eoq tupi guarani

2
PARTE 1 - MORADIAS Suas tabas (aldeias) abrigavam entre 600 a 700 habitantes. As aldeias eram formadas por ocas (cabanas), habitações coletivas queapresentavam formas e dimensões variadas. Em geral, as ocas eram retangulares, com o comprimento variandoentre 40 m a 160 m e a largura entre 10 m e 16 m. Abrigavam entre 85 e 140 moradores. Suas paredes eram de madeiratrançada com cipó e recobertas com sapé desde a cobertura. ALIMENTAÇÃO Viviam da Caça, da Pesca e da agricultura de milho, amendoim,feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Conheciam-se os temperos e a fermentação de bebidas alcoólicas. Utilizavam a técnica da Coivara (derrubada de mata e queimadapara limpar o solo para o plantio). Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirandodele somente o necessário para a sua sobrevivência. PARTE 2 DIVISÃO DE TAREFAS Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, porexemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com oshabitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos,flechas, arpões) são de propriedade individual. Aos homens cabiam as tarefas de esforço intenso, como o preparo da terra parao cultivo, a construção das ocas e a caça. Além destas, havia a atividade queconsideravam mais gloriosa - a guerra. As mulheres, além do trabalho natural de dar a luz e cuidar das crianças,semeavam, colhiam, modelavam, teciam, faziam bebidas e cozinhavam. PARTE 3- UNIÃO E CRENÇA Os casamentos serviam para estabelecer alianças entre aldeias e reforçar os laçosde parentesco. A importância da família se contava pelo número de seus homens. Asgrandes famílias tinham um líder e as aldeias tinham um chefe, o morubixaba. Emtorno dele, reunia-se um conselho da taba, formado pelos líderes e o pajé ou xamã,que desempenhava um papel mágico e religioso. As crenças religiosas dos índios possuíam papel ativo na vida da tribo.Praticavam-se diversos rituais mágico-sagrados, relacionados ao plantio, à caça, àguerra, ao casamento, ao luto e à antropofagia. VIDA APÓS A MORTEAcreditavam também na vida após a morte, quando o espírito domorto iniciava uma viagem para o Guajupiá, um paraíso onde seencontraria com seus ancestrais e viveria eternamente. A prática daantropofagia talvez estivesse especialmente ligada a essa viagemsobrenatural, sendo uma espécie de ritual preparatório para ela. PARTE 4 RELAÇÃO À SOCIEDADE As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regrassociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras,casamentos, cerimônias de enterro e também no momento deestabelecer alianças contra um inimigo comum.

Upload: guilherme-cruz

Post on 31-Jan-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Tupi Guarani e um pouco de suas caracteristicas

TRANSCRIPT

Page 1: Eoq Tupi Guarani

PARTE 1

-MORADIAS Suas tabas (aldeias) abrigavam entre 600 a 700 habitantes. As aldeias eram formadas por ocas (cabanas), habitações coletivas queapresentavam formas e dimensões variadas. Em geral, as ocas eram retangulares, com o comprimento variandoentre 40 m a 160 m e a largura entre 10 m e 16 m. Abrigavam entre 85 e 140 moradores. Suas paredes eram de madeiratrançada com cipó e recobertas com sapé desde a cobertura.

ALIMENTAÇÃO Viviam da Caça, da Pesca e da agricultura de milho, amendoim,feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Conheciam-se os temperos e a fermentação de bebidas alcoólicas. Utilizavam a técnica da Coivara (derrubada de mata e queimadapara limpar o solo para o plantio). Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirandodele somente o necessário para a sua sobrevivência.

PARTE 2DIVISÃO DE TAREFAS Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, porexemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com oshabitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos,flechas, arpões) são de propriedade individual. Aos homens cabiam as tarefas de esforço intenso, como o preparo da terra parao cultivo, a construção das ocas e a caça. Além destas, havia a atividade queconsideravam mais gloriosa - a guerra. As mulheres, além do trabalho natural de dar a luz e cuidar das crianças,semeavam, colhiam, modelavam, teciam, faziam bebidas e cozinhavam.

PARTE 3-

UNIÃO E CRENÇA Os casamentos serviam para estabelecer alianças entre aldeias e reforçar os laçosde parentesco. A importância da família se contava pelo número de seus homens. Asgrandes famílias tinham um líder e as aldeias tinham um chefe, o morubixaba. Emtorno dele, reunia-se um conselho da taba, formado pelos líderes e o pajé ou xamã,que desempenhava um papel mágico e religioso. As crenças religiosas dos índios possuíam papel ativo na vida da tribo.Praticavam-se diversos rituais mágico-sagrados, relacionados ao plantio, à caça, àguerra, ao casamento, ao luto e à antropofagia.

VIDA APÓS A MORTEAcreditavam também na vida após a morte, quando o espírito domorto iniciava uma viagem para o Guajupiá, um paraíso onde seencontraria com seus ancestrais e viveria eternamente. A prática daantropofagia talvez estivesse especialmente ligada a essa viagemsobrenatural, sendo uma espécie de ritual preparatório para ela.

PARTE 4

RELAÇÃO À SOCIEDADE As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regrassociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras,casamentos, cerimônias de enterro e também no momento deestabelecer alianças contra um inimigo comum.

LOCALIZAÇÃO Hoje, mais da metade da população indígena está localizada nasregiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, principalmente na área daAmazônia Legal. Mas há índios vivendo em todas as regiõesbrasileiras, em maior ou menor número, com exceção dos estados doPiauí e Rio Grande do Norte.