elenco - 23 de novembro de 2014

28
MANAUS, DOMINGO, 23 DE NOVEMBRO DE 2014 Não pode ser vendida separadamente Elenco Bem-vindos a Salvador Página 21 Verão Página 11 contemporâneo

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 06-Apr-2016

234 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO http://www.emtempo.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Elenco - 23 de novembro de 2014

MANAUS, DOMINGO, 23 DE NOVEMBRO DE 2014N

ão p

ode

ser

vend

ida

sepa

rada

men

te

Elenco Bem-vindosa Salvador

Página 21

Verão Página 11Página 11

contemporâneo

01_28.indd 1-2 18/11/2014 22:43:04

Page 2: Elenco - 23 de novembro de 2014

02_27.indd 1-2 18/11/2014 22:41:49

Page 3: Elenco - 23 de novembro de 2014

8|V

INH

OS

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

RepórterMellanieHasimoto

DiagramaçãoAdyel Vieira

Tratamentode imagemAdriano LimaKlinger Santiago

RevisãoDernando Monteiro,João Alves eGracicleide Drummond

CapaAlberto CésarAraújo

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

EditorGuto Oliveiragutocom.br

EditorialAs festas de

fi m de ano estão cada vez mais próximas e pra-ticamente o ano está chegando ao fi m, pensan-do nisso, a sua revista ofi cial de domingo sai na frente e apre-senta algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de receber os amigos e familiares.

Segundo estudos da especialista Tamie Aguilera Watanabe, planeja-mento é a palavra-chave da realiza-ção de um bom evento. Qualquer tipo de evento deve ser bem planejado. O sucesso é o resultado de um evento bem conceituado. E, em seguida, vem a organização, que é diferente de planejar. Planejar é idealizar, sonhar, criar, enquanto organizar é realizar, esquematizar, colocar cada coisa em seu lugar. Organizar um evento requer envolvimento, responsabilidade, ha-bilidade e carinho pelos convidados.

E falando de Natal, os itens mais desejados desta temporada são os enfeites, quem não quer deixar sua casa linda para a época? O colunista Jander Vieira arregaçou as mangas e mostrou que criatividade e bom gosto são ingredientes necessários para desenvolver objetos incríveis.

Feliz domingo e boa leitura!

Colaboradores: Selma Reis, Bruno Mazieri e Marcelo Guilherme

editorial# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014Elenco #destaque da tv(26)

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

A novela escrita por Aguinaldo Silva está recheada de mulheres bonitas e talentosas

Um dos mais tradicionais objetos da decoração natalina é a guirlanda. O arranjo, um círculo de galhos secos, entrelaça-dos de folhagens, flores, pedrarias, é usado para decorar as portas das casas no período das festas de fim de ano.

As beldades de ‘Império’

Guto Oliveira

14|VARIEDADES

A novela “Império” até que vem fazendo bonito no quesito audi-ência, mas o que chama atenção

não é apenas a trama envolvente, mas as beldades que estão no elenco do folhetim de Aguinaldo Silva. E um grande destaque entre elas é a atriz Viviane Araújo.

A moça, que interpreta a manicure Naná, fi el companheira de Xana Sum-mer (Aílton Graça), acaba de ganhar o Prêmio de Atriz Revelação, em uma votação realizada por um famoso jornal carioca. O convite para participar de “Império” partiu do próprio autor, isso em 2012, quando Viviane se sagrou campeã, na edição daquele ano do reality “A Fazenda”, da Record. Inicial-mente ela estava escalada para viver a Juju Popular, papel que foi destinado a Cris Vianna. Muitos não acreditavam que a beldade iria dar conta do recado, mas a atriz de 39 anos, que em 1997 participou como fi gurante em “Malha-ção”, mostrou para que veio, provando que tem muito talento no mundo da interpretação, agradando ao público, autor e direção de “Império”.

Cris Vianna, como já foi dito, assu-miu o papel de Juju Popular, que havia sido destinado a Viviane Araújo. Cris Vianna é paulistana e tem de 37 anos. Antes de começar no mundo artístico era babá. Ela também trabalhou como modelo e já participou de um grupo musical chamado “Black Voices”. Sua estreia como atriz foi em “América”, em 2005. Desde então já esteve em várias produções globais. A morena é atual rainha de bateria da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.

Leandra Leal, a protagonista Cris-tina, também não pode ser deixada fora da lista de beldades da novela “Império”. Carioca, nascida em 8 de setembro de 1992, a atriz é neta do produtor cultural Américo Leal e fi lha da também atriz Ângela Leal. A bela começou no teatro muito cedo, aos 7 anos de idade. Um ano depois, fazia sua estreia na televisão, quando par-ticipou do último capítulo da novela “Pantanal” na extinta Rede Manchete. Em 1994 esteve no elenco da mi-nissérie “Confi ssões de Adolescente”, transmitida pela TV Cultura e pela Band, com a personagem Mariana, mas seu primeiro papel de destaque foi Yanka na novela “Explode Coração”. Com apenas 13 anos de idade, foi pre-miada nacional e internacionalmente pela sua interpretação em “A Ostra e o Vento”, seu primeiro fi lme, no qual contracenou com grandes atores do cenário nacional.

ALE

X C

AR

VALH

O/R

G

Viviane Araújo entrou desacreditada na novela “Império”, mas graças a sua personagem Naná, até ganhou um prêmio de Atriz Revelação

As festas de Manaus agora vão ter novos motivos para brindar. Brindar com as novi-dades que a Freixenet do Brasil está trazendo para a cidade por meio da Nossa Senhora de Fátima Importadora

21|T

URI

SMO

Como é difícil escolher um roteiro nacional para as férias. Não por falta de opção, pelo contrário, o Brasil oferece destino para todos os gostos e bolsos. Mas, sem dúvida, as praias estão na rota.

18| PETCuidar da saúde dos dentes é essencial para evitar proble-mas no futuro. De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), a doença de gengiva é a primeira entre cães e gatos.

03_26.indd 1-2 18/11/2014 23:06:19

Page 4: Elenco - 23 de novembro de 2014

Um ambiente para relaxar

O banheiro vem ganhando cada vez mais importância quando se fala em design de interiores. Local usado incessan-

temente, este ambiente ganha destaque quando passa de um simples banheiro a área de lazer e relaxamento.

A ideia, afirma a arquiteta Camilla Diniz, da Quest Arquitetura Criativa, é que o ba-nheiro seja uma área de lazer, uma sala de banho, um local de relaxamento. “A vida de todo mundo é uma correria, e um dos poucos momentos que temos para relaxar é a hora do banho. Talvez seja por isso que o local

ganhou status de ambiente que merece ser visitado. E levando em consideração que hoje eles são menores, as pessoas estão mais preocupadas em tornar aquele espaço funcional, agradável e confortável”, diz.

Por ter deixado de ser um cômodo esque-cido, aquele que não precisa de reforma, que já vem pronto, o banheiro ganha charme e muitas novidades exclusivas para o espaço. Os mais charmosos são ornados com mui-tas plantas, o que confirma a vocação do ambiente para o descanso.

Outro ponto que merece destaque quando falamos em momento “relax”, é a iluminação, que colabora para dar o “mood” do espaço. A luz natural é o ideal, e o melhor é que ela preencha o banheiro em grande quantidade.

“Entretanto, nos banheiros é interessante usar iluminação fria, para facilitar a exe-cução de algumas atividades como fazer a barba, rotina de cosméticos, depilação.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

ligado nas novelas# (25)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 1 de junho de 2014Elenco (4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 1 de junho de 2014#indica

ligados nas novelas# Elenco (25)Elenco #decor(4) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

21h20, na Globo Segunda Maria Ísis enfrenta Maria Marta e entra

na sala de José Alfredo. Danielle chora ao se lembrar da conversa com Érika, sem perceber que é observada por Amanda. Cristina avisa a José Alfredo que a empresa pode ter problemas com a fiscalização.

Terça Maria Marta não aceita que João Lucas

se case com Du. Danielle conta para Érika que Du caiu da escada e Téo divulga a informação em seu blog. José Alfredo fala para Maria Marta que corre risco de morte. Espinoza guarda no cofre um vidro com um líquido especial.

Quarta José Alfredo manda Josué ouvir a con-

versa de Maurílio e Téo. Espinoza entrega o vidro com o líquido especial para o Comendador. Danielle se culpa por mentir para José Pedro. Maurílio mostra a Téo as provas contra José Alfredo. Du pensa em sua gravidez.

Quinta Cristina ouve Cora se declarando para

José Alfredo e conta para Elivaldo. Naná fala para Xana que está tentando adotar Luciano. Danielle se desespera quando José Pedro decide contar para Maria Marta sobre a gravação de sua conversa.

SextaJosé Alfredo exige que Maria Marta

justifique sua certeza sobre a vingança de Danielle. Téo tenta organizar o dossiê sobre o Comendador. Carmem conversa com Orville sobre Salvador. Juliane comenta com Xana que aceitará o convite de Antoninho. Salvador engana Carmem. Robertão pede para Érika guardar seu dinheiro.

Sábado José Alfredo acusa Danielle de ter gra-

vado a fala de José Pedro para se vingar do marido. Téo publica a notícia sobre a gravação feita por Danielle.

19h45, no SBTSegunda Mili está na sala, quando Duda chega

e pede para conversar com ela. Ele explica que está gostando de Marian, mas acha que ela gosta do Mosca. Mili diz que talvez seja um mal entendido e eles sejam só amigos.

Terça As chiquititas vão à loja de fantasias.

Vivi pede a fantasia mais cara e mais bonita da loja. Mili pede para Vivi não gastar tanto dinheiro com isso. Vivi a ignora. Carolina e Carmen continuam as entrevistas.

Quarta Tati sai para encontrar Cícero e Vivi

a segue. Cícero se aproxima do local do encontro, mas vê Vivi de longe e vai embora. Pata conversa com Bia e diz ter certeza de que Marian armou toda a confusão. Bia concorda. Marian vai até ao quarto conversar com Pata e diz que não fez nada.

Quinta Os meninos insistem para Samuca ir

à festa com eles. Samuca aceita, mas vai com uma máscara que tampa todo o seu rosto, para não ser reconhecido. No orfanato, Junior se lembra de seu encontro com Andreia. Ele conta para Carol que recebeu a visita de uma ex-namorada.

Sexta Andreia liga para Junior, Carmen aten-

de e a convida para ir até lá. Carmen conversa com Andreia, que revela nun-ca ter esquecido completamente Junior. Andreia diz que veio ao Brasil para se tratar, porque está com suspeita de uma grave doença.

Sábado Não há exibição.

18h na GloboSegunda Odete chama a polícia para prender

Homero e Susana. Susana confidencia a Ricardo que Fernando esconde um segredo envolvendo Dani. Mário assume que está com Gilda e Fernando se enfurece.

Terça Vitória sugere que Beatriz fique em casa

enquanto Elísio estiver no quartel. Célia percebe que Artur quer ficar com seu cargo na agência. Vicente sugere que Sandra faça uma festa de noivado. Gilda e Mário pensam em abrir uma agência de turismo.

Quarta Ricardo fica transtornado com a reve-

lação de Susana sobre a paternidade de Rodrigo. Mário tenta convencer Rafael a aceitar que a festa de seu noivado seja na mansão. Sandra diz a Vitória que desiste de fazer a festa na mansão se ela deixar a casa de Elísio.

Quinta Homero não fala nada sobre Odete e

Beto desconfia. Diana se surpreende com a possibilidade de Vitória ser filha de Paulo e desiste de se mudar. Carlota manda uma encomenda para Homero e Susana se assusta. Fernando recebe outro pacote de Carlota.

Sexta Sandra encontra uma boneca de pano

com um S costurado no vestido. Rafael conversa com Inês sobre a ideia de Sandra recuperar a vida que lhe foi tirada. Homero e Odete se acusam pelo sumiço de Carlota. Beatriz conversa com Elísio sobre a saúde de Vitória.

Sábado Vitória propõe um acordo a Susana. San-

dra convida Célia e Artur para a festa de noivado. Cristina conta a Diana seus planos para derrubar Mário e Gilda. Madalena e Tadeu acertam os detalhes para que Vicente não descubra que eles já voltaram.

19h15, na GloboSegunda Caíque se surpreende ao saber que Mar-

cos e Laura retomaram o noivado. Pepito fica confuso com as travessuras feitas por Bella. Itália expulsa César de sua casa. Caíque diz a Laura que não deixará ela se casar com Marcos. Gustavo humilha Bia na frente de Israel.

Terça Itália não entende o interesse de Laura

pela foto antiga de sua mãe com as amigas. Laura desconfia de que Tina é sua mãe. Bella agita os lagartos na esperança de que Marcos veja o anel de Laura.

QuartaVicente pede a Laura que pare de procurar

pela mãe. Marcelo pede a Maria Inês que convença Úrsula a fazer os exames. Escobar afirma para Maria Inês que ela ainda ama Marcelo. Itália desconfia de que a decisão de Laura de se casar com Marcos não foi muito acertada.

QuintaLaura se recorda da noite que teve com

Caíque e confessa a Marcos que gosta de seu irmão. Azeitona é retirado do hospital e Sueli não faz nada para evitar. Maria Inês comenta com Escobar que teme pela reação de Marcos.

Sexta Laura pergunta a Samantha se ela está

com Caíque. Gaby exige que a mãe conte para a família que o clube está sem dinheiro por causa de Oscar. Aurélia não aceita as desculpas de Sueli.

SábadoLaura conta a Caíque que se lembrou

do dia em que estiveram juntos. Marcelo afirma a Maria Inês que nunca deixou de amá-la. Heitor avisa a Suzana que só voltará para casa quando ela contar o paradeiro de Oscar. Marcos procura Vicente para saber notícias de Laura.

