empresa baiana de Águas e saneamento s.a. janeiro — 2010 ... · incentivando seus funcionários...

11
E m p r e s a B a i a n a d e Á g u a s e S a n e a m e n t o S . A . J a n e i r o 2 0 1 0 n º 1 8 4 T E R M O F U S Ã O A G I L I Z A O B R A E M C A M A Ç A R I - P Á G I N A 8 Inauguração e reforma de lojas de atendimento - P Á G I N A 9 E F L U E N T E T R A T A D O É U T I L I Z A D O P A R A I R R I G A Ç Ã O - P Á G I N A 4 Destaques 2009 Destaques 2009 ano de 2009 foi marcado por conquistas, tra- balhos e resultados pelos esforços que vêm sendo empreendidos pela empresa nos últimos anos. Conclusão de obras importantes; avanços nos processos operacionais e na relação com os municípios; mobilização visando a educação ambiental dos usuários dos serviços da empre- sa e construção de uma nova política de Recursos Humanos foram as principais ações de destaque no ano passado. P Á G I N A S C E N T R A I S O Construção do SES Rio de Contas Inauguração do sistema de automação na Bolandeira Ampliação do esgotamento sanitário de Madre de Deus Recuperação de mata ciliar

Upload: others

Post on 19-Apr-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. Janeiro — 2010 — nº184

TERMOFUSÃOAGILIZA OBRAEM CAMAÇARI - PÁGINA 8

Inauguração e reforma de lojas de atendimento - PÁGINA 9

EFLUENTE TRATADO É UTILIZADO PARA IRRIGAÇÃO - PÁGINA 4

Destaques 2009Destaques 2009

ano de 2009 foi marcado por conquistas, tra-balhos e resultados pelos esforços que vêm

sendo empreendidos pela empresa nos últimosanos. Conclusão de obras importantes; avançosnos processos operacionais e na relação com

os municípios; mobilização visando a educaçãoambiental dos usuários dos serviços da empre-sa e construção de uma nova política deRecursos Humanos foram as principais ações dedestaque no ano passado. PÁGINAS CENTRAIS

O

Construção do SESRio de Contas

Inauguração do sistema deautomação na Bolandeira

Ampliação do esgotamentosanitário de Madre de Deus

Recuperação de mataciliar

Diretoria Executiva

Diretor-PresidenteAbelardo de Oliveira Filho

Diretor Financeiro e ComercialDilemar Oliveira Matos

Diretor AdministrativoBelarmino de Castro Dourado

Diretor de OperaçãoEduardo Benedito de Oliveira Araújo

Diretor de Engenharia e Meio AmbienteCarlos Alberto Pontes de Souza

Assessoria de Comunicação

AssessoraDébora Ximenes

EditoraDébora Ximenes

RedatoresCarlos Alberto Reis, Patrícia Araújo, Nara Nogueira,

Carla Farias, Mayana Mignac (estagiária)Editoração Gráfica

Patrícia Resende e Bira Paim Fotógrafos

Luiz Hermano Abbehusen e Luciano S. Rêgo

IlustraçõesBorega

RevisãoGaldino Borges de Aguiar

Publicação internaTiragem: 5.000 exemplares

Av. 4a; 420 - Centro Administrativo da Bahia - CAB41745-002 Salvador - Bahia

Tel.: (71)3372-4898 Fax.: (71)3372-4640/[email protected]

Impresso na Cian Gráfica e Editora

Sensib i l izar a população sobre asi tuação v ivenciada diar iamente porcrianças vítimas de violência sexual é opr inc ipal propósito da 5ª edição daCampanha de Combate à Violência Sexualcontra Crianças e Adolescentes. AEmbasa está apoiando a campanha, queserá lançada pelo Ministério Público doEstado da Bahia, no dia 4 de fevereiro,

às 14h30, no prédio principal do ministério,em Nazaré, Salvador.

Este ano, a campanha é protagonizadapelos ar tistas Car linhos Brown, CláudiaLeitte e Tatau, que convocam os torcedoresbaianos de diversos times a se unirem emuma só torcida: a que se engaja no com-bate à violência sexual infanto-juvenil."Faça par te do nosso time e ajude a mudar

esta triste realidade", convocam os can-tores, indicando o canal de denúncia na-cional, o Disque 100.

Durante o lançamento, o MP vai divulgaros últimos dados relativos ao número dedenúncias na Bahia, que atualmente ocupa o4o lugar no ranking de denúncias de violên-cia sexual do país. Somente em 2009, foramcontabilizadas 1.585 denúncias.

Combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Imagem dacampanha queserá divulgadana conta deágua e esgotodo mês defevereiro e nosite da empresa

As oficinas de alinhamento e desdo-bramento do Planejamento Estratégico2008-2011 foram realizadas nos dias20,21 e 22 de janeiro com as direto-rias da Presidência, de Engenharia eMeio Ambiente e Administrativa,respectivamente. Os trabalhos foramconduzidos pelos consultores RodrigoCeloto e Milton Murakami, da FundaçãoInstituto de Administração — FIA —da USP e contaram com as presençasdo presidente Abelardo, dos diretoresCarlos Alberto Pontes e BelarminoDourado, e representantes do corpogerencial e técnico de cada departa-mento ou assessoria .

Posteriormente, em 4 e 5 de fevereiro, serãorealizadas as oficinas das diretorias deOperação e Financeira. Os trabalhos realizadosnas oficinas resultarão em projetos que serãodesenvolvidos por cada diretoria no sentido de

dar suporte à implementação das iniciativas jáprevistas e em realização, assim como dire-cionar o trabalho das diversas áreas de atu-ação para atingir seus objetivos e metas es-tratégicas.

