Osossi, veste branco e azul, em cima do okutá pode levar em vez do abebê, miniatura de um facão.

YA SESSU - Além do assentamento, tem que se assentar Osun

14

Page 15: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

e Obaluayê, no seu assentamento leva corais e 8 conchas brancas, veste branco.

IYAMI ODO - tem aproximação Osum e Yemohjá, água doce sendo muito feminina e vaidosa.

A OYO - benéfica, muito feminina, saudada na cerimônia do padê, veste branco, rosa e azul claro.

IYWEA - igual a Ewa não tem ligação com santo nenhum.

IYEMOYO - ligação com Osalá, fundamento está no ori, representa a vida, pode curar doenças da cabeça.

IYA SUSSURE - ligada à gestação

São sete conhecidas e seus nomes diferem conforme região:

1) Yemoja Ogunte (esposa de Ogum Alagbedé) 2) Yemoja Saba (fiadeira de algodão, foi esposa de Orunmilá) 3) Yemoja Sesu/Susure (voluntariosa e respeitável, mensageira de olokun) 4) Yemoja Tuman/Aynu/Iewa 5) Yemoja Ataramogba/Iyáku (vive na espuma da ressaca da maré) 6) Iya Masemale/Iamasse (mãe de Xangô) 7) Awoyó/Iemowo (a mais velha de todas, esposa de Oxalá)

Alimentos:Ekó, isú, abado min. (arroz), obi, orobô.Bichos:(agbo) carneiro, odá (bode castrado), euré, cabara, ajapá, adie.Coquem não é aconselhada pra qualquer qualidade, toda comida é feita sem sal, tempero: azeite doce e mel.

Qualidades de Oxalá

Os deuses da família de Orsalá - Òbatalá.O Orisá ou Rei do pano branco deveriam ser sem dúvida, os únicos a serem chamados Orisas sendo os outros deuses chamados por seus próprios nomes, ou, então sob a denominação mais geral de Ebora para es deuses masculinos o termo imole empregado abrangeria o conjunto dos deuses yorubanos.

Os Orisas Funfun seriam em número de cento e cinqüenta e quatro, aqui escreverei sobre algum deles:

ORISÁ OLOFON AJIGÚNA KOARI - aquele que grita quando acorda (conhecido por nós só pelo nome de Oxalufon)

ORISÁ OGIYAN EWÚLEE JIIGBO - senhor de Ejigbô (conhecido pelo nome de oxaguiã)

15

Page 16: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

ORISÁ OBANÍJITA

ORISÁ AKIRE OU IKIRE - um valente guerreiro muito rico que transforma em surdo e mudo a quem negligencia

ORISÁ ETETO OBÁ DUGBE - outro guerreiro, ligado a Orisalá

ORISÁ ALASE OU OLÚOROGBO - salvou o mundo fazendo chover num período de seca.

ORISÁ OLÓJO, ORISÁ ARÓWU, ORISA ONIKI, ORISÁ, ONÍRINJA

ORISA AJAGEMO - para o qual durante a sua festa anual em edé, dança-se e representa-se com mímicas, um combate entre ele e Oluniwi, no qual este último sai vencedor.

ORINSALA/OBATALÁ - é casado com Yemowo, suas imagens são colocadas uma do lado da outra e cobertas com traços e pontos desenhados com efum, no ilésin, local de adoração, dizem que Yemowo foi a única mulher de Orisalá - Òbatalá um caso excepcional de monogamia entre orisas e eboras

OSALUFÃ (ORISA OLÚ FON)Orisá velho e sábio, cujo templo é Ifón pouco distante de Oxogbô, a cerimônia de saudações é de dezesseis em dezesseis dias.

OSOGUIÃ (ORISÁ OGIYAN)Orisá jovem e guerreiro, cujo templo principal encontra-se em Ejigbô. Tomou o titulo de ELEEJIGBÔ Rei de Ejigbô uma de suas características e o gosto pelo inhame pilado chamado lyán, que lhe valeu o apelido de ORISA-JE-IYÁN ou ORISÁJIYAN. A tradição exige que os habitantes de dois bairros XOLÔ e OKÉ MAPÔ lutem uns contra os outros a golpes de vara.

Qualidades do Nanã

Obáíyá - é um Òrisà ligado a água, a lama e aos pântanos, é a qualidade de Naná que usa contas de cristal e veio do país Bariba.

Ajàosi (guardiã da esquerda)- é uma Nàná guerreira e agressiva que veio de If e, e confunde-se às vezes com Obá. É uma divindade das águas doces, e que se veste de azul.

Ajàpa (guardiã que mata) - é um Òrisà bastante temido, ligado a lama e a morte, que veio de Savè . Veste-se de azul e branco, e usa uma coroa de búzios. Ajàpa é associada às profundezas da terra, aos mistérios da morte e do renascimento. Destaca-se como enfermeira; cuida dos velhos e dos doentes, toma conta dos moribundos. Nela predominam a razão.

Oporá - veio de Kétu, coberta de òsun vermelho. É a mãe de Obalùaiyé, ligada a terra, temida, agressiva e irascível.

16

Page 17: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Burúkú (o mal) - também é chamada Olú waiye (senhor da terra), ou Oló wo (senhor do dinheiro) ou ainda Olusegbe. Este Òrisà veio de Abomey; ligado à água doce dos pântanos, usa um ibirí azul.

As comidas:,Em geral são iguarias para todas as qualidades. EWOS (proibições) - feijão vermelho, pimenta vermelha, banana prata, seus ases podem ser azeite doce ou dendê.

Alimentos:Adun, ekó , aberem, damboro, obi osi, isu, eguidy (feito na folha da banana seca).

Aves:Adie (galinha), etú, pepeye (pata), eyeleAnimais:Eure - ajapa - águia – rã

17

Page 18: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Qualidades de Oyá

Foi a única mulher de Sango que o acompanhou em sua fuga para a terra de Tapa, mas se desencorajou em Ira, sua cidade natal, onde, de acordo com o ditado "Oyà wole ni ile Ira, Sango wole ni Koso" (Oyà entrou na terra na casa de Ira, Sango entrou em Koso), ela suicidou-se ao receber a noticia da morte de Sango. Oya tornou-se a divindade do Rio Níger. Os tornados e tempestades são as marcas de seu descontentamento.

QUALIDADES:

1) Oyà Biniká 2) Oyà Seno 3) Oyà Abomi 4) Oyà Gunán 5) Oyà Bagán 6) Oyà Onìrá 7) Oyà Kodun 8) Oyà Maganbelle 9) Oyà Yapopo 10) Oyà Onisoni 11) Oyà Bagbure 12) Oyà Tope 13) Oyà Filiaba 14) Oyà Semi 15) Oyà Sinsirá 16) Oyà Sire 17) Oyà Gbale ou Igbale (aquela que retorna a terra) subdivide em: a) Oyà Gbale Funán b) Oyà Gbale Fure c) Oyà Gbale Guere d) Oyà Gbale Toningbe e) Oyà Gbale Fakarebo f) Oyà Gbale De

g) Oyà Gbale Min h) Oyà Gbale Lario i) Oyà Gbale Adagangbará

Essas Oyàs estão ligadas ao culto dos mortos, quando dançam parecem expulsar as almas errantes com seus braços. Tem forte fundamento com Omulu, Ogun e Exú.

YANSASão nove divindades das nove cabeças, Ya Mesan Oru, oito tem fundamento com Ogum e Omulú a nona com Esú.

IYA MESAN - mãe nove, espírito meio animal meio mulher, foi esposa de Osossi e Sangô

OYA PETU -senhora dos ventos, esposa de nagô e amante de osoyin, fundamento com as árvores e suas folhas, guerreira usa cobre.

OYA ONIRA - guerreira e agressiva, companheira de Osun, dona das estradas, principalmente com nas encruzilhadas, tem quizila com Ogum.

OYA ODO - simboliza o amor e o sexo, o prazer, fundamento na água.

OYA BAGAN - fundamento com Oçossi

OYA EGUNITA - fundamento com Ogum Wari e Ode

OYA ONISONI - fundamento com Omulú

OYA TOPE - fundamento com Ogum Soroquê

Bichos de yasãEure (cabrita), ajapá, Agbô (abo), malú (vaca).

18

Page 19: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

AvesAdie, etú, pepeyé, eyele

19

Page 20: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Qualidades de Osumaré

Dan - corresponde ao nome jeje de Òsumarè e, no Alakétu, constitui uma qualidade deste último: é a cobra que participou da criação. É uma qualidade benéfica, ligada a chuva, à fertilidade de abundância; gosta de ovos e de azeite de dendê. Como tipo humano, é generoso e até perdulário.

Dangbé - é um Òsúmàrè mais velho que seria o pai de Dan; governa os movimentos dos astros. Menos agitado que Dan, possui uma grande intuição e pode ser um adivinho esperto.

Becém - dono do terreiro do Bogun, veste-se de branco e leva uma espada. Becém é um nobre e generoso guerreiro, um tipo ambicioso, combativo de Òsumare, menos afetado e menos superficial que Dan. Aido Wedo, também é uma qualidade de Òsúmàrè conhecida no Bogun.

Azaunodor - é o príncipe de branco que reside no baobá, relacionado com os antepassados; come frutas e "leva tudo de dois".

20

Page 21: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Estudo

Assentamentos de Orixá

21

Page 22: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

EXU TORONIBATOLÁSANGO E YEMANJA

Material necessárioFarinha de mandioca torradaLimalha de açoCarvão mineral em póUm pedaço de ferroAlguidarOuro velho7 moedas antigasOsunEfunAreia de praiaLama de mangueTerra de banco comercialAridan raladoPrataObi vernelhoAzeite de dendêTabatinga branca PólvoraImãCarvão vegetal em póNavalha sem cabo21 búzios abertos7 moedas correntes7 qualidades de pimentaWajiCasca de ostra e mexilhãoLimo de praiaTerra de cemitérioJornal do diaMel de abelhasAzougue1 orogboTabatinga vermelha3 ou 7 folhas de exuVulcão da costa

Animais de sacrifícioUm cabrito claro4 galos vermelhos1 pombo cinza 1 pinto

BebidasRumWhiskyVinho moscatelCachaçaAnizConhaqueWodkaGim

ComidasPadê feito com cada bebida oferendadaPadê de dendêPadê de melAkasa vermelho

Modo de fazerFazer uma massa com a mistura das tabatingas, limalha de aço, os dois tipos de carvão, minério de ferro, pimentas, osun, waji, efun, casca de ostra, casca de mexilhão, areia, e o limo da praia, lama de mangue, uma parte de jornal do dia com boa notícia, aridan, azeite de dendê, mel, terra de banco, moedas antigas e moedas correntes, imã, ouro, prata, terra de cemitério, o obí e o sumo das folhas.

Armação do ajobó ( assentamento)Colocar num alguidar a massa. Enfeitar com os búzios, jogar o azougue e o sumo das folhas sobre a massa.

Deixar por três dias e três noites na casa de exú; na madrugada do quarto dia fazer o seguinte ritual:O sacrificio dos animais começando pelo cabrito, seguido dos quatro galos, o pombo e o pinto.Em seguida um pouco de cada bebida, deixando também que a pessoa, para quem o assentamento está sendo feito, coloque uma qualidade de bebida na massa , a pessoa escolhe a bebida. Essas bebidas podem ser borrifadas com atare mastigado.A navalha fica no assentamento e também o imã, ambos colocados pela própria pessoa.O obi é aberto e colocado sobre o assentamento.Arriar as bebidas, os padês e os axés em frente ao assentamento.Por último, corta-se o orogbo, obí, cebola, ou se preferir usam-se quatro búzios e joga-se para saber se tudo foi aceito por exú.

EXU TIRIRIOGUN, OYA, OXUN E OXOSI

Material necessário21 búzios abertosPedra de encruzilhadaOrogboImãLama de mangueTerra de cemitérioTabatinga vermelhaWajiEfun

22

Page 23: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Aço em póAzougueAtarePimenta malagueta Sete bolas de açoPólvora 21 moédasPedaços de açoDois obis vermelhosAreia de praia Terra de 7 encruzilhadasTabatinga brancaFerramentaOsun7 ide de açoLixo de casa comercialEnxofre em póPimenta do reino preta moidaAzeite de dendêAlguidar7 folhas de exúCarvão vegetalCarvão mineral Animais para sacrificioUm cabrito escuro4 galos escuros1 pombo cinza

BebidasDe sete qualidades

ComidasPade com cada uma das bebidasPade de camarão sêcoBife crú com dendê

Modo de fazerMisturar as tabatingas, o pedaço de aço, a pedra de encruzilhada. Areia de praia,

lama de mangue, terra de encruzilhada, terra de cemitério, waji, osun, efun, aço em pó, lixo de casa comercial e enxofre.

Armação do ajobóNum alguidar colocar as bolas de aço(bilha de carro)., acomodar a massa , moldar o exú, ornar com búzios e com os idé, jogar o azougue e deixar secar na casa de exù durante três dias e três noites. Após este tempom fazer o seguinte ritual:Sacrificar os animaisAzeite de dendê fervendo e pimentas socadasColocar o imãPor o sumo das folhas sobre o assentamento.Colocar as bebidas sobre o assentamentoOferendar os padês, as bebidas e os axés dos animais em frente ao assentamento.Partir um obi sobre o assentamentoJogar para ver se foi tudo aceitoO bife cru é servido por último.

