elenco - 21 de fevereiro de 2016

36
Páginas 18 e 19 Não pode ser vendida separadamente MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 Elenco sustentável Austrália, um lugar incrível para se viver Um ritmo que caiu no gosto das pistas TURISMO TENDÊNCIA Página 13 Página 16

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 25-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

Páginas 18 e 19

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

Elenco

sustentável

Austrália, um lugar incrível para se viver

Um ritmo que caiu no gosto das pistas

TURISMO

TENDÊNCIA

Página 13

Página 16

01_36.indd Personalizado V 17/02/2016 22:34:00

Page 2: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

02_35.indd Personalizado V 17/02/2016 22:28:11

Page 3: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

34

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

ReportagemLuis Henrique Oliveira

Diagramação:Adyel Vieira

Tratamento de imagemKleuton Silva

CapaIone moreno

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme.

Na moda, tudo se reinventa. E é com essa proposta que o estu-dante Maurício Duarte apresenta a coleção desenvolvida com couro de peixe, a fi m de reaproveitar o resíduo da fi letagem. Nesta edição, você vai ver que basta um olhar curioso como o do futuro designer de moda, que mostra que é possível apresentar novidades em uma matéria-prima que iria para o lixo.

E com a tecnologia tomando conta de nossas vidas, nada melhor do que fi car de olho para que os videogames não tirem o foco. Isso porque, para os profi ssionais, esses recursos podem roubar um tempo precioso de interação entre adultos e crianças, prejudicando o desenvolvimento integral dos pequenos.

Ainda falando de criança, a frequente desatenção, difi culdades na escola e no rela-cionamento com colegas, pais e professores são características comuns na infância e adolescência, mas podem ser sinais de TDAH, Transtorno do Défi cit de Atenção com Hiperatividade. Para esclarecer mais sobre o assunto e tirar dúvidas, especialistas falam sobre a melhor hora de procurar ajuda médica.

Uma ótima leitura e um excelente domingo!

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 3

#índ

ice

Moda sustentável

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

Mellanie Hasimoto

Capa

16 | TENDÊNCIA

A mistura de estilos faz da banda Alaídenegão uma das melhores bandas do cenário

musical amazonense.

4 | SAÚDE

20 | INDICA

Aprenda a melhor maneira de usar o repelente, produto que precisa ser aplicado, no máximo, três vezes ao dia e

lavado antes de dormir.

Crepe Gourmet traz as de-lícias originadas na França

para o paladar do manauense.

Os novos galãs da GloboMuitos rostos novos estão aparecendo Muitos rostos novos estão aparecendo

na telinha, agora resta saber na telinha, agora resta saber

quais irão permanecer

Eles não têm apenas carinhas bonitas, são simpáticos e arre-bentam o coração da mulherada. Eles têm também muito talento e estão se esforçando para mostrar isso a todos. Estamos falando dos novos galãs globais.

O galã é um elemento fundamen-tal na construção do imaginário dos folhetins. Durante mais de três décadas, Tarcísio Meira e Francis-co Cuoco fi zeram muitas mulheres suspirar em frente à telinha. Depois Antonio Fagundes e José Mayer apareceram e também são conside-rados os eternos galãs da televisão. Hoje em dia, Caio Castro, Rodrigo Lombardi, Rodrigo Santoro, Rey-naldo Gianecchini e Cauã Reymond são alguns dos exemplos de atores que assumiram o posto de “galã” e continuam fazendo sucesso com o público feminino.

A lista de novatos nas telinhas que podem conquistar esse título vem crescendo cada vez mais. Aos 28 anos, Felipe Roque vem agradando na pele do “boa vida” Kim, irmão da personagem Luana, vivida por

Giovanna Lancellotti, em “A Regra do Jogo”. Ele começou na carreira artística aos 13 anos e apesar de ser sua estreia na televisão, o bonitinho é o astro do espetáculo “Crônicas do Amor Mal Amado”, no Rio de Janeiro, na qual virou notícia nacional, pois seu personagem, além de dar um beijo em outro homem, também participa de um beijo triplo. Modelo de grifes famosas, ele já morou até em Milão e agora desponta com um dos novos galãs da Globo.

Arthur Aguiar, o Osório de “Êta Mundo Bom!”, tem 26 anos e es-treou na televisão em 2008, com um pequeno papel em “Malhação”. Carioca, ele se dedicou à natação durante quase 10 anos, mas sua veia artística falou mais alto. Na Globo, ele esteve em algumas atrações e devagar vai conquis-tado seu lugar ao sol.

Felipe Simas estreou na televisão em 2013, na novela “Flor do Caribe”. Ele é fi lho do ator e capoeirista Beto Simas e irmão dos também atores Rodrigo Simas e Bruno Gissoni. An-tes de ser ator, Felipe foi jogador de

futebol, porém, depois de participar de algumas peças teatrais com os irmãos, decidiu que atuar era o que queria fazer da vida, recebendo o apoio de sua família. Atualmente ele vive o Jonatas, em “Totalmen-te Demais”. Outro rostinho bonito em “Totalmente Demais” é o de Daniel Blanco. Aos 22 anos, após estrear na TV na temporada 2012 de “Malhação”, ele foi buscar no teatro a versatilidade cênica. Foi assim que conseguiu abocanhar o papel do mimado Fabinho, da novela das sete.

Além de ser uma vitrine para trabalhos mais importantes, “Ma-lhação” é um verdadeiro celeiro de galãs. Mas somente os que realmente se mostram talentosos

continuam no casting global e são aproveitados em outras produções. Nicolas Prattes é o atual prota-gonista de “Malhação”, vivendo o personagem Rodrigo. Aos 18 anos, o ex-namorado de Lívian Aragão busca seu espaço na emissora. Companheiro de elenco de Nico-las Prattes, Felipe Titto, com seu corpo escultural estampado com inúmeras tatuagens também faz a alegria da mulherada que assiste “Malhação”. O ator interpreta o Samurai, tem 29 anos e já é um dos queridinhos da cúpula global.

A cada estreia da Globo aumen-tam os candidatos à galã da emis-sora, mas poucos resistem ao tempo e as implicações que a carreira artística exige.

Felipe Roque vem agradan-do em “A Regra do Jogo”

O tatuado Felipe Titto ao lado do galã Guilherme Leican

Nicolas Prattes é o atual protagonista de “Malhação”

Arthur Aguiar, o Osório de “Êta Mundo Bom!”

Felipe Simas estreou na televisão em 2013

Em “Totalmente Demais”, Da-niel Blanco busca versatilidade

JOÃ

O M

IGU

EL J

R/R

G

ESTE

VAM

AV

ELLA

R/R

G

JOÃ

O M

IGU

EL J

R/R

G

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AN

DA/

RG

CA

IUÁ

FR

AN

CO

/RG

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AN

DA

/RG

DIE

GO

JA

NA

03_34.indd Personalizado V 18/02/2016 19:13:51

Page 4: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 33

#lig

ado

nas

nove

las

MALHAÇÃOSegundaRodrigo e Lívia deixam a reunião

com Miguel. Samurai convence Flá-via a adiar o passeio. Sueli se exalta e Samuel fi ca desolado com o fra-casso da reunião. Beto e Luciana insistem em ocupar o Dom Fernão. Nanda sugere que Filipe peça um aumento de salário a Samurai.

Os alunos ocupam o colégio Dom Fernão. Ana e Miguel proíbem Lívia

de participar da manifestação dos alunos, mas ela foge de casa. Ciça sugere que Miguel alerte a polícia sobre a situação no Dom Fernão. Samuel defende o movimento estu-dantil para os policiais.

Samurai ameaça Ciça. Luan surpre-ende Jéssica ao ajudar os alunos duran-te a ocupação. Miguel repreende Ana por não ter trazido Lívia de volta para casa. Nanda incentiva Filipe a pedir aumento para Samurai. Sueli descobre

que a empresa de Miguel está envolvi-da em um esquema de corrupção.

Ana desconfi a da reação de Ciça ao receber as fotos com Samurai. Luciana descobre que Miguel a acu-sou de fraude na ocupação e conver-sa com Rodrigo. Alina sente falta de Uodson. Luan conversa com Jéssica. Rodrigo confronta Miguel. Rafaela, Marina e Max promovem o entendi-mento entre Bia e Rubem. Rodrigo se junta à ocupação do Dom Fernão.

18h05, na GloboSegunda Filomena exige que Candinho nun-ca mais a procure e afi rma que se casará com Ernesto. Celso revela a Sandra que encontrou Candinho. Mafalda chora por causa de Romeu.

Terça Sandra confi rma que Candinho é o fi lho de Anastácia e comenta com Celso que colocará seu plano em ação com Ernesto. Manuela se lam-enta com Dita.

Quarta Sandra propõe a Ernesto que roube o medalhão de ouro de Candinho como parte de seu plano para conquistar a fortuna de Anastácia. Severo humil-ha Ana na frente de Alice.

Quinta Sandra inventa para Anastácia que esteve com Ilde e Araújo confi rma. Celso promete ajudar Maria a de-scobrir quem é a amante de Severo. Diana e Braz trocam juras de amor.

Sexta Ernesto combina com Cara de Cão o roubo do medalhão de Candinho. Camélia agradece a Romeu por ter conseguido um carro para levar Gerusa ao médico, sem saber que é armação.

Sábado Anastácia sofre ao pensar em seu fi lho. Com a ajuda de Pancrácio, Candinho encontra seu medalhão. Severo pensa em comprar um apar-tamento para Diana.

19h15, na GloboSegunda Gilda ouve quando Cordeiro avisa a Dino que ele perderá o bar se não pa-gar o que lhe deve. Arthur se preocu-pa com as fotos de Eliza na praia. Gil-da procura Germano na Bastille.

Terça Mirthes avisa a Gilda que Germano não poderá recebê-la. Fabinho convi-da Débora para ir ao cinema. Arthur e Eliza trocam confi ssões e acabam se beijando.

Quarta Arthur se oferece para emprestar din-heiro a Gilda. Lu vê Rafael e Lili juntos e ofende o casal. Lili expulsa Germa-no de sua casa, depois que o ex-mari-do confessa que a traiu com Gilda.

Quinta Eliza vence a etapa do concurso com a foto de praia e Cassandra é elimi-nada do concurso. Eliza decide deixar a casa de Arthur para morar com Max e Lu.

Sexta Rafael afi rma a Lu que está apaixona-do por Lili. Cascudo recusa a ajuda de Montanha e exige que o professor se afaste. Jeniff er se entristece quando Cascudo termina o namoro com ela.

Sábado Lu pede desculpas a Lili por ter insul-tado o casal ao vê-la com Rafael. Jojô garante a Arthur que trará Eliza de volta. Lu conta para Eliza que Jonatas passou a noite no open house de Leila.

21h20, GloboSegunda Atena tenta convencer Tóia a tirar a vida de Romero. Kiki comunica que deixará a mansão com Aninha, re-forçando as desconfi anças de Dante, Cesário e Belisa.

Terça Atena e Tóia colocam fogo na casa em que Romero está. Gibson inter-rompe a conversa entre Dante e Aninha. Ascânio recebe uma ordem de despejo.

Quarta Tóia mente para Fonseca, e Juliano fi ca aliviado. Kiki e Aninha deixam a mansão. Adisabeba conforta Tóia. Merlô se irrita com Janete, Mel, Ninfa e Alisson e decide se afastar delas.

Quinta Atena chantageia Tóia e exige que a moça lhe transfi ra todo o seu din-heiro. Kiki incentiva Nelita a deixar a mansão de Gibson. Tóia cede à chan-tagem de Atena.

Sexta Tóia confi rma para Atena que irá lhe transferir as ações da farmecêutica. Lara e Dante se beijam. Inconforma-da, Nora deixa a casa de Régis. Gibson orienta Tio a tirar a vida de Régis.

Sábado Atena propõe parceria com Gibson na facção. Régis afi rma a Nora que foi ameaçado e acusa Gibson. Lara expli-ca para Dante suas suspeitas contra Gibson, e o policial promete investigar.

19h45, no SBTSegunda Safi ra vai até a casa de seus pais e Priscila fi ca feliz. Fortunato aparece e pergunta o que Safi ra está fazendo lá. Safi ra vai embora irritada após Fortuna-to dizer que Priscila não tem a ver com seus erros.

Terça Na On-Enterprise, acontece uma reunião com Otávio, Safi ra, Tomas e Frederico sobre a marca Splish. Eles decidem que uma banda precisa ser contratada para reforçar a marca teen. Otávio sugere a Cúmplices de Um Resgate.

Quarta Meire faz um trabalho de macumba para limpar o corpo e alma de Dinho, pelo fato dele ser fã da Cúmplices de Um Resgate. Em seguida, Meire e Dinho invadem o apartamento dos Vaz para fazer purifi -cação e desfazer a maldição.

Quinta A família de Mateus é solidária a Joel pelo ocorrido. Mateus e Dóris contam que dois rapazes estranhos vieram no vilarejo. Joel percebe logo que se trata de Vargas e Navarro. Os capangas chegam no lugar ao lado de Geraldo.

Sexta Pedro aparece e consegue acalmar o cavalo e salvar Rebeca. Joaquim entrega para Manuela um envelope com uma le-tra de música, dentro dele, uma foto dos dois com a mensagem “Joela”.

Sábado Não há exibição.

DIV

ULG

ÃO

4#s

aúde

O uso correto do repelente

Produto contém substâncias químicas e Produto contém substâncias químicas e

deve ser utilizado no máximo três deve ser utilizado no máximo três

vezes ao dia e lavado antes de dormir

Alguns cuidados específi cos so-bre o uso do repelente devem ser tomados para que o produto tenha ação efetiva e previna doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, além do incômodo causado por demais mosquitos e pernilongos durante a época de calor intenso. As dicas são da Sociedade Bra-sileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

1O uso do repelente não inibe a proteção solar. “Passe o

fi ltro na pele e após ser absorvido, o repelente pode ser aplicado, no máximo três vezes ao dia, dependendo da exposição e tam-bém suor. Evite o uso excessivo, pois o produto tem substâncias tóxicas, que podem causar danos à saúde, e antes de dormir, tome banho com sabonete para que o produto seja eliminado da pele. Em casos de ferida e machucado, não é indicado utilizar o pro-duto, principalmente se estiver aberta, pois a substância pode agravar o estado e atrasar a ci-catrização”, alerta Rodrigo Lima, diretor da SBMFC.

2 Após a aplicação é imprescin-dível lavar as mãos. Para que

não haja contato da substância com boca e olhos que, assim como o nariz, devem ser protegidos no momento da aplicação no rosto, que pode e deve receber a proteção, com aplicação em locais ventilados para que não ocorra acúmulo da substância no ambiente.

3Em bebês de até 6 meses, o uso de repelente não é recomen-

dado e não há nenhum produto registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que assegure o uso nessa faixa etária. As orientações são prote-ger a criança com roupas leves, porém compridas como mangas e calças, além de, na hora de dormir ou do descanso, utilizar o mosque-teiro. É importante também que pais ou cuidadores sempre fi quem atentos ao ambiente da criança. “Antes de dormir verifi que se nos colchões, lençóis, travesseiros e em áreas como cantos de parede, embaixo do berço, não há nenhum inseto antes de colocar a criança para dormir”, explica Lima.

4Os idosos podem utilizar o produto normalmente, porém

com cuidado na aplicação devido à fragilidade da pele.