Número de celular para orientação em

caso de acidente A partir deste mês, assistentes so-

ciais vão se revezar para atender aqualquer hora a solicitação dos fun-cionários da empresa relativas a aci-dente de trabalho, sinistro, saúde,segurança e beneficios do trabalhador.O número do contato do plantão é(71) 9985-5535.

PERÍODO ASSISTENTE SOCIAL

28/01 a 07/02 Gláucia Dantas Silva08 /02 a 17/02 Aline Carneiro Ulm18/02 a 28/02 Gláucia Dantas Silva

Diretorias desdobram planejamento

Oficina com representantes da DiretoriaAdministrativa

Passaporte para a culturaEm parceria com o Serviço Social da Indústria — Sesi — , a Embasa está

incentivando seus funcionários a conferir peças teatrais, shows, concursos depoesia, encontros de corais e festivais de música, entre outras atrações, a-través do Passaporte para a Cultura. Durante todo o mês de janeiro, repre-sentantes do Sesi visitaram as unidades e cadastraram funcionários interes-sados em adquirir o passapor te.

Com o objetivo de melhorar a comuni-cação dentro do ambiente de trabalho, a efi-ciente especial Vanessa dos Santos Silva, quetrabalha desde novembro na UCE, está dedi-cando-se a ensinar a Linguagem Brasileira deSinais — Libras — às companheiras de tra-balho. Segundo a assistente administrativaShirley Paranaguá, as aulas de Vanessa, queduram cerca de meia hora por dia, têm ajuda-do a melhorar o relacionamento e a interaçãoentre os funcionários da UCE. "Está sendomuito gratificante poder me comunicar atravésda linguagem dos sinais, além de facilitar onosso trabalho, já que agora podemos enten-der melhor o que os eficientes especiaisquerem dizer", revela Shirley.

A Embasa tem hoje 80 eficientes trabal-hando na área administrativa da empresa, a-través da parceria com o Centro de Surdos daBahia — Cesba .

Rompendo a barreira do silêncio

Vanessa dos Santos Silva ensina a linguagem Libras

Controle de pavimentação asfáltica On-lineO Departamento de Tecnologia da Informação

— FTI — desenvolveu o Copa On-line, um sis-tema para controlar, monitorar e otimizar os pe-didos de recomposição asfáltica do convênio en-tre Embasa e Superintendência de Conservaçãoe Obras Públicas do Salvador — Sucop. O sis-tema funciona como um relatório com dadossobre todas as solicitações enviadas, sejamas aprovadas, executadas, canceladas, pen-dentes etc. Essas informações são atu-alizadas a cada três minutos e podem seracessadas tanto por funcionários da Embasaquanto da Sucop.

"Antes, todo o processo era feito de formamanual e muitas vezes os papeis eram per-didos e as notas extraviadas. Agora oprocesso está muito mais ágil, eficiente etransparente. A própria Sucop está bastantesatisfeita com o novo sistema", afirmaMárcia Faro, gerente da UMB.

O serviço começou a funcionar em meadosde 2008, na Unidade da Federação — UMF—, mas só alcançou as demais unidades deSalvador em setembro de 2009.

Efluente tratado é utilizado em irrigação no Litoral NorteUm pomar com frutas nativas do Litoral

Nor te, ao lado da estação de tratamentode esgotos — ETE — do complexohoteleiro Iberostar, é uma modalidade dereuso de efluente tratado que está sendotestado pela Embasa. Há dois meses, o esgo-to tratado que sai da ETE está sendo utilizadopara irrigar mudas de mangaba, caju, limão,graviola, maracujá, coco e saputi. A empresairá comparar os efeitos da irrigação contínuapor gotejamento em mudas plantadas pelaEmbasa com efluente tratado, com plantasque já existem no local e não são irrigadas emregime de sequeiro.

A área experimental encontra-se às mar-gens da Estrada do Coco, km 56, no municí-pio de Mata do São João, Litoral Norte. Nestaárea, foram plantadas 245 mudas de árvoresfrutíferas nativas que são irrigadas por gote-

jamento, através de um sistema automáticoque está programado para funcionar, todosos dias, das 5 às 10h da manhã. A Embasareservou um espaço não cultivado para quemoradores de Açu da Torre, localidade situa-da nas proximidades da estação, possamplantar e acompanhar o desenvolvimento dasmudas. Os frutos resultantes do plantioserão para o consumo da própria comu-nidade.

De acordo com Virgílio Bandeira, en-genheiro responsável pelo projeto e assessortécnico da Superintendência de EsgotamentoSanitário — OE — , o efluente tratado é ri-co em nutrientes, que podem ser utilizados naagricultura. "O efluente tratado é rico emmatéria orgânica, nitrogênio e fósforo, fontesde nutrientes necessários para o desenvolvi-mento das plantas", afirmou.

Etapas dotratamento

O processo de tratamento da ETEIberostar acontece em três etapas necessáriaspara garantir um padrão de qualidade ideal aser utilizado na agricultura. O esgoto passa pe-lo reator anaeróbio tipo Dafa, que retira 70%da matéria orgânica e segue para o tanque deaeração. Depois, o decantador separa o lodo,que retorna ao tanque de aeração paraacelerar o processo de digestão aeróbia doefluente tratado. O restante do lodo segue parasecagem e destino final no aterro sanitário. Oefluente tratado na ETE Iberostar possui, emmédia, uma eficiência de Demanda Bioquímicade Oxigênio — DBO — de 96%.

Decantador da ETE Iberostar

Muda de coco sendo irrigada na ETEIberostar

Muda de caju sendo irrigada pelo efluente tratado

ÁGUA PARA TODOS

Até março, o sistema de esgotamento sanitáriodas localidades de Monte Gordo, Guarajuba,Itacimirim e Barra do Pojuca será concluído. Amaior parte da estrutura deste sistema já estápronta e, em breve, todos os imóveis serão liga-dos à rede coletora de esgoto. A Embasa, dentrodo Programa Água para Todos, está investindoR$31 milhões provenientes do Programa deAceleração do Crescimento — PAC.

