enem 2011- caderno 7 - intensivão

8
REVISÃO 2011 7 SALVADOR | QUARTA-FEIRA | 19 DE OUTUBRO DE 2011 PROJETO ESPECIAL DE MARKETING Intensivão

Upload: ibahia-ibahia

Post on 22-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Assuntos: CADERNO 7 - Dicas de redação e intensivão com 30 questões

TRANSCRIPT

Page 1: ENEM 2011- Caderno 7 - Intensivão

REVI

SÃO

2011

7

Salvador | QUarTa-feira | 19 de oUTUBro de 2011 PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

Intensivão

Page 2: ENEM 2011- Caderno 7 - Intensivão

2Salvador | QUarTa-feira19 de OUTUBRO de 2011

REVI

SÃO

2011 7

PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

www.ibahia.com/enem2011

AtividAdes físicAs

As provas do exame Nacional do ensino Médio (eNeM) acontecem neste fim de semana. Nessa reta final, o momento não é de estudar. Agora é hora de relaxar para se dar bem no exame. Antes de qualquer coisa, é preciso pensar com tranquilidade e otimismo na avaliação, pois para chegar até aqui foi necessário muito esforço e dedicação aos estudos. O corpo e a mente precisam estar pre-parados para o fim de semana.

O candidato não deve se deixar levar pelo nervosismo, ansieda-de ou preocupação. Agitação, fadiga, dificuldade de concen-tração, irritabilidade, tensão muscular e distúrbios do sono são sintomas que atin-gem mesmo os mais confian-tes. O importante é se concen-trar bem e confiar em si mesmo e na sua preparação para a prova. Também é importante conver-sar com os amigos e se diver-tir, ouvir músicas e assistir um belo filme.

Praticar atividades físicas também é uma boa estratégia para relaxar. Os exercícios liberam endorfina, que alivia o estresse, aumentam o poder de concen-tração, estimula o raciocínio e melhora a capacidade de memorização. Os es-tudantes só precisam estar atentos para não realizar atividades físicas sem acom-panhamento especializado. É preciso ain-da estar atento à alimentação, ingerindo coisas leves e saudáveis.

Acredite no seu potencial e boa prova!

é momento de relAxAr

Nos dias antes da prova:

• Durma bem;• Alimente-se bem, sem exageros;• Consuma proteínas como leite, queijo, peru e frango, especialmente nas primeiras horas da manhã;• Faça apenas revisões;• Não tente aprender novos conteúdos;• Deixe todos os docu-mentos necessários em ordem e prontos para serem utilizados no dia da prova.

No dia e no momento da prova:

• Chegue ao local da pro-va com antecedência;• Evite alimentos gordu-rosos;• Leve alimentos e água;• Comece pelas questões mais fáceis e deixe as mais complexas por últi-mo;• Leve canetas reserva;• Faça a prova com calma e concentração.

expediente

Projeto GráficoJoão Soares

TextosLaís Santos

produção

Tel.: (71) 3342.4440/[email protected]

MarkeTing

Analista Responsável aline Pimentel

Projetos Especiais Tel.: (71) 3203-1090

Analista de ComunicaçãoFernanda MalaquiasTel.: (71) 3203-1870

CoMerCialTel.: (71) 3203-1812

Encartado no jornal Correio. Não pode ser vendido

separadamente.

errata: em relação à questão 17, publicada no intensivão de ontem (18/10), a resposta correta, que não fou publicada, é a alternativa e - trocar tempo por dinheiro

confirA os gAbAritosPara saber se você mandou bem no intensivão publicado ontem, confira o gabarito

na página 8. veja amanhã, na mesma página, o gabarito das questões de hoje. e fique atento! As respostas das questões do último intensivão, que sai dia 20,

vão estar no jornal correio da próxima sexta-feira, 21/10.

Page 3: ENEM 2011- Caderno 7 - Intensivão

3Salvador | QUarTa-feira19 de OUTUBRO de 2011

REVI

SÃO

2011 7

PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

www.ibahia.com/enem2011

O exame Nacional do en-

sino Médio (eNeM), além de oferecer a

oportunidade de conquistar uma vaga no ensino superior,

também pode garantir o certificado do ensino médio para aqueles que ainda não concluíram essa etapa dos estudos. Para isso, basta es-tar inscrito para fazer as provas no próximo fim de semana e ter 18 anos ou mais completados até o dia da realização do exame. O can-didato à certificação fará a mesma avaliação que os outros inscritos e precisa, no mínimo, alcançar a

enem é oPortunidAde de certificAdo

do ensino médionota de 400 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento abordadas no exame, e a nota míni-ma de 500 pontos na redação. Não é exigido dos candidatos que tenha frequentado o ensino médio regular ou as aulas de aceleração da edu-cação de Jovens e Adultos (eJA).

Para receber o diploma de ensi-no médio o candidato deve aguardar a divulgação do resultado do eNeM, verificar se atingiu e pontuação mínima exigida e encaminhar à Se-cretaria de educação de sua região o seu boletim de desempenho in-dividual do eNeM 2011. O boletim será entregue nas residências pelos

Correios. Quem preferir, também pode consultar os resultados no site do Instituto Nacional de estudos e Pesquisas educacionais Anísio Tei-xeira (INeP). Os institutos federais de educação, Ciência e Tecnologia e os centros federais de educação Tecnológica (CeFeT) também po-dem emitir o certificado com base nos resultados do eNeM.