5As mulheres grávidas também podem e devem fazer uso do

repelente, aplicando nas partes expostas; nas que fi cam cobertas pela roupa não há necessidade de aplicação.

SintomasAo identifi car sintomas como

fortes dores no corpo, cabeça, vômitos e náuseas constantes é necessário procurar atendimen-to em uma unidade de saúde. “A dengue pode ser confundida com outras viroses como a gri-pe e o diagnóstico é importan-te para defi nir o tratamento”, ressalta o médico.

DiagnósticoO diagnóstico pode ser feito

apenas pelo exame clínico. Os exames de sangue só são indi-cados para quadros suspeitos de potencial gravidade ou quando há dúvida no diagnóstico. Lima ainda alega que se não for diagnostica-da a tempo, a doença pode levar a pessoa à morte. A doença, princi-palmente a dengue hemorrágica, pode agravar o quadro clínico do paciente se não diagnosticada e tratada a tempo.

O repelen-te deve ser utilizado no

máximo três vezes ao dia para evitar intoxicação

04_33.indd Personalizado V 18/02/2016 19:15:20

Page 5: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

32 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

#cel

ebrid

ade

Mulher forte

Na novela “Velho Chico”, Cyria Coentro interpretará Piedade, casada com Belmiro (Chico Diaz) e mãe de Santo (Rogerinho Costa/Renato Góes/Domingos Montagner). Mulher forte, ela e a família quase morreram quando fugiram da seca, mas encontraram abrigo na fazenda do Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi). No decorrer da trama, Piedade vai auxiliar o fi lho Santo em seu ro-mance proibido com Maria Te-reza (Camila Pitanga), a fi lha do poderoso coronel Afrânio (An-tonio Fagundes). A trama es-treia em breve na tela da Globo.

Entre livros e viagens

O apresentador do “Cidade Aler-ta” da Record, Marcelo Rezende, acaba de lançar “Corta pra Mim”, o seu site ofi cial. A página mostrará aos fãs um lado menos conhecido do apresentador: sua paixão pela gastronomia, pela leitura e por via-gens. “Tentar fi car fora do mundo virtual é viver nas nuvens. Bem que tentei, mas percebi que estava fi -cando fora – olha que loucura – do mundo real que é o virtual”, afi rma Rezende em seu texto de estreia, sobre sua experiência com a Inter-net e redes sociais.

CA

IUÁ

FR

AN

CO

/RG

mundo real que é o virtual”, afi rma Rezende em seu texto de estreia, sobre sua experiência com a Inter-net e redes sociais.

Empolgado

Quem convive com Juliano Cazarré conta que o ator gostaria de interpre-tar personagens que o desafiassem, tais como um político, um atleta ou um homossexual. Ele garante que perso-nagens deste tipo lhe dão motivação. Lembrando que atualmente o ator vive o Merlô em “A Regra do Jogo”.

EDU

MO

RA

IS

ESTE

VAM

AVE

LLA

R/R

G

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 5

05_32.indd Personalizado V 18/02/2016 20:43:25

Page 6: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

NU

TRIÇ

ÃO E

M F

OCO

Exam

e do

DN

A -

iGen

esis

6

Flávia CunhaNutricionista

Se você deseja mudar de vida e conhecer, de fato, o seu me-tabolismo, aconselho a fazer o exame iGenesis.

Tal exame é personalizado e não há outro igual, uma vez que é avaliado o seu DNA. Trata-se de um relatório com 27 páginas abordan-do a relação entre a alimentação e a genética, visando a permitir uma máxima personalização, além dos aspectos relacionados à saúde e ao bem estar. E nada melhor direcio-nado do que a genética, a fi m de optar pelas mudanças corretas e apropriadas a você mesmo.

Por exemplo, no quesito obesi-dade, tal exame mostrará como o seu metabolismo responde à redu-ção calórica, tendência ao efeito sanfona, se fatores emocionais e

comportamentais infl uenciam ou não no seu emagrecimento e quais as atividades físicas que darão um resultado positivo específi co para você.

Tem também uma parte total-mente ligada à saúde e doença. Por exemplo, mostra a sua pre-disposição genética ao Alzheimer, doenças cardiovasculares, diabe-tes e cânceres. Caso você seja in-tolerante ao glúten, sua dieta será feita através de alimentos sem glúten, a fi m de evitar doenças futuras. Caso você continue com a mesma alimentação, é certo que terá doenças relacionadas ao glúten, mas depois de estar consciente sobre, quem em sã consciência, continuaria? Afi nal, não queremos viver bem e por

mais tempo?O exame é bem rápido. Cada

paciente recebe um kit e eu colho a mucosa da bochecha quatro vezes. Essa mucosa é enviada para a sede no Brasil, que fi ca em Fortaleza, e a sede envia para o laboratório que fi ca na Itália. Demora uns 40 dias e o paciente é chamado para que eu possa interpretar o resultado. A partir de então, direciono as mudanças alimentares, prescrevo suplemen-tos e direciono ao médico, caso seja necessário.

O laboratório cobra R$ 2.820 e parcela em até 4 vezes sem juros. Atendo no Edf. Skye Platinum sem-pre com hora marcada. Agende o seu horário pelo 9 9322-1385.

Grande abraço e até a próxima.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 31ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

06_31.indd Personalizado V 18/02/2016 19:16:51

Page 7: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

SORR

IA

Deu

Zika

Dr. Mauricio FerreiraCirurgião Dentistamauricioferreira.odo.br

7

Em tempo de tantas incertezas, frente a real causalidade do Zika vírus e o potencial risco epide-miológico batendo a nossa porta, o mundo científi co vem se debru-çando em busca de conhecer todos os mecanismos que envolvem essa grave doença.

Até o momento, o maior e pre-ocupante indício está na relação do nascimento de bebês com mi-crocefalia, oriundos de gestantes infectadas pelo Zika vírus, que tem como seu transmissor o mosquito Aedes Aegypti, o mesmo vetor da Dengue e da Febre Chikungunya.

A cada momento, novas pes-quisas surgem com o objetivo de contribuir com esse grande quebra cabeça. Na verdade, nada se sabe ao certo quanto a dimensão dessa doença, assim como outros possí-veis meios de transmissão.

Um recente e pioneiro estudo foi divulgado na primeira semana de fevereiro deste ano, pela res-peitadíssima Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, que afi rma ter constatado a presença do ví-rus Zika ativo (com potencial de provocar a infecção) em amostras de saliva e de urina de paciente infectados. Essa evidência inédita, sugere a necessidade de investigar a relevância destas vias alternativas de transmissão viral. Segundo a pesquisadora Dra. Myrna Bonaldo, já se sabia que o vírus poderia estar presente, tanto em urina, quanto em saliva, mas que é a primeira vez em que se demonstra que o vírus

está ativo, ou seja, com potencial de provocar a infecção, o que abre novos paradigmas para o entendi-mento das rotas de transmissão do vírus Zika.

Tudo em torno do Zika vírus é muito novo, e um estudo continuado é necessário para que se tenha mais respostas esclarecedoras. Mesmo com esse relevante achado na pes-quisa da Fiocruz, serão necessários

outros indícios para afi rmar que a presença do vírus na saliva pode infectar outras pessoas. Toda via, o momento é de cautela e prevenção. Diante de tantas incertezas, é válido recomendar o cuidado ao compar-tilhar objetos de uso pessoal como: escova de dente, copo e talheres; como também a troca de fl uidos corporais, a exemplo da saliva, em especial nas mulheres gestantes.

Vamos recordar os sintomas das enfermidades transmitidas pelo Aedes Aegypti:

De modo geral o controle da Zika, Dengue e Febre Chikun-gunya, é o combate contra o grande vilão, o mosquito Aedes Aegypti. Devemos unir forças contra essa grande ameaça, não permitindo que existam lo-

cais ou objetos, como tampas, pneus, vasos ou garrafas, que possam acumular água parada, facilitando o desenvolvimento e proliferação do mosquito. Lem-bre-se que viver em comunidade é cuidar um do outro.

30

#tec

Bug de data em iGadgets

Para ativar o erro dos dispositivos, Para ativar o erro dos dispositivos,

basta alterar a data do aparelho basta alterar a data do aparelho

para 1º de janeiro de 1970

Um bug — erro de funciona-mento — recém-descoberto do iOS pode transformar iPhones, iPods e iPads em objetos inúteis para sempre. A falha ocorre quando o usuário confi gura a data do dispositivo para 1º de janeiro de 1970 e o reinicia. Ao religar, o aparelho trava, de modo irreversível, na tela de inicialização.

A falha ocorre principalmente nos modelos mais novos dos produtos da Apple. Ela existe porque esta data é considerada o “marco zero” da contagem de tempo dos eletrônicos atuais. Conhecido também como Unix Timestamp — termo técnico —, é usado por sistemas para cal-cular o período passado desde

1º de janeiro de 1970. Portanto, quando o aparelho é confi gu-rado para este dia específi co, o iOS tenta fazer uma divisão por zero, mas trava.

Um smartphone afetado pre-cisa ser reparado fi sicamente caso algum engraçadinho al-tere a data de um aparelho de propósito. Por enquanto, no entanto, não há solução por sof-tware para reviver um iPhone que pensa estar em 1970, nem mesmo colocando o dispositivo em modo de recuperação.

Além disso, é possível inu-tilizar um iPhone mesmo sem acesso físico. Não basta evitar, portanto, que alguém tente re-ajustar a data do seu celular. Computadores sincronizam o

horário com um servidor e um hacker poderia, por exemplo, enviar um comando remoto para voltar a data de todos os iPhones conectados a uma rede para 1º de janeiro de 1970, na pior das hipóteses.

Algumas pessoas podem estar imunes a este bug, de-pendendo do fuso horário do local em que vivem. Isso por-que o iPhone armazena a data no formato de Hora Média de Greenwich (GMT) e, em alguns fusos, esse horário resulta em um número positivo, o que não ativaria o erro. Além dos iPho-nes, os demais aparelhos iOS com o processador A7, ou seja, iPods Touch e iPads mais re-centes, também são afetados.

07_30.indd Personalizado V 18/02/2016 20:44:03

Page 8: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

8#b

em e

star

CrossFit: resistência e forçae força

Além de melhorar as condições gerais do Além de melhorar as condições gerais do

corpo e organismo, também pro-corpo e organismo, também pro-

move competição saudável e diversão

O CrossFit já virou queridinho das academias. É o exercício ideal para quem está em busca de defi nição muscular. A modalidade é capaz de atuar em todas as ca-pacidades do corpo, fazendo com que em apenas um exercício seja trabalhado o corpo todo.

Os praticantes começam com um aquecimento, geralmente um segmento de treinamento de for-ça, e depois vem o Treino do Dia, ou seja, um programa elaborado individualmente e que muda de dia para dia. O Treino do Dia inclui exercícios funcionais e de alta intensidade que duram de cinco a 20 minutos.

O grande intuito dos treinos de CrossFit é proporcionar condi-cionamento físico e desenvolvi-mento da massa muscular, para assim obter defi nição. O treino é acompanhado por cargas que o aluno deve usar durante as aulas, e quanto maior a sua for-ça, mais peso deverá ser usado para proporcionar intensidade ao exercício.

Os especialistas explicam que

o objetivo principal do CrossFit é melhorar a resistência aeróbica e aumentar a força, sendo que isto vai gerar mudanças no corpo. Os resultados obtidos são individuais e depende de cada organismo. A prática pode promover a queima de gorduras, mas este não é o objetivo principal.

Para que o CrossFit seja reali-zado é exigido todo um preparo pelo aluno, pois é necessário ter fl exibilidade, equilíbrio, agilidade, coordenação motora e precisão. Os exercícios sempre são reali-zados com extrema potência e intensidade, para que o resultado seja obtido de forma mais rápida, e para que forneça um melhor efeito para o corpo.

É necessário sempre ter o acom-panhamento de um instrutor, e esse deve passar os exercícios que devem ser realizados con-forme o resultado que se busca e a condição física. Um check-up é altamente recomendado para que o instrutor conheça melhor organismo e possiblidades do praticante da modalidade.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 29

Videogames e a relação com fi lhos

A interação dos pais com os fi lhos A interação dos pais com os fi lhos

pode fi car ameaçada pelo uso pode fi car ameaçada pelo uso

excessivo da tecnologia

Para os profissionais, esses recursos podem roubar um tem-po precioso de interação entre adultos e crianças, prejudican-do o desenvolvimento integral dos pequenos

Recebidos por um mundo em que a tecnologia domina a cena, bebês passam cada vez mais tempo entretidos por brinquedos cheios de recursos como sons e luzes ou vídeos e jogos que eles acessam facilmente ao tocar as telas de tablets e smartphones. Esses últimos objetos, que tam-bém enfeitiçam adultos, contam até com adaptações pensadas para os pequenos: capas resis-tentes e personalizadas com per-sonagens, conteúdos restritos e confi gurações bastante colori-das. Esse contato intenso com os eletrônicos, no entanto, tem preocupado especialistas em de-senvolvimento infantil.

Isso porque, segundo os profi s-sionais, o encantamento provoca-do pelas novas tecnologias reduz de maneira signifi cativa a intera-

ção entre pais e fi lhos, seja con-versando, seja brincando juntos. “As crianças vão ao restaurante jogando no tablet porque só fi cam quietinhas se estiverem na frente de um vídeo”, critica a pediatra Simone Sudbrack, do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Sudbrack e outros estudiosos na área dão o alerta: práticas como essa pode prejudicar algu-mas fases do desenvolvimento infantil, como o aperfeiçoamen-to da linguagem, da cognição e das habilidades motoras. “Os pais devem priorizar a interação a partir de brincadeiras, conta-ção de histórias e contato com brinquedos tradicionais”, reforça Norma Lúcia Neris, educadora e especialista em psicologia do de-senvolvimento humano pela Uni-versidade de Brasília (UnB). “Até os 5 anos, é recomendável que a criança tenha menos contato com os jogos eletrônicos para conse-guir desenvolver a linguagem e o relacionamento humano”, conclui.

08_29.indd Personalizado V 18/02/2016 20:44:52

Page 9: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

9ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

Os exercícios são realizados conforme a escolha do indiví-duo, e executados com o auxílio de acessórios para musculação, como pesos, barras, bicicleta, cordas, elásticos e outros tipos de itens que podem proporcionar maior auxilio.

Com auxílio de um instrutor e uma dieta equilibrada, os resul-tados logo serão notados, e após algum tempo de persistência, o corpo ficará totalmente defini-do e modelado, com exercícios prazerosos de serem realizados. O CrossFit ainda queima cerca de 1.000 calorias em uma aula de 60 minutos, acelera o meta-bolismo, ajuda no funcionamen-to do organismo e desenvolve massa muscular.

Não se pode deixar de mencio-nar que é preciso tomar cuidado

com a picaretagem, ou seja, al-guns locais oferecem a prática do CrossFit, mas com instrutores que não têm o devido preparo. Desconfi e de preços baixos e de locais que não exijam exames médicos recomendados.

Como já mencionado, check-up é importante para se verifi car as condições cardíacas, por exemplo, para que a prática do exercício seja prazerosa e efi caz para o ob-jetivo que se propõe o praticante.

Se você está em busca de saúde e bem-estar – e beleza também –, agende uma aula experimental numa academia. Converse com os profi ssionais que te atenderão lá, fale abertamente o que incomoda em seu corpo. Certamente terão um programa através do qual você obterá as mudanças que tanto almeja em seu visual.