Atualmente, os esgotos domésticos de algu-mas dessas localidades, como Guarajuba eItacimirim, são destinados a fossas sépticas. Emoutros locais, como Monte Gordo e Barra doPojuca, os esgotos correm a céu aberto, cau-sando transtornos no dia-a-dia dos moradores.Através da coleta e tratamento adequados dosefluentes, a obra vai garantir saúde e qualidadede vida para as 31 mil pessoas, entre nativos everanistas.

A expectativa de conclusão dos trabalhostraz otimismo para a população local. A pro-fessora Dinaílda Baldoíno, 28 anos, daEscolinha Estrela Brilhante, localizada na

Comunidade da Cascalheira, em Monte Gordo,comenta: "O esgoto passa aqui na porta da es-cola. As crianças brincam por cima dele epegam algumas doenças. Têm dias que nãoconseguimos comer, por causa do mau cheiro.Com a obra, vai acabar tudo isso. Eles vãocomer direito, não vão ficar expostos à sujeirae vão produzir mais na sala de aula", afirma aprofessora.

SISTEMAAo todo, a Embasa está implantando 71,2

quilômetros de rede coletora, 13,4 quilômetrosde linha de recalque, 17 estações elevatórias euma estação de tratamento, em Barra do Pojuca,com capacidade para tratar os efluentes das qua-tro localidades e atender a 5.035 ligações.

A estação terá caixa de areia, digestoranaeróbio — Dafa —, quatro lagoas de trata-mento e leito de secagem para destinação ade-quada do lodo residual. O efluente tratado, livrede carga poluidora, será lançado no rio Pojucasem risco de degradação ambiental.

Esgotamento sanitário chega à fase final

Abastecimento de água é

regularizado emCícero Dantas

Mais uma ação concluída do Água paraTodos, desta vez na cidade de CíceroDantas, beneficiou 22 mil habitantes. A am-pliação do sistema de abastecimento deágua pôs fim às constantes ocorrências defalta d'água que duravam de 15 a 20 dias.Com investimento de R$979.720,97, foipossível perfurar mais um poço com 130metros cúbicos (m³) por hora de vazão,construir um reservatório elevado de 300m³, instalar mais uma estação elevatória deágua bruta (bomba) e implantar 2.800metros de rede de distribuição.

O sistema de abastecimento de CíceroDantas é constituído por captação em cincopoços, três estações elevatórias de águabruta, 12,4 quilômetros de adutora de águabruta, tratamento por simples desinfecção,quatro reservatórios de distribuição,22.800 metros de rede distribuidora e5.431 ligações.

Construçãode sistema deesgotamento

sanitáriochega à fase

final emlocalidadesda orla deCamaçari

Vista de Cícero Dantas

Concluída em novembro do ano passado, aconstrução da barragem de Cristalândiarepresenta uma obra grandiosa em tamanhoe em benefício para a população de Brumado,município do sudoeste do estado. Graças à suacapacidade de acumulação das águas do Riode Contas, 16,7 milhões de metros cúbicos,cerca de 67 mil habitantes da cidade não cor-rem mais o risco de ficar sem água durante oslongos períodos de estiagem que castigam es-

ta região situada no semiárido. No dia 16, ogovernador Jaques Wagner inaugurou a obra,que teve início no segundo semestre de 2005,foi paralisada menos de um ano depois, sendoreiniciada em 2008, após a abertura de novoprocesso licitatório.

Hoje, em pleno período de estiagem do mêsde janeiro, a barragem de Cristalândia, graçasàs chuvas de outubro do ano passado, estácheia e vertendo. Isso significa fartura de água

para abastecer Brumado e pequenas locali-dades rurais vizinhas, onde a população nãotinha acesso à distribuição de água tratadacanalizada e começou a contar com este serviçodepois que a Embasa implantou redes dis-tribuidoras. É o caso dos moradores de CampoSeco I e II, Barrinha, Lameiro e Lagoa da Pedra. Oinvestimento para levar água de qualidade a es-sas localidades somam um total de R$133,1 mil.

Já os habitantes das localidades de FazendaLagoa do Arroz, Cachoeira, Curralinho, Nova,Barreiro, Furado dos Veados, Amucafo,Baraúnas, Lagoa de Dentro, Itaquari e LagoaFunda vão poder contar com a água tratadaque vem da barragem quando estiver concluí-da a construção do sistema integrado deabastecimento Brumado/Itaquaraí, que estásendo realizada pela Embasa em parceria coma Prefeitura de Brumado.

Cristalândia garante água de qualidade

Vertedouro dabarragem deCristalândia

Litoral Norte

UNIVERSALIZAÇÃO

Das 327 obras sob a execução da Embasa, den-tro do Água para Todos, a empresa chegou namarca de 122 concluídas, 116 em andamento e 89em licitação. O número de ligações de água e deesgoto ultrapassou a meta definida para o ano(ver quadro).

MELHORIAS OPERACIONAIS

Em outubro, o Sistema Integrado deAbastecimento de Salvador e Região Metropolitanacomeçou a funcionar a par tir de uma central de op-eração à distância que permite monitorar, ligar edesligar equipamentos através de um sistema de au-tomação. A nova tecnologia está em fase de adap-

tação e, em alguns pontos, já é possível detectar esolucionar, rapidamente, problemas operacionaiscomo parada de bombas, vazamentos ou quali-dade da água.