EXÙ MARABOSANGO, YEMANJA, OXUN, ÓYA-YANSÃ

Material necessárioLama de manguePimenta da costa Azeite de dendêBanha de orí12 búzios abertos7 folhas de exùPólvora

GimTabatinga brancaTerra de 3 encruzilhadasPimenta malaguetaAzougueObí raladoEspuma de sabão da costaAlcool7 pregos de cobre grandesCachaçaMelTabatinga vermelha

Animais para sacrifícioBode preto ou gato preto8 galos pretos1 pombo cinza

Bebidas7 qualidades de bebidas diferentes

ComidasPade das bebidas ofertadasPade com azeite de dendêAkasá vermelhos

Modo de fazer:Misturar as tabatingas, as terras, o obi ralado, a espuma do sabão da costa, a lama, pimentas socadas, o sumo das folhas.

Armação do assentamentoColocar a massa ornamentada com os búzios, os pregos e no final o azougue.Deixar secar na casa de exù por 3 dias depois realizar os sacrifícios e ofertar comidas e bebidas.

23

Page 24: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

EXÙ AKESANOYA, OXOSI, OBALUAYIE

Material necessárioAlguidarImãObi7 moedas de cobreTerra de cemitérioLimalha de ferro, cobre e chumboPó de prataCarvão vegetalEnxofre em póAzeite de dendê Folhas de pitangaFolhas de caiçaraRaspa de bambúAzougueOrogboTabatinga vermelha7 qualidades de pimentaLimalha de aço, bronze e estanhoPó de ouroCarvão mineralPimenta do reino preta moida7 folhas de exu21 búzios abertos

Animais para sacrifícioUm cabrito marron4 galos carijós

BebidasDe 7 tipos

Comidas:Pade de dendêPade de bebidasAkasás vermelhos e brancos 7 de cada

Como fazerMisturar tabatinga vermelha, a raspa de bambú, o imã, as moedas, terra de cimitério, as limalhas, os pós de prata, ouro, enxofre, carvão mineral e vegetal em pó, pimenta do reino preta, os sumos das folhas de exù, de pitanga, de caiçara e o obi ralado.Armar o ajobo: formar o vulto com a massa, formando com os búzios os olhos, a boca, o nariz e os ouvidos.Deixar secar por 3 dias e três noites na casa de exù.Após os três dias e três noites sacrificar os animais, arrear, arriar as comidas e bebidas.Colocar o azougue.

ÈXÙ BARAKESANYEMANJA, OXUN OU QUALQUER ORIXÁ DA ÁGUA

Material necessárioTabatinga branca7 punhados de água de poço, de água de cachoeira e da água de rio, agua de fontem , de praia e de chuva.Tabatinga vermelhaLimalha de cobre e limalha de latão amareloPó de prata7 folhas de exu e mais a folha de comigo ninguém podeRabicho de exuPólvoraPó de chifre de boi7 notas de dinheiro antigo

Carvão vegetalAreia de 7 praiasLimalhas de aço, ferro e chumboPó de ouroFolha da fortunaCinheiro em pencaArruda fêmeaEnxofre em pó3 folhas de jornal do dia7 búziosCarvão mineralAzeite de dendê fervendo

Animais para sacrifícioUm cabrito claro4 galos claros

Bebidas7 qualidades de bebidas fortesComidas7 pades diferentes

Modo de fazer:Misturar a massa e armar o assentamento:No alguidar arrumar a massa na forma de um busto, ornamentar com búzios, os olhos, nariz, boca e ouvidos.Secar por 3 dias e 3 noites na casa de exuSacrificar os animais e jogar dendê fervendo sobre o assentamento.

ÈXÙ BARAIFAIFÁ / ORUNMILÁ

Material necessárioPanela de ferro ou de barro

24

Page 25: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Areia de praiaFolhas de 3 jornais6 conchas de praiaEfun1 ikodidéTabatinga vermelhaAreia do fundo do rio16 moedas antigasPó de ouroPedra preciosa ou semi preciosaAzougueTrevo de 3 pontasAzeite de dendêTerra da casa de pessoa faladeiraTerra de avenida6 ovos de galinha caipiraOsunWajiTabatinga brancaFolhas de exuTerra de 7 encruzilhadas16 búziosPó de prataImãAtareAzeite doceOrí

Animais para sacrifícioUm galo vermelhoUm galo brancoUma galinha da angolaUm pombo cinza

BebidasVinho brancoVinho moscatelMeladinhaGimCaldo de cana

ComidasPade de vinhoPade de melPade de leite de cabraPade de dendêPade de wajiEkuruAkasá branco

Modo de fazer:Misturar os ingredientes formar o vulto e colocar na panela.Ornar com búzios a boca, nariz e ouvidos. Deixar três dias e três noites na casa de exu. Sacrificar as aves ( só ejé). Oferendar as comidas. Depois do assentamento pronto, e durante 7 dias são oferendadas comidas feitas para as pessoas da casa , como: café da manhã, almoço e jantar. Estas comidas são ofertadas antes das pessoas comerem e no dia seguinte são despachadas em locais de movimento.

ÈXÙ ALAKETÚOGUN, XANGO, OBALUAIYE, E OYA

Material necessárioTerra de cemitério7 metais em póPó de prata21 búziosTabatinga vermelhaAzougueOrelha de pauDendê fervendoWajiRaspa de osso de defunto

Pó de ouroRabo de cobra cascavelTabatinga brancaEnxofreAtare7 moedas antigasOsun7 folhas de exu

Animais para sacrifício1 cabrito preto4 galos vermelhos

Bebidas7 qualidades de bebidas fortes

ComidasPadê de bebidasPadê de dendê

Modo de fazerMisturar os ingredientes com o sumo das folhas. Fazer o busto, fazer, com búzios, a boca, nariz, ouvidos; deixar secar por três dias e três noites na casa de exu, sacrificar os animais em cima do acentamento e colocar azeite de dendê fervendo e bastante osun em cima.Para este exu também se oferece comidas da casa por 7 dias seguidos sendo exu o primeiro a comer.

ÈXÙ IGBARABÓ OBALUAIYE, OMOLU, OYA E OXU

25

Page 26: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Material necessário

21 búzios abertosFolha de mamonaTerra de cemitérioFerramenta de exuAtare Efun7 moedas antigasFolha de jornalOrogboPó de ouroTabatinga vermelha7 folhas de exuMercúrio cromoTerra de 7 ecruzilhadas de terraBarroOsso ( ralado)AzougueOsunWaji7 moedas correntesObí7 metais diferentesPó de prata Folha de arrebenta cavaloIodo Alguidar

Animais para sacrifício:Um cabrito claro8 galos claros2 galinhas da angola

Bebidas7 qualidades fortes

Comidas

Padê das bebidas fortesPadê de dendê

Modo de fazerMisturar o material solicitado, sacrifica-se 4 galos e a galinha da angola, na massa e continua a misturar tudo.Armação do assentamento: coloca-se num alguidar a massa e os búzios , joga-se o azougue e sobrre tudo o sumo das folhas.Deixa-se por 3 dias e três noites na casa de exu e em seguida sacrifica-se os animais restantes.Oferendar os axe, as bebidas, os pades e jogar com cebola para saber se foi aceito.

ÈXÙ ELERÚPARA CARREGO

Material necessário

Èxù feito em duas etapas:

Primeira etapa - preparação do buraco:

Local determinado pelo jogo, em espaço dentro do terreiro, abrir buraco com dois palmos de profundidade e dois de largura e colocar o seguinte:

Moedas de várias nacionalidadesCarvão vegetal em póCarvão mineral em pó21 búzios 7 metais em pó

Ouro em póPrata em póLimalha de chaveJornal1 bode preto ( colocar no buraco: o ejé e a cabeça do bode)Fecha-se o buraco e durante três dias coloca-se direto no chão farofa e de mel e no quarto dias coloca-se cachaça sobre tudo.O mesmo procedimento, começando pelo buraco é feito numa encruzilhada próxima ao terreiro, neste caso coloca-se as farofas apenas no primeiro dia.

Segunda etapa – material:

BarroTabatinga brancaIodoMoedas recebidas como trocoMetais em póAzougueÁgua de cachoeiraFaca sem caboAtareEfun em póAzeite de dendêFolhas de exuTerra de 3 encruzilhadasTabatinga vermelhaMercúrio cromoJornal usado em merceariaPó de mercadoTerra de cemitérioBúziosOgóOsunWajiAlguidar revestido de metal

26

Page 27: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Animais para sacrifícioUm cabrito preto8 galos escuros1 galinha da angola1 pombo cinza

Bebidas7 tipos de bebidas fortes

Comidas7 padês diferentes

Modo de fazerMisturar os ingredientes, inclusive o sumo das folhas( deixadas na cachaça por 7 dias antes do assentamento) eo ejé de 4 galos e montar o vulto;

Armação do ajobó: Depois do vulto pronto deixá-lo por três noites seguidas no sereno ( só não pode pegar chuva)Depois de seco emergí-lo no dendê por 3 dias e 3 noites, em seguida colocá-lo para secar na casa de exu com a porta da casa semi aberta por 3 dias.Antes do sacrifício colocar bastante osun sobre o assentamento. Após o sacrifício colocar bastante penas das aves sobre o assentamento ( cobrí-lo com pena de aves). E repetir este ritual sempre que for cortar para esse exu.A cada 3 meses sacrificar uma ave no buraco feito na encruzilhadaAo terminar o assentamento, usar o vulcão da costa para facilitar o conhecimento do nome do exu.

ÈXÙ YANGÍOGUN, OXUMARE. OBALUAIYE, LOGUNEDE E OYÁ

Material necessário:YangiTerra de 7 encruzilhadasTabatinga brancaMetais ( menos aço e ferro)Folhas de mangueiraEfunOuro em pó21 búziosCarvão mineralMoedas antigasPano pretoPó de telha quebradaAtare moidoLouça quebradaAzeite de dendêMel de abelhas Areia do marLodo de mangueTabatinga vermelhaOsun WajiAreia de cachoeiraPrata em póAzougueCarvão vegetalMoedas correntesPano vermelhoTijolo (pó)OgóAlgudar num 3 e núm 1Leite de cabra

Animais para sacrifício.Um cabrito claro

4 galos claros1 galinha da angola1 pombo cinzaBebidas7 tipos de bebidas fortes

ComidasPade de dendêPade das bebidasPade de leite de cabra

Como fazerPreparar a massa, moldar o vulto, fazer os olhos, boca e ouvidos com búzios e usar os outros búzios para enfeitar o exu.Deixar secar na casa de exu por 3 dias e 3 noites e após este período sacrificar os animais, começando pelo cabrito e terminando pelo pombo.A louça quebrada fica ao lado do assentamento, dentro de um alguidar.

ÈXÙ OMITALADEQUALQUER IYAGBA

Material necessário:Um alguidar vitrificadoTabatinga brancaLimalha de ferro7 folhas de exu3 folhas de iyagbaMoedas corentes21 búziosObí raladoBejerecumAbereAlcool

27

Page 28: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Orogbo raladoCarvão mineralCentopéia secaCabeça de cabritoAreia do marTerra de rua Terra de 7 encruzilhadasPólvoraAzeite de dendêCachaçaPano preto em tirasEfunLinha preta1 alguidar enfeitado com búzios21 imãsTerra de armazém ou quitanda7 qualidades de pimentaFolha de arrebenta cavaloEnxofreMoedas antigasAtareLelekunAridan raladoOsunAzouguePichurin raladoLagarta de fogoCabeça de víboraTerra de cemitérioAreia de rioTerra de estradaTera de redemoinho Sal grossoMel de abelhaCarvão vegetalPano vermelho em tirasLinha brancaLiha vermelha

Animais para sacrifício:

Um cabrito claro4 galos claros4 falinhas clarasBebidas: 7 qualidades bem fortes

ComidasFarofa de águaFarofa de melFarofa de dendêFarofa de azeite doce

Modo de fazerMisturar os ingredientes inclusive a cabeça de cabrito ( socada). As tiras de panos preto e vermelho, as favas raladas, atare socado.

Armação do ajobó: Enfeitar um alguidar com búzios colados.No outro alguidar colocar as folhas de iyagba esclhidas, por cima vão as linhas, branca depois preta e vermelhaFazer o vulto e colocar efun e osunApós 7 dias faz-se os sacrifícios do cabrito e dos galosApós um mês do assentamento sacrifica-se as galinhasManter ao lado do assentamento um alguidar com sal grosso e outro com azeite de dendê e mais outro com mel.O vulto também é ornado com búzios e faz-se também os olhos, nariz, boca e os olhos com búzios.

ÈXÙ ONÁPARA QUALQUER ORIXA.

