elenco - 7 de setembro de 2014

28
MANAUS, DOMINGO, 7 DE SETEMBRO DE 2014 Não pode ser vendida separadamente Elenco O estilo vintage na decoração Página 12 Vai uma c erveja aí? Pág. 14 3/9/2014 19:55:32

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 03-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

Elenco - Revista de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Elenco - 7 de setembro de 2014

Noivas

MANAUS, DOMINGO, 7 DE SETEMBRO DE 2014N

ão p

ode

ser

vend

ida

sepa

rada

men

te

Elenco O estilo vintage na decoração

Página 12

pick -ups

estaçãoVai uma cerveja aí?

Cerveja

Pág. 14

01_28.indd 1-2 3/9/2014 19:55:32

Page 2: Elenco - 7 de setembro de 2014
Page 3: Elenco - 7 de setembro de 2014

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

RepórterMellanieHasimoto

DiagramaçãoLeonardo Cruz

Tratamentode imagemAdriano LimaKlinger Santiago

RevisãoDernando MonteiroJoão Alves

CapaRicardo Oliveira

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

EditorGuto Oliveiragutocom.br

Editorial

Dizem que depois do meio do ano o tem-po passa mais rápido. Parece que é a mais pura verdade. O tempo está correndo e mal conseguimos dar conta de tudo, porque estamos empenhados em acompanhar os acontecimentos.

Chegamos ao mês de setembro e rapi-damente já estamos encerrando a primei-ra semana, fechando com chave de ouro com um feriado que, infelizmente para muitos, acabou caindo em um domingo. Lá se foi aquela folga planejada para curtir o calor insistente de Manaus.

Mas o importante é que pelas bandas de cá pelo menos tivemos o feriado do dia 5, elevação do Amazonas à categoria de província. Bom para quem pôde esticar o fi nal de semana e pegar a estrada.

Por aqui também temos novidades e muita coisa boa na Elenco deste domin-go. Aproveite para dar uma conferida em nossa matéria sobre a mais nova atração da cidade, com doces deliciosos e um toque internacional. Para quem curte a noite também tem coisa boa na área. Tudo isso sem falar que tem receita, dicas de beleza, decoração e muito mais para você aproveitar e fi car muito bem informada.

Boa leitura e até domingo.

Vera Lima

Colaboradores: Selma Reis, Bruno Mazieri e Marcelo Guilherme

Expediente

19TURISMOBanhada pelo mar do Caribe e pelo oceano Pacífico, a República da Costa Rica fica totalmente nos trópicos e é extremamente montanhosa.

18VARIEDADESUm ringue no centro de um bar temático acostumado a receber desafiantes para lutas ao vivo, vai dar lugar a bandas amazonenses que se enfrentarão em um desafio musical.

editorial# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

12DECORO estilo retrô, na decoração, nunca deixa de estar em evidência. Com ar nostálgico, remete a bons tempos e inspira ambientes sofisticados e de bom gosto.

Todas as manhãs, de segunda à sexta-feira, pontualmente às 10h40, Fátima Bernardes entra no ar com o seu sor-

riso inimitável e comandando o “Encontro Com Fátima Bernardes”. A atração é alegre, mostra convidados famosos e anônimos que debatem sobre um tema específi co, ligado aos acontecimentos da atualidade, nos quais a apresentadora não deixa de emitir a sua opinião e relatar fatos que acontece em sua vida pessoal, sendo que algumas vezes tais histórias reais envolvem seus fi lhos ou seu marido jornalista. Tudo regado a muita alegria e música.

Ninguém pode negar que ela foi corajosa. Depois de quatorze anos frente à bancada do “Jornal Nacional”, ao lado marido William Bonner e com credibilidade junto ao público brasileiro, Fátima Bernardes decidiu mudar os rumos de seu futuro profi ssional e realizar o antigo sonho de ser apresentadora de um programa de variedades, que misturasse cultura e entretenimento. Assim nasceu o “Encontro Com Fátima Bernardes”, exibido todas as manhãs pela Globo desde o dia 25 de junho de 2012.

No palco da atração, a jornalista aparece livre e solta. Apesar de algumas críticas negativas e índices de audiência que não correspondem à expectativa inicial, continua sendo exibido e Fátima Bernardes doa todo o seu talento. Ela é versátil, inteligente e seu raciocínio rápido faz toda a diferença.

Fátima Gomes Bernardes Bonemer nasceu no Rio de Janeiro, em 1962, e um fato curioso é que desde criança gosta de futebol. Há quem jure que isso é culpa do pai da jornalista, juntos eles costumavam assistir aos jogos de futebol, basquete e vôlei. Quando completou sete anos de idade, ingressou na escola de balé na qual permaneceu até os vinte anos quando decidiu que queria fazer Jornalismo e atuar como crítica de dança.

No ano de 1983, um dos repórteres do jornal “O Globo” quebrou o pé ela foi contra-tada para substituí-lo. Quatro anos depois, foi aprovada num concurso de Jornalismo promovido pela Rede Globo de Televisão e passou a fazer parte do casting de jornalistas da emissora; não demorou muito e estava apresentando o extinto “RJ TV - 3ª Edição”. O ano de 1989 foi ano das mudanças em sua vida; Fátima Bernardes virou âncora do “Jornal da Globo”, ao lado de Eliakim Araújo, e foi nesta ocasião que ela ganhou outro companheiro na apresentação e editoração do telejornal. O escalado para a tarefa foi o jornalista William Bonner. Tudo indica que a paixão foi quase que imediata porque no ano seguinte já estavam morando juntos. O casamento ofi cial aconteceu no ano de 1990, sendo que sete anos depois o casal teve os trigêmeos, Vinicius, Laura e Beatriz.

Antes de se tornar a apresentadora do “Jornal Nacional”, durante quatro anos, ela fi cou à frente do “Fantástico”, ao lado de Pedro Bial. Foram muitos os desafi os pro-fi ssionais e pessoais enfrentados, mas a determinação desta jornalista (que continua sendo bailarina) sempre fala mais alto e ela tornou-se exemplo para muitas mulheres no Brasil. A fama e o sucesso não a incomo-dam, Fátima acredita que isso faz parte do seu trabalho embora o seu objetivo principal seja a no-tícia, a prestação de serviço e o entretenimento. Ela não mudou sua rotina por causa disso, fazendo questão de ir ao supermercado, andar de bicicleta e levar os fi lhotes ao cinema ou teatro.

Como todos os que estão em evidência, tudo o que Fátima Bernardes faz aca-ba virando notícia, principal-mente quando o assunto é sua vida pessoal.

Os famosos terninhos usados no “Jornal Nacional” caíram no gosto de muitas mulheres como sinônimo de elegância e competên-cia, assim como o fi gurino despojado, colorido e com adereços que a apresen-tadora usa quando está à frente do “Encontro Com Fátima Bernardes”.

No entanto, no dia a dia, quando aparece simples-mente como mãe e dona de casa, ela prefere peças simples e confortáveis, mas não abre mão dos colares, pulseiras e maquiagem.

Fazendo um pouquinho de fofoca, mas fofoca do bem, este gosto de estar sempre bonita e arruma-da, ela tentou passar para os fi lhos. Quando os tri-gêmeos eram crianças, ela fazia questão de escolher pessoalmente as suas roupinhas e era tudo combinando com tudo.

Claro que a mulherada fi ca curiosa para saber os segredos de beleza da jornalista e apresentadora. Ela garante que não faz nada de tão diferente, usa hidratantes no rosto e nos cabelos, jamais dorme maquiada, cuida da alimentação e faz ginástica três vezes por semana, sendo que também retomou as aulas de balé.

E falando do gosto dela pelo futebol, ela torce para o Vasco. Durante o tempo em que atuou como âncora do “Jornal Nacional”, fez a cobertura de quatro copas do Mundo, sendo que em 2002 foi considerada “pé quente” pelos jogadores da Seleção Brasileira que também a apelidaram de “Musa da Copa”.

Fátima Bernardes deu uma guinada em sua vida profi ssional quando passou a comandar “Encontro”

Elenco #destaque da tv(26) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

A Estrela de todas as manhãs

4INDICALa Maison du Macaron, dos chefs Carolina e Cédric Mérel, faz sucesso com os doces tradicionalmente franceses.

BR

UN

O S

OA

RES

-RG

A fama e o sucesso não incomodam Fátima Bernar-

des. Ela acredita que isso faz parte do seu trabalho,

mas mesmo assim mantém uma rotina de vida comum,

como uma simples mortal

03_26.indd 1-2 3/9/2014 22:59:35

Page 4: Elenco - 7 de setembro de 2014

Um pedaço da

O amor pela gastronomia se confunde com o amor que nasceu entre Cédric e Carolina. A para-ense com coração amazonense foi estudar gastronomia na Suíça. Ao terminar o curso, foi estagiar em um hotel onde o chef francês Cédric dirigia o departamento de banquetes e recepções e onde se conheceram

ligados nas novelas# Elenco (25)Elenco #indica(4) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

18h15 na GloboSegundaMadalena se sente mal com a notí-

cia sobre a troca dos bebês. Susana descobre que Sandra é a criança que foi trocada por Vitória. Madalena conta a Fernando que Vitória não é sua filha. Fernando entra no aparta-mento de Inês atrás de Sandra, mas Tadeu a esconde.

TerçaCarlota confessa a Leonor que

não consegue viver sem Fernando. Susana vai à casa de Vicente à pro-cura de Sandra, mas não a encontra. Madalena conta para Fernando que Sandra é a sua filha biológica.

QuartaSusana consegue ver o sinal de nas-

cença de Sandra. Leonor aconselha Carlota a revelar seu segredo para Fernando antes que Amaury o faça. Carlota sugere que Amaury venda a Boogie Oogie para Ricardo.

QuintaInês revela a Fernando que Susana

está em sua casa. Daniele diz a Vitó-ria que Amaury já vendeu a Boogie Oogie para o pai. Inês consegue impedir Rafael de contar a Vitória sobre a troca dos bebês.

SextaFernando se oferece para pagar a

faculdade de Sandra no exterior, e a menina expulsa o empresário de sua casa. Inês tenta convencer Susana de que Fernando não deixará sua família para ficar com ela.

Sábado Fernando promete a Susana que

vai se separar de Carlota. Vitória conversa com Júlia sobre o passado de Carlota e ganha sua confiança. Luisa encontra Zuleica na rua e disfarça para Filipinho.

19h30, na GloboSegunda Chang impede a viagem de Brian,

Lara e Tomás. Megan discute com Jonas e Verônica. Megan fi ca chateada com Davi ao descobrir que ele já sabia do caso de Jonas e Verônica e vai a uma boate com Danilo.

TerçaVerônica vê o vídeo de Jonas e

Sandra. Jonas ameaça Aroeira. Edna sugere que Verônica tente descobrir quem lhe enviou os e-mails. Ernes-to convence Davi a desistir de con-tratar os Nem-Nens e eles decidem fazer um processo seletivo para chamar novos funcionários.

QuartaRita fi ca perturbada com a presença

de Fred. Gláucia conta para Megan que Pamela está com Herval. Dorothy se comove ao ver a cumplicidade entre Megan e Pamela. Herval recebe um dossiê sobre Jonas.

QuintaVerônica insiste em conversar com

Sandra. Davi combina de Matias fazer os testes para trabalhar na Brazu-ca. Murphy decide não contar para Jonas que viu Manuela mexendo em seu computador.

SextaJonas diz a Brian que fará uma co-

letiva para anunciar os novos projetos da Marra e falará sobre a piora de seu estado de saúde. Verônica decide revelar a conversa que teve com Sandra para Davi.

SábadoErnesto inventa uma desculpa para

Megan, e Davi a consola. Verônica deixa a coletiva com Edna. Vicente grava uma conversa entre Jonas e Manuela. Pamela questiona Gláucia sobre seus sentimentos por Jonas.

21h10, na Globo Segunda João Lucas beija Maria Ísis, que ex-

pulsa o rapaz de sua casa. Cora conta sobre Cristina para os repórteres e Xana fi ca furiosa. Maria Marta mostra para José Alfredo a notícia sobre a fi lha de Eliane.

TerçaCristina é hostil com Maria Clara.

Du conta para Maria Marta o ende-reço de Maria Ísis. Tuane e Jurema rezam por Reginaldo. Xana desconfi a da visita de Maria Clara a Cristina. Enrico fi ca furioso ao ver Téo em seu restaurante.

QuartaMaria Marta e José Alfredo se en-

frentam. Cristina se preocupa com o sumiço de Cora. José Alfredo exige que Magnólia e Severo voltem para São Fidélis. Téo se ofende com os comentários de Robertão.

QuintaSilviano avisa que José Alfredo e

Maria Marta não dormiram em casa. Vicente pede para Cristina marcar um dia para eles saírem com Victor. José Alfredo e Maria Ísis se reconciliam. Téo fl agra Robertão e Érika se beijando.

SextaFernando pede para conversar com

Elivaldo sobre Cora. Silviano avisa a Maria Marta que sua viagem para o Monte Roraima será logo após a festa da joalheria. Antoninho convida Juliane para ir à festa da joalheria.

Sábado Téo expulsa Érika de sua casa. Maria

Marta conta para José Alfredo que Maria Clara convidou Cristina para a festa da empresa. Tuane sugere que Jurema se hospede na casa de Xana. José Alfredo se lembra de uma conversa que teve com Cristina.

20h30, no SBTSegunda Vivi diz para Cris que sente fal-

ta da amizade de Samuca. Cris explica que a menina começou a evitá-lo e por isso Samuca deci-diu se afastar. Vivi diz ser uma pena que ele não goste dela apenas como amiga.

TerçaFernando tenta reconquis-

tar Carol, que diz para o médi-co que já o perdoou, mas que não haverá retorno na relação amorosa deles. Janjão, André e Tatu provocam novamente Fábiona escola.

QuartaMarian inventa que foi agredi-

da na rua por um homem grande e assustador. Diz que o homem usava uma capa preta e mas-cara. Cris insiste para Samu-ca aceitar fingir ser seu namo-rado. Pata e Bia desconfiam da veracidade da história contada por Marian.

QuintaAs chiquititas e chiquititos trei-

nam basquete com Oscar Schmidt. Chico aconselha Carol a tomar co-ragem e se abrir para Junior. Beto, Francis, Érica e Clarita cantam na frente do Café Boutique uma mú-sica criada por eles para chamar a clientela.

SextaO motorista leva Dani até o hospi-

tal, pois com o susto a pequena caiu no chão e machucou o joelho. Bruno vai ao hospital buscar Dani e Fernando diz que Bruno precisa cuidar melhor da fi lha.

Sábado Não há exibição.

MALHAÇÃO - 17h55, na GloboMarcelo se desculpa com Roberta

por ter desconfi ado da empresária. Pedro aceita a proposta de Bianca de namorar Karina em troca do patrocínio de sua banda e avisa a Nando que está pronto para gravar o CD demo. Zé Alvarenga aprova Jeff para o clipe, e Bárbara e Jade são selecionadas para o teste fi nal como dançarinas principais. Jade pede que Cobra sabote Bárbara. Lobão orienta dois lutadores a assustarem Bárbara. Pedro faz uma serenata para Karina.

Karina despeja um balde de água em Pedro. Rute incentiva Jeff a participar do clipe. Jade se arrepende e tenta impedir Cobra de prejudicar a Bárbara. Cobra enfrenta Luiz e Diego para defen-der Bárbara, que aconselha Jade a se afastar do rapaz. Dandara comemora o retorno de Mari à Ribalta. Jade vence o teste para o clipe e comemora com Lucrécia. Mari revela sua gravidez para Franz. Jade e Cobra se beijam. Pedro pede para fazer uma aula experimental na academia de Gael.