Com a certificação, os candida-tos poderão, também, tentar uma vaga no ensino superior através dos programas que adotam a nota do eNeM como processo de seleção. No entanto, o estudante deve ficar atento. Para conseguir o certifica-

do de ensino médio, é necessário apenas alcançar a nota mínima na avaliação. Já para ingressar na uni-versidade, o candidato depende de outros critérios, como um número limitado de vagas.

As provas do eNeM serão reali-zadas nos dias 22 e 23 de outubro e envolvem questões de quatro áreas: Ciências Humanas e suas Tecnolo-gias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os participantes preci-sam responder a 180 questões de múltipla escolha, além de elaborar uma redação.

Page 4: ENEM 2011- Caderno 7 - Intensivão

4Salvador | QUarTa-feira19 de OUTUBRO de 2011

REVI

SÃO

2011 7

PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

www.ibahia.com/enem2011

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 01 Observe a charge:

A análise da charge e os conhecimentos sobre o contato entre brancos e índios, no contexto dos “grandes descobrimentos”, permitem afirmar que:

I. A conquista e a colonização do Brasil pelos portugueses cau-saram a desapropriação das terras dos nativos, a escravidão, as guerras, a disseminação de doenças e a aculturação, justificadas pela suposta supremacia europeia sustentada pela fé católica.II. O branco europeu, concebido no eurocentrismo, na sua con-cepção de mundo, e por ser educado segundo o cristianismo, desapropriou os gentios americanos, impondo-lhe o cristianismo, desconsiderando suas crenças em forças da natureza.III. Os brancos, por meio da violência ou catequese, ou, ainda, pelas doenças, dizimaram grande parte da população indígena, impondo valores culturais e explorando o índio como força de trabalho.

das afirmativas apresentadas estão corretas:

A - I e II C - II e III E - TodasB - I D - II

QUESTÃO 02Observe o gráfico:

O gráfico pode indicar que:

A - A exportação de açúcar, no final do século XVI, diminuiu em razão da política metropolitana adotada após a União Ibérica.B - A produção açucareira manteve-se regular durante todo o século XVII, pois o investimento feito pelos holandeses garantiu o comércio do açúcar na Europa.C - O declínio das exportações de açúcar no final do século XVII pode ser creditado ao avanço do comércio inglês nesse setor.D - A concorrência do açúcar produzido pelos holandeses nas Antilhas pode explicar o declínio das exportações brasileiras na segunda metade do século XVII.E - O declínio da produção do açúcar no nordeste brasileiro, foi consequência da transferência da sede da capital da Bahia para o Rio de Janeiro.

QUESTÃO 03Leia os textos: TeXTO I

Os europeus da Idade Média e início da Idade Moderna, impregnados pelo pensamento religioso católico, ligavam a cor negra ao pecado. O bem era sempre representado por anjos de pele clara e cabelos loiros. O mal, pela escuridão. O demônio habitava as profundezas, a escuridão. Aos poucos, foram sendo consolidadas no imaginário europeu a luz e a claridade como símbolos do bem e a escuridão como representação do mal e do pecado.

Assim, as ideologias propagadas pelos membros do clero ca-tólico prontamente ligaram os habitantes da etiópia, cujo signifi-cado era “terra de negros” ou “face queimada”, ao pecado. estava dessa forma pronta a justificativa para a escravidão dos africanos.

Não apenas dos habitantes da etiópia, pois, lembre-se, a palavra etiópia também era utilizada para designar toda a África.

(MOCeLLIN Renato. História da África –O imaginário europeu sobre a escravidão. ed Positivo Curiti-

ba. p.21.2005)

TeXTO IISaibam pois os pretos, e não duvidem que a mesma Mãe de

deus é Mãe sua e saibam que por ser uma Senhora tão soberana, é Mãe tão amorosa, que assim pequenos como são, os ama, e tem por filhos. (…) dar infinitas graças a deus por vos ter dado conhecimento de si, e por vos ter tirado de vossas terras, onde vossos pais e vós vivêis como gentios; e vos ter trazido a esta, onde instruídos na fé, vivaes como christãos, e vos salveis. (...)

Cumpriram-se especialmente depois que os portuguezes conquistaram a ethyopia occidental, e estão se cumprindo hoje mais e melhor que em nenhuma outra parte do mundo n’esta da America, aonde trazidos os mesmos ethyopes em tão innume-ravel numero, todos com os joelhos em terra, e com as mãos levantadas ao céo, crêem, confessam, e adoram no Rosario da Senhora todos os mysterios da encarnação, Morte e Resurreição do Creador e Redemptor do mundo…

estes negros que aqui estavam, deviam lembrar-se sempre que a própria mãe de Jesus Cristo os havia escolhido especial-mente por filhos, e que isso que “pode parecer desterro, captivei-ro, e desgraça... não é senão milagre, e grande milagre (...)

Bemaventurados vós se soubereis conhecer a fortuna do vos-so estado, e com a conformidade e imitação de tão alta e divina similhança aproveitar e santificar o trabalho! (Sermão décimo quarto, proferido pelo padre Antonio Vieira, na Bahia, em 1633 – Por eva Paulino Bueno.

