estado do ceara edital umirim[2]

5

Click here to load reader

Upload: josimar-nunes

Post on 05-Jul-2015

420 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estado do ceara  edital umirim[2]

Estado do Ceara Prefeitura Municipal de Umirim

CNPJ. 06.582.464/0001-30/cgf. 06.920.212-8

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE UMIRIM

Rua Carlos Sales, 221 – Centro.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO ELEITORAL

EDITAL N°. 01/2011

DO PROCESSO DE ESCOLHA DOS MEMBROS DO COSELHO TUTELAR

O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE UMIRIM, no uso de suas atribuições legais, torna publico que, com base na lei Federal 8069/90 e nas Leis municipais 386/2011, 303/2007, 057/92 e 003/2011 fica convocada à eleição para o Conselho Tutelar do Município de Umirim-Ce,

1.0- O processo de escolha destina-se a composição do Conselho Tutelar do Município de Umirim-Ce, órgão permanente e autônomo não jurisdicional, encarregado de zelar pelo comprimento dos Direitos da criança e do Adolescente, composto por 05(cinco) membros para mandato de 03 (três) anos, permitida uma única recondução.

2.0- Ficam abertas no período de 02 a 06 de janeiro de 2012 a inscrição para escolha de Conselheiros tutelares.

2.1- As inscrições serão recebidas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Rua Carlos Antonio Sales, Nº, 149, centro, nos dias indicado no item, 2.0 das 8:00hs às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.

3.0- São requisitos para candidatar-se e exercer as funções de Membro do Conselho Tutelar:

A – Reconhecida idoneidade moral;

B- Idade Superior a 21 (vinte e um) anos;

C- Residir no município;

D- Ter concluído o ensino fundamental;

E- Ter experiência institucional comprovada de no mínimo 06 (seis) meses, cuja declaração só poderá ser concedida por instituições pública ou privada da rede socioassistencial;

F- Participar com frequência de 100%, de curso prévio, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre a Política de Atendimento à criança e ao adolescente;

Page 2: Estado do ceara  edital umirim[2]

G- Participar de um curso de capacitação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente com carga horária de 40 h/a (horas aulas), e avaliação no final, cuja nota deverá ser, no mínimo 7,0 (sete), sob pena de não ser habilitado a concorrer ao pleito;

H- Participar de capacitação continuada a ser promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente durante o exercício de sua função nas áreas de informática, Política de Atenção a Criança e o Adolescente, Estatuto da Criança e do Adolescente, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo-SINASE, Sistema Único de Assistência Social- SUAS e demais temáticas que se fizerem importantes para, e,

I- Apresentar certidões negativas de antecedentes criminais da Justiça Estadual, Justiça Federal e Justiça Eleitoral.

3.1- A inscrição do candidato será realizada, mediante requerimento endereçado a comissão eleitoral, acompanhado de prova do preenchimento dos requisitos legais com apresentação, no ato da inscrição, dos documentos originais comprobatórios dos requisitos exigidos e suas respectivas cópias;

3.1.1 A comprovação dos requisitos expressos no item 3.0 dar-se-á da seguinte forma:

3.1.1.1 Residência do município (comprovante de luz, água e/ou telefone);

3.1.1.2-Idade superior a 21 (vinte e um) anos (documentos de identidade pessoal de reconhecimento legal em todo o território nacional);

3.1.1.3-Ter concluído o ensino fundamental (xérox do certificado)

3.1.1.4- A prova de idoneidade de moral será suprida com a apresentação de declaração fornecida por qualquer pessoa que ocupa cargo público efetivo federal, estadual ou municipal com atuação no município de Umirim. Cada candidato dever á apresentar no mínimo 03 (três) declarações.

3.1.1.5 - Experiência mínima de (6) seis meses no trato com crianças e adolescente a ser fornecida por instituições públicas ou privada da rede socioassistencial deverá ressaltar o tempo de trabalho com essa categoria e descrever em linhas gerais as atividades desenvolvidas;

3.1.1.6- Além do que foi exigido nos itens anteriores, o candidato deverá apresentar cópia da cédula de identidade, CPF, Titulo de Eleitor, comprovação de votação da última eleição realizada no município e Carteira de Reservista no caso do candidato ser do sexo masculino.

3.2- O pedido de inscrição será autuado pela Comissão Eleitoral abrindo-se vista ao representante do ministério publico para eventual impugnação, no prazo de 02 (dois) dias, decidindo a comissão Eleitoral, em igual prazo.

