elenco - 7 de fevereiro de 2016

36
Não pode ser vendida separadamente MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 Elenco Doutora Ednilza Guedes comemora o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da profissão Reconhecimento profissional

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 25-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

Elenco

Doutora Ednilza Guedes comemora Doutora Ednilza Guedes comemora

o reconhecimento pelo trabalho o reconhecimento pelo trabalho

desenvolvido em prol da profi ssão

Reconhecimentoprofi ssional

Elenco

01_36.indd Personalizado V 04/02/2016 12:39:38

Page 2: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

02_35.indd Personalizado V 04/02/2016 12:43:58

Page 3: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

34

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

ReportagemLindivan VilaçaLuis Henrique Oliveira

Diagramação:Adyel Vieira

Tratamento de imagemKleuton Silva

CapaIone moreno

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme.

Estamos em pleno domingo de Carnaval, e nada melhor do que dicas saudáveis para aguentar a maratona de festas que ainda estão por vir, até que tudo se apague na próxima Quarta-Feira de Cinzas.

Médicos especialistas e profi ssionais da saúde dão dicas preciosas para quem quer curtir a folia de momo da melhor maneira possível, sem sofrer com a ressaca, desidratação e até mesmo com algo mais grave. Por isso, uma boa noite de sono, alimentação balanceada e, claro, protetor solar são apenas três ingredientes indispensáveis para curtir muito. Fique por dentro de outras recomendações, além de dicas para penteados incríveis para dançar e se divertir muito!

Falando em celebração, a farmacêutica Ednilza Guedes comemora o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da profi ssão, com a comenda recebida em Brasília, no último dia 28. A profi ssional fala sobre o panorama da profi ssão, além dos desafi os adiante e da importância dos profi ssionais farmacêuticos para a área. Confi ra a entrevista.

Um ótimo Carnaval a todos, com muita alegria, diversão, risadas e, claro, res-ponsabilidade!

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 3

#índ

ice

Folia do bem

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

Mellanie Hasimoto

Capa

30 | ESTILO

Em uma grande mudança, a maior em sua história de 57

anos, a Mattel, dona da marca Barbie, anunciou o lançamento

de novas bonecas.

4 | KIDS

20 | ESPECIAL

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

A estrela de Mel Maia não para de brilharpara de brilharpara de brilharpara de brilhar

A atriz-mirim é a queridinha do Brasil e A atriz-mirim é a queridinha do Brasil e

volta interpretando a fi lha de volta interpretando a fi lha de

Tiradentes em “Liberdade, Liberdade”

Mel Maia vem conquistando o seu espaço no meio artístico. Aos 6 anos, atriz-mirim estreou na tela da Globo em dezembro de 2010 no especial “O Relógio da Aventura”, no qual interpretou a personagem Nina. Mas foi em 2012 que ela tirou a sorte grande e fi cou nacionalmente conhecida, quando deu vida a personagem Rita, em “Avenida Brasil”. Aos 5 anos, a pequena Mel afi rmou para sua mãe que gostaria de ser atriz. Foi aí que deu seu primeiro passo na carreira fazendo aulas de tea-tro. Ao interpretar Rita quando criança, na primeira fase de “Avenida Brasil”, a sua atuação e a sua segurança em cena viraram alvo de muitos elogios por parte dos autores e colegas de elenco da Globo.

Em 2013, quando estreou “Joia Rara”, o Brasil mais uma vez pode conferir todo o talento da garota prodígio. Mel foi a protagonista da trama e interpretou magistralmente a personagem Pérola. No ano passado a garota voltou a brilhar na telinha, quando deu vida a esperta Felícia, em “Além do Tempo”.

Em meados de março Mel voltará à cena, quando estrear “Liberdade, Liberdade”, a nova novela das 23h que será exibida pela Globo. Ambientada no Brasil do século 18, a trama começa no período da Inconfi -dência Mineira, de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes –, e se desenvolve na época em que a família real portuguesa vem para a colônia, nas Américas. Mas não se engane. Esta não é mais uma história sobre Tiradentes, fi gura que marcou o país. Esta é uma história fi ccional sobre Joaquina, a fi lha dele e, mais uma vez, Mel

Maia tirou a sorte grande e foi a escolhida para ser a protagonista na primeira fase da trama, que depois passará para a atriz Andreia Horta. Joaquina será fi lha de Tira-dentes (Tiago Lacerda) e Antônia (Leticia Sabatella), nascida no Brasil; ela fi cará órfã e será criada por um amável estranho em Portugal. Ao longo da trama, ela retorna ao Brasil, onde seus pais morreram para se tornar o símbolo da luta contra a coroa portuguesa.

A Globo já percebeu há muito todo o talento da pequena Mel, por isso esco-lheu a artista para protagonizar ao lado da veterana Fernanda Montenegro sua campanha para divulgar a programa-ção 2016. Em uma grande sala branca, decorada com letras espalhadas pelo espaço e penduradas nas paredes, Fernanda Montenegro pergunta: o que vem aí em 2016? “Depende”, ela mesma responde. Depende do que cada um fi zer para preencher esse novo tempo, de como vamos aplicar os interesses, paixões e conhecimentos que acumulamos no decorrer de nossas vidas nes-ses próximos 365 dias. E é exa-tamente essa atmosfera que o cenário montado para o trabalho simula: as múltiplas oportunidades que um novo ano nos traz. Nesse clima, Fernanda Montenegro e Mel Maia iniciam uma conversa com os brasileiros, representando a abertura da emissora para ouvir as pessoas, trocar impressões e experiências.

ESTE

VAM

AV

ELLA

R/R

G

O últi-mo papel de Mel Maia em novelas foi interpretar a esperta Felícia em “Além do Tempo”

Apesar de ser uma época des-contraída, o Carnaval coincide

com as altas temperaturas do verão e exige um cuidado

maior com a saúde, sobretudo das crianças.

Fundado em 1913, o Atlético Rio Negro Clube marcou

época durante anos, com seus bailes de Carnaval no Salão

dos Espelhos.

03_34.indd Personalizado V 04/02/2016 21:20:22

Page 4: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 33

#lig

ado

nas

nove

las

MALHAÇÃOAlina e Uodson trocam carinhos.

Tito procura por Uodson. Tito confi -dencia a Beto que João não era uma pessoa correta. Nanda ajuda Filipe a estudar. Uodson pede Alina em na-moro. Roger pede ajuda a Rodrigo para se aproximar de Flávia. Samurai aconselha Arthur a cortar o cabelo.

Alina impede que Uodson fale com Vanda. Tito afi rma a Ilza que foi João quem armou para que ele fosse pre-

so. Roger e Beto se enfrentam e Lívia se incomoda. Arthur muda o visual. Samurai contrata Nanda para traba-lhar na loja. Tito e Ilza vão à delegacia para obter notícias de Pedro.

Jéssica afi rma que fi cará com Uodson até o retorno de Vanda e Alina deixa o hostel. Uodson contrata Tito. Júlia repre-ende o comportamento de Arthur com as meninas. Jéssica percebe que Uodson é apaixonado por Alina. Monique consta-ta o amor de Alina por Uodson.

Alina e Uodson não têm coragem de assumir seu amor, e a menina pede demissão do hostel. Sueli re-preende Jorge por falar em casa-mento com Rodrigo e Luciana.

Uodson confessa a Jéssica que ama Alina. Lívia provoca Miguel e Beto ameniza o embate. Tito revela a Ilza que se mudará para o hostel. Lí-via descobre que o Dom Fernão será derrubado para dar lugar a uma obra conduzida pela empresa de Miguel.

18h05, na GloboSegunda Candinho salva Pancrácio de ser preso. Anastácia conversa com Pancrácio e Candinho sem desconfi ar de que ele é seu fi lho. Maria tem um novo mal-es-tar e teme pela saúde de seu bebê.

Terça Ernesto garante a Filomena que se casará com ela ao melhorar de vida. Quitéria confi dencia a Anastácia que Celso está importunando Maria. Anas-tácia repreende Celso e Sandra se irrita.

Quarta Romeu afi rma a Quinzinho e Cune-gundes que comprará a fazenda. Er-nesto garante a Sandra que a levará ao evento de arte. Diana fi nge estar apaixonada por Severo.

Quinta Jack explica a Anastácia que en-contrará Candinho por meio de seu medalhão de ouro. Ernesto é hu-milhado no Salão de Belas Artes e acaba preso.

Sexta Candinho decide aguardar para penhorar sua joia. Braz apoia Maria. Anastácia descobre que Maria é fi l-ha de Severo. Osório ajuda Maria e é demitido por Severo.

Sábado Candinho garante a Filomena que pa-gará sua dívida com o advogado. Zé dos Porcos sugere que Eponina impeça o casamento de Mafalda e Romeu. Eponina rasga o vestido de Mafalda.

19h15, na GloboSegunda Henri Castelli dá fora em Cassandra quando ela o beija. Maurice diz a Ar-thur que perdeu seus bens em jogos de cassino. Jonatas pergunta a Arthur se ele está interessado em Eliza.

Terça Jonatas e Carolina fi cam arrasados ao ver o beijo que Arthur dá em Eliza. Ao tentar explicar o beijo para Jonatas, o ex-namorado a esnoba e Eliza sofre.

Quarta Florisval gosta quando sua falsa mãe declara a Maristela que seu fi lho é adotado. Leila tenta consolar Jonatas, mas ele rejeita. Jamaica dá em cima de Lu e ela fi nge não gostar, mas não consegue disfarçar.

Quinta Cassandra comenta com Adele e Débora que desconfi a da relação de Lili e Rafael. Rafael e Lili se beijam, e o fotógrafo confessa que está apaix-onado por ela.

Sexta Eliza deduz que Jonatas e Leila este-jam juntos e decide esquecer o rapaz. Leila beija Jonatas. Florisval pede dinheiro a Carolina para comprar remédios para sua mãe.

Sábado Germano elogia a apresentação de Fa-binho e diz que está orgulhoso do fi lho. Cassandra tenta chantagear Rafael para tirar proveito do concurso, mas ele não se abala com suas ameaças.

21h20, GloboSegunda Romero implora o perdão de Tóia, que exige que o marido revele a identidade do líder da facção. Gibson aceita Atena de volta à organização criminosa. Terça Romero reconhece o amor de Atena. Merlô aconselha Tóia a lutar por Ju-liano. Dante insiste para que Romero revela a identidade do Pai, em troca de proteção. Quarta Romero é resgatado por um grupo que não se identifi ca. Juliano e Tóia se declaram um para o outro. Dante é levado para o hospital. Belisa volta para casa. Quinta Atena confessa que enganou a facção e planeja recomeçar sua vida com Romero. Fonseca apoia a inves-tigação de Dante sobre o sequestro de Romero. Sexta Zé Maria resgata Kiki e Aninha, e Or-estes alerta Gibson. Tóia faz planos com Juliano. Aninha se perde de Kiki e Zé Maria e Gibson encontra a neta.

Sábado Zé Maria combina sua operação com Carlão e Kiki se desespera por cau-sa de Aninha. Nelita pede abrigo a Nonato e Conceição. Atena se irrita com a insistência de Romero em se aproximar de Tóia.

19h45, no SBTSegunda Bira tenta se fazer de durão e não aceita o convite de Letícia para ir ao cinema. Helena começa a trabalhar como veter-inária no zoológico e recebe as primeiras instruções. No restaurante, Otávio ensi-na Rebeca a comer comida japonesa.

Terça Ofélio decide dormir no hospital para fazer companhia para Manuela. Geral-do vai até o hospital e encontra Ofélio. Meire descobre que Bartolomeu está debaixo do sofá e fi ca desesperada.

Quarta Joaquim visita Manuela no hospital. O garoto diz que fez uma música e quer mostrar para ela. Joaquim canta a música que escreveu inspirada nela. Manuela fi ca encantada e se emociona.

Quinta Giuseppe mostra a situação fi nanceira de sorveteria para Pedro e Fiorina fi ca bra-va. Isabela, que fi nge ser Manuela, segura uma bola de golf que era de seu pai. Re-beca pergunta de quem é essa bola e ela explica que foi um presente. Rebeca acha que a fi lha está apaixonada por Omar.

Sexta Isabela, que fi nge se Manuela, inventa que a bola de golfe foi encontrada na rua. Téo, Mateus e Dóris fazem divul-gação da sorveteria de Fiorina. Dinho vai até o zoológico atrás de Helena. Enquanto isso, Felipe fi ca de porteiro.

Sábado Não há exibição.

DIV

ULG

ÃO

4#k

ids

Saúde das crianças exige mais atenção no Carnaval

Pediatra chama atenção para a ingestão Pediatra chama atenção para a ingestão

de líquidos e alimentos para evitar de líquidos e alimentos para evitar

riscos de infecção e desidratação

O período de Carnaval é de festas para todas as idades. Se-jam idosos, adultos ou crianças, o clima em todo o país é de diversão e brincadeiras. Os blocos infantis e adultos são responsáveis pela animação nas prévias carnava-lescas e também durantes os dias do feriado. No entanto, apesar de ser uma época descontraída, esse período do ano, que coincide com as altas temperaturas do verão, exige um cuidado maior com a saúde, sobretudo das crianças. O protetor solar deve estar sempre a mão e ser reaplicado a cada 2h, o uso de chapéus e bonés também ajudam a proteger do sol e evitar insolação.

De acordo com a pediatra do Hapvida Saúde, Claudia Suenia, é preciso fi car atento com a in-gestão de líquidos e alimentos para evitar riscos de infecção e desidratação. “Durante o desfi le, evite comprar alimentos vendidos na rua, principalmente, frituras e aqueles de fácil contamina-ção como presuntos, salsichas, maionese e molhos. Em relação a hidratação, não espere que as crianças peçam água, ofereça sempre. Evite refrigerantes e dê preferência aos sucos de fruta, água e água de coco”, explica.

Porém, não é só com alimen-tação e hidratação que os pais precisam ter cuidado durante as

festas. A pediatra afi rma que é recomendado conferir a com-posição química das espumas, por exemplo, para analisar se há álcool ou tóxicos, evitando, assim, alergias e ardências na pele e nos olhos e também o cuidado com o excesso de barulho, sobretudo para os menores que costumam ter a audição mais sensível.

A pediatra esclarece que as roupas e os sapatos das crianças também precisam ser escolhidos com cautela para prevenir incô-modos e evitar problemas na pele. “Dê preferência aos tênis que não apertem os pés e sapatilhas, pois dão mais segurança e evitam o risco de quedas. Prefi ra roupas ou fantasias leves e confortá-veis para garantir a liberdade de movimentos e a transpiração adequada, evitando brotoejas e irritações na pele”, explica.

Além disso, a pediatra do Ha-pvida Saúde afi rma que não é aconselhável levar bebês para os

b l o c o s , pois eles podem se excitar excessivamente e ter consequências como insônia ou irritabilidade, além de serem mais suscetíveis a doenças, uma vez que o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, o que facilita a contaminação por vírus e bactérias presentes nas aglomerações. “Recomenda-se a idade a partir dos 12 meses, pois é a época em que a criança está dando os primeiros passos, consegue interagir e participar das brincadeiras. Outro ponto importante é a identifi cação da criança, através de uma pulseira ou um papel preso na sua roupa, contendo o seu nome, nome dos pais e telefones para contato”, aconselha Claudia Suenia.

Seguindo essas dicas, os pais e as crianças poderão aproveitar a folia com tranquilidade.

04_33.indd Personalizado V 04/02/2016 21:21:15

Page 5: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

32 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

#cel

ebrid

ade

Só de cueca

Bruno Gagliasso mostra seu corpo sarado na campanha pu-blicitária de uma famosa marca de cuecas. Nas fotos, clicadas por André Nicolau, o ator apa-rece praticando exercícios con-fortavelmente vestindo as cue-cas boxer da marca e exibindo um corpo escultural graças ao crossfi t, modalidade que prati-ca há pouco mais de 1 ano.

Atriz discretaYanna Lavigne é sempre muito dis-

creta, principalmente quando o assunto é sua vida pessoal. A atriz lida bem com o assédio e a curiosidade dos fãs, mas se limita a declarações curtas sobre o seu relacionamento com Nando Reis. Ela não se expõe de modo algum.

Planeta extremoA nova temporada do global “Planeta

Extremo” estreará no próximo dia 14 e mostrará aventuras radicais. O pri-meiro episódio exibirá um terremoto ocorrido no Nepal há alguns, quando uma equipe do programa gravava re-portagens naquela região.