MALHAÇÃO - 17h25, na GloboLucrécia se emociona e pede

que Jade cuide mais de si mesma. Bárbara não revela que foi Sol quem a incentivou a provocar uma crise alérgica em Wallace. René avisa a Dandara que deixará sua casa. Duca se prepara para encontrar Alan, e Cobra alerta Heideguer. Duca vê Henrique e Bianca se beijando. João se emo-ciona com a partida do pai. Nando acolhe René. Dalva tem um mau pressentimento. Duca chega ao

local do encontro sem perceber que está sendo seguido pelos capangas de Heideguer.

Alan salva Duca, mas sofre um acidente causado por Lobão. Nat ouve Heideguer ser avisado sobre o acidente de Alan e se deses-pera. Lobão abandona o carro na estrada. Alan tenta entregar o pendrive com o dossiê para Duca. Dalva conta para Karina e Bianca o que aconteceu com seus netos. Alan não resiste aos ferimentos. Marcelo decide ir à

Aquazen durante a noite. Lobão finge surpresa com o que acon-teceu com Alan, e se preocupa quando Heideguer avisa que o dossiê contra eles desapareceu.

Heideguer pede que Cobra não se envolva nesse caso. Gael avisa aos alunos sobre Alan. Nat lê uma mensagem de Alan e deixa sua casa. Todos na casa de Dalva se preparam para ir à Pedra do Índio. Heideguer insinua que o dossiê sobre a Khan pode não existir, e Dalva se irrita.

Um dos ambientes de uma casa quem vem ganhando mais destaque é o banheiro. Aproveitar o espaço é palavra de ordem na arquitetura

04_25.indd 1-2 18/11/2014 23:10:15

Page 5: Elenco - 23 de novembro de 2014

Detalhes que fazem a diferençaOs acessórios, como pias, cubas e vasos

sanitários, também ganham ares mais modernos. Hoje em dia, diz a arquiteta, os modelos de louças são bem variados, especialmente as cubas. “Existem cubas de diversos formatos, cores e material. Até mesmo esculpidas na própria pedra, então pode sim brincar com essa compo-sição diferente”.

Para quem opta instalar banheira, é preci-so ter cuidados extras. No caso das banhei-ras o ideal é ter uma instalação bem feita, pois por ser uma peça grande, vazamentos e infi ltrações podem ser difíceis de serem resolvidos e gerar altos gastos.

O revestimento é essencial, por ser uma área molhada. Camilla Diniz informa que o ideal é aquele que é impermeável, ou seja, que não vai absorver umidade. “As campeãs da categoria são com certeza as pastilhas de vidro ou cerâmicas. Mas as opções são várias! Papel de parede também pode, mas só nos lavabos, que não possuem tempo de uso tão elevado”, esclarece a profi ssional.

Para arrematar, as bancadas também ganham destaque. A arquiteta Camilla Diniz diz que os granitos e mármores continuam sendo os campeões de venda, mas há no mercado materiais como Silestone e Corian, onde também é possível esculpir cubas e com uma variedade diferente de cores, possuindo tons mais lisos, com menos pa-drões naturais. “Outro tipo de bancada que vem sendo bem utilizado é o de madeira de demolição, impermeabilizada e geral-mente vem acompanhada de uma cuba de sobrepor”, revela.

Os assessórios podem garantir um toque fi nal no acabamento do banheiro deixando ele a “cara” do dono

(5)Elenco #celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014 decor# Elenco AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 23 de novembro de 2014

Carreira musical

Fora da históriaPor meio de seus advogados, Luciana

Gimexaxax

Curso na EspanhaRainer Cadete, que interpre-

tou o Rafael em “Amor à Vida”, vai estudar Interpretação na Espanha com o mesmo pro-fessor que já treinou Giovanna Antonelli, Cauã Reymond e Grazi Massafera.

Filme brasileiroA Globo pretende transformar

em fi lme as séries “A Teia” e “O Pagador de Promessas”, exibido em 1988. As produções fazem parte das comemorações dos 50 anos da emissora.

CompensaçãoClaudia Leitte não esconde

que toma alguns cuidados para manter a sua invejável forma física. A cantora não descuida somente da alimentação, mas mantém rotina espartana de exercícios físicos e tratamentos estéticos.

Bonito de se verLucinha Lins e o cenógrafo

Claudio Tovar estão comemo-rando 30 anos de casamento. A atriz explicou que para um relacionamento durar tanto é preciso “respeito, amizade e cumplicidade” senão o amor não resiste. Quanto ao trabalho, ela interpreta a Zuzu, na novela “Vitória”, que está sendo exibi-da pela Record.

Skate na madrugadaChay Suede tem o hábito

de andar de skate na madrugada. Ele apro-veita a tranquilida-de do horário nas ruas do bairro dos Jardins e faz suas m a n o -bras.

Quem convive com Cléo Pires conta que a atriz pretende investir na carreira musical em parceria com seu pai, Fábio Jr. Por enquanto, nada con-fi rmado. É esperar para conferir. A notícia joga balde de água fria nos comentários que ela e o pai estariam “estremecidos”.

Sem pressaCarol Castro conta que as

pessoas fi cam perguntando quando pretende engravidar do marido, o modelo Raphael Sander, com quem se casou no início deste ano. A atriz tem dito que entende a curiosidade das pessoas, mas tais perguntas fazem com que ela se sinta pressionada a ser mãe quando ela não tem pressa para que isso aconteça.

Na novela da Globo

Mauricio Destri foi esca-lado para atuar em “Lady

Marizete”. O ator inter-pretará Benjamim, namorado de Margot (Maria Casadevall). No decorrer da tra-ma. Benjamim vai se apaixonar por Marizete (Bruna M a r q u e z i n e ) , causando mui-ta confusão na vida de Margot. O úl-timo trabalho

de Destri nas no-velas foi em “San-gue Bom”.

ESTE

VAM

AVE

LLA

R/RG

JOÃ

O C

OTT

A/RG

JOÃO

MIG

UEL

JR/

RG

05_24.indd 1-2 18/11/2014 23:14:00

Page 6: Elenco - 23 de novembro de 2014

Delícias amazônicas em Brasília

Quando escolheu Manaus como sua terra de coração o carioca Cláudio Procópio, renomado

chef do luxuoso barco-hotel Iberostar Grand Amazon, não sabia que sua missão seria divulgar a culinária ama-zônica para o Brasil e o mundo.

Com mais de 20 anos de experiência na área de cozinha e membro da Asso-ciação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga), Cláudio Procópio destaca-se

por sua especialização na cozinha franco-brasileira e por sua passagem pelo extinto Saint-Honoré, onde, em menos de cinco anos assumiu o cargo de chef de partida do restaurante ao lado do renomado chef francês Michel Augier. Procópio atuou também ao lado de Roland Villard, no coman-do do restaurante Atlantis, do hotel Sofitel e ocupou o posto de primeiro cozinheiro da ECO-92.

Em Manaus, depois de uma tempo-rada proveitosa em Salvador, ele se apaixonou pela culinária regional e, em pouco menos de 10 anos, publicou dois livros sobre o tema que conquistaram o mundo com as delícias do Norte. As 62 receitas do seu segundo livro “Culi-nária Amazônica – o sabor da natureza” estarão expostas durante uma semana – de 24 a 29 deste mês – no Congresso Nacional, em Brasília.

O chef Cláudio Procópio é destaque em Brasília por sua especialização na cozinha franco-brasileira

VERA LIMAEquipe EM TEMPO

O chef irá participar de um evento em Brasília mostrando as delícias da região

Pontos turísticosConhecer o Elevador Lacerda tam-

bém é obrigatório para quem faz tu-rismo na capital baiana. Inicialmente a função inicial do elevador era ligar a Cidade Baixa e a Cidade Alta de Salvador, mas hoje o equipamento tem um apelo mais turístico devido à vista deslumbrante da cidade, a 72 metros de altura.

O Dique do Tororó foi construído entre os séculos 17 e 18, com o represamento da nascente do rio Urucaia, para proteger a cidade de possíveis ataques, já que Salvador na época era a capital do Brasil. Hoje, o espaço de 110 mil m2 é o destino de quem quer descansar e se divertir nos finais de semana. O local possui deques para os pescadores, pista de corrida para esportistas, restauran-tes e estacionamentos.

Outro destaque de Salvador é o Solar do Unhão/MAM Bahia, um conjunto arquitetônico que abriga o Museu de Arte Moderna, um cais, uma senzala e um alambique. O local foi construído para ser a residência do desembarga-dor Pedro Unhão Castelo Branco. Hoje é um ponto turístico bem visitado, que conta ainda com um jardim de esculturas e uma praça onde ocorrem apresentações folclóricas e musicais.

A arquitetura da Igreja e Convento de São Francisco é a maior represen-

tante do estilo Barroco na Bahia e impressiona pela riqueza de detalhes em seus painéis e pela quantidade de ouro em seu interior. Já a Igreja do Senhor do Bonfim é a mais famosa de Salvador e seu padroeiro, um dos mais seguidos pelos fiéis. Suas fitinhas fazem sucesso nos braços e tornozelos de muitos visitantes do local.

O Mercado Modelo abriga mais de 200 lojas que oferecem lembranças de Salvador e da Bahia, a maioria delas artesanais. Além do comércio, o mer-cado abriga dois famosos restaurantes de comida típica baiana, o Camafeu de Oxóssi e o Maria de São Pedro.

Mas se você está procurando praias, Salvador oferece mais de 50 quilôme-tros das mais belas, a maioria delas emolduradas por coqueiros. Uma das mais frequentadas é o Porto da Barra, pois tem águas calmas e límpidas. Não deixe de maneira alguma de conhecer a praia de Itapuã, que foi imortalizada na música de Dorival Caymmi e Vinicius de Morais.

E para encerrar sua viagem a Sal-vador, não deixe de visitar a Lagoa do Abaeté. Ponto turístico dos mais famosos na cidade, a lagoa de águas escuras é cercada por areia fina e branca e várias dunas formadas por partículas trazidas pelo vento da praia de Itapuã. A vegetação do entorno completa o belo cenário.

O Farol da Barra é o cartão-postal da cidade e um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital baiana. Foi por lá que a cidade começou a se desenvolver

Salvador oferece mais de 50 quilômetros das mais belas praias espalhadas

turismo# Elenco (23)(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014Elenco #boa mesa(6) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 23 de novembro de 2014

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

06_23.indd 1-2 18/11/2014 23:15:37

Page 7: Elenco - 23 de novembro de 2014

Degustação“O restaurante é anexo da Câmara

dos Deputados, mas é aberto ao público e recebe várias pessoas de fora, além de políticos em geral que prestigiam a nossa culinária”, ressalta o chef que participa pelo terceiro ano do evento, que é uma promoção do restaurante e lancho-nete-escola do Senac.

O restaurante-escola Gastrono-mia na Câmara dos Deputados tem vista privilegiada da Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios e Lago Paranoá, fica aberto ao público e tem, desde 2011, uma ga-rantia extra de qualidade. A unidade é hoje um centro de excelência para a formação de profissionais que tra-balham em restaurantes. Na época, o Senac investiu R$ 1,5 milhão na readequação do local. O restaurante forma mais de 500 profissionais por ano como garçons, cozinheiros e ajudantes de cozinha. Sendo que a prioridade é para a participação de estudantes pobres, que têm di-ficuldade de qualificação.

Primeira turmaFigura conhecida dos alunos do

restaurante-escola, onde já realizou palestras sobre gastronomia e onde também lançou seu primeiro livro 5 anos atrás, Cláudio Procópio res-salta que é uma honra e um prazer voltar ao ponto de origem e ver a formatura da primeira turma do Senac, realizando uma semana de gastronomia e mostrando as melho-res receitas da Região Norte.

“Vamos levar 450 quilos de pirarucu e 350 quilos de tambaqui e ainda teremos, além de muitos pratos que constam do livro de receitas, o famo-so caldo de piranha”, destaca o chef. Para ajudar a fazer tantas iguarias Procópio conta com uma equipe de 25 pessoas cedidas pelo Senac e mais dois cozinheiros que trabalham com ele no Iberostar. “Temos que valorizar a prata da casa e, além da brigada da faculdade, contarei com o apoio de meus dois chefs, Edney Soares e Genivaldo Bentes, que serão fundamentais nessa em-preitada”, assinala. Brincando, ele destaca que Edney participa pela segunda vez do evento em Brasília, mas Genivaldo é estreante e nunca em sua vida viajou de avião. “Para ele será tudo inédito”, ri.

Além do buffet no restaurante anexo da câmara o chef também estará no comando do serviço à La Carte no restaurante que atende o Senado com um menu exclusivamente amazônico que inclui, entre outras coisas, pirão de pirarucu, mandioca refogada, tam-baqui frito, caldeirada de pirarucu com banana pacovã, galinha na cabidela de açaí, caldo de piranha e farofa de ba-nana pacovã com farinha do uarini. De sobremesa, doces e geléias de bacuri, cupuaçu, açaí, graviola e araçá. É de dar água na boca.

Como é difícil escolher um ro-teiro nacional para as férias. Não por falta de opção, pelo

contrário, o Brasil oferece destino para todos os gostos e bolsos. Mas sem dúvida, os mais procurados para as férias de final de ano são os destinos que possuem praias. Claro que no quesito praias, nosso país é nota 10. Hoje, a dica é a magnifica Salvador, a capital dos baianos, povo alegre e acolhedor. Sem dúvidas, um destino para nunca mais esquecer!

O Brasil começou pela Bahia. Foi em Porto Seguro, no sul do Estado, onde hoje é a Baía de Cabrália, que Pedro Álvares Cabral ancorou a sua caravela; foi lá também a celebra-ção da primeira missa que marcou a chegada dos portugueses ao país, em 1500. As primeiras vilas surgiram ali e a primeira capital brasileira foi Salvador, detentora hoje de uma cul-tura rica e conhecida no mundo todo. A Baía de Todos os Santos, onde fica a capital Salvador, só foi abordada pelos portugueses em 1501. Ali, Amé-rico Vespúcio se estabeleceu e fez surgir à cidade que viria a ser a mais importante do Brasil durante quase todo o período da colonização.