Material necessário:Ferramenta de ferro ou bronzeRoupas brancasTabatinga vermelha21 búziosUm pouco de sal21 ovos caipiraObi2 esteirasMorim brancoTabartinga brancaAzeite de dendêAlguidar21 moedas7 folhas de exu

Animais para o sacrifício:2 galos pretos1 galinha branca2 galinhas da angola

Bebidas:Todas as bebidas fortes Água Água de côco

Comidas:Pade de dende Pade de wajiPade de mel

Modo de fazerMisturar as tabatingas e armar o ajobóA pessoa que vai fazer o assentamento fica em jejum, usa roupas brancas, e fica em cima das duas esteiras.O alguidar é forrado com morim branco, depois coloca-se a massa feita com a tabatinga de forma que fique ocupando

28

Page 29: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

todo o espaço interno do vasilhame e formando um busto.O galo é passado no corpo da pessoa fazendo que faz os seus pedidosA ordem para sacrifício e a seguinte: galos, galinhas, e as etus.Se o assentamento está sendo feito para mulher, corta-se a cabeça da galnha branca e no bico coloca-se a moeda no bico. Molha-se com dende, mel e gim.No caso do assentamento está sendo feito para homem o processo acima é feito com a cabeça de um galo.Os axes para ambos são colocados crus num prato de barro com dende e um pouco de sal.Os 21 ovos são postos no assentamento, em seguida, derrama-se azeite por cima.Após 7 dias despacha-se numa encruzilhada, os ovos e os axes.Do corpo dos animais é feito saaráApós terminar o assentamento a pesoa se ajoelha em frente a ele e faz os seus pedidos.O obpi pe partido e dividido entre os que pariciparam da obrigação.Oferece-se uma bebida a exuApós 7 meses são ofenrendados ao exu 2 galos pretos ou 2 galinhas brancas dependendo da pessoa que o faz.Quando completar um ano são oferendados 3 galos pretos ou 2 galinhas e mais ovos, moedas e obí.

ÈXÙ OBI E ABEWINPARA QUALQUER ORIXA

Material necessário

FerramentaTabatinga vermelha21 búzios21 ovos crusObi2 alguidares21 moedas correntesTabaringa brancaAzeite de dendeSal marinho21 bananas d´aguaÁgua do marÁgua de cachoeiraÁgua do rio

Animais para sacrifícioUm cabrito claro4 galos claros 4 galinhas brancas

BebidasTodas as bebidas fortes Água Água de côco

ComidasPades em geral

Modo de fazer:Misturar as tabatingas . Armar o ajobó: Os chifres do quadrúpede são colocados ao lado do assentamento com azeite de dende e cachaçaO obí é partido e fica no meio do assentamentoAs bananas são descascadas e colocadas sobre o assentamento, os ovos também são colocados sobre o assentamento

As moedas também ficam no assentamento, dentro da massa e também no fundo do alguidarOs axé dos animais são crus com azeite de dende e um pouco de salOs corpos dos animais são usados para saará

ÈXÙ OLÁOXUN IPONDÁ, OPARÁ, AJAGURÁ, OMINIBU, KARE, IBEJI

Material necessárioTerra do local do assentamentoTerra da margem do rioÁgua de cachoeiraRespa de assentamento de exuTabatinga vermelha 12 ovos de galinha Morim amareloLatão amareloAzeite de dendeTerra de 3 encruzilhadasBúzios moidosAridan raladoÁgua de chuvaEfunMel de abelhaAlguidar revestido de metal amarelo7 folhas de exuFarinha torrada com açucar vascavo ou crestalPapel vegetalCera de abelhaMiedas correntesObi2 alguidares comunsAreia do fundo do rio

29

Page 30: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Conchas IkodideTabatinga brancaOri5 ovos pataBronzeOuroAzeite doceFava de ifa21 búzios inteirosFavas de oxunÁgua de poçoOsun2 conchas grandesAzougue 5 folhas de oxunPlacenta humanaÁgua de côco3 côcos secosGrafite ou carvão em póMoedas antigasCachaçaVinho brancoAnimais para sacrifício1 galinha da angola1 galo branco1 pata clara1 galinha da angola1 pombo branco

BebidasÁgua de côcoVinho branco Melado com anizAluáÁgua de poçoCaldo de canaVinho moscatelMelAzeite de dende

Vinho branco com sumo de oriripepeGim Água de flor de laranjeira

ComidasPade de aridan raladoPade de osunPade de mel de abelha com água de flor de larajeiraMelaçoIpeteBanana ouro amassada com melRolete de canaAkasá branco, amarelo, gema e côco.

Modo de fazer

Primeira etapa Buraco onde vai ficar o assentamento, é lavado com água de côco ( 3 côcos). Após lavar eé feito um buraco com um palmo e meio de frofundidade, uns 35 centímetros, e também se coloca água de côco. Num desses côcos faz-se um buraco e enfia-se o papel vegetal com os pedidos escritos pela pessoa com grafite, ou carvão e embebido no mel. Depois é vedado com cera de abelha. Este cõco fica dentro do buraco junto junto com moedas correntes e antigas, o que vai cobrir este buraco é um pano anarelo redondo com 16 búzios abertos em volta.

Segunda etapaMisturar as tabatingas, as terras, 6 gemas de ovos sendo 3 de galinha e 3 de pata. As conchas e os búzios, triturados e torrados, os demais elementos e algumas moedas.

Terceira etapaApós a formação do vulto no alguidar forrado de latão amarelo, é posto para secar por 5 a 6 dias na casa exu. Em seguida a secagem derramar sobre este a nistura feita com vinho branco, azeite de dende, e mel, seguindo-se, então, o sacrifício animal. O ikodide é colocado na altura da cabeça do exu olá.

Quarta etapaAjobó. Num alguidar ao lado ficam dois alguidares untados com mel de flor de laranjeira, sendo que cada um contém uma concha grande untada com ori e cheia de vinho branco e a outra com moedas. O obí é mantido dentro de um alguidar com mel e água de poço. Os axé dos animais são cozidos no azeite de dende, azeite doce, mel e ori misturados. Dos animais é feito saará. Manter sempre um pouco de sal próximo ao assentamento. As comidas e bebidas são arriadas em 7 kolobos, semanalmente, alternadamente.

ÈXÙ GERÍOYA, OMOLU, OBALUAIYE, NANÃ, E OXUMARE

Material necessárioBarro de encruzilhadaÁgua de poçoFarinha torradaTabatinga vermelhaWajiOsso de cabrito do terreiro

30

Page 31: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Pó de açoIodoCarvão mineralEfunEnxofre em póPimenta do reino brancaBambu raladoTerra de mataMoedas Água de chuvaÁgua de rioAzeite de dendeTabatinga brancaOsunCravo de ferroAzougueCarvão vegetal em pó7 folhas de exu1 fava de atare3 folhas de oya: folha de fogo, erva prata e espada de oya.9 folhas de akokoTerra de 3 encruzilhadas21 búzios

Animais para o sacrifício1 cabrito4 galos vermelhos 1 galinha da angola 1 pombo cinza

BebidasTodas as bebidas fortes

ComidasDiversos tipos de pade

Modo de fazerAs tabatingas são misturadas, acrescentando-se o restante do material

inclusive osso do cabrito quebrado. Armação do ajobó; depois da massa pronta, molda-se o vulto e deixa-se secar por 7 dias na casa de exu. Depois faz-se os sacrifícios.

31

Page 32: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

OGUN WARÍEXU E OXUN

Material necessário1 okuta de ferro1 okuta de cachoeiraWajiAlguidar núm 2 e 32 tíbiasOsun7 moedas antigasObiOrogboSalAzeite de dendeFerramenta de ogun com 35 centímetros Folhas de ogun 1 crânioEfun7 bolas pequenas de ferro7 búzios abertos2 atareFavas de ogunMel

Material para a casa do acentamentoEstuquePeregunLampião 16 galos vermelhos4 pombos brancosEpo pupáFolhas de ogun ( todas)4 cabeças de cabrito4 cabritos4 galinhas da angolaMariwo

Animais para o sacrifício2 galos vermelhos 1 galinha da angola1 pombo branco

BebidasAluáCachaçaÁgua de côcoGimEmú

ComidasInhame da costaCarne cruaPadê de oríPade de azeite de dende

Preparo da ferramentaA ferramenta é lavada na mistura feita com azeite de dende, cachaça e folha.

Construção da casa que abrigará o assentamentoÉ uma casa de estuque misturado com ejé dos animais sacrificados e folhas de ogun.Fazer quatro buracos nos quatro cantos da casa, colocando em cada um uma cabeça uma cabeça de cabrito.Sobre os buracos coloca-se sangue e folhas de ogun. Em volta da casa se planta peregun.

Armação do assentamentoNum alguidar colocar a ferramenta e no outro o crânio com as tíbias. No que tem as ferramentas colocar as sete bolas de ferro, as 7 moedas , waji, efun, osun, os okutá, um pouco de dende, gotas de

mel e em seguida os sacrifícios dos animais- ejé- sendo que os axé são passados no dende, enrolados na folha de bananeira e despachados na rua de terra.

OGUN ÉLÉGBÉDÉOXUN, EXU E OXOSI

Assentamento

Primeira parte

Como esta qualidade é plantada impreterivelmente embaixo de uma árvore que pode ser pela ordem: mangueira, jaqueira, cajazeira ou touceira de peregun, são feitos sacrifícios de animais, ou seja, o ejé circunda o tronco da árvore. Caso seja escolhido o peregun, no centro da touceira é que se prepara o assentamento. Os animais para este ritual são: um cabrito, 4 galos, 1 etu, e 1 pombo branco. Em volta da touceira de peregun pode ser feito um murinho de cimento para proteção. Nas àrvores, em volta, amarramos um pano verde e branco.Assentamento.

Segunda parte:

Material necessário para segunda parte:Ferramenta de ogunFolhas de ogunAtare socado ou mastigado

32

Page 33: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

1 otá de ferro da via férreaFavas de ogun7 búzios7 bolinhas de ferroMariwo

Animais para sacrifícioUm cabrito4 galos1 galinha da angola1 pato1 pombo branco

Bebidas CachaçaEmúÁguaÁgua de côcoGim

ComidasFeijão fradinho torrado, com azeite de dende, camarão seco e cebola raladaFeijão pretoMilho de galinha e feijão pretoFeijão mulatinho ou cavalinhoAberenAkarajéEkuruInhame assado, 41 palitos de dendezeiro com azeite de dende.

Preparo da ferramentaSerá preparada com folhas quinadas, azeite de dende, cachaça, waji, osun e efun.

Armação do ajobóDepois da ferramenta pronta, coloca-se as moedas, os búzios, o okutá, as favas

do orixá. Sacrifica-se os animais, joga-se sobre tudo atare socado e mastigado.Ao lado é mantido um alguidar com azeite de dende.

OGUN XOROKEEXU

Material necessárioTerra de 3 encruzilhadas próximas ao local ode vai ser feito o assentamento.EfunBolas de ferroÁgua de poço7 folhas de ogun3 facas sem cabo, usadas7 moedasAzeite de dendeWajiOsunAtare moidoCachaça7 folhas de exuFerramenta comumObíAlguidares

Animais para sacrifícioUm cabrito11 galos1 galinha da angola1 pombo branco

BebidasCachaçaÁguaAzeite de dendêGim

VodkaMeuÁgua de côco

ComidasCarnes cruas, de preferência e também carnes assadasComidas normais da casa

Preparo da ferramentaA ferramenta fica dentro de um alguidar ou de uma bacia de ágata com folhas de exu e ogun e azeite de dende.

Ritual na mataÉ feito um buraco na mata , onde são sacrificados 7 galos, durante 7 dias, sendo que no último dia são sacrificados o cabrito, cuja cabeça fica dentro do buraco, 4 galos, 1 galinha da angola e 1 pombo branco.

Armação do assentamentoApós os sete dias a ferramenta de xoroke é fincada na terra e por cima coloca-se waji, osun, efun, atare, as bolinhas de ferro, sumo das folhas de exu e ogun e as 3 facas sem cabo.São mantidos, no assentamento, 3 alguidares com azeite de dende, água e cachaça.

OGUN OLODÉOXOSSI

Material necessárioFerramentaAzeite de dendê

33

Page 34: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Folhas de oxoss ( capitão, caiçara e cactos)EfunWajiPimenta do reino pretaMoedas correntesIkodidéAlguidar Folhas de ogunMariwoAkasá brancoOsunAtareBúziosNoedas antigasFavas de ogun

Animais para sacrifícioUm cabrito1 igbin4 galos vermelhos1 pombo branco

BebidasBebidas de ogun e oxossi

ComidasCome frutos, obi e orogbo

Preparo da ferramentaSão quinadas folhas de ogun e oxossi juntas, e a ferramenta fica nessas folhas .

Armação do assentamentoApós a ferramenta preparada é colocada num alguidar e vai se colocando os outros ingredientes por último, se coloca o azeite de dendê bem quente. Após o

sacrifício sopra-se bastante osun no assentamento.

OGUN ALÉDA NOITE – VESTE-SE DE BRANCO E VERDE

Material necessárioDois alguidares núm 2WajiEfun7 búziosBejerekun socadoFerramentaFolhas de ogunCravo de ferro7 bilhas de ferroOsun7 moedas antigasAzeite de dendêAridan ralado1 molho de ferramentasImãsFavas de ogun

Animais de sacrifício1 quadrúpede4 galos vermelhos1 galinha da angola

BebidasEmúÁgua de côco

ComidasComidas de ogun

Armação do assentamento

Num alguidar colocar a ferramenta , juntamente com os outros componentes solicitados. No outro alguidar, coloca-se o molho de ferramentas com azeite de dendê.

OGUNJÁOXALA

Material necessárioAlguidar MoedasFolhas de oxala7 espadinhasEfunOri derretidoObi brancoWajiBúziosFolhas de ogunFerramentaOtá de minério brutoOsunAzeite de dendêFavas de ogun e oxalá

Etapas pelas quais o filho de ogun deverá passar antes do assentamento

Roupas a serem usadas:

H0mem: calçolão branco/vermelho, lado esquerdo e direito. Ojá e atakan, nas cores vernelho e branco, não importando o lado pois são pedaços de pano costurados horizontalmente.