Gravando muitoEnquanto uns participarão da Folia

de Momo, outros terão que trabalhar. É o caso de Taís Araújo e Lázaro Ramos que gravarão cenas do seriado “Mr.

Brau” em pleno Carnaval carioca. O casal, na pele de seus personagens, Michel e Mr. Brau aparecerão nos camarotes da Sapucaí.

Cinema nacionalQuando encerrar o seu trabalho em

“A Regra do Jogo”, na qual faz a Luana, Giovanna Lancelotti tem compromisso com o cinema. A atriz está no fi lme “Ela é o Cara”, interpretando um homem no corpo de uma mulher.

Apresentador apaixonadoSegundo alguns fofoqueiros do bem,

João Vicente de Castro engatou um romance com Renata Vanzetto, que é chef de cozinha e dona de um res-taurante em São Paulo. Consta que a aproximação entre o casal aconteceu depois que o apresentador do “Papo de Segunda”, mostrado pelo GNT, passou a frequentar assiduamente o local.

Assumiu o botox

Grazi Massafera contou que aplicou botox nas sobrancelhas e adorou o resultado. Aos 33 anos de idade, ela exibe forma invejáveis, mas não esconde que, quando necessário, vai se submeter ao procedimento novamente.

AN

DR

É N

ICO

LAU

ZÉ P

AU

LO C

AR

DEA

L/R

G

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 5

05_32.indd Personalizado V 04/02/2016 21:21:38

Page 6: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

MED

ICAL

Com

o sa

lvar

a s

aúde

6

Humberto Figliuolofarmacêutico

O ano passou tão rápido, não é mesmo? Na verdade, a sensação é causada pela globalização, infor-matização e pela própria correria do cotidiano, que faz a gente pensar que o dia está menor, mas ele não está. É oportuno e neces-sário proceder a um balanço de tudo que está acontecendo com o nosso País em todos os aspectos, como: saúde, educação, transpor-te, segurança, cultura, economia e estrutural. Não conseguimos entender por que não atingimos com sucesso nossos objetivos. O que está acontecendo?

Será o imenso e diversifi cado território que serve de base ge-ográfi ca ao País, tornando difícil e onerosa a ação de governa-lo? Será? Ou tem outras causas? Te-mos de ter a coragem de ques-tionar as omissões, as falhas e os desvios no curso da rota original. Uma só pessoa decide tudo, por quê? Em consequência, fi camos privados do talento e da experi-ência de centenas de brasileiros.

O ano será de eleições munici-pais, por isso será indispensável que os brasileiros escolham os candidatos que estejam com espí-rito patriótico de resolver os mais legítimos interesses da Nação e do povo que compõe a sociedade e erradicarmos defi nitivamente este

emaranhado de problemas.O grande político Teotônio Vilela,

em seu Projeto Brasil, em 1978, assim se expressou: “Para que o Estado volte a servir à Nação – essa relação é da essência da democracia- não se faz necessário enfraquecer o Estado”. “O essen-cial, pelo contrario, é fortalecer a sociedade, estimulando-a a orga-nizar instrumentos adequados, que revertam o sentido da reformada relação hoje existentes. Assim, for-talecida a sociedade, restabelecer uma relação mais lógica entre Estado e Nação”.

Escrevemos com assiduida-de neste conceituado órgão de comunicação, onde faço minhas refl exões no sentido de estimular as autoridades, na resolução dos problemas regionais e nacionais do ângulo em que eu os vejo às atenções devidas, indispensáveis à defl agração, imediata ou futu-ra, das desejadas e necessárias soluções. Mesmo porque, entendo a política como arte de viabilizar essas soluções.

Governar é amar o seu povo. É encontrar soluções. É conversar com a sociedade de um modo geral e resolver seus problemas tornando-a mais justa. Governar é transparência. Quem ama sua Nação não faz o seu povo sofrer:

sem saúde, sem emprego, sem teto, sem educação, com fome, sem medicamentos, sem plane-jamento, sem transporte e sem...Que tal iniciarmos as mudanças agora? Vamos fazer essas trans-formações, banindo inúmeros con-ceitos e preconceitos, quer pelo conhecimento do diferente, quer pela mudança dos governantes, quer pela mudança de atitude da sociedade, ou melhor, pela difusão de mais informações.

Vamos nos inserir neste con-texto, querendo e necessitando transforma-nos. Faz-se saber por que toda a sociedade sabe da necessidade e da premência desta mudança e cada vez mais divulgar-mos para que todos participem. Todos esperam, sim, por situações melhores, e que os novos gover-nantes assegurem igualdade de oportunidades a todos, não só em seu plano de governo, distribuído antes das eleições, mas se eleito, que concretize o que escreveu im-buído dos propósitos mais sadios e de uma vontade ferrenha de fazer o melhor pelo Brasil e pelo seu povo.

Ou seja, não perder de vista o que esperamos do novo governo, pois é a maneira correta de cobrar mais tarde, pelas promessas feitas durante a campanha eleitoral.

“Nunca percamos a esperança!”.

31ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

06_31.indd Personalizado V 04/02/2016 21:22:58

Page 7: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

SORR

IA

É na

bas

e do

bei

jo

Dr. Mauricio FerreiraCirurgião Dentistamauricioferreira.odo.br

7

Você já imaginou o carnaval sem música, alegria, dança, paquera e muito beijo na boca? Não né! Principalmente um belo beijo na boca, que quando bem dado além de liberar endorfi na (hormônio do prazer e bem estar) ainda ajuda a queimar calorias.

O carnaval é a época do ano preferida pelos solteiros, que entre uma pregação e outro buscam encontrar quem sabe, um grande amor. O fato é que essa procura desenfreada pode trazer risco a saúde dos pierrôs e colombinas apaixonados.

Beijar na boca para muitos pode parecer algo inofensivo, mas trás risco eminente de transmissão de varias doenças, desde as mais co-muns como a cárie e gengivite até as infectocontagiosas transmitidas por vírus. Segundo estudo publicado no British Medical Journal, beijar na boca de várias pessoas aumenta em quatro vezes o risco de contrair doenças, a exemplo da meningite.

Dentre um arsenal de doenças que podem ser contraídas através

do contato intimo com a saliva, a mais comum delas é a mononu-cleose, também conhecida como a doença do beijo. Uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV ou HHV-4) da mesma família do herpes, que se aloja na região da amígdala e nem sempre é diagnos-ticada facilmente por seu período de incubação e sintomas serem con-fundidos com uma virose qualquer, como febre alta, dor de garganta, de cabeça, tosse, falta de apetite, cansaço, dores musculares e ínguas, podendo persistir de uma a duas semanas. Na maioria dos casos a regressão da doença é espontânea passando despercebida pelas pes-soas, que por sua vez nem imaginam que estejam contaminando outros parceiros. Toda via, a mononucleose pode evoluir para infl amação do fí-gado, hipertrofi a do baço e agressão do sistema nervoso, nos casos mais severos da doença.

É importante ressaltar que mes-mo o risco sendo real, precisam existir fatores que predisponham o acometimento de enfermidades

através do beijo. A exemplo de processos infecciosos orais não tratados, ferimentos em lábios e mucosas com presença de sangue ou não, baixa imunidade e um nú-mero elevado de parceiros. Quem usa acessórios como piercings na língua ou no lábio deve fi car atento.

Calma, também não estou aqui para lhe deixar preocupado e já contabilizando se beija ou não neste carnaval. É lógico que uma pessoa saudável e cuidadosa com sua boca, tem um organismo forte que naturalmente combate e se defende de possíveis invasores. Mas previna-se, quantidade não é qualidade, veja bem onde vai colocar sua boca. É como diz o ditado popular, cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém.

Desejo a todos um Carnaval ma-ravilho, repleto de alegria, paz e muito beijo na boca. Interaja com a nossa pagina mandando sugestões de temas do universo odontológi-co, que você gostaria de ler aqui através do email: [email protected]

30

#est

ilo

Barbie de cara nova

Em uma grande mudança, a maior Em uma grande mudança, a maior

em sua história, dona da marca em sua história, dona da marca

Barbie anunciou o lançamentos

Por mais de 50 anos, ela reinou absoluta, loira e magérrima nas brincadeiras das meninas que não cansavam de tirar e colocar suas roupas e sapatinhos. Até que a Barbie, ícone da perfei-ção, deixou de ser a mocinha e passou a ser alvo de críticas por representar um padrão de beleza inatingível. Depois de 57 anos, a fabricante Mattel reinventou a boneca para acompanhar as mudanças culturais e compor-tamentais e da sociedade e das mulheres contemporâneas.

Em busca da diversidade, a empresa anunciou uma mudan-ça impactante na sua produção: vai lançar, ao longo de 2016, novas bonecas com três for-matos de corpos diferentes e que fogem do padrão cintura de pilão e pernas longilíneas.

Além do corpo “original”, agora há o “curvy” (um corpo mais baixo e mais “cheio” nas pernas, braços e cintura); “petite” (baixa estatu-

ra); e “tall” (estatura maior). Os lançamentos estão em sin-

tonia com um debate cada vez maior sobre diversidade, padrões de beleza, feminismo e quebra de estereótipos.

Criando corpos “mais reais” (ou “menos fantasiosos”), a mar-ca tenta afastar as críticas do “padrão de beleza impossível” da Barbie original: muito magra, muito alta, pele branca e loira.

A marca já demonstrara estar atenta aos novos tempos, promo-vendo um comercial de mensa-gem feminista para as garotas e colocando, pela primeira vez, um garoto em um comercial.

Segundo a revista Time, o projeto foi mantido em sigilo durante seu desenvolvimento e foi batizado de “Project Dawn”. A marca, apesar de querer atin-gir uma nova geração, de novos paradigmas, já espera encontrar muitas críticas e ressalvas, a começar pelos limitados termos

“curvy” (“curvilínea”), “petite” (miúda) e “tall” (alta).

Também, três novos for-matos de corpo ainda - ob-viamente - não refl etem todos os outros tipos específi cos de corpo e tipos de beleza.

Sabendo disso, a marca já criou uma linha de telefone especial, somente para receber as críticas e comentários das novas bonecas.

A marca atinge um bilhão de dólares anuais em vendas ao redor do mundo, em 150 paí-ses diferentes. 92% das garotas americanas, entre 3 e 12 anos, têm uma Barbie em casa.

07_30.indd Personalizado V 04/02/2016 21:23:50

Page 8: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

8#b

em e

star

Tenha bons sonos no Carnaval, não pesadelos

Um sono de qualidade deve passar por Um sono de qualidade deve passar por

todas as fases necessárias para todas as fases necessárias para

que o corpo recupere as energias

Virar a noite nos bailes e bandas de Carnaval é diverti-do, mas dormir bem para ter a saúde em boas condições e garantir a diversão é essencial. É preciso resistência física e mental para passar a noite em claro e esse condicionamento é proporcionado por um sono regular. Afinal, o desejo é ter bons sonhos e não pesadelos.

“O sono infl uencia as condições físicas, psicológicas e sociais. Por isso, qualquer interferência na qualidade ou quantidade de sono pode trazer grandes repercussões na vida das pessoas”, diz o neuro-logista Carlos Maurício Almeida, especialista em sono.

O médico explica que o sono é regulado pelo cérebro e por subs-tâncias químicas, obedecendo a um relógio biológico de 24 horas que deve ser respeitado. Durante o sono, ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo, resultando em problemas como falta de

concentração, de produ-ção, sonolência diurna e irritação. “Dormir bem é essencial, não apenas para fi car acordado, mas para manter a saú-de em dia, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevida-de”, afi rma o médico.

“Um sono de qualida-de deve passar por todas as fases necessárias para que o corpo recupere as energias do dia. Para que isso ocorra, é importante que todas as etapas sejam vividas completamente, desde o sono mais leve até o mais profundo”, esclarece.

Para fugir dos problemas do sono, é importante respeitar os limites. “É preciso tentar dosar a rotina e o sono é fundamental para buscar esse equilíbrio, temos que valorizá-lo”, orienta Almeida. Além de ter disciplina de horário, perder peso, praticar exercícios físicos e evitar bebidas alcoólicas podem contribuir para um sono rejuvenescedor.

LINDIVAN VILAÇA

08_29.indd Personalizado V 04/02/2016 21:25:01

Page 9: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

28

#var

ieda

des

9ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

ConsequênciasA curto prazo, os riscos para

quem dorme mal envolvem cansa-ço e sonolência durante o dia, irri-tabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimen-to da criatividade, redução da ca-pacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e difi culdade de concentração. Portanto, alerta o neurologista, para não ter qualquer reação a noites mal dormidas deve-se fi car atento às recomendações dos especialistas.

Maurício Almeida aconselha a descansar, pelo menos, de sete a oito horas. Esse é o tempo ideal de sono e contribui para o desenvolvimento normal do cérebro e para os proces-sos de memória e aprendizagem. Portanto, se você sonha com um Carnaval cheio de diversão, melhor cuidar de dormir bem.

RelaxeAntes de dormir, os especialis-

tas aconselham a adotar medidas de relaxamento. Mas devem ser feitas com moderação. Uma dica é, até três ou quatro horas antes

de deitar, faça alguns movimentos tranquilos de alongamento. Ao li-berar a adrenalina, o exercício físi-co aquece e relaxa a musculatura, evitando lesões, dores musculares e problemas ortopédicos.

Outra dica é evitar desper-tadores barulhentos, pois acor-dar de manhã levando susto é péssimo para a saúde. Isso causa uma resposta de stress do organismo, e prejudica todo o seu dia. Se você precisa de um barulho tão alto para despertar, é por que provavelmente não está dormindo o suficiente.

Serviço de aluguel de malas está na moda

Rent a Bag aposta em economia e Rent a Bag aposta em economia e

praticidade para quem viaja praticidade para quem viaja

mas não tem onde guardar mala

Em uma era de sustentabilida-de, compartilhar produtos é um ato essencial para a economia consciente. Pensando nisso, a Rent a Bag (www.rentabag.com.br) entrou no mercado em março de 2014 visando disponibilizar malas para quem deseja viajar

e não possui o item ou não tem espaço para guardar em casa. A empresa possui malas de tama-nhos, cores e modelos diferentes para atender a necessidade de cada cliente.

Os valores variam entre R$130 a R$135 na locação por 10 dias,

de R$140 a R$145 por 20 dias ou de R$145 a R$150 por 30 dias, dependendo do modelo ou tamanho da mala.

“O serviço além de seguro é muito prático pois a empresa fi ca responsável por entregar e buscar o produto na casa do cliente, faci-litando o corre corre que antecede a viagem. A Rent a Bag também se preocupa com a qualidade da mala fornecida, por isso trabalhamos somente com marcas renoma-das”, afi rma Domingos Cristiano Coppio, CEO da empresa.

A empresa também oferece um

serviço de armazenagem. A pro-posta é guardar o item para o consumidor que não tem espaço em casa, e não quer dispor do produto. Para isso é oferecido pacotes semestrais ou anuais. A empresa também oferece, um incentivo para quem utilizar o ser-viço prestado. No pacote anual de armazenagem, o cliente ganha um aluguel. Já para quem aluga, para cada locação o locatário conquista 400 pontos, acumulando 4 mil pontos no programa de fi delidade Programa Amigo - AVIANCA é possível trocar por uma passa-

09_28.indd Personalizado V 04/02/2016 21:27:33

Page 10: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

Não descuide do corpo durante a

foliafoliafoliafoliaAlguns cuidados com a alimentação

foliaAlguns cuidados com a alimentação

foliaAlguns cuidados com a alimentação

foliapodem garantir a energia neces-podem garantir a energia neces-

sária para aproveitar a folia

10#s

aúde

27ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

10_27.indd Personalizado V 04/02/2016 21:27:49

Page 11: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 11

O Carnaval já começou, com os ensaios das escolas de samba e bandas, e para quem pretende curtir todos os dias de festa, a nutricionista e professora da Fa-culdade Estácio, Karine Nascimento, diz que alguns cuidados com a alimentação podem garantir a energia necessária para aproveitar a folia.

Segundo a nutricionista, é normal que a euforia impeça os foliões de tomarem cuidado com a alimentação nesse pe-ríodo, por isso é necessário traçar um plano nutricional para enfrentar esses dias com saúde. Ela alerta sobre os cuidados com consumo de alimentos vendidos por ambulantes.