Cit in Revista espaço acadêmico – nº 36 – maio 2004 – men-sal – ISSN – 1519.6186 – ano III – disponível em: /www.espacoa-

cademico.com.br/036/36ebueno.htm – Acesso em 20/05/2011)

TeXTO III:Para trazer bem domados e disciplinados os escravos, é neces-

sário que o senhor não lhes falte com o castigo, quando eles mere-cem... Assim como o ginete (cavalo de raça) necessita de espora e o jumento de freio para serem governados, assim os impudentes (que não tem pudor, sem-vergonha) e os maus necessitam da vara e do castigo... para que não faltem à sua obrigação.

deixar o senhor viver o escravo à sua vontade, por mais desor-dens que faça, dar tudo por bem feito ou (quando muito) passar com uma repreensão é dar-lhe atrevimento para que cometa todo o gênero de pecados. Nenhuma coisa dá aos homens mais ousadia para delinquirem (cometer delitos, crime) e soltarem rédea aos ví-cios do que saberem que seus delitos não serão castigados.

(BeNCI Jorge. economia Cristã dos senhores no governo dosescravos. São Paulo. ed. Grijalbo, 1977, p. 126-127)

Com base nas informações dos textos e nos conhecimentos sobre a escravidão africana, pode-se afirmar, eXCeTO:

A - O imaginário europeu na transição da Idade Média para a Idade Moderna estava centrado nas ideias de bem e mal, virtude e pecado, paraíso e inferno, por isso a escravidão era vista como salvação dos negros, das garras do demônio.B - A visão do mal, aliada à escuridão, foi usada como justificativa para a escravidão dos negros africanos que eram vistos como “seres inferiores” com forte tendência ao mal e que por isso pre-cisavam ser “domados e disciplinado”, conforme afirma o texto II.C - A igreja católica se interessou pela escravidão negra pois ela beneficiava a classe social da qual o clero se originava, a classe social que fazia doações à igreja, e, de quebra, garantia o fluxo contínuo de “almas a serem salvas”.D - A Igreja católica, enquanto instituição religiosa, defendia a escravidão negra como forma de humanização, mas, nem todos os clérigos comungavam com essa ideia, o que pode ser com-provado nos discursos do padre Antonio Vieira, árduo defensor do fim da escravidão, conforme exposto no texto II.E - As relações sociais estabelecidas no Brasil se fundamentaram no cruel e desumano instrumento da escravidão negra. Tudo isso com a benção da Igreja Católica, que defendia a ideia de que a escravidão era um benefício que garantia a salvação.

QUESTÃO 04

O PROBLEMA DA BIODIVERSIDADEOs excluídos no Brasil, distantes do universo de consumo,

significam algo em torno de 70% da população. Para eles a globa-lização está longe de ser a consagração máxima do capitalismo. Tal globalização só seria efetivamente global se conseguisse criar um desenvolvimento sustentável para todos os habitantes do pla-neta. No modelo até aqui estabelecido, 20% da população mundial consome 80% dos recursos produzidos no planeta, enquanto o restante sobrevive com as migalhas. O american way of life não pode se universalizar, pela simples razão de que não há recursos renováveis para tanto.

(CAMPOS; MIRANdA, 2005, p. 631).

Tomando-se como referência o texto e os conhecimentos sobre o Mundo Atual, pode-se afirmar:

A - O desenvolvimento sustentável do planeta só será possível quando a população mundial obtiver o mesmo padrão de consu-mo e de vida da população norte-americana.B - A biodiversidade identificada nas fronteiras do Brasil des-perta o interesse do capital transnacional que, dentre outros projetos, visa ao controle das riquezas naturais e minerais acumuladas nas reservas florestais brasileiras.C - O american way life ameaça provocar uma crise de desabas-tecimento mundial como a ocorrida em 1929, com a quebra da bolsa de Nova Iorque.D - A alternativa capaz de controlar a destruição da biodiversi-dade mundial é a adoção de medidas que impeçam o acesso de mais de um bilhão de pessoas aos bens de consumo de produ-tos agrícolas do planeta.E - O equilíbrio planetário será alcançado quando 80% da popu-lação mundial consumir os recursos planetários que, atualmen-te, apenas 20% da população consome.

QUESTÃO 05Se a humanidade não proteger esse recurso, nós ainda va-

mos ter muitas razões para chorar.Com base na ilustração anterior e nos conhecimentos sobre os recursos hídricos da Terra e seus efeitos sobre o futuro da huma-nidade, pode-se afirmar:

A - A sustentabilidade do uso de água doce, à medida que cres-cem as populações, depende fundamentalmente da adaptação do homem ao ciclo da água, sendo necessária a utilização de medidas preventivas capazes de manter o suprimento nos diversos ecossis-temas.B - O volume total de água doce existente na Terra está contido, sobretudo, nas bacias fluviais e, em menor proporção, nos lençóis freáticos, sendo que no nível da superfície, esse recurso natural é mais abundante nas latitudes médias.C - O desmatamento, nas cabeceiras dos rios e nas matas ciliares, contribui para o aumento do nível do lençol freático, elevando o volume de água e causando assoreamento, o que gera problemas de abastecimento de água e de fornecimento de energia.D - A maior escassez de água, tanto na superfície terrestre quanto no ar atmosférico, ocorre nas imediações das baixas latitudes, em decorrência da ação permanente dos anticiclones aí existentes, juntamente com os efeitos gerados pela circulação oceânica.E - A água doce é o mais importante recurso da humanidade e cor-responde a 75% da água do planeta, dos quais o Brasil dispõe de uma importante parcela, parte dela localizada na Região Nordeste.