34

Page 35: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Mulher: saiote branco/ vermelho, lado direito/ esquerdo. Ojá e atakan, nas cores vermelho e branco, náo importando o lado, pois são pedaços de pano costurados horizontalmente.

Material necessário para o ritualUm porrão7 pintos7 abanos7 nacos de carne de boiÁgua de poço7 espadas de madeira rústica7 galos brancos11 akasás1 galinha da angolaFolha de guiné

Como fazer:Na mata são passados no corpo da pessoa as 7 espadinhas, depois quebradas e colocadas dentro do porrão. Em seguida são passados os 7 pintos e depois são soltos no local.Os 7 galos, depois de serem passados no corpo são sacrificados dentro do porrão, sendo usados apenas o ejé, após são servidos em saará ás pessoas do terreiro. Os abanos depois de serem passados na pessoa, ficam em pé em torno do porrão.os 7 nacos de carne também depois de serem passados são colocados dentro do porrão.Ao voltar parra o terreiro a pessoa tem a cabeça lavada com a seguinte mistura: ejé de galinha da angola, água de poço, akasá dissolvido e o sumo da folha de guiné. Depois de lavada a cabeça é posto um ojá e a pessoa fica por 24 horas, só depois desse tempo é que

poderá ter sua cabeça lavada normalmente.

Animais para sacrifícioCabrito branco4 galos carijó1 pombo branco1 galinha da angola albina

BebidasAluáÁgua de côcoÁgua

ComidasEgbo, bem mole com gotas de azeite de dendêPadê de obi brancoInhame cozido com azeite de dendê e azeite doce

Preparo da ferramentaA ferramenta difere um pouco das demais qualidades,pois ela num lado leva as miniaturas de ancinho, enxada, etc... E do outro leva 7 espadinhas. Esta ferramenta é deixada tamabém nas folhas de ogun e oxala.Armação do assentamento: num alguidar colocar a ferramenta e os demais ingredientes, por último fazendo o sacrifício animal.

OGUN MEJÉEXU E OGUN

Material necessárioDois alguidares

Molho com ferramentas agrícolas e 7 espadinhas de açoBúziosMariwoImãAzeite de dendêOsunOtá de minério brutoWajiFerramentas7 folhas de ogun7 moedasOríFavas de ogunEfunAtare7 bolas pequenas de ferro

Animais para sacrifício1 cabrito malhado2 galos vermelhos2 pombos brancos

Bebidas EmúÁgua de côcoCachaçaAluáGimWodka

ComidasFarofa de inhameObi brancoOrogboMilho de galinha cozido dom dende, cebola ralada e camarão secoCarne cruaFeijão preto torrado com azeite de dendê

35

Page 36: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Armação do assentamentoNum alguidar é colocada a ferramenta e no outro é colocado o molho de ferramentas e espadinhas.No alguidar com a ferramenta são colocadas moedas, imãs, as 7 bolas de ferro, o otá, osun, efun, waji, as favas ( raladas e misturadas com azeite de dendê). Os búzios são jogados, obi e orogbo.Em seguida são feitos os sacrifícios animais.

ODÉ AKUERANOXUN, OMOLU, OGUN E YEMANJA

Material necessário1 alguidar de barro núm 2OríWaji7 favas de oxossi7 moedas 3 obi1 otáAzeite de dendeOsunFerramentas de bronze ou metal amarelo7 búzios7 folhas de oxossi3 orogbo

Animais para sacrifícioCabrito4 galos carijós1 galinha da angola 1 marreco1 pombo branco

BebidasÁgua de flor de laranjeiraMelaçoÁguaMelado com águaCaldo de canaAluáGim

ComidasAsosoRapadura raladaPadê de gema de ovo

Armação do assentamento No alguidar de barro colocar a ferramenta e os demais elementos que compõem o assentamento. Em seguida são sacrificados os animais.

ODÉ DANADANAOXUN, LOGUNEDE E OMOLU

Material necessário3 alguidares de barroFerramenta de bronze ou latão amareloOsunMoedasFavas de oxossiObiOrí3 idé de metal amarelo7 setas pequenasEfunWajiAzeite de dendêBúzios

Folhas de oxossiOrogboAtare ( 1 fava inteira moida)Aridan ralado

Animais para sacrifícioVeadoCabritoTatu ( só após 7 anos de assentado)4 galos carijó1 galinha da angola1 pombo branco

BebidasÁguaAluáMelaçoGim

ComidasRapadura raladaPade de wajiPade de gema de ovosPade de ori

Armação do assentamentoEm dois alguidares superpostos ficam as 7 setas, com as pontas voltadas para cima. No outro, que é menor, fica a ferramenta, no azeite de dende e folhas.No alguidar com as setas são colocados os outros elementos.Em seguida são feitos os sacrifícios dos animais.

ODÉ IBUALAMOOBALUAIYE E OXUN

36

Page 37: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Material necessárioUm alguidar de barro, ornado com palha da costa e búzios ( ficam mergulhados por três dias em água com osun)Um odé mata em metal amarelo ou bronzeAlém da ferramenta, uma pequena lua, uma lança e uma espada ( metade em ferro)41 búzios passados no azeite de doce, azeite de dende, e osun7 favas de oxossi7 folhas de oxossi4 obi brancosOri9 moedas 9 idé ( ferro/metal amarelo ou ferro/ bronze)OsunEfunWajiAtareBejerekunLelekunAridanPixurinPalha da costa1 otá

Animais para sacrifícioCarneiro brancoCabrito branco1 galinha da angola4 galos brancos1 pombo branco

BebidasÁgua de côcoAluáGim

MeladoCaldo de cana

ComidasPade de oriPade de azeite de dende, camarão seco e cebola raladaAkasa branco na folha de mostardaAkasa amarelo, na folha de de mostardaAxoxo

Armação do assentamento:O local onde ficará o assentamento é forrado com palha da costa , este assentamento fica ao lado de obaluaiyem só que este come apenas aves de cor branca.A ferramenta é colocada dentro do alguidar ornado, junto com a lua, lança e espada e a seguir são postos os outros elementos.Depois do assentamento pronto, então, são feitos os sacrifícios animais.

ODÉ OTINLÉOGUN, OXUN, IYEMANJA E OYÁ

Material necessário2 alguidares núm 2Ferramentas de ogun ( molho)OsunEfunIkodidé7 moedas Folha de akokoObiFerramentas de oxossiFolhas de oxossi

WajiFavas de oxossiTerra de florestaFolha de iroko2 cabacinhas ( ado) Orogbo

Animais para sacrifícioCabrito brancoVeadoTeiú4 galos brancos1 galinha da angola1 pombo branco

BebidasÁguaÁgua de côcoAluá

ComidasPade de oriEgbo com fatias de côcoAkasá branco

Armação do assentamento:A ferrameta atravessa os dois alguidares que ficam superpostos. O molho de ferramentas de ogun é colocado dentro do alguidar, junto com outros elementos.Em seguida são feitos os sacrifícios animais.

ODÉ INLÉOXOGYAN, YEMONJA E OXUN

Material necessário

37

Page 38: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Ferramenta em forma de arco e flecha, em metal amarelo e branco2 cabacinhas pequenas2 alguidares16 moedas EfunOsunWajiAtareBejerekunLelekunAridanFavas de oxossiFolhas de oxossi e oxalá16 búziosOri3 orogbo

Animais para sacrifícioCoelhoTatuVeadoCabrito branco4 galos bracos/ carijó1 pato branco1 galinha da angola1 pombo branco

BebidasÁgua de côcoMelaçoCaldo de canaÁguaGimAluá

ComidasMilho branco cozido com salCôco fatiado

Berinjela aferventada com cebola ralada e camarão secoInhame socado com dende e sal

Armação do assentamento:Os alguidares são superpostos, a ferramenta é colocada dentro,as cabacinhas são amarradas com palha da costa na ferramenta.São acrescentados os outros elementos dentro do alguidar.Em seguida são feitos os sacrifícios animais.

OSAIYN ABENEJÍ OU IBENEJÍOxun e odé

Material necessárioFerramenta encimada por um pássaro - atioro3 folhas de cada orixá , incluindo exuOsunEfunAtare BejerekunLelekun36 búzios Água de poçoTabatinga vermelhaTabatinga brancaCarvão vegetal Carvão mineralWajiFavas de todos os orixas raladas1 bacia de najé ou alguidar16 folhas de orixa, uma de cada um, de cada planta uma folha

Azeite de dendê

Animais para sacrifícioBode claro4 galos caipiras1 galinha da angola1 pombo branco

BebidasÁgua de côcoCachaçaMel de abelhasÁgua Caldo de canaVinho moscatelGimAluáCachaça com pau de canela

ComidasPade de azeite de dendePade de ovosAkasá brancosAkasá amarelosObíOrogboA ferramenta é colocada nas folhas de todos os orixas.

Armação do assentamento:A ferramenta é colocada no alguidar ou na bacia najé, depois são acrescentados os outros ingredientes.A seguir é feito o sacrifício animal.

Aajá: É um espírito da floresta que aparece ao

lado de osaiyn ajudando-o a colher as

38

Page 39: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

folhas. As vezes é confundido com osaiyn, mas no brasil não é cultuado.

OSAIYN EWÉ DUNDUNOXALÁ E OGUN

Material necessário2 alguidares16 moedasOrogboFumo de rolo desfiado Ferramenta de estanho ou ferroTabatinga branca1 fava de atareOsunOriAzete de dendê21 búzios ObíFolhas de todos os orixas2 cabacinhasFavas de todos os orixasTabatinga vermelhaEfun WajiMel ( pouco)

Animais para sacrifícioVeado Bode GambáTamanduá (na áfrica, aadwark)4 galos carijós1 pato1 galinha 1 pombo branco

Bebidas

ÁguaCachaçaMelaçoAluáVinhos moscatel e tinto rascanteGim

ComidasAkasá amarelosAkasá brancosPade de mel Pade de águiaMilho de galinha aferventado com salEgbo com salFeijão fradinho com salAkasá de amendoimAmendoim, feijão fradinho, milho de galinha e côco ralado.Lavar a ferramenta nas folhas quinadas de todos os orixas

Armação do assentamento:As tabatingas são misturadas em seguida são acrescentados os outros ingredientes. A ferramenta é colocada dentro do alguidar e então coloca-se a massa e enfeita-se com búzios.Sacrifica-se os animais.Nas duas cabacinhas ficam: na primeira; ixé do pombo, e na segunda ejé e penas do mesmo.

OSAIYN EWÉ RINRINOMOLU E OBALUAIYE

Material necessárioCuscuzeiroPedra colhida na mata

Tabatinga brancaFavas de todos os orixasFerramenta de estanho ou ferroAzeite de dendêOsunAlguidar16 búziosTabatinga vermelhaFolhas de todos os orixas16 moedas de prata21 folhas de todos os orixasCachaça e mel

Animais para sacrifícioBode claro4 galos brancos1 pato claro1 pombo branco

BebidasÁguaCachaçaCaldo de canaAluáGim Vinho moscatelÁgua de côco

ComidasPade de sumo de peregunPade de obiPade de orogboRoletas de canaAkasás brancos e amarelosRapadura ralada com águaPipoca com amendoim aferventado com sal A ferramenta fica na mistura de cachaça, mel e 21 folhas maceradas.

39

Page 40: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Assentamento:Mistura-se as tabatingas e os outros ingredientes. Arma-se o assentamento incluindo a ferramenta de estanho.Polvilha-se o assentamento com bastante osunSacrifica-se os animais.

OXUN AGBALÚYEMONJÁ SAGBÁ

Material necessário1 terrina de metal branco / amarelo5 moedas amarelas5 idé de metal amarelo5 búziosNoz moscada raladaFolhas de oxunAçúcar mascavo2 okuta de cachoeira5 luas de metal amarelo e branco5 idé de metal brancoCanela ralada Pixurin raladoAridan raladoCravo da índiaAzeite doceAzeite de dende

Animais para sacrifícioCabra4 galinhas1 pata1 galinha da angola1 adabá

BebidasÁgua

AluáÁgua de flor de laranjeiraÁgua com melGimÁgua de côco

ComidasUadoOmolokunFrutas tropicaisIpétéPade de gemaAkasá de gemas

Preparo dos utensíliosA terrina é branca, com metal amarelo e metal branco, respectivamente, lado esquerdo e lado direito, formando duas luas cheias. Material lavado com as folhas do orixá.

Assentamento:Esta qualidade de oxun usa 2 abébé em metal amarelo e metal branco vazado, tendo no meio uma lua cheia.Dentro da terrina vão os okutá as moedas, as luas, os idé, os búzios, as favas e o açúcar mascavo.Depois de pronto, então começam os sacrifícios dos animais.

OXUN IJIMÚOya, oxoguiyan, ogun e yemanja

Material necessário1 sopeira amarela1 okutá de rio com cachoeira

5 favas de oxunÁgua de cachoeira 5 idé amarelos OríOsun1 abébé ( espelho)5 búziosAreia de fundo de rioFolhas d oxun5 moedas brancas correntesEfunAnimais de sacrifício1 cabra 4 galinhas1 pata 1 dangola branca1 adabá

BebidasÁgua AluáGimÁgua de cõcoÁgua de arrozÁgua de canjicaÁgua com melÁgua com rapadura raladaÁgua de poçoÁgua de cachoeira

ComidasOmolokunIpétéAkarajé

Preparo do vasilhame e armação do ajobó :Depois de lavada, a sopeira, nas folhas unta-se com ori. Dentro da sopeira coloca-se areia de fundo de rio, o okutá,

40

Page 41: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

os búzios, os idé, as moedas, as favas, água de cachoeira, osun e efun. Em seguida sacrificam-se os animais.