Gael permite que Pedro faça uma

aula experimental, e Karina se can-didata a ensiná-lo. Cobra assiste à gravação do clipe para acompanhar Jade, e Lucrécia se incomoda com a presença do rapaz. Pedro consegue fazer Karina sorrir e cobra seu dinheiro de Bianca. Heideguer e Lobão pensam ter visto Alan em uma matéria de jornal e Nat se preocupa. Jade é elogiada na gravação do clipe. Mari comunica a Dandara que voltará para sua cidade, e se despede de Jeff . Dalva e Duca se surpreendem com a possibilidade de Alan estar vivo.

SERVIÇOLA MAISON DU MACARON

End: Rua Acre, 450 – Vieiralves (shopping Elegance Center)Instagram: @lamaisondumacaron-manausInfo: 8422-9494

França em Manaus

04_25.indd 1-2 3/9/2014 23:02:52

Page 5: Elenco - 7 de setembro de 2014

Inaugurada em 2013, a nova casa é literalmente um novo começo para o casal. “Queríamos ter qualidade

de vida e poder criar nossa fi lha. Por isso, decidimos vir para cá. A loja foi consequência de um desejo dos nos-sos amigos, junto com a vontade de continuar na área, já que lá na França tivemos um restaurante grande duran-te dez anos”, conta a chef Carolina.

A ideia da La Maison du Macaron nasceu perto do Dia das Mães do ano passado. “Fizemos os macarons para alguns amigos, que gostaram e nos incentivaram a aceitar encomen-das. Daí, um recomendou para outro, e tudo foi tomando uma proporção tão grande, que tivemos de abrir um espaço. Deu tão certo que no Natal passado quase fi camos loucos!”, lem-

bra, aos risos, Carolina. “Não deu para continuar em casa”, completa.

Mas, para início de conversa, o amor pela gastronomia se confunde com o amor que nasceu entre Cédric e Carolina. A paraense com coração amazonense foi estudar gastronomia na Suíça. Ao terminar o curso, foi es-tagiar em um hotel onde o chef fran-cês Cédric dirigia o departamento de banquetes e recepções.

“Já trabalhamos juntos, então sabe-mos como dividir as tarefas. Somos formados em gastronomia, mas como sou brasileira, tenho mais facilidade na questão do idioma, na hora de lidar com os clientes, para administrar. Ele, que já é mais tímido, fi ca concentrado na cozinha, mas isso não me impede de criar também”, esclarece.

A união dos dois deu até uma mistura interessante – macarons de cupua-çu e açaí, incentivados por Carolina. “Nosso foco é a culinária tradicional francesa, mas essa mistura de sabores é interessante. Ajudo a elaborar algu-mas novidades, mas o toque francês continua forte. Não queremos fugir muito disso, pois a intenção é ofere-cer uma experiência tradicional aos manauaras”, destaca.

Por conta disso, quem quiser provar um autêntico macaron (a dica é o de doce de leite!); o delicioso crème brûlée – que aqui ganhou, além da apresentação tradicional, ingredien-tes como a Nutella e doce de leite; e o famoso petit gâteau.

O foco do casal é a cozinha

francesa, mas não poderia

faltar o toque regional

A culinária francesa é uma das mais prestigiadas do mundo. Com uma grande variedade de sabores, os pratos típicos do país ganham cada vez mais adeptos e dá até para dizer que existe um pedacinho da França em Manaus. Isso porque a La Maison du Macaron, dos che-fs Carolina e Cédric Mérel, faz sucesso com doces franceses

Mulher máDébora Nascimento voltará à cena em “Alto

Astral” interpretando uma moça maldosa que é amante do médico Marcos, um vilão que será feito por Thiago Lacerda. No decorrer da trama, ela fará tudo para infernizar a vida da mulher com quem Marcos é casado.

indica# Elenco (5)Elenco #celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

JOÃ

O C

OTT

A-RG

Maria Edu-arda está de férias depois de ter feito sucesso na pele de Vanessa, na novela “Em Família”, mas foi convocada para uma reunião no Projac na qual foi informada que tem lugar garantido no folhetim “Sete Vidas”, que será exibida na faixa das seis da tarde. Neste novo trabalho, a atriz contracenará principalmente com Regina Duarte e Thiago Rodrigues, os quais viverão a mãe e o irmão de sua perso-nagem. E falando de Regina Duarte, o seu papel será o de uma mulher homossexual que tem dois filhos, frutos de inseminação artificial.

Colhendo os frutos

PAU

LO B

ELO

TE-R

G

ELLE

N S

OA

RES-

RG

Os próximos capítulos de “Impé-rio”, a misteriosa Du (Josie Pessoa)

decide revelar para Maria Marta (Lília Cabral) o endereço de Ísis (Marina Ruy

Barbosa). O resultado é que a socialite vai visitar a moça e as duas se enfren-tam, sendo que no momento em que as duas “batalham”, José Alfredo (Alexandre Nero) chega ao apartamento para visitar a amante e a confusão aumenta ainda mais. É certo que a participação de Du na história vai aumentar ainda mais e vai despertar a atenção de Maria Marta

que fará tudo para descobrir quais são os reais motivos que fi zeram

Du aproximar-se de João Lucas (Daniel Rocha).

Informação importante

Sem fériasAndré Gonçalves atualmente interpreta o Cidão, em “Geração Brasil”, mas

já sabe que não terá férias quando encerrar o trabalho. O ator fará uma tem-porada em Portugal com o espetáculo “Hamlet”. Vale lembrar que Cassiano Carneiro também estará no palco, ao lado de André.

ALE

X CA

RVA

LHO

-RG

ELLE

N S

OA

RES-

RG

Os próximos capítulos de “Impé-rio”, a misteriosa Du (Josie Pessoa)

decide revelar para Maria Marta (Lília Cabral) o endereço de Ísis (Marina Ruy decide revelar para Maria Marta (Lília

Cabral) o endereço de Ísis (Marina Ruy decide revelar para Maria Marta (Lília

Barbosa). O resultado é que a socialite vai visitar a moça e as duas se enfren-tam, sendo que no momento em que as duas “batalham”, José Alfredo (Alexandre Nero) chega ao apartamento para visitar a amante e a confusão aumenta ainda mais. É certo que a participação de Du na história vai aumentar ainda mais e vai despertar a atenção de Maria Marta

que fará tudo para descobrir quais são os reais motivos que fi zeram

Du aproximar-se de João Lucas

Informação

No canal pagoLuiz Fernando Guimarães

se prepara para comandar um programa no canal pago Multishow cuja estreia está prevista para 2015. Trata-se de uma sitcom cujo enredo deverá acontecer num es-critório, mas isto ainda não foi confi rmado. Vale lembrar que o ator e humorista não teve o seu contrato renova-do com a Globo.

Elas disseram nãoJuliana Paes e Bruna Mar-

quezine foram convidadas para serem rainhas de bateria da Grande Rio, no Carnaval do ano que vem, mas ambas declinaram do convite alegando que, devi-do aos compromissos pro-fi ssionais, não teriam tempo de se preparar adequada-mente para a tarefa.

CantorParalelamente a sua car-

reira de ator e ao trabalho em “Boogie Oogie” na qual ela faz o Amauri, Junno An-drade tem se apresentado como cantor num badalado

bar em São Paulo, sendo que o local está sem-

pre lotado de fãs do artista.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

05_24.indd 1-2 3/9/2014 23:05:53

Page 6: Elenco - 7 de setembro de 2014

to liso e lindo!

Uma das grandes dúvidas é na hora de comprar a base é quanto à cor mais adequada ao tom de pele lembrando que é preciso fugir da ideia de que a base escura esconde melhor as imperfeições. É que tons mais escuros que a pele tor-nam a maquiagem pesada e sem vida; envelhecem o semblante.

Os especialistas em maquiagem expli-cam que a cor ideal é aquela que se funde ao seu tom de pele e uma tática boa é, na hora de comprar, passar um pouquinho na parte interna do antebraço e deve harmonizar com a sua pele, não ficando nem mais claro, nem mais escuro.

Atualmente, algumas formulações de bases foram acrescidas de ingredientes

anti-idade e são específicas a alguns tipos de pele, por exemplo, são livres de óleo e outros agentes que estimulam as glândulas sebáceas.

Outras oferecem a opção de serem bases com acabamento de pó compacto, ou aplicando um só produto poderá ter o efeito da aplicação do pó finalizante.

Uma boa alternativa são aquelas com textura de mousse, elas dão efeito ave-ludado, corrigem imperfeições e não “atiçam” a oleosidade, assim a pele não fica com aquele brilho desagradável.

A melhor maneira de aplicar a base no rosto é usar um pincel. E tem que ser um pincel especialmente criado para isso. Eles têm formato chato e fino e servem

tanto para bases cremosas como para bases líquidas.

Bom, o pincel é o ideal, mas não tem nenhuma lei que impeça de usar os dedos. Se for usar o pincel, faça assim: aplique um pouco da base nas costas da mão e molhe apenas a ponta do pincel. Espalhe primeiramente no nariz, queixo e bochechas, movendo o pincel sempre de dentro para fora. Depois, aplique no restante do rosto, daí movimentando o pincel em direção às orelhas, sempre tendo o cuidado de espalhar bem para que a cobertura fique uniforme.

Se tiver dúvida na hora de escolher o pincel, vá numa loja de cosméticos e peça um pincel para base.

E ainda tem outro coringa, o ilumina-dor. Este cosmético é bem democrático e pode ser usado por todas. Ele serve para destacar área do rosto, tais como a zona T, ao redor dos lábios superiores, bochechas, canto interno dos olhos.

E também você pode bronzear o rosto sem tomar um tiquinho de sol. Neste caso, o coringa é o pó bronzeador. Com um pincel grande e bem macio, aplique nas áreas que costumam ficar queimadas quando você toma sol no rosto, ou seja, nas têmporas, nariz, maçãs do rosto e testa. Faça isso de frente a um es-pelho bem iluminado e cuide para que fique com aspecto natural.

beleza# Elenco (23)(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014Elenco #pet(6)

O cardápio ideal para o seu pet

Cães de todas as idades em condições de saúde podem ser alimentados com a dieta natural

tradicional, crua ou cozida. Os idosos não são exceção. A alimentação natu-ral não contém – ou quase não contém – aditivos químicos como conservan-tes, palatabilizantes, corantes, etc. Por ser fresca e variada, a dieta fornece uma infinidade de nutrientes precio-sos no seu estado natural. É o caso dos antioxidantes, que aumentam a imunidade e auxiliam no combate a doenças crônicas e surgimento de tu-mores. A dieta é altamente palatável, o que ajuda a driblar aquela ocasional inapetência dos velhinhos.

Dietas caseiras contêm bastante umidade – água – o que dilui a urina e estimula a micção, reduzin-do o risco de formação de cálculos

e infecção urinária. O moderado a alto teor de proteínas nobres e de alta digestibilidade minimiza a per-da de massa muscular que ocorre na idade avançada.

Formulação e suplementosA formulação da Alimentação

Natural para cães idosos não di-fere muito da dieta indicada para cães adultos. Veja abaixo algumas sugestões de formulação:

Dieta Crua50% meaty bones15% carnes5% vísceras10% vegetais20% carboidratosDieta Cozida35% carnes5% vísceras30% vegetais30% carboidratos

Quanto oferecer?Em geral, um cão deve comer ao

redor de 2,5 a 3% de seu peso ideal. Ou seja, se meu cão pesa 12kg, mas deve-ria pesar 10kg, faço o cálculo em cima do peso que seria ideal para ele, os 10kg. Isso ajuda a emagrecer um cão

com sobrepeso ou obeso. Entretanto, como biologia não é matemática, será preciso ficar de olho no peso do cão. Se ele engordar, reduza um pouco a porcentagem e vice-versa.

CarnesVocê pode oferecer carne bovina,

frango, carne suína, peixes (crus ou moderadamente cozidos), carnes exó-ticas, queijo branco, ovos (de galinha, codorna, pata), etc. Carnes e ovos crus são infinitamente mais nutritivos e contêm maior teor de umidade. Carnes de boa procedência, quando submeti-das a temperatura de -18 graus em freezer, por 72 horas, ficam livres de protozoários e cistos de helmintos (parasitos) e podem ser oferecidas cruas sem problemas. Entretanto, se o cão não aceitar esses alimentos crus, eles podem ser submetidos à uma escaldagem ou cozimento leve a vapor, grelha, forno ou panela com pouca água para que se tornem mais saborosos e atraentes sem perda sig-nificativa de nutrientes.

VíscerasVísceras, em geral, são os órgãos

dos animais e devem ser oferecidos

por serem muito nutritivos, mas sem-pre em pequenas quantidades, já que as altas concentrações de nutrientes também podem causar diarréias. En-tram nessa categoria cortes como fígado, rins, baço, etc.

VegetaisDigerir vegetais não é a especiali-

dade de carnívoros como os cães. Por isso, não importa se o cão é filhote, adulto ou velhinho: sempre liquidifique os legumes crus, usando mixer ou li-quidificador, ou cozinhe-os. Os únicos legumes que não devem ser oferecidos crus são tubérculos como as batatas, a mandioquinha e o inhame. Como o cozimento também torna os legumes mais atraentes e fáceis de digerir, principalmente no caso desses tubér-culos. Não é necessário liquidificar os vegetais cozidos.

CarboidratosAlimentos ricos em carboidratos

oferecem bastante energia, o que é interessante para cães ativos ou abaixo do peso. Em geral, os cães adoram o sabor e a textura de tubérculos e grãos cozidos, o que também é vantajoso.

Os animais, muitas vezes, se mostram entediados com o cardápio diário. É o momento certo para fazer pequenas alte-rações na alimentação do seu pet mantendo a boa qualidade e uma certa variedade

06_23.indd 1-2 3/9/2014 23:24:35

Page 7: Elenco - 7 de setembro de 2014

Signifi cantes melhoras na qua-lidade de vida são verifi cadas quando a pessoa sente-se satis-

feita consigo mesma. Satisfeita com o seu tipo físico, com seu peso, com sua aparência. Mais do que modismo, sen-

tir-se feliz com o refl exo proporcionado pelo espelho faz um bem enorme, dá um

“gás extra” para enfrentar os problemas da rotina do dia a dia.

Claro que, na maioria das vezes, para se conseguir este tão falado bem-estar é preciso um pouco de disciplina para encarar uma reeducação alimentar ou exercícios físicos ou aderir a uma rotina diária de limpeza da pele do rosto.

Mas, a boa notícia é que existe o ma-ravilhoso truque da maquiagem, capaz de camufl ar qualquer noite mal dormida ou excesso de trabalho. E como os produtos de maquiagem melhorarão! Fazem verda-deiros milagres na aparência do rosto e pescoço. E mais, ainda tem maquiagem para as pernas.

Quando o assunto é maquiagem, logo nos lembramos da boa e velha base, res-ponsável por deixar o rosto lisinho como porcelana. E qual mulher não quer isso no dia a dia?

Pele lisa e com aparência uniforme é o resultado fi nal de um processo que começa com uma boa limpeza da pele seguida de hidratação, tonifi cação e aplicação de protetor solar. Pelo menos, isto seria o ideal. Dá para simplifi car estes passos. Por exemplo, usar hidratante acrescido de protetor solar, substituir um hidratante comum por aqueles com ingredientes que protegem dos radicais livres e que podem ser usados inclusive na área dos olhos. Basta ter paciência e pesquisar, ler os rótulos dos cosméticos. Importante: que seja adequados ao seu tipo de pele.

