elenco - 10 de janeiro de 2016

36
Não pode ser vendida separadamente MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 Elenco Carlos Pissani inaugura sua premiada rotiserria em Manaus Páginas 18 e 19 O segredo do chef

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 25-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Elenco - 10 de janeiro de 2016

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

Elenco

Carlos Pissani inaugura sua Carlos Pissani inaugura sua

premiada rotiserria em Manaus premiada rotiserria em Manaus

Páginas 18 e 19

O segredo do chef

01_36.indd Personalizado V 06/01/2016 22:10:10

Page 2: Elenco - 10 de janeiro de 2016

02_35.indd Personalizado V 06/01/2016 21:57:22

Page 3: Elenco - 10 de janeiro de 2016

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

34

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

Repórteres Gerson FreitasMichelle Freitas

Diagramação:Adyel Vieira

Tratamento de imagemKleuton Silva

CapaDivulgação

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme.

Passadas as festas, muita gente começa a voltar à realida-de nesse comecinho de ano. Trabalho, família, dieta, amigos, exercícios... São muitas obrigações autoimpostas e, às vezes, fica bem fácil deixar de cumprir as resoluções de Ano-Novo. No entanto, é preciso respirar fundo e focar no que realmente importa, além de estabelecer metas reais e possíveis, a fim de evitar a frustração lá na frente, quando formos fazer o balanço do ano que passou. Por conta disso, conversamos com uma psicóloga para falar sobre os mecanismos que possibilitam alcançar esses objetivos.

E, com a chegada do novo ano, novidades também aparecem pela cidade. Uma delas é a rotisseria Pissani, do chef uruguaio Carlos Pissani. Além dos sabores inéditos elaborados artesanalmente, as massas ganham formatos, cores e recheios dos mais diversos e são vendidas congeladas em caixas de 500 gramas, que também podem servir como um ótimo presente para os amantes da gastronomia.

Aproveite bem o seu fim de semana e tenha uma ótima leitura!

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 3

#índ

ice

Foco nas resoluções!

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

Mellanie Hasimoto

Capa

6 | SAÚDE

Com a chegada das chuvas, é preciso ter cuidado com

as doenças da época, como gripes e resfriados.

10 | COMPORTAMENTO

Mantenha o foco e estabeleça objetivos e metas viáveis para não se sentir frustrado no fi m

do ano.

30 | ACONTECE

Um dos eventos mais aguarda-dos do ano, Villa Mix Festival Manaus já está com ingressos

à venda.

Toda a alegria e descontração de

CelsoPortiolliApresentador seria o sucessor natural de Apresentador seria o sucessor natural de

Sílvio Santos, tamanha é a sua desen-Sílvio Santos, tamanha é a sua desen-

voltura frente às “colegas de trabalho”

Conhecido como um dos famo-sos nomes da televisão e do rádio brasileiros, a grande chance de Celso Portiolli veio quando Augus-to Liberato, o Gugu, transferiu-se para a Record em 2009. O progra-ma “Domingo Legal”, no ar desde 1993, portanto uma marca no fi m de semana do telespectador, parecia ter perdido o seu ícone e foi daí que Sílvio Santos decidiu apostar na garra de Portiolli. O experiente empresário acertou no alvo. Desde a sua estreia frente à atração, o “Domingo Legal” vem dando ótimos pontos de audiência.

E não é só isso; desde agosto do ano passado, Celso Portiolli também comanda o programa “Sabadão”, atração musical que recebe convidados sob a batuta do apresentador. Sem dúvida al-guma, Portiolli fi gura na lista do alto escalão do SBT.

O sucesso não chegou fácil para este rapaz esforçado que nasceu na cidade de Maringá, no Paraná, numa família que já tinha 11 fi -lhos. A trajetória do apresentador assemelha-se um pouco aos fo-lhetins romanescos. Celso Portiolli nasceu no dia 1 de junho de 1967; começou sua carreira no rádio, aos 17 anos, na Rádio Apolo FM, em Curitiba; depois passando por outras emissoras do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Na década de 1990 foi o líder de audiência de uma emissora de Ponta Porã (MS) e em 1992 foi

eleito vereador daquela cidade, aos 24 anos de idade e com número recorde de votos. Tempos depois, se engajou na campanha política de Paulo Maluf. Ele abandonou a política depois que se fi rmou como profi ssional no SBT.

Apesar do sucesso no rádio e na política, Portiolli acalentava o sonho de ter uma carreira na televisão; assim, em 1993 escreveu uma carta para Sílvio Santos com sugestões para o quadro “Câmera Escondida” exibido no “Topa Tudo Por Dinheiro”.

O Homem do Baú aproveitou a maior parte delas e ainda quis conhecer o radialista. O resultado é que Celso Portiolli passou a ser então o reda-tor da atração. No período em que trabalhou como produtor no SBT, ele sempre demonstrou sua vontade de ter uma chance como apresentador num programa da casa.

Chamado para gravar um piloto do “Passa ou Repassa”, Celso Portiolli agradou em cheio. Com a ida de Angélica para a Globo, precisamente no dia 29 de abril

de 1996, ele assumiu a apresen-tação da atração, que ia ao ar diariamente no período da tarde.

O “Passa ou Repassa” fi cou no ar alternando períodos de exibição, e agora a atração é um quadro exibido no “Domingo Legal”, re-petindo o sucesso do passado.

Antes de estrear o “Curtindo Uma Viagem”, como apresentador e di-retor, em julho de 2001, Portiolli também apresentou os programas “Tempo de Alegria”, aos domingos, de 19 de maio de 1997, até 10 de janeiro de 1999 e “Xaveco”, atra-ção que era exibida também aos domingos, no ar até abril de 1998.

Depois comandou o reality “O Conquistador do Fim do Mundo”, que foi gravado nas paradisíacas paisagens da Patagônia reunindo 60 participantes de cinco paí-ses: Brasil, Chile, Estados Unidos, México e Equador, divididos em equipes de 12 pessoas por país e foi exibido simultaneamente em todos. Comandou também o “Curtindo uma Viagem”, uma competição entre duas equipes formadas por cinco amigos, cujo prêmio era uma viagem com as despesas pagas para todos os integrantes da equipe campeã.

Pensando no futuro, Celso Por-tiolli também é um empresário de sucesso. Ele é proprietário da Rádio Ótima FM em Pindamo-nhangaba, e um dos sócios de um grande grupo de varejo. Esse garoto vai longe!

Atualmente, frente ao “Domingo Legal”, Celso Portiolli é uma das maiores audiên-cias do SBT

RO

BER

TO N

EMA

NIS

03_34.indd Personalizado V 07/01/2016 22:35:01

Page 4: Elenco - 10 de janeiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 33

#lig

ado

nas

nove

las

MALHAÇÃOO delegado se irrita com Beto, Rodri-

go e Luciana, que insistem em ter no-tícias de Pedro. Nilton se desculpa com Bia e Rubem. Luciana sugere que Sa-muel e Menelau se unam para descobrir o paradeiro de Pedro. Ciça se preocupa ao saber do desaparecimento de Pedro.

Ana questiona Ciça sobre a mensa-gem de Samurai. Samuel e Menelau pressionam o delegado a buscar in-formações sobre Pedro. Rodrigo tenta

checar imagens da câmera de segu-rança do prédio em frente à delegacia. Vera comenta com Luciana que Pedro falou sobre Tito antes de partir.

Luciana e Rodrigo selam o namoro com um beijo apaixonado. Krica provoca Alina por causa de Uodson. Beto confes-sa que está gostando de Lívia. Cleiton consegue se aproximar de Krica. Nanda revela para Filipe que ainda é virgem e pede que o namorado guarde segredo. Luciana se preocupa com Pedro.

Luciana desconfi a da mensagem de Pedro. Filipe e Nanda pensam em fi car juntos em um quarto do hostel. Rodri-go estranha a reação de Ciça ao saber da mensagem enviada por Pedro.

Filipe promete uma primeira noi-te de amor romântica para Nanda. Sueli conversa com Luciana sobre o namoro com Rodrigo. Filipe pede ajuda a Uodson para ter a noite de amor com Nanda. Krica se decepcio-na com Cleiton e Glauco.

18h05, na GloboSegunda Dorotéia repreende Melissa por ten-tar sabotar o espumante de Felipe. Letícia informa a Vitória, Lívia e Bernardo que Emília irá se recuper-ar bem. Zilda retorna de seu retiro espiritual. Pedro afi rma a Melissa que agirá contra Felipe. Melissa convence Roberto a fazer o exame de DNA em Alex. Raul e Gema de-cidem adotar Clara. Gema confron-ta Queiroz. Lívia revela a Alberto sobre o acidente de Emília. Lívia e Vitória levam Emília para casa.

Terça Bernardo e Vitória tentam fazer com que Emília desperte de seu coma. Lívia pede que Felipe aceite seu dinheiro para comprar a parte de Melissa na vinícola Campobello. Felipe vence a disputa entre cava-leiros e desperta a ira de Pedro. Lívia assume o lugar de Emília na empresa e Pedro reclama com a ex-noiva. Pedro e Melissa tramam contra Lívia e Felipe. Roberto entre-ga a Melissa o resultado do exame de DNA de Alex.

Quarta Últimos capítulos.

Qunta Penúltimo capítulo.

Sexta Último capítulo.

Sábado Reapresentação do último capítulo.

19h15, na GloboSegunda Lili pede a Zé Pedro que informe a Germano que o fi lho saiu da cadeia. Lili avisa ao marido que assumirá a presidência da Bastille e decide demitir Germano.

Terça Dorinha comenta com Carolina que Germano se separou de Lili. Pietro repreende Arthur por ter deixado Carolina acreditar que poderia ter um fi lho com ele.

Quarta Pietro propõe que Carolina tenha um fi lho com ele. Lili pede a Jonatas um relatório sobre o projeto de despoluicão do Tamanduá. Carolina decide ajudar Florisval com o pedido de casamento.

Quinta Gilda fi ca abalada ao saber que Sofi a morreu. Peçanha conversa com Eu-zébia e descobre que Gilda falou a ver-dade para Dino. Jacaré fi ca atordoado ao saber por Lu da morte de Sofi a.

Sexta Lu consegue convencer Jacaré a gravar um depoimento sobre sua história com Nina/Sofi a. Gilda inven-ta para Dino que conseguiu o din-heiro com seus ex-patrões.

SábadoStelinha exige que Eliza se afaste da família e de Jonatas para perman-ecer no concurso. Jacaré diz a Braço que se vingará de Sofi a através da família da jovem.

21h20, GloboSegunda Romero não gosta de ter que es-conder um membro da facção na creche de Tóia. Atena afi rma que Romero se casará com ela. Zé Maria prende Kiki no cativeiro.

Terça Kiki foge ao perceber que Nelita a viu. Ascânio provoca Atena. Romero aceita morar no Morro da Macaca com Tóia. Nelita avisa a família que viu Kiki e Gibson fi ca tenso.

Quarta Romero tenta tranquilizar Kiki. Gib-son acolhe Nelita e todos se sur-preendem. Romero aconselha Kiki a não se aproximar de sua família. Gib-son orienta Zé Maria a vigiar Romero.

Quinta Kiki é levada pelos capangas de Gib-son. Ademar agride Dante e foge. Kiki exige que Gibson mantenha Zé Maria longe dela e de Aninha. Nelita e Belisa tentam acalmar Nora.

Sexta Romero consegue enganar Tóia. Juliano fotografa a casa de Kiki. Zé Maria faz uma proposta para Kiki. Gibson tenta convencer Dante a de-sistir de procurar pela mãe.

Sábado Kiki observa Dante. Zé Maria avisa a Juliano que a facção irá atrás dele. Belisa leva Juliano para a casa de seu avô. Dante invade a casa de Kiki e encontra um desenho de sua mãe.

19h45, no SBTSegunda As crianças se separam. Isabela, que fi nge ser Manuela, fi ca com os irmãos Vaz enquanto os outros voltam para o vilarejo. Sabrina se algema com Omar para evitar que ele também suma.

Terça Manuela pede para Ofélio procurar Tumtum antes que Regina mate o rato. Um Lobisomem aparece na mata e assusta Isabela e os irmãos Vaz, que estão em uma barraca.

Quarta Pastor Augusto e a professora Flávia vol-tam a ensaiar as crianças para a peça. Joaquim prepara o peixe que conse-guiram pescar. Regina descobre Tuntum e o usa para chantagear Manuela.

Quinta Os irmãos Vaz saem à procura de Isa-bela. Otávio joga bola com Mateus, Téo e Dóris no vilarejo. Omar pede para Sa-brina espionar o trio e descobrir o que eles estão escondendo.

Sexta Otávio ouve um grito por socorro e vai checar. Ele encontra Manuela (que na verdade é Isabela) desacordada. Usan-do calços no pneu, ele consegue levar a menina de carro até a casa de sua mãe. Rebeca chora muito ao ver a menina. Navarro e Vargas observam tudo e contam para Geraldo.

SábadoNão há exibição.

DIV

ULG

ÃO

BOA

MES

A

Bolin

has

de le

ite

em p

óSelma Reis

Chef

4

Feliz Ano Novo! Que as bênçãos de Deus, as alegrias, a saúde e a prosperi-dade estejam em suas vidas neste ano que se inicia. Desejo também para vocês, a simplicidade necessária e deliciosa do leite em pó...

Adoro leite em pó! Adoro fazer boli-nhas no café com leite. Lembra minha infância e os sacos de leite em pó holandeses servidos dissolvidos ou em mingaus na merenda escolar no beira-dão ou em Novo Aripuanã.

O cheiro era incrível! Lembro até hoje...

Você sabe como e por que surgiu o leite em pó?

Em 1856, o americano Gail Borden tentava descobrir uma forma de faci-litar o transporte e armazenamento do leite, na época enviados em barris de carvalho, o que causava muitas vezes a deterioração do produto, e numa dessas tentativas resolveu desidrata-lo. Observou que antes de se virar pó, ele condensava, e assim acabou por descobrir dois métodos de conservar o leite, condensado e em pó. Não fez muito sucesso no início, mas depois, em tempos de guerra, os dois métodos se revelaram perfeitos quando não se tem como armazenar o leite adequa-damente.

É a mesma situação nossa no inte-rior, nas áreas que não temos energia elétrica.

No Brasil, o leite em pó apareceu somente por volta de 1923.

A desidratação de alimentos é um dos métodos mais antigos de preser-vação dos mesmos, é extremamente econômico por que evita a deterio-ração e alteração destes, facilitando o seu armazenamento, transporte e distribuição.

A preocupação em conservar os alimentos existe desde os primórdios da civilização. Com ela, utilizando apenas o calor do sol, veio a carne de sol, a secagem das ervas no Egi-to, o método de curtir as peles dos animais dos incas e maias e até no Brasil, na época do império, se usava para secar o café. Trata-se de um método natural e efi ciente, além de altamente necessário e importante no desenvolvimento da humanidade.

Boa semana!

04_33.indd Personalizado V 07/01/2016 22:37:57

Page 5: Elenco - 10 de janeiro de 2016

32 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

#cel

ebrid

ade

A vinheta e a Globeleza

Descansando a imagem

Já está sendo exibi-da a vinheta de Carna-val da Globo tendo como estrela a Globeleza Erika Moura. O corpo da musa foi pintado com faixas coloridas e reluzentes, as quais formam desenhos diferentes enquanto ela dança. É ver e conferir. A musa do Carnaval da Globo está no segundo ano de reinado. Nascida e criada na comunidade de Jardim Colombo, em Paraisópolis, São Paulo, Erika estudou fisioterapia, mas em 2015 decidiu cursar Educação Física. Trabalhou como recepcionista e deu au-las de dança antes de ser escolhida para ser a Globeleza.