Além do turismo de sol e praia, dos grandes eventos como Carnaval e Réveillon, da cultura e do patrimô-nio histórico, quem vier à Bahia tem também a opção do turismo étnico afro, com roteiros pela capital e Recôncavo Baiano.

Em Salvador, com mais de 80% da população afrodescendente, a cultu-ra de matriz africana faz parte dos principais atrativos consumidos por turistas. A herança está presente na culinária baiana, na capoeira, no ar-tesanato, nas roupas, nos penteados, nos trançados da palha e da piaçava, na arte em barro, nas igrejas e em muitas manifestações culturais.

Famosíssima pelo seu Carnaval, Sal-vador é recheada de destinos turísti-cos imperdíveis, sem falar claro do imperdível Réveillon, com muito calor humano e ritmo contagiante.

O Farol da Barra é o cartão-postal da cidade e um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital baiana. Foi por lá que a cidade começou a se desenvolver. O monumento foi colocado no topo de uma torre de alvenaria de 37 metros e foi o primeiro farol a ser construído no continente americano. É uma das construções mais belas da cidade.

E quem nunca ouviu falar do Pelou-rinho: O bairro situado no Centro His-tórico foi o ponto inicial do desenvolvi-mento econômico da cidade, no século 16. Muitas construções do lugar foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e são as principais atrações do ponto turístico. Desde 1985, é considerado Patrimô-nio da Humanidade pela Unesco. No Pelourinho, para chegar a instituições como a Casa de Jorge Amado, se deve percorrer estreitas ruas que mantêm suas características originais.

No Elevador Lacerda você tem uma vista deslumbrante de Salvador, a 72 metros de altura

O colorido das fitas do Senhor do Bonfim conquistam os braços dos visitantes

Elenco #turismo(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014 (7)boa mesa# ElencoAMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 23 de novembro de 2014

O chef Claudio Procópio tem mais de 20 anos de experiência na área de cozinha e é membro da Abaga

07_22.indd 1-2 18/11/2014 23:22:02

Page 8: Elenco - 23 de novembro de 2014

Brinde espanhol

Elenco #vinhos(8) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

Turismo

Sinta a energia de Salvador

As festas de Manaus agora vão ter novos motivos para brindar. Brindar com as no-

vidades que a Freixenet do Brasil está trazendo para a cidade por meio da Nossa Senhora de Fátima Importadora, que passa agora a ser a distribuidora exclusiva da famosa marca de cavas espanhola. “A Frei-xenet sentiu necessidade de atuar em alguns espaços que antes não atuava em Manaus, como em hotéis, restaurantes e casas noturnas. E a Importadora é expertise nesses canais de atuação, além de ter recebido indicações de outras viní-colas”, revelou o diretor da Freixenet do Brasil, Fabiano Ruiz, que esteve presente no evento de lançamento para a imprensa e cerimonialistas, acontecido no Zefinha Bistrô.

E são muitas novidades. São 16 novos produtos, entre cavas, espumantes e vinhos, todos esco-lhidos pelo empresário amazonense Joaquim Nogueira, proprietário da Importadora. “As cavas já eram comercializadas em Manaus há 15 anos, mas a Freixenet tem 19 vi-nícolas espalhadas pelo mundo e são inúmeros produtos que temos a oferecer. A Importadora identi-ficou esses produtos para serem

comercializados em Manaus, que são vinhos oriundos das regiões es-panholas de Rioja, RiberadelDuero e outros que serão muito apreciados também, como o Oroya, um vinho que é para ser harmonizado com sushis”, conta Fabiano.

Dentre os destaques, estão os es-pumantes Mia, elaborados com uva moscatel e inspirados no arquiteto catalão Antoní de Gaudí. De acordo com o diretor da Freixenet, os Mia foram lançados há 2 anos no Brasil, mas somente agora chegam por aqui. “E ano que vem teremos uma outra novidade: o lançamento de um espumante nacional em parce-ria com a Casa Miolo, o XB, e que também será um produto exclusivo da Importadora Nossa Senhora de Fátima”, revela.

O empresário Joaquim Nogueira está satisfeito por ter sido esco-lhido para ser o distribuidor oficial da Freixenet na região. “A marca é líder mundial, comercializa 200 milhões de garrafas por ano, no mundo inteiro, e esta é uma gran-de parceria que estamos fazendo, aumentando nosso portfólio e ao mesmo tempo estreitando laços comerciais que atingem o objetivo da Freixenet”, conclui.

A marca espanhola, líder mundial na venda de cavas, apresenta nova proposta que vai deliciar as festas da cidade

Fabiano Ruiz esteve na

cidade para apresentar a

marca

08_21.indd 1-2 18/11/2014 23:23:30

Page 9: Elenco - 23 de novembro de 2014

Elenco #tec(20) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

estilo# Elenco (9)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

Smarthphonescom preços menores A Samsung, líder mundial dos smar-

tphones, mas submetida à crescente competição dos chineses, reduzirá

consideravelmente sua oferta neste setor e produzirá modelos mais baratos e, portanto, mais acessíveis nos países emergentes.

Esta mudança de estratégia, esperada por vários analistas, foi confirmada nesta terça-feira por um porta-voz da empresa e apresentada em Nova York por seus relações públicas Robert Yi.

Segundo ele, a Samsung, que registrou uma queda de 50% de seus lucros no ter-ceiro trimestre, quer reduzir de um terço a um quarto o número de smartphones, que lançará no mercado em 2015, mas não disse o número exato de modelos que representará esta redução.

Paralelamente, o grupo aumentará a pro-dução de seus celulares inteligentes mais baratos, para competir com modelos chi-neses da Huawei, Lenovo e Xiaomi.

“Já não era sem tempo que reduzissem seus custos, algo indispensável para esta-bilizar suas margens de lucros”, comentou Robert Cihra, analista da Evercore ISI, citado pelo “Wall Street Journal”.

De fato, a divisão de telefonia móvel da Samsung registrou um lucro operacional de 1,75 trilhão de wons entre julho e setembro, frente aos 6,7 trilhões do ano anterior, ou seja, uma queda de 74%.

A Samsung continua sendo a líder mundial, mas sua cota de mercado pas-sou de 35% em 2013 a pouco menos de 23% nos dias de hoje, à frente da Apple (12%), enquanto as marcas chinesas não param de ganhar terreno.

Samsung reduzirá modelos de smartphones e produzirá aparelhos mais baratos. A empresa registrou uma queda de 50% de seus lucros

DIV

ULG

AÇÃO

É tempo de festejarO fim de ano chegou mais uma

vez, considerado por mui-tos como o melhor período

para celebrar e promover diversos encontros de amigos e familiares em casa. Muitas pessoas têm dú-vidas de como preparar a casa para esses festejos. Pensando nisso, a professora de eventos, Tamie Aguilera Watanabe, forne-ce 10 dicas de como garantir a satisfação de todos durante as confraternizações.

“Planejamento é a palavra-chave da realização de um bom even-to. Qualquer tipo de evento deve ser bem planejado. O sucesso é o resultado de um evento bem conceituado. E, em seguida, vem a organização, que é diferente de planejar. Planejar é idealizar, sonhar, criar, enquanto organizar é realizar, esquematizar, colocar cada coisa em seu lugar. Organizar um evento requer envolvimento, responsabilidade, habilidade e ca-rinho pelos convidados”, diz.

A partir desses pontos iniciais, é hora de enviar os convites. De acordo com Tamie, o convite é a primeira impressão do evento. “É por ele que o convidado considera ir ou não ao evento. Um convite simples, mas, bem escrito, discreto e bonito pode ser mais bem-visto do que um cheio de cores, grande e com muitos detalhes”, diz. O me-lhor, ainda, é conseguir convidar sempre com pelo menos 20 a 30 dias de antecedência. “Planejar e organizar pelo menos três meses antes”, indica.

Segundo a professora, o núme-ro de convidados vai determinar o tamanho de sua festa. “Se o número de convidados for maior que 20 pessoas, você precisará de ajuda. Desde o serviço de copeira e garçons, até os serviços de um personal chef, hoje existem no mercado diversos tipos de serviços para eventos que podem facilitar a sua vida”, reforça Tamie.

Outro detalhe importante é a decoração da casa ou salão onde realizará o evento. Uma bela de-coração e ambientação, explica a professora, exigem flores, brilho, fitas, balões, boa música, mesas, cadeiras e sofás. “Isto não quer dizer que exija muitas cores e muitos móveis. Cuidado com a decoração, pois muita informação é sinal de indecisão”, afirma. A profissional declara que o mais importante é ser claro e objetivo ao decorar o ambiente. Escolha dois ou três itens de cada, como cores, flores, mobiliário e outros itens em geral.

As bebidas devem atender ho-mens, mulheres e crianças. Assim, a variedade deve ser maior. Priori-ze águas, refrigerantes, sucos na-turais e bebidas alcoólicas leves. Soda italiana e vinhos também são bem-vindos.

Os aperitivos ou entradinhas po-dem ser colocados em diferentes lugares, para que os convidados se sirvam da melhor forma. Pre-parações leves, sem molhos e maionese, são os mais indicados. Mistura de frutas e legumes costu-mam agradar. “Saladas, canapés e outras preparações frias em colheres, pratinhos e palitinhos, pré-preparados facilitam muito a vida do anfitrião. Uma linha de descartáveis brilhantes e mais resistente está no mercado para ajudar nas festas”, diz.

Com a chegada das festividades de fim de ano, nada melhor que começar a planejar a reunião entre familia-res e amigos

09_20.indd 1-2 18/11/2014 23:24:45

Page 10: Elenco - 23 de novembro de 2014

(19)game# Elenco (19)Elenco #luxo(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

Nova temporada do

Football ManagerJogo Football Manager 2015 traz novidades na compra de jogadores. Ainda é possível atuar como técnico de futebol, organizar a equipe e acompanhar as partidas

Há quem diga que todo brasileiro é um pouco de técnico de futebol. Afinal, quem nunca quis dar uns pitacos na forma-

ção do time? Pois na Inglaterra não é muito diferente. De olho nesse anseio popular, a desenvolvedora britânica Sports Interactive lançou, em 2005, a primeira edição do Football Manager, game no qual é possível atuar como técnico de futebol, organizar a equipe, comprar atletas e acompanhar as partidas. O jogo caiu na graça dos fãs do esporte, pois contava com uma boa base de dados de jogadores, incluindo pequenos times e jovens atletas.

O sucesso foi tanto que, no ano seguinte, a Sega, conhecida no mundo dos games, com-prou a Sports Interactive. A empresa inglesa pôde continuar a produzir e melhorar o Football Manager, ou FM, para os mais viciados. Desde então, todos os anos uma nova versão do jogo é lançada. E, apesar de estarmos no fim de 2014 ainda, a temporada 2015 já começou.

Muita expectativa foi gerada sobre as mu-danças em relação à versão 2014. Alguns es-peravam alterações drásticas. Mas o resultado foram melhorias mais sutis, porém considerá-veis. A principal delas está no leiaute do jogo, que se tornou mais limpo e eficiente. No lado esquerdo da tela, ficam os principais menus para acessar dados da equipe, dos campeonatos, dos treinos, entre outros.

Se as prioridades escolhidas são mais ligadas à parte técnica e à psicológica, a tendência é ser catalogado como treinador de agasalho — uma espécie de Felipão ou Joel Santana. Se as opções selecionadas forem voltadas para o caráter tático e pragmático, o player é colocado como técnico de terno, semelhantes a europeus, como Mourinho ou Fergunson. As escolhas não interferem tanto na carreira, mas podem ajudar em determinadas situações e na relação com jogadores e comissão técnica.

Enfim, condições próximas às enfrentadas prin-cipalmente por times brasileiros.

Sofisticaçãopara as mulheres

O chapéu fez grande sucesso na cabeça das mulheres nas déca-das de 1920 a 1940 e, pouco

a pouco, deixou de ser “moda”; ficou brega. No entanto, paralelamente, virou artigo de luxo e aparecia apenas na cabeça de mulheres abastadas ou da realeza europeia, ícones da elegân-cia como a duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Decididamente, o chapéu não era acessório para se usar na rua, no dia a dia, ou andar de ônibus. Como isso mudou!

Primeiro porque a moda ficou de-mocrática, cada um e cada uma pode usar o que quiser. De modo geral, todos podem seguir as tendências da moda, quem tem orçamento folgado e quem não tem, pois as confecções populares copiam os estilos chiques e assim ninguém fica de fora.

O mesmo aconteceu com o chapéu. Atualmente, abastecem as barracas e lojas de importados, são bonitos, tem ótima aparência e assim não fazem feio na cabeça das mulheres. Ainda existem os modelos elegantes e de confecção fina, os quais não são tão acessíveis assim.

Outro fator importante que alavan-cou o uso do chapéu é a necessidade de proteção contra os raios UVA e UVB.

É bem verdade que o chapéu não e tão popular assim no dia a dia, mas ganharam novo fôlego na praia e nos passeios ao ar livre.

De olho nesta nova tendência, a indústria especialista na confec-ção da moda tem se esmerado em pesquisas e desenhos de modeli-tos para os chapéus, os quais têm aparecido confeccionados em finos tecidos, e que completam com ou-tros materiais, oferecendo peças que caem muito bem e podem ser usados sem sustos por todas.

O chapéu é uma peça do vestuário bem versátil; não se pode negar que o chapéu está na cabeça das mulheres sem tantos formalismos e serve para criar um estilo, mas vamos combinar que é preciso charme e personali-dade para fazer um bom uso deste acessório, que tem o dom de dar ares de romantismo e sofisticação em qualquer produção.