QUESTÃO 06 O consumo mundial de água aumentou cerca de seis vezes

nas últimas cinco décadas. O dia Mundial da Água, em 22 de março, encontra o líquido, sinônimo de vida, em uma encruzi-lhada: a exploração excessiva reduz os estoques disponíveis a olhos vistos, mas o homem ainda reluta em adotar medidas que garantem sua preservação. de todas as moedas, a água é a que mais determinará a paz ou a guerra entre as nações nesse século.

A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável e, pelo menos, 2 bilhões não conseguem água adequada para beber, lavar-se e comer. Viver com escassez de água é uma condição associada a milhões de mortes ao ano causadas por doença, má nutrição, fome crônica. Ao afastar meninos e meninas da escola, ela impede que as crianças e seus parentes e amigos tenham acesso a informações que lhes darão uma vida melhor.

A escassez de água e a pobreza criam uma armadilha da qual é difícil escapar. Cerca de dois terços das pessoas que não dis-põem de água para suas necessidades básicas vivem com menos de US$2 por dia. “A variação da disponibilidade de água é forte e negativamente relacionada à renda per capita”, afirma Jeffrey Sa-chs, autor de Common Wealth: economics For a Crowded Planet e consultor especial para o secretário-geral da ONU.

(ARAIA, 2009, p. 41-49).

Page 5: ENEM 2011- Caderno 7 - Intensivão

5Salvador | QUarTa-feira19 de OUTUBRO de 2011

REVI

SÃO

2011 7

PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

www.ibahia.com/enem2011

Considerando os fatos destacados e os conhecimentos sobre a questão hídrica, é correto afirmar:

A - A superexploração dos recursos hídricos para produzir alimentos básicos é responsável pela alteração do regime e escoamento dos rios e pela escassez desses recursos.B - A intervenção do homem nos ciclos naturais do planeta só fará desaparecer a água na natureza nas regiões de altas lati-tudes porque, nessas regiões, a circulação atmosférica sofre intensa atuação da ação antrópica.C - A proteção dos recursos hídricos só será efetiva quando apenas as águas pluviais forem utilizadas pelo homem. D - As medidas preventivas dirigidas à proteção da qualidade das águas deverão ser disciplinadoras em relação ao uso do solo, da manutenção da cobertura vegetal, para que os efeitos da erosão sejam atenuados, evitando, assim, o assoreamento dos cursos d’água e sua contaminação.E - As mudanças climáticas e a questão da poluição, o desper-dício e a escassez de água no planeta Terra estão diretamente relacionadas ao grau de desenvolvimento do país, visto que os fatos apontados ocorrem fundamentalmente nas nações pobres.

QUESTÃO 07 deSMATe NA AMAZÔNIA AMeAÇA

COMPROMISSOS INTeRNACIONAIS dO BRASILde São Paulo 19/05/2011 – 07h02

O sistema de monitoramento por satélite deter, do Inpe (Insti-tuto Nacional de Pesquisas espaciais), detectou um aumento de ao menos 27% no desmatamento na Amazônia de agosto de 2010 a abril em comparação ao período anterior.

Os números podem ser ainda maiores, porque o sistema de detecção é ágil, mas não registra todo o desmate.

A destruição, que cresceu 473% em março e em abril deste ano em relação a esses meses de 2010, coloca em risco os com-promissos assumidos pelo Brasil perante a comunidade interna-cional em relação à Amazônia.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as questões am-bientais, os recursos naturais e os biomas mundiais; identifique as afirmativas corretas:

A - O domínio da natureza sobre o homem bem como a acelera-ção e a difusão das inovações tecnológicas marcaram o início do capitalismo, no mundo oriental.B - As florestas de coníferas, também conhecidas como taigas, predominam nas regiões subtropicais e constituem a principal fonte de biodiversidade e de madeira da superfície terrestre.C - Os elementos naturais da Amazônia são interdependentes, sendo que a exuberante vegetação desempenha papel essencial nesse ecossistema, protegendo e nutrindo o solos férteis e mantendo elevada umidade atmosférica, na sua maior parte.D - A desertificação que vem ocorrendo na Amazônia brasileira, independe da interferência do homem, pois os solos estão mais expostos à erosão, aumentando, consequentemente, a evapo-transpiração, o que provoca a redução do volume das chuvas e das amplitudes térmicas diárias.E - O crescimento econômico da Amazônia Brasileira ocorre à custa do aumento da pecuária extensiva, do avanço da agricul-tura, das ações ilegais dos madeireiros e de pressões urbanas para a realização de obras de infra-estrutura, atividades de grande impacto ecológico.

QUESTÃO 08

deSMATe TeM eLO COM CÓdIGO, dIZ O IBAMAKatia Brasil, de Manaus e

Rodrigo Vargas, de Cuiabá 05/05/2011 – 10h31

A expectativa de anistia a desmatadores com a reforma do Código Florestal deu impulso às derrubadas ilegais na Amazônia, diz o Ibama. Somente em abril, mais de 19 mil hectares de áreas de desmatamento ilegal foram embargados pelo Ibama em Mato Grosso, Pará e Amazonas, quase quatro vezes o total desmatado no mesmo período de 2010.