Feito isso, é hora do corretivo para esconder as olheiras e manchinhas. Aposte em creme suavizante para olheiras e em primer, o qual deverá ser

usado antes da base.A boa amiga base serve igua-lar o tom da pele do rosto e

do pescoço. E tem ainda a região acima dos seios; principalmente se for usar roupa bem decotada cui-de para que a pele do rosto, pescoço e esta região estejam unifor-mes. O correto é que a base “desapareça” na pele. Após a base, fi na-lize com pó compacto e aplique o blush. E aí, será a vez dos olhos e dos lábios.

Este é o sonho de todas as mu-lheres que pode ser conse-

guido usando corretamente a maquiagem

Rosto lindo e liso não é produto do acaso. Com

um pouquinho de boa vontade e disciplina é possível ter a pele

tratada que reagirá bem melhor à aplicação dos

produtos de maquiagem, responsáveis por cobrir

imperfeições e uniformi-zar o tom da pele

RosElenco #beleza(22) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 7 de setembro de 2014 (7)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 7 de setembro de 2014 boa mesa# Elenco

Pátria amada!Dia da Independência.

Vocês já leram sobre como era a vida nesses tempos? Leiam. É

muito interessante os detalhes sobre o comércio, o dia a dia, as formas de iluminação, os passeios e inúmeras informações muito importantes para a avaliação geral de nossa história.

Lendo sobre isso conclui (falando na minha forma simples de analisar os fatos) creio que temos uma dí-vida enorme com D. Pedro I. Ele foi corajoso e extremamente audacioso em nos tornar livres. Não teve um reinado tranquilo, bem ao contrário disso, mas conseguiu além da nossa liberdade, a unidade do país e nos manteve focados em desenvolver abrindo estradas e promovendo mui-tas ações no comércio e nos forta-lecendo para as grandes mudanças que viriam.

Com D. Pedro II veio a libertação dos escravos e a proclamação da Re-pública e de lá para cá o Brasil luta por uma posição de respeito, e o que o povo acredita ser merecedor, diante do mundo.

Creio que ainda temos muito a fazer para chegar aonde queremos, mas tenho certeza que o nosso povo continuará a lutar para que seja-mos uma nação mais digna e justa com o seu povo.

A abóbora pode ser saboreada de diversas formas

A data mais importante do país merece uma celebração especial, e neste domingo, após reunir parentes e amigos para um delicioso almoço, que tal saborear uma bela torta?

Torta BrasileirinhaIngredientes:

1 litro de leite 3 xicaras de abobora co-zida 2 latas de leite condensado 100 gramas de coco ralado 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor

Modo de Preparo:

Hidrate a gelatina em 5 colheres (sopa) de água e dis-solva em banho maria. Coloque no liquidificador e bata com os demais ingredientes.

Despeje em forma de pudim de 30 cm de diâmetro. Leve a geladeira por 3 hs. Retire, desenforme e sirva acompanhado de chantilly, melaço de cana ou calda a seu gosto.

A torta brasilei-rinha é uma boa

opção para servir de sobremesa

SELMA REISEspecial EM TEMPO

07_22.indd 1-2 3/9/2014 23:27:41

Page 8: Elenco - 7 de setembro de 2014

sobrancelha m seu rosto

Antes só contávamos com a sobrance-lha defi nitiva, uma opção viável, porém em alguns casos fi cando bastante artifi -cial. A Micropigmentação Fio a Fio 3D é uma opção com efeito natural. “Às vezes as sobrancelhas são muito distantes uma da outra, através da micropigmentação, conseguimos deixá-las mais próximas”,

diz a especialista.Qualquer um pode re-

alizar, “utiliza-se uma pomada

anestésica, mas a dor é muito leve apesar das agulhas utilizadas”, diz Vanessa. Ou-tra vantagem desta técnica é que pode demorar até dois anos para sair.

Para escolher o desenho certo é preciso saber qual o formato do seu rosto:

Rosto oval – Sobrancelhas arqueadasRosto redondo – Sobrancelhas angu-

losas e arqueadasRosto quadrado – Sobrancelhas retas

encurvadas na pontaRosto longo – Sobrancelhas retas.

O detalhe da sobrancelha é

fundamental para a composição do

look

Elenco #seu lar(8) estetica# Elenco (21)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

Desenformando gelatina

Frutas secas

Salada de lentilhasSobrou lentilha cozida? Escorra o caldo numa peneira, junte cebola e cheiro-verde picado aos grãos e tempere como salada. Sirva com arroz branco.

Desenformando

Frutas secas

Sobrou lentilha cozida? Escorra o caldo numa peneira, junte cebola e cheiro-verde picado aos grãos e tempere como salada. Sirva com arroz branco.

O lado certoQuando usar papel alumínio no for-

no ou grelha, o lado fosco deve fi car para fora e o brilhante em contato com o alimento. A explicação é que o lado brilhante refl ete o calor que fi cará c o n c e n t r a d o no alimento.

Camarão lisinhoNem sempre é fácil tirar a casca

do camarão. Para facilitar, despe-je água fervente e suco de limão ou vinagre, deixando-os de molho durante alguns minutos.

Cuidado com o salSe a intenção é preparar alguma

receita para congelar, cuidado com os temperos, pois o congelamento acentua o sabor fi nal.

Grudado Os biscoitos fi caram grudados na

assadeira, coloque a forma direta-mente sobre a chama do fogão. Sol-tarão rapidinho.

Molho saudávelMisture iogurte natural com

cebola ralada. Use esta mistura como acompanhamento para ba-tatas assadas.

Sem segredoNa hora de preparar polenta,

misture o fubá com água fria e vá mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. De-pois, mantenha no fogo por mais 40 minutos, no mínimo, mexendo de vez em quando. E faça assim mesmo, pois não tem nada pior do que polenta mal cozida.

Bolinho gostosoSobra de macarrão vira bolinho.

Amasse o macarrão ou passe no processador, junte presunto pica-do, milho ou ervilha; cheiro ver-de; azeitonas; requeijão e queijo ralado; leite e amido de milho até formar um creme espesso. Coloque em forminhas untadas com óleo e leve para assar até ficarem douradinhos

Microondas sem cheiroPara tirar o cheiro dos alimen-

tos do seu micro-ondas, ponha um litro e meio de água num refratário e junte meio limão. Leve ao forno em potência alta durante 3 minutos. Deixe o re-cipiente esfriar no micro-ondas. Depois, passe um pano úmido por dentro dele.

Mergulhe a fôrma rapida-mente em água fervente. E tem ainda outro jeito: enso-pe um pano de prato felpu-do em água quente. Torça bem e enrole a fôrma com a gelatina deixando assim du-rante aproximadamente 15 minutos. Desenforme a seguir dando uma rápida batida no fundo da fôrma.

Quando for adicionar frutas secas às massas e outras prepara-ções, deixa-as numa peneira sobre o vapor de água fervente. Elas fi carão bem mais saborosas.

08_21.indd 1-2 3/9/2014 23:29:48

Page 9: Elenco - 7 de setembro de 2014

A sobrancelha é extremamen-te importante é ela que traz harmonia ao olhar e, por isso,

existem inúmeras formas de dese-nhá-las. Para cada formato de rosto, há um desenho específico de sobran-celha. Rostos mais redondos exigem sobrancelhas arqueadas, já os ovais pedem sobrancelhas

arqueadas e assim vai. “Mas para definir qual o melhor formato para sua sobrancelha é preciso consultar uma designer”, afirma a Vanessa Silveira- micropigmentadora, mestra em Mi-cropigmentação Fio a Fio 3D, diretora do Instituto Vanessa Silveira.

Agora, além de tirar os fios e fazer o desenho manualmente, já se pode contar com a tecnologia. “Para quem quer alterar o desenho, tem pouco pelo ou até mesmo nenhum, a micropig-mentação fio a fio 3D pode ajudar, já que deixa uma aparência natural”, garante Vanessa Silveira.

O que é a Micropigmen-tação Fio a Fio 3D

A sobrancelha pode melhorar ou piorar o rosto. Para quem precisa aproximar, mexer no desenho ou está com pouco pelo na região chegou a Micro-pigmentação Fio a FIO 3D. Uma forma de resolver o problema da sobrancelha deixando-a com aspecto natural

Qual tipo de combina co

variedades# Elenco (9)Elenco #estética(20) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

com belas paisagens 09_20.indd 1-2 3/9/2014 23:31:45

Page 10: Elenco - 7 de setembro de 2014

musical

DJ Louiss será uma das atrações

Banda Cuka fres-ca promete fazer um som voltado para os fãs do rock nacional

Uma mistura que vai resultar em um evento jamais visto”, ressaltou.

Já Jefi nho Briglia, vocalista do Cuka Fresca, destaca que os integrantes do grupo curtem ouvir pop rock, alguns até gostam do rock mais pesado ao estilo Metallica, mas que cantar músicas desse estilo será algo novo.

“A gente já pensou em várias coisas. Vamos fazer um som mais voltado para o rock nacional como Legião Urbana. Alguns dos músicos da banda já tocaram na noite fazendo outro ritmo que não o pagode, o desafi o será realmente cantar. Eu adoro ouvir rock, mas cantar é outra história”, brincou Jefi nho.

Nocaute acontecerá nos moldes de uma competição de lutas. Com um am-

biente favorável, o local estará com ilu-minação apropriada e para recepcionar o público, as Ring Girls’ não poderiam fi car de fora.

A partir desta edição, a pro-posta é que a festa entre na programação

mensal de eventos do bar, além disso, sempre um novo desafi o será lançado pela banda anfi triã.

Roxie com um perfi l e estilo pop rock, com músicas autorais e de ou-

tros artistas, porém com uma nova roupagem. Já o Cuka Fresca, uma banda com

o perfi l e estilo do pagode romântico, também possui composições próprias e regravações de outros artistas, melhor mistura não poderia existir. Portanto, ga-ranta seu lugar nesse grande evento.

Banhada pelo mar do

Caribe e pelo oceano Pacífi co, a

República da Costa Rica fi ca totalmente nos tró-

picos. Boa parte do país é extremamente montanhosa

e coberta por diferentes tipos de fl orestas tropicais. Quase um terço de seu território é protegi-do por reservas naturais

O turismo na Costa Rica é um dos principais setores econômicos e de maior

crescimento do país, superando até a exportação de bana-

na, abacaxi e café juntos, historicamente os pro-

dutos tradicionais de exportação cos-

tarriquenha. O crescimen-

to ace-

lerado do turis-mo começou em 1987,

com o número de visitantes indo de 329 mil em 1988, para 1 mi-lhão em 1999, até atingir 2 milhões em 2008 e assim sucesssivamente. Para 2014 são esperados mais de 3 milhões de visitantes.

O principal atrativo da Costa Rica é seu sistema de parques nacionais e áreas protegidas, que cobrem 25% do território nacional, proporcional-mente a maior do planeta. A natureza portoriquenha é sem dúvida magnifi -ca e hospeda uma rica variedade de fl ora e fauna. Estima-se que por lá se encontram 5% da biodiversidade do mundo em menos de 0,1% de terra fi rme do planeta.

O que também chama a atenção de turistas são as numerosas praias no Oceano Pacífi co e no Mar do Caribe,

litorais separados somente por apro-ximadamente 100 quilometros. Outra atração imperdivel é vistar os inumeros vulcões localizados nos parques nacio-nais. Para quem gosta de caminhadas e vistas, há opções como os vulcões Arenal e Rincón de La Vieja. Nas cer-canias de lagos e áreas vulcânicas dá para conhecer os “pisotes”, simpáticos bichinhos parecidos com quatis. Eles são muito amáveis e vêm comer na mão dos turistas. E por falar no Vulcão Arenal, ele era considerado extinto até

que na manhã do dia 29 de julho de 1968 entrou em erupção

depois de 400

anos de inatividade. Desde então emite de forma constante gases e vapores de água, com algumas explosões e emissões de materiais piroclásticos.

Preocupados em preservar suas ri-quezas naturais, em junho de 2007, o então governo costarriquenho anunciou que a Costa Rica pretende zerar suas emissões de gases do efeito estufa até 2021, aniversário de 200 anos da independência do país.

Não deixe de visitar a Ilha do Coco, situada no Oceano Pacífi co, a 532 Km a sudoeste do litoral sul da Cos-ta Rica. A sua área é de 23,85 km², medindo 7,6 km de comprimento por 4,4 km de largura. O local tem uma grande biodiversidade e é a única ilha do Pacífi co com uma fl oresta tropical. Considerado um dos melhores locais para se apreciar espécies de tubarões, raias, atuns e golfi nhos.

Cerro Chirripó é a montanha mais alta da Costa Rica, com 3.820 metros de altitude no topo. Está localizado no Parque Nacional Chirripó, na tríplice fronteira entre San José, Cartago e Limón. Apesar de não atingir os 4.000 metros, é a 38ª montanha do mundo em proeminência topográfi ca. A única forma de chegar ao seu cume é por uma caminhada de aproximadamente 20 Km, a qual se pode realizar em aproximadamente 8 horas.

O Parque Nacional Tortuguero é um dos mais importantes parques do país, devido à sua

diver-s i d a d e e c o l ó g i c a ; às suas exten-sas praias, que são importantes pontos de desova das tartarugas ma-rinhas; e também devido à sua fauna e fl ora varidadas.

A capital da Costa Rica é San José, também a maior cidade do país. Loca-lizada a 1.161 metros acima do nível do mar, desfruta de um clima estável ao longo do ano, com uma média de 23ºC. A cidade ainda é sede da Corte Inter-Americana de Direitos Humanos e da Universidade da Costa Rica, e é servida pelo Aeroporto Internacional Juan Santamaría, a 23 km do centro, em Alajuela.

O povo costarriquenho é extremamen-te acolhedor, o país é pequeno, a natu-reza é exuberante, o clima agradável e hospitalidade latina faz com que turistas do mundo inteiro sintam-se em casa. Quer mais motivos ain-da para conhecer esse paraíso da América Central? Procure já seu agente de via-gens e vá descobrir os encantos da Costa Rica.

A Costa Rica tem inúmeras praias paradisíacas que enchem os olhos de qualquer turista

(19)variedades# Elenco (19)Elenco #turismo(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

SERVIÇONOCAUTE – A FESTA

Quando: 13 de setembro, sábadoOnde: SportBar, rua Rio Ma-deira esquina com a Rio Branco, VieiralvesQuanto: - Pista R$ 30- Camarote R$ 50 por pessoa (para cinco pessoas e pode ser adquirido para grupos fechados) OBS: Todos os cartões são aceitosInformações ou reservas: 8111 1640 / 8121 0308

10_19.indd 1-2 3/9/2014 23:35:40

Page 11: Elenco - 7 de setembro de 2014

A proposta da Nocaute é en-trar para o circuito da noite manauense como um evento diferenciado e que agrade a to-dos os públicos. Para isso, está apostando todas as fi chas nas melhores atrações

O ringue do Sportbar - We are live será o grande palco para as duas bandas

A banda Roxie será a anfi triã do evento e vai desafi ar o grupo Cuka Fresca

DesafioA natureza costarriquenha é sem dúvida magnífi ca e hospeda uma rica variedade de fl ora e fauna. O Parque Nacional Tor-tuguero é um dos mais impor-tantes parques do país, devido à sua diversidade ecológica e às suas extensas praias, que são um dos principais pontos de desova das tartarugas marinhas

O principal atrativo da Costa Rica é seu sistema de parques nacionais e áreas protegidas, que cobrem 25% do território nacional, proporcionalmente a maior do planeta

Acomodações que fazem os turistas se sentirem no paraíso. Muitos dos hotéis da Costa Rica têm pisci-nas termais em um cenário de encher os olhos de qualquer um

Elenco #variedades(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014 turismo# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 7 de setembro de 2014

Um ringue no centro de um bar temático acostumado a receber desafi antes para lutas

ao vivo vai dar lugar a bandas ama-zonenses que se enfrentarão em um desafi o musical. Os “jabs de direita e esquerda” e a “trocação”, darão lugar aos instrumentos e microfones na ‘Nocaute – A Festa’, que acontece no dia 13 de setembro. O ringue do Sportbar - We are live será o palco para as bandas Roxie e Cuka Fresca se enfrentarem em um duelo musical. Entre as atrações estão ainda os DJs Louis Santos e Marcela Stahlhofer.