Especula-se que quando encerrar o seu trabalho na novela “Além do Tempo”, na qual faz a Melissa, Paolla Oliveira mergulhará num longo período de descanso de imagem. Isto teria sido determinação da cúpula global, já que a atriz tem praticamente emendado um trabalho ao outro.

“Alemão, os Dois

Lados do Complexo”

A partir desta segunda, a Globo mostrará uma série que mistura rea-lidade e fi cção. A história de “Alemão, os Dois Lados do Complexo” gira em torno de cinco policiais encurralados na comunidade do Alemão, Rio de Ja-neiro. A produção terá quatro episó-dios e é um desdobramento do fi lme “Alemão”. No elenco estão Cauã Rey-mond, Antonio Fagundes, Caio Blat,

Otávio Müller, Gabriel Braga Nunes, Marcello Melo Jr e Milhem Cortaz. A atra-

ção será exibida logo depois de “Liga-ções Perigosas”.

A todo vaporA Globo pretende exibir a sé-

rie “Neyla”, estrelada pelo ator Ney Latorraca. A produção contará a história de um ator desiludido com a profi ssão.

Vida normalQuem convive com Alinne

Moraes, a Lívia de “Além do Tempo”, conta que a atriz leva

uma vida normal e sem frescuras. Quando tem folga no trabalho, ela mesma cuida do fi lhinho Pedro, que completa 2

anos em maio, cozinha para o marido, o cineasta

Mauro Lima, e encara ou-tras tarefas domésticas com

a maior naturalidade.

Contrato renovado Ivete Sangalo teve seu con-

trato renovado com o canal pago GNT e continuará no comando do “SuperBonita”.

Produção adiadaA produção da série “Zó-

zimo” foi adiada indefi nida-mente. Tudo porque Marcelo Serrado, o protagonista, es-tará ocupado com as gra-vações de “Velho Chico”, o

folhetim que substituirá “A Regra do Jogo”. Tudo indica

que “Zózimo” fi cou para 2017.

Cinema nacionalCamilla Camargo, fi lha de

Zezé Di Camargo e Zilu Go-doy, será a estrela do fi lme “Travessia”, ao lado de Caio Castro e Chico Diaz. Consta que o longa terá cenas quen-tes de nudez e sexo.

Acabou o romanceAcabou o romance entre

Ísis Valverde e o ator mexi-cano Uriel Del Toro, depois de quase dois anos de relaciona-mento. A atriz não comenta o assunto e refugiou-se numa badalada praia do Ceará.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 5

Bolo de Leite em Pó

Ingredientes:3 ovos4 colheres de sopa de margarina2 xícaras de açúcar3 xícaras de farinha de trigo3 colheres de sopa de leite em pó integral instantâneo1 1/2 xícara de água1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:Bater na batedeira os ovos, mar-garina e açúcar até fi car um creme fofo, acrescentar a farinha de trigo, leite em pó e a água, bater muito bem e acrescentar o fer-mento e misturar delicadamente. Colocar em forma untada e assar em forno a 250 graus até dourar.Experimente com um cafezinho com leite... Cheio de bolinhas, é claro!

05_32.indd Personalizado V 07/01/2016 22:39:47

Page 6: Elenco - 10 de janeiro de 2016

#saú

de6 31ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

O ano de 2016 será de novidades no calendário da Fábrica de Eventos. E já iniciaram as vendas de ingressos para um dos eventos mais esperados do ano, o Villa Mix Festival Manaus. O time que compõe a festa em 2016 está repleto de estrelas da música, com sete atrações confirmadas. A realização é da Fábrica de Eventos e os ingressos já podem ser adquiridos no site www.ticmix.com.br em até 12x.

No palco grandes nomes do sertanejo farão o público dançar e cantar até o dia amanhe-cer. No line-up, o cantor Jeff erson Moraes retorna à capital amazonense para repetir o sucesso da apresentação que fez na cidade em 2015. Além da revelação do sertanejo, nomes consagrados também farão parte da festa. As duplas Humberto & Ronaldo, Simone & Simaria, Jorge & Mateus, Matheus & Kauan e os cantores Lucas Lucco e Wesley Safadão, completam o time.

Mas antes disso, a Fábrica de Eventos dá o start no calendário com o show comemora-

tivo de uma das bandas mais consagradas no Brasil – Legião Urbana. A turnê “Legião Urbana XXX anos” chega a Manaus no dia 26 de fevereiro e traz os artistas Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, integrantes remanescentes da banda brasiliense.

Além disso, a turnê celebra os 30 anos de lançamento do primeiro disco

da Legião, liderada por muitos anos pelo saudoso Renato Russo. Os ingressos já

podem ser adquiridos no site www.fabri-caingressos.com.

Agenda recheadaAos amantes do samba, o mês de abril

reserva o retorno de um projeto especial que fez sucesso em Manaus no ano de 2015 – “Gigantes do Samba”. Para 2016, os cantores Alexandre Pires e Luiz Carlos ganharam um novo parceiro, o cantor Belo.

E quem pensa que os bons shows acabam por aí, está enganado. A Fábrica de Eventos já anunciou também a vinda de um projeto que faz o maior sucesso em cidades pau-listas, o CarnaFacul. O evento reúne shows com o clima do carnaval baiano, com trios elétricos e abadás.

Além disso, em 2016 Manaus também vai receber a Boate do Aviões, o Garota White com a presença do top DJ Alok, o Garota VIP Manaus e um show que vai reunir no mesmo palco as duplas Bruno & Marrone e Chitãozinho & Xororó.

06_31.indd Personalizado V 07/01/2016 22:41:11

Page 7: Elenco - 10 de janeiro de 2016

7ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 6 DE DEZEMBRO DE 2015

Evite doenças respiratórias

População deve procurar atendimento População deve procurar atendimento

especializado nas unidades de especializado nas unidades de

saúde para avaliar sua situação

Gerson Freitas

As mudanças bruscas de tem-peratura registradas nas últimas semanas em Manaus vêm aumen-tando o risco de doenças respi-ratórias provocadas pela baixa umidade do ar e o clima seco típico do inverno, como asma, rinite, sinusite, gripe e resfriado. Prevenção e cuidados ainda são os melhores remédios para evitar que as patologias se agravem, pro-vocando até a morte do paciente, segundo afi rmam especialistas.

Além dessas doenças comuns neste período chuvoso, médicos alertam para os riscos da he-patite, dengue, leptospirose e diarreia, enfermidades também muito registradas nos primeiros meses do ano, no Amazonas, devido a subida dos rios.

De acordo com a médica Arlene Pinto, do Pronto Socorro Delphina Aziz, a população deve fi car alerta para os sintomas das doenças do trato respiratório, que podem se manifestar por meio de tosse, co-riza, dor de cabeça, desconforto na região da face e febre.

DiferençasAs doenças de contaminações

via hídrica, que seriam as gastro-entéricas, geralmente apresen-

tam quadro de diarreia aguda. No caso da hepatite viral tipo “A”, o paciente deve redobrar o cuida-do, uma vez que, na maioria dos casos, a doença fi ca encubada por pelo menos três semanas e, após esse período, os primeiros sintomas são mal-estar, dor no corpo e icterícia, que deixa a pele e os olhos amarelados.

“Na presença de febre o pa-ciente deve procurar o auxílio de um especialista, para que seja avaliada a possibilidade de prescrever o antibiótico. Já um resfriado comum pode ser tratado com analgésico e anti-térmico comum, como dipirona e paracetamol. Nos casos de diarreias, recomenda-se bastan-te hidratação, com água, água de coco e sucos. Em pacientes idosos, antibióticos devem ser ministrados”, destaca a médica.

CuidadosA especialista explica que es-

sas doenças respiratórias além de serem provocadas pela baixa umidade e resfriamento do ar, 90% dos casos é decorrente de vírus, infecções respiratórias, contato com ácaros e bacté-rias. Já a asma é uma doença genética, que não tem cura, mas que pode ser controlada. Fora a

asma e rinite, a gripe é própria do vírus infl uenza, uma das que mais atingem a população de alto risco, como diabéticos, hi-pertenso, idosos e crianças.

“As doenças hídricas apare-cem após a ingestão de água contaminada, alimentos não tratados adequadamente, uso incorretos de enlatados e por meio do contato das fezes de ratos, que neste período do ano é trazido pela água das chuvas”, explica Arlene.

Sobre os cuidados a serem tomados para evitar as enfermi-dades, a médica orienta a popu-lação que, nos casos de doenças respiratórias, é importante fazer hidratação, lavar as mãos com frequência, evitar mudanças bruscas de temperatura e re-alizar as vacinas corretamente.

“Após um banho bem quente, não sair logo de casa, para evi-tar o choque térmico. Também evitar o contato de crianças sa-dias com pessoas com infecção respiratória, evitar acúmulo de poeira em casa, lavar e secar ao sol mantas, cobertas e blusas guardada por muito tempo e sempre deixar o ambiente ven-tilado”, indica a médica.

AutomedicaçãoPara evitar as doenças de

transmissão hídrica, a dica é ter bastante cuidado com os alimentos, principalmente na hi-gienização e também no consu-mo de enlatados. “Sempre lavar verduras, frutas, carnes, frutas, garrafas e latas antes de con-sumir. Quando for utilizar água tanto para o consumo como para o preparo de alimento, preferir a mineral. Evitar águas vendi-das nas ruas, devido a origem duvidosa do produto”, observa a profi ssional.

Outro cuidado importan-te de deve ser tomado pelo paciente, é a automedicação. A especialista afi rma que o uso incorreto do medicamento pode atrapalhar o tratamento e principalmente gerar grande resistência na bactéria.

“Hoje, no Brasil, a resistência de antimicrobiano está crescen-do descontroladamente devido ao uso sem prescrição médica do antibiótico. Em alguns casos, um espirro, uma dor de cabeça, já é motivo do paciente ir até uma farmácia e comprar um antibiótico, achando que irá re-solver o problema. No entanto, esse uso discriminado tem ge-rado a resistência da bactéria, o que difi culta cada vez mais o tratamento”, disse.

30

#aco

ntec

e

Villa Mix Festival em março Com ingressos em pré-venda, evento da

Com ingressos em pré-venda, evento da

Fábrica já garante recorde de Fábrica já garante recorde de

bilheteria ainda no início do ano

SERVIÇO

Quanto: Pista R$ 50 / Front Stage com Open Bar R$ 180Vendas online: www.ticmix.com.brInformações: 3303-0100

PRÉ VENDA VILLA MIX FESTIVAL MA�NAUS

07_30.indd Personalizado V 07/01/2016 22:41:26

Page 8: Elenco - 10 de janeiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 29

Modo avião: só vantagens!

Além de ser usado durante viagens, o Além de ser usado durante viagens, o

modo avião tem outras funções modo avião tem outras funções

úteis para quem tem smartphone

O modo avião do celular pode ser usado além do momento em que você está em voo, e é uma boa ferramenta para poupar bateria ou interromper o acesso à rede de telefonia. Veja abaixo seis razões e/ou momentos bons para colocar seu aparelho neste modo:

1. Reduz o consumo de bateriaQuando em modo avião, seu celular

ou tablet reduz o uso de bateria, e permite, pelo menos, que o usuário veja fotos ou documentos.

Isso é útil quando, por exemplo, se está numa área sem cobertura. Se o telefone perde a conexão, tentará encontrar uma rede, o que fará com que gaste muita bateria.

2. Recarrega mais rápidoUma maneira de otimizar o tempo

para recarregar a bateria é mantê-lo em modo avião.

Deste modo, a conexão Wi-Fi, Bluetooth e GPS estão desligados.

3. Sem sustos no exteriorUma maneira de evitar o roaming

internacional - e possíveis contas as-tronômicas de celular - é colocá-lo no modo avião.

É possível acionar no celular - mesmo em modo avião - a conexão Wi-Fi. Assim o aparelho utilizará, unicamente, os pontos de conexão sem fi o.

Poderá, então, mandar mensagens pelo Whatsapp, ver emails e usar outros apps. Mas não poderá receber mensagens por SMS ou ligações.

4. Evitar a publicidade nos jogosMuitos jogos não necessitam que

o usuário esteja conectado à internet. Assim, o modo avião evitará o recebimen-to de anúncios - incômodo para alguns.

5. Se você tem fi lhos...Ou sobrinhos ou fi lhos de amigos

que jogam em seu aparelho, eles poderão, por acidente, ligar para alguém ou entrar em qualquer outro aplicativo - o que não será possível no modo avião.

6. Evitar distraçõesO modo avião desativa aplicativos

e, consequentemente, as distrações que eles provocam.

É útil também, durante a noite, pois evita que algum amigo que vive em outro fuso horário, por exemplo, te acorde com um Whatsapp (desde que o Wi-Fi também esteja desligado).

08_29.indd Personalizado V 07/01/2016 22:41:52

Page 9: Elenco - 10 de janeiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 201628

#tec

MED

ICAL

Anim

ais

e cr

ianç

as

Humberto Figliuolofarmacêutico

9

Um companheiro com energia eterna e sempre disposto a correr, brincar, fazer travessuras e dividir broncas com os seus fi lhos e netos. Os animais são excelentes amigos para as crianças em todas as idades. Uma relação que faz bem.

Um animal exige cuidados desde fi lhote. Garantir a parti-cipação da criança estimula a sua autonomia e senso de res-ponsabilidade. Dependendo da idade, a criança pode ajudar na alimentação, na limpeza e na organização dos brinquedos.

Eles aprendem com os animais a dividir, a ter sensibilidade, compreender os sentimentos do outro, zelar pelo outro, desenvol-vendo afeto, carinho e respeito. Quando são muito pequenos pre-cisam do auxilio dos pais para que entendam que o animal não é de pelúcia e que precisa de cuidados para não machucar. É tudo questão de tempo.

Ter alguém com energia eterna é ótimo para fazer o seu pequeno

se exercitar. Serão muitas brinca-deiras, correrias, jogos ao ar livre.

Quem tem um animal de esti-mação já sabe o enorme espaço que eles conquistam nas nossas vidas e o quanto de amor eles sabem retribuir. Porém, quando o assunto é a criança, existe ainda a cumplicidade e uma troca de atenção e cuidados muito impor-tante. Além de trazer um ótimo benefi cio para a saúde.

Como os animais vivem menos (uma pena... a gente gostaria que isso fosse diferente), as crianças aprendem a lidar com seus sen-timentos e até com a dor. Elas entendem que nada dura para sempre, e que na vida também convivemos com perdas.

Quem tem um animal de esti-mação já sabe o enorme espaço que eles conquistam nas nossas vidas e o quanto de amor eles sabem retribuir. Porém, quando o assunto é a criança, existe ainda a cumplicidade e uma troca de atenção e cuidados muito impor-

tante. Além de trazer um ótimo benefi cio para a saúde.

Pesquisas da Universidade de Melbourne (Austrália) afi rmam que crianças com contato com algum tipo de animal, até a ida-de dos cinco anos, pelo menos, são mais resistentes a alguns tipos de doenças. Já as que não convivem, podem estar mais pro-pensas em desenvolver alergias e problemas respiratórios.

A explicação é que o convívio, nos primeiros anos de vida, faz com que os pequenos auxiliem o sistema imunológico a criar maior resistência a pelos, a al-guns vírus, bactérias e diversos agentes causadores de infec-ções respiratórias.