“Ao consumir alimentos na rua, para quem vai participar de blocos e bandas, o ideal é optar por estabelecimentos licenciados pela vigilância sanitária. É importante sempre observar a higiene do local e o uso de toucas para cobrir os cabelos dos manipuladores de ali-mentos”, recomenda.

Evite problemasKarine ressalta, ainda, que se a

alternativa é ingerir produtos comer-cializados por ambulantes, o melhor é escolher alimentos embalados e com rótulos - refrigerante, suco em lata ou caixinha, pacotes de salgadinhos. Ele avisa que churrascos, salgados (coxinha, empada e outros) e frutas já cortadas devem ser evitados, pois não é possível saber onde e como foram produzidos, ou seja, a higiene e saúde dos manipuladores não são garantidas.

A profi ssional diz, também, que a esco-lha correta dos alimentos é fundamental para o bom aproveitamento das festas.

“Uma alimentação balanceada, con-tendo todos os grupos alimentares é essencial”, acrescentou.

Para ter energia durante a festa a dica é ingerir alimentos à base de carboi-dratos, como arroz, macarrão e pães. É importante também consumir proteínas, como carnes, queijos e leite, além de

frutas e vegetais.De acordo com a nutricionista, antes

das festas as pessoas devem evitar pratos como feijoada, frituras e lasa-nhas, porque deixam a digestão mais lenta, causando uma sensação de moleza, prejudicando a mobilidade e o aprovei-tamento da festa.

A hidratação também deve ser uma preocupação dos foliões. Com as altas temperaturas e o suor excessivo devido à agitação, é importante manter-se hi-dratado, ingerindo de dois a três litros de líquidos por dia. Água, água de coco, sucos e isotônicos são as melhores opções.

“As pessoas devem evitar bebidas ener-géticas, já que estas podem causar efeitos colaterais, como acelerar os ba-timentos cardíacos, sudorese excessiva e mal-estar. Caso haja consumo de bebidas alcoólicas, beber com moderação e nunca de estômago vazio. Seguindo essas dicas, os foliões vão poder aproveitar a diversão sem se descuidar da saúde”, frisou.

26

#tec

Top de linhaPreços salgados e confi gurações in-Preços salgados e confi gurações in-

termediárias marcam a chegada termediárias marcam a chegada

dos modelos A5 e A7 no Brasil

A Samsung lançou os novos in-tegrantes da família Galaxy A. Os modelos A5 e A7 contam com tela super AMOLED, câmera de 13MP e frontal de 5MP, processador Octa-core de 1.6 GHZ, 16GB de armazenamento interno e leitor biométrico capaz de identifi car até cinco digitais. Os aparelhos chegam ao mercado por, respec-tivamente, R$ 2.199 e R$ 2.499.

As diferenças entre as duas versões são relativamente sig-nifi cantes: enquanto o A7 pos-sui tela de 5,5 polegadas, 3GB de memória RAM e bateria de 3.300 mAh, o A5 conta com 5,2 polegadas, 2GB de RAM e 2.900 mAh. A Samsung garantiu que ambos dispositivos apresentam o sistema de fast recharge e es-tão prontos para uso com pouco mais de uma hora de carga.

Os intermediários continuam usando Android 5.1 Lollipop com

TouchWizz, a interface personali-zável da marca. Durante a coletiva, a empresa coreana garantiu que os aparelhos vêm com um nú-mero bem menor de aplicativos pré-instalados e atualizações para a versão 6.0 Marshmallow devem chegar em breve.

DesignVisualmente falando, os mode-

los seguem o padrão que já vem sendo usado pela Samsung há alguns anos e são semelhantes ao Galaxy S6, topo de linha da empresa. O display e a traseira dos intermediários são revestidos em vidro e as laterais, em metal - os mesmos materiais usados no corpo do S6.

Por ser levemente curvada, a tela Super AMOLED transmite uma sensação mais suave ao toque. E por falar no display, quem resolver comprar as novas versões não

terá do que reclamar porque ele cobre praticamente o corpo todo dos aparelhos. São apenas 2,7mm entre o fi m da área útil e as bordas dos smartphones.

CâmeraOs dois modelos estão equipa-

dos com câmera traseira de 13MP e frontal de 5MP com abertura f/1.9, possibilitando fotos de qua-lidade em ambientes com pou-ca luz. Modo de embelezamento (que corrige marcas presentes no rosto das pessoas), estabilizador ótico de imagem (recurso que compensa vibrações e impactos para imagens mais nítidas e com menos borrões) e acesso rápido (basta dois cliques no botão de início para que a câmera abra) são algumas das funcionalidades encontradas nas versões.

O brasileiro é apaixonado por selfi es. Pensando nisso, a em-presa adicionou alguns recursos interessantes à câmera frontal dos aparelhos. Basta estender a palma da mão para bater uma foto e movimentar o celular para tirar um “autorretrato” panorâmico, in-cluindo mais amigos na imagem.

11_26.indd Personalizado V 04/02/2016 21:28:18

Page 12: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

12#p

etELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 25

Faça guerra contra as manchas, mas do jeito certo!

Ninguém merece manchas no rosto. Ninguém merece manchas no rosto.

No entanto, é preciso ter cui-No entanto, é preciso ter cui-

dado com a automedicação

As manchas na pele são um verda-deiro fl agelo para as mulheres. Geral-mente são ocasionadas pelo sol, mas alterações hormonais também deixam suas marcas como, por exemplo, du-rante o período de gravidez. Mas, o sol continua sendo o maior culpado.

As manchas podem ser brancas ou amarronzadas e, na verdade, têm cau-sas variadas. Os melanócitos, ou seja, as células que produzem a melanina, substância responsável pela cor da pele, pode sofrer uma alteração repentina e isso resulta em manchas claras ou escuras no corpo. Para cada alteração, existe tratamento específi co e por isso é necessário recorrer ao dermatologista.

E ainda tem a questão da herança genética. As pessoas que têm a pele clarinha ou ruiva são as “vítimas” preferidas das sardas. As pintinhas aparecem geralmente nos locais que fi cam mais expostos ao sol, melhor dizendo no rosto, pernas e braços. Este tipo de mancha fi ca mais aparente no verão, sendo que a tendência é

desaparecerem no inverno. A me-lhor prevenção é usar fi ltro solar,

sempre e durante todo o ano.Os hormônios podem fazer estragos também,

principalmente durante a gravidez ou por cau-

sa do uso de anticoncepcional. Este tipo de medicamento deixa a pele do rosto mais sensível à ação do sol. Geralmente tais manchas desapa-recem depois da gravidez ou com a interrupção do uso do contraceptivo, no entanto o uso tópico de produtos específi cos ajuda a clarear a pele.

Existem ainda as manchas acas-tanhadas, maiores do que as sardas, que aparecem depois dos 45 anos de idade, são as chamadas manchas senis que atacam o rosto, antebraço e sobre as mãos. Os especialistas expli-cam que estas marcas são causadas pelos efeitos cumulativos do sol que tomou durante a vida toda, por isso é importante acostumar às crianças ao uso de protetor solar.

As pintas costumam ter origem genética, mas exigem atenção extra. Existem as pintas de nascença e aquelas que se adquire ao longo da vida. Em ambos os casos é impor-tantíssimo consultar regularmente o dermatologista. Pintas que mudam de cor, textura e formato são perigosas e podem ser algum tipo de câncer.

O uso de perfumes, desodorantes e cosméticos à base de ácidos também podem manchar a pele, são as chama-das manchas de contato; frutas cítricas, tais como laranja e limão contêm subs-

tâncias fotossensibilizantes que, ao contato com o sol, produzem manchas vermelhas ou castanhas e podem até causar queimaduras. Por isso, é preciso cuidado com o que manuseia quando está na praia ou piscina.

As manchas brancas geralmente são causadas por uma doença cha-mada vitiligo e merecem atenção e tratamento médico. A exposição ao sol também pode causá-las no rosto, nas pernas e nos braços por causa do envelhecimento dos melanócitos. Às vezes estas células fi cam meio preguiçosas, aí aparecem manchinhas brancas e ásperas nas costas, braços e rosto, isto pode ser facilmente tratado com banhos menos quentes e profunda hidratação da pele.

A pele do corpo não pode ser ne-gligenciada, é muito comum dar mais atenção ao rosto, mas toda a pele precisa de hidratação constante e uso de produtos específi cos, assim garante-se a beleza e a saúde.

Existe no mercado uma infi nidade de produtos que prometem clarear o rosto, no entanto nem todos cumprem a que dizem na propaganda. Por isso, é bom fi car de olho naqueles que têm idoneidade reconhecida.

Mesmo sendo bom o produto, cui-dado com a formulação que às vezes contém algum tipo de ácido. Faça o tes-te na pele antes de aplicar realmente. A automedicação das manchas pode ser perigosa, nem sempre o que deu certo para a amiga, fará o mesmo por você, porque os organismos reagem de modo diferente.

Mordomia para cachorro cachorro cachorroPlataforma reúne cuidadores de cães cachorro cachorro cachorroPlataforma reúne cuidadores de cães

enquanto seus tutores estão fora

No Carnaval, muitas pessoas se programam para viajar e não sabem o que fazer com o bichinho de estimação. Uma dica para quem procura uma opção de atendimento especial e afetuoso com o cachorrinho é a DogHero (doghero.com.br) - plataforma que seleciona e aproxima o melhor anfi trião para hospedar e cuidar temporariamente do animal. Pelo site é possível conhecer o espaço que o cão fi cará hospedado, além de acompanhar em tempo real, por meio de vídeos e fotos, a rotina do bicho mesmo à distância.

No site, os anfi triões - interessados em receber os animais – elaboram um perfi l contando sobre sua experiência e seu carinho por animais, adicionam fotos dos cachorros residentes e do ambiente, além de informações como: localização, tipo de propriedade (casa ou apartamento), veículo para emergência, presença de outros animais e existência de área externa. A partir desses dados, o tutor do cachorro entra em contato com o anfi trião que mais lhe agrada e combina os detalhes

da hospedagem. O preço da estadia é esti-pulado por cada anfi trião, mas a média de valor do site é de R$50. O serviço também está disponível em app para iOS e Android.

Segundo Eduardo Baer, sócio-diretor da Do-gHero, os serviços que o mercado oferece são mais caros e impessoais, o que torna a experiência da hospedagem domiciliar mais aconchegante e segura para os cães. “A ideia é melhorar a vida de todos os envolvidos, principalmente a do cachorrinho, ao oferecer uma hospedagem afetuosa, com pessoas que realmente amam cachorros e sentem prazer em cuidar dos animais”.

Seu sócio, Fernando Gadotti, comenta que a escolha do nome da empresa representa os ver-dadeiros valores do que eles acreditam ser um serviço de cuidado aos pets. “Nossos anfi triões são escolhidos pelos responsáveis e, durante a ausência, se tornam verdadeiros heróis para os cachorros, pois hospedam em suas próprias casas e cuidam do animal como se fossem seus. Diferente dos serviços tradicionais, em que o cachorro deixa de ser Totó e passa a ser

o poodle preto, nosso serviço é centrado no relacionamento cachorro-humano”.

Mesmo à distância, os responsáveis pelo cachorro hospedado com a DogHero acompa-nham sua rotina por meio de fotos e vídeos que o anfi trião envia pela própria plataforma. Para tranquilizar ainda mais os responsáveis do animal quanto à segurança do serviço, a empresa oferece uma garantia de R$ 5 mil para emergências veterinárias.

Para ser um anfi trião, o candidato precisa se cadastrar no site e passar por um criterioso processo seletivo, que inclui entrevistas por telefone, análise da casa por meio de fotos, e até mesmo levantamento de antecedentes criminais. “A ideia do negócio não é fazer com que o anfi trião viva fi nanceiramente dessa atividade, mas que faça isso porque gosta da companhia de um animal e pense na renda como algo complementar. O serviço é focado em pessoas que amam cachorros e fazem de tudo para garantir o bem estar do animal”, fi naliza Baer.

12_25.indd Personalizado V 04/02/2016 21:28:36

Page 13: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

TURISMO

As belezas e os mistérios da

GuatemalaO país oferece belezas naturais e um O país oferece belezas naturais e um

rico passado histórico calcado rico passado histórico calcado

na antiga civilização Maia

24

#est

etic

a

13_24.indd Personalizado V 04/02/2016 21:31:50

Page 14: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

14#t

uris

mo

Cada vez mais o turismo descobre as belezas da Amé-rica Central. É o caso da República de Guatemala, ou simplesmente Guatemala, um país cheio de belezas natu-rais, banhado pelo Mar do Caribe e pelo Oceano Pacífi co. Também é a terra dos vulcões, das fl orestas tropicais e mar-cado pela civilização maia.

É o destino ideal para quem gosta de sol, mar, natureza e cultura. Além disso, come-se muito bem por lá. O idio-ma ofi cial é o espanhol, no

entanto entre a população são praticadas mais de vinte línguas e origem maia e al-gumas outras de origem in-dígena, principalmente entre os moradores da zona rural. É mesmo um caldeirão cultural.

O primeiro destino na cidade da Guatemala é o Aeroporto In-ternacional de Aurora que fi ca bem no centro e dali basta se-guir para um dos confortáveis hotéis e escolher o seu pacote de passeios. E falando nisso, várias agências de viagens no Brasil oferecem pacotes turísticos para aquela região.

A história do país chama a atenção do visitante, por isso um dos locais mais procura-dos é o Parque Nacional de Tikal, considerado uma das maiores áreas arqueológicas do mundo e que retrata o movimentado centro urbano de uma antiga cidade maia. É um passeio imperdível e que dura o dia todo. Além das ruínas de casas e palácios, existe um museu no local no qual estão colecionados e expostos inúmeros obje-tos que foram encontrados em escavações realizadas na região. Para completar o passeio pela cultura maia, uma boa ideia é visitar o Museu Popol Vuh – localizado no campus da Universidade Francisco Marroquín - que também guarda objetos va-

liosos e interessantes.Quando se fala em América

Central também se lembra dos vulcões e a Guatema-la tem os seus. Lá são en-contradas quase trezentas formações vulcânicas, sendo oito vulcões que foram ativos durante a história; atualmen-te quatro deles ainda dão sinal de vida. É na cidade de Antigua, antiga capital da Guatemala, que está o Picaya, que entrou em erupção pela última vez no ano de 2000. E falando em Antigua, a ci-dade é Patrimônio Mundial da UNESCO; foi fundada em 1543 e guarda em seu calça-mento e edifi cações mais de 500 anos de história.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 23

Legião Urbanaordem original e, na segunda parte, os clássicos da banda. A direção musical é assinada por Liminha e o cenário é do Batman Zavareze.

O início Para montar o show, Dado e

Bonfá convidaram alguns ami-gos para tocar o primeiro disco na íntegra. O sucesso no último trimestre de 2015, garantiu uma agenda de shows para a banda neste ano. Além de tocar nas principais capitais do país, existe

a vontade dos idealizadoras de levar o show para algumas cida-des onde o Legião nunca chegou. Como disse Marcelo Bonfá, “a Legião Urbana tem fãs espalha-dos por todo o Brasil. Depois dos shows, era comum que os músicos fi cassem por ali para conhecer melhor a região. Mas com o tempo corrido, os espaços foram fi cando pequenos para a gente tocar. Nesta turnê adoraríamos tocar nas capitais, mas também em cidades onde nunca chegamos com a banda.”

SERVIÇO

Vendas Centrais Fábrica Shopping´s: Ama-zonas e Sumaúma.Vendas ON-LINE em até 6X no cartão. CAMAROTE – R$ 200 meia-entrada por pes-soa 3x CartãoFRONT STAGE 1° lote - R$ 120 meia entradaAcesso diferenciado, bares e banheiros exclusi-vos. Você de frente para o palco!Vendas Centrais Fábrica Shoppings: Amazo-nas e Sumaúma.Vendas ON-LINE em até 6X no cartão.Informações: (92) 3303-0100 / www.fabricain-gressos.com

TURNÊ COMEMORATIVA ‘LEGIÃO URBANA 30 ANOS’

14_23.indd Personalizado V 04/02/2016 21:37:10

Page 15: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

15

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 15

Imperdível é subir a montanha e bem lá no ato encontrar a cidade de “Chichi”, ou Chichicas-tenango, cujos moradores são descendentes indígenas. O local ganhou fama principalmente por seu mercado de produtos locais, artesanato de primeira qualida-de. E ainda tem a gastronomia própria do alto da montanha que inclui deliciosa caneca de chocolate misturado com água. Como uma simples mistura pode ser tão diferente? É bem provável que seja acrescida de algum tem-pero exótico, segredo herdado dos ancestrais e que é revelado para alguns escolhidos.

