elenco - 5 de fevereiro de 2012

36
MANAUS, DOMINGO, 5 DE FEVEREIRO DE 2012 Não pode ser vendida separadamente Elenco Alexandre Herchcovitch fala com exclusividade sobre a moda masculina #Página 16 Releitura clássica # Páginas 20 e 2 1 Bosco Fonseca, 39 anos à frente do famoso baile “Rainha Gay” CARNAVAL 2012 SUSTENTABILIDADE Chiara Gadaleta integra a cultura brasileira ao projeto Mix Brasil

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 09-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Elenco - Revista de moda e estilo do jornal Amazonas EM TEMPO www.emtempo.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

MANAUS, DOMINGO, 5 DE FEVEREIRO DE 2012

Não pode ser vendida separadamente

ElencoAlexandre Herchcovitch fala com exclusividade sobre a moda masculina #Página 16

Releitura clássica

#Páginas 20 e 21

lencoBosco Fonseca, 39 anos à frente do famoso baile“Rainha Gay”

CARNAVAL 2012

SUSTENTABILIDADE

Chiara Gadaleta integra a culturabrasileira aoprojeto Mix Brasil

01_36.indd 32-1 2/2/2012 11:06:31 PM

Page 2: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo,23 de outubro de 2011Elenco #índice(2) Elenco #índice (31)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo,23 de outubro de 2011

02_35.indd 2-31 2/2/2012 11:03:00 PM

Page 3: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

O estilista amazonense Napoleão La-cer-da aterrisou em Manaus para lançar a nova coleção inspirada na mitologia dos dragões.

LUXO

9DECORAÇÃO

Aprenda a reaproveitar aquele móvel an-tigo de uma maneira simples e barata. A ELENCO ensina como criar essa decora-

ção única, dentro da tendência retrô.

13TURISMO

Conheça mais sobre a história e os pontos turísticos de Santiago, capital do Chile e

destino desta semana.

16COMPORTAMENTO

Peça que diz muito sobre a personalida-de de quem a usa, o tênis ganha uma

cara cada vez mais fashion e conquista de vez os antenados de plantão

25TECNOLOGIA

A tecnologia 3D conquistou até os mais conservadores do cinema, e chega à sala

de casa nas mais modernas televisões

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

EditorialComo diz a cantora baiana Ivete Sanga-

lo em um refrão dos seus hits “Fevereiro/ Alegria/ Muita festa/ Todo dia...”. Fevereiro chegou! E o mês traz aquele gostinho de folia e muita badalação. É com essa pe-gada que entrevistamos uma das figuras mais queridas do Carnaval amazonense, o estilista Bosco Fonseca, que há 39 anos realiza o tradicional baile “Rainha Gay”. E por falar em badalação, a reportagem entrevistou o estilista amazonense Napo-leão Lacerda, que esteve na capital para lançar a nova coleção em meio a um encontro cheio de charme, na residência da artista plástica Gisele Alfaia.

Deu para sentir que a edição vem recheada de informação e com um toque de modernidade, prova disto é a reporta-gem de comportamento, que aborda um dos temas mais bacanas da atualidade e que conquista gerações e gerações, o famoso e bom tênis de cada dia. Conheça algumas personalidades locais que não abrem mão de um par da peça.

E acham que paramos por aí? Nada disso, confira na sessão estilo, uma maté-ria exclusiva com dois dos designers mais prestigiados da cena fashion, Alexandre Herchcovitch e o estreante da SPFW Paulo Pimenta, que falam sobre as novidades da moda masculina. E a nossa viagem a São Paulo rendeu, a repórter Camila Henriques entrevistou a stylist Chiara Gadaleta sobre um dos temas que ela mais adora, o artesanato brasileiro e o projeto Mix by Brasil. Aproveite o domingo com uma ótima leitura!

Expediente

Colaboradores: Selma Reis, Nathasha David, Bruno Mazieri, Glaucy Oliveira e André Fendi.

Guto Oliveira

EditorGuto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

RepórteresAlita MenezesCamila Henriques Débora Holanda

DiagramaçãoAdyel Vieira

Revisão Adriana Maciel

Foto capa Shana Reis

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92)

3090-1042 /Endereço para correspondência:

rua Dalmir Câmara, 623, São Jorge – CEP:

69033-070 – Manaus-AM

índice# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco #destaques da tv(34)

Quase o fim Não há dúvidas de que Aline (Cynthia Falabella) é a grande vilã de “Corações

Feridos”. Mas a megera nunca seria tão ardilosa e cheia de poder se não tivesse um capanga à altura. Flávio (Ronaldo Oliva) faz tudo pela morena e foi capaz de matar um ginecologista que sabia demais para que Aline não acabasse se meten-do em uma enrascada. Nos próximos capítulos de “Corações Feridos”, porém, ele estará correndo o grande risco de ser descoberto. Depois que o corpo do médico é encontrado, Aline discute com seu comparsa e pede para que ele suma por uns tempos. Com poucas alternativas, ele pede abrigo ao bandido Roni (Marcelo Góes) em um desmanche de carros roubados. Quando Flávio se encontra com Aline e conta que o malandro quer dinheiro para ajudá-lo e que, ainda por cima, sabe sobre o assassinato, ela fica furiosa e o chama de burro. Como era de se esperar, Roni ameaça contar o segredo caso Flávio desobedeça suas exigências. Mesmo com a ameaça, Aline diz que quer Flávio longe do desmanche. Ele decide esperar mais um pouco antes de decidir o que fazer. Por sorte, apesar de um investigador tentar desvendar o assassinato, o caso do ginecologista é arquivado. Será que o susto fará com que os dois sejam mais cuidadosos no próximo crime?

Volta ao passadoA situação de Maruschka (Marília Pêra) está longe de melhorar. Depois de descobrir que a

patroa a usou como laranja nas falcatruas da Comprare, Regina (Nívea Maria) decide processá-la. A ex-governanta também começa uma busca pelo filho abandonado da empresária. Esta semana, em “Aquele Beijo”, Maruschka descobre que Regina ganhou a ação que movia contra ela. Furiosa, demite Camila (Fernanda Souza) da Comprare. A moça, então, se junta à mãe e vai até o Lar da Mão Aberta para descobrir o paradeiro da criança abandonada. Depois de sair do Lar, Regina conta para Claudia (Giovanna Antonelli) que encontrou o filho da empresária. Sabendo que seu segredo corre perigo, Maruschka desconfia que Lena (Maria Lucia Dahl) tenha sido infiltrada em sua casa. O plano de Regina para descobrir o passado da rival corre perigo. Na mansão dos Lemos de Sá, Mirta (Jacqueline Laurence) flagra Lena tentando abrir o cofre de Maruschka e avisa a filha. Questionada pela patroa, a falsa governanta confessa que foi mandada por Regina e avisa à empresária que seu filho foi encontrado. O que Maruschka fará para manter seu segredo a salvo?

Fim de um segredoA perua Cris (Regiane Alves) nunca fez questão de tratar

bem o filho, mas está preocupada em perder Tiago (Kaic Crescente). Ela fica alarmada ao ouvir uma conversa entre Lorena (Júlia Almeida) e Lourenço (Leonardo Medeiros). Algum tempo depois, flagra a babá com o cunhado e decide demitir a moça. Muito apegada ao menino, Lorena pede para Cris deixá-la se despedir de Tiago. Mesmo não traba-lhando mais na casa de Jonas (Paulo Betti), Lorena ainda se preocupa com o bem-estar do garoto e pede para Matias (Marcello Melo Jr.) continuar como o motorista de Cris. Nos próximos capítulos de “A Vida da Gente”, Lourenço decide fazer um exame de DNA para comprovar que é o verdadeiro pai de Tiago. Ao saber das intenções do irmão, Jonas fica furioso. Lourenço pede a guarda do menino na justiça e Celina (Leona Cavalli) fica admirada com a atitude do ex-marido. A médica decide procurar o professor. Será que Celina e Lourenço vão formar uma família?

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

19

Page 4: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

ligado nas novelas# Elenco (33)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

18h, na GloboSEGUNDA Gabriel e Manuela saem para jantar e se beijam. Marcos se oferece para ir à escola de Olívia representando seu pai. Júlia rec-lama da falta de atenção de Rodrigo. Cris fica alarmada ao ouvir Lorena conversando com Lourenço.

TERÇA Cris demite Lorena. Nanda mostra a Francisco a partitura manuscrita por Lui e os dois se comovem. Renato se sente excluído da conversa entre Alice e João. Ana convida Lúcio para almoçar na casa de Eva. Júlia fala para Rodrigo que foi à fazenda de Gabriel.

QUARTA Eva fica eufórica com a notícia do casamento de Ana e Lúcio. Lorena pede para Matias con-tinuar trabalhando na casa de Jonas por causa de Tiago. Ana aceita que Miguel trabalhe com ela. Rodrigo se esforça para não se abater com a notícia do casamento de Ana.

QUINTA Ana e Lúcio falam sobre o casamento com Júlia. Manuela e Gabriel se divertem em um karaokê. Moema se emociona em seu primeiro dia de aula na faculdade. Vitória e Ana avisam a Cecília e Sofia que elas poderão se enfrentar novamente.

SEXTA Rodrigo diz para Júlia que irá à feira de ciências. Júlia explica seu projeto, na feira de ciências, para Manuela, Gabriel, Ana, Lúcio e Rodrigo. Suzana vê fotos suas tiradas por Renato. Júlia tenta descobrir com Manuela por que ela não vai ao casamento de Ana.

SÁBADO Nanda procura Francisco na casa de Au-gusto e os dois discutem. Rodrigo explica como Francisco deve lidar com sua irmã. Lúcio tenta apaziguar uma discussão entre Ana e Eva. Nanda fica irritada ao saber que Francisco está com Rodrigo, mas se emociona ao encontrá-lo.

21h, na GloboSEGUNDA Griselda imobiliza Tereza Cristina. Celina avisa a Danielle que quer Pedro Jorge de volta. Dagmar agradece Wallace por ajudar Leandro. Tereza Cristina pede socorro a Antenor. Patrícia decide usar seu celular antigo para que Alexandre não possa achá-la. Daniel ouve Álvaro e Íris falando sobre o outro segredo de Tereza Cristina e conta para Antenor. Tereza Cristina marca um encontro com Pereirinha. Pedro Jorge reclama de ter que voltar para a casa de Celina. Os comparsas de Ferdinand seguem Antenor. Pedro Jorge ouve Danielle e Beatriz conversando sobre Vitória. Antenor é sequestrado e Daniel avisa a Griselda.

TERÇA Griselda fica aflita para saber notícias de Antenor. Pedro Jorge implora que Danielle o tire da casa de Celina. Vilma comenta com Letícia que acredita que Chiara será desmascarada. Wallace elogia Dagmar para Leandro.

QUARTA Antenor cai em um precipício. Griselda sente que algo aconteceu com seu filho e começa a chorar. Celina convence Beatriz a conversar com ela. Caçadores encontram Antenor.

QUINTA Griselda cuida da internação de Antenor. Juan afirma a Vilma que vai descobrir se Chiara tentou enganá-lo. Griselda faz graves acusações contra Tereza Cristina. Beatriz procura Esther na Fio Carioca.

SEXTA O comparsa de Ferdinand é impedido de entrar no quarto de Antenor pela chegada de uma enfermeira. Beatriz avisa a Esther que ficará com Vitória. Griselda flagra o comparsa de Ferdinand no hospital.

SÁBADO Gouveia explica para Beatriz e Celina como será o processo que enfrentarão. Beto entra em contato com Esther e Guaracy fica perplexo ao saber que Beatriz denunciou Danielle. Alice estranha a depressão de Íris.

19h10, na GloboSEGUNDA Maruschka descobre que Regina ganhou a ação que movia contra ela. Amália concorda que Brites volte a morar em sua casa. Herondi aceita ter uma relação aberta com Iara. Regina vai com Camila até o Lar em busca do filho abandonado de Maruschka.

TERÇA Lucena ameaça destruir a carreira de Vicente. Lena presencia Henrique assinar um contrato com Maruschka. Renato oferece ajuda financeira a Belezinha para concorrer ao Miss Rio de Janeiro.

QUARTA Vicente fica arrasado com o fim do seu namoro com Claudia. Claudia exige que Lucena cumpra sua parte no trato. Re-gina conta para Claudia que encontrou o filho abandonado de Maruschka. Sai a anulação do casamento de Belezinha.

QUINTA Vera aconselha Vicente a pedir para Lucena depor a seu favor. Grace Kelly arma um plano com Maruschka para manter Marisol na Comprare. Lucena questiona Rubinho sobre a denúncia contra Vicente.

SEXTA Vera acha que a declaração de Lucena será suficiente para inocentar Vicente. Maruschka suspeita que Lena tenha sido infiltrada em sua casa. Íntima descobre que Belezinha vai disputar o Miss Rio de Janeiro e tira satisfação com a filha.

SÁBADO Lena revela a Maruschka que foi enviada por Regina. Sarita e Alberto denunciam a ligação entre Henrique e Maruschka para Vera e Vicente. Raimundinha arma um falso encontro para Locanda e o suposto amante vai esperá-la na praça.

20h30, no SBT - ESTREIASEGUNDA Aline briga com Flávio, pois acharam o corpo do Dr. Nicholas. Amanda afirma a Eduardo que sua carreira é muito impor-tante. Eduardo tenta convencê-la de que amor à distância não dá certo.

TERÇA Regina ouve Michel no consultório com outra mulher. A paciente sai do consultório e Regina pergunta a Michel se ela está sendo traída. Amanda conta a todos que não vai mais haver casamento, pois ela terminou o noivado com Eduardo. Amanda está em prantos no quarto. Olavo tenta acalmá-la, mas ela pede para o tio deixá-la só. Lucy pede para Vera parar de implicar com Amanda.

QUARTA Olavo parabeniza o casal. Irônico, Vitor diz a Amanda que ela tomou uma decisão muito sábia. Aline faz uma escândalo no restaurante e grita que foi roubada. Olavo pergunta a Eduardo e Amanda sobre a data de casamento.

QUINTA Eduardo fala a Vitor que tem pena dele. Yuri tenta tranquilizar Vitor. Vera defende Aline. Amanda diz que não aguenta mais a falsidade da prima. Yuri fala a Vitor que ele passou dos limites. Olavo recebe telefonema de Yuri, que conta que Vitor partiu para cima de Eduardo.

SEXTA Aline inventa a desculpa de que se arrependeu de contar o segredo de Amanda e foi conversar com o médico. O policial telefona para o celular de Aline e pergunta se ela é Amanda Varela. Aline confirma. O policial marca encontro com Aline, pois deseja falar sobre a morte de Dr. Nicholas.

SÁBADO Não há exibição.

Malhação” 17:30 h – Globo ObsessãoA alegria de Tomás (Thiago De

Los Reyes) está com os dias conta-dos. Nesta semana, em “Malhação”, o rapaz vai meter os pés pelas mãos e vivenciar uma tremenda confusão que vai tirar seu sosse-go. Não é novidade para ninguém

que ele tem uma queda por Cristal (Thaís Melchior). Só que ela não dá confiança para o jovem que, sem saber que está sendo grava-do, tenta seduzi-la. Tomás faz de tudo para ficar com ela e isso inclui qualquer loucura. De ameaças até chantagens. A moça tenta se esqui-var e até evita pedir a ajuda do ex-namorado, Gabriel (Caio Paduan).

Mas nem precisa. Ele encontra o resultado positivo de gravidez da ex e desconfia que a criança possa ser de Tomás. Ao tirar satisfações com o rapaz, Gabriel resolve tomar ou-tra providência. Ele leva a gravação do ataque de Tomás contra Cristal para o reitor da faculdade e, assim, o garoto é demitido. Irritado, ele de-cide se vingar de todos.

Um toque europeu

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco #indica(4)

A Adega de Pedra se des-taca pelo visual, e há qua-tro anos é um dos destinos preferidos de quem gosta de degustar um bom vinho

Quem passa pela avenida do Turismo, se depara com uma bela construção que mais parece ter saí-do de uma pacata cidade aus-tríaca ou espanhola. Inaugurada há quatro anos, a Adega de Pedra chama atenção não apenas pelo seu estilo rústico e aconchegante, mas também pelo seu cardápio.

A casa conta com uma diversifi-cada carta de vinhos com aproxima-damente 300 rótulos, oriundos das melhores vinícolas europeias e lati-no-americanas. “O público local teve uma pequena resistência no início, por causa do calor da cidade. Porém, em três meses, a clientela começou a aumentar. O amazonense tem uma apreciação especial pelos vi-nhos argentinos e chilenos”, aponta o gerente da Adega, Mário Rezutt.

Além dos vinhos, o local oferece pratos sofisticados, que agradam em cheio aos clientes, como a pa-ella e o bacalhau à moda da pedra, e petiscos. O estilo, com inspiração medieval, é acentuado por peças trazidas diretamente da Espanha, como uma espada vinda da cidade de Toledo, que é utilizada após os casamentos realizados na casa para tornar o noivo “cavaleiro”. “O visual de pedra, como um chalé, absorve o calor. O ambiente é climatizado e torna o clima perfeito para consumir um bom vinho”, recomenda Rezutt.

Em 2012, o local vai ficar ainda mais próximo ao Velho Continente. “Vamos fazer uma noite portuguesa, com pratos típicos e, é claro, muito vinho! Essa noite deve acontecer de três em três meses e, para a estreia, estamos programando a vinda de um chef de fora”, revela o gerente.