No sul do Amazonas, grileiros e pecuaristas do Pará e Ron-dônia estão promovendo uma devastação sem precedentes, diz o Ibama.

“estão desmatando tudo, achando que vão ser anistiados”, disse Jerfferson Lobato, da divisão de Controle e Fiscalização do órgão.

entre os meses de março e abril, o desmatamento no sul do Amazonas aumentou em 326% se comparado ao mesmo período de 2010. As multas chegam a R$ 7,2 milhões.

A reforma no Código Florestal prevê, por enquanto, anistia a

crimes ambientais cometidos até 22 de julho de 2008. A senadora Kátia Abreu (deM-TO), presidente da CNA (Confederação Nacio-nal da Agricultura e Pecuária), disse à Folha que não há “a menor hipótese” de inclusão de desmatamentos posteriores a essa data.

Com base nas informações, indique as consequências geradas pela destruição das florestas tropicais e equatoriais:

A - A ação do fenômeno “El Niño”, que tem provocado efeitos pouco comuns no clima de diversas localidades do mundo.B - A construção de várias grandes usinas hidrelétricas, a exemplo de Balbina, impede o fluxo normal das águas, com o represamento destas.C - A ação sistemática de destruição das florestas tropicais, para extração de madeiras e criação de pastos, contribui para o aumento do efeito estufa e acelera a destruição da camada de ozônio.D - As principais consequências do desmatamento são a des-truição da biodiversidade,genocídio e etnocídio das nações indígenas,erosão e empobrecimento dos solos,enchentes e as-soreamento dos rios,diminuição dos índices pluviométricos entre outros.E - As florestas moderam a temperatura do ar, aumentam a umi-dade atmosférica, ajudam no processo de fotossíntese, contro-lam a erosão do solo, regulam o fluxo dos rios e são muito ricas em biodiversidade.

QUESTÃO 09

A mundialização da economia capitalista é um processo que se intensifica nos dias atuais. A formação dos grandes mono-pólios capitalistas, denominados transnacionais que operam a unificação mundial do capital em diferentes localidades, é a ex-pressão moderna da etapa monopolista do capital mundial como demonstra a figura abaixo.

Sobre os blocos econômicos comerciais, analise as afirmativas a seguir.

I. O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi criado a partir do Tratado de Assunção, em março de 1991, do qual fazem parte principalmente o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bo-lívia. O objetivo deste bloco era promover a livre circulação de bens e de serviços e adotar uma política comercial comum em relação a outros estados ou agrupamentos de estados, utilizando, por exemplo, a redução ou a eliminação de tarifas alfandegárias.

II. A Alca (Área de Livre Comércio das Américas), pretendia formar uma vasta zona econômica ou zona de livre comércio que englobaria, pelo menos, 35 países do continente (com exceção de Cuba), em qual os estados Unidos seria o maior beneficiado. dentre os problemas apresentados para a implantação desse blo-co, destaca-se a inflexibilidade dos estados Unidos em discutir os subsídios à agricultura.

III. A União europeia (Ue) foi criada pelo Tratado de Roma (em 1957), mas só recebeu esta denominação em 1994. O objetivo deste bloco era recuperar a economia dos países membros, a partir da livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pes-soas e implantação de uma moeda única, o euro.

IV. A APeC (Cooperação econômica da Ásia e do Pacífico) sur-giu em 1993, como um projeto para criar até 2020, a maior zona de livre comércio do mundo, reunindo mais de 20 países. O gran-de problema desse bloco são as características muito distintas dos países membros. Compõem este bloco os estados Unidos, Malásia, Canadá, Vietnã, Filipinas, Coreia do Sul, Chile, Peru, Ja-pão, Austrália, entre outros.

Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.

A - As afirmativas I, II, III e IV estão incorretas.B - As afirmativas I, III e IV estão incorretas.C - As afirmativas II e IV estão incorretas.D - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.E - Todas as afirmativas estão incorretas.

CIÊNCIAS DA NATUREZAE SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 10Sabemos que a energia elétrica utilizada em nossas casas, nas indústrias, etc chega até nós por meio de uma corrente alternada.esta corrente é produzida nas grandes centrais elétricas por ge-radores. estes geradores nada mais são do que dispositivos que transformam uma forma qualquer de energia em energia elétri-ca. Sendo assim, uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento de outras formas de energia disponíveis. Sabemos que a construção de usinas gera-doras de eletricidade causa impacto para o meio ambiente, mas pode proporcionar uma melhor qualidade de vida, trazendo con-forto ao nosso dia a dia. Observe a figura:

A figura representa a potência em W consumida numa residência alimentada por uma tensão de 220V ao longo de um dia. A energia consumida no período de maior consumo, em kWh, é de:

A - 5 C - 50 E - 440B - 10 D - 100

TeXTO IAs fascinantes enzimas que os vaga-lumes emitem para “pa-

querar” nas noites de verão vêm acendendo desde tempos ime-moriais o coração de crianças, a inspiração de poetas e a curiosi-dade dos cientistas. [...]