Falando das belezas naturais, a Guatemala também encanta por seus lagos, entre eles o Lago Atitlan com sua belíssi-ma paisagem que convida ao descanso e a meditação. E tem

ainda Floresta de Lanquím, com riachos e pequenas cachoeiras. Semuc Champey é uma espécie de ponte de pedra natural que cobre o leito do Rio Cahabón, mede cerca de 300 metros, formando piscinas naturais e pequenas cascatas com água verde. O local é cercado por mata fechada e é um pedaço do paraíso.

Claro que não dá para dispensar as praias, banhadas pelo Mar do Caribe e Oceano Pacífi co. As mais badaladas são Playa Blanca e Playa Dorada. Quer ver uma praia de areias pretas, então o seu destino é Monterrico e Las Lisas, que fi -cam na costa oeste

de Guatemala. Come-se muito bem na Gua-

temala e os preços são excelen-tes. A maioria dos pratos tem como base o milho, mas o que conta mesmo são os temperos. “Inigualáveis” explica quem já experimentou. A vida noturna é movimentada na capital regada a drinques que agradam a todos

os paladares.Bom, como dito anteriormen-

te, se você fi cou com vontade de conhecer este pedação da América Central, fale com uma agência de viagens. O docu-mento exigido é passaporte válido; na mala leve roupas confortáveis, próprias para o verão e para o inverno porque no alto das montanhas é frio. Carregue suas baterias com boa disposição para passeios ao ar livre e boa viagem!

Vista parcial do Parque Nacional de

Tikal, onde existe um museu com ob-jetos encontrados

nas escavações feitas no local

22

#aco

ntec

e

Trinta anos deOs músicos remanescentes do

Legião Urbana, Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos, pretendem lançar, até o fi nal deste ano, uma edição especial do primeiro disco da banda (1985). Enquanto segue a produção do álbum, “Le-gião Urbana - 30 anos”, a turnê comemorativa roda do Brasil. No dia 26 de fevereiro é a vez de Manaus receber o show inédito com os sucessos da banda que teve suas atividades encerradas em 1996 com a morte do cantor e compositor Renato Russo.

A banda completou três déca-das em 2012 e, desde outubro do ano passado, Bonfá e Dado, gui-tarra e bateria, respectivamente, estão na estrada acompanhados por Lucas Vasconcellos (Letuce) na segunda guitarra, Mauro Ber-man (Cabeza de Panda e Marcelo D2) no baixo, Roberto Pollo (Cirque du Soleil) nos teclados e o ator e cantor André Frateschi com a difícil missão de “substituir” Renato Russo.

O show é dividido em duas partes: na primeira, o disco na

Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos em Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos em

turnê para comemorar juntos os turnê para comemorar juntos os

30 anos do primeiro disco da banda

15_22.indd Personalizado V 04/02/2016 21:37:58

Page 16: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 21

BailesA extinção de bailes, aconteceu

com o surgimento de bandas que foram aumentando cada vez mais. Atualmente, o baile do Hawaii e Manaus Fantasy ainda continuam com o espírito de bailes ditos tradicionais, com a presença de público fantasiado e batalha de confete.

Entre as personalidades que participavam das reuniões de Momo, o estilista Bosco Fonseca, ganha destaque época. “Todos os bailes que programavam concur-sos de fantasias eu participei e in-clusive, ganhava todos”, explicou.

HistóriaA essência de bailes de carnaval

da forma como eram realizadas antigamente, sofreu bastante in-fl uência da festa de rua, de ori-gem portuguesa, conhecida como “entrudo”, que consistia em jogar farinha, ovo e tinta nas pessoas. O Estado de Minas Gerais, é o local onde o carnaval de rua é o mais popular, juntamente com o Rio de Janeiro, que até hoje, possui blocos e bailes vivenciados como os de antigamente.

MarchinhasAs letras das marchinhas toca-

das naquela época, eram verda-deiras manifestações que sempre traziam um signifi cado forte em suas entrelinhas, como por exem-plo, os versos de “O teu cabelo não

nega”, de Lamartine Babo-Irmãos Valença, de 1931. Sua letra que acaba por traduzir a forma como o racismo é encarado no Brasil e, ao mesmo tempo em que se diz que o povo brasileiro não é racista e que enaltece todas as etnias. A

letra adverte que o seu amor seja apenas objeto de desejo, uma vez que a cor não se pega. Confi ra.

“O teu cabelo não nega mulata, porque és mulata na cor, mas como a cor não pega mulata, Mulata eu quero o teu amor”.

Fantasias eram artigo de luxo para os apaixonados por Carnaval

16#b

elez

a

Cinco dicas de penteados para o Carnaval

1

Conhecido como uma das maiores festas do Brasil, o Carnaval está se

aproximando e com ele a necessidade de buscar penteados simples e

funcionais para passar os cinco dias de folia. Como o feriado ocorre em

uma época de altas temperaturas e grande possibilidade de chuvas, é

importante pensar em arrumar os cabelos para que se mantenham intac-

tos por mais tempo. Para ajudar na hora de planejar o penteado perfeito

para os dias de festa, o cabeleireiro e embaixador do site iCabelos, Gil

Prando, oferece cinco dicas. Confi ra!

TRANÇA LATERAL

Além de ser cheio de estilo e fácil de fazer, este penteado ainda ajuda a prote-ger os fi os e a conter o volume que pode surgir durante a folia.

Com os fi os secos, divida os cabelos em três partes iguais. Coloque-as do mesmo

lado e alinhe as mechas. Em seguida, faça movimentos alternados, intercalando as partes e tomando cuidado para que não sobrem pontas soltas. Finalize com fi xador ou gel, aplicando o produto da raiz às pontas.

16_21.indd Personalizado V 04/02/2016 21:38:16

Page 17: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

20

#esp

ecia

l

Baile do Rio Negro deixou saudades

Um dos bailes mais tradicionais daUm dos bailes mais tradicionais da

cidade fi cou na mémoria de cidade fi cou na mémoria de

diversos foliões amazonenses

LUÍS HENRIQUE OLIVEIRA

Manaus sempre apostou em bailes de carnaval e festas pri-vadas que eram realizadas com o verdadeiro sentido da festa, para a alta sociedade de décadas atrás. No entanto, com o passar dos anos e a implantação de bandas e blocos, a tradição de bailes de máscaras e concursos de fantasias por exemplo, foram deixando de existir. Exemplo dis-so, temos os bailes que fi zeram grande sucesso nas décadas de 1970, 1980, 1990, como, o Baile do Ideal Clube, do Rio Negro Clube, da União Portuguesa, do Nacional, entre outros.

Fundado em 1913, o Atlético Rio Negro Clube marcou épo-ca durante anos. Seus bailes aconteciam no salão dos espe-lhos, na sede do próprio clube, localizado até hoje, na avenida Epaminondas, bairro Centro de Manaus, todas as segundas-fei-ras gordas de carnaval. Jovens e adultos se reuniam e dançavam

sempre com um sorriso no rosto, com fantasias bem trabalhadas e máscaras enigmáticas, ao som de marchinhas.

De acordo com o gerente do clu-be ARNC, Jofre Santos, o motivo pela qual o clube não irá realizar o baile neste ano, se dá por con-ta do estado de saúde do atual presidente da associação. “Nosso atual presidente sofreu um aci-dente vascular cerebral (AVC) e por isso, resolvemos não realizar o baile este ano”, justifi cou.

Para a apresentadora de pro-grama televisivo, Conceição Oli-veira, as lembranças saudáveis, deixam um cheiro de nostalgia no ar. Segundo ela, a vivência em festas com segurança e bem produzidas, traziam o verdadeiro sentido do carnaval. “A presença das marchinhas era algo impres-sionante. Eu não só participava, como trabalhava. Era maravi-lhoso, O baile do Rio Negro, era conhecidíssimo, todos queriam prestigiar”, lembrou.

BO

SCO

FO

NSE

CA

/DIV

ULG

ÃO

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 17

BANDANA

Para prender os cabelos com elegância e personalidade, vale a pena apostar em uma bandana ou mesmo uma tiara. Para deixar o look ainda mais harmonioso, é possível usar uma roupa com tendência vintage e incorporar o estilo pin-up.

Separe os cabelos em mechas e, com um elástico, prenda-as no alto da cabeça. Deixe algumas delas soltas, para criar um efeito despojado. Complete o visual com a bandana de sua escolha e garanta que ela esteja bem fi xa, de modo a não se soltar quando movimentos mais bruscos forem realizados.

COQUE TORCIDO

Nada melhor do que deixar os fi os comple-tamente presos e aproveitar o Carnaval sem se preocupar com os cabelos soltos.

Passe um pouco de gel ou fi xador nos fi os, para dar mais fi rmeza ao penteado. Em se-guida, divida todo o cabelo em duas partes, prendendo-as no alto da cabeça. Não deixe os cabelos esticados para uma aparência mais

solta. Torça o rabo direto (no sentido do centro da cabeça) e prenda com um grampo. Faça o mesmo com o outro rabo. Junte as duas partes e fi xe-as no alto, deixando ambos os lados simétricos. Se quiser, coloque uma presilha ou fi vela.

RABO DE CAVALO

O clássico dos cabelos presos não poderia fi car de fora. Além de ser prático e ajudar a minimizar o calor, o penteado é fácil de ser arrumado ao longo do dia.

Para criar um efeito mais chamativo, opte por um rabo de cavalo alto e com topete. Se-

pare uma porção frontal do cabelo, de orelha a orelha, e deixe-a fora do rabo. Após prender o resto dos fi os, deixe a franja mais levantada, penteando-a em sentido contrário ao crescimento dos fi os. Prenda a mecha com um grampo próximo ao elástico.

CABELO MEIO PRESO

Elegante, esse modelo combina com pessoas que irão para ambientes mais tranquilos ou quando os cabelos não tendem a armar com a movimentação.

Separe toda a porção frontal dos cabelos e, com um pente, alinhe os fi os. Leve-os delica-

damente para trás, prendendo de maneira fi rme. Deixe os fi os levantados, formando um topete discreto. Utilize uma presilha chamativa ou um acessório mais colorido, como fl ores ou grampos decorados.

2

4

3

5

17_20.indd Personalizado V 04/02/2016 21:38:39

Page 18: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

18#e

ntre

vist

aELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 19

Ednilza Guedes é destaque nacional é destaque nacional é destaque nacional é destaque nacional

Farmacêutica analisa o panorama da Farmacêutica analisa o panorama da Farmacêutica analisa o panorama da

profi ssão e a importância dos profi ssão e a importância dos profi ssão e a importância dos

serviços na área da saúde

Primeira mulher a ser reeleita para presidência do Conselho Re-gional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM) e com dois anos à frente do órgão e na luta pela valorização do profi ssional farmacêutico e difusão do traba-lho de assistência farmacêutica, a presidente da autarquia, Ednilza Guedes, comemora o reconheci-mento pelo trabalho desenvolvido em prol da profi ssão. Ela recebeu no último dia 28, em Brasília, a Comenda de Mérito Farmacêuti-co, a maior honraria relacionada a farmácia brasileira. A comenda foi concedia em função do projeto “Farmacêuticos em Ação” desen-volvido na capital e no interior do Estado e que leva assistência farmacêutica gratuita às comu-nidades e por sua gestão.

Durante entrevista a ELENCO, a especialista em citologia clínica e administração hospitalar faz uma retrospectiva do ano de 2015 e um balanço sobre a atual situação do papel do farmacêutico para a sociedade. Ela analisa as vitórias conquistadas durante este perí-odo e faz um panorama em sua opinião do mercado profi ssional e da importância dos serviços na área de saúde dos profi ssionais de farmácia locais, de sua família e

ligação espiritual com Deus. Qual sua avaliação do pano-

rama da profi ssão de farmácia do nosso Estado?

Ednilza Guedes: Temos avan-çado e amadurecido bastante diante os desafi os enfrentados pela profi ssão dentro do mercado de trabalho, qualifi cação e con-quistas para assegurar nossos espaços e direitos de exercer nos-sas atribuições. Existem cerca de 75 áreas que o Farmacêutico pode atuar e a extensão do mercado de trabalho é uma constante.

A senhora possui vasta ex-

periência na área de saúde com atividades voltadas para os profi ssionais de farmácia, sempre buscando a valoriza-ção dos profi ssionais da área mesmo em momentos de um evidente desgaste da profi s-são. O que pensa sobre os avanços na profi ssão?

O farmacêutico é um dos pro-fi ssionais de saúde mais confi á-veis, acessíveis e requisitados, em todo o mundo. Milhões de pessoas, diariamente, vão às farmácias em busca do medi-camento e da orientação pres-tada por farmacêuticos. Seja em farmácias e drogarias, em análises clínicas, na área hos-pitalar, no setor público ou na área industrial ele possui uma grande responsabilidade social

O que é preciso ser feito para que os serviços de assistência farmacêutica sejam conside-rados de excelência e busquem uma melhor conscientização dos profi ssionais do ramo no sentido de melhores salários e qualidade no seus serviços?

Hoje existem poucos profi ssio-nais com qualifi cação na área da Indústria Farmacêutica, mas já começamos um trabalho de fomentação com os representan-tes dos cursos das faculdades de Farmácia para que haja agilidade na introdução desse novo perfi l nas suas grades curriculares e cursos de pós graduação para capacitar nossos profi ssionais com a máxima urgência.

Como vê o reconhecimento

recebido pelo projeto “Farma-cêuticos em Ação”, que visa a melhoria dos serviços de saúde levados à população?

Estamos, todos os meses, em locais diferentes e que precisam do atendimento. Queremos mos-trar a presença do farmacêutico por meio da prestação de serviços de utilidade pública à população e o que é mais importante con-tribuir por meio de nossas ações dando um suporte voluntário a mais para a melhoria da saúde pública de um modo geral. Hoje, expandiu e conta com o apoio das secretarias de Saúde de cada mu-nicípio e consolida uma parceria

com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O resultado positivo da parceria é verifi cado na estatística dos atendimentos, que no ano de 2014 resultou em 3 mil. Já nas edições realizadas em 2015 chegou a 1500. Além das cidades visitadas pela equipe, como Itacoatiara (a 176 quilô-metros de Manaus) e Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros), a meta é de que mais seis mu-nicípios recebam o programa ao longo deste ano com os serviços de atenção e assistência farma-cêutica, possibilitando o acesso fácil ao profi ssional e às informa-ções importantes sobre algumas doenças.

A senhora, enquanto pro-

fi ssional de saúde, também travou uma luta em prol dos diabéticos, devido a mudança na sua rotina com sua fi lha Débora. Dessa luta, nasceu um novo projeto, o Centro de Referencia de Diabetes do Amazonas. Ainda luta por isso?

Hoje mantenho uma página ativa, a Diabetes Saudável, e realizo palestras sobre o assunto para profi ssionais e familiares de portadores da doença. Minhas várias idas e vindas a UTIs e hospitais com minha fi lha fi ze-ram enxergar uma necessida-de tremenda de um Centro de Referência de Diabetes para o Amazonas, onde representaria

um ganho excepcional para saúde como um todo na vida de quem tem diabetes, que muitas vezes necessitam de vários especia-listas e não possuem recursos fi nanceiros para essa cobertura. Estamos somando parceiros para a realização desse sonho - basta que as autoridades realmente es-tiverem sensíveis a esse projeto de saúde de natureza ambulato-rial, muitas vidas serão tratadas de maneira mais humana e prá-tica, afastando a hipótese de um dia terminar como paciente renal crônico, como acontece com mui-tos portadores de diabetes.

A senhora já afi rmou duran-

te algumas entrevistas que passou por momentos muitos difíceis e que teve que se re-compor de forma abrupta. Aa que deve essa recuperação?

Em primeiro lugar a Deus, que permitiu que chegasse até aqui. Aos meus amigos e meu grande amor, minha fi lha Débora. Somos instrumentos nas mãos de Deus e sem ele não somos nada. Hoje me sinto forte para lutar por nossa categoria e pelas melho-rias na qualidade de saúde dos amazonenses.

Ednilza Guedes por Ednilza Guedes? Uma mulher de Deus, que ama a

vida e que sonha com um mundo melhor e mais digno para todos.