No treinamento de CrossFit são utilizados técnicas e equipamentos específi cos, além de pesos livres

28

#com

portam

ento

09_28.indd Personalizado V 18/02/2016 20:46:19

Page 10: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

10#k

ids

Seu fi lho tem TDAH? Seu fi lho tem Seu fi lho tem Seu fi lho tem

Especialista esclarece as principais Especialista esclarece as principais

dúvidas e indica a hora certa de dúvidas e indica a hora certa de

procurar ajuda médica

Frequente desatenção, difi culda-des na escola e no relacionamento com colegas, pais e professores são características comuns na infância e adolescência, mas quando aconte-cem de maneira excessiva, podem ser sintomas do TDAH, Transtorno do Défi cit de Atenção com Hipera-tividade. O TDAH é uma desordem neurobiológica de causas genéticas que geralmente aparece na infân-cia e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. O neurologista e professor assistente de neurologia da Faculdade de Medicina do ABC, Rubens Wajnsztejn, explica que “os principais sintomas do transtorno são a falta de atenção, extrema difi culdade de concentração, hipe-ratividade e impulsividade”.

Quem possui o TDAH tem muita difi culdade em prestar atenção e se concentrar nas atividades es-colares, leituras, lição de casa e trabalhos, “Parece que a criança ou jovem não consegue fi car parado no lugar, e demonstra claramente o incômodo e desconforto de ter que permanecer em determinada posição, podendo balançar muito as pernas e falar de forma ininter-rupta”, explica o especialista. De acordo com o neurologista, a escola é o ambiente em que a criança ou o adolescente mais passa o seu tempo, e por isso é o lugar mais adequado para o reconhecimento dos principais sinais do transtorno, “Por exemplo, como entre os alunos de uma sala existem semelhanças da mesma faixa etária, o professor tem a possibilidade de analisar o comportamento do aluno com suspeita de ter TDAH, comparando com a conduta dos outros colegas de classe. Assim os indícios do trans-

torno fi cam mais fáceis de serem identifi cados. Por esse motivo, em alguns casos, os profi ssionais das instituições de ensino têm uma visão mais clara nesse primeiro momento de suspeita. Se há a pre-sença desses traços é importante conversar com os mestres de seus fi lhos para entender a percepção deles. Lembrando que os sinto-mas mencionados são relacionados com o transtorno, quando eles são presentes em demasia”, esclarece Wajnsztejn.

Assim que a dúvida surgir é preciso que a família procure profi ssionais mé-dicos especializados para realizarem um diagnóstico correto.

10_27.indd Personalizado V 18/02/2016 20:47:07

Page 11: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 11

Segundo o médico, os pais po-dem recorrer a três profissionais, um neurologista, um psiquiatra ou psicólogo. “O especialista realizará uma avaliação médica e neuropsi-cológica para entender se os sin-tomas são de TDAH”. Wajnsztejn explica que o tratamento deve ser multimodal e pode ser baseado na psicoeducação, psicoterapia e medicação com psicoestimu-

lantes. “A psicoeducação é fazer as pessoas que convivem com o paciente entenderem o que é o distúrbio. Já a terapia cognitivo-comportamental é um sistema de psicoterapia que envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensa-mento e consequentemente de hábitos. Há também o tratamento

medicamentoso que pode aju-dar a aumentar a atenção e diminuir a impulsividade e a hi-peratividade em pacientes com o transtorno”. De acordo com Rubens Wajnsztejn, a prática de esportes e maior ingestão

de ômega 3 e 6, associados ao tratamento são ações que geram efeitos pequenos, mas que podem auxiliar o indivíduo com TDAH.

As consequências da falta de tratamento afetam a criança ou adolescente por toda a vida. “Os desfechos negativos na vida do indivíduo não tratado são aci-dentes de trânsito, repetência, problemas de divórcio, adesão a grupos desviantes e utilização de substâncias proibidas. Os pais precisam conscientizar-se de que o tratamento, independente de qual for escolhido, reduzirá esses riscos. Busque sempre o aconse-lhamento médico”, finaliza.

EM M

OVI

MEN

TO

Conf

ete,

esg

oto

e re

denç

ão

26

Mauro Vieiraé formado em Letras Lingua

Bye-bye Carnaval! Hello 2016 e bem-vindos de volta ao mun-do real. Brasileiros que somos, todos os anos nos atiram em um redemoinho, engolfados por uma onda de energia que se não chega a contagiar a todos, se propaga em ondas através dos meios de comunicação, trânsito caótico e percentuais alarman-tes de aumento de índices de crimes e acidentes de trânsito. Sim, exatamente porque apesar de brasileiros da gema, muitos são adeptos do “Yes, I am Brazilian. No, I don`t like Carnaval” (Sim, sou brasileiro. Não, não gosto de Carnaval). Como dizia Nelson Rodrigues, ‘toda unanimidade é burra’. São conceitos perigo-samente estereotipados como

“americanos são caipiras”, “fran-ceses são ranzinzas”, “cariocas são malandros” e “paulistas são trabalhadores”-apenas para citar alguns- que por vezes projetam uma imagem do Brasil no exterior e aqui mesmo que é uma caricatu-ra do que realmente somos como nação e povo. Seria condenável então abraçar a ‘onda de energia’ e se deixar levar pelo tsunami carnavalesco? Não podemos es-quecer também o modo como nos relacionamos com as instituições de modo geral. Somos mais ou menos civilizados? Tratamos aos demais como gostaríamos de ser tratados? Seguimos as regras impostas pelo mundo civilizado com pensamento crítico e dentro das leis de boa convivência? Ou

caímos todos na armadilha do ‘não temos como interromper um círculo vicioso’? Não existe crime e as relações interpessoais são pautadas na mais pura harmonia. Contudo, uma vez por ano, por 12 horas, as pessoas estão liberadas a purgarem (dai o nome no original americano) seus desejos e ímpe-tos mais selvagens e violentos. O poder transformador da educação é multiplicador, basta abraçá-lo para que seus resultados come-cem a atingir nossos bairros e comunidades e possamos parar de reclamar menos e agir mais em busca de mudanças qualitativas sem olhar apenas para nossos próprios umbigos. Aí sim, podere-mos dizer ‘até logo ao Carnaval’ e que volte logo.

11_26.indd Personalizado V 18/02/2016 20:47:45

Page 12: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

12#b

elez

aELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

Como preencher as sobrancelhas

Confi ra como conquistar um olhar Confi ra como conquistar um olhar

marcante e com efeito natural, marcante e com efeito natural,

que faz a diferença no make-up

Nem todas as mulheres pos-suem sobrancelhas cheias na-turalmente como as da modelo Cara Delevingne. Aí que entra a busca por produtos capazes de deixar o olhar marcante de forma natural. Luzia Costa, fundadora da rede de franquias Sóbrance-lhas, especializada em design de sobrancelhas e micropigmenta-

ção paramédica, selecionou al-gumas dicas para não errar na hora de delinear as sobrancelhas. Confi ra:

- Mantenha os fi os em ordem. Essa organização ajuda a dar a ideia de volume, além de facilitar na hora de pintar.

- Respeite sempre o limite do seu desenho. Muitas pessoas

tentam “criar” um modelo com o preenchimento, o que acaba dando um aspecto artifi cial e envelhecendo os traços.

- Não escureça muito os pelos. O ideal é sempre optar pelo mes-mo tom ou um abaixo, para não deixar o olhar “pesado”.

- Use o produto ideal. Hoje no mercado existe uma variedade imensa de produtos para preen-

cher as sobrancelhas, desde o pó até o gel. Nós optamos pelo lápis universal Sóbrancelhas, pela fl e-xibilidade do produto, pois funcio-na para todas as tonalidades de fi os. “Além disso, a cera, utilizada na fabricação do lápis da Sóbran-celhas, impede a queda dos pelos, mantendo assim a característica dos fi os sem causar nenhum dano ao cliente”, comenta Luzia Costa.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 25

nagema por trás

Nos palcosApós 6 anos da criação do

personagem Dilma Ducheff , essa é a primeira vez que Márvio Lúcio sai em turnê nacional com um es-petáculo de stand-up próprio. Na peça Carioca pretende testar os limites da paródia, oferecendo ao público a verdadeira comédia de qualidade com muita irreverência e tiradas cômicas.

Dilma Ducheff Saudando A Mandioca será no dia 27 de fe-vereiro, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, na Avenida Djalma Batista, Chapada, em uma única sessão marcada para iniciar às 19h. Ingressos já podem ser adquiridos no quiosque do Manaus Plaza, localizado nas dependências do mall, ou online pelo site www.ingresse.com.

SERVIÇO

QUANDO: 27 de fevereiro (sábado)

ONDE: Centro de Convenções do Manaus Plaza Sho-pping (Avenida Djalma Batista, Chapada)

QUANTO: Lote Promocional Lateral R$ 80 (meia-en-trada)

VENDAS: quiosque do Manaus Plaza Shopping

VENDAS ON-LINE: www.ingresse.com

INFORMAÇÕES: 98156-5995

CARIOCA EM ‘DILMA DUCHEFF: SAUDANDO A MANDIOCA’

12_25.indd Personalizado V 18/02/2016 20:48:09

Page 13: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

TURISMO

A Austrália é nota mil

Tida com um dos melhores lugares do Tida com um dos melhores lugares do

planeta para se viver, é ainda a planeta para se viver, é ainda a

terra das oportunidades

24

A histórido perso

Márvio Lúcio, o “Carioca” do programa Márvio Lúcio, o “Carioca” do programa

“Pânico”, conta a história e fala “Pânico”, conta a história e fala

da inspiração em Dilma Ducheff

O Carnaval é, para o brasi-leiro, a época mais expressiva de todas. O velho ditado já diz que “no Carnaval nada parece mal”. Para o radialis-ta e humorista Márvio Lúcio, mais conhecido pelo apelido de “Carioca”, imitar a futura presidente da República tam-bém não parecia nada mal durante o Carnaval de 2010.

Foi no decorrer de uma entre-vista a Sabrina Sato, até então repórter do programa “Pânico na TV”, que Dilma Rousseff prometeu dançar o “Rebola-tion”, hit da banda Parangolé, caso fosse eleita presidente da República. Márvio Lúcio assistia a essa entrevista do quarto de um hotel, durante o Carnaval de Salvador, quando se pegou em gargalhadas ao imaginar a tal cena.

Atingido pela ideia de tornar possível a promessa da futura presidente da República, Cario-ca começou o processo de cria-ção do personagem faltando uma semana para o programa “Pânico na TV” retornar do

período de férias, em 2010. “Na construção do persona-

gem eu ‘pirei’ mais nessa ima-gem da Dilma mandona, aquela Dilma da época no Ministério de Minas e Energia, aquela mulher rígida, linha dura, chefe brava, que grita com todo mun-do. Essa foi a forma com que eu imaginei satirizar a Dilma”, disse Márvio Lúcio.

Com o nome de Dilma Du-cheff o sucesso do personagem foi imediato. Logo o programa criou uma campanha com o nome “Dança Dilma”, onde o personagem do Carioca ga-nhava mais espaço e notorie-dade, principalmente por causa do contato com o público.

“Eu fui o primeiro cara a imitar a Dilma, na campanha política de 2010, antes de ela se tornar presidente da República” diz o artista, todo orgulhoso.

Sempre com um humor afi a-do e irônico, Dilma Ducheff faz todo mundo rir, mesmo que o cenário político não esteja tão favorável assim.

#aco

ntec

e

13_24.indd Personalizado V 18/02/2016 20:48:43

Page 14: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

14#t

uris

mo

Nos últimos anos, especialmen-te depois dos Jogos Olímpicos de 2000, a Austrália foi sendo incluída nos destinos turísticos tradicionais, sendo que Sydney e Melbourne mantêm uma rivalida-de neste sentido.

A Austrália está localizada na Oceania e compreende ainda a Ilha da Tasmânia e várias outras ilhas existentes nos oceanos Ín-dico e Pacífico.

Originalmente habitada por aborígenes, a cidade de Sydney teve sua origem numa colônia de detentos ingleses, que come-çaram a ser mandados àquela região em meados de 1780, dez anos depois de ter sido oficial-mente “descoberta” pelo inglês James Cook. A Austrália faz parte da “Commonwealth”, atualmente chefiada pela Rainha Elizabeth II.

Quem já visitou a Austrália vol-tou encantado. Tudo funciona, é

limpo e organizado. Em Sydney, os finais de semana são dedicados ao lazer, sendo que as praias ficam abarrotadas, mas nem por isso a paz e a educação deixam de reinar. A educação parece ser a marca re-gistrada, tanto no comportamento como na escola propriamente dita. O ensino público por lá é coisa séria e muitíssimo bem admi-nistrado. Os tempos da colônia penal ficaram mesmo na história; houve época em que o australiano se envergonhava do seu passado obscuro, mas atualmente isto é encarado com naturalidade. Afinal, história é história.

Engana-se quem pensa que a cultura australiana é influenciada somente pelos britânicos, ape-sar de terem deixado marcas evidentes. Atualmente, nota-se a presença de gregos, italianos, malaios, coreanos e chineses; en-fim tornou-se multicultural.

Sydney Opera House é um dos edifícios mais marcantes da arquitetura mundial. Trata-se de uma casa de espetácu-los que contempla cinco teatros, cinco estúdios de ensaios, dois auditórios, res-taurantes, bares e lojas de suvenires

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 23

Durante muito tempo o aba-cate foi considerado “gordo demais” para ser consumido. Quantas e quantas vezes dei-xamos aquela deliciosa abaca-tada para trás assustados com isso? Eu deixei, e acredito que vocês também.

Abacatadas tem cara de infân-cia para mim, aliás, eu acho essa batida a cara do nosso Estado, dos nossos hábitos.

Você sabe por que temos tan-tos abacates por aqui? Pois é... Os abacates são muito sensíveis ao frio, gostam de calor. Aqui temos o maravilhoso abacate manteiga, perfeito para as nos-sas já citadas abacatadas.

Além delas, o creme de aba-cate (geladíssimo!) batido com leite condensado e cre-me de leite, também faz parte da nossa tradição.

Hoje, já sabemos que além de delicioso ele nos faz bem, mesmo sendo calórico e gorduroso.

A parte boa: essa é a gordura do bem, formada basicamen-te por ácido oleico, substância anti-inflamatória presente no azeite de oliva, que ajuda a previnir a diabetes e o ganho de peso. Além disso, a fruta possui outras substâncias be-néficas como glutationa, que

contribui para eliminar as toxi-nas do fígado; beta-sitosterol, ótimo para deixar a pele bonita e viçosa; e sua ingestão ainda ajuda a inibir o apetite, já que a gordura aumenta a sensação de saciedade, segurando a fome até a próxima refeição.

Contem vitamina A, E e B6, e minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo além de fibras, também tem mais proteínas que as outras frutas, cerca de 2 gramas a cada porção de 119 gramas. Uma fruta perfeita.

O abacate é muito utilizado em saladas e, apesar de não ser da nossa cultura, recomendo que você experimente, é muito bom.

Essa fruta também é um dos pilares da culinária mexicana. Com ele, se prepara o guacamo-le, uma pasta de abacate bem amassado e temperada com sal, coentro, cebola e tomates sem sementes, todos bem picados. Gosto de adicionar um pouco de pimenta dedo de moça picadinha e, depois de pronto, salpicar um pouco de queijo feta. Fica chique e maravilhoso.