Com a chegada do sol escaldante do verão, nada como optar por um

modelo de palha e fita, em cores que combinem entre si, vão bem com calças compridas ou saias longas; ou então aquele confeccionado em tecido e cheio de pequenas flores para combinar com a nova tendência da moda podem se tornar a sua marca registrada, o seu jeito de ser.

Gostou da ideia? Fique de olho nos modelos disponíveis no mercado. Bem populares, são aqueles confeccionados com uma fina trama de fios sintéticos e fitas coloridas arrematam a costura entre a copa e a aba do chapéu. Vale usar a criatividade e amarrar echarpes, flores, camafeus, contas, pedrinhas coloridas e tudo mais que a sua ima-ginação permitir.

Falando em chapéus e outros pro-tetores, o verão sempre foi sinônimo de férias, ou de finais de semana alegres e passados ao ar livre até que alguém descobriu que o abuso do sol pode causar doenças de pele. Exaustivamente se anuncia que abu-sar do sol provoca o envelhecimento precoce e isto foi um foi um balde de gelo que jogaram na alegria de curtir a piscina ou a praia.

Bem-estarDaí, a notícia maravilhosa: o protetor

solar veio para prevenir e junto com ele, as poderosas vitaminas que ajudam a combater o tal envelhecimento que todas e todos querem adiar. Resultado, dá para curtir as delícias do sol. Basta rever algumas dicas saudáveis.

No verão é muito comum perdermos maior quantidade de líquidos, o que pode provocar desidratação. Evite esse tipo de problema tomando, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Envelhecimento precoce e câncer de pele são alguns dos riscos que au-mentam quando você se expõe ao sol entre 11 e 16 horas, quando os raios ultravioletas incidem com maior força. Por isso, faça do protetor solar o seu companheiro diário não se esquecendo dos cremes específicos para o redor dos olhos. Neste caso, durante o dia prefira aqueles que também tenham FPS.

E vai aqui, a velha dica, mesmo se não estiver na praia, o protetor solar deve ser o seu companheiro fiel. Re-aplique ao longo do dia, lavando bem o rosto e o pescoço antes. Se tiver dúvidas, consulte um dermatologista que indicará qual é o tipo ideal para sua pele, uma vez que existem vários índices de fatores de proteção e for-mulações especiais sem óleo, em gel ou em creme.

O chapéu está com tudo; o acessório é elegante e ainda protege contra os efeitos nocivos do sol

O chapéu é um item chi-que e versátil. Ele também vai muito bem na praia ou nos passeios

GB

/IM

AGEM

10_19.indd 1-2 18/11/2014 23:28:33

Page 11: Elenco - 23 de novembro de 2014

Elenco #pets(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

A saúde da

dentiçãodos pets

Assim como os humanos, cachorro tem dente de leite e precisa de cuidados especiais com a saúde bucal

Cuidar da saúde dos dentes é es-sencial para evitar problemas no futuro. De acordo com a Associa-

ção Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), a doença de gengiva é a primeira entre cães e gatos. O assunto é sério já que de cada dez animais, oito possuem o problema. Ou seja, todos os animais adultos terão a doença um dia.

Mas não fi ca por aí, o seu pet também poderá apresentar outras doenças como tumores, infecções, acúmulo de placa e a doença endodôntica – que aparece quando o cão ou gato quebram o dente.

Sendo assim, nada melhor que fi car atento para diminuir os riscos de infec-ções. Abrir a boca do seu bicho de estima-ção e verifi car se os dentes estão em ordem é um dos cuidados frequentes necessários para garantir uma vida saudável ao pet. A escovação é fundamental e deve ser diária.

Não é difícil prevenir do-enças em seus animais de estimação. Basta ter alguns cuidados. O momento da esco-vação deve ser aproveitado ao máximo, por isso é essencial que siga algumas dicas:

- O ideal é escovar todos os dias, mas três vezes por semana também dá um bom resultado.

- Alimentos (petiscos, principalmen-te) anunciados como capazes de com-bater o tártaro realmente funcionam. Porém, é necessário fazer o pet comer diariamente.

- Ossos naturais estão proibidos, mesmo cozidos, pois são du-ros demais, e fraturam dentes. Se isso ocorrer é preciso fazer no animal tratamento de canal, sob anestesia geral.

- Para acostumar o gato ou o cachorro com a escovação é necessá-rio começar desde fi lhote.

- Aos dois meses de idade você pode mexer na boca do pet. Comece com uma paninho, alisando os dentes, depois com escovas, inclusive em gatos.

- Quando iniciar o uso de escova e pasta os itens devem ser exclusivos

para animais. Alguns cremes dentais

possuem gostos de carne ou peixe, para estimular a escovação.

- Creme dental humano pos-sui flúor e detergente, o que não faz bem aos animais.

- No Brasil, existem poucas opções de escovas de dente para bichos. Se não

encontrar ou se o preço for muito

alto, não desista! Compre uma escova de gente, mas adequando o tamanho e maciez ao porte do cão ou gato. Se for fi lhote, experimente uma escova infantil e bem macia.

Moda

Verão dos Trópicos

11_18.indd 1-2 18/11/2014 23:31:03

Page 12: Elenco - 23 de novembro de 2014

ProcessoDepois de uma pré-secagem, mas

com os com eles ainda úmidos, é aplica-da a máscara Reconstrutive, também mecha a mecha, com uma pausa de cinco minutos. Gente, só de aplicar o produto você já vai sentindo a dife-rença nos fios, que vão ficando mais leves e sedosos. Sem contar no cheiro: maravilhoso, sem ser enjoativo!

O processo final fica por conta do Ci-ment Thermique para texturizar os fios. Prontinho. Você está com os cabelos tratados em apenas uma hora. É passar os dedos para sentir uma textura macia, a leveza dos fios e notar o aspecto brilho-so. “Esse procedimento é recomendado

até antes de você mudar algo no visual. Não adianta fazer uma coloração se o cabelo não está legal, não está saudável, por exemplo. Geralmente quando se faz algo voltado a cor, a gente precisa de um tratamento desses até para selar a cutícula e para o fio ficar mais alinhado”, reforça Emanoel Lima.

O hair sylist avisa também que o recomendável é fazer de 15 em 15 dias o tratamento, ou semanalmente, dependendo da necessidade dos cabe-los. “Ele tem um efeito duradouro, não é só no dia”, conta. Nem precisa falar “Manu”, quem faz o tratamento sente “no fio” o resultado: cabelos lindos, leves e soltos. Amei!

Vinicius de Moraes fez versos que de longe dão a clara visão da beleza estonteante da eterna “Garota de Ipanema”. Mas

a mulher linda que ele cantava e que ficou famosa no planeta inteiro, no nosso mundo fashion bem que poderia estar desfilando belas e coloridas peças em plena Manaus do Verão dos Trópicos, usando Enjoy, marca carioca que está em Manaus desde 2013, no Shopping Manauara, piso Castanheiras.

Nosso editorial deste domingo, produzido às margens do rio Negro, na Ponta Negra, apresen-ta algumas “it” peças da coleção Oceanos, que veste a mulher contemporânea, alegre, casual e pulsante, assim como o Rio, Manaus e outras capitais onde o Sol desponta... A grife foi criada há 18 anos e seu símbolo é um trevo, que associa natureza à urbanidade; o natural ao utilitário, em shorts, jeans, camisas, jaquetas, blaser, saias longas e minis. Sem falar nos acessórios, bolsas e até agendas 2015 com estampa animal print.

Nascida no Rio, a Enjoy chegou a Manaus pelas mãos da empresária e franqueadora Eliza Nogueira, que apostou no mercado femi-nino, numa moda confortável, moderna e que veste a todas, em todos os tamanhos e com o mesmo caimento. E a marca tem tudo a ver com nosso clima tropicalíssimo de Manaus, com estamparia autoral, inspirações na praia, Carnaval, Cristo Redentor, bossa nova, entre tantos ícones cariocas. Se não temos o bonde e o mar tão cantados por Vinicius, temos o rio Negro, o corpo dourado e o balançado... A coisa mais linda que já vimos passar!

As peças trazem as cores da temporada laranja, turquesa, amarelo, em contraste com tons mais sóbrios e, lógico, os pretos universais e únicos. Os vestidos são elegantes, estrutura-dos, alguns com ombros desnudos, tudo muito feminino. Os looks estão energizantes, com cores fortes, o que as fotos do nosso editorial revelam, caem perfeitamente em mulheres de estilo, do sofisticado, elegante ao jovial. Como adoramos o Sol, a contemplação, fique um pouco mais com Enjoy, e aproveite a vida, sem ter a vergonha de ser feliz!

(19)beleza# Elenco (17)Elenco #moda(12) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

FOTO

S: I

ON

E M

ORE

NO

12_17.indd 1-2 18/11/2014 23:33:46

Page 13: Elenco - 23 de novembro de 2014

A correria do dia a dia, seguido de uma miniférias regada a muito sol e mar, acaba colocando os

cuidados com os cabelos em segundo plano. Então, você vai deixando para depois e quando se dá conta, eles estão sem o mesmo brilho de sempre - “sem vida mesmo”.

Só me dei conta que meus ca-belos estavam assim “jururu”, de-pois que recebi o convite do edi-tor Guto Oliveira para participar do Desafio da Beleza. A propos-ta foi fazer o tratamento Thermo Blindagem Capilar, da Kérastase. E claro que aceitei na hora.

É realmente desafi ador manter em dia os cabelos compridos, ainda mais quando eles estão com a raiz natu-ral e as pontas com mechas. Isso se torna pior para quem tem uma agenda corrida e não é muito fã de passar horas no salão de beleza. Eu confesso, sou dessas!

Foi justamente esse o primeiro ponto que me encantou nesse tra-tamento: ele não é muito demorado,

LÍDIA FERREIRA Equipe EM TEMPO

Para texturizar os fi os

belezaDesafio da

Série

:

dura de 45 minutos a uma hora e meia, como explica o hair stylist do Villa Angel, Emanoel Lima.

“Esse é um dos tratamentos mais completos da Kérastase. É um pro-cedimento que serve para todo tipo de cabelo, tanto para quem tem co-loração, mechas, alisamento ou até mesmo para o cabelo natural, mas que está com aspecto ressecado. Isso porque ele trata desde o superfície até profundamente o fi o, fazendo uma verdadeira blindagem”, conta.

Com uma explicação dessa, tem como ter alguma dúvida? De jeito algum. Até porque, além do produto de primeira linha, entreguei as madeixas nas mãos de um profi ssional que tem cursos nacionais e internacionais, está há 14 anos no mercado e é uma simpatia em pessoa. Então, vamos à prática ao lado do “Manu”!

O primeiro passo é a lavagem dos fi os, com a retirada do exces-so de água. Em seguida é aplicado o Concetré Vita-Ciment, misturado ao Booser Ceramida. “A gente vai massageando mecha a mecha para aplicar bem os produtos nos fi os”, explica Emanoel Lima. O Villa Angel tem como marca registrada a excelência dos produtos usados

Ficha Técnica

Enjoy – Piso Castanheira – Ma-nauara ShoppingModelo: Sarah Chinikoski - Agência Backstage Beleza: Paula LissaFotografo: Alberto César Araújo

Elenco #beleza(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014 moda# Elenco (13)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 23 de novembro de 2014

13_16.indd 1-2 18/11/2014 23:37:21

Page 14: Elenco - 23 de novembro de 2014

Elenco #variedades(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014 variedades# Elenco (15)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 23 de novembro de 2014

Um dos itens mais desejados da temporada foram as guirlandas, do colunista Jander Vieira

Clima natalino

Um dos mais tradicionais objetos da decoração na-talina é a guirlanda. O ar-

ranjo, um círculo de galhos secos, entrelaçados de folhagens, flores, pedrarias, é usado para decorar as portas das casas no período das festas de fim de ano e pode aparecer decorado de diversas maneiras. Para quem entra no espírito da época, como o colu-nista Jander Vieira, demonstrar a satisfação pela chegada do Natal virou mais que um hobby.

“Faço guirlandas há mais ou menos 6 anos, porém, sempre as fiz para mim e para pessoas muito próximas. Este ano, graças às redes sociais, após um post mostrando a que eu preparei para este Natal, várias pessoas per-guntaram onde comprei, quanto custou a tal guirlanda. A surpresa deles foi porque eu disse que eu mesmo as produzia”, conta Vieira. A partir daí, o colunista recebeu dezenas de encomendas.

“Era apenas um hobby, mas aca-bou se tornando uma boa fonte de renda e um privilégio, pois sei que

vários amigos acreditam em mim, para exporem em suas portas um dos símbolos mais fortes do Natal. Foi uma espécie de acaso, uma brincadeira que virou coisa séria”, diz Vieira.

As guirlandas, aliás, podem apa-recer com diversos adornos, como fitas, frutas, ciprestes, bolas, ramos de pinheiro, todos os símbolos e enfeites que representam a festa do nascimento de Jesus. A tradição de se usar as guirlandas surgiu em Roma, pois os romanos acreditam que presentear com um ramo de planta traz saúde, motivo pelo qual passaram a enrolar os mesmos em coroas, para desejar que todas as pessoas de uma mesma família ti-vessem saúde.

Nesse acaso, Jander acabou desco-brindo uma paixão. “Antes de come-çar a produzir as peças, peço de Deus discernimento e inspiração. Penso na pessoa que encomendou e começo a moldar a guirlanda.

Os materiais, comenta, são diver-sos: guirlanda pré-armada, adere-ços diversos e muito carinho. “Tento mesclar o que posso a partir das preferências do cliente. “Garimpo” bastante e graças a Deus, alcanço o desejo de cada um.