A proposta da Nocaute é entrar para o circuito da noite manauara como um evento diferenciado e que agrade a todos os públicos. A banda Roxie será a anfi triã do evento e na primeira edição vai desafi ar o grupo de samba e pagode Cuka Fresca.

A festa contará com quatro “roun-ds”. Nos dois primeiros, tanto a Roxie quanto o Cuka Fresca vão se apre-sentar com seus estilos musicais. No terceiro “round”, as bandas fazem a troca de repertório, ou seja, o Cuka capricha no estilo rock pop e a Roxie se dedica aos clássicos do pagode e

do samba. No quarto e último “round”, as duas bandas sobem ao ringue para o desafi o musical.

“O que nós queremos é trazer para a cidade uma opção diferenciada de evento. O bar já tem essa pegada de lutas, mas dentro do ringue o público não vai encontrar lutadores como em num evento de MMA, por exemplo, o que vai acontecer serão os desafi os musicais”, ressaltou Kíl Menezes, uma das organizadoras do evento.

A cada edição a Roxie desafi ará um cantor ou banda, podendo ser atra-ção local ou nacional. Ainda segundo Kíl, o resultado disso tudo será uma festa animada, com uma temática diferente e muita música boa.

Para a vocalista da banda anfi triã, Ly D’Araújo, a festa é diferente e por isso se tornou um ‘desafi o’ para as duas bandas. Ela destaca que não se considera alguém com timbre vocal para cantar samba ou pagode, mas acredita que o resulta-do será interes-s a n t e já que a ban-da de-safi ada tem estilo musical mais versátil.

“É difícil sua banda sair da zona de conforto. São es-tilos musicais diferentes, mas acho que esse é o lance.

11_18.indd 1-2 3/9/2014 23:38:15

Page 12: Elenco - 7 de setembro de 2014

“Vintage são peças originais, antiguidades, que foram mesmo de determinada

época. Já o retro é uma releitura de sucessos do passado”, explica. Para fi car mais claro ainda, e nunca mais confundir, basta lembrar que

vintage é uma palavra relacionada aos vinhedos, e a melhor tradução seria “boa safra”, algo como um lançamento que permanece com ca-racterísticas especiais por muitos anos. O retrô, no entanto, signifi ca “para trás” ou “dentro após épo-cas”, resumindo, uma releitura do passado, uma retrospectiva daquilo que já foi visto.

Mayara argumenta que hoje, por mais que o mundo esteja muito tecnológico, ainda há quem aprecie o estilo. “Existe uma gama de pessoas que aprecia viver o mais simples e, por isso, tem os que gostam de imprimir na decoração a sua personalidade, dando toques saudosis-tas”, informa a profi ssional da Quest Arquitetura Criativa.

Com esse ar nostálgico, fi ca a infl uên-cia da personalidade na hora de compor o ambiente. “É sempre bom ter algo na sua sala que pode relembrar a infância, casa da avó. Hoje muita gente busca a praticidade do modulado, linhas retas, cores frias, mas também tem pessoas que apreciam a história que o ambiente pode te contar, lembrar”, diz.

Por isso, para investir, a arquiteta indica peças chaves. “Para a sala, uma cristaleira, um aparador. Na cozinha, cadeiras retrô dão um toque legal. O criado-mudo, para os quartos, é uma boa opção. Os móveis, em geral, sempre são bons investimentos, e ainda dá para mudá-los de posição”, reforça.

E qual época escolher? Mayara Pier-re diz que tudo depende do gosto do

morador. “A época vai passar muito do que o cliente é. Os anos 1980 são queridinhos, pois passam uma imagem saudosista da infância/adolescência, e tendem a ser mais alegres e convi-dativo, com cores fortes e ótimo para receber os amigos”.

Um espaço que tem muitas possi-bilidades é a cozinha. É ali que ele-trodomésticos e móveis retrô recriam uma cena de seu restaurante favorito. Eles são uma tendência maravilho-sa e nostálgica. Se você desejar, o estilo de lanchonetes com estandes de alto contraste de cores, acaba-mentos metálicos, e a sensação de sair na lanchonete de um bairro da década de 1950 pode ser recriado em sua cozinha hoje.

O estilo retrô, na decoração, nunca deixa de estar em evidên-cia. Com ar nostálgico, remete a bons tempos e inspira ambien-tes sofi sticados e de bom gosto. No entanto, é bom lembrar que retrô não é sinônimo de vintage, como explica a arquiteta Mayara Pierre

Ambientes com toque vintage

A cozinha é um ambiente

adequado para se dar aquele toque retrô ou

vintage

(19)game# Elenco (17)Elenco #decor(12) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

Jogos independentesdo PS4 crescemDe julho a outubro, a seca se torna

algoz de muitos brasileiros. Se você está familiarizado com a

indústria dos videogames, sabe que essa é uma excelente metáfora para o que acontece com os lançamentos no mesmo período do ano. O primeiro se-mestre de 2014 foi fértil em lançamen-tos. Março recebeu, num mesmo dia, ótimos lançamentos, como “Titanfall”, “Dark Souls II” e “Hearthstone: heroes of warcrast ” no PC. “Child of light”, “Trials fusion”, “Peggle 2” e “Super time force” enriqueceram o acervo do primeiro ano

defi nitivo para a geração atual. “Tran-sistor”, “Wolfenstein: the new order”, “Tropico 5”, “Watch dogs”, “Mario Kart 8” e “Sniper elite III” foram outros dos lançamentos mais recentes.

Foram cerca de 12 grandes novida-des no primeiro semestre. No segun-do, os próximos começarão a chegar às prateleiras no fi m de setembro e início de outubro. E o que, então, as empresas fazem para suprir esta falta de opções? Felizmente, nesse aspecto, Sony e Microsost estão em pé de igual-dade. Ambas oferecem, com políticas mais amigáveis aos desenvolvedores independentes, diversos jogos para passar o tempo enquanto não vem aquele título que você espera ser o melhor do ano. Muitas vezes, inclusive,

essas peças acabam lhe surpreenden-do. Foi o caso de “Hohokum” e “OlliOlli”, ambos lançados para o PlayStation 4 recentemente. Confi ra a análise.

“Hohokum”À primeira vista, Hohokum não pa-

rece um videogame. Conceitual e, em certos pontos, um tanto quan-to minimalista, o mais recente tí-tulo desenvolvido pela Santa Moni-ca Studios com a Honeyslug é uma contravenção a qualquer noção antes conhecida pelos jogadores do que é o gênero sandbox (mundo livre).

Enquanto muitos games querem mostrar de tudo, com a maior va-riedade de carros, o maior setlist de músicas na rádio e a maior quantidade

de armas, “Hohokum” se atém ao belo e à simples sensação de experimentar um mundo e entendê-lo com o controle em mãos. E isso faz dele único.

Você controla uma espécie de cobra de um olho só (rima visual, inclusive, presente em todo o jogo. Não à toa você tem de “abrir” cerca de 170 olhos nos 17 mundos espalhados pelo game), que começa uma jornada por aquele planeta à procura de cobras “irmãs”. Além do estilo surreal dos desenhos, que mais parecem ani-mações para a TV, a paleta de cores de “Hohokum” é vibrante e impecá-vel. Não tem um nível no qual uma cor não se encaixe e não lhe inspi-re o sentimento que o título quer lhe passar.

Para preencher falta de lança-mentos, “Hohokum” e “OlliOlli” são destaques da temporada

“Hohokum” e “OlliOlli”, ambos lan-çados para o PlayStation 4 recentemente

12_17.indd 1-2 3/9/2014 23:41:17

Page 13: Elenco - 7 de setembro de 2014

O estilo vintage traz um toque de nostalgia e

romantismo aos ambientes

Elenco #tec(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014 decor# Elenco (13)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 7 de setembro de 2014

Livro eletrônico pode avaliar o ritmo do leitor

O material didático, desenvolvi-do por uma universidade ame-ricana, ainda oferece conteúdos diferenciados para cada estu-dante

A adoção de livros digitais em sala de aula não é novidade, mas uma tecnologia em desenvolvimento

nos Estados Unidos promete mudar a forma como essa ferramenta de ensi-no é usada por alunos e professores. Trata-se de textos dinâmicos, que apresentam o conteúdo de acordo com o ritmo de aprendizado do leitor. Os e-books inteligentes são equipados com algoritmos que avaliam o tempo que o aluno leva para ler as lições e se

adaptam conforme o seu desempenho. A ideia é criar um livro personalizado para cada aluno, que primeiro aprende o ritmo de estudo do leitor para depois oferecer o conteúdo de acordo com a necessidade do estudante.

Assim, os materiais tecnológicos poderão servir como um tipo de tutor eletrônico. Caso o aluno tenha difi cul-dades em compreender um assunto, o

livro oferece mais explicações e pratica a lição por meio de

questões sobre os

tópicos aprendidos. O sistema sempre se certifi ca de que o estudante compre-endeu a lição antes de prosseguir. Mas, se o leitor der sinais de que entendeu o conteúdo, o texto corre rapidamente e evita que ele fi que entediado e perca o interesse no estudo.

O programa também in-corpora um método de aprendizado cha-mado “prática de recupe-r a ç ã o ” .

O recurso consiste em pequenos questionários que desafi am o lei-tor durante o estudo. As perguntas têm como objetivo manter o co-nhecimento já adquirido pelo aluno em lições anteriores. O algoritmo avalia o desempenho do usuário e determina quando é a hora de fazer novos exercícios.

“Esses livros interativos integram as melhores práticas do campo das

ciências cognitivas para ajudar estudantes a aprender de for-

ma eficiente”, assegura Ri-chard Baraniuk, fundador do OpenStax, nome do projeto

da Universidade Rice, no Texas, que está

desenvolvendo os livros inteligentes.

Os e-books inteligentes são equipados com algoritmos

13_16.indd 1-2 3/9/2014 23:42:39

Page 14: Elenco - 7 de setembro de 2014

Elas tomam Elas tomam Elas tomam Elas tomam cerveja

comportamento# Elenco (15)Elenco #comportamento(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

Os amantes de uma loira gela-da não têm mais do que re-clamar. As cervejas especiais têm status de sofi sticação

e, como consequência, espaços que promovem a bebida ganham fãs e, de quebra, até clubes. Esse é o caso do grupo “Ladies Beer”, formado por 30 amigas que têm um gosto em comum: degustar os mais diversos tipos de cerveja.

Foi-se o tempo que cerveja era sinônimo de bebida popularesca. Com ingredientes especiais, produ-zidas com o mais alto padrão de qualidade, o líquido dourado tem fãs dos mais variados backgrounds. É o caso do grupo formado pelas ami-gas Dinah Pathek e Janaina Souza e mais outras 28 mulheres das mais variadas idades e profi ssões.

“Aprendi a gostar de cerveja toman-do cerveja. Quando era adolescente, não gostava, achava ruim, mas depois aprendi a gostar”, revela a bióloga Di-nah Pathek. Com o tempo, seu paladar foi sendo apurado, e agora Dinah é uma cervejeira de primeira, chegando até a indicar rótulos para amigos. “Eles me pedem dicas, perguntam onde podem encontrar, qual a que mais gosto, e indico marcas ou locais onde podem ser encontradas”, completa.

Natural do Rio Grande do Sul, a en-fermeira Janaina Souza é a criadora do grupo – que, por enquanto, só existe no Whatsapp – compara a apreciação de cerveja ao gosto que tomou pelo vinho. “Acho legal. Como o vinho, que a gente bebe muito no sul, o paladar vai sendo apurado à medida que começamos a beber algo de melhor qualidade. Por isso, aprendemos que não precisa be-

ber muito para apreciar”, destaca.Janaina diz, ainda, que gosta das

cervejas mais diferentes, e que sempre descobre algo novo. “Acho muito legal as cervejas especiais, que são diferen-tes. Quando aprendemos a gostar e conhecer, ao tomar a cerveja dá para notar a diferença entre uma e outra; aprendemos a perceber os diferentes sabores presentes em cada uma”, diz.

Sobre a criação do “Ladies Beer”, Ja-naina lembra que tomou conhecimento sobre a cervejaria quando os proprie-tários estavam começando o negócio. “Conheci a Thais Rodrigues logo no comecinho da loja. Como já conhecia algumas cervejas, porque minha mãe mora na Europa, buscava um local que oferecesse essa variedade. Daí, uma foi falando com a outra, indicando, e a confraria de meninas surgiu”, conta.

Coisa de mulher tambémAliás, reforçam Dinah e Janaina, cer-

veja pode ser apreciada por qualquer pessoa. “Não existe mais essa coisa de que cerveja é bebida de homem. Toda bebida apreciada com parcimônia pode ser degustada por qualquer pessoa. Existem sabores para todos os gostos – das cervejas mais leves até as mais pesadas, tudo depende do paladar da pessoa, que precisa ir provando para descobrir o que lhe agrada”, ressalta.

Para aquelas que querem entrar nes-se mundo, a expert Janaina indica os serviços da Beer’s & Beer, que são personalizados. “Quem quer saber mais sobre cervejas, pode começar conver-sando com os funcionários da loja, pois lá eles conseguem identifi car qual rótulo pode encaixar melhor com o seu gosto. Eles indicam a cerveja segun-do as suas preferências alimentares, informando qual tipo harmoniza com determinados pratos”, diz.

A empresária Thais Rodrigues, o marido Alex Miranda, e o casal Mila Xenofonte e Bruno Lins, são os res-ponsáveis pela Beer’s & Beer. Com a proposta de atender um público que aprecie cervejas especiais, o atendi-mento ganha destaque. “Nosso aten-dimento é diferenciado. Fazemos com que o cliente se sinta à vontade para conversar, aprender, ensinar e trocar experiências no mundo cervejeiro”, explica Thais.

Por causa dessa atenção, amizades foram se formando, e o clube é um exemplo disso. “A nossa intenção é fazer com que haja o máximo de interação entre os clientes e os produtos e, para

isso, todos fi cam à vontade. Atendemos junto com os funcionários e alguns clientes já nos disseram que esse é um dos motivos pelos quais eles sentiram vontade de retornar”, ressalta.

Sobre o crescimento do público feminino, Thais diz que é uma sur-presa. “Elas são clientes assíduas que entendem e apreciam cerve-jas especiais. Está muito enganado quem acredita que mulher só gosta de cerveja com teor alcoólico baixo ou de estilo mais suave”, observa. A empresária lembra, ainda, que em breve a Beer’s & Beer vai apresentar novidades para harmonizar os mais diversos tipos de cerveja.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO Atendimento nota 10

SERVIÇOBEER’S & BEER

End: Rua Dr.Thomas, n°16 – Vieiralves (Container Mall, sala 4, esquina com av. Maceió)Info: 3084-9488Facebook.com/beersbeer-manausInstagram: @beers_beer

Seleto grupo de mulheres que sabem apreciar uma boa cerveja

FOTO

S: R

ICAR

DO

OLI

VEIR

A

14_15.indd 1-2 3/9/2014 22:54:56

Page 15: Elenco - 7 de setembro de 2014

Elas tomam Elas tomam Elas tomam Elas tomam cerveja

comportamento# Elenco (15)Elenco #comportamento(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

Os amantes de uma loira gela-da não têm mais do que re-clamar. As cervejas especiais têm status de sofi sticação

e, como consequência, espaços que promovem a bebida ganham fãs e, de quebra, até clubes. Esse é o caso do grupo “Ladies Beer”, formado por 30 amigas que têm um gosto em comum: degustar os mais diversos tipos de cerveja.