O queijo feta é de origem grega e feito com leites de ovelha e ca-bra. Além de gostoso, tem níveis baixíssimos de gordura. Perfeito!

Boa semana!

Salada de abacate com camarõesIngredientes:1 abacate médio cortado em cubos300 gramas de camarão cozido1 tomate médio picado sem se-mentes3 cebolas picadas2 colheres de sopa de sementes de abóbora picada1 dente de alho grande esmagado2 colheres de sopa de sumo de limão1 colher de sopa de azeite ex-travirgem1 colher de sopa de vinagre

balsâmico1 colher de sopa de coentro picado1 colher de sopa de hortelã fresca picadaFolhas de alface e de rúculaSal e pimenta para temperar

Modo de preparo:Misture todos os ingredientes, exceto a alface e rúcula. Deixe gelar e sirva por cima das folhas de alface e rúcula.

Molho de abacate para sala-das verdes ou coloridas

Ingredientes:½ abacate grande½ pote de iogurte natural des-natado2 colheres de cebolinha picada1 dente de alho amassado1 colher de sopa de azeite de olivaSal e pimenta para temperar

Modo de preparo:Bata todos os ingredientes e guarde em um vidro na geladeira por no máximo 3 dias.

14_23.indd Personalizado V 18/02/2016 20:49:29

Page 15: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

15

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 15

A Austrália é cortada pelo Trópico de Capricórnio fazendo com que as temperaturas sejam bem parecidas com as do Brasil: o inverno é bem frio, mas não passa dos dez graus abaixo de zero, transformando as regiões montanhosas em lindas paisa-gens e é aí que entram os resorts de esqui do Estado de Victoria, tais como Falls Creek, Mt. Buller e Mt. Bow Bow.

A geografi a privilegiou a re-gião. Um exemplo é Sydney, a cidade foi construída ao redor de quatro baías, sendo a maior delas a de Sydney Harbour. Com tanto mar, haja tanta gente para as praias; dá para escolher entre Watsons Bay, Tamarama, Nielsen Park e Balmoral, a última com mar calmo e frequentada principalmente por famílias.

Se a ideia são as praias de mar aberto, então o endereço é Bondi Beach, ponto de encontro da moçada e na qual o top less é liberado. É o local predileto de quem gosta de velas e windsurf.

Imperdível é o Opera House e o The Rocks, bairro histórico e de onde saem barcos carregando os habitantes e turistas afoitos por novidades. De barco se chega ao Darling Harbour, um complexo de atrações, entre as quais estão o Aquário e o Monorail.

Outra coisa digna de nota é que todas as praias são fi scalizadas pela brigada anti-tubarões. O tu-barão adora a costa australiana e no verão então são colocadas redes que impedem o animal de se aproximar da praia, garantindo assim a segurança de todos. Cons-ta que o último ataque mortal teria acontecido na década de 1930.

Falando ainda de Sydney, um dos cartões-postais da cidade é a ponte que liga o centro fi nan-ceiro à costa norte, onde estão as aéreas residenciais e comerciais. A sua construção foi concluída em 1932 e a “Sidney Harbour Bridge” é considerada a ponte mais larga do mundo e permite a travessia rodoviária, ferroviária e de pedestres.

A Austrália é também chamada de ilha-continente e está longe de ser superpopulacionada. A maior concentração de habitantes está na Região Sudeste, sendo as principais as já citadas Sydney e Melbourne e tem ainda a capital Camberra, Brisbane, Adelaide e Perth, mais ao norte. O centro do país é pratica-mente deserto sendo que se pode rodar horas e horas pelas estradas sem encontrar ninguém.

A infraestrutura hoteleira não deixa a desejar. As acomodações são para todos os gostos e bolsos. O mesmo se pode dizer da gastro-nomia, uma profusão de opções as quais traduzem bem a infl uência cultural. Apesar das novidades in-troduzidas pelos novos povos que nos últimos quinze anos se insta-laram nos centros urbanos da Aus-

trália, ainda é bem forte a marca britânica nos cardápios, sendo que o “Sundy Roast” continua sendo uma “instituição” aos domingos. Trata-se de uma refeição tradi-cionalíssima, composta de carne e batatas assadas, legumes, molho e pudim de Yorkshire.

Não podemos deixar de falar do canguru, o animal é mesmo símbolo do país. É protegido por leis locais, no entanto ocasional-mente, as autoridades ambien-tais australianas tomam medidas para conter o crescimento desor-denado dos cangurus.

Outro bichinho nativo da Aus-trália é o coala, que está na lista dos animais em extinção e por isso ganhou a atenção de ambientalistas que lutam para preservar a espécie.

O arredio canguru é o animal símbolo da Austrália

Sydney Harbour é considerada a ponte mais larga do mundo

BOA

MES

A

Sim

ples

men

te p

erfe

ito!

Selma ReisChef

22

15_22.indd Personalizado V 18/02/2016 20:50:45

Page 16: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

16#t

endê

ncia

Ritmo psicodA banda amazonense Alaídenegão fez

sucesso no Carnaval com a mistu-

ra cool de estilos musicais

LUIS HENRIQUE OLIVEIRA

A mistura de raças que o Brasil possui sempre refl e-tiu na qualidade da música aqui tocada. Em Manaus isso também se concretizou posi-tivamente nos gêneros musi-cais produzidos por artistas locais. E é por isso que esse estilo está cada vez mais presente nos palcos da nossa cidade. Exemplo disso é a banda Alaídenegão, nascida a partir do som do Carnaval do ano de 2008, por meio de uma fusão entre música e fi losofi a. A banda realiza uma busca pelos diferentes ritmos musicais, que passa entre as mais variadas in-fl uências, que vão do brega ao rock e metal.

Com estilo experimental, de temperamento latino e psicodélico, o ritmo apresen-tado pelo grupo passa ainda pelo carimbó, samba e outros estilos regionais. A mistura em seus arranjos traz a dose certa de musicalidade, com-binando letras instigantes e inteligentes, para todos os tipos de público.

Conforme explicou a ELEN-CO, o vocalista e guitarrista do grupo, Davi Escobar, 28, a questão da tendência de músicas apresentadas foi sur-gindo de forma natural. “Já tivemos uma banda de rock e MPB. Além do que, cada integrante da banda também tem uma preferência por um determinado ritmo ou gênero, logo, isso foi se transformando

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 21

Doces, salgados e perfuma-dos. O crepe ganha sofi sticação com sabores para agradar aos mais variados paladares. E as receitas tem um toque francês com o chef Paulo Grobe, que estudou gastronomia na França e aplica seus conhecimentos em Manaus. Ele comanda a cozinha do Crepe Gourmet, dos empresá-rios Erick Marques, João Mendes e Roberto Said.

Erick Marques diz que a ideia de um estabelecimento específi co surgiu de um diálogo com os ou-tros sócios. A intenção era investir em um empreendimento diferen-ciado, que pudesse se expandir na capital e se tornar franquia. “O Crepe Gourmet surgiu da ideia de algo diferente, buscamos algo que não tem em Manaus, que pu-déssemos crescer. Fizemos uma pesquisa de mercado e vimos que existem dois locais que oferecem crepe, mas não da forma como o nosso”, disse.

A proposta é exatamente ofe-recer uma experiência diferente em sabores. O cardápio inclui re-ceitas que vão além do crepe tra-dicional. Entre as opções, estão o crepe cheesecake, maracujá, frutas vermelhas, banana frita com leite condensado, camarão

ou salmão com cheesecake, nu-tella com morango e até mesmo carne assada de panela.

“Entre os crepes salgados mais pedidos, está o estrogo-nofe de carne e salmão com cheesecake. Já dos doces, estão o de doce de leite, nutella com morango e nutella com banana. Estamos sempre ouvindo nossos clientes para saber como pode-mos melhorar e quais recheios novos podemos acrescentar”, comentou Erick.

Além de crepe, os clientes do restaurante podem se deliciar com drinks variados e petis-cos. Com o tempo, conforme o gosto dos clientes, os sócios pretendem oferecer novas re-ceitas e ampliar o cardápio. Isso porque o crepe é um alimento considerado leve, mas o chef Paulo Grobe não economiza no recheio. Mais do que uma boa comida, a preocupação também é satisfazer o cliente.

O Crepe Gourmet fi ca loca-lizado rua João Valério, 780, Vieiralves, no Shopping Mirage. Funciona de terça-feira a quinta, das 18h às 23h. Nas sextas e sábados, o horário é das 18h até meia-noite. No domingo, fi ca aberto das 18h às 23h.

O chef Paulo Grobe é o responsável pela elaboração do cardápio e novidades do Crepe Gourmet

FOTO

S: D

IEG

O J

AN

ATÃ

16_21.indd Personalizado V 18/02/2016 20:51:22

Page 17: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 17

élico em alta

em um processo empírico, justamente porque escuta-mos de tudo um pouco e to-camos aquilo que gostamos de ouvir”, justifica.

Sobre a questão do “precon-ceito musical”, o jovem lembra ainda que o início de formação do grupo, em 2008, a sonorida-de das músicas chegou a cau-sar estranhamento no gosto do público presente nos shows. “No começo foi bem difícil, porque uma banda que toca rock e carimbó por exemplo, causa estranhamento. Mas a principal forma de continuar, foi sabendo lidar com isso e produzindo nossos próprios eventos, nunca deixando a peteca cair”, lembra.

A banda, formada na capi-

tal amazonense, já tocou em diversas cidades do Brasil, como: Boa Vista/RR, Belém/PA, Olinda/PE, entre outras, além de ter participado de eventos como “Festival Cauxi” e “Até o Tucupi em Manaus”; “Festival de Jazz e Blues”, em Guaramiranga/CE; “21º En-contro da Nova Consciência”, em Campina Grande/PB, e de inúmeras apresentações em bares e casas noturnas. Em fevereiro de 2012 a banda fez uma turnê pelo Nordeste, tocando em dez cidades. Ainda de acordo com o guitarrista, somente durante o período de folia deste ano, o grupo realizou mais de dez apresentações em Manaus. Segundo ele, o Carna-val é a época do ano em que

o grupo resolveu desenvolver maior número de trabalhos.

“A partir do momento que você não se priva ou não se coloca em uma ‘prisão musi-cal’, você ganha a liberdade de tocar com o coração e tocar ainda o coração das pessoas. Esse é o nosso pa-pel. Apesar de tocarmos em Carnaval, em 2016 entramos de cabeça e realizamos 15 shows. Foi muito corrido, mas a emoção é gratifi cante”, ob-serva. O grupo é formado pe-los integrantes Davi Escobar na guitarra e vocal; Agenor Vasconcelos no contrabaixo e vocal; Rafael Ângelo na gui-tarra e vocal; Markito Rock na fl auta e trompete e Anastácio Jr. na bateria.

A mistura de infl uências musicais faz com que o som da Alaídenegão seja único

20

#ind

ica

O sabor francês do Crepe Gourmet

Muito além da receita tradicional, Muito além da receita tradicional,

restaurante oferece opções restaurante oferece opções

variadas com toque sofi sticado

17_20.indd Personalizado V 18/02/2016 20:52:45

Page 18: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

18#m

oda

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 19

Ecologicamentefash

ion

fash

ion O couro de peixe é matéria-prima

O couro de peixe é matéria-prima

para a coleção do estudante

fash

ion para a coleção do estudante

amazonense Maurídio Duarte

MELLANIE HASIMOTO

Peixe e moda. Essas duas palavras, a princípio, são difíceis de ser correlacionadas. Mas o estudante de design de moda, Maurício Duarte, conseguiu uni-las e transformar o couro de peixe em algo desejado por gente do meio, buscando infl uência nas passarelas mundiais e, com isso, pretende levar inovação para o closet de muitos fashionistas.

Não há espaço mais indicado para reciclar, dar nova roupa-gem e até mesmo reutilizar materiais como a moda. E, como a necessidade do aproveitamento integral dos subprodutos gerados pelo cultivo de peixes é crescente – principalmente devido a porcentagem elevada dos resíduos após fi letagem que tem sido um problema para o produtor ou para o aba-tedouro –, Maurício Duarte talvez tenha encontrado uma solução para esse dilema, e de uma maneira bem criativa.

CaminhoMas, para entender o interesse de Maurício em couro de

peixe, é preciso voltar para 2014, ano em que cursava a Faculdade de Design de Moda no Ciesa, em Manaus, e que competiu na Olimpíada do Conhecimento, evento voltado para a educação profi ssional promovido pelo Senai. O estudante foi até Belo Horizonte/MG representar o Amazo-nas na categoria “Vitrinismo”, o que lhe rendeu o primeiro lugar entre seis Estados. Com isso, fi cou classifi cado para o WorldSkills 2015, outra competição do Senai.

“A competição aconteceu pela primeira vez no Brasil, na cidade de São Paulo. Uma megaestrutura foi montada para receber pessoas de todos os países. Fiquei, então, em quarto lugar, representando o Brasil, trazendo para o país o ‘Certifi cado de Excelência em Vitrinismo’. Com essa vitória, conquistei uma bolsa de graduação para estudar em qualquer universidade do país. E, sabendo que São Paulo é o polo de moda no Brasil, optei por estudar na Faculdade Santa Marcelina, considerada a melhor faculdade de moda da América Latina”, conta.

Em uma viagem por cidades da França e Itália, Duarte diz que começou a ter interesse por outros setores da moda, fora o vestuário. “Em novembro do ano passado, tive a oportunidade de conhecer países que são refe-rência no mundo em moda. Estive na Itália e na França. Na Itália, fui a Milão, Veneza e Verona, conheci diversas marcas que despertaram o interesse para um outro âmbito, além do setor de vestuário. O meu olhar passou também a se encantar pelos acessórios. Conheci uma grande marca italiana de bolsas chamada Braccialini e fi quei apaixonado pela forma de utilização de diversos materiais com texturas diferentes, tornando cada pro-duto único e exclusivo. Comprei um livro que carrega a história da marca, e disse que, quando voltasse ao Brasil, colocaria algumas ideias em prática”, revela.

Dito e feito: chegando de volta à terrinha, Maurício Duarte foi em busca de mais conhecimento sobre o couro de peixe, material que sempre chamou sua atenção pela sua beleza e exuberância de texturas e tons.

“Procurei pessoas da área para que me explicassem mais sobre o curtimento do couro, sobre os processos que

FOTO

S: M

AR

CEL

O S

Á

a pele precisava passar para se tornar algo durável. Acabei descobrindo, também, que essa pele é, em 90% dos casos em Manaus, descartada, tornando-se matéria-prima que vai parar no lixo”, revelou.

RegionalO resultado fi nal é uma coleção produzida de forma arte-

sanal, com peças exclusivas. “Fiz questão de usar materiais regionais para mostrar o valor que é a riqueza que possuímos e que pode, sim, ser muito bem utilizada”, destaca Duarte. Os brincos, diz o estudante, foram feitos com couro de tambaqui e armação folheada a ouro. Já a clutch é de couro de pirarucu com armação de prata. Há, ainda, a bolsa de palha de buriti com aplicação de couro de pirarucu com fl or de fi os de tucum.

“Na confecção das peças contei com a ajuda de Aldair Sales e Viviane Gomes, que são proprietários de uma tapeçaria, e que possuem o maquinário adequado para a costura de couro”, explica.