OXUN IYAOMI EXU E IYEMANJA

Material necessárioLouça amarela5 moedas correntes1 okutáFavas de oxunEfun5 búzios abertos5 idé amarelosAreia de rio Folhas de oxunOsunWajiAzeite de dendeAzeite doceMel

Animais para sacrifícioCabra amarela4 galinhas amarelas1 galinha dangola branca e fêmea1 paturí1 adabá

BebidasÁguaAluáGimÁgua com melÁgua com rapadura ralada e flor de laranjeira

ComidaOmolokunPade de ovosEgboPade de oriPeixe assado no azeite docePade de gema cruaFeijão fradinho mais feijão carioquinha, azeite doce, e dende, camarão seco e cebola ralada.Digbo

Preparo da louça e ajobó:Depois de lavada com as folhas de orixa oxun, a louça é untada com orí, bem como são untados com orí, as moedas, os búzios, idé, etc...Na louça amarela, depois de preparada, são colocados, o okutá, as moedas, os búzios, os idé, a areia,( no fundo da louça), as favas, efun, osun e waji.Em seguida os animais são sacrificados.

OSUN ABOTO(OGUN, IBEJI, OYA E OXOSSI)

Material necessárioIgba – louça amarela2 abébé pquenosFerramenta de ogunManteiga de cacau1 quartinhaOrogboFavas de oxunEfunPedaço de ouro1 espadinha pequena de metal amarelo1 obi de 4 gomos

Ori5 obiMel Folhas de oxunOsunWaji

Animais para sacrifício1 cabra amarela4 galinhas amarelas1 galinha dangola1 adabá

BebidasÁgua AluáÁgua de côco

ComidasOmolokunEgbo com melPade de ori

Preparo:Igba e demais objetos são lavados na água com as folhas e depois untados com ori e mantega de cacauArmação do ajobó: depois do igba preparado, coloca-se os abébé, a espada, o pedaço de ouro, as favas, os obi, orogbo.Polvilha-se com efun , osum e derrama-se por cima um pouco de mel de flor de laranjeiraEm seguida fazer os sacrifícios animais.

OXUN ÓPARÀ

41

Page 42: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

OYA , OGUN, XANGO

Material necessárioAtare1 sopeira amarela2 colheres de pauFolhas de obiEfunIkodide5 moedasFolhas de oxun e do orixa que a acompanha2 alguidares de barro6 pratos de barro2 okutáOsunWaji5 búziosFavas de oxun5 idé de metal amarelo unidos

Ébós que deverão ser feitos para iniciação dos filhos de ópará:

Na cachoeira, numa quarta feira de lua minguante às 10h00

Primeira etapa do ebó: 5 omolokun com 5 espelhos em cada um5 porções de feijão fradinho torrado5 porções de feijão fradinho cozido5 abanos ornados com búzios5 carretéis de linha de algodão amarela5 ovos cozidos5 ovos crus

Segunda etapa do ebó:Banho com 3 akasá brancos, 1 akasá de gema, 5 gemas cruas, água da quartinha

do orixa patrono da casa e canela ralada.O próprio abian bate essa mistura fazendo seus pedidos. Essa mistura é então passada no corpo do abian, que fica semi nú e sentado num apotí. Fica no corpo por 90 minutos, após este período o abian toma banho com sabão da costa. Anho tomado um dia antes da iniciação e após os 5 ebó na cachoeira.

Animais para sacrifício:Odá ( bode castrado)6 galinhas amarelas1 adabá1 pato

BebidasAluáGimÁgua

ComidasPade de oriPade de melPade de azeite de dende5 kolobo com: arroz cozido, feijão fradinho, pade de ori, pade de dende e pade de melOriripepe refogado dcom azeite de dende , azeite doce, camarão e cebola ralada.

AssentamentoLavar as louças com folhas de oxun. A sopeira é colocada dentro do alguidar, com três pratos virados para dentro e três virados para fora. As colheres de pau, os okutá, as folhas de obí, as

moedas os búzios, favas de oxun, osun, efun,waji, os ikodidé, e os 5 idé de metal amarelo são arrumados e é feito o sacrifício dos animais.

OXUN AJAGURÁXANGO, OGUN, EXU, E YEMANJÁ

Material necessário1 gamela redonda1 sopeira5 moedas5 idé de cobre/ latão1 osé de cobre amareloFavas de oxunEfunWaji5 quiabos crus1 okutá de cachoeira6 búzios 1 abébé de latão amareloOriOsunAtareFolhas de oxun e xangoAnimais para sacrifício:Cabra Ajapá ( na obrigação de 7 anos)4 galinhas1 dangola1 adabá

BebidasAluáÁgua

ComidasAmalá

42

Page 43: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

OmolokunOvos cozidosUadoAkarajé

Assentamento a louça e demais utensílios lavados nas folhs de oxun. A sopeira fica no centro da gamela, cercada por quiabos. Dentro vão os itens mencionados na relação de materiais. Waji em pouca quantidade. Em seguida fazer o sacrifício dos animais.

OXUN IPONDÁOGUN E ODÉ

Material necessário: Sopeira de louça amarelaFavas de oxunOriOsunAtare5 moedas Folhas de oxunAzeite de dendeAzeite doceOtá de cachoeira1 espada em metal amarelo1 abébé de latão amareloMel de abelhas

Animais para sacrifícioCabra amarelaIgbin4 galinhas 1 galinha da angola1 adabá

1 pato

BebidasAluáÁgua Água de coco

ComidasOmolokunAkasá de gemasFrutasEgboPade de água de coco

AssentamentoOs utensílios são lavados nas folhas de oxun, depois untados com ori. Okutá, búzios, moedas e demais objetos e favas ficam dentro da sopeira. Em seguida coloca-se um pouco de mel de abelhas, ori, azeite de dende e azeite doce por cima de tudo. Faz-se o sacrifício dos animais.

OXUN YEYEOKEOGUN E OXOSSI

Material necessárioSopeira amarelaFolhas de oriri5 idé de metal amarelo5 moedas amarelasOsunWaji5 akasá brancos5 colheres de pau pequenas5 favas de aridan5 búzios

5 espelhos pequenosFavas de oxunEfunIkodidéOri

Animais para sacrifício1 cabra amarela4 galinhas amarelas que já procriaram1 paturí1 galinha dangola1 adabá

BebidasAluáÁgua de coco

ComidasFatias de cocoEgboAkasá de gemaOmolokunFeijão fradinho aferventado com dende

AssentamentoLavar a sopeira, idé, moedas, etc... Com folhas de oxun, após untar com ori. A sopeira fica sogre as favas de aridan, dentro ficam as folhas de oriri, como se estivessem forrando, em seguida são acrescentados os outros itens pedidos. Sobre o igba, antes do sacrifício animal, são colocados 5 akasas brancos.

OXUN YEYEKAREOXOSSI, OGUN, EXU

Material necessário

43

Page 44: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Sopeira najéOdé mata5 folhas de ogun, oxun e oxossiEfun5 moedas amarelasFavas de oxun, ogun, e oxossi5 akasa brancosOkutá de cachoeiraFerramentas de ogun ( bigorna)OsunWaji1 atare inteiro5 búzios5 adé amarelos

Animais para sacrifícioCabra amarela4 galinhas amarelas1 galinha da angola1 adabá1 galo vermelho

BebidasÁgua de cocoAluáGim

ComidasTodas as comidas secas de oxun, ogun e oxossi

AssentamentoTodos os objetos são lavados nas folhas de oxun, depois untados com ori. Com os objetos prontos, passa-se a armar o ajobó incluindo dentro da sopeira odé mata e a ferramenta de ogun. Em seguida procede-se o sacrifício animal sobre os 5 akasá.

OXUN YEYEODOYEMANJÁ E XANGO

Material necessárioSopeira branca/ amarela5 idé interligados sendo 3 amarelos e 2 de prata e soldadosEfunWajiFavas de yemanjá e xangoFolhas de yemanja e xango5 búziosOkutá de cachoeiraOriOsun11 moedas, 5 amarelas e 6 de prata1 coral branco

Animais para sacrifícioCabra amarela4 galinhas amarelas 1 pata clara1 galinha dangola1 adabá

BebidasÃguaAluáÁgua de cocoGimMel com essência de flor de laranjeira

ComidasPade de oriMel de abelhaArroz de oxalaAkasá branco

AssentamentoTudo lavado nas folhas de yemanjá e oxun. Lavar e untar a sopeira com ori, coloca-se os outros elementos e faz-se o sacrifício dos animais.

OYÁ MESANOXOSSI, OGUN E OXALÁ

Material necessárioCabaça bojudaOsunFavas9 búziosWajiOri9 idé de cobreOkutá de pé de montanhaEfunFolhas de orixá9 moedas de cobreAtarePrato de barro

Animais para sacrifícioCabra amarronzada4 galinhas vermelhas1 galinha dangola 1 paturi1 pombo branco

BebidasÁguaAluáÁgua de cocoGimÁgua com melado

44

Page 45: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

ComidasAmalá com milho vermelho torradoEgbo com folha de louroArroz com folha de louro

AssentamentoLavar todos os objetos com as folhas de oyá. A cabaça é cortada horizontalmente, formando uma tampa com a parte superior. A cabaça fica sobre o prato de barro. Dentro da cabaça são colocados os demais elementos solicitados e sobre isto tudo são sacrificados os animais.

OYÁ PETÚOGUN E OXUN

Material necessárioSopeira de barro najéOkutá de local altoFavas de oya, ogun e oxunOsunWaji9 búziosAdaga de cobre9 grãos de atare inteiros9 colheres de pau com osun9 pratos najéOriEfun9 moedas de cobreEspada de cobre pequena9 folhas de akoko9 idé de cobre

Animais para sacrifício

Cabra acastanhada4 galinhas vermelhas 1 galinha da angola1 pombo branco

BebidasÁgua AluáGimÁgua de coco

ComidasAkarajé frito no dende com oriEgboArrozAkasá brancos

AssentamentoLavar a sopeira e demais elementos na folha de orixa. Com a sopeira pronta, colocamos os pratos em volta da mesma e dentro são postos os demais itens, sendo em seguida feito os sacrifícios animais.

OYÁ ONIRÁOGUN, XANGO E OXUN

Material necessário2 alguidares núm 29 folhas de louroEfun2 okutá ( pé de montanha e minério de ferro)9 grãos de atare9 búzios9 espadinhas de aço9 moedas de cobre

Favas de oyá3 folhas de ogun, oxun e xango9 folhas de akokoWajiOsunOri9 chifres de boiAzeite de dende9 idé de cobreAzeite doce e ori misturadosFolhas de oyá

Ebó feito antes de iniciar filhos de onira

Primeiro ebó: etá – ogundáFeito na estrada de ferro, à noite, terça-feira na lua minguante.Material para o ebó: alguidar, cascalho, roupa de chitão, 1 cravo de ferro, 1 pedaço de ferro. Sacrificar para ogun élégbédé um galo vermelho.

Segundo ebó: osáFeito na mata, a noite, terça feira, lua minguante. Material para o ebó: cesto de verdureiro, verduras, 9 pontos de pólvora, amendoim aferventado, roupa de chitão, 7 ovos crus, 9 akasá brancos e água de coco.

Sacrifícios para oyá oniráCabra vermelha4 galinhas vermelhas1 paturí1 galinha dangola1 pombo branco

45

Page 46: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Animais para ogunUm cabrito4 galos vermelhos1 galinha da angola

BebidasAluá ÁguaÁgua de cocoGim

ComidasPade de oriPade de ovosEkuruAkasá brancos

AssentamentoLavar os utensílios com as folhas do orixá. Dentro do alguidar são colocados os okutá, as folhas de akoko, as folhas de louro, os búzios, os idé, e por cima derrama-se a mistura de azeite de dende, azeite doce e ori, em seguida, faz-se os sacrifícios dos animais de oyá onirá.Após 7 dias se sacrifica para ogun.

OYÁ ODAGANBARÁEXU

Material necessárioBacia ou alguidar de barro9 pratos de barro9 moedas de cobreTalha pequena9 folhas de akokoWaji

Azeite de dendeFolhas de oyaFolha de canela- de – velhoTravessa najéOkutá9 idé de cobre9 folhas de louroOsunAtare9 búziosFavas de oyáOrí

Animais para sacrifícioCabra marron4 galinhas marrom1 galo vermelho1 galinha da angola1 pombo branco

BebidasAluáÁguaÁgua com mel e canela

ComidasPade de dende e pade de mel no mesmo alguidarAkasá brancoAkasá vermelhoArroz de oxalá

AssentamentoLavar todos os utensílios com as folhas de oya. Bacia ou alguidar, travessa najé eos pratos são colocados primeiro e depois os outros elementos.Na talha são colocadas as folhas de louro e akoko.

Depois de pronto o assentamento fica por 9 dias na casa de exu. Após esse periodo é que são realizados os sacrifícios dos animais, começando pelo galo vermelho, em seguida a cabra e assim por diante. Incerrados os sacrifícios o assentamento volta a casa de exu por mais 9 dias.