Foi-se o tempo que cerveja era sinônimo de bebida popularesca. Com ingredientes especiais, produ-zidas com o mais alto padrão de qualidade, o líquido dourado tem fãs dos mais variados backgrounds. É o caso do grupo formado pelas ami-gas Dinah Pathek e Janaina Souza e mais outras 28 mulheres das mais variadas idades e profi ssões.

“Aprendi a gostar de cerveja toman-do cerveja. Quando era adolescente, não gostava, achava ruim, mas depois aprendi a gostar”, revela a bióloga Di-nah Pathek. Com o tempo, seu paladar foi sendo apurado, e agora Dinah é uma cervejeira de primeira, chegando até a indicar rótulos para amigos. “Eles me pedem dicas, perguntam onde podem encontrar, qual a que mais gosto, e indico marcas ou locais onde podem ser encontradas”, completa.

Natural do Rio Grande do Sul, a en-fermeira Janaina Souza é a criadora do grupo – que, por enquanto, só existe no Whatsapp – compara a apreciação de cerveja ao gosto que tomou pelo vinho. “Acho legal. Como o vinho, que a gente bebe muito no sul, o paladar vai sendo apurado à medida que começamos a beber algo de melhor qualidade. Por isso, aprendemos que não precisa be-

ber muito para apreciar”, destaca.Janaina diz, ainda, que gosta das

cervejas mais diferentes, e que sempre descobre algo novo. “Acho muito legal as cervejas especiais, que são diferen-tes. Quando aprendemos a gostar e conhecer, ao tomar a cerveja dá para notar a diferença entre uma e outra; aprendemos a perceber os diferentes sabores presentes em cada uma”, diz.

Sobre a criação do “Ladies Beer”, Ja-naina lembra que tomou conhecimento sobre a cervejaria quando os proprie-tários estavam começando o negócio. “Conheci a Thais Rodrigues logo no comecinho da loja. Como já conhecia algumas cervejas, porque minha mãe mora na Europa, buscava um local que oferecesse essa variedade. Daí, uma foi falando com a outra, indicando, e a confraria de meninas surgiu”, conta.

Coisa de mulher tambémAliás, reforçam Dinah e Janaina, cer-

veja pode ser apreciada por qualquer pessoa. “Não existe mais essa coisa de que cerveja é bebida de homem. Toda bebida apreciada com parcimônia pode ser degustada por qualquer pessoa. Existem sabores para todos os gostos – das cervejas mais leves até as mais pesadas, tudo depende do paladar da pessoa, que precisa ir provando para descobrir o que lhe agrada”, ressalta.

Para aquelas que querem entrar nes-se mundo, a expert Janaina indica os serviços da Beer’s & Beer, que são personalizados. “Quem quer saber mais sobre cervejas, pode começar conver-sando com os funcionários da loja, pois lá eles conseguem identifi car qual rótulo pode encaixar melhor com o seu gosto. Eles indicam a cerveja segun-do as suas preferências alimentares, informando qual tipo harmoniza com determinados pratos”, diz.

A empresária Thais Rodrigues, o marido Alex Miranda, e o casal Mila Xenofonte e Bruno Lins, são os res-ponsáveis pela Beer’s & Beer. Com a proposta de atender um público que aprecie cervejas especiais, o atendi-mento ganha destaque. “Nosso aten-dimento é diferenciado. Fazemos com que o cliente se sinta à vontade para conversar, aprender, ensinar e trocar experiências no mundo cervejeiro”, explica Thais.

Por causa dessa atenção, amizades foram se formando, e o clube é um exemplo disso. “A nossa intenção é fazer com que haja o máximo de interação entre os clientes e os produtos e, para

isso, todos fi cam à vontade. Atendemos junto com os funcionários e alguns clientes já nos disseram que esse é um dos motivos pelos quais eles sentiram vontade de retornar”, ressalta.

Sobre o crescimento do público feminino, Thais diz que é uma sur-presa. “Elas são clientes assíduas que entendem e apreciam cerve-jas especiais. Está muito enganado quem acredita que mulher só gosta de cerveja com teor alcoólico baixo ou de estilo mais suave”, observa. A empresária lembra, ainda, que em breve a Beer’s & Beer vai apresentar novidades para harmonizar os mais diversos tipos de cerveja.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO Atendimento nota 10

SERVIÇOBEER’S & BEER

End: Rua Dr.Thomas, n°16 – Vieiralves (Container Mall, sala 4, esquina com av. Maceió)Info: 3084-9488Facebook.com/beersbeer-manausInstagram: @beers_beer

Seleto grupo de mulheres que sabem apreciar uma boa cerveja

FOTO

S: R

ICAR

DO

OLI

VEIR

A

14_15.indd 1-2 3/9/2014 22:54:56

Page 16: Elenco - 7 de setembro de 2014

O estilo vintage traz um toque de nostalgia e

romantismo aos ambientes

Elenco #tec(16) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014 decor# Elenco (13)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 7 de setembro de 2014

Livro eletrônico pode avaliar o ritmo do leitor

O material didático, desenvolvi-do por uma universidade ame-ricana, ainda oferece conteúdos diferenciados para cada estu-dante

A adoção de livros digitais em sala de aula não é novidade, mas uma tecnologia em desenvolvimento

nos Estados Unidos promete mudar a forma como essa ferramenta de ensi-no é usada por alunos e professores. Trata-se de textos dinâmicos, que apresentam o conteúdo de acordo com o ritmo de aprendizado do leitor. Os e-books inteligentes são equipados com algoritmos que avaliam o tempo que o aluno leva para ler as lições e se

adaptam conforme o seu desempenho. A ideia é criar um livro personalizado para cada aluno, que primeiro aprende o ritmo de estudo do leitor para depois oferecer o conteúdo de acordo com a necessidade do estudante.

Assim, os materiais tecnológicos poderão servir como um tipo de tutor eletrônico. Caso o aluno tenha difi cul-dades em compreender um assunto, o

livro oferece mais explicações e pratica a lição por meio de

questões sobre os

tópicos aprendidos. O sistema sempre se certifi ca de que o estudante compre-endeu a lição antes de prosseguir. Mas, se o leitor der sinais de que entendeu o conteúdo, o texto corre rapidamente e evita que ele fi que entediado e perca o interesse no estudo.

O programa também in-corpora um método de aprendizado cha-mado “prática de recupe-r a ç ã o ” .

O recurso consiste em pequenos questionários que desafi am o lei-tor durante o estudo. As perguntas têm como objetivo manter o co-nhecimento já adquirido pelo aluno em lições anteriores. O algoritmo avalia o desempenho do usuário e determina quando é a hora de fazer novos exercícios.

“Esses livros interativos integram as melhores práticas do campo das

ciências cognitivas para ajudar estudantes a aprender de for-

ma eficiente”, assegura Ri-chard Baraniuk, fundador do OpenStax, nome do projeto

da Universidade Rice, no Texas, que está

desenvolvendo os livros inteligentes.

Os e-books inteligentes são equipados com algoritmos

13_16.indd 1-2 3/9/2014 23:42:39

Page 17: Elenco - 7 de setembro de 2014

“Vintage são peças originais, antiguidades, que foram mesmo de determinada

época. Já o retro é uma releitura de sucessos do passado”, explica. Para fi car mais claro ainda, e nunca mais confundir, basta lembrar que

vintage é uma palavra relacionada aos vinhedos, e a melhor tradução seria “boa safra”, algo como um lançamento que permanece com ca-racterísticas especiais por muitos anos. O retrô, no entanto, signifi ca “para trás” ou “dentro após épo-cas”, resumindo, uma releitura do passado, uma retrospectiva daquilo que já foi visto.

Mayara argumenta que hoje, por mais que o mundo esteja muito tecnológico, ainda há quem aprecie o estilo. “Existe uma gama de pessoas que aprecia viver o mais simples e, por isso, tem os que gostam de imprimir na decoração a sua personalidade, dando toques saudosis-tas”, informa a profi ssional da Quest Arquitetura Criativa.

Com esse ar nostálgico, fi ca a infl uên-cia da personalidade na hora de compor o ambiente. “É sempre bom ter algo na sua sala que pode relembrar a infância, casa da avó. Hoje muita gente busca a praticidade do modulado, linhas retas, cores frias, mas também tem pessoas que apreciam a história que o ambiente pode te contar, lembrar”, diz.

Por isso, para investir, a arquiteta indica peças chaves. “Para a sala, uma cristaleira, um aparador. Na cozinha, cadeiras retrô dão um toque legal. O criado-mudo, para os quartos, é uma boa opção. Os móveis, em geral, sempre são bons investimentos, e ainda dá para mudá-los de posição”, reforça.

E qual época escolher? Mayara Pier-re diz que tudo depende do gosto do

morador. “A época vai passar muito do que o cliente é. Os anos 1980 são queridinhos, pois passam uma imagem saudosista da infância/adolescência, e tendem a ser mais alegres e convi-dativo, com cores fortes e ótimo para receber os amigos”.

Um espaço que tem muitas possi-bilidades é a cozinha. É ali que ele-trodomésticos e móveis retrô recriam uma cena de seu restaurante favorito. Eles são uma tendência maravilho-sa e nostálgica. Se você desejar, o estilo de lanchonetes com estandes de alto contraste de cores, acaba-mentos metálicos, e a sensação de sair na lanchonete de um bairro da década de 1950 pode ser recriado em sua cozinha hoje.

O estilo retrô, na decoração, nunca deixa de estar em evidên-cia. Com ar nostálgico, remete a bons tempos e inspira ambien-tes sofi sticados e de bom gosto. No entanto, é bom lembrar que retrô não é sinônimo de vintage, como explica a arquiteta Mayara Pierre

Ambientes com toque vintage

A cozinha é um ambiente

adequado para se dar aquele toque retrô ou

vintage

(19)game# Elenco (17)Elenco #decor(12) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

Jogos independentesdo PS4 crescemDe julho a outubro, a seca se torna

algoz de muitos brasileiros. Se você está familiarizado com a

indústria dos videogames, sabe que essa é uma excelente metáfora para o que acontece com os lançamentos no mesmo período do ano. O primeiro se-mestre de 2014 foi fértil em lançamen-tos. Março recebeu, num mesmo dia, ótimos lançamentos, como “Titanfall”, “Dark Souls II” e “Hearthstone: heroes of warcrast ” no PC. “Child of light”, “Trials fusion”, “Peggle 2” e “Super time force” enriqueceram o acervo do primeiro ano

defi nitivo para a geração atual. “Tran-sistor”, “Wolfenstein: the new order”, “Tropico 5”, “Watch dogs”, “Mario Kart 8” e “Sniper elite III” foram outros dos lançamentos mais recentes.

Foram cerca de 12 grandes novida-des no primeiro semestre. No segun-do, os próximos começarão a chegar às prateleiras no fi m de setembro e início de outubro. E o que, então, as empresas fazem para suprir esta falta de opções? Felizmente, nesse aspecto, Sony e Microsost estão em pé de igual-dade. Ambas oferecem, com políticas mais amigáveis aos desenvolvedores independentes, diversos jogos para passar o tempo enquanto não vem aquele título que você espera ser o melhor do ano. Muitas vezes, inclusive,

essas peças acabam lhe surpreenden-do. Foi o caso de “Hohokum” e “OlliOlli”, ambos lançados para o PlayStation 4 recentemente. Confi ra a análise.

“Hohokum”À primeira vista, Hohokum não pa-

rece um videogame. Conceitual e, em certos pontos, um tanto quan-to minimalista, o mais recente tí-tulo desenvolvido pela Santa Moni-ca Studios com a Honeyslug é uma contravenção a qualquer noção antes conhecida pelos jogadores do que é o gênero sandbox (mundo livre).

Enquanto muitos games querem mostrar de tudo, com a maior va-riedade de carros, o maior setlist de músicas na rádio e a maior quantidade

de armas, “Hohokum” se atém ao belo e à simples sensação de experimentar um mundo e entendê-lo com o controle em mãos. E isso faz dele único.

Você controla uma espécie de cobra de um olho só (rima visual, inclusive, presente em todo o jogo. Não à toa você tem de “abrir” cerca de 170 olhos nos 17 mundos espalhados pelo game), que começa uma jornada por aquele planeta à procura de cobras “irmãs”. Além do estilo surreal dos desenhos, que mais parecem ani-mações para a TV, a paleta de cores de “Hohokum” é vibrante e impecá-vel. Não tem um nível no qual uma cor não se encaixe e não lhe inspi-re o sentimento que o título quer lhe passar.

Para preencher falta de lança-mentos, “Hohokum” e “OlliOlli” são destaques da temporada

“Hohokum” e “OlliOlli”, ambos lan-çados para o PlayStation 4 recentemente

12_17.indd 1-2 3/9/2014 23:41:17

Page 18: Elenco - 7 de setembro de 2014

A proposta da Nocaute é en-trar para o circuito da noite manauense como um evento diferenciado e que agrade a to-dos os públicos. Para isso, está apostando todas as fi chas nas melhores atrações

O ringue do Sportbar - We are live será o grande palco para as duas bandas

A banda Roxie será a anfi triã do evento e vai desafi ar o grupo Cuka Fresca

DesafioA natureza costarriquenha é sem dúvida magnífi ca e hospeda uma rica variedade de fl ora e fauna. O Parque Nacional Tor-tuguero é um dos mais impor-tantes parques do país, devido à sua diversidade ecológica e às suas extensas praias, que são um dos principais pontos de desova das tartarugas marinhas

O principal atrativo da Costa Rica é seu sistema de parques nacionais e áreas protegidas, que cobrem 25% do território nacional, proporcionalmente a maior do planeta

Acomodações que fazem os turistas se sentirem no paraíso. Muitos dos hotéis da Costa Rica têm pisci-nas termais em um cenário de encher os olhos de qualquer um

Elenco #variedades(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014 turismo# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 7 de setembro de 2014

Um ringue no centro de um bar temático acostumado a receber desafi antes para lutas

ao vivo vai dar lugar a bandas ama-zonenses que se enfrentarão em um desafi o musical. Os “jabs de direita e esquerda” e a “trocação”, darão lugar aos instrumentos e microfones na ‘Nocaute – A Festa’, que acontece no dia 13 de setembro. O ringue do Sportbar - We are live será o palco para as bandas Roxie e Cuka Fresca se enfrentarem em um duelo musical. Entre as atrações estão ainda os DJs Louis Santos e Marcela Stahlhofer.

A proposta da Nocaute é entrar para o circuito da noite manauara como um evento diferenciado e que agrade a todos os públicos. A banda Roxie será a anfi triã do evento e na primeira edição vai desafi ar o grupo de samba e pagode Cuka Fresca.

A festa contará com quatro “roun-ds”. Nos dois primeiros, tanto a Roxie quanto o Cuka Fresca vão se apre-sentar com seus estilos musicais. No terceiro “round”, as bandas fazem a troca de repertório, ou seja, o Cuka capricha no estilo rock pop e a Roxie se dedica aos clássicos do pagode e

do samba. No quarto e último “round”, as duas bandas sobem ao ringue para o desafi o musical.