18_19.indd Personalizado V 04/02/2016 21:39:12

Page 19: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

18

#ent

revi

sta

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 19

Ednilza Guedes é destaque nacional é destaque nacional é destaque nacional é destaque nacional

Farmacêutica analisa o panorama da Farmacêutica analisa o panorama da Farmacêutica analisa o panorama da

profi ssão e a importância dos profi ssão e a importância dos profi ssão e a importância dos

serviços na área da saúde

Primeira mulher a ser reeleita para presidência do Conselho Re-gional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM) e com dois anos à frente do órgão e na luta pela valorização do profi ssional farmacêutico e difusão do traba-lho de assistência farmacêutica, a presidente da autarquia, Ednilza Guedes, comemora o reconheci-mento pelo trabalho desenvolvido em prol da profi ssão. Ela recebeu no último dia 28, em Brasília, a Comenda de Mérito Farmacêuti-co, a maior honraria relacionada a farmácia brasileira. A comenda foi concedia em função do projeto “Farmacêuticos em Ação” desen-volvido na capital e no interior do Estado e que leva assistência farmacêutica gratuita às comu-nidades e por sua gestão.

Durante entrevista a ELENCO, a especialista em citologia clínica e administração hospitalar faz uma retrospectiva do ano de 2015 e um balanço sobre a atual situação do papel do farmacêutico para a sociedade. Ela analisa as vitórias conquistadas durante este perí-odo e faz um panorama em sua opinião do mercado profi ssional e da importância dos serviços na área de saúde dos profi ssionais de farmácia locais, de sua família e

ligação espiritual com Deus. Qual sua avaliação do pano-

rama da profi ssão de farmácia do nosso Estado?

Ednilza Guedes: Temos avan-çado e amadurecido bastante diante os desafi os enfrentados pela profi ssão dentro do mercado de trabalho, qualifi cação e con-quistas para assegurar nossos espaços e direitos de exercer nos-sas atribuições. Existem cerca de 75 áreas que o Farmacêutico pode atuar e a extensão do mercado de trabalho é uma constante.

A senhora possui vasta ex-

periência na área de saúde com atividades voltadas para os profi ssionais de farmácia, sempre buscando a valoriza-ção dos profi ssionais da área mesmo em momentos de um evidente desgaste da profi s-são. O que pensa sobre os avanços na profi ssão?

O farmacêutico é um dos pro-fi ssionais de saúde mais confi á-veis, acessíveis e requisitados, em todo o mundo. Milhões de pessoas, diariamente, vão às farmácias em busca do medi-camento e da orientação pres-tada por farmacêuticos. Seja em farmácias e drogarias, em análises clínicas, na área hos-pitalar, no setor público ou na área industrial ele possui uma grande responsabilidade social

O que é preciso ser feito para que os serviços de assistência farmacêutica sejam conside-rados de excelência e busquem uma melhor conscientização dos profi ssionais do ramo no sentido de melhores salários e qualidade no seus serviços?

Hoje existem poucos profi ssio-nais com qualifi cação na área da Indústria Farmacêutica, mas já começamos um trabalho de fomentação com os representan-tes dos cursos das faculdades de Farmácia para que haja agilidade na introdução desse novo perfi l nas suas grades curriculares e cursos de pós graduação para capacitar nossos profi ssionais com a máxima urgência.

Como vê o reconhecimento

recebido pelo projeto “Farma-cêuticos em Ação”, que visa a melhoria dos serviços de saúde levados à população?

Estamos, todos os meses, em locais diferentes e que precisam do atendimento. Queremos mos-trar a presença do farmacêutico por meio da prestação de serviços de utilidade pública à população e o que é mais importante con-tribuir por meio de nossas ações dando um suporte voluntário a mais para a melhoria da saúde pública de um modo geral. Hoje, expandiu e conta com o apoio das secretarias de Saúde de cada mu-nicípio e consolida uma parceria

com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O resultado positivo da parceria é verifi cado na estatística dos atendimentos, que no ano de 2014 resultou em 3 mil. Já nas edições realizadas em 2015 chegou a 1500. Além das cidades visitadas pela equipe, como Itacoatiara (a 176 quilô-metros de Manaus) e Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros), a meta é de que mais seis mu-nicípios recebam o programa ao longo deste ano com os serviços de atenção e assistência farma-cêutica, possibilitando o acesso fácil ao profi ssional e às informa-ções importantes sobre algumas doenças.

A senhora, enquanto pro-

fi ssional de saúde, também travou uma luta em prol dos diabéticos, devido a mudança na sua rotina com sua fi lha Débora. Dessa luta, nasceu um novo projeto, o Centro de Referencia de Diabetes do Amazonas. Ainda luta por isso?

Hoje mantenho uma página ativa, a Diabetes Saudável, e realizo palestras sobre o assunto para profi ssionais e familiares de portadores da doença. Minhas várias idas e vindas a UTIs e hospitais com minha fi lha fi ze-ram enxergar uma necessida-de tremenda de um Centro de Referência de Diabetes para o Amazonas, onde representaria

um ganho excepcional para saúde como um todo na vida de quem tem diabetes, que muitas vezes necessitam de vários especia-listas e não possuem recursos fi nanceiros para essa cobertura. Estamos somando parceiros para a realização desse sonho - basta que as autoridades realmente es-tiverem sensíveis a esse projeto de saúde de natureza ambulato-rial, muitas vidas serão tratadas de maneira mais humana e prá-tica, afastando a hipótese de um dia terminar como paciente renal crônico, como acontece com mui-tos portadores de diabetes.

A senhora já afi rmou duran-

te algumas entrevistas que passou por momentos muitos difíceis e que teve que se re-compor de forma abrupta. Aa que deve essa recuperação?

Em primeiro lugar a Deus, que permitiu que chegasse até aqui. Aos meus amigos e meu grande amor, minha fi lha Débora. Somos instrumentos nas mãos de Deus e sem ele não somos nada. Hoje me sinto forte para lutar por nossa categoria e pelas melho-rias na qualidade de saúde dos amazonenses.

Ednilza Guedes por Ednilza Guedes? Uma mulher de Deus, que ama a

vida e que sonha com um mundo melhor e mais digno para todos.

18_19.indd Personalizado V 04/02/2016 21:39:12

Page 20: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

20#e

spec

ial

Baile do Rio Negro deixou saudades

Um dos bailes mais tradicionais daUm dos bailes mais tradicionais da

cidade fi cou na mémoria de cidade fi cou na mémoria de

diversos foliões amazonenses

LUÍS HENRIQUE OLIVEIRA

Manaus sempre apostou em bailes de carnaval e festas pri-vadas que eram realizadas com o verdadeiro sentido da festa, para a alta sociedade de décadas atrás. No entanto, com o passar dos anos e a implantação de bandas e blocos, a tradição de bailes de máscaras e concursos de fantasias por exemplo, foram deixando de existir. Exemplo dis-so, temos os bailes que fi zeram grande sucesso nas décadas de 1970, 1980, 1990, como, o Baile do Ideal Clube, do Rio Negro Clube, da União Portuguesa, do Nacional, entre outros.

Fundado em 1913, o Atlético Rio Negro Clube marcou épo-ca durante anos. Seus bailes aconteciam no salão dos espe-lhos, na sede do próprio clube, localizado até hoje, na avenida Epaminondas, bairro Centro de Manaus, todas as segundas-fei-ras gordas de carnaval. Jovens e adultos se reuniam e dançavam

sempre com um sorriso no rosto, com fantasias bem trabalhadas e máscaras enigmáticas, ao som de marchinhas.

De acordo com o gerente do clu-be ARNC, Jofre Santos, o motivo pela qual o clube não irá realizar o baile neste ano, se dá por con-ta do estado de saúde do atual presidente da associação. “Nosso atual presidente sofreu um aci-dente vascular cerebral (AVC) e por isso, resolvemos não realizar o baile este ano”, justifi cou.

Para a apresentadora de pro-grama televisivo, Conceição Oli-veira, as lembranças saudáveis, deixam um cheiro de nostalgia no ar. Segundo ela, a vivência em festas com segurança e bem produzidas, traziam o verdadeiro sentido do carnaval. “A presença das marchinhas era algo impres-sionante. Eu não só participava, como trabalhava. Era maravi-lhoso, O baile do Rio Negro, era conhecidíssimo, todos queriam prestigiar”, lembrou.

BO

SCO

FO

NSE

CA/D

IVU

LGA

ÇÃO

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 17

BANDANA

Para prender os cabelos com elegância e personalidade, vale a pena apostar em uma bandana ou mesmo uma tiara. Para deixar o look ainda mais harmonioso, é possível usar uma roupa com tendência vintage e incorporar o estilo pin-up.

Separe os cabelos em mechas e, com um elástico, prenda-as no alto da cabeça. Deixe algumas delas soltas, para criar um efeito despojado. Complete o visual com a bandana de sua escolha e garanta que ela esteja bem fi xa, de modo a não se soltar quando movimentos mais bruscos forem realizados.

COQUE TORCIDO

Nada melhor do que deixar os fi os comple-tamente presos e aproveitar o Carnaval sem se preocupar com os cabelos soltos.

Passe um pouco de gel ou fi xador nos fi os, para dar mais fi rmeza ao penteado. Em se-guida, divida todo o cabelo em duas partes, prendendo-as no alto da cabeça. Não deixe os cabelos esticados para uma aparência mais

solta. Torça o rabo direto (no sentido do centro da cabeça) e prenda com um grampo. Faça o mesmo com o outro rabo. Junte as duas partes e fi xe-as no alto, deixando ambos os lados simétricos. Se quiser, coloque uma presilha ou fi vela.

RABO DE CAVALO

O clássico dos cabelos presos não poderia fi car de fora. Além de ser prático e ajudar a minimizar o calor, o penteado é fácil de ser arrumado ao longo do dia.

Para criar um efeito mais chamativo, opte por um rabo de cavalo alto e com topete. Se-

pare uma porção frontal do cabelo, de orelha a orelha, e deixe-a fora do rabo. Após prender o resto dos fi os, deixe a franja mais levantada, penteando-a em sentido contrário ao crescimento dos fi os. Prenda a mecha com um grampo próximo ao elástico.

CABELO MEIO PRESO

Elegante, esse modelo combina com pessoas que irão para ambientes mais tranquilos ou quando os cabelos não tendem a armar com a movimentação.

Separe toda a porção frontal dos cabelos e, com um pente, alinhe os fi os. Leve-os delica-

damente para trás, prendendo de maneira fi rme. Deixe os fi os levantados, formando um topete discreto. Utilize uma presilha chamativa ou um acessório mais colorido, como fl ores ou grampos decorados.

2

4

3

5

17_20.indd Personalizado V 04/02/2016 21:38:39

Page 21: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 21

BailesA extinção de bailes, aconteceu

com o surgimento de bandas que foram aumentando cada vez mais. Atualmente, o baile do Hawaii e Manaus Fantasy ainda continuam com o espírito de bailes ditos tradicionais, com a presença de público fantasiado e batalha de confete.

Entre as personalidades que participavam das reuniões de Momo, o estilista Bosco Fonseca, ganha destaque época. “Todos os bailes que programavam concur-sos de fantasias eu participei e in-clusive, ganhava todos”, explicou.

HistóriaA essência de bailes de carnaval

da forma como eram realizadas antigamente, sofreu bastante in-fl uência da festa de rua, de ori-gem portuguesa, conhecida como “entrudo”, que consistia em jogar farinha, ovo e tinta nas pessoas. O Estado de Minas Gerais, é o local onde o carnaval de rua é o mais popular, juntamente com o Rio de Janeiro, que até hoje, possui blocos e bailes vivenciados como os de antigamente.

MarchinhasAs letras das marchinhas toca-

das naquela época, eram verda-deiras manifestações que sempre traziam um signifi cado forte em suas entrelinhas, como por exem-plo, os versos de “O teu cabelo não

nega”, de Lamartine Babo-Irmãos Valença, de 1931. Sua letra que acaba por traduzir a forma como o racismo é encarado no Brasil e, ao mesmo tempo em que se diz que o povo brasileiro não é racista e que enaltece todas as etnias. A

letra adverte que o seu amor seja apenas objeto de desejo, uma vez que a cor não se pega. Confi ra.

“O teu cabelo não nega mulata, porque és mulata na cor, mas como a cor não pega mulata, Mulata eu quero o teu amor”.

Fantasias eram artigo de luxo para os apaixonados por Carnaval

16

#bel

eza

Cinco dicas de penteados para o Carnaval

1

Conhecido como uma das maiores festas do Brasil, o Carnaval está se

aproximando e com ele a necessidade de buscar penteados simples e

funcionais para passar os cinco dias de folia. Como o feriado ocorre em

uma época de altas temperaturas e grande possibilidade de chuvas, é

importante pensar em arrumar os cabelos para que se mantenham intac-

tos por mais tempo. Para ajudar na hora de planejar o penteado perfeito

para os dias de festa, o cabeleireiro e embaixador do site iCabelos, Gil

Prando, oferece cinco dicas. Confi ra!

TRANÇA LATERAL

Além de ser cheio de estilo e fácil de fazer, este penteado ainda ajuda a prote-ger os fi os e a conter o volume que pode surgir durante a folia.

Com os fi os secos, divida os cabelos em três partes iguais. Coloque-as do mesmo

lado e alinhe as mechas. Em seguida, faça movimentos alternados, intercalando as partes e tomando cuidado para que não sobrem pontas soltas. Finalize com fi xador ou gel, aplicando o produto da raiz às pontas.

16_21.indd Personalizado V 04/02/2016 21:38:16

Page 22: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

15

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 15

Imperdível é subir a montanha e bem lá no ato encontrar a cidade de “Chichi”, ou Chichicas-tenango, cujos moradores são descendentes indígenas. O local ganhou fama principalmente por seu mercado de produtos locais, artesanato de primeira qualida-de. E ainda tem a gastronomia própria do alto da montanha que inclui deliciosa caneca de chocolate misturado com água. Como uma simples mistura pode ser tão diferente? É bem provável que seja acrescida de algum tem-pero exótico, segredo herdado dos ancestrais e que é revelado para alguns escolhidos.

Falando das belezas naturais, a Guatemala também encanta por seus lagos, entre eles o Lago Atitlan com sua belíssi-ma paisagem que convida ao descanso e a meditação. E tem

ainda Floresta de Lanquím, com riachos e pequenas cachoeiras. Semuc Champey é uma espécie de ponte de pedra natural que cobre o leito do Rio Cahabón, mede cerca de 300 metros, formando piscinas naturais e pequenas cascatas com água verde. O local é cercado por mata fechada e é um pedaço do paraíso.

Claro que não dá para dispensar as praias, banhadas pelo Mar do Caribe e Oceano Pacífi co. As mais badaladas são Playa Blanca e Playa Dorada. Quer ver uma praia de areias pretas, então o seu destino é Monterrico e Las Lisas, que fi -cam na costa oeste

de Guatemala. Come-se muito bem na Gua-

temala e os preços são excelen-tes. A maioria dos pratos tem como base o milho, mas o que conta mesmo são os temperos. “Inigualáveis” explica quem já experimentou. A vida noturna é movimentada na capital regada a drinques que agradam a todos

os paladares.Bom, como dito anteriormen-

te, se você fi cou com vontade de conhecer este pedação da América Central, fale com uma agência de viagens. O docu-mento exigido é passaporte válido; na mala leve roupas confortáveis, próprias para o verão e para o inverno porque no alto das montanhas é frio. Carregue suas baterias com boa disposição para passeios ao ar livre e boa viagem!

Vista parcial do Parque Nacional de

Tikal, onde existe um museu com ob-jetos encontrados

nas escavações feitas no local

22

#aco

ntec

e

Trinta anos deOs músicos remanescentes do

Legião Urbana, Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos, pretendem lançar, até o fi nal deste ano, uma edição especial do primeiro disco da banda (1985). Enquanto segue a produção do álbum, “Le-gião Urbana - 30 anos”, a turnê comemorativa roda do Brasil. No dia 26 de fevereiro é a vez de Manaus receber o show inédito com os sucessos da banda que teve suas atividades encerradas em 1996 com a morte do cantor e compositor Renato Russo.

A banda completou três déca-das em 2012 e, desde outubro do ano passado, Bonfá e Dado, gui-tarra e bateria, respectivamente, estão na estrada acompanhados por Lucas Vasconcellos (Letuce) na segunda guitarra, Mauro Ber-man (Cabeza de Panda e Marcelo D2) no baixo, Roberto Pollo (Cirque du Soleil) nos teclados e o ator e cantor André Frateschi com a difícil missão de “substituir” Renato Russo.