18_19.indd Personalizado V 18/02/2016 20:53:57

Page 19: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

18

#mod

a

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 19

Ecologicamente

fash

ion

fash

ion O couro de peixe é matéria-prima

O couro de peixe é matéria-prima

para a coleção do estudante

fash

ion para a coleção do estudante

amazonense Maurídio Duarte

MELLANIE HASIMOTO

Peixe e moda. Essas duas palavras, a princípio, são difíceis de ser correlacionadas. Mas o estudante de design de moda, Maurício Duarte, conseguiu uni-las e transformar o couro de peixe em algo desejado por gente do meio, buscando infl uência nas passarelas mundiais e, com isso, pretende levar inovação para o closet de muitos fashionistas.

Não há espaço mais indicado para reciclar, dar nova roupa-gem e até mesmo reutilizar materiais como a moda. E, como a necessidade do aproveitamento integral dos subprodutos gerados pelo cultivo de peixes é crescente – principalmente devido a porcentagem elevada dos resíduos após fi letagem que tem sido um problema para o produtor ou para o aba-tedouro –, Maurício Duarte talvez tenha encontrado uma solução para esse dilema, e de uma maneira bem criativa.

CaminhoMas, para entender o interesse de Maurício em couro de

peixe, é preciso voltar para 2014, ano em que cursava a Faculdade de Design de Moda no Ciesa, em Manaus, e que competiu na Olimpíada do Conhecimento, evento voltado para a educação profi ssional promovido pelo Senai. O estudante foi até Belo Horizonte/MG representar o Amazo-nas na categoria “Vitrinismo”, o que lhe rendeu o primeiro lugar entre seis Estados. Com isso, fi cou classifi cado para o WorldSkills 2015, outra competição do Senai.

“A competição aconteceu pela primeira vez no Brasil, na cidade de São Paulo. Uma megaestrutura foi montada para receber pessoas de todos os países. Fiquei, então, em quarto lugar, representando o Brasil, trazendo para o país o ‘Certifi cado de Excelência em Vitrinismo’. Com essa vitória, conquistei uma bolsa de graduação para estudar em qualquer universidade do país. E, sabendo que São Paulo é o polo de moda no Brasil, optei por estudar na Faculdade Santa Marcelina, considerada a melhor faculdade de moda da América Latina”, conta.

Em uma viagem por cidades da França e Itália, Duarte diz que começou a ter interesse por outros setores da moda, fora o vestuário. “Em novembro do ano passado, tive a oportunidade de conhecer países que são refe-rência no mundo em moda. Estive na Itália e na França. Na Itália, fui a Milão, Veneza e Verona, conheci diversas marcas que despertaram o interesse para um outro âmbito, além do setor de vestuário. O meu olhar passou também a se encantar pelos acessórios. Conheci uma grande marca italiana de bolsas chamada Braccialini e fi quei apaixonado pela forma de utilização de diversos materiais com texturas diferentes, tornando cada pro-duto único e exclusivo. Comprei um livro que carrega a história da marca, e disse que, quando voltasse ao Brasil, colocaria algumas ideias em prática”, revela.

Dito e feito: chegando de volta à terrinha, Maurício Duarte foi em busca de mais conhecimento sobre o couro de peixe, material que sempre chamou sua atenção pela sua beleza e exuberância de texturas e tons.

“Procurei pessoas da área para que me explicassem mais sobre o curtimento do couro, sobre os processos que

FOT

OS

: MA

RC

ELO

a pele precisava passar para se tornar algo durável. Acabei descobrindo, também, que essa pele é, em 90% dos casos em Manaus, descartada, tornando-se matéria-prima que vai parar no lixo”, revelou.

RegionalO resultado fi nal é uma coleção produzida de forma arte-

sanal, com peças exclusivas. “Fiz questão de usar materiais regionais para mostrar o valor que é a riqueza que possuímos e que pode, sim, ser muito bem utilizada”, destaca Duarte. Os brincos, diz o estudante, foram feitos com couro de tambaqui e armação folheada a ouro. Já a clutch é de couro de pirarucu com armação de prata. Há, ainda, a bolsa de palha de buriti com aplicação de couro de pirarucu com fl or de fi os de tucum.

“Na confecção das peças contei com a ajuda de Aldair Sales e Viviane Gomes, que são proprietários de uma tapeçaria, e que possuem o maquinário adequado para a costura de couro”, explica.

18_19.indd Personalizado V 18/02/2016 20:53:57

Page 20: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 17

élico em alta

em um processo empírico, justamente porque escuta-mos de tudo um pouco e to-camos aquilo que gostamos de ouvir”, justifica.

Sobre a questão do “precon-ceito musical”, o jovem lembra ainda que o início de formação do grupo, em 2008, a sonorida-de das músicas chegou a cau-sar estranhamento no gosto do público presente nos shows. “No começo foi bem difícil, porque uma banda que toca rock e carimbó por exemplo, causa estranhamento. Mas a principal forma de continuar, foi sabendo lidar com isso e produzindo nossos próprios eventos, nunca deixando a peteca cair”, lembra.

A banda, formada na capi-

tal amazonense, já tocou em diversas cidades do Brasil, como: Boa Vista/RR, Belém/PA, Olinda/PE, entre outras, além de ter participado de eventos como “Festival Cauxi” e “Até o Tucupi em Manaus”; “Festival de Jazz e Blues”, em Guaramiranga/CE; “21º En-contro da Nova Consciência”, em Campina Grande/PB, e de inúmeras apresentações em bares e casas noturnas. Em fevereiro de 2012 a banda fez uma turnê pelo Nordeste, tocando em dez cidades. Ainda de acordo com o guitarrista, somente durante o período de folia deste ano, o grupo realizou mais de dez apresentações em Manaus. Segundo ele, o Carna-val é a época do ano em que

o grupo resolveu desenvolver maior número de trabalhos.

“A partir do momento que você não se priva ou não se coloca em uma ‘prisão musi-cal’, você ganha a liberdade de tocar com o coração e tocar ainda o coração das pessoas. Esse é o nosso pa-pel. Apesar de tocarmos em Carnaval, em 2016 entramos de cabeça e realizamos 15 shows. Foi muito corrido, mas a emoção é gratifi cante”, ob-serva. O grupo é formado pe-los integrantes Davi Escobar na guitarra e vocal; Agenor Vasconcelos no contrabaixo e vocal; Rafael Ângelo na gui-tarra e vocal; Markito Rock na fl auta e trompete e Anastácio Jr. na bateria.

A mistura de infl uências musicais faz com que o som da Alaídenegão seja único

20#i

ndic

a

O sabor francês do Crepe Gourmet

Muito além da receita tradicional, Muito além da receita tradicional,

restaurante oferece opções restaurante oferece opções

variadas com toque sofi sticado

17_20.indd Personalizado V 18/02/2016 20:52:45

Page 21: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

16

#ten

dênc

ia

Ritmo psicodA banda amazonense Alaídenegão fez

sucesso no Carnaval com a mistu-

ra cool de estilos musicais

LUIS HENRIQUE OLIVEIRA

A mistura de raças que o Brasil possui sempre refl e-tiu na qualidade da música aqui tocada. Em Manaus isso também se concretizou posi-tivamente nos gêneros musi-cais produzidos por artistas locais. E é por isso que esse estilo está cada vez mais presente nos palcos da nossa cidade. Exemplo disso é a banda Alaídenegão, nascida a partir do som do Carnaval do ano de 2008, por meio de uma fusão entre música e fi losofi a. A banda realiza uma busca pelos diferentes ritmos musicais, que passa entre as mais variadas in-fl uências, que vão do brega ao rock e metal.

Com estilo experimental, de temperamento latino e psicodélico, o ritmo apresen-tado pelo grupo passa ainda pelo carimbó, samba e outros estilos regionais. A mistura em seus arranjos traz a dose certa de musicalidade, com-binando letras instigantes e inteligentes, para todos os tipos de público.

Conforme explicou a ELEN-CO, o vocalista e guitarrista do grupo, Davi Escobar, 28, a questão da tendência de músicas apresentadas foi sur-gindo de forma natural. “Já tivemos uma banda de rock e MPB. Além do que, cada integrante da banda também tem uma preferência por um determinado ritmo ou gênero, logo, isso foi se transformando

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 21

Doces, salgados e perfuma-dos. O crepe ganha sofi sticação com sabores para agradar aos mais variados paladares. E as receitas tem um toque francês com o chef Paulo Grobe, que estudou gastronomia na França e aplica seus conhecimentos em Manaus. Ele comanda a cozinha do Crepe Gourmet, dos empresá-rios Erick Marques, João Mendes e Roberto Said.

Erick Marques diz que a ideia de um estabelecimento específi co surgiu de um diálogo com os ou-tros sócios. A intenção era investir em um empreendimento diferen-ciado, que pudesse se expandir na capital e se tornar franquia. “O Crepe Gourmet surgiu da ideia de algo diferente, buscamos algo que não tem em Manaus, que pu-déssemos crescer. Fizemos uma pesquisa de mercado e vimos que existem dois locais que oferecem crepe, mas não da forma como o nosso”, disse.

A proposta é exatamente ofe-recer uma experiência diferente em sabores. O cardápio inclui re-ceitas que vão além do crepe tra-dicional. Entre as opções, estão o crepe cheesecake, maracujá, frutas vermelhas, banana frita com leite condensado, camarão

ou salmão com cheesecake, nu-tella com morango e até mesmo carne assada de panela.

“Entre os crepes salgados mais pedidos, está o estrogo-nofe de carne e salmão com cheesecake. Já dos doces, estão o de doce de leite, nutella com morango e nutella com banana. Estamos sempre ouvindo nossos clientes para saber como pode-mos melhorar e quais recheios novos podemos acrescentar”, comentou Erick.

Além de crepe, os clientes do restaurante podem se deliciar com drinks variados e petis-cos. Com o tempo, conforme o gosto dos clientes, os sócios pretendem oferecer novas re-ceitas e ampliar o cardápio. Isso porque o crepe é um alimento considerado leve, mas o chef Paulo Grobe não economiza no recheio. Mais do que uma boa comida, a preocupação também é satisfazer o cliente.

O Crepe Gourmet fi ca loca-lizado rua João Valério, 780, Vieiralves, no Shopping Mirage. Funciona de terça-feira a quinta, das 18h às 23h. Nas sextas e sábados, o horário é das 18h até meia-noite. No domingo, fi ca aberto das 18h às 23h.

O chef Paulo Grobe é o responsável pela elaboração do cardápio e novidades do Crepe Gourmet

FOTO

S: D

IEG

O J

AN

ATÃ

16_21.indd Personalizado V 18/02/2016 20:51:22

Page 22: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

15

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 15

A Austrália é cortada pelo Trópico de Capricórnio fazendo com que as temperaturas sejam bem parecidas com as do Brasil: o inverno é bem frio, mas não passa dos dez graus abaixo de zero, transformando as regiões montanhosas em lindas paisa-gens e é aí que entram os resorts de esqui do Estado de Victoria, tais como Falls Creek, Mt. Buller e Mt. Bow Bow.

A geografi a privilegiou a re-gião. Um exemplo é Sydney, a cidade foi construída ao redor de quatro baías, sendo a maior delas a de Sydney Harbour. Com tanto mar, haja tanta gente para as praias; dá para escolher entre Watsons Bay, Tamarama, Nielsen Park e Balmoral, a última com mar calmo e frequentada principalmente por famílias.

Se a ideia são as praias de mar aberto, então o endereço é Bondi Beach, ponto de encontro da moçada e na qual o top less é liberado. É o local predileto de quem gosta de velas e windsurf.

Imperdível é o Opera House e o The Rocks, bairro histórico e de onde saem barcos carregando os habitantes e turistas afoitos por novidades. De barco se chega ao Darling Harbour, um complexo de atrações, entre as quais estão o Aquário e o Monorail.

Outra coisa digna de nota é que todas as praias são fi scalizadas pela brigada anti-tubarões. O tu-barão adora a costa australiana e no verão então são colocadas redes que impedem o animal de se aproximar da praia, garantindo assim a segurança de todos. Cons-ta que o último ataque mortal teria acontecido na década de 1930.

Falando ainda de Sydney, um dos cartões-postais da cidade é a ponte que liga o centro fi nan-ceiro à costa norte, onde estão as aéreas residenciais e comerciais. A sua construção foi concluída em 1932 e a “Sidney Harbour Bridge” é considerada a ponte mais larga do mundo e permite a travessia rodoviária, ferroviária e de pedestres.

A Austrália é também chamada de ilha-continente e está longe de ser superpopulacionada. A maior concentração de habitantes está na Região Sudeste, sendo as principais as já citadas Sydney e Melbourne e tem ainda a capital Camberra, Brisbane, Adelaide e Perth, mais ao norte. O centro do país é pratica-mente deserto sendo que se pode rodar horas e horas pelas estradas sem encontrar ninguém.

A infraestrutura hoteleira não deixa a desejar. As acomodações são para todos os gostos e bolsos. O mesmo se pode dizer da gastro-nomia, uma profusão de opções as quais traduzem bem a infl uência cultural. Apesar das novidades in-troduzidas pelos novos povos que nos últimos quinze anos se insta-laram nos centros urbanos da Aus-

trália, ainda é bem forte a marca britânica nos cardápios, sendo que o “Sundy Roast” continua sendo uma “instituição” aos domingos. Trata-se de uma refeição tradi-cionalíssima, composta de carne e batatas assadas, legumes, molho e pudim de Yorkshire.

Não podemos deixar de falar do canguru, o animal é mesmo símbolo do país. É protegido por leis locais, no entanto ocasional-mente, as autoridades ambien-tais australianas tomam medidas para conter o crescimento desor-denado dos cangurus.

Outro bichinho nativo da Aus-trália é o coala, que está na lista dos animais em extinção e por isso ganhou a atenção de ambientalistas que lutam para preservar a espécie.

O arredio canguru é o animal símbolo da Austrália

Sydney Harbour é considerada a ponte mais larga do mundo

BO

A M

ESA

Sim

ples

men

te p

erfe

ito!

Selma ReisChef

22

15_22.indd Personalizado V 18/02/2016 20:50:45

Page 23: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

14

#tur

ism

o

Nos últimos anos, especialmen-te depois dos Jogos Olímpicos de 2000, a Austrália foi sendo incluída nos destinos turísticos tradicionais, sendo que Sydney e Melbourne mantêm uma rivalida-de neste sentido.

A Austrália está localizada na Oceania e compreende ainda a Ilha da Tasmânia e várias outras ilhas existentes nos oceanos Ín-dico e Pacífico.

Originalmente habitada por aborígenes, a cidade de Sydney teve sua origem numa colônia de detentos ingleses, que come-çaram a ser mandados àquela região em meados de 1780, dez anos depois de ter sido oficial-mente “descoberta” pelo inglês James Cook. A Austrália faz parte da “Commonwealth”, atualmente chefiada pela Rainha Elizabeth II.

Quem já visitou a Austrália vol-tou encantado. Tudo funciona, é

limpo e organizado. Em Sydney, os finais de semana são dedicados ao lazer, sendo que as praias ficam abarrotadas, mas nem por isso a paz e a educação deixam de reinar. A educação parece ser a marca re-gistrada, tanto no comportamento como na escola propriamente dita. O ensino público por lá é coisa séria e muitíssimo bem admi-nistrado. Os tempos da colônia penal ficaram mesmo na história; houve época em que o australiano se envergonhava do seu passado obscuro, mas atualmente isto é encarado com naturalidade. Afinal, história é história.