OYÁ EGUNITÁEGUN, EXU, OXALA, OXOSSI E OBALUAIYE

Material necessário9 pedaços de bambúOkutáEfunAtareFavas de oya9 búzios9 idé de cobreSopeira de louça brancaOsunWajiOriFolhas de oya9 moedas de cobre9 folhas de akoko

Animais para sacrifícioCabra branca4 galinhas avermelhadas1 paturi1 galinha da angola1 pombo branco

BebidasAluá

46

Page 47: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

ÁguaÁgua de cocoGim Água com mel

ComidasAmalá de peitoArroz cozidoAkasá brancosPade de sumo de folha costaPade de mel com canelaAxoxoQualquer comida brancaSadakaPade de água de cocoPade de leite de cabraPade de efun

AssentamentoLavar os objetos e untá-los com orí. Dentro da sopeira são colocados os pedaços de bambú, as moedas, os idés, etc... Em seguida polvilha-se com osun, efun, waji e atare socados. Após a sopeira pronta então sacrifíca-se os animais.

OYÁ PADÁEGUN E OXOGIAN

Esta qualidade de oya é similar a egunitá, tendo poucas diferenças tais como:

Sua roupa é somente na cor brancaSuas ferramentas são em metal brancoSeus animais são todos brancos

9 folhas de louro

Outras características são identicas tais como; Os 9 ebós feitos no bambuzalComidas e bebidas.

OYÁ TOPÉOGUN, OXOSSI, XANGO E OXUMARÉ

Material necessárioSopeira najé9 colheres de pauAzeite de dendeWajiOsun18 idé18 búzios2 quartinhas de barroFerramenta de : oya, oxossi, ogun, um oxé de xango e de oxumare. Ferramentas pequenas.2 okutá um do barro e um do bambuzalOriFolhas de louro frescoEfunFolhas de oya, xango, oxossi, ogun e oxumareFavas de oya, xango, oxossi, ogun e oxumareOrí1 alguidar

Animais de sacrifícioCabra branca/castanho4 galinhas vermelhas4 galos brancos1 paturi

1 galinha da angola branca1 pombo branco

Animais de sacrifício para os demais orixas:1 galo vermelhoUma galinha dangolaUm pombo branco.

BebidasAluáÁguaÁgua de cocoÁgua com melado e canelaGimWodka

ComidasTodas as comidas oferecidas as outras qualidades de oya.

AssentamentoLavar tudo com folhas e untar com orí.Dentro da sopeira internamente untada com ori depois azeite de dende e por último forrada com folhas de louro frescas, acrescenta-se os demais elementos.As quartinhas ficam nos lados do assentamentoNum alguidar ao lado do assentamento colocamos os símbolos dos outros orixas.Em seguida procedemos os sacrifícios dos animais.

OYA IGBALÉ FUNANOGUN, OBALUAIYE E OXALÁ

47

Page 48: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Oyá funanÉ necessário para assentar esta qualidade de oya, que tenha no terreiro o igbalé ( casa de babá egun ), com espaço suficiente para que o assentamento possa ser guardado por um tempo.

Material necessário: 1 sopeira branca9 folhas de akoko9 abanos9 akasá brancosEfun18 moedas brancas Favas de oyaBúzios em grande quantidade1 okutá9 colheres de pauWajiOrí18 grãos de atare

Preparo do assentamento:A sopeira branca é ornada com búzios e depois revestida com folhas de akoko internamente.Acrescenta-se os demais elementos ou seja, okutá, 18 búzios, 18 moedas, 9 abanos, 9 colheres de pau, 18 grãos de atare e as favas de oya raladas.Por cima coloca-se os 9 akasá brancos e sacrifica-se 2 galinhas brancas e 2 pombos brancos.Este igbá fica no igbalé por 18 dias consecutivos, no décimo nono dia realiza-se uma grande oferenda num bambuzal, no final da tarde usando-se os seguintes elementos:

Akarajé frito no orí, ekuru, akasa brancos, velas rrancas, abará, aberen, amalá e egbo.1 talha cheia de água de cachoeira e morim branco.

Primeiro ebó

Modo de fazerEnvolve-se a pessoa da cabeça aos pés com morim branco e depois passa –se um pouco de cada comida oferendada. Em seguida enterra-se a talha ao lado da oferenda e cobre-se com areia. Após terminar o ebó desenrola-se o morim e a pessoa sai rodando.

Segundo ebó:

Feito no cemitério de manhã bem cedo.Oferendar o exu do cemitério. Cercar uma sepultura ( aquela que vier á cabeça), cercar com velas e acendê-las. Da casa do abian pede-se que traga 9 vasilhas de louça branca que já tenham sido usadas. Essas louças são passadas no corpo da pessoa, que deverá estar envolto com morim branco, e depois quebradas. Na nona vasilha o orixa dará o nome.Sobre a sepultura são colocados:Nove espelhos pequenos18 akasá brancos18 akarajé no orí18 punhados de egbo18 ekurú18 abará18 punhados de pipoca

Volta-se para o trreiro e lava-se o assentamento com água de chuva, folhas de akoko e sabão da costa.No chão são quebradas 9 quartinhas de louça ou barro brnco.

Animais para sacrifício Cabra clara4 galinhas dangola albinas2 pombos brancos

BebidasAluáÁgua

ComidasPade de oriUadoEgbo

OYÁ IGBALÉ FURÉOMOLU, OBALUAIYE E NANÁ

Esta qualidade de oyá igbalé, se distingue por sua intensa e íntima relação com a morte. Conhecedora dos caminhos que levam e integram os mortos ao mundo astral. Permanece até o fim da morte física. A iniciação dessa qualidade, requer muitos cuidados especiais em relação a estrutura do terreiro, tanto física quanto astral.

Sua incompatibilidade com xango é total, chegando a ser condiderada entre o povo yorubá como traidora deste orixa.

48

Page 49: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Como deusa das formigas brancas exerce grande fascínio entre os pescadores, de quem também é protetora.

Devido a sua íntima ligação com o passado, a torna austera, violenta e justiceira.

Material necessárioCabana de sapeCabaça enfeitada com búzios2 otá 21 moedasOríEfun21 grãos de atare moídos21 folhas de amoreira pilada21 folhas aroeira quinadaFolhas de oyá21 moringuinhas de barro brancoTalha com água de chuvaSopeira de barro branco21 búzios abertos21 ide de chumbo / estanhoOsunWaji 21 folhas de akoko piladas 21 brotos de bambuFavas de oya21 abaninhos 21 colherinhas de pau

Animais para sacrifícioCabra brancaIgbin4 galinhas claras1 galinha da angola1 pombo branco

BebidasÁgua AluáGim Água de coco

ComidasInhame da costa socadoAkasá brancosAkasá amarelosFeijão fradinho torradoPade de obiPade de orogboFeijão fradinho com feijão preto, folhas de oya, azeite doce, azeite de dende, camarão seco e cebola ralada.Feijão fradinho torrado com folhas de oya e obaluaiye e azeite doce

AssentamentoA cabana de sapê é feita, separadamente, onde fica o assentamnto de oyá fure.Unta-se a sopeira de barro com ori e dentro são colocados os demais itens solicitadosA talha fica ao lado assim como a cabaça de pescoço, ornada com búzio.

SANGO ABOMÍOXALA E OXUN

Aquele que leva a água sagradaDe origem yoruba , orixa velho , relaciona-se com orixanla e oxun. Nesta qualidade só se incia homem, quando surge mulher este orixa , sua cabeça é entregue a airá, o odu eji- laxebora é

que reponde . Este orixa faz parte da grarda real do palácio de xango e veste-se de vermelho e branco.

Material necessárioGamela funda 6 alibé Efun6 moedas de cobre 1 oxe de cobre pequenoOri1 otá de cachoeira ( debaixo dagua)OsunWajiAtareFoihas de xango1 aridan (ralada integralmente)

Animais para sacrifícioCabrito branco4 galos brancos 1galinha dangola macho1 paturi1 pombo branco

BebidasAluáÁguaGimÁgua de coco

ComidasAlopatáAkasá brancosAkasá amarelosAmalá de rabada

AssentamentoDentro da gamela com ori são colocados o otá, um pouco de água de cachoeira,

49

Page 50: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

os alibé em volta, as MOEDAS DE COBRE, O OXÉ E OS DEMAIS itens solicitados.Com o assentamento pronto, então são sacrificados os animais.

XANGO JAKUTÁOYA

Lançador de pedras

Material necessárioUm pilão12 edún aráBastante orogbo6 folhasde xangoOsunWajiAzeite de dende Uma gamela12 moedas de cobre12 alibéOriEfunAtare12 orogbo inteiros

Animais ´para sacrifício1 cabrito1 ajapá4 galos vermelhos 1 paturi1 galinha dangola1 pombo branco

Bebidas

AluáÁgua

ComidasAkasá brancos Pade de dende Orogbo

AssentamentoA gamela fica sobre o pilão com os demais elementos, no seu interiorApós a armação de assentamento, então procede-se o sacrificio animal

SANGO OGODÓOYA, OXUN E OXALA

Animais para sacrifício1 gamela ori12 moedas de cobreFavas de xangoOsunWaji2 quartinhas de barro com águaAzeite de dende com ori1 oxe de meta branco/amarelo12 orogbo12 búzios Folhas de xangoEfun6 alibé ralados1 atre socada

Animais para sacrifícioCarneiro Cabrito brancoAjapá4 galos vermelhos 1 paturi

1 gainha dangla1 pombo branco

BebidasAluáÁgua

ComidasAjabóPade de oriEgboArrozOmolokunArroz de oxala

AssentamentoDentro da gamela são colocados os demais itens. Após proceder o sacrifício animal.

XANGO IBARÚEXU

Conhecido como xango louco. Só pode ter uma pessoa iniciada desta qualidade na casa. Mulher que tem este orixa se faz aganjú.

Material necessário: 1 gamela 2 oxe de cobre12 orogboOsun12 moedas de cobreEdun aráFavas de xango1 pilão cheio de orogboAzeite de dende

50

Page 51: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

EfunWaji12 alibéFolhas de xango2 quartinhas de barro

Animais para sacrifícioAjapáCabrito branco4 galos vernelhos2 galinhas dangola1 paturi1 pombo branco

BebidasAluáÁgua de cocoÁgua

ComidasAlopatáInhame socado com oríFeijão fradinho cozido com azeite de dendeAkasa branco

Assentamento:A gamela fica sobre o pilão e dentro da masa ficam os oxe , os orogbo, as moedas, etc...Por cima de tudo coloca-se dende fervendoA seguir são sacrificados os animais.

XANGO AGANJÚEXU, OGUN E YEMANJÁ

Material necessário

1 pilão sextavado1 lança12 moedas de cobre1 alibé raladoCorrente com doze moedas de cobreWajiOriFavas de oxun e yemanjaFava andaráGamela com oxe6 pedaços de meteorito12 orogbo 12 alibé inteirosOsunEfun aridan raladoFolhas de xangoDuas máscaras e outra gamela

Animais para sacrifícioCarneiroCabritoAjapá5 galos vermelhos 1 galinha dangola branca1 paturi1 pombo branco

BebidasÁgua de coco AluáÁgua

ComidasAkarajéOmolokun com coração de boiAmalá com amendoimPade de ori

Assentamento

A gamela fica sobre o pilão com os demais itens dentro dela. Após essa etapa, então são sacrificados os animais.

XANGO AGANJÚ IXOLÁEXU, OXUN, OXALA E YEMANJÁ

Material necessário1 gamela retangular1 lançaEfun12 búzios abertos3 folhas de exuOsunOxeLarva vulcânica6 moedas de cobreFolhas de xangoWajiOrogboAlibé

Material necessário1 gamela retangular1 lançaEfun12 búzios abertos3 folhas de exuOsunOxeLarva vulcânica6 moedas de cobreFolhas de xangoWajiOrogboAlibé

Animais para sacrifício

51

Page 52: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

AjapáCabrito brancoCarneiroOgbin4 galos vermelhos 1 galinha dangola1 pombo branco

BebidasAluáÁgua de cocoÁguaGim

ComidaOmolokun com 5 ovos cozidosAmalá com pedaços de aipimAmaláPade de dende com camarão seco e cebola raladaGalo frito

AssentamentoNa gamela são colocados o oxe e a lança, tudo untado com ori, .em seguida são acrescentados os demais itensFazer os sacrifícios dos animais.

AIRÁ OU IRÁ IBONÁOXOGIAN

Material necessário1 pilãoOkutá de estanho/chumboOrí10 moedas brancasFolhas de oxalaObi branco

1 gamela brancaEfun10 búzios10 akasa brancosFavas de oxaláMorim branco

Animais para sacrifício10 igbin1 galinha dangola branca2 pombos brancos

BebidasÁguaAluáÁgua de coco

ComidasTodas as comidas de oxalaPade de oriOrogbo

AssentamentoO pilão é envolto em morim branco e cheio de obi. A gamela sobre o pilão com os demais itens relacionados. Os akasa são colocados antes do sacrifício, sobre o assentamentoSacrificar os animais.