A Adega de Pedra fica localizada na avenida do Turismo, ao lado da churrascaria Touro Louco, e funciona de quarta a sábado, a partir das 20h. Telefones: 8818-1202/8151-1005.

ALITA MENEZESEquipe EM TEMPO

ALB

ERTO

CÉS

AR A

RAÚ

JO

Page 5: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco #celebridades(32) Boa mesa

Ah, que

JOÃO MIGUEL JR/RG

A atriz e cantora Emanuelle Araú-jo teve seu contrato renovado com a Globo e agora é exclusiva da emissora pelos próximos três anos. O seu último trabalho em novelas foi fazer a Florinda, em “Cordel Encantado”, e apesar de ter novo acordo de trabalho, ainda não sabe qual será a sua próxima novela.

Bem cotada

Outra históriaDepois de ter sido visto em compa-

nhia de Giovanna Lancelotti e em clima de romance, o ator Caio Castro entrou em campo para desmentir que esteja namorando a atriz. Ele afi rma que são amigos, nada mais.

Manada de búfalosA atriz Andréa Horta, assim como

outros do elenco de “Amor, Eterno Amor” e equipe de produção estão na Ilha de Marajó para gravar as cenas iniciais da trama. Dias atrás, todos se assustaram quando uma manada de búfalos avançou na direção da atriz que rapidamente correu e pulou uma cerca, livrando-se do “assédio”.

Na mesma novelaGabriel Braga Nunes, protagonista

de “Amor, Eterno Amor” foi avisado que gravará uma cena ao lado de uma onça. Apesar de sentir um pouco de medo, o galã garantiu que fará bonito frente às câmeras.

Em casaReynaldo Gianecchini está em casa

desde semana retrasada, quando foi liberado pelos médicos. O ator passou por um auto transplante de medula e continuará o tratamento em domicílio, pois o seu sistema imunológico está enfraquecido, o que já era previsto. De um modo geral, Giane está plenamente confi ante em sua recuperação.

Ocupada com o cinemaEsta foi a explicação dada por Sônia

Braga ao recusar o convite para uma participação especial no remake de

“Gabriela”, trama que protagonizou em 1975. Atualmente, Sônia Braga mora nos Estados Unidos e tornou-se estrela de cinema por lá.

Em repousoAgildo Ribeiro sofreu um acidente du-

rante gravação do seu quadro no “Zorra Total”. O resultado é que o comediante terá que cumprir período de repouso recomendado pelos médicos.

Casamento badaladoNa semana passada, Daniel Filho,

de 74 anos, casou-se com a cantora Olívia Byington, de 52. A cerimônia seguiu os rituais budistas e foi realizada na residência da noiva, que fi ca no badalado bairro do Gávea, no Rio de Janeiro. Muitos famosos estavam lá, entre eles Christiane Torloni, Débora

Bloch, Maria Clara Gueiros e Regina Duarte, que teve um relacionamento com o diretor no passado.

Ensaio sensualQuem viu conta que a modelo

Letícia Wiermann fez um ensaio sen-sual para uma revista direcionada ao público masculino. E o resultado fi nal teria sido fantástico. É ver para conferir. A modelo é fi lha do apresentador José Luiz Datena.

Não fez o testeDias atrás. Gisele Fróes. A Vitória de

“A Vida da Gente” foi pega numa blitz e recusou-se a fazer o teste do bafô-metro. Para não ter o carro apreendido e outras consequências, um amigo da atriz assumiu a direção do veículo e todos foram liberados.

Malvino Salvador tem sido presen-ça constante na noite carioca desde que anunciou o fi m do romance com Sophie Charlotte. O ator teria sido visto em companhia de Karen Kounro-za, assistente de palco do “Caldeirão do Huck” que também está sozinha desde que acabou o namoro com o cantor Gusttavo Lima.

Circulando muito

Thiago Fragoso já havia grava-do algumas cenas do personagem Gabriel, que entrará na trama de “A Vida da Gente” como par romântico de Manuela (Marjorie Estiano), mas será substituído por Eriberto Leão, uma vez que está se recuperando do acidente sofrido no fi nal de semana passado, durante apresentação do musical “Xanadu”. O último trabalho de Leão foi fazer o Pedro, em “In-sensato Coração”.

Mudança de planos

Mariana Rios apareceu sozi-nha na festa em comemoração aos 23 anos de Caio Castro, que aconteceu numa boate carioca. A atriz e apresentadora foi logo se explicando dizendo que o na-morado, Di Ferrero, do “NX Zero” estava fora da cidade por causa de um show e ela fez questão de dar um abraço no aniversariante que é amigo do casal.

Na festa do amigo

ARQUIVO GB IMAGEM

JOÃO MIGUEL JR?RG

preguica!

Page 6: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

A stylist Chia-ra Gadaleta investe na cultura regio-nal, valorizan-do o potencial do artesanato brasileiro

variedades# Elenco (31)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

que conquistam o

mundoDestaques

Stylist se juntou à Assintecal e ao Sebrae no projeto Mix by Brasil, que visa preservar o artesanato brasileiro e integrá-lo à moda internacional

O artesanato, prática tipicamente brasi-leira, deixou de ser uma simples tendência de verão ou inverno para se tornar um item obrigatório nas coleções tupiniquins. Com o boom da moda sustentável, essa arte ganhou vida nova, e se tornou o alvo de vários projetos que visam trabalhar com o que é produzido no país.

Um desses projetos é o Mix by Brasil, com apoio da Assintecal e do Sebrae, e supervisão e assinatura de ninguém mais, ninguém menos que a badalada consultora e stylist Chiara Gadaleta. “A ideia surgiu com a fi nalidade de valorizar e preservar os ofícios e patrimônios artesanais do nosso Brasil.O trabalho manual feito por essas pessoas carrega muita cultura e histórias.

As mãos de pessoas comuns fazem o diferencial em um trabalho artístico e no meu entendimento, com o artesanato aliado ao design, a moda brasileira pode ganhar prestígio nacional”, conta.

Gadaleta viajou por várias cidades do país entre os meses de outubro e dezembro de 2011, e trabalhou junto à ONGs e instituições no desenvolvimento de um artesanato que possa ser levado para a moda nacional e internacional. “Estamos muito satisfeitos com o resultado de todo o projeto. Essa é uma fase inicial e vamos dar conti-nuidade em 2012. No Recife focamos em prata reciclada e fi bras de coco; em São Leopoldo em tear manual e em São Paulo em reciclagem de resíduos, como jornal, por exemplo”, destaca.

O Mix by Brasil ainda não passou pelo Amazonas, mas a stylist já conheceu o potencial do Estado em outra ocasião. “Par-ticipei do Tedx Amazonas e pude conhecer um pouco das cestarias indígenas que são maravilhosas! Encantei-me com o trabalho realizado”, elogia Chiara.

CAMILA HENRIQUESEquipe EM TEMPO

A stylist Chia-ra Gadaleta investe na cultura regio-nal, valorizan-do o potencial do artesanato brasileiro

2011, e trabalhou junto à ONGs e instituições no desenvolvimento de um artesanato que possa ser levado para a moda nacional e internacional. “Estamos muito satisfeitos com o resultado de todo o projeto. Essa é uma fase inicial e vamos dar conti-nuidade em 2012. No Recife focamos em prata reciclada e fi bras de coco; em São Leopoldo em tear manual e em São Paulo em reciclagem de resíduos, como

O Mix by Brasil ainda não passou pelo

Elenco #boa mesa AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012(6) Elenco #boa mesa AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012(6)

Segundo minhas pesquisa, o pecado da preguica é caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, frequentemente associada ao ócio, vadiagem.

Levante a mão quem nunca teve um único dia, momento que seja, de pura preguiça... duvido!

Preguiça boa é muito bom!Dorival Caymi, grande cantor e compo-

sitor baiano, tornou-se fi gura folclórica com sua ode à preguiça. Ele se dizia preguiçoso, mas na verdade não o era. Ele simplesmente tinha sua maneira e ritmos próprios, o que diferencia de muitas pessoas; o que não o impediu de trilhar o caminho do sucesso.

Falando por mim, sou superacelerada, trabalho muito e faço mil coisas ao mesmo tempo, mas vou contar um se-gredo para vocês. Acordo lenta. Preciso de alguns minutos para acordar, de um café com leite, de um tempo olhando “pro nada”. Depois desses minutos, respiro fundo e vou embora, correndo, é claro!

Há dias em que preciso não fazer nada, aí me jogo e leio (para mim, ler é não fazer nada!). Não fazer nada mes-mo, é se reunir com os amigos e bater papo, bebendo e comendo bobagens. As duas opções são absolutamente ne-cessárias para qualquer pessoa, então, como se explica essa história de que preguiça é um pecado?

Acho que a preguiça-pecado refere-se àquele ser humano que “se escora” nos outros, não tem iniciativa, não corre atrás de nada e está sempre esperando que ou as coisas “caiam do céu”, ou que alguém resolva por eles. Ah, coitado!

Falta de higiene também é conside-

rada preguiça e é um pecado mesmo. Nada se compara a sensação de estar limpo e asseado. E uma casa limpa? Nossa, é tão bom! Não aquela casa de foto de decoração, mas uma casa que tenha vida e movimento, mas limpa. Um copo bem lavado e sequinho. Uma roupa limpinha. Lençóis cheirosos para dormir. Higiene é pura necessidade.

A preguiça vai de encontro com o empenho que, a meu ver, tem a ver com brio. A sensação de fazer o seu melhor é muito boa e isso, por vezes, dá trabalho mesmo, mas vale à pena. O sentimento de orgulho pessoal, advindo disso, é incomparável. E não coloque nisso nem uma pitada de exibição, somente de prazer pessoal por ter conseguido fazer algo que se orgulha.

Para seus momentos de preguiça na cozinha, arrumei uma receita, digna de um bom preguiçoso. É rápida e fácil de fazer.

Um super semana a todos!

SELMA REISEspecial EM TEMPO

Page 7: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

A cada cio começam as preocupa-ções com as fugas indesejadas, as brigas com os outros machos e, no caso das fêmeas, com a gravidez e as doenças venéreas. É por isso que hoje existe uma unanimidade quando o assunto é a castração, recomenda-da por 100% dos especialistas

Antes de tudo é preciso esclarecer que a castração não vai tornar o animal impoten-te, só impedi-lo de se reproduzir. Além de evitar a gravidez e diminuir a agressividade, a medida também favorece o controle dos hormônios sexuais, testosterona nos machos

e estrogênio nas fêmeas.De acordo com médica veterinária da

clínica Pet Center Dog Show, Solange Oliveira Maia, é essa diminuição hormonal que deixa os animais de estimação mais calmos e caseiros. “Tanto os cães como os gatos deixam de ter aqueles comporta-mentos reprodutivos, como fugir de casa, miados altos, brigas e demarcação de território com urina”, explica.

A especialista informa ainda, que quanto mais cedo o animal for castrado melhor será sua saúde durante toda a vida, mas há opiniões que aconselham esperar até que o primeiro cio aconteça. “É importante também que o proprietário saiba que como o animal castrado fica mais manso, ele pode apresentar tendência para engordar, por isso

o sedentarismo deve ser evitado”, alerta.A atitude do dono que castra seu animal

garante a segurança do seu bichinho, uma vez que estando na rua ele pode ser atropelado e contrair doenças. “Nas fêmeas, que a cada cio são vacinadas com anticoncepcional, existe ainda a vantagem da diminuição dos riscos de desenvolver um tumor uterino ou mamário”, destaca Solange.

Em média, a castração custa R$ 150, em gatos e R$ 200, nos cachorros, isso falando de machos, nas fêmeas o valor é a partir de R$ 400. Apesar de parecer um custo alto, se comparado com a quantidade de vacinas que o animal terá que tomar a cada cio e somadas à despreocupação que a castração oferece, o investimento se torna mais viável.

Elenco #pet(30) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Para controlar os

ALITA MENEZESEquipe EM TEMPO

hormônios

boa mesa# Elenco (7)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ingredientes:Massa:3 xícaras de leite1 xícara de óleo2 e ½ xícaras de farinha de trigo3 ovosSal1 colher cheia de fermento em pó ou 1 envelope3 colheres de sopa de

queijo parmesão ralado

Recheio:1 lata de ervilha escorrida1 lata de milho escorridaSal1 peito de frango cozido e desfiado½ cebola picadinha1 tomate picado sem pele3 colheres de sopa de

tempero verde3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado1 colherinha de oréganoTempero completo

Modo de preparo:Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, sem-pre deixando a farinha para o final e reserve.

Para o recheio misture todos os ingredientes, despeje uma pequena parcela da massa em uma assadeira untada e, depois, acrescente o recheio, cubra com o restante da massa.Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, por aproximadamente 40 minu-tos ou até dourar.Receita para 6 pessoas.

Empadão de preguiçoso

Page 8: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco #seu lar (8) baby&cia# Elenco (29)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bife à milanesaPara que a casca do bife

à milanesa não desgrude, ponha uma rolha no óleo da fritura e só retire após os bifes estarem fritos.

Ao contrário do que pensam muitos adultos, as crianças não precisam ser sinônimo de bagunça, podendo sim ser or-ganizadas. Mas, para isso são os próprios pais e familiares que devem dar o exemplo e ensinar os pequenos desde muito cedo a ter cuidado com os seus pertences

“A partir dos dois anos a crian-ça já consegue assimilar noções

de organização”, é o que afi rma a psicóloga Nália de Paula Oliveira. A especialista diz, ainda, que mesmo antes disso os responsáveis já podem estimular os pequenos a guardarem seus brinquedos, por exemplo.

É claro que durante o primeiro aninho a criança ainda não saberá exatamente o que está fazendo, é mais uma imitação do compor-tamento dos adultos. “Essa ação repetitiva também é favorável e com o tempo se torna algo defini-tivo da personalidade da criança”, completa a psicóloga.

Com carinho e dedicação, muito

mais fácil e rápido do que se imagina, é possível ensinar aos baixinhos a importância de manter a casa orga-nizada. Agora, não adianta doutrinar aquilo que não se pratica, os pais, os avós ou qualquer pessoa que conviva com a criança deve dar exemplo e também manter suas coisas organizadas.

Nália lembra ainda da importân-cia de não tornar a didática uma cobrança excessiva. “Tudo deve ser feito de uma maneira bem leve e sem a necessidade de castigos ou broncas”, destaca.

Ela ensina que, além dos brin-

quedos, de acordo com o desen-volvimento da criança, ela pode ir guardando também seu material de pintura, organizando a lanchei-ra e a mochila para levar para a escola, e assim sucessivamente.

Com o passar do tempo, as crian-ças vão aprendendo a ser organiza-das e se tornando mais dispostas a ajudar nas tarefas do lar. “Se bem mo-tivadas, elas se sentem orgulhosas de seus feitos”, conclui Nália. Tudo é uma questão dos responsáveis acha-rem uma tarefa onde elas possam ajudar, de maneira bem específi ca, com uma atribuição por vez.

ALITA MENEZESEquipe EM TEMPO

Tudono devido lugar

Gelando bebida rapidamente

Para gelar rapidamente o vinho, a cerveja ou o refrigerante, coloque as garrafas ou latas dentro de um balde de metal (ou panela) coberto com gelo, dois punhados de sal e cerca de 1/2

litro de álcool. Rode as garrafas ou as latas e em minutos estarão

geladas. Outra dica é mo-lhar os recipientes (latas e garrafas) antes de enfi á-los no congelador. Gela muito mais rápido.

Frutas em gelatinas

Se acrescentar frutas picadas a uma gelatina ainda líquida, elas deposi-tar-se-ão no fundo do re-cipiente. Para que isso não aconteça, deixe a gelatina na geladeira até engros-sar um pouco. Acrescente então as frutas.

Remover odores do micro-ondas

Junte uma xícara (chá) de água e duas fatias de limão em um recipiente que pos-sa ser aquecido no micro-ondas. Aqueça por 2 minutos na potência alta. Quando o vapor assentar, limpe com um pano.

Cordão de pacoteAntes de amarrar um pacote para remeter pelo

correio, molhe o cordão ou corda com água. Este método evita que o cordão escorregue e quando seco fi ca mais apertado.

Portas e gavetas emperradasAs portas de correr estão emperradas? Esfregue

nos trilhos um pouco de cera ou uma vela. Se o problema é nas gavetas, passe nas extremidades laterais a mesma cera ou vela.

Page 9: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

Ponto de vista“Como diz o ditado: O Carnaval é

para cair na folia. Por isso, a maquia-gem precisa ser de longa duração para não correr o risco de borrar durante a festa. A empresa italiana Milano lançou a linha Kiko Make Up, que inclui os delineadores e as som-bras coloridas, além da máscara para cílios, que não borra com a água, nem com o suor. O aplicador da máscara merece destaque porque é arredon-dado, o que facilita a autoaplicação e dá um efeito mais alongado aos cílios. Também usei para compor o visual os corretivos da linha Natura Una, mais cremosos e livres de óleos, proporcionando uma cobertura uni-forme das irregularidades da pele. Outra dica é o jogo de pincéis da própria Natura, que facilitam muito na aplicação e oferecem um resul-tado mais satisfatório”.

DecorQue as cores fortes estão

em alta, isso todo mundo já sabe desde a chegada do verão em grande parte do Brasil e, claro, da última edição do Fashion Rio. Agora, com o início de fevereiro e todo o país caindo na folia a tendência invade também as linhas dos delineadores de olhos. Os tons de verde, roxo, azul, amarelo e “pink” se so-bressaem dos tons fortes em

maior evidência, tanto nos delineadores como também nas sombras.