Em março, entrou em operação uma adutora de13 quilômetros, ligando a captação de água da bar-ragem Santa Helena e à unidade de insumos bási-cos da Braskem, no Pólo Petroquímico deCamaçari. A tubulação foi implantada para evitarque, no Verão, a queda do nível da barragemJoanes II chegue a comprometer o abastecimentode Salvador e Região Metropolitana. A construçãoda captação e a implantação da adutora custaramem torno de R$21,5 milhões.

Antes do investimento, a Braskem consumia1.000 litros por segundo de água da barragemJoanes II. No último Verão, a estiagem durou quatromeses, baixando a um nível alarmante o volume deJoanes II e comprometendo o fornecimento de águaem algumas áreas críticas de Salvador.

O programa integrado de redução e controle deperdas, o Com + Água, foi iniciado nos sistemas deNazaré, Paramirim, Ubaitaba, Ubatã, Itamaraju eLivramento, nos mesmos moldes do que foi feito emllhéus, em 2008, um caso bem-sucedido devido aosbons resultados obtidos. No primeiro semestredeste ano, será possível mensurar o quanto se re-duziu de perdas nesses sistemas.

RELAÇÃO COM MUNICÍPIOS

Em outubro, dois convênios foram assinados coma Prefeitura de Feira de Santana, visando obras deexpansão do serviço de abastecimento de água nomunicípio. Os investimentos, com recursos própriosda Embasa, somam R$1,7 milhão, e vão beneficiar11 mil pessoas das localidades de Ipuaçu, IêdaBarradas, Fazenda Brava, Sítio do Meio, Malhador,Conceição, Cascalheira, Ponte do Rio Branco,Umbuzeiro, Pedra da Canoa, Lagoa Grande,Formosa, Santa Rosa, Maia, Galhardo e em mais 43povoados no entorno de Feira. As duas obras serãoconcluídas este ano.

Em dezembro, um convênio de cooperação entre oEstado da Bahia, a Prefeitura de Salvador e aEmbasa autorizou a gestão associada dos serviçospúblicos de abastecimento de água e esgotamentosanitário na capital baiana. A primeira iniciativa dogênero no país, amparada pela Lei Nacional daSaneamento, prevê a criação de uma comissão paritária,com representantes da PMS e da Embasa, para, en-tre outras ações, negociar os termos do futuro con-trato de prestação dos serviços de água e esgotopela empresa baiana de saneamento. O documentotambém estabelece que o Governo da Bahia prestaráapoio técnico ao município de Salvador, através da

Embasa, na elaboração do Plano Diretor dos serviçosde água e esgotamento sanitário.

OBRAS EM ANDAMENTO

Em 2009, as obras de ampliação e implantaçãode esgotamento sanitário nas cidades de Feira deSantana, Guanambi, Jequié, Vitória da Conquista ePaulo Afonso intensificaram os trabalhos de implan-tação de rede coletora.

A requalificação e ampliação do Sistema Integradode Abastecimento de Água do Sisal foi iniciada no finaldo ano passado. O investimento de R$59,3 milhõesvai beneficiar cerca de 172 mil habitantes de 20 mu-nicípios que são abastecidos, atualmente, com águade baixa qualidade da barragem de São José doJacuípe e vão passar a receber água tratada de boaqualidade da barragem de Pedras Altas.

Ampliação do sistema de abastecimento de PedroAlexandre vai baratear os custos de produção deágua para abastecer a população do município. Hoje,a Embasa compra água da Companhia Estadual deSanamento de Sergipe, a Deso.

A construção de um sistema integrado para abaste-cer a população de Jacobina, Caem e Saúde, com cap-tação na barragem de Pindobaçu, vai pôr fim àsqueixas de falta d'água nos três municípios.

Trabalho e Resultados

ÁGUA

Meta 88.274Realizado 104.646

ESGOTO

Meta 50.000Realizado 50.131

Implantação de ligaçõesdomiciliares

OBRAS CONCLUÍDAS

DESTAQUES 2009DESTAQUES 2009 Entre as cidades beneficiadas com obras concluídas, no anopassado, destacam-se:

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Jardim Piatã (Salvador) - melho-ria e ampliação da rede dis-tribuidora do bairro beneficiou 13mil pessoas.

Uauá - aumento da oferta deágua no município resolveu oproblema de 12 mil habitantes quesofriam com longos períodos semfornecimento.

Rio do Pires - implantação desistema de abastecimento de água aumentou a oferta e melhorou aqualidade da água fornecida para 4,8 mil habitantes do município.

Brumado - a construção da barragem de Cristalândia garantiureservação de água suficiente para enfrentar os longos períodos deseca e garantir abastecimento regular para cerca de 60 mil pessoas.

Planalto e Barra do Choça - a construção da barragem de SerraPreta foi mais uma açãovisando garantir ofer ta deágua durante a seca paraa população dos dois mu-nicípios.

Ipirá - aumento da ofertade água regularizou oabastecimento na cidade,beneficiando 4,4 mil pessoas.

Itiúba e Quijingue (regiãode Sr. do Bonfim) - implan-tação de redes distribuidoras nas localidades de Cacimbas,Caldeirãozinho, Lagoa dos Cágados, Lagoa do Junco, Espanta Gado ePedrento levou água tratada e canalizada para pequenas comu-nidades do semiárido.

E S G O TA M E N T O SANITÁRIO:

Rio de Contas e Palmeiras- Nas duas cidades, o sis-tema de esgotamento san-itário foi implantado para a-tender a 3,7 mil pessoas, naprimeira, e 4 mil pessoas, nasegunda.

Feira de Santana - implan-tação de redes coletoras deesgoto para atender a 12,9 mil pessoas nos bairros da periferiaGaliléia, Baraúna, Chácara São Cosme, Conj. Centenário, Conj. MiltonGomes, Jardim Acácia e ruas Pedro Suzart I e II.