“O que nós queremos é trazer para a cidade uma opção diferenciada de evento. O bar já tem essa pegada de lutas, mas dentro do ringue o público não vai encontrar lutadores como em num evento de MMA, por exemplo, o que vai acontecer serão os desafi os musicais”, ressaltou Kíl Menezes, uma das organizadoras do evento.

A cada edição a Roxie desafi ará um cantor ou banda, podendo ser atra-ção local ou nacional. Ainda segundo Kíl, o resultado disso tudo será uma festa animada, com uma temática diferente e muita música boa.

Para a vocalista da banda anfi triã, Ly D’Araújo, a festa é diferente e por isso se tornou um ‘desafi o’ para as duas bandas. Ela destaca que não se considera alguém com timbre vocal para cantar samba ou pagode, mas acredita que o resulta-do será interes-s a n t e já que a ban-da de-safi ada tem estilo musical mais versátil.

“É difícil sua banda sair da zona de conforto. São es-tilos musicais diferentes, mas acho que esse é o lance.

11_18.indd 1-2 3/9/2014 23:38:15

Page 19: Elenco - 7 de setembro de 2014

musical

DJ Louiss será uma das atrações

Banda Cuka fres-ca promete fazer um som voltado para os fãs do rock nacional

Uma mistura que vai resultar em um evento jamais visto”, ressaltou.

Já Jefi nho Briglia, vocalista do Cuka Fresca, destaca que os integrantes do grupo curtem ouvir pop rock, alguns até gostam do rock mais pesado ao estilo Metallica, mas que cantar músicas desse estilo será algo novo.

“A gente já pensou em várias coisas. Vamos fazer um som mais voltado para o rock nacional como Legião Urbana. Alguns dos músicos da banda já tocaram na noite fazendo outro ritmo que não o pagode, o desafi o será realmente cantar. Eu adoro ouvir rock, mas cantar é outra história”, brincou Jefi nho.

Nocaute acontecerá nos moldes de uma competição de lutas. Com um am-

biente favorável, o local estará com ilu-minação apropriada e para recepcionar o público, as Ring Girls’ não poderiam fi car de fora.

A partir desta edição, a pro-posta é que a festa entre na programação

mensal de eventos do bar, além disso, sempre um novo desafi o será lançado pela banda anfi triã.

Roxie com um perfi l e estilo pop rock, com músicas autorais e de ou-

tros artistas, porém com uma nova roupagem. Já o Cuka Fresca, uma banda com

o perfi l e estilo do pagode romântico, também possui composições próprias e regravações de outros artistas, melhor mistura não poderia existir. Portanto, ga-ranta seu lugar nesse grande evento.

Banhada pelo mar do

Caribe e pelo oceano Pacífi co, a

República da Costa Rica fi ca totalmente nos tró-

picos. Boa parte do país é extremamente montanhosa

e coberta por diferentes tipos de fl orestas tropicais. Quase um terço de seu território é protegi-do por reservas naturais

O turismo na Costa Rica é um dos principais setores econômicos e de maior

crescimento do país, superando até a exportação de bana-

na, abacaxi e café juntos, historicamente os pro-

dutos tradicionais de exportação cos-

tarriquenha. O crescimen-

to ace-

lerado do turis-mo começou em 1987,

com o número de visitantes indo de 329 mil em 1988, para 1 mi-lhão em 1999, até atingir 2 milhões em 2008 e assim sucesssivamente. Para 2014 são esperados mais de 3 milhões de visitantes.

O principal atrativo da Costa Rica é seu sistema de parques nacionais e áreas protegidas, que cobrem 25% do território nacional, proporcional-mente a maior do planeta. A natureza portoriquenha é sem dúvida magnifi -ca e hospeda uma rica variedade de fl ora e fauna. Estima-se que por lá se encontram 5% da biodiversidade do mundo em menos de 0,1% de terra fi rme do planeta.

O que também chama a atenção de turistas são as numerosas praias no Oceano Pacífi co e no Mar do Caribe,

litorais separados somente por apro-ximadamente 100 quilometros. Outra atração imperdivel é vistar os inumeros vulcões localizados nos parques nacio-nais. Para quem gosta de caminhadas e vistas, há opções como os vulcões Arenal e Rincón de La Vieja. Nas cer-canias de lagos e áreas vulcânicas dá para conhecer os “pisotes”, simpáticos bichinhos parecidos com quatis. Eles são muito amáveis e vêm comer na mão dos turistas. E por falar no Vulcão Arenal, ele era considerado extinto até

que na manhã do dia 29 de julho de 1968 entrou em erupção

depois de 400

anos de inatividade. Desde então emite de forma constante gases e vapores de água, com algumas explosões e emissões de materiais piroclásticos.

Preocupados em preservar suas ri-quezas naturais, em junho de 2007, o então governo costarriquenho anunciou que a Costa Rica pretende zerar suas emissões de gases do efeito estufa até 2021, aniversário de 200 anos da independência do país.

Não deixe de visitar a Ilha do Coco, situada no Oceano Pacífi co, a 532 Km a sudoeste do litoral sul da Cos-ta Rica. A sua área é de 23,85 km², medindo 7,6 km de comprimento por 4,4 km de largura. O local tem uma grande biodiversidade e é a única ilha do Pacífi co com uma fl oresta tropical. Considerado um dos melhores locais para se apreciar espécies de tubarões, raias, atuns e golfi nhos.

Cerro Chirripó é a montanha mais alta da Costa Rica, com 3.820 metros de altitude no topo. Está localizado no Parque Nacional Chirripó, na tríplice fronteira entre San José, Cartago e Limón. Apesar de não atingir os 4.000 metros, é a 38ª montanha do mundo em proeminência topográfi ca. A única forma de chegar ao seu cume é por uma caminhada de aproximadamente 20 Km, a qual se pode realizar em aproximadamente 8 horas.

O Parque Nacional Tortuguero é um dos mais importantes parques do país, devido à sua

diver-s i d a d e e c o l ó g i c a ; às suas exten-sas praias, que são importantes pontos de desova das tartarugas ma-rinhas; e também devido à sua fauna e fl ora varidadas.

A capital da Costa Rica é San José, também a maior cidade do país. Loca-lizada a 1.161 metros acima do nível do mar, desfruta de um clima estável ao longo do ano, com uma média de 23ºC. A cidade ainda é sede da Corte Inter-Americana de Direitos Humanos e da Universidade da Costa Rica, e é servida pelo Aeroporto Internacional Juan Santamaría, a 23 km do centro, em Alajuela.

O povo costarriquenho é extremamen-te acolhedor, o país é pequeno, a natu-reza é exuberante, o clima agradável e hospitalidade latina faz com que turistas do mundo inteiro sintam-se em casa. Quer mais motivos ain-da para conhecer esse paraíso da América Central? Procure já seu agente de via-gens e vá descobrir os encantos da Costa Rica.

A Costa Rica tem inúmeras praias paradisíacas que enchem os olhos de qualquer turista

(19)variedades# Elenco (19)Elenco #turismo(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

SERVIÇONOCAUTE – A FESTA

Quando: 13 de setembro, sábadoOnde: SportBar, rua Rio Ma-deira esquina com a Rio Branco, VieiralvesQuanto: - Pista R$ 30- Camarote R$ 50 por pessoa (para cinco pessoas e pode ser adquirido para grupos fechados) OBS: Todos os cartões são aceitosInformações ou reservas: 8111 1640 / 8121 0308

10_19.indd 1-2 3/9/2014 23:35:40

Page 20: Elenco - 7 de setembro de 2014

A sobrancelha é extremamen-te importante é ela que traz harmonia ao olhar e, por isso,

existem inúmeras formas de dese-nhá-las. Para cada formato de rosto, há um desenho específico de sobran-celha. Rostos mais redondos exigem sobrancelhas arqueadas, já os ovais pedem sobrancelhas

arqueadas e assim vai. “Mas para definir qual o melhor formato para sua sobrancelha é preciso consultar uma designer”, afirma a Vanessa Silveira- micropigmentadora, mestra em Mi-cropigmentação Fio a Fio 3D, diretora do Instituto Vanessa Silveira.

Agora, além de tirar os fios e fazer o desenho manualmente, já se pode contar com a tecnologia. “Para quem quer alterar o desenho, tem pouco pelo ou até mesmo nenhum, a micropig-mentação fio a fio 3D pode ajudar, já que deixa uma aparência natural”, garante Vanessa Silveira.

O que é a Micropigmen-tação Fio a Fio 3D

A sobrancelha pode melhorar ou piorar o rosto. Para quem precisa aproximar, mexer no desenho ou está com pouco pelo na região chegou a Micro-pigmentação Fio a FIO 3D. Uma forma de resolver o problema da sobrancelha deixando-a com aspecto natural

Qual tipo de combina co

variedades# Elenco (9)Elenco #estética(20) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

com belas paisagens 09_20.indd 1-2 3/9/2014 23:31:45

Page 21: Elenco - 7 de setembro de 2014

sobrancelha m seu rosto

Antes só contávamos com a sobrance-lha defi nitiva, uma opção viável, porém em alguns casos fi cando bastante artifi -cial. A Micropigmentação Fio a Fio 3D é uma opção com efeito natural. “Às vezes as sobrancelhas são muito distantes uma da outra, através da micropigmentação, conseguimos deixá-las mais próximas”,

diz a especialista.Qualquer um pode re-

alizar, “utiliza-se uma pomada

anestésica, mas a dor é muito leve apesar das agulhas utilizadas”, diz Vanessa. Ou-tra vantagem desta técnica é que pode demorar até dois anos para sair.

Para escolher o desenho certo é preciso saber qual o formato do seu rosto:

Rosto oval – Sobrancelhas arqueadasRosto redondo – Sobrancelhas angu-

losas e arqueadasRosto quadrado – Sobrancelhas retas

encurvadas na pontaRosto longo – Sobrancelhas retas.

O detalhe da sobrancelha é

fundamental para a composição do

look

Elenco #seu lar(8) estetica# Elenco (21)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

Desenformando gelatina

Frutas secas

Salada de lentilhasSobrou lentilha cozida? Escorra o caldo numa peneira, junte cebola e cheiro-verde picado aos grãos e tempere como salada. Sirva com arroz branco.

Desenformando

Frutas secas

Sobrou lentilha cozida? Escorra o caldo numa peneira, junte cebola e cheiro-verde picado aos grãos e tempere como salada. Sirva com arroz branco.

O lado certoQuando usar papel alumínio no for-

no ou grelha, o lado fosco deve fi car para fora e o brilhante em contato com o alimento. A explicação é que o lado brilhante refl ete o calor que fi cará c o n c e n t r a d o no alimento.

Camarão lisinhoNem sempre é fácil tirar a casca

do camarão. Para facilitar, despe-je água fervente e suco de limão ou vinagre, deixando-os de molho durante alguns minutos.

Cuidado com o salSe a intenção é preparar alguma

receita para congelar, cuidado com os temperos, pois o congelamento acentua o sabor fi nal.

Grudado Os biscoitos fi caram grudados na

assadeira, coloque a forma direta-mente sobre a chama do fogão. Sol-tarão rapidinho.

Molho saudávelMisture iogurte natural com

cebola ralada. Use esta mistura como acompanhamento para ba-tatas assadas.

Sem segredoNa hora de preparar polenta,

misture o fubá com água fria e vá mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. De-pois, mantenha no fogo por mais 40 minutos, no mínimo, mexendo de vez em quando. E faça assim mesmo, pois não tem nada pior do que polenta mal cozida.

Bolinho gostosoSobra de macarrão vira bolinho.

Amasse o macarrão ou passe no processador, junte presunto pica-do, milho ou ervilha; cheiro ver-de; azeitonas; requeijão e queijo ralado; leite e amido de milho até formar um creme espesso. Coloque em forminhas untadas com óleo e leve para assar até ficarem douradinhos

Microondas sem cheiroPara tirar o cheiro dos alimen-

tos do seu micro-ondas, ponha um litro e meio de água num refratário e junte meio limão. Leve ao forno em potência alta durante 3 minutos. Deixe o re-cipiente esfriar no micro-ondas. Depois, passe um pano úmido por dentro dele.

Mergulhe a fôrma rapida-mente em água fervente. E tem ainda outro jeito: enso-pe um pano de prato felpu-do em água quente. Torça bem e enrole a fôrma com a gelatina deixando assim du-rante aproximadamente 15 minutos. Desenforme a seguir dando uma rápida batida no fundo da fôrma.

Quando for adicionar frutas secas às massas e outras prepara-ções, deixa-as numa peneira sobre o vapor de água fervente. Elas fi carão bem mais saborosas.

08_21.indd 1-2 3/9/2014 23:29:48

Page 22: Elenco - 7 de setembro de 2014

Signifi cantes melhoras na qua-lidade de vida são verifi cadas quando a pessoa sente-se satis-

feita consigo mesma. Satisfeita com o seu tipo físico, com seu peso, com sua aparência. Mais do que modismo, sen-

tir-se feliz com o refl exo proporcionado pelo espelho faz um bem enorme, dá um

“gás extra” para enfrentar os problemas da rotina do dia a dia.

Claro que, na maioria das vezes, para se conseguir este tão falado bem-estar é preciso um pouco de disciplina para encarar uma reeducação alimentar ou exercícios físicos ou aderir a uma rotina diária de limpeza da pele do rosto.

Mas, a boa notícia é que existe o ma-ravilhoso truque da maquiagem, capaz de camufl ar qualquer noite mal dormida ou excesso de trabalho. E como os produtos de maquiagem melhorarão! Fazem verda-deiros milagres na aparência do rosto e pescoço. E mais, ainda tem maquiagem para as pernas.

Quando o assunto é maquiagem, logo nos lembramos da boa e velha base, res-ponsável por deixar o rosto lisinho como porcelana. E qual mulher não quer isso no dia a dia?

Pele lisa e com aparência uniforme é o resultado fi nal de um processo que começa com uma boa limpeza da pele seguida de hidratação, tonifi cação e aplicação de protetor solar. Pelo menos, isto seria o ideal. Dá para simplifi car estes passos. Por exemplo, usar hidratante acrescido de protetor solar, substituir um hidratante comum por aqueles com ingredientes que protegem dos radicais livres e que podem ser usados inclusive na área dos olhos. Basta ter paciência e pesquisar, ler os rótulos dos cosméticos. Importante: que seja adequados ao seu tipo de pele.

Feito isso, é hora do corretivo para esconder as olheiras e manchinhas. Aposte em creme suavizante para olheiras e em primer, o qual deverá ser

usado antes da base.A boa amiga base serve igua-lar o tom da pele do rosto e

do pescoço. E tem ainda a região acima dos seios; principalmente se for usar roupa bem decotada cui-de para que a pele do rosto, pescoço e esta região estejam unifor-mes. O correto é que a base “desapareça” na pele. Após a base, fi na-lize com pó compacto e aplique o blush. E aí, será a vez dos olhos e dos lábios.

Este é o sonho de todas as mu-lheres que pode ser conse-

guido usando corretamente a maquiagem

Rosto lindo e liso não é produto do acaso. Com

um pouquinho de boa vontade e disciplina é possível ter a pele

tratada que reagirá bem melhor à aplicação dos

produtos de maquiagem, responsáveis por cobrir

imperfeições e uniformi-zar o tom da pele

RosElenco #beleza(22) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 7 de setembro de 2014 (7)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 7 de setembro de 2014 boa mesa# Elenco

Pátria amada!Dia da Independência.