E, não precisa fi car com receio na hora de brincar com o visual. Os delineadores colo-ridos podem ser usados tanto à noite, com um “make” mais produzido, como também du-rante o dia a dia, numa linha mais “clean”, destacando so-mente os olhos. Uma dica para as mulheres, que não têm tanta fi rmeza para contornar os olhos, é puxar um pouco a pálpebra para cima e começar

a aplicação do can-to de dentro do olho para fora, sempre como se estivesse varrendo.

tanta fi rmeza para contornar os olhos, é puxar um pouco a pálpebra para cima e começar

a aplicação do can-to de dentro do olho para fora, sempre como se estivesse varrendo.

Making off

Elenco #beleza(28) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

André Fendii

Tudo se transforma

Page 10: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

O que faz a diferença na hora de aproveitar os móveis é a criatividade e o bom gosto

Beleza

Make-upcolor

Elenco #decor(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

DÉBORA HOLANDAEquipe EM TEMPO

Sabe aquele móvel que está encostado em um can-to da sala? Que um dia já foi tendência das principais revistas de decoração?

E, que ainda por cima, tem um valor sentimental incrível? Você não precisa mais jogá-lo no lixo ou se desfazer do acervo.

Então, já ouviu falar no conceito “handmade” (feito à mão)? É com essa pegada que a maioria dos mó-veis antigos começam a surgir nas residências mais antenadas e, como a sustentabilidade está na moda, na decoração não poderia ser diferente.

Uma nova tendência, visando a preservação do meio ambiente, usa móveis reciclados, trazendo de volta a questão do “menos é mais”. Agora

com um toque especial: o seu!Pensar na possibilidade de manter

aquele móvel “xodó” com uma nova roupagem tem levado muitas pesso-as a reciclar. Criar novas perspectivas para os objetos e móveis pode ajudar na hora de escolher o que deve ou não ser reformado.

Segundo a designer de interiores Carmosa Abreu, a tendência retrô, unida às cores fortes, está em alta na decoração. O diferencial é brincar com a imaginação e a cria-tividade de cada pessoa, fazendo uma releitura do móvel.

Para Carmosa, o interessante é transformar sem gastar muito e achar soluções simples com o que já se tem, construindo uma nova identidade visual. “Muitas vezes, pintar ou cobrir os móveis são alternativas melhores e mais econômicas”, diz a decoradora.

Caixas de verduras, ‘pallets’, guar-danapos, retalhos, jornais e revistas

são bastante utilizados nas refor-mas e, agregados à criatividade, dão um ar todo diferente.

“As pessoas estão dando mais valor ao ter e não ao ser. Essa nova tendência está valorizando justa-mente a simplicidade e reduzindo o consumismo desenfreado. Muitas pessoas olham, gostam e compram, sem ao menos saber para que serve e se tem espaço para determinado objeto”, comenta Carmosa.

Há casos em que até pode sair mais caro reformar, dependendo do material utilizado e do estilo do móvel. É aí que entra a reciclagem. Em vez de comprar um tecido novo e caro para forrar um sofá velho, você pode usar retalhos de panos diferentes até mesmo de roupas velhas para criar sua peça exclusiva. Além de uma decoração única, você estará economizando e preservan-do o meio ambiente.

Essa nova ten-dência está valo-rizando justamen-te a simplicidade

e reduzindo o consumo desen-

freado

Carmosa Abreudesigner

O móvel ganha uma nova roupagem

Page 11: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco #entrevista(26)

Tradição

Hoje, afastado das grandes badalações do mundo da moda, o esti-lista amazonense Bosco Fonseca, fi gura conhe-cida da sociedade local, fala à ELENCO como é es-tar há 39 anos no coman-

do do baile “Rainha Gay do Carnaval de Manaus”. Entre preconceitos, inclu-sive da própria família, o produtor de moda, que costurou para os princi-pais nomes da cena social, participou de toda revolu-ção homossexual desde o período pós-ditadura, até os dias de hoje

O maior proble-ma do homosse-xualismo são as

‘bichas’ que ainda não assumiram a sua opção sexual. São as enrustidas que jogam pedras

Bosco Fonsecaestilista

ALITA MENEZESEquipe EM TEMPO

Elenco: Como foi a primeira edição do baile “Rainha Gay do Carnaval de Manaus” até hoje?

BOSCO FONSECA: Em 1973, quando o Brasil estava saindo da ditadura, as pessoas tinham a necessidade de expor seus ide-ais, foi nesse período que eu, o Flávio Martins (Pelé) e o Joaquim Dantas (Astrid) tivemos a ideia de organizar o primeiro baile gay. Na época foi um burburinho só, todas as pessoas mais influentes de Manaus marcaram presença, mas, é claro, que enfrentamos muita rejeição também.

O que mudou desde a primei-ra edição do baile até hoje?

De lá para cá, foram muitos eventos e muitos nomes. “Baile dos Enxutos”, “Baile dos Andrógenos”, “Baile das Plumas e Paetês”, inclu-sive o conhecidíssimo baile carioca

“Gala Gay”, teve a sua primei-ra edição registrada em Manaus, muito antes de o movimento ter se intensificado no Rio de Janeiro. Considero que até hoje, o já então baile da “Rainha Gay do Carnaval de Manaus”, continua sendo um exer-cício da liberdade de expressão. O respeito pelo homossexualismo é maior do que tempos atrás, mas o preconceito ainda existe.

Como você vê o preconceito hoje? O maior problema do homos-

sexualismo são as “bichas” que ainda não assumiram a sua opção sexual. Os heteros podem até ter preconceito, mas, na sua maioria, vivem a sua vida sem se preocupar com os gays. São as “enrustidas” que jogam mais pedras. Deve ser pela falta de coragem de sair do armário (risos).

Por que deixou de assinar as roupas das “socialites” locais?

Há, aproximadamente, cinco anos tenho voltado meu trabalho para o Instituto Maria Fonseca, que profissionaliza donas de casa, inserindo-as no mercado de trabalho por meio do curso de corte e costura. Hoje, conto com 800 mulheres trabalhando em suas casas só na capital, e mais 420, no interior.

O que esperar para 2012?A 39º edição do baile vai trazer

uma candidata de cada agre-miação e, claro, muito brilho e glamour. A cada ano as candidatas superam no quesito beleza. Outra novidade, é que até o final do ano vou lançar um DVD contando a minha história, tanto no mundo da moda, quanto na contribuição para levantar a bandeira LGBT.

&ferveção

Bosco Fonseca

Ponto de vista“As pessoas estão dando

mais valor ao ser e não ao ter. Essa nova tendência está valorizando justamente a simplicidade e reduzindo o consumismo desenfreado”

Antes

decor# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Depois

Antes

Depois

Como fazer uma estante1) Retire a poeira e lime as arestas, em seguida pincele com uma camada de tinta.2) Pinte as partes externas de uma cor. Quando secar, pinte os lados interiores de outra cor.3) Meça e corte o papel decorativo para caber no fundo de cada gaveta.4) Insira o papel para ter certeza de que ele se encaixa. Corte, se necessário.5) Pincele uma camada de cola para madeira e, em seguida, coloque o papel em cima e deixe secar.6) Fixe cada gaveta na parede com parafuso. E pronto!

Carmosa Abreu

Antes

DepoisDepois

DepoisDepois

Antes

Page 12: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

3DStudio di

DesignGlaucy Oliveira

Arquiteta e designer

tecnologia# Elenco (25)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

[email protected]

Kitsch é cult!Com mais de um século de existência, a pa-

lavra kitsch ainda é confundida com brega, por se tratar de um termo destinado a trabalhos artísticos produzidos em grande escala. Porém, contrariando essa teoria, tratava-se também de uma gíria das pessoas da alta sociedade para designar objetos de valor estético. O kitsch veio

para fi car por tempo indeterminado, enfrentan-do preconceitos e permitindo maior liberdade em diversos campos. Hoje pode ser associado ao brega ou ao “cult” , tudo vai depender do cri-tério e do humor de cada um. Contrariando o minimalismo, para um ambiente kitsch, a dica é exagerar. Exceda sem moderação!

Dicas

Elenco(12) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Studio di

DesignGlaucy Oliveira

DesignGlaucy Oliveira

DesignArquiteta e [email protected]

Kitsch é cult!

Elenco(12) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Fonte de lucro para as indústrias do cinema e dos games, a tecnologia 3D ten-ta ganhar espaço no mundo dos televisores

É engraçado pensar que, em pouco mais de meio século de existência, a televisão já passou por tantas transformações. Du-rante esse período, eventos como a chegada do homem à Lua e as primeiras Copas do Mundo con-quistadas pelo Brasil foram vistos em preto e branco, em uma ima-gem um tanto quanto precária.

As décadas foram passando, e

a tecnologia evoluiu em uma velo-cidade impressionante. Ao mesmo tempo, o “primo rico” da televisão, o cinema, foi buscando novas alter-nativas para conquistar o público que perdeu com a chegada do aparelho. O primeiro passo? Deixar a telona ainda maior.

Nos anos 2000, o 3D conse-guiu dar ao cinema uma larga vantagem, e conquistou até os mais conservadores dos cineastas, como Martin Scorsese e Steven Spielberg, que estrearam recente-mente na tecnologia, com os fi lmes “A Invenção de Hugo Cabret” e “As Aventuras de Tintin”.

Foi apenas uma questão de tempo para que a televisão tam-bém enveredasse pelo mundo da

terceira dimensão. Em 2010, os fabricantes pegaram carona na Copa do Mundo, evento que sempre alavanca as vendas dos aparelhos, e investiram nas televisões 3D. Empresas como a LG, Samsung, Sony e Panasonic saíram na frente e lançaram seus modelos. Porém, a obrigatoriedade dos óculos impedi-ram os aparelhos de se tornarem sucesso de público.

Na tentativa de deixar a ex-periência 3D mais acessível, os fabricantes travam a batalha entre o 3D ativo e o passivo. A diferença? Enquanto no ativo os óculos são mais pesados (por necessitarem de bateria), no pas-sivo eles são mais leves e, como consequência, mais baratos.

CAMILA HENRIQUESEquipe EM TEMPO

O

3D

tecnologiaAMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

a tecnologia evoluiu em uma velo-CAMILA HENRIQUES

O

conquista o mundo

DecoreContraindicado aos princípios denomi-

nadores da arte, o kitsch se encontra fora dos conceitos tradicionais por apresentar algumas peculiaridades. Saiba como reco-nhecê-las e aproveite.

1. Réplicas de uma pintura famosa ou de qualquer objeto representam muito bem o estilo e deixa seu cantinho bem cult.

2. Cores vivas e contrastantes assu-mem o lado mais brega, porém com muita personalidade. Magenta, ciano e amarelo conversam muito bem entre si.

3. Linhas curvas e complexas devem vir acompanhando do colorido kitsch, causan-do uma certa confusão nostálgica. Quem sabe um papel de parede com formas em arabescos com um sofá colorido em pa-tchwork e alguns espelhos dourados? Mais kitsch impossível! Se quiser neutralizar, es-colha textura em apenas uma superfície.

4. Materiais que imitem outros mais so-fi sticados é outra forma de fazer alusão ao cult. Você pode optar por usar texturas na parede que imitem materiais mais nobres, como mármore ou aço escovado, ou quem sabe usar uma pátina em um móvel, a fi m de dar um ar mais envelhecido.

5. Colocar objetos em espaços errados ou dar uma nova função é característico do estilo. Garrafas vazias podem se trans-formar em castiçais ou ainda, panelas ve-lhas podem ganhar um colorido especial para receber fl ores em casa.

6. Espaços sempre cheios. Tanto na dis-posição dos móveis quanto na decoração, misture tudo que puder em um mesmo lu-gar. Desde bibelôs, cinzeiros e luminárias no aparador até tapetes, pufes e insetos gigantes no chão. O mais é muito mais!

Proust Geométrica, Alessandro Mendini, Micasa (11) 3088-1238

Vasos e fl ores artifi ciais, Dinâmica Design (92) 3236-3000

Carros antigos, Oliveira Décor (92) 3584-4261

Quadros Romero Brito, Fast Frame (92) 3646-9550

Sofá Irmãos Campana, Firma Casa (11) 3385-9595

Textura efeito Camurça, Suvinil Tintas, Dismonza (92) 3612-4550

Formigas de ferro, Doce Diferença (92)

8135-9923

Page 13: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco (24)

Conecte-seBruno Mazieri

Turismo

Santiago,A Edifi er, pensando nos applemaníacos, lançou recentemente um dockstation – algo parecido com caixinhas de som – para iPhone e iPod com design elegante e compacto. O produto, cha-mado de IF 350, tem acabamento em black piano e preto fosco, possui pés dobráveis, rádio FM digital, despertador, visor em LCD e entrada auxiliar para celulares, notebook e MP3 garantindo versatilidade. Para mais informações: www.edifi er.com.br.

Para quem ainda não aderiu ao iPhone e Blackberry, mas gosta de tecnologia, os novos produtos da Nokia acabam de ser lan-çados no Brasil. Um deles é o Nokia Asha 303, com sistema operacional baseado no Series 40. Além

disso, ele combina o teclado QWERTY a uma

tela sensível ao toque de

2,6 polegadas, tendo, ainda,

um processador de 1GHz e 126MB

de memória RAM. O valor? Somente

R$ 499 e pode ser adquirido no site da

empresa (http://www.nokia.com/br-pt).

Novidade

Preocupada com a limpeza de tablets e notebooks, a AF International, criou uma linha de produtos que mantém os gadgets limpos sem muito trabalho. O Screen Protector tem formato spray e elimina sujeira e marcas de dedos das telas sensíveis de plasma, LCD e TFT. Em frasco de 25 ml, a embalagem é compacta, para ser levada na mochila. Mais detalhes: www.af-online.br.com.

Clean

modernidade na América do SulAvanço Top

A Top Internacional acaba de trazer para Manaus a tecnologia QR Code, que consiste em um código de barras em 2D (bi-dimensional) que pode ser facilmente escaneado pela maioria dos celulares modernos equipados com câmera. Esse código, após ser decodificado, passa a ser um trecho de texto, um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

Este que vos escreve já reclamou aqui, neste espaço, sobre a falta de sinal das operadoras TIM, Vivo e Oi,

no Manauara Shopping. Mais uma vez, elas deixam a desejar! Em uma ida ao município de Iranduba, fi nal de semana passado, nenhuma delas funcionava normalmente. É um verdadeiro transtorno falar com qualquer pessoa no local. Por favor, mais consideração com os clientes amazonenses.

Sem sinal

Conecte-Bruno Mazieri

Para quem ainda não aderiu ao iPhone e Blackberry, mas gosta de tecnologia, os novos produtos da Nokia acabam de ser lan-çados no Brasil. Um deles é o Nokia Asha 303, com sistema operacional baseado no Series 40. Além

NovidadeAvanço Top

A Top Internacional acaba de trazer para Manaus a tecnologia QR Code, que consiste em um código de barras em 2D (bi-dimensional) que pode ser facilmente escaneado pela maioria dos celulares modernos equipados com câmera. Esse código, após ser decodificado, passa a ser um trecho de texto, um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

Som

Sem sinalEste que vos escreve já reclamou aqui, neste espaço, sobre a falta de sinal das operadoras TIM, Vivo e Oi,

no Manauara Shopping. Mais uma vez, elas deixam a

Page 14: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco #turismo(14)

Cercada pela Cordilheira dos Andes, Santiago, a capital chi-lena é uma das cidades mais modernas da América do Sul

O nosso destino hoje é a cidade de Santiago. A capital do Chile foi fundada pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia, no dia 12 de fevereiro de 1541, com o nome de Santiago de Nueva Extremadura (em honra ao apóstolo Tiago, santo pa-trono da Espanha). É um importante destino turístico para o Chile por ser a principal porta de entrada ao país por meio do Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez e do Paso Transandino Internacional Los Libertadores. Ambos concen-tram 55,2% do total de pessoas que ingressam no Chile por ano, o equivalente a aproximadamente 1.119.840 de turistas.

Com vários atrativos históricos e culturais, museus, palácios, mirantes, shows, vida noturna intensa, compras, entre outros, a cidade começou a ser mais explorada por turistas dos quatro cantos do mundo à partir de meados da década de 90.

Os principais pontos turísticos encontram no centro de Santiago. A partir da praça da Cidadania, em frente à avenida Libertador Bernardo O’Higgins, está localizado o Palácio de La Moneda, sede do governo do Chile e do Poder Executivo. É

permitido o acesso apenas à seus pátios internos. Próximo ao Palácio de La Moneda, está localizado o Museu Chileno de Arte Pré-Colom-biana, eleito um dos melhores e mais completos museus sobre a cultura pré-colombiana do mundo.

A um quarteirão de distância, se encontra a Plaza de Armas, praça central da cidade e lugar de encontro de toda a população, que reúne várias atrações: a Catedral Metro-politana de Santiago, o Museu Histó-rico Nacional e a Municipalidade de Santiago (prefeitura da Comuna de Santiago). Três quarteirões depois da Plaza de Armas, está o Mercado Central, com bons e baratos restau-rantes, grande parte deles de comida típica chilena e pescados.

Em direção ao norte da cidade se encontra a antiga residência de Pablo Neruda (La Chascona), hoje um museu. Em relação às áreas de lazer e parques (áreas verdes), a cidade possui o parque Metropolitano de Santiago (Cerro San Cristóbal), que é um parque municipal e principal mirante do local, de onde se tem uma bela vista da Cordilheira dos Andes.