3.3- Os candidatos só estão habilitados a concorrerem o pleito após serem aprovados em todas as etapas previstas deste edital e terem seus nomes homologados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

3.4- Terminado prazo de inscrição o conselho municipal dos direitos da criança e do Adolescente publicará Edital na imprensa local, informando os nomes dos candidatos com inscrições deferidas e fixando prazo de 02 (dois) dias, contando da publicação, para recebimento de impugnação por qualquer cidadão.

Page 3: Estado do ceara  edital umirim[2]

3.5-Oferecida à impugnação, a Comissão Eleitoral terá o prazo de 02 (dois) dias para decidir e remeter, caso considere necessário, os autos ao Ministério Publico para manifestação do respectivo órgão.

3.6-Das decisões relativas à impugnação caberá recurso à própria Comissão Eleitoral no prazo de 02 (dois) dias, contando da intimação.

3.7-Vencida as fases de impugnação e recurso, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, publicará edital, indicando a relação dos candidatos que participarão das capacitações descritas no item 3.0 alineas G e H.

3.8-Os Candidatos que participarem do curso sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente- Lei 8069/90, com carga horária de 40 h/a, ministrada por profissional habilitado e contratado para este fim, serão avaliados no final do mesmo através de prova, cuja nota não poderá ser menor que 7,0 (sete) sob pena de não serem habilitados a concorrerem ao pleito.

3.9-Definidos os candidatos habilitados a concorrerem ao pleito, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente regulamentará o processo eleitoral de escolha democrática dos Conselheiros Tutelares, mediante edital publicado na imprensa local ( ou em local visível), especificando dia, horário e local da eleição.

3.10- A escolha dos membros do Conselho Tutelar será feita pela Comunidade local, através do processo de escolha (voto universal e facultativo), realizado sob responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente e fiscalização do Ministério Público, conforme Art.6° da Lei Municipal 057 de 20 de Março de 1992, que cria o Conselho Tutelar.

3.11-A candidatura é individual e sem vinculação a partido político.

3.12- É vedada a propaganda de candidatos nos veículos de comunicação social, admitindo-se somente a realização de debates e entrevistas previamente definidas com a participação igualitária de todos os candidatos.

3.13-Aplica-se, no que couber, o disposto na legislação eleitoral em vigor, quanto ao exercício do sufrágio e a apuração dos votos.

3.14-Concluída apuração dos votos, a comissão de escolha proclamará o resultado final, publicando edital com a relação dos candidatos e os números de sufrágios recebidos em local visível, com prazo de 02 (dois) dias para impugnação dos escolhidos pelos cidadãos umiriense.

3.15- Os cinco primeiros mais votados serão considerados eleitos, ficando os demais, pela ordem de votação, como suplentes em número de, no máximo, 05(cinco).

3.16-Em caso de empate na votação será considerado (a) eleitos (a) o (a) candidato (a) mais idoso (a), casado com o maior numero de filhos e maior tempo de experiência no trato com a criança e o adolescente.

3.17-Os Conselheiros escolhidos pelo povo, através do voto universal e facultativo dos cidadãos umiriense serão nomeados pelo o prefeito Municipal, tomando posse no cargo de Conselheiro Tutelar, prazo mínimo de 05(cinco) dias, a contar da data da eleição.

Page 4: Estado do ceara  edital umirim[2]

3.18- Conforme dispõe o art. 2º da Lei municipal 003/2011 os conselheiros tutelares eleitos serão nomeados nos cargos em comissão, integrados ao quadro da Secretaria Municipal de Assistência Social, e exonerados ao final de seus mandatos.

3.19- Os casos omissos neste edital serão resolvidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e publicado mediante edital, observando as disposições da Lei 8069/90 e todas as leis municipais que versam sobre o Conselho Tutelar, bem como as resoluções (deliberações ) do presente conselho.

4.0-Fica criada a comissão organizadora do processo eleitoral composta pelos seguintes representações:

Cristiano Ferreira Gomes

Presidente do conselho Municipal da Criança e do Adolescente

Umirim, 23 de dezembro de 2011.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO ELEITORAL

Nome da entidade e / ou órgão Representante Legal

Secretaria de Assistência Social CMDA Cristiano Ferreira GomesSecretaria de Assistência Social CMDCA

Albanisa Maria Moreira Dias

Secretaria de Saúde CMDCA Maria Eliezita LinharesSecretaria de Agricultura CMDCA Maria da Natividade Secretaria de Educação CMDCA Tatiana Alves dos santosSecretaria de Administração CMDCA Orleans Uchoa da silvaSecretaria do Conselho Setoriais Rivania Maria Gomes Raquel

Cristiano Ferreira Gomes Presidente do CMDCA

Page 5: Estado do ceara  edital umirim[2]