Salvador - Assentamento do emissário submarino da Boca do Rio.Com extensão de 3,6 quilômet-ros, a tubulação faz parte doSistema de Disposição Oceânicado Jaguaribe que vai dar desti-nação adequada aos esgotoscoletados nas novas bacias deesgotamento sanitário, que es-tão em construção na capital, eno município de Lauro deFreitas. A obra vai beneficiar 1,6milhão de pessoas.

ano de 2009 foi mais um ano de conquistas. Conclusão deobras importantes para a população de várias cidades; a-

vanços nos processos operacionais e na relação com os municí-pios; mobilização visando a educação ambiental dos usuários dosserviços da empresa; mais uma etapa alcançada na construçãode uma nova política de Recursos Humanos, baseada em cresci-mento profissional e mérito.

O ano passado foi marcado por muito trabalho e resultados pe-los esforços que vêm sendo empreendidos pela empresa nos últi-mos anos. O Jornal da Embasa selecionou alguns destaques de2009 para que o leitor tenha uma visão dos rumos que a empre-sa está trilhando alinhada ao que se propôs no seu planejamentoestratégico.

O

Assinatura de Convênio de Cooperação com a Prefeitura de Salvador

Implantação de adutoraacabou com a falta de águaem Uauá

Obras aumentaram a ofertade água em Ipirá

Ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Salvador

Assentamento da tubulaçãodo emissário submarino daBoca do Rio

Processo deimplantação do novo PCSCcontou com aparticipaçãodos empregados

Assistentes sociais ebiólogos iniciaramprogramas derecuperação dematas ciliares nointerior do estado Renovação da frota dos caminhões para

manutenção das redes foi destaque nas ações,visando a melhoria dos processos operacionais

jornal_da_embasa_jan2010.qxd 22/1/2010 16:04 Page 6

Máquinas trabalham para execução do sistema de esgotamento

Assentamento de rede coletora nocentro de Camaçari

A tubulação que vai conduzir os esgotos co-letados na sede municipal de Camaçari até aestação de tratamento — ETE — da Cetrelestá sendo implantada através de um métodorápido e eficiente, que está garantindo rapi-dez na realização da obra de ampliação dosistema de esgotamento sanitário deCamaçari, cuja conclusão está prevista paraoutubro deste ano.

De acordo com o engenheiro JurandirAlmeida, no trecho final do sistema, especifica-mente entre a caixa de transição e a ETE daCetrel, trecho por gravidade, estão sendo as-sentados 9,9 quilômetros de Tubos dePolietileno de Alta Densidade — Pead. "Os tu-bos Pead são mais leves, têm elevada resistên-cia ao impacto, alta flexibilidade, adaptam-seàs mudanças do solo, são atóxicos e têm dura-bilidade acima de 50 anos", afirmou Jurandir.

A emenda dos tubos é feita por termofusão.O responsável pela soldagem dos tubos, JoséAnilton Cordeiro, afirmou que a termofusão agilizao andamento da obra, pois permite executar di-ariamente 60 metros da tubulação. "A sol-dagem por termofusão leva em média 1h30minFazemos seis junções por dia. Inicialmente otubo e a conexão aquecem-se a uma tem-peratura de 220°C, durante quatro minutos,nos bocais do termofusor e, em seguida, sãoretiradas as placas de aquecimento (4 segun-dos), e ficam por 40 min no resfriamento parafinalizar a junção. O processo é limpo, rápido esimples, o que resulta em menor tempo e custode instalação, maior precisão e segurança deum trabalho bem finalizado", disse o soldador.

A ampliação do sistema de esgotamentosanitário da sede municipal de Camaçari é maisuma ação da Embasa, dentro do Programa

Termofusão agiliza obra de esgotamento

Água para Todos do Governo do Estado. Oinvestimento de R$64,4 milhões, financia-do pela Caixa Econômica Federal — FGTS—, vai beneficiar 65 mil pessoas com17.035 novas ligações domiciliares, em27 bairros, e vai despoluir o rio Joanes,responsável por 40% do abastecimentode Salvador.

Ao todo, serão implantados 172quilômetros de rede coletora conven-cional, 120 quilômetros de rede condo-minial, 13,5 quilômetros de intercep-tores, 68,2 quilômetros de ramais predi-ais, 6,4 quilômetros de linha de recalquee 9,9 quilômetros de emissário por gravi-dade. A construção de mais uma estaçãoelevatória (bomba) — totalizando trêscom as já existentes — e uma caixa detransição.

Camaçari

Soldagem por termofusão em tubos Pead

A loja de atendimento do bairro de SãoCaetano está funcionando com mais confor-to e segurança depois da reforma de suasinstalações e da área externa.

Internamente, o estabelecimento rece-beu um novo banheiro para os clientes,com adaptação para portadores de defi-ciência e melhorias na rampa de acesso. Aloja ainda ganhou novo piso, monitores LCDpara os atendentes e um purificador deágua disponível para o público. A sala de ar-quivo também foi reformada, com colo-cação de armários para melhor organiza-ção dos documentos.

Externamente, novos gradis reforçaram ainviolabilidade de portas e janelas e cercasde proteção foram colocadas nos muros. Nopátio, refletores distribuídos estrategica-mente reforçaram a iluminação da área.Todas estas medidas visaram evitar in-vasões noturnas e roubo de equipamentos.

A loja de atendimento do escritório localde Vitória da Conquista já está funcionandoem nova estrutura graças a uma reformaem dezembro. Uma das principais mu-danças foi colocar o Departamento deFaturamento ao lado da loja, tornando maiságil o processo de atendimento.