Vocês já leram sobre como era a vida nesses tempos? Leiam. É

muito interessante os detalhes sobre o comércio, o dia a dia, as formas de iluminação, os passeios e inúmeras informações muito importantes para a avaliação geral de nossa história.

Lendo sobre isso conclui (falando na minha forma simples de analisar os fatos) creio que temos uma dí-vida enorme com D. Pedro I. Ele foi corajoso e extremamente audacioso em nos tornar livres. Não teve um reinado tranquilo, bem ao contrário disso, mas conseguiu além da nossa liberdade, a unidade do país e nos manteve focados em desenvolver abrindo estradas e promovendo mui-tas ações no comércio e nos forta-lecendo para as grandes mudanças que viriam.

Com D. Pedro II veio a libertação dos escravos e a proclamação da Re-pública e de lá para cá o Brasil luta por uma posição de respeito, e o que o povo acredita ser merecedor, diante do mundo.

Creio que ainda temos muito a fazer para chegar aonde queremos, mas tenho certeza que o nosso povo continuará a lutar para que seja-mos uma nação mais digna e justa com o seu povo.

A abóbora pode ser saboreada de diversas formas

A data mais importante do país merece uma celebração especial, e neste domingo, após reunir parentes e amigos para um delicioso almoço, que tal saborear uma bela torta?

Torta BrasileirinhaIngredientes:

1 litro de leite 3 xicaras de abobora co-zida 2 latas de leite condensado 100 gramas de coco ralado 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor

Modo de Preparo:

Hidrate a gelatina em 5 colheres (sopa) de água e dis-solva em banho maria. Coloque no liquidificador e bata com os demais ingredientes.

Despeje em forma de pudim de 30 cm de diâmetro. Leve a geladeira por 3 hs. Retire, desenforme e sirva acompanhado de chantilly, melaço de cana ou calda a seu gosto.

A torta brasilei-rinha é uma boa

opção para servir de sobremesa

SELMA REISEspecial EM TEMPO

07_22.indd 1-2 3/9/2014 23:27:41

Page 23: Elenco - 7 de setembro de 2014

to liso e lindo!

Uma das grandes dúvidas é na hora de comprar a base é quanto à cor mais adequada ao tom de pele lembrando que é preciso fugir da ideia de que a base escura esconde melhor as imperfeições. É que tons mais escuros que a pele tor-nam a maquiagem pesada e sem vida; envelhecem o semblante.

Os especialistas em maquiagem expli-cam que a cor ideal é aquela que se funde ao seu tom de pele e uma tática boa é, na hora de comprar, passar um pouquinho na parte interna do antebraço e deve harmonizar com a sua pele, não ficando nem mais claro, nem mais escuro.

Atualmente, algumas formulações de bases foram acrescidas de ingredientes

anti-idade e são específicas a alguns tipos de pele, por exemplo, são livres de óleo e outros agentes que estimulam as glândulas sebáceas.

Outras oferecem a opção de serem bases com acabamento de pó compacto, ou aplicando um só produto poderá ter o efeito da aplicação do pó finalizante.

Uma boa alternativa são aquelas com textura de mousse, elas dão efeito ave-ludado, corrigem imperfeições e não “atiçam” a oleosidade, assim a pele não fica com aquele brilho desagradável.

A melhor maneira de aplicar a base no rosto é usar um pincel. E tem que ser um pincel especialmente criado para isso. Eles têm formato chato e fino e servem

tanto para bases cremosas como para bases líquidas.

Bom, o pincel é o ideal, mas não tem nenhuma lei que impeça de usar os dedos. Se for usar o pincel, faça assim: aplique um pouco da base nas costas da mão e molhe apenas a ponta do pincel. Espalhe primeiramente no nariz, queixo e bochechas, movendo o pincel sempre de dentro para fora. Depois, aplique no restante do rosto, daí movimentando o pincel em direção às orelhas, sempre tendo o cuidado de espalhar bem para que a cobertura fique uniforme.

Se tiver dúvida na hora de escolher o pincel, vá numa loja de cosméticos e peça um pincel para base.

E ainda tem outro coringa, o ilumina-dor. Este cosmético é bem democrático e pode ser usado por todas. Ele serve para destacar área do rosto, tais como a zona T, ao redor dos lábios superiores, bochechas, canto interno dos olhos.

E também você pode bronzear o rosto sem tomar um tiquinho de sol. Neste caso, o coringa é o pó bronzeador. Com um pincel grande e bem macio, aplique nas áreas que costumam ficar queimadas quando você toma sol no rosto, ou seja, nas têmporas, nariz, maçãs do rosto e testa. Faça isso de frente a um es-pelho bem iluminado e cuide para que fique com aspecto natural.

beleza# Elenco (23)(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014Elenco #pet(6)

O cardápio ideal para o seu pet

Cães de todas as idades em condições de saúde podem ser alimentados com a dieta natural

tradicional, crua ou cozida. Os idosos não são exceção. A alimentação natu-ral não contém – ou quase não contém – aditivos químicos como conservan-tes, palatabilizantes, corantes, etc. Por ser fresca e variada, a dieta fornece uma infinidade de nutrientes precio-sos no seu estado natural. É o caso dos antioxidantes, que aumentam a imunidade e auxiliam no combate a doenças crônicas e surgimento de tu-mores. A dieta é altamente palatável, o que ajuda a driblar aquela ocasional inapetência dos velhinhos.

Dietas caseiras contêm bastante umidade – água – o que dilui a urina e estimula a micção, reduzin-do o risco de formação de cálculos

e infecção urinária. O moderado a alto teor de proteínas nobres e de alta digestibilidade minimiza a per-da de massa muscular que ocorre na idade avançada.

Formulação e suplementosA formulação da Alimentação

Natural para cães idosos não di-fere muito da dieta indicada para cães adultos. Veja abaixo algumas sugestões de formulação:

Dieta Crua50% meaty bones15% carnes5% vísceras10% vegetais20% carboidratosDieta Cozida35% carnes5% vísceras30% vegetais30% carboidratos

Quanto oferecer?Em geral, um cão deve comer ao

redor de 2,5 a 3% de seu peso ideal. Ou seja, se meu cão pesa 12kg, mas deve-ria pesar 10kg, faço o cálculo em cima do peso que seria ideal para ele, os 10kg. Isso ajuda a emagrecer um cão

com sobrepeso ou obeso. Entretanto, como biologia não é matemática, será preciso ficar de olho no peso do cão. Se ele engordar, reduza um pouco a porcentagem e vice-versa.

CarnesVocê pode oferecer carne bovina,

frango, carne suína, peixes (crus ou moderadamente cozidos), carnes exó-ticas, queijo branco, ovos (de galinha, codorna, pata), etc. Carnes e ovos crus são infinitamente mais nutritivos e contêm maior teor de umidade. Carnes de boa procedência, quando submeti-das a temperatura de -18 graus em freezer, por 72 horas, ficam livres de protozoários e cistos de helmintos (parasitos) e podem ser oferecidas cruas sem problemas. Entretanto, se o cão não aceitar esses alimentos crus, eles podem ser submetidos à uma escaldagem ou cozimento leve a vapor, grelha, forno ou panela com pouca água para que se tornem mais saborosos e atraentes sem perda sig-nificativa de nutrientes.

VíscerasVísceras, em geral, são os órgãos

dos animais e devem ser oferecidos

por serem muito nutritivos, mas sem-pre em pequenas quantidades, já que as altas concentrações de nutrientes também podem causar diarréias. En-tram nessa categoria cortes como fígado, rins, baço, etc.

VegetaisDigerir vegetais não é a especiali-

dade de carnívoros como os cães. Por isso, não importa se o cão é filhote, adulto ou velhinho: sempre liquidifique os legumes crus, usando mixer ou li-quidificador, ou cozinhe-os. Os únicos legumes que não devem ser oferecidos crus são tubérculos como as batatas, a mandioquinha e o inhame. Como o cozimento também torna os legumes mais atraentes e fáceis de digerir, principalmente no caso desses tubér-culos. Não é necessário liquidificar os vegetais cozidos.

CarboidratosAlimentos ricos em carboidratos

oferecem bastante energia, o que é interessante para cães ativos ou abaixo do peso. Em geral, os cães adoram o sabor e a textura de tubérculos e grãos cozidos, o que também é vantajoso.

Os animais, muitas vezes, se mostram entediados com o cardápio diário. É o momento certo para fazer pequenas alte-rações na alimentação do seu pet mantendo a boa qualidade e uma certa variedade

06_23.indd 1-2 3/9/2014 23:24:35

Page 24: Elenco - 7 de setembro de 2014

Inaugurada em 2013, a nova casa é literalmente um novo começo para o casal. “Queríamos ter qualidade

de vida e poder criar nossa fi lha. Por isso, decidimos vir para cá. A loja foi consequência de um desejo dos nos-sos amigos, junto com a vontade de continuar na área, já que lá na França tivemos um restaurante grande duran-te dez anos”, conta a chef Carolina.

A ideia da La Maison du Macaron nasceu perto do Dia das Mães do ano passado. “Fizemos os macarons para alguns amigos, que gostaram e nos incentivaram a aceitar encomen-das. Daí, um recomendou para outro, e tudo foi tomando uma proporção tão grande, que tivemos de abrir um espaço. Deu tão certo que no Natal passado quase fi camos loucos!”, lem-

bra, aos risos, Carolina. “Não deu para continuar em casa”, completa.

Mas, para início de conversa, o amor pela gastronomia se confunde com o amor que nasceu entre Cédric e Carolina. A paraense com coração amazonense foi estudar gastronomia na Suíça. Ao terminar o curso, foi es-tagiar em um hotel onde o chef fran-cês Cédric dirigia o departamento de banquetes e recepções.

“Já trabalhamos juntos, então sabe-mos como dividir as tarefas. Somos formados em gastronomia, mas como sou brasileira, tenho mais facilidade na questão do idioma, na hora de lidar com os clientes, para administrar. Ele, que já é mais tímido, fi ca concentrado na cozinha, mas isso não me impede de criar também”, esclarece.

A união dos dois deu até uma mistura interessante – macarons de cupua-çu e açaí, incentivados por Carolina. “Nosso foco é a culinária tradicional francesa, mas essa mistura de sabores é interessante. Ajudo a elaborar algu-mas novidades, mas o toque francês continua forte. Não queremos fugir muito disso, pois a intenção é ofere-cer uma experiência tradicional aos manauaras”, destaca.

Por conta disso, quem quiser provar um autêntico macaron (a dica é o de doce de leite!); o delicioso crème brûlée – que aqui ganhou, além da apresentação tradicional, ingredien-tes como a Nutella e doce de leite; e o famoso petit gâteau.

O foco do casal é a cozinha

francesa, mas não poderia

faltar o toque regional

A culinária francesa é uma das mais prestigiadas do mundo. Com uma grande variedade de sabores, os pratos típicos do país ganham cada vez mais adeptos e dá até para dizer que existe um pedacinho da França em Manaus. Isso porque a La Maison du Macaron, dos che-fs Carolina e Cédric Mérel, faz sucesso com doces franceses

Mulher máDébora Nascimento voltará à cena em “Alto

Astral” interpretando uma moça maldosa que é amante do médico Marcos, um vilão que será feito por Thiago Lacerda. No decorrer da trama, ela fará tudo para infernizar a vida da mulher com quem Marcos é casado.

indica# Elenco (5)Elenco #celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

JOÃO

CO

TTA-

RG

Maria Edu-arda está de férias depois de ter feito sucesso na pele de Vanessa, na novela “Em Família”, mas foi convocada para uma reunião no Projac na qual foi informada que tem lugar garantido no folhetim “Sete Vidas”, que será exibida na faixa das seis da tarde. Neste novo trabalho, a atriz contracenará principalmente com Regina Duarte e Thiago Rodrigues, os quais viverão a mãe e o irmão de sua perso-nagem. E falando de Regina Duarte, o seu papel será o de uma mulher homossexual que tem dois filhos, frutos de inseminação artificial.

Colhendo os frutos

PAU

LO B

ELO

TE-R

G

ELLE

N S

OAR

ES-R

G

Os próximos capítulos de “Impé-rio”, a misteriosa Du (Josie Pessoa)

decide revelar para Maria Marta (Lília Cabral) o endereço de Ísis (Marina Ruy

Barbosa). O resultado é que a socialite vai visitar a moça e as duas se enfren-tam, sendo que no momento em que as duas “batalham”, José Alfredo (Alexandre Nero) chega ao apartamento para visitar a amante e a confusão aumenta ainda mais. É certo que a participação de Du na história vai aumentar ainda mais e vai despertar a atenção de Maria Marta

que fará tudo para descobrir quais são os reais motivos que fi zeram

Du aproximar-se de João Lucas (Daniel Rocha).

Informação importante

Sem fériasAndré Gonçalves atualmente interpreta o Cidão, em “Geração Brasil”, mas

já sabe que não terá férias quando encerrar o trabalho. O ator fará uma tem-porada em Portugal com o espetáculo “Hamlet”. Vale lembrar que Cassiano Carneiro também estará no palco, ao lado de André.

ALEX

CAR

VALH

O-R

G

ELLE

N S

OAR

ES-R

G

Os próximos capítulos de “Impé-rio”, a misteriosa Du (Josie Pessoa)

decide revelar para Maria Marta (Lília Cabral) o endereço de Ísis (Marina Ruy decide revelar para Maria Marta (Lília

Cabral) o endereço de Ísis (Marina Ruy decide revelar para Maria Marta (Lília

Barbosa). O resultado é que a socialite vai visitar a moça e as duas se enfren-tam, sendo que no momento em que as duas “batalham”, José Alfredo (Alexandre Nero) chega ao apartamento para visitar a amante e a confusão aumenta ainda mais. É certo que a participação de Du na história vai aumentar ainda mais e vai despertar a atenção de Maria Marta

que fará tudo para descobrir quais são os reais motivos que fi zeram

Du aproximar-se de João Lucas

Informação

No canal pagoLuiz Fernando Guimarães

se prepara para comandar um programa no canal pago Multishow cuja estreia está prevista para 2015. Trata-se de uma sitcom cujo enredo deverá acontecer num es-critório, mas isto ainda não foi confi rmado. Vale lembrar que o ator e humorista não teve o seu contrato renova-do com a Globo.

Elas disseram nãoJuliana Paes e Bruna Mar-

quezine foram convidadas para serem rainhas de bateria da Grande Rio, no Carnaval do ano que vem, mas ambas declinaram do convite alegando que, devi-do aos compromissos pro-fi ssionais, não teriam tempo de se preparar adequada-mente para a tarefa.

CantorParalelamente a sua car-

reira de ator e ao trabalho em “Boogie Oogie” na qual ela faz o Amauri, Junno An-drade tem se apresentado como cantor num badalado

bar em São Paulo, sendo que o local está sem-

pre lotado de fãs do artista.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

05_24.indd 1-2 3/9/2014 23:05:53

Page 25: Elenco - 7 de setembro de 2014

Um pedaço da

O amor pela gastronomia se confunde com o amor que nasceu entre Cédric e Carolina. A para-ense com coração amazonense foi estudar gastronomia na Suíça. Ao terminar o curso, foi estagiar em um hotel onde o chef francês Cédric dirigia o departamento de banquetes e recepções e onde se conheceram

ligados nas novelas# Elenco (25)Elenco #indica(4) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

18h15 na GloboSegundaMadalena se sente mal com a notí-

cia sobre a troca dos bebês. Susana descobre que Sandra é a criança que foi trocada por Vitória. Madalena conta a Fernando que Vitória não é sua filha. Fernando entra no aparta-mento de Inês atrás de Sandra, mas Tadeu a esconde.