As tendências para este ano são branco, dourado, penas e folhas. “Mas creio, que o que será sem-pre tendência – e saem com mais frequência - são os tradicionais vermelho e verde. Além, é claro, do bom gosto”, finaliza.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

Criatividade e bom gosto podem ser vistos em cada detalhe das guirlandas

Flores e duendes transformam a magia do Natal em lindos arranjos O branco e o brilho são fortes tendências da época mais festiva do ano

14_15.indd 1-2 18/11/2014 23:40:28

Page 15: Elenco - 23 de novembro de 2014

Elenco #variedades(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014 variedades# Elenco (15)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 23 de novembro de 2014

Um dos itens mais desejados da temporada foram as guirlandas, do colunista Jander Vieira

Clima natalino

Um dos mais tradicionais objetos da decoração na-talina é a guirlanda. O ar-

ranjo, um círculo de galhos secos, entrelaçados de folhagens, flores, pedrarias, é usado para decorar as portas das casas no período das festas de fim de ano e pode aparecer decorado de diversas maneiras. Para quem entra no espírito da época, como o colu-nista Jander Vieira, demonstrar a satisfação pela chegada do Natal virou mais que um hobby.

“Faço guirlandas há mais ou menos 6 anos, porém, sempre as fiz para mim e para pessoas muito próximas. Este ano, graças às redes sociais, após um post mostrando a que eu preparei para este Natal, várias pessoas per-guntaram onde comprei, quanto custou a tal guirlanda. A surpresa deles foi porque eu disse que eu mesmo as produzia”, conta Vieira. A partir daí, o colunista recebeu dezenas de encomendas.

“Era apenas um hobby, mas aca-bou se tornando uma boa fonte de renda e um privilégio, pois sei que

vários amigos acreditam em mim, para exporem em suas portas um dos símbolos mais fortes do Natal. Foi uma espécie de acaso, uma brincadeira que virou coisa séria”, diz Vieira.

As guirlandas, aliás, podem apa-recer com diversos adornos, como fitas, frutas, ciprestes, bolas, ramos de pinheiro, todos os símbolos e enfeites que representam a festa do nascimento de Jesus. A tradição de se usar as guirlandas surgiu em Roma, pois os romanos acreditam que presentear com um ramo de planta traz saúde, motivo pelo qual passaram a enrolar os mesmos em coroas, para desejar que todas as pessoas de uma mesma família ti-vessem saúde.

Nesse acaso, Jander acabou desco-brindo uma paixão. “Antes de come-çar a produzir as peças, peço de Deus discernimento e inspiração. Penso na pessoa que encomendou e começo a moldar a guirlanda.

Os materiais, comenta, são diver-sos: guirlanda pré-armada, adere-ços diversos e muito carinho. “Tento mesclar o que posso a partir das preferências do cliente. “Garimpo” bastante e graças a Deus, alcanço o desejo de cada um.

As tendências para este ano são branco, dourado, penas e folhas. “Mas creio, que o que será sem-pre tendência – e saem com mais frequência - são os tradicionais vermelho e verde. Além, é claro, do bom gosto”, finaliza.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

Criatividade e bom gosto podem ser vistos em cada detalhe das guirlandas

Flores e duendes transformam a magia do Natal em lindos arranjos O branco e o brilho são fortes tendências da época mais festiva do ano

14_15.indd 1-2 18/11/2014 23:40:28

Page 16: Elenco - 23 de novembro de 2014

A correria do dia a dia, seguido de uma miniférias regada a muito sol e mar, acaba colocando os

cuidados com os cabelos em segundo plano. Então, você vai deixando para depois e quando se dá conta, eles estão sem o mesmo brilho de sempre - “sem vida mesmo”.

Só me dei conta que meus ca-belos estavam assim “jururu”, de-pois que recebi o convite do edi-tor Guto Oliveira para participar do Desafio da Beleza. A propos-ta foi fazer o tratamento Thermo Blindagem Capilar, da Kérastase. E claro que aceitei na hora.

É realmente desafi ador manter em dia os cabelos compridos, ainda mais quando eles estão com a raiz natu-ral e as pontas com mechas. Isso se torna pior para quem tem uma agenda corrida e não é muito fã de passar horas no salão de beleza. Eu confesso, sou dessas!

Foi justamente esse o primeiro ponto que me encantou nesse tra-tamento: ele não é muito demorado,

LÍDIA FERREIRA Equipe EM TEMPO

Para texturizar os fi os

belezaDesafio da

Série

:

dura de 45 minutos a uma hora e meia, como explica o hair stylist do Villa Angel, Emanoel Lima.

“Esse é um dos tratamentos mais completos da Kérastase. É um pro-cedimento que serve para todo tipo de cabelo, tanto para quem tem co-loração, mechas, alisamento ou até mesmo para o cabelo natural, mas que está com aspecto ressecado. Isso porque ele trata desde o superfície até profundamente o fi o, fazendo uma verdadeira blindagem”, conta.

Com uma explicação dessa, tem como ter alguma dúvida? De jeito algum. Até porque, além do produto de primeira linha, entreguei as madeixas nas mãos de um profi ssional que tem cursos nacionais e internacionais, está há 14 anos no mercado e é uma simpatia em pessoa. Então, vamos à prática ao lado do “Manu”!

O primeiro passo é a lavagem dos fi os, com a retirada do exces-so de água. Em seguida é aplicado o Concetré Vita-Ciment, misturado ao Booser Ceramida. “A gente vai massageando mecha a mecha para aplicar bem os produtos nos fi os”, explica Emanoel Lima. O Villa Angel tem como marca registrada a excelência dos produtos usados

Ficha Técnica

Enjoy – Piso Castanheira – Ma-nauara ShoppingModelo: Sarah Chinikoski - Agência Backstage Beleza: Paula LissaFotografo: Alberto César Araújo

Elenco #beleza(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014 moda# Elenco (13)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 23 de novembro de 2014

13_16.indd 1-2 18/11/2014 23:37:21

Page 17: Elenco - 23 de novembro de 2014

ProcessoDepois de uma pré-secagem, mas

com os com eles ainda úmidos, é aplica-da a máscara Reconstrutive, também mecha a mecha, com uma pausa de cinco minutos. Gente, só de aplicar o produto você já vai sentindo a dife-rença nos fios, que vão ficando mais leves e sedosos. Sem contar no cheiro: maravilhoso, sem ser enjoativo!

O processo final fica por conta do Ci-ment Thermique para texturizar os fios. Prontinho. Você está com os cabelos tratados em apenas uma hora. É passar os dedos para sentir uma textura macia, a leveza dos fios e notar o aspecto brilho-so. “Esse procedimento é recomendado

até antes de você mudar algo no visual. Não adianta fazer uma coloração se o cabelo não está legal, não está saudável, por exemplo. Geralmente quando se faz algo voltado a cor, a gente precisa de um tratamento desses até para selar a cutícula e para o fio ficar mais alinhado”, reforça Emanoel Lima.

O hair sylist avisa também que o recomendável é fazer de 15 em 15 dias o tratamento, ou semanalmente, dependendo da necessidade dos cabe-los. “Ele tem um efeito duradouro, não é só no dia”, conta. Nem precisa falar “Manu”, quem faz o tratamento sente “no fio” o resultado: cabelos lindos, leves e soltos. Amei!

Vinicius de Moraes fez versos que de longe dão a clara visão da beleza estonteante da eterna “Garota de Ipanema”. Mas

a mulher linda que ele cantava e que ficou famosa no planeta inteiro, no nosso mundo fashion bem que poderia estar desfilando belas e coloridas peças em plena Manaus do Verão dos Trópicos, usando Enjoy, marca carioca que está em Manaus desde 2013, no Shopping Manauara, piso Castanheiras.

Nosso editorial deste domingo, produzido às margens do rio Negro, na Ponta Negra, apresen-ta algumas “it” peças da coleção Oceanos, que veste a mulher contemporânea, alegre, casual e pulsante, assim como o Rio, Manaus e outras capitais onde o Sol desponta... A grife foi criada há 18 anos e seu símbolo é um trevo, que associa natureza à urbanidade; o natural ao utilitário, em shorts, jeans, camisas, jaquetas, blaser, saias longas e minis. Sem falar nos acessórios, bolsas e até agendas 2015 com estampa animal print.

Nascida no Rio, a Enjoy chegou a Manaus pelas mãos da empresária e franqueadora Eliza Nogueira, que apostou no mercado femi-nino, numa moda confortável, moderna e que veste a todas, em todos os tamanhos e com o mesmo caimento. E a marca tem tudo a ver com nosso clima tropicalíssimo de Manaus, com estamparia autoral, inspirações na praia, Carnaval, Cristo Redentor, bossa nova, entre tantos ícones cariocas. Se não temos o bonde e o mar tão cantados por Vinicius, temos o rio Negro, o corpo dourado e o balançado... A coisa mais linda que já vimos passar!

As peças trazem as cores da temporada laranja, turquesa, amarelo, em contraste com tons mais sóbrios e, lógico, os pretos universais e únicos. Os vestidos são elegantes, estrutura-dos, alguns com ombros desnudos, tudo muito feminino. Os looks estão energizantes, com cores fortes, o que as fotos do nosso editorial revelam, caem perfeitamente em mulheres de estilo, do sofisticado, elegante ao jovial. Como adoramos o Sol, a contemplação, fique um pouco mais com Enjoy, e aproveite a vida, sem ter a vergonha de ser feliz!

(19)beleza# Elenco (17)Elenco #moda(12) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

FOTO

S: I

ON

E M

ORE

NO

12_17.indd 1-2 18/11/2014 23:33:46

Page 18: Elenco - 23 de novembro de 2014

Elenco #pets(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

A saúde da

dentiçãodos pets

Assim como os humanos, cachorro tem dente de leite e precisa de cuidados especiais com a saúde bucal

Cuidar da saúde dos dentes é es-sencial para evitar problemas no futuro. De acordo com a Associa-

ção Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), a doença de gengiva é a primeira entre cães e gatos. O assunto é sério já que de cada dez animais, oito possuem o problema. Ou seja, todos os animais adultos terão a doença um dia.

Mas não fi ca por aí, o seu pet também poderá apresentar outras doenças como tumores, infecções, acúmulo de placa e a doença endodôntica – que aparece quando o cão ou gato quebram o dente.

Sendo assim, nada melhor que fi car atento para diminuir os riscos de infec-ções. Abrir a boca do seu bicho de estima-ção e verifi car se os dentes estão em ordem é um dos cuidados frequentes necessários para garantir uma vida saudável ao pet. A escovação é fundamental e deve ser diária.

Não é difícil prevenir do-enças em seus animais de estimação. Basta ter alguns cuidados. O momento da esco-vação deve ser aproveitado ao máximo, por isso é essencial que siga algumas dicas:

- O ideal é escovar todos os dias, mas três vezes por semana também dá um bom resultado.

- Alimentos (petiscos, principalmen-te) anunciados como capazes de com-bater o tártaro realmente funcionam. Porém, é necessário fazer o pet comer diariamente.

- Ossos naturais estão proibidos, mesmo cozidos, pois são du-ros demais, e fraturam dentes. Se isso ocorrer é preciso fazer no animal tratamento de canal, sob anestesia geral.

- Para acostumar o gato ou o cachorro com a escovação é necessá-rio começar desde fi lhote.

- Aos dois meses de idade você pode mexer na boca do pet. Comece com uma paninho, alisando os dentes, depois com escovas, inclusive em gatos.

- Quando iniciar o uso de escova e pasta os itens devem ser exclusivos

para animais. Alguns cremes dentais

possuem gostos de carne ou peixe, para estimular a escovação.

- Creme dental humano pos-sui flúor e detergente, o que não faz bem aos animais.

- No Brasil, existem poucas opções de escovas de dente para bichos. Se não

encontrar ou se o preço for muito

alto, não desista! Compre uma escova de gente, mas adequando o tamanho e maciez ao porte do cão ou gato. Se for fi lhote, experimente uma escova infantil e bem macia.

Moda

Verão dos Trópicos

11_18.indd 1-2 18/11/2014 23:31:03

Page 19: Elenco - 23 de novembro de 2014

(19)game# Elenco (19)Elenco #luxo(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

Nova temporada do

Football ManagerJogo Football Manager 2015 traz novidades na compra de jogadores. Ainda é possível atuar como técnico de futebol, organizar a equipe e acompanhar as partidas

Há quem diga que todo brasileiro é um pouco de técnico de futebol. Afinal, quem nunca quis dar uns pitacos na forma-

ção do time? Pois na Inglaterra não é muito diferente. De olho nesse anseio popular, a desenvolvedora britânica Sports Interactive lançou, em 2005, a primeira edição do Football Manager, game no qual é possível atuar como técnico de futebol, organizar a equipe, comprar atletas e acompanhar as partidas. O jogo caiu na graça dos fãs do esporte, pois contava com uma boa base de dados de jogadores, incluindo pequenos times e jovens atletas.

O sucesso foi tanto que, no ano seguinte, a Sega, conhecida no mundo dos games, com-prou a Sports Interactive. A empresa inglesa pôde continuar a produzir e melhorar o Football Manager, ou FM, para os mais viciados. Desde então, todos os anos uma nova versão do jogo é lançada. E, apesar de estarmos no fim de 2014 ainda, a temporada 2015 já começou.

Muita expectativa foi gerada sobre as mu-danças em relação à versão 2014. Alguns es-peravam alterações drásticas. Mas o resultado foram melhorias mais sutis, porém considerá-veis. A principal delas está no leiaute do jogo, que se tornou mais limpo e eficiente. No lado esquerdo da tela, ficam os principais menus para acessar dados da equipe, dos campeonatos, dos treinos, entre outros.

Se as prioridades escolhidas são mais ligadas à parte técnica e à psicológica, a tendência é ser catalogado como treinador de agasalho — uma espécie de Felipão ou Joel Santana. Se as opções selecionadas forem voltadas para o caráter tático e pragmático, o player é colocado como técnico de terno, semelhantes a europeus, como Mourinho ou Fergunson. As escolhas não interferem tanto na carreira, mas podem ajudar em determinadas situações e na relação com jogadores e comissão técnica.