Foram instalados guichês com atendi-mento individual, através de senha, paradar mais conforto na espera e privacidadeaos clientes. A mudança também melhorouas condições de trabalho das atendentes,que se dedicam exclusivamente a atenderum cliente de cada vez. O espaço da salade espera ganhou um purificador de água,cadeiras alcochoadas e TV de plasma paraexibir vídeos institucionais.

A loja deatendimento deSão Caetanofica na ruaOriente, 135,Alto do Peru. Ostelefones paracontato são:(71) 3214-4329(71) 3304-9666

Os módulos 50 e 52 da Divisão de Saúde eSegurança do Trabalhador — ADHS — foramreformados neste fim de ano, para oferecermelhores serviços aos funcionários da empresa.Os consultórios médicos e odontológicos gan-haram uma estrutura visual mais agradável. Foifeita pintura das paredes internas e externas doprédio, renovação dos pisos e pastilhas, reformados banheiros, ampliação da copa, além deterem sido adquiridos dezenas de computadorespara uso dos médicos, dentistas e agentes desegurança. De acordo com Roberto Canário, ger-ente da ADP, departamento responsável pelas o-bras, o custo total da reforma foi de R$78,8 mil.

Para a reinauguração dos módulos, foi realiza-

da uma confraternização com a presença dosdiretores Belarmino Dourado e DilemarOliveira Matos, que ressaltaram a impor tânciade serem feitas obras que contribuam com aqualidade de vida dos funcionários e clientes.Na ocasião, foi descerrada uma placa comemo-rativa à memória do médico Araken Kühn deFreitas, em reconhecimento aos 30 anos detrabalhos prestados à empresa. "Essa home-nagem é merecida, pois, mesmo depois de a-posentado, o doutor Araken nunca abandonoua instituição, fundando, em 1995, a Associaçãode Trabalhadores e Aposentados da Embasa -ATAPE", declarou Pedro Freitas, gerente daADHS e filho de Araken.

Reforma de módulos da ADHS

Sala de dentista na ADHS

Loja de São Caetano mais segura e confortável

Conquista modernizaloja de atendimento

Dia 1ºAmanda Barbosa dos Santos Delvair Rezende do Amaral Ebnivaldo de Oliveira José Neydson Silveira Eloy Juarez Pereira dos Santos Luciano de Souza Xavier Marcos Pereira da Silva Marivaldo Lopes Rodrigues

Dia 2Carlos Alberto Pereira de Souza Carlos Miguel dos Santos Denise Araújo Britto Eduardo José Romeu Santos Enivaldo Araújo dos Santos Itamar dos Santos Lourrier Alves de Brito Mª Auxiliadora Fernandez Barreto Campos Orlando Guilherme Andrade Quessia Maria Nascimento Rodrigues Raimundo Reis de Oliveira Regina Maria de C. V. de Castro Renato Bento Souza Viviane de Cássia Silva Sousa Wilton Araújo de Carvalho

Dia 3Antônio Carlos N. Miranda Asteilson Cerqueira Barbosa Dulce Leda Chaves da Silva Gilmário Barbosa de Novaes Gleidisse Maiara Araújo dos Prazeres José Ramiro de Freitas José Vieira da Silva Neto Jucelino Tadeu Santos Júnior Lázaro Félix de Oliveira Marcos Farias dos Santos

Dia 4Ana Cláudia Pereira de Andrade Antônio José de Jesus Edvaldo dos Santos Barbosa Gisele Gil Silva Hermes da Silva Franco José Nivaldo Oliveira Luciano Soares Nunes Niraldo Gusmão Filho Raul Ferreira Filho Valberico dos A. da França

Dia 5Carlos Anselmo dos Santos José Valdeque da Paixão Souza Luís Gustavo Cardoso Lima Ozemar Alves da Hora Paulo Henrique Costa Oliveira

Dia 6Alfredo D Ajuda Cancela Neto

Alzenir Menezes dos Santos Amado Araújo de Oliveira Ariane Silva Santos Carlos Alberto A. Paixão Eliozane Muniz Costa Hermando Conceição de Oliveira Hildon Ricardo Rodrigues S. da Conceição José Olímpio Cardoso da Silveira Josinéa Silva Brasil Pedro Souza Ferreira Reginaldo da Silva Alcântara Vera Lúcia Prazeres da Silva

Dia 7Cláudia Borges Bandeira Eva Vilma Ferreira da Silva Ivia Santos Conceição Luana Santos Nunes Maria Célia Santos Mota Paulo Roberto Oliveira Lima Sandra Regina Novais de Oliveira

Dia 8Edvaldo José Gomes Nascimento Fernando Luiz de Oliveira Jorge Alberico Navarro da Silva Bessa José Pereira Manuel Roldão da Silva Yara Márcia Conceição Cajado

Dia 9Amaury de Melo Duarte Ariosvaldo Bonfim de Aragão Eniara Maria Silva José Paulo Guedes Rafael Sá de Melo Ronaldo Evangelista de Oliveira Rosineire Rocha Lemos

Dia 10Alberto de Oliveira Roxo Filho Carlito Pereira da Silva Epaminondas Job dos Santos Luciana Araújo Vieira Galhardi Barretto Renato Bonfim Neves dos Santos Tânia Maria da Silva Miguel Uesley de Oliveira Rocha Vinicius Araújo Sousa

Dia 11Larrubia Lacerda Silveira Cardoso Lázaro Honório dos Santos

Dia 12Carlos Alberto Machado Florisvaldo Alves do Sacramento Geovana Prazeres Costa Laurenice Nascimento Dutra

Margarida Maria Dourado Pimenta Lima Maria Rita de Castro Braga Roberto Moraes Menezes Filho Rosiane Pereira dos Santos Zeneide Rebouças Ferreira Abreu

Dia 13David Brandão Gomes Neto Denize Souza Teixeira Oliveira Silva Eduardo Benedito de Oliveira Araújo João Batista Pires Reis Lourival Reis Filho Lúcia Maria de Moura