Engana-se quem pensa que a cultura australiana é influenciada somente pelos britânicos, ape-sar de terem deixado marcas evidentes. Atualmente, nota-se a presença de gregos, italianos, malaios, coreanos e chineses; en-fim tornou-se multicultural.

Sydney Opera House é um dos edifícios mais marcantes da arquitetura mundial. Trata-se de uma casa de espetácu-los que contempla cinco teatros, cinco estúdios de ensaios, dois auditórios, res-taurantes, bares e lojas de suvenires

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 23

Durante muito tempo o aba-cate foi considerado “gordo demais” para ser consumido. Quantas e quantas vezes dei-xamos aquela deliciosa abaca-tada para trás assustados com isso? Eu deixei, e acredito que vocês também.

Abacatadas tem cara de infân-cia para mim, aliás, eu acho essa batida a cara do nosso Estado, dos nossos hábitos.

Você sabe por que temos tan-tos abacates por aqui? Pois é... Os abacates são muito sensíveis ao frio, gostam de calor. Aqui temos o maravilhoso abacate manteiga, perfeito para as nos-sas já citadas abacatadas.

Além delas, o creme de aba-cate (geladíssimo!) batido com leite condensado e cre-me de leite, também faz parte da nossa tradição.

Hoje, já sabemos que além de delicioso ele nos faz bem, mesmo sendo calórico e gorduroso.

A parte boa: essa é a gordura do bem, formada basicamen-te por ácido oleico, substância anti-inflamatória presente no azeite de oliva, que ajuda a previnir a diabetes e o ganho de peso. Além disso, a fruta possui outras substâncias be-néficas como glutationa, que

contribui para eliminar as toxi-nas do fígado; beta-sitosterol, ótimo para deixar a pele bonita e viçosa; e sua ingestão ainda ajuda a inibir o apetite, já que a gordura aumenta a sensação de saciedade, segurando a fome até a próxima refeição.

Contem vitamina A, E e B6, e minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo além de fibras, também tem mais proteínas que as outras frutas, cerca de 2 gramas a cada porção de 119 gramas. Uma fruta perfeita.

O abacate é muito utilizado em saladas e, apesar de não ser da nossa cultura, recomendo que você experimente, é muito bom.

Essa fruta também é um dos pilares da culinária mexicana. Com ele, se prepara o guacamo-le, uma pasta de abacate bem amassado e temperada com sal, coentro, cebola e tomates sem sementes, todos bem picados. Gosto de adicionar um pouco de pimenta dedo de moça picadinha e, depois de pronto, salpicar um pouco de queijo feta. Fica chique e maravilhoso.

O queijo feta é de origem grega e feito com leites de ovelha e ca-bra. Além de gostoso, tem níveis baixíssimos de gordura. Perfeito!

Boa semana!

Salada de abacate com camarõesIngredientes:1 abacate médio cortado em cubos300 gramas de camarão cozido1 tomate médio picado sem se-mentes3 cebolas picadas2 colheres de sopa de sementes de abóbora picada1 dente de alho grande esmagado2 colheres de sopa de sumo de limão1 colher de sopa de azeite ex-travirgem1 colher de sopa de vinagre

balsâmico1 colher de sopa de coentro picado1 colher de sopa de hortelã fresca picadaFolhas de alface e de rúculaSal e pimenta para temperar

Modo de preparo:Misture todos os ingredientes, exceto a alface e rúcula. Deixe gelar e sirva por cima das folhas de alface e rúcula.

Molho de abacate para sala-das verdes ou coloridas

Ingredientes:½ abacate grande½ pote de iogurte natural des-natado2 colheres de cebolinha picada1 dente de alho amassado1 colher de sopa de azeite de olivaSal e pimenta para temperar

Modo de preparo:Bata todos os ingredientes e guarde em um vidro na geladeira por no máximo 3 dias.

14_23.indd Personalizado V 18/02/2016 20:49:29

Page 24: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

TURISMO

A Austrália é nota mil

Tida com um dos melhores lugares do Tida com um dos melhores lugares do

planeta para se viver, é ainda a planeta para se viver, é ainda a

terra das oportunidades

24

A histórido perso

Márvio Lúcio, o “Carioca” do programa Márvio Lúcio, o “Carioca” do programa

“Pânico”, conta a história e fala “Pânico”, conta a história e fala

da inspiração em Dilma Ducheff

O Carnaval é, para o brasi-leiro, a época mais expressiva de todas. O velho ditado já diz que “no Carnaval nada parece mal”. Para o radialis-ta e humorista Márvio Lúcio, mais conhecido pelo apelido de “Carioca”, imitar a futura presidente da República tam-bém não parecia nada mal durante o Carnaval de 2010.

Foi no decorrer de uma entre-vista a Sabrina Sato, até então repórter do programa “Pânico na TV”, que Dilma Rousseff prometeu dançar o “Rebola-tion”, hit da banda Parangolé, caso fosse eleita presidente da República. Márvio Lúcio assistia a essa entrevista do quarto de um hotel, durante o Carnaval de Salvador, quando se pegou em gargalhadas ao imaginar a tal cena.

Atingido pela ideia de tornar possível a promessa da futura presidente da República, Cario-ca começou o processo de cria-ção do personagem faltando uma semana para o programa “Pânico na TV” retornar do

período de férias, em 2010. “Na construção do persona-

gem eu ‘pirei’ mais nessa ima-gem da Dilma mandona, aquela Dilma da época no Ministério de Minas e Energia, aquela mulher rígida, linha dura, chefe brava, que grita com todo mun-do. Essa foi a forma com que eu imaginei satirizar a Dilma”, disse Márvio Lúcio.

Com o nome de Dilma Du-cheff o sucesso do personagem foi imediato. Logo o programa criou uma campanha com o nome “Dança Dilma”, onde o personagem do Carioca ga-nhava mais espaço e notorie-dade, principalmente por causa do contato com o público.

“Eu fui o primeiro cara a imitar a Dilma, na campanha política de 2010, antes de ela se tornar presidente da República” diz o artista, todo orgulhoso.

Sempre com um humor afi a-do e irônico, Dilma Ducheff faz todo mundo rir, mesmo que o cenário político não esteja tão favorável assim.

#aco

ntec

e

13_24.indd Personalizado V 18/02/2016 20:48:43

Page 25: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

12

#bel

eza

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

Como preencher as sobrancelhas

Confi ra como conquistar um olhar Confi ra como conquistar um olhar

marcante e com efeito natural, marcante e com efeito natural,

que faz a diferença no make-up

Nem todas as mulheres pos-suem sobrancelhas cheias na-turalmente como as da modelo Cara Delevingne. Aí que entra a busca por produtos capazes de deixar o olhar marcante de forma natural. Luzia Costa, fundadora da rede de franquias Sóbrance-lhas, especializada em design de sobrancelhas e micropigmenta-

ção paramédica, selecionou al-gumas dicas para não errar na hora de delinear as sobrancelhas. Confi ra:

- Mantenha os fi os em ordem. Essa organização ajuda a dar a ideia de volume, além de facilitar na hora de pintar.

- Respeite sempre o limite do seu desenho. Muitas pessoas

tentam “criar” um modelo com o preenchimento, o que acaba dando um aspecto artifi cial e envelhecendo os traços.

- Não escureça muito os pelos. O ideal é sempre optar pelo mes-mo tom ou um abaixo, para não deixar o olhar “pesado”.

- Use o produto ideal. Hoje no mercado existe uma variedade imensa de produtos para preen-

cher as sobrancelhas, desde o pó até o gel. Nós optamos pelo lápis universal Sóbrancelhas, pela fl e-xibilidade do produto, pois funcio-na para todas as tonalidades de fi os. “Além disso, a cera, utilizada na fabricação do lápis da Sóbran-celhas, impede a queda dos pelos, mantendo assim a característica dos fi os sem causar nenhum dano ao cliente”, comenta Luzia Costa.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 25

nagema por trás

Nos palcosApós 6 anos da criação do

personagem Dilma Ducheff , essa é a primeira vez que Márvio Lúcio sai em turnê nacional com um es-petáculo de stand-up próprio. Na peça Carioca pretende testar os limites da paródia, oferecendo ao público a verdadeira comédia de qualidade com muita irreverência e tiradas cômicas.

Dilma Ducheff Saudando A Mandioca será no dia 27 de fe-vereiro, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, na Avenida Djalma Batista, Chapada, em uma única sessão marcada para iniciar às 19h. Ingressos já podem ser adquiridos no quiosque do Manaus Plaza, localizado nas dependências do mall, ou online pelo site www.ingresse.com.

SERVIÇO

QUANDO: 27 de fevereiro (sábado)

ONDE: Centro de Convenções do Manaus Plaza Sho-pping (Avenida Djalma Batista, Chapada)

QUANTO: Lote Promocional Lateral R$ 80 (meia-en-trada)

VENDAS: quiosque do Manaus Plaza Shopping

VENDAS ON-LINE: www.ingresse.com

INFORMAÇÕES: 98156-5995

CARIOCA EM ‘DILMA DUCHEFF: SAUDANDO A MANDIOCA’

12_25.indd Personalizado V 18/02/2016 20:48:09

Page 26: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 11

Segundo o médico, os pais po-dem recorrer a três profissionais, um neurologista, um psiquiatra ou psicólogo. “O especialista realizará uma avaliação médica e neuropsi-cológica para entender se os sin-tomas são de TDAH”. Wajnsztejn explica que o tratamento deve ser multimodal e pode ser baseado na psicoeducação, psicoterapia e medicação com psicoestimu-

lantes. “A psicoeducação é fazer as pessoas que convivem com o paciente entenderem o que é o distúrbio. Já a terapia cognitivo-comportamental é um sistema de psicoterapia que envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensa-mento e consequentemente de hábitos. Há também o tratamento

medicamentoso que pode aju-dar a aumentar a atenção e diminuir a impulsividade e a hi-peratividade em pacientes com o transtorno”. De acordo com Rubens Wajnsztejn, a prática de esportes e maior ingestão

de ômega 3 e 6, associados ao tratamento são ações que geram efeitos pequenos, mas que podem auxiliar o indivíduo com TDAH.

As consequências da falta de tratamento afetam a criança ou adolescente por toda a vida. “Os desfechos negativos na vida do indivíduo não tratado são aci-dentes de trânsito, repetência, problemas de divórcio, adesão a grupos desviantes e utilização de substâncias proibidas. Os pais precisam conscientizar-se de que o tratamento, independente de qual for escolhido, reduzirá esses riscos. Busque sempre o aconse-lhamento médico”, finaliza.

EM M

OVI

MEN

TO

Conf

ete,

esg

oto

e re

denç

ão

26

Mauro Vieiraé formado em Letras Lingua

Bye-bye Carnaval! Hello 2016 e bem-vindos de volta ao mun-do real. Brasileiros que somos, todos os anos nos atiram em um redemoinho, engolfados por uma onda de energia que se não chega a contagiar a todos, se propaga em ondas através dos meios de comunicação, trânsito caótico e percentuais alarman-tes de aumento de índices de crimes e acidentes de trânsito. Sim, exatamente porque apesar de brasileiros da gema, muitos são adeptos do “Yes, I am Brazilian. No, I don`t like Carnaval” (Sim, sou brasileiro. Não, não gosto de Carnaval). Como dizia Nelson Rodrigues, ‘toda unanimidade é burra’. São conceitos perigo-samente estereotipados como

“americanos são caipiras”, “fran-ceses são ranzinzas”, “cariocas são malandros” e “paulistas são trabalhadores”-apenas para citar alguns- que por vezes projetam uma imagem do Brasil no exterior e aqui mesmo que é uma caricatu-ra do que realmente somos como nação e povo. Seria condenável então abraçar a ‘onda de energia’ e se deixar levar pelo tsunami carnavalesco? Não podemos es-quecer também o modo como nos relacionamos com as instituições de modo geral. Somos mais ou menos civilizados? Tratamos aos demais como gostaríamos de ser tratados? Seguimos as regras impostas pelo mundo civilizado com pensamento crítico e dentro das leis de boa convivência? Ou

caímos todos na armadilha do ‘não temos como interromper um círculo vicioso’? Não existe crime e as relações interpessoais são pautadas na mais pura harmonia. Contudo, uma vez por ano, por 12 horas, as pessoas estão liberadas a purgarem (dai o nome no original americano) seus desejos e ímpe-tos mais selvagens e violentos. O poder transformador da educação é multiplicador, basta abraçá-lo para que seus resultados come-cem a atingir nossos bairros e comunidades e possamos parar de reclamar menos e agir mais em busca de mudanças qualitativas sem olhar apenas para nossos próprios umbigos. Aí sim, podere-mos dizer ‘até logo ao Carnaval’ e que volte logo.

11_26.indd Personalizado V 18/02/2016 20:47:45

Page 27: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

10

#kid

s

Seu fi lho tem TDAH? Seu fi lho tem Seu fi lho tem Seu fi lho tem

Especialista esclarece as principais Especialista esclarece as principais

dúvidas e indica a hora certa de dúvidas e indica a hora certa de

procurar ajuda médica

Frequente desatenção, difi culda-des na escola e no relacionamento com colegas, pais e professores são características comuns na infância e adolescência, mas quando aconte-cem de maneira excessiva, podem ser sintomas do TDAH, Transtorno do Défi cit de Atenção com Hipera-tividade. O TDAH é uma desordem neurobiológica de causas genéticas que geralmente aparece na infân-cia e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. O neurologista e professor assistente de neurologia da Faculdade de Medicina do ABC, Rubens Wajnsztejn, explica que “os principais sintomas do transtorno são a falta de atenção, extrema difi culdade de concentração, hipe-ratividade e impulsividade”.

Quem possui o TDAH tem muita difi culdade em prestar atenção e se concentrar nas atividades es-colares, leituras, lição de casa e trabalhos, “Parece que a criança ou jovem não consegue fi car parado no lugar, e demonstra claramente o incômodo e desconforto de ter que permanecer em determinada posição, podendo balançar muito as pernas e falar de forma ininter-rupta”, explica o especialista. De acordo com o neurologista, a escola é o ambiente em que a criança ou o adolescente mais passa o seu tempo, e por isso é o lugar mais adequado para o reconhecimento dos principais sinais do transtorno, “Por exemplo, como entre os alunos de uma sala existem semelhanças da mesma faixa etária, o professor tem a possibilidade de analisar o comportamento do aluno com suspeita de ter TDAH, comparando com a conduta dos outros colegas de classe. Assim os indícios do trans-

torno fi cam mais fáceis de serem identifi cados. Por esse motivo, em alguns casos, os profi ssionais das instituições de ensino têm uma visão mais clara nesse primeiro momento de suspeita. Se há a pre-sença desses traços é importante conversar com os mestres de seus fi lhos para entender a percepção deles. Lembrando que os sinto-mas mencionados são relacionados com o transtorno, quando eles são presentes em demasia”, esclarece Wajnsztejn.

Assim que a dúvida surgir é preciso que a família procure profi ssionais mé-dicos especializados para realizarem um diagnóstico correto.