Enfim, condições próximas às enfrentadas prin-cipalmente por times brasileiros.

Sofisticaçãopara as mulheres

O chapéu fez grande sucesso na cabeça das mulheres nas déca-das de 1920 a 1940 e, pouco

a pouco, deixou de ser “moda”; ficou brega. No entanto, paralelamente, virou artigo de luxo e aparecia apenas na cabeça de mulheres abastadas ou da realeza europeia, ícones da elegân-cia como a duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Decididamente, o chapéu não era acessório para se usar na rua, no dia a dia, ou andar de ônibus. Como isso mudou!

Primeiro porque a moda ficou de-mocrática, cada um e cada uma pode usar o que quiser. De modo geral, todos podem seguir as tendências da moda, quem tem orçamento folgado e quem não tem, pois as confecções populares copiam os estilos chiques e assim ninguém fica de fora.

O mesmo aconteceu com o chapéu. Atualmente, abastecem as barracas e lojas de importados, são bonitos, tem ótima aparência e assim não fazem feio na cabeça das mulheres. Ainda existem os modelos elegantes e de confecção fina, os quais não são tão acessíveis assim.

Outro fator importante que alavan-cou o uso do chapéu é a necessidade de proteção contra os raios UVA e UVB.

É bem verdade que o chapéu não e tão popular assim no dia a dia, mas ganharam novo fôlego na praia e nos passeios ao ar livre.

De olho nesta nova tendência, a indústria especialista na confec-ção da moda tem se esmerado em pesquisas e desenhos de modeli-tos para os chapéus, os quais têm aparecido confeccionados em finos tecidos, e que completam com ou-tros materiais, oferecendo peças que caem muito bem e podem ser usados sem sustos por todas.

O chapéu é uma peça do vestuário bem versátil; não se pode negar que o chapéu está na cabeça das mulheres sem tantos formalismos e serve para criar um estilo, mas vamos combinar que é preciso charme e personali-dade para fazer um bom uso deste acessório, que tem o dom de dar ares de romantismo e sofisticação em qualquer produção.

Com a chegada do sol escaldante do verão, nada como optar por um

modelo de palha e fita, em cores que combinem entre si, vão bem com calças compridas ou saias longas; ou então aquele confeccionado em tecido e cheio de pequenas flores para combinar com a nova tendência da moda podem se tornar a sua marca registrada, o seu jeito de ser.

Gostou da ideia? Fique de olho nos modelos disponíveis no mercado. Bem populares, são aqueles confeccionados com uma fina trama de fios sintéticos e fitas coloridas arrematam a costura entre a copa e a aba do chapéu. Vale usar a criatividade e amarrar echarpes, flores, camafeus, contas, pedrinhas coloridas e tudo mais que a sua ima-ginação permitir.

Falando em chapéus e outros pro-tetores, o verão sempre foi sinônimo de férias, ou de finais de semana alegres e passados ao ar livre até que alguém descobriu que o abuso do sol pode causar doenças de pele. Exaustivamente se anuncia que abu-sar do sol provoca o envelhecimento precoce e isto foi um foi um balde de gelo que jogaram na alegria de curtir a piscina ou a praia.

Bem-estarDaí, a notícia maravilhosa: o protetor

solar veio para prevenir e junto com ele, as poderosas vitaminas que ajudam a combater o tal envelhecimento que todas e todos querem adiar. Resultado, dá para curtir as delícias do sol. Basta rever algumas dicas saudáveis.

No verão é muito comum perdermos maior quantidade de líquidos, o que pode provocar desidratação. Evite esse tipo de problema tomando, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Envelhecimento precoce e câncer de pele são alguns dos riscos que au-mentam quando você se expõe ao sol entre 11 e 16 horas, quando os raios ultravioletas incidem com maior força. Por isso, faça do protetor solar o seu companheiro diário não se esquecendo dos cremes específicos para o redor dos olhos. Neste caso, durante o dia prefira aqueles que também tenham FPS.

E vai aqui, a velha dica, mesmo se não estiver na praia, o protetor solar deve ser o seu companheiro fiel. Re-aplique ao longo do dia, lavando bem o rosto e o pescoço antes. Se tiver dúvidas, consulte um dermatologista que indicará qual é o tipo ideal para sua pele, uma vez que existem vários índices de fatores de proteção e for-mulações especiais sem óleo, em gel ou em creme.

O chapéu está com tudo; o acessório é elegante e ainda protege contra os efeitos nocivos do sol

O chapéu é um item chi-que e versátil. Ele também vai muito bem na praia ou nos passeios

GB

/IM

AGEM

10_19.indd 1-2 18/11/2014 23:28:33

Page 20: Elenco - 23 de novembro de 2014

Elenco #tec(20) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

estilo# Elenco (9)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

Smarthphonescom preços menores A Samsung, líder mundial dos smar-

tphones, mas submetida à crescente competição dos chineses, reduzirá

consideravelmente sua oferta neste setor e produzirá modelos mais baratos e, portanto, mais acessíveis nos países emergentes.

Esta mudança de estratégia, esperada por vários analistas, foi confirmada nesta terça-feira por um porta-voz da empresa e apresentada em Nova York por seus relações públicas Robert Yi.

Segundo ele, a Samsung, que registrou uma queda de 50% de seus lucros no ter-ceiro trimestre, quer reduzir de um terço a um quarto o número de smartphones, que lançará no mercado em 2015, mas não disse o número exato de modelos que representará esta redução.

Paralelamente, o grupo aumentará a pro-dução de seus celulares inteligentes mais baratos, para competir com modelos chi-neses da Huawei, Lenovo e Xiaomi.

“Já não era sem tempo que reduzissem seus custos, algo indispensável para esta-bilizar suas margens de lucros”, comentou Robert Cihra, analista da Evercore ISI, citado pelo “Wall Street Journal”.

De fato, a divisão de telefonia móvel da Samsung registrou um lucro operacional de 1,75 trilhão de wons entre julho e setembro, frente aos 6,7 trilhões do ano anterior, ou seja, uma queda de 74%.

A Samsung continua sendo a líder mundial, mas sua cota de mercado pas-sou de 35% em 2013 a pouco menos de 23% nos dias de hoje, à frente da Apple (12%), enquanto as marcas chinesas não param de ganhar terreno.

Samsung reduzirá modelos de smartphones e produzirá aparelhos mais baratos. A empresa registrou uma queda de 50% de seus lucros

DIV

ULG

AÇÃO

É tempo de festejarO fim de ano chegou mais uma

vez, considerado por mui-tos como o melhor período

para celebrar e promover diversos encontros de amigos e familiares em casa. Muitas pessoas têm dú-vidas de como preparar a casa para esses festejos. Pensando nisso, a professora de eventos, Tamie Aguilera Watanabe, forne-ce 10 dicas de como garantir a satisfação de todos durante as confraternizações.

“Planejamento é a palavra-chave da realização de um bom even-to. Qualquer tipo de evento deve ser bem planejado. O sucesso é o resultado de um evento bem conceituado. E, em seguida, vem a organização, que é diferente de planejar. Planejar é idealizar, sonhar, criar, enquanto organizar é realizar, esquematizar, colocar cada coisa em seu lugar. Organizar um evento requer envolvimento, responsabilidade, habilidade e ca-rinho pelos convidados”, diz.

A partir desses pontos iniciais, é hora de enviar os convites. De acordo com Tamie, o convite é a primeira impressão do evento. “É por ele que o convidado considera ir ou não ao evento. Um convite simples, mas, bem escrito, discreto e bonito pode ser mais bem-visto do que um cheio de cores, grande e com muitos detalhes”, diz. O me-lhor, ainda, é conseguir convidar sempre com pelo menos 20 a 30 dias de antecedência. “Planejar e organizar pelo menos três meses antes”, indica.

Segundo a professora, o núme-ro de convidados vai determinar o tamanho de sua festa. “Se o número de convidados for maior que 20 pessoas, você precisará de ajuda. Desde o serviço de copeira e garçons, até os serviços de um personal chef, hoje existem no mercado diversos tipos de serviços para eventos que podem facilitar a sua vida”, reforça Tamie.

Outro detalhe importante é a decoração da casa ou salão onde realizará o evento. Uma bela de-coração e ambientação, explica a professora, exigem flores, brilho, fitas, balões, boa música, mesas, cadeiras e sofás. “Isto não quer dizer que exija muitas cores e muitos móveis. Cuidado com a decoração, pois muita informação é sinal de indecisão”, afirma. A profissional declara que o mais importante é ser claro e objetivo ao decorar o ambiente. Escolha dois ou três itens de cada, como cores, flores, mobiliário e outros itens em geral.

As bebidas devem atender ho-mens, mulheres e crianças. Assim, a variedade deve ser maior. Priori-ze águas, refrigerantes, sucos na-turais e bebidas alcoólicas leves. Soda italiana e vinhos também são bem-vindos.

Os aperitivos ou entradinhas po-dem ser colocados em diferentes lugares, para que os convidados se sirvam da melhor forma. Pre-parações leves, sem molhos e maionese, são os mais indicados. Mistura de frutas e legumes costu-mam agradar. “Saladas, canapés e outras preparações frias em colheres, pratinhos e palitinhos, pré-preparados facilitam muito a vida do anfitrião. Uma linha de descartáveis brilhantes e mais resistente está no mercado para ajudar nas festas”, diz.

Com a chegada das festividades de fim de ano, nada melhor que começar a planejar a reunião entre familia-res e amigos

09_20.indd 1-2 18/11/2014 23:24:45

Page 21: Elenco - 23 de novembro de 2014

Brinde espanhol

Elenco #vinhos(8) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

Turismo

Sinta a energia de Salvador

As festas de Manaus agora vão ter novos motivos para brindar. Brindar com as no-

vidades que a Freixenet do Brasil está trazendo para a cidade por meio da Nossa Senhora de Fátima Importadora, que passa agora a ser a distribuidora exclusiva da famosa marca de cavas espanhola. “A Frei-xenet sentiu necessidade de atuar em alguns espaços que antes não atuava em Manaus, como em hotéis, restaurantes e casas noturnas. E a Importadora é expertise nesses canais de atuação, além de ter recebido indicações de outras viní-colas”, revelou o diretor da Freixenet do Brasil, Fabiano Ruiz, que esteve presente no evento de lançamento para a imprensa e cerimonialistas, acontecido no Zefinha Bistrô.

E são muitas novidades. São 16 novos produtos, entre cavas, espumantes e vinhos, todos esco-lhidos pelo empresário amazonense Joaquim Nogueira, proprietário da Importadora. “As cavas já eram comercializadas em Manaus há 15 anos, mas a Freixenet tem 19 vi-nícolas espalhadas pelo mundo e são inúmeros produtos que temos a oferecer. A Importadora identi-ficou esses produtos para serem

comercializados em Manaus, que são vinhos oriundos das regiões es-panholas de Rioja, RiberadelDuero e outros que serão muito apreciados também, como o Oroya, um vinho que é para ser harmonizado com sushis”, conta Fabiano.

Dentre os destaques, estão os es-pumantes Mia, elaborados com uva moscatel e inspirados no arquiteto catalão Antoní de Gaudí. De acordo com o diretor da Freixenet, os Mia foram lançados há 2 anos no Brasil, mas somente agora chegam por aqui. “E ano que vem teremos uma outra novidade: o lançamento de um espumante nacional em parce-ria com a Casa Miolo, o XB, e que também será um produto exclusivo da Importadora Nossa Senhora de Fátima”, revela.

O empresário Joaquim Nogueira está satisfeito por ter sido esco-lhido para ser o distribuidor oficial da Freixenet na região. “A marca é líder mundial, comercializa 200 milhões de garrafas por ano, no mundo inteiro, e esta é uma gran-de parceria que estamos fazendo, aumentando nosso portfólio e ao mesmo tempo estreitando laços comerciais que atingem o objetivo da Freixenet”, conclui.

A marca espanhola, líder mundial na venda de cavas, apresenta nova proposta que vai deliciar as festas da cidade

Fabiano Ruiz esteve na

cidade para apresentar a

marca

08_21.indd 1-2 18/11/2014 23:23:30

Page 22: Elenco - 23 de novembro de 2014

Degustação“O restaurante é anexo da Câmara

dos Deputados, mas é aberto ao público e recebe várias pessoas de fora, além de políticos em geral que prestigiam a nossa culinária”, ressalta o chef que participa pelo terceiro ano do evento, que é uma promoção do restaurante e lancho-nete-escola do Senac.

O restaurante-escola Gastrono-mia na Câmara dos Deputados tem vista privilegiada da Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios e Lago Paranoá, fica aberto ao público e tem, desde 2011, uma ga-rantia extra de qualidade. A unidade é hoje um centro de excelência para a formação de profissionais que tra-balham em restaurantes. Na época, o Senac investiu R$ 1,5 milhão na readequação do local. O restaurante forma mais de 500 profissionais por ano como garçons, cozinheiros e ajudantes de cozinha. Sendo que a prioridade é para a participação de estudantes pobres, que têm di-ficuldade de qualificação.

Primeira turmaFigura conhecida dos alunos do

restaurante-escola, onde já realizou palestras sobre gastronomia e onde também lançou seu primeiro livro 5 anos atrás, Cláudio Procópio res-salta que é uma honra e um prazer voltar ao ponto de origem e ver a formatura da primeira turma do Senac, realizando uma semana de gastronomia e mostrando as melho-res receitas da Região Norte.

“Vamos levar 450 quilos de pirarucu e 350 quilos de tambaqui e ainda teremos, além de muitos pratos que constam do livro de receitas, o famo-so caldo de piranha”, destaca o chef. Para ajudar a fazer tantas iguarias Procópio conta com uma equipe de 25 pessoas cedidas pelo Senac e mais dois cozinheiros que trabalham com ele no Iberostar. “Temos que valorizar a prata da casa e, além da brigada da faculdade, contarei com o apoio de meus dois chefs, Edney Soares e Genivaldo Bentes, que serão fundamentais nessa em-preitada”, assinala. Brincando, ele destaca que Edney participa pela segunda vez do evento em Brasília, mas Genivaldo é estreante e nunca em sua vida viajou de avião. “Para ele será tudo inédito”, ri.