Dia 14Adel Borges Filho Cléber Rui Santiago Pereira Diego de Jesus Barboza José Gomes Soares Juçara Oliveira de Jesus Marivan Mega Lima Milton José dos Santos Selma Souza Alves Santos Viviane Ramos Gomes

Dia 15Anderson Luís Alves Neves Antônio Jorge de O. Batista Eduardo Marques da Silva Etelvino Ferreira P. Filho Eunice Dias Ribeiro João Marcos Pinheiro Marília de Andrade Sampaio Porfírio Rodrigues de Brito Rita de Cássia Leal Campelo Ruan Santos Correia Simião José de Souza Vera Lúcia da Silva

Dia 16Alberto Sampaio de Oliveira Filho Cacilda Mendes de Moura Reis José Américo Valadão Perdigão José Antônio Gomes dos Santos José Pimentel Souza Júlio César Matogrosso de Souza Orlando Costa Mascarenhas

Dia 17Adalberto Luiz Costa Claudemiro Bispo dos Santos Dermeval Ribeiro Santos Mário Santos de Santana Natielle Silva Santos Paulo Cezar Rodrigues de Sena Raimunda Sacramento Sales Lins Tânia Cristina Costa de Jesus Ubiratan Passos Dourado Paulo

Dia 18Arnaldo Arcanjo dos Santos Élio Gomes dos Reis Felipe Antônio Nascimento Madureira Gean Souza de Oliveira Hivanderlito Silva Lima Jaqueline Oliveira Garcia José Alves do Nascimento Luiz da Silva Braz Maridalva Souza Borba Milton Nunes de Aquino Paulo Roberto Santana Mendonça Teresinha Sampaio Franco

Dia 19Antônio da Silva Lima Filho Antônio Edilson Silva da Costa Benivaldo Raimundo Oiteiro Edmilton Silva dos Santos Genildo Bernardino de Lima José Roberto Gil de Oliveira Pinto Manoel Roberto R. Ferreira Osmany Balbino P. Filho Paulo Sérgio Cerqueira de Oliveira Silvana dos Anjos da Silva Virgílio Almeida Oliveira

Dia 20Francisco Pereira de Andrade Francisco Pereira do Nascimento Gil Nascimento de Araújo Giovane Ribeiro da Silva João Alan Souza de Araújo José Renato de Oliveira Lourilda de Souza Papa Ronnie Ferreira Silva Tomás Simões Dias Portugal

Dia 21Antônio Gilson dos Santos Gomes Delly Botelho de Souza Isaías José dos Santos Joel Bastos Alves José Lopes Gonçalves Laize Ribeiro Santos Silva Leidimar Teixeira Ledo Luís Carlos Mendes Santos Maria José de Souza Lins Sandoval Santos Aragão Simone Maria Pacheco Nonato

Dia 22Ademir José Ribeiro de Novaes Aline Cabral Ferreira Elias Nery dos Santos Elson Barbosa Érica Sousa Oliveira Jaciara Carlos da Anunciação

Jane Maria Canário de Macedo Maria Elisa Ogando Insuela Marluce de Menezes Pimentel Mateus da Silva Souza

Dia 23Carlos Roberto dos Santos Edmilson dos Santos de Jesus Ézio de Souza Campos José Amilton dos Santos Silva José Roberto de Brandão Costa Josemir Carvalho dos Santos Lucinei Bonfim Borges Mariana Ellen Barbosa Conceição Mário Sérgio Soares May Ramon Silva Freire Sivirina Alves Duarte

Dia 24Amélia Rita Lemos de Freitas Andrade Diodato Blumetti Élvia Martins Falcão Souza José Jorge Teixeira Leite José Maria Coqueiro dos Santos Josildo Santos Nascimento Luciano Flavio Macedo de Carvalho Silva Luzenildo de Souza Veloso Murilo Magalhães de Oliveira Raimundo de Freitas Neves

Dia 25Antônio Oliveira da Silva Edmilson Lima Ferreira Janilton Trindade Nascimento Larissa Silva Santiago Manoel Costa Ferreira Neto Marcelo Tosta Silva Maria do Perpétuo SocorroFernandes Germ Roberto Ribeiro Coutinho

Dia 26Fábio Lemos Passos Flávia Souza Bezerra Ivan Barbosa de Almeida João Augusto Soares Seixas José Amilton Carneiro de Oliveira Filho Joselito Francisco da Conceição

Dia 27Ailton Gonçalves Lima Claudionor Pimentel de Meireles Daniela Marques Nascimento Eliomar Lourenço do Bomfim Fernando Carmo Gomes da Silva Júnior Gildete Matos de Carvalho Isaac Caetano Santos José Carlos Godinho de Senna José Pascoal Santana de Araújo Marlene Braga Santos Meire Helen Vieira Silva Paulo Vieira de Menezes Filho Rita de Cássia Couto Oliveira Sinval de Jesus dos Santos

Dia 28Alberto de Carvalho Baptista Arlindo Alves Falck Filho Carlos Alberto Reis Soledade Carmosino da Cruz Brito Claudivan Rehem de Souza Ednaldo Rocha Nascimento Fernando Aquino da Silva Higo de Jesus Santos Jayme Vasconcellos Sant Anna José Hélio Braz da Silva Leonel de Jesus Barreto Railda Rodrigues de Sousa Rodrigo Cerqueira Boaventura Valdemar Pereira de Almeida Valdir Pires Viana

HOMENAGEM DO MÊS

MÁR

CIA

FARO

-UM

B

O ex-jovem aprendiz Ivanildo Santana, 18anos, vem intensificando os treinos na piscinapara disputar a sua primeira competição emnível nacional, o XIV Campeonato Brasileiro deMaratonas Aquáticas, que está dividido em cincoetapas e a primeira será disputada no dia 30 dejaneiro, em Vitória, no Espírito Santo.