A família fi ca sempre mais alegre com a presença de cães e crianças. É claro que essa relação deve ser acompanhada por um médico veterinário e um pediatra. Eles devem orientar sobre como lidar com esses primeiros contatos.

09_28.indd Personalizado V 07/01/2016 22:42:35

Page 10: Elenco - 10 de janeiro de 2016

27ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

Brasil sem Oculus Ri�

Acessório de realidade virtual vai ser Acessório de realidade virtual vai ser

enviado para 20 países. Brasil enviado para 20 países. Brasil

fi ca fora da primeira remessa

A Oculus VR divulgou esta semana os 20 países que re-ceberão o visor de realidade virtual Oculus Ri� no lança-mento, previsto para o primeiro semestre de 2016. A lista não inclui o Brasil.

O acessório, que ainda não teve o preço divulgado, entrou em pré-venda na última quarta-feira (6), nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Islândia, Ir-landa, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polô-nia, Suécia e Taiwan.

O criador do Oculus Ri� , Pal-mer Luckey, informou que a empresa está trabalhando para disponibilizar o visor de realida-de virtual em mais países com o passar do tempo.

Luckey também revelou que os apoiadores do Oculus Ri� no Kickstarter que doaram mais de

US$ 275 receberão uma edição es-pecial da versão fi nal do aparelho. O valor é o mínimo exigido para receber uma versão de desenvol-vimento do Oculus Ri� mas pode também ser uma pista do preço fi nal do visor.

O Oculus Ri� virá acompanhado de um controle de Xbox One e dois jogos: o simulador de caça espacial “EVE Valkyrie” e o jogo de plataforma “Lucky’s Tale”.

Longe do BrasilEm entrevista, Palmer Luckey

explicou que as taxas de importa-ção brasileiras são um obstáculo para lançar o Oculus Rift no país.

“Temos planos de lançar o Rift no Brasil, mas nada mui-to específico para anunciar”, disse o produtor.

“Ainda é muito complicado definir por causa das altas taxas de importação”.

10#c

ompo

rtam

ento

Foco nas resoluções de Ano-Novo

Estabeleça objetivos e metas viáveis Estabeleça objetivos e metas viáveis

para não se sentir frustrado para não se sentir frustrado

quando for avaliar o seu ano

10_27.indd Personalizado V 07/01/2016 22:43:02

Page 11: Elenco - 10 de janeiro de 2016

26

#gam

es

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 11

Michelle Freitas

A professora Jô Pinheiro, 36, já definiu suas metas para 2016. Ela revela que no topo da lista está o casamento, depois a aquisição de um apartamento, que já está em andamento, e a compra do carro novo. “Este ano quero me casar, ter o meu apartamento e comprar um carro zero quilômetro. São coisas que para alguns podem ser comuns, mas para mim é o que mais quero para esse novo ano”, afirma.

Quem também fez uma lista com metas a serem cumpridas em 2016 foi a universitária Chris Tutelli, 25. Entre as promessas, está a aprovação em um concurso público, parar de fumar e ingerir menos bebidas alcoólicas. “Eu quero muito passar em um concurso público e já me inscrevi em um curso preparatório. Também quero deixar de fumar totalmente e tomar menos cerveja”, declarou.

Os desejos de Jô e Chris não são impossíveis de cumprir. E essa é a principal maneira de alcançar os objetivos pretendidos – até porque, segundo o dito popular, “promessa é dívida”. Mas, quando se trata de assumir compromisso para mudar os próprios hábitos todo início de ano, muita gente fica só na promessa mesmo. No entanto, há mecanismos que ajudam a assumir a “dívida” e alcançar os objetivos pretendidos.

De acordo com a psicóloga Amanda Siqueira, “é necessário que se estabeleça metas, pois o ser humano precisa de exigên-cias da sua própria consciência para firmar e cumprir com seus compromissos”.

CompromissoAs metas, conforme explica Amanda, têm que ser viáveis. Nada

de projetar um compromisso impossível. “A meta, em geral, é uma tarefa. Para alcançar esses objetivos é preciso força de vontade, impor tarefas e se disciplinar para manter foco”, diz.

Assim, adotar uma dieta, parar de fumar, conquistar um novo emprego ou até mesmo encontrar um grande amor devem ser encaradas como tarefas a cumprir. Uma espécie de “lição de casa”. O importante é ter motivação para alcançar os resultados almejados.

Amanda afirma que, quando se faz uma promessa, independente de qual seja, é preciso ter consciência do que será feito para que essa mudança aconteça. Por isso, é preciso cultivar a autodiscipli-na. “Para as mudanças acontecerem, precisamos ter consciência de que precisamos mudar. Comprometimento, sabedoria em agir, disciplina e se esforçar para eliminar os mecanismos de defesas são comportamentos e atitudes que devem ser cultivadas. Esses mecanismos são os maiores responsáveis pela não mudança de comportamento. É como se eles bloqueassem nossas ações”, explicou a psicóloga.

Amanda destaca que, para obter êxito no cumprimento de uma promessa, é preciso ser paciente e saber diferenciar objetivos de metas.

“Objetivo é aquilo que você pretende alcançar. Meta é o tempo no qual você pretende alcançar seu objetivo. Sabendo disso, podemos formar os pontos a serem trabalhados que, primeiramente, é o foco no objetivo. Depois, é preciso saber aproveitar as oportunidades que irão surgir”, ensina a profissional. “Em seguida, é preciso dar ênfase a pontos positivos e observar pontos negativos para que sejam melhorados e, por fim, ter determinação. Se for aquilo que você quer, siga em frente e boa sorte”, afirma.

11_26.indd Personalizado V 07/01/2016 22:43:09

Page 12: Elenco - 10 de janeiro de 2016

12#k

ids

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 25

Colônia de férias une aprendizado e diversão

As atividades acontecem durante o As atividades acontecem durante o

mês de janeiro e incluem mês de janeiro e incluem

aulas de inglês e informática

Janeiro é o mês mais esperado do ano, afi nal é o momento de aproveitar as férias escolares. Com o intuito de oferecer conhecimento e muita diversão, a Ensina Mais realiza a 3ª edição da Colônia de Férias de Verão - “Summer Camp”, de segunda a sexta-feira, em período integral, nas unidades do Amazonas, além de São Pau-

lo, Rio de Janeiro, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Com uma programação diversi-fi cada e voltada ao público infantil e adolescente (entre 6 anos e 15 anos), as atividades incluem brin-

cadeiras populares para ensinar informática e um segundo idioma, o inglês. Com o apoio de uma equipe de educadores altamente qualifi cada, os participantes se-rão contemplados com ofi cinas artesanais de Álbum de Fotos, Porta Copos, Móbile e Jogos de Damas. Além disso, serão realiza-das outras ações divertidas, como contadores de histórias, produção e interpretação de textos, além de desenho e pintura.

“Nosso objetivo é associar brin-cadeira ao aprendizado. As ativi-dades realizadas contemplam a coordenação dos movimentos e o equilíbrio da criança, além de

desenvolver a imaginação dos alu-nos. As edições anteriores foram um sucesso e estou confi ante de que esta será ainda melhor”, opina Thalita Tomé, coordenadora peda-gógica da Ensina Mais.

Além da disseminação de co-nhecimento, o ambiente é propício para as crianças socializarem, fa-zerem novos amigos. Cada ofi cina avulsa custa R$ 50, mas os inte-ressados em participar da progra-mação completa podem fechar um pacote com desconto especial.

Para participar deste ciclo de atividades, consulte a unidade mais próxima pelo site: www.en-sinamais.com.br

SERVIÇO

Até dia 31 de janeiro de 2016Valor: A partir de R$ 50 (por ofi cina)Horário: de segunda a sex-ta, período integralMais informações: www.ensinamais.com.br

3ª COLÔNIA DE FÉRIAS DE VERÃO SUMMER CAMP

12_25.indd Personalizado V 07/01/2016 22:43:25

Page 13: Elenco - 10 de janeiro de 2016

24

#bab

y

Parto agendado aumenta chance de

Bebês que nascem antes da hora têm Bebês que nascem antes da hora têm

mais chances de desenvolver mais chances de desenvolver

problemas nos pulmões e coração

Ainda é comum que médicos e pacientes optem por agen-dar os partos, mesmo que a Organização Mundial da Saúde recomende que as cesarianas sejam feitas apenas em casos que apresentem risco para mãe ou o bebê. Por este fator, a Agên-cia Nacional de Saúde (ANS) lançou a campanha “Não ao Par-to Agendado”, idealizada pelo Projeto Parto Adequado, como forma de reduzir as cesarianas desnecessárias, estimular o par-to normal e evitar o nascimento de bebês prematuros.

O ginecologista do Hapvida Saúde, Elson Almeida, explica que a data de nascimento da criança depende de inúmeros fatores, mas o adiantamento do parto pode apresentar riscos à saúde do bebê.

“Uma antecipação sem indi-cação adequada pode trazer ao mundo uma criança ainda não preparada, ou seja, prematura,

aumentando os riscos de pro-blemas pulmonares, oculares, cardíacos, digestivos, entre ou-tros”, afi rma.

A idade gestacional é, em média, 270 dias, ou seja, nove meses completos. Os médi-cos consideram 41 semanas o período para uma gestação segura e de desenvolvimento total do bebê. O ginecologis-ta esclarece que as crianças nascidas antes de 37 semanas são consideradas prematuras, de 37 a 39 semanas o parto é tido como precoce e, após 39 semanas, tardio, sendo esse o momento mais adequado para o nascimento.

“A idade gestacional deve ser bem calculada afi m de não haver resoluções precoces. De-vemos ter avaliação da data da última menstruação (se a mulher tiver ciclos regulares) e o ultrassom precoce (entre 7 e 13 semanas) para determinar a

real idade gestacional. Se essas duas medidas forem similares, teremos uma boa datação da idade gestacional do feto”, ex-plica Elson Almeida.

No entanto, quando a espera pelo parto ultrapassa esse perí-odo, o ginecologista afi rma que é necessário reduzir o parto, mas sem, necessariamente, optar pela cesariana, sendo indicado primeiramente o parto normal, se a mãe e o bebê estiverem saudáveis. Porém, a cesariana não pode ser completamente descartada, pois é uma alterna-tiva médica para evitar sequelas maternais e fetais.

“A cesárea deve ser indicada quando há situações que levem a riscos como Placente Prévia (obstruindo a passagem do feto), hipertensão grave, cardiopatias maternas graves, algumas mal-formações fetais, falha na indu-ção do parto normal, sofrimento do feto, entre outras indicações mais raras. As cesárias eletivas, sem indicações, devem ser evi-tadas pois aumentam os riscos de complicações para mãe e feto, ao contrário do que se pensa”, fi naliza o ginecologista do Hapvida Saúde.

TURISMO

Conheça Piracicaba e

seu famoso rioA cidade ganhou este nome por A cidade ganhou este nome por

causa da magnitude do rio que causa da magnitude do rio que

fez a história daquela região

13_24.indd Personalizado V 07/01/2016 22:43:36

Page 14: Elenco - 10 de janeiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 2314#t

urismo

O rio Piracicaba viveu momen-tos de agonia durante a seca que afetou São Paulo, nos últimos meses. No entanto, agora com as chuvas, voltou a correr caudaloso e cheio de vida, para a alegria principalmente dos moradores e turistas da cidade de Piracicaba.

Bem diz a letra “Piracicaba que eu adoro tanto, cheia de flores, cheia de encanto”, é assim que começa a música interpretada por Inezita Barroso, que homenageia a cidade que soube manter as suas tradições ao mesmo tempo em que se tornou moderna e pulsante, cheia de gente jovem e bonita por conta dos campus da Unimep e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, entre outras.

Piracicaba está localizada na área central do estado de São Paulo, tem em seu rio, que dá nome à cidade, um cartão de visita inesquecível. O município também é conhecido como “Noiva da Colina” e aqui entra em cena o rio novamente; ganhou este codinome por causa do salto me-morável as águas do Piracicaba.

Atualmente a cidade conta com

quase 370 mil habitantes, é servida por nove rodovias e reconhecida por sua beleza, pujança econômica, cen-tros universitários e tecnológicos de ponta e grandes multinacionais, encanta os visitantes por causa da hospitalidade do seu povo e respeito pelas manifestações culturais.

Um dos lugares mais famosos é a Rua do Porto; é o retrato da me-mória de Piracicaba que conserva a tradição ribeirinha e a história da fundação e do desenvolvimento da cidade. É ali que o visitante vê de perto a magnitude do rio.

Dando origem ao nome da cida-de, o Rio Piracicaba é um atrativo com características naturais que corta o município. Na época das chuvas, oferece uma condição favo-rável para a reprodução dos peixes promovendo a “Piracema” - período de desova dos peixes - que ocorre anualmente entre os meses de outubro e fevereiro. O Salto do Rio Piracicaba, caracterizado aos olhos do observador como um “Véu de Noiva”, está envolvido com a própria história da fundação da cidade. Ele fomenta o imaginário de cada um, com seus contos, lendas e histórias.

No Museu da Água Francisco Salgot Cas-tillon é possível ver os espécimes de peixes do rio Piracicaba

A paróquia foi erguida no mesmo local da antiga igreja Matriz

14_23.indd Personalizado V 07/01/2016 22:43:47

Page 15: Elenco - 10 de janeiro de 2016

15

22

#est

etic

a

Os cuidados com a pele negra

Considerada mais resistentes, a pele Considerada mais resistentes, a pele

negra pode sofrer sem hidratação

Os especialistas em dermatologia afi rmam que as pessoas de pele negra têm algumas vantagens em relação às pessoas de pele mais clara quando se expõem ao sol. É porque a sua pele é mais fi rme e tem mais atividade dos melacinótipos, que funciona como um protetor solar natural. Isso aumenta a resistência cutânea, principalmente contra o câncer de pele.

No entanto, os mesmos especialis-tas são unânimes ao afi rmarem que cuidados devem observados quando o assunto é o sol, ou seja, fi car atento ao horário de pico, usar bonés, ócu-los e protetor solar com fator 20, no mínimo. E mais, durante o verão tomar cuidado com os procedimentos de estética, tais como peelings e uso de produtos à base de ácidos.

Sem manchasÉ preciso estar atento ao apare-

cimento de manchas, além de seus aspectos como a coloração, caso ela seja branca é sinal de desidra-tação, sendo importante reforçar a hidratação, com aplicação de cremes

após o banho, evitar água quente, banhos demorados com sabonetes esfoliantes e sol em excesso sem proteção. Caso a mancha seja es-cura, vale usar fi ltro solar com um fator de proteção maior que 30, diretamente nas manchas, além de cremes clareadores à noite.

Sem proteção a pele negra mancha facilmente, perde o brilho e torna-se opaca. Os cuidados precisam ser redobrados por conta da exposição ao sol, prevenindo-se também o aumento de cravos e espinhas. A limpeza da pele deve ser feita cor-retamente pela manhã e à noite, o que evitará a dilatação dos poros. Lavar o rosto com um sabonete de acordo com o tipo de pele, usar uma loção adstringente e passar fi ltro solar próprio antes de sair de casa, ajudam a diminuir a oleosidade do rosto. À noite após a limpeza é re-comendado utilizar um creme com vitamina C ou hidroxiácidos. No cor-po um hidratante lubrifi cante, com óleo de avelã, uva ou macadâmia é o sufi ciente. Antes de optar por

este, ou aquele produto, o ideal é que um especialista seja consultado para melhor avaliar o tipo de pele.