AIRÁ OU IRÁ INTILÉOXUN E OXOLUFON

Material necessário1 banquinhoEfun raladoUm okutá de estanho/chumboPedaço de marfin

Casca de igbin6 folhas de xangoMorim branco1 gamela2 oxe de metal16 batatas de narciso16 búzios16 moedas6 folhas de oxalá

Animais de sacrifício6, 8 ou 16 igbinCabrito branco4 galos brancos1 galinha dangola branca1 pombo branco

BebidasÁgua Aluá Água de coco

ComidasMungunzáAkarajé com camarão frescoAkasá

Assentamento:A gamela fica sobre o banquinho. Dentro da gamela vão os demais itens. Processa-se o sacrifício animalO assentamento fica coberto com morim branco.

AIRÁ OU IRÁ OSÍOXUN

52

Page 53: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Material necessário1 gamela revestida de chumbo16 obi brancos6 búzios6 obi brancosBatata de narcisoEfunPilãoOrí6 moedas brancas6 akasa brancos sem folhaOkuta de chumbo/estanho

Animais para sacrifício6 igbinAjapá4 galos brancos1 galinha dangola branca1 pombo branco

BebidasÁgua de cocoAluáÁgua

ComidasPade de oriBolas de inhame com búziosAmalá brancoAssentamento:A gamela fica sobre o pilão untada com oriDento são colocados os demais itens solicitados.Faz-se então os sacrifícios animais.

YEMANJÁ ATARAMABÁXANGO E OXUN

MATERIAL NECESSÁRIO2 cabaças cortadas horizontalmente4 estrelas do mar1 concha do mar madrepérola16 búzios16 moedas brancas4 idé de prata ou estanho1 pilão1 panela de barro, brancaArroz com cascaConcha para assentar ajé1 coral brancoFavas de xango e yemanjaFolhas de xango e yemanjaEfunOsunWaji2 abébé de prata ou latão branco

Animais para sacrifícioYanribo( tartaruga femea da água)Cabra4 galinhas brancas1 pata1 galinha dangola1 pombo branco1 marreca

BebidasÁgua Água de cocoAluá

ComidasPeixes de água salgadaArroz

Amalá de peixe sem quiabosEgbo com azeite de dende ( digbo)

AssentamentoAs cabaças cortadas horizontalmente, são untadas com azeite de dende e ori e polvilhadas com areia do fundo do mar, em cada uma são colocadas 2 estrelas do mar e outros materiais, a panela de barro é untada com ori e cheia de arroz com casca.Os dois abébé ficam em pé. Em seguida sacrifíca-se o animal.

YEMANJÁ OGUNTÉOGUN E OXOSI

Material necessárioAlguidar 4 idé de ferro13 búzios e mais alguns1 espada de metal1 abébéLimo de pedra do marFolhas de yemanjá, ogun e oxossiWajiEfunCera de abelha 1 abébé de metal branco1 espada de metal branco4 idé de metal brancoMinério de ferro1 ofáPedra do mar13 moedasFavas de yemanjá, ogun e oxossiOsunOrí

53

Page 54: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Animais para sacrifícioOdáCabrito5 galos vermelhos5 galos carijó1 galinha 1 pata1 paturi1 galinha dangola1 pombo branco

BebidasEmúÁgua

ComidasInhame socado com azeite de dende, ornado com búziosRepolho, cortado bem fininhoFrutas não cítricas

AssentamentoDentro do alguidar são colocados os demais elementos. Em siguida faz-se sacrifício para ogun, depois para oxossi e por último para yemanja ogunté.

YEMANJÁ SESÚ (IYASESÚ)OXALUFON E OMOLÚ

Matrial necessário1 cabaça bojuda13 búzios Ori13 idéAreia do fundo do marFavas de yemanjá, oxalufon e omolu

Pedra de mar com limoPilão com mão ( pequeno)13 conchinhas Água do mar 13 moedas1 concha grandeEfunFolhas de yemanja, oxalufon e omoluPilão sem mãoPano ornado com búzios

Animais para sacrifícioCabra brancaYanribo ( tartaruga fêmea da água)4 galinhas brancas ou claras1 pata 1 galinha dangola1 pombo branco

BebidasÁguaÁgua com melAluáÁgua de cocoGim

ComidasDigboPirão de cabeça de vermelho (peixe) com aridan raladoArroz sem sal quase papa

AssentamentoA cabaça é cortada formando tampa untada com ori e no fundo coloca-se areia do fundo do mar, sendo depois , entáo, colocados os demais elementos. Esta cabaça fica sobre um pilão e ao lado fica o pilãozinho. O pano ornado com búzios fica sob os pilões.

YEMANJÁ YEYEMOWO

Material necessário2 gamelas retangularesOrogbo ralado6 obi (abertos)EfunOri1 concha de ostraPedra lápis-lazuliAreia do funo do mar2 correntes com 16 elos, fechando com 2 peixinhos um de frente para o outroFolhas de amabodáObi raladoOsunWaji6 moedas de prata Limo de praia6 búzios

Animais para sacrifícioCarneiro Cabra brancaGalinhas brancas Pata PaturiGalinha dangola brancaGansoPombo branco

Bebida Água Gim

ComidasEgbo

54

Page 55: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Akasa de cocoAjabóDigbo

AssentamentoAs gamelas ficam, uma virada para baixo e a ooutra para cima. Dentro vão areia de rio, antes untam-nas com ori, búzios, moedas, conchas, lápis- lazuli, etc...Após o assentamento pronto faz-se o sacrifício dos animais.

YEMANJÁ IYÁSAGBÁ OU YEMANJÁ IYASOGBÁXANGO E OLOKUN

Material necessárioGamdela redonda ou sopeiraAreia do mar Pedra do mar Favas de yemanja6 moedas brancas6 idé de chumbo/estanho/prataObiOriOsunFolhas de yemanjaAlibé6 búziosEfunOrogbo

Animais para sacrifícioCabra branca4 galinhas brancas1 galinha dangola1 pata branca

1 pombo branco

BebidasÁguaÁgua de cocoGimÁgua com mel

ComidasAkasa de milho verdeAkasa de milho brancoPeixe cozido com cebola ralada, camarão seco, azeite doce e azeite de dende.

AssentamentoA gamela ou sopeira é ornada com búzios, untada com ori e polvilhada com areia do mar misturada com osun.Dento desta são colocados os demais itens,Com o assentamento montado,faz-se os sacrifícios.

YEMANJÁ IYAMASÉMALÉ

É apenas cultuada, não se inicia ninguém no seu culto.

Material necessário1 gamela redonda1 concha do mar grande16 moedas brancasFolhas de xangoFolhas de yemanja16 búzios Osun

Ori16 conchinhas Favas de xangoOrogbo16 idé de metal brancoEfun

Animais para sacrifícioCarneiro4 galinhas brancas1 galinha dangola1 pata 1 pombo branco

BebidasÁgua AluáÁgua de cocoGim

Comidas comuns às outras qualidades de yemanjá

AssentamentoA gamela é untada com orí, e dentro são colocados: a concha, no interior desta as conchinhas, as moedas, etc...Após armado o assentamento sacrificam-se os animais.

55

Page 56: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

OMULU AJUNSÚNEXU E OGUN

Material necessárioEsteiraBuzios em grande quantidadeCuscuzeiroOkuta de rochaFolhas de omoluOsunEfunBastão com palha da costa e búziosOrogbo em gande quantidade2 chifres Morim preto, vermelho e brancoAlguidar14 setas de ferroFava de omolu14 moedas correntesWaji7 grãos de atareXaxará

Animais para sacrifícioCabrito malhado4 galos malhados1 galinha dangola1 pombo branco

BebidasÁguaAluáGim

ComidasAkasa brancosAbaráAkarajé

Abérén

AssentamentoEste assentamento fica diretamente no chão, sobre uma esteira, forrada com morim preto, vermelho e branco ornado com búziosO alguidar é pintado de vermelho, preto e branco e também ornado com búzios. No cuscuzeiro, com bastante azeite de dende, são colocadas as setas, okutá, folhas e favas do orixa, 14 búzios, 14 moedas, osun, efun, waji, etc... Ao lado do assentamento, num alguidar, ficam 2 chifres, forrados com folhas do orixa e cheios de obi e orogbo, separadamente. O bastão ornado com búzios e palha da costa, também fica ao lado do asssentamento. Sobre o okutá fica um búzio são feitos, então os sacrifícios.

OMULU SAPATÁ AZOANI OGUN E OYA

Material necessário1 alguidar núm 31 cuscuzeiroOri1 esteira Búzios5 setinhas Terra de mataFolhs de orixaEfun2 quartinhasXaxaráÓleo de carrapateira ou rícino1 alguidar menor

OsunMorim brancoOrogbo7 metades de ogogboOkutáFavas do orixa7 búzios abertos7 moedas

Animais para sacrifícioCabrito branco4 galos brancos1 galinha dangola1 paturi1 pombo

BebidasÁguaAluá

ComidasPade de oriAkasaDogburu, estourado na terra de mata, com fatias de coco embebidas no azeite de dende.

AssentamentoO alguidar núm 3 é untado com óleo de carrapateira e polvilhado com osun.O cuscuzeiro e o alguidar menor são untados com oriO assentamento fica sobre uma esteira forrado com morim branco ornado com búzios ou com búzios e orogbo.As setinhas ficam com as sete partes dos orogbo para fora, espetadasDentro do assentamento vão sendo colocados os demais elementos, só a terra é que fica no aluidar menor.

56

Page 57: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Depois de tudo pronto faz-se os sacrifícios animais.

OMULU AKAVAN

Material necessário1 alguidar 2 cuscuzeirosOkutáOsunAtare1 porrão sem alçasObí4 idé de ferroFavas de omolu14 búzios para ornar 14 setas de ferroOriWajiFolhas de omoluOrogbo14 moedas Azeite de dende com oriXaxará

Animais para sacrifícioCabrito malhado4 galos 1 galinha dangola1 pombo branco

BebidasÁguaAluáGim

ComidasDogburu estourado na terra

Banana são tomé amassada com azeite de dende

AssentamentoO alguidar é píntado nas cores preto, vermelho e branco, formando listras e os 14 búzios ornamentando –o;os cuscuzeitros são colocados no alguidar, as 14 setas entram nos cuscuzeiros, assim como os demais elementos.Colocar mais orogbo no assentamento do que obíEste asssentamento fica sobre o porrão.São feitos os sacrifícios animais

OMULU SAKPATÁ(EXU E OGUN

Material necessário2 panelas de barro sem tampaOriOsunWajiFavas do orixaTerra de mata áridaChifres de bodeOkutá escuro42 buziosEfunFolhas do orixaAtare1 ogó ornado com búzios2 quartinhas com água

Animais para sacrifícioBode branco Cabrito acinzentado4 galos vermelhos

2 galinhas dangola1 pombo branco

BebidasÁguaAluá

ComidasLatipáCará cozido, socado com obi ralado e pimenta da costaDogburu, estourado na terra , com azeite de dende

AssentamentoEste assentamento é direto na terra, dentro de um buraco onde sua preparação consiste do sacrifício de um bode branco. No buraco só vai o éjé. Os chifres vão para dentro da panela e a cabeça é enrolada na folha de mamona, também colocada dentro de uma outra panela de ferro, envolta em morim preto e vermelho e enterrado na porta da casa de exu.Dentro da panela são colocados além dos chifes de bode , o okutá tendo ao seu redor os 42 búzios, osun, efun waji, etc...Ao lado do asssentamento ficam as qartinhas e o ogóEm seguida são sacrificados os demais animais.

OMOLU NITOTO

Material necessário

57

Page 58: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Primeira etapa:Uma caixa com tampa tipo um alçapão, feita com estuque e folhas do orixa.

Misturar osum com água e o abian molha os pes e pisa em dois pedaços de jornal ,este processo é feito também nas mãos.estes pedaços de jornal são para forrar a caixa, a pessoa é mantida com os olhos vendados, suas roupas, incluindo os sapatos, são enrrolados em folhas de mamona e colocados dentro da caixa.

Em sete kolobos são colocados: feijão fradinho, dogburu com alpiste, feijão preto, a comida do terceiro preceito; orogbo, obi e akasa brancos, tudo é colocado dentro da caixa. Veda-se a caixa com cera de abelha antes porém, sacrifíca-se um cabrito branco. Indo para dentro da caixa sòmente o éjé e a cabeça do animal.A caixa é enterrada na mata e por cima são arriadas comidas secas e em volta acende-se velas.

Segunda etapa:2 alguidaresOkuráBuziosMoedasOsunEfunWaji14 setasFavas do orixaFolhas do orixa

Animais para sacrifícioCabrito brancoLagarto4 galos brancos1 galinha da angola1 pombo branco

BebidasÁguaAluáGim

ComidasFarinha torrada com azeite doce e camarão secoFeinjão preto, cebola ralada e camarão secoAkasa brancosPade de ori

AssentamentoEste assentamento fica numa casa de estuque , feita só para este orixa.O assentamento, fica com uma parte enterrada e os sacrifícios são realizados sobre ele, diretamente no chão.Os alguidares ficam um sobre o outro sendo que forma uma tampa e o outro é que fica dentro do buraco. Depois que são colocados os búzios, moedas , okutá, etc,,, os alguidares são lacrados, as setas ficam no lalguidar aparente, todas voltadas para cima.