Além do buffet no restaurante anexo da câmara o chef também estará no comando do serviço à La Carte no restaurante que atende o Senado com um menu exclusivamente amazônico que inclui, entre outras coisas, pirão de pirarucu, mandioca refogada, tam-baqui frito, caldeirada de pirarucu com banana pacovã, galinha na cabidela de açaí, caldo de piranha e farofa de ba-nana pacovã com farinha do uarini. De sobremesa, doces e geléias de bacuri, cupuaçu, açaí, graviola e araçá. É de dar água na boca.

Como é difícil escolher um ro-teiro nacional para as férias. Não por falta de opção, pelo

contrário, o Brasil oferece destino para todos os gostos e bolsos. Mas sem dúvida, os mais procurados para as férias de final de ano são os destinos que possuem praias. Claro que no quesito praias, nosso país é nota 10. Hoje, a dica é a magnifica Salvador, a capital dos baianos, povo alegre e acolhedor. Sem dúvidas, um destino para nunca mais esquecer!

O Brasil começou pela Bahia. Foi em Porto Seguro, no sul do Estado, onde hoje é a Baía de Cabrália, que Pedro Álvares Cabral ancorou a sua caravela; foi lá também a celebra-ção da primeira missa que marcou a chegada dos portugueses ao país, em 1500. As primeiras vilas surgiram ali e a primeira capital brasileira foi Salvador, detentora hoje de uma cul-tura rica e conhecida no mundo todo. A Baía de Todos os Santos, onde fica a capital Salvador, só foi abordada pelos portugueses em 1501. Ali, Amé-rico Vespúcio se estabeleceu e fez surgir à cidade que viria a ser a mais importante do Brasil durante quase todo o período da colonização.

Além do turismo de sol e praia, dos grandes eventos como Carnaval e Réveillon, da cultura e do patrimô-nio histórico, quem vier à Bahia tem também a opção do turismo étnico afro, com roteiros pela capital e Recôncavo Baiano.

Em Salvador, com mais de 80% da população afrodescendente, a cultu-ra de matriz africana faz parte dos principais atrativos consumidos por turistas. A herança está presente na culinária baiana, na capoeira, no ar-tesanato, nas roupas, nos penteados, nos trançados da palha e da piaçava, na arte em barro, nas igrejas e em muitas manifestações culturais.

Famosíssima pelo seu Carnaval, Sal-vador é recheada de destinos turísti-cos imperdíveis, sem falar claro do imperdível Réveillon, com muito calor humano e ritmo contagiante.

O Farol da Barra é o cartão-postal da cidade e um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital baiana. Foi por lá que a cidade começou a se desenvolver. O monumento foi colocado no topo de uma torre de alvenaria de 37 metros e foi o primeiro farol a ser construído no continente americano. É uma das construções mais belas da cidade.

E quem nunca ouviu falar do Pelou-rinho: O bairro situado no Centro His-tórico foi o ponto inicial do desenvolvi-mento econômico da cidade, no século 16. Muitas construções do lugar foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e são as principais atrações do ponto turístico. Desde 1985, é considerado Patrimô-nio da Humanidade pela Unesco. No Pelourinho, para chegar a instituições como a Casa de Jorge Amado, se deve percorrer estreitas ruas que mantêm suas características originais.

No Elevador Lacerda você tem uma vista deslumbrante de Salvador, a 72 metros de altura

O colorido das fitas do Senhor do Bonfim conquistam os braços dos visitantes

Elenco #turismo(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014 (7)boa mesa# ElencoAMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 23 de novembro de 2014

O chef Claudio Procópio tem mais de 20 anos de experiência na área de cozinha e é membro da Abaga

07_22.indd 1-2 18/11/2014 23:22:02

Page 23: Elenco - 23 de novembro de 2014

Delícias amazônicas em Brasília

Quando escolheu Manaus como sua terra de coração o carioca Cláudio Procópio, renomado

chef do luxuoso barco-hotel Iberostar Grand Amazon, não sabia que sua missão seria divulgar a culinária ama-zônica para o Brasil e o mundo.

Com mais de 20 anos de experiência na área de cozinha e membro da Asso-ciação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga), Cláudio Procópio destaca-se

por sua especialização na cozinha franco-brasileira e por sua passagem pelo extinto Saint-Honoré, onde, em menos de cinco anos assumiu o cargo de chef de partida do restaurante ao lado do renomado chef francês Michel Augier. Procópio atuou também ao lado de Roland Villard, no coman-do do restaurante Atlantis, do hotel Sofitel e ocupou o posto de primeiro cozinheiro da ECO-92.

Em Manaus, depois de uma tempo-rada proveitosa em Salvador, ele se apaixonou pela culinária regional e, em pouco menos de 10 anos, publicou dois livros sobre o tema que conquistaram o mundo com as delícias do Norte. As 62 receitas do seu segundo livro “Culi-nária Amazônica – o sabor da natureza” estarão expostas durante uma semana – de 24 a 29 deste mês – no Congresso Nacional, em Brasília.

O chef Cláudio Procópio é destaque em Brasília por sua especialização na cozinha franco-brasileira

VERA LIMAEquipe EM TEMPO

O chef irá participar de um evento em Brasília mostrando as delícias da região

Pontos turísticosConhecer o Elevador Lacerda tam-

bém é obrigatório para quem faz tu-rismo na capital baiana. Inicialmente a função inicial do elevador era ligar a Cidade Baixa e a Cidade Alta de Salvador, mas hoje o equipamento tem um apelo mais turístico devido à vista deslumbrante da cidade, a 72 metros de altura.

O Dique do Tororó foi construído entre os séculos 17 e 18, com o represamento da nascente do rio Urucaia, para proteger a cidade de possíveis ataques, já que Salvador na época era a capital do Brasil. Hoje, o espaço de 110 mil m2 é o destino de quem quer descansar e se divertir nos finais de semana. O local possui deques para os pescadores, pista de corrida para esportistas, restauran-tes e estacionamentos.

Outro destaque de Salvador é o Solar do Unhão/MAM Bahia, um conjunto arquitetônico que abriga o Museu de Arte Moderna, um cais, uma senzala e um alambique. O local foi construído para ser a residência do desembarga-dor Pedro Unhão Castelo Branco. Hoje é um ponto turístico bem visitado, que conta ainda com um jardim de esculturas e uma praça onde ocorrem apresentações folclóricas e musicais.

A arquitetura da Igreja e Convento de São Francisco é a maior represen-

tante do estilo Barroco na Bahia e impressiona pela riqueza de detalhes em seus painéis e pela quantidade de ouro em seu interior. Já a Igreja do Senhor do Bonfim é a mais famosa de Salvador e seu padroeiro, um dos mais seguidos pelos fiéis. Suas fitinhas fazem sucesso nos braços e tornozelos de muitos visitantes do local.

O Mercado Modelo abriga mais de 200 lojas que oferecem lembranças de Salvador e da Bahia, a maioria delas artesanais. Além do comércio, o mer-cado abriga dois famosos restaurantes de comida típica baiana, o Camafeu de Oxóssi e o Maria de São Pedro.

Mas se você está procurando praias, Salvador oferece mais de 50 quilôme-tros das mais belas, a maioria delas emolduradas por coqueiros. Uma das mais frequentadas é o Porto da Barra, pois tem águas calmas e límpidas. Não deixe de maneira alguma de conhecer a praia de Itapuã, que foi imortalizada na música de Dorival Caymmi e Vinicius de Morais.

E para encerrar sua viagem a Sal-vador, não deixe de visitar a Lagoa do Abaeté. Ponto turístico dos mais famosos na cidade, a lagoa de águas escuras é cercada por areia fina e branca e várias dunas formadas por partículas trazidas pelo vento da praia de Itapuã. A vegetação do entorno completa o belo cenário.

O Farol da Barra é o cartão-postal da cidade e um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital baiana. Foi por lá que a cidade começou a se desenvolver

Salvador oferece mais de 50 quilômetros das mais belas praias espalhadas

turismo# Elenco (23)(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014Elenco #boa mesa(6) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 23 de novembro de 2014

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

06_23.indd 1-2 18/11/2014 23:15:37

Page 24: Elenco - 23 de novembro de 2014

Detalhes que fazem a diferençaOs acessórios, como pias, cubas e vasos

sanitários, também ganham ares mais modernos. Hoje em dia, diz a arquiteta, os modelos de louças são bem variados, especialmente as cubas. “Existem cubas de diversos formatos, cores e material. Até mesmo esculpidas na própria pedra, então pode sim brincar com essa compo-sição diferente”.

Para quem opta instalar banheira, é preci-so ter cuidados extras. No caso das banhei-ras o ideal é ter uma instalação bem feita, pois por ser uma peça grande, vazamentos e infi ltrações podem ser difíceis de serem resolvidos e gerar altos gastos.

O revestimento é essencial, por ser uma área molhada. Camilla Diniz informa que o ideal é aquele que é impermeável, ou seja, que não vai absorver umidade. “As campeãs da categoria são com certeza as pastilhas de vidro ou cerâmicas. Mas as opções são várias! Papel de parede também pode, mas só nos lavabos, que não possuem tempo de uso tão elevado”, esclarece a profi ssional.

Para arrematar, as bancadas também ganham destaque. A arquiteta Camilla Diniz diz que os granitos e mármores continuam sendo os campeões de venda, mas há no mercado materiais como Silestone e Corian, onde também é possível esculpir cubas e com uma variedade diferente de cores, possuindo tons mais lisos, com menos pa-drões naturais. “Outro tipo de bancada que vem sendo bem utilizado é o de madeira de demolição, impermeabilizada e geral-mente vem acompanhada de uma cuba de sobrepor”, revela.

Os assessórios podem garantir um toque fi nal no acabamento do banheiro deixando ele a “cara” do dono

(5)Elenco #celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014 decor# Elenco AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 23 de novembro de 2014

Carreira musical

Fora da históriaPor meio de seus advogados, Luciana

Gimexaxax

Curso na EspanhaRainer Cadete, que interpre-

tou o Rafael em “Amor à Vida”, vai estudar Interpretação na Espanha com o mesmo pro-fessor que já treinou Giovanna Antonelli, Cauã Reymond e Grazi Massafera.

Filme brasileiroA Globo pretende transformar

em fi lme as séries “A Teia” e “O Pagador de Promessas”, exibido em 1988. As produções fazem parte das comemorações dos 50 anos da emissora.

CompensaçãoClaudia Leitte não esconde

que toma alguns cuidados para manter a sua invejável forma física. A cantora não descuida somente da alimentação, mas mantém rotina espartana de exercícios físicos e tratamentos estéticos.

Bonito de se verLucinha Lins e o cenógrafo

Claudio Tovar estão comemo-rando 30 anos de casamento. A atriz explicou que para um relacionamento durar tanto é preciso “respeito, amizade e cumplicidade” senão o amor não resiste. Quanto ao trabalho, ela interpreta a Zuzu, na novela “Vitória”, que está sendo exibi-da pela Record.

Skate na madrugadaChay Suede tem o hábito

de andar de skate na madrugada. Ele apro-veita a tranquilida-de do horário nas ruas do bairro dos Jardins e faz suas m a n o -bras.

Quem convive com Cléo Pires conta que a atriz pretende investir na carreira musical em parceria com seu pai, Fábio Jr. Por enquanto, nada con-fi rmado. É esperar para conferir. A notícia joga balde de água fria nos comentários que ela e o pai estariam “estremecidos”.

Sem pressaCarol Castro conta que as

pessoas fi cam perguntando quando pretende engravidar do marido, o modelo Raphael Sander, com quem se casou no início deste ano. A atriz tem dito que entende a curiosidade das pessoas, mas tais perguntas fazem com que ela se sinta pressionada a ser mãe quando ela não tem pressa para que isso aconteça.

Na novela da Globo

Mauricio Destri foi esca-lado para atuar em “Lady

Marizete”. O ator inter-pretará Benjamim, namorado de Margot (Maria Casadevall). No decorrer da tra-ma. Benjamim vai se apaixonar por Marizete (Bruna M a r q u e z i n e ) , causando mui-ta confusão na vida de Margot. O úl-timo trabalho

de Destri nas no-velas foi em “San-gue Bom”.

ESTE

VAM

AVE

LLAR

/RG

JOÃO

CO

TTA/

RG

JOÃO

MIG

UEL

JR/

RG

05_24.indd 1-2 18/11/2014 23:14:00

Page 25: Elenco - 23 de novembro de 2014

Um ambiente para relaxar

O banheiro vem ganhando cada vez mais importância quando se fala em design de interiores. Local usado incessan-

temente, este ambiente ganha destaque quando passa de um simples banheiro a área de lazer e relaxamento.

A ideia, afirma a arquiteta Camilla Diniz, da Quest Arquitetura Criativa, é que o ba-nheiro seja uma área de lazer, uma sala de banho, um local de relaxamento. “A vida de todo mundo é uma correria, e um dos poucos momentos que temos para relaxar é a hora do banho. Talvez seja por isso que o local

ganhou status de ambiente que merece ser visitado. E levando em consideração que hoje eles são menores, as pessoas estão mais preocupadas em tornar aquele espaço funcional, agradável e confortável”, diz.

Por ter deixado de ser um cômodo esque-cido, aquele que não precisa de reforma, que já vem pronto, o banheiro ganha charme e muitas novidades exclusivas para o espaço. Os mais charmosos são ornados com mui-tas plantas, o que confirma a vocação do ambiente para o descanso.

Outro ponto que merece destaque quando falamos em momento “relax”, é a iluminação, que colabora para dar o “mood” do espaço. A luz natural é o ideal, e o melhor é que ela preencha o banheiro em grande quantidade.