Ivanildo quer aproveitar o campeonato paramostrar seu potencial e condições de competirnos campeonatos brasileiros de 2010. "Voufazer o máximo para conseguir atingir osíndices estabelecidos pela ConfederaçãoBrasileira de Desportos Aquáticos — CBDA— e poder disputar campeonatos nacionais.Quero, a partir de julho deste ano, participardas competições que acontecem no Inverno eVerão", disse o nadador.

Desde 2006, Ivanildo Santos busca a su-peração através do espor te. Em 2008,começou a ser patrocinado pela Embasa, quecusteou as despesas com treinamentos e par-ticipações em competições regionais.

Com este apoio, o atleta atingiu osprimeiros lugares em mais de 11 competiçõesregionais e agora sente-se confiante paraocupar uma posição de destaque nas com-petições nacionais. "Agradeço por tudo que aEmbasa me proporcionou e vou retribuir naraia, com muita dedicação, lutando semprepelos melhores resultados, levando comigo amarca da empresa", afirmou Ivanildo.

Determinaçãonas raias

A Travessia Mar Grande-Salvador, mais tradi-cional maratona aquática da América Latina,contou, pelo quinto ano consecutivo, com o pa-trocínio da Embasa. Foi a 47ª edição da traves-sia, que reuniu, domingo (17), 123 atletas emum percurso de 12 quilômetros que separa aPraia do Duro, em Mar Grande, do Por to daBarra.

Com ventos fortes e ondas constantes, oca-sionados pela chuva do dia anterior, a com-petição foi bastante disputada. O baiano Allando Carmo conquistou o primeiro lugar, comple-tando o percurso em 1h51min.24s, seguidodo atleta Victor Simões (1h55min.30s). Nacategoria feminina, a vencedora foi AnaMarcela de Jesus, que completou a prova em2h05min.02s. O segundo lugar ficou para

Fernanda Penner da Motta, que completou aprova em 2h10min.31s.

O presidente da Embasa, Abelardo deOliveira Filho, fez a entrega de um cheque novalor de R$4 mil para Ana Marcela. Osprimeiros colocados receberam brindes da em-presa. Por acontecer na Baía de Todos osSantos, cujo programa de despoluição érealizado pela Embasa, a travessia não pode-ria deixar de ser apoiada pela empresa.

"A Embasa vem executando, através doPrograma Água para Todos, do Governo doEstado, obras de saneamento básico emcidades, ilhas e localidades no entorno e áreade influência da baía, despoluindo suas águasdos lançamentos de esgotos domésticos",disse Abelardo.

Mais uma travessia tem o apoio da Embasa

Mar Grande-Salvador

A Embasa é minha, porque ...Vagno Matos dos Santos - operador de processos

da Estação de Tratamento de Água de Ibotirama. Nodia 7, completou cinco anos de serviços na Embasa.

Tenho orgulho de trabalhar na Embasa. Elatambém é minha, porque aqui aprendi uma novaprofissão. Conheci muitas pessoas, experientes ounão, com as quais o meu discernimento de vida seampliou. Além disso, tenho o sentimento de estarservindo à população, numa empresa grande, commúltiplos programas de melhoramento da quali-dade em diversos segmentos do conhecimento hu-mano. Então, obrigado!

O presidente entrega o cheque de R$4 mil para Ana Marcela

Ivanildo Santana

“ “

EQUIPE DE BRIGADISTA DAEMBASA DO CAB

traçar um plano de ação, definir prioridades e transmitir aos de-mais funcionários da empresa os conhecimentos sobre primeiros-socorros e dicas de combate a incêndios. "Já temos uma sala de-vidamente equipada com tudo o que precisamos. Agora é ar-regaçar as mangas e mostrar o nosso trabalho", diz Agostinho. Apartir de janeiro, os brigadistas vão cumprir uma escala diária deplantões, estando sempre disponíveis para eventuais emergênciase solicitações.

xtintores vencidos, lacres quebrados e sistemas de alarme inativospodem ser um perigo na hora de combater um incêndio emergen-cial. Com a finalidade de resolver e prevenir estas questões, a

equipe de brigadistas da Embasa tem se reunido regularmente, na sala deBrigadas de Incêndio da empresa, que foi inaugurada em novembro e é aprimeira do CAB. "Nossa função é zelar pela segurança dos funcionários e doprédio. Por isso estamos sempre realizando vistorias nas instalações e buscan-do alternativas para melhorar o sistema de combate a incêndios da Embasa",afirma Solange Reis Costa, assistente de saneamento da SuperindendênciaRegional Norte — ON — e única mulher a participar do grupo.A equipe de brigadistas é formada por 14 colaboradores que, de forma

voluntária, participaram de cursos de treinamento oferecidos peloPrograma de Prevenção e Combate a Incêndios — PPCI/CAB. Eles apren-deram a identificar situações de emergência, realizar primeiros-socorros,guiar a saída das pessoas para o abandono da área, combater princípiosde incêndio, além de acionar os alarmes e o corpo de bombeiros sempreque necessário. "Tivemos aulas teóricas e práticas, no Corpo de Bombeirosde Simões Filho, e eu, mesmo com 61 anos, consegui realizar bem todosos exercícios, inclusive os de corrida", revela Agostinho Willian Dantas, téc-nico em saneamento do Departamento de Administração Patrimonial —ADP — , mostrando-se satisfeito com o seu desempenho. Dantas é omais velho brigadista do Estado da Bahia. Em 2010, o grupo pretende

E

ENTREGA DO CERTIFICADODO CURSO DE BRIGADISTA