A pele negra possui algumas subs-tâncias mais abundantes como é o caso da melanina e do colágeno, o que facilita a hiperpigmentação e a formação de quelóides, portanto é preciso cuidado redobrado na hora de fazer tratamentos estéticos. Os peelings e lasers se não forem bem aplicados, podem prejudicar a pele, que passará por um processo infl amatório intenso e perderá água rapidamente. Para esse tipo de pele existem trata-mentos mais suaves e superfi ciais que agridem menos a pele.

Para exibir uma pele saudável e bem tratada, vale abusar da água, beber pelo menos 2 litros por dia, tomar banhos rápidos e de prefe-rência não muito quentes, optar pelo uso de sabonetes hidratantes e evitar o uso de esponja. Aplicar um creme ou loção indicada para peles negras, também é uma boa pedida. A hidratação desses pro-dutos é mais intensa do que os óleos após o banho, já que a pele úmida os absorve melhor. Esfoliar a pele uma vez por semana também é recomendável, pois favorece a penetração do creme.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 15

DiversãoÉ na rua do Porto que também

se concentram os restaurantes especializados em preparar o pei-xe na brasa. Imperdível o festival de aromas e sabores.

O Parque do Mirante é um local privilegiado, de onde se pode ver a rua do Porto, o Salto e o centro da cidade. Além disso, o lugar é cercado de alamedas que permi-tem passeios e contato direto com as árvores nativas e vegetação típica daquela região.

Outro lugar que não pode deixar de ser visto é o Parque do Enge-nho Central “Barão de Rezende”. Construído a partir de 1881, pelo Barão Estevão Ribeiro de Rezende e posteriormente vendido para a companhia francesa Societé des Sucrérie Brésilienne, o Engenho Central deu início à mecaniza-ção na produção do açúcar e à substituição do trabalho escravo pelo assalariado. Foi um dos mais importantes engenhos do País produtores de açúcar e álcool. Desativado em 1974, é reconhe-cido como patrimônio histórico da cidade, tendo sido tombado pelo

Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), passando a atuar como impor-tante espaço cultural, artístico e recreativo a partir de 1990. Atualmente sedia a Secretaria Municipal da Ação Cultural, o Salão Internacional de Humor, o espetáculo da “Paixão de Cristo” e a Festa das Nações. Sua área verde é de 80 mil m² e sua área construída é de 12 mil metros.

E mais, tem ainda o Museu da Água, A Casa do Povoador, uma das edifi cações mais antigas da cidade, o Casarão do Turismo, uma construção do século 19, re-manescente de uma antiga olaria e que está situado no Calçadão da Rua do Porto, num espaço à margem esquerda do rio. O ca-sarão é um ponto de receptivo da cidade de Piracicaba, com o objetivo de atender o visitante e o frequentador da Rua do Porto com informações turísticas.

A Casa do Artesão expõe para a venda produtos artesanais típicos do município. O parque da rua do Porto serve de ponto de encontro e ocupa uma área verde dentro da

cidade, tem lago com pedalinhos e ainda dá para praticar canoagem e arvorismo, fi ca bem perto do complexo da Rua do Porto.

Para quem gosta de história e comida boa, a opção é o passeio pela Rota Tirolesa, no qual está incluído passeio de trenzinho, visi-ta ao Alambique Stênico, almoço típico (polenta com frango ao molho, linguiça caseira, arroz e salada), café tirolês, apresenta-ção de danças folclóricas e guias

especializados.Se a intenção é dispensar o

almoço, pode ser feito apenas o passeio de trem que tem a duração de 30 minutos e também conta com guias contando a história daquela região.

Simples e divertido e bom para todos os bolsos, assim é uma visita a Piracicaba, que além do que foi exposto, conta com exce-lente estrutura, incluindo hotéis, restaurantes e lanchonetes.

A rua do Porto, revitalizada, é a região mais antiga da cidade

Casarão do Turismo é remanescente da antiga Olaria São Paulo e foi construído no século 19

15_22.indd Personalizado V 07/01/2016 22:44:01

Page 16: Elenco - 10 de janeiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

PRO

TAGO

NIS

MO

Mui

to a

lém

do

coac

hing

Angela Bulbol de Lima

professora da Ufamablconsultoria.com

21A gestão e o mundo das Orga-

nizações são o berço ideal das novidades temáticas e editoriais; tudo bem: a seleção natural cui-dará de fazer permanecer aquilo que de fato trouxer substância e importância para os estudos e a prática e vivência nas empresas.

Reconheço valor e importância nas novas tecnologias e técnicas de gestão, mas desconfi o daque-las apregoadas como tábua de salvação, medicação quase de uso geral - para males também gerais - meu desconforto e dúvi-das se estabelecem em função de reconhecer semelhanças muito importantes com algo que uma década atrás, chamávamos de autoajuda, o que ajudou mais a quem escreveu livro e deu con-sultoria sobre o assunto - sem pretender aqui incorrer na mesma prática que ora critico, ou seja, rasas generalizações.

Acredito em mudanças nas Organizações que surgem a par-

tir das capacidades humanas sim; imensas na vontade de superar, fazer melhor, competir e integrar equipes, sob uma lide-rança profi ssional, competente e humana, porém, todos esses pressupostos só se estabelecem se combinados a uma estratégia organizacional vigorosa e uma gestão de projetos inteligente e ágil, sem isso, considero superfi -cial e superestimado o que se de-nomina hoje de Coaching, como mais importante e, às vezes, única aposta de gestores para os de-safi os no competitivo ambiente das nossas organizações.

Serão absolutamente inúteis tentativas de encarar o futuro e dar respostas efetivas ao merca-do, sem perceber a integralidade dos fatores todos envolvidos nesse processo, então, sugiro aprender com países e empresas que empre-enderam e foram bem sucedidas porque atentos estiveram a todo tipo de mudança, despertaram de-

fi nitivamente para o aprendizado organizacional continuado e inves-tem em tecnologias de processo e capacitação como política de ges-tão e se encorajam à competição porque reconhecem competência na Organização como todo - pro-dutos e serviços - e não somente em uma das partes, se revigoram com experiências e benchmarking, incorporam sangue novo mixando gerações num convívio com con-fl itos administrados a favor da gestão, e seguem fortalecidas por assumirem e protagonizarem rup-turas, ajustando empresas como sistema e vamos combinar que isso vai muito além de Coaching, é profi ssionalismo, coragem e ação.

Nem sempre o que vende livro de sucesso é o que defi nitiva-mente vale e serve para gestores e organizações, penso que fi ca valendo a seguinte tríade: o velho e utilíssimo bom senso, a história como exemplo e o holístico como visão de mundo.

16#v

arie

dade

s

Como escolher a escola das crianças

A preocupação dos pais é ainda A preocupação dos pais é ainda

maior, pois existe sempre o maior, pois existe sempre o

medo de o fi lho não se adaptar

Segundo a pedagoga e pro-fessora da Faculdade Estácio Amazonas, Ana Paula Oliveira, alguns pontos essenciais devem ser observados pelos na hora de escolher a escola. Dentre eles, os valores da instituição, que devem estar de acordo com as características que a família preza na educação da criança.

Além disso, é importante conhe-cer as regras disciplinares adota-das na escola. É permitido usar boné? Há tolerância para atrasos? “Não existe certo ou errado com relação a isso. O que a família deve procurar são instituições que atendam melhor às expectativas e, depois, criar um diálogo construti-vo”, lembra a pedagoga.

A professora ressalta que o projeto pedagógico e a formação dos professores também devem ser levados em consideração, na hora da escolha. Ana Paula explica que essa preocupação com o pro-jeto pedagógico da escola deve fazer parte da decisão dos pais desde a educação infantil, pois nessa fase já é possível trabalhar a linguagem oral, desenvolver a percepção visual, auditiva, coor-denação motora e estimular o raciocino lógico.

Ana Paula acrescenta que a educação da criança não deve ser considerada uma corrida de cavalos onde haverá um vencedor,

mas é preciso sim, pensar na melhor formação desde a edu-cação infantil. Ela considera que os critérios de escolha devem ser ainda mais rígidos quando é a primeira escola.

“A criança sai do convívio fami-liar para se relacionar com pesso-as até então estranhas. Essa pas-sagem deve ser tranquila”, disse.

Para os pais que optarem pela educação integral é preciso ava-liar as atividades extras, como aula de informática, dança e artes marciais. Dessa forma os pais te-rão certeza que além dos aspectos intelectuais, as crianças estarão desenvolvendo fatores importan-tes para a formação, como a empatia e o trabalho em grupo.

EscolhasViviane Alves, mãe do pequeno

Yago, 3, enfrentou no ano pas-sado o dilema de escolher uma nova escola para o fi lho. Depois de estudar por um ano em uma escola pública, a mãe optou por transferir o fi lho para uma insti-tuição particular. “Precisei fazer essa mudança, porque a creche da prefeitura não ia atender crianças da idade dele”, explicou.

A mãe de Yago conta que na hora de escolher a nova escola levou em consideração o plano pedagógico e, principalmente, as referências de outros pais. “Ouvi indicações,

visitei a escola e, logo no primeiro dia, vi que tinha tomado a decisão certa, porque o Yago se adaptou super bem”, relatou.

Sobre a adaptação das crianças que vão pela primeira vez à escola, Ana Paula diz que é importante que os pais estejam tranquilos em relação à instituição e transmitir essa sensação à criança. “A família não deve esconder essa nova fase. É preciso explicar à criança que ela vai para a escola a partir de um determinado dia, que os pais vão levá-la e buscá-la. Trará mais segurança, ainda, informar que um deles acompanhará, na escola, durante os primeiros dias”, indica.

Outra forma de trabalhar a adaptação nos primeiros dias de escola, é falar dos novos amigos que a criança vai fazer, da pro-fessora, de como é a instituição e o que ela vai aprender.

“Para que essa adaptação se dê de forma tranquila, é neces-sário estabelecer uma relação de confi ança entre a escola e família, informar à criança sobre seu ingresso na escola, o que pode ou não levar consigo, local e tempo de permanência dos pais. Ao cumprir com o combinado, a criança sente-se segura e come-ça a entender o funcionamento do ambiente, podendo, com isto, sentir-se pertencendo ao novo meio”, completa.

16_21.indd Personalizado V 07/01/2016 22:44:15

Page 17: Elenco - 10 de janeiro de 2016

20

#bel

eza

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

Para arrasar na balada

Confi ra o passo a passo do coque bai-Confi ra o passo a passo do coque bai-

xo, um penteado fácil e rápido xo, um penteado fácil e rápido

para arrasar em qualquer ocasião

Foi dada a largada para as férias, e tem gente que não quer saber de mui-ta “montação”. Fundamental mesmo é mostrar um look interessante nas ocasiões que pedem um pouco mais de glamour, mas sem deixar de ser casual. Por conta disso, a época mais relax pede um cabelo interessante: nem super produzido e nem largado, mas na medida certa para chamar a atenção pela atualidade.

A técnica de beleza da Condor, Andreia Pinheiro de Souza, ensina o passo a passo de um coque bai-xo - simples, rápido e que faz toda a diferença no look. “Para valorizar ainda mais a produção, acessórios são sempre bem-vindos: tiara, arco, faixa ou headband deixam o coque sofi sticado e delicado”, enfatiza.

Para conseguir o resultado perfeito será necessário utilizar escovas raque-te para pentear e desembaraçar, além de elástico de silicone, pente cabo fi no, grampos e tiara.

1É importante estar com o cabelo limpo - desembarace totalmente

os fi os;

2Faça escova - não se esqueça de usar protetor térmico;

3Divida os fi os e deixe duas mechas fi nas soltas na parte da frente. Para

facilitar a divisão das madeixas utilize o pente fi no;

4Faça um rabo de cavalo baixo - o elástico não pode fi car folgado para

que o coque fi que fi rme;

5 Junte a ponta de cabelo ao elástico e deixe uma parte dos fi os para

esconder a amarração;

6 Utilize grampos para prender a ponto do cabelo;

7 Para manter o penteado por mais tempo use um pouco de spray fi xador

e para manter os fi os no lugar passe um pouquinho de pomada;

8 Para fi nalizar o look e arrasar co-loque uma tiara incrível.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 17

17_20.indd Personalizado V 07/01/2016 22:44:45

Page 18: Elenco - 10 de janeiro de 2016

18 19#e

ntre

vist

a

O segredo do chef uruguaio

No comando da grife de massas No comando da grife de massas

gourmet, empresário fala gourmet, empresário fala

sobre o diferencial da franquia

Segunda colocada na lista de melhores rotisserias de Veja São Paulo “Comer & Beber” 2013, 2014, e 2015 a grife do uruguaio Carlos Pissani chegou a Manaus no mês de dezembro, com endereço no Shopping Ponta Negra e com uma gastro-nomia diferenciada por sua composição nos recheios.

Além dos sabores inédi-tos elaboradas artesanal-mente as massas ganham formatos, cores e recheios dos mais diversos e são vendidas congeladas em caixas de 500 gramas, que também podem servir como um ótimo presente para os amantes da gastronomia.

A revista Elenco traz uma entrevista com o proprietá-rio da marca, que já con-

ta com mais de 100 anos de tradição que se iniciou com sua bisavó, na Itália. O empresário fala um pouco sobre a visão do cenário gastronômico, os segredos de suas massas e recheios exclusivos e as novidades que serão servidas para o público amazonense com inúmeras harmonizações que o chef Carlos Pissani está sempre criando.

Como começou a histó-

ria da Pissani em terras brasileiras?

Carlos Pissani - Em seu primeiro ano no Brasil, a empresa tinha um trabalho focado em fornecer massas aos restaurantes, hotéis, e buff ets de luxo do Brasil. Gradativamente ingressou

no mercado de varejo com a apresentação diferencia-da, sabores inusitados e o seguinte conceito: fazer uma massa do ravióli muito leve com recheios tão bons que não necessite de molho para ser degustada, além de ter um visual diferenciado.

A Pissani está chegando a capital do Amazonas os amazonenses poderão experimentar combina-ções com sabores locais?

CP - Sem dúvida. A imer-são da Pissani no mercado de Amazonas trará influ-ências da gastronômica local. Da mesma forma esperamos que os ama-zonenses experimentem e gostem de nossa coleção internacional de recheios, nossas formas incomuns de raviólis e nossas co-res intensas. Estamos em um momento de explosão do mercado gastronômico com programas direciona-dos e concursos de chefs em vários formatos.

Como você avalia?CP - De forma positiva.

Isso aumenta a presencia da culinária na mídia, e isto é significativo. Signi-fica maior conhecimento da cidadania em temas de gastronomia, portanto, melhor comer, maior infor-mação, saúde, enfim.

Qual o segredo para uma boa massa, molho especial e combinações?

CP - Para nós uma boa massa vale por si mesma, ou seja, se você deseja conhecer se uma massa é boa, então experimente ela sozinha, sem molho ou acompanhamento. Ela mesma revelara sua con-dição de boa ou má.

E como podemos dife-renciar isso?

CP - Para que uma massa seja considerada boa, basta que a pessoa que experimen-te goste dela. Agora, para que uma massa seja considerada superior, Premium, a massa deverá conter elementos de primeira qualidade, uma sin-gular combinação de ingre-dientes, um design atraente e uma cor que possibilite um visual único. Por último, todas elas devem conter um ingre-diente substancial em culi-nária: paixão, carinho, amor pela cozinha gourmet. Isso que faz das Massas Pissani serem reconhecidas local e internacionalmente.