Algumas das mais importantes e tradicionais vinícolas do Chile também estão localizadas pró-ximas a Santiago, nos vales do Maipo e Aconcágua. Grande parte delas possui reconhecimento e prestígio internacional.

estilo# Elenco (23)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012 estilo# Elenco (23)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

grifes internacionais, que há pouco apresentaram suas no-vas coleções na Milano Moda Uomo (semana de moda de Milão dedicada à moda masculina). Grifes como Pra-da, Burberry e Alexander McQueen mostraram leitura contemporânea de clássicos do vestuário masculino. Ternos e paletós continuam, mas ga-nham novos tecidos e texturas, cortes mais justos e arrojados.

Ícones e movimentoDe volta ao cenário nacional, Her-

chcovitch, que foi educado em colégio israelita, levou para a passarela do últi-mo dia de SPFW o modo peculiar de se vestir dos judeus ortodoxos. As franjas que davam movimento aos looks eram referência aos tzitzit (as franjas dos tradicionais talits, xale religioso que é usado debaixo da roupa escura). O re-curso tem ótimo efeito e tira a sisudez de looks tradicionais.

Já João Pimenta, que para este in-verno propõe o estudo de materiais e formas dos séculos 17 e 19, queria brincar com o recorte do terno e com a

imagem do médico e monstro que cada um tem. Foi procurar inspira-ção no Steampunk, movimento que evoca ícones do passado para cons-truir um novo presente. E é exatamen-te o que o estilista fez em seus ternos, saias longas, golas imensas, degagés, drapeados nas calças, grandes botões, reinventando o terno. “É uma peça tão básica e careta sempre. Queria brincar com isso e continuar fazendo moda muito masculina”, contou Pimenta que, focado na alfaiataria, precisava do couro para criar as peças que re-metiam a uma vestimenta masculina rústica e fashion. “Eu, que sou contra o uso de peles, tentei inicialmente usar couro sintético. Mas fui pesquisar sobre isso e cheguei à conclusão de que o couro sintético é feito de PVC. É plástico. Ou seja, nada ecológico. Então, voltei para o couro natural. De qualquer forma, essa questão da pes-quisa de materiais, e da pele, ainda precisa ser mais discutida”.

Mais debatida também necessita

ser a inovação no campo da moda masculina. Se Her-chcovitch e Pimenta subvertem o clás-sico para propor algo novo, é fato que a pesquisa de tecidos específi cos para os homens ainda engatinha. Além do couro, Pimenta queria usar tecidos e lãs de aparência rústica para reprodu-zir o aspecto dos teares antigos, mas teve de desenvolver os próprios tecidos com artesãos do Nordeste.

Tricô continua em altaJá Herchcovitch não atribui tanto

peso à pesquisa de materiais exclu-sivos para homens. “Invisto sempre no estudo de tecidos em geral, seja masculino ou feminino. Não busco um “tecido masculino”, mas sim matéria-prima boa. O que muda para o homem é o corte, a aplicabilidade das roupas. Moda masculina é mais prática”, co-mentou ele, cujas peças favoritas em seu desfi le eram os casacos de nylon que, contrapostos com formas mais

clássicas dos ternos e cami-sas, ganhavam ares contemporâneos.

Já na moda “pronta para levar”, o guarda-roupa masculino não pode-rá prescindir de um bom terno nes-te inverno. Eles chegam em cortes clássicos e também mais arrojados, como fez Pimenta, que criou mo-delos com botão único e corte em diagonal. A Ellus investiu no corte clássico e na texturização do lea-ther denim, jeans desenvolvido pela marca que se parece couro.

Na lista dos clássicos, o pulôver de tricô continua em alta. Mas pode ga-nhar novas leituras como a da Osklen, que o traz em modelagem ampla e cores fortes. Já as calças chegam ora retas (mas não skinny) e ora “cenoura” (mais larga na cintura e no cós e justa na perna), como propõe a Cavalera. En-tre tanto classicismo masculino, é boa opção para os mais modernos.

João Pimenta

Page 15: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

Elenco (15)

Carolina Castilho, dentista e

Elson Andrade, advogado: Passamos nossa lua de mel em “Bora

Bora”, sem dúvida a mais famosa dentre

as ilhas da Polinésia, que é de tirar o

fôlego. A água é de uma cor inacredi-

tável, as praias lindas, desertas e com

muita vegetação... uma delícia!

Passeios: Fizemos um passeio de jipe 4x4 para

chegar aos picos e poder apreciar a vista,

visitando também às antigas fortifi cações

da Segunda Guerra Mundial.

Mergulhamos com arraias e tubarões e

muitos tipos de peixes. A água é a mais clara

que já vimos e muitas vezes nem precisava

colocar máscara de tão boa a visibilidade.

A dica é se hospedar nos bangalôs, pois

oferecem vistas sobre a laguna e os picos,

e proporcionam acesso fácil a água, sendo

luxuosos e com preços de acordo.

A partir de junho, Manaus/Miami, 4x por semana (sexta, sábado, domingo e segunda). Voo inaugural da rota no dia 15 de junho.

American Airlines em manaus

Check-in

Diário de bordoPode-se curtir o pôr do sol acomodado no rústico

lounge bar, que se encontra na beira da praia do

resort, ao som de Jack Johnson, degustando um

delicioso drink local.A gastronomia tem influência francesa, mas

nada impede de provar os camarões e lagos-

tas que são bem servidos, acompanhados da

cerveja Hinano, típica da região.

Carolina e Elson

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Check-in

Thaísa [email protected]

Santuário privadoO Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort fi ca lo-

calizado na Barra de São Miguel, a 30 quilômetros de Maceió. Seu principal atrativo são as praias de areia fi na e o mar azul-esverdeado com formação de piscinas naturais entre seus arrecifes. É o lugar certo para quem busca tranquilidade, equilíbrio e privacidade. O hotel se autodenomina eco-chic design resort. A melhor acomodação chama-se Kenoa Villa, e tem 120 metros quadrados, onde cabem um ofurô, um jardim externo, uma sala de jantar, piscina aquecida e acesso à praia.

A moda é deles

Elenco #estilo(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

A moda

Elenco #estilo(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Entra temporada, sai temporada, e no fi m de cada semana

de moda surge a questão: O que elas vão usar na próxima estação?

Ora repaginadas, ora nostálgicas, as peças do guarda-roupa feminino sempre trazem surpresas. Mas e o deles? Poucos dias após o encerramento da São Paulo Fashion Week Inverno 2012, a pergunta fica: O que os homens vão usar?

É fato que, tirando o trio paletó, calça e camisa, e suas variações, não há muito mais itens a reinventar, desconstruir ou revisitar na moda masculina. Que o digam os estilistas brasileiros que investem em coleções exclusivas para homens. João Pimenta, Alexandre Herchcovitch, Mario Queiroz, que agora também traz desfile misto, tiveram de bordar muito para propor novidades para eles. “A brasileira evoluiu muito, mas o homem nem tanto. O brasi-leiro ainda associa a forma de vestir com a questão da sexualidade. Só aos poucos está mudando”, comentou Herchcovitch com a reportagem, logo após seu desfile.

Para o inverno 2012, ele trouxe uma propos-ta que vai ao encontro das ideias das grandes

Herchcovitch

Ski nos andesNo coração da região dos Andes, Valle Nevado fica localizado a 60 quilô-

metros de Santiago, uma hora e 30 minutos de carro. Conta com uma infra-estrutura de sete restaurantes internacionais, cinema, pub, salão de jogos, creche, animadores infantis, piscina aquecida ao ar livre, sauna, academia, lojas e banco. Temporada de ski: junho a outubro.

Page 16: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

Elenco #luxo(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

As grifes internacionais e os consumidores abraçaram o tênis de vez. Antes apenas um acessório para a prática esportiva, o item ganha cada vez mais uma cara fashion

Mais que um calçado, o tênis é para muitos um estilo de vida. Há um bom tempo, eles deixaram de ser apenas um acessório utilizado na academia, nas quadras ou nas pistas de corrida ,para invadir as passarelas e virar um item poderoso no mercado fashion. Portan-to, não é de surpreender que os estilis-tas do mundo todo tenham caído aos pés de seus consumidores, cada um

com um modelo mais moderno que o outro. Recentemente, o todo-poderoso da Chanel Karl Lagerfeld lançou uma linha que leva o seu primeiro nome com roupas mais casuais, mas não menos descoladas. E, é claro, que nas criações mais novas da “Karl”, que priorizam o preto e branco, o tênis ganhou destaque, com pares que devem deixar os fãs do calçado em polvorosa. No site Net-A-Porter, que vende a coleção com exclusivi-dade, os tênis criados por Lagerfeld já estão quase esgotados, graças aos preços acessíveis.

Quem também faz muito sucesso com os seus sneakers é a grife francesa Lanvin. Queridinha das estrelas e socia-lites, a marca criou pares moderninhos, feitos com materiais como camurça,

que não demoraram a cair no gosto dos seus clientes fi éis. Do jogador de futebol David Beckham ao ator Jude Law, passando pelo cantor Usher, to-dos adotaram os modelos, que casam perfeitamente com o estilo moderno, porém elegante, da marca coordenada pelo israelense Alber Elbaz.

Mas, foi com a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que os tênis da Lanvin viraram item obri-gatório nos pés de quem consome moda. Em 2009, a esposa de Barack Obama desfi lou com um par durante um evento benefi cente e deu ainda mais fama ao modelo. Outras grifes que investem pesado nesse tipo de calçado são a Christian Louboutin, Giuseppe Zanotti, Isabel Marant, Guc-ci e Chloé, entre outras.

CAMILA HENRIQUESEquipe EM TEMPO

Elenco #comportamento(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Andando com Bernardo Araújo

Raphael Bernardino

moda# Elenco AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012 (21)

Ficha Técnica

Boutique Cagin Modelo: Lasla CoelhoFotos: Shana ReisProdução de moda: Edinho SerrãoLocação: Chácara belo Jardim – 3611-4934

Ficha Técnica

Boutique Cagin Modelo: Lasla CoelhoFotos: Shana ReisProdução de moda: Locação: Chácara belo Jardim – 3611-4934

Page 17: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

Consumidores inveterados Fã de carteirinha desse tipo de calça-

do, o universitário Raphael Bernardino possui aproximadamente 45 pares, e não quer parar por aí. “Comecei a fazer coleção quando percebi que estava com um apego emocional com todos os meus pares de sapato, e que eles não cabiam mais no armário. Daí, eu fui organizar e vi que estava exagerando um pouco na quantidade”, conta.

Entre os modelos que mais gosta, Raphael destaca a linha Adidas Ori-ginals, e as criações excêntricas do estilista Jeremy Scott para a marca alemã. Andar com pares tão diferen-tes o torna alvo de olhares, mas ele garante que não está nem aí. “Não é algo com que eu me importe. Se eu estou com vontade de usar um sapato brilhoso, colorido ou inspirado nos Flinstones, eu calço e não ligo! Tenho amigos que dizem que não teriam coragem de usar alguns dos sapatos que eu uso, mas eu sempre estou bem com eles”, frisa.

Quando vai comprar um par novo, o empresário Carlos José Cavalcante não abre mão da beleza aliada ao

conforto nos pés. “Os tênis estão muito modernos e elegantes, dá para usá-los na balada tranquilamente. Eu tenho de tudo, do All Star ao New Balan-ce. Quem me conhece, costuma me presentear com calçados”, revela Cavalcante, cuja última aquisição foi o sapatênis da linha Polo, da Ralph Lauren.

O cineasta Sérgio Andrade é outro consumidor assumido de tênis, com um gosto especial pelos modelos mais irreverentes. “Não gosto de coisas convencionais. É difícil me ver com um sapato careta. A Adidas tem modelos muito interessantes, que calçam bem em mim”, afi rma.

Os modelos mais modernos tam-bém fazem a cabeça do gerente do Armazen Outlet, Bernardo Araújo. “Tenho pares de vários estilos, como os de cano alto e os mais robus-tos, estilo skatista, ambos da Nike. Recentemente, conheci uma marca muito legal, a CNS, que consegue reproduzir o que acontece na moda internacional, com qualidade e preços muito bons”, resume.

comportamento# Elenco (17)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Sérgio Andrade

Conserve seu calçadoPara quem gosta de comprar pares

de tênis, o importante é conhecer o seu pé, antes de tudo. Existem três tipos de pisadas: neutra, a supinada (quem pisa para fora) e a pronada (para dentro). Na hora de adquirir um calçado novo, é bom observar se ele não está grande

demais, ou apertado. Além disso, você deve estar sempre atento com relação ao solado, e sempre verifi car se ele está fi cando gasto. Lavar demais desgasta o sapato, assim como utilizá-lo em excesso. Nesse caso, a dica é revezar com pelo menos outros dois pares.

Se eu estou com vontade de usar um sapato brilhoso, co-lorido ou inspirado nos Flinstones, eu calço e não ligo!

Raphael Bernardinouniversitário

(20) Elenco #moda AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

fashionfashionfashionApostas

Da icônica estampa da grife Missoni ao clássico estilo das peças de alfaiataria, a moda verão da boutique Cagin traz peças versáteis e prontas para o calor de Manaus

Existem grifes que possuem um estilo inconfundível. É impossível pensar em Yves Saint Laurent sem o terninho clássico imortalizado por Bianca Jagger nos anos 70, ou em Chanel sem as pérolas, a bolsa de corrente e o tailleur nas cores preta e cor de rosa. A italia-na Missoni é um desses casos. A estampa desenvolvida pela brand, do casal Rosita e Ottavio Missoni, é referência de estilo há mais de quatro décadas.

Antes uma tendência de esco-lha dos mais velhos, a estampa ganhou novo fôlego nos últimos anos, com a ascensão de Mar-gueritta Missoni, neta de Rosi-ta e Ottavio. A herdeira do clã Missoni já foi eleita pela revista Vogue uma das mais elegantes

do mundo. “Ela é um ícone da moda, e trouxe a Missoni para um público mais jovem. Está sempre bem vestida, nos eventos mais badalados, e sempre com looks da grife da família”, afi rma o stylist Edinho Serrão.

A “estampa Missoni”, com cores mais fechadas, é uma aposta para o inverno, mas também pode ser usada no verão. “Ela está defi niti-vamente in, até as Havaianas já fi zeram um modelo de sandálias inspirado nesse estilo. É uma tendência que fi ca ainda mais bonita com vestidos longos, de frente única, que estão na moda e agradam em cheio às amazo-nenses”, destaca Serrão.

Outro estilo que está bastante em alta são as peças de alfaiataria, adaptadas do guarda-roupa mascu-lino. “Os shorts são uma boa pedida para o clima quente da cidade, e as camisas de seda deixam o look elegante e pronto para sala de reu-niões ou para uma festa. As roupas dessa estação são muito versáteis, podem ser usadas de dia ou à noite, dependendo dos acessórios. É uma moda econômica”, conclui.

CAMILA HENRIQUESEquipe EM TEMPO

Page 18: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

Dragões são símbolo de criaturas podero-sas que dão ideia de força, liberdade e o poder que o homem deseja atingir

Com asas, sopro de fogo, escamas e potencial má-gico, este ser mitológico mexe, até hoje, com a ima-ginação de muitos, inclusive com a do estilista Napoleão Lacerda, que se inspirou nos velhos dragões para criar sua nova coleção.

As peças trabalhadas à mão surgiram de um pro-cesso de curagem de gra-fi teiros, que as desenharam escama por escama. Para quem sempre quis se sentir mais que poderosa, o desejo se realizou. As peças, intitu-ladas “Aurora”, “Labaredas”, “Savanas” e outras, já estão na capital à disposição das mulheres manauenses. O estilista, que mora no Rio de Janeiro e vem regu-larmente a Manaus, fala sobre sua recepção: “Adoro vir a Manaus, sou sem-pre muito bem recebido e o interessante é que as pessoas valorizam meu trabalho, mesmo eu sen-do amazonense. Acho que

consegui ultrapassar essa barreira e adquirir respeito pelo trabalho que faço. Sou um bicho amazônico”.

A coleção de alto verão 2011 segue o estilo de Napoleão, clássico. É que, segundo ele, veste qual-quer mulher, inclusive as manauenses. O clássico foi o segmento escolhi-do por não sair de moda nunca. É possível usar o mesmo vestido clássico em diferentes situações, é e nesse diferencial que o estilista aposta. “Tenho clientes que me ligam e dizem: ‘Napoleão, fui a um casamento com aquele vestido.’ E o vestido foi feito há cinco anos”, comenta em um tom descontraído.

Admirador assumido da moda, diz que já foi muito fã, mas de uma moda que não existe mais. “Essa in-dústria se tornou algo tão grandioso; o que é moda nessa estação já não será mais na próxima”, afi rma.

E suas clientes estão cada vez mais exigentes. Hoje, as mulheres não que-rem as grandes maisons, e sim, exclusividade. Essa já é uma tendência praticada mundo afora. No Brasil, des-ponta entre mulheres que possuem, além de dinheiro, muita personalidade.

DÉBORA HOLANDAEquipe EM TEMPO

luxo# Elenco (19)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Preto e branco

IDFashionNathasha David

(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

A blogueira Mariah Bernardes www.blogdamariah.com.br

Existe algo mais clássico que preto e branco? Essa união é infalível, e é sinônimo de elegância desde as origens da maison francesa Chanel. Quase um século depois, essas duas cores continuam sendo um coringa indispensável

em qualquer guarda-roupa. Para o próximo inverno, a aposta é nesse combo!