10_27.indd Personalizado V 18/02/2016 20:47:07

Page 28: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

9ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

Os exercícios são realizados conforme a escolha do indiví-duo, e executados com o auxílio de acessórios para musculação, como pesos, barras, bicicleta, cordas, elásticos e outros tipos de itens que podem proporcionar maior auxilio.

Com auxílio de um instrutor e uma dieta equilibrada, os resul-tados logo serão notados, e após algum tempo de persistência, o corpo ficará totalmente defini-do e modelado, com exercícios prazerosos de serem realizados. O CrossFit ainda queima cerca de 1.000 calorias em uma aula de 60 minutos, acelera o meta-bolismo, ajuda no funcionamen-to do organismo e desenvolve massa muscular.

Não se pode deixar de mencio-nar que é preciso tomar cuidado

com a picaretagem, ou seja, al-guns locais oferecem a prática do CrossFit, mas com instrutores que não têm o devido preparo. Desconfi e de preços baixos e de locais que não exijam exames médicos recomendados.

Como já mencionado, check-up é importante para se verifi car as condições cardíacas, por exemplo, para que a prática do exercício seja prazerosa e efi caz para o ob-jetivo que se propõe o praticante.

Se você está em busca de saúde e bem-estar – e beleza também –, agende uma aula experimental numa academia. Converse com os profi ssionais que te atenderão lá, fale abertamente o que incomoda em seu corpo. Certamente terão um programa através do qual você obterá as mudanças que tanto almeja em seu visual.

No treinamento de CrossFit são utilizados técnicas e equipamentos específi cos, além de pesos livres

28#c

ompo

rtam

ento

09_28.indd Personalizado V 18/02/2016 20:46:19

Page 29: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

8

#bem

est

ar

CrossFit: resistência e forçae força

Além de melhorar as condições gerais do Além de melhorar as condições gerais do

corpo e organismo, também pro-corpo e organismo, também pro-

move competição saudável e diversão

O CrossFit já virou queridinho das academias. É o exercício ideal para quem está em busca de defi nição muscular. A modalidade é capaz de atuar em todas as ca-pacidades do corpo, fazendo com que em apenas um exercício seja trabalhado o corpo todo.

Os praticantes começam com um aquecimento, geralmente um segmento de treinamento de for-ça, e depois vem o Treino do Dia, ou seja, um programa elaborado individualmente e que muda de dia para dia. O Treino do Dia inclui exercícios funcionais e de alta intensidade que duram de cinco a 20 minutos.

O grande intuito dos treinos de CrossFit é proporcionar condi-cionamento físico e desenvolvi-mento da massa muscular, para assim obter defi nição. O treino é acompanhado por cargas que o aluno deve usar durante as aulas, e quanto maior a sua for-ça, mais peso deverá ser usado para proporcionar intensidade ao exercício.

Os especialistas explicam que

o objetivo principal do CrossFit é melhorar a resistência aeróbica e aumentar a força, sendo que isto vai gerar mudanças no corpo. Os resultados obtidos são individuais e depende de cada organismo. A prática pode promover a queima de gorduras, mas este não é o objetivo principal.

Para que o CrossFit seja reali-zado é exigido todo um preparo pelo aluno, pois é necessário ter fl exibilidade, equilíbrio, agilidade, coordenação motora e precisão. Os exercícios sempre são reali-zados com extrema potência e intensidade, para que o resultado seja obtido de forma mais rápida, e para que forneça um melhor efeito para o corpo.

É necessário sempre ter o acom-panhamento de um instrutor, e esse deve passar os exercícios que devem ser realizados con-forme o resultado que se busca e a condição física. Um check-up é altamente recomendado para que o instrutor conheça melhor organismo e possiblidades do praticante da modalidade.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 29

Videogames e a relação com fi lhos

A interação dos pais com os fi lhos A interação dos pais com os fi lhos

pode fi car ameaçada pelo uso pode fi car ameaçada pelo uso

excessivo da tecnologia

Para os profissionais, esses recursos podem roubar um tem-po precioso de interação entre adultos e crianças, prejudican-do o desenvolvimento integral dos pequenos

Recebidos por um mundo em que a tecnologia domina a cena, bebês passam cada vez mais tempo entretidos por brinquedos cheios de recursos como sons e luzes ou vídeos e jogos que eles acessam facilmente ao tocar as telas de tablets e smartphones. Esses últimos objetos, que tam-bém enfeitiçam adultos, contam até com adaptações pensadas para os pequenos: capas resis-tentes e personalizadas com per-sonagens, conteúdos restritos e confi gurações bastante colori-das. Esse contato intenso com os eletrônicos, no entanto, tem preocupado especialistas em de-senvolvimento infantil.

Isso porque, segundo os profi s-sionais, o encantamento provoca-do pelas novas tecnologias reduz de maneira signifi cativa a intera-

ção entre pais e fi lhos, seja con-versando, seja brincando juntos. “As crianças vão ao restaurante jogando no tablet porque só fi cam quietinhas se estiverem na frente de um vídeo”, critica a pediatra Simone Sudbrack, do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Sudbrack e outros estudiosos na área dão o alerta: práticas como essa pode prejudicar algu-mas fases do desenvolvimento infantil, como o aperfeiçoamen-to da linguagem, da cognição e das habilidades motoras. “Os pais devem priorizar a interação a partir de brincadeiras, conta-ção de histórias e contato com brinquedos tradicionais”, reforça Norma Lúcia Neris, educadora e especialista em psicologia do de-senvolvimento humano pela Uni-versidade de Brasília (UnB). “Até os 5 anos, é recomendável que a criança tenha menos contato com os jogos eletrônicos para conse-guir desenvolver a linguagem e o relacionamento humano”, conclui.

08_29.indd Personalizado V 18/02/2016 20:44:52

Page 30: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

SORR

IA

Deu

Zika

Dr. Mauricio FerreiraCirurgião Dentistamauricioferreira.odo.br

7

Em tempo de tantas incertezas, frente a real causalidade do Zika vírus e o potencial risco epide-miológico batendo a nossa porta, o mundo científi co vem se debru-çando em busca de conhecer todos os mecanismos que envolvem essa grave doença.

Até o momento, o maior e pre-ocupante indício está na relação do nascimento de bebês com mi-crocefalia, oriundos de gestantes infectadas pelo Zika vírus, que tem como seu transmissor o mosquito Aedes Aegypti, o mesmo vetor da Dengue e da Febre Chikungunya.

A cada momento, novas pes-quisas surgem com o objetivo de contribuir com esse grande quebra cabeça. Na verdade, nada se sabe ao certo quanto a dimensão dessa doença, assim como outros possí-veis meios de transmissão.

Um recente e pioneiro estudo foi divulgado na primeira semana de fevereiro deste ano, pela res-peitadíssima Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, que afi rma ter constatado a presença do ví-rus Zika ativo (com potencial de provocar a infecção) em amostras de saliva e de urina de paciente infectados. Essa evidência inédita, sugere a necessidade de investigar a relevância destas vias alternativas de transmissão viral. Segundo a pesquisadora Dra. Myrna Bonaldo, já se sabia que o vírus poderia estar presente, tanto em urina, quanto em saliva, mas que é a primeira vez em que se demonstra que o vírus

está ativo, ou seja, com potencial de provocar a infecção, o que abre novos paradigmas para o entendi-mento das rotas de transmissão do vírus Zika.

Tudo em torno do Zika vírus é muito novo, e um estudo continuado é necessário para que se tenha mais respostas esclarecedoras. Mesmo com esse relevante achado na pes-quisa da Fiocruz, serão necessários

outros indícios para afi rmar que a presença do vírus na saliva pode infectar outras pessoas. Toda via, o momento é de cautela e prevenção. Diante de tantas incertezas, é válido recomendar o cuidado ao compar-tilhar objetos de uso pessoal como: escova de dente, copo e talheres; como também a troca de fl uidos corporais, a exemplo da saliva, em especial nas mulheres gestantes.

Vamos recordar os sintomas das enfermidades transmitidas pelo Aedes Aegypti:

De modo geral o controle da Zika, Dengue e Febre Chikun-gunya, é o combate contra o grande vilão, o mosquito Aedes Aegypti. Devemos unir forças contra essa grande ameaça, não permitindo que existam lo-

cais ou objetos, como tampas, pneus, vasos ou garrafas, que possam acumular água parada, facilitando o desenvolvimento e proliferação do mosquito. Lem-bre-se que viver em comunidade é cuidar um do outro.

30#t

ec

Bug de data em iGadgets

Para ativar o erro dos dispositivos, Para ativar o erro dos dispositivos,

basta alterar a data do aparelho basta alterar a data do aparelho

para 1º de janeiro de 1970

Um bug — erro de funciona-mento — recém-descoberto do iOS pode transformar iPhones, iPods e iPads em objetos inúteis para sempre. A falha ocorre quando o usuário confi gura a data do dispositivo para 1º de janeiro de 1970 e o reinicia. Ao religar, o aparelho trava, de modo irreversível, na tela de inicialização.

A falha ocorre principalmente nos modelos mais novos dos produtos da Apple. Ela existe porque esta data é considerada o “marco zero” da contagem de tempo dos eletrônicos atuais. Conhecido também como Unix Timestamp — termo técnico —, é usado por sistemas para cal-cular o período passado desde

1º de janeiro de 1970. Portanto, quando o aparelho é confi gu-rado para este dia específi co, o iOS tenta fazer uma divisão por zero, mas trava.

Um smartphone afetado pre-cisa ser reparado fi sicamente caso algum engraçadinho al-tere a data de um aparelho de propósito. Por enquanto, no entanto, não há solução por sof-tware para reviver um iPhone que pensa estar em 1970, nem mesmo colocando o dispositivo em modo de recuperação.

Além disso, é possível inu-tilizar um iPhone mesmo sem acesso físico. Não basta evitar, portanto, que alguém tente re-ajustar a data do seu celular. Computadores sincronizam o

horário com um servidor e um hacker poderia, por exemplo, enviar um comando remoto para voltar a data de todos os iPhones conectados a uma rede para 1º de janeiro de 1970, na pior das hipóteses.

Algumas pessoas podem estar imunes a este bug, de-pendendo do fuso horário do local em que vivem. Isso por-que o iPhone armazena a data no formato de Hora Média de Greenwich (GMT) e, em alguns fusos, esse horário resulta em um número positivo, o que não ativaria o erro. Além dos iPho-nes, os demais aparelhos iOS com o processador A7, ou seja, iPods Touch e iPads mais re-centes, também são afetados.

07_30.indd Personalizado V 18/02/2016 20:44:03

Page 31: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

NU

TRIÇ

ÃO E

M F

OCO

Exam

e do

DN

A -

iGen

esis

6

Flávia CunhaNutricionista

Se você deseja mudar de vida e conhecer, de fato, o seu me-tabolismo, aconselho a fazer o exame iGenesis.

Tal exame é personalizado e não há outro igual, uma vez que é avaliado o seu DNA. Trata-se de um relatório com 27 páginas abordan-do a relação entre a alimentação e a genética, visando a permitir uma máxima personalização, além dos aspectos relacionados à saúde e ao bem estar. E nada melhor direcio-nado do que a genética, a fi m de optar pelas mudanças corretas e apropriadas a você mesmo.

Por exemplo, no quesito obesi-dade, tal exame mostrará como o seu metabolismo responde à redu-ção calórica, tendência ao efeito sanfona, se fatores emocionais e

comportamentais infl uenciam ou não no seu emagrecimento e quais as atividades físicas que darão um resultado positivo específi co para você.

Tem também uma parte total-mente ligada à saúde e doença. Por exemplo, mostra a sua pre-disposição genética ao Alzheimer, doenças cardiovasculares, diabe-tes e cânceres. Caso você seja in-tolerante ao glúten, sua dieta será feita através de alimentos sem glúten, a fi m de evitar doenças futuras. Caso você continue com a mesma alimentação, é certo que terá doenças relacionadas ao glúten, mas depois de estar consciente sobre, quem em sã consciência, continuaria? Afi nal, não queremos viver bem e por

mais tempo?O exame é bem rápido. Cada

paciente recebe um kit e eu colho a mucosa da bochecha quatro vezes. Essa mucosa é enviada para a sede no Brasil, que fi ca em Fortaleza, e a sede envia para o laboratório que fi ca na Itália. Demora uns 40 dias e o paciente é chamado para que eu possa interpretar o resultado. A partir de então, direciono as mudanças alimentares, prescrevo suplemen-tos e direciono ao médico, caso seja necessário.

O laboratório cobra R$ 2.820 e parcela em até 4 vezes sem juros. Atendo no Edf. Skye Platinum sem-pre com hora marcada. Agende o seu horário pelo 9 9322-1385.

Grande abraço e até a próxima.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 31ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

06_31.indd Personalizado V 18/02/2016 19:16:51

Page 32: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

32 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016#c

eleb

ridad

e

Mulher forte

Na novela “Velho Chico”, Cyria Coentro interpretará Piedade, casada com Belmiro (Chico Diaz) e mãe de Santo (Rogerinho Costa/Renato Góes/Domingos Montagner). Mulher forte, ela e a família quase morreram quando fugiram da seca, mas encontraram abrigo na fazenda do Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi). No decorrer da trama, Piedade vai auxiliar o fi lho Santo em seu ro-mance proibido com Maria Te-reza (Camila Pitanga), a fi lha do poderoso coronel Afrânio (An-tonio Fagundes). A trama es-treia em breve na tela da Globo.

Entre livros e viagens

O apresentador do “Cidade Aler-ta” da Record, Marcelo Rezende, acaba de lançar “Corta pra Mim”, o seu site ofi cial. A página mostrará aos fãs um lado menos conhecido do apresentador: sua paixão pela gastronomia, pela leitura e por via-gens. “Tentar fi car fora do mundo virtual é viver nas nuvens. Bem que tentei, mas percebi que estava fi -cando fora – olha que loucura – do mundo real que é o virtual”, afi rma Rezende em seu texto de estreia, sobre sua experiência com a Inter-net e redes sociais.

CA

IUÁ

FR

AN

CO

/RG

mundo real que é o virtual”, afi rma Rezende em seu texto de estreia, sobre sua experiência com a Inter-net e redes sociais.

Empolgado

Quem convive com Juliano Cazarré conta que o ator gostaria de interpre-tar personagens que o desafiassem, tais como um político, um atleta ou um homossexual. Ele garante que perso-nagens deste tipo lhe dão motivação. Lembrando que atualmente o ator vive o Merlô em “A Regra do Jogo”.

EDU

MO

RA

IS

ESTE

VAM

AVE

LLA

R/R

G

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 5

05_32.indd Personalizado V 18/02/2016 20:43:25

Page 33: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 33

#lig

ado

nas

nove

las

MALHAÇÃOSegundaRodrigo e Lívia deixam a reunião

com Miguel. Samurai convence Flá-via a adiar o passeio. Sueli se exalta e Samuel fi ca desolado com o fra-casso da reunião. Beto e Luciana insistem em ocupar o Dom Fernão. Nanda sugere que Filipe peça um aumento de salário a Samurai.

Os alunos ocupam o colégio Dom Fernão. Ana e Miguel proíbem Lívia

de participar da manifestação dos alunos, mas ela foge de casa. Ciça sugere que Miguel alerte a polícia sobre a situação no Dom Fernão. Samuel defende o movimento estu-dantil para os policiais.