SERVIÇO

Shopping Ponta Negra – Av. Coronel Teixeira, 5707 – Loja 1Info: 3667-7423- 3667-7424Funciona de segunda-feira a sábado das 10h às 22h, e domingos e feriados das 14h às 20h. http://www.pissani.com.br/

PISSANI MASSAS GOURMET MANAUS

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

18_19.indd Personalizado V 07/01/2016 22:45:32

Page 19: Elenco - 10 de janeiro de 2016

18 19

#ent

revi

sta

O segredo do chef uruguaio

No comando da grife de massas No comando da grife de massas

gourmet, empresário fala gourmet, empresário fala

sobre o diferencial da franquia

Segunda colocada na lista de melhores rotisserias de Veja São Paulo “Comer & Beber” 2013, 2014, e 2015 a grife do uruguaio Carlos Pissani chegou a Manaus no mês de dezembro, com endereço no Shopping Ponta Negra e com uma gastro-nomia diferenciada por sua composição nos recheios.

Além dos sabores inédi-tos elaboradas artesanal-mente as massas ganham formatos, cores e recheios dos mais diversos e são vendidas congeladas em caixas de 500 gramas, que também podem servir como um ótimo presente para os amantes da gastronomia.

A revista Elenco traz uma entrevista com o proprietá-rio da marca, que já con-

ta com mais de 100 anos de tradição que se iniciou com sua bisavó, na Itália. O empresário fala um pouco sobre a visão do cenário gastronômico, os segredos de suas massas e recheios exclusivos e as novidades que serão servidas para o público amazonense com inúmeras harmonizações que o chef Carlos Pissani está sempre criando.

Como começou a histó-

ria da Pissani em terras brasileiras?

Carlos Pissani - Em seu primeiro ano no Brasil, a empresa tinha um trabalho focado em fornecer massas aos restaurantes, hotéis, e buff ets de luxo do Brasil. Gradativamente ingressou

no mercado de varejo com a apresentação diferencia-da, sabores inusitados e o seguinte conceito: fazer uma massa do ravióli muito leve com recheios tão bons que não necessite de molho para ser degustada, além de ter um visual diferenciado.

A Pissani está chegando a capital do Amazonas os amazonenses poderão experimentar combina-ções com sabores locais?

CP - Sem dúvida. A imer-são da Pissani no mercado de Amazonas trará influ-ências da gastronômica local. Da mesma forma esperamos que os ama-zonenses experimentem e gostem de nossa coleção internacional de recheios, nossas formas incomuns de raviólis e nossas co-res intensas. Estamos em um momento de explosão do mercado gastronômico com programas direciona-dos e concursos de chefs em vários formatos.

Como você avalia?CP - De forma positiva.

Isso aumenta a presencia da culinária na mídia, e isto é significativo. Signi-fica maior conhecimento da cidadania em temas de gastronomia, portanto, melhor comer, maior infor-mação, saúde, enfim.

Qual o segredo para uma boa massa, molho especial e combinações?

CP - Para nós uma boa massa vale por si mesma, ou seja, se você deseja conhecer se uma massa é boa, então experimente ela sozinha, sem molho ou acompanhamento. Ela mesma revelara sua con-dição de boa ou má.

E como podemos dife-renciar isso?

CP - Para que uma massa seja considerada boa, basta que a pessoa que experimen-te goste dela. Agora, para que uma massa seja considerada superior, Premium, a massa deverá conter elementos de primeira qualidade, uma sin-gular combinação de ingre-dientes, um design atraente e uma cor que possibilite um visual único. Por último, todas elas devem conter um ingre-diente substancial em culi-nária: paixão, carinho, amor pela cozinha gourmet. Isso que faz das Massas Pissani serem reconhecidas local e internacionalmente.

SERVIÇO

Shopping Ponta Negra – Av. Coronel Teixeira, 5707 – Loja 1Info: 3667-7423- 3667-7424Funciona de segunda-feira a sábado das 10h às 22h, e domingos e feriados das 14h às 20h. http://www.pissani.com.br/

PISSANI MASSAS GOURMET MANAUS

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

18_19.indd Personalizado V 07/01/2016 22:45:32

Page 20: Elenco - 10 de janeiro de 2016

20#b

elez

aELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

Para arrasar na balada

Confi ra o passo a passo do coque bai-Confi ra o passo a passo do coque bai-

xo, um penteado fácil e rápido xo, um penteado fácil e rápido

para arrasar em qualquer ocasião

Foi dada a largada para as férias, e tem gente que não quer saber de mui-ta “montação”. Fundamental mesmo é mostrar um look interessante nas ocasiões que pedem um pouco mais de glamour, mas sem deixar de ser casual. Por conta disso, a época mais relax pede um cabelo interessante: nem super produzido e nem largado, mas na medida certa para chamar a atenção pela atualidade.

A técnica de beleza da Condor, Andreia Pinheiro de Souza, ensina o passo a passo de um coque bai-xo - simples, rápido e que faz toda a diferença no look. “Para valorizar ainda mais a produção, acessórios são sempre bem-vindos: tiara, arco, faixa ou headband deixam o coque sofi sticado e delicado”, enfatiza.

Para conseguir o resultado perfeito será necessário utilizar escovas raque-te para pentear e desembaraçar, além de elástico de silicone, pente cabo fi no, grampos e tiara.

1É importante estar com o cabelo limpo - desembarace totalmente

os fi os;

2Faça escova - não se esqueça de usar protetor térmico;

3Divida os fi os e deixe duas mechas fi nas soltas na parte da frente. Para

facilitar a divisão das madeixas utilize o pente fi no;

4Faça um rabo de cavalo baixo - o elástico não pode fi car folgado para

que o coque fi que fi rme;

5 Junte a ponta de cabelo ao elástico e deixe uma parte dos fi os para

esconder a amarração;

6 Utilize grampos para prender a ponto do cabelo;

7 Para manter o penteado por mais tempo use um pouco de spray fi xador

e para manter os fi os no lugar passe um pouquinho de pomada;

8 Para fi nalizar o look e arrasar co-loque uma tiara incrível.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 17

17_20.indd Personalizado V 07/01/2016 22:44:45

Page 21: Elenco - 10 de janeiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

PRO

TAGO

NIS

MO

Mui

to a

lém

do

coac

hing

Angela Bulbol de Lima

professora da Ufamablconsultoria.com

21A gestão e o mundo das Orga-

nizações são o berço ideal das novidades temáticas e editoriais; tudo bem: a seleção natural cui-dará de fazer permanecer aquilo que de fato trouxer substância e importância para os estudos e a prática e vivência nas empresas.

Reconheço valor e importância nas novas tecnologias e técnicas de gestão, mas desconfi o daque-las apregoadas como tábua de salvação, medicação quase de uso geral - para males também gerais - meu desconforto e dúvi-das se estabelecem em função de reconhecer semelhanças muito importantes com algo que uma década atrás, chamávamos de autoajuda, o que ajudou mais a quem escreveu livro e deu con-sultoria sobre o assunto - sem pretender aqui incorrer na mesma prática que ora critico, ou seja, rasas generalizações.

Acredito em mudanças nas Organizações que surgem a par-

tir das capacidades humanas sim; imensas na vontade de superar, fazer melhor, competir e integrar equipes, sob uma lide-rança profi ssional, competente e humana, porém, todos esses pressupostos só se estabelecem se combinados a uma estratégia organizacional vigorosa e uma gestão de projetos inteligente e ágil, sem isso, considero superfi -cial e superestimado o que se de-nomina hoje de Coaching, como mais importante e, às vezes, única aposta de gestores para os de-safi os no competitivo ambiente das nossas organizações.

Serão absolutamente inúteis tentativas de encarar o futuro e dar respostas efetivas ao merca-do, sem perceber a integralidade dos fatores todos envolvidos nesse processo, então, sugiro aprender com países e empresas que empre-enderam e foram bem sucedidas porque atentos estiveram a todo tipo de mudança, despertaram de-

fi nitivamente para o aprendizado organizacional continuado e inves-tem em tecnologias de processo e capacitação como política de ges-tão e se encorajam à competição porque reconhecem competência na Organização como todo - pro-dutos e serviços - e não somente em uma das partes, se revigoram com experiências e benchmarking, incorporam sangue novo mixando gerações num convívio com con-fl itos administrados a favor da gestão, e seguem fortalecidas por assumirem e protagonizarem rup-turas, ajustando empresas como sistema e vamos combinar que isso vai muito além de Coaching, é profi ssionalismo, coragem e ação.

Nem sempre o que vende livro de sucesso é o que defi nitiva-mente vale e serve para gestores e organizações, penso que fi ca valendo a seguinte tríade: o velho e utilíssimo bom senso, a história como exemplo e o holístico como visão de mundo.

16

#var

ieda

des

Como escolher a escola das crianças

A preocupação dos pais é ainda A preocupação dos pais é ainda

maior, pois existe sempre o maior, pois existe sempre o

medo de o fi lho não se adaptar

Segundo a pedagoga e pro-fessora da Faculdade Estácio Amazonas, Ana Paula Oliveira, alguns pontos essenciais devem ser observados pelos na hora de escolher a escola. Dentre eles, os valores da instituição, que devem estar de acordo com as características que a família preza na educação da criança.

Além disso, é importante conhe-cer as regras disciplinares adota-das na escola. É permitido usar boné? Há tolerância para atrasos? “Não existe certo ou errado com relação a isso. O que a família deve procurar são instituições que atendam melhor às expectativas e, depois, criar um diálogo construti-vo”, lembra a pedagoga.

A professora ressalta que o projeto pedagógico e a formação dos professores também devem ser levados em consideração, na hora da escolha. Ana Paula explica que essa preocupação com o pro-jeto pedagógico da escola deve fazer parte da decisão dos pais desde a educação infantil, pois nessa fase já é possível trabalhar a linguagem oral, desenvolver a percepção visual, auditiva, coor-denação motora e estimular o raciocino lógico.

Ana Paula acrescenta que a educação da criança não deve ser considerada uma corrida de cavalos onde haverá um vencedor,

mas é preciso sim, pensar na melhor formação desde a edu-cação infantil. Ela considera que os critérios de escolha devem ser ainda mais rígidos quando é a primeira escola.

“A criança sai do convívio fami-liar para se relacionar com pesso-as até então estranhas. Essa pas-sagem deve ser tranquila”, disse.

Para os pais que optarem pela educação integral é preciso ava-liar as atividades extras, como aula de informática, dança e artes marciais. Dessa forma os pais te-rão certeza que além dos aspectos intelectuais, as crianças estarão desenvolvendo fatores importan-tes para a formação, como a empatia e o trabalho em grupo.

EscolhasViviane Alves, mãe do pequeno

Yago, 3, enfrentou no ano pas-sado o dilema de escolher uma nova escola para o fi lho. Depois de estudar por um ano em uma escola pública, a mãe optou por transferir o fi lho para uma insti-tuição particular. “Precisei fazer essa mudança, porque a creche da prefeitura não ia atender crianças da idade dele”, explicou.

A mãe de Yago conta que na hora de escolher a nova escola levou em consideração o plano pedagógico e, principalmente, as referências de outros pais. “Ouvi indicações,

visitei a escola e, logo no primeiro dia, vi que tinha tomado a decisão certa, porque o Yago se adaptou super bem”, relatou.

Sobre a adaptação das crianças que vão pela primeira vez à escola, Ana Paula diz que é importante que os pais estejam tranquilos em relação à instituição e transmitir essa sensação à criança. “A família não deve esconder essa nova fase. É preciso explicar à criança que ela vai para a escola a partir de um determinado dia, que os pais vão levá-la e buscá-la. Trará mais segurança, ainda, informar que um deles acompanhará, na escola, durante os primeiros dias”, indica.

Outra forma de trabalhar a adaptação nos primeiros dias de escola, é falar dos novos amigos que a criança vai fazer, da pro-fessora, de como é a instituição e o que ela vai aprender.

“Para que essa adaptação se dê de forma tranquila, é neces-sário estabelecer uma relação de confi ança entre a escola e família, informar à criança sobre seu ingresso na escola, o que pode ou não levar consigo, local e tempo de permanência dos pais. Ao cumprir com o combinado, a criança sente-se segura e come-ça a entender o funcionamento do ambiente, podendo, com isto, sentir-se pertencendo ao novo meio”, completa.

16_21.indd Personalizado V 07/01/2016 22:44:15

Page 22: Elenco - 10 de janeiro de 2016

15

22#e

stet

ica

Os cuidados com a pele negra

Considerada mais resistentes, a pele Considerada mais resistentes, a pele

negra pode sofrer sem hidratação

Os especialistas em dermatologia afi rmam que as pessoas de pele negra têm algumas vantagens em relação às pessoas de pele mais clara quando se expõem ao sol. É porque a sua pele é mais fi rme e tem mais atividade dos melacinótipos, que funciona como um protetor solar natural. Isso aumenta a resistência cutânea, principalmente contra o câncer de pele.

No entanto, os mesmos especialis-tas são unânimes ao afi rmarem que cuidados devem observados quando o assunto é o sol, ou seja, fi car atento ao horário de pico, usar bonés, ócu-los e protetor solar com fator 20, no mínimo. E mais, durante o verão tomar cuidado com os procedimentos de estética, tais como peelings e uso de produtos à base de ácidos.

Sem manchasÉ preciso estar atento ao apare-

cimento de manchas, além de seus aspectos como a coloração, caso ela seja branca é sinal de desidra-tação, sendo importante reforçar a hidratação, com aplicação de cremes

após o banho, evitar água quente, banhos demorados com sabonetes esfoliantes e sol em excesso sem proteção. Caso a mancha seja es-cura, vale usar fi ltro solar com um fator de proteção maior que 30, diretamente nas manchas, além de cremes clareadores à noite.

Sem proteção a pele negra mancha facilmente, perde o brilho e torna-se opaca. Os cuidados precisam ser redobrados por conta da exposição ao sol, prevenindo-se também o aumento de cravos e espinhas. A limpeza da pele deve ser feita cor-retamente pela manhã e à noite, o que evitará a dilatação dos poros. Lavar o rosto com um sabonete de acordo com o tipo de pele, usar uma loção adstringente e passar fi ltro solar próprio antes de sair de casa, ajudam a diminuir a oleosidade do rosto. À noite após a limpeza é re-comendado utilizar um creme com vitamina C ou hidroxiácidos. No cor-po um hidratante lubrifi cante, com óleo de avelã, uva ou macadâmia é o sufi ciente. Antes de optar por

este, ou aquele produto, o ideal é que um especialista seja consultado para melhor avaliar o tipo de pele.

A pele negra possui algumas subs-tâncias mais abundantes como é o caso da melanina e do colágeno, o que facilita a hiperpigmentação e a formação de quelóides, portanto é preciso cuidado redobrado na hora de fazer tratamentos estéticos. Os peelings e lasers se não forem bem aplicados, podem prejudicar a pele, que passará por um processo infl amatório intenso e perderá água rapidamente. Para esse tipo de pele existem trata-mentos mais suaves e superfi ciais que agridem menos a pele.

Para exibir uma pele saudável e bem tratada, vale abusar da água, beber pelo menos 2 litros por dia, tomar banhos rápidos e de prefe-rência não muito quentes, optar pelo uso de sabonetes hidratantes e evitar o uso de esponja. Aplicar um creme ou loção indicada para peles negras, também é uma boa pedida. A hidratação desses pro-dutos é mais intensa do que os óleos após o banho, já que a pele úmida os absorve melhor. Esfoliar a pele uma vez por semana também é recomendável, pois favorece a penetração do creme.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 15

DiversãoÉ na rua do Porto que também

se concentram os restaurantes especializados em preparar o pei-xe na brasa. Imperdível o festival de aromas e sabores.

O Parque do Mirante é um local privilegiado, de onde se pode ver a rua do Porto, o Salto e o centro da cidade. Além disso, o lugar é cercado de alamedas que permi-tem passeios e contato direto com as árvores nativas e vegetação típica daquela região.