Peças com nomes sugestivos estão na coleção de Napoleão Lacerda

A mistura P&B combina com várias tendên-cias e estilos. Ao usar essas cores, o segre-do é investir

nos acessórios

Listras Pop Up

Anamac

Blazer Bo.Bô

Espaço Fashion

Andréa Marques

Bianca Marques

Petit Poá Renner

Clutch Flávia Carvalho Pinto

sofi sticadoTalento

Sapatilha Chanel

Page 19: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

Dragões são símbolo de criaturas podero-sas que dão ideia de força, liberdade e o poder que o homem deseja atingir

Com asas, sopro de fogo, escamas e potencial má-gico, este ser mitológico mexe, até hoje, com a ima-ginação de muitos, inclusive com a do estilista Napoleão Lacerda, que se inspirou nos velhos dragões para criar sua nova coleção.

As peças trabalhadas à mão surgiram de um pro-cesso de curagem de gra-fi teiros, que as desenharam escama por escama. Para quem sempre quis se sentir mais que poderosa, o desejo se realizou. As peças, intitu-ladas “Aurora”, “Labaredas”, “Savanas” e outras, já estão na capital à disposição das mulheres manauenses. O estilista, que mora no Rio de Janeiro e vem regu-larmente a Manaus, fala sobre sua recepção: “Adoro vir a Manaus, sou sem-pre muito bem recebido e o interessante é que as pessoas valorizam meu trabalho, mesmo eu sen-do amazonense. Acho que

consegui ultrapassar essa barreira e adquirir respeito pelo trabalho que faço. Sou um bicho amazônico”.

A coleção de alto verão 2011 segue o estilo de Napoleão, clássico. É que, segundo ele, veste qual-quer mulher, inclusive as manauenses. O clássico foi o segmento escolhi-do por não sair de moda nunca. É possível usar o mesmo vestido clássico em diferentes situações, é e nesse diferencial que o estilista aposta. “Tenho clientes que me ligam e dizem: ‘Napoleão, fui a um casamento com aquele vestido.’ E o vestido foi feito há cinco anos”, comenta em um tom descontraído.

Admirador assumido da moda, diz que já foi muito fã, mas de uma moda que não existe mais. “Essa in-dústria se tornou algo tão grandioso; o que é moda nessa estação já não será mais na próxima”, afi rma.

E suas clientes estão cada vez mais exigentes. Hoje, as mulheres não que-rem as grandes maisons, e sim, exclusividade. Essa já é uma tendência praticada mundo afora. No Brasil, des-ponta entre mulheres que possuem, além de dinheiro, muita personalidade.

DÉBORA HOLANDAEquipe EM TEMPO

luxo# Elenco (19)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Preto e branco

IDFashionNathasha David

(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

A blogueira Mariah Bernardes www.blogdamariah.com.br

Existe algo mais clássico que preto e branco? Essa união é infalível, e é sinônimo de elegância desde as origens da maison francesa Chanel. Quase um século depois, essas duas cores continuam sendo um coringa indispensável

em qualquer guarda-roupa. Para o próximo inverno, a aposta é nesse combo!

Peças com nomes sugestivos estão na coleção de Napoleão Lacerda

A mistura P&B combina com várias tendên-cias e estilos. Ao usar essas cores, o segre-do é investir

nos acessórios

Listras Pop Up

Anamac

Blazer Bo.Bô

Espaço Fashion

Andréa Marques

Bianca Marques

Petit Poá Renner

Clutch Flávia Carvalho Pinto

sofi sticadoTalento

Sapatilha Chanel

Page 20: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

Consumidores inveterados Fã de carteirinha desse tipo de calça-

do, o universitário Raphael Bernardino possui aproximadamente 45 pares, e não quer parar por aí. “Comecei a fazer coleção quando percebi que estava com um apego emocional com todos os meus pares de sapato, e que eles não cabiam mais no armário. Daí, eu fui organizar e vi que estava exagerando um pouco na quantidade”, conta.

Entre os modelos que mais gosta, Raphael destaca a linha Adidas Ori-ginals, e as criações excêntricas do estilista Jeremy Scott para a marca alemã. Andar com pares tão diferen-tes o torna alvo de olhares, mas ele garante que não está nem aí. “Não é algo com que eu me importe. Se eu estou com vontade de usar um sapato brilhoso, colorido ou inspirado nos Flinstones, eu calço e não ligo! Tenho amigos que dizem que não teriam coragem de usar alguns dos sapatos que eu uso, mas eu sempre estou bem com eles”, frisa.

Quando vai comprar um par novo, o empresário Carlos José Cavalcante não abre mão da beleza aliada ao

conforto nos pés. “Os tênis estão muito modernos e elegantes, dá para usá-los na balada tranquilamente. Eu tenho de tudo, do All Star ao New Balan-ce. Quem me conhece, costuma me presentear com calçados”, revela Cavalcante, cuja última aquisição foi o sapatênis da linha Polo, da Ralph Lauren.

O cineasta Sérgio Andrade é outro consumidor assumido de tênis, com um gosto especial pelos modelos mais irreverentes. “Não gosto de coisas convencionais. É difícil me ver com um sapato careta. A Adidas tem modelos muito interessantes, que calçam bem em mim”, afi rma.

Os modelos mais modernos tam-bém fazem a cabeça do gerente do Armazen Outlet, Bernardo Araújo. “Tenho pares de vários estilos, como os de cano alto e os mais robus-tos, estilo skatista, ambos da Nike. Recentemente, conheci uma marca muito legal, a CNS, que consegue reproduzir o que acontece na moda internacional, com qualidade e preços muito bons”, resume.

comportamento# Elenco (17)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Sérgio Andrade

Conserve seu calçadoPara quem gosta de comprar pares

de tênis, o importante é conhecer o seu pé, antes de tudo. Existem três tipos de pisadas: neutra, a supinada (quem pisa para fora) e a pronada (para dentro). Na hora de adquirir um calçado novo, é bom observar se ele não está grande

demais, ou apertado. Além disso, você deve estar sempre atento com relação ao solado, e sempre verifi car se ele está fi cando gasto. Lavar demais desgasta o sapato, assim como utilizá-lo em excesso. Nesse caso, a dica é revezar com pelo menos outros dois pares.

Se eu estou com vontade de usar um sapato brilhoso, co-lorido ou inspirado nos Flinstones, eu calço e não ligo!

Raphael Bernardinouniversitário

(20) Elenco #moda AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

fashionfashionfashionApostas

Da icônica estampa da grife Missoni ao clássico estilo das peças de alfaiataria, a moda verão da boutique Cagin traz peças versáteis e prontas para o calor de Manaus

Existem grifes que possuem um estilo inconfundível. É impossível pensar em Yves Saint Laurent sem o terninho clássico imortalizado por Bianca Jagger nos anos 70, ou em Chanel sem as pérolas, a bolsa de corrente e o tailleur nas cores preta e cor de rosa. A italia-na Missoni é um desses casos. A estampa desenvolvida pela brand, do casal Rosita e Ottavio Missoni, é referência de estilo há mais de quatro décadas.

Antes uma tendência de esco-lha dos mais velhos, a estampa ganhou novo fôlego nos últimos anos, com a ascensão de Mar-gueritta Missoni, neta de Rosi-ta e Ottavio. A herdeira do clã Missoni já foi eleita pela revista Vogue uma das mais elegantes

do mundo. “Ela é um ícone da moda, e trouxe a Missoni para um público mais jovem. Está sempre bem vestida, nos eventos mais badalados, e sempre com looks da grife da família”, afi rma o stylist Edinho Serrão.

A “estampa Missoni”, com cores mais fechadas, é uma aposta para o inverno, mas também pode ser usada no verão. “Ela está defi niti-vamente in, até as Havaianas já fi zeram um modelo de sandálias inspirado nesse estilo. É uma tendência que fi ca ainda mais bonita com vestidos longos, de frente única, que estão na moda e agradam em cheio às amazo-nenses”, destaca Serrão.

Outro estilo que está bastante em alta são as peças de alfaiataria, adaptadas do guarda-roupa mascu-lino. “Os shorts são uma boa pedida para o clima quente da cidade, e as camisas de seda deixam o look elegante e pronto para sala de reu-niões ou para uma festa. As roupas dessa estação são muito versáteis, podem ser usadas de dia ou à noite, dependendo dos acessórios. É uma moda econômica”, conclui.

CAMILA HENRIQUESEquipe EM TEMPO

Page 21: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

Elenco #luxo(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

As grifes internacionais e os consumidores abraçaram o tênis de vez. Antes apenas um acessório para a prática esportiva, o item ganha cada vez mais uma cara fashion

Mais que um calçado, o tênis é para muitos um estilo de vida. Há um bom tempo, eles deixaram de ser apenas um acessório utilizado na academia, nas quadras ou nas pistas de corrida ,para invadir as passarelas e virar um item poderoso no mercado fashion. Portan-to, não é de surpreender que os estilis-tas do mundo todo tenham caído aos pés de seus consumidores, cada um

com um modelo mais moderno que o outro. Recentemente, o todo-poderoso da Chanel Karl Lagerfeld lançou uma linha que leva o seu primeiro nome com roupas mais casuais, mas não menos descoladas. E, é claro, que nas criações mais novas da “Karl”, que priorizam o preto e branco, o tênis ganhou destaque, com pares que devem deixar os fãs do calçado em polvorosa. No site Net-A-Porter, que vende a coleção com exclusivi-dade, os tênis criados por Lagerfeld já estão quase esgotados, graças aos preços acessíveis.

Quem também faz muito sucesso com os seus sneakers é a grife francesa Lanvin. Queridinha das estrelas e socia-lites, a marca criou pares moderninhos, feitos com materiais como camurça,

que não demoraram a cair no gosto dos seus clientes fi éis. Do jogador de futebol David Beckham ao ator Jude Law, passando pelo cantor Usher, to-dos adotaram os modelos, que casam perfeitamente com o estilo moderno, porém elegante, da marca coordenada pelo israelense Alber Elbaz.

Mas, foi com a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que os tênis da Lanvin viraram item obri-gatório nos pés de quem consome moda. Em 2009, a esposa de Barack Obama desfi lou com um par durante um evento benefi cente e deu ainda mais fama ao modelo. Outras grifes que investem pesado nesse tipo de calçado são a Christian Louboutin, Giuseppe Zanotti, Isabel Marant, Guc-ci e Chloé, entre outras.

CAMILA HENRIQUESEquipe EM TEMPO

Elenco #comportamento(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Andando com Bernardo Araújo

Raphael Bernardino

moda# Elenco AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012 (21)

Ficha Técnica

Boutique Cagin Modelo: Lasla CoelhoFotos: Shana ReisProdução de moda: Edinho SerrãoLocação: Chácara belo Jardim – 3611-4934

Ficha Técnica

Boutique Cagin Modelo: Lasla CoelhoFotos: Shana ReisProdução de moda: Locação: Chácara belo Jardim – 3611-4934

Page 22: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

Elenco (15)

Carolina Castilho, dentista e

Elson Andrade, advogado: Passamos nossa lua de mel em “Bora

Bora”, sem dúvida a mais famosa dentre

as ilhas da Polinésia, que é de tirar o

fôlego. A água é de uma cor inacredi-

tável, as praias lindas, desertas e com

muita vegetação... uma delícia!

Passeios: Fizemos um passeio de jipe 4x4 para

chegar aos picos e poder apreciar a vista,

visitando também às antigas fortifi cações

da Segunda Guerra Mundial.

Mergulhamos com arraias e tubarões e

muitos tipos de peixes. A água é a mais clara

que já vimos e muitas vezes nem precisava

colocar máscara de tão boa a visibilidade.

A dica é se hospedar nos bangalôs, pois

oferecem vistas sobre a laguna e os picos,

e proporcionam acesso fácil a água, sendo

luxuosos e com preços de acordo.

A partir de junho, Manaus/Miami, 4x por semana (sexta, sábado, domingo e segunda). Voo inaugural da rota no dia 15 de junho.

American Airlines em manaus

Check-in

Diário de bordoPode-se curtir o pôr do sol acomodado no rústico

lounge bar, que se encontra na beira da praia do

resort, ao som de Jack Johnson, degustando um

delicioso drink local.A gastronomia tem influência francesa, mas

nada impede de provar os camarões e lagos-

tas que são bem servidos, acompanhados da

cerveja Hinano, típica da região.

Carolina e Elson

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Check-in

Thaísa [email protected]

Santuário privadoO Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort fi ca lo-

calizado na Barra de São Miguel, a 30 quilômetros de Maceió. Seu principal atrativo são as praias de areia fi na e o mar azul-esverdeado com formação de piscinas naturais entre seus arrecifes. É o lugar certo para quem busca tranquilidade, equilíbrio e privacidade. O hotel se autodenomina eco-chic design resort. A melhor acomodação chama-se Kenoa Villa, e tem 120 metros quadrados, onde cabem um ofurô, um jardim externo, uma sala de jantar, piscina aquecida e acesso à praia.

A moda é deles

Elenco #estilo(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

A moda

Elenco #estilo(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Entra temporada, sai temporada, e no fi m de cada semana

de moda surge a questão: O que elas vão usar na próxima estação?

Ora repaginadas, ora nostálgicas, as peças do guarda-roupa feminino sempre trazem surpresas. Mas e o deles? Poucos dias após o encerramento da São Paulo Fashion Week Inverno 2012, a pergunta fica: O que os homens vão usar?

É fato que, tirando o trio paletó, calça e camisa, e suas variações, não há muito mais itens a reinventar, desconstruir ou revisitar na moda masculina. Que o digam os estilistas brasileiros que investem em coleções exclusivas para homens. João Pimenta, Alexandre Herchcovitch, Mario Queiroz, que agora também traz desfile misto, tiveram de bordar muito para propor novidades para eles. “A brasileira evoluiu muito, mas o homem nem tanto. O brasi-leiro ainda associa a forma de vestir com a questão da sexualidade. Só aos poucos está mudando”, comentou Herchcovitch com a reportagem, logo após seu desfile.

Para o inverno 2012, ele trouxe uma propos-ta que vai ao encontro das ideias das grandes

Herchcovitch

Ski nos andesNo coração da região dos Andes, Valle Nevado fica localizado a 60 quilô-

metros de Santiago, uma hora e 30 minutos de carro. Conta com uma infra-estrutura de sete restaurantes internacionais, cinema, pub, salão de jogos, creche, animadores infantis, piscina aquecida ao ar livre, sauna, academia, lojas e banco. Temporada de ski: junho a outubro.

Page 23: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco #turismo(14)

Cercada pela Cordilheira dos Andes, Santiago, a capital chi-lena é uma das cidades mais modernas da América do Sul

O nosso destino hoje é a cidade de Santiago. A capital do Chile foi fundada pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia, no dia 12 de fevereiro de 1541, com o nome de Santiago de Nueva Extremadura (em honra ao apóstolo Tiago, santo pa-trono da Espanha). É um importante destino turístico para o Chile por ser a principal porta de entrada ao país por meio do Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez e do Paso Transandino Internacional Los Libertadores. Ambos concen-tram 55,2% do total de pessoas que ingressam no Chile por ano, o equivalente a aproximadamente 1.119.840 de turistas.

Com vários atrativos históricos e culturais, museus, palácios, mirantes, shows, vida noturna intensa, compras, entre outros, a cidade começou a ser mais explorada por turistas dos quatro cantos do mundo à partir de meados da década de 90.

Os principais pontos turísticos encontram no centro de Santiago. A partir da praça da Cidadania, em frente à avenida Libertador Bernardo O’Higgins, está localizado o Palácio de La Moneda, sede do governo do Chile e do Poder Executivo. É

permitido o acesso apenas à seus pátios internos. Próximo ao Palácio de La Moneda, está localizado o Museu Chileno de Arte Pré-Colom-biana, eleito um dos melhores e mais completos museus sobre a cultura pré-colombiana do mundo.

A um quarteirão de distância, se encontra a Plaza de Armas, praça central da cidade e lugar de encontro de toda a população, que reúne várias atrações: a Catedral Metro-politana de Santiago, o Museu Histó-rico Nacional e a Municipalidade de Santiago (prefeitura da Comuna de Santiago). Três quarteirões depois da Plaza de Armas, está o Mercado Central, com bons e baratos restau-rantes, grande parte deles de comida típica chilena e pescados.

Em direção ao norte da cidade se encontra a antiga residência de Pablo Neruda (La Chascona), hoje um museu. Em relação às áreas de lazer e parques (áreas verdes), a cidade possui o parque Metropolitano de Santiago (Cerro San Cristóbal), que é um parque municipal e principal mirante do local, de onde se tem uma bela vista da Cordilheira dos Andes.

Algumas das mais importantes e tradicionais vinícolas do Chile também estão localizadas pró-ximas a Santiago, nos vales do Maipo e Aconcágua. Grande parte delas possui reconhecimento e prestígio internacional.

estilo# Elenco (23)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012 estilo# Elenco (23)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

grifes internacionais, que há pouco apresentaram suas no-vas coleções na Milano Moda Uomo (semana de moda de Milão dedicada à moda masculina). Grifes como Pra-da, Burberry e Alexander McQueen mostraram leitura contemporânea de clássicos do vestuário masculino. Ternos e paletós continuam, mas ga-nham novos tecidos e texturas, cortes mais justos e arrojados.

Ícones e movimentoDe volta ao cenário nacional, Her-

chcovitch, que foi educado em colégio israelita, levou para a passarela do últi-mo dia de SPFW o modo peculiar de se vestir dos judeus ortodoxos. As franjas que davam movimento aos looks eram referência aos tzitzit (as franjas dos tradicionais talits, xale religioso que é usado debaixo da roupa escura). O re-curso tem ótimo efeito e tira a sisudez de looks tradicionais.