O show é dividido em duas partes: na primeira, o disco na

Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos em Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos em

turnê para comemorar juntos os turnê para comemorar juntos os

30 anos do primeiro disco da banda

15_22.indd Personalizado V 04/02/2016 21:37:58

Page 23: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

14

#tur

ism

o

Cada vez mais o turismo descobre as belezas da Amé-rica Central. É o caso da República de Guatemala, ou simplesmente Guatemala, um país cheio de belezas natu-rais, banhado pelo Mar do Caribe e pelo Oceano Pacífi co. Também é a terra dos vulcões, das fl orestas tropicais e mar-cado pela civilização maia.

É o destino ideal para quem gosta de sol, mar, natureza e cultura. Além disso, come-se muito bem por lá. O idio-ma ofi cial é o espanhol, no

entanto entre a população são praticadas mais de vinte línguas e origem maia e al-gumas outras de origem in-dígena, principalmente entre os moradores da zona rural. É mesmo um caldeirão cultural.

O primeiro destino na cidade da Guatemala é o Aeroporto In-ternacional de Aurora que fi ca bem no centro e dali basta se-guir para um dos confortáveis hotéis e escolher o seu pacote de passeios. E falando nisso, várias agências de viagens no Brasil oferecem pacotes turísticos para aquela região.

A história do país chama a atenção do visitante, por isso um dos locais mais procura-dos é o Parque Nacional de Tikal, considerado uma das maiores áreas arqueológicas do mundo e que retrata o movimentado centro urbano de uma antiga cidade maia. É um passeio imperdível e que dura o dia todo. Além das ruínas de casas e palácios, existe um museu no local no qual estão colecionados e expostos inúmeros obje-tos que foram encontrados em escavações realizadas na região. Para completar o passeio pela cultura maia, uma boa ideia é visitar o Museu Popol Vuh – localizado no campus da Universidade Francisco Marroquín - que também guarda objetos va-

liosos e interessantes.Quando se fala em América

Central também se lembra dos vulcões e a Guatema-la tem os seus. Lá são en-contradas quase trezentas formações vulcânicas, sendo oito vulcões que foram ativos durante a história; atualmen-te quatro deles ainda dão sinal de vida. É na cidade de Antigua, antiga capital da Guatemala, que está o Picaya, que entrou em erupção pela última vez no ano de 2000. E falando em Antigua, a ci-dade é Patrimônio Mundial da UNESCO; foi fundada em 1543 e guarda em seu calça-mento e edifi cações mais de 500 anos de história.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 23

Legião Urbanaordem original e, na segunda parte, os clássicos da banda. A direção musical é assinada por Liminha e o cenário é do Batman Zavareze.

O início Para montar o show, Dado e

Bonfá convidaram alguns ami-gos para tocar o primeiro disco na íntegra. O sucesso no último trimestre de 2015, garantiu uma agenda de shows para a banda neste ano. Além de tocar nas principais capitais do país, existe

a vontade dos idealizadoras de levar o show para algumas cida-des onde o Legião nunca chegou. Como disse Marcelo Bonfá, “a Legião Urbana tem fãs espalha-dos por todo o Brasil. Depois dos shows, era comum que os músicos fi cassem por ali para conhecer melhor a região. Mas com o tempo corrido, os espaços foram fi cando pequenos para a gente tocar. Nesta turnê adoraríamos tocar nas capitais, mas também em cidades onde nunca chegamos com a banda.”

SERVIÇO

Vendas Centrais Fábrica Shopping´s: Ama-zonas e Sumaúma.Vendas ON-LINE em até 6X no cartão. CAMAROTE – R$ 200 meia-entrada por pes-soa 3x CartãoFRONT STAGE 1° lote - R$ 120 meia entradaAcesso diferenciado, bares e banheiros exclusi-vos. Você de frente para o palco!Vendas Centrais Fábrica Shoppings: Amazo-nas e Sumaúma.Vendas ON-LINE em até 6X no cartão.Informações: (92) 3303-0100 / www.fabricain-gressos.com

TURNÊ COMEMORATIVA ‘LEGIÃO URBANA 30 ANOS’

14_23.indd Personalizado V 04/02/2016 21:37:10

Page 24: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

TURISMO

As belezas e os mistérios da

GuatemalaO país oferece belezas naturais e um O país oferece belezas naturais e um

rico passado histórico calcado rico passado histórico calcado

na antiga civilização Maia

24#e

stet

ica

13_24.indd Personalizado V 04/02/2016 21:31:50

Page 25: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

12

#pet

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 25

Faça guerra contra as manchas, mas do jeito certo!

Ninguém merece manchas no rosto. Ninguém merece manchas no rosto.

No entanto, é preciso ter cui-No entanto, é preciso ter cui-

dado com a automedicação

As manchas na pele são um verda-deiro fl agelo para as mulheres. Geral-mente são ocasionadas pelo sol, mas alterações hormonais também deixam suas marcas como, por exemplo, du-rante o período de gravidez. Mas, o sol continua sendo o maior culpado.

As manchas podem ser brancas ou amarronzadas e, na verdade, têm cau-sas variadas. Os melanócitos, ou seja, as células que produzem a melanina, substância responsável pela cor da pele, pode sofrer uma alteração repentina e isso resulta em manchas claras ou escuras no corpo. Para cada alteração, existe tratamento específi co e por isso é necessário recorrer ao dermatologista.

E ainda tem a questão da herança genética. As pessoas que têm a pele clarinha ou ruiva são as “vítimas” preferidas das sardas. As pintinhas aparecem geralmente nos locais que fi cam mais expostos ao sol, melhor dizendo no rosto, pernas e braços. Este tipo de mancha fi ca mais aparente no verão, sendo que a tendência é

desaparecerem no inverno. A me-lhor prevenção é usar fi ltro solar,

sempre e durante todo o ano.Os hormônios podem fazer estragos também,

principalmente durante a gravidez ou por cau-

sa do uso de anticoncepcional. Este tipo de medicamento deixa a pele do rosto mais sensível à ação do sol. Geralmente tais manchas desapa-recem depois da gravidez ou com a interrupção do uso do contraceptivo, no entanto o uso tópico de produtos específi cos ajuda a clarear a pele.

Existem ainda as manchas acas-tanhadas, maiores do que as sardas, que aparecem depois dos 45 anos de idade, são as chamadas manchas senis que atacam o rosto, antebraço e sobre as mãos. Os especialistas expli-cam que estas marcas são causadas pelos efeitos cumulativos do sol que tomou durante a vida toda, por isso é importante acostumar às crianças ao uso de protetor solar.

As pintas costumam ter origem genética, mas exigem atenção extra. Existem as pintas de nascença e aquelas que se adquire ao longo da vida. Em ambos os casos é impor-tantíssimo consultar regularmente o dermatologista. Pintas que mudam de cor, textura e formato são perigosas e podem ser algum tipo de câncer.

O uso de perfumes, desodorantes e cosméticos à base de ácidos também podem manchar a pele, são as chama-das manchas de contato; frutas cítricas, tais como laranja e limão contêm subs-

tâncias fotossensibilizantes que, ao contato com o sol, produzem manchas vermelhas ou castanhas e podem até causar queimaduras. Por isso, é preciso cuidado com o que manuseia quando está na praia ou piscina.

As manchas brancas geralmente são causadas por uma doença cha-mada vitiligo e merecem atenção e tratamento médico. A exposição ao sol também pode causá-las no rosto, nas pernas e nos braços por causa do envelhecimento dos melanócitos. Às vezes estas células fi cam meio preguiçosas, aí aparecem manchinhas brancas e ásperas nas costas, braços e rosto, isto pode ser facilmente tratado com banhos menos quentes e profunda hidratação da pele.

A pele do corpo não pode ser ne-gligenciada, é muito comum dar mais atenção ao rosto, mas toda a pele precisa de hidratação constante e uso de produtos específi cos, assim garante-se a beleza e a saúde.

Existe no mercado uma infi nidade de produtos que prometem clarear o rosto, no entanto nem todos cumprem a que dizem na propaganda. Por isso, é bom fi car de olho naqueles que têm idoneidade reconhecida.

Mesmo sendo bom o produto, cui-dado com a formulação que às vezes contém algum tipo de ácido. Faça o tes-te na pele antes de aplicar realmente. A automedicação das manchas pode ser perigosa, nem sempre o que deu certo para a amiga, fará o mesmo por você, porque os organismos reagem de modo diferente.

Mordomia para cachorro cachorro cachorroPlataforma reúne cuidadores de cães cachorro cachorro cachorroPlataforma reúne cuidadores de cães

enquanto seus tutores estão fora

No Carnaval, muitas pessoas se programam para viajar e não sabem o que fazer com o bichinho de estimação. Uma dica para quem procura uma opção de atendimento especial e afetuoso com o cachorrinho é a DogHero (doghero.com.br) - plataforma que seleciona e aproxima o melhor anfi trião para hospedar e cuidar temporariamente do animal. Pelo site é possível conhecer o espaço que o cão fi cará hospedado, além de acompanhar em tempo real, por meio de vídeos e fotos, a rotina do bicho mesmo à distância.

No site, os anfi triões - interessados em receber os animais – elaboram um perfi l contando sobre sua experiência e seu carinho por animais, adicionam fotos dos cachorros residentes e do ambiente, além de informações como: localização, tipo de propriedade (casa ou apartamento), veículo para emergência, presença de outros animais e existência de área externa. A partir desses dados, o tutor do cachorro entra em contato com o anfi trião que mais lhe agrada e combina os detalhes

da hospedagem. O preço da estadia é esti-pulado por cada anfi trião, mas a média de valor do site é de R$50. O serviço também está disponível em app para iOS e Android.

Segundo Eduardo Baer, sócio-diretor da Do-gHero, os serviços que o mercado oferece são mais caros e impessoais, o que torna a experiência da hospedagem domiciliar mais aconchegante e segura para os cães. “A ideia é melhorar a vida de todos os envolvidos, principalmente a do cachorrinho, ao oferecer uma hospedagem afetuosa, com pessoas que realmente amam cachorros e sentem prazer em cuidar dos animais”.

Seu sócio, Fernando Gadotti, comenta que a escolha do nome da empresa representa os ver-dadeiros valores do que eles acreditam ser um serviço de cuidado aos pets. “Nossos anfi triões são escolhidos pelos responsáveis e, durante a ausência, se tornam verdadeiros heróis para os cachorros, pois hospedam em suas próprias casas e cuidam do animal como se fossem seus. Diferente dos serviços tradicionais, em que o cachorro deixa de ser Totó e passa a ser

o poodle preto, nosso serviço é centrado no relacionamento cachorro-humano”.

Mesmo à distância, os responsáveis pelo cachorro hospedado com a DogHero acompa-nham sua rotina por meio de fotos e vídeos que o anfi trião envia pela própria plataforma. Para tranquilizar ainda mais os responsáveis do animal quanto à segurança do serviço, a empresa oferece uma garantia de R$ 5 mil para emergências veterinárias.

Para ser um anfi trião, o candidato precisa se cadastrar no site e passar por um criterioso processo seletivo, que inclui entrevistas por telefone, análise da casa por meio de fotos, e até mesmo levantamento de antecedentes criminais. “A ideia do negócio não é fazer com que o anfi trião viva fi nanceiramente dessa atividade, mas que faça isso porque gosta da companhia de um animal e pense na renda como algo complementar. O serviço é focado em pessoas que amam cachorros e fazem de tudo para garantir o bem estar do animal”, fi naliza Baer.

12_25.indd Personalizado V 04/02/2016 21:28:36

Page 26: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 11

O Carnaval já começou, com os ensaios das escolas de samba e bandas, e para quem pretende curtir todos os dias de festa, a nutricionista e professora da Fa-culdade Estácio, Karine Nascimento, diz que alguns cuidados com a alimentação podem garantir a energia necessária para aproveitar a folia.

Segundo a nutricionista, é normal que a euforia impeça os foliões de tomarem cuidado com a alimentação nesse pe-ríodo, por isso é necessário traçar um plano nutricional para enfrentar esses dias com saúde. Ela alerta sobre os cuidados com consumo de alimentos vendidos por ambulantes.

“Ao consumir alimentos na rua, para quem vai participar de blocos e bandas, o ideal é optar por estabelecimentos licenciados pela vigilância sanitária. É importante sempre observar a higiene do local e o uso de toucas para cobrir os cabelos dos manipuladores de ali-mentos”, recomenda.

Evite problemasKarine ressalta, ainda, que se a

alternativa é ingerir produtos comer-cializados por ambulantes, o melhor é escolher alimentos embalados e com rótulos - refrigerante, suco em lata ou caixinha, pacotes de salgadinhos. Ele avisa que churrascos, salgados (coxinha, empada e outros) e frutas já cortadas devem ser evitados, pois não é possível saber onde e como foram produzidos, ou seja, a higiene e saúde dos manipuladores não são garantidas.

A profi ssional diz, também, que a esco-lha correta dos alimentos é fundamental para o bom aproveitamento das festas.

“Uma alimentação balanceada, con-tendo todos os grupos alimentares é essencial”, acrescentou.

Para ter energia durante a festa a dica é ingerir alimentos à base de carboi-dratos, como arroz, macarrão e pães. É importante também consumir proteínas, como carnes, queijos e leite, além de

frutas e vegetais.De acordo com a nutricionista, antes

das festas as pessoas devem evitar pratos como feijoada, frituras e lasa-nhas, porque deixam a digestão mais lenta, causando uma sensação de moleza, prejudicando a mobilidade e o aprovei-tamento da festa.

A hidratação também deve ser uma preocupação dos foliões. Com as altas temperaturas e o suor excessivo devido à agitação, é importante manter-se hi-dratado, ingerindo de dois a três litros de líquidos por dia. Água, água de coco, sucos e isotônicos são as melhores opções.

“As pessoas devem evitar bebidas ener-géticas, já que estas podem causar efeitos colaterais, como acelerar os ba-timentos cardíacos, sudorese excessiva e mal-estar. Caso haja consumo de bebidas alcoólicas, beber com moderação e nunca de estômago vazio. Seguindo essas dicas, os foliões vão poder aproveitar a diversão sem se descuidar da saúde”, frisou.

26#t

ec

Top de linhaPreços salgados e confi gurações in-Preços salgados e confi gurações in-

termediárias marcam a chegada termediárias marcam a chegada

dos modelos A5 e A7 no Brasil

A Samsung lançou os novos in-tegrantes da família Galaxy A. Os modelos A5 e A7 contam com tela super AMOLED, câmera de 13MP e frontal de 5MP, processador Octa-core de 1.6 GHZ, 16GB de armazenamento interno e leitor biométrico capaz de identifi car até cinco digitais. Os aparelhos chegam ao mercado por, respec-tivamente, R$ 2.199 e R$ 2.499.

As diferenças entre as duas versões são relativamente sig-nifi cantes: enquanto o A7 pos-sui tela de 5,5 polegadas, 3GB de memória RAM e bateria de 3.300 mAh, o A5 conta com 5,2 polegadas, 2GB de RAM e 2.900 mAh. A Samsung garantiu que ambos dispositivos apresentam o sistema de fast recharge e es-tão prontos para uso com pouco mais de uma hora de carga.

Os intermediários continuam usando Android 5.1 Lollipop com

TouchWizz, a interface personali-zável da marca. Durante a coletiva, a empresa coreana garantiu que os aparelhos vêm com um nú-mero bem menor de aplicativos pré-instalados e atualizações para a versão 6.0 Marshmallow devem chegar em breve.

DesignVisualmente falando, os mode-

los seguem o padrão que já vem sendo usado pela Samsung há alguns anos e são semelhantes ao Galaxy S6, topo de linha da empresa. O display e a traseira dos intermediários são revestidos em vidro e as laterais, em metal - os mesmos materiais usados no corpo do S6.

Por ser levemente curvada, a tela Super AMOLED transmite uma sensação mais suave ao toque. E por falar no display, quem resolver comprar as novas versões não

terá do que reclamar porque ele cobre praticamente o corpo todo dos aparelhos. São apenas 2,7mm entre o fi m da área útil e as bordas dos smartphones.