Outro lugar que não pode deixar de ser visto é o Parque do Enge-nho Central “Barão de Rezende”. Construído a partir de 1881, pelo Barão Estevão Ribeiro de Rezende e posteriormente vendido para a companhia francesa Societé des Sucrérie Brésilienne, o Engenho Central deu início à mecaniza-ção na produção do açúcar e à substituição do trabalho escravo pelo assalariado. Foi um dos mais importantes engenhos do País produtores de açúcar e álcool. Desativado em 1974, é reconhe-cido como patrimônio histórico da cidade, tendo sido tombado pelo

Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), passando a atuar como impor-tante espaço cultural, artístico e recreativo a partir de 1990. Atualmente sedia a Secretaria Municipal da Ação Cultural, o Salão Internacional de Humor, o espetáculo da “Paixão de Cristo” e a Festa das Nações. Sua área verde é de 80 mil m² e sua área construída é de 12 mil metros.

E mais, tem ainda o Museu da Água, A Casa do Povoador, uma das edifi cações mais antigas da cidade, o Casarão do Turismo, uma construção do século 19, re-manescente de uma antiga olaria e que está situado no Calçadão da Rua do Porto, num espaço à margem esquerda do rio. O ca-sarão é um ponto de receptivo da cidade de Piracicaba, com o objetivo de atender o visitante e o frequentador da Rua do Porto com informações turísticas.

A Casa do Artesão expõe para a venda produtos artesanais típicos do município. O parque da rua do Porto serve de ponto de encontro e ocupa uma área verde dentro da

cidade, tem lago com pedalinhos e ainda dá para praticar canoagem e arvorismo, fi ca bem perto do complexo da Rua do Porto.

Para quem gosta de história e comida boa, a opção é o passeio pela Rota Tirolesa, no qual está incluído passeio de trenzinho, visi-ta ao Alambique Stênico, almoço típico (polenta com frango ao molho, linguiça caseira, arroz e salada), café tirolês, apresenta-ção de danças folclóricas e guias

especializados.Se a intenção é dispensar o

almoço, pode ser feito apenas o passeio de trem que tem a duração de 30 minutos e também conta com guias contando a história daquela região.

Simples e divertido e bom para todos os bolsos, assim é uma visita a Piracicaba, que além do que foi exposto, conta com exce-lente estrutura, incluindo hotéis, restaurantes e lanchonetes.

A rua do Porto, revitalizada, é a região mais antiga da cidade

Casarão do Turismo é remanescente da antiga Olaria São Paulo e foi construído no século 19

15_22.indd Personalizado V 07/01/2016 22:44:01

Page 23: Elenco - 10 de janeiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 2314

#tur

ismo

O rio Piracicaba viveu momen-tos de agonia durante a seca que afetou São Paulo, nos últimos meses. No entanto, agora com as chuvas, voltou a correr caudaloso e cheio de vida, para a alegria principalmente dos moradores e turistas da cidade de Piracicaba.

Bem diz a letra “Piracicaba que eu adoro tanto, cheia de flores, cheia de encanto”, é assim que começa a música interpretada por Inezita Barroso, que homenageia a cidade que soube manter as suas tradições ao mesmo tempo em que se tornou moderna e pulsante, cheia de gente jovem e bonita por conta dos campus da Unimep e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, entre outras.

Piracicaba está localizada na área central do estado de São Paulo, tem em seu rio, que dá nome à cidade, um cartão de visita inesquecível. O município também é conhecido como “Noiva da Colina” e aqui entra em cena o rio novamente; ganhou este codinome por causa do salto me-morável as águas do Piracicaba.

Atualmente a cidade conta com

quase 370 mil habitantes, é servida por nove rodovias e reconhecida por sua beleza, pujança econômica, cen-tros universitários e tecnológicos de ponta e grandes multinacionais, encanta os visitantes por causa da hospitalidade do seu povo e respeito pelas manifestações culturais.

Um dos lugares mais famosos é a Rua do Porto; é o retrato da me-mória de Piracicaba que conserva a tradição ribeirinha e a história da fundação e do desenvolvimento da cidade. É ali que o visitante vê de perto a magnitude do rio.

Dando origem ao nome da cida-de, o Rio Piracicaba é um atrativo com características naturais que corta o município. Na época das chuvas, oferece uma condição favo-rável para a reprodução dos peixes promovendo a “Piracema” - período de desova dos peixes - que ocorre anualmente entre os meses de outubro e fevereiro. O Salto do Rio Piracicaba, caracterizado aos olhos do observador como um “Véu de Noiva”, está envolvido com a própria história da fundação da cidade. Ele fomenta o imaginário de cada um, com seus contos, lendas e histórias.

No Museu da Água Francisco Salgot Cas-tillon é possível ver os espécimes de peixes do rio Piracicaba

A paróquia foi erguida no mesmo local da antiga igreja Matriz

14_23.indd Personalizado V 07/01/2016 22:43:47

Page 24: Elenco - 10 de janeiro de 2016

24#b

aby

Parto agendado aumenta chance de

Bebês que nascem antes da hora têm Bebês que nascem antes da hora têm

mais chances de desenvolver mais chances de desenvolver

problemas nos pulmões e coração

Ainda é comum que médicos e pacientes optem por agen-dar os partos, mesmo que a Organização Mundial da Saúde recomende que as cesarianas sejam feitas apenas em casos que apresentem risco para mãe ou o bebê. Por este fator, a Agên-cia Nacional de Saúde (ANS) lançou a campanha “Não ao Par-to Agendado”, idealizada pelo Projeto Parto Adequado, como forma de reduzir as cesarianas desnecessárias, estimular o par-to normal e evitar o nascimento de bebês prematuros.

O ginecologista do Hapvida Saúde, Elson Almeida, explica que a data de nascimento da criança depende de inúmeros fatores, mas o adiantamento do parto pode apresentar riscos à saúde do bebê.

“Uma antecipação sem indi-cação adequada pode trazer ao mundo uma criança ainda não preparada, ou seja, prematura,

aumentando os riscos de pro-blemas pulmonares, oculares, cardíacos, digestivos, entre ou-tros”, afi rma.

A idade gestacional é, em média, 270 dias, ou seja, nove meses completos. Os médi-cos consideram 41 semanas o período para uma gestação segura e de desenvolvimento total do bebê. O ginecologis-ta esclarece que as crianças nascidas antes de 37 semanas são consideradas prematuras, de 37 a 39 semanas o parto é tido como precoce e, após 39 semanas, tardio, sendo esse o momento mais adequado para o nascimento.

“A idade gestacional deve ser bem calculada afi m de não haver resoluções precoces. De-vemos ter avaliação da data da última menstruação (se a mulher tiver ciclos regulares) e o ultrassom precoce (entre 7 e 13 semanas) para determinar a

real idade gestacional. Se essas duas medidas forem similares, teremos uma boa datação da idade gestacional do feto”, ex-plica Elson Almeida.

No entanto, quando a espera pelo parto ultrapassa esse perí-odo, o ginecologista afi rma que é necessário reduzir o parto, mas sem, necessariamente, optar pela cesariana, sendo indicado primeiramente o parto normal, se a mãe e o bebê estiverem saudáveis. Porém, a cesariana não pode ser completamente descartada, pois é uma alterna-tiva médica para evitar sequelas maternais e fetais.

“A cesárea deve ser indicada quando há situações que levem a riscos como Placente Prévia (obstruindo a passagem do feto), hipertensão grave, cardiopatias maternas graves, algumas mal-formações fetais, falha na indu-ção do parto normal, sofrimento do feto, entre outras indicações mais raras. As cesárias eletivas, sem indicações, devem ser evi-tadas pois aumentam os riscos de complicações para mãe e feto, ao contrário do que se pensa”, fi naliza o ginecologista do Hapvida Saúde.

TURISMO

Conheça Piracicaba e

seu famoso rioA cidade ganhou este nome por A cidade ganhou este nome por

causa da magnitude do rio que causa da magnitude do rio que

fez a história daquela região

13_24.indd Personalizado V 07/01/2016 22:43:36

Page 25: Elenco - 10 de janeiro de 2016

12

#kid

s

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 25

Colônia de férias une aprendizado e diversão

As atividades acontecem durante o As atividades acontecem durante o

mês de janeiro e incluem mês de janeiro e incluem

aulas de inglês e informática

Janeiro é o mês mais esperado do ano, afi nal é o momento de aproveitar as férias escolares. Com o intuito de oferecer conhecimento e muita diversão, a Ensina Mais realiza a 3ª edição da Colônia de Férias de Verão - “Summer Camp”, de segunda a sexta-feira, em período integral, nas unidades do Amazonas, além de São Pau-

lo, Rio de Janeiro, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Com uma programação diversi-fi cada e voltada ao público infantil e adolescente (entre 6 anos e 15 anos), as atividades incluem brin-

cadeiras populares para ensinar informática e um segundo idioma, o inglês. Com o apoio de uma equipe de educadores altamente qualifi cada, os participantes se-rão contemplados com ofi cinas artesanais de Álbum de Fotos, Porta Copos, Móbile e Jogos de Damas. Além disso, serão realiza-das outras ações divertidas, como contadores de histórias, produção e interpretação de textos, além de desenho e pintura.

“Nosso objetivo é associar brin-cadeira ao aprendizado. As ativi-dades realizadas contemplam a coordenação dos movimentos e o equilíbrio da criança, além de

desenvolver a imaginação dos alu-nos. As edições anteriores foram um sucesso e estou confi ante de que esta será ainda melhor”, opina Thalita Tomé, coordenadora peda-gógica da Ensina Mais.

Além da disseminação de co-nhecimento, o ambiente é propício para as crianças socializarem, fa-zerem novos amigos. Cada ofi cina avulsa custa R$ 50, mas os inte-ressados em participar da progra-mação completa podem fechar um pacote com desconto especial.

Para participar deste ciclo de atividades, consulte a unidade mais próxima pelo site: www.en-sinamais.com.br

SERVIÇO

Até dia 31 de janeiro de 2016Valor: A partir de R$ 50 (por ofi cina)Horário: de segunda a sex-ta, período integralMais informações: www.ensinamais.com.br

3ª COLÔNIA DE FÉRIAS DE VERÃO SUMMER CAMP

12_25.indd Personalizado V 07/01/2016 22:43:25

Page 26: Elenco - 10 de janeiro de 2016

26#g

ames

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 11

Michelle Freitas

A professora Jô Pinheiro, 36, já definiu suas metas para 2016. Ela revela que no topo da lista está o casamento, depois a aquisição de um apartamento, que já está em andamento, e a compra do carro novo. “Este ano quero me casar, ter o meu apartamento e comprar um carro zero quilômetro. São coisas que para alguns podem ser comuns, mas para mim é o que mais quero para esse novo ano”, afirma.

Quem também fez uma lista com metas a serem cumpridas em 2016 foi a universitária Chris Tutelli, 25. Entre as promessas, está a aprovação em um concurso público, parar de fumar e ingerir menos bebidas alcoólicas. “Eu quero muito passar em um concurso público e já me inscrevi em um curso preparatório. Também quero deixar de fumar totalmente e tomar menos cerveja”, declarou.

Os desejos de Jô e Chris não são impossíveis de cumprir. E essa é a principal maneira de alcançar os objetivos pretendidos – até porque, segundo o dito popular, “promessa é dívida”. Mas, quando se trata de assumir compromisso para mudar os próprios hábitos todo início de ano, muita gente fica só na promessa mesmo. No entanto, há mecanismos que ajudam a assumir a “dívida” e alcançar os objetivos pretendidos.

De acordo com a psicóloga Amanda Siqueira, “é necessário que se estabeleça metas, pois o ser humano precisa de exigên-cias da sua própria consciência para firmar e cumprir com seus compromissos”.

CompromissoAs metas, conforme explica Amanda, têm que ser viáveis. Nada

de projetar um compromisso impossível. “A meta, em geral, é uma tarefa. Para alcançar esses objetivos é preciso força de vontade, impor tarefas e se disciplinar para manter foco”, diz.

Assim, adotar uma dieta, parar de fumar, conquistar um novo emprego ou até mesmo encontrar um grande amor devem ser encaradas como tarefas a cumprir. Uma espécie de “lição de casa”. O importante é ter motivação para alcançar os resultados almejados.

Amanda afirma que, quando se faz uma promessa, independente de qual seja, é preciso ter consciência do que será feito para que essa mudança aconteça. Por isso, é preciso cultivar a autodiscipli-na. “Para as mudanças acontecerem, precisamos ter consciência de que precisamos mudar. Comprometimento, sabedoria em agir, disciplina e se esforçar para eliminar os mecanismos de defesas são comportamentos e atitudes que devem ser cultivadas. Esses mecanismos são os maiores responsáveis pela não mudança de comportamento. É como se eles bloqueassem nossas ações”, explicou a psicóloga.

Amanda destaca que, para obter êxito no cumprimento de uma promessa, é preciso ser paciente e saber diferenciar objetivos de metas.

“Objetivo é aquilo que você pretende alcançar. Meta é o tempo no qual você pretende alcançar seu objetivo. Sabendo disso, podemos formar os pontos a serem trabalhados que, primeiramente, é o foco no objetivo. Depois, é preciso saber aproveitar as oportunidades que irão surgir”, ensina a profissional. “Em seguida, é preciso dar ênfase a pontos positivos e observar pontos negativos para que sejam melhorados e, por fim, ter determinação. Se for aquilo que você quer, siga em frente e boa sorte”, afirma.

11_26.indd Personalizado V 07/01/2016 22:43:09

Page 27: Elenco - 10 de janeiro de 2016

27ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

Brasil sem Oculus Ri�

Acessório de realidade virtual vai ser Acessório de realidade virtual vai ser

enviado para 20 países. Brasil enviado para 20 países. Brasil

fi ca fora da primeira remessa

A Oculus VR divulgou esta semana os 20 países que re-ceberão o visor de realidade virtual Oculus Ri� no lança-mento, previsto para o primeiro semestre de 2016. A lista não inclui o Brasil.

O acessório, que ainda não teve o preço divulgado, entrou em pré-venda na última quarta-feira (6), nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Islândia, Ir-landa, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polô-nia, Suécia e Taiwan.

O criador do Oculus Ri� , Pal-mer Luckey, informou que a empresa está trabalhando para disponibilizar o visor de realida-de virtual em mais países com o passar do tempo.

Luckey também revelou que os apoiadores do Oculus Ri� no Kickstarter que doaram mais de

US$ 275 receberão uma edição es-pecial da versão fi nal do aparelho. O valor é o mínimo exigido para receber uma versão de desenvol-vimento do Oculus Ri� mas pode também ser uma pista do preço fi nal do visor.

O Oculus Ri� virá acompanhado de um controle de Xbox One e dois jogos: o simulador de caça espacial “EVE Valkyrie” e o jogo de plataforma “Lucky’s Tale”.

Longe do BrasilEm entrevista, Palmer Luckey

explicou que as taxas de importa-ção brasileiras são um obstáculo para lançar o Oculus Rift no país.

“Temos planos de lançar o Rift no Brasil, mas nada mui-to específico para anunciar”, disse o produtor.

“Ainda é muito complicado definir por causa das altas taxas de importação”.