O Brasil é o país com maior diversidade de espécie lumines-cente no mundo, entre elas vaga-lumes que produzem os mais belos espetáculos da natureza, como as chamadas larvas “tren-zinho”, que emitem luzes em duas cores. Recentemente as en-zimas que produzem a bioluminescência verde e vermelha das larvas “trenzinho”, chamadas de luciferoses, foram clonadas no laboratório do departamento de Biologia da Universidade estadual Paulista em Rio Claro.

(Luciferase in: Ciências hoje, p. 18).

dados: Mg(Z=12), Ar(Z=18), C(Z=6),O(Z=8) e Cl(Z=17)

QUESTÃO 11em relação ao texto, ao esquema indicado e aos conhecimen-

tos de estrutura atômica e tabela periódica, pode-se afirmar:

A - O íon magnésio (Z=12) (Mg2+) é isoeletrônico do argônio (Z=18).B - O magnésio é um elemento representativo que pertence aos metais alcalinos.C - O cloreto de magnésio é um composto iônico de fórmula MgCl2.D - Uma molécula de gás carbônico apresenta 28 elétrons.E - O pirofosfato de magnésio é um sal halóide.

Page 6: ENEM 2011- Caderno 7 - Intensivão

6Salvador | QUarTa-feira19 de OUTUBRO de 2011

REVI

SÃO

2011 7

PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

www.ibahia.com/enem2011

QUESTÃO 12em relação ao texto e seus conhecimentos sobre o metabolis-

mo celular é correto afirmar:

A - As reações enzimáticas são altamente específicas; uma enzi-ma normalmente catalisa apenas um tipo de reação química.B - A geração de luz prescinde de molécula que forneça energia imediata ao fenômeno.C - Quando uma enzima é aquecida acima de determinada tempe-ratura e sofre desnaturação, torna-se inativa. Colocada novamente em temperatura ideal, não adquire novamente a configuração quaternária e volta a apresentar capacidade catalítica.D - A geração de luz a partir da luciferina independe de condições ambientais específicas.E - A luciferinase, principal enzima do processo, é formada por monossacarídeos unidos entre si a partir de ligações glicosídicas.

QUESTÃO 13A partir da análise do texto é correto afirmar:

A - O vaga-lume, ao emitir luz própria, pode ser comparado a um circuito formado por uma pilha associada em seus terminais a uma lâmpada incandescente.B - Se a cada segundo a quantidade média de carga liberada para que o vaga-lume emita luz for de 3μC, a intensidade da corrente gerada é de 3A.C - Para que um voltímetro indicasse a ddp durante a geração de luz pelo vaga-lume ele deveria ser associado em série ao mesmo.D - Um amperímetro para medir a corrente liberada pelo vaga-lume deve ser associado em série ao mesmo e possuir elevada resistên-cia interna.E - A bioluminescência produzida é resultado da indução magnética.

QUESTÃO 14Um grande desafio da humanidade neste século XXI é promo-

ver o desenvolvimento regido por políticas capazes de permitir a utilização dos recursos naturais sem comprometimento do meio ambiente. Utilizando o texto e conhecimentos correlatos, é cor-reto:

A - Os biopolímeros derivados de polissacarídeos, como o amido de milho, devem ser reciclados antes de descartados no ambiente.B - A quantidade de gás metano na atmosfera vem aumentando propor-cionalmente com o crescimento da população; a maior produção de lixo e de esgotos tem influenciado este aumento.C - A detecção de substâncias tóxi-cas, por meio de monitoramente em tempo real é desnecessária, visto que os ecossistemas apresentam capacidade de reciclar rapidamente tais moléculas.D - O etanol, um dos principais bio-combustíveis do mundo moderno, é produzido a partir de reações quí-micas que envolvem as estruturas mitocondriais.E - O efeito estufa é um fenômeno de origem antrópica e necessário para a manutenção da vida na Terra.

QUESTÃO 15em relação ao texto e aos hábi-

tos diários de um cidadão comum, pode-se afirmar:

A - Um banho demorado e com uso de chuveiro elétrico no verão contribui para um mundo mais sustentável.B - A compra de produtos de origem distante acarreta num menor consumo de combustíveis fósseis, através do transporte, contri-bui para um mundo mais sustentável.C - A queima de combustíveis fósseis minimiza a intensidade do

LINGUAGENS E CÓDIGOSE SUAS TECNOLOGIAS

PUTTING TIMe IN THe BANK IN LONdON

Putting Time In The Bank In London. Newsweek,NewYork. March 28,2005. p. 9. Adaptado.

“broker” (l. 1): corretor.

QUESTÃO 16O tempo no Greenwich Time Bank:

A - vale menos que dinheiro.B - não é uma commodity rentável.C - tem o mesmo valor para todos.D - vale uma grande quantia de dinheiro.E - tem valor diferente a depender da idade do cliente.

QUESTÃO 17As pessoas que trabalham com o Greenwich Time Bank sentem-se:

A - temerosas. B - sozinhas. C - úteis.D - inúteis. E - sem esperança.

QUESTÃO 18O verbo run na expressão “runs a bank” (l. 4) significa:

A - trabalha. B - viaja. C - executa.D - gerencia. E - corre.

efeito estufa.D - A matriz energética de um país concentre-se numa única opção e que esta não seja poluente.E - Controle de produção, diversificação nas atividades indus-triais e nos recursos energéticos, reciclagem de produtos e uso de tecnologias mais limpas, contribuem para um mundo mais sustentável.