CâmeraOs dois modelos estão equipa-

dos com câmera traseira de 13MP e frontal de 5MP com abertura f/1.9, possibilitando fotos de qua-lidade em ambientes com pou-ca luz. Modo de embelezamento (que corrige marcas presentes no rosto das pessoas), estabilizador ótico de imagem (recurso que compensa vibrações e impactos para imagens mais nítidas e com menos borrões) e acesso rápido (basta dois cliques no botão de início para que a câmera abra) são algumas das funcionalidades encontradas nas versões.

O brasileiro é apaixonado por selfi es. Pensando nisso, a em-presa adicionou alguns recursos interessantes à câmera frontal dos aparelhos. Basta estender a palma da mão para bater uma foto e movimentar o celular para tirar um “autorretrato” panorâmico, in-cluindo mais amigos na imagem.

11_26.indd Personalizado V 04/02/2016 21:28:18

Page 27: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

Não descuide do corpo durante a

foliafoliafoliafoliaAlguns cuidados com a alimentação

foliaAlguns cuidados com a alimentação

foliaAlguns cuidados com a alimentação

foliapodem garantir a energia neces-podem garantir a energia neces-

sária para aproveitar a folia

10

#saú

de

27ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

10_27.indd Personalizado V 04/02/2016 21:27:49

Page 28: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

28#v

arie

dade

s9ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

ConsequênciasA curto prazo, os riscos para

quem dorme mal envolvem cansa-ço e sonolência durante o dia, irri-tabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimen-to da criatividade, redução da ca-pacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e difi culdade de concentração. Portanto, alerta o neurologista, para não ter qualquer reação a noites mal dormidas deve-se fi car atento às recomendações dos especialistas.

Maurício Almeida aconselha a descansar, pelo menos, de sete a oito horas. Esse é o tempo ideal de sono e contribui para o desenvolvimento normal do cérebro e para os proces-sos de memória e aprendizagem. Portanto, se você sonha com um Carnaval cheio de diversão, melhor cuidar de dormir bem.

RelaxeAntes de dormir, os especialis-

tas aconselham a adotar medidas de relaxamento. Mas devem ser feitas com moderação. Uma dica é, até três ou quatro horas antes

de deitar, faça alguns movimentos tranquilos de alongamento. Ao li-berar a adrenalina, o exercício físi-co aquece e relaxa a musculatura, evitando lesões, dores musculares e problemas ortopédicos.

Outra dica é evitar desper-tadores barulhentos, pois acor-dar de manhã levando susto é péssimo para a saúde. Isso causa uma resposta de stress do organismo, e prejudica todo o seu dia. Se você precisa de um barulho tão alto para despertar, é por que provavelmente não está dormindo o suficiente.

Serviço de aluguel de malas está na moda

Rent a Bag aposta em economia e Rent a Bag aposta em economia e

praticidade para quem viaja praticidade para quem viaja

mas não tem onde guardar mala

Em uma era de sustentabilida-de, compartilhar produtos é um ato essencial para a economia consciente. Pensando nisso, a Rent a Bag (www.rentabag.com.br) entrou no mercado em março de 2014 visando disponibilizar malas para quem deseja viajar

e não possui o item ou não tem espaço para guardar em casa. A empresa possui malas de tama-nhos, cores e modelos diferentes para atender a necessidade de cada cliente.

Os valores variam entre R$130 a R$135 na locação por 10 dias,

de R$140 a R$145 por 20 dias ou de R$145 a R$150 por 30 dias, dependendo do modelo ou tamanho da mala.

“O serviço além de seguro é muito prático pois a empresa fi ca responsável por entregar e buscar o produto na casa do cliente, faci-litando o corre corre que antecede a viagem. A Rent a Bag também se preocupa com a qualidade da mala fornecida, por isso trabalhamos somente com marcas renoma-das”, afi rma Domingos Cristiano Coppio, CEO da empresa.

A empresa também oferece um

serviço de armazenagem. A pro-posta é guardar o item para o consumidor que não tem espaço em casa, e não quer dispor do produto. Para isso é oferecido pacotes semestrais ou anuais. A empresa também oferece, um incentivo para quem utilizar o ser-viço prestado. No pacote anual de armazenagem, o cliente ganha um aluguel. Já para quem aluga, para cada locação o locatário conquista 400 pontos, acumulando 4 mil pontos no programa de fi delidade Programa Amigo - AVIANCA é possível trocar por uma passa-

09_28.indd Personalizado V 04/02/2016 21:27:33

Page 29: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

8

#bem

est

ar

Tenha bons sonos no Carnaval, não pesadelos

Um sono de qualidade deve passar por Um sono de qualidade deve passar por

todas as fases necessárias para todas as fases necessárias para

que o corpo recupere as energias

Virar a noite nos bailes e bandas de Carnaval é diverti-do, mas dormir bem para ter a saúde em boas condições e garantir a diversão é essencial. É preciso resistência física e mental para passar a noite em claro e esse condicionamento é proporcionado por um sono regular. Afinal, o desejo é ter bons sonhos e não pesadelos.

“O sono infl uencia as condições físicas, psicológicas e sociais. Por isso, qualquer interferência na qualidade ou quantidade de sono pode trazer grandes repercussões na vida das pessoas”, diz o neuro-logista Carlos Maurício Almeida, especialista em sono.

O médico explica que o sono é regulado pelo cérebro e por subs-tâncias químicas, obedecendo a um relógio biológico de 24 horas que deve ser respeitado. Durante o sono, ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo, resultando em problemas como falta de

concentração, de produ-ção, sonolência diurna e irritação. “Dormir bem é essencial, não apenas para fi car acordado, mas para manter a saú-de em dia, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevida-de”, afi rma o médico.

“Um sono de qualida-de deve passar por todas as fases necessárias para que o corpo recupere as energias do dia. Para que isso ocorra, é importante que todas as etapas sejam vividas completamente, desde o sono mais leve até o mais profundo”, esclarece.

Para fugir dos problemas do sono, é importante respeitar os limites. “É preciso tentar dosar a rotina e o sono é fundamental para buscar esse equilíbrio, temos que valorizá-lo”, orienta Almeida. Além de ter disciplina de horário, perder peso, praticar exercícios físicos e evitar bebidas alcoólicas podem contribuir para um sono rejuvenescedor.

LINDIVAN VILAÇA

08_29.indd Personalizado V 04/02/2016 21:25:01

Page 30: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

SORR

IA

É na

bas

e do

bei

jo

Dr. Mauricio FerreiraCirurgião Dentistamauricioferreira.odo.br

7

Você já imaginou o carnaval sem música, alegria, dança, paquera e muito beijo na boca? Não né! Principalmente um belo beijo na boca, que quando bem dado além de liberar endorfi na (hormônio do prazer e bem estar) ainda ajuda a queimar calorias.

O carnaval é a época do ano preferida pelos solteiros, que entre uma pregação e outro buscam encontrar quem sabe, um grande amor. O fato é que essa procura desenfreada pode trazer risco a saúde dos pierrôs e colombinas apaixonados.

Beijar na boca para muitos pode parecer algo inofensivo, mas trás risco eminente de transmissão de varias doenças, desde as mais co-muns como a cárie e gengivite até as infectocontagiosas transmitidas por vírus. Segundo estudo publicado no British Medical Journal, beijar na boca de várias pessoas aumenta em quatro vezes o risco de contrair doenças, a exemplo da meningite.

Dentre um arsenal de doenças que podem ser contraídas através

do contato intimo com a saliva, a mais comum delas é a mononu-cleose, também conhecida como a doença do beijo. Uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV ou HHV-4) da mesma família do herpes, que se aloja na região da amígdala e nem sempre é diagnos-ticada facilmente por seu período de incubação e sintomas serem con-fundidos com uma virose qualquer, como febre alta, dor de garganta, de cabeça, tosse, falta de apetite, cansaço, dores musculares e ínguas, podendo persistir de uma a duas semanas. Na maioria dos casos a regressão da doença é espontânea passando despercebida pelas pes-soas, que por sua vez nem imaginam que estejam contaminando outros parceiros. Toda via, a mononucleose pode evoluir para infl amação do fí-gado, hipertrofi a do baço e agressão do sistema nervoso, nos casos mais severos da doença.

É importante ressaltar que mes-mo o risco sendo real, precisam existir fatores que predisponham o acometimento de enfermidades

através do beijo. A exemplo de processos infecciosos orais não tratados, ferimentos em lábios e mucosas com presença de sangue ou não, baixa imunidade e um nú-mero elevado de parceiros. Quem usa acessórios como piercings na língua ou no lábio deve fi car atento.

Calma, também não estou aqui para lhe deixar preocupado e já contabilizando se beija ou não neste carnaval. É lógico que uma pessoa saudável e cuidadosa com sua boca, tem um organismo forte que naturalmente combate e se defende de possíveis invasores. Mas previna-se, quantidade não é qualidade, veja bem onde vai colocar sua boca. É como diz o ditado popular, cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém.

Desejo a todos um Carnaval ma-ravilho, repleto de alegria, paz e muito beijo na boca. Interaja com a nossa pagina mandando sugestões de temas do universo odontológi-co, que você gostaria de ler aqui através do email: [email protected]

30#e

stilo

Barbie de cara nova

Em uma grande mudança, a maior Em uma grande mudança, a maior

em sua história, dona da marca em sua história, dona da marca

Barbie anunciou o lançamentos

Por mais de 50 anos, ela reinou absoluta, loira e magérrima nas brincadeiras das meninas que não cansavam de tirar e colocar suas roupas e sapatinhos. Até que a Barbie, ícone da perfei-ção, deixou de ser a mocinha e passou a ser alvo de críticas por representar um padrão de beleza inatingível. Depois de 57 anos, a fabricante Mattel reinventou a boneca para acompanhar as mudanças culturais e compor-tamentais e da sociedade e das mulheres contemporâneas.

Em busca da diversidade, a empresa anunciou uma mudan-ça impactante na sua produção: vai lançar, ao longo de 2016, novas bonecas com três for-matos de corpos diferentes e que fogem do padrão cintura de pilão e pernas longilíneas.

Além do corpo “original”, agora há o “curvy” (um corpo mais baixo e mais “cheio” nas pernas, braços e cintura); “petite” (baixa estatu-

ra); e “tall” (estatura maior). Os lançamentos estão em sin-

tonia com um debate cada vez maior sobre diversidade, padrões de beleza, feminismo e quebra de estereótipos.

Criando corpos “mais reais” (ou “menos fantasiosos”), a mar-ca tenta afastar as críticas do “padrão de beleza impossível” da Barbie original: muito magra, muito alta, pele branca e loira.

A marca já demonstrara estar atenta aos novos tempos, promo-vendo um comercial de mensa-gem feminista para as garotas e colocando, pela primeira vez, um garoto em um comercial.

Segundo a revista Time, o projeto foi mantido em sigilo durante seu desenvolvimento e foi batizado de “Project Dawn”. A marca, apesar de querer atin-gir uma nova geração, de novos paradigmas, já espera encontrar muitas críticas e ressalvas, a começar pelos limitados termos

“curvy” (“curvilínea”), “petite” (miúda) e “tall” (alta).

Também, três novos for-matos de corpo ainda - ob-viamente - não refl etem todos os outros tipos específi cos de corpo e tipos de beleza.

Sabendo disso, a marca já criou uma linha de telefone especial, somente para receber as críticas e comentários das novas bonecas.

A marca atinge um bilhão de dólares anuais em vendas ao redor do mundo, em 150 paí-ses diferentes. 92% das garotas americanas, entre 3 e 12 anos, têm uma Barbie em casa.

07_30.indd Personalizado V 04/02/2016 21:23:50

Page 31: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

MED

ICAL

Com

o sa

lvar

a s

aúde

6

Humberto Figliuolofarmacêutico

O ano passou tão rápido, não é mesmo? Na verdade, a sensação é causada pela globalização, infor-matização e pela própria correria do cotidiano, que faz a gente pensar que o dia está menor, mas ele não está. É oportuno e neces-sário proceder a um balanço de tudo que está acontecendo com o nosso País em todos os aspectos, como: saúde, educação, transpor-te, segurança, cultura, economia e estrutural. Não conseguimos entender por que não atingimos com sucesso nossos objetivos. O que está acontecendo?

Será o imenso e diversifi cado território que serve de base ge-ográfi ca ao País, tornando difícil e onerosa a ação de governa-lo? Será? Ou tem outras causas? Te-mos de ter a coragem de ques-tionar as omissões, as falhas e os desvios no curso da rota original. Uma só pessoa decide tudo, por quê? Em consequência, fi camos privados do talento e da experi-ência de centenas de brasileiros.

O ano será de eleições munici-pais, por isso será indispensável que os brasileiros escolham os candidatos que estejam com espí-rito patriótico de resolver os mais legítimos interesses da Nação e do povo que compõe a sociedade e erradicarmos defi nitivamente este

emaranhado de problemas.O grande político Teotônio Vilela,

em seu Projeto Brasil, em 1978, assim se expressou: “Para que o Estado volte a servir à Nação – essa relação é da essência da democracia- não se faz necessário enfraquecer o Estado”. “O essen-cial, pelo contrario, é fortalecer a sociedade, estimulando-a a orga-nizar instrumentos adequados, que revertam o sentido da reformada relação hoje existentes. Assim, for-talecida a sociedade, restabelecer uma relação mais lógica entre Estado e Nação”.

Escrevemos com assiduida-de neste conceituado órgão de comunicação, onde faço minhas refl exões no sentido de estimular as autoridades, na resolução dos problemas regionais e nacionais do ângulo em que eu os vejo às atenções devidas, indispensáveis à defl agração, imediata ou futu-ra, das desejadas e necessárias soluções. Mesmo porque, entendo a política como arte de viabilizar essas soluções.

Governar é amar o seu povo. É encontrar soluções. É conversar com a sociedade de um modo geral e resolver seus problemas tornando-a mais justa. Governar é transparência. Quem ama sua Nação não faz o seu povo sofrer:

sem saúde, sem emprego, sem teto, sem educação, com fome, sem medicamentos, sem plane-jamento, sem transporte e sem...Que tal iniciarmos as mudanças agora? Vamos fazer essas trans-formações, banindo inúmeros con-ceitos e preconceitos, quer pelo conhecimento do diferente, quer pela mudança dos governantes, quer pela mudança de atitude da sociedade, ou melhor, pela difusão de mais informações.

Vamos nos inserir neste con-texto, querendo e necessitando transforma-nos. Faz-se saber por que toda a sociedade sabe da necessidade e da premência desta mudança e cada vez mais divulgar-mos para que todos participem. Todos esperam, sim, por situações melhores, e que os novos gover-nantes assegurem igualdade de oportunidades a todos, não só em seu plano de governo, distribuído antes das eleições, mas se eleito, que concretize o que escreveu im-buído dos propósitos mais sadios e de uma vontade ferrenha de fazer o melhor pelo Brasil e pelo seu povo.

Ou seja, não perder de vista o que esperamos do novo governo, pois é a maneira correta de cobrar mais tarde, pelas promessas feitas durante a campanha eleitoral.

“Nunca percamos a esperança!”.

31ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

06_31.indd Personalizado V 04/02/2016 21:22:58

Page 32: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

32 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016#c

eleb

ridad

e

Só de cueca

Bruno Gagliasso mostra seu corpo sarado na campanha pu-blicitária de uma famosa marca de cuecas. Nas fotos, clicadas por André Nicolau, o ator apa-rece praticando exercícios con-fortavelmente vestindo as cue-cas boxer da marca e exibindo um corpo escultural graças ao crossfi t, modalidade que prati-ca há pouco mais de 1 ano.

Atriz discretaYanna Lavigne é sempre muito dis-

creta, principalmente quando o assunto é sua vida pessoal. A atriz lida bem com o assédio e a curiosidade dos fãs, mas se limita a declarações curtas sobre o seu relacionamento com Nando Reis. Ela não se expõe de modo algum.

Planeta extremoA nova temporada do global “Planeta

Extremo” estreará no próximo dia 14 e mostrará aventuras radicais. O pri-meiro episódio exibirá um terremoto ocorrido no Nepal há alguns, quando uma equipe do programa gravava re-portagens naquela região.

Gravando muitoEnquanto uns participarão da Folia

de Momo, outros terão que trabalhar. É o caso de Taís Araújo e Lázaro Ramos que gravarão cenas do seriado “Mr.

Brau” em pleno Carnaval carioca. O casal, na pele de seus personagens, Michel e Mr. Brau aparecerão nos camarotes da Sapucaí.