10

#com

port

amen

to

Foco nas resoluções de Ano-Novo

Estabeleça objetivos e metas viáveis Estabeleça objetivos e metas viáveis

para não se sentir frustrado para não se sentir frustrado

quando for avaliar o seu ano

10_27.indd Personalizado V 07/01/2016 22:43:02

Page 28: Elenco - 10 de janeiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 201628#t

ec

MED

ICAL

Anim

ais

e cr

ianç

as

Humberto Figliuolofarmacêutico

9

Um companheiro com energia eterna e sempre disposto a correr, brincar, fazer travessuras e dividir broncas com os seus fi lhos e netos. Os animais são excelentes amigos para as crianças em todas as idades. Uma relação que faz bem.

Um animal exige cuidados desde fi lhote. Garantir a parti-cipação da criança estimula a sua autonomia e senso de res-ponsabilidade. Dependendo da idade, a criança pode ajudar na alimentação, na limpeza e na organização dos brinquedos.

Eles aprendem com os animais a dividir, a ter sensibilidade, compreender os sentimentos do outro, zelar pelo outro, desenvol-vendo afeto, carinho e respeito. Quando são muito pequenos pre-cisam do auxilio dos pais para que entendam que o animal não é de pelúcia e que precisa de cuidados para não machucar. É tudo questão de tempo.

Ter alguém com energia eterna é ótimo para fazer o seu pequeno

se exercitar. Serão muitas brinca-deiras, correrias, jogos ao ar livre.

Quem tem um animal de esti-mação já sabe o enorme espaço que eles conquistam nas nossas vidas e o quanto de amor eles sabem retribuir. Porém, quando o assunto é a criança, existe ainda a cumplicidade e uma troca de atenção e cuidados muito impor-tante. Além de trazer um ótimo benefi cio para a saúde.

Como os animais vivem menos (uma pena... a gente gostaria que isso fosse diferente), as crianças aprendem a lidar com seus sen-timentos e até com a dor. Elas entendem que nada dura para sempre, e que na vida também convivemos com perdas.

Quem tem um animal de esti-mação já sabe o enorme espaço que eles conquistam nas nossas vidas e o quanto de amor eles sabem retribuir. Porém, quando o assunto é a criança, existe ainda a cumplicidade e uma troca de atenção e cuidados muito impor-

tante. Além de trazer um ótimo benefi cio para a saúde.

Pesquisas da Universidade de Melbourne (Austrália) afi rmam que crianças com contato com algum tipo de animal, até a ida-de dos cinco anos, pelo menos, são mais resistentes a alguns tipos de doenças. Já as que não convivem, podem estar mais pro-pensas em desenvolver alergias e problemas respiratórios.

A explicação é que o convívio, nos primeiros anos de vida, faz com que os pequenos auxiliem o sistema imunológico a criar maior resistência a pelos, a al-guns vírus, bactérias e diversos agentes causadores de infec-ções respiratórias.

A família fi ca sempre mais alegre com a presença de cães e crianças. É claro que essa relação deve ser acompanhada por um médico veterinário e um pediatra. Eles devem orientar sobre como lidar com esses primeiros contatos.

09_28.indd Personalizado V 07/01/2016 22:42:35

Page 29: Elenco - 10 de janeiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 29

Modo avião: só vantagens!

Além de ser usado durante viagens, o Além de ser usado durante viagens, o

modo avião tem outras funções modo avião tem outras funções

úteis para quem tem smartphone

O modo avião do celular pode ser usado além do momento em que você está em voo, e é uma boa ferramenta para poupar bateria ou interromper o acesso à rede de telefonia. Veja abaixo seis razões e/ou momentos bons para colocar seu aparelho neste modo:

1. Reduz o consumo de bateriaQuando em modo avião, seu celular

ou tablet reduz o uso de bateria, e permite, pelo menos, que o usuário veja fotos ou documentos.

Isso é útil quando, por exemplo, se está numa área sem cobertura. Se o telefone perde a conexão, tentará encontrar uma rede, o que fará com que gaste muita bateria.

2. Recarrega mais rápidoUma maneira de otimizar o tempo

para recarregar a bateria é mantê-lo em modo avião.

Deste modo, a conexão Wi-Fi, Bluetooth e GPS estão desligados.

3. Sem sustos no exteriorUma maneira de evitar o roaming

internacional - e possíveis contas as-tronômicas de celular - é colocá-lo no modo avião.

É possível acionar no celular - mesmo em modo avião - a conexão Wi-Fi. Assim o aparelho utilizará, unicamente, os pontos de conexão sem fi o.

Poderá, então, mandar mensagens pelo Whatsapp, ver emails e usar outros apps. Mas não poderá receber mensagens por SMS ou ligações.

4. Evitar a publicidade nos jogosMuitos jogos não necessitam que

o usuário esteja conectado à internet. Assim, o modo avião evitará o recebimen-to de anúncios - incômodo para alguns.

5. Se você tem fi lhos...Ou sobrinhos ou fi lhos de amigos

que jogam em seu aparelho, eles poderão, por acidente, ligar para alguém ou entrar em qualquer outro aplicativo - o que não será possível no modo avião.

6. Evitar distraçõesO modo avião desativa aplicativos

e, consequentemente, as distrações que eles provocam.

É útil também, durante a noite, pois evita que algum amigo que vive em outro fuso horário, por exemplo, te acorde com um Whatsapp (desde que o Wi-Fi também esteja desligado).

08_29.indd Personalizado V 07/01/2016 22:41:52

Page 30: Elenco - 10 de janeiro de 2016

7ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 6 DE DEZEMBRO DE 2015

Evite doenças respiratórias

População deve procurar atendimento População deve procurar atendimento

especializado nas unidades de especializado nas unidades de

saúde para avaliar sua situação

Gerson Freitas

As mudanças bruscas de tem-peratura registradas nas últimas semanas em Manaus vêm aumen-tando o risco de doenças respi-ratórias provocadas pela baixa umidade do ar e o clima seco típico do inverno, como asma, rinite, sinusite, gripe e resfriado. Prevenção e cuidados ainda são os melhores remédios para evitar que as patologias se agravem, pro-vocando até a morte do paciente, segundo afi rmam especialistas.

Além dessas doenças comuns neste período chuvoso, médicos alertam para os riscos da he-patite, dengue, leptospirose e diarreia, enfermidades também muito registradas nos primeiros meses do ano, no Amazonas, devido a subida dos rios.

De acordo com a médica Arlene Pinto, do Pronto Socorro Delphina Aziz, a população deve fi car alerta para os sintomas das doenças do trato respiratório, que podem se manifestar por meio de tosse, co-riza, dor de cabeça, desconforto na região da face e febre.

DiferençasAs doenças de contaminações

via hídrica, que seriam as gastro-entéricas, geralmente apresen-

tam quadro de diarreia aguda. No caso da hepatite viral tipo “A”, o paciente deve redobrar o cuida-do, uma vez que, na maioria dos casos, a doença fi ca encubada por pelo menos três semanas e, após esse período, os primeiros sintomas são mal-estar, dor no corpo e icterícia, que deixa a pele e os olhos amarelados.

“Na presença de febre o pa-ciente deve procurar o auxílio de um especialista, para que seja avaliada a possibilidade de prescrever o antibiótico. Já um resfriado comum pode ser tratado com analgésico e anti-térmico comum, como dipirona e paracetamol. Nos casos de diarreias, recomenda-se bastan-te hidratação, com água, água de coco e sucos. Em pacientes idosos, antibióticos devem ser ministrados”, destaca a médica.

CuidadosA especialista explica que es-

sas doenças respiratórias além de serem provocadas pela baixa umidade e resfriamento do ar, 90% dos casos é decorrente de vírus, infecções respiratórias, contato com ácaros e bacté-rias. Já a asma é uma doença genética, que não tem cura, mas que pode ser controlada. Fora a

asma e rinite, a gripe é própria do vírus infl uenza, uma das que mais atingem a população de alto risco, como diabéticos, hi-pertenso, idosos e crianças.

“As doenças hídricas apare-cem após a ingestão de água contaminada, alimentos não tratados adequadamente, uso incorretos de enlatados e por meio do contato das fezes de ratos, que neste período do ano é trazido pela água das chuvas”, explica Arlene.

Sobre os cuidados a serem tomados para evitar as enfermi-dades, a médica orienta a popu-lação que, nos casos de doenças respiratórias, é importante fazer hidratação, lavar as mãos com frequência, evitar mudanças bruscas de temperatura e re-alizar as vacinas corretamente.

“Após um banho bem quente, não sair logo de casa, para evi-tar o choque térmico. Também evitar o contato de crianças sa-dias com pessoas com infecção respiratória, evitar acúmulo de poeira em casa, lavar e secar ao sol mantas, cobertas e blusas guardada por muito tempo e sempre deixar o ambiente ven-tilado”, indica a médica.

AutomedicaçãoPara evitar as doenças de

transmissão hídrica, a dica é ter bastante cuidado com os alimentos, principalmente na hi-gienização e também no consu-mo de enlatados. “Sempre lavar verduras, frutas, carnes, frutas, garrafas e latas antes de con-sumir. Quando for utilizar água tanto para o consumo como para o preparo de alimento, preferir a mineral. Evitar águas vendi-das nas ruas, devido a origem duvidosa do produto”, observa a profi ssional.

Outro cuidado importan-te de deve ser tomado pelo paciente, é a automedicação. A especialista afi rma que o uso incorreto do medicamento pode atrapalhar o tratamento e principalmente gerar grande resistência na bactéria.

“Hoje, no Brasil, a resistência de antimicrobiano está crescen-do descontroladamente devido ao uso sem prescrição médica do antibiótico. Em alguns casos, um espirro, uma dor de cabeça, já é motivo do paciente ir até uma farmácia e comprar um antibiótico, achando que irá re-solver o problema. No entanto, esse uso discriminado tem ge-rado a resistência da bactéria, o que difi culta cada vez mais o tratamento”, disse.

30#a

cont

ece

Villa Mix Festival em março Com ingressos em pré-venda, evento da

Com ingressos em pré-venda, evento da

Fábrica já garante recorde de Fábrica já garante recorde de

bilheteria ainda no início do ano

SERVIÇO

Quanto: Pista R$ 50 / Front Stage com Open Bar R$ 180Vendas online: www.ticmix.com.brInformações: 3303-0100

PRÉ VENDA VILLA MIX FESTIVAL MA�NAUS

07_30.indd Personalizado V 07/01/2016 22:41:26

Page 31: Elenco - 10 de janeiro de 2016

#saú

de

6 31ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

O ano de 2016 será de novidades no calendário da Fábrica de Eventos. E já iniciaram as vendas de ingressos para um dos eventos mais esperados do ano, o Villa Mix Festival Manaus. O time que compõe a festa em 2016 está repleto de estrelas da música, com sete atrações confirmadas. A realização é da Fábrica de Eventos e os ingressos já podem ser adquiridos no site www.ticmix.com.br em até 12x.

No palco grandes nomes do sertanejo farão o público dançar e cantar até o dia amanhe-cer. No line-up, o cantor Jeff erson Moraes retorna à capital amazonense para repetir o sucesso da apresentação que fez na cidade em 2015. Além da revelação do sertanejo, nomes consagrados também farão parte da festa. As duplas Humberto & Ronaldo, Simone & Simaria, Jorge & Mateus, Matheus & Kauan e os cantores Lucas Lucco e Wesley Safadão, completam o time.

Mas antes disso, a Fábrica de Eventos dá o start no calendário com o show comemora-

tivo de uma das bandas mais consagradas no Brasil – Legião Urbana. A turnê “Legião Urbana XXX anos” chega a Manaus no dia 26 de fevereiro e traz os artistas Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, integrantes remanescentes da banda brasiliense.

Além disso, a turnê celebra os 30 anos de lançamento do primeiro disco

da Legião, liderada por muitos anos pelo saudoso Renato Russo. Os ingressos já

podem ser adquiridos no site www.fabri-caingressos.com.

Agenda recheadaAos amantes do samba, o mês de abril

reserva o retorno de um projeto especial que fez sucesso em Manaus no ano de 2015 – “Gigantes do Samba”. Para 2016, os cantores Alexandre Pires e Luiz Carlos ganharam um novo parceiro, o cantor Belo.

E quem pensa que os bons shows acabam por aí, está enganado. A Fábrica de Eventos já anunciou também a vinda de um projeto que faz o maior sucesso em cidades pau-listas, o CarnaFacul. O evento reúne shows com o clima do carnaval baiano, com trios elétricos e abadás.

Além disso, em 2016 Manaus também vai receber a Boate do Aviões, o Garota White com a presença do top DJ Alok, o Garota VIP Manaus e um show que vai reunir no mesmo palco as duplas Bruno & Marrone e Chitãozinho & Xororó.

06_31.indd Personalizado V 07/01/2016 22:41:11

Page 32: Elenco - 10 de janeiro de 2016

32 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016#c

eleb

ridad

e

A vinheta e a Globeleza

Descansando a imagem

Já está sendo exibi-da a vinheta de Carna-val da Globo tendo como estrela a Globeleza Erika Moura. O corpo da musa foi pintado com faixas coloridas e reluzentes, as quais formam desenhos diferentes enquanto ela dança. É ver e conferir. A musa do Carnaval da Globo está no segundo ano de reinado. Nascida e criada na comunidade de Jardim Colombo, em Paraisópolis, São Paulo, Erika estudou fisioterapia, mas em 2015 decidiu cursar Educação Física. Trabalhou como recepcionista e deu au-las de dança antes de ser escolhida para ser a Globeleza.

Especula-se que quando encerrar o seu trabalho na novela “Além do Tempo”, na qual faz a Melissa, Paolla Oliveira mergulhará num longo período de descanso de imagem. Isto teria sido determinação da cúpula global, já que a atriz tem praticamente emendado um trabalho ao outro.

“Alemão, os Dois

Lados do Complexo”

A partir desta segunda, a Globo mostrará uma série que mistura rea-lidade e fi cção. A história de “Alemão, os Dois Lados do Complexo” gira em torno de cinco policiais encurralados na comunidade do Alemão, Rio de Ja-neiro. A produção terá quatro episó-dios e é um desdobramento do fi lme “Alemão”. No elenco estão Cauã Rey-mond, Antonio Fagundes, Caio Blat,

Otávio Müller, Gabriel Braga Nunes, Marcello Melo Jr e Milhem Cortaz. A atra-

ção será exibida logo depois de “Liga-ções Perigosas”.

A todo vaporA Globo pretende exibir a sé-

rie “Neyla”, estrelada pelo ator Ney Latorraca. A produção contará a história de um ator desiludido com a profi ssão.

Vida normalQuem convive com Alinne

Moraes, a Lívia de “Além do Tempo”, conta que a atriz leva

uma vida normal e sem frescuras. Quando tem folga no trabalho, ela mesma cuida do fi lhinho Pedro, que completa 2

anos em maio, cozinha para o marido, o cineasta

Mauro Lima, e encara ou-tras tarefas domésticas com

a maior naturalidade.

Contrato renovado Ivete Sangalo teve seu con-

trato renovado com o canal pago GNT e continuará no comando do “SuperBonita”.

Produção adiadaA produção da série “Zó-

zimo” foi adiada indefi nida-mente. Tudo porque Marcelo Serrado, o protagonista, es-tará ocupado com as gra-vações de “Velho Chico”, o

folhetim que substituirá “A Regra do Jogo”. Tudo indica

que “Zózimo” fi cou para 2017.

Cinema nacionalCamilla Camargo, fi lha de

Zezé Di Camargo e Zilu Go-doy, será a estrela do fi lme “Travessia”, ao lado de Caio Castro e Chico Diaz. Consta que o longa terá cenas quen-tes de nudez e sexo.