Já João Pimenta, que para este in-verno propõe o estudo de materiais e formas dos séculos 17 e 19, queria brincar com o recorte do terno e com a

imagem do médico e monstro que cada um tem. Foi procurar inspira-ção no Steampunk, movimento que evoca ícones do passado para cons-truir um novo presente. E é exatamen-te o que o estilista fez em seus ternos, saias longas, golas imensas, degagés, drapeados nas calças, grandes botões, reinventando o terno. “É uma peça tão básica e careta sempre. Queria brincar com isso e continuar fazendo moda muito masculina”, contou Pimenta que, focado na alfaiataria, precisava do couro para criar as peças que re-metiam a uma vestimenta masculina rústica e fashion. “Eu, que sou contra o uso de peles, tentei inicialmente usar couro sintético. Mas fui pesquisar sobre isso e cheguei à conclusão de que o couro sintético é feito de PVC. É plástico. Ou seja, nada ecológico. Então, voltei para o couro natural. De qualquer forma, essa questão da pes-quisa de materiais, e da pele, ainda precisa ser mais discutida”.

Mais debatida também necessita

ser a inovação no campo da moda masculina. Se Her-chcovitch e Pimenta subvertem o clás-sico para propor algo novo, é fato que a pesquisa de tecidos específi cos para os homens ainda engatinha. Além do couro, Pimenta queria usar tecidos e lãs de aparência rústica para reprodu-zir o aspecto dos teares antigos, mas teve de desenvolver os próprios tecidos com artesãos do Nordeste.

Tricô continua em altaJá Herchcovitch não atribui tanto

peso à pesquisa de materiais exclu-sivos para homens. “Invisto sempre no estudo de tecidos em geral, seja masculino ou feminino. Não busco um “tecido masculino”, mas sim matéria-prima boa. O que muda para o homem é o corte, a aplicabilidade das roupas. Moda masculina é mais prática”, co-mentou ele, cujas peças favoritas em seu desfi le eram os casacos de nylon que, contrapostos com formas mais

clássicas dos ternos e cami-sas, ganhavam ares contemporâneos.

Já na moda “pronta para levar”, o guarda-roupa masculino não pode-rá prescindir de um bom terno nes-te inverno. Eles chegam em cortes clássicos e também mais arrojados, como fez Pimenta, que criou mo-delos com botão único e corte em diagonal. A Ellus investiu no corte clássico e na texturização do lea-ther denim, jeans desenvolvido pela marca que se parece couro.

Na lista dos clássicos, o pulôver de tricô continua em alta. Mas pode ga-nhar novas leituras como a da Osklen, que o traz em modelagem ampla e cores fortes. Já as calças chegam ora retas (mas não skinny) e ora “cenoura” (mais larga na cintura e no cós e justa na perna), como propõe a Cavalera. En-tre tanto classicismo masculino, é boa opção para os mais modernos.

João Pimenta

Page 24: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco (24)

Conecte-seBruno Mazieri

Turismo

Santiago,A Edifi er, pensando nos applemaníacos, lançou recentemente um dockstation – algo parecido com caixinhas de som – para iPhone e iPod com design elegante e compacto. O produto, cha-mado de IF 350, tem acabamento em black piano e preto fosco, possui pés dobráveis, rádio FM digital, despertador, visor em LCD e entrada auxiliar para celulares, notebook e MP3 garantindo versatilidade. Para mais informações: www.edifi er.com.br.

Para quem ainda não aderiu ao iPhone e Blackberry, mas gosta de tecnologia, os novos produtos da Nokia acabam de ser lan-çados no Brasil. Um deles é o Nokia Asha 303, com sistema operacional baseado no Series 40. Além

disso, ele combina o teclado QWERTY a uma

tela sensível ao toque de

2,6 polegadas, tendo, ainda,

um processador de 1GHz e 126MB

de memória RAM. O valor? Somente

R$ 499 e pode ser adquirido no site da

empresa (http://www.nokia.com/br-pt).

Novidade

Preocupada com a limpeza de tablets e notebooks, a AF International, criou uma linha de produtos que mantém os gadgets limpos sem muito trabalho. O Screen Protector tem formato spray e elimina sujeira e marcas de dedos das telas sensíveis de plasma, LCD e TFT. Em frasco de 25 ml, a embalagem é compacta, para ser levada na mochila. Mais detalhes: www.af-online.br.com.

Clean

modernidade na América do SulAvanço Top

A Top Internacional acaba de trazer para Manaus a tecnologia QR Code, que consiste em um código de barras em 2D (bi-dimensional) que pode ser facilmente escaneado pela maioria dos celulares modernos equipados com câmera. Esse código, após ser decodificado, passa a ser um trecho de texto, um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

Este que vos escreve já reclamou aqui, neste espaço, sobre a falta de sinal das operadoras TIM, Vivo e Oi,

no Manauara Shopping. Mais uma vez, elas deixam a desejar! Em uma ida ao município de Iranduba, fi nal de semana passado, nenhuma delas funcionava normalmente. É um verdadeiro transtorno falar com qualquer pessoa no local. Por favor, mais consideração com os clientes amazonenses.

Sem sinal

Conecte-Bruno Mazieri

Para quem ainda não aderiu ao iPhone e Blackberry, mas gosta de tecnologia, os novos produtos da Nokia acabam de ser lan-çados no Brasil. Um deles é o Nokia Asha 303, com sistema operacional baseado no Series 40. Além

NovidadeAvanço Top

A Top Internacional acaba de trazer para Manaus a tecnologia QR Code, que consiste em um código de barras em 2D (bi-dimensional) que pode ser facilmente escaneado pela maioria dos celulares modernos equipados com câmera. Esse código, após ser decodificado, passa a ser um trecho de texto, um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

Som

Sem sinalEste que vos escreve já reclamou aqui, neste espaço, sobre a falta de sinal das operadoras TIM, Vivo e Oi,

no Manauara Shopping. Mais uma vez, elas deixam a

Page 25: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

3DStudio di

DesignGlaucy Oliveira

Arquiteta e designer

tecnologia# Elenco (25)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

[email protected]

Kitsch é cult!Com mais de um século de existência, a pa-

lavra kitsch ainda é confundida com brega, por se tratar de um termo destinado a trabalhos artísticos produzidos em grande escala. Porém, contrariando essa teoria, tratava-se também de uma gíria das pessoas da alta sociedade para designar objetos de valor estético. O kitsch veio

para fi car por tempo indeterminado, enfrentan-do preconceitos e permitindo maior liberdade em diversos campos. Hoje pode ser associado ao brega ou ao “cult” , tudo vai depender do cri-tério e do humor de cada um. Contrariando o minimalismo, para um ambiente kitsch, a dica é exagerar. Exceda sem moderação!

Dicas

Elenco(12) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Studio di

DesignGlaucy Oliveira

DesignGlaucy Oliveira

DesignArquiteta e [email protected]

Kitsch é cult!

Elenco(12) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Fonte de lucro para as indústrias do cinema e dos games, a tecnologia 3D ten-ta ganhar espaço no mundo dos televisores

É engraçado pensar que, em pouco mais de meio século de existência, a televisão já passou por tantas transformações. Du-rante esse período, eventos como a chegada do homem à Lua e as primeiras Copas do Mundo con-quistadas pelo Brasil foram vistos em preto e branco, em uma ima-gem um tanto quanto precária.

As décadas foram passando, e

a tecnologia evoluiu em uma velo-cidade impressionante. Ao mesmo tempo, o “primo rico” da televisão, o cinema, foi buscando novas alter-nativas para conquistar o público que perdeu com a chegada do aparelho. O primeiro passo? Deixar a telona ainda maior.

Nos anos 2000, o 3D conse-guiu dar ao cinema uma larga vantagem, e conquistou até os mais conservadores dos cineastas, como Martin Scorsese e Steven Spielberg, que estrearam recente-mente na tecnologia, com os fi lmes “A Invenção de Hugo Cabret” e “As Aventuras de Tintin”.

Foi apenas uma questão de tempo para que a televisão tam-bém enveredasse pelo mundo da

terceira dimensão. Em 2010, os fabricantes pegaram carona na Copa do Mundo, evento que sempre alavanca as vendas dos aparelhos, e investiram nas televisões 3D. Empresas como a LG, Samsung, Sony e Panasonic saíram na frente e lançaram seus modelos. Porém, a obrigatoriedade dos óculos impedi-ram os aparelhos de se tornarem sucesso de público.

Na tentativa de deixar a ex-periência 3D mais acessível, os fabricantes travam a batalha entre o 3D ativo e o passivo. A diferença? Enquanto no ativo os óculos são mais pesados (por necessitarem de bateria), no pas-sivo eles são mais leves e, como consequência, mais baratos.

CAMILA HENRIQUESEquipe EM TEMPO

O

3D

tecnologiaAMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

a tecnologia evoluiu em uma velo-CAMILA HENRIQUES

O

conquista o mundo

DecoreContraindicado aos princípios denomi-

nadores da arte, o kitsch se encontra fora dos conceitos tradicionais por apresentar algumas peculiaridades. Saiba como reco-nhecê-las e aproveite.

1. Réplicas de uma pintura famosa ou de qualquer objeto representam muito bem o estilo e deixa seu cantinho bem cult.

2. Cores vivas e contrastantes assu-mem o lado mais brega, porém com muita personalidade. Magenta, ciano e amarelo conversam muito bem entre si.

3. Linhas curvas e complexas devem vir acompanhando do colorido kitsch, causan-do uma certa confusão nostálgica. Quem sabe um papel de parede com formas em arabescos com um sofá colorido em pa-tchwork e alguns espelhos dourados? Mais kitsch impossível! Se quiser neutralizar, es-colha textura em apenas uma superfície.

4. Materiais que imitem outros mais so-fi sticados é outra forma de fazer alusão ao cult. Você pode optar por usar texturas na parede que imitem materiais mais nobres, como mármore ou aço escovado, ou quem sabe usar uma pátina em um móvel, a fi m de dar um ar mais envelhecido.

5. Colocar objetos em espaços errados ou dar uma nova função é característico do estilo. Garrafas vazias podem se trans-formar em castiçais ou ainda, panelas ve-lhas podem ganhar um colorido especial para receber fl ores em casa.

6. Espaços sempre cheios. Tanto na dis-posição dos móveis quanto na decoração, misture tudo que puder em um mesmo lu-gar. Desde bibelôs, cinzeiros e luminárias no aparador até tapetes, pufes e insetos gigantes no chão. O mais é muito mais!

Proust Geométrica, Alessandro Mendini, Micasa (11) 3088-1238

Vasos e fl ores artifi ciais, Dinâmica Design (92) 3236-3000

Carros antigos, Oliveira Décor (92) 3584-4261

Quadros Romero Brito, Fast Frame (92) 3646-9550

Sofá Irmãos Campana, Firma Casa (11) 3385-9595

Textura efeito Camurça, Suvinil Tintas, Dismonza (92) 3612-4550

Formigas de ferro, Doce Diferença (92)

8135-9923

Page 26: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco #entrevista(26)

Tradição

Hoje, afastado das grandes badalações do mundo da moda, o esti-lista amazonense Bosco Fonseca, fi gura conhe-cida da sociedade local, fala à ELENCO como é es-tar há 39 anos no coman-

do do baile “Rainha Gay do Carnaval de Manaus”. Entre preconceitos, inclu-sive da própria família, o produtor de moda, que costurou para os princi-pais nomes da cena social, participou de toda revolu-ção homossexual desde o período pós-ditadura, até os dias de hoje

O maior proble-ma do homosse-xualismo são as

‘bichas’ que ainda não assumiram a sua opção sexual. São as enrustidas que jogam pedras

Bosco Fonsecaestilista

ALITA MENEZESEquipe EM TEMPO

Elenco: Como foi a primeira edição do baile “Rainha Gay do Carnaval de Manaus” até hoje?

BOSCO FONSECA: Em 1973, quando o Brasil estava saindo da ditadura, as pessoas tinham a necessidade de expor seus ide-ais, foi nesse período que eu, o Flávio Martins (Pelé) e o Joaquim Dantas (Astrid) tivemos a ideia de organizar o primeiro baile gay. Na época foi um burburinho só, todas as pessoas mais influentes de Manaus marcaram presença, mas, é claro, que enfrentamos muita rejeição também.

O que mudou desde a primei-ra edição do baile até hoje?

De lá para cá, foram muitos eventos e muitos nomes. “Baile dos Enxutos”, “Baile dos Andrógenos”, “Baile das Plumas e Paetês”, inclu-sive o conhecidíssimo baile carioca

“Gala Gay”, teve a sua primei-ra edição registrada em Manaus, muito antes de o movimento ter se intensificado no Rio de Janeiro. Considero que até hoje, o já então baile da “Rainha Gay do Carnaval de Manaus”, continua sendo um exer-cício da liberdade de expressão. O respeito pelo homossexualismo é maior do que tempos atrás, mas o preconceito ainda existe.

Como você vê o preconceito hoje? O maior problema do homos-

sexualismo são as “bichas” que ainda não assumiram a sua opção sexual. Os heteros podem até ter preconceito, mas, na sua maioria, vivem a sua vida sem se preocupar com os gays. São as “enrustidas” que jogam mais pedras. Deve ser pela falta de coragem de sair do armário (risos).

Por que deixou de assinar as roupas das “socialites” locais?

Há, aproximadamente, cinco anos tenho voltado meu trabalho para o Instituto Maria Fonseca, que profissionaliza donas de casa, inserindo-as no mercado de trabalho por meio do curso de corte e costura. Hoje, conto com 800 mulheres trabalhando em suas casas só na capital, e mais 420, no interior.

O que esperar para 2012?A 39º edição do baile vai trazer

uma candidata de cada agre-miação e, claro, muito brilho e glamour. A cada ano as candidatas superam no quesito beleza. Outra novidade, é que até o final do ano vou lançar um DVD contando a minha história, tanto no mundo da moda, quanto na contribuição para levantar a bandeira LGBT.

&ferveção

Bosco Fonseca

Ponto de vista“As pessoas estão dando

mais valor ao ser e não ao ter. Essa nova tendência está valorizando justamente a simplicidade e reduzindo o consumismo desenfreado”

Antes

decor# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Depois

Antes

Depois

Como fazer uma estante1) Retire a poeira e lime as arestas, em seguida pincele com uma camada de tinta.2) Pinte as partes externas de uma cor. Quando secar, pinte os lados interiores de outra cor.3) Meça e corte o papel decorativo para caber no fundo de cada gaveta.4) Insira o papel para ter certeza de que ele se encaixa. Corte, se necessário.5) Pincele uma camada de cola para madeira e, em seguida, coloque o papel em cima e deixe secar.6) Fixe cada gaveta na parede com parafuso. E pronto!

Carmosa Abreu

Antes

DepoisDepois

DepoisDepois

Antes

Page 27: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

O que faz a diferença na hora de aproveitar os móveis é a criatividade e o bom gosto

Beleza

Make-upcolor

Elenco #decor(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

DÉBORA HOLANDAEquipe EM TEMPO

Sabe aquele móvel que está encostado em um can-to da sala? Que um dia já foi tendência das principais revistas de decoração?

E, que ainda por cima, tem um valor sentimental incrível? Você não precisa mais jogá-lo no lixo ou se desfazer do acervo.

Então, já ouviu falar no conceito “handmade” (feito à mão)? É com essa pegada que a maioria dos mó-veis antigos começam a surgir nas residências mais antenadas e, como a sustentabilidade está na moda, na decoração não poderia ser diferente.

Uma nova tendência, visando a preservação do meio ambiente, usa móveis reciclados, trazendo de volta a questão do “menos é mais”. Agora

com um toque especial: o seu!Pensar na possibilidade de manter

aquele móvel “xodó” com uma nova roupagem tem levado muitas pesso-as a reciclar. Criar novas perspectivas para os objetos e móveis pode ajudar na hora de escolher o que deve ou não ser reformado.

Segundo a designer de interiores Carmosa Abreu, a tendência retrô, unida às cores fortes, está em alta na decoração. O diferencial é brincar com a imaginação e a cria-tividade de cada pessoa, fazendo uma releitura do móvel.

Para Carmosa, o interessante é transformar sem gastar muito e achar soluções simples com o que já se tem, construindo uma nova identidade visual. “Muitas vezes, pintar ou cobrir os móveis são alternativas melhores e mais econômicas”, diz a decoradora.

Caixas de verduras, ‘pallets’, guar-danapos, retalhos, jornais e revistas

são bastante utilizados nas refor-mas e, agregados à criatividade, dão um ar todo diferente.

“As pessoas estão dando mais valor ao ter e não ao ser. Essa nova tendência está valorizando justa-mente a simplicidade e reduzindo o consumismo desenfreado. Muitas pessoas olham, gostam e compram, sem ao menos saber para que serve e se tem espaço para determinado objeto”, comenta Carmosa.

Há casos em que até pode sair mais caro reformar, dependendo do material utilizado e do estilo do móvel. É aí que entra a reciclagem. Em vez de comprar um tecido novo e caro para forrar um sofá velho, você pode usar retalhos de panos diferentes até mesmo de roupas velhas para criar sua peça exclusiva. Além de uma decoração única, você estará economizando e preservan-do o meio ambiente.