Cinema nacionalQuando encerrar o seu trabalho em

“A Regra do Jogo”, na qual faz a Luana, Giovanna Lancelotti tem compromisso com o cinema. A atriz está no fi lme “Ela é o Cara”, interpretando um homem no corpo de uma mulher.

Apresentador apaixonadoSegundo alguns fofoqueiros do bem,

João Vicente de Castro engatou um romance com Renata Vanzetto, que é chef de cozinha e dona de um res-taurante em São Paulo. Consta que a aproximação entre o casal aconteceu depois que o apresentador do “Papo de Segunda”, mostrado pelo GNT, passou a frequentar assiduamente o local.

Assumiu o botox

Grazi Massafera contou que aplicou botox nas sobrancelhas e adorou o resultado. Aos 33 anos de idade, ela exibe forma invejáveis, mas não esconde que, quando necessário, vai se submeter ao procedimento novamente.

AN

DR

É N

ICO

LAU

ZÉ P

AU

LO C

AR

DEA

L/R

GELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 5

05_32.indd Personalizado V 04/02/2016 21:21:38

Page 33: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 33

#lig

ado

nas

nove

las

MALHAÇÃOAlina e Uodson trocam carinhos.

Tito procura por Uodson. Tito confi -dencia a Beto que João não era uma pessoa correta. Nanda ajuda Filipe a estudar. Uodson pede Alina em na-moro. Roger pede ajuda a Rodrigo para se aproximar de Flávia. Samurai aconselha Arthur a cortar o cabelo.

Alina impede que Uodson fale com Vanda. Tito afi rma a Ilza que foi João quem armou para que ele fosse pre-

so. Roger e Beto se enfrentam e Lívia se incomoda. Arthur muda o visual. Samurai contrata Nanda para traba-lhar na loja. Tito e Ilza vão à delegacia para obter notícias de Pedro.

Jéssica afi rma que fi cará com Uodson até o retorno de Vanda e Alina deixa o hostel. Uodson contrata Tito. Júlia repre-ende o comportamento de Arthur com as meninas. Jéssica percebe que Uodson é apaixonado por Alina. Monique consta-ta o amor de Alina por Uodson.

Alina e Uodson não têm coragem de assumir seu amor, e a menina pede demissão do hostel. Sueli re-preende Jorge por falar em casa-mento com Rodrigo e Luciana.

Uodson confessa a Jéssica que ama Alina. Lívia provoca Miguel e Beto ameniza o embate. Tito revela a Ilza que se mudará para o hostel. Lí-via descobre que o Dom Fernão será derrubado para dar lugar a uma obra conduzida pela empresa de Miguel.

18h05, na GloboSegunda Candinho salva Pancrácio de ser preso. Anastácia conversa com Pancrácio e Candinho sem desconfi ar de que ele é seu fi lho. Maria tem um novo mal-es-tar e teme pela saúde de seu bebê.

Terça Ernesto garante a Filomena que se casará com ela ao melhorar de vida. Quitéria confi dencia a Anastácia que Celso está importunando Maria. Anas-tácia repreende Celso e Sandra se irrita.

Quarta Romeu afi rma a Quinzinho e Cune-gundes que comprará a fazenda. Er-nesto garante a Sandra que a levará ao evento de arte. Diana fi nge estar apaixonada por Severo.

Quinta Jack explica a Anastácia que en-contrará Candinho por meio de seu medalhão de ouro. Ernesto é hu-milhado no Salão de Belas Artes e acaba preso.

Sexta Candinho decide aguardar para penhorar sua joia. Braz apoia Maria. Anastácia descobre que Maria é fi l-ha de Severo. Osório ajuda Maria e é demitido por Severo.

Sábado Candinho garante a Filomena que pa-gará sua dívida com o advogado. Zé dos Porcos sugere que Eponina impeça o casamento de Mafalda e Romeu. Eponina rasga o vestido de Mafalda.

19h15, na GloboSegunda Henri Castelli dá fora em Cassandra quando ela o beija. Maurice diz a Ar-thur que perdeu seus bens em jogos de cassino. Jonatas pergunta a Arthur se ele está interessado em Eliza.

Terça Jonatas e Carolina fi cam arrasados ao ver o beijo que Arthur dá em Eliza. Ao tentar explicar o beijo para Jonatas, o ex-namorado a esnoba e Eliza sofre.

Quarta Florisval gosta quando sua falsa mãe declara a Maristela que seu fi lho é adotado. Leila tenta consolar Jonatas, mas ele rejeita. Jamaica dá em cima de Lu e ela fi nge não gostar, mas não consegue disfarçar.

Quinta Cassandra comenta com Adele e Débora que desconfi a da relação de Lili e Rafael. Rafael e Lili se beijam, e o fotógrafo confessa que está apaix-onado por ela.

Sexta Eliza deduz que Jonatas e Leila este-jam juntos e decide esquecer o rapaz. Leila beija Jonatas. Florisval pede dinheiro a Carolina para comprar remédios para sua mãe.

Sábado Germano elogia a apresentação de Fa-binho e diz que está orgulhoso do fi lho. Cassandra tenta chantagear Rafael para tirar proveito do concurso, mas ele não se abala com suas ameaças.

21h20, GloboSegunda Romero implora o perdão de Tóia, que exige que o marido revele a identidade do líder da facção. Gibson aceita Atena de volta à organização criminosa. Terça Romero reconhece o amor de Atena. Merlô aconselha Tóia a lutar por Ju-liano. Dante insiste para que Romero revela a identidade do Pai, em troca de proteção. Quarta Romero é resgatado por um grupo que não se identifi ca. Juliano e Tóia se declaram um para o outro. Dante é levado para o hospital. Belisa volta para casa. Quinta Atena confessa que enganou a facção e planeja recomeçar sua vida com Romero. Fonseca apoia a inves-tigação de Dante sobre o sequestro de Romero. Sexta Zé Maria resgata Kiki e Aninha, e Or-estes alerta Gibson. Tóia faz planos com Juliano. Aninha se perde de Kiki e Zé Maria e Gibson encontra a neta.

Sábado Zé Maria combina sua operação com Carlão e Kiki se desespera por cau-sa de Aninha. Nelita pede abrigo a Nonato e Conceição. Atena se irrita com a insistência de Romero em se aproximar de Tóia.

19h45, no SBTSegunda Bira tenta se fazer de durão e não aceita o convite de Letícia para ir ao cinema. Helena começa a trabalhar como veter-inária no zoológico e recebe as primeiras instruções. No restaurante, Otávio ensi-na Rebeca a comer comida japonesa.

Terça Ofélio decide dormir no hospital para fazer companhia para Manuela. Geral-do vai até o hospital e encontra Ofélio. Meire descobre que Bartolomeu está debaixo do sofá e fi ca desesperada.

Quarta Joaquim visita Manuela no hospital. O garoto diz que fez uma música e quer mostrar para ela. Joaquim canta a música que escreveu inspirada nela. Manuela fi ca encantada e se emociona.

Quinta Giuseppe mostra a situação fi nanceira de sorveteria para Pedro e Fiorina fi ca bra-va. Isabela, que fi nge ser Manuela, segura uma bola de golf que era de seu pai. Re-beca pergunta de quem é essa bola e ela explica que foi um presente. Rebeca acha que a fi lha está apaixonada por Omar.

Sexta Isabela, que fi nge se Manuela, inventa que a bola de golfe foi encontrada na rua. Téo, Mateus e Dóris fazem divul-gação da sorveteria de Fiorina. Dinho vai até o zoológico atrás de Helena. Enquanto isso, Felipe fi ca de porteiro.

Sábado Não há exibição.

DIV

ULG

AÇÃO

4

#kid

s

Saúde das crianças exige mais atenção no Carnaval

Pediatra chama atenção para a ingestão Pediatra chama atenção para a ingestão

de líquidos e alimentos para evitar de líquidos e alimentos para evitar

riscos de infecção e desidratação

O período de Carnaval é de festas para todas as idades. Se-jam idosos, adultos ou crianças, o clima em todo o país é de diversão e brincadeiras. Os blocos infantis e adultos são responsáveis pela animação nas prévias carnava-lescas e também durantes os dias do feriado. No entanto, apesar de ser uma época descontraída, esse período do ano, que coincide com as altas temperaturas do verão, exige um cuidado maior com a saúde, sobretudo das crianças. O protetor solar deve estar sempre a mão e ser reaplicado a cada 2h, o uso de chapéus e bonés também ajudam a proteger do sol e evitar insolação.

De acordo com a pediatra do Hapvida Saúde, Claudia Suenia, é preciso fi car atento com a in-gestão de líquidos e alimentos para evitar riscos de infecção e desidratação. “Durante o desfi le, evite comprar alimentos vendidos na rua, principalmente, frituras e aqueles de fácil contamina-ção como presuntos, salsichas, maionese e molhos. Em relação a hidratação, não espere que as crianças peçam água, ofereça sempre. Evite refrigerantes e dê preferência aos sucos de fruta, água e água de coco”, explica.

Porém, não é só com alimen-tação e hidratação que os pais precisam ter cuidado durante as

festas. A pediatra afi rma que é recomendado conferir a com-posição química das espumas, por exemplo, para analisar se há álcool ou tóxicos, evitando, assim, alergias e ardências na pele e nos olhos e também o cuidado com o excesso de barulho, sobretudo para os menores que costumam ter a audição mais sensível.

A pediatra esclarece que as roupas e os sapatos das crianças também precisam ser escolhidos com cautela para prevenir incô-modos e evitar problemas na pele. “Dê preferência aos tênis que não apertem os pés e sapatilhas, pois dão mais segurança e evitam o risco de quedas. Prefi ra roupas ou fantasias leves e confortá-veis para garantir a liberdade de movimentos e a transpiração adequada, evitando brotoejas e irritações na pele”, explica.

Além disso, a pediatra do Ha-pvida Saúde afi rma que não é aconselhável levar bebês para os

b l o c o s , pois eles podem se excitar excessivamente e ter consequências como insônia ou irritabilidade, além de serem mais suscetíveis a doenças, uma vez que o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, o que facilita a contaminação por vírus e bactérias presentes nas aglomerações. “Recomenda-se a idade a partir dos 12 meses, pois é a época em que a criança está dando os primeiros passos, consegue interagir e participar das brincadeiras. Outro ponto importante é a identifi cação da criança, através de uma pulseira ou um papel preso na sua roupa, contendo o seu nome, nome dos pais e telefones para contato”, aconselha Claudia Suenia.

Seguindo essas dicas, os pais e as crianças poderão aproveitar a folia com tranquilidade.

04_33.indd Personalizado V 04/02/2016 21:21:15

Page 34: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

34

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

ReportagemLindivan VilaçaLuis Henrique Oliveira

Diagramação:Adyel Vieira

Tratamento de imagemKleuton Silva

CapaIone moreno

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme.

Estamos em pleno domingo de Carnaval, e nada melhor do que dicas saudáveis para aguentar a maratona de festas que ainda estão por vir, até que tudo se apague na próxima Quarta-Feira de Cinzas.

Médicos especialistas e profi ssionais da saúde dão dicas preciosas para quem quer curtir a folia de momo da melhor maneira possível, sem sofrer com a ressaca, desidratação e até mesmo com algo mais grave. Por isso, uma boa noite de sono, alimentação balanceada e, claro, protetor solar são apenas três ingredientes indispensáveis para curtir muito. Fique por dentro de outras recomendações, além de dicas para penteados incríveis para dançar e se divertir muito!

Falando em celebração, a farmacêutica Ednilza Guedes comemora o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da profi ssão, com a comenda recebida em Brasília, no último dia 28. A profi ssional fala sobre o panorama da profi ssão, além dos desafi os adiante e da importância dos profi ssionais farmacêuticos para a área. Confi ra a entrevista.

Um ótimo Carnaval a todos, com muita alegria, diversão, risadas e, claro, res-ponsabilidade!

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016 3

#índ

ice

Folia do bem

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

Mellanie Hasimoto

Capa

30 | ESTILO

Em uma grande mudança, a maior em sua história de 57

anos, a Mattel, dona da marca Barbie, anunciou o lançamento

de novas bonecas.

4 | KIDS

20 | ESPECIAL

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

A estrela de Mel Maia não para de brilharpara de brilharpara de brilharpara de brilhar

A atriz-mirim é a queridinha do Brasil e A atriz-mirim é a queridinha do Brasil e

volta interpretando a fi lha de volta interpretando a fi lha de

Tiradentes em “Liberdade, Liberdade”

Mel Maia vem conquistando o seu espaço no meio artístico. Aos 6 anos, atriz-mirim estreou na tela da Globo em dezembro de 2010 no especial “O Relógio da Aventura”, no qual interpretou a personagem Nina. Mas foi em 2012 que ela tirou a sorte grande e fi cou nacionalmente conhecida, quando deu vida a personagem Rita, em “Avenida Brasil”. Aos 5 anos, a pequena Mel afi rmou para sua mãe que gostaria de ser atriz. Foi aí que deu seu primeiro passo na carreira fazendo aulas de tea-tro. Ao interpretar Rita quando criança, na primeira fase de “Avenida Brasil”, a sua atuação e a sua segurança em cena viraram alvo de muitos elogios por parte dos autores e colegas de elenco da Globo.

Em 2013, quando estreou “Joia Rara”, o Brasil mais uma vez pode conferir todo o talento da garota prodígio. Mel foi a protagonista da trama e interpretou magistralmente a personagem Pérola. No ano passado a garota voltou a brilhar na telinha, quando deu vida a esperta Felícia, em “Além do Tempo”.

Em meados de março Mel voltará à cena, quando estrear “Liberdade, Liberdade”, a nova novela das 23h que será exibida pela Globo. Ambientada no Brasil do século 18, a trama começa no período da Inconfi -dência Mineira, de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes –, e se desenvolve na época em que a família real portuguesa vem para a colônia, nas Américas. Mas não se engane. Esta não é mais uma história sobre Tiradentes, fi gura que marcou o país. Esta é uma história fi ccional sobre Joaquina, a fi lha dele e, mais uma vez, Mel

Maia tirou a sorte grande e foi a escolhida para ser a protagonista na primeira fase da trama, que depois passará para a atriz Andreia Horta. Joaquina será fi lha de Tira-dentes (Tiago Lacerda) e Antônia (Leticia Sabatella), nascida no Brasil; ela fi cará órfã e será criada por um amável estranho em Portugal. Ao longo da trama, ela retorna ao Brasil, onde seus pais morreram para se tornar o símbolo da luta contra a coroa portuguesa.

A Globo já percebeu há muito todo o talento da pequena Mel, por isso esco-lheu a artista para protagonizar ao lado da veterana Fernanda Montenegro sua campanha para divulgar a programa-ção 2016. Em uma grande sala branca, decorada com letras espalhadas pelo espaço e penduradas nas paredes, Fernanda Montenegro pergunta: o que vem aí em 2016? “Depende”, ela mesma responde. Depende do que cada um fi zer para preencher esse novo tempo, de como vamos aplicar os interesses, paixões e conhecimentos que acumulamos no decorrer de nossas vidas nes-ses próximos 365 dias. E é exa-tamente essa atmosfera que o cenário montado para o trabalho simula: as múltiplas oportunidades que um novo ano nos traz. Nesse clima, Fernanda Montenegro e Mel Maia iniciam uma conversa com os brasileiros, representando a abertura da emissora para ouvir as pessoas, trocar impressões e experiências.

ESTE

VAM

AVE

LLA

R/RG

O últi-mo papel de Mel Maia em novelas foi interpretar a esperta Felícia em “Além do Tempo”

Apesar de ser uma época des-contraída, o Carnaval coincide

com as altas temperaturas do verão e exige um cuidado

maior com a saúde, sobretudo das crianças.

Fundado em 1913, o Atlético Rio Negro Clube marcou

época durante anos, com seus bailes de Carnaval no Salão

dos Espelhos.

03_34.indd Personalizado V 04/02/2016 21:20:22

Page 35: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

02_35.indd Personalizado V 04/02/2016 12:43:58

Page 36: Elenco - 7 de fevereiro de 2016

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 7 DE FEVEREIRO DE 2016

Elenco

Doutora Ednilza Guedes comemora Doutora Ednilza Guedes comemora

o reconhecimento pelo trabalho o reconhecimento pelo trabalho

desenvolvido em prol da profi ssão

Reconhecimentoprofi ssional

Elenco

01_36.indd Personalizado V 04/02/2016 12:39:38