TerçaCarlota confessa a Leonor que

não consegue viver sem Fernando. Susana vai à casa de Vicente à pro-cura de Sandra, mas não a encontra. Madalena conta para Fernando que Sandra é a sua filha biológica.

QuartaSusana consegue ver o sinal de nas-

cença de Sandra. Leonor aconselha Carlota a revelar seu segredo para Fernando antes que Amaury o faça. Carlota sugere que Amaury venda a Boogie Oogie para Ricardo.

QuintaInês revela a Fernando que Susana

está em sua casa. Daniele diz a Vitó-ria que Amaury já vendeu a Boogie Oogie para o pai. Inês consegue impedir Rafael de contar a Vitória sobre a troca dos bebês.

SextaFernando se oferece para pagar a

faculdade de Sandra no exterior, e a menina expulsa o empresário de sua casa. Inês tenta convencer Susana de que Fernando não deixará sua família para ficar com ela.

Sábado Fernando promete a Susana que

vai se separar de Carlota. Vitória conversa com Júlia sobre o passado de Carlota e ganha sua confiança. Luisa encontra Zuleica na rua e disfarça para Filipinho.

19h30, na GloboSegunda Chang impede a viagem de Brian,

Lara e Tomás. Megan discute com Jonas e Verônica. Megan fi ca chateada com Davi ao descobrir que ele já sabia do caso de Jonas e Verônica e vai a uma boate com Danilo.

TerçaVerônica vê o vídeo de Jonas e

Sandra. Jonas ameaça Aroeira. Edna sugere que Verônica tente descobrir quem lhe enviou os e-mails. Ernes-to convence Davi a desistir de con-tratar os Nem-Nens e eles decidem fazer um processo seletivo para chamar novos funcionários.

QuartaRita fi ca perturbada com a presença

de Fred. Gláucia conta para Megan que Pamela está com Herval. Dorothy se comove ao ver a cumplicidade entre Megan e Pamela. Herval recebe um dossiê sobre Jonas.

QuintaVerônica insiste em conversar com

Sandra. Davi combina de Matias fazer os testes para trabalhar na Brazu-ca. Murphy decide não contar para Jonas que viu Manuela mexendo em seu computador.

SextaJonas diz a Brian que fará uma co-

letiva para anunciar os novos projetos da Marra e falará sobre a piora de seu estado de saúde. Verônica decide revelar a conversa que teve com Sandra para Davi.

SábadoErnesto inventa uma desculpa para

Megan, e Davi a consola. Verônica deixa a coletiva com Edna. Vicente grava uma conversa entre Jonas e Manuela. Pamela questiona Gláucia sobre seus sentimentos por Jonas.

21h10, na Globo Segunda João Lucas beija Maria Ísis, que ex-

pulsa o rapaz de sua casa. Cora conta sobre Cristina para os repórteres e Xana fi ca furiosa. Maria Marta mostra para José Alfredo a notícia sobre a fi lha de Eliane.

TerçaCristina é hostil com Maria Clara.

Du conta para Maria Marta o ende-reço de Maria Ísis. Tuane e Jurema rezam por Reginaldo. Xana desconfi a da visita de Maria Clara a Cristina. Enrico fi ca furioso ao ver Téo em seu restaurante.

QuartaMaria Marta e José Alfredo se en-

frentam. Cristina se preocupa com o sumiço de Cora. José Alfredo exige que Magnólia e Severo voltem para São Fidélis. Téo se ofende com os comentários de Robertão.

QuintaSilviano avisa que José Alfredo e

Maria Marta não dormiram em casa. Vicente pede para Cristina marcar um dia para eles saírem com Victor. José Alfredo e Maria Ísis se reconciliam. Téo fl agra Robertão e Érika se beijando.

SextaFernando pede para conversar com

Elivaldo sobre Cora. Silviano avisa a Maria Marta que sua viagem para o Monte Roraima será logo após a festa da joalheria. Antoninho convida Juliane para ir à festa da joalheria.

Sábado Téo expulsa Érika de sua casa. Maria

Marta conta para José Alfredo que Maria Clara convidou Cristina para a festa da empresa. Tuane sugere que Jurema se hospede na casa de Xana. José Alfredo se lembra de uma conversa que teve com Cristina.

20h30, no SBTSegunda Vivi diz para Cris que sente fal-

ta da amizade de Samuca. Cris explica que a menina começou a evitá-lo e por isso Samuca deci-diu se afastar. Vivi diz ser uma pena que ele não goste dela apenas como amiga.

TerçaFernando tenta reconquis-

tar Carol, que diz para o médi-co que já o perdoou, mas que não haverá retorno na relação amorosa deles. Janjão, André e Tatu provocam novamente Fábiona escola.

QuartaMarian inventa que foi agredi-

da na rua por um homem grande e assustador. Diz que o homem usava uma capa preta e mas-cara. Cris insiste para Samu-ca aceitar fingir ser seu namo-rado. Pata e Bia desconfiam da veracidade da história contada por Marian.

QuintaAs chiquititas e chiquititos trei-

nam basquete com Oscar Schmidt. Chico aconselha Carol a tomar co-ragem e se abrir para Junior. Beto, Francis, Érica e Clarita cantam na frente do Café Boutique uma mú-sica criada por eles para chamar a clientela.

SextaO motorista leva Dani até o hospi-

tal, pois com o susto a pequena caiu no chão e machucou o joelho. Bruno vai ao hospital buscar Dani e Fernando diz que Bruno precisa cuidar melhor da fi lha.

Sábado Não há exibição.

MALHAÇÃO - 17h55, na GloboMarcelo se desculpa com Roberta

por ter desconfi ado da empresária. Pedro aceita a proposta de Bianca de namorar Karina em troca do patrocínio de sua banda e avisa a Nando que está pronto para gravar o CD demo. Zé Alvarenga aprova Jeff para o clipe, e Bárbara e Jade são selecionadas para o teste fi nal como dançarinas principais. Jade pede que Cobra sabote Bárbara. Lobão orienta dois lutadores a assustarem Bárbara. Pedro faz uma serenata para Karina.

Karina despeja um balde de água em Pedro. Rute incentiva Jeff a participar do clipe. Jade se arrepende e tenta impedir Cobra de prejudicar a Bárbara. Cobra enfrenta Luiz e Diego para defen-der Bárbara, que aconselha Jade a se afastar do rapaz. Dandara comemora o retorno de Mari à Ribalta. Jade vence o teste para o clipe e comemora com Lucrécia. Mari revela sua gravidez para Franz. Jade e Cobra se beijam. Pedro pede para fazer uma aula experimental na academia de Gael.

Gael permite que Pedro faça uma

aula experimental, e Karina se can-didata a ensiná-lo. Cobra assiste à gravação do clipe para acompanhar Jade, e Lucrécia se incomoda com a presença do rapaz. Pedro consegue fazer Karina sorrir e cobra seu dinheiro de Bianca. Heideguer e Lobão pensam ter visto Alan em uma matéria de jornal e Nat se preocupa. Jade é elogiada na gravação do clipe. Mari comunica a Dandara que voltará para sua cidade, e se despede de Jeff . Dalva e Duca se surpreendem com a possibilidade de Alan estar vivo.

SERVIÇOLA MAISON DU MACARON

End: Rua Acre, 450 – Vieiralves (shopping Elegance Center)Instagram: @lamaisondumacaron-manausInfo: 8422-9494

França em Manaus

04_25.indd 1-2 3/9/2014 23:02:52

Page 26: Elenco - 7 de setembro de 2014

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

RepórterMellanieHasimoto

DiagramaçãoLeonardo Cruz

Tratamentode imagemAdriano LimaKlinger Santiago

RevisãoDernando MonteiroJoão Alves

CapaRicardo Oliveira

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

EditorGuto Oliveiragutocom.br

Editorial

Dizem que depois do meio do ano o tem-po passa mais rápido. Parece que é a mais pura verdade. O tempo está correndo e mal conseguimos dar conta de tudo, porque estamos empenhados em acompanhar os acontecimentos.

Chegamos ao mês de setembro e rapi-damente já estamos encerrando a primei-ra semana, fechando com chave de ouro com um feriado que, infelizmente para muitos, acabou caindo em um domingo. Lá se foi aquela folga planejada para curtir o calor insistente de Manaus.

Mas o importante é que pelas bandas de cá pelo menos tivemos o feriado do dia 5, elevação do Amazonas à categoria de província. Bom para quem pôde esticar o fi nal de semana e pegar a estrada.

Por aqui também temos novidades e muita coisa boa na Elenco deste domin-go. Aproveite para dar uma conferida em nossa matéria sobre a mais nova atração da cidade, com doces deliciosos e um toque internacional. Para quem curte a noite também tem coisa boa na área. Tudo isso sem falar que tem receita, dicas de beleza, decoração e muito mais para você aproveitar e fi car muito bem informada.

Boa leitura e até domingo.

Vera Lima

Colaboradores: Selma Reis, Bruno Mazieri e Marcelo Guilherme

Expediente

19TURISMOBanhada pelo mar do Caribe e pelo oceano Pacífico, a República da Costa Rica fica totalmente nos trópicos e é extremamente montanhosa.

18VARIEDADESUm ringue no centro de um bar temático acostumado a receber desafiantes para lutas ao vivo, vai dar lugar a bandas amazonenses que se enfrentarão em um desafio musical.

editorial# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

12DECORO estilo retrô, na decoração, nunca deixa de estar em evidência. Com ar nostálgico, remete a bons tempos e inspira ambientes sofisticados e de bom gosto.

Todas as manhãs, de segunda à sexta-feira, pontualmente às 10h40, Fátima Bernardes entra no ar com o seu sor-

riso inimitável e comandando o “Encontro Com Fátima Bernardes”. A atração é alegre, mostra convidados famosos e anônimos que debatem sobre um tema específi co, ligado aos acontecimentos da atualidade, nos quais a apresentadora não deixa de emitir a sua opinião e relatar fatos que acontece em sua vida pessoal, sendo que algumas vezes tais histórias reais envolvem seus fi lhos ou seu marido jornalista. Tudo regado a muita alegria e música.

Ninguém pode negar que ela foi corajosa. Depois de quatorze anos frente à bancada do “Jornal Nacional”, ao lado marido William Bonner e com credibilidade junto ao público brasileiro, Fátima Bernardes decidiu mudar os rumos de seu futuro profi ssional e realizar o antigo sonho de ser apresentadora de um programa de variedades, que misturasse cultura e entretenimento. Assim nasceu o “Encontro Com Fátima Bernardes”, exibido todas as manhãs pela Globo desde o dia 25 de junho de 2012.

No palco da atração, a jornalista aparece livre e solta. Apesar de algumas críticas negativas e índices de audiência que não correspondem à expectativa inicial, continua sendo exibido e Fátima Bernardes doa todo o seu talento. Ela é versátil, inteligente e seu raciocínio rápido faz toda a diferença.

Fátima Gomes Bernardes Bonemer nasceu no Rio de Janeiro, em 1962, e um fato curioso é que desde criança gosta de futebol. Há quem jure que isso é culpa do pai da jornalista, juntos eles costumavam assistir aos jogos de futebol, basquete e vôlei. Quando completou sete anos de idade, ingressou na escola de balé na qual permaneceu até os vinte anos quando decidiu que queria fazer Jornalismo e atuar como crítica de dança.

No ano de 1983, um dos repórteres do jornal “O Globo” quebrou o pé ela foi contra-tada para substituí-lo. Quatro anos depois, foi aprovada num concurso de Jornalismo promovido pela Rede Globo de Televisão e passou a fazer parte do casting de jornalistas da emissora; não demorou muito e estava apresentando o extinto “RJ TV - 3ª Edição”. O ano de 1989 foi ano das mudanças em sua vida; Fátima Bernardes virou âncora do “Jornal da Globo”, ao lado de Eliakim Araújo, e foi nesta ocasião que ela ganhou outro companheiro na apresentação e editoração do telejornal. O escalado para a tarefa foi o jornalista William Bonner. Tudo indica que a paixão foi quase que imediata porque no ano seguinte já estavam morando juntos. O casamento ofi cial aconteceu no ano de 1990, sendo que sete anos depois o casal teve os trigêmeos, Vinicius, Laura e Beatriz.

Antes de se tornar a apresentadora do “Jornal Nacional”, durante quatro anos, ela fi cou à frente do “Fantástico”, ao lado de Pedro Bial. Foram muitos os desafi os pro-fi ssionais e pessoais enfrentados, mas a determinação desta jornalista (que continua sendo bailarina) sempre fala mais alto e ela tornou-se exemplo para muitas mulheres no Brasil. A fama e o sucesso não a incomo-dam, Fátima acredita que isso faz parte do seu trabalho embora o seu objetivo principal seja a no-tícia, a prestação de serviço e o entretenimento. Ela não mudou sua rotina por causa disso, fazendo questão de ir ao supermercado, andar de bicicleta e levar os fi lhotes ao cinema ou teatro.

Como todos os que estão em evidência, tudo o que Fátima Bernardes faz aca-ba virando notícia, principal-mente quando o assunto é sua vida pessoal.

Os famosos terninhos usados no “Jornal Nacional” caíram no gosto de muitas mulheres como sinônimo de elegância e competên-cia, assim como o fi gurino despojado, colorido e com adereços que a apresen-tadora usa quando está à frente do “Encontro Com Fátima Bernardes”.

No entanto, no dia a dia, quando aparece simples-mente como mãe e dona de casa, ela prefere peças simples e confortáveis, mas não abre mão dos colares, pulseiras e maquiagem.

Fazendo um pouquinho de fofoca, mas fofoca do bem, este gosto de estar sempre bonita e arruma-da, ela tentou passar para os fi lhos. Quando os tri-gêmeos eram crianças, ela fazia questão de escolher pessoalmente as suas roupinhas e era tudo combinando com tudo.

Claro que a mulherada fi ca curiosa para saber os segredos de beleza da jornalista e apresentadora. Ela garante que não faz nada de tão diferente, usa hidratantes no rosto e nos cabelos, jamais dorme maquiada, cuida da alimentação e faz ginástica três vezes por semana, sendo que também retomou as aulas de balé.

E falando do gosto dela pelo futebol, ela torce para o Vasco. Durante o tempo em que atuou como âncora do “Jornal Nacional”, fez a cobertura de quatro copas do Mundo, sendo que em 2002 foi considerada “pé quente” pelos jogadores da Seleção Brasileira que também a apelidaram de “Musa da Copa”.

Fátima Bernardes deu uma guinada em sua vida profi ssional quando passou a comandar “Encontro”

Elenco #destaque da tv(26) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 7 de setembro de 2014

A Estrela de todas as manhãs

4INDICALa Maison du Macaron, dos chefs Carolina e Cédric Mérel, faz sucesso com os doces tradicionalmente franceses.

BRU

NO

SO

ARES

-RG

A fama e o sucesso não incomodam Fátima Bernar-

des. Ela acredita que isso faz parte do seu trabalho,

mas mesmo assim mantém uma rotina de vida comum,

como uma simples mortal

03_26.indd 1-2 3/9/2014 22:59:35

Page 27: Elenco - 7 de setembro de 2014
Page 28: Elenco - 7 de setembro de 2014

Noivas

MANAUS, DOMINGO, 7 DE SETEMBRO DE 2014

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

Elenco O estilo vintage na decoração

Página 12

pick -ups

estaçãoVai uma cerveja aí?

Cerveja

Pág. 14

01_28.indd 1-2 3/9/2014 19:55:32