Essa nova ten-dência está valo-rizando justamen-te a simplicidade

e reduzindo o consumo desen-

freado

Carmosa Abreudesigner

O móvel ganha uma nova roupagem

Page 28: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

Ponto de vista“Como diz o ditado: O Carnaval é

para cair na folia. Por isso, a maquia-gem precisa ser de longa duração para não correr o risco de borrar durante a festa. A empresa italiana Milano lançou a linha Kiko Make Up, que inclui os delineadores e as som-bras coloridas, além da máscara para cílios, que não borra com a água, nem com o suor. O aplicador da máscara merece destaque porque é arredon-dado, o que facilita a autoaplicação e dá um efeito mais alongado aos cílios. Também usei para compor o visual os corretivos da linha Natura Una, mais cremosos e livres de óleos, proporcionando uma cobertura uni-forme das irregularidades da pele. Outra dica é o jogo de pincéis da própria Natura, que facilitam muito na aplicação e oferecem um resul-tado mais satisfatório”.

DecorQue as cores fortes estão

em alta, isso todo mundo já sabe desde a chegada do verão em grande parte do Brasil e, claro, da última edição do Fashion Rio. Agora, com o início de fevereiro e todo o país caindo na folia a tendência invade também as linhas dos delineadores de olhos. Os tons de verde, roxo, azul, amarelo e “pink” se so-bressaem dos tons fortes em

maior evidência, tanto nos delineadores como também nas sombras.

E, não precisa fi car com receio na hora de brincar com o visual. Os delineadores colo-ridos podem ser usados tanto à noite, com um “make” mais produzido, como também du-rante o dia a dia, numa linha mais “clean”, destacando so-mente os olhos. Uma dica para as mulheres, que não têm tanta fi rmeza para contornar os olhos, é puxar um pouco a pálpebra para cima e começar

a aplicação do can-to de dentro do olho para fora, sempre como se estivesse varrendo.

tanta fi rmeza para contornar os olhos, é puxar um pouco a pálpebra para cima e começar

a aplicação do can-to de dentro do olho para fora, sempre como se estivesse varrendo.

Making off

Elenco #beleza(28) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

André Fendii

Tudo se transforma

Page 29: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco #seu lar (8) baby&cia# Elenco (29)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bife à milanesaPara que a casca do bife

à milanesa não desgrude, ponha uma rolha no óleo da fritura e só retire após os bifes estarem fritos.

Ao contrário do que pensam muitos adultos, as crianças não precisam ser sinônimo de bagunça, podendo sim ser or-ganizadas. Mas, para isso são os próprios pais e familiares que devem dar o exemplo e ensinar os pequenos desde muito cedo a ter cuidado com os seus pertences

“A partir dos dois anos a crian-ça já consegue assimilar noções

de organização”, é o que afi rma a psicóloga Nália de Paula Oliveira. A especialista diz, ainda, que mesmo antes disso os responsáveis já podem estimular os pequenos a guardarem seus brinquedos, por exemplo.

É claro que durante o primeiro aninho a criança ainda não saberá exatamente o que está fazendo, é mais uma imitação do compor-tamento dos adultos. “Essa ação repetitiva também é favorável e com o tempo se torna algo defini-tivo da personalidade da criança”, completa a psicóloga.

Com carinho e dedicação, muito

mais fácil e rápido do que se imagina, é possível ensinar aos baixinhos a importância de manter a casa orga-nizada. Agora, não adianta doutrinar aquilo que não se pratica, os pais, os avós ou qualquer pessoa que conviva com a criança deve dar exemplo e também manter suas coisas organizadas.

Nália lembra ainda da importân-cia de não tornar a didática uma cobrança excessiva. “Tudo deve ser feito de uma maneira bem leve e sem a necessidade de castigos ou broncas”, destaca.

Ela ensina que, além dos brin-

quedos, de acordo com o desen-volvimento da criança, ela pode ir guardando também seu material de pintura, organizando a lanchei-ra e a mochila para levar para a escola, e assim sucessivamente.

Com o passar do tempo, as crian-ças vão aprendendo a ser organiza-das e se tornando mais dispostas a ajudar nas tarefas do lar. “Se bem mo-tivadas, elas se sentem orgulhosas de seus feitos”, conclui Nália. Tudo é uma questão dos responsáveis acha-rem uma tarefa onde elas possam ajudar, de maneira bem específi ca, com uma atribuição por vez.

ALITA MENEZESEquipe EM TEMPO

Tudono devido lugar

Gelando bebida rapidamente

Para gelar rapidamente o vinho, a cerveja ou o refrigerante, coloque as garrafas ou latas dentro de um balde de metal (ou panela) coberto com gelo, dois punhados de sal e cerca de 1/2

litro de álcool. Rode as garrafas ou as latas e em minutos estarão

geladas. Outra dica é mo-lhar os recipientes (latas e garrafas) antes de enfi á-los no congelador. Gela muito mais rápido.

Frutas em gelatinas

Se acrescentar frutas picadas a uma gelatina ainda líquida, elas deposi-tar-se-ão no fundo do re-cipiente. Para que isso não aconteça, deixe a gelatina na geladeira até engros-sar um pouco. Acrescente então as frutas.

Remover odores do micro-ondas

Junte uma xícara (chá) de água e duas fatias de limão em um recipiente que pos-sa ser aquecido no micro-ondas. Aqueça por 2 minutos na potência alta. Quando o vapor assentar, limpe com um pano.

Cordão de pacoteAntes de amarrar um pacote para remeter pelo

correio, molhe o cordão ou corda com água. Este método evita que o cordão escorregue e quando seco fi ca mais apertado.

Portas e gavetas emperradasAs portas de correr estão emperradas? Esfregue

nos trilhos um pouco de cera ou uma vela. Se o problema é nas gavetas, passe nas extremidades laterais a mesma cera ou vela.

Page 30: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

A cada cio começam as preocupa-ções com as fugas indesejadas, as brigas com os outros machos e, no caso das fêmeas, com a gravidez e as doenças venéreas. É por isso que hoje existe uma unanimidade quando o assunto é a castração, recomenda-da por 100% dos especialistas

Antes de tudo é preciso esclarecer que a castração não vai tornar o animal impoten-te, só impedi-lo de se reproduzir. Além de evitar a gravidez e diminuir a agressividade, a medida também favorece o controle dos hormônios sexuais, testosterona nos machos

e estrogênio nas fêmeas.De acordo com médica veterinária da

clínica Pet Center Dog Show, Solange Oliveira Maia, é essa diminuição hormonal que deixa os animais de estimação mais calmos e caseiros. “Tanto os cães como os gatos deixam de ter aqueles comporta-mentos reprodutivos, como fugir de casa, miados altos, brigas e demarcação de território com urina”, explica.

A especialista informa ainda, que quanto mais cedo o animal for castrado melhor será sua saúde durante toda a vida, mas há opiniões que aconselham esperar até que o primeiro cio aconteça. “É importante também que o proprietário saiba que como o animal castrado fica mais manso, ele pode apresentar tendência para engordar, por isso

o sedentarismo deve ser evitado”, alerta.A atitude do dono que castra seu animal

garante a segurança do seu bichinho, uma vez que estando na rua ele pode ser atropelado e contrair doenças. “Nas fêmeas, que a cada cio são vacinadas com anticoncepcional, existe ainda a vantagem da diminuição dos riscos de desenvolver um tumor uterino ou mamário”, destaca Solange.

Em média, a castração custa R$ 150, em gatos e R$ 200, nos cachorros, isso falando de machos, nas fêmeas o valor é a partir de R$ 400. Apesar de parecer um custo alto, se comparado com a quantidade de vacinas que o animal terá que tomar a cada cio e somadas à despreocupação que a castração oferece, o investimento se torna mais viável.

Elenco #pet(30) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Para controlar os

ALITA MENEZESEquipe EM TEMPO

hormônios

boa mesa# Elenco (7)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ingredientes:Massa:3 xícaras de leite1 xícara de óleo2 e ½ xícaras de farinha de trigo3 ovosSal1 colher cheia de fermento em pó ou 1 envelope3 colheres de sopa de

queijo parmesão ralado

Recheio:1 lata de ervilha escorrida1 lata de milho escorridaSal1 peito de frango cozido e desfiado½ cebola picadinha1 tomate picado sem pele3 colheres de sopa de

tempero verde3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado1 colherinha de oréganoTempero completo

Modo de preparo:Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, sem-pre deixando a farinha para o final e reserve.

Para o recheio misture todos os ingredientes, despeje uma pequena parcela da massa em uma assadeira untada e, depois, acrescente o recheio, cubra com o restante da massa.Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, por aproximadamente 40 minu-tos ou até dourar.Receita para 6 pessoas.

Empadão de preguiçoso

Page 31: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

A stylist Chia-ra Gadaleta investe na cultura regio-nal, valorizan-do o potencial do artesanato brasileiro

variedades# Elenco (31)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

que conquistam o

mundoDestaques

Stylist se juntou à Assintecal e ao Sebrae no projeto Mix by Brasil, que visa preservar o artesanato brasileiro e integrá-lo à moda internacional

O artesanato, prática tipicamente brasi-leira, deixou de ser uma simples tendência de verão ou inverno para se tornar um item obrigatório nas coleções tupiniquins. Com o boom da moda sustentável, essa arte ganhou vida nova, e se tornou o alvo de vários projetos que visam trabalhar com o que é produzido no país.

Um desses projetos é o Mix by Brasil, com apoio da Assintecal e do Sebrae, e supervisão e assinatura de ninguém mais, ninguém menos que a badalada consultora e stylist Chiara Gadaleta. “A ideia surgiu com a fi nalidade de valorizar e preservar os ofícios e patrimônios artesanais do nosso Brasil.O trabalho manual feito por essas pessoas carrega muita cultura e histórias.

As mãos de pessoas comuns fazem o diferencial em um trabalho artístico e no meu entendimento, com o artesanato aliado ao design, a moda brasileira pode ganhar prestígio nacional”, conta.

Gadaleta viajou por várias cidades do país entre os meses de outubro e dezembro de 2011, e trabalhou junto à ONGs e instituições no desenvolvimento de um artesanato que possa ser levado para a moda nacional e internacional. “Estamos muito satisfeitos com o resultado de todo o projeto. Essa é uma fase inicial e vamos dar conti-nuidade em 2012. No Recife focamos em prata reciclada e fi bras de coco; em São Leopoldo em tear manual e em São Paulo em reciclagem de resíduos, como jornal, por exemplo”, destaca.

O Mix by Brasil ainda não passou pelo Amazonas, mas a stylist já conheceu o potencial do Estado em outra ocasião. “Par-ticipei do Tedx Amazonas e pude conhecer um pouco das cestarias indígenas que são maravilhosas! Encantei-me com o trabalho realizado”, elogia Chiara.

CAMILA HENRIQUESEquipe EM TEMPO

A stylist Chia-ra Gadaleta investe na cultura regio-nal, valorizan-do o potencial do artesanato brasileiro

2011, e trabalhou junto à ONGs e instituições no desenvolvimento de um artesanato que possa ser levado para a moda nacional e internacional. “Estamos muito satisfeitos com o resultado de todo o projeto. Essa é uma fase inicial e vamos dar conti-nuidade em 2012. No Recife focamos em prata reciclada e fi bras de coco; em São Leopoldo em tear manual e em São Paulo em reciclagem de resíduos, como

O Mix by Brasil ainda não passou pelo

Elenco #boa mesa AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012(6) Elenco #boa mesa AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012(6)

Segundo minhas pesquisa, o pecado da preguica é caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, frequentemente associada ao ócio, vadiagem.

Levante a mão quem nunca teve um único dia, momento que seja, de pura preguiça... duvido!

Preguiça boa é muito bom!Dorival Caymi, grande cantor e compo-

sitor baiano, tornou-se fi gura folclórica com sua ode à preguiça. Ele se dizia preguiçoso, mas na verdade não o era. Ele simplesmente tinha sua maneira e ritmos próprios, o que diferencia de muitas pessoas; o que não o impediu de trilhar o caminho do sucesso.

Falando por mim, sou superacelerada, trabalho muito e faço mil coisas ao mesmo tempo, mas vou contar um se-gredo para vocês. Acordo lenta. Preciso de alguns minutos para acordar, de um café com leite, de um tempo olhando “pro nada”. Depois desses minutos, respiro fundo e vou embora, correndo, é claro!

Há dias em que preciso não fazer nada, aí me jogo e leio (para mim, ler é não fazer nada!). Não fazer nada mes-mo, é se reunir com os amigos e bater papo, bebendo e comendo bobagens. As duas opções são absolutamente ne-cessárias para qualquer pessoa, então, como se explica essa história de que preguiça é um pecado?

Acho que a preguiça-pecado refere-se àquele ser humano que “se escora” nos outros, não tem iniciativa, não corre atrás de nada e está sempre esperando que ou as coisas “caiam do céu”, ou que alguém resolva por eles. Ah, coitado!

Falta de higiene também é conside-

rada preguiça e é um pecado mesmo. Nada se compara a sensação de estar limpo e asseado. E uma casa limpa? Nossa, é tão bom! Não aquela casa de foto de decoração, mas uma casa que tenha vida e movimento, mas limpa. Um copo bem lavado e sequinho. Uma roupa limpinha. Lençóis cheirosos para dormir. Higiene é pura necessidade.

A preguiça vai de encontro com o empenho que, a meu ver, tem a ver com brio. A sensação de fazer o seu melhor é muito boa e isso, por vezes, dá trabalho mesmo, mas vale à pena. O sentimento de orgulho pessoal, advindo disso, é incomparável. E não coloque nisso nem uma pitada de exibição, somente de prazer pessoal por ter conseguido fazer algo que se orgulha.

Para seus momentos de preguiça na cozinha, arrumei uma receita, digna de um bom preguiçoso. É rápida e fácil de fazer.

Um super semana a todos!

SELMA REISEspecial EM TEMPO

Page 32: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco #celebridades(32) Boa mesa

Ah, que

JOÃO MIGUEL JR/RG

A atriz e cantora Emanuelle Araú-jo teve seu contrato renovado com a Globo e agora é exclusiva da emissora pelos próximos três anos. O seu último trabalho em novelas foi fazer a Florinda, em “Cordel Encantado”, e apesar de ter novo acordo de trabalho, ainda não sabe qual será a sua próxima novela.

Bem cotada

Outra históriaDepois de ter sido visto em compa-

nhia de Giovanna Lancelotti e em clima de romance, o ator Caio Castro entrou em campo para desmentir que esteja namorando a atriz. Ele afi rma que são amigos, nada mais.

Manada de búfalosA atriz Andréa Horta, assim como

outros do elenco de “Amor, Eterno Amor” e equipe de produção estão na Ilha de Marajó para gravar as cenas iniciais da trama. Dias atrás, todos se assustaram quando uma manada de búfalos avançou na direção da atriz que rapidamente correu e pulou uma cerca, livrando-se do “assédio”.

Na mesma novelaGabriel Braga Nunes, protagonista

de “Amor, Eterno Amor” foi avisado que gravará uma cena ao lado de uma onça. Apesar de sentir um pouco de medo, o galã garantiu que fará bonito frente às câmeras.

Em casaReynaldo Gianecchini está em casa

desde semana retrasada, quando foi liberado pelos médicos. O ator passou por um auto transplante de medula e continuará o tratamento em domicílio, pois o seu sistema imunológico está enfraquecido, o que já era previsto. De um modo geral, Giane está plenamente confi ante em sua recuperação.

Ocupada com o cinemaEsta foi a explicação dada por Sônia

Braga ao recusar o convite para uma participação especial no remake de

“Gabriela”, trama que protagonizou em 1975. Atualmente, Sônia Braga mora nos Estados Unidos e tornou-se estrela de cinema por lá.

Em repousoAgildo Ribeiro sofreu um acidente du-

rante gravação do seu quadro no “Zorra Total”. O resultado é que o comediante terá que cumprir período de repouso recomendado pelos médicos.

Casamento badaladoNa semana passada, Daniel Filho,

de 74 anos, casou-se com a cantora Olívia Byington, de 52. A cerimônia seguiu os rituais budistas e foi realizada na residência da noiva, que fi ca no badalado bairro do Gávea, no Rio de Janeiro. Muitos famosos estavam lá, entre eles Christiane Torloni, Débora

Bloch, Maria Clara Gueiros e Regina Duarte, que teve um relacionamento com o diretor no passado.

Ensaio sensualQuem viu conta que a modelo

Letícia Wiermann fez um ensaio sen-sual para uma revista direcionada ao público masculino. E o resultado fi nal teria sido fantástico. É ver para conferir. A modelo é fi lha do apresentador José Luiz Datena.

Não fez o testeDias atrás. Gisele Fróes. A Vitória de

“A Vida da Gente” foi pega numa blitz e recusou-se a fazer o teste do bafô-metro. Para não ter o carro apreendido e outras consequências, um amigo da atriz assumiu a direção do veículo e todos foram liberados.

Malvino Salvador tem sido presen-ça constante na noite carioca desde que anunciou o fi m do romance com Sophie Charlotte. O ator teria sido visto em companhia de Karen Kounro-za, assistente de palco do “Caldeirão do Huck” que também está sozinha desde que acabou o namoro com o cantor Gusttavo Lima.

Circulando muito

Thiago Fragoso já havia grava-do algumas cenas do personagem Gabriel, que entrará na trama de “A Vida da Gente” como par romântico de Manuela (Marjorie Estiano), mas será substituído por Eriberto Leão, uma vez que está se recuperando do acidente sofrido no fi nal de semana passado, durante apresentação do musical “Xanadu”. O último trabalho de Leão foi fazer o Pedro, em “In-sensato Coração”.