QUESTÃO 19Observa la viñeta abajo y en seguida contesta la pregunta.

eL SISTeMA TIeNe ReNdIJAS.SÓLO HAY QUe HACeRSe deL TAMAÑOAdeCUAdO PARA PASAR POR eLLAS

El País, Madrid, 28/05/2000

Las viñetas son usadas en periódicos como un tipo de comunica-ción rápida y que trae contenido de actualidades y a veces alguna crítica al comportamiento de la sociedad contemporánea. Según esta viñeta es cierto decir que:

A - El tamaño es el único requisito para ingresar al sistema.B - Cualquiera puede ingresar al sistema, sólo debe adecuarse a las exigencias.C - El sistema es compuesto solamente por individuos del mismo tamaño.D - La única forma de ingresar al sistema es a través de las rendijas.E - Al reconocer que el sistema tiene rendijas, admitimos que el sistema no funciona.

QUESTÃO 20As Vanguardas europeias

muito contribuíram para a con-cepção do Movimento Moder-nista que se implantou no Brasil em 1922. O quadro ao lado re-presenta uma delas: o expressio-nismo. Assinale a opção em que as características do movimento, dentre as quais algumas que jus-tificam o referido quadro, estão presentes.

A - Valorização do ato de exprimir-se, valorização do sonho, her-metismo e alogicismo. Centralização na expressão de um mundo interior. Projeção de uma reflexão individual e subjetiva, ressaltar o sentimento na figura, a experiência emocional, exibindo um enfoque pessimista.

B - Busca cortar o nexo de ligação com a realidade vital, admite que a arte não é coisa séria, que necessariamente não precisa ser compreensível. C - Inspiração no sonho onde o homem encontra sua realidade absoluta, fusão do abstrato com o concreto, imagens liberadas e valorização do inconsciente. D - Culto à ação, dinâmica e velocidade, culto à tecnologia, desprezo pelas formas acadêmicas.E - Transformação da natureza ao mesmo tempo objetiva e subje-tiva, visão simultânea, geometrismo.

QUESTÃO 21Na imagem da questão anterior, com relação aos processos

de linguagem a ênfase recai:

A- no locutor B - no referenteC - no canal da comunicação D - no interlocutorE - no código

QUESTÃO 22As Vanguardas, algumas mais outras menos, manifestaram-

-se também na literatura. O expressionismo foi uma das mais presentes na primeira geração moderna. Identifique, nos versos abaixo, aquele que contém características expressionistas.

A - Ódio e insulto!/Ódio e raiva!/Ódio e mais Ódio/Morte ao burguês de giolhos/cheirando religião e que não Crê em Deus!/Ódio vermelho!/Ódio fecundo!/Ódio cíclico!/Ódio fundamento sem perdão/Fora! Fu! Fora o bom burgês!... B - E se um dia hei ser pó, cinza e nada/que seja a minha noite uma alvorada/que me saiba perder... pra me encontrar. C - Amo-te tanto meu amor... não cante/o humano coração com mais verdade... /amo-te como amigo e como amante/numa sempre diversa realidade. D - Chega-te a mim! Entra no meu amor/e à minha carne entrega a tua carne em flor/preme contra o meu peito o teu seio agitado/e aprende a amar o Amor renovando o pecado. E - Minha terra tem palmares/onde gorjeia o mar/os passarinhos daqui/não cantam como os de lá.

Page 7: ENEM 2011- Caderno 7 - Intensivão

7Salvador | QUarTa-feira19 de OUTUBRO de 2011

REVI

SÃO

2011 7

PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

www.ibahia.com/enem2011

QUESTÃO 23VANdALISMO

Meu coração tem catedrais imensas, Templos de priscas e longínquas datas, Onde um nume de amor, em serenatas, Canta a aleluia virginal das crenças.

Na ogiva fúlgida e nas colunatas Vertem lustrais irradiações intensas Cintilações de lâmpadas suspensas e as ametistas e os florões e as pratas.

Como os velhos Templários medievaisentrei um dia nessas catedrais e nesses templos claros e risonhos...

e erguendo os gládios e brandindo as hastas, No desespero dos iconoclastas Quebrei a imagem dos meus próprios sonhos!

(Anjo, Augusto dos. Eu.)

Com relação às duas estrofes iniciais, pode-se afirmar que nelas permanece respectivamente a ideia de:

A - saudosismo e brilho. B - plasticidade e musicalidade.C - otimismo e suntuosidade. D - antiguidade e claridade.E - exaltação e riqueza.

QUESTÃO 24dadas as afirmações:

I. Já na estrofe inicial, as imagens visuais e auditivas antecipam--nos, de forma plástica e viva, a desilusão e desencanto final do “eu” poemático.

II. Opera-se no primeiro terceto, além de retomada das ideias básicas dos quartetos, uma mudança de ordem temporal a partir

da qual se inicia o processo de dissolução e destruição do “eu” poemático.

III. Ao longo do poema, ocorre um processo gradativo de rebeldia devassadora, cujo início, prosseguimento e clímax correspondem respectivamente às formas verbais de presente, gerúndio e pretérito.

Inferimos, de acordo com o texto, que:

A - Todas estão corretas B - Todas estão incorretas C - Apenas a I está correta D - Apenas a II está correta E - Apenas a III está correta

QUESTÃO 25Qual das expressões abaixo melhor se relaciona com o título

do poema?