Samurai ameaça Ciça. Luan surpre-ende Jéssica ao ajudar os alunos duran-te a ocupação. Miguel repreende Ana por não ter trazido Lívia de volta para casa. Nanda incentiva Filipe a pedir aumento para Samurai. Sueli descobre

que a empresa de Miguel está envolvi-da em um esquema de corrupção.

Ana desconfi a da reação de Ciça ao receber as fotos com Samurai. Luciana descobre que Miguel a acu-sou de fraude na ocupação e conver-sa com Rodrigo. Alina sente falta de Uodson. Luan conversa com Jéssica. Rodrigo confronta Miguel. Rafaela, Marina e Max promovem o entendi-mento entre Bia e Rubem. Rodrigo se junta à ocupação do Dom Fernão.

18h05, na GloboSegunda Filomena exige que Candinho nun-ca mais a procure e afi rma que se casará com Ernesto. Celso revela a Sandra que encontrou Candinho. Mafalda chora por causa de Romeu.

Terça Sandra confi rma que Candinho é o fi lho de Anastácia e comenta com Celso que colocará seu plano em ação com Ernesto. Manuela se lam-enta com Dita.

Quarta Sandra propõe a Ernesto que roube o medalhão de ouro de Candinho como parte de seu plano para conquistar a fortuna de Anastácia. Severo humil-ha Ana na frente de Alice.

Quinta Sandra inventa para Anastácia que esteve com Ilde e Araújo confi rma. Celso promete ajudar Maria a de-scobrir quem é a amante de Severo. Diana e Braz trocam juras de amor.

Sexta Ernesto combina com Cara de Cão o roubo do medalhão de Candinho. Camélia agradece a Romeu por ter conseguido um carro para levar Gerusa ao médico, sem saber que é armação.

Sábado Anastácia sofre ao pensar em seu fi lho. Com a ajuda de Pancrácio, Candinho encontra seu medalhão. Severo pensa em comprar um apar-tamento para Diana.

19h15, na GloboSegunda Gilda ouve quando Cordeiro avisa a Dino que ele perderá o bar se não pa-gar o que lhe deve. Arthur se preocu-pa com as fotos de Eliza na praia. Gil-da procura Germano na Bastille.

Terça Mirthes avisa a Gilda que Germano não poderá recebê-la. Fabinho convi-da Débora para ir ao cinema. Arthur e Eliza trocam confi ssões e acabam se beijando.

Quarta Arthur se oferece para emprestar din-heiro a Gilda. Lu vê Rafael e Lili juntos e ofende o casal. Lili expulsa Germa-no de sua casa, depois que o ex-mari-do confessa que a traiu com Gilda.

Quinta Eliza vence a etapa do concurso com a foto de praia e Cassandra é elimi-nada do concurso. Eliza decide deixar a casa de Arthur para morar com Max e Lu.

Sexta Rafael afi rma a Lu que está apaixona-do por Lili. Cascudo recusa a ajuda de Montanha e exige que o professor se afaste. Jeniff er se entristece quando Cascudo termina o namoro com ela.

Sábado Lu pede desculpas a Lili por ter insul-tado o casal ao vê-la com Rafael. Jojô garante a Arthur que trará Eliza de volta. Lu conta para Eliza que Jonatas passou a noite no open house de Leila.

21h20, GloboSegunda Atena tenta convencer Tóia a tirar a vida de Romero. Kiki comunica que deixará a mansão com Aninha, re-forçando as desconfi anças de Dante, Cesário e Belisa.

Terça Atena e Tóia colocam fogo na casa em que Romero está. Gibson inter-rompe a conversa entre Dante e Aninha. Ascânio recebe uma ordem de despejo.

Quarta Tóia mente para Fonseca, e Juliano fi ca aliviado. Kiki e Aninha deixam a mansão. Adisabeba conforta Tóia. Merlô se irrita com Janete, Mel, Ninfa e Alisson e decide se afastar delas.

Quinta Atena chantageia Tóia e exige que a moça lhe transfi ra todo o seu din-heiro. Kiki incentiva Nelita a deixar a mansão de Gibson. Tóia cede à chan-tagem de Atena.

Sexta Tóia confi rma para Atena que irá lhe transferir as ações da farmecêutica. Lara e Dante se beijam. Inconforma-da, Nora deixa a casa de Régis. Gibson orienta Tio a tirar a vida de Régis.

Sábado Atena propõe parceria com Gibson na facção. Régis afi rma a Nora que foi ameaçado e acusa Gibson. Lara expli-ca para Dante suas suspeitas contra Gibson, e o policial promete investigar.

19h45, no SBTSegunda Safi ra vai até a casa de seus pais e Priscila fi ca feliz. Fortunato aparece e pergunta o que Safi ra está fazendo lá. Safi ra vai embora irritada após Fortuna-to dizer que Priscila não tem a ver com seus erros.

Terça Na On-Enterprise, acontece uma reunião com Otávio, Safi ra, Tomas e Frederico sobre a marca Splish. Eles decidem que uma banda precisa ser contratada para reforçar a marca teen. Otávio sugere a Cúmplices de Um Resgate.

Quarta Meire faz um trabalho de macumba para limpar o corpo e alma de Dinho, pelo fato dele ser fã da Cúmplices de Um Resgate. Em seguida, Meire e Dinho invadem o apartamento dos Vaz para fazer purifi -cação e desfazer a maldição.

Quinta A família de Mateus é solidária a Joel pelo ocorrido. Mateus e Dóris contam que dois rapazes estranhos vieram no vilarejo. Joel percebe logo que se trata de Vargas e Navarro. Os capangas chegam no lugar ao lado de Geraldo.

Sexta Pedro aparece e consegue acalmar o cavalo e salvar Rebeca. Joaquim entrega para Manuela um envelope com uma le-tra de música, dentro dele, uma foto dos dois com a mensagem “Joela”.

Sábado Não há exibição.

DIV

ULG

AÇÃO

4

#saú

de

O uso correto do repelente

Produto contém substâncias químicas e Produto contém substâncias químicas e

deve ser utilizado no máximo três deve ser utilizado no máximo três

vezes ao dia e lavado antes de dormir

Alguns cuidados específi cos so-bre o uso do repelente devem ser tomados para que o produto tenha ação efetiva e previna doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, além do incômodo causado por demais mosquitos e pernilongos durante a época de calor intenso. As dicas são da Sociedade Bra-sileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

1O uso do repelente não inibe a proteção solar. “Passe o

fi ltro na pele e após ser absorvido, o repelente pode ser aplicado, no máximo três vezes ao dia, dependendo da exposição e tam-bém suor. Evite o uso excessivo, pois o produto tem substâncias tóxicas, que podem causar danos à saúde, e antes de dormir, tome banho com sabonete para que o produto seja eliminado da pele. Em casos de ferida e machucado, não é indicado utilizar o pro-duto, principalmente se estiver aberta, pois a substância pode agravar o estado e atrasar a ci-catrização”, alerta Rodrigo Lima, diretor da SBMFC.

2 Após a aplicação é imprescin-dível lavar as mãos. Para que

não haja contato da substância com boca e olhos que, assim como o nariz, devem ser protegidos no momento da aplicação no rosto, que pode e deve receber a proteção, com aplicação em locais ventilados para que não ocorra acúmulo da substância no ambiente.

3Em bebês de até 6 meses, o uso de repelente não é recomen-

dado e não há nenhum produto registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que assegure o uso nessa faixa etária. As orientações são prote-ger a criança com roupas leves, porém compridas como mangas e calças, além de, na hora de dormir ou do descanso, utilizar o mosque-teiro. É importante também que pais ou cuidadores sempre fi quem atentos ao ambiente da criança. “Antes de dormir verifi que se nos colchões, lençóis, travesseiros e em áreas como cantos de parede, embaixo do berço, não há nenhum inseto antes de colocar a criança para dormir”, explica Lima.

4Os idosos podem utilizar o produto normalmente, porém

com cuidado na aplicação devido à fragilidade da pele.

5As mulheres grávidas também podem e devem fazer uso do

repelente, aplicando nas partes expostas; nas que fi cam cobertas pela roupa não há necessidade de aplicação.

SintomasAo identifi car sintomas como

fortes dores no corpo, cabeça, vômitos e náuseas constantes é necessário procurar atendimen-to em uma unidade de saúde. “A dengue pode ser confundida com outras viroses como a gri-pe e o diagnóstico é importan-te para defi nir o tratamento”, ressalta o médico.

DiagnósticoO diagnóstico pode ser feito

apenas pelo exame clínico. Os exames de sangue só são indi-cados para quadros suspeitos de potencial gravidade ou quando há dúvida no diagnóstico. Lima ainda alega que se não for diagnostica-da a tempo, a doença pode levar a pessoa à morte. A doença, princi-palmente a dengue hemorrágica, pode agravar o quadro clínico do paciente se não diagnosticada e tratada a tempo.

O repelen-te deve ser utilizado no

máximo três vezes ao dia para evitar intoxicação

04_33.indd Personalizado V 18/02/2016 19:15:20

Page 34: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

34

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

ReportagemLuis Henrique Oliveira

Diagramação:Adyel Vieira

Tratamento de imagemKleuton Silva

CapaIone moreno

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme.

Na moda, tudo se reinventa. E é com essa proposta que o estu-dante Maurício Duarte apresenta a coleção desenvolvida com couro de peixe, a fi m de reaproveitar o resíduo da fi letagem. Nesta edição, você vai ver que basta um olhar curioso como o do futuro designer de moda, que mostra que é possível apresentar novidades em uma matéria-prima que iria para o lixo.

E com a tecnologia tomando conta de nossas vidas, nada melhor do que fi car de olho para que os videogames não tirem o foco. Isso porque, para os profi ssionais, esses recursos podem roubar um tempo precioso de interação entre adultos e crianças, prejudicando o desenvolvimento integral dos pequenos.

Ainda falando de criança, a frequente desatenção, difi culdades na escola e no rela-cionamento com colegas, pais e professores são características comuns na infância e adolescência, mas podem ser sinais de TDAH, Transtorno do Défi cit de Atenção com Hiperatividade. Para esclarecer mais sobre o assunto e tirar dúvidas, especialistas falam sobre a melhor hora de procurar ajuda médica.

Uma ótima leitura e um excelente domingo!

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016 3

#índ

ice

Moda sustentável

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

Mellanie Hasimoto

Capa

16 | TENDÊNCIA

A mistura de estilos faz da banda Alaídenegão uma das melhores bandas do cenário

musical amazonense.

4 | SAÚDE

20 | INDICA

Aprenda a melhor maneira de usar o repelente, produto que precisa ser aplicado, no máximo, três vezes ao dia e

lavado antes de dormir.

Crepe Gourmet traz as de-lícias originadas na França

para o paladar do manauense.

Os novos galãs da GloboMuitos rostos novos estão aparecendo Muitos rostos novos estão aparecendo

na telinha, agora resta saber na telinha, agora resta saber

quais irão permanecer

Eles não têm apenas carinhas bonitas, são simpáticos e arre-bentam o coração da mulherada. Eles têm também muito talento e estão se esforçando para mostrar isso a todos. Estamos falando dos novos galãs globais.

O galã é um elemento fundamen-tal na construção do imaginário dos folhetins. Durante mais de três décadas, Tarcísio Meira e Francis-co Cuoco fi zeram muitas mulheres suspirar em frente à telinha. Depois Antonio Fagundes e José Mayer apareceram e também são conside-rados os eternos galãs da televisão. Hoje em dia, Caio Castro, Rodrigo Lombardi, Rodrigo Santoro, Rey-naldo Gianecchini e Cauã Reymond são alguns dos exemplos de atores que assumiram o posto de “galã” e continuam fazendo sucesso com o público feminino.

A lista de novatos nas telinhas que podem conquistar esse título vem crescendo cada vez mais. Aos 28 anos, Felipe Roque vem agradando na pele do “boa vida” Kim, irmão da personagem Luana, vivida por

Giovanna Lancellotti, em “A Regra do Jogo”. Ele começou na carreira artística aos 13 anos e apesar de ser sua estreia na televisão, o bonitinho é o astro do espetáculo “Crônicas do Amor Mal Amado”, no Rio de Janeiro, na qual virou notícia nacional, pois seu personagem, além de dar um beijo em outro homem, também participa de um beijo triplo. Modelo de grifes famosas, ele já morou até em Milão e agora desponta com um dos novos galãs da Globo.

Arthur Aguiar, o Osório de “Êta Mundo Bom!”, tem 26 anos e es-treou na televisão em 2008, com um pequeno papel em “Malhação”. Carioca, ele se dedicou à natação durante quase 10 anos, mas sua veia artística falou mais alto. Na Globo, ele esteve em algumas atrações e devagar vai conquis-tado seu lugar ao sol.

Felipe Simas estreou na televisão em 2013, na novela “Flor do Caribe”. Ele é fi lho do ator e capoeirista Beto Simas e irmão dos também atores Rodrigo Simas e Bruno Gissoni. An-tes de ser ator, Felipe foi jogador de

futebol, porém, depois de participar de algumas peças teatrais com os irmãos, decidiu que atuar era o que queria fazer da vida, recebendo o apoio de sua família. Atualmente ele vive o Jonatas, em “Totalmen-te Demais”. Outro rostinho bonito em “Totalmente Demais” é o de Daniel Blanco. Aos 22 anos, após estrear na TV na temporada 2012 de “Malhação”, ele foi buscar no teatro a versatilidade cênica. Foi assim que conseguiu abocanhar o papel do mimado Fabinho, da novela das sete.

Além de ser uma vitrine para trabalhos mais importantes, “Ma-lhação” é um verdadeiro celeiro de galãs. Mas somente os que realmente se mostram talentosos

continuam no casting global e são aproveitados em outras produções. Nicolas Prattes é o atual prota-gonista de “Malhação”, vivendo o personagem Rodrigo. Aos 18 anos, o ex-namorado de Lívian Aragão busca seu espaço na emissora. Companheiro de elenco de Nico-las Prattes, Felipe Titto, com seu corpo escultural estampado com inúmeras tatuagens também faz a alegria da mulherada que assiste “Malhação”. O ator interpreta o Samurai, tem 29 anos e já é um dos queridinhos da cúpula global.

A cada estreia da Globo aumen-tam os candidatos à galã da emis-sora, mas poucos resistem ao tempo e as implicações que a carreira artística exige.

Felipe Roque vem agradan-do em “A Regra do Jogo”

O tatuado Felipe Titto ao lado do galã Guilherme Leican

Nicolas Prattes é o atual protagonista de “Malhação”

Arthur Aguiar, o Osório de “Êta Mundo Bom!”

Felipe Simas estreou na televisão em 2013

Em “Totalmente Demais”, Da-niel Blanco busca versatilidade

JOÃ

O M

IGU

EL J

R/RG

ESTE

VAM

AVE

LLA

R/RG

JOÃ

O M

IGU

EL J

R/RG

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AND

A/RG CA

IUÁ

FRA

NCO

/RG

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AN

DA/

RG

DIE

GO

JA

NAT

Ã

03_34.indd Personalizado V 18/02/2016 19:13:51

Page 35: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

02_35.indd Personalizado V 17/02/2016 22:28:11

Page 36: Elenco - 21 de fevereiro de 2016

Páginas 18 e 19

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2016

Elenco

sustentável

Austrália, um lugar incrível para se viver

Um ritmo que caiu no gosto das pistas

TURISMO

TENDÊNCIA

Página 13

Página 16

01_36.indd Personalizado V 17/02/2016 22:34:00