Acabou o romanceAcabou o romance entre

Ísis Valverde e o ator mexi-cano Uriel Del Toro, depois de quase dois anos de relaciona-mento. A atriz não comenta o assunto e refugiou-se numa badalada praia do Ceará.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 5

Bolo de Leite em Pó

Ingredientes:3 ovos4 colheres de sopa de margarina2 xícaras de açúcar3 xícaras de farinha de trigo3 colheres de sopa de leite em pó integral instantâneo1 1/2 xícara de água1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:Bater na batedeira os ovos, mar-garina e açúcar até fi car um creme fofo, acrescentar a farinha de trigo, leite em pó e a água, bater muito bem e acrescentar o fer-mento e misturar delicadamente. Colocar em forma untada e assar em forno a 250 graus até dourar.Experimente com um cafezinho com leite... Cheio de bolinhas, é claro!

05_32.indd Personalizado V 07/01/2016 22:39:47

Page 33: Elenco - 10 de janeiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 33

#lig

ado

nas

nove

las

MALHAÇÃOO delegado se irrita com Beto, Rodri-

go e Luciana, que insistem em ter no-tícias de Pedro. Nilton se desculpa com Bia e Rubem. Luciana sugere que Sa-muel e Menelau se unam para descobrir o paradeiro de Pedro. Ciça se preocupa ao saber do desaparecimento de Pedro.

Ana questiona Ciça sobre a mensa-gem de Samurai. Samuel e Menelau pressionam o delegado a buscar in-formações sobre Pedro. Rodrigo tenta

checar imagens da câmera de segu-rança do prédio em frente à delegacia. Vera comenta com Luciana que Pedro falou sobre Tito antes de partir.

Luciana e Rodrigo selam o namoro com um beijo apaixonado. Krica provoca Alina por causa de Uodson. Beto confes-sa que está gostando de Lívia. Cleiton consegue se aproximar de Krica. Nanda revela para Filipe que ainda é virgem e pede que o namorado guarde segredo. Luciana se preocupa com Pedro.

Luciana desconfi a da mensagem de Pedro. Filipe e Nanda pensam em fi car juntos em um quarto do hostel. Rodri-go estranha a reação de Ciça ao saber da mensagem enviada por Pedro.

Filipe promete uma primeira noi-te de amor romântica para Nanda. Sueli conversa com Luciana sobre o namoro com Rodrigo. Filipe pede ajuda a Uodson para ter a noite de amor com Nanda. Krica se decepcio-na com Cleiton e Glauco.

18h05, na GloboSegunda Dorotéia repreende Melissa por ten-tar sabotar o espumante de Felipe. Letícia informa a Vitória, Lívia e Bernardo que Emília irá se recuper-ar bem. Zilda retorna de seu retiro espiritual. Pedro afi rma a Melissa que agirá contra Felipe. Melissa convence Roberto a fazer o exame de DNA em Alex. Raul e Gema de-cidem adotar Clara. Gema confron-ta Queiroz. Lívia revela a Alberto sobre o acidente de Emília. Lívia e Vitória levam Emília para casa.

Terça Bernardo e Vitória tentam fazer com que Emília desperte de seu coma. Lívia pede que Felipe aceite seu dinheiro para comprar a parte de Melissa na vinícola Campobello. Felipe vence a disputa entre cava-leiros e desperta a ira de Pedro. Lívia assume o lugar de Emília na empresa e Pedro reclama com a ex-noiva. Pedro e Melissa tramam contra Lívia e Felipe. Roberto entre-ga a Melissa o resultado do exame de DNA de Alex.

Quarta Últimos capítulos.

Qunta Penúltimo capítulo.

Sexta Último capítulo.

Sábado Reapresentação do último capítulo.

19h15, na GloboSegunda Lili pede a Zé Pedro que informe a Germano que o fi lho saiu da cadeia. Lili avisa ao marido que assumirá a presidência da Bastille e decide demitir Germano.

Terça Dorinha comenta com Carolina que Germano se separou de Lili. Pietro repreende Arthur por ter deixado Carolina acreditar que poderia ter um fi lho com ele.

Quarta Pietro propõe que Carolina tenha um fi lho com ele. Lili pede a Jonatas um relatório sobre o projeto de despoluicão do Tamanduá. Carolina decide ajudar Florisval com o pedido de casamento.

Quinta Gilda fi ca abalada ao saber que Sofi a morreu. Peçanha conversa com Eu-zébia e descobre que Gilda falou a ver-dade para Dino. Jacaré fi ca atordoado ao saber por Lu da morte de Sofi a.

Sexta Lu consegue convencer Jacaré a gravar um depoimento sobre sua história com Nina/Sofi a. Gilda inven-ta para Dino que conseguiu o din-heiro com seus ex-patrões.

SábadoStelinha exige que Eliza se afaste da família e de Jonatas para perman-ecer no concurso. Jacaré diz a Braço que se vingará de Sofi a através da família da jovem.

21h20, GloboSegunda Romero não gosta de ter que es-conder um membro da facção na creche de Tóia. Atena afi rma que Romero se casará com ela. Zé Maria prende Kiki no cativeiro.

Terça Kiki foge ao perceber que Nelita a viu. Ascânio provoca Atena. Romero aceita morar no Morro da Macaca com Tóia. Nelita avisa a família que viu Kiki e Gibson fi ca tenso.

Quarta Romero tenta tranquilizar Kiki. Gib-son acolhe Nelita e todos se sur-preendem. Romero aconselha Kiki a não se aproximar de sua família. Gib-son orienta Zé Maria a vigiar Romero.

Quinta Kiki é levada pelos capangas de Gib-son. Ademar agride Dante e foge. Kiki exige que Gibson mantenha Zé Maria longe dela e de Aninha. Nelita e Belisa tentam acalmar Nora.

Sexta Romero consegue enganar Tóia. Juliano fotografa a casa de Kiki. Zé Maria faz uma proposta para Kiki. Gibson tenta convencer Dante a de-sistir de procurar pela mãe.

Sábado Kiki observa Dante. Zé Maria avisa a Juliano que a facção irá atrás dele. Belisa leva Juliano para a casa de seu avô. Dante invade a casa de Kiki e encontra um desenho de sua mãe.

19h45, no SBTSegunda As crianças se separam. Isabela, que fi nge ser Manuela, fi ca com os irmãos Vaz enquanto os outros voltam para o vilarejo. Sabrina se algema com Omar para evitar que ele também suma.

Terça Manuela pede para Ofélio procurar Tumtum antes que Regina mate o rato. Um Lobisomem aparece na mata e assusta Isabela e os irmãos Vaz, que estão em uma barraca.

Quarta Pastor Augusto e a professora Flávia vol-tam a ensaiar as crianças para a peça. Joaquim prepara o peixe que conse-guiram pescar. Regina descobre Tuntum e o usa para chantagear Manuela.

Quinta Os irmãos Vaz saem à procura de Isa-bela. Otávio joga bola com Mateus, Téo e Dóris no vilarejo. Omar pede para Sa-brina espionar o trio e descobrir o que eles estão escondendo.

Sexta Otávio ouve um grito por socorro e vai checar. Ele encontra Manuela (que na verdade é Isabela) desacordada. Usan-do calços no pneu, ele consegue levar a menina de carro até a casa de sua mãe. Rebeca chora muito ao ver a menina. Navarro e Vargas observam tudo e contam para Geraldo.

SábadoNão há exibição.

DIV

ULG

AÇÃO

BOA

MES

A

Bolin

has

de le

ite e

m p

ó

Selma ReisChef

4

Feliz Ano Novo! Que as bênçãos de Deus, as alegrias, a saúde e a prosperi-dade estejam em suas vidas neste ano que se inicia. Desejo também para vocês, a simplicidade necessária e deliciosa do leite em pó...

Adoro leite em pó! Adoro fazer boli-nhas no café com leite. Lembra minha infância e os sacos de leite em pó holandeses servidos dissolvidos ou em mingaus na merenda escolar no beira-dão ou em Novo Aripuanã.

O cheiro era incrível! Lembro até hoje...

Você sabe como e por que surgiu o leite em pó?

Em 1856, o americano Gail Borden tentava descobrir uma forma de faci-litar o transporte e armazenamento do leite, na época enviados em barris de carvalho, o que causava muitas vezes a deterioração do produto, e numa dessas tentativas resolveu desidrata-lo. Observou que antes de se virar pó, ele condensava, e assim acabou por descobrir dois métodos de conservar o leite, condensado e em pó. Não fez muito sucesso no início, mas depois, em tempos de guerra, os dois métodos se revelaram perfeitos quando não se tem como armazenar o leite adequa-damente.

É a mesma situação nossa no inte-rior, nas áreas que não temos energia elétrica.

No Brasil, o leite em pó apareceu somente por volta de 1923.

A desidratação de alimentos é um dos métodos mais antigos de preser-vação dos mesmos, é extremamente econômico por que evita a deterio-ração e alteração destes, facilitando o seu armazenamento, transporte e distribuição.

A preocupação em conservar os alimentos existe desde os primórdios da civilização. Com ela, utilizando apenas o calor do sol, veio a carne de sol, a secagem das ervas no Egi-to, o método de curtir as peles dos animais dos incas e maias e até no Brasil, na época do império, se usava para secar o café. Trata-se de um método natural e efi ciente, além de altamente necessário e importante no desenvolvimento da humanidade.

Boa semana!

04_33.indd Personalizado V 07/01/2016 22:37:57

Page 34: Elenco - 10 de janeiro de 2016

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

34

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

Repórteres Gerson FreitasMichelle Freitas

Diagramação:Adyel Vieira

Tratamento de imagemKleuton Silva

CapaDivulgação

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme.

Passadas as festas, muita gente começa a voltar à realida-de nesse comecinho de ano. Trabalho, família, dieta, amigos, exercícios... São muitas obrigações autoimpostas e, às vezes, fica bem fácil deixar de cumprir as resoluções de Ano-Novo. No entanto, é preciso respirar fundo e focar no que realmente importa, além de estabelecer metas reais e possíveis, a fim de evitar a frustração lá na frente, quando formos fazer o balanço do ano que passou. Por conta disso, conversamos com uma psicóloga para falar sobre os mecanismos que possibilitam alcançar esses objetivos.

E, com a chegada do novo ano, novidades também aparecem pela cidade. Uma delas é a rotisseria Pissani, do chef uruguaio Carlos Pissani. Além dos sabores inéditos elaborados artesanalmente, as massas ganham formatos, cores e recheios dos mais diversos e são vendidas congeladas em caixas de 500 gramas, que também podem servir como um ótimo presente para os amantes da gastronomia.

Aproveite bem o seu fim de semana e tenha uma ótima leitura!

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 3

#índ

ice

Foco nas resoluções!

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

Mellanie Hasimoto

Capa

6 | SAÚDE

Com a chegada das chuvas, é preciso ter cuidado com

as doenças da época, como gripes e resfriados.

10 | COMPORTAMENTO

Mantenha o foco e estabeleça objetivos e metas viáveis para não se sentir frustrado no fi m

do ano.

30 | ACONTECE

Um dos eventos mais aguarda-dos do ano, Villa Mix Festival Manaus já está com ingressos

à venda.

Toda a alegria e descontração de

CelsoPortiolliApresentador seria o sucessor natural de Apresentador seria o sucessor natural de

Sílvio Santos, tamanha é a sua desen-Sílvio Santos, tamanha é a sua desen-

voltura frente às “colegas de trabalho”

Conhecido como um dos famo-sos nomes da televisão e do rádio brasileiros, a grande chance de Celso Portiolli veio quando Augus-to Liberato, o Gugu, transferiu-se para a Record em 2009. O progra-ma “Domingo Legal”, no ar desde 1993, portanto uma marca no fi m de semana do telespectador, parecia ter perdido o seu ícone e foi daí que Sílvio Santos decidiu apostar na garra de Portiolli. O experiente empresário acertou no alvo. Desde a sua estreia frente à atração, o “Domingo Legal” vem dando ótimos pontos de audiência.

E não é só isso; desde agosto do ano passado, Celso Portiolli também comanda o programa “Sabadão”, atração musical que recebe convidados sob a batuta do apresentador. Sem dúvida al-guma, Portiolli fi gura na lista do alto escalão do SBT.

O sucesso não chegou fácil para este rapaz esforçado que nasceu na cidade de Maringá, no Paraná, numa família que já tinha 11 fi -lhos. A trajetória do apresentador assemelha-se um pouco aos fo-lhetins romanescos. Celso Portiolli nasceu no dia 1 de junho de 1967; começou sua carreira no rádio, aos 17 anos, na Rádio Apolo FM, em Curitiba; depois passando por outras emissoras do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Na década de 1990 foi o líder de audiência de uma emissora de Ponta Porã (MS) e em 1992 foi

eleito vereador daquela cidade, aos 24 anos de idade e com número recorde de votos. Tempos depois, se engajou na campanha política de Paulo Maluf. Ele abandonou a política depois que se fi rmou como profi ssional no SBT.

Apesar do sucesso no rádio e na política, Portiolli acalentava o sonho de ter uma carreira na televisão; assim, em 1993 escreveu uma carta para Sílvio Santos com sugestões para o quadro “Câmera Escondida” exibido no “Topa Tudo Por Dinheiro”.

O Homem do Baú aproveitou a maior parte delas e ainda quis conhecer o radialista. O resultado é que Celso Portiolli passou a ser então o reda-tor da atração. No período em que trabalhou como produtor no SBT, ele sempre demonstrou sua vontade de ter uma chance como apresentador num programa da casa.

Chamado para gravar um piloto do “Passa ou Repassa”, Celso Portiolli agradou em cheio. Com a ida de Angélica para a Globo, precisamente no dia 29 de abril

de 1996, ele assumiu a apresen-tação da atração, que ia ao ar diariamente no período da tarde.

O “Passa ou Repassa” fi cou no ar alternando períodos de exibição, e agora a atração é um quadro exibido no “Domingo Legal”, re-petindo o sucesso do passado.

Antes de estrear o “Curtindo Uma Viagem”, como apresentador e di-retor, em julho de 2001, Portiolli também apresentou os programas “Tempo de Alegria”, aos domingos, de 19 de maio de 1997, até 10 de janeiro de 1999 e “Xaveco”, atra-ção que era exibida também aos domingos, no ar até abril de 1998.

Depois comandou o reality “O Conquistador do Fim do Mundo”, que foi gravado nas paradisíacas paisagens da Patagônia reunindo 60 participantes de cinco paí-ses: Brasil, Chile, Estados Unidos, México e Equador, divididos em equipes de 12 pessoas por país e foi exibido simultaneamente em todos. Comandou também o “Curtindo uma Viagem”, uma competição entre duas equipes formadas por cinco amigos, cujo prêmio era uma viagem com as despesas pagas para todos os integrantes da equipe campeã.

Pensando no futuro, Celso Por-tiolli também é um empresário de sucesso. Ele é proprietário da Rádio Ótima FM em Pindamo-nhangaba, e um dos sócios de um grande grupo de varejo. Esse garoto vai longe!

Atualmente, frente ao “Domingo Legal”, Celso Portiolli é uma das maiores audiên-cias do SBT

ROB

ERTO

NEM

ANIS

03_34.indd Personalizado V 07/01/2016 22:35:01

Page 35: Elenco - 10 de janeiro de 2016

02_35.indd Personalizado V 06/01/2016 21:57:22

Page 36: Elenco - 10 de janeiro de 2016

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016

Elenco

Carlos Pissani inaugura sua Carlos Pissani inaugura sua

premiada rotiserria em Manaus premiada rotiserria em Manaus

Páginas 18 e 19

O segredo do chef

01_36.indd Personalizado V 06/01/2016 22:10:10