A - “Templos de priscas... “ B - “...ogiva fúlgida... “ C - “...velhos Templários medievais” D - “...as hastas” E - “...iconoclastas”

QUESTÃO 26(UNIP-SP) Leia o Poema tirado de uma notícia de jornal, de

Manuel Bandeira: João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro [da Babilônia num barracão sem número.Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou dançou depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

Podemos filiar esse poema a qual tendência vanguardista?

A - Cubismo. B - Expressionismo.C - Dadaísmo. D - Surrealismo. E - Impressionismo.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 27

Sabe-se que uma gota de sangue de 1mm3 contém, aproxi-madamente, 5 milhões de glóbulos vermelhos e que uma pessoa de 70kg tem, aproximadamente, 4,5 litros de sangue. O número de glóbulos vermelhos que essa pessoa tem em seu sangue é expresso por a.10k, sendo a um número pertencente ao intervalo [1, 10[e k um número inteiro. Nessas condições, a + k é igual a:

A - 15,25. B - 14,25. C - 13,25.D - 12,25. E - 11,25.

QUESTÃO 28Uma mensagem pode ser codificada de inúmeras maneiras.

Se, por exemplo, a cada letra do alfabeto for associado um nú-mero inteiro positivo n, considerando-se uma função f(n), de co-nhecimento apenas do remetente e do destinatário da mensagem, é possível estabelecer uma forma de codificação. Nesse caso, a função f é usada para codificar e sua inversa f1, para decodificar a mensagem. Considerando A = 1, B = 2..., W = 23, X = 24, Y = 25, Z = 26 e f(n) = n + 3 para codificar a letra U, ao invés de transmitir o número associado a ela, que é 21, transmite-se a letra associada a f(21) = 24, que é X. Para decodificar a letra X recebida, observa-se que ela corresponde a 24. Logo, f1 (24) =

Page 8: ENEM 2011- Caderno 7 - Intensivão

8Salvador | QUarTa-feira19 de OUTUBRO de 2011

REVI

SÃO

2011 7

PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

www.ibahia.com/enem2011

21, que é U. Admitindo-se, hipoteticamente, que a função f(x) = log2(2x + 1), x ≥ 0 possa ser considerada função-chave para codificação de certo padrão de mensagens, a expressão de sua inversa a ser utilizada na decodificação dessas mensagens é:

A -

B -

C -

D -

E -

QUESTÃO 29

Um fabricante de cosméticos decide produzir três diferentes

catálogos de seus produtos, visando a públicos distintos. Como alguns produtos estarão presentes em mais de um catálogo e ocupam uma página inteira, ele resolve fazer uma contagem para diminuir os gastos com originais de impressão. Os catálogos C1, C2 e C3 terão, respectivamente, 50, 45 e 40 páginas. Comparando os projetos de cada catálogo, ele verifica que C1 e C2 terão 10 páginas em comum; C1 e C3 terão 6 páginas em comum; C2 e C3 terão 5 páginas em comum, das quais 4 também estarão em C1 efetuando-se os cálculos correspondentes, o fabricante concluiu que, para a montagem dos três catálogos, necessitará de um total de originais de impressão igual a:

A - 135. B - 126. C - 118.D - 114. E - 110.

QUESTÃO 30Uma empresa produz tampas circulares de alumínio para

tanques cilíndricos a partir de chapas quadradas de 2 metros de lado, conforme a figura. Para 1 tampa grande, a empresa produz 4 tampas médias e 16 tampas pequenas. As sobras de material da

produção diária das tampas grandes, médias e pequenas dessa empresa são doadas, respectivamente, a três entidades: I, II e III, para efetuarem reciclagem do material. A partir dessas informa-ções, pode-se concluir que:

A - A entidade I recebe mais material do que a entidade II.B - A entidade I recebe metade de material do que a entidade III.C - A entidade II recebe o dobro de material do que a entidade III.D - As entidades I e II recebem, juntas, menos material do que a entidade III.E - As três entidades recebem iguais quantidades de material.

RICARDO DANTASedUCAÇãO

FíSICA

RICARDO ABUDFíSICA

MARCUS ELOIQUíMICA

THOMAZ NOVABIOLOGIA

MÁRCIO QUEIROZ

MATeMÁTICA

DORA FLORESHISTÓRIA dO BRASIL

PROFESSORES DO COLÉGIO VILLA LOBOS QUE ELABORARAM AS QUESTÕES DA REVISÃO ENEM INTENSIVÃO 2011.

YOMAR SEIxASGeOGRAFIA

GILTON DO CARMO

ATUALIdAdeS

DUDU VIEIRAINGLêS

EVERT REISLITeRATURA

RICARDO GARRIDOHISTÓRIA

MIDIAN GARCIAGRAMÁTICA

RODOLFO BADILLA

eSPANHOL

1 - B 2 - C 3 - B 4 - B 5 - A 6 - A 7 - B 8 - B 9 - B 10 - e 11 -A 12 - C 13 - C 14 - B 15 - d16 - A 17 - e 18 - A 19 - A 20 - C 21 - B 22 - e 23 - C 24 - B 25 - A 26 - C 27 - C 28 - B 29 - e 30 - dgAbArito enem 6