“Entretanto, nos banheiros é interessante usar iluminação fria, para facilitar a exe-cução de algumas atividades como fazer a barba, rotina de cosméticos, depilação.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

ligado nas novelas# (25)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 1 de junho de 2014Elenco (4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 1 de junho de 2014#indica

ligados nas novelas# Elenco (25)Elenco #decor(4) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

21h20, na Globo Segunda Maria Ísis enfrenta Maria Marta e entra

na sala de José Alfredo. Danielle chora ao se lembrar da conversa com Érika, sem perceber que é observada por Amanda. Cristina avisa a José Alfredo que a empresa pode ter problemas com a fiscalização.

Terça Maria Marta não aceita que João Lucas

se case com Du. Danielle conta para Érika que Du caiu da escada e Téo divulga a informação em seu blog. José Alfredo fala para Maria Marta que corre risco de morte. Espinoza guarda no cofre um vidro com um líquido especial.

Quarta José Alfredo manda Josué ouvir a con-

versa de Maurílio e Téo. Espinoza entrega o vidro com o líquido especial para o Comendador. Danielle se culpa por mentir para José Pedro. Maurílio mostra a Téo as provas contra José Alfredo. Du pensa em sua gravidez.

Quinta Cristina ouve Cora se declarando para

José Alfredo e conta para Elivaldo. Naná fala para Xana que está tentando adotar Luciano. Danielle se desespera quando José Pedro decide contar para Maria Marta sobre a gravação de sua conversa.

SextaJosé Alfredo exige que Maria Marta

justifique sua certeza sobre a vingança de Danielle. Téo tenta organizar o dossiê sobre o Comendador. Carmem conversa com Orville sobre Salvador. Juliane comenta com Xana que aceitará o convite de Antoninho. Salvador engana Carmem. Robertão pede para Érika guardar seu dinheiro.

Sábado José Alfredo acusa Danielle de ter gra-

vado a fala de José Pedro para se vingar do marido. Téo publica a notícia sobre a gravação feita por Danielle.

19h45, no SBTSegunda Mili está na sala, quando Duda chega

e pede para conversar com ela. Ele explica que está gostando de Marian, mas acha que ela gosta do Mosca. Mili diz que talvez seja um mal entendido e eles sejam só amigos.

Terça As chiquititas vão à loja de fantasias.

Vivi pede a fantasia mais cara e mais bonita da loja. Mili pede para Vivi não gastar tanto dinheiro com isso. Vivi a ignora. Carolina e Carmen continuam as entrevistas.

Quarta Tati sai para encontrar Cícero e Vivi

a segue. Cícero se aproxima do local do encontro, mas vê Vivi de longe e vai embora. Pata conversa com Bia e diz ter certeza de que Marian armou toda a confusão. Bia concorda. Marian vai até ao quarto conversar com Pata e diz que não fez nada.

Quinta Os meninos insistem para Samuca ir

à festa com eles. Samuca aceita, mas vai com uma máscara que tampa todo o seu rosto, para não ser reconhecido. No orfanato, Junior se lembra de seu encontro com Andreia. Ele conta para Carol que recebeu a visita de uma ex-namorada.

Sexta Andreia liga para Junior, Carmen aten-

de e a convida para ir até lá. Carmen conversa com Andreia, que revela nun-ca ter esquecido completamente Junior. Andreia diz que veio ao Brasil para se tratar, porque está com suspeita de uma grave doença.

Sábado Não há exibição.

18h na GloboSegunda Odete chama a polícia para prender

Homero e Susana. Susana confidencia a Ricardo que Fernando esconde um segredo envolvendo Dani. Mário assume que está com Gilda e Fernando se enfurece.

Terça Vitória sugere que Beatriz fique em casa

enquanto Elísio estiver no quartel. Célia percebe que Artur quer ficar com seu cargo na agência. Vicente sugere que Sandra faça uma festa de noivado. Gilda e Mário pensam em abrir uma agência de turismo.

Quarta Ricardo fica transtornado com a reve-

lação de Susana sobre a paternidade de Rodrigo. Mário tenta convencer Rafael a aceitar que a festa de seu noivado seja na mansão. Sandra diz a Vitória que desiste de fazer a festa na mansão se ela deixar a casa de Elísio.

Quinta Homero não fala nada sobre Odete e

Beto desconfia. Diana se surpreende com a possibilidade de Vitória ser filha de Paulo e desiste de se mudar. Carlota manda uma encomenda para Homero e Susana se assusta. Fernando recebe outro pacote de Carlota.

Sexta Sandra encontra uma boneca de pano

com um S costurado no vestido. Rafael conversa com Inês sobre a ideia de Sandra recuperar a vida que lhe foi tirada. Homero e Odete se acusam pelo sumiço de Carlota. Beatriz conversa com Elísio sobre a saúde de Vitória.

Sábado Vitória propõe um acordo a Susana. San-

dra convida Célia e Artur para a festa de noivado. Cristina conta a Diana seus planos para derrubar Mário e Gilda. Madalena e Tadeu acertam os detalhes para que Vicente não descubra que eles já voltaram.

19h15, na GloboSegunda Caíque se surpreende ao saber que Mar-

cos e Laura retomaram o noivado. Pepito fica confuso com as travessuras feitas por Bella. Itália expulsa César de sua casa. Caíque diz a Laura que não deixará ela se casar com Marcos. Gustavo humilha Bia na frente de Israel.

Terça Itália não entende o interesse de Laura

pela foto antiga de sua mãe com as amigas. Laura desconfia de que Tina é sua mãe. Bella agita os lagartos na esperança de que Marcos veja o anel de Laura.

QuartaVicente pede a Laura que pare de procurar

pela mãe. Marcelo pede a Maria Inês que convença Úrsula a fazer os exames. Escobar afirma para Maria Inês que ela ainda ama Marcelo. Itália desconfia de que a decisão de Laura de se casar com Marcos não foi muito acertada.

QuintaLaura se recorda da noite que teve com

Caíque e confessa a Marcos que gosta de seu irmão. Azeitona é retirado do hospital e Sueli não faz nada para evitar. Maria Inês comenta com Escobar que teme pela reação de Marcos.

Sexta Laura pergunta a Samantha se ela está

com Caíque. Gaby exige que a mãe conte para a família que o clube está sem dinheiro por causa de Oscar. Aurélia não aceita as desculpas de Sueli.

SábadoLaura conta a Caíque que se lembrou

do dia em que estiveram juntos. Marcelo afirma a Maria Inês que nunca deixou de amá-la. Heitor avisa a Suzana que só voltará para casa quando ela contar o paradeiro de Oscar. Marcos procura Vicente para saber notícias de Laura.

MALHAÇÃO - 17h25, na GloboLucrécia se emociona e pede

que Jade cuide mais de si mesma. Bárbara não revela que foi Sol quem a incentivou a provocar uma crise alérgica em Wallace. René avisa a Dandara que deixará sua casa. Duca se prepara para encontrar Alan, e Cobra alerta Heideguer. Duca vê Henrique e Bianca se beijando. João se emo-ciona com a partida do pai. Nando acolhe René. Dalva tem um mau pressentimento. Duca chega ao

local do encontro sem perceber que está sendo seguido pelos capangas de Heideguer.

Alan salva Duca, mas sofre um acidente causado por Lobão. Nat ouve Heideguer ser avisado sobre o acidente de Alan e se deses-pera. Lobão abandona o carro na estrada. Alan tenta entregar o pendrive com o dossiê para Duca. Dalva conta para Karina e Bianca o que aconteceu com seus netos. Alan não resiste aos ferimentos. Marcelo decide ir à

Aquazen durante a noite. Lobão finge surpresa com o que acon-teceu com Alan, e se preocupa quando Heideguer avisa que o dossiê contra eles desapareceu.

Heideguer pede que Cobra não se envolva nesse caso. Gael avisa aos alunos sobre Alan. Nat lê uma mensagem de Alan e deixa sua casa. Todos na casa de Dalva se preparam para ir à Pedra do Índio. Heideguer insinua que o dossiê sobre a Khan pode não existir, e Dalva se irrita.

Um dos ambientes de uma casa quem vem ganhando mais destaque é o banheiro. Aproveitar o espaço é palavra de ordem na arquitetura

04_25.indd 1-2 18/11/2014 23:10:15

Page 26: Elenco - 23 de novembro de 2014

8|VI

NH

OS

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

RepórterMellanieHasimoto

DiagramaçãoAdyel Vieira

Tratamentode imagemAdriano LimaKlinger Santiago

RevisãoDernando Monteiro,João Alves eGracicleide Drummond

CapaAlberto CésarAraújo

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

EditorGuto Oliveiragutocom.br

EditorialAs festas de

fi m de ano estão cada vez mais próximas e pra-ticamente o ano está chegando ao fi m, pensan-do nisso, a sua revista ofi cial de domingo sai na frente e apre-senta algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de receber os amigos e familiares.

Segundo estudos da especialista Tamie Aguilera Watanabe, planeja-mento é a palavra-chave da realiza-ção de um bom evento. Qualquer tipo de evento deve ser bem planejado. O sucesso é o resultado de um evento bem conceituado. E, em seguida, vem a organização, que é diferente de planejar. Planejar é idealizar, sonhar, criar, enquanto organizar é realizar, esquematizar, colocar cada coisa em seu lugar. Organizar um evento requer envolvimento, responsabilidade, ha-bilidade e carinho pelos convidados.

E falando de Natal, os itens mais desejados desta temporada são os enfeites, quem não quer deixar sua casa linda para a época? O colunista Jander Vieira arregaçou as mangas e mostrou que criatividade e bom gosto são ingredientes necessários para desenvolver objetos incríveis.

Feliz domingo e boa leitura!

Colaboradores: Selma Reis, Bruno Mazieri e Marcelo Guilherme

editorial# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014Elenco #destaque da tv(26)

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 23 de novembro de 2014

A novela escrita por Aguinaldo Silva está recheada de mulheres bonitas e talentosas

Um dos mais tradicionais objetos da decoração natalina é a guirlanda. O arranjo, um círculo de galhos secos, entrelaça-dos de folhagens, flores, pedrarias, é usado para decorar as portas das casas no período das festas de fim de ano.

As beldades de ‘Império’

Guto Oliveira

14|VARIEDADES

A novela “Império” até que vem fazendo bonito no quesito audi-ência, mas o que chama atenção

não é apenas a trama envolvente, mas as beldades que estão no elenco do folhetim de Aguinaldo Silva. E um grande destaque entre elas é a atriz Viviane Araújo.

A moça, que interpreta a manicure Naná, fi el companheira de Xana Sum-mer (Aílton Graça), acaba de ganhar o Prêmio de Atriz Revelação, em uma votação realizada por um famoso jornal carioca. O convite para participar de “Império” partiu do próprio autor, isso em 2012, quando Viviane se sagrou campeã, na edição daquele ano do reality “A Fazenda”, da Record. Inicial-mente ela estava escalada para viver a Juju Popular, papel que foi destinado a Cris Vianna. Muitos não acreditavam que a beldade iria dar conta do recado, mas a atriz de 39 anos, que em 1997 participou como fi gurante em “Malha-ção”, mostrou para que veio, provando que tem muito talento no mundo da interpretação, agradando ao público, autor e direção de “Império”.

Cris Vianna, como já foi dito, assu-miu o papel de Juju Popular, que havia sido destinado a Viviane Araújo. Cris Vianna é paulistana e tem de 37 anos. Antes de começar no mundo artístico era babá. Ela também trabalhou como modelo e já participou de um grupo musical chamado “Black Voices”. Sua estreia como atriz foi em “América”, em 2005. Desde então já esteve em várias produções globais. A morena é atual rainha de bateria da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.

Leandra Leal, a protagonista Cris-tina, também não pode ser deixada fora da lista de beldades da novela “Império”. Carioca, nascida em 8 de setembro de 1992, a atriz é neta do produtor cultural Américo Leal e fi lha da também atriz Ângela Leal. A bela começou no teatro muito cedo, aos 7 anos de idade. Um ano depois, fazia sua estreia na televisão, quando par-ticipou do último capítulo da novela “Pantanal” na extinta Rede Manchete. Em 1994 esteve no elenco da mi-nissérie “Confi ssões de Adolescente”, transmitida pela TV Cultura e pela Band, com a personagem Mariana, mas seu primeiro papel de destaque foi Yanka na novela “Explode Coração”. Com apenas 13 anos de idade, foi pre-miada nacional e internacionalmente pela sua interpretação em “A Ostra e o Vento”, seu primeiro fi lme, no qual contracenou com grandes atores do cenário nacional.

ALEX

CAR

VALH

O/R

G

Viviane Araújo entrou desacreditada na novela “Império”, mas graças a sua personagem Naná, até ganhou um prêmio de Atriz Revelação

As festas de Manaus agora vão ter novos motivos para brindar. Brindar com as novi-dades que a Freixenet do Brasil está trazendo para a cidade por meio da Nossa Senhora de Fátima Importadora

21|T

URI

SMO

Como é difícil escolher um roteiro nacional para as férias. Não por falta de opção, pelo contrário, o Brasil oferece destino para todos os gostos e bolsos. Mas, sem dúvida, as praias estão na rota.

18| PETCuidar da saúde dos dentes é essencial para evitar proble-mas no futuro. De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), a doença de gengiva é a primeira entre cães e gatos.

03_26.indd 1-2 18/11/2014 23:06:19

Page 27: Elenco - 23 de novembro de 2014

02_27.indd 1-2 18/11/2014 22:41:49

Page 28: Elenco - 23 de novembro de 2014

MANAUS, DOMINGO, 23 DE NOVEMBRO DE 2014

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

Elenco Bem-vindosa Salvador

Página 21

Verão Página 11Página 11

contemporâneo

01_28.indd 1-2 18/11/2014 22:43:04