espelhos esféricos - caldeira digital · espelhos esféricos são constituídos de uma superfície...

2
Espelhos Esféricos São constituídos de uma superfície lisa e polida com formato esférico. Se a parte refletora for interna será um espelho côncavo caso a superfície refletora seja a parte externa será um espelho convexo . A posição e o tamanho das imagens formadas pelos espelhos esféricos podem ser determinados a partir do comportamento dos raios que saem do objeto e incidem no espelho, podemos pegar apenas três raios notáveis para determinar as características da imagem: 1 - Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal é refletido passando pelo foco(F), e o caminho inverso também ocorre. 2- Todo raio que incide sobre o centro de curvatura(C) reflete-se sobre si mesmo. 3- Todo raio que incide sobre o vértice (V) é refletido simetricamente em relação ao eixo principal. O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão. Formação de Imagens No caso dos espelhos CONVEXOS, a posição e o tamanho das imagens ficam determinados pelo cruzamento do prolongamento dos raios refletidos, já que esses raios não se cruzam efetivamente: Imagens virtuais (que não podem ser projetadas), direitas e menores em relação ao objeto, independente da posição do mesmo. Nos espelhos CÔNCAVOS, entretanto, as imagens formadas possuem características distintas, dependendo da posição do objeto em relação ao espelho:

Upload: vukiet

Post on 07-Nov-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Espelhos Esféricos São constituídos de uma superfície lisa e polida com formato esférico. Se a parte refletora for interna

será um espelho côncavo caso a superfície refletora seja a parte externa será um espelho convexo.

A posição e o tamanho das imagens formadas pelos espelhos esféricos podem ser determinados a partir do comportamento dos raios que saem do objeto e incidem no espelho, podemos pegar apenas três raios notáveis para determinar as características da imagem:

1 - Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal é refletido passando pelo foco(F), e o caminho inverso também ocorre.

2- Todo raio que incide sobre o centro de curvatura(C) reflete-se sobre si mesmo.

3- Todo raio que incide sobre o vértice (V) é refletido simetricamente em relação ao eixo principal. O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.

Formação de Imagens

No caso dos espelhos CONVEXOS, a posição e o tamanho das imagens ficam determinados pelo cruzamento do prolongamento dos raios refletidos, já que esses raios não se cruzam efetivamente:

Imagens virtuais (que não podem ser projetadas), direitas e menores em relação ao objeto, independente da posição do mesmo.

Nos espelhos CÔNCAVOS, entretanto, as imagens formadas possuem características distintas, dependendo da posição do objeto em relação ao espelho:

Equações dos Espelhos Esféricos