Mudança de planos

Mariana Rios apareceu sozi-nha na festa em comemoração aos 23 anos de Caio Castro, que aconteceu numa boate carioca. A atriz e apresentadora foi logo se explicando dizendo que o na-morado, Di Ferrero, do “NX Zero” estava fora da cidade por causa de um show e ela fez questão de dar um abraço no aniversariante que é amigo do casal.

Na festa do amigo

ARQUIVO GB IMAGEM

JOÃO MIGUEL JR?RG

preguica!

Page 33: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

ligado nas novelas# Elenco (33)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

18h, na GloboSEGUNDA Gabriel e Manuela saem para jantar e se beijam. Marcos se oferece para ir à escola de Olívia representando seu pai. Júlia rec-lama da falta de atenção de Rodrigo. Cris fica alarmada ao ouvir Lorena conversando com Lourenço.

TERÇA Cris demite Lorena. Nanda mostra a Francisco a partitura manuscrita por Lui e os dois se comovem. Renato se sente excluído da conversa entre Alice e João. Ana convida Lúcio para almoçar na casa de Eva. Júlia fala para Rodrigo que foi à fazenda de Gabriel.

QUARTA Eva fica eufórica com a notícia do casamento de Ana e Lúcio. Lorena pede para Matias con-tinuar trabalhando na casa de Jonas por causa de Tiago. Ana aceita que Miguel trabalhe com ela. Rodrigo se esforça para não se abater com a notícia do casamento de Ana.

QUINTA Ana e Lúcio falam sobre o casamento com Júlia. Manuela e Gabriel se divertem em um karaokê. Moema se emociona em seu primeiro dia de aula na faculdade. Vitória e Ana avisam a Cecília e Sofia que elas poderão se enfrentar novamente.

SEXTA Rodrigo diz para Júlia que irá à feira de ciências. Júlia explica seu projeto, na feira de ciências, para Manuela, Gabriel, Ana, Lúcio e Rodrigo. Suzana vê fotos suas tiradas por Renato. Júlia tenta descobrir com Manuela por que ela não vai ao casamento de Ana.

SÁBADO Nanda procura Francisco na casa de Au-gusto e os dois discutem. Rodrigo explica como Francisco deve lidar com sua irmã. Lúcio tenta apaziguar uma discussão entre Ana e Eva. Nanda fica irritada ao saber que Francisco está com Rodrigo, mas se emociona ao encontrá-lo.

21h, na GloboSEGUNDA Griselda imobiliza Tereza Cristina. Celina avisa a Danielle que quer Pedro Jorge de volta. Dagmar agradece Wallace por ajudar Leandro. Tereza Cristina pede socorro a Antenor. Patrícia decide usar seu celular antigo para que Alexandre não possa achá-la. Daniel ouve Álvaro e Íris falando sobre o outro segredo de Tereza Cristina e conta para Antenor. Tereza Cristina marca um encontro com Pereirinha. Pedro Jorge reclama de ter que voltar para a casa de Celina. Os comparsas de Ferdinand seguem Antenor. Pedro Jorge ouve Danielle e Beatriz conversando sobre Vitória. Antenor é sequestrado e Daniel avisa a Griselda.

TERÇA Griselda fica aflita para saber notícias de Antenor. Pedro Jorge implora que Danielle o tire da casa de Celina. Vilma comenta com Letícia que acredita que Chiara será desmascarada. Wallace elogia Dagmar para Leandro.

QUARTA Antenor cai em um precipício. Griselda sente que algo aconteceu com seu filho e começa a chorar. Celina convence Beatriz a conversar com ela. Caçadores encontram Antenor.

QUINTA Griselda cuida da internação de Antenor. Juan afirma a Vilma que vai descobrir se Chiara tentou enganá-lo. Griselda faz graves acusações contra Tereza Cristina. Beatriz procura Esther na Fio Carioca.

SEXTA O comparsa de Ferdinand é impedido de entrar no quarto de Antenor pela chegada de uma enfermeira. Beatriz avisa a Esther que ficará com Vitória. Griselda flagra o comparsa de Ferdinand no hospital.

SÁBADO Gouveia explica para Beatriz e Celina como será o processo que enfrentarão. Beto entra em contato com Esther e Guaracy fica perplexo ao saber que Beatriz denunciou Danielle. Alice estranha a depressão de Íris.

19h10, na GloboSEGUNDA Maruschka descobre que Regina ganhou a ação que movia contra ela. Amália concorda que Brites volte a morar em sua casa. Herondi aceita ter uma relação aberta com Iara. Regina vai com Camila até o Lar em busca do filho abandonado de Maruschka.

TERÇA Lucena ameaça destruir a carreira de Vicente. Lena presencia Henrique assinar um contrato com Maruschka. Renato oferece ajuda financeira a Belezinha para concorrer ao Miss Rio de Janeiro.

QUARTA Vicente fica arrasado com o fim do seu namoro com Claudia. Claudia exige que Lucena cumpra sua parte no trato. Re-gina conta para Claudia que encontrou o filho abandonado de Maruschka. Sai a anulação do casamento de Belezinha.

QUINTA Vera aconselha Vicente a pedir para Lucena depor a seu favor. Grace Kelly arma um plano com Maruschka para manter Marisol na Comprare. Lucena questiona Rubinho sobre a denúncia contra Vicente.

SEXTA Vera acha que a declaração de Lucena será suficiente para inocentar Vicente. Maruschka suspeita que Lena tenha sido infiltrada em sua casa. Íntima descobre que Belezinha vai disputar o Miss Rio de Janeiro e tira satisfação com a filha.

SÁBADO Lena revela a Maruschka que foi enviada por Regina. Sarita e Alberto denunciam a ligação entre Henrique e Maruschka para Vera e Vicente. Raimundinha arma um falso encontro para Locanda e o suposto amante vai esperá-la na praça.

20h30, no SBT - ESTREIASEGUNDA Aline briga com Flávio, pois acharam o corpo do Dr. Nicholas. Amanda afirma a Eduardo que sua carreira é muito impor-tante. Eduardo tenta convencê-la de que amor à distância não dá certo.

TERÇA Regina ouve Michel no consultório com outra mulher. A paciente sai do consultório e Regina pergunta a Michel se ela está sendo traída. Amanda conta a todos que não vai mais haver casamento, pois ela terminou o noivado com Eduardo. Amanda está em prantos no quarto. Olavo tenta acalmá-la, mas ela pede para o tio deixá-la só. Lucy pede para Vera parar de implicar com Amanda.

QUARTA Olavo parabeniza o casal. Irônico, Vitor diz a Amanda que ela tomou uma decisão muito sábia. Aline faz uma escândalo no restaurante e grita que foi roubada. Olavo pergunta a Eduardo e Amanda sobre a data de casamento.

QUINTA Eduardo fala a Vitor que tem pena dele. Yuri tenta tranquilizar Vitor. Vera defende Aline. Amanda diz que não aguenta mais a falsidade da prima. Yuri fala a Vitor que ele passou dos limites. Olavo recebe telefonema de Yuri, que conta que Vitor partiu para cima de Eduardo.

SEXTA Aline inventa a desculpa de que se arrependeu de contar o segredo de Amanda e foi conversar com o médico. O policial telefona para o celular de Aline e pergunta se ela é Amanda Varela. Aline confirma. O policial marca encontro com Aline, pois deseja falar sobre a morte de Dr. Nicholas.

SÁBADO Não há exibição.

Malhação” 17:30 h – Globo ObsessãoA alegria de Tomás (Thiago De

Los Reyes) está com os dias conta-dos. Nesta semana, em “Malhação”, o rapaz vai meter os pés pelas mãos e vivenciar uma tremenda confusão que vai tirar seu sosse-go. Não é novidade para ninguém

que ele tem uma queda por Cristal (Thaís Melchior). Só que ela não dá confiança para o jovem que, sem saber que está sendo grava-do, tenta seduzi-la. Tomás faz de tudo para ficar com ela e isso inclui qualquer loucura. De ameaças até chantagens. A moça tenta se esqui-var e até evita pedir a ajuda do ex-namorado, Gabriel (Caio Paduan).

Mas nem precisa. Ele encontra o resultado positivo de gravidez da ex e desconfia que a criança possa ser de Tomás. Ao tirar satisfações com o rapaz, Gabriel resolve tomar ou-tra providência. Ele leva a gravação do ataque de Tomás contra Cristal para o reitor da faculdade e, assim, o garoto é demitido. Irritado, ele de-cide se vingar de todos.

Um toque europeu

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco #indica(4)

A Adega de Pedra se des-taca pelo visual, e há qua-tro anos é um dos destinos preferidos de quem gosta de degustar um bom vinho

Quem passa pela avenida do Turismo, se depara com uma bela construção que mais parece ter saí-do de uma pacata cidade aus-tríaca ou espanhola. Inaugurada há quatro anos, a Adega de Pedra chama atenção não apenas pelo seu estilo rústico e aconchegante, mas também pelo seu cardápio.

A casa conta com uma diversifi-cada carta de vinhos com aproxima-damente 300 rótulos, oriundos das melhores vinícolas europeias e lati-no-americanas. “O público local teve uma pequena resistência no início, por causa do calor da cidade. Porém, em três meses, a clientela começou a aumentar. O amazonense tem uma apreciação especial pelos vi-nhos argentinos e chilenos”, aponta o gerente da Adega, Mário Rezutt.

Além dos vinhos, o local oferece pratos sofisticados, que agradam em cheio aos clientes, como a pa-ella e o bacalhau à moda da pedra, e petiscos. O estilo, com inspiração medieval, é acentuado por peças trazidas diretamente da Espanha, como uma espada vinda da cidade de Toledo, que é utilizada após os casamentos realizados na casa para tornar o noivo “cavaleiro”. “O visual de pedra, como um chalé, absorve o calor. O ambiente é climatizado e torna o clima perfeito para consumir um bom vinho”, recomenda Rezutt.

Em 2012, o local vai ficar ainda mais próximo ao Velho Continente. “Vamos fazer uma noite portuguesa, com pratos típicos e, é claro, muito vinho! Essa noite deve acontecer de três em três meses e, para a estreia, estamos programando a vinda de um chef de fora”, revela o gerente.

A Adega de Pedra fica localizada na avenida do Turismo, ao lado da churrascaria Touro Louco, e funciona de quarta a sábado, a partir das 20h. Telefones: 8818-1202/8151-1005.

ALITA MENEZESEquipe EM TEMPO

ALB

ERTO

CÉS

AR A

RAÚ

JO

Page 34: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

O estilista amazonense Napoleão La-cer-da aterrisou em Manaus para lançar a nova coleção inspirada na mitologia dos dragões.

LUXO

9DECORAÇÃO

Aprenda a reaproveitar aquele móvel an-tigo de uma maneira simples e barata. A ELENCO ensina como criar essa decora-

ção única, dentro da tendência retrô.

13TURISMO

Conheça mais sobre a história e os pontos turísticos de Santiago, capital do Chile e

destino desta semana.

16COMPORTAMENTO

Peça que diz muito sobre a personalida-de de quem a usa, o tênis ganha uma

cara cada vez mais fashion e conquista de vez os antenados de plantão

25TECNOLOGIA

A tecnologia 3D conquistou até os mais conservadores do cinema, e chega à sala

de casa nas mais modernas televisões

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

EditorialComo diz a cantora baiana Ivete Sanga-

lo em um refrão dos seus hits “Fevereiro/ Alegria/ Muita festa/ Todo dia...”. Fevereiro chegou! E o mês traz aquele gostinho de folia e muita badalação. É com essa pe-gada que entrevistamos uma das figuras mais queridas do Carnaval amazonense, o estilista Bosco Fonseca, que há 39 anos realiza o tradicional baile “Rainha Gay”. E por falar em badalação, a reportagem entrevistou o estilista amazonense Napo-leão Lacerda, que esteve na capital para lançar a nova coleção em meio a um encontro cheio de charme, na residência da artista plástica Gisele Alfaia.

Deu para sentir que a edição vem recheada de informação e com um toque de modernidade, prova disto é a reporta-gem de comportamento, que aborda um dos temas mais bacanas da atualidade e que conquista gerações e gerações, o famoso e bom tênis de cada dia. Conheça algumas personalidades locais que não abrem mão de um par da peça.

E acham que paramos por aí? Nada disso, confira na sessão estilo, uma maté-ria exclusiva com dois dos designers mais prestigiados da cena fashion, Alexandre Herchcovitch e o estreante da SPFW Paulo Pimenta, que falam sobre as novidades da moda masculina. E a nossa viagem a São Paulo rendeu, a repórter Camila Henriques entrevistou a stylist Chiara Gadaleta sobre um dos temas que ela mais adora, o artesanato brasileiro e o projeto Mix by Brasil. Aproveite o domingo com uma ótima leitura!

Expediente

Colaboradores: Selma Reis, Nathasha David, Bruno Mazieri, Glaucy Oliveira e André Fendi.

Guto Oliveira

EditorGuto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

RepórteresAlita MenezesCamila Henriques Débora Holanda

DiagramaçãoAdyel Vieira

Revisão Adriana Maciel

Foto capa Shana Reis

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92)

3090-1042 /Endereço para correspondência:

rua Dalmir Câmara, 623, São Jorge – CEP:

69033-070 – Manaus-AM

índice# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012Elenco #destaques da tv(34)

Quase o fim Não há dúvidas de que Aline (Cynthia Falabella) é a grande vilã de “Corações

Feridos”. Mas a megera nunca seria tão ardilosa e cheia de poder se não tivesse um capanga à altura. Flávio (Ronaldo Oliva) faz tudo pela morena e foi capaz de matar um ginecologista que sabia demais para que Aline não acabasse se meten-do em uma enrascada. Nos próximos capítulos de “Corações Feridos”, porém, ele estará correndo o grande risco de ser descoberto. Depois que o corpo do médico é encontrado, Aline discute com seu comparsa e pede para que ele suma por uns tempos. Com poucas alternativas, ele pede abrigo ao bandido Roni (Marcelo Góes) em um desmanche de carros roubados. Quando Flávio se encontra com Aline e conta que o malandro quer dinheiro para ajudá-lo e que, ainda por cima, sabe sobre o assassinato, ela fica furiosa e o chama de burro. Como era de se esperar, Roni ameaça contar o segredo caso Flávio desobedeça suas exigências. Mesmo com a ameaça, Aline diz que quer Flávio longe do desmanche. Ele decide esperar mais um pouco antes de decidir o que fazer. Por sorte, apesar de um investigador tentar desvendar o assassinato, o caso do ginecologista é arquivado. Será que o susto fará com que os dois sejam mais cuidadosos no próximo crime?

Volta ao passadoA situação de Maruschka (Marília Pêra) está longe de melhorar. Depois de descobrir que a

patroa a usou como laranja nas falcatruas da Comprare, Regina (Nívea Maria) decide processá-la. A ex-governanta também começa uma busca pelo filho abandonado da empresária. Esta semana, em “Aquele Beijo”, Maruschka descobre que Regina ganhou a ação que movia contra ela. Furiosa, demite Camila (Fernanda Souza) da Comprare. A moça, então, se junta à mãe e vai até o Lar da Mão Aberta para descobrir o paradeiro da criança abandonada. Depois de sair do Lar, Regina conta para Claudia (Giovanna Antonelli) que encontrou o filho da empresária. Sabendo que seu segredo corre perigo, Maruschka desconfia que Lena (Maria Lucia Dahl) tenha sido infiltrada em sua casa. O plano de Regina para descobrir o passado da rival corre perigo. Na mansão dos Lemos de Sá, Mirta (Jacqueline Laurence) flagra Lena tentando abrir o cofre de Maruschka e avisa a filha. Questionada pela patroa, a falsa governanta confessa que foi mandada por Regina e avisa à empresária que seu filho foi encontrado. O que Maruschka fará para manter seu segredo a salvo?

Fim de um segredoA perua Cris (Regiane Alves) nunca fez questão de tratar

bem o filho, mas está preocupada em perder Tiago (Kaic Crescente). Ela fica alarmada ao ouvir uma conversa entre Lorena (Júlia Almeida) e Lourenço (Leonardo Medeiros). Algum tempo depois, flagra a babá com o cunhado e decide demitir a moça. Muito apegada ao menino, Lorena pede para Cris deixá-la se despedir de Tiago. Mesmo não traba-lhando mais na casa de Jonas (Paulo Betti), Lorena ainda se preocupa com o bem-estar do garoto e pede para Matias (Marcello Melo Jr.) continuar como o motorista de Cris. Nos próximos capítulos de “A Vida da Gente”, Lourenço decide fazer um exame de DNA para comprovar que é o verdadeiro pai de Tiago. Ao saber das intenções do irmão, Jonas fica furioso. Lourenço pede a guarda do menino na justiça e Celina (Leona Cavalli) fica admirada com a atitude do ex-marido. A médica decide procurar o professor. Será que Celina e Lourenço vão formar uma família?

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de fevereiro de 2012

19

Page 35: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo,23 de outubro de 2011Elenco #índice(2) Elenco #índice (31)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo,23 de outubro de 2011

02_35.indd 2-31 2/2/2012 11:03:00 PM

Page 36: Elenco  - 5 de fevereiro de 2012

MANAUS, DOMINGO, 5 DE FEVEREIRO DE 2012

Não pode ser vendida separadamente

ElencoAlexandre Herchcovitch fala com exclusividade sobre a moda masculina #Página 16

Releitura clássica

#Páginas 20 e 21

lencoBosco Fonseca, 39 anos à frente do famoso baile“Rainha Gay”

CARNAVAL 2012

SUSTENTABILIDADE

Chiara Gadaleta integra a culturabrasileira aoprojeto Mix Brasil

01_36.indd 32-1 2/2/2012 11:06:31 PM