OMOLU XAPONONEXU, OGUN E OYA

Material necessário – primeira etapa

Casa de estuque, no chão se faz um buraco de 2 palmos de profundidade, onde se vai colocando os deguintes elementos:

1 okutá de pedra e barroWajiOsunEfunAtare socadoSumo de folhas do orixa16 moedas antigasFavas do orixa16 búzios Ori

Em seguida são sacrificados os seguntes animais, indo apenas o éjé para o buraco:

1 cabrito branco4 galos brancos1 galinha da angola1 pombo branco

Após o sacrifício o buraco é tampado e colocado os axé dos animais cozidos no ori, são servidos em prato de barro ou najé.

Segunda etapa: Sobre o buraco pronto, são colocados dois alguidares na seguinte Posição:um alguidar número 2 no qual colocamos: 1 okuta, búzios ( a quantidade que a mão direita pegar) , bem como moedas e orogbo.

58

Page 59: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

Sumo das folhas e favas do orixá, osun, efun, waji.Após encher o alguidar número 2 vedamos com um terceiro alguidar, onde fica uma bola de ferro encrustada com até 14 setas.

Terceira etapa: Com o assentamento pronto são feitos os sacrificios animais:1 cabrito branco4 galos brancos1 galinha dangola1 pombo branco

Bebidas

ÁguaAluáGim

ComidasAkasa brancosAkasa de farinha de arrozDogboru comumAkarajé de feijão brancoLatipáBanana são tomé amassada bem madura com dende

BOSUKÓ OU POSÚVodun dahomeano responsável pela

putrefação dos corpos insepultos. Possui cara de leopardo e garras de bambú bem afiadas. Quando sai no

barracão é caracterizado desta forma.

JAGUN

Material necessárioAlguidar de barro com guizos27 setas de ferroObiOkutáWajiEfunFolhas do orixa 2 quartinhas com águaMoedas muitasDogburu bastante1 cuscuzeiro 1 pote de chumboOrogboFolhas de eucaliptoOxunAtare socadoFavas do orixa14 búzios7 idé (bracelete circular de vergalhão) de ferro

Animais para sacrifícioCabrito branco4 galos brancos4 galinhas brancas1 casal de etu branco1 casal de pombos brancos

BebidasÁguaAluáGim

ComidasDogburu feito na terra

Akarajé frito na mistura de dende , azeite doce e oriEgbo com ori e azeite doce

AssentamentoEste assentamento fica na casa de omolu, cujo teto é de palha.É mecessário que tenha presente, filhos dos seguintes orixa : orixanla, omolu, ogun, e estes estejam em transe.O chão da casa é coberto com dogburu, dentro do alguidar é colocado o cuscuzeiro com 14 setas, sendo que 7 têm orogbo espetados e nas outras 7 obi branco.As outras 14 setas são amarradas com palha da costa, formando um feixe.O okutá fica dentro do pote de chumbo, este fica sobre folhas de eucaliptoAlém das setas, no cuscuzeiro, ficam os 14 búzios,osun, efun. Waji, atare, folhas e favas. As moedas ficam espalhadas pelo chão da casa.Fazer o sacrifício dos animais.

IYEWÁOGUN, OXALA, YEMANJA E OXUN

Material necessário5 idé de metal branco/amarelo5 búzios abertosOriOsiunObiEfunFavas de oxunMel1 espadinha

59

Page 60: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

1 bascia najé4 moedas Areia de do fundo do rio1 pilãoOkutáWajiFolhas de oxunAzeite de dende

Animais para sacrificios1 cabra malhada, tendendo mais para o amarelo4 frangos amarelos1 galinha dangola1 ponba branca

BebidasÁgua Aluá

ComidasPeixes de água docePade de oriEgbo com mel

AssentamentoSobre o pilão cheio de obi é depositada a bacia naje, untada com ori polvilhada com areia misturada com osun, deixando ficar um pouco no fundoEm seguida são colocados os demais elementos , sendo que o mel é misturado ao azeite de dendeApós são sacrificados os animais.

ÓBÁ AJAOSÍXANGO E OYA Material necessário

Tigela najé com 6 pratos, sendo que a prererencia total é por uma gamela redonda, untada com mel, azeite de dende e azeite doceOkutá OsunEfunWajiAtareOriFavas de xangoFolhas de xango6 búzios abertos 6 moedas de cobre 6 idé de cobre 1 pilão ObiOrogbo

Animais para sacrifícioCabra amarronzada4 galinhas amarronzadas1 galinha dangola1 pombo branco

BebidasÁgua Áluá

ComidasAmaláEgboPade de oriAkasá amareloAkarajé feito no azeite doce e azeite de dendeAssentamentosA gamela fica sobre o pilão cheio de obi e orogbo, com todos os outros elementos dentro dela

Com o assentamento pronto são feitos os sacrifícios animais.

ÓBÁ REUWÁ

Material necessário1 alguidar5 pratos de barroOsunWajiOri5 moedas Favas de xangoApoti ou pilãoTerra de floresta1 okutáEfunAtare4 búzios4 idé de cobreFolhas de xangoOrogbo

Animais para sacrifício1 cabra amarronzadaAjapá4 galinhas amarronazdas1 galinha dangola1 pombo branco

BebidasÁguaAluá

ComidasIdenticas as de ajaosi

60

Page 61: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

AssentamentosO alguidar é revestido de cobre, fica sobre o pilão com orogbo ou sobre o apoti.Todos os elementos são depositados no alguidarEm seguida são processados os sacrifícios animais

DANVICILÉOMOLU E OXALA

Material necessárioAlguidar de barro1 okutá EfunOsunBejerekunFavas do orixa16 idé1 cabaça2 cobras sendo 1 de metal branco e 1 de cobre2 quartinhasAtareWajiLelekunFolhas do orixa72 búzios16 moedas amarelas, brancas e 7 de cobre

Animais para sacrifícioCabrito branco4 galos brancos1 ganso branco1 galinha dangola branca1 pombo branco

BebidasÁguaAluá

ComidasAberénAbaráAkarajéAkasa de gema

AssentamentoO alguidar de barro é untado com ori e polvilhado com efunm, atarem, osun, waji, bejerekun, lelekun e as favas moidas. Os objetos que vão dentro deste alguidar também são polvilhados com essa mistura.Os okutá são envoltos pelas cobras. Das folhas só se usa o sumoNa cabaça ao lado ficam os búzios que o baba/ iya pegam de uma vez só.Por fim sacrificam-se os animais.

IBEJI ABANKIOMINIBU

Material necessário2 escultturas de cedro ( feminino- masculino)1 gamela ou bacia najéAreia que criaça pisaOsunEfunWajiFolhas de todos os orixaFavas de todos os orixa16 moedas

16 búzios

Animais para sacrifício4 frangos

BebidaAluáÁguaÁgua de cocoMeladoCaldo de canaGim

ComidaPade de dendeOmolokunCaruru

AssentamentoNa gamela são feitas duas cavidades, onde são colocados: areia, osun. Efun. Waji, folhas, favas e moedas.As esculturas vedam essas cavidadesOs sacrificios dos frangos são sobre isso tudoOs búzios servem para ornar.

61

Page 62: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

NANÁ IBAINOXALA

Material necessárioAlguidar preparadoLodo4 ou 15 moedas2 quartinhasOkutá4 ou 15 búziosBúzios que a mão pegar4 idé de ferro

Animais para o sacrifícioCabra cinzaRã4 galinhas coloridas1 galinha dangola1 pombo branco

BebidasÁguaAluáGim

BebidasLíngua de nanáLatipáAkasá brancoPade de dendePade de oriPade de orogbo

AssentamentoO alguidar é confeccionado no próprio terreiro com tabatinga, folhas do orixa, búzios, osum. Waji.

Dentro do alguidar são colocados os demais itens solicitadosEm seguida, sacrificar os animais.

LOGUN- EDÉ ODELONÃOXOSSI

MATRIAL NECESSÁRIO2 OKUTÁ SENDO UM DO FUNDO E UM DA MARGEM DO RIOAREIA DE RIO16 BPUZIOSORIOSUN16 MOEDASAZEITE DE DENDEOBÍOROGBO4, 5 OU 16 IDÉ BRANCO/AMARELOAPOTI OU APERE2 PEDRAS DE CORVINASOPEIRA DE LOUÇA2 IKODIDÉEFUNWAJIMEL FERRAMENTAS EM MINIATURA : ODE MATA, ABÉBÉ, DE OSAIYN E OGUNALPISTEFOLHAS E FAVAS DE OXUN E OXOSI

ANIMAIS PARA SACRIFÍCIO

CABRITO BRANCOODÁ ( CABRITO CASTRADO )CARNEIRO BRANCOVEADOCOELHO

4 FRANGAS OU GALINHAS BRANCAS1 GALINHA DANGOLA1 POMBO BRANCO

BEBIDASÁGUAALUÁGIMCALDO DE CANAÁGUA DE COCO]

COMIDASAXOXOBATATA DOCE, EM RODELAS, FRITA NO MEL E AZEITE DE DENDEAKASÁ DE GEMA

ASSENTAMENTOUNTA-SE A SOPEIRA COM ORI, COLOCA-SE NO FUNDO A AREIA DE RIO, SOBRE ESTA VÃO SENDO DEPOSITADOS OS OUTROS ELEMENTOS. ESTE ASSENTAMENTO FICA SOBRE O APOTI OU APERE COM ALPISTE E AREIA DE RIO.SEGUE-SE O SACRIFÍCIO DOS ANIMAIS.

LOGUN-ODÉ OLORIKUNOXUN

Material necessárioAreia de rioWajiOriBúziosFavas de oxun e oxosi36 moedas

62

Page 63: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

2 okutá5 idé de metal amarelo2 apotí ou apereOsunEfun2 ikodideFolhas de oxun e oxosi36 búziosObi e orogbo2 remosSopeira de louça/ alguidar

Animais para sacrifícioOdáCarneiro de chifre branco4 frangos brancos2 frangos carijó1 galinha da angola1 pombo branco

Comidas e bebidas iguais ao anterior

AssentamentoSobre um apoti/apere fica a sopeira com os elementos solicitados. No outro fica o alguidar com as ferramentas.Após são feitos os sacrifícios animais.

OXALÁ BABÁ OLOJUGBÉOXOSI

Material necessário1 bacia de estanhoEfun16 búziosFavas de oxaláPano branco para cobrir

Apotí ou apereOrogboOkutá de estanho e chumboOrí16 moedas brancas Folhas de oxalá16 idé de chumboObí brancoBatata de narcisoMarfim

Animais para sacrifício6, 8, 16 igbinPombo

BebidasÁguaÁgua de cocoWodkaGim

ComidasEgboMugunzáObíArroz

AssentamentoDentro da bacia untada com ori, são colocados os demais elementos.Esta bacia fica sobre o apoti/ apere, coberta com pano branco.Os primeiros a serem sacrificados são os igbin cujo éjé vai para o assentamento.

OXALÁ INKALEBABÁYEMANJA SAGBÁ

Material necessário1 bacia branca Efun ralado16 moedasFavas de oxaláOríApotíTabaringa branca16 búziosFolhas de oxaláObí funfunOkutá de chumboBatata de narcisoMarfim

Animais para o sacrifício6, 8, 16 igbinPombo

BebidaÁguaÁgua de cocoGim

ComidasEgbo com ori ( metade crua e metade cozida )Egbo com efunPade de oriAkarajé com camarão fresco sem cabeça frito no orí ou adin.

Assebtanento: sobre o apotí é colocado o assentamento ou seja a bacia com os ingredientes solicitados.São, então, sacrificados os igbin.

63

Page 64: Estudos CultoAosOrixas 02 Qualidades&Assentamentos

OXALÁ BABÁ BURUKANNANA

MATERIAL NECESSÁRIO1 BACIA BRANCA16 BÚZIOSORIFOLHAS DE OXALÁ ( NARCISO)PEDAÇO DE MARFIM16 IDÉ DE CHUMBO16 MOEDAS BRANCASEFUNFAVAS DE OXALÁAPOTÍ

ANIMAIS PARA SACRIFÍCIO6,8, 16 IGBINPOMBO

BEBIDAS E COMIDAS IGUAIS AO ANTERIOR.

ASSENTAMENTOA BACIA COM OS INGREDIENTES FICA SOBRE O APOTI, SÁO SACRIFICADOS OS IGBIN

OXALÁ BABÁ ÉLÉTÉKÓOGUN E OXUN

MATERIAL NECESSÁRIO1 BACIA BRANCAORIBATATA DE NARCISO16 MOEDASFOLHAS DE OXALAOBI BRANCO1 PILÃO DE JAQUEIRA

EFUN16 BÚZIOS16 IDÉ DE CHUMBOFAVAS DE OXALÁOKUTÁ DE CHUMBO

ANIMAIS PARA SACRIFÍCIO6,8, 16 IGBINPOMBO

COMIDA E BEBIDA IGUAIS AO ANTERIOR

ASSENTAMENTOA BACIA É PREPARADA E COLOCADA SOBRE O PILÃO CHEIO DE OBIEM SEGUIDA SÃO SACRIFICADOS OS ANIMAIS.

OXALÁ AJAGUNANOMOLU

Material necessárioNarciso1 espadim de metal branco 16 búzios16 idé de chumbo e estanhoFolhas de oxaláOkutá de chumbo e estanho1 bacia branca1 mão de pilão16 moedas16 pedacinhos de efunFavas de oxalá1 pilão Marfim

Animais para sacrifício

6, 8 ou 16 igbinPombo

Comidas e bebidas já mencionadas

AssentamentosDentro de uma bacia untada com ori são adicionados os demais ingredientes.Este assentamento fica sobre um pilãoSacrificar os animais.

64